Academic literature on the topic 'Dente decíduo restaurado'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Dente decíduo restaurado.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Dente decíduo restaurado"

1

DORNELLAS, Ana Paula, Karla Dayanna Tavares CAVALCANTE, Tamara Kerber TEDESCO, Isabela FLORIANO, and José Carlos Pettorossi IMPARATO. "MOLAR DECÍDUO INFRAOCLUIDO: RELATO DE UM CASO RESTAURADO COM CIMENTO IONÔMERO DE VIDRO ENCAPSULADO, UM ANO DE ACOMPANHAMENTO." Acta Biomédica Brasiliensia 9, no. 2 (December 16, 2018): 124. http://dx.doi.org/10.18571/acbm.179.

Full text
Abstract:
<p>A infraoclusão de dentes decíduos pode ocorrer devido a fusão anatômica do cemento dentário com o osso alveolar, situação que denominamos como anquilose dentária. Esse evento, comum em molares decíduos, pode causar prejuízo no desenvolvimento da oclusão. O objetivo desse trabalho foi relatar a reabilitação de um molar decíduo infra-ocluído utilizando uma banda ortodôntica sobre o dente, cimento de ionômero de vidro modificado por resina encapsulado (Riva Ligh Cure, SDI, Brasil) e seu acompanhamento durante doze meses. Paciente de nove anos, do sexo feminino, compareceu ao consultório acompanhado de sua mãe com uma queixa estética. Após diagnostico de anquilose, foi realizada a restauração no elemento dentário em sessão única e realizado acompanhamento clínico e radiográfico durante doze meses. Ao final desse período observamos que o dente tratado permaneceu restaurado o que proporcionou a esfoliação das raízes do dente decíduo e consequentemente a erupção do dente permanente. Diante disso, concluímos que é possível tratar molares decíduos em infraoclusão com cimento de ionômero de vidro modificado por resina, no intuito de facilitar a realização do procedimento em sessão única e diminuir os riscos associados a um dente anquilosado não tratado precocemente.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gross, Dayane Jaqueline, Dannyanie Manosso Samways, Mariane Rodrigues Melo, Denise Stander Wambier, and Ana Claudia Chibinski. "Técnica de hall em pacientes infantis: estudo de caso e acompanhamento clínico-radiográfico." Revista Brasileira de Odontologia 75 (September 24, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v75.2018.e1030.

Full text
Abstract:
A técnica de Hall é um método restaurador atraumático para molares decíduos com a utilização de coroas metálicas pré-fabricadas sem necessidade de preparo e remoção de dentina cariada. O selamento da cavidade obtido por meio da boa adaptação da coroa evita a progressão da lesão cariosa e dá condições para a resposta biológica do dente. O objetivo deste estudo foi descrever a Técnica de Hall para restauração de molares decíduos com ampla destruição coronária, bem como avaliar clínica e radiograficamente os elementos tratados a fim de se verificar o desempenho ao longo do tempo da referida técnica. Após um período de avaliação de 2 meses à 3 anos, observou-se sucesso em todos os dentes restaurados pela técnica, sem sinais clínicos ou radiográficos de patologias pulpares. Concluiu-se que a técnica de Hall se mostrou um procedimento restaurador efetivo para dentes decíduos, mantendo a vitalidade e a função dos elementos dentários tratados nos pacientes acompanhados neste estudo. Trata-se de um procedimento atraumático, facilmente aceito pelo paciente infantil, que mostrou ser uma boa opção para uso diário na clínica de Odontopediatria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melo, Joana Vitória, Regina De Oliveira, Neusa Dantas-Neta, and Éllen Maria De Andrade. "Acompanhamento clínico e radiográfico de dentes decíduos submetidos à pulpotomias com a pasta CTZ: relatos de casos." Journal of Dentistry & Public Health 9, no. 3 (August 3, 2018): 205–13. http://dx.doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v9i3.1951.

Full text
Abstract:
Objetivo: A técnica da pulpotomia em dentes decíduos utilizando a pasta CTZ (cloranfenicol, tetraciclina, óxido de zinco) é caracterizada por ser uma técnica de fácil execução, apresentando sucesso clínico considerável. O presente trabalho tem como objetivo relatar o acompanhamento clínico e radiográfico de dentes decíduos que foram submetidos à pulpotomia com a pasta CTZ em quatro pacientes. Descrição dos casos: O trabalho foi aprovado pelo CEP da DeVry | Facid (CAAE 57347016.5.0000.5211). Os responsáveis pelos participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os participantes assinaram o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE). As 3 crianças relatadas apresentaram pelo menos um dente decíduo tratado endodonticamente com a técnica do CTZ, com restauração em condições clínicas satisfatórias e radiografia de diagnóstico com imagens nítidas do dente que foi avaliado. Os aspectos relacionados aos dentes decíduos como, dor, abscesso, fístula, mobilidade e alteração na cor foram avaliados nos 3 casos. As radiografias do dente submetido à pulpotomia com CTZ após 1 mês foram comparadas com as radiografias de pré-operatório e pós-operatório para verificação de reabsorção óssea e reabsorção radicular interna e/ou externa. Foi observado em todos os 3 dentes, alteração de cor da coroa e em apenas 1 elemento a presença de dor após sete dias. Radiograficamente, os dentes não apresentaram critérios de insucesso da pulpotomia, apresentando ausência de espessamento do ligamento periodontal e a presença de neoformação óssea. Conclusão: Pode-se concluir que a pulpotomia em dentes decíduos com polpa necrosada, utilizando como material a pasta CTZ, se mostrou efetiva nos três acompanhamentos relatados, após 30 dias de sua realização. Ao final do acompanhamento, os dentes não apresentaram fístula, abscesso, mobilidade dentária patológica, reabsorção óssea, reabsorção interna e/ou externa e houve regressão da lesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Borba Porto, Ramiro, Jeane Soares Amorim de Freitas, Márcia Regina Soares Cruz, Ana Eliza Lemes Bressani, Juliana Sarmento Barata, and Fernando Borba de Araujo. "Prevalência de traumatismos alvéolo-dentários na clínica de urgência odontopediátrica de FO.UFRGS." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 44, no. 1 (June 1, 2003): 52–56. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.103218.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de traumatismos alvéolo-dentários em crianças que procuraram atendimento no Curso de Extensão Universitária de Urgência em Odontopediatria da FO-UFRGS no período de abril de 1999 a dezembro de 2000. A amostra consistiu de 129 crianças, sendo 80 (62,01%) do sexo masculino e 49 (37,99%) do sexo feminino, com idade de 0 a 14 anos. A faixa etária mais acometida por traumatismo em dentes decíduos foi a de 2-4 anos, enquanto que, em permanentes, foi a de 8-10 anos. Os traumatismos dos tecidos de sustentação foram os mais prevalentes na dentição decídua (79,64%), predominando a intrusão (35,55%) e a luxação lateral (27,77%). Já com relação aos dentes permanentes, a prevalência maior foi de injúrias traumáticas aos tecidos duros (59,25%), sendo de maior ocorrência a fratura coronária sem exposição pulpar (70,83%), seguida da fratura coronária com exposição pulpar (22,91%). Em relação aos procedimentos clínicos adotados para o atendimento emergencial, a conduta mais prevalente foi a orientação, tanto para dentes decíduos (72,56%), quanto para permanentes (27,16%). A restauração (25,92%) foi o segundo procedimento clínico mais prevalente para dentes permanentes e a exodontia (13,27%) para os dentes decíduos traumatizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kramer, Paulo Floriani, Luiz Antonio Gaieski Pires, Maximiano Ferreira Tovo, Tatiana Canever Kersting, and Simone Guerra. "Grau de infiltração marginal de duas técnicas restauradoras com cimento de ionômero de vidro em molares decíduos: estudo comparativo " in vitro." Journal of Applied Oral Science 11, no. 2 (June 2003): 114–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-77572003000200006.

Full text
Abstract:
A técnica do condicionamento ácido e o desenvolvimento e aprimoramento de novos materiais restauradores com características adesivas têm levado a mudanças importantes nas concepções e nos princípios da dentística operatória e restauradora. O objetivo deste estudo foi avaliar a microinfiltração marginal em cavidades proximais de molares decíduos restaurados com cimento de ionômero de vidro modificado por resina (Vitremer, 3M) comparando duas diferentes técnicas: a técnica convencional (conforme recomendações do fabricante) e a técnica de hibridização (ácido fosfórico-37% e sistema adesivo Scotchbond Multi-Uso, 3M ). Foram utilizados 20 molares decíduos hígidos, onde foram preparadas cavidades proximais. A amostra foi dividida aleatoriamente em 2 grupos. No grupo 1 foi utilizado a técnica convencional e no grupo 2 a técnica com condicionamento ácido e aplicação de sistema adesivo. Os dentes foram submetidos ao processo de ciclagem térmica, impermeabilizados, mantendo uma área de 2mm² na margem cervical da restauração e imersos em solução de azul de metileno a 0,5%, por 72 horas. A seguir, foram seccionados e avaliados por um único examinador, que estabeleceu o grau de microinfiltração. Os dados obtidos revelaram que as duas técnicas utilizadas apresentaram microinfiltração marginal em diferentes graus, e que não houve diferença estatisticamente significante entre elas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Nayhara Leandro, Vanara Florêncio Passos, Weslanny De Andrade Morais, and Regina Glaucia Lucena Ferreira. "Desempenho clínico do cimento de ionômero de vidro no tratamento restaurador atraumático: uma revisão da literatura." Revista Brasileira de Odontologia 75 (December 12, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v75.2018.e1112.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma revisão de a literatura acerca do desempenho clínico do cimento de ionômero de vidro (CIV) utilizado no tratamento restaurador atraumático (TRA). Realizaram-se buscas nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde Odontologia, Medline, Pubmed e Science Direct, utilizando os descritores “cimentos de ionômeros de vidro”, “tratamento dentário restaurador sem trauma” e “análise de sobrevida”, bem como os respectivos termos em inglês. Foram selecionados 23 artigos nos idiomas português e inglês, publicados nos últimos dez anos, seguindo critérios de inclusão e exclusão pré-determinados. Percebeu-se que a maioria dos estudos aplicou o TRA em crianças (66%), direcionado à dentição decídua (57%) e em cavidades de superfície única e múltipla (48%), simultaneamente. A maioria dos estudos acompanhou o desempenho clínico das restaurações no período de 12 (35%) e 24 meses (35%). O CIV de alta viscosidade foi mais utilizado e as marcas Fuji IX e Ketac Molar foram as mais empregadas no TRA. Concluiu-se que O CIV associado ao TRA demonstra ser uma alternativa viável para tratar cárie em dentes decíduos e permanentes. A longo prazo, o CIV apresenta desempenho superior em cavidades de superfície única em relação às multisuperfície. De modo geral, as taxas de sucesso das restaurações oscilaram entre: 57,5 e 98%, em superfícies únicas, e 24,4 e 97,8%, em superfícies múltiplas. Esta abordagem mostrou ser confiável e efetiva quando comparada a técnica restauradora convencional. O defeito marginal e a perda parcial ou total da restauração foram identificados como principais causas de falha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Carlos Vinícius Ramos Leão de, Kelly Rodrigues Mota, Diogo Gomes Brandão, Gustavo Henrique Porto Oliveira, Patricia Batista Lopes do Nascimento, Priscylla Gonçalves Correia Leite de Marcelos, Daniela Maria Carvalho Pugliesi, et al. "Reabsorção radicular patológica em molar decíduo submetido a tratamento endodôntico com pasta à base de Cloranfenicol, Tetraciclina e Óxido de Zinco (CTZ): Relato de caso." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 1, 2021): e0810111347. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11347.

Full text
Abstract:
O presente estudo relata um caso de reabsorção patológica radicular em um molar decíduo tratado endodônticamente com pasta CTZ. Paciente do gênero masculino, 7 anos de idade, procurou atendimento, acompanhado por seus genitores, com a queixa principal de que o dente apresentava dor aguda. Durante a anamnese, o responsável relatou que o dente vinha apresentando dor espontânea que se intensificava durante a mastigação. Ao exame clínico não foi constatado quaisquer alterações em mucosa, gengiva e língua. Entretanto, verificou-se a presença de exposição da câmera pulpar do dente 55, sem indícios de polpa, configurando um quadro clínico de necrose. Ao realizar o exame radiográfico inicial foi possível verificar lesão de cárie extensa atingindo a região de cornos pulpares distais e raízes com comprimento maior que 1/3 e coroa do dente sucessor ainda não totalmente formada. Constatada a viabilidade da manutenção do dente 55 na cavidade oral, instituiu-se o tratamento endodôntico através da técnica LSTR com a pasta antibiótica CTZ (cloranfenicol, tetraciclina, óxido de zinco) e restauração com resina composta. O paciente foi acompanhado por um período de 3 e 12 meses após o tratamento inicial. Em ambas as visitas, a restauração se apresentou hígida e satisfatória, contudo, foi possível notar aumento da reabsorção radicular lateral e de radiolucidez na região de furca. Após constatada tal reabsorção o dente teve sua indicação para a exodontia. A pasta CTZ pode estimular o aumento da velocidade de rizólise em dentes decíduos por meio de reabsorções radiculares patológicas. Porém, estudos longitudinais precisam ser conduzidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Souza, Ana Luiza Martins, Alana Gail Lopes, Taís Chaves Magalhães, Hugo Lemes Carlo, Rogerio Lacerda Dos Santos, and Fabíola Galbiatti De Carvalho Carlo. "Qual material possui maior longevidade em molares decíduos: resina composta ou cimento de ionômero de vidro ? – Revisão sistemática da literatura." HU Revista 44, no. 1 (February 8, 2019): 115–22. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.13975.

Full text
Abstract:
Introdução: Diversos materiais restauradores são indicados para a restauração de dentes decíduos posteriores, como amálgama, resina composta, cimento de ionômero de vidro convencional, cimento de ionômero de vidro modificado por resina e resinas compostas modificadas com poliácidos (compômeros). Entretanto, uma dúvida ainda persiste quanto ao desempenho clínico do cimento de ionômero de vidro, em decorrência de suas propriedades, para ser utilizado como material restaurador definitivo em molares decíduos. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da taxa de sobrevivência de restaurações realizadas em molares decíduos utilizando resina composta e cimento de ionômero de vidro, buscando com base em evidências científicas, responder a PICO question: “Qual material possui maior longevidade em molares decíduos: resina composta ou cimento de ionômero de vidro?”. Material e métodos: Para este fim foram realizadas buscas em duas bases de dados, PubMed e Web of Science, utilizando uma estratégia de busca previamente determinada, para selecionar artigos de acordo com critérios de inclusão e exclusão criados para esse trabalho por dois examinadores calibrados. Resultados: A seleção dos artigos foi realizada de acordo com o fluxograma do PRISMA e foi criada uma tabela para avaliação qualitativa dos artigos selecionados. Foram encontrados 398 artigos na base de dados PubMed e 375 na Web of Science, sendo 153 coincidentes em ambas. Quarenta e seis artigos foram selecionados para leitura completa, dentre eles 42 foram excluídos, e quatro artigos foram incluídos para esta revisão. Conclusão: Após leitura crítica dos mesmos pode-se concluir que a resina composta demonstrou melhor desempenho clínico, ao longo do tempo, em molares decíduos comparados ao cimento de ionômero de vidro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moura, Marcoeli Silva de, Maria Hellen Sâmia Fortes Brito, Mikaelle Claro Costa Silva, Priscila Ferreira Torres, Josué Júnior de Araújo Pierote, Larissa Campos Rodrigues Pinheiro, Camila Siqueira Silva Coelho, et al. "Avaliação do tratamento restaurador atraumático na Estratégia Saúde da Família de Teresina, Piauí." Comunicação em Ciências da Saúde 28, no. 01 (February 5, 2018): 64–67. http://dx.doi.org/10.51723/ccs.v28i01.120.

Full text
Abstract:
O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é uma abordagem contemporâneapara o controle da cárie dentária na qual a remoção do tecido cariado é realizada com instrumentos manuais e o dente restaurado com cimento de ionômero de vidro (CIV) de alta viscosidade. Talvez por desconhecimento, muitos profissionais questionam a efetividade da técnica e o fato do procedimento restaurador ser considerado definitivo. Objetivos: (1) Avaliar o conhecimento e a conduta dos cirurgiões-dentistas (CD) que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre o uso do ART; (2) Capacitar os CD para realizar o ART no âmbito da saúde da família; (3)Avaliar o desempenho clinico de um CIV convencional indicado para ARTem dentes decíduos e (4) Avaliar o alcance da técnica ART na resoluçãodas necessidades restauradoras de pré-escolares. Métodos: Pesquisa foidesenvolvida em duas fases: 1ª Pesquisa transversal com todos os CD dazona urbana de Teresina, Piauí. 2ª. Ensaio clínico controlado realizado empré-escolares de creches municipais. Resultados: 1ª. fase: O conhecimentodos profissionais sobre ART foi mensurado e a maioria apresenta informaçõescorretas. O nível de conhecimento teve associação significativa com a faixa etária (p=0,0005) e tempo de formado (p=0,0112). Os CD foram treinados para execução do ART em seis oficinas teórico-práticas. 2ª. fase: dados enviados para publicação. Conclusões: A maioria dos cirurgiões-dentistas da ESF de Teresina, Piauí possui bom conhecimento e conduta positiva em relação ao ART, mas necessita de aprimoramento com relação à técnica e sua correta indicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Rosário Maria Maciel Pessoa da, Gabriela Brito Vasconcelos, Rafaela Brito Vasconcelos, Carolina da Franca Bandeira Ferreira Santos, Evert van Amerongem, and Viviane Colares. "Eficácia do tratamento restaurador atraumático, Hall Technique e restauração convencional usando resina ou amálgama após 18 meses de acompanhamento: um ensaio clínico randomizado." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 8, 2020): e1339118567. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.8567.

Full text
Abstract:
Existem diferentes opções para o tratamento restaurador de dentes decíduos. O objetivo deste estudo foi avaliar a taxa de sucesso de restaurações convencionais e atraumáticas, lesões de Classe I e Classe II em molares decíduos. Este é um ensaio clínico randomizado que foi realizado em Olinda, Brasil. O grupo controle foi formado pelas restaurações convencionais com resina (205) e amálgama (198), e o grupo caso pelas restaurações atraumáticas (ART) (211) e pelos tratamentos com Hall Technique (117). Um total de 731 restaurações foram realizadas em consultório odontológico em 731 crianças (4 a 8 anos de idade). Todas as restaurações foram avaliadas após 6, 12 e 18 meses. A taxa de sucesso das restaurações Classe I foi maior (> 85% de sucesso) para todas as restaurações em comparação com a Classe II (16,9% -99,1%, sucesso / falha menor). As taxas de sucesso das restaurações Classe II após 18 meses não foram satisfatórias para restaurações convencionais com resina (16,9%, sucesso / falha menor) e ART (31%, sucesso / falha menor), enquanto foram satisfatórias para restaurações convencionais com amálgama (70, 3%, sucesso), e excelente Hall Technique (99,1%, sucesso). A taxa de sucesso para Classe I foi maior que II para todas as restaurações. Considerando a Classe II, o índice de sucesso foi baixo para ART e restaurações convencionais com resina, satisfatório para amálgama e excelente para Hall Technique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Dente decíduo restaurado"

1

Ghersel, Eloisa Lorenzo de Azevedo. "Influência do modo de armazenamento e do tipo de adesivo na microinfiltração de dentes decíduos restaurados com resina composta." Universidade de São Paulo, 1999. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23132/tde-18032004-080542/.

Full text
Abstract:
RESUMO No presente trabalho foi feita uma avaliação, in vitro, da influência do modo de armazenamento e de dois tipos de adesivos dentinários na microinfiltração, em paredes axiais e cervicais de restaurações com resina composta, em segundos molares decíduos. As amostras foram divididos em três grupos de acordo com o tipo de armazenamento, denominados: Desidratado, Hidratado e Congelado. As amostras do grupo Desidratado foram mantidas secas, as do grupo Hidratado foram armazenadas em solução fisiológica em geladeira e as do grupo Congelado foram mantidas no freezer, também imersas em solução fisiológica. A seguir, as amostras receberam dois preparos cavitários do tipo slot vertical, um ocluso-mesial e o outro ocluso-distal. Nas cavidades ocluso-mesiais foi utilizado o sistema adesivo Scotchbond Multi-Uso, enquanto que nas ocluso-distais foi usado o adesivo monocomponente Prime & Bond 2.1, sendo todas restauradas com a resina composta Solitaire. Os grupos foram, então, submetidos à ciclagem térmica, antes de serem imersos em solução de Nitrato de Prata. Para avaliação da penetração do corante na interface dente-restauração, as amostras foram seccionadas primeiro no sentido vestíbulo-lingual, depois incluídas em resina autopolimerizavável para adaptação na máquina de seccionamento para então, receberem um segundo corte, agora no sentido mésio-distal, no centro da restauração. Os valores da microinfiltração nas paredes axiais e cervicais foram mensurados através de um sistema de imagens digitalizadas, apresentados em milímetros (mm) e, a seguir, submetidos a Análise de Variância. Os resultados obtidos demonstraram que o modo de armazenamento não teve influência estatisticamente significante na microinfiltração marginal das restaurações. A microinfiltração na parede cervical foi estatisticamente significante maior que na parede axial, com segurança de 99,9%. Os adesivos utilizados não tiveram influência estatisticamente significante na microinfiltração, nos modos de armazenamento estudados. Porém, houve diferença estatisticamente significante nas amostras do grupo Desidratado, com o adesivo Prime & Bond 2.1, considerando as margens da restauração (axial e cervical.
SUMMARY This study evaluated the in vitro influence of the storage manner and two kinds of dentinal adhesive on the microleakage, in axial and cervical walls of composite restorations, in primary second molars. The samples were divided in three groups, according to the storage manner, and named: Desidratado, Hidratado and Congelado. The samples of the Desidratado group were kept dry, the ones of the Hidratado group were stored into phisiological saline solution under refrigeration, and the ones of the Congelado group were kept into the freezer, also immersed into the phisiological solution. Then, the samples received two vertical slot preparations, one mesio-occlusal and the other disto-occlusal. On the mesio-occlusal cavities, the adhesive system Scotchbond Multi-Uso was used, whereas on the disto-occlusal the monocomponent adhesive Prime & Bond 2.1 were chosen, and all of them were filled with the Solitaire composite. The groups were then thermocicled, before immersion in silver stain solution. In order to evaluate the infiltration of the stain in the tooth-restoration interface, the samples were sectioned, first in the vestibulo-lingual direction, and then included into auto-cure resin to the addaptation onto the secctining machine and receive a second cut in the mesio-distal direction, on the center of the restoration. The microleakage values of the axial and cervical walls were measured by a digitalized image system, presented in milimeters, and submitted to statistical analysis. The obtained results showed that the storage manner has no statistically significant influence on the marginal microleakage of the restorations, however, the microleakage of the cervical wall was significantly greater than of the axial wall, with 99,9% certainty. The used adhesive systems have not shown significant influence on the microleakage, in the studied storage manners. However, there was a statistically difference in the Desidratado group samples, with the Prime & Bond 2.1 adhesive, taking in count the margins of the restoration (axial and cervical).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Demarchi, Karine Medeiros. "Avaliação de dois protocolos restauradores atraumáticos em molares decíduos." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32301.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2018.
Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-07-16T19:02:09Z No. of bitstreams: 1 2018_KarineMedeirosDemarchi.pdf: 1829607 bytes, checksum: 0b4cf4c4cd4f9a712b3b5e2e1f5caf59 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-07-20T20:37:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_KarineMedeirosDemarchi.pdf: 1829607 bytes, checksum: 0b4cf4c4cd4f9a712b3b5e2e1f5caf59 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-20T20:37:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_KarineMedeirosDemarchi.pdf: 1829607 bytes, checksum: 0b4cf4c4cd4f9a712b3b5e2e1f5caf59 (MD5) Previous issue date: 2018-07-16
Introdução: O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) compreende medidas preventivas, terapêuticas e restauradoras para a prevenção e manejo da doença cárie. Nos últimos anos, a melhoria dos materiais restauradores mais indicados para a técnica (cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade, CIV) levou a bons resultados, porém ainda com espaço para desenvolvimentos. Em virtude de limitações dos CIV, novos materiais restauradores adesivos, como as resinas compostas bulk fill utilizadas juntamente com sistemas adesivos autocondicionantes, passam a se apresentar como alternativas para uso na técnica ART. Objetivo: Comparar resultados imediatos (tempo e satisfação do paciente) de restaurações ART em lesões cariosas de rasa e média profundidades utilizando uma resina composta bulk fill associada a um sistema adesivo autocondicionante – protocolo BF, ou um cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade – protocolo CIV. Métodos: 155 crianças entre 7-8 anos de idade, com lesões cariosas de extensão radiográfica não invadindo a metade interna da dentina em dentes vitais e assintomáticos, foram randomizadas nos protocolos BF ou CIV. 270 restaurações (BF, n=78 e CIV, n=77) foram realizadas por dois dentistas treinados. O acesso às lesões e a remoção de tecido cariado foram realizados apenas com instrumentos manuais. As cavidades foram restauradas com resina composta bulk fill (BF, Filtek Bulk Fill Posterior, 3M ESPE) ou com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade (CIV, Equia Forte, GC). Foram registrados dados imediatos pós-tratamento relacionados ao tempo de execução e à satisfação dos pacientes (escala de face de Likert de 5 pontos). Os dados foram analisados estatisticamente por modelos lineares generalizados mistos. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significativa entre os tempos de tratamento [Média (95% CI), BF: 357,06s (330,96-383,15) e CIV: 332,26 (313,57-350,94). A satisfação dos pacientes pós-tratamento foi elevada (pontuação mediana 1: muito satisfeito) para ambos os protocolos, sem diferença estatisticamente significativa entre eles (p=0,653). Conclusão: Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os protocolos BF e CIV no que diz respeito ao tempo de tratamento e satisfação dos pacientes. A longevidade das restaurações e possíveis complicações serão analisadas nos períodos de acompanhamento do estudo clínico randomizado.
Background: The Atraumatic Restorative Treatment (ART) comprises preventive, therapeutic and restorative measures for the prevention of dental caries. In recent years, an improvement in the restorative materials most suitable for the technique (glass ionomer cement, GIC) has led to good results, although there is room for improvement. Due to limitations of the GIC, other adhesive restorative materials, such as bulk fill composite resins along with self-etching adhesive systems, are presented as alternatives for use within the ART technique. Aim: To compare the immediate results of ART restorations in shallow and medium depth carious lesions using a composite bulk-fill resin associated with a self-etching system - BF protocol, or a high viscosity glass ionomer cement - GIC protocol. Methods: 155 children between 7-8 years of age, with non-invasive radiographic extension carious lesions of the inner half of the dentin in vital and asymptomatic teeth, were randomized in the BF or GIC protocols. 270 restorations (BF, n = 78 and GIC, n = 77) were performed by two trained dentists. Access to lesions and removal of carious tissue were performed only with manual instruments (ART). The cavities were restored with bulk fill composite (BF, Filtek Bulk Fill Posterior, 3M ESPE) or high viscosity glass ionomer cement (CIV, Equia Forte, GC). Immediate posttreatment data related to time of procedure and patient satisfaction were recorded (5-point Likert face scale). The data were statistically analyzed by generalized linear mixed models. Results: There were no statistically significant differences between treatment time [Mean (95% CI) BF: 357,06s (330.96 to 383.15) and CIV: 332.26 (313.57 to 350.94). Post-treatment patient satisfaction was high (median score 1: very satisfied) for both protocols, with no statistically significant difference between them (p = 0.653). Conclusion: There were no statistically significant differences between the BF and CIV protocols regarding the time of treatment and patient satisfaction. The longevity of the restorations and possible complications will be analyzed during the follow-up periods of the randomized clinical trial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Hesse, Daniela. "Selamento de lesões de cárie em dentina de dentes decíduos." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23132/tde-08052012-160034/.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo in vivo foi verificar o efeito do selante de fossas e fissuras na paralisação de lesões de cárie em metade externa de dentina comparado ao tratamento restaurador com resina composta em dentes decíduos. Quarenta e dois molares decíduos de 36 pacientes foram selecionados. Os critérios de inclusão envolveram clinicamente a presença de lesão de cárie oclusal com abertura de até 3 mm de diâmetro em esmalte, medida obtida com o auxílio de uma sonda milimetrada. Radiograficamente a lesão em dentina deveria se restringir à metade externa da espessura deste substrato. Os dentes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: restauração com resina composta após remoção parcial de tecido cariado (grupo controle) e aplicação de selante resinoso (grupo experimental). Os pacientes foram submetidos à avaliação clínica e radiográfica por meio de radiografia interproximal padronizada após 6, 12 e 18 meses do tratamento. Os escores para a avaliação clínica foram: retenção completa, que compreendeu o desfecho sucesso ou perda parcial e perda total, considerados como insucesso. Nos casos em que houve perda do selante, foi realizada reaplicação do material, porém estes dentes foram desconsiderados das análises futuras. Radiograficamente os dentes foram classificados conforme a presença ou ausência de progressão da lesão cariosa. Para cada paciente foi selecionado apenas um dente por meio de sorteio para compor a análise estatística. Seis dentes esfoliados durante o período da pesquisa foram coletados e processados para análise em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Foram aplicadas a análise de sobrevida de Kaplan- Meier, o teste Exato de Fisher e o teste de Regressão Logística em cada um dos períodos (p<0,05). Clinicamente houve diferença estatística após 18 meses de avaliação, com resultados mais satisfatórios para o grupo das restaurações (p=0,0025). Nos dois grupos, todos os casos apresentaram ausência de sinais de progressão da lesão ao exame radiográfico, em todos os períodos de avaliação. A análise da interface dente/material restaurador pela MEV permitiu a avaliação qualitativa da formação da camada híbrida, tags de sistema adesivo e presença de bactérias em dentina infectada e afetada. No grupo experimental observou-se mais áreas de gaps interfaciais entre a dentina e o selante, enquanto no grupo controle observou-se a formação de camada híbrida mais homogênea e tags de sistema adesivo em dentina afetada pela cárie. Conclui-se que apesar de se observar falhas clinicamente, o selamento de lesões de cárie oclusais em metade externa de dentina de dentes decíduos, desde que reparado, atuou positivamente na paralisação das lesões, podendo ser considerado uma alternativa mais conservadora ao tratamento restaurador convencional.
The aim of this in vivo study was to assess the effect of pit and fissure sealants in arresting dentinal caries lesions compared to conventional restorative treatment. Forty two primary teeth from thirty six patients had been selected. Inclusion criteria considered the presence of one or more primary molars with occlusal carious lesion reaching dentine with an opening in enamel not wider than 3 mm diameter, measurement obtained with a millimeter probe. Radiographically, the lesion should be in the outer half of dentine. The patients were randomly allocated in two groups: restoration with composite resin, after partial removal of the carious dentine (control group) and sealant application (experimental group). The patients were submitted to clinical and radiographic (bitewing) evaluation after 6, 12 and 18 months. The scores for clinical assessment were: total retention, considered as success or partial and total loss considered as failure. When integrity failures were found during the follow-up visits, the reapplication (repair) of the sealant was done, but the tooth was excluded from future analysis. In radiographic method, teeth were classified as absence or presence of caries progression. One tooth per patience was randomly selected for statistical analysis. Six exfoliated teeth were collected and processed for scanning electron microscopy (SEM) analysis. Kaplan-Meier survival analysis, Fisher\'s Exact test and logistic regression test were calculated in each evaluation period (p<0.05). Control group showed better results after 18 months with regard to clinical evaluation (p=0.0025). In both groups, all cases showed no signs of carious progress in the radiographic exam for all periods of assessment. The interface tooth / restorative material analysis by SEM allowed a qualitative evaluation of the hybrid layer and adhesive system tags formation, as well as the visualization of bacteria in infected and affected dentin. The experimental group showed more areas of interfacial gaps between the sealant and dentin, while in the control group we observed the formation of more homogeneous hybrid layer tags of adhesive system in affected dentin. We conclude that, although failures were observed, the pit and fissures sealant may contribute to dentinal caries lesion arrestment in primary teeth, as long as it is repaired, consisting in a more conservative treatment than conventional restoration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cavalcanti, Alessandro Leite. "Avaliação 'in vitro' da Microinfiltração na Interface da Parede Gengival das Caixas Proximais em Cavidades Classe II de Molares Decíduos, Restaurados com Resina Composta Auto e Fotopolimerizável." Universidade de São Paulo, 1997. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23132/tde-30052006-150344/.

Full text
Abstract:
A finalidade deste estudo foi avaliar “in vitro” a microinfiltração marginal presente na interface da parede gengival de cavidades classe II em molares decíduos, restaurados com resina composta (auto e fotopolimerizável), com a utilização de uma solução corante. Os preparos cavitários apresentavam a parede gengival em esmalte, sendo restaurados segundo 4 diferentes técnicas: resina composta fotopolimerizável; resina composta autopolimerizável; técnica mista (resina composta auto e fotopolimerizável) e ionômero de vidro/resina composta. Em seguida, procedeu-se à ciclagem térmica (5oC e 55oC, 700 ciclos), impermeabilização, imersão em solução corante e seccionamento. A avaliação quanto à microinfiltração, foi feita seguindo-se uma escala preestabelecida (graus de 0 a 4). Após a análise estatística dos resultados, concluiu-se que todos os grupos apresentaram microinfiltração, em graus variados, todavia os grupos que utilizaram a técnica mista e o ionômero/resina fotopolimerizável apresentaram os menores graus de infiltração, e que não se observou microinfiltração na interface resina composta autopolimerizável/fotopolimerizável.
The purpose of this study was evaluation “in vitro” of marginal microleakings, present on gum’s edges of class II cavities of deciduous molars, restored with composite resin (auto and light-cured), with the use of a staining solution to verify the leaking. Cavities prepared presented enamel on gum’s edges and were restored according to four different techniques: lightcured composite resin; auto-cured composite resin; mixed technique (auto and light-cured composite resin) and glass-ionomer/composite resin. Next, we proceeded to thermo-cycling (5°C and 55°C, 700 cycles), turning impermeable, immersion in staining solution and slicing. The microleaking evaluation was done according to a pre-established scale (from 0 a 4 degrees). After the statical analysis of the results, it was concluded that all the groups presented microleaking, in varying degrees. However, the groups which used the mixed technique and light-cured resin presented the smallest levels of leaking, and microleaking was not observed on the auto-cured composite resin/light-cured composite resin edge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chibinski, Ana Cláudia Rodrigues. "AVALIAÇÃO IN VIVO DAS ALTERAÇÕES EM DENTINA INFECTADA DE DENTES DECÍDUOS APÓS TRATAMENTO RESTAURADOR MINIMAMENTE INVASIVO." Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2012. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2627.

Full text
Abstract:
Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2018-09-11T13:26:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ana Cláudia Rodrigues Chibinski.pdf: 1957438 bytes, checksum: bdea637e6d47c8c27da97390fea91b6f (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-11T13:26:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ana Cláudia Rodrigues Chibinski.pdf: 1957438 bytes, checksum: bdea637e6d47c8c27da97390fea91b6f (MD5) Previous issue date: 2012-12-07
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
Este estudo avaliou a dentina infectada de dentes decíduos antes e após selamento cavitário, com critérios clínicos (cor, consistência e fluorescência dentinária) e laboratoriais (avaliação microbiológica, ultraestrutural, mineral e imunohistoquímica). As condições clínicas e radiográficas também foram verificadas ao longo do tempo por um período médio de 11 meses. Foram selecionados 45 molares decíduos com lesões de cárie ativa e sem sinais ou sintomas de patologias pulpares. A dentina infectada foi dividida em duas partes para avaliação e remoção de fragmentos em momentos distintos: antes do selamento cavitário (porção mesial) e 60 dias após restauração (porção distal). Escores foram utilizados para registro da cor e da consistência dentinária e a fluorescência foi medida com equipamento DIAGNOdent 2095. Fragmentos de dentina cariada foram coletados para as análises microbiológica (total de viáveis), ultraestrutural (MEV); de conteúdo mineral (MEV/EDS - cálcio, fósforo e flúor) e imunohistoquímica (expressões de MMP- 2, MMP-8, MMP-9, colágeno tipo I e sialoproteína óssea [BSP]). As cavidades foram restauradas com cimento de ionômero de vidro (CIV) de alta viscosidade e reabertas após 60 dias, repetindo-se as mesmas análises, porém na porção distal. A remoção de tecido cariado foi restrita à coleta dos fragmentos necessários para os estudos, os dentes foram novamente restaurados com CIV e acompanhados clínica e radiograficamente. As características das restaurações foram avaliadas pelos critérios do United States Public Health System. Técnicas de subtração radiográfica em radiografias padronizadas permitiram definir diferenças no conteúdo mineral da dentina cariada mantida sob a restauração ao longo do tempo por meio de variações nos tons de cinza. Os dados referentes à cor, consistência, fluorescência e total de bactérias viáveis foram submetidos ao teste de Wilcoxon; as porcentagens em peso de cálcio, fósforo e flúor, assim como as expressões de MMP-2, MMP-8, MMP-9, colágeno tipo I e BSP foram comparadas por meio do teste t pareado; as características das restaurações após 10-13 meses de acompanhamento foram verificadas com o teste de McNemar; as variações nos níveis médios de cinza ao longo do tempo foram avaliadas com o teste ANOVA dois critérios para medidas repetidas (α= 0.05). Após 60 dias de selamento cavitário, as amostras de dentina infectada apresentaram valores mais baixos de fluorescência dentinária (p<0.0001) e total de microorganismos viáveis (p<0.0001), assim como um aumento na consistência (p<0.0001), nos conteúdos de cálcio (p=0.001) e fósforo (p=0.002) e na expressão de MMP-8 (p=0.018), colágeno tipo I (p=0.040) e BSP (p<0.001). Não foram detectadas diferenças significativas na cor, conteúdo de flúor e expressões de MMP-2 e MMP-9. As alterações ultraestruturais foram evidentes, mostrando poucas bactérias e melhor organização tecidual com estreitamento de túbulos dentinários e dentina intertubular mais compacta e mineralizada. Após 10-13 meses de acompanhamento, as restaurações mostraram-se clinicamente adequadas, com alterações detectadas apenas para descoloração cavosuperficial (p=0.008), desgaste (p<0.001) e textura superficial (p<0.001). A subtração radiográfica demonstrou que as médias dos tons de cinza em dentina sadia e cariada aumentaram (p<0.001). Conclui-se que o selamento de dentina decídua infectada promove a reorganização tecidual e favorece a remineralização da dentina cariada remanescente, num processo que se mantém contínuo ao longo do tempo.
This study evaluated the infected dentin from deciduous teeth before and after cavity sealing, using clinical criteria (dentin color, consistency and fluorescence) and laboratorial criteria (microbiological, ultra-structural, mineral and immunohistochemical evaluations). Clinical and radiographic aspects from the treated teeth were also assessed after a mean period of 11 months in oral function. Fourty-five deciduous molars with active caries lesions and without signs or symptoms of pulp pathologies were selected. The infected dentin was divided in two portions for evaluation and removal in different moments: before cavity sealing (mesial portion) and 60 days after restoration (distal portion). Scores were used to register dentin color and consistency; dentin fluorescence was measured with DIAGNOdent 2095. Carious dentin samples were collected for microbiological analysis ( total viable counts), ultra-structural (SEM) and mineral analysis (SEM/EDS - calcium, phosphorus and fluoride) and immunohistochemical assays (expressions of MMP-2, MMP-8, MMP-9, type I collagen and bone sialoprotein [BSP]). The cavities were restored with high viscosity glass ionomer cement (GIC) and reopened after 60 days, when the same tests were done in the distal portion. After removal of the caries samples needed for the different analysis, the teeth were restored with GIC again and were clinical and radiographic followed-up. The characteristics of the restorations were evaluated using United States Public Health System criteria. Radiographic subtraction techniques in standardized radiographics allowed the detection of differences in the mineral content from the carious dentin bellow restoration over time, using the evaluation of gray levels changes. Data from dentin color, consistency, fluorescence and total viable counts were analysed using Wilcoxon signed rank test; the weight percentage of calcium, phosphorus and fluoride, and the expressions of MMP-2, MMP-8, MMP-9, collagen type I and BSP were compared using paired t test; the restorations characteristics after 10-13 follow-up period were analysed using McNemar test; the mean gray levels over time were compared using two way ANOVA (α= 0.05). Sixty days after cavity sealing, the infected dentin samples exhibited lower values of fluorescence (p<0.0001) and total viable counts (p<0.0001), as well as higher values of consistency (p<0.0001), calcium (p=0.001) and phosphorus content (p=0.002) and expressions of MMP-8 (p=0.018), type I collagen (p=0.004) and BSP (p<0.001). There were no statistical differences in dentin color, fluoride content and expressions of MMP-2 and MMP-9. Ultra-structural changes were clear: the infected dentin showed much less bacteria and better tissue organization, with narrower dentinal tubules and a more mineralized and compact intertubular dentin. After 10-13 months follow-up, the restorations were acceptable clinically, with alterations detected only for cavosurface discoloration (p=0.008), wear (p < 0.001) and surface texture (p < 0.001). The radiographic subtraction routine showed that the mean of gray levels in sound and carious dentin increased (p<0.001). It is possible to conclude that sealing infected dentin from deciduous teeth promotes tissue reorganization and favors the remineralization of remained carious dentin, in a constant process over the time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Léda, Larissa Medeiros. "Avaliação radiográfica da dentina de molares decíduos com lesões de cárie profundas submetidos ao tratamento restaurador atraumático : densidade óptica e interpretação clínica visual." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8464.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2010.
Submitted by claudia teixeira (claudiadtx@gmail.com) on 2011-06-17T22:47:38Z No. of bitstreams: 1 2010_LarissaMedeirosLeda.pdf: 1455891 bytes, checksum: fb40a59ca2a542f207e216f083e7c831 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2011-06-20T12:06:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_LarissaMedeirosLeda.pdf: 1455891 bytes, checksum: fb40a59ca2a542f207e216f083e7c831 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-06-20T12:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_LarissaMedeirosLeda.pdf: 1455891 bytes, checksum: fb40a59ca2a542f207e216f083e7c831 (MD5)
Avaliar as variações de densidade óptica da dentina de molares decíduos com lesão de cárie profunda (oclusal), submetidos ao Tratamento Restaurador Atraumático, após três e seis meses. Método: Foram analisadas radiografias interproximais padronizadas digitalizadas de 20 pacientes (42 dentes) com idade entre 4 a 9 anos, para determinar quantitativamente os tons de cinza da região de dentina afetada logo abaixo da restauração em ionômero de vidro, tendo como controle a dentina hígida. Para tal foi utilizado o programa Adobe Photoshop® por meio da ferramenta histograma. A análise estatística da densidade óptica foi feita de acordo com o modelo de efeitos mistos. Resultados: Os valores médios da região de dentina afetada são inferiores aos valores médios da região de dentina hígida, ao longo de todo tempo de acompanhamento. Observou-se que entre os tempos 0 e 3 meses a dentina afetada teve uma variação de 80,99 ± 3,17 a 98,57 ± 3,17, ou seja, um aumento estimado de 18 níveis de tons de cinza (p < 0,0001). Enquanto que a dentina hígida variou de 118,22 ± 3,17 a 122,02 ± 3,17, ou seja, teve um aumento médio de 4 níveis de tons de cinza (p = 0,0003). Já no período entre 3 e 6 meses tanto a região de dentina afetada quanto de dentina hígida tiveram comportamentos semelhantes (98,57 ± 3,17 a 103,32 ± 3,20 e 122,02 ± 3,7 a 126,56 ± 3,20, respectivamente) com aumento de 5 níveis de tons de cinza (p = 0,0001), aproximadamente. Conclusões: De acordo com os resultados desse estudo, pode-se verificar o aumento significativo da densidade óptica da região de dentina afetada após 3 meses, quando comparada à região de dentina hígida em molares decíduos cariados, tratados com a técnica ART. Verificou-se que uma intervenção na dentina afetada estimula todo o complexo dentina-polpa e resulta em conseqüências para toda a estrutura dentinária e pulpar. Sugere-se que o Tratamento Restaurador Atraumático estimulou a remineralização dentinária, de maneira expressiva nos três primeiros meses. Portanto, o Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica indicada para o tratamento restaurador de lesões cariosas em dentes decíduos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Evaluate the changes in optical density of the dentin of primary molars with deep caries (occlusal), subjected to Atraumatic Restorative Treatment, after three and six months. Methods: Standardized digitized bitewing radiographs of 20 patients (42 teeth) aged 4-9 years were analyzed, to quantitatively determine the grayscale of the region of the affected dentin beneath the glass ionomer restoration in taking control as the sound dentin. The program Adobe Photoshop ® with the tool histogram was used to measure the graytscale. Statistical analysis of optical density was done according to the mixedeffect model. Results: The average values of the region of the affected dentin are lower than the average values of the region of sound dentin, along the entire length of follow-up. It was observed that the times between 0 and 3 months the affected dentin had a variation of 80.99 ± 3.17 to 98.57 ± 3.17, i.e. an estimated increase of 18 levels of gray tones (p < 0.0001). While the sound dentin ranged from 118.22 ± 3.17 to 122.02 ± 3.17, i.e. had an average increase of four levels of gray tones (p = 0.0003). In the period between 3 and 6 months both the region of dentin as affected dentin had similar behavior (98.57 ± 3.17 to 103.32 ± 3.20 and 122.02 ± 3.7 to 126.56 ± 3.20, respectively) with an increase of approximately five levels of gray tones (p = 0.0001). Conclusion: According to the results of this study, it can be seen significantly increase of the optical density of the region affected dentin after three months, compared to the region of dentin caries in primary molars treated with the ART. It was found that an intervention in the affected dentin stimulates the dentin-pulp complex and results in consequences to the entire structure of dentin and pulp. It is suggested that the Atraumatic Restorative Treatment stimulated dentin remineralization, in the first three months. Therefore, the Atraumatic Restorative Treatment is a technique suitable for restorative treatment of caries in primary teeth.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marques, Marta Gomes. "Avaliação de métodos de remoção seletiva de dentina cariada em molares decíduos com lesões de cárie profundas." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32524.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2018.
Submitted by Fabiana Santos (fabianacamargo@bce.unb.br) on 2018-08-22T22:36:44Z No. of bitstreams: 1 2018_MartaGomesMarques.pdf: 1970712 bytes, checksum: 1a07ad22316c1c2f113a42b6f61ba24f (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-08-28T17:26:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_MartaGomesMarques.pdf: 1970712 bytes, checksum: 1a07ad22316c1c2f113a42b6f61ba24f (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-28T17:26:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_MartaGomesMarques.pdf: 1970712 bytes, checksum: 1a07ad22316c1c2f113a42b6f61ba24f (MD5) Previous issue date: 2018-08-22
Introdução: O tratamento de lesões de cárie profundas em dentes decíduos vitalizados e assintomáticos é desafiador e frequentemente está associado a complicações imediatas ou a longo prazo devido ao risco de complicações pulpares. Assim, a remoção seletiva de tecido cariado tem sido considerada a alternativa mais adequada para o tratamento desses casos. Objetivo: Comparar os resultados imediatos da remoção seletiva de tecido cariado em lesões profundas de molares decíduos usando protocolo subjetivo (instrumentos manuais) e objetivo (brocas de polímero). Métodos: 115 crianças de 7-8 anos de idade que apresentavam lesões cariosas com extensão radiográfica além da metade interna da dentina em dentes assintomáticos e com polpas vitais, foram randomizadas em protocolo S (subjetivo) ou O (objetivo). 177 dentes (S, n = 91 e O, n = 86) foram tratados por dois dentistas treinados. A remoção seletiva de dentina cariada foi realizada com instrumentos manuais (S) ou com broca broca de polímero (O, PolyBur, Komet). Todas as cavidades foram restauradas com ionômero de vidro de alta viscosidade (Equia Forte, GC, Tóquio, Japão). Foram registrados dados imediatos pós-tratamento: exposições pulpares, necessidade de anestesia local, tempo de tratamento, satisfação dos pacientes (escala de faces Likert de 5 pontos). Modelos lineares generalizados foram utilizados para a análise estatística. Resultados: não houve exposição pulpar. Apenas duas restaurações necessitaram de anestesia. Os tempos de tratamento [Média (95% CI), S: 432,95s (404,02-461,87) e O: 411,63 (382,50-440,76)] não foram significativamente diferentes entre os protocolos (p = 0,378). A satisfação dos pacientes pós-tratamento foi alta (pontuação mediana 1: muito satisfeito) para ambos os protocolos de remoção seletiva de tecido cariado, sem diferença estatisticamente significativa entre eles (p = 0,164). Conclusões: No que diz respeito à ocorrência de exposições pulpares, à necessidade de anestesia local, ao tempo de tratamento e à satisfação pós-tratamento imediato dos pacientes, não há diferenças estatisticamente significativas entre remoção seletiva de dentina cariada com instrumentos manuais e com brocas de polímero. A longevidade das restaurações e as possíveis complicações serão analisadas nos períodos de acompanhamento do RCT.
Background: The treatment of deep carious lesions in vitalized and asymptomatic deciduous teeth is challenging and frequently associated with immediate or delayed complications because of the risk of pulp exposure. Therefore, a selective removal of carious tissue may be considered an appropriate form of treatment in these cases. Objective: To compare immediate outcomes of selective caries removal of deep lesions in primary molars using subjective (hand instruments) and objective (polymer burs) protocols. Methods: 115 7-8 year-old children presenting radiographically inner-half dentin carious lesions in teeth with vital pulps were randomized into groups S (subjective) or O (objective). 177 teeth (S, n=91 and O, n=86) were treated by two trained dentists. Carious dentin selective removal was performed using hand instruments (S) or a self-limiting polymer bur (O, PolyBur, Komet). All cavities were restored with a high-viscosity glass-ionomer (Equia Forte, GC, Tokyo, Japan). Immediate post-treatment data: pulpal exposures, need of local anesthesia, treatment time, patients' satisfaction (5-points Likert faces scale) were recorded. Generalized linear models were used for statistical analysis. Results: No pulpal exposures occurred. Only two restoration required anesthesia. Treatment times [Mean (95%CI), S: 432.95s (404.02-461.87) and O: 411.63s (382.50-440.76)] were not significantly different between protocols (p=0.378). Post-treatment patients' satisfaction was high (median score 1: very satisfied) for both selective carious tissue removal protocols, with no significant difference between them (p=0.164). Conclusions: Concerning occurrence of pulpal exposures, need of local anesthesia, treatment time, and patients' immediate post-treatment satisfaction, there are no significant differences between hand excavation and polymer burs for selective carious tissue removal. Restorations longevity and possible complications will be analyzed at the RCT follow-ups.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomide, Rafael Torminn. "Avaliação da oclusão de escolares com lesões cavitadas em dentina em molares decíduos tratados por três abordagens restauradoras : estudo longitudinal." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/18093.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2014.
Submitted by Thomaz Siqueira Araujo (thomaz001.ta@gmail.com) on 2015-05-06T19:30:11Z No. of bitstreams: 1 2014_RafaelTorminnGomide.pdf: 5986914 bytes, checksum: c94d01ae0d0219cf05d7d1a731324c33 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2015-05-06T20:12:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_RafaelTorminnGomide.pdf: 5986914 bytes, checksum: c94d01ae0d0219cf05d7d1a731324c33 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-06T20:12:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_RafaelTorminnGomide.pdf: 5986914 bytes, checksum: c94d01ae0d0219cf05d7d1a731324c33 (MD5)
Introdução: A lesão cavitada por cárie, quando não tratada, pode ser considerada como fator etiológico da má oclusão. No Brasil, têm ocorrido melhoras constantes dos índices de saúde bucal, como observado pela diminuição do índice ceo-d, principalmente em crianças e adolescentes. Entretanto, lesões cavitadas em dentina ainda são responsáveis por 80% do índice no grupo etário de 5 anos de idade, indicando baixo acesso de pré escolares ao tratamento restaurador. O surgimento de tratamentos minimamente invasivos, como o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), e o tratamento ultraconservador (UCT) possibilitam assistência odontológica em locais remotos ou com baixa estrutura física. Entretanto, pouco se sabe a respeito do impacto destas alternativas de tratamento, quando realizadas em dentes decíduos, sobre o desenvolvimento da oclusão. Objetivos: a) avaliar a prevalência de má oclusão em escolares de 6 e 7 anos de idade que apresentavam lesões de cárie cavitadas em dentina envolvendo ou não superfícies proximais e também em crianças que apresentavam perda precoce de molar decíduo em decorrência de lesão cariosa; b) comparar as medidas intra-arcos e entrearcos nas três diferentes relações anteroposteriores, Classe I, II e III; c) comparar as medidas intra-arcos e entrearcos em escolares com ou sem lesão de cárie cavitada em dentina nas superfícies proximais ou com perda prematura do molar decíduo; d) avaliar longitudinalmente, se diferentes protocolos restauradores têm influência sobre o desenvolvimento da oclusão. Metodologia: Um ensaio clínico controlado foi realizado em escolares de 6 e 7 anos de idade em seis escolas públicas do Paranoá-DF. Naquele estudo, 302 crianças foram distribuídas em 3 grupos experimentais: amálgama, ART e UCT. Para a presente investigação, modelos de gesso dos arcos superiores e inferiores obtidos de 274 escolares imediatamente após a implementação dos protocolos restauradores foram avaliados (T1), com o objetivo de se determinar a prevalência de má oclusão na população estudada. Para esta análise, as crianças foram agrupadas considerando a presença de lesão cavitada em dentina envolvendo ou não as superfícies proximais e crianças que apresentavam perda precoce de molar decíduo. Novos modelos foram obtidos 2 anos após os tratamentos restauradores (T2). Foram comparadas medidas intra-arcos e entrearcos do T1 e T2 por meio de ANOVAs de medidas repetidas.Resultados: A prevalência de má oclusão em escolares com cárie em T1 foi de 74,5%. O principal fator que contribuiu para a alta prevalência de má oclusão foi a relação anteroposterior de Classe II, e os pacientes com essa relação apresentaram diferença estatisticamente significativa dos demais grupos na sobressaliência (P<0,001) e no comprimento do arco anterior (P<0,001) e na distância intercanina (P=0,002), ambas do arco superior. A sobressaliência foi maior, enquanto a distância intercanina e comprimento do arco anterior foram menores. Quando os escolares foram agrupados pela localização e consequência da lesão de cárie, os grupos com ou sem lesão cavitada nas superfícies proximais não apresentaram diferença estatisticamente significativa das medidas intraarcose entrearcos. No entanto, os escolares com perda prematura do molar decíduo apresentaram o menor perímetro do arco inferior (P=0,002). No que se refere à comparação entre T1 e T2, os escolares tratados pelos três protocolos de tratamento restaurador não apresentaram diferença estatisticamente significativa nas medidas intraarcos, tão pouco nas relações entrearcos ao longo dos 2 anos anos de acompanhamento. Conclusão: Conclui-se que a prevalência de má oclusão foi alta e que a relação anterposterior de Classe II esteve associada com menor distância intercanina superior, menor comprimento de arco anterior superior e maior sobressaliência. Os escolares com perda prematura do molar decíduo tiveram o menor perímetro do arco inferior. As distintas abordagens de tratamento da cárie não alteraram o desenvolvimento da oclusão. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction: Untreated tooth decay can be considered an etiological factor ofmalocclusion. In Brazil there has been constant improvement in oral health indices asdetermined by a reduction in the Decayed, Missing and Filled Teeth (DMFT) Index.However, cavitated lesions in dentine are still responsible for 80% of this index in the 5-year-old age group, indicating that pre-school children do not have adequate access torestorative treatment. The emergence of minimally invasive treatments, such asAtraumatic Restorative Treatment (ART), and Ultraconservative Treatment (UCT) providedental care in remote or underserved locations. Moreover, little is known about the impactof these alternative treatments on occlusion when they are performed in primary teeth.Objectives: a) To assess the prevalence of malocclusion in schoolchildren aged 6 and 7years who presented with cavitated lesions in dentine with or without involvement ofproximal surfaces, as well as children who suffered premature loss of primary molars dueto carious lesions; b) To compare the intraarch and interarch measures in three differentanteroposterior relationships, i.e., Classes I, II and III; c) To compare the intraarch andinterarch measures in schoolchildren who presented with cavitated lesions in dentine withor without involvement of proximal surfaces, or premature loss of primary molars; andfinally, d) To assess longitudinally whether or not different restorative protocols can affectocclusion development. Methods: A controlled clinical trial was conducted amongstudents aged 6 and 7 years in six public schools of Paranoá, Brazilian Federal District. Inthe study, 302 children were divided into 3 experimental groups: Amalgam, ART and UCT.For this investigation, dental casts of the upper and lower arches obtained from 274 schoolchildren immediately after implementation of restorative protocols were evaluated (T1) withthe purpose of determining the prevalence of malocclusion in this population. The childrenwere grouped based on the presence of cavitated lesions in dentine with or withoutinvolvement of proximal surfaces as well as premature loss of primary molars. New castswere obtained 2 years after the restorative treatment (T2). Moreover, intraarch andinterarch measures at T1 and T2 were conducted by means of ANOVA for repeatedmeasures. Results: The prevalence of malocclusion in children with caries at T1 was74.5%. The key factor contributing to a high prevalence of malocclusion was ananteroposterior Class II relationship. The patients with this relationship exhibitedstatistically significant differences compared to the other groups in terms of overjet(P<0.001) and anterior arch length (P <0.001) and intercanine width, all in the upper arch(P =0.002). Overjet was more pronounced while intercanine width was smaller andanterior arch length shorter. When the school children were grouped by location andeffects of carious lesions, the groups - with or without cavitations in proximal surfaces -showed no significant difference in intraarch and interarch measures. Nevertheless,students with premature loss of primary molars exhibited the smallest mandibular archperimeter (P = 0.002). As regards the comparison between T1 and T2, the school childrenwho were treated by the three restorative treatment protocols showed no statisticallysignificant differences in intraarch or interarch measures over a 2-year follow-up period.Conclusions: It was concluded that the prevalence of malocclusion was high and that ananteroposterior Class II relationship was associated with a smaller maxillary intercaninewidth, shorter maxillary anterior arch length and increased overjet. School children withpremature loss of primary molars displayed the smallest mandibular arch perimeter. The different approaches employed with the aim of treating caries had no effect on occlusion development.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cajazeira, Marlus Roberto Rodrigues. "Avaliação da microinfiltração marginal em cavidades classe II de molares decíduos restauradas com diferentes cimentos de ionômero de vidro." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2893.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a microinfiltração em restaurações classe II realizadas com diferentes cimentos de ionômero de vidros em molares decíduos. Para tal, foram selecionados quarenta molares decíduos humanos a partir de um Banco de Dentes. Nas faces mesial e distal de cada dente foram preparadas cavidades classe II com dimensões padronizadas. Em seguida, os dentes foram divididos em oito grupos experimentais correspondentes ao material restaurador utilizado: grupo MXR (Maxxion R); grupo VDR (Vidrion R); grupo VTR (Vitremer); grupo VTF (Vitro Fill LC); grupo FUJ (Fuji IX); grupo KTM (Ketac Molar); grupo VMO (Vitro Molar); grupo MGS (Magic Glass ART). Ao término de vinte e quatro horas de imersão em água destilada, os dentes foram mantidos em solução de nitrato de prata a 50% pelo mesmo período e, então, em solução reveladora de radiografias (hidroquinona, Kodak) por quinze minutos. Os dentes foram então seccionados através do centro das restaurações, e observados em lupa estereoscópica sob o aumento de quarenta vezes. A microinfiltração foi graduada co base em escores relacionados à penetração do nitrato de prata na interface adesiva. Os resultados, após submetidos à análise estatística, demonstraram que nenhum dos materiais testados impediu completamente a microinfiltração. No entanto, o Vitremer apresentou os escores mais baixos, seguido do Ketac Molar e do Fuji IX. Os materiais Magic Glass ART, Vitro Molar, Vitro Fill LC e Vidrion R apresentaram comportamento intermediário em relação aos demais, enquanto o Maxxion R apresentou os piores resultados. Com base na metodologia empregada e nos resultados obtidos, pode-se concluir que nenhum dos materiais testados foi capaz de impedir completamente a microinfiltração, apesar de apresentarem graus varáveis de suscetibilidade a esse fenômeno, destacando-se, entre eles o Vitremer, o Ketac Molar e o Fuji IX por apresentarem baixos níveis de microinfiltração, seguidos do Magic Glass ART, Vitro Molar, Vitro Fill LC e Vidrion R. Em contrapartida, o Maxxion R apresentou os piores resultados, fato constatado pelos altos escores de microinfiltração registrados.
The aim of this study was to evaluate the microleakage in class II glass ionomer cement restorations in primary molars. For this, were selected fourty primary molars in a human teeth bank. At mesial and distal surfaces of the teeth were prepared standard class II cavities. In sequence, the teeth were subdivided in eight experimental groups in according with the restorative material used: group MXR (Maxxion R); group VDR (Vidrion R); group VTR (Vitremer); group VTF (Vitro Fill LC); group FUJ (Fuji IX); group KTM (Ketac Molar); group VMO (Vitro Molar); group MGS (Magic Glass ART). After past twently four hours in immersing water, the restored teeth were immersed in a 50% solution of silver nitrate for similar period, and, then, in radiographic solution (hydroquinone, Kodak) for fiteen minutes. The teeth were sectioned at the center of restorations, and observed at stereoscope under forty-fold increase. The microleakage was graduated in scores related with the grade of silver nitrate penetration at the adhesive interface. The results, after submitted statistical analysis, showed that none of the materials impeded completely the microleakage. Thus, Vitremer showed the minor scores, followed by Ketac Molar and Fuji IX. The materials, Magic Glass ART, Vitro Molar, Vitro Fill LC and Vidrion R showed intermediary results, while Maxxion R showed the worse ones. Based in methodology used in this study and in their results, its possible concluded that none of the materials was able to impede the microleakage, although presented variable grades susceptibility of this phenomenom, with emphasis to Vitremer, Ketac Molar and Fuji IX because presented minor microleakage, following Magic Glass ART, Vitro Molar, Vitro Fill LC and Vidrion R. On the other hand, Maxxion R presented the worse results, fact confirmed by high microleakage scores observed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonçalves, Priscilla Santana Pinto. "Estudo clínico randomizado de restaurações classe II de ART com e sem retenções proximais em dentes decíduos." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25145/tde-21112017-220453/.

Full text
Abstract:
O tratamento restaurador atraumático constitui-se numa abordagem de cuidados minimamente invasivos que objetivam a prevenção e interrupção da progressão da cárie dentária. Não existe na literatura estudo clínico randomizado em dentes decíduos comparando restaurações de classe II de ART, com e sem retenções adicionais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de sulcos de retenção proximal sobre as taxas de sobrevida das restaurações classe II de ART em dentes decíduos, usando cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade e alta resistência flexural. Foram incluídas 183 crianças com idade entre 4 a 7 anos, com boa saúde geral, 1 a 4 cavidades de classe II em molares decíduos sem envolvimento pulpar ou dor de dente. Dessas crianças, 300 dentes foram randomizados e distribuídos em dois grupos, conforme o índice de cárie da criança e o tamanho da cavidade a ser restaurada. Os grupos foram: controle restaurações de ART classe II convencionais (Grupo 1, n=150) e teste restaurações de ART classe II contendo sulcos de retenção proximais (Grupo 2, n=150). Cada um dos grupos seguiu procedimentos clínicos padronizados. No grupo teste as retenções foram realizadas com colher de dentina modificada no ângulo gengivovestibular/ lingual até 0,5 mm da junção amelo-dentinária da margem oclusal. Após 6 e 12 meses 130 restaurações do Grupo 1 e 110 restaurações do Grupo 2 foram examinadas de forma cega utilizando os critérios do ART Frencken adaptado e do USPHS modificado. Para a taxa de sobrevida das restaurações foi utilizado o teste de Kaplan-Meier (p<0,05). Não houve diferença significativa entre os grupos (p=0,70) utilizando os critérios do ART, sendo que as taxas de sobrevida encontradas para ambos os grupos foram superiores a 90%. O mesmo resultado foi observado em todos os critérios (cor, descoloração marginal, recidiva de cárie, forma anatômica, integridade marginal e textura superficial) USPHS (p>0,05). Os principais motivos de falhas das restaurações foram perda total ou parcial da restauração (84%), seguido de inflamação pulpar (16%). Conclui-se que as restaurações classe II de ART com sulcos de retenção proximal apresentaram taxa de sobrevida semelhantes às restaurações sem retenção após 6 e 12 meses.
The atraumatic restorative treatment is an approach of minimally invasive care that aims to prevent and interrupt the progression of dental caries. There is no randomized clinical trial in primary teeth with multiple surface ART restorations, with and without additional retentions. The aim of this study was to evaluate the effect of proximal retention grooves on the survival rates of occlusoproximal ART restorations in primary teeth using high viscosity glass ionomer cement with high flexural strength. A total of 183 children aged 4 to 7 years, with good general health, 1 to 4 occlusoproximal cavities in primary molars without pulp involvement or tooth pain were included. Of these children, three hundred teeth were randomized and alocated into two groups, according to the child\'s caries index and the size of the cavity to be restored. The groups were: control - conventional occlusoproximal ART restorations (Group 1, n=150) and test - occlusoproximal ART restorations containing proximal retention grooves (Group 2, n=150). The procedures of both groups followed standardized steps. In the test group the retentions were performed with a modified dentin spoon at the gingival-vestibular / lingual angle up to 0.5 mm from the amelodentin junction of the occlusal margin. After 6 and 12 months 130 restorations in Group 1 and 110 restorations in Group 2 were examined (blind) using the modified ART Frencken criteria and the modified USPHS criteria. The Kaplan-Meier test was performed for the survival rate of the restorations (p<0.05). There was no significant difference between groups (p=0.70) using the ART criteria, and the survival rates found for both groups were greater than 90%. The same results was observed for all USPHS criteria (color, marginal discoloration, secondary decay, anatomical form, marginal integrity and surface texture) (p>0.05). The main reasons for restorations failure were total or partial loss of restoration (84%), followed by pulpal inflammation (16%). It was concluded that multiple surface ART restorations with proximal retention grooves presented similar survival rates to non-grooves restorations after 6 and 12 months.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography