Academic literature on the topic 'Dentes - Doenças - Diagnóstico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Dentes - Doenças - Diagnóstico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Dentes - Doenças - Diagnóstico"

1

Moura, Ana Beatriz Rodrigues, Fabiana Larissa Santos Medeiros, Antônio Pereira Araújo Neto, Lígia Virgínio Fernandes, Rodrigo Alves Ribeiro, Luiz Guedes Carvalho Neto, and Bárbara Vanessa de Brito Monteiro. "Identificação e remoção cirúrgica de dentes supranumerários: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 5 (May 17, 2021): 725–28. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i5.4965.

Full text
Abstract:
Os dentes supranumerários são aqueles que se desenvolvem nos maxilares além dos dentes de série normal. Esses dentes apresentam maior frequência na dentição permanente e, em alguns casos, se associam a doenças sistêmicas e síndromes. Este trabalho teve como objetivo relatar um caso clínico, enfatizando a importância do diagnóstico precoce de dentes supranumerários para evitar problemas complexos e de difícil solução referentes ao comprometimento na estética por desarmonia do sorriso e ao estabelecimento da correta oclusão. Paciente leucoderma, do sexo masculino, 9 anos de idade, buscou atendimento acompanhado do responsável, tendo como queixa principal a existência de um “dente atrofiado” entre os incisivos centrais superiores e um comprometimento na estética por desarmonia do sorriso. Realizada a anamnese, procedeu-se ao exame clínico, sendo constatada a presença de mesiodente, acarretando diastema entre os incisivos e vestibularização acentuada do elemento 21, contribuindo para uma ausência de selamento labial adequado. Foram realizadas radiografias periapicais da área, uma radiografia oclusal e uma ortopantomográfica. Foi observado que além da presença de um elemento supranumerário na região anterior (mesiodente), havia outro dente supranumerário incluso na região ântero-mediana do palato. Baseando-se nos exames clínico e radiográfico, optou-se pela remoção cirúrgica dos supranumerários. Os dentes supranumerários são uma anomalia de número dentário que podem se apresentar irrompidos ou inclusos e, além disso, podem relacionar-se com síndromes ou doenças sistêmicas. Dessa forma, observa-se a necessidade de um diagnóstico preciso e, na maior parte dos casos, remoção cirúrgica dos dentes excedentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guerra, Felipe Aurélio, Natasha Magro Érnica, Geraldo Luiz Griza, and Eleonor Alvaro Garbin Júnior. "Abordagem cirúrgica de quartos molares retidos em mandíbula: relato de caso." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 5, no. 1 (March 25, 2019): 41–45. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.5.1.041-045.oar.

Full text
Abstract:
Dentes supranumerários são mais frequentes na dentição permanente da maxila, tendo maior prevalência no sexo masculino. Sua presença pode ocasionar atraso na erupção dos dentes vizinhos, má oclusão, formação de cistos ou reabsorções radiculares. Visto que a presença de quartos molares é rara, o diagnóstico precoce, baseado em um exame clínico minucioso e exames complementares adequados, é chave para uma conduta prudente e minimização de injúrias no momento da extração. No presente artigo, será relatado o caso clínico de um paciente do sexo masculino, 23 anos de idade, não portador de doenças de base ou hábitos deletérios, que apresentou-se para extração dos terceiros e quartos molares, com ausência de queixas álgicas ou sensitivas. Após realização do exame clínico, radiográfico e tomográfico, o plano de tratamento foi a extração de todos os terceiros e quartos molares. A conduta cirúrgica empregada mostrou-se efetiva na remoção dos dentes inclusos, com tempo cirúrgico adequado e ausência de complicações pós-operatórias. O diagnóstico precoce, junto a um correto planejamento por meio de exames como tomografia computadorizada, é de grande valia para o sucesso no tratamento de dentes retidos e supranumerários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Canto, Alan Motta do, Helena Müller, Ronaldo Rodrigues de Freitas, and Paulo Sérgio da Silva Santos. "Líquen plano oral (LPO): diagnóstico clínico e complementar." Anais Brasileiros de Dermatologia 85, no. 5 (October 2010): 669–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962010000500010.

Full text
Abstract:
O líquen plano é uma desordem comum do epitélio escamoso estratificado que acomete as mucosas oral e genital, a pele, as unhas e o couro cabeludo. O líquen plano oral (LPO) afeta mulheres de meiaidade e apresenta padrões e distribuição característicos, como estriações brancas, pápulas ou placas brancas, eritema, erosões e bolhas, que podem estar associadas a medicações e/ou materiais dentários no paciente. O diagnóstico clínico somente poderá ser feito se a doença apresentar padrões clássicos, como lesões concomitantes na mucosa oral e na pele. O diagnóstico laboratorial por meio do exame histopatológico se caracteriza pela presença de projeções do epitélio em forma de dentes de serra e corpos de Civatte, e possibilita excluir condições de displasia e malignidade. A imunofluorescência direta é utilizada em suspeita de outras doenças, como pênfigo e penfigoide. O LPO é tratado com agentes anti-inflamatórios, principalmente, corticosteroides tópicos, e novos agentes e técnicas têm-se demonstrado eficazes. A transformação maligna do LPO e sua incidência exata permanecem controversas. Este trabalho tem como objetivo apresentar, com base na revisão da literatura, a etiopatogenia, o diagnóstico clínico, exames complementares e complicações do LPO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Noca de Souza, Helen Tayná, Raimundo Antônio De Lima Praxedes Neto, Pedro Vinicius Patrício Silva, and Myrella Mariano De Amorim Fernandes. "Reabilitação estética e funcional de dentes decíduos anteriores com pino de fibra de vidro e matriz anatômica de celulóide: uma revisão da literatura." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 24, no. 3 (April 28, 2020): 402–7. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v24i3.9451.

Full text
Abstract:
Objetivo: expor, por meio de uma revisão de literatura, uma discussão sobre os benefícios do uso do pinode fibra de vidro e matriz de celulóide na reabilitação oral de crianças, como suas possibilidades e técnicasmais adequadas para o tratamento de pacientes com amplas destruições coronárias em dentes decíduos.A cárie dentária é uma das doenças crônicas mais comum na infância, se o diagnóstico adequado não forrealizado em estágios iniciais podem gerar danos irreparáveis, levando a perda dentária. Atualmente, se reconhece a importância de se preservar os dentes decíduos até o período correto de sua esfoliação, dessa forma, dependendo da quantidade de remanescente dental, o tratamento reabilitador estético em dentes decíduos, pode necessitar de um retentor intra-canal. Considerações finais: embora exista um número considerável de alternativas reabilitadoras, a mais utilizada é o de pino de fibra de vidro com matriz anatômica de celuloide, por ser de fácil execução, baixo custo e não necessitar de etapa laboratorial. Porém, a escolha do tratamento restaurador deve ser feita de comum acordo com os pais e um grande grau de colaboração dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moreira, Paulo de Tarso Barbosa, Mario C. Pacheco Neto, Ricardo Pires de Souza, Abrão Rapoport, and Aldemir Humberto Soares. "Avaliação radiográfica da neoformação óssea induzida pela técnica de erupção ortodôntica forçada." Radiologia Brasileira 35, no. 6 (November 2002): 381–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842002000600013.

Full text
Abstract:
Neste relato de caso a radiografia panorâmica é um elemento de importância como auxiliar no diagnóstico terapêutico inicial e depois como suporte no seguimento do caso até o final do tratamento. O caso aqui apresentado é uma abordagem interdisciplinar entre ortodontia e periodontia, em que uma paciente com doença periodontal avançada foi tratada pela técnica de erupção ortodôntica forçada e teve, ao final do tratamento, sua reabilitação conseguida com crescimento ósseo e gengival num primeiro instante e colocação de implantes e próteses dentárias numa abordagem também inovadora de carregamento protético imediato, ou seja, implantes e dentes colocados com 48 horas de diferença. O resultado alcançado aponta que nossos estudos devem prosseguir, visto que o crescimento ósseo foi conseguido sem a necessidade de enxerto, o tempo do tratamento não superou os 120 dias e que no futuro devemos obter resultados que colaborem para a superação de doenças periodontais graves sem varias etapas cirúrgicas, diminuindo o tempo de tratamento, morbidade e custos para o paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Melo, Laércio Almeida de, Jéssica Mayara de Figueirêdo Oséas, Fabíola Pessoa Pereira Leite, Júlio César Brigolini de Faria, Beatriz De Pedro Netto Mendonça, and Kenio Costa de Lima. "IMPACTO DA MULTIMORBIDADE NAS CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL EM IDOSOS BRASILEIROS." Revista Ciência Plural 7, no. 1 (January 16, 2021): 1–13. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n1id20393.

Full text
Abstract:
Introdução: A ocorrência de multimorbidade, a qual corresponde ao acúmulo de doenças crônicas, é considerada um problema de saúde pública e suas consequências na saúde bucal carecem de evidências científicas em grandes populações. Objetivo: Avaliar o impacto da multimorbidade nas condições de saúde bucal em idosos brasileiros. Método: Realizou-se um estudo transversal e de base populacional, utilizando a base de dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). A presença de multimorbidade em idosos foi considerada quando o mesmo possuía um diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas. Com relação às condições de saúde bucal, essas foram coletadas a partir das variáveis estudadas na PNS. O teste Qui-quadrado foi utilizado para a análise dos dados e em seguida as razões de prevalência foram ajustadas por meio da regressão múltipla de Poisson. Resultados: Participaram 11.697 idosos e, desses, 53,1% possuíammultimorbidade. Na análise multivariada, observou-se que a presença de multimorbidade em idosos predispôs a um relato negativo da autopercepção de saúde bucal (p=0,025), à dificuldade de se alimentar devido a problemas dentários (p<0,001), a perder totalmente os dentes superiores (p<0,001) e a escovar os dentes ou próteses pelo menos uma vez ao dia (p=0,025). Conclusões: Diante dos resultados, conclui-se que a maioria das condições de saúde bucal, assim como a autopercepção das mesmas apresentam-se piores na presença de multimorbidade na população idosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MUSSO, Maria Aparecida Amaral, Marcela Vieira CALMON, Larissa Dell'Antônio PEREIRA, Camila BRANDÃO-SOUZA, Maria Helena Costa AMORIM, Eliana ZANDONADE, and Maria Helena Monteiro de Barros MIOTTO. "ASSOCIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES BUCAIS COM VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS E CLÍNICAS EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA." Revista Brasileira de Ciências da Saúde 22, no. 3 (April 13, 2018): 203–12. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n3.35660.

Full text
Abstract:
Objetivos: Avaliar prevalência de doenças bucais e sua associação com variáveis sociodemográficas e clínicas em mulheres com diagnóstico de câncer de mama e em tratamento. Material e Métodos: Trata-se de um estudo analítico, transversal, composto por 89 participantes. Foi realizado exame clínico – cárie, xerostomia, gengivite e afta; entrevista utilizando um roteiro semiestruturado para coleta de dados. Realizou-se análise descritiva dos dados. Os testes exato de Fisher e qui-quadrado foram utilizados para verificar possíveis associações, considerou-se nível de significância de 5%. Resultados: Mulheres acima de 50 anos de idade representaram 25,8% da população estudada, ensino fundamental incompleto (36%), raça/cor branca (64%), condição socioeconômica C (57,3%) e renda de até dois salários mínimos (38,2%). Houve predomínio da necessidade de uso de prótese (60,7%) devido ao grande número de dentes perdidos (média de 17,9). As pacientes com maior faixa etária apresentaram maior prevalência de xerostomia e maior número de dentes extraídos. Conclusão: Houve alterações bucais de associação aos tratamentos do câncer, como a necessidade de próteses dentárias, xerostomia, gengivites e aftas. Com o aumento da faixa etária, aumentou-se também a extração dos dentes, a prevalência da xerostomia e da gengivite. Xerostomia esteve associada a raça/cor branca e uso de anti-hipertensivos. DESCRITORES Saúde Bucal.Cárie Dentária.Xerostomia.Gengivite.Neoplasias da Mama.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bernardo, Alcides Ademir, Miuriel Vieira De Medeiros, Ronald Spegel, Felipe Cechinel Veronez, and Keico Graciela Sano Trauth. "Diagnóstico e planejamento reabilitador em desdentados. Relato de caso." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 27, no. 2 (November 17, 2017): 142. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v27i2.265.

Full text
Abstract:
O edentulismo tem sido um problema comum no Brasil e no mundo, resultado de uma prática odontológica com foco no tratamento e não na prevenção de doenças. Uma opção de tratamento para pacientes edêntulos é a confecção de próteses totais mucossuportadas, que repõem tanto os dentes como as estruturas adjacentes perdidas. O objetivo deste trabalho foi exemplificar a necessidade do cuidado de todas as etapas operacionais e complementares na confecção de próteses totais mucossuportadas. Apresenta-se uma paciente com 50 anos de idade, que procurou a clínica de odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, com a necessidade da troca das próteses totais por fatores estéticos e funcionais. Após os exames clínico e complementares, pôde-se observar o tecido bucal livre de lesões ou hiperplasias e as próteses sem retenção e desgastas pelo tempo de uso. Radiograficamente constatou-se a presença de restos radiculares na região do 17 e, posteriormente, foi verificado que a paciente nunca tinha realizado nenhum tipo de radiografia bucal antes de qualquer procedimento dentário como extrações ou da confecção das próteses totais antigas. O mais provável seria que essas raízes surgissem após a reabilitação pela compressão das novas próteses, podendo causar o insucesso do tratamento. Por isso, optou-se pela extração das mesmas e posterior reabilitação. Assim, conclui-se que exames complementares relativamente simples e acessíveis como uma radiografia oclusal são importantes e necessários para a realização de uma reabilitação oral satisfatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Antonio Adilson Soares de, Ana Maria Trindade Grégio, Orlando Tanaka, Maria Ângela Naval Machado, and Beatriz Helena Sottile França. "Tratamento das ulcerações traumáticas bucais causadas por aparelhos ortodônticos." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 10, no. 5 (October 2005): 30–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192005000500005.

Full text
Abstract:
As lesões de aspecto ulcerado na mucosa bucal são um achado comum na clínica odontológica e geralmente são ocasionados por trauma mecânico devido a próteses mal adaptadas, aparelhos ortodônticos e dentes com coroas ou restaurações fraturadas. Contudo, os indivíduos nos quais a lesão persiste por mais de três semanas deverão ser submetidos à biopsia ou outros exames para excluir algumas lesões de caráter neoplásico ou outras condições, tais como as infecções crônicas e as doenças de caráter imunológico. Durante o tratamento ortodôntico, a dor e o desconforto da mucosa bucal podem acontecer como resultado do traumatismo mecânico dos aparelhos, ocasionado pela fricção aumentada entre o tecido da mucosa e a superfície dos braquetes. Atualmente, o ortodontista possui poucos recursos para prevenir ou aliviar esta irritação na mucosa. O objetivo deste artigo é orientar o ortodontista para o manejo mais adequado destas lesões visando o seu diagnóstico correto, o alívio dos sintomas que estas costumam provocar e o tratamento mais adequado para cada tipo de caso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Queiroz, Rebeca Menezes Vaz, and Paula Mathias. "Avaliação da condição bucal de pacientes portadores de Asma-série de casos." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 16, no. 3 (December 19, 2017): 387. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v16i3.24475.

Full text
Abstract:
<p><strong>Introdução</strong>: A relação entre a asma e doenças bucais tem sido avaliada em diversos estudos, tanto pelas características inflamatórias, próprias das patologias, como também pela análise das alterações metabólicas advindas do uso de medicamentos para o controle da asma. <strong>Objetivo: </strong>Este estudo descritivo reúne uma série de casos e tem como objetivo avaliar a condição bucal dos pacientes portadores de asma, assistidos no ambulatório de Pneumologia do Ambulatório Magalhães Neto do Hospital Universitário Professor Edgard Santos. <strong>Metodologia</strong>: Foram avaliados 14 pacientes com diagnóstico clínico de asma. Verificou-se o índice da condição periodontal, a presença de alterações em tecidos moles, o índice de placa corada e sangramento à sondagem. <strong>Resultados</strong>: O número médio de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados foi de 18,14. O Índice de Placa Corada evidenciou, do total avaliado, 3 pacientes com IPC≤ 50% e 11 com IPC &gt; 50 %, sendo que constatou-se uma média do índice equivalente a 65,42. Quanto ao grau de severidade da doença, 3 pacientes apresentaram doença periodontal moderada e 11 doença periodontal severa. Do total avaliado, 14 pacientes foram diagnosticados com periodontite crônica, sendo que, destes, 12 apresentaram distribuição da doença localizada e 2, generalizada. Não foram observadas quaisquer alterações em tecidos moles. <strong>Conclusão</strong>: O desenvolvimento do presente estudo, juntamente com os estudos realizados até então, ratificam a necessidade de uma melhor investigação a respeito da interferência da atuação dos patógenos periodontais no sistema imune de pacientes com asma, bem como a relação inversa. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Dentes - Doenças - Diagnóstico"

1

Santos, Laura Jordão Silveira dos. "Caracterização fenotípica de famílias portadoras de dentinogênese imperfeita tipo II." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8006.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2006.
Submitted by Allan Wanick Motta (allan_wanick@hotmail.com) on 2011-05-23T20:20:48Z No. of bitstreams: 1 2007_LauraJordaoSilveiraSantos.pdf: 3837111 bytes, checksum: 63276cdf07cbe7062362ea7585ecdd68 (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-05-24T14:39:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_LauraJordaoSilveiraSantos.pdf: 3837111 bytes, checksum: 63276cdf07cbe7062362ea7585ecdd68 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-05-24T14:39:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_LauraJordaoSilveiraSantos.pdf: 3837111 bytes, checksum: 63276cdf07cbe7062362ea7585ecdd68 (MD5)
A dentinogênese é um processo que envolve interações epitélio-ectomesenquimais que resultam na produção de uma matriz orgânica e sua posterior mineralização, dando origem a dentina. A Dentinogênese Imperfeita tipo II (DGI II) é uma alteração do desenvolvimento dentinário, de caráter hereditário, predominantemente autossômica dominante. Essa patologia têm sido descrita apresentando dificuldades no diagnóstico e na análise comparativa e longitudinal dos dados. O presente estudo procurou caracterizar o fenótipo de três famílias com Dentinogênese Imperfeita tipo II. A caracterização fenotípica teve abordagem clínica, radiográfica e histopatológica. Foram examinados 28 indivíduos das três famílias estudadas. Vinte e um dentes com alterações foram doados para análise morfológica. As características clínicas, radiográficas e as descrições morfológicas das alterações dentárias descritas nos indivíduos das três famílias estudadas contribuíram para o diagnóstico de Dentinogênese Imperfeita tipo II e para determinação do modo de herança autossômico dominante. Os principais achados foram: alteração na cor dos dentes, desgastes com perda de estrutura dentária, constrição cervical acentuada gerando o aspecto de coroas bulbosas, câmaras pulpares e canais radiculares atresiados ou obliterados e dentina com túbulos em menor quantidade e mal formados, sendo esses resultados compatíveis com a literatura atual.Todas as características previamente relatadas na literatura foram observadas nas tres famílias. Porém, variabilidade de expressão em relação as características clínicas, radiográficas e histológicas dentárias foi observada em um mesmo indivíduo e entre os indivíduos das diferentes famílias. Formações de aspecto nodular na análise radiográfica e histológica de indivíduos de duas famílias foram observadas nas câmaras pulpares e conductos radiculares dos dentes examinados sugerindo que alguns dos dentes com DG tipo II a obliteração seja resultado da formação e crescimento de nódulos pulpares. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The dentinogenesis is a complex and dynamic process that involves production of a organic matrix and its later mineralization. The Dentinogeneis Imperfecta type II (DGI II) is a hereditary dentin disorder with autosomal dominant mode of inheritance. The purpose of the present study is characterize the phenotype of three families with diagnosis of Dentinogenesis Imperfecta type II. The phenotypic characterization included clinical, radiographic and histopathologic studies. Were examined 28 individuals, of the three families. Twenty one teeth with alterations were donated to morphological analysis. The clinical, radiographic and morphological descriptions of the dental alterations described in individuals of the three families studied confirmed the diagnosis of Dentinogenesis Imperfecta type II and determined the autosomal dominant mode of inheritance. The main aspects reported were: teeth discoloration, severe attrition, bulbous shaped crowns due to cervical constrictions at the crown root junction, pulp chambers and canals partially or completely obliterated and dentin tubules decreased displaying a disorganized distribution with smaller diameters, these results are compatible with the reported data. Variation in their dental manifestations in the individual and between different family members were observed. Nodular aspect in the pulp chambers and canals were observed in radiographic and histopathologic studies on individuals of the two families, suggesting that in some of the thoot, whith DGI type II, the pulp obliteration is resulted of formation and growing of pulp nodules.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cabral, Renata Nunes. "Novo sistema de detecção para a hipomineralização molar incisivo : diagnóstico, progressão dos defeitos e decisão de tratamento." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/25207.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-10-18T18:04:56Z No. of bitstreams: 1 2017_RenataNunesCabral.pdf: 3340849 bytes, checksum: 5bb07a5f56c1fe3bd396c91189a50679 (MD5)
Rejected by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br), reason: Bom dia, O título descrito não condiz com o título do documento submetido. Atenciosamente. on 2017-11-07T09:34:56Z (GMT)
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-11-07T15:51:33Z No. of bitstreams: 1 2017_RenataNunesCabral.pdf: 3340849 bytes, checksum: 5bb07a5f56c1fe3bd396c91189a50679 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-11-07T16:34:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_RenataNunesCabral.pdf: 3340849 bytes, checksum: 5bb07a5f56c1fe3bd396c91189a50679 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-07T16:34:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_RenataNunesCabral.pdf: 3340849 bytes, checksum: 5bb07a5f56c1fe3bd396c91189a50679 (MD5) Previous issue date: 2017-11-07
Introdução: O termo hipomineralização molar-incisivo (MIH) se refere a uma condição de origem sistêmica e etiologia ainda desconhecida que afeta um ou mais primeiros molares permanentes, podendo ou não afetar incisivos permanentes. As características clínicas da MIH consistem em opacidades assimétricas e bem demarcadas, podendo ocorrer quebras pós-eruptivas (PEBs) ao longo do tempo. Em relação ao tratamento de dentes acometidos pela MIH, ainda não há um critério validado que possa guiar os profissionais no manejo da doença. Objetivos: desenvolver um sistema para o diagnóstico da hipomineralização molar-incisivo capaz de abranger todos os estágios dos defeitos, estabelecendo uma relação direta entre diagnóstico e gravidade da condição; avaliar o padrão de PEBs ao longo de 36 meses; e, por fim, avaliar o manejo clínico de dentes afetados pela MIH. Métodos: o novo sistema foi desenvolvido e o padrão de quebras foi avaliado em crianças com idade entre 7-12 anos, residentes da região do Paranoá, DF. 179 e 181 crianças foram incluídas, respectivamente, que foram avaliadas por meio do novo sistema em um period de 36 meses. A confiabilidade do novo sistema foi testada por meio de porcentagens de concordância e valores de kappa. Em relação ao padrão de quebras, análises bivariadas foram conduzidas ao nível do dente. Para esta análise, o teste do quiquadrado foi utilizado para investigar associações entre a cor das opacidades e ocorrência de PEBs restritas ao esmalte e com exposição de dentina. Para fins de avaliação do tratamento de dentes afetados, desenvolveu-se um questionário, e foram enviados convites eletrônicos para pesquisadores do assunto selecionados via pubmed/medline. Para verificar o efeito do tipo de PEB (moderada x grave), presença de dor e avaliação de apenas um ou vários dentes por paciente na indicação de diferentes tratamentos foram utilizados os testes Kruskal-Wallis e Mann-Whitney com um nível de significância de 0,05. Resultados: para o novo sistema testado, as porcentagens de concordância em relação ao diagnóstico da MIH variaram de 94,6 a 97,9%, e os valores de kappa variaram de 0,82 a 0,88. Em relação ao padrão de quebras pós-eruptivas, as opacidades amarelas/marrons apresentaram maiores taxas em relação às opacidades brancas (p<0,05), e variáveis como cor e tipo de dente foram significativas em relação à progressão da MIH. (p<0,05) A respeito do manejo clínico, os resultados do questionário apontaram que as variáveis tipo de quebra pós-eruptiva, presença de dor e avaliação de um ou mais dentes afetados foram significativas para a decisão de tratamento. (p = 0,0001; Kruskal-Wallis) Conclusão: o novo sistema testado apresentou alta confiabilidade. Em relação à gravidade, a MIH é uma condição progressiva. Variáveis como cor e tipo de dente foram significantes em relação à ocorrência de PEBs. A respeito do tratamento da condição, existe uma grande disparidade entre as decisões de tratamento de primeiros molares permanentes afetados. O manejo clínico da condição é influenciado pela localização da quebra póseruptiva, presença de dor e o número de dentes afetados pela condição.
Introduction: The term molar-incisor hypomineralization (MIH) refers to a condition, which presents systemic origin and still unknown etiology that affects one or more permanent first molars (FPM), and may or may not affect permanent incisors. The clinical characterization of MIH consists of asymmetric and welldemarcated opacities, and post-eruptive breakdowns (PEBs) that can possibly occur over time. Regarding the treatment of teeth affected by MIH, there is still no validated criteria that can guide professionals in the management of the condition. Aims: to develop a system for MIH diagnosis comprising the total spectrum of the defects, establishing a direct relationship between diagnosis and severity, evaluating the PEB occurrence over 36 months, and also to evaluate the clinical management of MIH- affected teeth. Methods: the new system was tested and the occurrence of PEBs was evaluated in the same group of children, aged 7-12 years, residents of the Paranoá, DF. 179 and 181 children were included, respectively, who were evaluated by the new diagnostic system for a period of 36 months. The reliability of the new system was tested using percentages of agreement and kappa values. Regarding the occurrence of PEBS, bivariate analyses were conducted at the tooth level. For this analysis, the chi-square test was used to investigate associations between color of opacities and occurrence of PEBs restricted to the enamel and exposing dentine. For the treatment decisions evaluations, a questionnaire was developed, and an electronic invitation was sent to researchers who were selected via Pubmed / Medline. In order to verify the effect of the type of PEB (moderate or severe), the presence of pain and evaluation of only one or several teeth per patient in the indication of different treatments, non-parametric statistical tests were used (Kruskal-Wallis and Mann-Whitney) with a significance level of 0.05. Results: For the new system tested, the percentages of agreement in relation to the MIH diagnosis ranged from 94.6 to 97.9%, and the kappa values ranged from 0.82 to 0.88. Regarding the occurrence of PEBs, yellow / brown opacities presented higher rates of posrteruptive breakdown in relation to white opacities (p <0.05), and variables such as color and tooth type were significantly associated to the progression of MIH. (p<0.05) Regarding the clinical management, the results of the questionnaire indicated that the variables such as type of PEBs, presence of pain and evaluation of one or more affected-teeth influenced the treatment decision. (P = 0.0001; Kruskal-Wallis) Conclusion: the new system presented high reliability. In relation to severity, MIH is a progressive condition. Variables such as color and type of the tooth were significant in relation to the occurrence of PEBs. Regarding the treatment of the condition, there is a great disparity between the treatment decisions regarding affected FPM. The clinical management of the condition is influenced by the location of the PEB, the presence of pain and the number of affected-teeth.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Erica Simone dos Santos. "Detecção e avaliação da atividade da cárie por meio do ICDAS II." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/13686.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2012
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2013-07-22T12:26:07Z No. of bitstreams: 1 2012_EricaSimonedosSantosSouza.pdf: 4515576 bytes, checksum: 77d75c97fc662251cbfa912852d910d9 (MD5)
Approved for entry into archive by Leandro Silva Borges(leandroborges@bce.unb.br) on 2013-07-24T20:22:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_EricaSimonedosSantosSouza.pdf: 4515576 bytes, checksum: 77d75c97fc662251cbfa912852d910d9 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-07-24T20:22:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_EricaSimonedosSantosSouza.pdf: 4515576 bytes, checksum: 77d75c97fc662251cbfa912852d910d9 (MD5)
Introdução: Os critérios do ICDAS possibilitam a detecção da cárie em estágios cavitados e não-cavitados e atualmente vêm sendo utilizados em muitos estudos, por ser mais detalhado que o tradicional CPO. Torna-se necessário, além da detecção da cárie, avaliar a atividade da cárie para possibilitar a escolha da melhor estratégia de tratamento. A avaliação da atividade da cárie pode ser realizada por meio do LAA como complemento à detecção de cárie do ICDAS. No Brasil, poucos estudos que utilizaram o LAA foram realizados. A maioria deles comparando o potencial de detecção do ICDAS-LAA com outros métodos de detecção e não da sua aplicação clínica como indicador da atividade de cárie. Objetivo: Realizar o levantamento da condição bucal de crianças na dentição mista, utilizando o ICDAS e o LAA. Método: 253 crianças de 7 a 13 anos foram examinadas por um único examinador calibrado. Foram coletados dados como IPV, ISG, códigos do ICDAS II e avaliação da atividade da lesão por meio do LAA. Os dados foram processados no programa SAS 9.1. Resultados: O coeficiente de concordância intra-examinador para os critérios do ICDAS II = 0,83 e LAA = 0,85 para a aparência clínica, 0,91 para área de estagnação de placa e 0,87 para a sensação táctil. A prevalência de cárie foi considerada alta = 98,41% das crianças apresentaram alguma superfície com lesão de cárie não-cavitada. Para o ceo-s/CPO-S foram consideradas como superfícies cariadas os códigos de 3 a 6 do ICDAS II, resultando em ceo-s = 3,11 onde 101 crianças (39,92%) não apresentavam nenhuma superfície de dente decíduo cariada. O CPO-S = 2,14 mostrou que 11 crianças (4,34%), não apresentavam nenhuma superfície de permanentes cariada, evidenciando a subestimação da doença cárie quando do uso dos índices ceo-s e CPO-S. O LAA mostrou que 62,57% das lesões de cárie estavam ativas e 77,5% delas eram lesões cavitadas. Conclusões: A prevalência de cárie foi considerada alta, apresentando maior frequência de lesões não-cavitadas. Foram encontrados poucos procedimentos restauradores e exodontias realizadas. A avaliação da atividade da cárie pelo LAA demonstrou alta prevalência de lesões de cárie ativas nas lesões não-cavitadas e cavitadas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction: The ICDAS II criteria allows caries detection in cavitated and noncavitated stages and nowadays are being used in many studies to be more detailed than the traditional CPO. It’s necessary, besides the caries detection, evaluate caries activity to allow a better choice of treatment management. The evaluation of dental caries activity can be accomplished through the LAA in addition to the ICDAS detection of caries. In Brazil, few studies using the LAA were performed. Most of them comparing the potential detection of LAA-ICDAS with other detection methods and not their clinical application as an indicator of caries activity. Objective: Conduct a survey of oral health status of children in the mixed dentition, using ICDAS and LAA. Method: 253 children aged 7 to 13 years were examined by a single calibrated examiner. Data were collected as visile plaque index, gengival bleeding index, ICDAS II codes and assessment of lesion activity through the LAA. Data were processed in SAS 9.1 software. Results: The intra-examiner reliability coefficient to the ICDAS II criteria was 0,83. For the clinical appearance was 0,85, for the evaluation of the plaque stagnation was 0,91 and tactile feeling 0,87. Caries prevalence was considered high because 98,41% of the children had some surface with non-cavitated caries lesion. For dmf-s/DMF-S decayed surfaces were considered ICDAS codes 3 to 6, resulting in a dmf-s = 3,11 where 101 children (39,92%) presented no decayed deciduous teeth surface. DMF-S = 2,14 showed that 11 children (4,34%) had none decayed permanent surface, determining a underestimation of the caries disease when using dmf-s and DMF-S indexes. The LAA showed that 62.57% of the caries lesions were active and 77.5% of them were cavitated. Conclusion: The prevalence of caries was considered high, with higher frequency of non-cavitated lesions. There are few restorative procedures and dental extractions. The assessment of caries activity for the LAA demonstrated high prevalence of active caries lesions in non-cavitated and cavitated lesions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cato, Cidney Hiroaki [UNESP]. "Aplicabilidade do diagrama de Andrade como método auxiliar no diagnóstico e planejamento ortodôntico, no estudo comparativo de indivíduos de oclusão normal e má oclusão de classe I de Angle." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/105858.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:35:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-10-10Bitstream added on 2014-06-13T20:06:37Z : No. of bitstreams: 1 cato_ch_dr_sjc.pdf: 684441 bytes, checksum: f7d62395cb7926d5475bb3b1297a14b4 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a aplicabilidade do Diagrama de Andrade em indivíduos de oclusão normal como método auxiliar no diagnóstico e planejamento ortodônticos. Este trabalho complementa estudos anteriores realizados em amostras de indivíduos de má oclusão de Classe I e Classe II, de Angle, onde o diagrama de Andrade se mostrou eficiente auxiliar para o diagnóstico e planejamento ortodôntico, servindo de parâmetro para quantificar a expansão necessária para os arcos dentários, e também, indicando a necessidade ou não de exodontia de premolares. Neste trabalho foram selecionadas 20 documentações de indivíduos, leucodermas, com dentição permanente e com oclusão normal, que nunca foram submetidos a tratamento ortodôntico, procurando respeitar as seis chaves para a oclusão normal, preconizada por Andrews (1972), dos sexos masculino e feminino. Os diagramas individualizados foram obtidos por meio das telerradiografias cefalométricas laterais dos indivíduos, onde depois de realizado os traçados e as medidas da cefalometria e dos modelos dos arcos dentários inferiores foram construídos os diagramas e, posteriormente, foram sobrepostos às imagens digitalizadas dos modelos em gesso. As variáveis obtidas por meio das medições, realizadas com paquímetro digital, sobre os modelos escaneados foram comparadas e analisadas estatisticamente pelo test t de Student (p < 0,05), com uma amostra de má oclusão de Classe I de Angle. Houve diferença significativa entre os grupos para a medida do somatório mésio-distal de incisivos e caninos inferiores com médias de 35,88mm para o grupo normal e 37,08mm para o de Classe I, nas diferenças entre o diagrama de Andrade e as imagens digitalizadas dos modelos inferiores os grupos diferiram significantemente...
This research aims to evaluate the applicability of the Andrade´s diagram in patients with normal occlusion, and assist in diagnosis and orthodontic planning. This work complements previous studies in samples of individuals Class I and Class II malocclusion of Angle, where the Andrade´s diagram proved effective to orthodontic diagnosis and treatment planning, serving as a parameter to quantify the expansion needed for the dental arches and indicating the need or not the extraction of premolars. In this work, the documentations from 20 individuals were selected with permanent dentition and with normal occlusion, which were never subjected to orthodontic treatment, respecting the six keys to normal occlusion, as recommended by Andrews (1972), in sample from male and female. The individual diagrams were obtained from the lateral cephalometric radiographs of the individuals, where after performing the cephalometric traces, cephalometric measurements and the lower dental arches model measurements the diagrams were constructed and then be overlaid on scanned plaster casts. The variables obtained by means of measurements made with digital calipers on scanned models were compared and statistically analyzed by Student's t test (p <0.05), with a sample of Class I malocclusion Angle. There were significant differences between groups for the measure of the sum of mesio-distal lower incisors and canines with averages of 35.88 mm for the normal group and 37.08 mm for Class I malocclusion, the differences between the Andrade´s diagram and the digital images of the lower models differed significantly, both in the region intercanine (3-3), as well as the region intermolar (6-6), with averages -0.04 mm and 0.74 mm, respectively, for normal occlusion and Class I in the region of canines and -0.28 mm and 1.43 mm, respectively... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cato, Cidney Hiroaki. "Aplicabilidade do diagrama de Andrade como método auxiliar no diagnóstico e planejamento ortodôntico, no estudo comparativo de indivíduos de oclusão normal e má oclusão de classe I de Angle /." São José dos Campos : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/105858.

Full text
Abstract:
Orientador: Julio Cezar de Melo Castilho
Coorientador: Lucia Teramoto
Banca: Mônica Fernandes Gomes
Banca: Rívea Inês Ferreira
Banca: Edmundo Medici Filho
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a aplicabilidade do Diagrama de Andrade em indivíduos de oclusão normal como método auxiliar no diagnóstico e planejamento ortodônticos. Este trabalho complementa estudos anteriores realizados em amostras de indivíduos de má oclusão de Classe I e Classe II, de Angle, onde o diagrama de Andrade se mostrou eficiente auxiliar para o diagnóstico e planejamento ortodôntico, servindo de parâmetro para quantificar a expansão necessária para os arcos dentários, e também, indicando a necessidade ou não de exodontia de premolares. Neste trabalho foram selecionadas 20 documentações de indivíduos, leucodermas, com dentição permanente e com oclusão normal, que nunca foram submetidos a tratamento ortodôntico, procurando respeitar as seis chaves para a oclusão normal, preconizada por Andrews (1972), dos sexos masculino e feminino. Os diagramas individualizados foram obtidos por meio das telerradiografias cefalométricas laterais dos indivíduos, onde depois de realizado os traçados e as medidas da cefalometria e dos modelos dos arcos dentários inferiores foram construídos os diagramas e, posteriormente, foram sobrepostos às imagens digitalizadas dos modelos em gesso. As variáveis obtidas por meio das medições, realizadas com paquímetro digital, sobre os modelos escaneados foram comparadas e analisadas estatisticamente pelo test t de Student (p < 0,05), com uma amostra de má oclusão de Classe I de Angle. Houve diferença significativa entre os grupos para a medida do somatório mésio-distal de incisivos e caninos inferiores com médias de 35,88mm para o grupo normal e 37,08mm para o de Classe I, nas diferenças entre o diagrama de Andrade e as imagens digitalizadas dos modelos inferiores os grupos diferiram significantemente... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This research aims to evaluate the applicability of the Andrade's diagram in patients with normal occlusion, and assist in diagnosis and orthodontic planning. This work complements previous studies in samples of individuals Class I and Class II malocclusion of Angle, where the Andrade's diagram proved effective to orthodontic diagnosis and treatment planning, serving as a parameter to quantify the expansion needed for the dental arches and indicating the need or not the extraction of premolars. In this work, the documentations from 20 individuals were selected with permanent dentition and with normal occlusion, which were never subjected to orthodontic treatment, respecting the six keys to normal occlusion, as recommended by Andrews (1972), in sample from male and female. The individual diagrams were obtained from the lateral cephalometric radiographs of the individuals, where after performing the cephalometric traces, cephalometric measurements and the lower dental arches model measurements the diagrams were constructed and then be overlaid on scanned plaster casts. The variables obtained by means of measurements made with digital calipers on scanned models were compared and statistically analyzed by Student's t test (p <0.05), with a sample of Class I malocclusion Angle. There were significant differences between groups for the measure of the sum of mesio-distal lower incisors and canines with averages of 35.88 mm for the normal group and 37.08 mm for Class I malocclusion, the differences between the Andrade's diagram and the digital images of the lower models differed significantly, both in the region intercanine (3-3), as well as the region intermolar (6-6), with averages -0.04 mm and 0.74 mm, respectively, for normal occlusion and Class I in the region of canines and -0.28 mm and 1.43 mm, respectively... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Zaze, Cesar Aurélio. "Relação entre disfunção temporomandibular e hipermobilidade articular generalizada em indivíduos jovens /." Araçatuba, 2010. http://hdl.handle.net/11449/105574.

Full text
Abstract:
Orientador: Paulo Renato Junqueira Zuim
Banca: Rafael dos Santos Silva
Banca: Karina HelgaTúrcio de Carvalho
Banca: Stefan Fiuza de Carvalho Dekon
Banca: Valdir de Sousa
Resumo: Disfunção temporomandibular (DTM) é definida como uma coleção de condições médicas, dentárias ou faciais associadas com anormalidades do sistema estomatognático, que desencadeiam desordens na articulação temporomandibular e tecidos adjacentes, incluindo os músculos faciais e cervicais. Hipermobilidade Articular Generalizada (HAG) é definida como uma alteração da normalidade em que articulações do corpo exercem uma mobilidade maior do que aquela anatomicamente considerada normal. O presente estudo apresenta importância relacionada à necessidade de maiores investigações sobre prevalência de DTM em jovens, uma vez que a maioria dos estudos voltados para DTM investiga indivíduos adultos, e também para averiguar a possível correlação entre entidades distintas, mas que parecem estar relacionadas: DTM x HAG. O objetivo do estudo é investigar a prevalência de DTM em indivíduos jovens e relacionar esta com hipermobilidade articular generalizada nesta mesma população. Todos os estudantes do curso de odontologia matriculados em uma universidade foram convidados a participar, como voluntários, do estudo proposto. Uma amostra de 100 indivíduos (72 mulheres e 28 homens) foi obtida. Todos os alunos foram submetidos a um exame denominado RDC / TMD que diagnostica presença de DTM. Dois grupos foram formados: Um primeiro grupo com indivíduos que apresentam DTM e outro grupo com indivíduos que não apresentam DTM. Depois disso os indivíduos do primeiro grupo foram subdivididos de acordo com o tipo de DTM apresentada. Em outra etapa, todos os 100 indivíduos foram submetidos ao exame de "índice de Beighton" com finalidade de diagnosticar presença de HAG. Depois destas investigações, foi realizada uma análise estatística entre os grupos com intuito inicial de verificar a prevalência de DTM nesta... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Temporomandibular disorder (TMD) is defined as a collection of medical conditions associated with dental or facial abnormalities of the stomatognathic system, triggering unrest in the temporomandibular joint and adjacent tissues, including facial and neck muscles. Generalized Joint Hypermobility (GJH) is defined as a change of normality in which the body's joints have a higher mobility than that considered anatomically normal. This study has importance related to the need for further investigation on the prevalence of TMD in young adults, since most studies focused on investigating TMD in adults, and also to investigate the possible correlation between distinct entities, but that appear to be related: Temporomandibular disorder and Generelized Joint Hypermobility. The aim of this study is to investigate the prevalence of TMD in young adults and to correlate this with generalized joint hypermobility in the same population. All students of a dental school enrolled in a university were invited to participate as volunteers to the proposed study. A sample of 100 individuals (72 women and 28 men) asymptomatic was obtained. All students underwent a test called RDC / TMD diagnosing TMD. Two groups were formed: One group of individuals who present TMD and another group with individuals who do not present TMD. After that, the individuals in the first group were subdivided according to the kind of TMD presented. In another step, all 100 subjects underwent an examination of "Beighton index" with the purpose of diagnosing the presence of GJH. After these investigations, we performed a statistical analysis between groups in order to verify the initial TMD prevalence in this population and subsequently correlated it with Generalized Joint Hypermobility (GJH). We obtained that: 100 patients examined, 24 individuals (24% - 23 women and 1 man) were... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Zaze, Cesar Aurélio [UNESP]. "Relação entre disfunção temporomandibular e hipermobilidade articular generalizada em indivíduos jovens." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/105574.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:35:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-05-28Bitstream added on 2014-06-13T19:44:51Z : No. of bitstreams: 1 zaze_ca_dr_araca.pdf: 997472 bytes, checksum: 40841984f5bc74f0e000e0bb629dbcd3 (MD5)
Disfunção temporomandibular (DTM) é definida como uma coleção de condições médicas, dentárias ou faciais associadas com anormalidades do sistema estomatognático, que desencadeiam desordens na articulação temporomandibular e tecidos adjacentes, incluindo os músculos faciais e cervicais. Hipermobilidade Articular Generalizada (HAG) é definida como uma alteração da normalidade em que articulações do corpo exercem uma mobilidade maior do que aquela anatomicamente considerada normal. O presente estudo apresenta importância relacionada à necessidade de maiores investigações sobre prevalência de DTM em jovens, uma vez que a maioria dos estudos voltados para DTM investiga indivíduos adultos, e também para averiguar a possível correlação entre entidades distintas, mas que parecem estar relacionadas: DTM x HAG. O objetivo do estudo é investigar a prevalência de DTM em indivíduos jovens e relacionar esta com hipermobilidade articular generalizada nesta mesma população. Todos os estudantes do curso de odontologia matriculados em uma universidade foram convidados a participar, como voluntários, do estudo proposto. Uma amostra de 100 indivíduos (72 mulheres e 28 homens) foi obtida. Todos os alunos foram submetidos a um exame denominado RDC / TMD que diagnostica presença de DTM. Dois grupos foram formados: Um primeiro grupo com indivíduos que apresentam DTM e outro grupo com indivíduos que não apresentam DTM. Depois disso os indivíduos do primeiro grupo foram subdivididos de acordo com o tipo de DTM apresentada. Em outra etapa, todos os 100 indivíduos foram submetidos ao exame de “índice de Beighton” com finalidade de diagnosticar presença de HAG. Depois destas investigações, foi realizada uma análise estatística entre os grupos com intuito inicial de verificar a prevalência de DTM nesta...
Temporomandibular disorder (TMD) is defined as a collection of medical conditions associated with dental or facial abnormalities of the stomatognathic system, triggering unrest in the temporomandibular joint and adjacent tissues, including facial and neck muscles. Generalized Joint Hypermobility (GJH) is defined as a change of normality in which the body's joints have a higher mobility than that considered anatomically normal. This study has importance related to the need for further investigation on the prevalence of TMD in young adults, since most studies focused on investigating TMD in adults, and also to investigate the possible correlation between distinct entities, but that appear to be related: Temporomandibular disorder and Generelized Joint Hypermobility. The aim of this study is to investigate the prevalence of TMD in young adults and to correlate this with generalized joint hypermobility in the same population. All students of a dental school enrolled in a university were invited to participate as volunteers to the proposed study. A sample of 100 individuals (72 women and 28 men) asymptomatic was obtained. All students underwent a test called RDC / TMD diagnosing TMD. Two groups were formed: One group of individuals who present TMD and another group with individuals who do not present TMD. After that, the individuals in the first group were subdivided according to the kind of TMD presented. In another step, all 100 subjects underwent an examination of Beighton index with the purpose of diagnosing the presence of GJH. After these investigations, we performed a statistical analysis between groups in order to verify the initial TMD prevalence in this population and subsequently correlated it with Generalized Joint Hypermobility (GJH). We obtained that: 100 patients examined, 24 individuals (24% - 23 women and 1 man) were... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Raquel Francis. "Avaliação das condições de saúde bucal e sua relação com o desempenho escolar de crianças do Paranoá – DF." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24840.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-10-19T14:57:53Z No. of bitstreams: 1 2017_RaquelFrancisAlmeida.pdf: 1682004 bytes, checksum: 4f30ff8ab49f7936d13198e41deebb73 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-10-20T11:07:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_RaquelFrancisAlmeida.pdf: 1682004 bytes, checksum: 4f30ff8ab49f7936d13198e41deebb73 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-20T11:07:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_RaquelFrancisAlmeida.pdf: 1682004 bytes, checksum: 4f30ff8ab49f7936d13198e41deebb73 (MD5) Previous issue date: 2017-10-20
Objetivo: Este estudo transversal foi realizado na região Paranoá-FD com escolares de 6 a 8 anos de 6 escolas públicas locais para avaliar a possível associação entre desempenho escolar, qualidade de vida, cárie e dor. Materiais e métodos: dois examinadores treinados e calibrados registraram cárie e dor de acordo com o instrumento CAST (Estudo e Tratamento de Avaliação de Caries). O questionário Questionário de percepção infantil (CPQ) foi utilizado e os dados sociodemográficos foram coletados. A avaliação do desempenho escolar foi feita através da Provinha Brasil, de acordo com os regulamentos do Ministério da Educação e as crianças foram classificadas em 5 níveis (1 (até 4), 2 (5 a 9), 3 (10 a 14) , 4 (15 a 18), 5 (19 a 20). Foram utilizadas análises descritivas, análise bivariada e modelo de regressão logística multivariada para análise de dados. Resultados: Dos 926 escolares examinados no estudo epidemiológico, 374 realizaram Provinha Brasil e 185 garotos (49,47%) e 189 meninas (50,53%) foram incluídos no estudo com idade média de 7,2 (± 0,5) anos. A prevalência de cárie foi de 40,6% e 49,2% considerando lesões de dentina e dentina / esmalte, respectivamente. A prevalência de dor foi de 12,83% (48 escolares). 63,65% e 79,4% dos escolares foram de nível 4 e 5 em leitura e matemática, respectivamente. Tanto o desempenho de leitura como a de matemática não apresentaram associação significativa com a presença de lesão de cárie da cavidade (CAST 5 a 7) ou dor (p> 0,05). E foi uma associação significativa entre o desempenho escolar e a pontuação final do questionário de qualidade de vida (p = 0,000). Utilizando dados objetivos (dor e cárie dentinária), não houve associação significativa entre condições clínicas e desempenho acadêmico (p = 0,248 e p = 0,351). Conclusão: Concluímos que o desempenho escolar medido pela Provinha Brasil não foi associado à presença de lesão da cavidade e dor associada à cárie dentária, mas ao escore final da qualidade da vida.
Objective: This cross-sectional study was carried out in the Paranoá - FD region with 6 to 8-year-old schoolchildren from 6 local public schools to evaluate the possible association between school performance, life quality, caries and pain. Materials and methods: Two trained and calibrated examiners recorded caries and pain according to the CAST (Caries Assessment Spectrum and Treatment) instrument. The Child Perceptions Questionnaire (CPQ) questionnaire was used and sociodemographic data were collected. The school performance evaluation was made through Provinha Brasil, according to the regulations of the Ministry of Education and the children were classified in 5 levels (Hits:1(up to 4), 2 (5 to 9), 3 (10 to 14), 4 (15 to 18), 5 (19 to 20). Descriptive statistics, bivariate analysis and a multivariate logistic regression model were used for data analysis. Results: Of the 926 schoolchildren examined in the epidemiological study, 374 conducted Provinha Brasil, and 185 boys (49.47%) and 189 girls (50.53%) were included in the study with a mean age of 7.2 (± 0.5) years. The prevalence of caries was 40.6% and 49.2% considering dentin and dentin/enamel lesions, respectively. The prevalence of pain was 12.83% (48 schoolchildren). 63.65% and 79.4% of the schoolchildren were level 4 and 5 in reading and mathematics, respectively. Both the reading and mathematics performance did not present significant association with the presence of cavity caries lesion (CAST 5 to 7) or pain (p> 0.05). There was a significant association between school performance and the final score of the life quality questionnaire (p = 0.000). Using objective data (pain and dentin caries), there was no significant association between clinical conditions and academic performance (p = 0.248 and p = 0.351). Conclusion: We concluded that school performance measured by Provinha Brasil was not associated to the presence of cavity lesion and pain associated with dental caries, but to the final life quality score.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rolemberg, Daniele Santos. "Radiografia de crânio associada à rinoscopia no diagnóstico de rinopatias em cães /." Jaboticabal, 2017. http://hdl.handle.net/11449/151558.

Full text
Abstract:
Orientador: Júlio Carlos Canola
Resumo: Rinites caninas são afecções frequentes no atendimento veterinário e, por possuir sinais inespecíficos, faz-se necessária a utilização de ferramentas diagnósticas que auxiliem na conclusão diagnóstica. Objetivou-se analisar, por meio da radiologia e rinoscopia, a cavidade nasal de 10 cães, de idade, sexo, peso e raças variáveis, acometidos por afecções nasais, relacionar os achados visibilizados nas imagens aos sinais clínicos e confirmar os respectivos diagnósticos por meio de exames histopatológicos. Dentre os dez cães estudados, seis machos e quatro fêmeas, 30% destes pacientes foram diagnosticados presuntivamente pela análise radiográfica e por meio da rinoscopia de serem portadores de rinite linfoplasmocítica, 30% rinite crônica e hiperplásica, 30% com neoformações nasais e 10% com corpos estranhos. Houve elevada convergência entre os achados radiográficos e os sinais visibilizados à rinoscopia com o diagnóstico presuntivo. A interpretação diagnóstica radiográfica foi confirmada positivamente por meio da histopatologia em 90% dos casos e a rinoscopia em 90% dos sinais clínicos visibilizados durante a técnica. A inspeção detalhada das porções internas da cavidade nasal foi detectada através da rinoscopia, e as características das lesões, assim como de suas adjacências foram mais bem definidas ao exame radiográfico. Os resultados obtidos com este estudo permitem concluir que o diagnóstico de rinite em cães deve ser realizado fazendo-se uso dessas duas modalidades imaginoló... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Canine rinopathies are common afections in veterinary atendance and for having inespecifics signs is required the use of diagnostic imaging tools that help in diagnostic conclusion. Aimed to analyse trhough radiology and rhinoscopy nasal cavities of 10 dogs with diferent ages, gender, weight and breed afectted by nasal disorders and relationate images findings to clinical signs and define their respectives diagnosis by mean of histopatologic exams. From tem dogs studied, six were males and four females, 30%of these patients were presumptively diagnosed by radiografhy and rhinoscophy analisis to be bearers of lymphoplasmocytic rhinitis, chronic and hyperplastic rhinitis, 30% with nasal neoformation na 10% of foreign bodies. There has been a high convergence of between radiographic findings and visible signs by rinoscopy with the presumptive diagnosis. The radiographic interpretation diagnosis was positively confirmed by means of histopatology in 90% of cases and rhinoscopy in 90% of clincal signs visibilizated during the technique. The detailed inspection of the nasal cavity internal portions was detected by rhinoscopy and the characteristics lesions as well as their surrounding areas were more precisely defined in the radiographic examination. The obtained results with this study lead to conclusion that the diagnosis of dogs rhinities should been undertaken making use of both imaging modalities. However, the definitive diagnosis must be concluded trhough histopatology, despite of the high convergence between of radiographic examination and rhinoscopy with histopalogy, how has been defined in this study.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lobo, Inês Duarte. "Contribuição do exame radiográfico no diagnóstico de doença dentária em lagomorfos : estudo retrospetivo." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/16487.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária
A doença dentária é uma das causas mais frequentes de admissão dos coelhos nos CAMVs (Centros de Atendimento Médico-Veterinários), apresentando os animais, gradualmente, alterações na forma, estrutura e posição dos dentes. O diagnóstico desta doença através do exame da cavidade oral sem anestesia é bastante limitado, tendo o exame imagiológico grande importância. A radiografia (Rx) fornece informação crucial para o diagnóstico de doença dentária e, em conjunto com as alterações encontradas no exame físico e no exame intraoral sob anestesia, permite estadiar a doença e informar o tutor do animal acerca do prognóstico. Sendo o exame intraoral também um exame de diagnóstico pode tornar-se tentador dispensar o exame radiográfico. O presente estudo retrospetivo teve como objetivo avaliar a contribuição do exame radiográfico para o diagnóstico da doença dentária em lagomorfos, comparando-o com o exame intraoral. Foram incluídos 24 animais com doença dentária que haviam realizado exames radiográficos e intraorais. As radiografias foram sujeitas a uma interpretação subjetiva e objetiva (com recurso a linhas de referência radiográficas), tendo os resultados obtidos sido descritos, em conjunto com as observações do exame intraoral, para efeitos de análise. Compararam-se o sobrecrescimento e má oclusão dentária detetados na avaliação subjetiva das radiografias com o observado no exame intraoral, existindo na maioria dos casos uma concordância moderada entre observações. Apenas no 1º incisivo maxilar foram detetadas diferenças estatisticamente significativas entre os procedimentos, constatando-se que, no geral, o Rx deteta mais casos positivos que o exame intraoral com anestesia geral. Na globalidade, o exame intraoral apresentou valores de sensibilidade superiores a 65% e de especificidade e exatidão superiores a 50%, assumindo o Rx como gold standard. No que diz respeito às linhas de referência radiográficas, o uso destas só evidenciou diferenças estatisticamente significativas no caso da linha 7 e 8 com as alterações detetadas na avaliação subjetiva do Rx e no exame intraoral, havendo na maioria dos casos uma concordância muito fraca entre observações. Os resultados deste estudo sugerem que o exame radiográfico é imperativo para o diagnóstico de doença dentária em lagomorfos. O Rx, em conjunto com o exame intraoral, é adequado e essencial no diagnóstico desta doença e o uso de linhas de referência radiográficas pode trazer vantagens. O exame radiográfico e o exame intraoral devem, portanto, ser utilizados em conjunto pelos Médicos Veterinários.
ABSTRACT - CONTRIBUTION OF THE RADIOGRAPHIC EXAMINATION IN THE DIAGNOSIS OF DENTAL DISEASE IN LAGOMORPHS – A RETROSPECTIVE STUDY - One of the most frequent causes of rabbits' admission to the veterinary animal care facilities is the dental disease, in which the animals exhibit a gradual change in the shape, structure and position of the teeth. The diagnosis of the disease based on the intraoral exam without anaesthesia is very challenging, thus the radiographic study is paramount. Radiography (x-ray) provides crucial information in the diagnosis of dental disease and together with the physical and intraoral inspection under anaesthesia, allows the veterinarian to stage the disease and advise the animal owner of the prognosis. Being the intraoral exam also a diagnostic tool, it can be tempting to skip the radiographic examination. The main goal of this retrospective study was to assess the contribution of the radiographic examination in the diagnosis of dental disease in lagomorphs, compared to the intraoral exam. For this study 24 animals with dental disease that had done radiographic and intraoral examinations were included. Radiographs were reviewed subjectively and objectively (using radiographic reference lines) and the results were described, together with the results of the intraoral exam, so the data analysis could be performed. The dental overgrowth and malocclusion detected on the x-ray subjective evaluation were compared to the intraoral exam findings, revealing a moderated agreement between them. In general statistically significant differences were only detected on the 1st maxillary incisor and the x-ray detected more positive cases than the intraoral exam. In general, the intraoral exam showed sensitivity values higher than 65% and specificity and accuracy values higher than 50% when using the x-ray as the gold standard. With regard to the radiographic reference lines, there were only statistically significant differences between their use and the subjective x-ray interpretation and intraoral findings in the case of line 7 and 8. In most of the cases, the agreement between the observations was poor. The results of this study suggest that the radiographic exam is imperative for the diagnosis of dental disease in lagomorphs. The Rx together with the intraoral examination is suitable and essential in the diagnosis of this disease and the use of radiographic reference lines can be beneficial. Therefore, the veterinarians should use the radiographic and intraoral examination together.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Dentes - Doenças - Diagnóstico"

1

Doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro. 2nd ed. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dip344.2121-0.

Full text
Abstract:
O Brasil, país de dimensões continentais, é reconhecido mundialmente por suas belezas naturais e seu clima tropical. É descrito na poesia cantada da música de Jorge Bem Jor como “...um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, com todos os méritos. No entanto, esta mesma tropicalidade o torna terreno fértil para as doenças infecciosas e parasitárias, ainda mais se somarmos a isto as grandes dificuldades de educação em saúde e de infraestrutura sanitária que, em pleno século XXI, ainda são realidade no país. Neste cenário, como docente de Parasitologia e orientadora de uma liga acadêmica de Infectologia em um curso médico, costumo justificar aos meus alunos a importância do estudo das doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro parafraseando o poeta-cantor: “moramos num país tropical, abençoado por Deus e cheio de doenças infecciosas e parasitárias por natureza”. Ensino-lhes que, enquanto profissionais da saúde, devemos procurar conhecer não apenas os aspectos relacionados às manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento destas doenças, mas também, as formas de preveni-las, se ainda não ocorreram, de controlá-las, se já estiverem ocorrendo, e, quem sabe, erradicá-las por completo de uma localidade ou população. Ao evitarmos a ocorrência de doenças infecciosas ou parasitárias, estamos contribuindo para uma melhor qualidade de vida das populações através da redução da morbimortalidade relacionada a estas doenças, o que impacta economicamente e nos sistemas de saúdes. Para tal, as medidas profiláticas devem considerar que, quanto mais informada for a população, maiores serão as chances dos indivíduos contribuírem para a efetividade das ações e, consequentemente, sua eficácia. Assim, a educação em saúde torna-se tão fundamental quanto a implementação de saneamento básico e outras medidas sanitárias para o controle da grande maioria destas doenças. Na perspectiva de proporcionar uma oportunidade para que acadêmicos, pósgraduandos e pesquisadores pudessem apresentar contribuições na temática das doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro, surgiu a ideia de produzir esta obra, a qual reúne 70 capítulos, organizados em dois volumes, sobre doenças causadas pelos mais diversos agentes infecciosos, dentre vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos. Esta obra é publicada em um momento sanitário mundial gravíssimo, quando atravessamos, há mais de um ano, uma pandemia por um novo vírus descrito ao final do ano de 2019 e que, até o presente momento, já causou mais de 3 milhões de óbitos no mundo, estando o Brasil na segunda colocação em número de mortes por este vírus, ora denominado SARS-CoV-2. A doença causada pelo novo coronavírus, – a COVID-19 – trouxe-nos, além de grandes mudanças de hábitos, a certeza de que, cada vez mais é necessário aproximar a ciência das pessoas, mesmo as que não fazem parte do meio acadêmico e científico, pois só o conhecimento é capaz de ajudar a humanidade a compreender que precisamos cuidar uns dos outros e do planeta se não quisermos nos tornar mais uma espécie em extinção por ação de um agente patogênico. Que este compilado de estudos sobre doenças infecciosas e parasitárias possa ser um referencial para ampliar conhecimentos e promover discussões na temática proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dip290.1121-0.

Full text
Abstract:
O Brasil, país de dimensões continentais, é reconhecido mundialmente por suas belezas naturais e seu clima tropical. É descrito na poesia cantada da música de Jorge Bem Jor como “...um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, com todos os méritos. No entanto, esta mesma tropicalidade o torna terreno fértil para as doenças infecciosas e parasitárias, ainda mais se somarmos a isto as grandes dificuldades de educação em saúde e de infraestrutura sanitária que, em pleno século XXI, ainda são realidade no país. Neste cenário, como docente de Parasitologia e orientadora de uma liga acadêmica de Infectologia em um curso médico, costumo justificar aos meus alunos a importância do estudo das doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro parafraseando o poeta-cantor: “moramos num país tropical, abençoado por Deus e cheio de doenças infecciosas e parasitárias por natureza”. Ensino-lhes que, enquanto profissionais da saúde, devemos procurar conhecer não apenas os aspectos relacionados às manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento destas doenças, mas também, as formas de preveni-las, se ainda não ocorreram, de controlá-las, se já estiverem ocorrendo, e, quem sabe, erradicá-las por completo de uma localidade ou população. Ao evitarmos a ocorrência de doenças infecciosas ou parasitárias, estamos contribuindo para uma melhor qualidade de vida das populações através da redução da morbimortalidade relacionada a estas doenças, o que impacta economicamente e nos sistemas de saúdes. Para tal, as medidas profiláticas devem considerar que, quanto mais informada for a população, maiores serão as chances dos indivíduos contribuírem para a efetividade das ações e, consequentemente, sua eficácia. Assim, a educação em saúde torna-se tão fundamental quanto a implementação de saneamento básico e outras medidas sanitárias para o controle da grande maioria destas doenças. Na perspectiva de proporcionar uma oportunidade para que acadêmicos, pósgraduandos e pesquisadores pudessem apresentar contribuições na temática das doenças infecciosas e parasitárias no contexto brasileiro, surgiu a ideia de produzir esta obra, a qual reúne 70 capítulos, organizados em dois volumes, sobre doenças causadas pelos mais diversos agentes infecciosos, dentre vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos. Esta obra é publicada em um momento sanitário mundial gravíssimo, quando atravessamos, há mais de um ano, uma pandemia por um novo vírus descrito ao final do ano de 2019 e que, até o presente momento, já causou mais de 3 milhões de óbitos no mundo, estando o Brasil na segunda colocação em número de mortes por este vírus, ora denominado SARS-CoV-2. A doença causada pelo novo coronavírus, – a COVID-19 – trouxe-nos, além de grandes mudanças de hábitos, a certeza de que, cada vez mais é necessário aproximar a ciência das pessoas, mesmo as que não fazem parte do meio acadêmico e científico, pois só o conhecimento é capaz de ajudar a humanidade a compreender que precisamos cuidar uns dos outros e do planeta se não quisermos nos tornar mais uma espécie em extinção por ação de um agente patogênico. Que este compilado de estudos sobre doenças infecciosas e parasitárias possa ser um referencial para ampliar conhecimentos e promover discussões na temática proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Dentes - Doenças - Diagnóstico"

1

Soares, Gabriela Santos, and Thaís Guimarães De Faria. "RELAÇÃO DA SÍNDROME AUTOIMUNE INDUZIDA POR ADJUVANTES (ASIA) COM O IMPLANTE MAMÁRIO." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/947.

Full text
Abstract:
Introdução: A Síndrome Autoimune/inflamatória Induzida por Adjuvantes (ASIA) engloba um grupo de doenças imunomediadas relacionadas, que se desenvolvem entre indivíduos geneticamente propensos como resultado da exposição ao agente adjuvante. Dentro desse grupo estão incluídas quatro doenças: Siliconose, Síndrome da Guerra do Golfo, Miofasceíte Macrofágica e fenômenos adversos pós-vacinais. Esse assunto tem ganhado notoriedade em função do extenso número de mulheres com silicone e que sofrem suas consequências. Objetivos: Elucidar sobre a ASIA com enfoque na Siliconose. Material e Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica, buscando-se nas bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico, utilizando-se artigos publicados entre 2010 e 2020. Resultados: Os adjuvantes são indutores de autoimunidade, sendo que o silicone tem potencial de agir como um, e podem contribuir com o desenvolvimento de doenças inflamatórias e autoimunes em indivíduos geneticamente suscetíveis. Eles atuam como padrões moleculares associados a patógenos (PAMPs), favorecendo a produção de citocinas, quimiotaxia e maturação de monócitos. Além disso, a interação com os receptores do complexo principal de histocompatibilidade (HLA) e sinais coestimulatórios favorecem a produção de anticorpos. O dano tecidual resultante desses eventos inflamatórios leva à modificação das próprias proteínas, exposição de epítopos e a ativação subsequente de linfócitos auto-reativos, desencadeando uma doença autoimune. As manifestações clínicas da ASIA são numerosas e inespecíficas, podendo ser sistêmicas ou locais. Shoenfeld et al. sugeriu critérios para o diagnóstico da ASIA, sendo que os pacientes devem apresentar, pelo menos, 2 critérios principais ou 1 critério principal e 2 critérios secundários. Vale ressaltar que esse diagnóstico é complexo e de exclusão. O tratamento é baseado na eliminação do estímulo externo, sendo que na maioria dos casos não tem necessidade de iniciar tratamento com imunomodulador. Conclusão: Muitos avanços foram feitos na investigação dos mecanismos biológicos subjacentes a esta condição, porém ainda é necessário validar os critérios diagnósticos existentes e determinar qual deles é o mais específico para ser utilizado na prática clínica e na pesquisa. Da mesma forma, é necessário identificar fatores de risco para o desenvolvimento de fenômenos autoimunes em indivíduos que receberão algum tipo de adjuvante para prevenir casos de ASIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Borba, Thalita Oliveira Da Silva Borba, Katharine Dizirrê De Melo Costa, and Irineu Clementino Vieira-Neto. "INFLUÊNCIA DA IMUNIDADE SOBRE A CAVIDADE ORAL: REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1020.

Full text
Abstract:
Introdução: As doenças autoimunes são problemas causados pela reação do sistema imunológico em relação aos tecidos e órgãos do próprio corpo. A microbiota oral é composta por uma grande variedade de microrganismos que frequentemente podem servir como agentes benéficos, prevenindo a colonização da cavidade oral por agentes patogênicos. No entanto, uma desarmonia sistêmica em relação a fatores imunológicos pode causar prejuízos que repercutem na cavidade oral. Objetivos: Reforçar o cirurgião-dentista a diagnosticar patologias orais advindas de desordens imunológicas, bem como, discutir os cuidados que podem ser tomados no tratamento odontológico de pacientes que apresentem manifestações orais. Material e Método: Foi realizada uma revisão de literatura, com busca por artigos publicados no SciELO, PubMed e Google Acadêmico entre 2017 e 2021. Os artigos foram selecionados através do cruzamento de descritores, seguido pela leitura dos títulos e resumos. Foram utilizados durante a busca os termos ‘’Doenças autoimunes’’, ‘’Imunidade’’ e “Microbiota oral” combinados entre si. Resultados: Pessoas com doenças imunológicas estão em risco de adquirir problemas de saúde bucal. Dentre elas pode-se destacar síndrome de Sjögren, doença de Crohn, lúpus eritematoso sistêmico ou cutâneo e doença de Addison. Suas intercorrências possuem achados que podem ser identificados na cavidade oral como boca seca, síndrome de queimação bucal, língua rígida, crescimento excessivo da gengiva e maior risco de cárie e doença periodontal. A prevalência é maior em mulheres de meia idade por também possuir relação com fatores hormonais, podendo ter início em qualquer idade. Homens também podem ser afetados, porém com menor intensidade. Considerações finais: As lesões orais podem ser o primeiro ou mesmo o único sinal das doenças imunológicas. O cirurgião-dentista possui papel decisivo no diagnóstico e acompanhamento destes pacientes. Assim, cabe uma anamnese e exame clínico minuciosamente detalhado. O profissional pode permitir a detecção das mesmas em estágios precoces e, consequentemente, providenciar uma adequada terapêutica minimizando assim o risco de envolvimento de outros órgãos, levando a um melhor prognóstico e qualidade de vida dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miranda, Fernanda Barros de. "PRINCIPAIS MÉTODOS PARA O DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DO DIABETES MELLITUS TIPO 2." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1429.

Full text
Abstract:
Introdução: Diabetes Mellitus tipo 2 (DMT2) é uma doença por decorrência de resistência a insulina nas células musculares e adiposas devido à redução de sua ação, resultando em hiperinsulinismo e hiperglicemia. O DMT2 é o mais prevalente, corresponde de 90% a 95% dos casos e acomete em sua maioria, indivíduos adultos. Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes mostram que o número de casos do DMT2 eleva a cada ano, em consequências de numerosas condições que influenciam sua etiologia, como fator genético, obesidade, sedentarismo, crescimento e envelhecimento populacional, tabaco, dentre outros fatores. Objetivo: O Diagnóstico depende de várias avaliações para sua definição. Sendo assim, o objetivo desse estudo é reunir os principais métodos laboratoriais utilizados nos laboratórios de análises clínicas, no Brasil. Materiais e métodos: Foram utilizados conteúdos dos últimos 8 anos para revisão bibliográfica, compostos por livros, artigos científicos, dissertações e órgãos. Através da busca nas seguintes bases de dados “Google Acadêmico” e “Sociedade Brasileira de Diabetes”. Resultados e Discussão: Sua identificação é realizada através dos seguintes exames: Para a glicemia de jejum, é de suma importância que o exame seja realizado com no mínimo 8 horas de jejum. Seu valor de referência é <100mg/dl, pré-diabetes vão de ≥100 a <126mg/dl e para DMT2 é ≥126 mg/dl. O teste oral de tolerância a glicose é realizado após 2 horas da ingestão de 75g de glicose em 250 a 300ml de água, fazer a ingestão durante 5 minutos. Esse exame deve seguir alguns critérios para sua execução, como jejum de 10 a 16 horas e fazer consumo de pelo menos 150g de carboidratos por dia durante os 3 dias anteriores. Seu valor de referência é <140mg/dl, pré-diabetes vão de ≥140 a <200mg/dl e para DMT2 é ≥ 200mg/dl. A Hemoglobina glicada não é específica para DMT2, podendo ter interferência de outras doenças e etnia para seu diagnóstico. O valor de referência para o DMT2 é ≥ 6,5%. Conclusão: É de suma importância um diagnóstico precoce e fidedigno do Diabetes Mellitus, para que medidas sejam tomadas antecipadamente impedindo seu desencadeamento ou postergar o surgimento de complicações crônicas nos indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Guilherme Ferreira Santos, Anna Julia Antunes Pereira, and Marcelo José da Silva Magalhães. "MIELORRADICULOPATIA ESQUISTOSSOMÓTICA: MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/750.

Full text
Abstract:
Introdução: A mielorradiculopatia esquistossomótica (MRE) é uma forma ectópica grave e incapacitante de apresentação da esquistossomose, doença de caráter endêmico associada à pobreza e ao baixo desenvolvimento econômico, muito disseminada nacionalmente. No Brasil, a MRE deve-se, principalmente, à infecção pelo S. mansoni no SNC a nível medular. À medida que os conhecimentos sobre esta patologia são difundidos, tem sido cada vez mais relatada, o que reforça a hipótese de subnotificação. Nesse sentido, é provável que esteja sendo incorretamente diagnosticada, o que ratifica a importância do conhecimento clínico, dos métodos diagnósticos e do tratamento acerca da MRE. Objetivo: Nesse trabalho de revisão bibliográfica objetiva-se esclarecer as manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento da Mielorradiculopatia esquistossomótica. Material e Métodos: A composição do estudo científico resultou da compilação de artigos publicados entre os anos de 2000 a 2020, através do Google Acadêmico e Portal do Ministério da Saúde. Foram identificados e classificados por ordem de relevância 189 artigos, dentre estes 09 foram utilizados na composição deste material. Discussão: As manifestações clínicas são diversificadas. Regularmente evidencia-se dor lombar, disfunção urinária e alterações de sensibilidade de membros inferiores (Síndrome Prodrômica). O diagnóstico se dá pela evidência clínica de lesão neurológica e pela positividade de reações imunológicas específicas para esquistossomose confirmada por imunofluorescência, ELISA ou hemaglutinação. Análise liquórica revela pleocitose linfomononuclear e hiperproteinemia. A ressonância magnética, mielografia e mielotomografia são métodos de imagem que podem revelar alterações, porém são restritos devido ao alto custo. Quanto ao tratamento: Praziquantel 50mg/kg no adulto e 60mg/kg na criança (até 15 anos), divididos em duas tomadas, via oral, com intervalo de quatro horas, associado a Prednisona 1mg/kg/dia, dose única, via oral pela manhã, por 6 meses, com retirada gradual. A intervenção cirúrgica pode ser considerada quando verifica-se piora ao tratamento clínico. O bom prognóstico se correlaciona com o tratamento precoce da infecção. Diagnósticos diferenciais: mielite, hérnia discal lombar, esclerose múltipla, trauma medular, tumores, deficiência de vitamina B12, vasculite, siringomielia, neurocisticercose, etc. Conclusão: Todos os profissionais da saúde devem estar aptos a reconhecer e diagnosticar MRE de modo a estabelecer diagnóstico, iniciar tratamento de forma precoce e minimizar riscos de sequelas neurológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vale, Paula Melo, Juliana Gonzaga Araújo Clark, Natália Campos Ramos, Rachel Calazans De Oliveira Costa Costa, and Sofia Assis Alvarenga. "O USO DE INTERFERON-BETA NO TRATAMENTO DE ESCLEROSE MÚLTIPLA." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/981.

Full text
Abstract:
Introdução: A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune que acomete o sistema nervoso central (SNC), promovendo a destruição da bainha de mielina. É considerada rara, cuja epidemiologia é de 30 para 100.000 pessoas no mundo, sendo mais comum em mulheres. Essa doença apresenta como um dos sintomas mais recorrentes a fadiga, caracterizando-se pela dificuldade em manter a contração muscular. Também são relatados sintomas como astenia, neurite óptica, paresia ou parestesia de membros, disfunção da coordenação e equilíbrio, mielites, disfunções esfincterianas e disfunções cognitivo comportamentais. A fisiopatologia da doença é pouco conhecida, mas evidências indicam que a EM é causada por células Th1 e Th17, que reagem contra antígenos próprios da mielina, resultando na inflamação do SNC com ativação de macrófagos ao redor dos nervos, do cérebro e da medula espinhal, destruição da mielina e anormalidades na condução nervosa. O diagnóstico é feito pela avaliação clínica e por exames complementares, sendo a ressonância magnética o padrão-ouro. Uma das terapias utilizadas para EM é a administração de Interferon-Beta (IFN-β), possuindo papel modulador na resposta inflamatória desencadeada pela imunidade celular no SNC. Objetivo: Discutir sobre o tratamento alternativo da Esclerose Múltipla com Interferon-Beta, compreendendo o mecanismo de ação dessa citocina na doença. Material e Métodos: Revisão bibliográfica integrativa de estudos nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS, com os descritores "esclerose múltipla", "interferon beta" e "tratamento". Resultados: Foram analisados oito estudos sobre o tratamento da EM pelo IFN-β; a maioria deles relata a satisfação dos pacientes com esse medicamento, além de se mostrar eficiente na diminuição dos surtos e sintomas da doença. Dentre os principais resultados da terapia com INF-β, nota-se a redução de citocinas pró-inflamatórias e o aumento de citocinas anti-inflamatórias, o que confirma a sua eficácia como imunomodulador. Conclusão: A esclerose múltipla está entre as mais vulneráveis das doenças neurológicas devido à sua cronicidade e ao acometimento de adultos jovens. Em relação ao tratamento, o uso de imunomoduladores têm sido eficaz, sendo o IFN-β uma opção muito utilizada. Observa-se a redução do número de surtos em parcela significativa desses pacientes, além da progressão mais lenta da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guimarães, Aléxia Sousa, Letícia Vieira Silva, and Hiara Lopes Pinheiro Teixeira. "FATORES PREDITORES DE MORTALIDADE EM INFECÇÃO POR PNEUMOCYSTIS: REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1965.

Full text
Abstract:
Introdução: Pneumocystis é uma espécie de fungo que pode acometer imunossuprimidos ou não, apresentando, nos primeiros, desfechos mais graves. Objetivo: Este trabalho busca descrever características da população acometida por este, bem como descrever variáveis que possam levar à mortalidade. Material e Métodos: Trata-se de um estudo quali-quantitativo, observacional do tipo revisão sistemática de literatura. Foram utilizadas palavras-chave: “Pneumocystis” AND “Mortality”. Sendo a partir disso escolhidos relatos e série de casos dos últimos 5 anos para compor esta revisão, resultando em 29 de 42 artigos encontrados. Dos excluídos, 12 por não tratar do desfecho e 1 por tratar apenas da presunção da doença. Resultados: Os trabalhos abarcavam relatos de 57 pacientes, sendo que destes 6 não descreveram o sexo, 30(52.63%) eram homens, 38(66.67%) acometidos possuíam outra doença como dermatomiosite, artrite reumatoide ou neoplasias, estando em tratamento para estas com imunossupressores, no entanto, 19(50.00%) destes apresentavam HIV positivo unicamente ou em conjunto com outras doenças. Quanto a mortalidade, 17(29.82%) tiveram este desfecho, todos tinham alguma patologia associada, sendo as mais encontradas artrite reumatoide(4, 23.53%), dermatomiosite e HIV(3, 17.65%, casos para cada) e COVID-19(2, 11.76%) e 12(70.59%) eram mulheres. Outros fatores que se relacionaram diretamente à mortalidade foram diagnósticos tardios, retardo no uso da ventilação mecânica não-invasiva, não utilização da membrana de oxigenação extracorpórea, coinfecção viral e gene do canal de cálcio mediado por cálcio deficiente, sobretudo este último, em crianças. Conclusão:A mortalidade dentre pacientes HIV positivos pode ter reduzido a partir da compreensão da infecção do Pneumocystis como doença oportunista, levando ao raciocínio imediato por parte da equipe de saúde e seu tratamento precoce nessa população, entretanto, este raciocínio deve ser estendido para outras causas de imunossupressão que não estejam nos casos clássicos. Em tempos atuais, de uma doença respiratória(COVID-19), deve ter ainda mais cuidado para não subdiagnosticar esta patologia, levando consequências fatais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de Oliveira, Thayla Mohana Cardoso, Suelem Tavares da Silva Penteado, Juliana Karina de Oliveira, Suzane Virtuoso, and Jakeline Liara Teleken. "RASTREAMENTO DE DIABETES MELLITUS EM PACIENTES DE UMA FARMÁCIA BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR." In II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1030.

Full text
Abstract:
Introdução: Diabetes mellitus é uma doença crônica, considerada um problema de saúde pública mundial. O rastreamento em saúde é um conjunto de procedimentos que possibilita a identificação provável da doença facilitando diagnóstico e tratamento,pode ser realizado por vários profissionais, incluindo o farmacêutico. Objetivo: Rastrear entre os indivíduos assistidos pelo serviço de uma Farmácia Básica no município de CascavelPR, aqueles com alterações de glicemia capilar ou com sintomas sugestivos de DM2Metodologia: Foi realizado um estudo transversal com 96 pacientes de 20 a 79 anos, de ambos os gêneros, sem diagnóstico de DM2. Foram coletados dados sociodemográficos (idade, sexo,e escolaridade) e antropométricos (IMC e circunferência abdominal). Posteriormente, foi realizado a aplicação do questionário FINDRISC que avalia o risco do desenvolvimento de DM2. Por fim, foi realizado um teste de glicemia capilar e os pacientes com glicemia maior que 140mg/dL receberam encaminhamento para elucidação do diagnóstico. O presente projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da UNIOESTE sob parecer número: 3.848.285 Resultados: a faixa etária mais prevalente entre os pacientes foi de 44 anos (50,0%) e a maioria (70,8%.) do sexo feminino. A maioria (38,6%) dos pacientes possuía ensino médio completo e 5,2% eram nãoalfabetizados. Em relação a obesidade, 46,9% apresentaram obesidade grau I e 37,5% apresentaram sobrepeso. Em relação a circunferência abdominal, obteve-se uma incidência de mulheres (83,8%) e homens (42,9%) com valores de circunferência abdominal acima do que é preconizado pela OMS. A maioria dos pacientes (51%) foi classificado como risco levemente moderado para desenvolver DM2, 26% apresentaram risco alto e 3% apresentaram risco muito alto. Contudo, 95,8% dos pacientes apresentaram valores de glicemia capilar dentro da normalidade e 4,2% dos pacientes apresentaram glicemia elevada e receberam encaminhamento médico. Conclusão:O rastreamento em saúde pode ser benéfico, auxiliando em um diagnóstico e tratamento precoce, evitando futuras consequências mais graves da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mello-Júnior, Ricardo de Araújo, Maria Eduarda Santos Ritt, Beatriz Modesto Prata, Fabiana Bergson Oliveira Lima, and Douglas Reis Abdalla. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE LEISHMANIOSE VISCERAL NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/726.

Full text
Abstract:
Introdução: A Leishmaniose Visceral (LV) ou calazar é considerada uma doença crônica grave, possivelmente fatal para o homem e a qual a letalidade pode atingir a ordem de 10% quando não realizado o tratamento adequado. É causada por um protozoário do gênero Leishmania, referente ao grupo Leishmania donovani. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil epidemiológico dos casos de LV no estado de Minas Gerais, no período entre 2015 a 2019. Material e métodos: A pesquisa foi realizada com base nas informações disponíveis no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Na análise, as variáveis utilizadas foram: escolaridade, raça, sexo, faixa etária, co-infecção pelo HIV, diagnóstico parasitológico, diagnóstico imunológico e evolução. Dessa forma, foi possível avaliar a prevalência da LV no estado de Minas Gerais, nos últimos 5 anos. Resultados: Na análise de dados, nota-se um total de 2659 casos nos anos de 2015 a 2019, sendo que no ano de 2017 houve o maior número de ocorrência da doença com 875 casos. Dentro das variáveis, observa-se maior prevalência da LV nos seguintes grupos: sexo masculino (1716 casos), faixa etária de 40 a 59 anos (651 casos), indivíduos com ensino fundamental incompleto (423 casos), raça parda (1692 casos), diagnóstico parasitológico positivo (713 casos) e coinfecção para HIV negativa (2103 casos). Dos 2654 casos, 2120 evoluíram para cura da doença e 271 vieram a óbito devido a esta enfermidade. Conclusão: LV é uma doença crônica grave. Através do DATASUS avaliamos o perfil epidemiológico (2015-2019) em Minas Gerais. Foram primordiais as variáveis elegidas constatando-se os grupos mais susceptíveis. Ademais, quando tratada corretamente, a taxa de cura prevalece em relação à letalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Train, Glenda, Jeovane Alves, and Lucas Ferrari Oliveira. "Análise da Quantidade de Sementes Necessárias para a Segmentação Semi-Automática em Imagens de TC de Pulmão Utilizando Crescimento de Região." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11505.

Full text
Abstract:
Dentre as categorias de câncer, o câncer de pulmão é o terceiro mais incidente e detém a maior taxa de mortalidade mundial. Doenças pulmonares, como câncer e ILDs (Interstitial Lung Disease), possuem uma maior possibilidade de cura quando diagnosticadas precocemente. Visando contribuir para a realização desses diagnósticos, essa pesquisa propõe um método semi-automático de segmentação de pulmão baseado na técnica de crescimento de região e apresenta uma análise do impacto da localização e quantidade das sementes utilizadas. Diversos experimentos foram realizados em duas bases, HUG-ILD e Vessel 12, obtendo coeficientes Dice de 96,94% ​± 1,41% e 96,83% ​± 0,92%, respectivamente.​
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Rebeca Karoline Ribeiro dos Santos, Mariana Martins Navas Moizes, Cesar Augusto Dinóla Pereira, and Elaine Cristina Soares. "CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA FELINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA ATUAL." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1931.

Full text
Abstract:
Introdução: Dentre as cardiomiopatias a Cardiomiopatia hipertrófica felina (CMH) é a mais frequente, sua progressão ocorre em grande parte dos casos. Sua etiologia é discutida há muitos anos, porém, ainda hoje, baseia-se em especulações, pois os estudos que se propuseram a comprovar, ainda possuem questões não respondidas. Foi determinado então, que o diagnóstico deve se basear no fenótipo da doença e manifestações clínicas compatíveis, não na etiologia. Tais fenótipos, podem ser detectados por meio de exame clínico e exames complementares. O tratamento se norteia no estadiamento da cardiomiopatia, ainda que a sua causa não seja determinada, pois, os fenótipos da CMH e manifestações clínicas, podem variar de acordo com o estágio da doença e possuírem aspectos comuns com outras cardiomiopatias. Objetivos: Esta revisão busca elucidar aspectos sobre a doença, com enfoque em dados recentes de literatura. Materiais e Métodos: Seguindo os preceitos de estudo exploratório foi realizada uma revisão sistemática da literatura. Foram incluídos como referências bibliográficas trabalhos publicados em plataformas reconhecidas na comunidade científica, bem como livros de autores renomados e trabalhos recentes. Resultados: A CMH apresenta-se em torno de 15% da população de gatos, as teorias mais aceitas para sua etiologia, indicam alteração nos genes responsáveis pela produção de proteínas sarcômeras, com predisposição racial, levando a uma hipertrofia cardíaca congestiva concêntrica do lado esquerdo do coração. Os animais podem apresentar-se desde assintomáticos a sintomas graves. O diagnóstico se dá por apresentação dos fenótipos de CMH nos exames complementares e manifestações clínicas compatíveis, sendo o ecocardiograma o padrão ouro, mesmo que possua suas limitações. O tratamento se baseia no estadiamento da doença, sendo os estágios: A, B (B1 e B2), C e D. O prognóstico depende principalmente de quais disfunções orgânicas que o animal apresenta, podendo ser ruim em muitas situações. Conclusão: A CMH se origina de uma possível herança genética deficiente desencadeando uma hipertrofia em ventrículo esquerdo com diversas alterações subsequentes. Os sintomas variam conforme a progressão da doença. Sua classificação se baseia no fenótipo e dará direção para o diagnóstico. O tratamento se baseia no estadiamento da cardiomiopatia, ainda que a sua causa não seja definida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography