Academic literature on the topic 'Degradação das Propriedades'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Degradação das Propriedades.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Degradação das Propriedades"

1

Martins, Mauro, Juliana Heloisa Pinê Américo, Sérgio Luís de Carvalho, and Elizete Aparecida Checon de Freitas-Lima. "AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS DE PROPRIEDADES AGRÍCOLAS DO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA - SÃO PAULO, BRASIL." Holos Environment 15, no. 1 (May 21, 2015): 01. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v15i1.8620.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi avaliar as condições socioeconômicas e os problemas ambientais em propriedade rurais do município de Ilha Solteira, Estado de São Paulo e verificar como esses problemas são tratados de acordo com o grau de conscientização dos produtores. Foram visitadas 50 propriedades rurais, onde se aplicou um questionário envolvendo aspectos sociais, econômicos e os principais problemas de degradação ambiental. Abordaram-se aspectos relacionados ao uso e conservação do solo, disposição de resíduos sólidos e líquidos, descarte das embalagens de agrotóxicos, uso de equipamentos de proteção individual e lançamento de esgotos nas propriedades, entre outras ocorrências, procurando-se também avaliar a importância que os produtores e agregados atribuem aos recursos naturais e ao meio ambiente. Foram identificados diversos processos de degradação ambiental traduzidos por problemas de erosão, principalmente nas grandes propriedades, formas inadequadas de disposição dos resíduos sólidos, inadequação no descarte de embalagens de agrotóxicos falta do uso de equipamentos de proteção individual em algumas propriedades e pelo lançamento de grande parte dos esgotos em fossas negras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Pedro Luan Ferreira da, Alian Cássio Pereira Cavalcante, and Adailza Guilherme da Silva. "Avaliação da degradação dos recursos ambientais: um estudo de caso no município de Pilõezinhos - PB." Revista Monografias Ambientais 15, no. 1 (January 15, 2016): 132. http://dx.doi.org/10.5902/2236130819965.

Full text
Abstract:
A degradação dos recursos ambientais é um fator de grande preocupação nos últimos anos, principalmente nas pequenas propriedades agrícolas. No estado da Paraíba, o uso intensivo de forma inadequado pela falta de informação sob os recursos ambientais como o solo e água tem colaborado para a diminuição da produção agrícola. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi diagnosticar a degradação dos recursos ambiental solos e água em propriedade agrícola do município de Pilõezinhos-PB. O estudo ocorreu no período de julho a outubro de 2015 através de visitas técnicas as propriedades rurais Sítio Amarelinha do município, utilizou-se como ferramentas de trabalho, pesquisas em artigos e manuais técnicos para embasamento teórico e conhecimentos técnicos sobre o assunto e visitas in loco, para levantamento técnicos e construção de um acervo fotográfico. Os recursos ambientais água e solo nas propriedades estudadas encontram-se degradados e na maioria dos casos são utilizados com ausência de boas práticas de manejo pelos agricultores familiares, sendo necessário politicas públicas de incentivo as boas práticas de manejo no agroecossistema familiar, buscando a preservação destes recursos e uma convivência harmoniosa com o meio ambiente, pois são elementos essenciais para a sobrevivência dos seres vivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Elis Regina de, Janete Rego Silva, Luís Rodrigo Fernandes Baumann, Fausto Miziara, Laerte Guimarães Ferreira, and Leonardo Rodrigues de Oliveira Merelles. "Tecnologia e degradação de pastagens na pecuária no Cerrado brasileiro." Sociedade & Natureza 32 (September 8, 2020): 626–38. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v32-2020-55795.

Full text
Abstract:
A pecuária no Brasil teve papel relevante na formação do espaço rural. Tal processo ocasionou um passivo ambiental, pois se desenvolveu sem considerar os impactos ao meio ambiente, relativos à erosão e compactação dos solos, emissão de gases de efeito estufa (GEE), além do uso intensivo de terra e dos recursos hídricos. Em significativa parcela das propriedades o manejo inadequado resultou em pastagens com níveis de degradação. A literatura aponta a importância da intensificação da tecnologia como forma de garantir pastagens sustentáveis. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre nível tecnológico de produção de bovinos e de degradação de pastagens na Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho, em Goiás - Brasil. Esta área é considerada como representativa da pecuária no cerrado brasileiro. Foi utilizada amostra estratificada por compartimentos com 60 estabelecimentos agropecuários. Utilizaram-se as técnicas de análise de correspondência múltipla, análise de cluster e regressão beta para obter o Índice de Degradação de Pastagens (IDP). Verificaram-se associações bivariadas entre o Índice Tecnológico (IT) e as variáveis: renda, relevo e tamanho da propriedade. Foi possível constatar o emprego de maior nível tecnológico nas maiores propriedades e em terrenos mais planos. Também se constatou que o maior nível tecnológico propicia maior remuneração aos gestores. Porém não se observou relação entre a tecnologia empregada nos estabelecimentos e taxa de lotação animal, o que pode comprometer os resultados econômicos e bem-estar animal. Assim, como não foi observada associação entre índice tecnológico e índice de degradação de pastagens, sugerindo ocorrência de degradação de pastagens, mesmo quando do uso de tecnologias na produção de bovinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Almeida Rangel, Luana, and Antonio Jose Teixeira Guerra. "QUALIDADE FÍSICA DE UM CAMBISSOLO HÁPLICO SOB DIFERENTES USOS NA BACIA DO CÓRREGO DOS MICOS, PARATY (RJ)." Boletim Goiano de Geografia 37, no. 1 (April 5, 2017): 91. http://dx.doi.org/10.5216/bgg.v37i1.46245.

Full text
Abstract:
Esse artigo aborda a bacia do córrego dos Micos, no município de Paraty, que está localizada em uma Área de Proteção Ambiental, com o objetivo de analisar o papel de algumas propriedades do solo, em conjunto com o uso e manejo do solo, para compreender como eles podem alterar um Cambissolo Háplico. Para atingir esses objetivos, amostras de solo foram coletadas a diferentes profundidades (0-10 e 10-20 cm), para serem analisadas em laboratório; e um pluviógrafo foi instalado para coletar dados pluviométricos. As propriedadesdo solo incluem a textura, densidade aparente e estabilidade dos agregados. Os resultados demonstram o papel que essas propriedades têm para compreender os indicadores de qualidade dos solos. Comparando os diversos usos da terra, foi possível destacar que tem ocorrido degradação da estrutura do solo na área deplantação de aipim, que sofre com queimadas constantes. Os resultados também apontam para a necessidade de levantamentos de campo, em conjunto com análises de laboratório, para mostrar como esses estudos podem ser úteis para mostrar aos moradores locais como eles podem melhorar o uso e o manejo para evitar a degradação dos solos.Palavras-chave: Estabilidade de agregados, queimadas, degradação, erosão hídrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Renalle Cristina Alves de Medeiros, Juliano Magalhães, Eugênio Pereira, and Luciana Viana Amorim. "Degradação térmica de fluidos de perfuração argilosos aditivados com polímeros e lubrificante." Matéria (Rio de Janeiro) 18, no. 2 (2013): 1329–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762013000200009.

Full text
Abstract:
O comportamento de fluidos de perfuração em altas temperaturas, particularmente aqueles à base de água, é imprevisível e, de fato, ainda não foi totalmente compreendido. Desta forma, otimizar a composição dos fluidos surge como um dos principais fatores para controle das suas propriedades, uma vez que as propriedades reológicas dos fluidos podem apresentar grandes diferenças à temperatura ambiente e no interior do poço. Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de fluidos argilosos aditivados com polímeros e lubrificante em elevada temperatura. Para tanto, foram feitos estudos das propriedades reológicas, de filtração e pH. Os resultados evidenciaram que os fluidos estudados apresentaram baixos valores de propriedades reológicas e altos valores de propriedades de filtração. Mostraram também que o envelhecimento térmico ocasionou um processo de degradação dos aditivos utilizados, resultando na redução do pH e na caramelização dos fluidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Centurion, José F., Juliana P. Cardoso, and William Natale. "Efeito de formas de manejo em algumas propriedades físicas e químicas de um Latossolo Vermelho em diferentes agroecossistemas." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 5, no. 2 (May 2001): 254–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662001000200013.

Full text
Abstract:
Foram selecionadas, em 1998, quatro áreas de um Latossolo Vermelho Eutrófico típico muito argiloso, uma sob mata nativa (Floresta Latifoliada Tropical) e três sob cultivo de milho, cana-de-açúcar e pastagem, localizadas na Fazenda de Ensino e Pesquisa da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal. Caracterizaram-se as seguintes propriedades físicas: resistência do solo à penetração, realizada com penetrômetro de impacto, até 40 cm de profundidade e velocidade de infiltração de água, realizada com o duplo cilindro concêntrico, nos quatro sistemas de uso do solo. Foram realizadas determinações analíticas de fósforo, matéria orgânica, pH, cálcio, magnésio, potássio, hidrogênio + alumínio e calculados a soma de bases, CTC e saturação por bases. Todas as formas de uso e manejo empregadas provocaram degradação das propriedades físicas do solo em relação ao solo natural (mata), quantificada através de maiores valores de resistência do solo à penetração e menores valores de velocidade de infiltração de água. A degradação das propriedades químicas dos solos nos agroecossistemas estudados foi maior nas culturas de cana-de-açúcar e milho, que na pastagem. A degradação das propriedades físicas causou ao solo níveis críticos mais limitantes ao desenvolvimento das culturas, que aqueles referentes às propriedades químicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Muller, Marcelo Marques Lopes, Maria de Fátima Guimarães, Thierry Desjardins, and Paulo Fernando da Silva Martins. "Degradação de pastagens na Região Amazônica: propriedades físicas do solo e crescimento de raízes." Pesquisa Agropecuária Brasileira 36, no. 11 (November 2001): 1409–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2001001100012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar: (i) a relação entre a degradação de pastagens de colonião manejadas com queima, e as modificações nas propriedades físicas e morfológicas de um Argissolo Vermelho-Amarelo da Amazônia; (ii) o crescimento radicular de pastagens com diferentes níveis de degradação; (iii) o potencial de recuperação de pastagens degradadas de colonião com a introdução de andropógon. Numa propriedade rural da Região de Marabá, PA, foram estudados quatro tipos de pastagem: pastagem produtiva de colonião (Panicum maximum Jacq.); pastagem de colonião em declínio produtivo; pastagem de colonião degradada (capoeira); pastagem de colonião degradada e recuperada com andropógon (Andropogon gayanus Kunth). Como referência das propriedades do solo antes do desmatamento, estudou-se, também, uma reserva de mata nativa. A queima das pastagens foi prática usual, e apesar disso, estas não foram adubadas. A degradação da pastagem diminuiu a cobertura do solo e o deixou exposto à chuva e ao pisoteio do gado, o que resultou em aumento da densidade do solo na camada superficial e diminuição do grau de floculação da argila e da porosidade total. A diminuição da produção da parte aérea na pastagem degradada foi acompanhada de diminuição do número de raízes no perfil do solo, e da concentração do sistema radicular próximo à superfície. O andropógon demonstrou bom potencial para recuperação das áreas de pastagens degradadas, na Região Amazônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbanti, Samuel H., Cecília A. C. Zavaglia, and Eliana A. R. Duek. "Degradação acelerada de suportes de poli(épsilon-caprolactona) e poli(D,L-ácido láctico-co-ácido glicólico) em meio alcalino." Polímeros 16, no. 2 (June 2006): 141–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282006000200015.

Full text
Abstract:
O estudo da degradação in vitro de polímeros bioreabsorvíveis em soluções alcalinas vem sendo proposto nos últimos anos como alternativa aos estudos tradicionais feitos em tampão fosfato. Este trabalho descreve a degradação acelerada de poli(épsilon-caprolactona) (PCL) e poli(D,L-ácido láctico-co-ácido glicólico) (50/50) (PLGA50), polímeros biodegradáveis e bioreabsorvíveis, amplamente estudados em aplicações biomédicas. Amostras foram preparadas pelo método de fusão seguido de injeção em molde cilíndrico (2 mm diâmetro), a 160 ºC, e submetidas à degradação em soluções de NaOH em pH 12, 13 e 13,7 a 37 ºC. Por meio da caracterização da variação da massa, morfologia e propriedades térmicas, por calorimetria exploratória diferencial, os resultados mostraram que as amostras de PCL são mais estáveis quando comparadas às de PLGA50. Pela taxa de variação das propriedades térmicas foi possível extrapolá-las em função do tempo em pH fisiológico, 7,4. Validado, o estudo da degradação acelerada em meio alcalino mostrou-se como uma técnica útil e de baixo custo para avaliar o comportamento em curtos períodos de degradação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinto, Vasco Lima, Luiz Di Souza, Anne Gabriela Santos, and Patrick Nunes Farias. "INFLUÊNCIA DA DEGRADAÇÃO FOTOTERMOXIDATIVA NAS PROPRIEDADES DE BIOCOMBUSTIVEIS DE SEBO BOVINO." HOLOS 3 (July 24, 2015): 65. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.1970.

Full text
Abstract:
Preparou-se ecodieseis B15 e B20 com biodiesel produzido a partir do sebo bovino. Fez-se a caracterização físico-química de ambos e monitorou-se sua qualidade em função do tempo de armazenamento. Estudou-se a estabilidade térmica através da degradação fototermoxidativa do biodiesel em diferentes temperaturas por absorção molecular na região do UV-Vis. Os resultados indicam alterações ao longo do tempo de armazenamento, provocadas pela degradação molecular, que é confirmada no UV-Vis. Conclui-se que a metodologia é adequada para o estudo fototermoxidativo destes materiais e que após 7 meses, as propriedades analisadas continuam dentro dos padrões da ANP, exceto a viscosidade cinemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dalfré, Gláucia Maria, Luiz Antônio Sarti Júnior, and Ciro José Ribeiro Villela Araújo. "Protocolo acelerado de degradação do sistema de reforço EBR-CFRP aplicado em vigas de concreto armado." Ambiente Construído 21, no. 3 (September 2021): 273–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000200551.

Full text
Abstract:
Resumo Em geral os materiais na indústria da construção civil estão sujeitos à mecanismos de degradação, como alterações químicas, físicas e mecânicas. No âmbito de elementos de concreto armado reforçados com materiais compósitos, verifica-se que a degradação afeta a parte mais sensível do sistema, as resinas à base de epóxi. O presente trabalho é baseado no uso do protocolo de acondicionamento apresentado na norma ACI 440.9R (AMERICAN..., 2015>) para avaliação da durabilidade de sistemas de reforço aplicados em vigas de concreto armado reforçadas à flexão com mantas de fibra de carbono, aplicadas segundo a técnica de colagem externa EBR. Os resultados do protocolo de degradação acelerado foram comparados com os obtidos em ensaios de intemperismo natural. Esses demonstraram que os adesivos epoxídicos apresentam grandes reduções em suas propriedades mecânicas, enquanto os compósitos de CFRP permanecem com suas propriedades inalteradas após exposição ao intemperismo ou degradação acelerada. O sistema de reforço proporciona grandes incrementos de capacidade de carga e rigidez das vigas. Entretanto, verificou-se que os ensaios realizados após um ciclo de degradação acelerado com duração de 1.000 h (42 dias) e após 6 meses de exposição às intempéries demonstraram redução de aproximadamente 10% da capacidade de carga dos elementos reforçados, indicando uma possível degradação do sistema de reforço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Degradação das Propriedades"

1

Corrêa, Adriano Xavier. "Avaliação da influência da degradação com peróxido nas propriedades de polipropileno randômico com eteno ou buteno." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/13345.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Laís Vasconcelos da. "Efeito da degradação nas propriedades de hastes pultrudadas expostas a ambientes agressivos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/165202.

Full text
Abstract:
Entre os produtos confeccionados com polímeros reforçados com fibras, as hastes pultrudadas têm sido utilizadas em um número crescente de aplicações devido a características como baixa massa, elevada resistência mecânica, baixo custo de manutenção e alta resistência à corrosão, em particular quando comparadas com hastes confeccionadas em materiais convencionais equivalentes. Porém, os mecanismos de envelhecimento e de degradação dos compósitos poliméricos reforçados com fibras precisam ser mais bem compreendidos, particularmente os mecanismos de dano em condições de serviço, em aplicações de engenharia civil ou em águas profundas. Neste trabalho, foi avaliada a exposição de hastes pultrudadas produzidas a partir de fibras de carbono e vidro e resinas epóxi e éster-vinílica após 3000 horas em diferentes ambientes, como exposição à radiação UV, exposição à água do mar e exposição à água a 60 °C. Os principais aspectos microestruturais, físicos, térmicos, químicos, mecânicos e de vida útil das hastes foram avaliados antes e após as exposições. As hastes com fibras de carbono apresentaram maior resistência residual de forma geral quando comparadas às hastes de fibra de vidro, as quais perderam mais de 50% da sua resistência original após exposições de curta duração (744 h). Quando expostas à radiação UV, as hastes com fibras de carbono apresentaram maior resistência residual à tração, assim como quando submetidas a esforços combinados nos ensaios de SBS. O ambiente mais agressivo entre os estudados definitivamente foi a imersão em água destilada. Os resultados dos ensaios de short-beam apresentaram melhor relação com os efeitos de degradação do que os ensaios de resistência à tração. Através das análises microestruturais (MO e MEV) foi possível identificar alguns tipos de mecanismos de degradação atuantes em cada condição de envelhecimento acelerado. Após analisar uma combinação de fatores envolvidos, a resina epóxi, dentre as resinas estudas, foi a que apresentou melhores propriedades de interface quando utilizada com fibras de carbono.
Among products made with fiber-reinforced polymers, pultruded rods have been used in an increasing number of applications, due to such features as low weight, high strength, low maintenance costs, and high corrosion resistance, particularly when compared with rods manufactured with equivalent conventional materials. However, the ageing and degradation mechanisms of these polymer composite materials still need to be better understood, particularly the damage mechanisms under various service conditions, such as civil engineering or in deep water applications. This thesis presents an experimental study that evaluates the ageing of pultruded rods produced from reinforced carbon and glass fibers and epoxy and vinyl ester resin matrices when exposed to UV radiation, seawater and distilled water at 60 °C for 3000 hours. The degradation assessment in the different environments was made by analyzing and comparing the microstructural, physical, chemical, thermal and mechanical aspects and the lifespan of the pultruded composite rods before and after accelerated ageing. The carbon fiber rods presented a higher residual resistance considering all the aforementioned aspects when compared to the glass fibers rods, which lost more than 50% of their original resistance after short exposure (744 h) to weathering. When exposed to UV radiation, the carbon fiber rods showed higher residual resistance as compared with other types of degrading conditions. Distilled water was undoubtedly the most aggressive ageing factor in respect to all the evaluated properties and characteristics of the tested rods. The short-beam test results showed higher correlation with the degradation effects than the results of the tensile test. By means of microstructural analysis (SEM and OM), it was possible to identify some types of degradation mechanisms for each kind of applied accelerated ageing. After analyzing a combination of factors involved, it was possible to reach the conclusion that the epoxy resin incorporated with carbon fibers displayed the best overall performance among all possible resin/fiber couples
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ozera, Eduardo Haruki 1988. "Influência da degradação química nas propriedades ópticas de superfície de materiais restauradores estéticos." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/288578.

Full text
Abstract:
Orientador: Andréia Bolzan de Paula
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-22T14:47:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ozera_EduardoHaruki_M.pdf: 1583076 bytes, checksum: 79af0fa55e9064c477b566a17965f419 (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: O objetivo neste estudo foi avaliar a influência da degradação promovida por bebidas ácidas no brilho e cor de materiais restauradores estéticos. Foram confeccionadas 40 amostras circulares para cada compósito: um nanoparticulado (Filtek Z350XT) e dois nanohíbridos (IPS Empress Direct e Charisma Diamond) com dimensões de 8 mm x 2 mm e armazenadas em estufa a 37ºC. Após 24 horas, foi realizado o polimento com discos abrasivos de óxido de alumínio Sof Lex Pop On (3M/ESPE) e realizadas as mensurações iniciais do brilho e cor de superfície. Em seguida, as amostras foram aleatoriamente separadas em 12 grupos (n=10) de acordo com o material restaurador e solução de degradação: saliva artificial (pH=7), suco Cranberry (pH=2,76), Coca-Cola (pH=2,54) e café (pH= 5). Cada amostra foi imersa em 4 mL de solução por 15 minutos, 3 vezes ao dia durante 14 dias. Após esse período, a cor foi mensurada por espectrofotometria de refletância e o brilho de superfície por meio de medidor de brilho. Foram calculados o ?E da cor e a variação de brilho (final - inicial) e os dados foram avaliados quanto à normalidade pelo teste de Kolmogorov-Smirnov, apresentando distribuição normal (p<0,05). Os dados foram submetidos à ANOVA 2 fatores e ao teste Tukey (5%). O ?E da cor para os compósitos Filtek Z350 e Charisma Diamond foi significativamente maior quando degradados em café e suco. Para a IPS Empress Direct o café promoveu maior alteração de cor seguido do suco, Coca-Cola e saliva, com diferença significativa. Quando analisada a influência de cada solução nos materiais, a Coca-Cola não influenciou na alteração de cor dos compósitos. O café promoveu menor alteração de cor no compósito Charisma Diamond. O suco e a saliva promoveram maior alteração de cor no Filtek Z350, quando comparado ao Charisma Diamond. O café e o suco promoveram maior perda de brilho no compósito Filtek Z350, enquanto que para IPS Empress Direct e Charisma Diamond maior perda de brilho foi promovida pelo café. Quando analisada a influência da solução nos diferentes materiais, observou-se que a Coca-Cola não influenciou na perda de brilho dos compósitos, enquanto o café promoveu maior perda de brilho no compósito IPS Empress Direct. O suco Cranberry promoveu maior perda de brilho no Filtek Z350, quando comparado aos compósitos IPS Empress Direct e Charisma Diamond, os quais foram similares. A saliva promoveu maior perda de brilho no Charisma Diamond quando comparado ao IPS Empress Direct. As bebidas ácidas utilizadas neste estudo influenciaram negativamente as propriedades ópticas de brilho e cor de materiais restauradores, sendo estas, material dependente
Abstract: The aim of this study was to evaluate the influence of different solutions promoted by degradation on gloss and color of esthetic restorative materials. Forty samples were prepared for each composite: a nanofilled (Filtek Z350XT) and two nanohybrid (IPS Empress Direct and Charisma Diamond) with dimensions of 8 mm x 2 mm and stored at 37 º C. After 24 hours, the polishing was conducted with the system Sof Lex Pop On(3M/ESPE) and performed initial gloss and color measurements. Then, the samples were randomly divided into 12 groups (n = 10) in accordance with the restorative material and degradation solution: artificial saliva, Cranberry juice, Coca-Cola and coffee. Each sample was immersed in 4 mL of solution per 15 minutes, three times a day for 14 days. After this period, the color and gloss of the surface were measured again. Were calculated the color ?E and gloss variation (final - initial) and the data was evaluated for normality using the Kolmogorov-Smirnov test presenting normal distribution (p< 0.05). The data were submitted to 2 factors ANOVA and Tukey's test (5%). The Filtek Z350 and Charisma Diamond ?E was significantly higher when degraded in coffee and juice. For IPS Empress Direct, coffee promoted greater color change followed by juice, Coca-Cola and saliva, with a significant difference. When analyzing the influence of each solution in the materials, Coca-Cola did not influence the color change of the composites. The coffee promoted less color change in the composite Charisma Diamond. The juice and saliva promoted greater color change in Filtek Z350 compared to Charisma Diamond. Coffee and cranberry juice promoted higher brightness loss in Filtek Z350, while the IPS Empress Direct Diamond Charisma and greater loss of gloss was promoted by the coffee. When analyzing the influence of different materials in solution, it was observed that Coca-Cola did not influence the loss of gloss of composites, while the coffee promoted greater brightness loss in the composite IPS Empress Direct. Cranberry juice caused greater loss of brightness in Filtek Z350, compared to composite IPS Empress Direct and Charisma Diamond, which were similar. Saliva promoted greater loss of gloss on Charisma Diamond when compared to IPS Empress Direct. The beverages used in this study influenced the otical surface properties of the composites studied
Mestrado
Materiais Dentarios
Mestre em Materiais Dentários
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maia, Irahy Simões. "Influência de alguns agentes de degradação nas propriedades físicas e mecânicas de geomembranas." Universidade de São Paulo, 2001. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-10072017-144003/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho avalia a degradação de geomembranas de polivinil clorado - PVC e polietileno de alta densidade - PEAD (ou do inglês HDPE) após a imersão em aterros sanitários e após a exposição a temperaturas elevadas bem como a diferentes substâncias agressoras. As geomembranas submetidas ao envelhecimento natural foram amostradas do sistema de impermeabilização de um aterro sanitário experimental de resíduos sólidos urbanos, após 18 meses de sua construção, e de um aterro sanitário de resíduos classe I, após 12 anos de utilização. Além disso, algumas amostras foram colocadas na lagoa de chorume de um aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos por períodos de 5 a 8 meses. As geomembranas envelhecidas em laboratório constam de amostras expostas à temperatura de 75ºC em estufa por períodos de 1, 3, e 9 meses e amostras imersas em gasolina e óleo diesel por um período de 6 meses. A caracterização das mudanças ocorridas devido à degradação se deu através da realização de ensaios físicos, mecânicos e térmicos de acordo com as normas da ASTM. Na análise da influência na degradação através da exposição a elevadas temperaturas não foi possível identificar uma tendência de comportamento em função do tempo de exposição para dois materiais ensaiados. Mas, verificou-se que as membranas de PVC, quanto mais espessas, melhor resistiram ao efeito da temperatura, enquanto para as mantas de HDPE ocorreu o contrário em muitos parâmetros analisados. O contato com gasolina e óleo diesel afetou as duas geomembranas, com mais intensidades para amostras de PVC. Na análise da influência do envelhecimento natural, pode-se constatar que a geomembrana de PVC DE 1,0 mm apresentou um aumento de rigidez manifestado por um aumento do módulo de elasticidade, da ordem de 120%, enquanto as amostras de HDPE de mesma espessura praticamente não apresentaram variações. Por outro lado, a amostra de PVC retirada do aterro classe I, após 12 anos de utilização, praticamente não apresentou alteração, quando comparada a mostra virgem tomada como referência, podendo-se atribuir as variações encontradas aos próprios coeficientes de variação de ensaios.
This dissertation deals with degradation of Polyvinyl Chloride (PVC) and High Density Polyethylene (HOPE) after natural ageing and after exposition to high temperature, as well as to aggressive substances. The geomembranes submitted to natural ageing were exhumed from the liner systems of an urban waste experimental sanitary landfill, after 18 months of use and of a hazardous waste landfill, after 12 years of use. Besides that, some geomembranes were immersed in leachate during 8 months. The laboratory aged geomembranas were exposed to a temperature of 75°C during 1, 3 e 9 months and some were immersed in gasoline and diesel oil during 8 months. The analyses of degradation were performed through physical, mechanical and thermal tests following ASTM standards. The temperature changed to some extent the geomembranes properties, but the variation didn\'t follow a discemible trend in function oftime. However, it could be observed that for the PVC, the effect oftemperature tended to alter more severely the properties ofthe thinner membrane, while for the HDPE, the opposite occurred considering many of the analyzed properties. The gasoline and diesel oil affected both geomembranes, but this was more intense for the PVC geomembrane in order to prohibit its use with such substances. The 1,0 mm PVC geomembrane from the experimental landfill became stiffer and its modulus of elasticity increased about 120%. However that from the hazardous landfill didn\'t show any appreciable variation in the measured praperties. On the other hand, the HDPE geomembrane from experimental landfill was not appreciably affected after 18 months of use.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cuéllar, Salazar Luis Antonio. "Avaliação de possibilidades de emergência de sustentabilidade em pequenas propriedades agrícolas." Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78968.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias.
Made available in DSpace on 2012-10-17T21:36:16Z (GMT). No. of bitstreams: 0
As atitudes antrópicas manifestadas no processo produtivo são decorrentes de complexas manifestação de hierarquização de critérios. Assim, objetivou-se avaliar as possibilidades de emergência de sustentabilidade em relações homem - meio agrícola através de três critérios identificados como relevantes, conservacionista, operacional e edafo-econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CAMPOS, José Rogério de Oliveira. "Degradação da cor e propriedades mecânicas de papel japonês sujeito a foto-oxidação por luz UV." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17618.

Full text
Abstract:
Submitted by Irene Nascimento (irene.kessia@ufpe.br) on 2016-08-04T18:12:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissertação RC14351382449.pdf: 7587259 bytes, checksum: 789b264977a2ad73f76f667b13299806 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-04T18:12:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissertação RC14351382449.pdf: 7587259 bytes, checksum: 789b264977a2ad73f76f667b13299806 (MD5) Previous issue date: 2016-03-03
Facepe
Estudos anteriores sempre buscaram elucidar a degradação do papel em aspectos como cor, resistência à tração ou alongamento. Todavia, a literatura conhecida não apresenta estudos sistemáticos de degradação do Papel Japonês, material largamente utilizado nos processos de restauração. Nestes processos, o papel Japonês é aplicado ao objeto de papel e a partir deste momento tem-se a evolução temporal das propriedades de um sistema duplo onde os materiais estão embebidos ou conectados fisicamente. Nesta situação, é de grande relevância a compreensão do comportamento em termos de cor e de propriedades mecânicas dos papeis Japonês de modo que permita uma escolha mais adequada para uma dada restauração. Assim, apresentamos um estudo, que consideramos inicial, sobre a alteração de cor em amostras de papel Branco, comumente usado em impressora de escritório, em amostras de papel Whatman e em amostras de seis tipos de papeis Japonês. As amostras dos papeis foram submetidas a um processo controlado de degradação artificial que teve como agente catalisador a irradiação por luz UV. A evolução temporal da cor das amostras foi medida semanalmente. As cores foram medidas no espaço de cores L*a*b*. Além disso, foram realizados ensaios mecânicos, em quase todas as amostras, como função do tempo de irradiação ultravioleta. Para análise dos dados de cor, foram utilizados o conceito de contraste de cor, ΔE*, e foi definido um novo parâmetro nomeado IDC – Índice de Degradação da Cor. Para a análise dos dados de comportamento mecânico, foi definido um novo parâmetro nomeado FQM – Fator de Qualidade Mecânica. No final, é apresentado um diagrama onde os papeis são classificados em regiões de qualidade com relação à cor e à resistência mecânica.
Previous studies have always sought to elucidate the degradation of paper on aspects such as color, tensile strength and elongation. However, the known literature shows no systematic studies of degradation of Japanese paper, material widely used in the restoration process. In these processes, the Japanese paper is applied to the paper object and from that moment there has been the evolution of dual system properties where the materials are physically embedded or attached. In this situation, it is of great importance to understanding the behavior in terms of color and mechanical properties of Japanese papers in order to allow a choice most appropriate for a given restoration. Thus, we present a study, which we consider initial on the color change in White paper samples, commonly used in office printer, on Whatman paper samples and samples of six types of Japanese papers. Samples of the papers were subjected to a controlled artificial degradation process which had as a catalyst to irradiation by UV light. The temporal evolution of the color of the samples was measured weekly. The colors were measured in the colors space L*a*b*. Furthermore, mechanical tests were performed in almost all samples as a function of ultraviolet irradiation time. To analyze the color data, we used the concept of color contrast, ΔE*, and defined a new parameter named CDI - Color Degradation Index. For the analysis of the mechanical behavior of data, a new parameter named QFM - Quality Factor Mechanics has been set. In the end, a diagram where the papers are classified into quality regions regarding the color and the mechanical strength is displayed
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sentanin, Michelle Andriati. "Obtenção e propriedades de toruleno da levedura Rhodotorula glutinis." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/256136.

Full text
Abstract:
Orientador: Delia Rodriguez-Amaya
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-08-19T01:25:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sentanin_MichelleAndriati_D.pdf: 945275 bytes, checksum: 8006d9bfad9ddd336494867a2761a66f (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: Os carotenóides são corantes naturais, alguns dos quais são precursores de vitamina A. Desde a década passada, tem sido atribuído a estes compostos um importante papel na diminuição do risco de várias doenças degenerativas. Com estas funções vitais, a procura por fontes intensificou-se mundialmente. A produção biotecnológica de carotenóides específicos, utilizando bactérias, fungos e leveduras, vem despertando crescente interesse. O presente trabalho teve como objetivos otimizar a extração dos carotenóides de Rhodotorula glutinis, estimular a produção de carotenóides pela adição de ácido mevalônico, substituir o meio de cultivo por substrato de baixo custo e avaliar a estabilidade e degradação de toruleno. O capítulo 1 apresenta uma revisão bibliográfica sobre a biossíntese de carotenóides e a produção biotecnológica desses pigmentos nos últimos dez anos, destacando a produção por bactérias, algas e fungos. O segundo capítulo visa otimizar a extração dos carotenóides da levedura Rhodotorula glutinis e avaliar o efeito de diferentes concentrações de ácido mevalônico na produção de carotenóides. Por ser um precursor chave no caminho biossintético dos carotenóides em leveduras, este composto influenciou de modo significativo a produção dos pigmentos. Apesar da quantidade de biomassa não ter sido afetada, a produção de carotenóides totais aumentou em até 114% e o rendimento de toruleno e de b-caroteno aumentou 157% e 168%, respectivamente. O Capítulo 3 tem o intuito de baixar o custo de produção de carotenóides pela levedura em estudo, através da substituição do meio de cultura usual YM por um residuo da industria da mandioca, a manipueira, substrato rico em nutrientes. Para otimizar a producao dos pigmentos, realizou-se um planejamento fatorial completo de quatro variaveis, a saber pH, temperatura, agitacao e volume de inoculo. A condicao que melhor favoreceu o rendimento de carotenoides foi 26°C, 250 rpm de agitacao, pH 7,0 e 10% de volume de inoculo. Nessa condicao, a producao de carotenoides totais foi de 2068 ?g/L de meio de cultura. O tradicional meio YM proporcionou a producao de apenas 899 ?g/L de meio de cultura de carotenoides totais. O quarto capitulo tem por objetivo avaliar a estabilidade do carotenoide toruleno produzido por Rhodotorula, em comparacao com os carotenoides bem conhecidos licopeno e ?-caroteno. Para isso, foram montados sistemas modelos de baixa umidade, utilizando como matriz celulose microcristalina, que ficaram expostos durante 15 dias a luz ou ao abrigo da mesma. O carotenoide que mais sofreu degradacao foi o licopeno, seguido de ?-caroteno e toruleno. O Capitulo 5 visa investigar a degradacao oxidativa do toruleno e os compostos volateis produzidos durante esse processo. Para atingir esse objetivo, foram montados sistemas modelo de baixa umidade, com matriz de celulose microcristalina, em frascos de vidro, com injecao de fluxo de oxigenio. Houve a formacao de diversos compostos de degradacao, dos quais os que mais se destacaram, quantitativamente, foram metacroleina, prenal, 2,6- dimetil-hepta-2,4-dieno, 6-metil-hept-5-en-2-ona, 2-etil-hexanol, 2-etenil- 1,3,3-trimetil-ciclohexeno e 3,3-dimetil-acetaldeido-ciclohexilideno
Abstract: Carotenoids are natural colorants, some of which are precursors of vitamin A. Since the past decade, an important role in reducing the risk of various degenerative diseases was attributed to these compounds. With these vital functions, the search for sources has intensified worldwide. The biotechnological production of specific carotenoids, using bacteria, fungi and yeasts, have attracted increasing interest. This study had the objective of optimizing the extraction of carotenoids from Rhodotorula glutinis, stimulating the production of carotenoids with mevalonic acid, substituting the medium with low-cost substrate and evaluating the stability and degradation of torulene. Chapter 1 presents a review of the biosynthesis of carotenoids and biotechnological production of these pigments in the last ten years, highlighting the production by bacteria, algae and fungi. The second chapter aims to optimize the extraction of carotenoids from the yeast Rhodotorula glutinis and assessing the effect of different concentrations of mevalonic acid on the production of carotenoids. Being a key precursor in the biosynthetic pathway of carotenoids in yeasts, it significantly influenced the production of pigments. Although the amount of biomass was not affected, the production of total carotenoid increased by 114% and the yield of torulene and ?-carotene increased by 157% and 168%, respectively. Chapter 3 is intended to lower the cost of production of carotenoids by the yeast under investigation, by replacing the usual culture medium YM with a sub-product of the cassava industry, the nutrient-rich substrate manipueira. To optimize the production of pigments, a full factorial design was used with four variables: pH, temperature, agitation and inoculum volume. The condition that favored yield of carotenoids was: 26°C, 250 rpm agitation, pH 7.0 and 10% volume of inoculum. In this condition, the production of carotenoids was 2068 mg/L of culture medium. The traditional YM provided the production of only 899 mg/L of culture medium of carotenoids. The fourth chapter aims to evaluate the stability of torulene produced by Rhodotorula, compared with well-known carotenoids, lycopene and b-carotene. For this purpose, model systems of low moisture were mounted, using microcrystalline cellulose as the matrix, which were kept in the dark or exposed to light for 15 days. The carotenoid that suffered the most degradation was lycopene, followed by b-carotene and torulene. Chapter 5 investigates the oxidative degradation of torulene and the volatile compounds produced during this process. To achieve this goal, model systems of low moisture were mounted, with microcrystalline cellulose matrix, in glass bottle, with injection of oxygen flow. Several degradation compounds were formed, of which the following compounds stood out quantitatively: methacrolein, prenal, 2,6-dimethyl-hepta-2,4-diene, 6-methyl-hept-5-en-2- one, 2-ethylhexanol, 2-ethenyl-1,3,3-trimethyl-cyclohexene and 3,3-dimethylciclohexilideno acetaldehyde
Doutorado
Ciência de Alimentos
Doutor em Ciência de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fúcio, Suzana Beatriz Portugal de. "Influência da degradação biomecânica sobre propriedades físico-químicas de cimentos ionoméricos restauradores com diferentes composições." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/288607.

Full text
Abstract:
Orientador: Regina Maria Puppin-Rontani
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-18T01:02:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fucio_SuzanaBeatrizPortugalde_D.pdf: 1697507 bytes, checksum: 3e39a6ab66a50eb57b0b404397d56a72 (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: A interação direta entre restauração e biofilme dentário está presente constantemente na cavidade bucal e suas conseqüências relacionam-se tanto com as características físicas e químicas do material quanto com a virulência da bactéria aderida. O objetivo deste estudo foi avaliar diferentes cimentos ionoméricos restauradores submetidos, in vitro, à biodegradação por biofilme de Streptococcus mutans e à abrasão por escovação. Cada material selecionado (Ketac N100, Vitremer, Ketac Molar Easymix e Fuji IX) foi utilizado na forma recém-manipulada ou na forma de discos, confeccionados sob condições assépticas. Enquanto o material pré-presa foi inserido em poços para o teste de difusão em ágar e análise dos halos de inibição de crescimento do S. mutans UA159 (n=8), os discos foram distribuídos em diferentes testes: a) teste de aderência desta cepa em 2 horas aos materiais, com a contagem das unidades formadoras de colônias (n=10); b) testes relacionados ao acúmulo bacteriano por sete dias (n=10) - peso úmido do biofilme, pH do meio de cultura a cada 48 horas (renovação do meio) e flúor liberado neste mesmo meio. Após os sete dias de biodegradação, os discos foram lavados e avaliados quanto à rugosidade e micro-morfologia de superfície. Como grupo controle, dez discos foram mantidos em umidade relativa pelo mesmo período para avaliação da superfície. A abrasão por escovação (degradação mecânica) foi realizada em seguida, e os espécimes foram reavaliados. Os dados obtidos nos testes de difusão, aderência e peso úmido do biofilme foram avaliados estatisticamente pelos testes de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, enquanto os dados de pH, flúor e rugosidade foram avaliados por ANOVA e Tukey (?=5%). Não houve diferença estatisticamente significante entre os materiais quanto à aderência inicial (p=0,6272) e peso final do biofilme (p=0,9612). Entretanto, Vitremer apresentou os maiores halos de inibição, valores de pH nas primeiras 48 horas superiores ao Ketac N100 e Fuji IX, e liberação de flúor superior ao Ketac N100 e Ketac Molar Easymix durante todo o período experimental. Ketac N100 apresentou maior halo de inibição que os materiais convencionais e menor liberação de flúor, com uma diminuição nos valores ao longo do tempo de aproximadamente doze vezes. Quanto à rugosidade, houve interação entre os três fatores: material, meio de armazenamento (umidade x biofilme) e abrasão (antes x depois). Vitremer foi o único material que não apresentou diferença entre os grupos de armazenamento, com similares valores de rugosidade, enquanto os outros materiais apresentaram maiores valores após a biodegradação. Quando a degradação foi cumulativa (biomecânica), Ketac N100 obteve os menores valores de rugosidade. Microscopicamente foi observado um aspecto corroído na matriz biodegradada e a exposição das partículas na superfície dos materiais após os seguidos desafios. Portanto, a incorporação da nanotecnologia ao nano-ionômero auxiliou na obtenção de resistência à degradação biomecânica superior aos outros materiais estudados. Entretanto, suas propriedades químicas anti-cariogênicas foram negativamente influenciadas e consideradas inferiores ao Vitremer
Abstract: The direct interaction between restoration and dental biofilm frequently occurs in the oral cavity. Its consequences are related to physico-chemical characteristics of the restorative material and to virulence of the bacteria adhered. The aim of this study was to evaluate different restorative glass ionomer cements subjected to biodegradation by Streptococcus mutans biofilm and to brushing abrasion in vitro. Each material studied (Ketac N100, Vitremer, Ketac Molar Easymix e Fuji IX) was tested as recently handled mix or as set discs, prepared under aseptic conditions. At that condition, the material was inserted into wells for agar diffusion test and analysis of growth inhibition zones of S. mutans UA159 (n=8), while the discs were distributed in different tests: a) two-hours adherence test of this strain on those ionomeric materials, by counting the colony-forming units (n = 10); b) tests related to bacterial accumulation for seven days (n = 10) - biofilm wet weight, pH of growth medium every 48 hours (medium renewal) and fluoride released in that same medium. After seven days of biodegradation, the discs were washed and evaluated about surface roughness (Ra) and micromorphology. As control group, ten discs were kept in relative humidity for the same period. Then, toothbrush abrasion test (mechanical degradation) was performed, and specimens were reevaluated. Data from inhibition zones, S. mutans adherence and wet weight of biofilm were submitted to Kruskal-Wallis and Mann-Whitney tests. ANOVA and Tukey tests were applied to fluoride-released, pH and roughness data. The level of significance was set at 5%. There was no statistically significant difference among the materials regarding the initial adherence (p = 0.6272) and final biofilm weight (p = 0.9612). Vitremer showed the largest inhibitory zones, higher pH values than Ketac N100 and Fuji IX at the first exchange medium (48h), and higher fluoride release than Ketac N100 e Ketac Molar Easymix throughout the experimental period. Ketac N100 showed greater inhibitory zone than conventional ionomers and the lowest fluoride release, with a fall in values over time about twelve times. Concerning surface roughness, there was significant interaction among factors: material, storage (humidity/biofilm) and abrasion (before/after). Vitremer showed similar Ra values between storage groups, while other materials presented higher Ra values after biodegradation test. Concerning cumulative biomechanical challenge, Ketac N100 presented the lowest Ra values. The corroded aspect after biodegradation and the exposition of fillers after mechanical degradation were visualized at micrographs. Therefore, the nanotechnology incorporation in the nano-ionomer promoted better resistance to biomechanical degradation than other materials studied. However, its anticariogenic chemical properties were negatively influenced and considered inferior to Vitremer
Doutorado
Materiais Dentarios
Doutor em Materiais Dentários
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Arata, Anelyse. "Degradação a baixa temperatura da Y-TZP odontológica: análise microestrutural e avaliação das propriedades mecânicas." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-23012017-085618/.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi a Y-TZP odontológica submetida ao envelhecimento hidrotérmico acelerado (EH). Especificamente: a) determinar a curva cinética de transformação de fase tetragonal para monoclínica; b) calcular a velocidade de crescimento da frente da camada transformada durante o EH; c) avaliar a relação entre a porcentagem de fase monoclínica e profundidade da transformação de fase com a resistência à flexão biaxial (FB); d) avaliar o efeito da associação do EH e fadiga na resistência à FB. Discos sinterizados (YZ- Vita YZ, LP-Lava Plus) foram submetidos ao EH a 120°C, 130°C e 150°C e analisados por difração de raios X (DRX). Uma amostra por grupo foi analisada por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e tomografia de coerência óptica (OCT) para calcular a profundidade de transformação de fase e a velocidade da frente de transformação. Grupos de (YZ, LP e LA-Lava) foram submetidos ao EH (150°C) por (n=10): 0, 5, 25, 70 e 140 horas. Após o EH os grupos de YZ foram novamente divididos (n=10): com e sem ciclagem mecânica, todas as cerâmicas foram submetidas ao teste de flexão biaxial (ISO 6872) e análise de variância 1 fator (ANOVA) (α=0,05) para comparar os resultados. Os resultados de DRX indicam que a Y-TZP apresenta um comportamento sigmoidal de transformação de fase devido à limitação da profundidade de penetração dos raios X (~6,3 μm). As análises de MEV e OCT confirmaram o crescimento linear da frente de envelhecimento em função do tempo para todas as temperaturas. O ANOVA 1-fator demonstrou redução de 10-19% da resistência à FB após 140 horas de envelhecimento (150°C) para todas as cerâmicas, havendo correlação negativa entre profundidade da camada transformada e resistência à FB. Extrapolando os resultados de profundidade para 37°C foi calculado que a frente de transformação de fase levaria 1053 e 2104 anos para atingir a profundidade de 62,67μm e 85,55μm responsáveis pela diminuição da resistência mecânica da YZ e LP, respectivamente. A associação do EH com a ciclagem mecânica não apresentou efeitos deletérios para a YZ. O OCT foi validado como método preciso, fácil e rápido para avaliação da camada transformada e estudos de cinética.
The aim of this study was to evaluate the aging behavior of a dental Y-TZP submitted to an accelerated hydrothermal aging (HA). Specifically: a) determine the kinetic curve of tetragonal to monoclinic phase transformation (t-m); b) calculate the speed of the front of phase transformation zone growth during the HA; c) evaluate the relationship between percentage of monoclinic phase and depth of phase transformation with the biaxial flexural strength (BF); d) evaluate the effect of the association of HA and fatigue at the BF. Sintered discs of dental Y-TZP (YZ- Vita YZ, LP- Lava Plus) were submitted to HA at 120°C, 130°C and 150°C and analyzed by X-ray diffraction analysis (XRD). One specimen of each group was submitted to scanning electron microscopy (SEM) and optical coherence tomography (OCT) to calculate the phase transformation depth and the speed of the front transformation zone. Groups (YZ, LP and LA-Lava) were divided according to the aging time (n=10): 0, 5, 25, 70 and 140 hours (150°C/3.01 bar). After the HA the YZ group was divided once again (n=10): with and without mechanical cycling, all ceramics were submitted to biaxial flexural strength test (ISO 6872) and one way analysis of variance (ANOVA) (α=0.05) to compare the results. XRD results indicated that YTZP presented a sigmoidal behavior due to the limited depth of XRD penetration (~6.3 μm). SEM and OCT analysis confirmed a linear growth of the front as function of the time to all temperatures One way ANOVA showed a decrease in mechanical strength (10-19%) after 140 hours of HA (150°C) for all ceramics. Extrapolating the depth of the transformed zone results to 37°C it was calculated that the front of the transformed zone would take around 1053 and 2104 years to reach 62.67μm and 85.55μm, depth that decreased the mechanical strength of the YZ and LP, respectively. The association of HA and mechanical cycling did not present a deleterious effect for the YZ. The OCT was validated as a precise, easy and fast method to evaluate the depth of the transformed zone and for kinetics studies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Medeiros, Bianca. "Efeito da degradação biológica seguida da escovação sobre propriedades de superfície de materiais restauradores estéticos." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2015. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/737.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T14:57:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 _bianca.pdf: 1155303 bytes, checksum: 22972da42ac700f304075d9d96bc2aa3 (MD5) Previous issue date: 2015-02-04
Aesthetic restorative materials must withstand the adversities of the oral environment, suffering minimal degradation. This study evaluated the roughness (Ra), Knoop hardness (KHN) and change of color (ΔE) of esthetic restorative materials subjected to contact with biofilm of Streptococcus mutans associated with abrasion generated by brushing. 10 disks (8 mm diameter; 2 mm deep) of each material were prepared (Filtek Z350, composite nanoparticle; Empress Direct, composite nanohybrid and IPS e.Max, ceramic). The ceramic disks received application of glaze. The composites were stored in 100% relative humidity, after 24 h, the composites were polished with sequential abrasive discs. Then, all specimens were stored in 100% relative humidity at 37°C for 24 hours, and so, evaluated the properties of initial surface. The specimens were sterilized with ethylene oxide; and after undergoing biological degradation, by 25 μL Streptococcus mutans inoculum with optical density (OD) standard, maintained by 2 h on discs. The specimens were immersed in brain-heart infusion (BHI) medium with 1% sucrose, which was changed every 48 h. After 7 days, all disks were washed in ultrasound, and evaluated the surface properties again. Finally, the specimens were subjected to a mechanical degradation, being fixed to a device of brushing and worn through for dental bristles, with toothpaste, and after this process, were measured, once again, the surface properties. Data were analyzed by Proc-Mixed and Tukey (α = 0.05). Initially e.Max showed higher Ra and KHN; after biological degradation, the composites showed increased Ra, but KHN has not changed; later the mechanical degradation Empress had its Ra decreased and KHN increased to Z350, and all had lightness increased. The results suggest that when exposed to Streptococcus mutans biofilm and toothbrush abrasion, ceramic undergoes minimal degradation; the nanoparticulate composite promoted increased roughness and composites exhibit variable degradation, depending on the composition of the material.
Materiais restauradores estéticos devem resistir às adversidades do meio bucal, sofrendo mínima degradação. Este estudo avaliou a rugosidade (Ra), dureza Knoop (KHN) e alteração de cor (ΔE) de materiais restauradores estéticos submetidos ao contato com biofilme de Streptococcus mutans associado a abrasão gerada pela escovação. Foram confeccionados 10 discos (8 mm de diâmetro por 2 mm de espessura) de cada material (Filtek Z350, resina composta nanoparticulada; Empress Direct, resina composta nanohíbrida e IPS e.Max, cerâmica). Os discos de cerâmica receberam aplicação de glaze. Os compósitos foram armazenados em umidade relativa 100%, por 24 h, após, realizou-se o polimento dos compósitos com discos abrasivos sequenciais. Então, todos os espécimes foram armazenados em umidade relativa 100% a 37ºC por 24 h, sendo assim, avaliadas as propriedades de superfície iniciais. Os espécimes foram esterilizados em óxido de etileno; e submetidos a degradação biológica através da inoculação de 25 μL de Streptococcus mutans com densidade ótica (DO) padronizada, mantido por 2 h sobre os discos. Os espécimes foram imersos em meio brain heart infusion (BHI) com 1% de sacarose, o qual foi trocado a cada 48 h. Após 7 dias, todos os discos foram lavados em ultra-som, e avaliadas as propriedades de superfície novamente. Por fim, os espécimes foram submetidos a degradação mecânica, sendo fixos a um dispositivo de escovação e desgastados através das cerdas dentais, via dentifrício, e, após esse processo, foram mensuradas, mais uma vez, as propriedades de superfície. Os dados foram analisados pelos testes Proc-Mixed e Tukey (α = 0,05). Inicialmente e.Max apresentou maior Ra e KHN; após a degradação biológica os compósitos tiveram aumento de Ra, porém, a KHN não se alterou; já posteriormente a degradação mecânica, Empress teve sua Ra diminuída e a KHN aumentou para o Z350, e todos tiveram aumento da luminosidade. Os resultados permitem concluir que, quando expostos ao biofilme de S. mutans e à abrasão por escovação, a cerâmica sofre mínima degradação e os compósitos sofrem degradação variável, dependendo da sua composição
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Degradação das Propriedades"

1

Leite, Maria José de Holanda. Co-produtos da extração de vermiculita na produção de mudas de espécies arbóreas da Caatinga. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cpe535.1121-0.

Full text
Abstract:
A degradação ambiental ocorre principalmente nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas do planeta, e resulta de fatores climáticos e antrópicos tais como as atividades pecuárias, de agricultura e de mineração (LIMA, 2004). Especificamente na região semiárida do nordeste do Brasil, que se estende por mais de 980 km2 distribuídos em todos os Estados nordestinos (exceto o Maranhão) e no norte de Minas Gerais, o desequilíbrio ambiental atinge mais de 20 milhões de hectares, o que equivale a mais de 12% da região Nordeste e quase 22% da região semiárida nordestina (MEDEIROS et al., 2012; SILVA et al., 2004). Estes autores informam que este quadro é mais crítico no Ceará e na Paraíba, onde a degradação ambiental é observada em mais da metade dos seus territórios. Esta degradação tem um forte componente humano, pois 21,3 milhões de habitantes habitam essa região, além dos rebanhos constituídos de 23,9 milhões de bovinos, 8,8 milhões de caprinos e 8,0 milhões de ovinos que se alimentam da vegetação nativa (IBGE, 2007; MEDEIROS et al., 2012), sendo por isso considerada a região semiárida mais populosa e com maior grau de antropismo do planeta (DRUMOND et al., 2000). As atividades humanas, tais como a pecuária e a mineração praticadas de maneira inadequada, podem desencadear processos de degradação ambiental, caracterizada pelo empobrecimento da flora e da fauna, erosão do solo e deterioração da qualidade da água dos rios e dos reservatórios (AZEVÊDO, 2011). Especificamente no solo, a densidade e a porosidade da camada superficial são os atributos mais prejudicados e precisam ser melhorados para favorecer a regeneração da vegetação, pois desequilíbrios nesses atributos prejudicam o desenvolvimento do sistema radicular e no estabelecimento e crescimento das plantas (NUNES, 2012). A mineração é uma atividade de forte impacto ambiental, pois implica geralmente na remoção da camada superficial do solo na área da jazida e na deposição superficial de rejeitos (BARRETO, 2001). A exploração da vermiculita, um produto utilizado na construção civil, melhoria das propriedades físicas de solos agrícolas, produção de cerâmica e remediação de solos contaminados por petróleo (NASCIMENTO, 2008). Há várias jazidas em exploração na região Nordeste do Brasil, uma delas no município de Santa Luzia-PB. Em visita à Mineradora Pedra Lavrada, que extrai a vermiculita no município de Santa Luzia, constatou-se a presença de crateras resultantes da extração do minério e a deposição de rejeitos no entorno da unidade de beneficiamento. Estes rejeitos não têm valor comercial que justifique o seu processamento. Este material de menor valor, doravante denominado de coproduto, afeta diretamente o ambiente pela ocupação de áreas de Caatinga, causando poluição visual e soterrando a vegetação nativa. Além disto, provoca efeitos indiretos no ambiente quando é carreado pelo vento e pelas águas pluviais, poluindo a água e assoreando rios e reservatórios. Este material de menor valor comercial é gerado quando a rocha é moída, e a vermiculita é separada de acordo com a sua granulometria. Dos cinco co-produtos gerados, apenas os de menor granulometria (poeira fina e ultrafina) são compatíveis para a produção de mudas, pois as pedras e pedaços menos friáveis do minério não apresentam, por motivos óbvios, potencial para a nutrição de plantas. Estes dois co-produtos provêm de um material friável do grupo das micas que formam silicato hidratado de magnésio, ferro e alumínio e constitui uma fonte de Ca, K e Mg para as plantas (NASCIMENTO, 2008). A utilização destes co-produtos se mostrou adequada para compor até 50% do substrato de produção de mudas de maracujá Passiflora edulis Sims. f. flavicarpa Deg.) (LEITE, 2012) e pinhão manso (Jatropha curcas L.) (TRAJANO, 2010), propiciando ao substrato boas características de porosidade e capacidade de retenção de umidade, o que sugere a possibilidade de seu uso na produção de mudas de outras espécies. As mudas produzidas com estes co-produtos poderiam ser direcionadas para plantios em geral ou para a revegetação de áreas degradadas pela mineração, num círculo virtuoso em que a degradação ambiental provocada pela mineração em si e pela deposição dos co-produtos no ambiente seria parcialmente revertida pela utilização dos co-produtos gerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Degradação das Propriedades"

1

Sousa, Giancarlo da Silva, Francisco Xavier Nobre, Edgar Alves Araújo Júnior, Marcel Leiner de Sá, Jairo dos Santos Trindade, Maria Rita de Morais Chaves Santos, and José Milton Elias de Matos. "SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO DAS PROPRIEDADES FOTOCATALÍTICAS DE MICROCRISTAIS DE Β-AG2 MOO4 PARA DEGRADAÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICOS." In Gestão de Recursos Hídricos e Sustentabilidade 4, 157–68. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.68319270917.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Degradação das Propriedades"

1

Abreu, Fagne Batista de. "DIAGNOSTICO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA SUBBACIA DO RIACHO BAIXÃO, MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL-BAHIA." In I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1321.

Full text
Abstract:
Introdução: A avaliação de impactos ambientais é uma área recente do conhecimento, porém, as práticas impactantes existem desde que o homem começou a modificar seu ambiente, utilizando-se dos recursos naturais para satisfação de suas necessidades. No município de São Gabriel-BA práticas agrícolas praticadas ao longo dos anos promoveu a modificação de sua paisagem, a exploração desordenada, consequência das políticas agrícolas descontextualizadas da realidade semiárida modificou profundamente as condições ambientais da área de estudo. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo, diagnosticar a relação que se estabelece entre o uso do solo e a degradação ambiental na área da Subbacia do Riacho Baixão. Para tanto, buscou-se identificar os pontos mais impactados nas margens e leito do Riacho Baixão, analisar as formas de uso do solo desenvolvidas nas proximidades do Riacho e os impactos decorrentes. Metodologia: A metodologia se deu a partir de estudo de campo, os instrumentos utilizados para a análise da degradação da paisagem foram à observação in loco e o registro fotográfico. Percorreu-se todo o leito do Riacho observando sua paisagem, identificando as modificações provocadas pela pressão antrópica exercida sobre os recursos naturais solo, água e vegetação, que compõem o ambiente físico da área de estudo. Resultados: A pesquisa evidencia a degradação ambiental do Riacho Baixão: desmatamento das margens para uso agrícola, compactação do solo, erosão acelerada e assoreamento do canal de drenagem. Evidenciou também o aumento das inundações na área urbana, possivelmente em consequência do assoreamento do canal de drenagem do Riacho. Conclusão: Diante do quadro de degradação em que o Riacho se encontra entendemos que é preciso formular políticas públicas voltadas para a preservação e recuperação de toda a Sub-bacia, com incentivos aos produtores rurais na criação de áreas de proteção permanente em suas propriedades e reflorestamento das margens do Riacho, promova a difusão de técnicas de manejo de solo entre os agricultores, de forma a evitar o aumento dos processos erosivos ou minimizá-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oreggioni, Maria Soledad, Santiago Margot, Roberto Musante, Pedro Etchevarne, Oscar Baglivo, and Daniel Costoya. "AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE REDUÇÃO-DEGRADAÇÃO E DE AMOLECIMENTO E FUSÃO DA CARGA USADA NO AF2 DA TERNIUM ARGENTINA." In 49° Seminário de Redução de Minérios e Matérias-primas. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2594-357x-33808.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barradas, Lysandra De Queiroz Cunha, Luiza Helena Angarten Ferraz De Carvalho, Vanessa Bridi, and Dhullya Eduarda Resende Santos. "BIODEGRADAÇÃO DE POLITEREFTALATO DE ETILENO PELA BACTÉRIA IDEONELLA SAKAIENSIS: REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1353.

Full text
Abstract:
Introdução: O polietileno tereftalato (PET) é um polímero sintético composto por monômeros de ácido tereftálico (TPA) e etilenoglicol (EG). Patenteado em 1941, sua durabilidade e outras propriedades físicas favoráveis ​​tornaram o PET um dos componentes mundialmente utilizados para produzir derivados plásticos, porém o acúmulo desses na biosfera tornou-se uma preocupação global. Em 2016, foi descoberta a bactéria Ideonella sakaiensis, capaz de degradar PET e utilizar TPA e EG como sua única fonte de carbono por meio de duas enzimas denominadas PETases e MHETases. Objetivos: Realizar uma revisão de literatura sobre a biodegradação de politereftalato de etileno pela bactéria Ideonella sakaiensis a fim de compreender seu mecanismo enzimático. Material e métodos: Realizou-se uma busca na base de dados BVS de 2016 até 2021, com os descritores “biodegradation”, “Ideonella sakaiensis” e “polyethylene terephthalate”, com total de 20 artigos. Desse total, 7 artigos foram descartados por não corresponderem aos objetivos do estudo. Resultados: Em 2016, a bactéria gram-negativa Ideonella sakaiensis foi descoberta em detritos PET em uma fábrica de reciclagem de garrafas japonesa, e demonstrou crescimento em filmes PET de baixa cristalinidade em temperaturas moderadas, entre 20 e 40°C. Foi observado que I. sakaiensis secreta duas enzimas α/β-hidrolases (PETase e MHETase) para hidrólise extracelular do PET e catabolizar os produtos da hidrólise (TPA e EG) como sua fonte de carbono. Inicialmente, a PETase é secretada no meio extracelular para hidrolizar o PET em monoetil-2-hidroxietiltereftalato (MHET) e EG. O produto MHET é transportado para o espaço periplasmático e degradado pela segunda enzima MHETase em monômeros de TPA e EG. Conclusão: Em resposta ao acúmulo de plásticos na biosfera, I. sakaiensis mostrou adaptação para degradar o PET sintético como fonte de alimento. Como o PET foi patenteado há aproximadamente 80 anos, o sistema enzimático para degradação de PET em I. sakaiensis demonstra a notável velocidade que os microrganismos adaptam-se para explorar novos substratos. Além disso, a biodegradação pela PETase pode fornecer uma abordagem ecológica para a despolimerização e reciclagem de produtos PET, porém, seu desempenho precisará ser aprimorado substancialmente para PET de alta cristalinidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Jailson De Araújo. "BIOPOLÍMEROS APLICADOS A SUSTENTABILIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1060.

Full text
Abstract:
Introdução: Biopolímeros são polímeros naturais produzidos por seres vivos ou obtidos a partir de recursos naturais renováveis. O uso de polímeros naturais em diversos setores, desde as industrias até a medicina, vem sendo cada vez mais frequente, principalmente pela maior preocupação com saúde, sustentabilidade, biodiversidade e meio ambiente. Objetivo: Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo investigar, através de uma revisão de literatura, as principais aplicações de biopolímeros como fonte alternativa e favorável a sustentabilidade. Material e métodos: A revisão de literatura consistiu na busca por artigos científicos e livros publicados nas bases de dados Scielo, Scopus e Web of Science. Na busca dos artigos e livros foram utilizados os descritores: “biopolímeros”, “sustentabilidade”, “biodiversidade”, e “nanomateriais”, os quais foram utilizados isolados e/ou em combinações. Foram encontrados diversos artigos e livros relacionados ao tema e os mesmos foram analisados quanto a relevância do tema voltado para a sustentabilidade e biodiversidade. Resultados: Os resultados apontaram muitos exemplos do uso de biopolímeros no nosso dia a dia, em diversas áreas. Observou-se que na indústria, diversos polímeros naturais são utilizados com os mais variados propósitos. Como por exemplo, a utilização dos chamados “polímeros verdes” que apresenta a vantagem de capturar CO2. Além desse, o polímero de amido também é utilizado na fabricação de sacos de lixo, material de preenchimento de embalagens e, também, na fabricação de filmes comestíveis para embalagem e proteção de alimentos. Observou-se ainda que uma grande vantagem do uso dos biopolímeros é sua degradação no ambiente. Em consequência, os biopolímeros ganham cada vez mais espaço devido a essa e outras propriedades de interesse ambiental. Conclusão: Portanto, a partir dos resultados apresentados nesse estudo, verifica-se que o uso de biopolímeros como fonte de sustentabilidade é de extrema importância para o cenário atual envolvendo a preservação ambiental. A utilização crescente desses materiais representa uma alternativa favorável para o uso sustentável dos recursos naturais e conservação da biodiversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Feliciano, Daniele Cassiano, José Roberto Ferraz, Nícollas Gabriel De Oliveira Aprígio, João Fernando Marques Da Silva, and Sara Mataroli De Godoy. "PORTULACA HATSCHBACHII: BAIXA DIVERSIDADE GENÉTICA REFORÇA A NECESSIDADE DE CONSERVAÇÃO DESSA ESPÉCIE HERBÁCEA CATEGORIZADA COMO “EM PERIGO” DE EXTINÇÃO." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1230.

Full text
Abstract:
Introdução: O gênero Portulaca (Portulacaceae), caracterizado por ervas suculentas, é ressaltado por suas propriedades terapêuticas, importância em áreas agrícolas e paisagismos. Endêmica dos afloramentos rochosos de basalto do estado do Paraná, Portulaca hatschbachii D. Legrand, é uma espécie listada no Livro Vermelho da Flora do Brasil como ameaçada de extinção. A velocidade de degradação do seu habitat, somado à escassez de informações genéticas acerca da espécie, nos levou a estimar os riscos genéticos de ameaça e assim contribuir para elaboração de futuros planos de manejo e conservação. Objetivo: Acessar a diversidade genética de P. hatschbachii. Metodologia: Marcadores AFLP e cloroplastidiais (cpDNA) foram aplicados a 10 populações, totalizando 300 indivíduos distribuídos por toda a área de ocorrência da espécie. Resultados: Foram observados baixos índices de diversidade genética para todos os marcadores utilizados, e forte estruturação populacional, evidenciada por fluxo gênico restrito. Discussão: O endemismo e o isolamento populacional estão entre os principais determinantes dos níveis de diversidade genética de populações naturais. Espécies endêmicas e restritas, tendem a apresentar menores níveis de diversidade em suas populações, do que espécies amplamente distribuídas, pois estão mais suscetíveis a processos como deriva genética, endogamia, e gargalos genéticos. Portulaca hatschbachii, entretanto, apresentou níveis de diversidade genética mais baixos, mesmo quando comparada à outras espécies endêmicas. Situações de isolamento, como as observadas nos afloramentos rochosos, que funcionam como ilhas terrestres, propiciam cruzamento biparental e autofecundação que, por deriva genética, podem favorecer a fixação de alelos deletérios e, por consequência, comprometer o fitness adaptativo das populações. Apesar da grande propensão a desenvolver endemismos, a vegetação desses afloramentos vem sendo negligenciada e explorada pela introdução de gramíneas invasoras (pastagens), além da extração da rocha (pedra brita para construção civil) e silvicultura. Conclusão: Considerando o risco de extinção no qual a espécie se encontra e a antropização massiva do seu habitat, somado aos baixos índices de diversidade genética e fluxo gênico restrito, um plano emergencial de conservação in situ para a espécie e seus afloramentos de ocorrência, deve ser levado em consideração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Zanlorensi Jr, Edson, Larah Bruning Ascari, and Antonio Simões Costa. "Processamento de Erros Grosseiros para Estimadores de Estados Híbridos Ortogonais em Blocos e Medidas Fasoriais em Coordenadas Retangulares." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1120.

Full text
Abstract:
Estimadores de estados recentemente propostos para monitoração de sistemas de potência permitem a incorporação de medidas fasoriais ao processo de estimação mediante uma arquitetura em dois estágios. Além de preservar a estrutura de estimadores existentes que processam medidas SCADA, este esquema é computacionalmente mais eficiente graças ao uso de um estimador linear para processar as medidas fasoriais no segundo estágio sem degradação no nível de exatidão das estimativas. Esta propriedade deve-se ao uso de um estimador baseado em rotações ortogonais em blocos que leva em conta correlações entre os componentes retangulares das medidas. Apesar destes avanços, o processamento de erros grosseiros em conexão com esta arquitetura de estimação requer esforços adicionais de pesquisa. Este artigo aborda o desenvolvimento de métodos avançados visando este objetivo. Duas abordagens são consideradas e seus desempenhos avaliados mediante experimentos com distintos tipos de medidas errôneas conduzidos em dois diferentes sistemas-teste. Os resultados apontam que ambos os métodos são eficazes para a identificação de medidas errôneas, embora um deles apresente taxas de sucesso consistentemente superiores sob testes exaustivos de ocorrência de erros grosseiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

I. Goncalves, Guilherme, Bernardo S. Peralva, Luciano M. A. Filho, Augusto S. Cerqueira, and José M. de Seixas. "Desempenho de Algoritmos de Estimação de Energia para o Calorímetro de Telhas do Experimento ATLAS." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1125.

Full text
Abstract:
Em problemas de estimação de sinais, propriedades desejadas de um determinado sinal são calculadas a partir de modelos para que suas características possam ser estudadas. Em calorimetria, por exemplo, a energia da partícula é absorvida e amostrada pela eletrônica de leitura que fornece um pulso característico onde sua amplitude é proporcional à energia depositada. Entretanto, quando eventos extremamente raros são previstos, o empilhamento de sinais pode surgir e, em tais condições, o desempenho de estimação da energia pode ser degradado. Este trabalho propõe uma análise de eficiência dos métodos atualmente disponíveis no calorímetro de Telhas (TileCal) do ATLAS, nas condições encontradas em um colisor de partículas de última geração (LHC). Dados experimentais do LHC foram utilizados para avaliar a eficiência de estimação da energia e os resultados mostram que a eficiência varia de acordo com o nível de empilhamento de sinais observado nas células de leitura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography