To see the other types of publications on this topic, follow the link: Degradação das Propriedades.

Journal articles on the topic 'Degradação das Propriedades'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Degradação das Propriedades.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Martins, Mauro, Juliana Heloisa Pinê Américo, Sérgio Luís de Carvalho, and Elizete Aparecida Checon de Freitas-Lima. "AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS DE PROPRIEDADES AGRÍCOLAS DO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA - SÃO PAULO, BRASIL." Holos Environment 15, no. 1 (May 21, 2015): 01. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v15i1.8620.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi avaliar as condições socioeconômicas e os problemas ambientais em propriedade rurais do município de Ilha Solteira, Estado de São Paulo e verificar como esses problemas são tratados de acordo com o grau de conscientização dos produtores. Foram visitadas 50 propriedades rurais, onde se aplicou um questionário envolvendo aspectos sociais, econômicos e os principais problemas de degradação ambiental. Abordaram-se aspectos relacionados ao uso e conservação do solo, disposição de resíduos sólidos e líquidos, descarte das embalagens de agrotóxicos, uso de equipamentos de proteção individual e lançamento de esgotos nas propriedades, entre outras ocorrências, procurando-se também avaliar a importância que os produtores e agregados atribuem aos recursos naturais e ao meio ambiente. Foram identificados diversos processos de degradação ambiental traduzidos por problemas de erosão, principalmente nas grandes propriedades, formas inadequadas de disposição dos resíduos sólidos, inadequação no descarte de embalagens de agrotóxicos falta do uso de equipamentos de proteção individual em algumas propriedades e pelo lançamento de grande parte dos esgotos em fossas negras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Pedro Luan Ferreira da, Alian Cássio Pereira Cavalcante, and Adailza Guilherme da Silva. "Avaliação da degradação dos recursos ambientais: um estudo de caso no município de Pilõezinhos - PB." Revista Monografias Ambientais 15, no. 1 (January 15, 2016): 132. http://dx.doi.org/10.5902/2236130819965.

Full text
Abstract:
A degradação dos recursos ambientais é um fator de grande preocupação nos últimos anos, principalmente nas pequenas propriedades agrícolas. No estado da Paraíba, o uso intensivo de forma inadequado pela falta de informação sob os recursos ambientais como o solo e água tem colaborado para a diminuição da produção agrícola. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi diagnosticar a degradação dos recursos ambiental solos e água em propriedade agrícola do município de Pilõezinhos-PB. O estudo ocorreu no período de julho a outubro de 2015 através de visitas técnicas as propriedades rurais Sítio Amarelinha do município, utilizou-se como ferramentas de trabalho, pesquisas em artigos e manuais técnicos para embasamento teórico e conhecimentos técnicos sobre o assunto e visitas in loco, para levantamento técnicos e construção de um acervo fotográfico. Os recursos ambientais água e solo nas propriedades estudadas encontram-se degradados e na maioria dos casos são utilizados com ausência de boas práticas de manejo pelos agricultores familiares, sendo necessário politicas públicas de incentivo as boas práticas de manejo no agroecossistema familiar, buscando a preservação destes recursos e uma convivência harmoniosa com o meio ambiente, pois são elementos essenciais para a sobrevivência dos seres vivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Elis Regina de, Janete Rego Silva, Luís Rodrigo Fernandes Baumann, Fausto Miziara, Laerte Guimarães Ferreira, and Leonardo Rodrigues de Oliveira Merelles. "Tecnologia e degradação de pastagens na pecuária no Cerrado brasileiro." Sociedade & Natureza 32 (September 8, 2020): 626–38. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v32-2020-55795.

Full text
Abstract:
A pecuária no Brasil teve papel relevante na formação do espaço rural. Tal processo ocasionou um passivo ambiental, pois se desenvolveu sem considerar os impactos ao meio ambiente, relativos à erosão e compactação dos solos, emissão de gases de efeito estufa (GEE), além do uso intensivo de terra e dos recursos hídricos. Em significativa parcela das propriedades o manejo inadequado resultou em pastagens com níveis de degradação. A literatura aponta a importância da intensificação da tecnologia como forma de garantir pastagens sustentáveis. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre nível tecnológico de produção de bovinos e de degradação de pastagens na Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho, em Goiás - Brasil. Esta área é considerada como representativa da pecuária no cerrado brasileiro. Foi utilizada amostra estratificada por compartimentos com 60 estabelecimentos agropecuários. Utilizaram-se as técnicas de análise de correspondência múltipla, análise de cluster e regressão beta para obter o Índice de Degradação de Pastagens (IDP). Verificaram-se associações bivariadas entre o Índice Tecnológico (IT) e as variáveis: renda, relevo e tamanho da propriedade. Foi possível constatar o emprego de maior nível tecnológico nas maiores propriedades e em terrenos mais planos. Também se constatou que o maior nível tecnológico propicia maior remuneração aos gestores. Porém não se observou relação entre a tecnologia empregada nos estabelecimentos e taxa de lotação animal, o que pode comprometer os resultados econômicos e bem-estar animal. Assim, como não foi observada associação entre índice tecnológico e índice de degradação de pastagens, sugerindo ocorrência de degradação de pastagens, mesmo quando do uso de tecnologias na produção de bovinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Almeida Rangel, Luana, and Antonio Jose Teixeira Guerra. "QUALIDADE FÍSICA DE UM CAMBISSOLO HÁPLICO SOB DIFERENTES USOS NA BACIA DO CÓRREGO DOS MICOS, PARATY (RJ)." Boletim Goiano de Geografia 37, no. 1 (April 5, 2017): 91. http://dx.doi.org/10.5216/bgg.v37i1.46245.

Full text
Abstract:
Esse artigo aborda a bacia do córrego dos Micos, no município de Paraty, que está localizada em uma Área de Proteção Ambiental, com o objetivo de analisar o papel de algumas propriedades do solo, em conjunto com o uso e manejo do solo, para compreender como eles podem alterar um Cambissolo Háplico. Para atingir esses objetivos, amostras de solo foram coletadas a diferentes profundidades (0-10 e 10-20 cm), para serem analisadas em laboratório; e um pluviógrafo foi instalado para coletar dados pluviométricos. As propriedadesdo solo incluem a textura, densidade aparente e estabilidade dos agregados. Os resultados demonstram o papel que essas propriedades têm para compreender os indicadores de qualidade dos solos. Comparando os diversos usos da terra, foi possível destacar que tem ocorrido degradação da estrutura do solo na área deplantação de aipim, que sofre com queimadas constantes. Os resultados também apontam para a necessidade de levantamentos de campo, em conjunto com análises de laboratório, para mostrar como esses estudos podem ser úteis para mostrar aos moradores locais como eles podem melhorar o uso e o manejo para evitar a degradação dos solos.Palavras-chave: Estabilidade de agregados, queimadas, degradação, erosão hídrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Renalle Cristina Alves de Medeiros, Juliano Magalhães, Eugênio Pereira, and Luciana Viana Amorim. "Degradação térmica de fluidos de perfuração argilosos aditivados com polímeros e lubrificante." Matéria (Rio de Janeiro) 18, no. 2 (2013): 1329–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762013000200009.

Full text
Abstract:
O comportamento de fluidos de perfuração em altas temperaturas, particularmente aqueles à base de água, é imprevisível e, de fato, ainda não foi totalmente compreendido. Desta forma, otimizar a composição dos fluidos surge como um dos principais fatores para controle das suas propriedades, uma vez que as propriedades reológicas dos fluidos podem apresentar grandes diferenças à temperatura ambiente e no interior do poço. Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de fluidos argilosos aditivados com polímeros e lubrificante em elevada temperatura. Para tanto, foram feitos estudos das propriedades reológicas, de filtração e pH. Os resultados evidenciaram que os fluidos estudados apresentaram baixos valores de propriedades reológicas e altos valores de propriedades de filtração. Mostraram também que o envelhecimento térmico ocasionou um processo de degradação dos aditivos utilizados, resultando na redução do pH e na caramelização dos fluidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Centurion, José F., Juliana P. Cardoso, and William Natale. "Efeito de formas de manejo em algumas propriedades físicas e químicas de um Latossolo Vermelho em diferentes agroecossistemas." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 5, no. 2 (May 2001): 254–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662001000200013.

Full text
Abstract:
Foram selecionadas, em 1998, quatro áreas de um Latossolo Vermelho Eutrófico típico muito argiloso, uma sob mata nativa (Floresta Latifoliada Tropical) e três sob cultivo de milho, cana-de-açúcar e pastagem, localizadas na Fazenda de Ensino e Pesquisa da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal. Caracterizaram-se as seguintes propriedades físicas: resistência do solo à penetração, realizada com penetrômetro de impacto, até 40 cm de profundidade e velocidade de infiltração de água, realizada com o duplo cilindro concêntrico, nos quatro sistemas de uso do solo. Foram realizadas determinações analíticas de fósforo, matéria orgânica, pH, cálcio, magnésio, potássio, hidrogênio + alumínio e calculados a soma de bases, CTC e saturação por bases. Todas as formas de uso e manejo empregadas provocaram degradação das propriedades físicas do solo em relação ao solo natural (mata), quantificada através de maiores valores de resistência do solo à penetração e menores valores de velocidade de infiltração de água. A degradação das propriedades químicas dos solos nos agroecossistemas estudados foi maior nas culturas de cana-de-açúcar e milho, que na pastagem. A degradação das propriedades físicas causou ao solo níveis críticos mais limitantes ao desenvolvimento das culturas, que aqueles referentes às propriedades químicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Muller, Marcelo Marques Lopes, Maria de Fátima Guimarães, Thierry Desjardins, and Paulo Fernando da Silva Martins. "Degradação de pastagens na Região Amazônica: propriedades físicas do solo e crescimento de raízes." Pesquisa Agropecuária Brasileira 36, no. 11 (November 2001): 1409–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2001001100012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar: (i) a relação entre a degradação de pastagens de colonião manejadas com queima, e as modificações nas propriedades físicas e morfológicas de um Argissolo Vermelho-Amarelo da Amazônia; (ii) o crescimento radicular de pastagens com diferentes níveis de degradação; (iii) o potencial de recuperação de pastagens degradadas de colonião com a introdução de andropógon. Numa propriedade rural da Região de Marabá, PA, foram estudados quatro tipos de pastagem: pastagem produtiva de colonião (Panicum maximum Jacq.); pastagem de colonião em declínio produtivo; pastagem de colonião degradada (capoeira); pastagem de colonião degradada e recuperada com andropógon (Andropogon gayanus Kunth). Como referência das propriedades do solo antes do desmatamento, estudou-se, também, uma reserva de mata nativa. A queima das pastagens foi prática usual, e apesar disso, estas não foram adubadas. A degradação da pastagem diminuiu a cobertura do solo e o deixou exposto à chuva e ao pisoteio do gado, o que resultou em aumento da densidade do solo na camada superficial e diminuição do grau de floculação da argila e da porosidade total. A diminuição da produção da parte aérea na pastagem degradada foi acompanhada de diminuição do número de raízes no perfil do solo, e da concentração do sistema radicular próximo à superfície. O andropógon demonstrou bom potencial para recuperação das áreas de pastagens degradadas, na Região Amazônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbanti, Samuel H., Cecília A. C. Zavaglia, and Eliana A. R. Duek. "Degradação acelerada de suportes de poli(épsilon-caprolactona) e poli(D,L-ácido láctico-co-ácido glicólico) em meio alcalino." Polímeros 16, no. 2 (June 2006): 141–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282006000200015.

Full text
Abstract:
O estudo da degradação in vitro de polímeros bioreabsorvíveis em soluções alcalinas vem sendo proposto nos últimos anos como alternativa aos estudos tradicionais feitos em tampão fosfato. Este trabalho descreve a degradação acelerada de poli(épsilon-caprolactona) (PCL) e poli(D,L-ácido láctico-co-ácido glicólico) (50/50) (PLGA50), polímeros biodegradáveis e bioreabsorvíveis, amplamente estudados em aplicações biomédicas. Amostras foram preparadas pelo método de fusão seguido de injeção em molde cilíndrico (2 mm diâmetro), a 160 ºC, e submetidas à degradação em soluções de NaOH em pH 12, 13 e 13,7 a 37 ºC. Por meio da caracterização da variação da massa, morfologia e propriedades térmicas, por calorimetria exploratória diferencial, os resultados mostraram que as amostras de PCL são mais estáveis quando comparadas às de PLGA50. Pela taxa de variação das propriedades térmicas foi possível extrapolá-las em função do tempo em pH fisiológico, 7,4. Validado, o estudo da degradação acelerada em meio alcalino mostrou-se como uma técnica útil e de baixo custo para avaliar o comportamento em curtos períodos de degradação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinto, Vasco Lima, Luiz Di Souza, Anne Gabriela Santos, and Patrick Nunes Farias. "INFLUÊNCIA DA DEGRADAÇÃO FOTOTERMOXIDATIVA NAS PROPRIEDADES DE BIOCOMBUSTIVEIS DE SEBO BOVINO." HOLOS 3 (July 24, 2015): 65. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.1970.

Full text
Abstract:
Preparou-se ecodieseis B15 e B20 com biodiesel produzido a partir do sebo bovino. Fez-se a caracterização físico-química de ambos e monitorou-se sua qualidade em função do tempo de armazenamento. Estudou-se a estabilidade térmica através da degradação fototermoxidativa do biodiesel em diferentes temperaturas por absorção molecular na região do UV-Vis. Os resultados indicam alterações ao longo do tempo de armazenamento, provocadas pela degradação molecular, que é confirmada no UV-Vis. Conclui-se que a metodologia é adequada para o estudo fototermoxidativo destes materiais e que após 7 meses, as propriedades analisadas continuam dentro dos padrões da ANP, exceto a viscosidade cinemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dalfré, Gláucia Maria, Luiz Antônio Sarti Júnior, and Ciro José Ribeiro Villela Araújo. "Protocolo acelerado de degradação do sistema de reforço EBR-CFRP aplicado em vigas de concreto armado." Ambiente Construído 21, no. 3 (September 2021): 273–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000200551.

Full text
Abstract:
Resumo Em geral os materiais na indústria da construção civil estão sujeitos à mecanismos de degradação, como alterações químicas, físicas e mecânicas. No âmbito de elementos de concreto armado reforçados com materiais compósitos, verifica-se que a degradação afeta a parte mais sensível do sistema, as resinas à base de epóxi. O presente trabalho é baseado no uso do protocolo de acondicionamento apresentado na norma ACI 440.9R (AMERICAN..., 2015>) para avaliação da durabilidade de sistemas de reforço aplicados em vigas de concreto armado reforçadas à flexão com mantas de fibra de carbono, aplicadas segundo a técnica de colagem externa EBR. Os resultados do protocolo de degradação acelerado foram comparados com os obtidos em ensaios de intemperismo natural. Esses demonstraram que os adesivos epoxídicos apresentam grandes reduções em suas propriedades mecânicas, enquanto os compósitos de CFRP permanecem com suas propriedades inalteradas após exposição ao intemperismo ou degradação acelerada. O sistema de reforço proporciona grandes incrementos de capacidade de carga e rigidez das vigas. Entretanto, verificou-se que os ensaios realizados após um ciclo de degradação acelerado com duração de 1.000 h (42 dias) e após 6 meses de exposição às intempéries demonstraram redução de aproximadamente 10% da capacidade de carga dos elementos reforçados, indicando uma possível degradação do sistema de reforço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Mancini, Sandro D., Maxwell N. Bezerra, and Maria Zanin. "Reciclagem de PET advindo de garrafas de refrigerante pós-consumo." Polímeros 8, no. 2 (June 1998): 68–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14281998000200010.

Full text
Abstract:
A reciclagem de PET pós-consumo foi investigada a partir de cinco ciclos sucessivos de moldagem por injeção. Amostras obtidas em cada passo foram submetidas a ensaios para determinar a cristalinidade, degradação, produtividade, fluidez e propriedades mecânicas. Os resultados indicam que a garrafa é reciclável em termos de processamento, principalmente nos quatro primeiros passos. O número de grupos terminais carboxílicos aumentou cerca de 300% da primeira até a quinta reciclagem, indicando quebra de cadeias. Esta degradação e o aumento da cristalinidade (de 11% para a garrafa moída para 25% na quinta reciclagem) explicaram as alterações nas propriedades mecânicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Neves Neto, Durval N., Antonio C. dos Santos, Perlon M. Santos, Jonahtan C. Melo, and Josemara S. Santos. "Análise espacial de atributos do solo e cobertura vegetal em diferentes condições de pastagem." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, no. 9 (September 2013): 995–1004. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013000900013.

Full text
Abstract:
As áreas destinadas à pecuária têm-se expandido sobre áreas de vegetação nativa promovendo transformações na qualidade do solo. O objetivo foi avaliar os atributos de um Neossolo Quartzarênico sob diferentes coberturas vegetais para saber se a degradação do pasto representa a degradação do solo. As áreas avaliadas foram: floresta nativa; capoeira; pastagem sem controle de lotação animal; pastagem em pousio; pastagem com invasoras; pastagem degradada com solo descoberto e invasoras, pastagem degradada com invasoras e espécies arbóreas e pastagem com baixa produção de forragem. Todas as pastagens eram formadas pela gramínea Brachiaria brizantha cv. Marandu. Realizaram-se 128 amostras de solo nas profundidades de 0-5 e 5-10 cm, dentro de cada área de manejo considerada como parcela experimental e a cobertura do solo foi quantificada. Foram mensuradas propriedades químicas e físicas do solo. Os dados foram submetidos a estudo geoestatístico. Foram constatados aumento na resistência mecânica à penetração e diminuição nos teores de matéria orgânica nas áreas mais degradadas. Pasto degradado não representa necessariamente solo degradado enquanto solo degradado está relacionado a pastagem degrada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Marques, Mônica Lau da Silva, Luís Sergio Rodrigues Vale, Matheus Victor Oliveira Silva, Maria Rita Gonçalves Cavalcante, Mayara Brunelle Paula Reis, Paula Gonçalves Silva, Jéssica Maria Israel de Jesus, Marco Bruno Xavier Valadão, Adriana Lau da Silva Martins, and Dennis Ricardo Cabral Cruz. "Erosão em voçoroca e impacto nas propriedades químicas do solo e da água." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 6, 2020): e773998154. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8154.

Full text
Abstract:
A degradação ambiental trata-se de diversos processos que influenciam no desequilíbrio de um ecossistema, impossibilitando a sustentação da vida. Neste trabalho, objetivou-se analisar o estado de degradação e as características do solo e da água de uma voçoroca, situada no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres - GO. O experimento foi conduzido determinando-se, primeiramente o tipo de erosão e indicando as melhores aplicações para conservação do solo. Foram realizadas análises químicas e físicas do solo utilizando a metodologia da Embrapa. As análises de pH e dureza total da água foram feitas conforme o manual prático de análises de água da FUNASA. O estudo contribuiu para o reconhecimento da degradação da área, além do auxílio em outros estudos relacionados à caracterização das propriedades do solo e da água. O fluxo local de água assoreia gradativamente as margens e o fundo da voçoroca acarretando sedimentos para o leito do Rio Verde. A área degradada apresenta bons níveis de nutrientes do solo, destaca-se o cálcio e o potássio, porém esse padrão está associado aos fertilizantes carreados constantemente para a voçoroca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Costa, Carla Deisiane de Oliveira, Marlene Cristina Alves, Antônio De Pádua Sousa, and Hélio Ricardo Silva. "PROPRIEDADES FÍSICAS DOS SOLOS DE UMA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA SOB PROCESSO DE DEGRADAÇÃO." Revista de Ciências Ambientais 13, no. 1 (April 30, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.18316/rca.v13i1.4889.

Full text
Abstract:
A degradação do solo em uma bacia hidrográfica traz como consequência a erosão. Por isso, as práticas de manejo adotadas são de grande importância para a conservação do solo e da água. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo avaliar o estado de degradação das propriedades físicas nos diferentes usos e manejos dos solos da sub-bacia Dois Córregos, Selvíria-MS. Os solos mais representativos da sub-bacia são o Latossolo Vermelho e o Argissolo Vermelho. As análises foram realizadas em amostras de dez locais da sub-bacia: três áreas com pastagens, sendo duas no Argissolo e uma no Latossolo, três áreas com eucalipto aos 5 anos e quatro áreas com eucalipto aos 6 meses recém-transplantado, todos no Latossolo. A sub-bacia Dois Córregos apresenta relevo plano em toda sua extensão. Os solos são estáveis em água, pois apresentaram altos valores de diâmetro médio ponderado (DMP) em todos os usos e manejos. Os solos possuem baixa capacidade de armazenamento de água, porém boa permeabilidade, devido à textura arenosa. As boas condições de estabilidade de agregados e permeabilidade são importantes, devido ao estado de degradação dos solos desta sub-bacia, apresentando baixos valores de macroporosidade, microporosidade e porosidade total, e altos valores de densidade do solo, sendo estes acima dos valores adequados para o bom desenvolvimento das plantas. O processo de degradação pode ser identificado na sub-bacia Dois Córregos pelas más condições das propriedades físicas dos solos para uso agrícola devido ao mal uso e manejo do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mauri, J., D. P. Dias, G. C. Cordeiro, and A. A. Dias. "Argamassa geopolimérica: estudo da degradação por sulfato de sódio e ácido sulfúrico." Matéria (Rio de Janeiro) 14, no. 3 (2009): 1039–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762009000300015.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo avaliar a durabilidade de uma argamassa geopolimérica exposta a ambientes altamente agressivos compostos por sulfato de sódio e ácido sulfúrico em soluções com 10% e 5% de concentração, respectivamente. A argamassa foi constituída de metacaulim, cimento Portland, hidróxido de potássio e silicato de sódio alcalino. As propriedades avaliadas foram: resistência à compressão axial e características microestruturais. A microestrutura da pasta geopolimérica foi avaliada por microscopia eletrônica de varredura e por análise termodiferencial. Os resultados indicaram que o metacaulim utilizado não possuiu propriedades satisfatórias para fins de geopolimerização, comprometendo de sobremaneira a resistência mecânica da argamassa submetida aos dois ambientes agressivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Sanchez, Elisabete Maria Saraiva, Maria Isabel Felisberti, Carlos A. R. Costa, and Fernando Galembeck. "Avaliação da degradação térmica e fotooxidativa do ABS para fins de reciclagem." Polímeros 13, no. 3 (July 2003): 166–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282003000300006.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a degradação térmica e fotooxidativa do terpolímero poli (acrilonitrila-butadieno-estireno), ABS, utilizado em componentes internos de automóveis. Corpos de prova de ABS moldados por injeção foram submetidos ao envelhecimento térmico, segundo a norma ASTM D794, e ao envelhecimento fotooxidativo segundo as normas ASTM G24 e G53. As amostras envelhecidas foram submetidas às análises dinâmico-mecânica, e microscópicas por microscopia de força atômica no modo não contato. Os resultados mostraram que as transições, tanto da fase vítrea quanto da fase elastomérica na superfície do ABS, são afetadas pela degradação. As áreas dos picos das curvas de módulo de perda em função da temperatura relativos às transições vítreas do ABS foram correlacionadas ao alongamento na ruptura, em função do tempo e tipo de envelhecimento. As propriedades mecânicas são influenciadas de forma mais acentuada pela extensão da degradação da matriz. O método de envelhecimento ASTM G24 mostrou-se mais agressivo que o G53, seja para a fase BR ou para a fase SAN. As imagens microscópicas mostraram que os diferentes envelhecimentos provocaram diferentes variações na rugosidade das superfícies. Amostras fotooxidadas, com perda de alongamento maior que 50%, foram reprocessadas e mostraram uma recuperação superior a 90% nessa propriedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Engel, Bruno. "Emprego de Spray Dryer na indústria de alimentos: uma breve revisão." Revista Jovens Pesquisadores 7, no. 2 (July 6, 2017): 02. http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v7i2.9824.

Full text
Abstract:
A secagem é um processo importante e amplamente empregado para a conservação de diversos tipos de alimentos. Quando realizado com o auxílio de elevadas temperaturas e tempos de secagem, pode ocasionar danos nos constituintes dos alimentos, como a degradação de componentes bioativos. O spray dryer é uma das técnicas de secagem que se destacam na indústria alimentícia, por ser um processo rápido, contínuo, econômico e por não expor o produto a elevadas temperaturas, diminuindo desta forma a sua degradação e perdas nutricionais. As propriedades do produto formado no processo dependem de uma série de variáveis que devem ser controladas, como a propriedades do líquido de alimentação, o design do equipamento e os parâmetros do processo. Neste sentido, este presente trabalho objetivou-se na revisão bibliográfica de aspectos importantes presentes no uso do processo de secagem por spray dryer na indústria alimentícia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Moutinho, Victor Hugo Pereira, Mario Tomazello Filho, José Otávio Brito, Adriano Wagner Ballarin, Fernando Wallase Carvalho Andrade, and Cláudia Da Costa Cardoso. "CHARACTERIZATION AND STATISTICAL CORRELATION BETWEEN CHARCOAL’S PHYSICAL AND MECHANICAL PROPERTIES OF Eucalyptus AND Corymbia CLONES." Ciência Florestal 27, no. 3 (August 31, 2017): 1095. http://dx.doi.org/10.5902/1980509828684.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo analisar as propriedades físicas e mecânicas do carvão de clones de eucalipto por análise de componentes principais e demonstrar as correlações entre essas propriedades, a fim de avaliar qual propriedade de carvão deve ser almejada no processo para obter um produto de alta qualidade. Desta forma, foram cortados oito clones de Eucalyptus e dois de Corymbia, coletando três árvores por clone e cinco discos em diferentes alturas. Os discos foram transformados em amostras para ensaio, totalizando uma média de 75 amostras por clones, que foram carbonizados sob condições específicas para a análise da densidade aparente, compressão paralela às fibras e degradação linear e volumétrica devido à alta temperatura. Vale ressaltar que os dados foram ponderados pelo disco e por árvore, para a uma média mais próxima da realidade. Para as correlações, foi utilizada a análise multivariada de componentes principais. Nisto, verificou-se a ação da densidade aparente do carvão como o ponto focal das outras propriedades estudadas e observou-se que quanto maior a densidade, maior será a força de compressão paralela à grã, o módulo de elasticidade e o rendimento gravimétrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Souza, Bartolomeu Israel. "Uso da vegetação e solos em áreas susceptíveis à desertificação na Paraíba/Brasil." GEOgraphia 13, no. 25 (January 24, 2012): 77. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2011.1325.a13617.

Full text
Abstract:
A desertificação é um tipo de degradação que ocorre nas zonas de clima seco do mundo, sendo resultante principalmente de algumas ações desenvolvidas para o aproveitamento econômico das terras nessas áreas. Na Paraíba, essa temática foi analisada levando-se em consideração as intervenções exercidas por pequenos produtores, por algumas ONGs e pelo Estado em localidades de três municípios, através das suas consequências para a vegetação de caatinga e para os solos. Para a identificação desses efeitos, foram selecionadas parcelas e transectos de 50 m x 4 m em algumas propriedades, em situações de preservação e degradação. Foi identificada a quantidade de espécies vegetais presentes, a altura e as famílias às quais pertenciam, além de se realizar coletas de solos para identificar a sua fertilidade. Os resultados obtidos demonstraram que onde as ONGs pesquisadas estavam atuando e as suas orientações eram seguidas, o uso das terras pelos pequenos agricultores resultou em menor dano ambiental e sustentabilidade, enquanto nas áreas onde ocorria o manejo das propriedades de forma tradicional, sendo estas exclusivamente dependentes das ações do Estado, este se mostrou ausente quanto ao desenvolvimento de intervenções que levassem ao uso sustentável dessas terras, encontrando-se uma situação de elevada degradação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Souza, Bartolomeu Israel. "Uso da vegetação e solos em áreas susceptíveis à desertificação na Paraíba/Brasil." GEOgraphia 13, no. 25 (January 24, 2012): 77. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2011.v13i25.a13617.

Full text
Abstract:
A desertificação é um tipo de degradação que ocorre nas zonas de clima seco do mundo, sendo resultante principalmente de algumas ações desenvolvidas para o aproveitamento econômico das terras nessas áreas. Na Paraíba, essa temática foi analisada levando-se em consideração as intervenções exercidas por pequenos produtores, por algumas ONGs e pelo Estado em localidades de três municípios, através das suas consequências para a vegetação de caatinga e para os solos. Para a identificação desses efeitos, foram selecionadas parcelas e transectos de 50 m x 4 m em algumas propriedades, em situações de preservação e degradação. Foi identificada a quantidade de espécies vegetais presentes, a altura e as famílias às quais pertenciam, além de se realizar coletas de solos para identificar a sua fertilidade. Os resultados obtidos demonstraram que onde as ONGs pesquisadas estavam atuando e as suas orientações eram seguidas, o uso das terras pelos pequenos agricultores resultou em menor dano ambiental e sustentabilidade, enquanto nas áreas onde ocorria o manejo das propriedades de forma tradicional, sendo estas exclusivamente dependentes das ações do Estado, este se mostrou ausente quanto ao desenvolvimento de intervenções que levassem ao uso sustentável dessas terras, encontrando-se uma situação de elevada degradação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Giarola, Neyde Fabíola Balarezo, Cássio Antônio Tormena, and Adriano Cassol Dutra. "Degradação física de um Latossolo Vermelho utilizado para produção intensiva de forragem." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 5 (October 2007): 863–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000500004.

Full text
Abstract:
A degradação e a perda de qualidade do solo podem ocorrer em áreas cultivadas com forragens para produção de feno devido ao freqüente e intenso tráfego de máquinas. Neste trabalho foi testada a hipótese de que sistemas de produção intensiva de forragem para fenação podem conduzir à degradação da qualidade física do solo. O objetivo deste estudo foi quantificar atributos físicos e morfológicos do solo para reconhecer e identificar a degradação física de um Latossolo Vermelho cultivado com a forrageira Tifton 85 (Cynodon spp.) para produção de feno, na região oeste do Paraná, Sul do Brasil. Utilizou-se uma área sob floresta nativa, contígua à área experimental, como referência de qualidade física do solo. Realizaram-se avaliações morfológicas dos perfis de solo e, nos horizontes A e Bw, foram determinadas as seguintes propriedades físicas do solo: densidade do solo, porosidade total e distribuição de poros e a curva de resistência do solo à penetração. As alterações ocorridas nos atributos morfológicos e físicos comprovaram a degradação física do solo cultivado com forrageira para produção de feno e confirmam a hipótese do trabalho. No solo cultivado com forrageira, verificaram-se reduções da macroporosidade e da porosidade total, bem como aumentos da densidade do solo e da resistência do solo à penetração. Sob uso intensivo para produção de forrageira, a camada superficial do solo apresentou porosidade com ar menor do que 10 % e resistência deste à penetração superior a 2,5 MPa. Os atributos morfológicos apenas permitiram localizar as alterações físicas ocorridas no solo, enquanto as propriedades físicas avaliadas possibilitaram quantificar a ocorrência da degradação física do solo. A curva de resistência do solo refletiu sensivelmente a degradação estrutural da camada superficial do solo cultivado com forrageira para produção de feno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ambrósio, José D., Luiz A. Pessan, Nelson M. Larocca, and Elias Hage Jr. "Influência das condições de processamento na obtenção de blendas PBT/ABS." Polímeros 20, no. 4 (November 19, 2010): 315–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282010005000051.

Full text
Abstract:
Foram desenvolvidos dispositivos para obtenção de fitas extrudadas de blendas poli(tereftalato de butileno)/terpolímero acrilonitrila-butadieno-estireno (PBT/ABS), que serviram para correlacionar diretamente as condições de preparação destas blendas em extrusoras com rosca dupla corotacional e interpenetrante (ERDCI) com as suas propriedades. Quando compatibilizada com terpolímero reativo metacrilato de metila-co-metacrilato de glicidila-co-acrilato de etila (MGE), a blenda ternária PBT/ABS/MGE apresentou maior viscosidade, menor entalpia de fusão e menor temperatura de transição frágil dúctil (TTFD) que a blenda binária PBT/ABS, devido possivelmente à reação do grupo epóxi do MGE com os terminais de cadeias do PBT. A blenda compatibilizada e processada com velocidade de rotação das roscas de 120 rpm apresentou maior viscosidade, menor entalpia de fusão e melhores propriedades de resistência ao impacto que aquela processada a 240 rpm. A maior velocidade de rotação das roscas pode ter degradado os componentes da blenda. A taxa de alimentação foi a variável de processo que mais influenciou nas propriedades da blenda, pois a taxa de 3,5 kg/h deteriorou completamente as propriedades de impacto, reduziu a viscosidade e aumentou a entalpia de fusão, quando comparada com a taxa de 7,0 kg/h. A deterioração das propriedades de impacto foi atribuída ao maior tempo de residência da blenda na ERDCI, que submeteu a blenda ao cisalhamento e à temperatura por mais tempo, causando degradação dos componentes da blenda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Américo, Juliana Heloisa Pinê, Sérgio Luís de Carvalho, Mônica De Lima Gonzaga, Elizete Aparecida Checon Freitas Lima, and Carlos Augusto Morais e. Araújo. "CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE PROPRIEDADES AGRÍCOLAS E PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE DOBRADA – SÃO PAULO, BRASIL." Holos Environment 12, no. 2 (December 20, 2012): 241. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v12i2.5361.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi realizar investigações junto a diversos produtores rurais no município de Dobrada - SP, procurando avaliar os principais problemas ambientais em suas propriedades agrícolas, e como estes são tratados de acordo com o grau de conscientização dos agricultores e pecuaristas. A pesquisa procurou identificar algumas ações no meio rural que contribuem de forma negativa para os processos de degradação ambiental. Por meio das informações obtidas foi possível determinar a estrutura e a caracterização socioeconômica dessas propriedades, bem como avaliar a percepção dos proprietários quanto à necessidade da preservação ambiental associada às práticas agrícolas. Para tanto, houve visitas a 30 propriedades rurais de diferentes tamanhos e aplicação de um questionário com questões abertas e de múltipla escolha, enfocando os principais problemas relacionados à degradação ambiental. As questões abordaram diferentes aspectos relacionados à contaminação dos recursos hídricos, uso e conservação do solo, proteção de matas nativas e ciliares, disposição de resíduos sólidos e líquidos, utilização de agrotóxicos e possíveis casos de contaminação, caça e pesca predatórias, entre outras ocorrências, procurando-se, também, avaliar a importância que o produtor rural e agregados atribuem aos recursos naturais e ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lima, Jéssica Camilla da Costa, Rosmary Nichele Brandalise, Yêda Medeiros Bastos de Almeida, Tomás Jeferson Alves de Melo, and Glória Maria Vinhas. "Avaliação das propriedades térmicas de misturas PLA/SEBS com moringa submetidas a degradação em ambiente marinho." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 2, 2021): e12210413249. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13249.

Full text
Abstract:
Neste trabalho investigou-se a influência do teor de SEBS e Moringa Oleífera nas propriedades térmicas de blendas PLA/SEBS e de dois biocompósitos baseados em duas dessas blendas. Foram preparadas duas blendas PLA/SEBS (90/10 e 70/30), dois biocompósitos de PLA/SEBS/MO (90/10/1 e 70/30/1) e um biocompósito de PLA/MO (100/1), através da mistura por fusão numa extrusora de matriz aberta. As amostras para biodegradação foram obtidas por prensagem a quente, sendo posteriormente inseridas em ambiente marinho simulado. A evolução da degradação foi avaliada por meio da termogravimetria e calorimetria exploratória diferencial. Foi observado um aumento da cristalinidade de todas as composições avaliadas, e uma redução da estabilidade térmica após a exposição ao ambiente marinho por períodos prolongados. Essa maior cristalinidade pode estar relacionada ao consumo das regiões amorfas e a menor estabilidade térmica está vinculada com a degradação hidrolítica do PLA, devido a água absorvida pela moringa em pó. A avaliação da variação de massa mostrou que as misturas com SEBS e Moringa, apresentaram uma taxa de degradação equivalente ou inferior aquela reportada para o PLA puro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Albuquerque, M. A., C. E. R. Schaefer, E. G. Loures, and L. Zambolim. "Persistência do fungicida triadimenol em solos." Revista Brasileira de Ciência do Solo 22, no. 2 (June 1998): 355–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06831998000200022.

Full text
Abstract:
O grau de persistência do fungicida triadimenol, que é utilizado intensamente no controle da ferrugem do cafeeiro, foi avaliado em amostras de duas classes de solo, Podzólico Vermelho-Amarelo câmbico (PV) e Latossolo Vermelho-Amarelo variação Una (LU) da região de Viçosa, MG, com e sem adição de composto orgânico. Utilizou-se a técnica de bioautografia em camada fina. O triadimenol foi adicionado a 375 mg kg-1 de ingrediente ativo de solo, e as extrações dos resíduos fungitóxicos foram feitas 35, 70 e 115 dias após a incorporação aos solos, mantendo-se os tratamentos em condições de laboratório. A adição de composto orgânico não provocou variação significativa na degradação de triadimenol nos solos. Houve diferenças entre os solos na cinética de degradação do triadimenol, tendo no Podzólico ocorrido maiores taxas de degradação, possivelmente pela maior fertilidade natural, retenção de água e propriedades físicas e condições hídricas mais favoráveis à degradação microbiana. Nas condições do presente estudo e pela taxa de degradação verificada, o triadimenol pode ser considerado moderadamente persistente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Paula, C. G. de, and E. S. Trichês. "Preparação e caracterização de scaffolds de β-fosfato tricálcico pelo método de freeze casting." Cerâmica 64, no. 372 (December 2018): 553–58. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132018643722415.

Full text
Abstract:
Resumo Scaffolds são substratos tridimensionais que permitem a diferenciação, proliferação e crescimento celular. A fim de se atingir propriedades como biocompatibilidade, adequada porosidade e interconectividade, ideais taxas de degradação e propriedades mecânicas, este estudo teve como objetivo a produção de scaffolds de β-fosfato tricálcico (β-TCP) pelo método de freeze casting. Por meio da variação do teor de sólidos da suspensão cerâmica foi possível avaliar sua influência na microestrutura e propriedades físicas e mecânicas dos scaffolds de β-TCP. A porosidade variou entre 85 e 55% para teores de sólidos de 10 e 30 vol%, respectivamente. A morfologia dos poros foi caracterizada por um padrão lamelar, semelhante ao formato dos cristais de gelo. O aumento do teor de sólidos na suspensão cerâmica resultou na redução do número de poros lamelares. Os valores de resistência mecânica à compressão variaram entre 0,10 e 0,71 MPa. Os scaffolds com maior valor de resistência à compressão foram submetidos ao ensaio de degradação, cujos resultados revelaram que a perda de massa dos scaffolds aumentou com tempo de imersão. O maior valor de perda de massa foi de 2,89±0,64% para período de 28 dias. Os scaffolds de β-TCP apresentam grande potencial para uso na engenharia tecidual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Babetto, Alex Sandro, José Augusto Marcondes Agnelli, and Sílvia Helena Prado Bettini. "Avaliação de sistemas pró-degradantes na degradação termooxidativa do PEAD." Polímeros 25, spe (December 2015): 68–76. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.2022.

Full text
Abstract:
Resumo Sistemas pró-degradantes fundamentados em estearatos de ferro e de manganês e o aditivo comercial d2w, fundamentado em sal orgânico de manganês, foram avaliados em filmes de polietileno de alta densidade (PEAD) em ambiente termooxidativo (estufa a 80 °C e ausência de luz). A degradação termooxidativa foi monitorada por propriedades mecânicas, espectroscopia de infravermelho e cromatografia por exclusão de tamanho. Os resultados mostram que ambos os metais aceleram a degradação termooxidativa do PEAD. Entretanto, o desempenho pró-degradante do estearato de manganês é significativamente superior ao do estearato de ferro. Para o ferro, a degradação aumenta com o aumento da concentração do metal, enquanto que o manganês apresenta valor máximo de degradação em função da concentração. O estado de oxidação do ferro não interfere no desempenho pró-degradante. O aditivo comercial d2wTM acelera, significativamente, a termooxidação do PEAD, mas seu desempenho é inferior ao estearato de manganês provavelmente em função do conjunto de estabilizantes adicionados ao produto comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rodrigues, D. V., G. C. Xavier, F. Saboya, P. C. A. Maia, and J. Alexandre. "Durabilidade de peças cerâmicas vermelhas com adição de rejeito de rocha ornamental isenta de granalha." Cerâmica 58, no. 347 (September 2012): 286–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000300003.

Full text
Abstract:
Para avaliação da degradação acelerada em laboratório sofrida pelos corpos de prova de cerâmica vermelha com adição de rejeito de rocha ornamental isento de granalha, foi utilizado um equipamento que lixivia com água quente e fria em tempos controlados, e também, congela a amostra em até -4 ºC. Os corpos de prova cerâmicos foram confeccionados com até 10% em massa de rejeito de rocha ornamental a seco, e em seguida, umedecidos e moldados por extrusão. Os materiais produzidos foram calcinados nas temperaturas de 700 ºC, 800 ºC e 900 ºC. Após 1060 h de degradação acelerada em equipamento de laboratório, analisaram-se as propriedades cerâmicas do material. Os resultados das resistências mecânicas foram comparados através da distribuição de Weibull, antes e depois da degradação. Nota-se que o material com adição de 10% de rejeito de rocha ornamental na massa cerâmica é mais confiável quando queimada a 900 ºC após a degradação, quando comparados com as amostras sem adição de rejeito, proporcionando maior durabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Camassari, J. R., A. B. Correr, J. C. O. Sardi, L. Correr-Sobrinho, R. M. Puppin-Rontani, and A. B. De Paula. "Influência da Degradação por Biofilme Cariogênico de S.mutans nas Propriedades de Superfíciede Compósitos Bulk Fill." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 14. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p14.

Full text
Abstract:
O objetivo neste estudo foi avaliar a influência da degradação pelo biofilme de S. mutans na rugosidade (Ra) e dureza (KNH) de superfície de compósitos Bulk Fill de alta viscosidade. Para tanto, foram confeccionados 20 espécimes circulares (5mm x 2 mm) de cada material: Filtek Bulk-Fill (FBF), Tetric Evo-Ceram Bulk-Fill (TEC), X-traFil (XF) e Filtek Z350 (Z350)e distribuídos em 4 grupos (n10). Após 24 horas, os espécimes foram polidos e as mensurações iniciais de Ra e KHN realizadas. Seguidamente, todos os espécimes foram esterilizados em óxido de etileno e submetidos à degradação biológica por S. mutans durante 7 dias e a Ra e KHN novamente mensuradas. Os dados foram submetidos à ANOVA dois fatores para medidas repetidas e teste Tukey (p<0,05). Houve interação signficativa entre os fatores (material x biodegradação). Antes da biodegradação a XF (0,1251) apresentou maiores valores de Ra, quando comparada aos demais materiais, os quais apresentaram valores similares. Após a biodegradação, XF (0,3100) apresentou maiores valores de Ra e Z350 (0,1443) os menores, enquanto o Tetric e e Filtek apresentaram valores similares. Maiores valores de KHN foram obtidos pela XF (151,7 106) e os menores valores pela TEC (62,2 51,8), tanto antes quanto após a biodegradação, enquanto FBF e Z350 apresentaram valores similares. A biodegradação promoveu aumento da Ra e redução da KHN para todos os grupos. Conclui-se que, a degradação por biofilme de S. mutans alterou negativamente as propriedades de superfície de todos os compósitos, sendo dependente da composição do material. Palavras-chave: Biofilmes. Resinas Compostas. Streptococcus mutans.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Costa, Anahi P., Edson C. Botelho, and Luiz C. Pardini. "Efeito da degradação ambiental nas propriedades de cisalhamento de compósitos PPS/fibra de carbono." Polímeros 21, no. 3 (June 17, 2011): 161–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282011005000042.

Full text
Abstract:
Os compósitos termoplásticos avançados são uma alternativa a compósitos termorrígidos em algumas aplicações aeronáuticas, devido a ganhos em propriedades. Dentre as matrizes termoplásticas, o PPS (poli sulfeto de fenileno) destaca-se devido às suas características estruturais. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência do condicionamento ambiental sobre o comportamento de resistência ao cisalhamento de PPS / fibras de carbono. Por esta razão, amostras deste material foram condicionadas em solução salina, em banho higrotérmico e sob radiação UV. Após estes condicionamentos os corpos-de-prova foram avaliados quanto a sua resistência aos cisalhamentos interlaminar (ILSS) e Iosipescu e os resultados obtidos foram comparados. Quando comparado ao valor de cisalhamento interlaminar obtido do compósito não-climatizado (58,4 ± 1,9 MPa), os valores de cisalhamento interlaminar ILSS decaíram em torno de 14 e 3%, respectivamente, após banho higrotérmico e banho salino. Sob condicionamento por radiação UV houve um decréscimo de 2% após exposição por 300 horas, 11% após 600 horas e 9% após 900 horas. Já o laminado ensaiado pelo método Iosipescu teve uma tensão de cisalhamento no plano de 109,2 ± 0,4 MPa. Com condicionamentos, teve um decréscimo de 6% após banho higrotérmico e 12% após banho salino. A exposição à radiação UV provocou na resistência de cisalhamento no plano um decaimento de 6% para o condicionamento de 300 horas, 10% para o condicionamento de 600 horas e 14% para o condicionamento por 900 horas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Salomão, Pedro Emílio Amador, Ivan Pereira Nery, and Janaina Mendonça Pereira. "Avaliação da sustentabilidade da pecuária em propriedades rurais no município de Malacacheta." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e152911858. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1858.

Full text
Abstract:
A agricultura e a pecuária têm forte participação na economia brasileira, e desde a década de 70 melhorias no padrão de produção do setor, através da intensificação no uso de tecnologias no processo produtivo, acarretaram em um aumento significativo da produtividade. Diante da necessidade de manter o produtor no campo, e dada a degradação das pastagens, a gestão da propriedade rural, buscando conciliar a produção com a conservação dos recursos naturais é imprescindível para a sustentabilidade da atividade. A ferramenta ISA - Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas - é um sistema integrado que verifica o desempenho socioeconômico e ambiental das propriedades rurais, é de domínio público, e foi institucionalizado no estado de Minas Gerais, em 2012. Este trabalho teve como objetivo avaliar a sustentabilidade da pecuária, através de um diagnóstico dos balanços social, econômico e ambiental de duas propriedades rurais, localizadas no município de Malacacheta-MG, utilizando a ferramenta ISA. Com os resultados obtidos, pretende-se auxiliar ao produtor rural, apontando pontos críticos a serem corrigidos de forma imediata e comparar os resultados avaliando qual atividade desenvolvida é mais sustentável, pecuária de leite ou pecuária de corte. O estudo apresentou para as propriedades de pecuária de leite e pecuária de corte os índices de sustentabilidade 0,50 e 0,53, respectivamente, onde tem-se um intervalo de 0 a 1, considerando-se 0,7 o valor de referência para o bom funcionamento do agroecossistema e para defini-lo como sustentável. Com base nos dados levantados, este trabalho tem como objetivo mostrar como manter um propriedade sustentável de forma ambientalmente correta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Grisa, Ana M. C., Taysnara Simioni, Vicente Cardoso, Mara Zeni, Rosmary N. Brandalise, and Bárbara C. D. A. Zoppas. "Degradação biológica do PVC em aterro sanitário e avaliação microbiológica." Polímeros 21, no. 3 (July 8, 2011): 210–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282011005000046.

Full text
Abstract:
O poli(cloreto de vinila) (PVC) é um dos polímeros utilizado no campo das embalagens e no setor calçadista, e, em função da sua aplicação diversificada, apresenta elevados percentuais em aterros domésticos e industriais. É um polímero amorfo podendo apresentar diferentes teores de plastificante e outros aditivos responsáveis pela sua estabilização, os quais podem influenciar no tempo de vida útil e nas propriedades do produto final. Este trabalho apresenta o estudo da degradação química e biológica de filmes de poli(cloreto de vinila) flexível (PVC-f), no aterro sanitário São Giácomo, na cidade de Caxias do Sul/RS, antes e após 330 dias de disposição. As amostras de PVC-f antes e após a disposição no aterro sanitário foram avaliadas por análise térmica (TGA), estrutural (FT-IR) e morfológica (MEV e MO). Observou-se que as amostras de PVC-f dispostas no aterro sanitário (PVC-fa), apresentam um único evento de perda de massa, em relação ao PVC-f não degradado ou virgem (PVC-fv), além de um maior % de perda de massa e de mudanças estruturais. Nas amostras de PVC-fa foram observadas modificações morfológicas importantes para descrever os fenômenos de degradação como erosão da superfície, bioerosão, que propiciaram a ação das leveduras, bactérias e fungos presentes no meio no polímero aterrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rosa, Derval S., Bruno L. M. Franco, and Maria Regina Calil. "Biodegradabilidade e propriedades mecânicas de novas misturas poliméricas." Polímeros 11, no. 2 (June 2001): 82–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282001000200010.

Full text
Abstract:
O plástico tem sido cada vez mais usado em nosso cotidiano em diversos tipos de produtos: garrafas, embalagens, automóveis, etc. Diversas alternativas têm sido buscadas para minimizar o impacto ambiental causado pelos polímeros convencionais. Uma importante alternativa é o uso de polímeros biodegradáveis, que podem ser degradados pela ação de microorganismos, tais como bactérias, fungos ou algas. As aplicações tecnológicas de polímeros biodegradáveis normalmente requerem melhorias nas suas propriedades mecânicas. Neste contexto, novas misturas poliméricas vêm sendo obtidas para aplicações inovadoras e mais baratas. Neste trabalho, será apresentada a metodologia de preparação de novas misturas poliméricas, contendo diferentes teores de amido, com Policaprolactona (PCL), Polihidróxibutirato (PHB) e um copolímero Poli(hidróxibutirato-co-valerato) (PHBV). A resistência à tração das blendas com 50% em massa de amido é 35% e 60% menor do que a dos polímeros PCL e PHBV puros, respectivamente. Quando expostas a microorganismos em lodo ativado, as misturas de PCL ou PHBV com maiores dosagens de amido apresentam maiores taxas de degradação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Souza, Emanoela Volles de, Alvaro de Moraes Mendes, Marco Antônio de Oliveira Almeida, and Cátia Cardoso Abdo Quintão. "Percentual de degradação das forças liberadas por ligaduras elásticas." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 13, no. 2 (April 2008): 138–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192008000200016.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: avaliar ligaduras elásticas da marca Morelli, dos tipos modular e bengala, nas cores cinza e cristal para determinação do percentual de degradação das forças geradas pelas mesmas. METODOLOGIA: as ligaduras elásticas foram estiradas em estiletes de aço inoxidável com diâmetro de 4mm, imersas em solução de saliva artificial a 37ºC, sendo a intensidade das forças liberadas medidas nos tempos de zero hora, 24 horas, 1 semana, 2 semanas, 3 semanas e 4 semanas, em máquina de ensaios de tração. RESULTADOS E CONCLUSÕES: as ligaduras do tipo bengala liberaram, em média e no período de 4 semanas, maior intensidade de força que as do tipo modular. O percentual de degradação das forças liberadas por todas as ligaduras aumentou de forma acentuada entre zero e 24 horas e de forma gradativa após este período, com exceção do 28º dia quando, provavelmente, houve perda das propriedades elásticas das ligaduras. Não foi observado um comportamento constante das ligaduras bengala e modular em relação às cores cinza e cristal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Vanin, Mirela, Cesar C. Santana, Íris L. Torriani, Tomás Privelic, and Eliana A. R. Duek. "Estudo da degradação "in vitro" de blendas de poli(beta-hidroxibutirato) (PHB) / poli(L-ácido latico) (PLLA) na forma de filmes." Polímeros 14, no. 3 (September 2004): 187–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282004000300015.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi realizado um estudo de avaliação da degradação "in vitro" da blenda biorreabsorvível poli(beta-hidroxibutirato) (PHB) / poli(L-ácido lático) (PLLA). As blendas PHB/PLLA na forma de filmes, nas composições 0/100, 30/70, 50/50, 70/30 e 100/0 (% em massa), foram obtidas pelo método de evaporação do solvente. Os filmes obtidos foram imersos em solução tampão fosfato salino, PBS, (pH 7,4) por 12 meses em banho termostatizado à 37 °C. As amostras foram caracterizadas por MDSC, TG, DMA, SEM, WAXS e SAXS, antes e após o processo de degradação. Os resultados mostraram que a blenda PHB/PLLA é imiscível em todas as composições estudadas, apresentando morfologia com separação de fases. Observou-se que o PLLA perdeu propriedades mecânicas de tração mais rapidamente que o PHB, durante o processo de degradação, tornando-se mais quebradiço. Verificou-se também aumento no grau de cristalinidade e na espessura do período longo das cadeias poliméricas nas blendas em função da degradação, sugerindo aumento da lamela cristalina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Motta, A. C., and E. A. R. Duek. "Síntese, caracterização e degradação "in vitro" do poli( L-ácido láctico-co-ácido glicólico)." Matéria (Rio de Janeiro) 11, no. 3 (September 2006): 340–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762006000300024.

Full text
Abstract:
A utilização de polímeros bioreabsorvíveis na área médica tem aumentado a cada ano. Dentre os polímeros bioreabsorvíveis mais estudados, encontra-se o poli (L-ácido láctico-co-ácido glicólico), PLGA, cuja principal característica é apresentar curto tempo de degradação e por isso, aplicado como suturas, dispositivos para liberação controlada de medicamentos e regeneração guiada de tecido em contato com o osso, periodontia. Os objetivos deste trabalho foram sintetizar, caracterizar e estudar a degradação "in vitro" de membranas de PLGA. O copolímero foi sintetizado através da abertura dos dímeros cíclicos do ácido láctico e do ácido glicólico, utilizando como catalisador o Sn(Oct)2. Obteve-se PLGA com valores de massa molar ( MW ) da ordem de 10(5) g/mol e sua estrutura química foi confirmada através de RMN de ¹H e 13C e IR. As propriedades térmicas do PLGA foram estudadas por DSC, sendo verificado que o copolímero, na relação estudada, 80/20 é amorfo. O estudo da degradação "in vitro" das membranas do PLGA, mostrou o surgimento de cristalinidade em função do tempo de degradação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lange, Anderson, Jeferson Dantas, Onã Da Silva Freddi, Willian Buratto, Cassiano Spaziani, and Gustavo Caione. "DEGRADAÇÃO DO SOLO E PECUÁRIA EXTENSIVA NO NORTE DE MATO GROSSO." Nativa 7, no. 6 (November 11, 2019): 642. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v7i6.6838.

Full text
Abstract:
A pecuária no Brasil tem uma longa história referente ao manejo de pastagens, contudo, informações sobre as alterações nas propriedades do solo devido a conversão de áreas de floresta para pastagens no bioma Amazônico ainda são incipientes. Objetivou-se mensurar os impactos nas propriedades químicas e físicas em um Latossolo Vermelho-Amarelo cultivado com pastagem por 10 e 20 anos sem correções em comparação a condição de floresta. A conversão do uso do solo de floresta para pastagens, num período de 20 anos, resultou em redução do pH, dos teores de fósforo, potássio, cálcio, magnésio, saturação por bases e capacidade de troca catiônica. Não se verificou mudanças significativas nos estoques de carbono do solo. O uso do solo por 10 ou 20 anos com pastagem resultou em aumento da densidade de solo, causando compactação superficial.Palavras-chave: fertilidade do solo; sustentabilidade agrícola; estoque de carbono. SOIL DEGRADATION BY THE EXTENSIVE LIVESTOCK IN THE SOUTHERN AMAZON OF THE STATE OF MATO GROSSO ABSTRACT: Cattle breeding in Brazil has a long history of pasture management, however, information on changes in soil properties due to the conversion of forest areas to pasture in the Amazon biome is still incipient. The objective of this study was to measure the impacts on the chemical and physical properties of a Yellow-Red Latosol cultivated with pasture for 10 and 20 years without corrections in comparison to the forest condition. The conversion of forest land use to pasture over a 20-year period resulted in reduced pH, phosphorus, potassium, calcium, magnesium, base saturation, and cation exchange capacity. There were no significant changes in soil carbon stocks. Soil use for 10 or 20 years with pasture resulted in increased soil density, causing surface compaction.Keywords: soil fertility; agricultural sustainability; carbon stock.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Dalmolim, Décio, and Jairo Afonso Henkes. "A DEGRADAÇÃO NAS MARGENS DE ARROIOS NO MUNICIPIO DE IPIRANGA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 3, no. 2 (November 11, 2014): 363. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v3e22014363-383.

Full text
Abstract:
A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tendo como referencial básico os desafios e diretrizes das necessidades atuais, têm procurado articular esforços integrados com as demais instituições públicas e privadas,com objetivo de construir a necessária convergência entre as políticas de desenvolvimento agropecuário e a recuperação e conservação dos recursos naturais, visando o desenvolvimento sustentável e mais equilibrado das diferentes regiões do Estado. O programa análise das áreas degradadas em margens de arroios em (UPFS – unidades de produção familiar) do projeto de diversificação nas unidades produtoras de tabaco no município de Ipiranga– PR, sintetiza uma iniciativa do Governo Estadual, através do Instituto Emater, para apoiar os produtores rurais interessados em promover, de forma planejada, a conjugação de ações de conservação e recuperação dos recursos naturais, simultaneamente à melhoria da produtividade agrícola, com ganhos econômicos. Em síntese, o Programa incorpora o desafio de ampliar a cobertura florestal com essências nativas e avançar na adoção de boas práticas agrícolas nas atividades agrícolas mais expressivas em termos de ocupação do solo, com incentivos aos produtores interessados, através do fornecimento de assistência técnica ao planejamento individual da propriedade, à implantação das atividades de recuperação e conservação de recursos naturais, e à renovação ou implantação de lavouras. Trata-se de uma iniciativa inovadora e estruturante que, ao mesmo tempo, se constitui em importante experiência piloto, em vista das dificuldades e obstáculos a superar, considerando os padrões atuais de degradação dos recursos naturais e os elevados custos que sua recuperação impõe aos produtores rurais. Nossa expectativa é a de que as propriedades rurais beneficiadas se constituam, nos próximos anos, em unidades de referências e de demonstração em recuperação agroambiental, para as várias regiões do município. Ao mesmo tempo, tais experiências se constituirão em bases sólidas para estender à todos os produtores rurais, através dos instrumentos de políticas públicas de crédito rural e de incentivos econômicos, as oportunidades de avançar na agricultura paranaense, conservando e recuperando os recursos naturais. Este é o verdadeiro caminho da sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ribeiro, Bruno, Edson C. Botelho, and Michelle L. Costa. "Estudo da cinética de decomposição de compósitos nanoestruturados de poli (sulfeto de fenileno) reforçados com nanotubos de carbono." Polímeros 24, no. 6 (December 2014): 720–25. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1698.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho consiste na obtenção de compósitos nanoestruturados de poli (sulfeto de fenileno) (PPS) reforçados com nanotubos de carbono de paredes múltiplas (MWCNT) por meio da técnica de mistura em fusão, e posterior caracterização de suas propriedades morfológicas e térmicas. A análise por microscopia eletrônica de transmissão foi utilizada com o intuito de avaliar a qualidade da dispersão dos MWCNTs na matriz polimérica. A partir das curvas de termogravimetria obtidas, foi observado um aumento na temperatura máxima de degradação pela adição do nanoreforço na matriz polimérica. Além disso, o modelo matemático de Ozawa-Wall-Flynn foi utilizado com o intuito de determinar os parâmetros cinéticos de degradação. Os resultados mostraram um aumento de aproximadamente 25 ºC na temperatura máxima de degradação (Tmax) quando uma pequena quantidade de MWCNT (0,5 wt %) foi considerada. Este fato contribuiu para o aumento da estabilidade térmica do PPS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

De Aquino Lemos Filho, Luis César, Larissa Luana Nicodemos Ferreira, and Daniel Lima De Lyra. "Variabilidade espacial de atributos do solo indicadores de degradação ambiental em microbacia hidrográfica." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 11, no. 1 (March 31, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v11i1.3413.

Full text
Abstract:
O uso e a exploração além da capacidade de suporte e a ausência de práticas conservacionistas trazem consequências negativas para os solos, como impactos em suas propriedades físicas e químicas, acelerando o processo de degradação. Logo, o conhecimento da variabilidade espacial das propriedades do solo, como densidade e matéria orgânica, pode contribuir para o seu manejo adequado. Com isso, objetivou-se estudar a dependência espacial dessas duas variáveis, densidade e matéria orgânica do solo, por meio de técnicas da geoestatística. O trabalho foi realizado numa microbacia hidrográfica de cabeceira, no município de Andrelândia-MG. Foram selecionados 58 pontos, nos quais foram analisados os dois atributos nas camadas de 0-0,2 e 0,2-0,4 m de profundidade. Os resultados mostraram que a camada de 0-0,2 m apresenta-se menos compactada e com maior teor de matéria orgânica quando comparada com a camada de 0,2-0,4 m. O modelo do semivariograma que apresentou maior dependência espacial foi o exponencial. A densidade e a matéria orgânica do solo apresentaram dependência espacial, o que mostra a importância desses estudos para manejar adequadamente o solo, visto que a krigagem mostrou ser uma relevante ferramenta no conhecimento da dinâmica espacial da densidade do solo e da matéria orgânica na microbacia, podendo ser utilizada na tomada de decisão, tanto para a conservação quanto para a manutenção da qualidade dos recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rodrigues, Murillo Henrique de Matos, Lidiaine Maria dos Santos, Rosana De Fátima Gonçalves, Maria Rita de Cássia Santos, Maria Fernanda do Carmo Gurgel, and Mario Junior Godinho. "ESTUDO DA CINÉTICA DE DEGRADAÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO UTILIZANDO CATALISADORES DE CÉRIA DOPADA COM ÍNDIO." Journal of Engineering and Exact Sciences 4, no. 1 (November 8, 2017): 0028–34. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl4iss1pp0028-0034.

Full text
Abstract:
A céria (CeO2) tem atraído a atenção de muitos pesquisadores devido à sua variabilidade de aplicações. Entretanto, este trabalho teve como finalidade investigar a influência do dopante índio (In) na morfologia e nas propriedades fotocatalíticas da céria. A céria dopada com 10, 15 e 20% em mol de índio (Ce1-xInxO2) foi obtida pelo método de coprecipitação acrescida do tratamento hidrotérmico assistido por micro-ondas. Os materiais obtidos apresentaram diferentes morfologias com tamanhos entre 200 e 600 nm, dependendo da concentração de dopante utilizada. A morfologia também tem corroborarado nas propriedades fotocatalíticas observadas na degradação do azul de metileno, em que houve um melhor resultado nas proporções de 10 e 15% em mol de índio. Por intermédio do perfil cinético observou-se que todos os materiais são regidos por uma lei de velocidade de pseudo primeira ordem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Clementino dos Santos, Antonio, Evandro Maia Ferreira, and Leandro Coelho de Araújo. "PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DE SOLOS EM ÁREAS SOB PASTAGENS EM CERRADO DO NORTE DO TOCANTINS." Revista Acadêmica: Ciência Animal 7, no. 1 (January 15, 2009): 55. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v7i1.8924.

Full text
Abstract:
A condição de densidade e tipo de solo tem importância para orientar o manejo de pastagem em uma área. O presente trabalho realizado no município de Wanderlândia, Estado do Tocantins, teve por objetivo caracterizar ambiente de pastagem, dando ênfase às classes de solos, com a finalidade de mensurar e avaliar a degradação de pastagens. Essas áreas situam-se em domínio de Latossolo Vermelho distrófico e Neossolo Quartzarênico órtico cultivadas por pastagem (“Brachiaria brizantha” [Hochst.] Stapf). Verificou-se pelos resultados que as mudanças de classes de solos levaram as alterações no pH, densidade do solo e, em consequência, redução na quantidade total de poros, principalmente nas primeiras camadas do horizonte A. As amostragens realizadas foram eficientes, uma vez que proporcionaram subsídios para a avaliação do nível de degradação, revelando que o manejo inadequado do solo compromete o desenvolvimento da pastagem (número de perfilhos e touceiras). Concluindo, os resultados mostraram maior estande de planta nas áreas com Neossolo Quartzarênico órtico quando comparadas com Latossolo, revelando que o manejo adotado neste último solo está sendo subutilizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Resende, Thalita Mendes, Vania Rosolen, Martial Bernoux, Jorge Luís Silva Brito, Elias Nascentes Borges, and Fabrício Pelizer Almeida. "Atributos físicos e carbono orgânico em solo sob Cerrado convertido para pastagem e sistema misto." Sociedade & Natureza 27, no. 3 (December 2015): 501–13. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320150310.

Full text
Abstract:
RESUMO A pastagem é uma importante atividade econômica no Cerrado. A partir das décadas de 1970 e 1980, programas para melhoria das pastagens introduziu gramíneas principalmente do gênero Brachiaria. Quando manejada adequadamente, a pastagem é reconhecida como eficiente em sequestrar carbono e contribuir com a mitigação das concentrações de gases do efeito estufa na atmosfera, condição que será atingida em função do tempo de uso e das propriedades de cada tipo de solo. A microrregião de Uberlândia no Triângulo Mineiro (MG) é tradicionalmente ligada à pastagem. No entanto, as condições geológicas, naturais do solo e do clima são fatores que podem acelerar a degradação dos solos quando a pastagem não é manejada adequadamente. O objetivo deste artigo foi comparar as mudanças das propriedades do solo e a incorporação de C em áreas recobertas com [1] Cerrado arbóreo natural, [2] sistema misto convertido inicialmente ao uso agrícola e os últimos 15 anos de pastagem, e [3] pastagem cultivada há 30 anos. Os resultados mostram a influência de uso sobre a dinâmica da matéria orgânica, e avalia o potencial de degradação dos solos mediante a atividade, o manejo e o tempo de uso do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Antonio Sousa, Ivandro de França da Silva, Leonardo Elias Ferreira, Lucas Borchartt, Mayara Andrade Souza, and Walter Esfrain Pereira. "Propriedades físicas e químicas em diferentes usos do solo no Brejo Paraibano." Revista Brasileira de Ciência do Solo 37, no. 4 (August 2013): 1064–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832013000400023.

Full text
Abstract:
A substituição da vegetação nativa no Brejo Paraibano, inicialmente por cana-de-açúcar e mais recentemente por pastagens, em relevo fortemente ondulado, causaram sérios problemas de degradação do solo. Atualmente, partes dessas pastagens estão dando lugar ao plantio de sabiá (MIMOSA CAESALPINIAEFOLIA: Benth). Objetivou-se, neste trabalho, analisar o efeito dessas mudanças nas propriedades físicas e químicas do solo e no desenvolvimento das raízes. O experimento foi conduzido no município de Areia, PB, em um Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico. Os tratamentos foram representados por três diferentes usos: mata secundária, cultivo de sabiá e pastagem com braquiária (BRACHIARIA DECUMBENS: ). As amostras de solo foram coletadas nas diferentes áreas, em três posições da encosta: parte superior, mediana e inferior. Em cada posição, coletou-se solo em três diferentes pontos em quatro profundidades: 0,0-2,5; 2,5-5,0; 5,0-10,0; e 10,0-20,0 cm, para análises físicas e de raízes. Foram feitas amostras compostas para as análises químicas e do conteúdo de argila. O experimento foi conduzido num delineamento inteiramente casualizado, com medidas repetidas no espaço. Observou-se que a agregação, densidade e a porosidade total apresentaram melhores resultados na área de mata nativa secundária. A substituição da área de pasto por sabiá prejudicou a agregação, mas não alterou a densidade e a porosidade total do solo. Os teores de nutrientes foram maiores na área de sabiá, embora sejam significativos apenas para o K e a saturação por bases. As mudanças no uso do solo sempre causam degradação de suas propriedades físicas e químicas, mas, quando essa substituição é feita por um sistema menos agressivo, é difícil perceber modificações em pouco tempo de uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Motta, Adriana C., and Eliana A. R. Duek. "Síntese, caracterização e degradação " in vitro" do Poli(L-ácido láctico)." Polímeros 16, no. 1 (March 2006): 26–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282006000100008.

Full text
Abstract:
O estudo e aplicação de poliésteres bioreabsorvíveis para reparar tecidos danificados tem se mostrado uma área de pesquisa muito promissora. Poli (L-ácido láctico), PLLA, se destaca dentre os poliésteres bioreabsorvíveis, em função de características como biocompatibilidade e bioreabsorção. No entanto, seu alto custo de importação limita a expansão de seus dispositivos no País. Os objetivos deste trabalho foram sintetizar, caracterizar e estudar a degradação in vitro de membranas de PLLA. O polímero foi sintetizado através da abertura do dímero cíclico do ácido láctico, utilizando-se como catalisador Sn(Oct)2. Obteve-se PLLA com altos valores de massa molar (Mw em torno de 10(5) g/mol) e sua estrutura química foi confirmada através de RMN de ¹H e 13C e IR. As propriedades térmicas do PLLA foram estudadas por DSC, sendo verificada uma alta cristalinidade para o material, o que está de acordo com a literatura. O estudo da degradação "in vitro" das membranas do PLLA mostrou um aumento do grau de cristalinidade em função do tempo de degradação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Vieira de Oliveira, Dayane, Mateus Alexandre da Silva, Marina Neves Merlo, and Michael Silveira Thebaldi. "PROPRIEDADES DO CONCRETO PRODUZIDO COM RESÍDUO DE VIDRO TEMPERADO." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 8, no. 1 (March 17, 2021): 174–81. http://dx.doi.org/10.20873/uftv8-9693.

Full text
Abstract:
Devido à degradação ambiental provocada pela construção civil, nota-se a preocupação em encontrar materiais alternativos, a fim de poupar recursos naturais e evitar a deposição desordenada de resíduos. Desta maneira, objetivou-se analisar a viabilidade técnica da utilização de resíduos de vidro temperado em substituição ao agregado graúdo em concretos. As substituições em massa da brita pelo vidro seguiram as proporções de 0, 10, 20, 50, 70 e 100%. Analisou-se a granulometria do resíduo de vidro, a consistência do concreto em estado fresco e endurecido, a massa específica do concreto úmido e sua resistência a compressão com 28 dias. A granulometria do vidro se equiparou a da brita, enquanto a consistência do concreto diminuiu com o aumento da substituição da brita pelo resíduo de vidro. Os resultados de massa específica do concreto e a resistência a compressão, não apresentaram variações significativas em relação ao concreto convencional. Portanto, a utilização deste resíduo como agregado graúdo no concreto alcançou resultados técnicos e ecológicos positivos. Contudo, é necessária uma maior compreensão de sua execução, sendo indicado, a priori, apenas para fins não estruturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Alcócer, Juan Carlos Alvarado, Olienaide Ribeiro de Oliveira Pinto, Jangirgledia De Oliveira, Maria Elanny Damasceno Silva, and Ari Clecius Alvez de Lima. "USO DO BIODIGESTOR NA SUINOCULTURA: UMA ALTERNATIVA À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ, CEARÁ." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 2 (July 17, 2020): 783. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020783-818.

Full text
Abstract:
A suinocultura é significativa do ponto de vista social e econômica. Sua exploração é apontada pelos órgãos ambientais como uma atividade causadora de degradação ambiental gerando grande quantidade de resíduos. No Maciço de Baturité uma parte de sua população rural sobrevive da exploração da suinocultura e os dejetos gerados frequentemente são desperdiçados. Nota-se escassez de trabalhos que apresentem a solução total ou parcial do problema ambiental gerado pela suinocultura em propriedades rurais no Maciço. O objetivo desse trabalho é mostrar que o uso do biodigestor na suinocultura é uma alternativa sustentável para a região do Maciço, podendo contribuir para o controle das emissões de gases de efeito estufa, redução dos impactos ambientais e produção de energia renovável e adubo orgânico. Realizou-se um levantamento dos biodigestores em propriedades rurais de suínos dos municípios do Maciço. Foram entrevistados agricultores para saber a destinação dada aos produtos da digestão anaeróbia (biogás e biofertilizante) e observaram-se os impactos ambientais gerados por resíduos animais, além de, realizar análise dos gases do biogás. Portanto, a produção do biogás e do biofertilizante pelo sistema de biodigestão agrega valor à propriedade rural, tanto pelo fato da geração de energia renovável quanto à reciclagem de nutrientes e saneamento ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Almeida, Aldênia Mendes Mascena de, Paulo Furtado Mendes Filho, Kaio Gráculo Vieira Garcia, Vânia Felipe Freire Gomes, and Cicero Lima de Almeida. "Densidade, caracterização e eficiência de bactérias fixadoras de Nitrogênio em áreas de caatinga degradada." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 13, no. 1 (January 1, 2018): 16. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i1.5282.

Full text
Abstract:
A degradação do solo resultante de práticas não conservacionistas pode acarretar prejuízos irreparáveis às propriedades químicas e biológicas do sistema edáfico de regiões Semiáridas do Nordeste brasileiro. O objetivo do trabalho foi avaliar os atributos químicos do solo, estimando a densidade populacional de rizóbios nativos e isolando estirpes eficientes na fixação simbiótica do N2 no feijão-caupi em áreas de exclusão e de superpastejo. O estudo foi realizado na Fazenda Formigueiro, pertencente ao município de Irauçuba Ceará. As coletas do solo foram realizadas em duas áreas caracterizadas por diferentes níveis de degradação, sendo: área de exclusão e área de superpastejo. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado com oito tratamentos e quatro repetições, sendo um controle com adição de nitrogênio mineral C (+N-R); e um com omissão de nitrogênio mineral e ausência de inoculação C (-N-R), totalizando 32 unidades experimentais. O uso intensivo do solo e o histórico de manejo das áreas estudadas contribuíram de forma negativa para as propriedades químicas e densidade de células rizobianas. O estudo da eficiência fixadora de N2 das estirpes nativas nas áreas de exclusão e superpastejo evidenciaram a ocorrência de estirpes com eficiência variável, apresentando uma eficácia simbiótica em torno de 22 a 41% para a cultura do feijão-caupi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gomes Júnior, Paulo Gedeão Barroso, Sergio Rafael Cortes de Oliveira, and José Luiz Ernandes Dias Filho. "Avaliação do desempenho de compósito alternativo destinado aos sistemas urbanos e moradias de baixo custo." Ambiente Construído 21, no. 3 (September 2021): 255–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000300550.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo traz um estudo sobre um compósito de cimento, resíduo industrial de lodo de papel e flakes de PET, visando sua potencialização para possível destinação em sistemas urbanos e moradias de baixo custo. Justifica-se pelos problemas socioambientais relacionados aos consumos de matérias-primas naturais e pela deposição indevida de produtos e resíduos no ambiente. Para isso, foram testadas as proporções 1:3, 1:4 e 1:5 de cimento e resíduos, com substituições do volume de lodo de papel por PET nas taxas de 10%, 20% e 30%. Foram avaliadas propriedades físico-mecânicas - como resistência à compressão, absorção de água e porosidade aos 28 e 90 dias em amostras não degradadas - e parâmetros de desgaste ao atrito. As propriedades físico-mecânicas foram aferidas também aos 35 e 42 dias em amostras que passaram por ciclos de degradação acelerada. De forma geral, notou-se aumento da resistência mecânica com a cura e diminuição com a inserção de lodo. O material apresentou baixa degradação nos ensaios de desgaste. Quanto à absorção de água e à porosidade, os valores aumentaram conforme o acréscimo de resíduo e com a cura, facilmente contornável com a redução de lodo e adoção de soluções impermeabilizantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rodarte, Mirian Pereira, Sheila Andrade Abrahão, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira, and Marcelo Ribeiro Malta. "Compostos não voláteis em cafés da região sul de minas submetidos a diferentes pontos de torração." Ciência e Agrotecnologia 33, no. 5 (October 2009): 1366–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000500024.

Full text
Abstract:
O processo de torração do café induz alterações físicas, químicas e sensoriais na matéria-prima, cuja intensidade e tipo dependem, principalmente, da composição química dos grãos e do tempo e temperatura utilizados na execução do mesmo. Este processo promove a degradação, formação e volatilização de vários compostos. Comercialmente, existem cafés torrados e moídos em diferentes pontos de torração, os quais originam bebidas com diferentes propriedades sensoriais e nutricionais. Os compostos trigonelina, ácidos clorogênicos e cafeína interferem no sabor e aroma do café. A trigonelina e os ácidos clorogênicos vêm sendo estudados também quanto ao aspecto nutricional, uma vez que esses compostos possuem ação benéfica à saúde. Esses compostos são solúveis em água quente, portanto, estarão presentes na bebida em função da sua estabilidade no processo de torração. Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de avaliar as concentrações dos compostos trigonelina, ácidos clorogênicos e cafeína em cafés da espécie Coffea arabica L. classificados como bebida mole, dura e rio submetidos a três pontos de torração: claro, médio e escuro. As torrações mais acentuadas promoveram uma maior degradação de trigonelina e ácido 5-cafeoilquínico, enquanto que a torração clara promoveu degradação apenas para o ácido clorogênico, não interferindo nas concentrações de trigonelina. A degradação da cafeína não ocorreu em nenhum ponto de torração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography