To see the other types of publications on this topic, follow the link: Demonstração contábil.

Journal articles on the topic 'Demonstração contábil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Demonstração contábil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Szüster, Natan, Fortunée Rechtman Szüster, and Flávia Rechtman Szüster. "Contabilidade: atuais desafios e alternativa para seu melhor desempenho." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 38 (August 2005): 20–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000200003.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva efetuar uma reflexão sobre os atuais desafios encontrados pelos profissionais da contabilidade do Brasil para evidenciar uma Demonstração Contábil que retrate a realidade das empresas e apresentar uma proposta para ampliar a capacidade informativa das Demonstrações Contábeis. No mundo atual faz-se necessário que a informação Contábil possua qualidade e credibilidade. Entretanto, a crescente complexidade das atividades empresariais e determinadas restrições tributárias nos fazem deparar com críticas fundamentadas quanto à necessidade de seu aprimoramento. Paralela à analise das dificuldades existentes, é colocada a extrema dificuldade de mudanças substanciais na atual normatização contábil. Visando propiciar um aperfeiçoamento mais imediato da contabilidade é proposta a apresentação, de forma voluntária, de uma nova informação contábil denominada "Demonstração do Patrimônio Líquido Efetivo". Essa parte do Patrimônio Líquido Societário efetua ajustes visando evidenciar um valor mais realista dos ativos e dos passivos. A análise da relação custo × benefício dessa nova Demonstração é efetuada concluindo-se que essa informação adicional poderá constituir-se em uma grande evolução, aprimorando o atual produto gerado pela contabilidade brasileira com um custo reduzido. A sua aplicação poderá ser um fator diferencial para uma empresa que divulga as Demonstrações Contábeis para os usuários externos e poderá ser também de grande utilidade para ampliar a capacidade informativa de todos os usuários internos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Macedo, Marcelo Alvaro da Silva, Márcio André Veras Machado, Fernando Dal Ri Murcia, and Márcia Reis Machado. "Análise do impacto da substituição da DOAR pela DFC: um estudo sob a perspectiva do value-relevance." Revista Contabilidade & Finanças 22, no. 57 (December 2011): 299–318. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772011000300005.

Full text
Abstract:
Nos últimos 40 anos, diversos estudos têm se voltado para a discussão da relevância da informação contábil. São os denominados estudos de value relevance da informação contábil. Neles utilizam-se estudos, variáveis contábeis para tentar explicar o comportamento do preço das ações. O foco é verificar, por meio de análise de regressão, se certa informação contábil tem conteúdo informacional para o mercado de capitais. Nesse contexto insere-se este artigo, que tem por objetivo analisar o impacto da substituição da DOAR (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos) pela DFC (Demonstração dos Fluxos de Caixa), implementada pelas mudanças nas normas contábeis brasileiras vigentes para o exercício de 2008. Para tanto, analisa-se a questão do value relevance das origens de recursos das operações (OROPA) provenientes da DOAR e do fluxo de caixa operacional (FCOPA) proveniente da DFC, para os exercícios de 2005 a 2007, das empresas não financeiras de capital aberto listadas na base de dados Melhores e Maiores da FIPECAFI-EXAME. As evidências empíricas encontradas apontam que o Fluxo de Caixa Operacional (FCOPA) é mais relevante que as Origens de Recursos das Operações (OROPA) para o mercado de capitais, sugerindo que a substituição da DOAR pela DFC foi benéfica para os usuários da informação contábil no Brasil, pois acrescentou relevância às informações, embora estudos anteriores tenham apontado a DOAR como uma demonstração mais rica em informação, ou seja, uma demonstração que permite ao usuário extrair dela mais informação. Uma justificativa plausível para esse achado é o fato de a DFC ser uma demonstração mais fácil de ser compreendida e mais amigável, principalmente para os usuários menos familiarizados com a Contabilidade, o que faz com que seja mais utilizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Amaral, Hudson Fernandes, and Wagner de Paulo Santiago. "Demonstração dos fluxos de caixa: uma contribuição para a evidenciação contábil." Production 13, no. 2 (2003): 102–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132003000200010.

Full text
Abstract:
Existe uma tendência mundial visando a padronização de procedimentos contábeis, no intuito de possibilitar uma maior interação das empresas, dos investidores e do mercado de capitais em função do fenômeno da globalização. Para tanto, serão necessárias as harmonizações das normas contábeis, bem como o estudo de quais Demonstrativos são realmente importantes para o processo de evidenciação. Uma dessas tendências é a substituição da demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR) pela demonstração dos fluxos de caixa (DFC). Essa substituição, via de regra, deve-se à dificuldade que usuários menos afeitos à Contabilidade têm em entender aquela demonstração. No Brasil, já existe um anteprojeto de lei tramitando no Congresso Nacional, que propõe a substituição da DOAR pela DFC, a partir da reformulação da Lei n. 6.404/76 - Lei das Sociedades Anônimas. Dessa maneira, procura-se com este estudo verificar as contribuições que a elaboração e divulgação da DFC pode trazer para a evidenciação contábil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Salotti, Bruno Meirelles, and Marina Mitiyo Yamamoto. "A estimativa do fluxo de caixa das operacões representa o real fluxo de caixa das operações?" Revista Contabilidade & Finanças 15, no. 35 (August 2004): 7–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772004000200001.

Full text
Abstract:
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) é uma valiosa ferramenta para analisar os efeitos das atividades operacionais, de investimento e de financiamento no fluxo de caixa de um determinado período. A divulgação dessa demonstração contábil não é obrigatória no Brasil. Portanto, quando a informação relacionada ao Fluxo de Caixa Operacional (FCO) é requerida, mas não está disponível, ela é estimada. Este estudo avalia a adequação de uma técnica existente para estimar o FCO, baseada em ajustes provenientes das outras demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos). Inicialmente, este estudo relaciona o FCO estimado a argumentos lógicos para avaliar conceitualmente se tal medida pode ser uma aproximação razoável do FCO extraído da DFC. Posteriormente, da base de dados da Revista "Melhores e Maiores", são verificadas as empresas do mercado brasileiro que espontaneamente publicaram a DFC em 2000 e 2001. O FCO estimado é calculado e, então, comparado com o FCO divulgado para validar, empiricamente, a técnica de estimação mencionada acima, demonstrando a sua real eficiência, principalmente por meio do teste de Wilcoxon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cosenza, José Paulo. "A eficácia informativa da demonstração do valor adicionado." Revista Contabilidade & Finanças 14, spe (October 2003): 07–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772003000400001.

Full text
Abstract:
O cenário mundial contemporâneo vem sendo caracterizado por significativas mudanças nas áreas social, política e econômica, com reflexos diretos no ambiente empresarial, através da imposição de novos padrões de competitividade e uma necessidade de alterações nos processos de trabalho e nas práticas de gestão. Neste contexto, a informação contábil tradicional não responde totalmente às demandas novas dos usuários com interesses diferentes daqueles contemplados nos relatórios contábeis clássicos. A Demonstração do Valor Adicionado é parte integrante deste novo grupo de relatórios desenvolvidos pela contabilidade para assistir melhor essas necessidades emergentes, visando, principalmente, a evidenciar o papel social das empresas, apresentando claramente a riqueza gerada, para que toda a sociedade conheça sua função positiva na criação de valor para a comunidade. Este trabalho apresenta aspectos relacionados ao valor adicionado pela atividade empresarial e analisa a importância deste relatório ao facilitar o entendimento da informação sócio-econômica sobre a companhia e sua relação com o ambiente onde está localizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maceira, Fernanda Fernandes, Eduardo Felicíssimo Lyrio, and Sidmar Roberto Vieira Almeida. "DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO SOBRE A EVIDENCIAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS À LUZ DO CPC00R1 E DO CPC09." Revista de Contabilidade da UFBA 11, no. 2 (August 28, 2017): 100. http://dx.doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.20329.

Full text
Abstract:
Este artigo desenvolve um estudo sobre a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), com o objetivo de investigar como as informações dos relatórios contábeis-financeiros podem auxiliar no entendimento da DVA, do ponto de vista do usuário externo, em atendimento ao Pronunciamento Conceitual Básico – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação do Relatório contábil-financeiro (CPC 00 R1, 2011) e Pronunciamento Técnico – Demonstração do Valor Adicionado (CPC 09, 2008). Com isso, foi realizada uma análise qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica, fazendo uso dos relatórios contábeis-financeiros das empresas selecionadas, disponibilizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os resultados demonstram a necessidade de informações adicionais para a melhor compreensão e comparação das DVAs. Sendo assim, conclui-se que o incentivo pelo uso de notas explicativas é fundamental para a melhor compreensão das informações e para auxiliar na tomada de decisão dos diversos usuários contábeis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Arrigoni, Fernando José. "Aplicações sociais das sociedades cooperativas: um modelo de demonstração contábil." Caderno de Estudos, no. 23 (June 2000): 50–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-92512000000100004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Azolini, Valdemar, and Vera Mariza Henriques de Miranda Costa. "A Utilização da Informação Contábil para a Gestão da Apicultura de Pequeno Porte." Revista Brasileira Multidisciplinar 9, no. 2 (January 13, 2005): 145. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2006.v9i2.272.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que focalizou as empresas ligadas à exploração da apicultura de pequeno porte e tem por objetivo caracterizar esse tipo de empresa bem como as condições e a receptividade do apicultor de pequeno porte para a utilização de sistema de informação contábil. Finalmente, propõe um modelo de sistema contábil, que ofereça aos seus administradores o embasamento necessário ao gerenciamento e à tomada de decisões, incluindo-se o atendimento aos aspectos fisco-legais. Sua realização requereu traçar o perfil do empreendedor e caracterizar a gestão de empresas desse porte. Apresenta alguns indicadores importantes para o desenvolvimento de um modelo de informações contábeis-financeiras, enfatizando o relacionamento específico da Contabilidade com a micro e a pequena empresa. É apresentado, ainda, como sugestão, um conjunto de três relatórios contábeis composto pelo Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados e o Fluxo de Caixa, como contribuição da contabilidade para um modelo de sistema de informações contábeis que dê suporte à gestão da empresa apícola de pequeno porte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

FERKO, GEORGIA PATRICIA DA SILVA, and Janderson Junho dos Reis Barbosa. "ESTUDO DE CASO: ASPECTOS LEGAL-SOCIETÁRIOS E CONTÁBEIS DA COOPERATIVA BRASILEIRA DE SERVIÇOS MULTIPLOS DE SAÚDE (COOPEBRÁS)." Revista de Administração de Roraima - RARR 6, no. 3 (December 29, 2016): 771. http://dx.doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i3.4064.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo averiguar se os atos legais societários e contábeis (este último, mais especificamente no Balanço Patrimonial e na Demonstração de Sobras ou Perdas) estão em conformidade, respectivamente, com a Lei 5.764/71 e as NBC T 10.8, no que tange ao Estatuto Social e as Demonstrações Contábeis da Cooperativa Brasileira de Serviços Múltiplos de Saúde (COOPEBRAS). A pesquisa é qualitativa e exploratória. Recorreu-se a documentos e entrevista com o Presidente da Cooperativa. O resultado de conformidade dos atos legais societários e contábeis comparativamente com as legislações atingiu o percentual 77,77%. Com os resultados obtidos pode-se concluir que a Cooperativa em estudo realiza boas práticas de gestão societária e contábil na atualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

GOMES, DELFINA ROSA DA ROCHA, and GIOVANNI MAGLIANO JÚNIOR. "DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO ECONÔMICO: PERCEPÇÃO DO COMANDO DA AERONÁUTICA DO BRASIL." Revista de Administração de Empresas 54, no. 5 (October 2014): 548–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020140508.

Full text
Abstract:
No ano de 2010, uma alteração no quadro normativo brasileiro introduziu a Demonstração do Resultado Econômico (DRE) para o setor público, que busca comparar custos internos de produção com valores de mercado, segundo o conceito de custo de oportunidade. Este estudo procura analisar as possíveis respostas estratégicas dos gestores , buscando perceber se a cultura contábil existente no País permite a aceitação do novo instrumento. Por meio das percepções dos agentes públicos do Comando da Aeronáutica (Comaer), no Brasil, conclui-se que a resposta estratégica dos entrevistados tende para a atitude de aceitação da nova rotina, demonstrando traços de menor conservadorismo e maior interesse pela evidenciação de resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Neris Nossa, Silvania, Aridelmo José Campanharo Teixeira, and Simone Luiza Fioro. "UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA CONTÁBIL SOBRE BALANÇO SOCIAL E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO." Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) 1, no. 2 (December 11, 2008): 71. http://dx.doi.org/10.17524/repec.v1i2.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Círico Junior, Ademir, and Carlos Rafael Galvão. "Contador Influencer: Análise do papel do profissional contábil para a promoção da Responsabilidade Social Corporativa." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 27, 2021): e41910716882. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16882.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetiva identificar o papel do profissional contábil para a promoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) das organizações brasileiras. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Para identificar a relação do profissional contábil como promotor da RSC foi realizada uma revisão sistemática da literatura com a busca de termos no Scientific Electronic Library Online (SciELO). Ao todo foram obtidos 7 artigos, sendo todos utilizados neste estudo. Quanto aos resultados obtidos, destaca-se que foi possível identificar a importância do profissional contábil como parte integrante e influente para a promoção da RSC das organizações brasileiras. Os principais termos utilizados nos 7 artigos referem-se a evidenciação das informações sobre as ações sociais e ambientais das empresas por meio dos relatórios sociais, sendo os principais relatórios citados nos estudos analisados, o Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Aguiar, Beatriz Veras, and João Paulo Vasconcelos Rocha. "A demonstração do resultado econômico no contexto da avaliação das ações governamentais: estudo sobre as vantagens e dificuldades no processo de implementação desta ferramenta contábil." Revista Controle - Doutrina e Artigos 10, no. 1 (June 30, 2012): 315–28. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v10i1.202.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa a comprovar a importância da Demonstração do Resultado Econômico (DRE) enquanto ferramenta de mensuração do desempenho das ações governamentais, considerando os dificultadores relacionados à aferição correta das receitas econômicas e dos respectivos custos e despesas correlacionadas. Foi realizada pesquisa bibliográfica de natureza exploratória junto a amplo material bibliográfico e a normas relacionadas ao tema, a fim de reforçar a essencialidade dessa peça contábil. Considerou-se que o resultado econômico evidenciado na DRE é parâmetro suficiente para medir o grau de desempenho alcançado pelos gestores na consecução das ações públicas, haja vista a metodologia científica utilizada na obtenção de tal resultado. Além disso, decidiu-se por averiguar os potenciais obstáculos inerentes ao cálculo do resultado econômico, como forma de contribuir para a otimização e efetiva implementação desse demonstrativo contábil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Felix, Gabriela Lima, and Tays Cardoso Dias. "Demonstração do Resultado do Exercício e suas Contribuições para o Ambiente Corporativo." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 43 (December 18, 2018): 828–44. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1498.

Full text
Abstract:
Com o intuito de visualizar de que modo a Demonstração do Resultado do Exercício pode contribuir para o ambiente corporativo, o presente trabalho evidência toda a estrutura deste relatório contábil buscando apresentar as informações mais relevantes contidas nele. A pesquisa destaca a definição e a importância de cada elemento da estrutura deste relatório. O objetivo foi o de apresentar as contribuições da DRE para as empresas por meio da sua estrutura e sua serventia como ferramenta de avaliação da saúde financeira da mesma, trazendo-se assim relevância para o gestor desempenhar seu papel gerencial de uma maneira eficaz e obtendo progressos no seu resultado. Utilizou-se de a pesquisa bibliográfica, classificando-se quanto aos objetivos sendo de natureza exploratória e uma abordagem qualitativa. Com esta pesquisa pode-se perceber que a elaboração desta demonstração é de suma relevância, pois por meio dela é perceptível o conhecimento financeiro-econômico da entidade com também é possível utiliza-la para a tomada de decisão assim melhorando cada vez mais a gestão na empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Barreto, Tayssa Vieira, and João José Anselmo dos Santos. "ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE ENTENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DA CIDADE DE ICÓ/CE COM RELAÇÃO À RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA." Ciência e Sustentabilidade 2, no. 1 (August 16, 2016): 149. http://dx.doi.org/10.33809/2447-4606.212016149-169.

Full text
Abstract:
O presente trabalho almejou analisar o nível de entendimento dos profissionais contábeis com relação à Responsabilidade Social Corporativa (RSC) além de apresentar a Ciência Contábil em sua vertente social. Para a obtenção destes dados, foi-se realizada uma pesquisa de campo de natureza exploratória, com abordagem quantitativa, junto aos profissionais de escritórios contábeis da cidade de Icó/CE no período entre julho e outubro de 2014. O instrumento utilizado para a realização da pesquisa foi um questionário contendo 14 questões objetivas. Dentre os temas abordados foi realizado um embasamento teórico do contexto histórico da RSC, sua abordagem conceitual e as normas para a execução da mesma com enfoque nos princípios International Organization for Standardization (ISO) 26000 além do aspecto contábil. Averiguou-se que a maior parte dos investigados considera que a contabilidade vai além do campo econômico-financeiro e afirmaram convictos que exaltam a importância de apresentar demonstrativos que expressem a RSC das organizações. A ênfase também foi atribuída à contabilidade como ferramenta de mensuração e execução da responsabilidade socioambiental destacando o Balanço Social (BS) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Observou-se que a busca por atualizações ocorre de maneira gradativa, uma vez que durante o processo de formação dos profissionais não havia conhecimentos sobre RSC e os que haviam se davam de maneira superficial. Portanto, constatou-se que os profissionais consideram a contabilidade dinâmica e o contabilista, o profissional capacitado a exercer sua função social não somente como um cidadão preocupado, mas como um profissional eficaz na promoção do bem-estar social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Salotti, Bruno Meirelles, and Ariovaldo Dos Santos. "ATIVOS BIOLÓGICOS NA DVA: O QUE VEM SENDO DIVULGADO NO BRASIL." Revista de Contabilidade e Organizações 9, no. 23 (April 21, 2015): 14. http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i23.88025.

Full text
Abstract:
<p>A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é uma demonstração contábil que evidencia a riqueza criada pela entidade e como essa riqueza é distribuída. Sua divulgação tornou-se obrigatória às companhias abertas no Brasil a partir de 2008. O objetivo desse trabalho é estudar como vem sendo feita a divulgação de mensurações a valor justo de ativos biológicos na DVA. Esses ativos foram escolhidos pois, desde 2010, por ocasião da adoção das Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) no Brasil, os ativos biológicos passaram a ser avaliados a valor justo. A partir da base de dados da Fipecafi, foram selecionadas todas as empresas que em 2012 destacaram saldo de ativos biológicos em seu Balanço Patrimonial e que, ao mesmo tempo, divulgaram a DVA. A partir desse critério, foram selecionadas 54 empresas. Destas, apenas 39 adotaram o valor justo para a mensuração dos ativos biológicos. Os resultados revelam que a ampla maioria das empresas da amostra que adotou o valor justo na avaliação desses ativos não evidenciou explicitamente tais efeitos na DVA (32 casos) e as poucas empresas que o fizeram utilizaram classificações distintas. Esses resultados demonstram aos preparadores e auditores a necessidade de uma melhor apresentação dessas informações na DVA e ressaltam aos usuários a necessidade de maiores cuidados na análise e interpretação das informações divulgadas nessa demonstração. As evidências encontradas podem motivar o Comitê de Pronunciamentos Contábeis a avaliar a necessidade de revisão do CPC 09 com o objetivo de clarificar o tratamento dos ganhos e perdas a valor justo na DVA.<strong></strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Galvão, Nadielli Maria dos Santos, Andreza Cristiane Silva de Lima, and Winicius Borges Dos Santos. "Estrutura e finalidade das demonstrações contábeis: um estudo do nível de conhecimento de estudantes de ciências contábeis." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 11, no. 1 (December 8, 2018): 237–58. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n1id15534.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar se os estudantes de ciências contábeis de uma universidade pública localizada no Agreste do Estado de Sergipe conhecem a estrutura e finalidade das Demonstrações Contábeis obrigatórias. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, com estudantes dos 4º, 6º, 8º e 10º períodos de uma universidade pública do Agreste do Estado de Sergipe, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado, contendo perguntas que incluíam o conceito e objetivo de cada demonstrativo contábil obrigatório de acordo com o Pronunciamento Contábil 26 (R5) e Lei 6.404/76. Para análise dos dados foi adotada a estatística descritiva, com o desiderato de conhecer o percentual de erro e acerto dos alunos. Também foi realizado o teste qui-quadrado para verificar se há diferença no conhecimento sobre o tema entre os grupos de alunos participantes da pesquisa. Resultados: Os principais achados mostram que a maioria dos alunos consideram que possuem conhecimento mediano quanto ao conceito e finalidade dos demonstrativos contábeis. Mas, ao verificar o nível de erros e acertos quanto aos questionamentos realizados sobre cada demonstração, verificou-se que os alunos mostraram ter mais clareza sobre o conceito do Balanço Patrimonial, DRE, DFC, DMPL e Notas Explicativas. Por outro lado, a DVA, DRA e DLPA, foram os relatórios que a maioria mostrou ter menos conhecimento, já que a maior parte desse público, ainda não teve contato com tais demonstrativos. No geral, a autoavaliação que realizaram no início da aplicação do questionário, coincidiu com o volume de erros ou acertos, após o confronto de resultados. Contribuições do Estudo: Com esses achados foi possível identificar aquelas demonstrações mais conhecidas pelos estudantes, além de saber quais são as menos abordadas durante o curso. Esta informação pode contribuir para que coordenadores e professores realizem iniciativas para abordar melhor tais conteúdos em sala de aula, tendo em vista que os profissionais contábeis precisarão conhecer bem o assunto, visto que é de competência única e exclusiva do contador elaborar esses relatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

De Souza, Thais Vilanova, Marcela Cavalini Miranda, and Juliano De Jesus Lopes. "A Responsabilidade Tributária dos Sócios na Sociedade Limitada: Uma Análise Contábil." Revista Jurídica 19, no. 2 (January 4, 2020): 106–26. http://dx.doi.org/10.29248/2236-5788.2019v19i2.p106-126.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a responsabilidade tributária dos sócios na sociedade limitada, com o intuito de transmitir esclarecimentos da limitação dessa responsabilidade, conforme as orientações do artigo 1.052 do Código Civil. Considerando que esse assunto é pouco explorado sob a perspectiva contábil, este trabalho tem como objetivo do estudo analisar a responsabilidade tributária dos participantes do quadro societário da limitada. Para apresentar através da análise contábil, a responsabilidade tributária dos sócios, e também a contribuição da conduta ética do contador em fazer valer essa responsabilidade, utilizando o balanço patrimonial para fins de demonstração. A caracterização de limitação da responsabilidade tributária dos sócios está relacionado ao limite das quotas subscritas do capital social. Posteriormente, confrontou-se o referencial teórico desenvolvido por meio da revisão da literatura, sobre os conceitos que respaldam o tema, com um estudo de caso que comprova através do contrato social e um balanço patrimonial, pelo método qualitativo, o cumprimento da integralização do capital social. Desse modo, pode-se concluir, de acordo com os resultados obtidos, uma vez integralizado o montante negociado, conforme exposto no contrato social, os sócios estão isentos das responsabilidades por dívidas que a sociedade contrair.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Kruger, Silvana Dalmut, Catiane Ortolan, Elisandra Henn Diel, Fábio José Diel, and Sady Mazzioni. "Análise dos resultados da atividade leiteira: custo histórico versus valor justo dos ativos biológicos." Extensão Rural 22, no. 3 (October 31, 2015): 68–88. http://dx.doi.org/10.5902/2318179614369.

Full text
Abstract:
O estudo tem por objetivo evidenciar a mensuração contábil da atividade leiteira comparando os critérios de avaliação pelo custo histórico e valor justo. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso em uma propriedade rural do oeste de Santa Catarina, com análise de dados de cunho qualitativo. Por meio da elaboração e utilização do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício pode-se observar o resultado econômico da atividade leiteira, sendo a receita de R$ 1,05 por litro vendido, o custo de R$ 0,39 e o lucro por litro de R$ 0,66 no período observado. Verificou-se que o patrimônio total no Balanço Patrimonial é aproximadamente 14% maior quando utilizada a mensuração pelo valor justo em comparação com a mensuração com valores do custo histórico. Os resultados, de modo geral, evidenciam a importância da utilização da contabilidade no processo de análise dos custos das atividades desenvolvidas no meio rural, bem como, da importância da utilização do Pronunciamento Contábil CPC 29 como critério de avaliação e mensuração dos ativos biológicos, visando evidenciar adequadamente o patrimônio das entidades rurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Gabrielli, Guilherme Augusto Gonçalves, and Leonardo José Seixas Pinto. "ANÁLISE DA RECEITA TRIBUTÁRIA DIFERIDA DERIVADA DE PREJUÍZOS FISCAIS NA BASE DE CÁLCULO DO IRPJ E NO PAGAMENTO DE DIVIDENDOS." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 6, no. 1 (November 9, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2019.v6ed17706.

Full text
Abstract:
Apesar das controvérsias acerca da receita tributária diferida derivada do Prejuízo Fiscal e sua distribuição como dividendos, esse estudo qualitativo mostra com base nas Leis, entendimentos da Secretaria da Receita Federal e dos acórdãos do CARF como proceder contábil e tributariamente. O Prejuízo Fiscal apurado nas empresas optantes pelo Lucro Real e que seguem as normas emanadas dos Comitês de Pronunciamentos Contábeis podem ser tratados como ativo fiscal diferido, desde que a empresa julgue ter lucro tributável no futuro para compensar esse Prejuízo Fiscal. A medida em que a empresa decide contabilizar esse ativo apura-se uma receita tributária diferida lançada na demonstração do resultado do exercício, aumentando o lucro do período. Essa receita deve ser excluída da base de cálculo do Imposto de Renda, mas pode compor o lucro líquido passível de distribuição aos acionistas sem qualquer ajuste. Por outro lado, no período seguinte em que se apurar Lucro Real, deve-se compensar o referido Prejuízo Fiscal respeitando o limite de 30% do Lucro Real antes de compensar os Prejuízos Fiscais e ao provisionar o Imposto de Renda deve-se abater desse passivo a parcela referente ao ativo fiscal diferido. Nesse momento, o entendimento é provisionar dividendos com base no lucro líquido apurado, mesmo sendo a despesa corrente com Imposto de Renda superior ao valor pago desse imposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Mikosz, Karina da Silva Carvalho, Carolina Magda da Silva Roma, Luiz Cláudio Louzada, and Marcos Roberto Gois de Oliveira Macedo. "Previsão de retornos e preços das ações a partir de dados contábeis condicionado ao ciclo de vida das firmas." Revista de Contabilidade e Organizações 13 (November 21, 2019): e160869. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.160869.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga o efeito dos estágios do ciclo de vida das firmas na determinação dos retornos e preços esperados de ações brasileiras a partir do modelo contábil de avaliação desenvolvido por Lyle, Callen e Elliott (2013). Para definição dos estágios do ciclo de vida, adotou-se a metodologia de Dickinson (2011), utilizando uma proxy parcimoniosa para as firmas, estruturada a partir da demonstração do fluxo de caixa com forte aderência as teorias econômicas. Os dados foram coletados nas bases de dados Bloomberg, Quantum e do NEFIN/FEA/USP e as informações foram geradas no nível das firmas. Os resultados sugerem que o modelo para o período analisado não apresenta capacidade de previsão de retornos no Brasil, dada pela não significância das variáveis mesmo considerando os ativos em diferentes estágios de ciclo de vida da firma, já para as previsões de preços houve considerável poder explicativo, especialmente no estágio de maturidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Martinez, Antonio Lopo, and Fabio Pereira Motta. "Agressividade fiscal em sociedades de economia mista no Brasil." Revista Contemporânea de Contabilidade 17, no. 43 (June 29, 2020): 136–48. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n43p136.

Full text
Abstract:
Este artigo objetivou identificar se o poder executivo no controle das empresas é um determinante de postura fiscal menos agressiva, pela análise comparativa da agressividade fiscal entre as Sociedades de Economia Mista e as empresas com controle privado listadas na Bovespa. A agressividade foi avaliada no período de 2009 a 2013 através de três métricas: a Taxa Efetiva de Tributação (ETR), a Diferença entre Lucro Contábil e Lucro Tributário (BTD), e a carga tributária divulgada na Demonstração do Valor Adicionado (TTVA). Os resultados das regressões confirmaram a hipótese principal na tributação sobre o lucro e também na tributação sobre o faturamento, pois as Sociedades de Economia Mista se apresentaram com valor maior e significativo de ETR e TTVA, indicando menor agressividade fiscal. Apesar do resultado da BTD não ser conclusivo para indicar o perfil de agressividade, pode-se afirmar, pelas outras variáveis, que o controle acionário pelo poder executivo é um determinante de menor agressividade fiscal no mercado brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Schmidt, Paulo, José Luiz Dos Santos, and Paulo Roberto Pinheiro. "MUDANÇAS NA LEI DAS SOCIEDADES POR AÇÕES: CONVERGÊNCIA DO TRATAMENTO CONTÁBIL NO BRASIL DE ACORDO COM AS NORMAS INTERNACIONAIS." Revista Competência 7, no. 1 (September 26, 2014): 63–78. http://dx.doi.org/10.24936/2177-4986.v7n1.2014.153.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo identificar as principais semelhanças e diferenças, após as alterações introduzidas nas normas brasileiras, pela alteração da Lei das Sociedades por Ações, pela Lei nº 11.638/07 e pela Lei nº 11.941/09, em relação à elaboração das demonstrações contábeis; em especial do balanço patrimonial, identificando a real convergência, ou não, das normas brasileiras para as normas internacionais emitidas pelo International Accounting Standard Board (IASB). Para atingir tal objetivo, inicialmente, foram analisados, os componentes das demonstrações contábeis, a forma de elaboração do balanço patrimonial, bem como os principais conceitos relacionados à sua estruturação. A partir de então, elaborou-se um estudo comparativo evidenciando as principais diferenças e similaridades entre as normas. Finalmente, verificou-se que a alteração procedida pela legislação societária efetivamente convergiu para as normas internacionais, embora ainda existam diferenças significativas a exemplo da obrigatoriedade da apresentação da demonstração do valor adicionado como parte integrante das demonstrações contábeis e da ordem decrescente de liquidez na apresentação das contas no balanço patrimonial.Pa l a v r a s - c h a v e : Normas de Contabilidade. IASB. Lei das Sociedades Anônimas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Oliveira, Rafael Xavier de, Thais Mota Crabbi, and Jomar Miranda Rodrigues. "Nível de aderência das empresas brasileiras listadas do setor de telecomunicações ao pronunciamento contábil CPC 47." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 12, no. 1 (January 3, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n1id16288.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente trabalho buscou analisar o nível de aderência (compliance) das empresas brasileiras do setor de telecomunicações listadas na B3 ao pronunciamento contábil CPC 47. Metodologia: Foi elaborado um checklist contendo 8 (oito) critérios que as empresas deveriam divulgar para obter alto nível de compliance ao CPC 47. Caracteriza-se por ser uma pesquisa documental com análise de conteúdo junto às demonstrações financeiras consolidadas (balanço patrimonial e demonstração de resultado do exercício), notas explicativas e relatórios da administração divulgados pelas companhias nos anos de 2017 e 2018. Resultados: Os resultados mostram que nenhuma empresa apresentou uma ampla aderência à nova norma. A empresa Telefônica Vivo Brasil foi a que apresentou maior nível, 56,25%, enquanto que a empresa Telebrás apresentou o menor, 29,16%. Adicionalmente, foi verificado se as empresas já divulgavam suas informações em conformidade à norma antes dela se tornar obrigatória, como forma de disclosure voluntário. As empresas OI S.A., Telebrás e Algar Telecom não apresentaram qualquer menção ao CPC 47 nos três primeiros trimestres do ano de 2017. Por outro lado, as empresas Telefônica Vivo Brasil e TIM Participações fizeram alusão à norma desde o primeiro período analisado. Contribuições do Estudo: É um tema atual nas pesquisas em contabilidade, por ser o ano de implementação do CPC 47, e relevante, pois trará mudanças significativas nos critérios de reconhecimento e evidenciação das receitas. A partir da revisão bibliográfica, verificou-se poucos estudos tratando o tema. A partir disso, esta pesquisa buscou contribuir no sentido de ampliar o rol de trabalhos produzidos sobre o novo CPC, com uma abordagem quantitativa, nas linhas de evidenciação contábil e regulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Fernandes, Rhuama Bezerra, Ígor Figueiredo Leite, Adilson de Lima Tavares, and Yuri Gomes Paiva Azevedo. "Balanço Perguntado: Um Instrumento para Análise Econÿmico - Financeira de Micro e Pequenas Empresas." REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 5, no. 1 (January 30, 2019): 46–64. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v5i1.128.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo analisar a metodologia do balanço perguntado como um instrumento na verificação da situação econÿmico-financeira das micro e pequenas empresas. Diante disso, foi estruturado um questionário para o levantamento do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, por meio de entrevista realizada com o gestor de uma empresa de pequeno porte. Além da análise por meio de índices contábil-financeiros, foi investigada a relação entre as informações dos demonstrativos reais e perguntados com base na correlação de Pearson, tendo em vista a normalidade dos dados verificada por meio do teste de Shapiro-Wilk. Posteriormente, visando verificar a inexistência de diferença estatisticamente significativa entre os dados obtidos, foi realizado o teste de médias t de Student. Os principais resultados evidenciaram que existe forte relação linear entre os dados e, que não existe diferença estatisticamente significativa entre os dados reais e perguntados. Dessa forma, considera-se que o balanço perguntado pode ser utilizado na análise da situação econÿmico-financeira das micro e pequenas empresas. Por fim, também foi observado que as maiores discrepâncias entre os índices aconteceram pela imprecisão dos valores por parte do gestor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Graça, Phillemon Telêmaco da, Marta Cristina Pelucio Grecco, and George Andre Willrich Sales. "Reconhecimento contábil nas operações em florestas nativas: o Caso Agrocortex." Revista de Contabilidade e Organizações 13 (December 19, 2019): e162327. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.162327.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo foi analisar e propor uma solução para o reconhecimento contábil de operações em florestas nativas com base no caso Agrocortex. A empresa Agrocortex explora uma floresta nativa na região amazônica e sua operação está fora do escopo das normas contábeis, por isso suas demonstrações contábeis foram elaboradas sem reconhecimento das florestas nativas. Diante disso foi construída uma proposta de solução, pautada no CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, com duas vertentes: (1) elaboração de uma política contábil para que seja procedido o reconhecimento contábil das operações em florestas nativas de maneira semelhante às florestas plantadas, em conformidade com o CPC 29, com mensuração ao valor justo; e (2) elaboração do reconhecimento contábil nas operações em florestas nativas, por meio de manejo florestal sustentável, nas demonstrações contábeis. A segunda vertente é uma sugestão aos normatizadores e entidades da classe contábil, para que analisem, com base no caso demonstrado, os aspectos teóricos do reconhecimento contábil nas operações em florestas nativas, por meio de manejo florestal sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Sticca, Ralph Melles, Rafael Moreira Antônio, and Maurício Ribeiro do Valle. "Desafios do Disclosure da Exposição Cambial e dos Instrumentos Financeiros de Hedge: Análise de Companhias Abertas do Setor de Carnes." Revista de Contabilidade da UFBA 13, no. 3 (December 31, 2019): 30. http://dx.doi.org/10.9771/rc-ufba.v13i3.29637.

Full text
Abstract:
<p><strong>Objetivo:</strong> o trabalho investiga se as diretrizes normativas aplicáveis à evidenciação (<em>disclosure</em>) da exposição de ativos e passivos às variações de cotação de moedas estrangeiras, bem como dos instrumentos financeiros derivativos de <em>hedge</em> utilizados para sua proteção, são integralmente implementadas pelas companhias.</p><p><strong>Método:</strong> a partir da revisão das Notas Explicativas das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) referentes ao exercício encerrado em 31/12/2014 de companhias do setor de carnes, foram analisados os níveis de evidenciação das políticas de gestão de riscos cambiais, da exposição cambial total e líquida após a utilização de instrumentos financeiros de <em>hedge</em> e da análise de sensibilidade do risco cambial.</p><p><strong>Resultados:</strong> foram verificadas diferenças relevantes nos níveis de <em>disclosure</em>, dificultando ao usuário da informação contábil a análise e compreensão do risco cambial das companhias, sobretudo no que tange à demonstração da exposição líquida à variação cambial e sua respectiva análise de sensibilidade.</p><p><strong>Contribuições:</strong> o estudo contribui para a pesquisa científica em Contabilidade Financeira e Finanças na medida em que corrobora a literatura no sentido de que a evidenciação da exposição cambial e dos instrumentos financeiros de <em>hedge</em>, a despeito das normas contábeis em vigor, necessita ser aprimorada para que a informação seja clara e relevante para os usuários.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pinto, Anacleto Laurino, and Maisa de Souza Ribeiro. "Balanço social: avaliação de informações fornecidas por empresas industriais situadas no estado de Santa Catarina." Revista Contabilidade & Finanças 15, no. 36 (December 2004): 21–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772004000300002.

Full text
Abstract:
O Balanço Social é uma demonstração que foi criada com a finalidade de tornar pública a responsabilidade social das organizações. Esse instrumento, que vem sendo amplamente discutido, fornece dados aos usuários da informação contábil a respeito das políticas internas voltadas à promoção humana de seus empregados e à qualidade de vida nas organizações; sobre a formação e distribuição da riqueza; da postura das entidades em relação ao meio ambiente e quanto a contribuições espontâneas à comunidade. No Brasil, sua elaboração ainda não é obrigatória e não existem modelos e indicadores oficiais de divulgação. Entretanto, um número cada vez maior de entidades de diversos setores está adotando tal prática, entre elas as indústrias analisadas no presente trabalho. Este estudo fez uma revisão dos conceitos e indicadores do referido relatório e, fundamentalmente, avaliou o conteúdo das informações que estão sendo fornecidas pelas maiores indústrias (maiores de acordo com o número de empregados) do Estado de Santa Catarina. A pesquisa mostrou que o Balanço Social vem sendo bastante difundido entre as empresas estudadas, porém em modelos diferentes; os indicadores divulgados são os mais variados; há ausência de algumas informações relevantes; os dados são de apenas dois períodos, fazendo com que os Balanços Sociais deixem de propiciar aos usuários uma utilidade mais ampla.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rufatto, Ivanir, Angela Paula Muchinski Bonetti, and Sady Mazzioni. "RECEITAS SOCIAIS NÃO MONETÁRIAS E A FORMAÇÃO DO VALOR ADICIONADO EM ENTIDADES SEM FINALIDADE DE LUCRO." Revista GESTO 5, no. 3 (December 1, 2017): 87. http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/v5i3.2432.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é investigar o impacto das receitas sociais não tratadas pela contabilidade tradicional na formação do valor adicionado expandido, comparado com o valor adicionado contábil. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa exploratória com caráter qualitativo em uma entidade sem fins lucrativos. A entidade analisada foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, localizada na região Sudoeste do Paraná, com finalidade social e filantrópica, reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual, com atendimento diário de 25 alunos portadores de necessidades especiais. Os resultados da pesquisa evidenciam que a Demonstração do Valor Adicionado, elaborada com base nas informações financeiras coletadas na entidade investigada, apresenta como principais beneficiários das riquezas geradas, os funcionários e o governo. Após a incorporação das receitas sociais e serviços voluntários evidencia-se um acréscimo de 33,80% de valor adicionado sobre os produtos e serviços externos consumidos. Nessa forma de evidenciação, os beneficiários das riquezas geradas expandem-se para além dos empregados e do governo, incluindo a organização (recebedora dos serviços de gestão) e a sociedade (destinatária dos serviços voluntários de atendimento). Pode-se concluir que os conceitos da contabilidade social configuram-se como mecanismo para a compreensão da dinâmica social e econômica dessas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Maurício Corrêa da. "Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 11 – Número 1 – Ano 2019 (Jan./Jun. 2019)." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 11, no. 1 (December 15, 2018): i—iv. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n1id16280.

Full text
Abstract:
Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 11 – Número 1 – Ano 2019 (Jan./Jun. 2019) A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 21ª edição 15 (quinze) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil; 03 (três) resenhas de livros; 04 (quatro) bancos de dados brutos de pesquisa e 02 (dois) artigos no idioma inglês. A 21ª edição representa um novo marco na publicação de artigos, casos de ensino, resenhas e banco de dados brutos de pesquisa. A seção internacional destina-se a divulgar uma versão no idioma inglês ou espanhol dos artigos aprovados no idioma português, traduzidos pelos autores (opcionalmente), de acordo com a política de editorial da revista. A divulgação do banco de dados brutos de pesquisa objetiva fomentar o aprendizado, a replicação dos estudos e a condução de novas pesquisas. Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial Artigo 1 - Influência da complexidade organizacional para contabilização de ativos biológicos das empresas da B3 de Tiago Francisco de Camargo, Antônio Zanin, Geovanne Dias de Moura, Juliano Corrêa Daleaste e de Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi com o objetivo de verificar a influência da complexidade organizacional na mensuração dos ativos biológicos das companhias abertas listadas na B3. Artigo 2 - A adoção do CPC PME é fonte de legitimidade organizacional? Análise sob a perspectiva da teoria institucional de Evelini Lauri Morri Garcia, Elisa Maria de Almeida, Simone Leticia Raimundini Sanches e Valter da Silva Faia com o objetivo de analisar os mecanismos de institucionalização do CPC PME e as respectivas resistências que se relacionam com a busca por legitimação das PMEs. Artigo 3 - Tributação e renda: um estudo a respeito do modelo regressivo de tributação indireta no Brasil de Barbara Aline Felipe Silva, Marconi Silva Miranda, Anderson de Oliveira Reis e de Elizangela Lourdes de Castro com o objetivo de verificar se os tributos indiretos em função da renda dos contribuintes de fato tendem a ser regressivos, aumentando a disparidade entre os contribuintes brasileiros. Artigo 4 - Revisitando os determinantes da distribuição de dividendos: uma análise em empresas brasileiras de Maurício Leite, Nadia Mar Bogoni e Nelson Hein com o objetivo de investigar os determinantes da política de dividendos em companhias abertas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Artigo 5 - Política de dividendos e criação de valor: um estudo no mercado brasileiro de José Erasmo Silva, Levi Morgan, Maria José de Camargo Machado e Maria Imaculada de Lima Montebelo com o objetivo de testar a relação entre a política de dividendos, representada pelos indicadores payout, dividend yield e dividendos a pagar, e a criação ou destruição de valor para o acionista, representada, nesse caso, pelo indicador Economic Value Added (EVA). Artigo 6 - Onde estão os profissionais contábeis no Brasil? de Francisca Aparecida de Souza, César Augusto Tibúrcio Silva, Polyana Batista da Silva e Paulo Vitor Souza de Souza com o objetivo de identificar fatores que contribuem para a fixação de profissionais contábeis nas diferentes regiões brasileiras. Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor Artigo 1 - O protesto extrajudicial como instrumento de recuperação de dívida ativa em contraposição à ação de execução fiscal de Carlos Renato Dolfini; Aziz Xavier Beiruth; Danilo Soares Monte-mor com o objetivo de apontar os elementos que influenciam a adesão ao Termo de Cooperação estabelecido entre a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e os Tabelionatos de Protestos, por meio do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB/BR). Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) Artigo 1 - Percepção dos clientes de uma prestadora de serviços contábeis em relação as obrigações acessórias e trabalhistas de Lara Fabiana Dallabona, Tatiane Rodawelly e de Ana Rita Venzon Fernandes com o objetivo de analisar a percepção dos clientes de uma prestadora de serviços contábeis em relação às obrigações acessórias e trabalhistas envolvendo a admissão de funcionários, folha de pagamento e rescisão de contrato de trabalho. Artigo 2 - Sistema tributário brasileiro: análise da percepção dos operadores do direito tributário à luz dos conceitos de eficiência e justiça fiscal de Raphael Maleque Felicio e Antônio Lopo Martinez com o objetivo de analisar a percepção desses profissionais quanto à eficiência, à equidade e à complexidade do sistema tributário brasileiro, bem como verificar se na opinião dos mesmos os tributos brasileiro causam mudanças de comportamento do contribuinte, incentivam a prática de planejamento tributário tendente a diminuir o débito tributário ou se geram desigualdade. Artigo 3 - As funções da controladoria desempenhadas nas empresas startups de Alaide Almeida Novaes Nocetti e de Carlos Eduardo Facin Lavarda com o objetivo de identificar as funções presentes nas startups da Grande Florianópolis e a percepção dessas empresas sobre a importância de ter um departamento de controladoria estruturado. Artigo 4 - Escolhas contábeis e gerenciamento de resultados: um estudo sobre o reconhecimento de subvenções governamentais em um hospital filantrópico de Pedro Henrique Melillo, Ciro Gustavo Bragança e de Rodrigo de Vasconcellos Viana Medeiros com o objetivo de explicar os motivos da adoção do regime de competência para o reconhecimento de subvenções do governo pelos hospitais filantrópicos, além de evidenciar os fatores relacionados a escolhas contábeis e gerenciamento de resultados para essas instituições. Artigo 5 - Profissionais da controladoria: competências e demandas organizacionais de Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim e de Ladjane de Barros Silva com o objetivo de identificar as principais competências exigidas aos Controllers para o exercício de suas atividades em empresas que estão instaladas em Pernambuco, Brasil. Artigo 6 – Estrutura e finalidade das demonstrações contábeis: um estudo do nível de conhecimento de estudantes de ciências contábeis de Nadielli Maria dos Santos Galvão, Andreza Cristiane Silva de Lima e Winicius Borges dos Santos com o objetivo de verificar se os estudantes de ciências contábeis de uma Universidade Pública localizada no Agreste do Estado de Sergipe conhecem o conceito básico e a finalidade de cada demonstração contábil obrigatória. Artigo 7 - Ensino da contabilidade de custos em diferentes cursos de graduação sob a percepção dos discentes de Laura Brandão Costa, Camila Lima Bazani, Edvalda Araújo Leal, Janser Moura Pereira e Neilson Alves Rosa com o objetivo de identificar se existe diferença estatística na percepção dos alunos de diferentes cursos de graduação de uma instituição federal de ensino superior sobre o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas na área de contabilidade de custos. Artigo 8 - Da formalidade prescrita à cultura de integridade: escala de intensidade compliance como resposta às fraudes e riscos regulatórios no Brasil de Hildegardo Pedro Araújo de Melo e Adilson Celestino de Lima com o objetivo de desenvolver medida de escala baseada em valores e atitudes intrínsecos ao ambiente organizacional apta a medir a cultura compliance, como estrutura de defesa organizacional à probabilidade de ocorrência de fraudes. Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade Resenha 1: Resenha do Livro: Avaliação do desempenho de instituições públicas e privadas: análise de componentes principais e análise fatorial. Silva, M. C., & Silva, J. D. G (2017). (1a ed). Campinas, SP: Editora Alínea, 130 páginas, ISBN: 978-85-7516-813-4 (Coleção Administração & Sociedade). Autora da resenha: Fábia Jaiany Viana de Souza Resenha 2: Resenha do Livro: Balanço orçamentário: o demonstrativo do gestor público e da sociedade. Silva, M. C. (2018). (1a ed). São Paulo, SP: Editora Biblioteca 24Horas, 118 páginas, ISBN: 978-85-4161-083-4. Autora da resenha: Camila Rafaelly da Silva Câmara Revorêdo Resenha 3: Resenha do Livro: Orçamento, Contabilidade e Gestão no Setor Público / Diana Vaz de Lima. São Paulo, Atlas, 2018, ISBN: 978-85-97-01785-4 Autora da resenha: Rosenery Loureiro Lourenço Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel) Artigo 1 da Seção 1 - Influência da complexidade organizacional para contabilização de ativos biológicos das empresas da B3 de Tiago Francisco de Camargo, Antônio Zanin, Geovanne Dias de Moura, Juliano Corrêa Daleaste e de Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi com o objetivo de verificar a influência da complexidade organizacional na mensuração dos ativos biológicos das companhias abertas listadas na B3. Artigo 3 da Seção 1 - Tributação e renda: um estudo a respeito do modelo regressivo de tributação indireta no Brasil de Barbara Aline Felipe Silva, Marconi Silva Miranda, Anderson de Oliveira Reis e de Elizangela Lourdes de Castro com o objetivo de verificar se os tributos indiretos em função da renda dos contribuintes de fato tendem a ser regressivos, aumentando a disparidade entre os contribuintes brasileiros. Artigo 4 da Seção 1 - Revisitando os determinantes da distribuição de dividendos: uma análise em empresas brasileiras de Maurício Leite, Nadia Mar Bogoni e Nelson Hein com o objetivo de investigar os determinantes da política de dividendos em companhias abertas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Artigo 5 da Seção 1 - Política de dividendos e criação de valor: um estudo no mercado brasileiro de José Erasmo Silva, Levi Morgan, Maria José de Camargo Machado e Maria Imaculada de Lima Montebelo com o objetivo de testar a relação entre a política de dividendos, representada pelos indicadores payout, dividend yield e dividendos a pagar, e a criação ou destruição de valor para o acionista, representada, nesse caso, pelo indicador Economic Value Added (EVA). Seção 7: Internacional (S7) Article 1 of Section 1 - Influence of organizational complexity on the measurement of the biological assets of the public listed companies of B3 of the authors Tiago Francisco de Camargo, Antônio Zanin, Geovanne Dias de Moura, Juliano Corrêa Daleaste and Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi. The study aims to verify the influence of organizational complexity on the measurement of biological assets in publicly-held companies listed in B3. Article 3 of Section 1 - Taxation and income: a study regarding the regressive model of indirect taxation in Brazil of the authors Barbara Aline Felipe Silva, Marconi Silva Miranda, Anderson de Oliveira Reis and Elizangela Lourdes de Castro. The study aims to verify if indirect taxes on the income of taxpayers actually tend to be regressive, increasing the disparity between Brazilian taxpayers. Boa leitura. Cordiais saudações! Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Moura, Ismael De Araújo, Mércia De Lima Pereira, and Elenildo Santos Bezerra. "Relação entre os valores de benefícios concedidos a colaboradores e desempenhos financeiros: uma análise com foco na DVA de empresas do IBRX-100." REVISTA ENIAC PESQUISA 9, no. 1 (January 29, 2020): 54. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v9i1.583.

Full text
Abstract:
A Ciência contábil tem como um dos seus grandes desafios demonstrar e colocar à disposição de seus usuários, informações que retratem as relações das empresas com a sociedade. Assim, em 2008, tornou-se obrigatória a elaboração e divulgação da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) para as empresas de capital aberto, essa evidencia a distribuição da riqueza das empresas entre diversos agentes interno e externos a elas. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo, analisar a relação entre os valores de benefícios concedidos a colaboradores e os desempenhos obtidos por empresas que compõem o Ibrx-100, durante o período de 2010 a 2017. Os dados sobre os benefícios concedidos a colaboradores foram identificados de forma quantitativa (na DVA das empresas, pelo banco de dados, ComDinheiro®) e de forma qualitativa (nas notas explicativas das empresas), já os indicadores de desempenho, foram coletados do banco de dados ComDinheiro®. A amostra da pesquisa é formada por 54 empresas que compõe do Ibrx-100 da B3, durante 8 anos (2010 a 2017). Por meio do teste de correlação de Pearson, verificou-se uma forte correlação positiva existente entre o EBITDA e os benefícios oferecidos a colaboradores. Desta forma, indica-se que quanto maior é o valor de benefícios a colaboradores, melhor será também o desempenho das empresas, obtido pelo EBITDA; que por ser uma medida essencialmente operacional, é capaz de capturar a performance das empresas e o nível de produtividade por elas alcançadas em suas atividades-fim, relacionando-se com o esforço dos colaboradores nas atividades operacionais existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Andrade, Jefferson Pereira, and Wenner Glaucio Lopes Lucena. "Value relevance: um estudo com ofertas públicas iniciais (IPO)." Sistemas & Gestão 12, no. 2 (August 24, 2017): 205–14. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n2.1035.

Full text
Abstract:
Diversos estudos relacionam a informação contábil a os preços de mercado das ações e são denominados, value relevance. O presente estudo tem por objetivo avaliar a relevância da informação contábil relacionada ao patrimônio líquido, ao lucro líquido e ao ebitda no processo de formação de preço das ações das ofertas pública iniciais ocorridas na BM&FBovespa no período de 2004 a 2012. Para alcançar os objetivos da pesquisa foi utilizadas regressões tendo o valor de mercado das empresas (obtidos pela multiplicação do número de ações pelo valor de mercado dessas ações na data do IPO) como variável dependente e as variáveis contábeis como variável independente ou explicativa. Verificou-se que entre as variáveis contábeis pesquisadas apenas uma delas, o ebitda apresentou ser significativa ao nível de 10% quando avaliada isoladamente e com uma variável de controle, demonstrado contribui para a formação do preço das ações. As outras variáveis, lucro líquido e patrimônio líquido não demonstraram ser relevantes para o mercado de capitais brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Teotônio, Arise Natiana A., Katianny Gomes Santana Estival, Luziléa Brito De Oliveira, and Solange Rodrigues Santos Corrêa. "O papel da contabilidade na evidenciação da responsabilidade socioambienta." Revista de Ciências Gerenciais 17, no. 26 (July 7, 2015): 71. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2013v17n26p71-86.

Full text
Abstract:
<span>A contabilidade ambiental é uma vertente da ciência contábil que tem como função fornecer informações, através de relatórios, aos usuários, internos e externos, sobre as mutações patrimoniais sofridas pelas atividades de impactos ambientais exercidas pela empresa. Baseado nisso, com base na pesquisa bibliográfica, o artigo descreve os instrumentos contábeis importantes na divulgação dos impactos ambientais, demonstrando, assim o papel da contabilidade para evidenciação da responsabilidade social e ambiental das empresas. Foi possível concluir que a contabilidade ambiental tem um papel fundamental na divulgação de informações de natureza ambiental e social das organizações, e para isso faz uso das peças contábeis que compõem os demonstrativos, auxiliando-os na sua tomada de decisão organizacional.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Milton Jarbas Rodrigues Chagas, Danival Sousa Cavalcante, Silvana Karina de Melo Travassos, Suelem Katherinne de Macedo Pinto, and Polyandra Zampiere Pessoa da Silva. "Evidenciação contábil dos recursos auferidos pelas OSCIPs do nordeste brasileiro: um enfoque nas subvenções e assistências governamentais." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 12, no. 2 (July 1, 2020): 236–53. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n2id19282.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o nível de evidenciação das principais fontes de recursos das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) situadas na região Nordeste do Brasil, enfocando as subvenções e assistências governamentais, uma vez que estas devem seguir normas, tais como o pronunciamento CPC 07 (R1) e a norma contábil NBC TG 07 (R2). Metodologia: A pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa, cujos dados foram coletados das demonstrações contábeis obtidas do website do Ministério da Justiça, referente aos anos de 2010 a 2014. Resultados: Observou-se que apenas 27% das OSCIPs da região Nordeste evidenciaram as subvenções e assistências em conformidade com o pronunciamento e a norma citados, e que algumas instituições dessa região não publicam suas demonstrações contábeis em todo o período em análise. Além disso, os testes mostram que as OSCIPs da região Nordeste não apresentaram conformidade contábil quanto à evidenciação das subvenções e assistências governamentais auferidas, demonstrando uma necessidade de melhoria do processo de accountability pelas OSCIPs. Contribuições do estudo: espera-se trazer o debate a respeito da necessidade da elaboração das demonstrações contábeis pelas OSCIPs, bem como da evidenciação de informações que são exigidas pelos CPCs e normas, para que os usuários tenham informações fidedignas sobre a realidade das organizações para o processo de tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Delfino, Gustavo Santos, Victor Amaral Floriano, Carlos Eduardo Araújo da Silva, and Zilton Bartolomeu Martins. "PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DAS COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL CONTÁBIL." Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí 10, no. 16 (August 31, 2021): 001–17. http://dx.doi.org/10.5965/2316419010152021001.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis acerca das competências do profissional contábil. Conforme a metodologia, esta pesquisa classifica-se como quantitativa, em relação à abordagem, descritiva, quanto aos objetivos e no que diz respeito aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário, baseado nas pesquisas de Faotto e Jung (2018), Wollinger, Martins e Marinho (2018), Moura e Lima Filho (2019) e Silva et al. (2020), contendo 11 (onze) questões fechadas, validado por professores da área e aplicado por meio eletrônico no período entre agosto e setembro de 2020. A população deste artigo foi de 335 alunos matriculados em 2020/2 nos cursos de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina, resultando em uma amostra de 111 respondentes, que representa 33,13% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do Google Formulários® e utilizou-se como técnica de análise de dados, a estatística descritiva, segundo a distribuição de frequência relativa. Como principais resultados, pode-se observar que a percepção dos graduandos acerca das competências do profissional contábil vai ao encontro do que estabelece a Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004, que instituiu as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Também verificou-se que o curso de Ciências Contábeis prepara seus discentes de maneira adequada, demonstrando quais habilidades e competências devem desenvolver e aprimorar, com o objetivo de se tornarem profissionais contábeis aptos a atuar no mercado de trabalho em benefício da sociedade como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Garcia, Evelini Lauri Morri, Mayra Orlandi Fadel, Simone Leticia Raimundini Sanches, and Romildo De Oliveira Moraes. "INFLUÊNCIA DA REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS." REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade 6, no. 1 (April 29, 2016): 74. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v6i1.353.

Full text
Abstract:
<p>O objetivo deste trabalho consistiu em verificar a influência das alterações normativas sobre as pesquisas na área contábil de 1995 à 2014 relacionadas aos instrumentos financeiros. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico das publicações que ocorreram entre 1995 e 2014 com os assuntos “instrumentos financeiros”, “<em>hedge</em>” e “derivativos” na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES e nos periódicos da área contábil listados no <em>site</em> da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT). Foram identificados 43 artigos, os quais compuseram a amostra. Foi verificado que Rodrigo Fernandes Malaquias, Roberto Carlos Klann e Jorge RibeiroToledo Filho possuem a maior produção científica sobre o tema, com três artigos cada. As publicações estão concentradas em periódicos de classificação Qualis-CAPES A2 e B1 e o enfoque mais abordado foi a evidenciação, correspondendo a 32,56% dos estudos analisados. Com relação às alterações das normas contábeis, constatou-se influência significativa das mudanças na regulamentação ocorridas de 2007 à 2010, que motivou 39,53% dos trabalhos analisados, demonstrando que a convergência aos padrões internacionais de contabilidade representou um nicho de estudos. A IAS 32 e a IAS 39 foram os regulamentos mais citados, presente em 15,29% das publicações, indicando a influência das normas internacionais em pesquisas nacionais.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Saraiva, Lucas Gurgel Mota, Francisco Antônio Bezerra, and Aziz Xavier Beiruth. "A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A IMPORTÂNCIA RELATIVA DE COMPETÊNCIAS CONTÁBEIS NAS PMES NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 10, no. 1 (January 9, 2018): 21. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1id10985.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como principal objetivo medir o grau de importância das competências contábeis em relação aos demais fatores de destaque na gestão de micro e pequenas empresas do setor de serviços no Município de Fortaleza-CE. Este trabalho procurou, também, mensurar o nível de utilização da informação contábil por parte dos gestores. Os resultados foram relatados através de análises descritiva e exploratória, demonstrando os aspectos das empresas, os problemas vivenciados pelas PMEs, as habilidades da contabilidade e a sua utilização no processo da tomada de decisão, as habilidades de gestão financeira, a alteração da performance das PMEs, a utilização da gestão nas atividades operacionais e a utilização das competências necessárias para o desenvolvimento das PMEs. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário em 96 empresas situadas no município de Fortaleza-CE. Para apoiar a análise dos dados foram realizados testes estatísticos (qui-quadrado) em relação à faixa etária, à formação escolar e ao tempo de atuação do gestor nas PMEs. A pesquisa concluiu que o gerenciamento da empresa está relacionado ao tempo de atuação do gestor em PMEs e ao seu nível de escolaridade.Palavras-Chave: Pequena e Média Empresa. Competências Contábeis. Gestor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Do Nascimento, Roberto Sérgio. "Aspectos Relevantes da Avaliação dos Controles Internos da Auditoria Governamental." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 1, no. 2 (May 8, 2009): 43. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v1i2.19.

Full text
Abstract:
Avaliação dos controles internos é atividade decisiva na realização dos trabalhos de auditoria. Primeiramente, contextualiza-se a auditoria nos tempos atuais, demonstrando que esta disciplina não representa mais o simples exame dos demonstrativos contábeis em contraposição aos registros da escrituração contábil. Vai além. Busca a consonância dos princípios fundamentais de contabilidade e das normas brasileiras de contabilidade, na medida que preserva a materialização adequada dos fenômenos que afetam à Ciência Contábil como um todo. À semelhança do modelo tradicional de auditoria, o auditor independente, interno ou governamental necessita conhecer a importância dos controles internos na salvaguarda do patrimônio, prevenção de fraudes, no registro correto das transações e na promoção da eficiência operacional. Contudo, a avaliação a ser efetivada deve levar em consideração que nem todos os controles são decisivos em termos de mutação patrimonial, como é o caso dos controles administrativos. Todas as organizações, quer sejam ela públicas ou privadas, possuem controles dos mais variados possíveis. No tocante à esfera estatal, percebe-se que o assunto ainda não foi totalmente explorado entre os motivos: uma da inexistência da sistematização desta análise, divulgação dos métodos de exame e conhecimento dos efeitos gerados sob o trabalho do auditor público. Assim, o artigo busca abordar alguns mecanismos de avaliação que podem ser utilizados por estes profissionais, tais como: relatório de situação, questionário, memorando de descrição e fluxograma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Witt, Cleonice, Nelson Hein, and Adriana Kroenke. "Eficiência dos serviços contábeis na geração de riqueza e qualidade de vida." Ágora : revista de divulgação científica 25 (August 13, 2020): 57–75. http://dx.doi.org/10.24302/agora.v25i0.2687.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou a eficiência dos serviços contábeis na geração de riqueza e qualidade de vida nos Estados brasileiros. Para a análise foram consideradas as variáveis: número de contadores, valores do PIB indústria, serviços, agropecuária e impostos, índices do IDH longevidade e educação - dos Estados brasileiros. Essas proxies foram utilizadas com o intuito de verificar em quais Estados os serviços contábeis são mais eficientes em impulsionar a economia e contribuir para uma melhor qualidade de vida, representada pela longevidade e pela educação. Para realizar essa avaliação aplicou-se o método Multi-Objective Optimization by Ratio Analysis (MOORA). Por meio da aplicação desse método elaborou-se um ranking de eficiência que apresentou o Estado de São Paulo em primeiro lugar e o Estado do Acre em último lugar. Os resultados também evidenciaram que o maior número de contadores reside nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná Bahia e Santa Catarina. Essa disparidade na distribuição do número de contadores e nos valores dos itens do PIB não ficou tão fortemente evidenciada nos elementos do IDH, pois estes índices ficaram acima da média nacional em aproximadamente a metade dos 27 membros da federação. Esse estudo contribui para a valorização dos serviços contábeis demonstrando que eles podem interferir também na geração de riqueza dos Estados e indiretamente contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Palavras-chave: Profissão contábil. PIB. IDH. MOORA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Melillo, Pedro Henrique, Ciro Gustavo Bragança, and Rodrigo De Vasconcellos Viana Medeiros. "Escolhas contábeis e gerenciamento de resultados: um estudo sobre o reconhecimento de subvenções governamentais em um hospital filantrópico." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 11, no. 1 (December 8, 2018): 201–19. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n1id14344.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo explicar os motivos da adoção do regime de competência para o reconhecimento de subvenções do governo pelos hospitais filantrópicos, além de evidenciar os fatores relacionados a escolhas contábeis e gerenciamento de resultados para essas instituições. Metodologia: Para alcançar o objetivo, foi adotada uma metodologia quali-quantitativa, com triangulação dos dados na utilização da opinião dos autores e aplicação de entrevistas e questionários a gestores e analistas de crédito do mercado, além de análise estatística da evolução dos indicadores entre 2012 e 2015 do próprio hospital com aplicação do teste de médias. Os dados foram coletados mediante entrevistas e questionários, com auxílio do Google Docs e ainda houve visitas pessoais dos pesquisadores à entidade. Resultados: Os resultados mostraram que os gestores demonstram preocupação com a qualidade da informação contábil gerada. Em termos de relevância e fidedignidade, foi possível visualizar, através dos resultados dos testes de médias, que a contabilização de subvenções governamentais mediante regime de competência implica em indicadores patrimoniais distintos daqueles gerados com a contabilização por regime de caixa. Contribuições do estudo: O estudo contribuiu para ressaltar que as escolhas contábeis, na forma de reconhecimento das subvenções governamentais, são determinantes nos elementos patrimoniais e de resultado da entidade, demonstrando sua relevância no processo de tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Matthes, Daniel, Camila Adam, Jules Kout Tene, and Paulo Roberto da Cunha. "INFLUÊNCIA DO CETICISMO PROFISSIONAL NO GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO DA DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL." Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade 10, no. 3 (July 9, 2021): 40–61. http://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v10i3.7864.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar a influência do ceticismo profissional sobre o gerenciamento de impressão na divulgação da informação contábil. O ceticismo profissional foi analisado por meio das variáveis mente questionadora, suspensão de julgamento, busca de conhecimento, compreensão interpessoal, autonomia e autoestima, conforme constructo de Hurtt (2010). O gerenciamento de impressão foi analisado por meio das variáveis seletividade, distorção de medição e aprimoramento de divulgação, conforme Cardoso, Leite e Aquino (2018). A pesquisa caracteriza-se como descritiva, survey e quantitativa. A amostra do estudo foi composta por 201 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de duas Universidades Públicas do Estado de Santa Catarina. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva e regressão OLS por meio do software SPSS®. Os resultados da pesquisa demonstraram que a característica mente questionadora influencia negativamente as variáveis aprimoramento de divulgação e distorção de medição, demonstrando que quanto maior o nível da característica mente questionadora num indivíduo, menor a possibilidade de este ser influenciado por duas das técnicas de gerenciamento de impressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Nascimento, Denise Fernandes, and Ercilio Zanolla. "Escolhas Contábeis na Demonstração dos Fluxos de Caixa: Análise em Empresas da América Latina." Contabilidade Gestão e Governança 23, no. 3 (December 21, 2020): 424. http://dx.doi.org/10.51341/1984-3925_2020v23n3a8.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: this study analyzed which characteristics of companies may be associated with accounting choices at DFC in 565 publicly traded companies in Latin American countries, from 2012 to 2016.Method: this study promotes analysis by estimating twelve logistic regression models and using panel data.Originality / Relevance: the study of DFC's accounting choices provides information about changes in net assets, financial structure and the ability of companies to modify resources.Results: The results show that the size of the companies, the negative cash flow and the sector may be related to the choices of interest and dividends received, and dividends paid, indicating that the results for the variables in Brazil are similar to those of Chile and Peru, even in different institutional settings.Theoretical / Methodological contributions: this study contributes by providing an overview of how financial and non-financial companies in different countries show cash flows, especially with regard to DFC's comparability and accounting choices, which can result in increasing operating cash flow. In addition, the study provides evidence of an association between company characteristics and accounting choices at DFC, showing differences in the countries surveyed, in terms of cash flow interests, and, contrary to the objective of regulatory bodies, regarding the standardization of accounting procedures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Almeida, Sidmar Roberto Vieira, and Francisco José dos Santos Alves. "Testando o Triângulo de Cressey no contexto da convergência às normas internacionais de contabilidade: um estudo empírico sobre comportamento ético de profissionais de contabilidade." Revista de Administração da UFSM 8, no. 2 (June 30, 2015): 282. http://dx.doi.org/10.5902/1983465910893.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi verificar como o profissional de contabilidade se posiciona em relação aos dilemas morais, envolvendo atos ilícitos e o Triângulo de Cressey no exercício de sua atividade profissional, no ambiente de convergência aos padrões internacionais de Contabilidade. Buscaram-se identificar quais os componentes deste triângulo e que características individuais influenciam a intenção de agir deste profissional. Também foi avaliado se havia flexibilidade na escolha de práticas contábeis propiciada pela convergência aos padrões internacionais de Contabilidade. Os resultados corroboraram com o demonstrado no Modelo de Cressey, na medida em que sugeriram dentro dos cenários propostos, que os profissionais de contabilidade se aproveitariam de uma eventual troca da empresa de auditoria, para efetuar ajustes que beneficiassem o resultado da Companhia (Oportunidade), e justificariam este procedimento, pelo fato de ser uma prática comum no mercado (Racionalização), tentando transformar algo antiético em algo aceitável. Pôde-se verificar que as variáveis: julgamento do ato e gravidade do ato, foram estatisticamente significantes em relação à intenção de agir do profissional contábil. Já a flexibilidade não apresentou significância estatística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Goulart, André Moura Cintra. "O conceito de ativos na contabilidade: um fundamento a ser explorado." Revista Contabilidade & Finanças 13, no. 28 (April 2002): 56–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772002000100004.

Full text
Abstract:
O estudo da teoria contábil e das definições dos elementos das demonstrações financeiras, em especial os ativos, é de grande relevância não somente para acadêmicos, mas também para aqueles que se encontram ligados diretamente às atividades práticas da contabilidade aplicada. Este trabalho parte da constatação de que definições insatisfatórias do conceito de "ativos" são costumeiramente ensinadas em cursos de contabilidade, sem ensejar discussões, e genericamente aceitas pelos profissionais da área contábil. A partir da pesquisa exploratória realizada, indica-se a validade da hipótese, que orienta o desenvolvimento do trabalho, de que os profissionais da área contábil possuem conhecimento apenas superficial de tão importante conceito, não demonstrando compreensão sobre a essencialidade da noção de benefícios econômicos futuros para a caracterização da natureza básica dos ativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Mendes da Silva, Denise, Vinícius Aversari Martins, and Fabiano Guasti Lima. "Escolhas contábeis na demonstração dos fluxos de caixa em companhias listadas no novo mercado da B3." Revista Contemporânea de Contabilidade 15, no. 36 (December 19, 2018): 143–65. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n36p143.

Full text
Abstract:
Este estudo investigou quais fatores podem estar relacionados às escolhas contábeis na DFC realizadas em 112 companhias abertas não financeiras listadas no Novo Mercado da B3 no período de 2010 a 2015. A principal contribuição deste estudo é fornecer um panorama sobre a forma como as empresas consideradas com alto nível de governança corporativa no Brasil estão evidenciando seus fluxos de caixa no que tange à comparabilidade e, também, ao gerenciamento da DFC, fazendo escolhas que impliquem em um aumento do fluxo de caixa operacional. Este estudo oferece evidências de que a maioria das empresas apresenta a DFC pelo método indireto e segue as recomendações de políticas contábeis contidas no CPC 03 para classificar juros e dividendos pagos e recebidos. Além disso, o tamanho da empresa e as oportunidades de crescimento parecem ter relação com as escolhas de classificação de juros pagos e dividendos recebidos, respectivamente. Os resultados no contexto brasileiro diferem de achados anteriores em outros mercados, provavelmente por implicações do ambiente institucional em que as empresas se inserem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Maciel, Flávia Fonte de Souza, Bruno Meirelles Salotti, and Joshua Onome Imoniana. "ESCOLHAS CONTÁBEIS NA DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA NO CONTEXTO DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO." Revista Universo Contábil 13, no. 4 (March 27, 2018): 194. http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2017432.

Full text
Abstract:
As normas contábeis brasileiras, através do Pronunciamento Técnico CPC 03, estabelecem opções de classificação na Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) dos fluxos de caixa relacionados a juros, dividendos e juros sobre capital próprio, pagos e recebidos, em linha com a norma internacional IAS 7. Apesar dessa liberdade de escolha, o CPC 03, parágrafo 34A, encoraja fortemente certas classificações de tais fluxos de caixa. Este trabalho busca verificar se a maioria das empresas não financeiras do mercado de capitais brasileiro segue o referido encorajamento, e identificar uma relação entre características (setor e firma de auditoria) das empresas e suas escolhas de classificação na DFC, no período de 2008 a 2014. Com uma amostra de 352 empresas, 2.323 relatórios de auditores e DFCs analisados, e 3.821 dados levantados, os resultados apontaram que: i) a maior parte das empresas brasileiras segue as classificações encorajadas pelo parágrafo 34A do CPC 03, exceto quanto ao item dividendos/JCP recebidos; ii) as empresas dos setores “Máquinas Industriais” e “Têxtil” seguiram uma classificação predominante em todos os itens que possuem flexibilidade de apresentação na DFC; e, iii) há classificações predominantes em todos itens para empresas auditadas pela PwC. Finalmente, quanto ao tema escolhas contábeis, este trabalho contribui ao identificar possíveis influências que direcionam a escolha de classificação na DFC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Castro, Livia Arruda, Yohanna Jade dos Santos Leôncio, Régis Barroso Silva, Sylvia Rejane Magalhães Domingos, and Vera Maria Rodrigues Ponte. "Aspectos quantitativos de materialidade das informações divulgadas nas demonstrações contábeis e nas notas explicativas de empresas brasileiras da indústria de alimentos processados1." Enfoque: Reflexão Contábil 38, no. 2 (September 17, 2019): 15–32. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v38i2.43096.

Full text
Abstract:
Investigou-se o atendimento a critérios quantitativos de materialidade das informações divulgadas em demonstrações contábeis e em notas explicativas de empresas brasileiras da indústria de alimentos processados, referentes aos sete exercícios financeiros do período de 2010 a 2016. Considerando-se os critérios quantitativos conhecidos na literatura acadêmica, o estudo se propôs a: (i) calcular a materialidade das companhias da amostra com base no critério quantitativo de 1% da Receita Líquida; (ii) verificar se os itens divulgados nas demonstrações contábeis e nas notas explicativas atendem a esses critérios; e (iii) calcular o percentual médio de itens que não atendem à materialidade de 1% daReceita Líquida Líquida. Os resultados obtidos possibilitaram constatar que o Balanço Patrimonial foi o demonstrativo que apresentou os maiores percentuais de divulgação de informações não materiais, com uma média de 35%, seguido pela Demonstração do Valor Adicionado, com 34%, pela Demonstração de Fluxos de Caixa, com 32%, e pela Demonstração do Resultado do Exercício, com 27%. A análise mostrou ainda que o percentual médio de itens que não atendem à materialidade de 1% da Receita Líquida nas notas explicativas foi bem inferior àquele calculado para as demonstrações contábeis, de apenas 6%. Além disso, os resultados evidenciam uma redução das médias, dos valores máximos e dos intervalos dos percentuais de informações abaixo da materialidade a partir de 2014, o que pode ser atribuído à aprovação e à divulgação da OCPC 07, ocorridas no citado ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Nazaré, Sérgio R. M., and Paulo Augusto Pettenuzzo Britto. "Provisões de crédito, gerenciamento de resultados e informação contábil: comportamento das provisões de crédito em bancos brasileiros." Revista Científica Hermes - FIPEN 27 (May 1, 2020): 378. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v27i0.561.

Full text
Abstract:
Propõe-se a análise do uso da informação contábil como instrumento de gerenciamento de resultados através das provisões de crédito em bancos no Brasil. A ligação entre informação contábil e gerenciamento de resultados serviu de base para ratificar a importância do tema, principais pesquisadores e amplitude de pesquisas relacionadas. Nas empresas do setor financeiro, a pesquisa aborda o gerenciamento de resultados através do uso das provisões de créditos. Por meio de detalhamento conceitual, análise bibliométrica, ficou demonstrado não só a importância teórica, mas também a análise de forma empírica do comportamento das provisões de créditos em bancos brasileiros. Por fim, o artigo é útil para profissionais com interesse na pesquisa sobre gerenciamento de resultados em bancos na medida em que sistematiza conceitos, aplicações e relevância do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Galvão, Nadielli Maria dos Santos, Andreza Cristiane Silva de Lima, and Luana Leite Pereira dos Santos. "ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: UM ESTUDO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO." Revista de Contabilidade e Gestão Contemporânea 1, no. 2 (December 26, 2018): 75. http://dx.doi.org/10.22409/rcgc2018.v1i2.a27362.

Full text
Abstract:
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos estudantes de administração quanto à finalidade das Demonstrações Contábeis obrigatórias no Brasil verificando se há associação entre o perfil do discente e seu nível de conhecimento.. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, sendo o instrumento de coleta um questionário contendo perguntas acerca do conjunto dessas demonstrações, o qual foi disponibilizado via online. Os dados foram tabulados no Excel® e a análise de estatística descritiva e teste qui-quadrado foram realizadas no software Gretl. Os principais achados mostraram que as demonstrações contábeis mais conhecidas foram o Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração dos Fluxos de Caixa. Sobre o conhecimento a respeito do conjunto desses documentos, o maior número de acertos correspondeu ao conteúdo do Balanço Patrimonial e o de menor acerto, a Demonstração do Valor Adicionado. O conhecimento que os estudantes se auto atribuíam coincidiu com maioria das respostas obtidas quanto a DFC, DVA, DRA e Notas Explicativas. Além disso, o nível de conhecimento quanto a esses demonstrativos, mostrou-se associado ao turno em que o aluno estuda, sendo o melhor desempenho apresentado por aqueles que estudam pela manhã, em seguida dos que cursam EaD. Por fim, ter cursado ou não a disciplina de contabilidade geral ou correlata, afetou o nível de conhecimento sobre o Balanço Patrimonial, DMPL, DRE e DLPA. Esses resultados podem contribuir para nortear professores de contabilidade que ministram tal conteúdo no curso de administração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Morais, Rosa Amélia Carvalho, and Agenor Campos Barreto Júnior. "A Importância da Contabilidade Gerencial para Microempresas e Empresa de Pequeno Porte." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 43 (December 18, 2018): 903–21. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1527.

Full text
Abstract:
Este estudo descreve a contabilidade gerencial como ferramenta indispensável à tomada de decisão, explicando com detalhes o funcionamento do Balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e a demonstração do fluxo de caixa. Assim, por intermédio do uso desses instrumentos da contabilidade, pode-se elaborar instrumentos indispensáveis para o gestor gerencial da organização. O trabalho apresenta modelos de Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e de Fluxo de Caixa. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica descritiva, como melhor recurso para explicar a contabilidade gerencial. Como resultado, pode-se dizer que as ferramentas da contabilidade usadas na contabilidade gerencial são recursos indispensáveis para a tomada de decisão do gestor, pois foi permitido verificar que o uso dos padrões contábeis possibilitam mitigar erros e falhas nos processos encontrados nas empresas, favorecendo assim, a retificação de erros para a tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography