To see the other types of publications on this topic, follow the link: Dente decíduo restaurado.

Journal articles on the topic 'Dente decíduo restaurado'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 42 journal articles for your research on the topic 'Dente decíduo restaurado.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

DORNELLAS, Ana Paula, Karla Dayanna Tavares CAVALCANTE, Tamara Kerber TEDESCO, Isabela FLORIANO, and José Carlos Pettorossi IMPARATO. "MOLAR DECÍDUO INFRAOCLUIDO: RELATO DE UM CASO RESTAURADO COM CIMENTO IONÔMERO DE VIDRO ENCAPSULADO, UM ANO DE ACOMPANHAMENTO." Acta Biomédica Brasiliensia 9, no. 2 (December 16, 2018): 124. http://dx.doi.org/10.18571/acbm.179.

Full text
Abstract:
<p>A infraoclusão de dentes decíduos pode ocorrer devido a fusão anatômica do cemento dentário com o osso alveolar, situação que denominamos como anquilose dentária. Esse evento, comum em molares decíduos, pode causar prejuízo no desenvolvimento da oclusão. O objetivo desse trabalho foi relatar a reabilitação de um molar decíduo infra-ocluído utilizando uma banda ortodôntica sobre o dente, cimento de ionômero de vidro modificado por resina encapsulado (Riva Ligh Cure, SDI, Brasil) e seu acompanhamento durante doze meses. Paciente de nove anos, do sexo feminino, compareceu ao consultório acompanhado de sua mãe com uma queixa estética. Após diagnostico de anquilose, foi realizada a restauração no elemento dentário em sessão única e realizado acompanhamento clínico e radiográfico durante doze meses. Ao final desse período observamos que o dente tratado permaneceu restaurado o que proporcionou a esfoliação das raízes do dente decíduo e consequentemente a erupção do dente permanente. Diante disso, concluímos que é possível tratar molares decíduos em infraoclusão com cimento de ionômero de vidro modificado por resina, no intuito de facilitar a realização do procedimento em sessão única e diminuir os riscos associados a um dente anquilosado não tratado precocemente.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gross, Dayane Jaqueline, Dannyanie Manosso Samways, Mariane Rodrigues Melo, Denise Stander Wambier, and Ana Claudia Chibinski. "Técnica de hall em pacientes infantis: estudo de caso e acompanhamento clínico-radiográfico." Revista Brasileira de Odontologia 75 (September 24, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v75.2018.e1030.

Full text
Abstract:
A técnica de Hall é um método restaurador atraumático para molares decíduos com a utilização de coroas metálicas pré-fabricadas sem necessidade de preparo e remoção de dentina cariada. O selamento da cavidade obtido por meio da boa adaptação da coroa evita a progressão da lesão cariosa e dá condições para a resposta biológica do dente. O objetivo deste estudo foi descrever a Técnica de Hall para restauração de molares decíduos com ampla destruição coronária, bem como avaliar clínica e radiograficamente os elementos tratados a fim de se verificar o desempenho ao longo do tempo da referida técnica. Após um período de avaliação de 2 meses à 3 anos, observou-se sucesso em todos os dentes restaurados pela técnica, sem sinais clínicos ou radiográficos de patologias pulpares. Concluiu-se que a técnica de Hall se mostrou um procedimento restaurador efetivo para dentes decíduos, mantendo a vitalidade e a função dos elementos dentários tratados nos pacientes acompanhados neste estudo. Trata-se de um procedimento atraumático, facilmente aceito pelo paciente infantil, que mostrou ser uma boa opção para uso diário na clínica de Odontopediatria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melo, Joana Vitória, Regina De Oliveira, Neusa Dantas-Neta, and Éllen Maria De Andrade. "Acompanhamento clínico e radiográfico de dentes decíduos submetidos à pulpotomias com a pasta CTZ: relatos de casos." Journal of Dentistry & Public Health 9, no. 3 (August 3, 2018): 205–13. http://dx.doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v9i3.1951.

Full text
Abstract:
Objetivo: A técnica da pulpotomia em dentes decíduos utilizando a pasta CTZ (cloranfenicol, tetraciclina, óxido de zinco) é caracterizada por ser uma técnica de fácil execução, apresentando sucesso clínico considerável. O presente trabalho tem como objetivo relatar o acompanhamento clínico e radiográfico de dentes decíduos que foram submetidos à pulpotomia com a pasta CTZ em quatro pacientes. Descrição dos casos: O trabalho foi aprovado pelo CEP da DeVry | Facid (CAAE 57347016.5.0000.5211). Os responsáveis pelos participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os participantes assinaram o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE). As 3 crianças relatadas apresentaram pelo menos um dente decíduo tratado endodonticamente com a técnica do CTZ, com restauração em condições clínicas satisfatórias e radiografia de diagnóstico com imagens nítidas do dente que foi avaliado. Os aspectos relacionados aos dentes decíduos como, dor, abscesso, fístula, mobilidade e alteração na cor foram avaliados nos 3 casos. As radiografias do dente submetido à pulpotomia com CTZ após 1 mês foram comparadas com as radiografias de pré-operatório e pós-operatório para verificação de reabsorção óssea e reabsorção radicular interna e/ou externa. Foi observado em todos os 3 dentes, alteração de cor da coroa e em apenas 1 elemento a presença de dor após sete dias. Radiograficamente, os dentes não apresentaram critérios de insucesso da pulpotomia, apresentando ausência de espessamento do ligamento periodontal e a presença de neoformação óssea. Conclusão: Pode-se concluir que a pulpotomia em dentes decíduos com polpa necrosada, utilizando como material a pasta CTZ, se mostrou efetiva nos três acompanhamentos relatados, após 30 dias de sua realização. Ao final do acompanhamento, os dentes não apresentaram fístula, abscesso, mobilidade dentária patológica, reabsorção óssea, reabsorção interna e/ou externa e houve regressão da lesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Borba Porto, Ramiro, Jeane Soares Amorim de Freitas, Márcia Regina Soares Cruz, Ana Eliza Lemes Bressani, Juliana Sarmento Barata, and Fernando Borba de Araujo. "Prevalência de traumatismos alvéolo-dentários na clínica de urgência odontopediátrica de FO.UFRGS." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 44, no. 1 (June 1, 2003): 52–56. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.103218.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de traumatismos alvéolo-dentários em crianças que procuraram atendimento no Curso de Extensão Universitária de Urgência em Odontopediatria da FO-UFRGS no período de abril de 1999 a dezembro de 2000. A amostra consistiu de 129 crianças, sendo 80 (62,01%) do sexo masculino e 49 (37,99%) do sexo feminino, com idade de 0 a 14 anos. A faixa etária mais acometida por traumatismo em dentes decíduos foi a de 2-4 anos, enquanto que, em permanentes, foi a de 8-10 anos. Os traumatismos dos tecidos de sustentação foram os mais prevalentes na dentição decídua (79,64%), predominando a intrusão (35,55%) e a luxação lateral (27,77%). Já com relação aos dentes permanentes, a prevalência maior foi de injúrias traumáticas aos tecidos duros (59,25%), sendo de maior ocorrência a fratura coronária sem exposição pulpar (70,83%), seguida da fratura coronária com exposição pulpar (22,91%). Em relação aos procedimentos clínicos adotados para o atendimento emergencial, a conduta mais prevalente foi a orientação, tanto para dentes decíduos (72,56%), quanto para permanentes (27,16%). A restauração (25,92%) foi o segundo procedimento clínico mais prevalente para dentes permanentes e a exodontia (13,27%) para os dentes decíduos traumatizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kramer, Paulo Floriani, Luiz Antonio Gaieski Pires, Maximiano Ferreira Tovo, Tatiana Canever Kersting, and Simone Guerra. "Grau de infiltração marginal de duas técnicas restauradoras com cimento de ionômero de vidro em molares decíduos: estudo comparativo " in vitro." Journal of Applied Oral Science 11, no. 2 (June 2003): 114–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-77572003000200006.

Full text
Abstract:
A técnica do condicionamento ácido e o desenvolvimento e aprimoramento de novos materiais restauradores com características adesivas têm levado a mudanças importantes nas concepções e nos princípios da dentística operatória e restauradora. O objetivo deste estudo foi avaliar a microinfiltração marginal em cavidades proximais de molares decíduos restaurados com cimento de ionômero de vidro modificado por resina (Vitremer, 3M) comparando duas diferentes técnicas: a técnica convencional (conforme recomendações do fabricante) e a técnica de hibridização (ácido fosfórico-37% e sistema adesivo Scotchbond Multi-Uso, 3M ). Foram utilizados 20 molares decíduos hígidos, onde foram preparadas cavidades proximais. A amostra foi dividida aleatoriamente em 2 grupos. No grupo 1 foi utilizado a técnica convencional e no grupo 2 a técnica com condicionamento ácido e aplicação de sistema adesivo. Os dentes foram submetidos ao processo de ciclagem térmica, impermeabilizados, mantendo uma área de 2mm² na margem cervical da restauração e imersos em solução de azul de metileno a 0,5%, por 72 horas. A seguir, foram seccionados e avaliados por um único examinador, que estabeleceu o grau de microinfiltração. Os dados obtidos revelaram que as duas técnicas utilizadas apresentaram microinfiltração marginal em diferentes graus, e que não houve diferença estatisticamente significante entre elas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Nayhara Leandro, Vanara Florêncio Passos, Weslanny De Andrade Morais, and Regina Glaucia Lucena Ferreira. "Desempenho clínico do cimento de ionômero de vidro no tratamento restaurador atraumático: uma revisão da literatura." Revista Brasileira de Odontologia 75 (December 12, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v75.2018.e1112.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma revisão de a literatura acerca do desempenho clínico do cimento de ionômero de vidro (CIV) utilizado no tratamento restaurador atraumático (TRA). Realizaram-se buscas nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde Odontologia, Medline, Pubmed e Science Direct, utilizando os descritores “cimentos de ionômeros de vidro”, “tratamento dentário restaurador sem trauma” e “análise de sobrevida”, bem como os respectivos termos em inglês. Foram selecionados 23 artigos nos idiomas português e inglês, publicados nos últimos dez anos, seguindo critérios de inclusão e exclusão pré-determinados. Percebeu-se que a maioria dos estudos aplicou o TRA em crianças (66%), direcionado à dentição decídua (57%) e em cavidades de superfície única e múltipla (48%), simultaneamente. A maioria dos estudos acompanhou o desempenho clínico das restaurações no período de 12 (35%) e 24 meses (35%). O CIV de alta viscosidade foi mais utilizado e as marcas Fuji IX e Ketac Molar foram as mais empregadas no TRA. Concluiu-se que O CIV associado ao TRA demonstra ser uma alternativa viável para tratar cárie em dentes decíduos e permanentes. A longo prazo, o CIV apresenta desempenho superior em cavidades de superfície única em relação às multisuperfície. De modo geral, as taxas de sucesso das restaurações oscilaram entre: 57,5 e 98%, em superfícies únicas, e 24,4 e 97,8%, em superfícies múltiplas. Esta abordagem mostrou ser confiável e efetiva quando comparada a técnica restauradora convencional. O defeito marginal e a perda parcial ou total da restauração foram identificados como principais causas de falha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Carlos Vinícius Ramos Leão de, Kelly Rodrigues Mota, Diogo Gomes Brandão, Gustavo Henrique Porto Oliveira, Patricia Batista Lopes do Nascimento, Priscylla Gonçalves Correia Leite de Marcelos, Daniela Maria Carvalho Pugliesi, et al. "Reabsorção radicular patológica em molar decíduo submetido a tratamento endodôntico com pasta à base de Cloranfenicol, Tetraciclina e Óxido de Zinco (CTZ): Relato de caso." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 1, 2021): e0810111347. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11347.

Full text
Abstract:
O presente estudo relata um caso de reabsorção patológica radicular em um molar decíduo tratado endodônticamente com pasta CTZ. Paciente do gênero masculino, 7 anos de idade, procurou atendimento, acompanhado por seus genitores, com a queixa principal de que o dente apresentava dor aguda. Durante a anamnese, o responsável relatou que o dente vinha apresentando dor espontânea que se intensificava durante a mastigação. Ao exame clínico não foi constatado quaisquer alterações em mucosa, gengiva e língua. Entretanto, verificou-se a presença de exposição da câmera pulpar do dente 55, sem indícios de polpa, configurando um quadro clínico de necrose. Ao realizar o exame radiográfico inicial foi possível verificar lesão de cárie extensa atingindo a região de cornos pulpares distais e raízes com comprimento maior que 1/3 e coroa do dente sucessor ainda não totalmente formada. Constatada a viabilidade da manutenção do dente 55 na cavidade oral, instituiu-se o tratamento endodôntico através da técnica LSTR com a pasta antibiótica CTZ (cloranfenicol, tetraciclina, óxido de zinco) e restauração com resina composta. O paciente foi acompanhado por um período de 3 e 12 meses após o tratamento inicial. Em ambas as visitas, a restauração se apresentou hígida e satisfatória, contudo, foi possível notar aumento da reabsorção radicular lateral e de radiolucidez na região de furca. Após constatada tal reabsorção o dente teve sua indicação para a exodontia. A pasta CTZ pode estimular o aumento da velocidade de rizólise em dentes decíduos por meio de reabsorções radiculares patológicas. Porém, estudos longitudinais precisam ser conduzidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Souza, Ana Luiza Martins, Alana Gail Lopes, Taís Chaves Magalhães, Hugo Lemes Carlo, Rogerio Lacerda Dos Santos, and Fabíola Galbiatti De Carvalho Carlo. "Qual material possui maior longevidade em molares decíduos: resina composta ou cimento de ionômero de vidro ? – Revisão sistemática da literatura." HU Revista 44, no. 1 (February 8, 2019): 115–22. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.13975.

Full text
Abstract:
Introdução: Diversos materiais restauradores são indicados para a restauração de dentes decíduos posteriores, como amálgama, resina composta, cimento de ionômero de vidro convencional, cimento de ionômero de vidro modificado por resina e resinas compostas modificadas com poliácidos (compômeros). Entretanto, uma dúvida ainda persiste quanto ao desempenho clínico do cimento de ionômero de vidro, em decorrência de suas propriedades, para ser utilizado como material restaurador definitivo em molares decíduos. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da taxa de sobrevivência de restaurações realizadas em molares decíduos utilizando resina composta e cimento de ionômero de vidro, buscando com base em evidências científicas, responder a PICO question: “Qual material possui maior longevidade em molares decíduos: resina composta ou cimento de ionômero de vidro?”. Material e métodos: Para este fim foram realizadas buscas em duas bases de dados, PubMed e Web of Science, utilizando uma estratégia de busca previamente determinada, para selecionar artigos de acordo com critérios de inclusão e exclusão criados para esse trabalho por dois examinadores calibrados. Resultados: A seleção dos artigos foi realizada de acordo com o fluxograma do PRISMA e foi criada uma tabela para avaliação qualitativa dos artigos selecionados. Foram encontrados 398 artigos na base de dados PubMed e 375 na Web of Science, sendo 153 coincidentes em ambas. Quarenta e seis artigos foram selecionados para leitura completa, dentre eles 42 foram excluídos, e quatro artigos foram incluídos para esta revisão. Conclusão: Após leitura crítica dos mesmos pode-se concluir que a resina composta demonstrou melhor desempenho clínico, ao longo do tempo, em molares decíduos comparados ao cimento de ionômero de vidro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moura, Marcoeli Silva de, Maria Hellen Sâmia Fortes Brito, Mikaelle Claro Costa Silva, Priscila Ferreira Torres, Josué Júnior de Araújo Pierote, Larissa Campos Rodrigues Pinheiro, Camila Siqueira Silva Coelho, et al. "Avaliação do tratamento restaurador atraumático na Estratégia Saúde da Família de Teresina, Piauí." Comunicação em Ciências da Saúde 28, no. 01 (February 5, 2018): 64–67. http://dx.doi.org/10.51723/ccs.v28i01.120.

Full text
Abstract:
O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é uma abordagem contemporâneapara o controle da cárie dentária na qual a remoção do tecido cariado é realizada com instrumentos manuais e o dente restaurado com cimento de ionômero de vidro (CIV) de alta viscosidade. Talvez por desconhecimento, muitos profissionais questionam a efetividade da técnica e o fato do procedimento restaurador ser considerado definitivo. Objetivos: (1) Avaliar o conhecimento e a conduta dos cirurgiões-dentistas (CD) que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre o uso do ART; (2) Capacitar os CD para realizar o ART no âmbito da saúde da família; (3)Avaliar o desempenho clinico de um CIV convencional indicado para ARTem dentes decíduos e (4) Avaliar o alcance da técnica ART na resoluçãodas necessidades restauradoras de pré-escolares. Métodos: Pesquisa foidesenvolvida em duas fases: 1ª Pesquisa transversal com todos os CD dazona urbana de Teresina, Piauí. 2ª. Ensaio clínico controlado realizado empré-escolares de creches municipais. Resultados: 1ª. fase: O conhecimentodos profissionais sobre ART foi mensurado e a maioria apresenta informaçõescorretas. O nível de conhecimento teve associação significativa com a faixa etária (p=0,0005) e tempo de formado (p=0,0112). Os CD foram treinados para execução do ART em seis oficinas teórico-práticas. 2ª. fase: dados enviados para publicação. Conclusões: A maioria dos cirurgiões-dentistas da ESF de Teresina, Piauí possui bom conhecimento e conduta positiva em relação ao ART, mas necessita de aprimoramento com relação à técnica e sua correta indicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Rosário Maria Maciel Pessoa da, Gabriela Brito Vasconcelos, Rafaela Brito Vasconcelos, Carolina da Franca Bandeira Ferreira Santos, Evert van Amerongem, and Viviane Colares. "Eficácia do tratamento restaurador atraumático, Hall Technique e restauração convencional usando resina ou amálgama após 18 meses de acompanhamento: um ensaio clínico randomizado." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 8, 2020): e1339118567. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.8567.

Full text
Abstract:
Existem diferentes opções para o tratamento restaurador de dentes decíduos. O objetivo deste estudo foi avaliar a taxa de sucesso de restaurações convencionais e atraumáticas, lesões de Classe I e Classe II em molares decíduos. Este é um ensaio clínico randomizado que foi realizado em Olinda, Brasil. O grupo controle foi formado pelas restaurações convencionais com resina (205) e amálgama (198), e o grupo caso pelas restaurações atraumáticas (ART) (211) e pelos tratamentos com Hall Technique (117). Um total de 731 restaurações foram realizadas em consultório odontológico em 731 crianças (4 a 8 anos de idade). Todas as restaurações foram avaliadas após 6, 12 e 18 meses. A taxa de sucesso das restaurações Classe I foi maior (> 85% de sucesso) para todas as restaurações em comparação com a Classe II (16,9% -99,1%, sucesso / falha menor). As taxas de sucesso das restaurações Classe II após 18 meses não foram satisfatórias para restaurações convencionais com resina (16,9%, sucesso / falha menor) e ART (31%, sucesso / falha menor), enquanto foram satisfatórias para restaurações convencionais com amálgama (70, 3%, sucesso), e excelente Hall Technique (99,1%, sucesso). A taxa de sucesso para Classe I foi maior que II para todas as restaurações. Considerando a Classe II, o índice de sucesso foi baixo para ART e restaurações convencionais com resina, satisfatório para amálgama e excelente para Hall Technique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

GHERSEL, Eloisa Lorenzo de Azevedo, Antônio Carlos GUEDES-PINTO, and Ana Lídia CIAMPONI. "Influência do modo de armazenamento na microinfiltração de dentes decíduos restaurados com diferentes sistemas adesivos: estudo in vitro." Pesquisa Odontológica Brasileira 15, no. 1 (March 2001): 29–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-74912001000100006.

Full text
Abstract:
Foi avaliada, in vitro, a influência do modo de armazenamento e de dois tipos de adesivos dentinários sobre a microinfiltração nas paredes axiais e cervicais de dentes decíduos restaurados com resina composta. As amostras foram divididas de acordo com o modo com que foram armazenadas e os grupos foram classificados em: Congelado, Hidratado e Desidratado. O grupo Congelado foi mantido no "freezer", em solução fisiológica, o grupo Hidratado foi armazenado em solução fisiológica em geladeira e o grupo Desidratado foi mantido seco. Foram realizados preparos tipo "slots" verticais: ocluso-mesial e ocluso-distal. Nos preparos ocluso-mesiais, utilizou-se o adesivo Scotchbond Multi-Uso e nos ocluso-distais o Prime & Bond 2.1, sendo todos restaurados com resina composta Solitaire. Após termociclagem, foram imersos em corante e os valores de microinfiltração mensurados através de sistema de imagens digitalizadas e submetidos à análise de variância. Os resultados demonstraram que o modo de armazenamento não apresentou influência estatisticamente significante na microinfiltração das restaurações. A microinfiltração na parede cervical foi significantemente maior que na parede axial, com segurança de 99,9%. Os adesivos utilizados não apresentaram influência significante na microinfiltração, nas diferentes formas de armazenamento estudadas. Porém, houve diferença estatisticamente significante nas amostras do grupo Desidratado, com o adesivo Prime & Bond 2.1, considerando as margens da restauração (axial e cervical).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Mariana Carvalho Batista da, Raimundo Antônio da Silva, Cecília Cláudia Costa Ribeiro, and Maria Carmem Fontoura Nogueira da Cruz. "Perfil da assistência odontológica pública para a infância e adolescência em São Luís (MA)." Ciência & Saúde Coletiva 12, no. 5 (October 2007): 1237–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232007000500021.

Full text
Abstract:
Descreve existência de atendimento para crianças, as faixas etárias atendidas, a qualificação do profissional, os tipos de procedimentos realizados para a dentição decídua e permanente e a existência de programas educativos de promoção de saúde bucal nas Unidades de Saúde do Município de São Luís com assistência odontológica, por meio de visitas e entrevistas estruturadas. Os resultados mostram que o atendimento odontológico para crianças e adolescentes é disponibilizado em 91,1% das unidades de saúde, se concentrando na faixa etária de 6 a 12 anos, tanto nas unidades que prestam assistência diária e universal (65,75%) quanto naquelas (34,15%) onde o atendimento é feito em consultório restrito, específico e/ou em dias específicos. Todas as unidades visitadas oferecem tratamento cirúrgico para a dentição permanente. O tratamento restaurador é mais disponibilizado para os dentes permanentes do que para os dentes decíduos. Vinte e cinco (55,5%) das unidades de saúde não apresentam ou não desenvolvem programas de educação em saúde bucal. Na maioria das unidades (75,5%) visitadas, o tratamento odontológico para crianças e adolescentes é restrito à atenção básica e voltado para a dentição permanente. O modelo assistencial tradicional de atendimento de livre demanda permanece.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Mendes, Laura Teixeira, Luciano Casagrande, and Tathiane Larissa Lenzi. "Como reparar uma restauração oclusal de resina composta em dentes decíduos? Relato de Caso." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 61, no. 1 (August 20, 2020): 123–30. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.100950.

Full text
Abstract:
Frente à necessidade de reintervenção em restaurações insatisfatórias, os clínicos podem, em geral, optar pela substituição ou reparo. Este artigo relata um caso clínico de reparo de uma restauração de resina composta com falha em dente decíduo. Após profilaxia e isolamento relativo, a porção da resina composta a ser reparada foi asperizada com uma ponta diamantada em alta rotação com o intuito de melhorar a união mecânica entre a resina envelhecida e a nova (reparo). Foi realizado o condicionamento com gel de ácido fosfórico a 34% por 15 segundos, seguido de lavagem e secagem. Uma camada do sistema adesivo Single Bond Universal (3M ESPE) foi aplicada ativamente durante 20 segundos, seguido de jato de ar comprimido por 5 segundos e fotoativação por 10 segundos. Por fim, a resina composta fluida (Filtek Z350 XT Flow; 3M ESPE) foi inserida e fotoativada por 20 segundos. A realização de um adequado protocolo clínico envolvendo tratamentos físicos e químicos de superfície é fundamental para a efetividade da intervenção e a manutenção do dente decíduo clinicamente funcional até a esfoliação fisiológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pfeffer, Helena, Gabriela Nascimento Salles, Mariângela Monteiro de Melo Baltazar, Marina Berti, André Luiz Marçal Terreri, and Daniela Pereira Lima. "Tratamento restaurador atraumático no controle da cárie em escolares de um município do Oeste do Paraná." Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 8, no. 4 (September 6, 2020): 857. http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4348.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo transversal, composto por exame clínico das condições de saúde bucal e TRA, em crianças de 4 a 12 anos realizado em 2017, numa escola da cidade de Cascavel, com o objetivo de estimular o cuidado com a saúde bucal, aumentando a cobertura de serviços restauradores, o controle e prevenção da doença cárie em escolares. Os dados tiveram análise descritiva. Participaram 158 crianças e a maioria não foi indicada ao Tratamento Restaurador Atraumático (67,84%). Na dentição decídua a média de cariados, com extração indicada e obturados foi de 4,77. Em cariados perdidos e obturados por dente permanente a média foi de 0,41. Os tratamentos em ordem decrescente foram: restauração de 1 superfície (46,50%), 2 ou mais (24,04%), tratamento pulpar (6,01%), extração (5,46%) e 17,49% dos casos sem informação. Os resultados sugerem efetividade e a continuidade dessas ações, com vistas a melhora as condições de saúde bucal de escolares com acesso limitado a serviços odontológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Dias, Gisele Fernandes, Beatriz De Fátima Ritzmann, Francine Ransolin, and Thais Regina Kummer Ferraz. "Reabilitação estética e funcional em paciente com cárie precoce da infância: relato de caso." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 30, no. 3 (April 10, 2019): 314. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicidv3032018p314-22.

Full text
Abstract:
A cárie precoce da infância (CPI) é uma patologia crônica que afeta a dentição decídua de crianças menores de 6 anos de idade. É definida pela presença de pelo menos um dente cariado (lesão com ou sem cavitação), a ausência de um dente (por cárie) ou a existência de uma restauração num dente temporário, em crianças com idade compreendida entre 0 e 71 meses. A finalidade deste trabalho é descrever um caso clínico de reabilitação estética e funcional em paciente infantil do sexo masculino, de 3 anos e 6 meses de idade, acometido pela CPI. A primeira etapa foi a conscientização do núcleo familiar sobre a higienização bucal, avaliação e orientação dos hábitos alimentares. Inicialmente foi realizada a adequação do meio bucal com cimento de ionômero de vidro químico, exodontia dos elementos 54, 64 e 62 e tratamento endodôntico do elemento 52. Após, foi utilizado o botão de Nance como mantenedor de espaço na arcada superior. Para a reabilitação estética e funcional optou-se pelo uso de aparelho mantenedor de espaço funcional nas áreas correspondentes aos elementos: 54, 52, 51, 61, 62, e 64. O tratamento executado permitiu restabelecer a estética, a função mastigatória e manter o espaço necessário à erupção dos dentes permanentes. O que repercutiu em melhora da qualidade de vida e autoestima do paciente infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Reis, Isabelly da Costa, Adílis Kalina Alexandria de França, Maysa Lannes Duarte, Aline dos Santos Letieri, and Thaís Rodrigues Campos Soares. "TRATAMENTO MINIMAMENTE INVASIVO DE LESÕES CARIOSAS EM ODONTOPEDIATRIA." Revista UNINGÁ 57, no. 4 (December 23, 2020): 129–43. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.57.4.129-143.

Full text
Abstract:
Dificuldades no atendimento odontológico das crianças, devido à necessidade de controle do comportamento e de suporte familiar adequado, além de peculiaridades relativas à anatomia dos dentes decíduos, suscitam o uso de técnicas de mínima intervenção para o controle da cárie dentária. Logo, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o tratamento minimamente invasivo de lesões de cárie em dentes decíduos, abordando as características, indicações e limitações de diferentes técnicas dentro desse conceito. O controle de biofilme sem selamento dentário é uma abordagem na qual nenhum tipo de material restaurador é colocado para selar as cavidades, sendo instituída a higiene bucal de modo eficiente como estratégia para paralisar as lesões de cárie. O selamento da lesão sem remoção de tecido cariado prevê a utilização de selantes resinosos ou coroas metálicas diretamente sobre as cavidades, sem remoção prévia de tecido cariado. Já a remoção seletiva de cárie seguida de restauração é a técnica mais aceita e utilizada em odontopediatria, sendo atualmente considerado o padrão ouro, em detrimento da remoção total de tecido cariado. Apesar de a mínima intervenção ser bem aceita pelas crianças, sua aceitabilidade pelos responsáveis e odontopediatras ainda é questionável. Verificou-se que todas essas técnicas se apresentam como alternativas eficazes para o tratamento minimamente invasivo em odontopediatria. Entretanto, é fundamental o entendimento, participação e comprometimento dos familiares, tendo em vista que o controle do biofilme e da dieta possuem papel fundamental para garantir o sucesso desses tratamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

BUSSADORI, Sandra Kalil, and Antonio MUENCH. "Microinfiltração em dentes decíduos em função de materiais restauradores e condicionamento ácido." Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo 13, no. 4 (December 1999): 369–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-06631999000400009.

Full text
Abstract:
A pesquisa teve como objetivo avaliar a microinfiltração em restaurações de quatro materiais (Dyract, Vitremer, Z100 e Fuji II LC), em dentes decíduos, realizando ou não condicionamento ácido. Foram feitas dez restaurações (5 OM e 5 OD) para cada condição experimental. As cavidades tinham as dimensões (mm): 4 de altura, 3 de largura e 2 de profundidade. Os materiais foram manipulados conforme instruções dos fabricantes. Os dentes restaurados, após sete dias de armazenagem foram submetidos à ciclagem térmica (700 ciclos a 5 e 55ºC, com um minuto em cada banho). Em seqüência os corpos-de-prova foram preparados para a imersão em azul de metileno a 0,5%, pH 7,2, por quatro horas, após o que foram preparados para a avaliação do grau de infiltração. Os resultados permitiram concluir que: foi grande a diferença de escores entre materiais (de infiltração nula, 0, a 4 máxima); médias de 0,1 (Dyract) a 4,0 (Fuji II LC); os materiais Vitremer e Z100 não diferiram entre si e se encontraram com valores entre os outros dois; o condicionamento ácido influiu apenas com o material Fuji II LC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

CARRARA, Carlos Eduardo, Ruy César Camargo ABDO, and Salete Moura Bonifácio da SILVA. "Avaliação da infiltração marginal de materiais restauradores adesivos em dentes decíduos." Pesquisa Odontológica Brasileira 15, no. 2 (June 2001): 151–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-74912001000200012.

Full text
Abstract:
Analisou-se a infiltração marginal nas paredes cervical e oclusal de cavidades classe V, preparadas na face vestibular de 40 caninos decíduos extraídos e restauradas com os materiais Chelon-Fil, Vitremer, Compoglass-F e Z100. Compararam-se ainda dois métodos de avaliação da penetração do corante no teste de infiltração: escore e medida linear até a parede da câmara pulpar. Os espécimes passaram por ciclagem térmica de 500 ciclos nas temperaturas de 5 e 55ºC, foram imersos em solução de fucsina básica a 0,5% por 24 horas e seccionados para visualização da infiltração marginal nas paredes cervical e oclusal. Observou-se que o Chelon-Fil apresentou maior grau de infiltração que os demais materiais. Vitremer, Compoglass-F e Z100 apresentaram infiltração semelhante. O Chelon-Fil e o Vitremer apresentaram infiltração maior na parede cervical que na oclusal, fenômeno este que não ocorreu com o Compoglass-F e a Z100, que apresentaram infiltração semelhante em ambas as paredes. Não houve diferença entre os métodos de avaliação da penetração do corante (p < 0,01).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Noca de Souza, Helen Tayná, Raimundo Antônio De Lima Praxedes Neto, Pedro Vinicius Patrício Silva, and Myrella Mariano De Amorim Fernandes. "Reabilitação estética e funcional de dentes decíduos anteriores com pino de fibra de vidro e matriz anatômica de celulóide: uma revisão da literatura." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 24, no. 3 (April 28, 2020): 402–7. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v24i3.9451.

Full text
Abstract:
Objetivo: expor, por meio de uma revisão de literatura, uma discussão sobre os benefícios do uso do pinode fibra de vidro e matriz de celulóide na reabilitação oral de crianças, como suas possibilidades e técnicasmais adequadas para o tratamento de pacientes com amplas destruições coronárias em dentes decíduos.A cárie dentária é uma das doenças crônicas mais comum na infância, se o diagnóstico adequado não forrealizado em estágios iniciais podem gerar danos irreparáveis, levando a perda dentária. Atualmente, se reconhece a importância de se preservar os dentes decíduos até o período correto de sua esfoliação, dessa forma, dependendo da quantidade de remanescente dental, o tratamento reabilitador estético em dentes decíduos, pode necessitar de um retentor intra-canal. Considerações finais: embora exista um número considerável de alternativas reabilitadoras, a mais utilizada é o de pino de fibra de vidro com matriz anatômica de celuloide, por ser de fácil execução, baixo custo e não necessitar de etapa laboratorial. Porém, a escolha do tratamento restaurador deve ser feita de comum acordo com os pais e um grande grau de colaboração dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Chibinski, Ana Claudia, Alessandra Souza Martins, Márcia Helena Baldani, Denise Stadler Wambier, and Léo Kriger. "Tratamento restaurador atraumático: percepção dos dentistas e aplicabilidade na atenção primária." Revistas 71, no. 1 (November 21, 2014): 89. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v71i1.517.

Full text
Abstract:
Este estudo identificou a aplicabilidade do Tratamento Restaurador atraumático (ART) na Atenção Primária à Saúde no Paraná. Aplicou-se um questionário a 97 profissionais de 85 municípios (54,6% dentistas; 28,9% gestores). A maioria utiliza restaurações atraumáticas (76,0%), mas só 12,4% receberam capacitação e a indicação preferencial é dentes decíduos. Pontos positivos: maior número de restaurações realizadas (64,4%) e percepção positiva dos profissionais (49,3%). Barreiras: falta de treinamento (50,5%) e preferência por restaurações convencionais (49,5%). Concluiu-se que, mesmo reconhecendo benefícios, o ART é subutilizado na Atenção Primária à Saúde, sendo necessários programas de educação continuada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Fernandes, Aideê Mayara Silva, Maria Natália Cavalcante de Albuquerque, Johnny Ferreira de Lima Francisco, Maria Gabriela Lima Cordeiro de Castro, Douglas Ferreira da Silva, Pedro Thalles Bernardo de Carvalho Nogueira, and Mariana Alencar Nemezio. "Cisto periapical em paciente odontopediátrico: relato de caso." Research, Society and Development 9, no. 8 (June 29, 2020): e184985446. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5446.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é descrever um caso clínico sobre cisto periapical em paciente odontopediátrico. Paciente do gênero masculino, 6 anos, compareceu a Clínica de Odontopediatria, queixando-se de dor e com aumento de volume do lado direito da face. No exame clínico e exames de imagens foi observado que o dente 84 apresentava uma coloração acinzentada, restauração provisória, imagem radiolúcida na região de furca que se estendia da região do 84 ao 85. O tratamento consistiu na exodontia dos dentes decíduos 84 e 85 e enucleação da lesão cística para análise histopatológica. O paciente retornou com 7 dias após a cirurgia, observando-se cicatrização tecidual. O exame histopatológico revelou uma cavidade cística apresentando revestimento epitelial fino cúbico com 2-3 camadas não ceratinizado. Cápsula cística, representada por tecido conjuntivo fibroso com áreas de hemorragia e intenso infiltrado inflamatório com vasos congestos. Foi então diagnosticado como cisto odontogênico periapical. A enucleação pode ser considerada a alternativa mais indicada para o tratamento destas lesões, diminuindo as chances de recidiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ota, Caroline Miki, Josiane Ferreira Corteleti, Ivani De Souza Aguiar, Lilian Citty Sarmento, Tatiane Fernandes Novaes, and José Carlos Pettorossi Imparato. "Selamento de lesão de cárie em metade externa de dentina em molar decíduo – relato de caso clínico com proservação de 12 meses." ConScientiae Saúde 14, no. 2 (August 11, 2015): 314–20. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v14n2.5299.

Full text
Abstract:
Introdução: A paralisação de lesões de cárie em metade externa de dentina é feita por meio de tratamentos conservadores. Objetivos: Relatar um caso clínico de um dente decíduo com lesão de cárie oclusal com pequena abertura e envolvimento dentinário radiograficamente restrito à metade externa de dentina; lesão controlada pela aplicação de um selante resinoso. Métodos: O selamento da superfície foi feito com o selante Fluoroshield aplicado com auxílio de uma sonda exploradora após condicionamento ácido da superfície. Resultados: As reavaliações foram feitas clínica e radiograficamente por 12 meses, sendo analisada a integridade do material e a estabilização da lesão de cárie. Após um ano, a integridade do selante e a não evolução radiográfica da lesão favoreceram um bom prognóstico ao caso. Conclusão: O selamento, desde que controlado periodicamente, atua de modo positivo na paralisação das lesões, podendo ser considerado como uma alternativa conservadora ao tratamento restaurador convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Toma, Mauro, Jessica Bocato, Carlos Magno Goshi, Thais Teixeira Borsato, Ana Claudia Conti, Thais Maria Fernandes, and Paula Oltramari. "Interdisciplinary Approach of Amelogenesis Imperfecta: 10 Years of Clinical Follow-Up." Journal of Health Sciences 23, no. 1 (March 18, 2021): 18–24. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2021v23n1p18-24.

Full text
Abstract:
AbstractAmelogenesis imperfecta (AI) is an inherited disease that expresses a disorder in the development of enamel structure. In its mildest form, it promotes tooth color change; and in more severe cases, it presents a loss of enamel structure initiated during the eruption phase. Different AI manifestations can coexist in the same patient or in the same tooth, both in the primary and permanent dentures. In addition, several subtypes are described, characterized according to the variety of phenotype and genotype. Successful treatment requires early diagnosis and therapeutic solutions involving different dental specialties. Although some professionals prefer to postpone permanent rehabilitation until the development of complete permanent dentures, the aesthetic and functional impact of this disease in childhood and adolescence requires that restorative treatment be started as soon as possible. The proposed therapies demonstrate numerous challenges such as extreme dentinal sensitivity, difficulties installing and maintaining the orthodontic appliance and the need for restorative and prosthetic intervention in malformed teeth. This work aims to demonstrate the interaction between Orthodontics, Restorative Dentistry and Prosthesis in the treatment of a patient with AI, reporting the success of treatment involving aesthetics, function and well-being and the long-term benefit of this interdisciplinary approach for patients with this disease. Keywords: Orthodontics. Amelogenesis Imperfecta. Mouth Rehabilitation. ResumoA amelogênese imperfeita (AI) é uma doença hereditária que expressa uma desordem no desenvolvimento da estrutura do esmalte. Na sua forma mais branda, promove alteração na cor dos dentes; e em casos mais severos, apresenta perda de estrutura do esmalte iniciada durante a fase de irrupção. Diferentes manifestações da AI podem coexistir no mesmo paciente ou no mesmo dente, tanto na dentadura decídua quanto na permanente. Além disso, são descritos diversos subtipos, caracterizados de acordo com a variedade do fenótipo e genótipo. O sucesso do tratamento requer diagnóstico precoce e soluções terapêuticas que envolvam diversas especialidades odontológicas. Embora alguns profissionais prefiram adiar a reabilitação definitiva até o desenvolvimento da dentadura permanente completa, o impacto estético e funcional desta doença na infância e adolescência exige que o tratamento restaurador seja iniciado o mais cedo possível. As terapias propostas demonstram inúmeros desafios como a sensibilidade dentinária extrema, as dificuldades para instalação e manutenção do aparelho ortodôntico e a necessidade de intervenção restauradora e protética em dentes com má formação. O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a interação entre a Ortodontia, a Dentística Restauradora e a Prótese no tratamento de um paciente com AI, relatando o sucesso do tratamento envolvendo estética, função, bem estar e o benefício em longo prazo desta abordagem interdisciplinar para os portadores desta doença. Palavras-chave: Ortodontia. Amelogênese Imperfeita. Reabilitação Bucal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Franzin, Lucimara Cheles da Silva, Nathalia de Albuquerque, Josely Emiko Umeda, Karina Maria Salvatore Freitas, Najara Barbosa da Rocha, and Mitsue Fujimaki. "Promoção de saúde bucal e Tratamento Restaurador Atraumático sob a ótica de pré-escolares, educadores e pais." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 7, 2021): e134101018726. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18726.

Full text
Abstract:
Recomendações às práticas de promoção da saúde em ambientes coletivos e tratamentos restauradores conservadores representam estratégias na prevenção de doenças bucais desde a infância. Objetivo: Investigar a percepção de pré-escolares, educadores e pais quanto as recomendações recebidas de estudantes de Odontologia, para a prevenção da doença cárie e uso do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) em um Centro de Educação Infantil. Trata-se de um estudo exploratório descritivo observacional com abordagem qualitativa. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com 18 crianças de 4 a 5 anos de idade, as atividades lúdico-educativas, cuidados da saúde bucal, escovação supervisionada e Tratamento Restaurador Atraumático. Cerca de 18 educadores e 37 pais responderam um formulário com questões abertas e fechadas sobre promoção da saúde bucal na escola, impacto das atividades educativo-preventivas, cuidados com dentes decíduos e uso do Tratamento Restaurador Atraumático. As entrevistas infantis foram transcritas, codificadas e analisadas pela Análise de Discurso, bem como os formulários de educadores e pais. Resultados: A aceitação das crianças quanto à presença do cirurgião-dentista e uso ART foi de 89%. Cerca de 83% delas associavam a má higienização e a ingestão de alimentos açucarados como desencadeadores da cárie dentária. Quanto aos educadores, 44% estudaram saúde bucal somente na pós-graduação, mas concordavam sobre a importância do tema na base curricular, para 60% a cárie era uma doença, e 50% observaram dor de dente nas crianças. Já 67,5% dos pais não percebeu cáries nos filhos, e somente 4 observou-lhes dor, no entanto todos concordaram nos efeitos benéficos das atividades educativas/preventivas e uso do ART nas crianças. Conclusões: Os pré-escolares apresentaram compreensão quanto ao conceito de cárie dentária e formas de prevenção, sentiram-se estimulados para o autocuidado, e aceitação ao ART. Educadores e pais observaram que as ações de promoção de saúde bucal e ART no ambiente escolar, promoviam autonomia e empoderamento ‘as crianças, gerando-lhes mudanças de comportamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Costa, M. L. V. A., M. C. C. Silva, M. H. S. F. Brito, L. F. A. D. Moura, M. D. M. Lima, and M. S. Moura. "Avaliação de Cimentos de Ionômero de Vidro Usados no Tratamento Restaurador Atraumático em Dentes Decíduos: um Estudo Clínico Randomizado." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 241. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p241.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi avaliar o desempenho clinico de dois cimentos de ionômero de vidro (CIV) utilizados no Tratamento Restaurador Atraumático (ART) em dentes decíduos. Foi realizado ensaio clínico randomizado controlado (REBEC RBR-4nwmk4) com amostra composta por crianças de 2 a 6 anos de idade matriculadas em creches do município de Teresina-PI (CEP-UFPI Parecer 708718). Dois grupos de tratamento foram formados: Controle (CIV de alta viscosidade Ketac Molar©) e Teste (CIV convencional indicado para ART Vitro Molar©). As restaurações foram realizadas na própria creche por duas cirurgiãs-dentistas previamente treinadas. Após seis meses, as restaurações foram examinadas de acordo com os critérios de avaliação de ART por outra cirurgiã- dentista treinada, calibrada e cega para o tipo de material. Das 462 crianças que apresentavam cárie dentária, 347 (75,1%) possuíam lesões com indicação para ART. Foram realizadas 786 restaurações inseridas de forma consecutiva nos grupos. Após seis meses obteve-se para as restaurações do grupo Teste e Controle, uma taxa de sucesso de 80% e 89,8%, respectivamente. A sobrevida foi associada ao tipo de cavidade (p0,001) e ao tipo de material (p0,006), maior taxa de sucesso para restaurações Classe I (93,6%) e para o CIV de alta viscosidade. Concluiu-se que, após seis meses, as restaurações realizadas com CIV de alta viscosidade apresentaram maior sobrevida que as restaurações com CIV convencional indicado para ART.Palavras-chave: Dental Atraumatic Restorative Treatment. Glass Ionomer Cements. Deciduous Tooth.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Denílson Oliveira Correia da, Ingrid de Melo Silva, Aurélio de Oliveira Rocha, Lucas Menezes dos Anjos, Thaine Oliveira Lima, Rafaela de Menezes dos Anjos Santos, and Beatriz Perzentino Cruz. "Cimento de ionômero de vidro e sua aplicabilidade na Odontologia: Uma revisão narrativa com ênfase em suas propriedades." Research, Society and Development 10, no. 5 (April 30, 2021): e20110514884. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14884.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata-se de uma revisão narrativa da literatura com o objetivo de discutir acerca das propriedades físicas, mecânicas e biológicas dos cimentos de ionômero de vidro (CIVs). Para reabilitar unidades dentais com cavidades patológias o cirurgião-dentista pode lançar mão de diversos materias, dentre eles podemos destacar os cimentos de ionômero de vidro, sendo esse um dos materiais mais utilizados para reabilitação oral, principalmente na dentição decídua. Sua ampla utilização está associada as excelentes propriedades desse material, como: liberação e absorção de flúor, garantindo redução da progressão e início de lesões cariosas; coeficiente de expansão térmico linear semelhante a estrutura dental, reduzindo draticamente os casos de infiltração marginal; adesividade nos tecidos; biocompatibilidade, para assim não agredir os tecidos biológicos do dente; resistência e estética aceitáveis, quando comparado a outros materiais como óxido de zinco e eugenol . Para realização desse estudo foi realizada uma busca completa nas bases de dados: PubMed, Scielo, Lilacs e Google Scholar, utilizando as palavras-chave “glass ionomer cements, dental materials and dentistry”, inseridas nas buscas de maneira cruzada adotando a expressão boolena "and”. Afim de selecionar os artigos a serem analisados foram elencados critérios de inclusão e exclusão. Para garantir sucesso restaurador e longevidade das restaurações com ionômero o profissional necessita realizar um diagnóstico e técnica correta, para que dessa forma haja um melhor aproveitamento e desempenho das propriedades desse material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

SILVA, COSMO HELDER FERREIRA DA, MIRINDA FERNANDO CANA IÉ, KARLOS EDUARDO RODRIGUES LIMA, DAVIDE CARLOS JOAQUIM, and ANA CAROLINE ROCHA DE MELO LEITE. "Saúde bucal de pré-escolares: do processo carioso aos fatores determinantes e moduladores." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 25, no. 2 (June 1, 2021): 175–83. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v25i2.10616.

Full text
Abstract:
Objetivo: objetivou-se avaliar a experiência de cárie e seus fatores determinantes e moduladores em pré-escolares de um centro de educação infantil localizado no estado do Ceará. Método: trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa realizado com crianças do infantil IV e V do Centro de Educação Infantil Francisca Arruda de Pontes (Redenção, CE) e suas mães. Após consentimento, as mães responderam um questionário contendo perguntas desde os aspectos socioeconômicos e acompanhamento pelo serviço de saúde a conhecimento das doenças bucais. Posteriormente, as crianças foram submetidas à avaliação odontológica para registro do índice CEO-D, o qual corresponde à soma do número de dentes decíduos cariados (c), com extração indicada (e) e restaurados (o). Os dados foram tabulados e descritos como frequência relativa e absoluta. Resultados: das mães, 80,75% tinham renda de até 1 salário mínimo, 61,53% utilizavam creme dental na higiene oral de seu filho e 48,07% desconheciam as doenças bucais. Das crianças, 65,38% não eram atendidas pelo cirurgião-dentista e 50,00% consumiam diariamente bolacha doce. Das crianças avaliadas, 52,50% tinham dentes cariados, 70,00% não apresentavam dentes com extração indicada e nenhuma tinha dentes obturados/restaurados. A média do índice CEO-D foi 1,325. Conclusão: conclui-se que as crianças, apesar de terem baixa prevalência de cárie, apresentam, como fatores de risco determinantes, uma dieta cariogênica e, como fatores de risco moduladores, um reduzido conhecimento sobre doenças bucais, higiene oral inadequada, renda familiar insuficiente, baixa escolaridade e limitada procura por serviço de saúde, especialmente o odontológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Galindo, Elizabete Maria de Vasconcelos, Jorge Antônio da Costa Pereira, Kátia Virginia de Oliveira Feliciano, and Maria Helena Kovacs. "Prevalência de cárie e fatores associados em crianças da comunidade do Vietnã, Recife." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 5, no. 2 (June 2005): 199–208. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292005000200009.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: conhecer a prevalência de cárie e fatores associados em crianças de 6 a 12 anos cadastradas na unidade de saúde da família do Vietnã, Recife. MÉTODOS: inquérito realizado de setembro a novembro de 2002. A amostra de 128 crianças foi estratificada por idade e microárea, calculada com 90% de prevalência de cárie, 5% de erro e 10% de perdas. Utilizaram-se ficha clínica para avaliar a condição dentária (preenchida após calibração por dois cirurgiões-dentistas) e questionário. RESULTADOS: 14,1% das crianças estavam livres de cárie. Aos 11 e 12 anos, num pólo, 29,7% tinham o CPO-D (número de dentes permanentes cariados, perdidos e restaurados) = 0, noutro, 29,7% valores entre 4-8. O CPO-D diminui significativamente com o crescimento da renda familiar (p=0,02). O número de dentes decíduos cariados, perdidos e restaurados (ceo-d) atinge valor máximo aos sete anos (4,50) - idade que acumula a maior experiência relativa de cárie e necessidade de tratamento - sendo quase significativamente maior (p=0,05) nas famílias com maior número de filhos com até 12 anos (4,50). A escolaridade dos responsáveis, o número de limpezas diárias e o acesso à atenção odontológica não afetam esses índices. CONCLUSÕES: a alta prevalência e polarização da cárie reiteram a importância de conhecer as necessidades de saúde para priorizar os grupos mais vulneráveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ferreira, Camille Torres Costa, Francielle Ribeiro Alves, Thuanny Castilho, Leonardo Santos Antunes, Marlus Roberto Rodrigues Cajazeira, and Lívia Azeredo Alves Antunes. "Children’s Dental anxiety after cavity preparation." Revista Brasileira de Odontologia 75 (August 7, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v75.2018.e1110.

Full text
Abstract:
Objetivo: o objetivo desta série de relatos de caso foi avaliar a ansiedade em pacientes pediátricos submetidos a duas técnicas mecânicas de preparo cavitário: instrumentos rotatórios convencionais (alta e baixa velocidade) com ponta de diamante e abrasão ultra-sônica com sistema CVD ™. dicas. Material e Métodos: quatro pacientes, com idades entre 06 e 09 anos, que tinham pelo menos dois molares decíduos com superfície oclusal de cárie foram selecionados para este estudo. Os dentes foram divididos aleatoriamente em dois grupos experimentais: CVD (sistema CVD com preparo cavitário) e grupo CRI (preparo cavitário com instrumentos rotatórios). Os procedimentos de preparo foram realizados sob anestesia local e o dique de borracha e as cavidades foram restauradas com resina composta. No início e no final de cada visita, aplicou-se um questionário fechado que objetivou avaliar a ansiedade da criança durante a visita, na qual cada técnica de preparo foi utilizada. Os resultados foram submetidos à análise estatística descritiva. Resultados: comportamento e ansiedade foram avaliados em 04 dentes de cada grupo (dois de cada criança). A ansiedade moderada / grave foi observada em todos os pacientes, independentemente da técnica utilizada para a remoção da cárie. Independentemente da intervenção testada na maioria dos casos, as crianças tratadas ficaram ansiosas antes das consultas. Conclusão: considerando as limitações deste estudo preliminar, pode-se observar que o tratamento odontológico e seus eventos relacionados, independentemente das técnicas mecânicas de preparo cavitário utilizadas, podem estar relacionados à ansiedade do paciente pediátrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Rocha, Kalyne Izael, Lilianne Nunes Teles, and Diala Aretha de Sousa Feitosa. "Restabelecimento da estética do sorriso em paciente com hipoplasia de esmalte." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 6 (October 8, 2020): 557–62. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i6.5131.

Full text
Abstract:
A hipoplasia de esmalte pode ser entendida como uma formação incompleta ou defeituosa do esmalte dentário, apresentando desde um manchamento superficial de aspecto esbranquiçado a alterações severas de cor e textura. O esmalte pode mostrar-se irregular, rugoso, amolecido e com cavitação. A profundidade e causa dessas manchas é o fator chave na seleção e sucesso do tratamento. O objetivo do presente estudo é relatar um caso de reestabelecimento da estética do sorriso em um paciente com hipoplasia de esmalte, através da associação de tratamentos minimamente invasivos. Para o caso, optou-se pela associação técnica de microabrasão do esmalte dental com ácido fosfórico 37% associado à pedra-pomes e a macroabrasão do esmalte. Ao final do presente caso, foi devolvida de forma satisfatória a harmonia do sorriso do paciente de acordo com suas expectativas. Quando bem indicada, a associação de tratamentos minimamente invasivos para remoção de manchas decorrentes da hipoplasia do esmalte demonstra sucesso. Descritores: Anormalidades Dentárias; Esmalte Dentário; Estética Dentária; Microabrasão do Esmalte; Resinas Compostas. Referências Oliveira FV, Silva MFA, Nogueira RD, Geraldo Martins VR. Hipoplasia de esmalte em paciente hebiátrico: relato de caso clínico. Rev Odontol Bras Central, 2015;24(68):31-6. Souza BJ, Rodrigues FCP, Lopes GL, Guilherme SA, Freitas CG, Moreira, LCF. Hipoplasia do esmalte: tratamento restaurador estético. Robrac. 2009;18(47):14-9. Catelan A, Pini NIP, Hernandes NMP, Lima DANL, Aguiar FHB. Técnicas minimamente invasivas para estética de manchamentos dentais. Arch Health Invest. 2014;3(4):1-8. Bendo CB, Scarpelli AC, Novaes Junior JB, Vale MPP, Paiva SM, Pordeus IA. Hipoplasia de esmalte em incisivos permanentes: um acompanhamento de 6 meses. RGO. 2017;55(1):108-12. Arruda HS, Leite EBC, Gaspar Junior AA. Reabilitação estética anterior do clareamento á harmonização do sorriso. Odontol.Clin- Cient.2017;16(2):139-43. Cavalcanti NA, Angolo S, Rodrigues RR. Reanatomização Dental Com Resina Composta. Rev Baiana Odontol. 2014;5(3):182-92. Braga LCC, Mazzetto AH, Grigoletto M, Paganini GA, Vedovello SAS, Jr. Chagas CL. Hipoplasia de esmalte localizada- dente de Turner. RGO. 2005;53(4):329-34. Gouveia CG, Moreira Junior R, Peralta FS, Scherma AP, Resende LM. Facetas diretas de resina composta em dentes anteriores: relato de caso. ClipeOdonto. 2018;9(1):44-50. Menezes MS, Vilela ALR, Silva FP, Reis GR, Borges MG. Acabamento e polimento em resina composta: reprodução natural. Rev Odontol Bras Central. 2014;23(66):124-29. Aranha ACC, Mitsui FHO, Marchi GM. Facetas diretas em resina composta pós-microabrasão – relato de caso clínico. J Bras Dent Estet. 2003; 2(5):72-8. Passos IA, Costa JDMC, Melo JM, Forte FDS, Sampaio FC. Defeitos do esmalte: etiologia, características clínicas e diagnóstico. Rev Inst Ciênc Saúde. 2007;25(2):187-92. Sydow DBH, Andrade MRTC, Fidalgo TKS, Valente AR, Tannure PN. Manejo estético da hipoplasia de esmalte em incisivos e caninos permanentes. ClipeOdonto. 2015;7(1):32-6. Hoffmann RHS, Sousa MLR, Cypriano S. Prevalência de defeitos de esmalte e sua relação com cárie dentária nas dentições decídua e Cad Saúde Pública. 2007;23(2):435-44. Bevilacqua FM, Sacramento T, Felício CM. Amelogênese imperfeita, hipoplasia de esmalte e fluorose dental. UNIARA. 2010;13(2):136-48. Possobon RF, Carrascoza KC, Tomita LM, Ruiz JM, Scarpari CEO, Moraes ABA. Hipoplasia de esmalte em dentes decíduos. RFO UPF. 2006;11(2):73-6. Prado RNS, Zeidan LC, Lotufo MA, Rodrigues JA. Limites da microabrasão do esmalte dental - relato de caso. Rev Saúde, 2014;8(1/2):30-6. Silva JMF, Rocha DM, Kimpara ET, Uemura ES. Resinas compostas: estágio atual e perspectivas. Rev Odonto. 2008;16(32):98-104. Souza JB, Rodrigues PCF, Lopes LG, Guilherme AS, Freitas GC, Moreira FCL. Hipoplasia do esmalte: tratamento restaurador estético. ROBRAC. 2009;18(47):14-9.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Mendes, Laura Teixeira, Kethlen Pinzon de Oliveira, Luciano Casagrande, and Tathiane Larissa Lenzi. "Repair of defective resin composite restorations in primary teeth: current trends in Brazilian undergraduate Dental programs." Revista da ABENO 20, no. 1 (May 6, 2020): 68–79. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.1046.

Full text
Abstract:
Este estudo investigou o ensino do reparo de restauração direta de resina composta em dentes decíduos nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil. Um questionário referente a este tópico foi desenvolvido e enviado por e-mail para 205 cursos de Odontologia entre maio e setembro de 2019. Os dados obtidos foram analisados descritivamente. A taxa de resposta foi de 43,4% e dos cursos respondentes, 82% incluíram esse tópico em seu currículo. As duas razões mais comumente relatadas para o ensino do reparo de restaurações de resina composta foram preservação da estrutura dentária (95,9%) e redução do risco de complicações pulpares (71,2%). No que diz respeito ao protocolo para reparo, poucos instituições (24,7%) ensinaram o desgaste mecânico da porção da resina a ser reparada com pontas diamantadas. Por outro lado, o condicionamento com ácido fosfórico da superfície preparada foi recomendado por 87,7% das instituições e 76,7% indicaram aplicação de adesivo na superfície preparada. O material mais comumente ensinado para reparo foi resina composta convencional. O ensino do reparo de restaurações de resina composta com falhas foi estabelecido dentro do currículo dos cursos de graduação em Odontologia no Brasil. No entanto, não há consenso sobre o protocolo clínico para reparo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rebello, Monique Galende, Clarissa Mendes Lobato de Oliveira, Antônio José Da Silva Nogueira, Daniela Barros Corrêa, and Fabrício Khoury Rebello. "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES PARAENSES SOBRE SAÚDE BUCAL INFANTIL." HOLOS 5 (November 14, 2018): 216–30. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2018.7675.

Full text
Abstract:
O estudo analisa o nível de conhecimento dos professores da educação básica no estado do Pará quanto à saúde bucal infantil. Os professores selecionados para participar da pesquisa frequentavam o último período da graduação superior, em cursos de licenciatura, oferecidos pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), polo Belém, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores do Ensino Básico (PARFOR). Para aferir a percepção desses professores-alunos aplicou-se 104 questionários com questões fechadas, atingindo 80% de adesão do público-alvo em participar da pesquisa. As informações coletadas foram sistematizadas em um Banco de Dados no software Microsoft Excel 2010 para, na sequência, serem tratadas e analisadas. Constatou-se que os professores apresentam bom nível de informação sobre saúde bucal infantil, ainda que haja dúvidas em questões específicas como no caso dos dentes decíduos, indicação de uso de aparelhos ortodônticos para faixa etária de 8-10 anos e quanto à restauração de dentes. Esses resultados evidenciam que existe um importante campo de atuação conjunta a ser fortalecida entre cirurgiões-dentistas e professores, com vistas a reforçar o papel pedagógico do professor como agente formador do ser humano integral e, nesta perspectiva, contribuir na expansão de medidas de prevenção da saúde bucal de crianças em situação escolar. Iniciativas dessa natureza valorizam o desenvolvimento humano integral, bem como influenciam positivamente sobre o desempenho biopsicossocial desses jovens e de sua capacidade produtiva futura, elevando, portanto, a base do capital humano necessário para ampliar o desenvolvimento regional na Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Holanda, Rafaela Costa, Diana Maria Arraes Feitosa, Karla Shangela Silva Alves, Ginna Kércia Matos Gonçalves, Thayla Hellen Nunes Gouveia, and Patrícia Leal Dantas Lobo. "Reabilitação estética e funcional em paciente com amelogênese imperfeita: Relato de caso." Revista da Faculdade de Odontologia de Lins 27, no. 2 (December 19, 2017): 45. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1236/fol.v27n2p45-52.

Full text
Abstract:
Introdução: A amelogênese Imperfeita constitui um distúrbio de caráter hereditário caracterizado pela formação anormal de esmalte, podendo ocorrer na dentição decídua como na permanente. O esmalte pode apresentar-se como hipoplásico, hipomaturado, hipocalcificado ou hipoplásico-hipomaturado com taurodontismo, surgindo de forma isolada ou associada a outras anomalias. Sua etiologia pode ser de origem local, sistêmica, genética ou idiopática. O diagnóstico deve ser preciso para proceder o tratamento adequado para cada caso, seja preventivo, interceptativo ou o acompanhamento. Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar um caso clínico de um paciente com amelogênese imperfeita, o qual foi reabilitado estético e funcionalmente, por meio da técnica direta utilizando resinas compostas. Relato de caso: O relato do presente caso refere-se a uma paciente do gênero feminino, 11 anos de idade, que apresentou-se com queixa de “dentes escuros”, “vergonha de sorrir” e “dificuldade de higienizar”, apresentando sério comprometimento estético e funcional. Este caso foi realizado, incluindo, fase preventiva, restauradora e de manutenção, devolvendo estética e função ao paciente. Conclusão: O comprometimento do sorriso de um indivíduo apresenta grande impacto na sua vida, gerando desde problemas estéticos e funcionais até interferir seu convívio social e suas relações pessoais. Para minimizar estes problemas, o diagnóstico e tratamento devem ser realizados o mais precoce possível e de maneira conservadora e eficaz, a fim de manter e devolver as funções orais, com a finalidade de promover ao paciente bem estar geral, autoestima e consequentemente melhorar sua qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Melo, Marcos Vinicius Rodrigues de, Ravyla Leal Martins, Joed Pires de Lima Junior, Claudia Maria Peruchi, and Cinthia Gonçalves Barbosa de Castro Piau. "Cárie na primeira infância (CPI): um grande desafio da odontopediatria: casos clínicos." Revista Odontológica do Brasil Central 30, no. 89 (July 2, 2021): 260–72. http://dx.doi.org/10.36065/robrac.v30i89.1436.

Full text
Abstract:
A Cárie na Primeira Infância (CPI), doença oportunista de natureza aguda, progressão rápida e etiologia multifatorial. É um problema de saúde pública que pode provocar severas consequências se não diagnosticada e tratada precocemente. A CPI está associada às condições socioeconômicas, culturais e sociais dos indivíduos. Diante disso, este artigo objetiva relatar dois casos clínicos de pacientes do sexo masculino, um de três anos de idade com bom comportamento frente ao tratamento odontológico e outro de cinco anos com comportamento aversivo, diagnosticados com CPI. Ambos apresentaram lesões cariosas nos dentes decíduos, comprometimento estético e sem sintomatologia. Os pacientes e seus responsáveis receberam orientações de higiene e dieta. Devido ao comportamento diferenciado dos pacientes, os planos de tratamento foram individualizados. Para o paciente não colaborativo, optou-se pelo uso de cariostático, material estabilizador da cárie à base de diamino fluoreto de prata sem necessidade de intervenção invasiva. Quanto ao paciente colaborativo, optou-se pela remoção seletiva do tecido contaminado e restauração com ionômero de vidro modificado por resina e assim reduzir os riscos à atividade de cárie. Conclui-se que para determinação do plano de tratamento e na escolha do material para os casos de CPI deve se levar em consideração não somente as lesões de cárie presentes, mas também o comportamento do paciente no ambiente odontológico e a filosofia de tratamento terapêutico. É importante ressaltar que a promoção de saúde e prevenção, além do diagnóstico precoce, são fatores positivos para a redução da prevalência e intervenções complexas na CPI, como mostrado nos casos clínicos relatados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Lopes, Luciana Pontes Barros, Ary de Oliveira Alves Filho, Pollyanna Oliveira Medina, Rachid Pinto Zacarias Filho, and Simone Assayag Hanan. "Reabilitação estética e funcional em paciente com cárie severa da infância: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 6 (June 13, 2020): 507–12. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i6.4902.

Full text
Abstract:
Introdução: A cárie severa da infância gera um impacto econômico, emocional e físico nas crianças e em suas famílias, além de determinar alterações funcionais, estéticas e comportamentais, as quais devem ser consideradas na efetivação de um tratamento odontológico eficaz. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo realizar um relato de caso clínico de reabilitação estética e funcional de um paciente infantil, do sexo masculino, 5 anos de idade, acometido por CSI, atendido na disciplina de Clínica Odontológica Infantil da Universidade Federal do Amazonas. Caso Clínico: Ao exame clínico e radiográfico, foram observadas lesões cariosas cavitadas nos elementos dentários 51,52,61,62 e 64, além de mancha branca ativa no 74. O tratamento proposto para este paciente incluiu orientação de hábitos de higiene bucal e dietéticos adequados, aplicações tópicas de flúor nas lesões cariosas ativas, necropulpectomia e restauração com resina composta fotopolimerizável. O dente 64, bem como nos dentes 51,52,61 e 62, severamente destruídos pela doença cárie, usando-se coroas de acetato. Conclusão: O tratamento mostrou-se bem sucedido, sendo possível sua realização em ambiente ambulatorial, permitindo restabelecer a função mastigatória e a estética do sorriso, além de promover a educação em saúde por meio da conscientização da criança/núcleo familiar acerca da importância do autocuidado na eliminação dos fatores etiológicos e no controle da doença cárie. Descritores: Cárie Dentária; Criança; Reabilitação Bucal. Referências Alazmah A. Early childhood caries: a review. J Contemp Dent Pract. 2017;18(8):1-6. Percival T, Edwards J, Barclay S, Sa B, Majumder MAA. Early childhood caries in 3 to 5 year old children in Trinidad and Tobago. Dent J. 2019; 7(1):16. Folayan M, Olatubosun S. Early childhood caries: a diagnostic enigma. Eur J Paediatr Dent. 2018; 19(2):88. Silva MGB, Catão MHCV, Andrade FJP, Alencar CRB. Cárie precoce da infância: fatores de risco associados. Arch Health Invest. 2017;6(12):574-9. Early Childhood Caries: IAPD Bangkok Int J Paediatr Dent. 2019;29(3):384-86. Coclete GEG, Nagata ME, Hosida TY, Báez-Quintero C, Cunha RF, Pessam JP. Cárie precoce da infância: reabilitação estética e funcional. Arch Health Invest. 2016;5(1):237. Lourenço Neto N, Cardoso CB, Abdo RCC, Silva SMB. Oral rehabilitation in pediatric dentistry: a clinical case report. Rev Gaúch Odontol. 2016; 64(1):87-91. Neves FAS, Brandão CF, Freitas LMA, Simões FXPC. Reabilitação estético-funcional em dentes decíduos: relato de um caso clínico. Rev. UNINGÁ. 2017;54(1):167-75. Souza, MIAV, Cavalheiro JP, Bussaneli DG, Jeremias F, Zuanon ACC. Aesthetic A with strip crowns in pediatric dentistry: a case report. Rev CES Odont. 2018; 31(2):66-75. Chen KJ, Gao SS, Duangthip D, Lo ECM, Chu CH. Managing early childhood caries for young children in China. 2018;6(1):1-9. Laranjo E, Baptista S, Norton AA, Macedo AP, Andrade C, Areias C. A cárie precoce da infância: uma atualização. Rev Port Med Geral Fam.2017; 33(6):426-29. Kirthiga M, Murugan M, Saikia A., Kirubakaran R. Risk factors for early childhood caries: a systematic review and meta-analysis of case control and cohort studies. Pediatr Dent. 2019; 41(2):95-114. Aiem E, Smail-Faugeron V, Muller-Bolla M. Aesthetic preformed paediatric crowns: systematic review. Int J Paediatr Dent.2017;27(4):273-82.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

ROMA, Carla Cruz, Janaína Maniezo SOUSA, Carlos Luiz Fernandes SALLES, Alfredo Franco QUEIROZ, and Marina Luordes FRACASSO. "TRAUMATISMO DO DENTE DECÍDUO RESULTANDO EM SEQÜELAS NO DENTE PERMANENTE – RELATO DE CASO." DENS 15, no. 2 (December 31, 2007). http://dx.doi.org/10.5380/rd.v15i2.9343.

Full text
Abstract:
O traumatismo dentário, na época da dentição decídua, constitui um problema freqüente, sendo incisivo central o mais acometido. Alterações na morfologia ou mineralização da coroa do incisivo permanente são os tipos mais comuns de complicações, podendo variar de pequenas opacidades de esmalte a graves malformações. O presente trabalho se propõe a relatar o caso clínico de uma criança, com presença de erupção ectópica e dilaceração da coroa no dente 11, e hipoplasia de esmalte no 11 e 12. Foi relatado na anamnese um traumatismo dentário ocorrido aos 4 anos de idade, devido a um coice de um cavalo, ocorrendo a luxação do 61, e a avulsão do dente 51. Após de realizado o tratamento de emergência perdeu-se o contato com profissional. Aos 7 anos o paciente retornou ao consultório queixando-se da ausência do dente 11, diagnosticando-se retenção prolongada, indicativo de tracionamento. No entanto, o abandono às consultas de retorno inviabilizou o tratamento. Decorridos 3 anos foi instalado um aparelho ortopédico para o tracionamento correto, para em seguida ser realizado o tratamento restaurador estético. Concluiu-se, portanto, que os controles clínicos e radiográficos freqüentes, aliados ao envolvimento da família, são fatores decisivos no tratamento de seqüelas pós-traumáticas em crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

SILVEIRA, Letícia Estefanutto, Monique Stephanie Mendes LOPES, Anna Clara Duszczak D'AGULHAM, and Antônio Adilson Soares De LIMA. "QUARTOS MOLARES IRROMPIDOS: RELATO DE UM RARO CASO CLÍNICO." DENS 19, no. 2 (December 31, 2011). http://dx.doi.org/10.5380/rd.v19i2.24400.

Full text
Abstract:
Dente supranumerário (DSN) é uma alteração na formação de um ou mais dentes que excedem o número normal de elementos da dentição decídua ou permamanente. Podem estar localizados em qualquer região do arco dentário sendo denominado distomolares ou quartos molares quando localizados posteriormente aos terceiros molares. Sua etiologia, apesar de não ser totalmente conhecida, é justificada pela hiperatividade da lâmina dental. O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico e apresentar as alternativas clínicas. Paciente MAP, sexo feminino, 28 anos, melanoderma, procurou a clínica de semiologia aplicada do Curso de Odontologia para tratamento restaurador. Foi constatada, ao exame clínico e radiográfico, a presença de quartos molares superiores irrompidos bilateralmente, além da presença de algumas lesões cariosas e necessidade de tratamento de disfunção temporomandibular. Apesar de serem na maioria dos casos assintomáticos, os DNS devem ser diagnosticados, se possível de maneira precoce, para elaboração de um correto plano de tratamento, evitando complicações como alterações na erupção, deslocamento dentário, apinhamentos e cistos ou tumores odontogênicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Lopes Coutinho, Thereza Christina. "Avaliação clínica da longevidade de selantes resinosos e ionoméricos aplicados em dentes decíduos e permanentes posteriores: estudo transversal." Revista Fluminense de Odontologia, July 19, 2013. http://dx.doi.org/10.22409/ijosd.v1i38.125.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar, transversalmente, a longevidade dos selantes de sulcos e fissuras resinosos e ionoméricos aplicados em dentes decíduos e permanentes posteriores, assim como seu desempenho clínico em pacientes atendidos na Clínica de Odontopediatria da FO-UFF, que participam de um programa de prevenção em saúde bucal da disciplina de Odontopediatria. Os selantes foram avaliados aos 6, 12, 24 e 48 meses após a sua aplicação, através do exame visual-tátil com o auxílio da aplicação do corante fuccina básica, de acordo com a metodologia de Sundfeld et al (1992). No total, 220 dentes foram avaliados. Os resultados obtidos mostraram uma retenção total de 42,7% e uma retenção parcial de 35,5%. Cerca de 11,4% dos selantes estavam ausentes, 7,2% dos dentes encontravam-se cariados e 3,2% dos selantes haviam sido substituídos por outro material. Não foi observada diferença estatisticamente significante quanto ao desempenho clínico entre os selantes Delton®, Fluroshield® e os selantes ionoméricos nos períodos de 6, 12, 24 e 48 meses (p>0,05). Avaliando-se os selantes separadamente, observou-se que o Delton® apresentou um resultado estável em relação à retenção durante o período avaliado (H=2,50, p>0,05), sendo que o Fluroshield® teve uma maior perda após 48 meses e os selantes ionoméricos, nos primeiros 6 a 12 meses, estatisticamente significante (H=12,1; p < 0,05; H= 8,13; p < 0,05, respectivamente). Concluiu-se que, apesar do baixo percentual de retenção total encontrado (78,2%), os selantes aplicados nos pacientes da amostra se mostraram efetivos contra a cárie no período de tempo do estudo, apresentando incidência de 10,4% de dentes cariados / restaurados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

MARIATH, Adriela Azevedo Souza, Ana Eliza Lemes BRESSANI, Carla Moreira PITONI, Ana Cristina FOSSATI, and Fernando Borba de Araújo. "Lesões de Cárie Proximais na Dentição Decídua: Freqüência de Lesões Homólogas." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 47, no. 2 (March 1, 2006). http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.2958.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo transversal observacional foi avaliar a experiência de cárie na superfície proximal de molares decíduos quanto à ocorrência de comportamento bilateral e ao envolvimento de superfícies adjacentes. A população estudada foi o arquivo de pacientes do Ambulatório de Odontopediatria (UFRGS). Das 670 fichas de pacientes avaliadas, 208 possuíam radiografias interproximais bilaterais. As fichas dos indivíduos que apresentaram lesão de cárie e/ou restauração proximal (kappa intra-examinador: 0,84), com adequado contraste e ausência de sobreposição foram selecionados para a análise. As imagens radio-gráficas foram avaliadas aleatoriamente de acordo com a presença de lesões proximais/restaurações e posteriormente foi analisada a freqüência de acometimento em superfícies homólogas e adjacentes. Assim, 64 pares de radiografias interproximais compuseram a amostra, com ocorrência de 81% de lesões cariosas em faces homólogas. Dentre estas, 58% apresentaram mais de um par de superfícies homólogas com lesão cariosa. Além disso, 48% dos indivíduos mostraram exclusivamente lesões de cárie em pares homólogos. As superfícies distais dos primeiros molares inferiores foram as mais acometidas pela ocorrência bilateral (41%). Outro aspecto analisado foi a ocorrência simultânea de lesões em faces proximais adjacentes: em 59% das crianças, ambas as faces de contato apresentaram lesão cariosa diagnosticada através da imagem radiográfica. A partir da metodologia utilizada, concluiu-se que lesões cariosas de molares decíduos apresentam com-portamento bilateral em faces homólogas, o que representa uma informação útil durante a investigação de lesões em pacientes com experiência de cárie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Regis-Aranha, Lauramaris de Arruda, Marcelo de Castro Meneghim, Ângelo Esmael da Silva Maklouf, Guilherme Regis Aranha, Adriana Beatriz Silveira Pinto, Shirley Maria de Araújo Passos, and Ângela Xavier Monteiro. "Condições de Saúde bucal e acuidade visual dos estudantes em um município do Baixo Amazonas." Escola Anna Nery 25, no. 3 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0244.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Avaliar a prevalência da cárie dentária e da deficiência visual nos escolares do ensino fundamental da rede pública de ensino de Barreirinha-AM e verificar os fatores associados a estas condições. Método Estudo transversal, com 1.828 estudantes entre 06 e 17 anos, da rede pública de ensino, Barreirinha. A avaliação da cárie dentária seguiu as recomendações da Organização Mundial da Saúde utilizando os critérios estabelecidos para as condições dentárias, tanto para dentes decíduos, quanto para permanentes: cariados, perdidos e obturados. O índice Significant Caries Index mediu a severidade da cárie dentária nos indivíduos mais afetados com a doença. Realizou-se avaliação para acuidade visual e analisou-se idade, sexo e escola. Resultados Evidenciou-se elevada prevalência de cárie dentária, desigualdade em sua distribuição e associação entre esta doença e sexo (p = 0,005). A prevalência de dificuldades visuais entre os escolares foi baixa. Conclusão e implicações para prática O estudo sugere carência de tratamento odontológico restaurador e elevada prevalência de cárie dentária, evidenciando a necessidade de planejamento e desenvolvimento de ações de promoção de saúde bucal, com o intuito de minimizar os agravos provocados pela doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

REZENDE, Aline Alves, and Karine TAKAHASHI. "AMELOGÊNESE IMPERFEITA E O PADRÃO HEREDITÁRIO: RELATO DE CASOS CLÍNICOS." DENS 16, no. 2 (December 31, 2008). http://dx.doi.org/10.5380/rd.v16i2.12165.

Full text
Abstract:
A amelogênese imperfeita é um grupo de alterações na formação do esmalte, de característica hereditária, com manifestações semelhantes na dentição decídua e permanente.Essa anomalia é o resultado da anormalidade no início da deposição dos cristais de hidroxiapatita, podendo ter retenção excessiva de matéria orgânica, onde o processo da maturação será interrompido.A maioria dos casos, pertence a um dos dois tipos principais: hipoplásico, onde há redução do esmalte formado durante a amelogênese, ou hipocalcificado, o esmalte é formado, porém ele não é suficientemente mineralizado. Há um terceiro tipo, hipomaturado, acrescentado posteriormente à lista.São reconhecidos vários subtipos, que tem como base os diferentes padrões de herança genética e manifestações clínicas. Pode haver alterações de cor e espessura do esmalte, e radiograficamente, a imagem vai depender da severidade da lesão. Serão apresentados dois casos clínicos de irmãs consangüíneas, de 7 e 10 anos de idade, que compareceram à Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP, com quadro característico.O tratamento, que é exclusivamente estético, visa a restauração dos dentes afetados, o reparo de disfunções oclusais e de sensibilidade dentária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

LIMA, Leandro Henrique Galeti, Najara Barbosa da ROCHA, Clodoaldo Penha ANTONIASSI, Marcoeli Silva de MOURA, and Mitsue FUJIMAKI. "Prevalência e severidade da cárie dentária em escolares do Ensino Fundamental de um município vulnerável." Revista de Odontologia da UNESP 49 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06320.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução A cárie dentária ainda é um problema de saúde pública na maioria dos países industrializados, com maior prevalência nas populações mais vulneráveis socioeconomicamente. Objetivo Avaliar a prevalência e a severidade da cárie dentária, e as ações curativas realizadas em escolares de 6 a 14 anos do Ensino Fundamental durante quatro meses de intervenção. Material e método Estudo transversal foi realizado com 130 escolares do município de Sarandi-PR. Para o diagnóstico da cárie dentária, foram utilizados os índices ceo-d, CPO-D e ICDAS II. Os escolares receberam atendimento curativo de acordo com as necessidades apresentadas, associado a atividades educativas preventivas. Resultado A prevalência de cárie dentária foi de 70% e 83%, segundo os índice ceo-d/CPO-D e ICDAS II, respectivamente. Os códigos referentes ao ICDAS II com maior prevalência foram ICDAS 5 e 6 (1,57% e 3,69%, respectivamente), enquanto o código 4 foi o de menor prevalência (0,30%). A maioria dos tratamentos restauradores foi realizada pela técnica de Tratamento Restaurador Atraumático (ART) (150 restaurações). Foram realizadas 90 aplicações de verniz fluoretado em lesões iniciais de cárie. Os tratamentos de maior complexidade foram encaminhados para a Unidade Básica de Saúde do município. Dos 32 escolares referenciados, 21 compareceram e nestes foram realizados tratamentos endodônticos e exodontias de dentes decíduos e permanentes. Conclusão A população estudada apresenta prevalência alta de cárie e, após quatro meses de intervenção, observou-se que o ART foi resolutivo para a maioria das necessidades de tratamento (59,2%), apresentando-se como uma estratégia eficiente que pode ser implementada em locais que não oferecem a estrutura de um consultório odontológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography