To see the other types of publications on this topic, follow the link: Dança e educação.

Journal articles on the topic 'Dança e educação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Dança e educação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Alves, Flávio Soares, and Yara Aparecida Couto. "Reflexões sobre dança na educação física escolar." MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana 4, no. 3 (2020): 311. http://dx.doi.org/10.29181/2594-6463.2020.v4.n3.p311-320.

Full text
Abstract:
ResumoEsse ensaio debate alguns desacertos envolvendo a dança na Educação Física Escolar. Para tanto, parte de uma experiência didática envolvendo o ensino das danças no contexto do Mestrado Profissional (ProEF). Neste contexto de partida, recolocam-se questões acerca da dimensão educativa atribuída à dança na escola, o que exige a busca de compreensões mais amplas acerca da dança – aqui instaladas a partir do enfoque da Dança Criativa e dos estudos Labanianos – bem como, a afirmação de uma aposta – aqui apoiada na dança da cultura Hip-hop – que, enquanto tal, oportunize sempre de modo reflexi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Meller, Vanderléa Ana, Maria Glória Dittrich, Isleide Steil, and Danielle Berbel Leme de Almeida. "A dança costurando saberes sociais na educação." Revista Polyphonía 31, no. 1 (2020): 125–42. http://dx.doi.org/10.5216/rp.v31i1.66950.

Full text
Abstract:
Dançar é linguagem cultural humana de composição social que revela a organização do sentir e pensar humano, especialmente na educação. O objetivo deste estudo busca compreender a dança no enredo social da criança, na educação inscrita no percurso expressivo do desejo de ser, aprender e conviver. Foi desenvolvido um estudo de abordagem qualitativa, com base na hermenêutica fenomenológica, a partir de 10 oficinas de dança, com interação das crianças entre 5 e 11 anos de idade, de ambos os sexos, que frequentam instituições educativas formais e não-formais, do Brasil/Itajaí/SC e de Portugal/Braga
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costas, Ana Maria Rodriguez, Geovana Andrieta, Luiza Tortorella, Marina Tenório, and Ayumi Hanada. "Dança na educação básica." Conceição/Conception 7 (October 31, 2018): 125–80. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v7i0.8653846.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca refletir sobre o sentido da presença da dança na educação básica e o papel do licenciado formado na área. Para tanto, focalizando o lugar da arte, e particularmente, da dança, partimos de uma contextualização histórica dos documentos que embasam os currículos nacionais, chegando na formulação da Base Nacional Curricular Comum e na reforma do ensino médio anunciada pela medida provisória 746/2016 –, procurando observar seus reflexos no ensino de dança hoje. Seguimos então para discussões de algumas temáticas escolhidas pelas autoras: o papel da iniciação artística em dan
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Purper, Raquel, and Olga Brigitte Oliva de Araújo. "PENSARFAZER DANÇA DESDE UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA E DECOLONIAL." Arte da Cena (Art on Stage) 6, no. 2 (2020): 276–310. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v6i2.65655.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo propor pensarfazer processos de ensinoaprendizagem em dança desde uma perspectiva contemporânea decolonial. Foi possível identificar pontos de convergência entre estas perspectivas, já que ambas as correntes de pensamento compartilham pressupostos da concepção libertadora de educação, tais como dialogicidade, defesa da democracia, indissociabilidade entre teoria e prática; corpo mente; razão emoção; incentivo à autonomia dos educandos no seu processo de ensinoaprendizagem e respeito a pluralidade de ideias. A perspectiva decolonial de educação complementa a perspe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Diego Ebling do, and Mariângela Da Rosa Afonso. "DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS." Diversidade e Educação 7, no. 2 (2020): 226–53. http://dx.doi.org/10.14295/de.v7i2.9200.

Full text
Abstract:
Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silveira, Juliana Carvalho Franco da. "Formação em dança." Conceição/Conception 8, no. 2 (2019): 32–49. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v8i2.8656075.

Full text
Abstract:
O artigo aborda contribuições da educação somática para a revisão de práticas de ensino da dança e as implicações éticas desse processo. A educação somática é vista como tecnologia de si e como fonte de saber capaz de alterar relações de poder no âmbito da dança. Desse modo, tem contribuído para a educação em dança como prática da liberdade, ao promover autoconhecimento e consciência crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

E Souza, Luiza Monteiro. "A DANÇA IMANENTE E SEUS ATRAVESSSAMENTOS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES ACERCA DE UMA PRÁXIS ARTÍSTICO-EDUCATIVA NA COMPANHIA MODERNO DE DANÇA." Cena, no. 28 (2019) (August 1, 2019): 69–80. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.90180.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta atravessamentos da área da Dança com a Educação. No bojo da reflexão encontra-se a dança imanente, práxis artística da Companhia Moderno de Dança – CMD, coletivo de Belém do Pará. Constam como referências principais da escrita a dança imanente (MENDES, 2010) e questões em educação (FREIRE, 1996), alinhados a abordagens que tratam sobre corpo, imanência, ensino e aprendizagem em dança e processo de criação. A escrita parte dos processos artísticos-formativos da CMD, observando que a dança imanente é atravessada por questões educacionais para além de considerações utópicas a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Marcilio De Souza. "Dança e a proposta da transdisciplinaridade na educação." EccoS – Revista Científica, no. 27 (June 28, 2012): 55–65. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n27.3477.

Full text
Abstract:
A dança como forma de conhecimento, enquanto uma educação do sensível transforma e é transformada no seio escolar, como uma das vias de educação do corpo criador e crítico. É papel da escola transformá-la num processo educativo que favoreça possibilidades e oportunidades do aluno de apreciá-la, contextualizá-la e vivenciá-la no espaço escolar. Nos últimos tempos torna-se intrínseca a relação entre o conhecimento da dança na Arte, na Educação Física, na História, na Geografia, na Biologia, enfim, nas diversas áreas do conhecimento da Educação Básica como também nos diversos Temas Transversais q
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Andraus, Mariana Baruco M., Lívia Sene, Isadora Prata, Clara Rodriguez, and Milena Pereira. "Dança e empoderamento." Conceição/Conception 7 (October 31, 2018): 23–69. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v7i0.8653778.

Full text
Abstract:
Este artigo se dedica a refletir sobre o papel do licenciado em dança no empoderamento de cidadãos por meio do trabalho corporal sensível e crítico propiciado pelo estudo da dança. A discussão se construiu em 2016, no contexto da tramitação da Base Nacional Curricular Comum, devido às alterações propostas à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) no que concerne ao entendimento da Dança como disciplina curricular obrigatória, ficando na BNCC a Dança compreendida como um subcomponente da Arte dentro da grande área "Linguagens" (que inclui Língua Portuguesa, Língua
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soter da Silveira, Silvia Camara, and Monique Andries Nogueira. "De quem é a lua? Um pouco da história da disputa pela Dança nas escolas brasileiras nos últimos 20 anos." education policy analysis archives 29 (May 17, 2021): 65. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.29.4345.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata da disputa pelo ensino da dança na educação básica entre os campos da Dança/Arte e da Educação Física no Brasil nos últimos vinte anos. Apresenta um breve histórico da situação da dança na educação básica no Brasil e das tensões que cercam os campos da Arte e da Educação Física no que se refere à responsabilidade pelo ensino de dança na escola. Sugere, a partir de Félix (2011), que conceber a dupla presença da dança na escola por distinção e não por oposição pode ser uma estratégia interessante para que cada uma das áreas esclareça as especificidades de suas abordagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Do Nascimento, Diego Ebling, and Sandra Regina Simonis Richter. "Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 37 (2020): 456–62. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101372020456.

Full text
Abstract:
Resenha do livro História das Ideias do Ensino da Dança na Educação Brasileira, da autoria de Marcilio de Souza Vieira, o qual apresenta uma análise crítica do pensamento pedagógico brasileiro a partir do percurso histórico da frágil presença da Dança na educação brasileira. Ao confrontar documentos oficiais voltados para a presença da arte/dança na Educação Básica, Cursos Técnicos e o Ensino Superior o autor contribui para visibilizar – e tensionar – disputas e paradoxos conceituais em torno da presença da arte/dança na educação brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

De Avila Todaro, Monica, and Larissa Aurea Terazzini. "Formação inicial dos professores do ensino fundamental." Devir Educação 4, no. 1 (2020): 155–70. http://dx.doi.org/10.30905/ded.v4i1.177.

Full text
Abstract:
Neste estudo há como objetivo ladrilhar caminhos de conduta e ética para a dança-educação da escola até o ensino superior. A tese parte de uma pergunta geradora: se a dança-educação está presente nas escolas e na formação docente e como a mesma atua nesses ambientes? Defendemos que a dança-educação é uma linguagem a ser sentida explorando os conhecimentos de todos (as) os (as) envolvidos (as) na atividade solicitada pelo (a) educador (a). Presumindo conseqüentemente, na contra mão das coreografias prontas e imagens de corpo idealizadas pelos meios de comunicação atual. A revisão de literatura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Scarpato, Marta Thiago. "Dança educativa: um fato em escolas de São Paulo." Cadernos CEDES 21, no. 53 (2001): 57–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622001000100004.

Full text
Abstract:
A Dança Educativa, desenvolvida em escolas particulares de São Paulo, está inserida na Grade Curricular da Educação Infantil, fundamentada nas idéias convergentes de Rudolf Laban e Célestin Freinet. Os resultados apontam os progressos no desenvolvimento do educando: autonomia corporal e intelectual, socialização, cooperação, responsabilidade e avanço na aprendizagem. Questiona qual o estilo de dança mais apropriado na área da educação e ressalta a necessidade de professores habilitados para desenvolverem trabalhos similares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Sudario Perez, Marcus Vinicius, and Christiane Araújo. "REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A DANÇA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA." Linha Mestra, no. 43 (August 4, 2021): 59–71. http://dx.doi.org/10.34112/1980-9026a2021n43p59-71.

Full text
Abstract:
Esse texto tem por objetivo apresentar uma breve revisão de literatura, a fim de embasar a pesquisa “Acessibilidade comunicativa corporal: a identidade do movimento de estudantes com deficiência no ensino da dança”. Por meio de pesquisa qualitativa, são apresentados alguns conceitos que contribuíram para a compreensão do estudo, como Estado da Arte (Estado do Conhecimento), Revisão Sistemática e Estado da Questão. Como delimitação da referida revisão de literatura, realizou-se estudo descritivo de literaturas sobre a temática dança para estudantes com deficiência, sob a ótica das artes cênicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ostetto, Luciana Esmeralda. "Na dança e na educação: o círculo como princípio." Educação e Pesquisa 35, no. 1 (2009): 177–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022009000100012.

Full text
Abstract:
Articulando dança e educação, este artigo fala de possibilidades. Tomando os processos educativo-formativos de educadores como foco mobilizador, apresenta e discute conteúdos fertilizados no contexto de uma pesquisa de doutorado, realizada com diferentes grupos de educadoras e desenvolvida por meio de " encontros para dançar em roda" . Na relação constituída entre a experiência com uma específica forma de dança - a dança circular -, e a reflexão sobre a formação de professores, foram identificados alguns núcleos temáticos para a análise. Entre eles, destaca-se a necessidade de contemplar, na j
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Kleinubing, Neusa Dendena, and Maria Do Carmo Saraiva. "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DANÇA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL." Movimento (ESEFID/UFRGS) 15, no. 4 (2010): 193–214. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.4610.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta dados e discussões de uma pesquisa que objetivou compreender a percepção de professores de educação física no ensino fundamental, em relação ao conteúdo dança nas aulas de educação física. Os dados coletados apontam, especialmente, para questões relacionadas à formação inicial e suas implicações no trato com esse conteúdo na escola. Destacou-se a negligência com o ensino da dança entre os conteúdos da educação física, o que reforça a necessidade de ampliarmos e aprofundarmos as discussões a fim de visualizarmos um caminho para que a dança realmente se efetive no âmbito es
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Gariba, Chames Maria Stalliviere, and Ana Franzoni. "DANÇA ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 13, no. 2 (2008): 155–71. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.3553.

Full text
Abstract:
O presente artigo retrata reflexões a respeito da dança, sua atuação na sociedade, sua compreensão associada ao processo educacional. Destaca informações primordiais que devem ser abordadas e discutidas com o professor de Educação Física, voltadas para o processo de compreensão corporal através da dança, como possibilidade de estabelecer múltiplas relações com outras áreas do conhecimento. Ressalta os enfrentamentos, bem como as barreiras a serem ultrapassadas, para que a dança esteja cada vez mais inserida no ambiente escolar. Essas discussões referendam o compromisso que se deve ter, como ed
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Corrêa, Josiane Franken, and Vera Lúcia Bertoni dos Santos. "Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança." Revista Brasileira de Estudos da Presença 4, no. 3 (2014): 509–26. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266041528.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo enfoca o ensino de dança na Educação Básica a partir da reflexão sobre a pertinência da adoção de características do movimento artístico pós-1950 nos processos de criação em dança, em diálogo com autores como Hassan (1985), Silva (2005) e Rengel (2008). Nessa perspectiva, são consideradas mudanças de atitude nas práticas de ensino e aprendizagem em dança, decorrentes de transformações instigadas pela dança pós-moderna, tais como: o redimensionamento do conceito de corpo, a concepção de dança como processo criativo, coletivo e democrático e o estreitamento das relações entre as
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Barbieri Ferrari, Marina Gonçalves. "Ensino de dança e o desenvolvimento do potencial criativo." Revista Polyphonía 27, no. 2 (2016): 97. http://dx.doi.org/10.5216/rp.v27i2.44700.

Full text
Abstract:
Com cinco questões baseadas em cinco eixos temáticos que desafiam o leitor sobre o tema “Ensino de Dança na Escola e o Desenvolvimento do Potencial Criativo”, o presente artigo pretende somar conteúdos de pesquisa no ensino de Dança na educação básica brasileira, ponderando os resultados e relatos de aplicações destas possibilidades metodológicas no Brasil. Os objetivos foram promover a reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento do potencial criativo no ensino de Dança por meio de processos metodológicos de ensino que contemplem a criação e a técnica da prática de Dança no ensino form
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Freire, Ida Mara. "Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento." Cadernos CEDES 21, no. 53 (2001): 31–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622001000100003.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Moratelli, Jéssica, Zenite Machado, Gelcemar Oliveira Farias, Taysi Seemann, and Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães. "Atividade física e nível de flexibilidade de escolares praticantes e não praticantes de dança." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 34, no. 1 (2020): 133–43. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v34i1p133-143.

Full text
Abstract:
O estudo transversal, com 197 escolares, com média de idade de 8±0,5 anos, objetivou comparar o nível de atividade física e flexibilidade de escolares praticantes e não praticantes de dança como atividade extraclasse. Utilizaram-se dois questionários: a) em forma de entrevista para os escolares, dividido em informações gerais, nível de atividade física e medidas de flexibilidade: ombro e quadril; b) autoaplicável para os pais e/ou responsáveis, dividido em escolaridade e estrato econômico. Verificou-se que todos os escolares que praticavam dança e Educação Física eram mais ativos que os pratic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Moratelli, Jéssica, Zenite Machado, Gelcemar Oliveira Farias, Taysi Seemann, and Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães. "Atividade física e nível de flexibilidade de escolares praticantes e não praticantes de dança." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 34, no. 1 (2020): 133–43. http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509202000010133.

Full text
Abstract:
O estudo transversal, com 197 escolares, com média de idade de 8±0,5 anos, objetivou comparar o nível de atividade física e flexibilidade de escolares praticantes e não praticantes de dança como atividade extraclasse. Utilizaram-se dois questionários: a) em forma de entrevista para os escolares, dividido em informações gerais, nível de atividade física e medidas de flexibilidade: ombro e quadril; b) autoaplicável para os pais e/ou responsáveis, dividido em escolaridade e estrato econômico. Verificou-se que todos os escolares que praticavam dança e Educação Física eram mais ativos que os pratic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Do Nascimento, Silvia Renata Cabral, and Rosirene Campelo Dos Santos. "As reverberações da dança na Educação Infantil." Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG 2 (June 19, 2020): e2020003. http://dx.doi.org/10.46878/praxia.v2i0.10594.

Full text
Abstract:
Este estudo busca compreender e identificar como acontecem as práticas pedagógicas dançantes na Educação Infantil na cidade de Goiânia, bem como construir propostas de atividades dançantes para essa etapa da educação básica de forma crítica e emancipatória. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, cujo procedimento foi a pesquisa-ação. Por meio desta pesquisa, observamos que a dança pode contribuir para o desenvolvimento e formação das crianças e que ela desempenha um papel importante na Educação Infantil para que a criança não seja considerada uma mera re
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lacerda, Teresa, and Elsa Gonçalves. "Educação estética, dança e desporto na escola." Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 9, no. 1 (2009): 105–14. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.09.01.105.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Houart, Jacques. "Dança, educação e antropologia: libertar o movimento." Antropologia Portuguesa 16/17 (2000): 5–18. http://dx.doi.org/10.14195/2182-7982_17_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Brasileiro, Lívia Tenorio, and Márcio José Do Nascimento Filho. "The contribution of Isabel Marques in productions on “dance” and “teaching of dance” in Physical Education." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 31, no. 1 (2017): 223. http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509201700010223.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo analisar as contribuições de Isabel Marques, a partir das obras “Ensino de dança hoje: textos e contextos” (1999) e “Dançando na escola” (2003), nas produções sobre “dança” e “ensino de dança” na Educação Física. Recorre ao estudo do tipo bibliográfi co, tendo como base duas obras de Isabel Marques (1999; 2003), e a pesquisa documental, destacando artigos presentes em periódicos nacionais da área de Educação Física que tomam o ensino de dança como referência, sendo selecionados três periódicos da área que apresentam estudos no campo educacional. Identifi camos que em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Gasparelo, Ana Caroline, Gláucia Andreza Kronbauer, and Debora Gomes. "Arte e Educação Física: o caso da dança na escola." EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 5, no. 10 (2018): 30. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2580.

Full text
Abstract:
A dança é um conteúdo escolar inserido nas disciplinas de Arte e Educação Física. No sentido de ampliar discussões que possibilitem a efetivação da dança como conteúdo escolar e reafirmem a importância do trato com as manifestações da cultura corporal e artística na Educação Básica, o presente estudo teve o objetivo de analisar as questões legais e as aproximações entre Arte e Educação Física em relação ao conteúdo dança. Acreditamos que a dança não deveria ser objeto de disputas de território entre áreas afins dentro da escola, mas sim um conteúdo que aproximasse as áreas em torno da finalida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silveira, Sandy. "O OLHAR DOCENTE SOBRE A DANÇA." O Teatro Transcende 26, no. 1 (2021): 144. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p144-158.

Full text
Abstract:
O OLHAR DOCENTE SOBRE A DANÇA Sandy Silveira - FURB.Graduanda em dança pela Universidade Regional de Blumenau, cursando a sétima fase do curso. sandysilvleira592@gmail.comCaroline Carvalho- FURB.Caroline Carvalho é Doutoranda em Educação pela UFPR. Mestre em Educação pela UNIVALI. Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Teatro pela FURB. Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro da FURB. Pesquisadora do grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da FURB. Integrante da Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética do Progra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Strazzacappa, Márcia. "COM QUANTOS PASSOS SE FAZ UM CAMINHO? - UM OLHAR SOBRE AS METODOLOGIAS DE PESQUISA DE/EM DANÇA DO LABORARTE/UNICAMP." Cena, no. 34 (May 31, 2021): 10–20. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.111068.

Full text
Abstract:
O presente ensaio almeja contribuir para as discussões relativas à produção do conhecimento em dança e em educação a partir de reflexões acerca do modus operandi do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação/Laborarte, grupo de pesquisa vinculado à Faculdade de Educação da Unicamp. Para isso, apresenta e analisa algumas pesquisas de Doutorado que foram desenvolvidas sob minha orientação, descrevendo o percurso entre o projeto inicial de doutoramento e os passos dados até a tese defendida. Como recorte, foram destacadas as seguintes teses - “Gente em cena: fragmentos e memórias da danç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Peruzzo, Leomar, and Caroline Carvalho. "PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA EM ARTE (PEBA) E AS ARTES CÊNICAS: POSSIBILIDADES EM TEATRO E DANÇA." O Teatro Transcende 23, no. 1 (2018): 61. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p61-80.

Full text
Abstract:
: Ao considerar a arte como campo de conhecimento no desenvolvimento de capacidades comunicativas, buscamos reflexões sobre a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) e as artes cênicas que compreende, neste estudo, o Teatro e a Dança. O presente estudo busca apresentar discussões teórico metodológicas para pensar a inserção das artes cênicas (Teatro e Dança) na pesquisa em educação. Buscamos referências em bases de teses e dissertações (BDTD), repositório de Universidades eda CAPES para conhecermos pesquisas em artes cênicas e educação que adotam como referencial teórico-metodológico a PEB
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

De Souza, Júlia Caldeira, Helena Thofehrn Lessa, Elisa Gouvêa Portella, and Maria Laura Resem Brizio. "A DANÇA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA." Revista Didática Sistêmica 21, no. 1 (2020): 53–65. http://dx.doi.org/10.14295/rds.v21i1.8617.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetiva verificar se os professores licenciados em Educação Física (EF) incluem o ensino da dança no seu plano de ensino escolar. Para atender aos objetivos propostos pelo estudo, optou-se pela utilização de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A amostra do estudo foi composta por seis professores de EF, que participaram de uma entrevista semiestruturada, abordando questões sobre o seu perfil, suas aulas de EF e principalmente sobre o seu trabalho com a dança. Foi encontrado que cinco dos seis professores entrevistados não trabalhavam com a dança nas aulas de E
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Fortin, Sylvie, Adriane Vieira, and Martyne Tremblay. "A EXPERIÊNCIA DE DISCURSOS NA DANÇA E NA EDUCAÇÃO SOMÁTICA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 16, no. 2 (2010): 71–91. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.10243.

Full text
Abstract:
Uma pesquisa-ação constituída de aulas de educação somática num programa de bacharelado em dança mostrou como os dançarinos negociam o discurso dominante da dança e o discurso marginal da educação somática em relação às complexidades das questões de corpo e saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Miranda, Maria Luiza De Jesus. "Dance as a specific content in physical education undergraduate programs and as a field of study in higher education." Revista Paulista de Educação Física 8, no. 2 (1994): 3. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138426.

Full text
Abstract:
Neste estudo investigou-se comparativamente os problemas da Dança no ensino superior, através das opiniões de três grupos de especialistas em Dança. Utilizou-se uma modificação da Técnica Delfos, realizada em três fases, além de alguns procedimentos de Análise de Conteúdo. Foram 42 os componentes do painel de especialistas que indicaram os problemas que envolvem a Dança no ensino superior, divididos em duas partes: A) como conteúdo curricular específico nos cursos de graduação em Educação Física, e B) como área de estudo no ensino superior. Dos 164 problemas indicados, 98 (59,75% do total) ati
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Diniz, Irlla Karla dos Santos, and Suraya Cristina Darido. "O que ensinar sobre dança no ensino médio?" Motrivivência 31, no. 58 (2019): 1–23. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56603.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi delinear caminhos formativos para a dança no Ensino Médio (EM) a partir de investigações nas Propostas Curriculares Estaduais (PCE), na Segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos relatos de professores que trabalham com a formação inicial em Educação Física com as disciplinas de dança. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que utilizou-se da análise documental e de entrevistas-semiestruturadas como instrumentos para coleta de dados. Como principais resultados, evidenciamos que ainda há dúvidas sobre o caminho formativo da dança no EM,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Borges Barcellos, Fernando. "Sobre caminhos não formais de educação em dança." ouvirOUver 15, no. 2 (2020): 324–40. http://dx.doi.org/10.14393/ouv-v15n2a2019-48969.

Full text
Abstract:
A partir do relato da minha experiência de trabalho como diretor do Grupo Jovem de Dança, entre setembro de 2013 e outubro de 2016, proponho-me a construir uma autoetnografia que busca analisar as estratégias não formais de educação em dança nas experiências do grupo, referenciando-me à discussão de Maria Glória Gohn (2006; 2014) sobre o assunto. Assim, pretendo dar pistas sobre como essas estratégias podem ampliar a formação construída nas escolas, entendidas como contextos formais de educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Muglia-Rodrigues, Barbara, and Walter Roberto Correia. "Produção acadêmica sobre dança nos periódicos nacionais de Educação Física." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 27, no. 1 (2013): 91–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092013005000002.

Full text
Abstract:
O presente estudo visou identificar e analisar a produção do conhecimento relativo ao fenômeno dança no contexto dos periódicos científicos nacionais de Educação Física no período de 2000 a 2010. Foram explorados títulos e resumos de artigos publicados em seis periódicos. Os artigos encontrados foram enquadrados em cinco categorias e os resultados obtidos foram: dos 2362 artigos publicados, 67 (2,84%) abordaram dança. Desses, 38,81% na área dos Estudos Socioculturais do Movimento Humano, 34,33% na Pedagogia do Movimento Humano - dentre os quais, 65,22% tratam do âmbito escolar -, 14,93% na Bio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Almeida, Fernanda de Souza. "Dando asas à imaginação: atravessamentos entre dança, infâncias e educação." Revista Digital do LAV 14, no. 2 (2021): 068–82. http://dx.doi.org/10.5902/1983734865528.

Full text
Abstract:
Neste artigo, objetiva-se pensar criticamente sobre algumas características da alteridade infantil, como a transmutação e a imaginação, e sua relação com os processos formativos em dança para a Educação Infantil. Para tal, relaciona-se o campo da Dança e os estudos sociais da infância, como a Sociologia, a Filosofia e a Pedagogia na interface com as Artes, em interlocução com diversas experiências com crianças ao longo de andanças investigativas vinculadas a projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos a partir de 2016. Esse exercício de pensamento aponta que, para fortalecer as relações e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ehrenberg, Mônica Caldas, and Rita de Cassia Fernandes. "Formação inicial e atuação profissional em Educação Física." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 32, no. 3 (2018): 415–25. http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509201800030415.

Full text
Abstract:
Este trabalho de natureza descritiva investigou as interfaces dos conhecimentos da dança na formação inicial e na atuação profissional em Educação Física em cursos de Licenciatura do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa vinte professores atuantes da área. Foram utilizados o questionário e a análise documental dos programas das disciplinas relacionadas a dança de quatro Instituições de Ensino Superior aos quais os sujeitos foram submetidos em suas formações iniciais. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram os conhecimentos necessários à atuação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Dos Santos Diniz, Irlla Karla, and Suraya Cristina Darido. "BLOG EDUCACIONAL E O ENSINO DAS DANÇAS FOLCLÓRICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APROXIMAÇÕES A PARTIR DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO." Movimento (ESEFID/UFRGS) 21, no. 3 (2015): 701. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.53073.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar um material didático complementar ao currículo de Educação Física do Estado de São Paulo sob a forma de blog educacional de danças folclóricas. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa organizada em três etapas: análise documental do currículo em relação à dança, produção do blog e avaliação por professores. O blog foi apontado como ferramenta de formação continuada possibilitando acesso rápido e reunião de diversas mídias em um mesmo espaço virtual. Contudo, identificaram-se limitações no emprego dessa ferramenta com relação à organização dos conh
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de, Dagmar Aparecida Cynthia França HUNGER, and Sandro CARAMASCHI. "O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 28, no. 3 (2014): 505–20. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000300505.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi analisar se o conteúdo referente à dança está discriminado no Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas; como se apresenta o ensino da dança nas aulas de Educação Física e de Arte; qual o conhecimento dos professores do conteúdo dança preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's); qual importância é dada ao ensino da dança na escola e quais são os seus limites. Utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas para 64 professores efetivos de Educação Física e de Arte da rede pública estadu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Miller, Jussara. "O corpo presente: uma experiência sobre dança-educação." ETD - Educação Temática Digital 16, no. 1 (2014): 100. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v16i1.1332.

Full text
Abstract:
A atenção ao próprio corpo instaura a percepção do tempo presente, o aqui e agora. A experiência do corpo presente é o objetivo primeiro das proposições de sala de aula aqui compartilhadas, portanto a Dança-Educação acontece em consequência dessa premissa. As propostas pedagógicas são desenvolvidas com a estratégia da improvisação em caráter de investigação, ou seja, não se entra no âmbito da obediência do corpo dócil, do corpo submisso exercitado, adestrado e fabricado pela disciplina, mas sim do corpo presente, na escuta de si, que traça um caminho de dentro para fora, em sintonia com o de f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Fernandes, Taciane Machado Soares, Valéria Nascimento Lebeis Pires, Sissi Aparecida Martins Pereira, and José Ricardo Da Silva Ramos. "SEMIÓTICA E DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um relato de experiência." Cadernos de Pesquisa 21, no. 3 (2014): 13. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n3.p.13-28.

Full text
Abstract:
Semiótica é uma proposta que estuda o processo de construção de conhecimento, partindo do pressuposto de que todo conhecimento é produzido por meio de signos, definindo-se este procedimento como processo de semiose. O objetivo deste estudo foi verificar se o conjunto de signos escolhidos facilitou o processo ensino-aprendizagem. Este estudo é de natureza qualitativa, caracterizado como trabalho de campo. Foi desenvolvido na CMEI Hemetério- Seropédica, RJ- com 200 alunos de idades entre três (3) e cinco (5) anos. Baseando-se nos resultados desta pesquisa, pode-se inferir que criar uma linguagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Nascimento, Elisangela Castedo Maria do, and Heitor Queiroz de Medeiros. "A dança das mulheres e o artesanato Terena como referência para uma Educação Ambiental Decolonial." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 38, no. 2 (2021): 330–50. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v38i2.11943.

Full text
Abstract:
Sipúterena é a dança das mulheres Terena. No passado, elas dançavam para dar boas-vindas aos guerreiros que chegavam da guerra. A dança das mulheres é carregada de significados, os costumes que antecedem a apresentação estão intimamente ligados à natureza. O objetivo neste artigo é mostrar o significado e a relação do artesanato e da dança Sipúterena com a natureza e como podem contribuir para a Educação Ambiental. Além das questões sociais, a dança nos proporcionou pensar e aprender mais sobre as questões ambientais e a utilização dos recursos. Suas práticas culturais e pedagógicas estão chei
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cabral, Cristiane Pelisolli, and Bruno Canal. "Dança de robôs." Tecnologias, Sociedade e Conhecimento 7, no. 2 (2020): 122–42. http://dx.doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14868.

Full text
Abstract:
O presente relato de experiência descreve o processo criativo de um projeto desenvolvido no meio escolar intitulado “Canto Gauchesco” que participou da modalidade competitiva OnStage ou Dança de Robôs da RoboCup Junior Brasil. A atividade integrou a ferramenta da Robótica Educacional e recursos da educação maker na perspectiva da aprendizagem ativa e criativa. A apresentação contou com um gaúcho robô, uma prenda robô, um cavalo robô e um jardim robótico. A apresentação foi assistida pelas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da própria escola e o resultado final foi apresentado na co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Shibukawai, Rodrigo Massami, Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Zênite Machado, and Amanda Soares. "Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, no. 1 (2011): 19–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000100003.

Full text
Abstract:
O estudo de corte transversal analisou os motivos da prática da dança de salão nas aulas de Educação Física escolar de escolas particulares, relacionando-os com o gênero, seu tempo de prática e participação em eventos de dança de salão. Obteve-se uma amostra de 279 alunos com idade de 15,5 ± 1,0 anos, matriculados nas aulas de dança de salão como Educação Física escolar. Aplicou-se o questionário de motivação para as atividades desportivas - QMAD, adaptado de SERPA e FRIAS (1990) e SERPA (1991). Analisou-se os dados através da estatística descritiva e inferencial, com nível de significância de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Andrade, Carolina Romano de, and Kathya Maria Ayres de Godoy. "A formação do professor para a dança: reflexões sobre um curso de formação continuada." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 4, no. 1 (2017): 114–40. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v4i1.9539.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é refletir sobre a formação continuada de professores para a dança. Nessa perspectiva, desenvolvemos o projeto Poéticas da Dança na Educação Básica, no qual oferecemos um curso de formação continuada para professores das áreas de Educação Física, Pedagogia e Dança, em que além dos conhecimentos em arte e dança, propusemos a elaboração de projetos que foram aplicados no contexto escolar. Aqui lançamos um olhar específico para o subprojeto que se voltou para o trabalho de dança com crianças pequenas, denominado O Corpo Inventa História. Discutimos as premissas teórico-prá
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Neves, Luciene, Paulo Mateus de Moraes, Amanda Barbosa de Arruda, Silmar Do Nascimento Nunes, and Fernanda Heloisa de Mello. "DANÇAS URBANAS NA UNEMAT EM CÁCERES-MT: ARTICULAÇÃO ENTRE DANÇA, CULTURA E ARTE." Expressa Extensão 25, no. 3 (2020): 224–33. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v25i3.18786.

Full text
Abstract:
Este texto é um relato sobre um projeto de extensão intitulado InCorporArte desenvolvido ao longo do ano 2019, vinculado à Universidade do Estado de Mato Grosso, institucionalizado junto à Pró Reitoria de Extensão e Cultura através do curso de Educação Física, Campus de Cáceres-MT. O projeto buscou integrar universidade, escola e sociedade, por meio da oferta de aulas, cursos e oficinas de danças urbanas para acadêmicos/as, população local, alunos/as e professores/as da Educação Básica. Através dessa intervenção, no formato de extensão-pesquisa, foi possível atuar sobre fatores que têm dificul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

De Bona, Bruna Carolini, Ana Lúcia Cardoso, Carlos Augusto Euzébio, and Vidalcir Ortigara. "A DANÇA ENQUANTO CONHECIMENTO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA." Atos de Pesquisa em Educação 11, no. 2 (2016): 572. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p572-589.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é compreender as relações entre as políticas públicas para a educação e o ensino de dança na formação inicial de professores de Educação Física. A partir da análise das referências básicas utilizadas em disciplinas que têm a dança como conteúdo, buscamos levantar elementos de convergência e divergência entre tais referências e as orientações dessas políticas públicas educacionais. Das 24 obras analisadas, 15 são convergentes com as políticas, 3 divergentes e 6 sem posicionamento explícito. Isso permitiu uma primeira análise em relação à provável orientação das disciplin
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Wosniak, Cristiane Do Rocio, and Everson Luiz Oliveira Motta. "Reflexões sobre a dança e a educação a distância: uma perspectiva inclusiva na cultura digital." Revista Educação, Artes e Inclusão 16, no. 2 (2020): 142–67. http://dx.doi.org/10.5965/1984317815022019142.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as possibilidades de uma educação tecnológica e híbrida como contributo para a formação de artistas-docentes no âmbito das licenciaturas em dança no Brasil. O foco da investigação recai sobre a proposta de educação a distância (EaD), que rompe o paradigma da aprendizagem e da prática da dança unicamente de forma co(rpo)presencial e artesanal. A partir da verificação do estado da arte de nosso objeto de pesquisa no Brasil, constatamos a inexistência de publicações dedicadas ao tema dança e educação a distância. Assim sendo, propomos uma ampla discuss
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pedraça, Ardélia Silva, Camila da Silva Rondon Campos, Hingridy Karoliny de Queiroz Arruda, Jaqueline de Moura Santana, Luciana Xavier Cirino, and Rosângela Silva Santos. "A MÚSICA E A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 8 (2021): 1066–79. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i8.2212.

Full text
Abstract:
RESUMO: O presente artigo tem como tema a música e a dança como instrumento pedagógico na educação, com a abordagem de subsídios dessas artes para a construção do conhecimento, resultando em diversos benefícios para o mundo infantil e das séries iniciais. O objetivo geral analisar da música e da dança, e suas contribuições para o desenvolvimento infantil, o objetivo específico: realizar a abordagem da relevância da música e da dança na educação; apresentar como se deu sua entrada nas escolas brasileiras, demostrando sua importância como um instrumento pedagógico, possibilitando que as aulas se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!