Academic literature on the topic 'Dentes retidos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Dentes retidos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Dentes retidos"

1

Ribeiro, Dalila Marinho, Patrícia Rettore Ferreira Garcia, Taís Nogueira Francisco, Rodrigo Guerra Oliveira, and Francielle Silvestre Verner. "Avaliação do posicionamento de terceiros molares inferiores retidos e sua possível correlação com o ângulo goníaco." HU Revista 43, no. 2 (July 16, 2018): 105–11. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2017.v43.2643.

Full text
Abstract:
Dente retido é aquele que por motivos mecânicos ou patológicos não erupciona quando atinge seu período fisiológico de erupção. Os terceiros molares inferiores são os elementos que mais comumente podem tornar-se retidos. O ângulo goníaco indica o grau de inclinação entre o corpo e o ramo da mandíbula, sendo utilizado para diagnóstico das desordens craniofaciais e avaliação do padrão de crescimento dos pacientes. O objetivo no presente estudo foi verificar a correlação entre o ângulo goníaco e a posição de terceiros molares inferiores retidos. Foram incluídas neste estudo radiografias panorâmicas de 298 pacientes, 148 homens e 150 mulheres, que apresentavam os dentes 38 e 48 completamente formados e retidos. Foram analisadas as posições dos terceiros molares por meio das classificações de Pell e Gregory (1942) (classificação em relação aos segundos molares – classes A, B e C; classificação em relação à borda anterior do ramo da mandíbula – classes I, II e III) e Winter (1926) (classificação em vertical, mesioangular, distoangular, horizontal e invertido). As mensurações do ângulo goníaco foram obtidas no programa ImageJ. O posicionamento mais prevalente dos terceiros molares inferiores retidos em relação ao plano oclusal dos segundos molares foi o B; a posição mais encontrada para esses dentes em relação à borda anterior do ramo da mandíbula foi a II; a posição mais observada na classificação de Winter foi a mesioangular. O coeficiente de Pearson evidenciou uma correlação significante entre o ângulo goníaco e posição dos dentes em relação ao bordo anterior do ramo da mandíbula (p≤0,001). Com base nos resultados do presente estudo, pode-se concluir que houve correlação significante entre a posição dos terceiros molares em relação ao bordo anterior do ramo da mandíbula (classificação de Pell e Gregory, 1942) e o ângulo goníaco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

GONÇALVES, Francisca A., João Batista BURZLAFF, Aluí Oliveira BARBISAN, and João Antônio Neto CAMINHA. "Complicações pré-operatórias associadas à retenção dos 3°s molares inferiores." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 41, no. 2 (October 15, 2000): 44–50. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.7766.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este trabalho tem por objetivo verificar a freqüência das complicações relacionadas à retenção do terceiro molar inferior. Materiais e métodos: Os dados foram obtidos nos prontuários dos pacientes atendidos no Centro de Tratamento Buco-Maxilo-Facial do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período de janeiro de 1996 a julho de 1999. O instrumento de coleta de dados é composto por itens referentes ao sexo, idade, raça, presença ou não de terceiro molar inferior retido, classificação das retenções e complicações associadas à retenção. Foram selecionados os casos de retenção dos terceiros molares inferiores (38 e 48), levantadas as complicações das retenções e realizada a relação destas com as variáveis sexo, idade, raça e classificação das retenções. Resultados: Detectou-se 366 dentes dentes retidos, sendo 110 dentes com e 256 sem complicação. A pericoronarite foi a complicação mais freqüente para os dentes 38 (60%) e 48 (63%), seguida por cisto, rizólise e cárie. Conclusões: A pericoronarite foi a complicação predominante (61,8%) e o sexo feminino, nesses casos, foi o mais freqüente (58,8%). Considera-se a extração profilática como indicada para terceiros molares inferiores retidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dias-Ribeiro, Anabelle, Julliana Cariry Palhano Freire, Eduardo Cunha Carneiro Braga, Eduardo Sant’Ana, and Eduardo Dias-Ribeiro. "Avaliação de terceiros molares retidos: um estudo retrospectivo em João Pessoa–PB, Brasil." Revista da Faculdade de Odontologia de Lins 27, no. 2 (December 19, 2017): 5. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1236/fol.v27n2p5-15.

Full text
Abstract:
Dentes retidos podem ocasionar patologias, onde os terceiros molares são os elementos mais prevalentes de inclusão. Complicações operatórias e um correto plano de tratamento são possíveis através do estudo da posição desses dentes em radiografias, sendo as classificações de Pell e Gregory e Winter as mais utilizadas. O presente estudo objetivou analisar a prevalência de terceiros molares inclusos retidos em radiografias ortopantomográficas em uma clínica de radiologia, João Pessoa-PB, Brasil. Foram analisadas 249 radiografias com total de 996 regiões. Terceiros molares inferiores e sexo feminino foram mais prevalentes. Para os dentes superiores, segundo Winter, a posição vertical foi a mais prevalente e a mésio-angular nos inferiores. Nesses de acordo com Pell e Gregory, a posição prevalente foi a classe II-A. Em procedimentos cirúrgicos o profissional estando com um diagnóstico preciso através dessas duas classificações (Winter; Pell e Gregory) poderá desenvolver um transoperatório e um prognóstico favorável ao paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guerra, Felipe Aurélio, Natasha Magro Érnica, Geraldo Luiz Griza, and Eleonor Alvaro Garbin Júnior. "Abordagem cirúrgica de quartos molares retidos em mandíbula: relato de caso." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 5, no. 1 (March 25, 2019): 41–45. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.5.1.041-045.oar.

Full text
Abstract:
Dentes supranumerários são mais frequentes na dentição permanente da maxila, tendo maior prevalência no sexo masculino. Sua presença pode ocasionar atraso na erupção dos dentes vizinhos, má oclusão, formação de cistos ou reabsorções radiculares. Visto que a presença de quartos molares é rara, o diagnóstico precoce, baseado em um exame clínico minucioso e exames complementares adequados, é chave para uma conduta prudente e minimização de injúrias no momento da extração. No presente artigo, será relatado o caso clínico de um paciente do sexo masculino, 23 anos de idade, não portador de doenças de base ou hábitos deletérios, que apresentou-se para extração dos terceiros e quartos molares, com ausência de queixas álgicas ou sensitivas. Após realização do exame clínico, radiográfico e tomográfico, o plano de tratamento foi a extração de todos os terceiros e quartos molares. A conduta cirúrgica empregada mostrou-se efetiva na remoção dos dentes inclusos, com tempo cirúrgico adequado e ausência de complicações pós-operatórias. O diagnóstico precoce, junto a um correto planejamento por meio de exames como tomografia computadorizada, é de grande valia para o sucesso no tratamento de dentes retidos e supranumerários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Pedro Luiz de, Larissa Victória Barbosa Freitas, Ana Paula Pantoja Rodrigues, Johnatan Luis Tavares-Goes, Ana Carolina Dantas Pimenta Da Silva, and João Marcelo Ferreira De Medeiros. "ESTUDO DOS TERCEIROS MOLARES RETIDOS EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 7 (August 6, 2021): e27499. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i7.499.

Full text
Abstract:
Os terceiros molares apresentam as maiores frequências de retenção dental, seguidos dos caninos superiores e dentes supranumerários. Geralmente, a presença desses dentes, sob circunstâncias de estagnação, é constatada por meio da efetuação da radiografia panorâmica. Diante disso, os últimos molares podem ser agrupados de acordo com as classificações propostas por Winter e Pell & Gregory. O presente estudo avaliou a frequência dos terceiros molares retidos em relação às classificações de Winter e Pell & Gregory, em uma subpopulação da região norte do Brasil. Realizou-se um estudo retrospectivo, descritivo, com dados de radiografias panorâmicas de pacientes adultos atendidos na clínica odontológica de uma Instituição de Ensino Superior da região Norte do Brasil. Os resultados apontaram 500 imagens (62,1%) do gênero feminino e 305 (37,9%) do gênero masculino. Do total de terceiros molares retidos observados, 1.334 encontravam-se na maxila e 1.316 na mandíbula, sendo mais comum no lado direito (1.359) do que no lado esquerdo (1.291). Conclui-se que a maior frequência de terceiros molares retidos foi observada em pacientes do gênero feminino; a posição mais comum dos terceiros molares superiores foi vertical, e nos inferiores a mésio-angular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cappellette, Mario, Mario Cappellette Jr., Luciana Cappellette Monteiro Fernandes, Arnaldo Pinto de Oliveira, Lúcia Hatsue Yamamoto, Flávio Toshiki Shido, and Walter Cerveira de Oliveira. "Caninos permanentes retidos por palatino: diagnóstico e terapêutica: uma sugestão técnica de tratamento." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 13, no. 1 (February 2008): 60–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192008000100008.

Full text
Abstract:
Os dentes seguem uma seqüência de erupção favorável no desenvolvimento da oclusão normal, mas algum distúrbio desse mecanismo, nesse período de transição da dentadura mista para a permanente, pode levar a alterações na seqüência ou mesmo no trajeto de erupção, levando a impactação de dentes. Os caninos superiores permanentes, depois dos terceiros molares, apresentam maior ocorrência de impactação, especialmente na região palatina, mesmo na presença de espaço suficiente para o seu alinhamento na arcada dentária. Na impossibilidade do diagnóstico precoce, esforços serão empregados para reposicionar o dente no arco dentário evitando sua extração, dada a sua importância no equilíbrio, harmonia e função do arco dentário. Nos casos não diagnosticados ou tratados inadequadamente podem ocorrer perturbações mecânicas, infecciosas ou neoplásicas. O prognóstico depende da posição do canino em relação às estruturas adjacentes e à possibilidade de movimentação ortodôntica. O presente trabalho aborda os principais fatores a serem considerados nos casos de caninos superiores permanentes impactados, tais como processo de erupção, etiologia, diagnóstico e uma forma de tração proposta para caninos impactados. Também será apresentado um caso clínico em que se optou pelo tratamento ortodôntico-cirúrgico, cuja técnica de tração tem-se mostrado bastante eficiente nos casos de impactação de caninos no palato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Da Cunha Filho, João Julio, Edela Puricelli, Tatiana Wahl Hennigen, Mauro Gomes Trein Leite, Maurício Assunção Pereira, and Gustavo Lisboa Martins. "Ocorrência de dentes supranumerários em pacientes do serviço de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, Faculdade de Odontologia da UFRGS, no período de 1998 a 2001." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 43, no. 2 (June 18, 2002): 27–34. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.104245.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma revisão de 848 radiografias panorâmicas dos arquivos da Disciplina de Cirurgia e Traumatologia BucoMaxilo-Facial, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a finalidade de avaliar a presença de dentes supranumerários, e suas características quanto ao sexo, localização, forma, situação no arco dentário, número de raízes e idade. O propósito deste trabalho foi comparar os dados encontrados com a literatura e analisar a prevalência de dentes supranumerários nessa população, segundo as características mencionadas. Foram encontrados 64 dentes supranumerários, em 54 pacientes, sendo a região anterior da maxila a de maior ocorrência, apresentando 37 (57,8%) do total dos casos de dentes supranumerários, com prevalência de dentes conóides e retidos, sem patologias locais associadas. Os resultados encontrados na população estudada estão de acordo com os achados científicos publicados na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

NUNES, Leandro Soeiro de Souza, Cláiton HEITZ, Raphael Carlos Drumond LORO, and Roberto Fernandes Carvalho e. SILVA. "Avaliação da relação entre o grau de retenção dentária e o tipo de retalho mais indicado para a cirurgia de remoção de terceiros molares inferiores retidos." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 46, no. 1 (January 26, 2005): 27–31. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.7607.

Full text
Abstract:
O tratamento cirúrgico de dentes retidos, especialmente os terceiros molares, é uma das atividades cirúrgicas realizadas com maior freqüência nos consultórios odontológicos. A localização das incisões e a escolha do tipo de retalho são determinadas em função do acesso desejado e das estruturas anatômicas relacionadas. O objetivo do presente trabalho foi comparar quanto à cicatrização, deiscência de sutura e indicações, as incisões angulares com relaxante na mesial do segundo molar ou na distal do segundo molar, a incisão em envelope e a incisão em V. Foram atendidos 34 pacientes que possuíam terceiros molares inferiores retidos. Os pacientes foram divididos nos quatro grupos de diferentes retalhos. Ao final do estudo, observou-se que o grau de retenção influencia no tipo de retalho escolhido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dias, Flaviana Alves, Lucineide Lima Dos Santos, Marcio Rodrigues De Almeida, Ana Cláudia De Castro Ferreira Conti, Paula Vanessa Pedron Oltramari, Thais Maria Freire Fernandes, and Renato Rodrigues De Almeida. "Supranumerário: a Importância do Tratamento Ortodôntico Precoce." Journal of Health Sciences 21, no. 2 (June 19, 2019): 112. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n2p112-114.

Full text
Abstract:
AbstractThe presence of supernumeraries may lead to irruptive problems, such as impacted teeth, functional and aesthetic disorders. The present study describes two clinical cases, with anterior teeth eruption disorders caused by additional dental elements, treated early. Patients presented with aesthetic involvement, with delay in the emergence of the upper incisors. The clinical and radiographic examinations detected the presence of obstacles to the teeth eruption. Early treatment with 2x4 appliance was realized, followed by final corrective orthodontics. After restoration of the dimension for retained teeth, there was spontaneous eruption in clinical case 1 and need of traction in clinical case 2. When patients reached the complete permanent dentition, a corrective phase was performed with the objective of detailing the dental occlusion and finishing the treatment. The early diagnosis of teeth impacted and supernumerary, provide the achievement of adequate occlusion and positive aesthetic of patients, with good prognosis, avoiding psychological and functional problems caused by absence of anterior teeth. Keywords Interceptive Orthodontics. Supernumerary Tooth. Ectopic Tooth Eruption. ResumoA presença de supranumerários pode ocasionar problemas irruptivos, como impacção de dentes, desordens funcionais e estéticas. O presente trabalho descreve dois casos clínicos abordados precocemente, com alterações na irrupção de dentes anteriores devido a presença de supranumerários. Os pacientes apresentavam queixas estéticas, com atraso no aparecimento dos incisivos superiores. Os exames clínico e radiográfico detectaram a presença de barreiras irruptivas. Realizou-se tratamento precoce com auxílio da mecânica 4x2, seguido pela ortodontia corretiva final. Após etapa de restabelecimento da dimensão para os dentes retidos, houve irrompimento espontâneo no caso clínico 1 e necessidade de tracionamento no caso clínico 2. Quando pacientes atingiram a dentição permanente completa, realizou-se uma fase corretiva com o objetivo de detalhamento da oclusão dentária e finalização do tratamento. O diagnóstico precoce de impacção dentária e detecção de supranumerários favoreceu a restituição de oclusão adequada e estética dos pacientes, com prognóstico muito favorável, evitando problemas psicológicos e funcionais provocados pela ausência de dentes anteriores. Palavras-chave: Ortodontia interceptora. Dente supranumerário. Erupção ectópica de dente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bispo, Luciano Bonatelli. "Da necessidade e oportunidade da exodontia: relato de caso de incisivo superior retido." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 31, no. 2 (September 16, 2019): 194. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicidv3122019p194-204.

Full text
Abstract:
A evolução dos materiais e técnicas na Odontologia Contemporânea aperfeiçoou as possibilidades terapêuticas assim como os meios de diagnóstico por imagem. Utilizar meios complementares aos exames clínicos colabora para uma maior previsibilidade de tratamento, com menor morbidade para o paciente e maior segurança na localização anatômica de estruturas nobres. A segurança cirúrgica está centrada no binômio mínima invasão dos tecidos e confiança interventiva, com evidentes benefícios durante a anestesia/diérese, a hemostasia, bem como a síntese. Planejar adequadamente possibilita prever riscos e ponderar eventuais sequelas que possam surgir durante e após o ato operatório. Mesmo que a desejável correção ortodôntica e a imediata instalação de fixações não sejam possíveis, aguardar a oportunidade ideal de reabilitação e a necessidade de intervenções posteriores requerem uma curva de aprendizagem que denota paciência e meticulosidade. Variáveis como dentes retidos, lesões intraósseas, falta de espaço na arcada dentária, proximidade com vasos sanguíneos e nervos, entre outras; constituem empecilhos comumente encontrados na clínica diária. O objetivo deste trabalho foi ilustrar um caso clínico cuja remoção de um incisivo superior retido melhorou a condição oclusal do paciente, para que pudesse ser submetido, posteriormente, a uma correção ortodôntica para ganho de espaço e aposição de fixação osseointegrada em área estética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Dentes retidos"

1

Felino, António Cabral de Campos. "Estudo da prevalência e repercussoes da inclusao do dente canino numa populaçao portuguesa." Tese, [Porto] : [s.n.], 1993. http://catalogo.up.pt/F?func=find-b&local_base=UPB01&find_code=SYS&request=000099197.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Felino, António Cabral de Campos. "Estudo da prevalência e repercussoes da inclusao do dente canino numa populaçao portuguesa." Doctoral thesis, [Porto] : [s.n.], 1993. http://hdl.handle.net/10216/63962.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Farhat, Marilza Aparecida Stolf. "Estudo comparativo do efeito do piroxicam e do nimesulide no pos-operatorio de pacientes submetidos a cirurgia de terceiros molares retidos." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290850.

Full text
Abstract:
Orientador: Ennes Macari de Abreu
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-22T21:28:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Farhat_MarilzaAparecidaStolf_D.pdf: 2646337 bytes, checksum: 13bae65fe572215e762981ab9811ed9b (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: o presente experimento clínico teve como objetivo avaliar, comparativamente a eficácia de nimesulide e de piroxicam, no controle da dor, do trismo e do edema, após extração de terceiros molares inferiores retidos. Foram utilizados 18 pacientes saudáveis, com necessidade da remoção dos 2 terceiros molares inferiores retidos, sendo esta retenção, semelhante. Cada indivíduo foi o controle de si mesmo, recebendo 4 comprimidos de 100 mg de nimesulide, sendo 1, administrado 1 h antes da remoção do dente e os demais a cada 12 h, ou 2 comprimidos de 20 mg de piroxicam, sendo 1 administrado antes da cirurgia e o outro no dia seguinte. Todos os pacientes receberam 1 comprimido de 5,0 mg de diazepam 1 h antes da cirurgia: e 10 comprimidos de 500 mg de paracetamol a serem consumidos em casa, em caso de dor, anotando o tempo e o número de comprimidos utilizados. Os resultados obtidos demonstraram que ambas as drogas tiveram comportamento semelhante quanto ao trismo e ao edema, não havendo diferenças estatísticas entre elas, embora na análise do edema o piroxicam tenha demostrado maior eficácia do que o nimesulide no período de O - 24 h e menor no de 24 - 48 h. O nimesulide demonstrou maior eficácia do que o piroxicam no controle da dor nos períodos de O-24, 24 - 48 e 48 -72 h. A partir destes resultados, foi possível concluir que o uso do nimesulide, no pós-operatório de extrações de terceiros molares retidos, seria o mais indicado, com a menor probabilidade de aparecimento de efeitos indesejáveis
Abstract: The purpose of this study was to evaluate the efficacy of nimesulide (100 mg) and piroxicam (20 mg) in the control of pain, trismus, and swelling, after extraction of impacted lower third molars. The population comprised 18 healthy subjects who needed removal of 2 identical mandibular third molars. Each individual served as his own control as the teeth were removed in 2 sittings with either nimesulide 100 mg - 4 tablets) - one tablet 1 h before the removal of the tooth and each 12 h, or piroxicam (20 mg - 2 tablets) - one tablet 1 h before the extraction and the their in the following day. All the patients recei ved 1 h before the surgery one tabler of 5,0 mg diazepam. After the operations the patients were supplied with 10 tables of 500 mg paracetamol and asked to record the time and number of tablets intake. The results showed that both drugs had a similar effect in the swelling and trismus with no statistical difference, although in the swelling evaluation the piroxicam showed greater efficacy than the other drug in the period of O - 24 hs and less in the period of 24 - 48 hs. Nimesulide had a greater efficacy than piroxican in the control of pain in the periods of o - 24, 24 - 48 and 48 - 72 hs. It was concluded that the use of nimesulide would be more indicated than piroxicam with a minor probability of side effects
Doutorado
Farmacologia
Doutor em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Fernando Mendes de. "Estudo clinico comparativo dos efeitos de duas preparações distintas de betametasona, sobre as complicações decorrentes da remoção de terceiros molares retidos." [s.n.], 1990. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290779.

Full text
Abstract:
Orientador: Eduardo Dias de Andrade
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-13T23:11:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Almeida_FernandoMendesde_M.pdf: 2393966 bytes, checksum: c67878f1e8d7a7ea559d66b808498e10 (MD5) Previous issue date: 1990
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de avaliar,cli- nicamente, os efeitos de uma dose única de uma preparação fa!macêutica convencional de betametasona (4 mg), por via oral, no controle doedema, trismo e dor decorrentes da remoção de terceiros molares inferiores retidos, quando comparados aos de um tratamento com a mesma droga, contudo sob a forma de preparaçao de depósito (6 mg de betametasona) de ação prolongada, por via intramuscular. Foram selecionados 10 pacientes do setor de triagem da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP,- necessitando a remoção bilateral dos terceiros molares inferiores retidos em posições similares. Quando a cirurgia era realizada do lado esquerdo, o paciente recebia uma solução de depósito de betametasona, em dose única, por via intramuscular, meia hora antes da intervenção. Decorridos 3 semanas, o lado direito era operado sendo que neste dia, o mesmo paciente recebia 4 mg do mesmo corticóide por via oral, 1 hora antes da cirurgia. O edema foi avaliado através de um aparato ori ginal idealizado pelo autor. O trismo, mensurado pela variação da distância interincisal e a dor pós-operatória, através do consumo de analgésicos. Os resultados obtidos demonstraram que não houve diferença significativa em relação ao trismo pós-operatório quando os dois tratamentos foram comparados, nos tempos propostos. Contudo, com relação ao edema e da dor pós-operatória o controle foi mais efetivo quando a preparação de betametasona, via oral, era empregada convencional Diante disso, conclui-se que a administraçã ode uma dose única de 4 mg de betametasona, via oral, atinge seus objetivos profiláticos em relação ao controle do edema, trismo e dor pós-operatória, decorrentes da remoção de terceiros molares mandibulares retidos. Somado a isto, minimiza-se o efeito colateral provocado pela preparação de depósito de betametasona, de ação prolongada, caracterizado pela supressão mais prolongada do eixo hipotálafuo-hípófise-adrenal
Abstract: The purpose of this paper was to compare the preventive effect of two betarrethasone preparations on swelling, trismus and pain after removal of impacted mandibular third molars. Ten heal thy indi viduals who needed identical surgical oral procedures were used as sample. Thirty minutes before the first operation (left side of the jaw) they received an "' intramuscular betamethasone depot preparation. For the opposite side it was administered 4 mg of a convencional preparation of the same steroid one hour before surgery, three weeks later. Both surgical procedures took place at 8:00 A.M. Swelling was measured quantitatively with a specially designed apparatus by the author. Trismus was deducible from maximal-mouth-opening. The number of analgesic tablets taken were used to quantify pain. The results showed tha there was no statistically significant difference on trismus when both sides were compared in the post-operatory period. However, there was a reduction on edema and pain on the righ t side in the pos toperatory period. It is concluded that this conventional betamethasone preparation dosage used in the present study is effective on the control of the third molar post - operative complaints. It also seems reasonable that such oral treatment will be always better accepted than that of an intra - muscular preparation. In addition, depot corticosteroid preparation leads to a longer HPA axis suppression
Mestrado
Farmacologia
Mestre em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

D´Ottaviano, Laura Helena Aparecida Aguirre. "Alterações hemodinamicas e respiratorias em pacientes submetidos a extração de terceiros molares retidos sob anestesia local." [s.n.], 2009. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/308164.

Full text
Abstract:
Orientadores: Angelica de Assunção Braga, Mario Mantovani
Diseertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-08-14T05:34:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 D´Ottaviano_LauraHelenaAparecidaAguirre.pdf: 2786516 bytes, checksum: db128adafcc581c4c878bd235d6f90a5 (MD5) Previous issue date: 2009
Resumo: A cirurgia para extração de terceiros molares retidos, constitui a cirurgia de média complexidade mais frequentemente realizada em consultórios de cirurgiões-dentistas. Trata-se de estudo prospectivo, descritivo, com componente analítico, com o objetivo de avaliar a ansiedade dos pacientes no período que antecede o procedimento, as alterações hemodinâmicas, respiratórias e dor no intraoperatório em pacientes submetidos à extração de terceiros molares retidos sob anestesia local. Foram incluídos no estudo 42 sujeitos do sexo masculino, hígidos, com idade compreendida entre 18 e 34 anos. A anestesia foi feita com cloridrato de lidocaína a 2% com adrenalina 1:50.000 (Xylestesin®), na dose que variou de 72 a 144 mg, correspondente ao conteúdo de 2 a 4 tubetes (1,8 ml/tubete). Foram avaliados com auxílio de monitor multiparamétrico não-invasivo os seguintes parâmetros: pressão arterial sistólica, diastólica e média, frequência cardíaca, saturação periférica de O2 e frequência respiratória; o grau de ansiedade (escala de ansiedade para cirurgia odontológica - Escala de Corah) e dor (escala analógica- verbal). A análise estatística foi realizada por meio dos testes t de Student pareado e Wilcoxon pareado. O nível de significância foi fixado em 5% (p < 0,05). O tempo médio máximo de cirurgia foi 60 minutos, período considerado para análise dos resultados. Neste estudo, 20 pacientes apresentavam algum grau de ansiedade. Dor intensa foi referida por 7 pacientes nos momentos da osteotomia, odontossecção e luxação que necessitaram de complementação com anestésico local. A análise dos parâmetros hemodinâmicos e respiratórios mostrou em quase todos os momentos de avaliação, alterações significantes da pressão arterial média, diastólica e da frequência respiratória. Na maioria dos casos, 32 pacientes (76,2%) a saturação de O2 manteve-se normal (>95%), em todos os momentos. A análise dos dados mostra que pelo menos em algum momento do procedimento houve alteração clinicamente significante nos valores médios da pressão arterial sistólica e da frequência respiratória (alteração acima de 20% em relação ao valor inicial). Os resultados deste estudo permitem concluir que alterações hemodinâmicas e respiratórias podem ocorrer durante extrações de terceiros molares retidos, especialmente em pacientes ansiosos e com dor. A monitorização é importante na detecção e consequentemente prevenção dessas intercorrências, sendo particularmente útil em pacientes em que essas repercussões devam ser evitadas
Abstract: Surgical extraction of retained third molars is a surgery of medium complexity that is frequently performed in the office a dental surgeon. A prospective descriptive study with an analytical component was conducted, aimed at evaluating anxiety during the period preceding the procedure, as well as hemodynamic and respiratory alterations and pain during the intraoperative period in patients undergoing the extraction of retained third molars under local anesthesia. Forty-two healthy male subjects, ranging in age from 18 to 34 years were included in the study. Anesthesia was performed with lidocaine hydrochloride 2% with epinephrine 1:50,000 (Xylestesin®), at a dose ranging from 72 to 144mg, corresponding to 2 to 4 cartridges (1.8ml/ cartridge). A non-invasive multiparametric monitor was used to monitor the following parameters: systolic, diastolic and mean arterial blood pressure, heart rate, peripheral O2 saturation, respiratory rate; level of anxiety (anxiety scale for dental surgery - Corah's Scale) and pain (verbal analog scale). Statistical analysis was performed with a paired Student's t test and a paired Wilcoxon's test. The significance level was set at 5% (p < 0.05). The mean maximum duration of surgery was 60 minutes, which was the period considered for result analysis. In this study, twenty patients had some level of anxiety. Severe pain was reported in seven patients who required supplementation with local anesthesia during osteotomy, tooth sectioning and luxation. The analysis of hemodynamic and respiratory parameters showed in almost all the moments, significative alterations of systolic, diastolic and mean blood pressure. In the greater number of cases, 32 patients (76,2%), O2 saturation was normal (> 95%) all the time. The data analysis shows that at least at some point the procedure was clinically significant change in average systolic blood pressure and respiratory rate (change over 20% on the original).The results of this study enabled us to conclude that hemodynamic and respiratory alterations may occur during the extraction of retained third molars, especially in anxious patients with pain. Monitoring is important for the detection and thus prevention of these complications. Furthermore, it is particularly useful in patients in whom these repercussions must be avoided
Universidade Estadual de Campi
Cirurgia
Mestre em Cirurgia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sampieri, Marcelo Bonifacio da Silva. "Análise radiográfica dos tipos de retenção e raízes incidentes em terceiros molares inferiores retidos." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25149/tde-24082011-094910/.

Full text
Abstract:
A cirurgia de terceiros molares é um tratamento rotineiramente realizado pela Odontologia. Sendo considerado um procedimento difícil e que exige habilidade e treinamento do Cirurgião-dentista, espera-se que seja preferencialmente feito por um Cirurgião Bucomaxilofacial, uma vez que complicações podem ocorrer. Visando prever o grau de dificuldade cirúrgica, bem como um melhor planejamento, classificações quanto ao posicionamento dos terceiros molares foram instituídas, sendo estes tradicionalmente classificados pela sua angulação, relacionamento com a coroa do segundo molar adjacente, relacionamento espacial com o ramo ascendente e profundidade na mandíbula. As classificações mais conhecidas do posicionamento de terceiros molares são importantes uma vez que o planejamento cirúrgico decorre do tipo de retenção que o dente apresenta, porém as mesmas não consideram, por exemplo, a quantidade, o tipo, o grau de divergência entre as raízes e sua profundidade em relação ao canal mandibular. Considerando que os fatores relacionados às raízes podem tornar a exodontia mais simples ou mais complicada, interferindo no procedimento cirúrgico, parece-nos licito acreditar que o conhecimento da anatomia radicular dos terceiros molares inferiores quanto aos tipos prevalentes seja importante. Este estudo se propôs a avaliar o tipo de retenção e os tipos de raízes que mais ocorrem entre os terceiros molares inferiores retidos mandibulares. Foram avaliados 1205 dentes em 710 radiografias panorâmicas digitais, sendo que 616 dentes eram de pacientes do gênero feminino e 589 dentes eram de pacientes do gênero masculino. Destes, 600 dentes eram do lado esquerdo e 605 eram do lado direito 48. Os resultados evidenciaram que o tipo de retenção dental prevalente foi o Classe II, posição A de Pell & Gregory e em relação a classificação de Winter, o tipo de retenção dental prevalente foi o mesioangular. Observou-se que a maioria dos dentes estudados apresentaram 2 raízes, cônicas, sem dilaceração, divergência e fusão radicular. Concluiu-se então que o tipo mais comum de terceiro molar inferior retido é mesioangular, classe II, posição A, com 2 raízes cônicas, não divergentes, dilaceradas ou fusionadas.
The third molar surgery is routinely performed in dental offices. Considered by many as a difficult procedure and requires skill and training of dentists is expected to be preferably done by an Oral and Maxillofacial Surgeon, since serious complications can occur. To predict the degree of surgical difficulty, and better surgical planning, classification and placement of the third molars were introduced, which are traditionally classified by their angle, for his relationship with the crown of the adjacent second molar and about their spatial relationship with the ramus and their depth in the mandilble. The best known classification regarding the position of third molars are important since the surgical approach stems from the kind of retention that has the tooth, but they do not consider, for example, the quantity, type, degree of divergence between the roots and its depth in relation to the mandibular canal. Whereas factors related to root that can make the surgery easier or more complicated and these factors may change the surgical procedure, it seems permissible to believe that knowledge of the root anatomy of lower third molars as the types of incidence is important. This study aimed to evaluate the type of retention that most occurs and the types of roots more frequent among the retained mandibular third molars. 1205 teeth have been evaluated in 710 panoramic radiographs. Of the 710 panoramic radiographs seen, 616 teeth were of female patients and 589 teeth were of male patients. Out of total, 600 teeth were 38 and 605 teeth were 48. The results showed that the most prevalent type of retention was the Class II, Pell & Gregorys position A and regarding to Winters classification the most prevalent type was the mesioangular one. It was observed that the most part of studied teeth presented 2 roots, conical regular, without root laceration, divergence and fusion. In conclusion the most common type of lower retained third molar was the mesioangular, class II, position A, with 2 conical roots, without divergence, laceration or fusion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Daroz, Luiz Gustavo Dias. "Fresamento corretivo de estruturas implanto-retidas : influencia na adaptação marginal e na confiabilidade do teste do parafuso unico." [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289193.

Full text
Abstract:
Orientador: Guilherme Elias Pessanha Henriques
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-06T09:25:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daroz_LuizGustavoDias_M.pdf: 1050394 bytes, checksum: 25c85e7dd89cc812e9e871cdc982a3a1 (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: A obtenção de uma peça perfeitamente adaptada aos componentes de retenção, mantendo a resistência estrutural a custo acessível é o principal objetivo durante a construção de uma prótese implanto-retida de múltiplos elementos. Além disto, julgar a qualidade da adaptação das peças depende da confiabilidade dos métodos existentes para determinação da passividade. O objetivo deste estudo foi determinar o desajuste marginal de infra-estruturas metálicas implanto-retidas tipo monobloco antes e após o fresamento corretivo destas peças empregando retificador manual. Avaliou-se ainda a hipótese de que os procedimentos de fresamento corretivo podem ter influência sobre a confiabilidade do teste do parafuso único utilizado para averiguação de adaptação marginal de peças múltiplas sobre implantes. Foram confeccionadas 40 infra-estruturas metálicas pela técnica do monobloco, sendo 20 fundidas em titânio comercialmente puro (Ti c.p.) e outras 20 fundidas em liga de cobalto-cromo (Cr-Cr). Para tal, utilizou-se matriz metálica simulando a disposição clínica de implantes osseointegrados na região interforames mentonianos contendo 5 análogos de pilares cônicos para peças múltiplas padrão Branemark (Micro-Unit - Conexão) e cilindros protéticos calcináveis compatíveis. As peças confeccionadas em Ti c.p. e em Co-Cr, foram subdivididas em 2 subgrupos (n=10) de acordo com a seqüência de retificação a que foram impostas: Seqüência A ¿ fresamento corretivo das bordas de adaptação dos cilindros protéticos seguido do fresamento corretivo da base de assentamento da cabeça do parafuso protético ao pilar; e, Seqüência B ¿ fresamento corretivo da base de assentamento da cabeça do parafuso protético ao pilar seguido do fresamento corretivo das bordas de adaptação dos cilindros protéticos. A conduta forneceu um total de 4 grupos experimentais (Titânio A e B; Co-Cr A e B). As leituras de desajuste marginal, realizadas sobre a matriz metálica e com auxílio de um microscópio mensurador, foram baseadas na técnica do parafuso único e realizadas em cada estrutura antes e após cada etapa de retificação corretiva. As médias de desajuste marginal de cada estrutura foram calculadas e consideradas como uma unidade para a análise estatística. O teste de Friedman foi aplicado com nível de significância de 5% para avaliar o efeito dos diferentes passos de retificação sobre o desajuste marginal. Nos Grupos Ti A e B, assim como no Grupo Co-Cr A, não foi observada diferença significativa entre as condições experimentais (Grupo Ti A, p=0,9048; Grupo Ti B, p=0,273 e Grupo Co-Cr A, p=0,4966). Porém, diferenças estatisticamente significativas foram observadas no Grupo Co-Cr B, após a retificação corretiva das bordas dos cilindros fundidos (p=0,0017). Foi concluído que os procedimentos de fresamento corretivo não mostraram efeito significativo sobre a adaptação marginal das pecas de titânio. Contudo, em um grupo de peças fundidas em Co-Cr, a retificação das bordas dos cilindros mostrou efeito adverso sobre a passividade. Os procedimentos de fresamento corretivo parecem não apresentar influência significativa sobre a confiabilidade do teste do parafuso único, porém, devem ser realizados cuidadosamente, necessitando de aperfeiçoamentos para uma utilização segura
Abstract: The fabrication of a passively fitting framework over abutments and fixtures, maintaining its structural integrity and with a low costs, is the ultimate goal of the construction process of a multi-unit implant-support prosthesis. Furthermore, the accuracy and reliability of the passive fit determination methods have a crucial hole on framework misfit analysis. The objective was to evaluate the passive fit by the single-screw test method of cast commercially pure titanium (CP Ti) implantsupported frameworks after the corrective finishing of cast cylinders fitting borders and screw seats. The hypothesis tested was that finishing procedures could affect the single screw test measurements reliability. Were fabricated 40 frameworks by onepiece casting method, being 20 CP Ti frameworks and others 20 Co-Cr frameworks. A metallic index containing 05 Branemark-type multi-unit abutment analogs and respective calcinable cylinders were used to frameworks fabrication. The CP Ti and Co-Cr frames were assembled in 2 sub-groups (n=10) accordingly with the finishing sequence proposed: Group A - corrective finishing of cast cylinder borders followed by corrective finishing of cast cylinder screw seats - and Group B - corrective finishing of cast cylinder screw seats followed by corrective finishing of cast cylinder borders-. This conduct produce 4 experimental groups (CPTi A and B; Co-Cr A and B). The marginal gaps, assessed over the metallic matrix using a traveling microscope, were carried out before and after each corrective finishing step accordingly with one screw test protocol. The marginal misfit means of each framework was considered as a unit to statistical analyses. The Friedman¿s test was used with significance level set as 5% to analyze the effect of the different corrective finishing steps over frameworks passive fit. In the CPTi A and B Groups, and in the Co-Cr A Group, there was no significant differences between experimental conditions (Group CPTi A, p=0.9048; Group CPTi B, p=0.273 and Grupo Co-Cr A, p=0.4966). However, in the CPTi B Group, a significant difference was found after cast cylinder fitting borders corrective finishing (p=0.0015). It was concluded that the finishing process does not show any effect over Ti framewoks misfit values. However, to a group of Co-Cr frames, the fitting borders corrective finishing has a deleterious effect over passivity. The corrective finishing procedures seamed do not influence the single-screw test reliability, nevertheless, it should be used carefully and requires further improvements to guarantee a sever usage
Mestrado
Protese Dental
Mestre em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Daroz, Luiz Gustavo Dias. "Comportamento mecanico de restaurações multiplas implanto-retidas frente a presença de desajustes marginais." [s.n.], 2009. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289182.

Full text
Abstract:
Orientador: Guilherme Elias Pessanha Henriques
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-12T22:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daroz_LuizGustavoDias_D.pdf: 1960257 bytes, checksum: 5da5124c6018514dbf5ec8de5bf7228a (MD5) Previous issue date: 2009
Resumo: A obtenção de uma estrutura protética passivamente adaptada aos implantes e pilares de conexão tem sido sugerida como fundamental para se evitar falhas mecânicas e biológicas nas reabilitações implanto-retidas. Um melhor entendimento dos efeitos da deficiência de passividade poderia ajudar a entender a mecânica destas falhas. O objetivo desta tese foi estudar os efeitos da presença de desajustes marginais sobre o comportamento mecânico de restaurações múltiplas implanto-retidas. Uma série de estudos foi desenvolvida para avaliar como a presença, a magnitude e a localização dos desajustes marginais afetam a estabilidade das conexões parafusadas e a transferência de cargas para os pilares de conexão. O tipo de estrutura implanto-retida foi o mesmo em todos os estudos realizados, consistindo de uma estrutura metálica fundida em titânio comercialmente puro e parafusada sobre três pilares de conexão do tipo MicroUnit (Conexão Sistemas de Prótese). Diferentes níveis de desajuste marginal (15mm, 100mm, 150mm e 300mm) foram simulados, sendo estes localizados em diferentes pilares (pilar central ou pilar distal) no modelo em estudo, propiciando amplo padrão de comparações entre diversas condições de passividade. Ensaios de determinação da força de torque necessária para o afrouxamento dos parafusos de retenção, bem como ensaios extensiométricos para a determinação da magnitude e direção das forças incidentes no sistema implanto-retido, foram utilizados. Os resultados mostraram que a presença de desajustes marginais diminui a estabilidade dos parafusos de retenção e aumenta as cargas incididas no sistema implanto-retidos, contudo sem uma clara relação doseefeito. A localização dos desajustes influencia na magnitude e direção das cargas incididas no sistema, contudo, para a maior parte das situações testadas, o pilar central parecer ser o que recebe a maior intensidade de carga independente da localização do desajuste. Frente às condições onde os desajustes foram simulados, a intensidade das cargas de flexão foi muito pequena independe do nível do desajuste marginal. Isso pode indicar que a simulação de desajustes marginais, mesmo sendo ferramenta efetiva em termos de comparação, poderia propiciar um comportamento mecânico distinto que em uma situação clínica real.
Abstract: A passive fit between the implant prosthetic framework and its supporting abutments has been required to avoid mechanical and biological complications. A more profound knowledge about the effects of a non passive framework over its supporting abutments would help to better understand the mechanics behind these failures. The objective of this thesis was to study the mechanical behavior of implant supported restorations under different misfit situations. A series of studies was design to evaluate how framework misfits would affect the stability of the retaining screws and the stresses transferred to the implant abutments. In every study in this thesis, the implant-supported model consisted of a screw-retained multi-unit framework set over three tapered abutments MicroUnit type (Conexão Sistema de Prótese). Different misfit magnitudes - 15mm, 100mm, 150mm, and 300mm - and different misfit locations - on the central abutment or distal abutment - of implant framework to its supporting abutments were simulated to create several misfit conditions, allowing multiple comparisons. Screws loosening torque tests, as well as, strain gauge analysis, were used respectively to evaluate the screw stability and the stress generation over the implant abutments. The results showed that the misfit between the implant framework and its supporting abutments can reduce the retaining screw stability and increase the amount of stress induced to the system, but a clear dose-response effect between misfit magnitude and stress generation could not be observed. The location of the misfit can affect the stress magnitude and the stress pattern. However, the central abutment seemed to be the one that received the most intense stress despite misfit location and magnitude. The bending stresses were very low despite the misfit magnitude. This could indicate that the simulation of a vertical misfit between the implant framework and its supporting abutments may provide a different stress generation pattern than in a clinical situation.
Doutorado
Protese Dental
Doutor em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Torres, José Walter Murta 1958. "Influência dos ciclos de cocção da porcelana na força de destorque de parafusos de estruturas implanto-retidas." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289175.

Full text
Abstract:
Orientador: Guilherme Elias Pessanha Henriques
Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-21T23:50:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Torres_JoseWalterMurta_D.pdf: 1581851 bytes, checksum: 0bbcce2409164d19a4e51f955b38d595 (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: Este trabalho avaliou a resistência ao destorque em parafusos de estruturas metálicas implanto-retidas fundidas em níquel-cromo (Ni-Cr) após fundição e simulação dos ciclos de cocção da porcelana. Dois implantes hexágono externo - com 3,75 mm de diâmetro - foram posicionados, com o auxílio de um paralelômetro fresador (1000N; Bio-art), na posição de segundo pré-molar e segundo molar num troquel de resina acrílica, de maneira a ficarem parcialmente submersos na resina expondo apenas suas plataformas de adaptação. Foram confeccionados 10 troqueis de resina acrílica (n=10). A partir de cada troquel foi obtida, pelo método de fundição da cera perdida, uma infraestrutura implanto-retida utilizando-se dois cilindros calcináveis tipo UCLA. A amostra foi submetida à força de torque de seus parafusos de fixação a 20 Ncm, registrada por meio de um torquímetro digital de precisão (Torque Meter TQ-8800; Lutron), e reapertados após 10 minutos. A força de destorque foi registrada após 24 horas do torque inicial. A resistência ao destorque foi analisada após fundição da estrutura protética e simulação dos três ciclos de cocção da porcelana (opaco dentina e glaze). Foram obtidas médias de destorque para cada estrutura nas distintas etapas de avaliação no estudo. Os dados foram analisados estatisticamente pelos testes ANOVA one-way e Bonferroni, com nível de significância de 5% (p<0,05). Os valores das médias da força de destorque dos parafusos por fase foram 13,95 ± 1,12 Ncm para pós-fundição, 15,20 ± 1,18 Ncm para ciclo Opaco, 15,85 ± 1,13 Ncm para ciclo Dentina e 16,80 ± 1,03 Ncm para o glaze. A força de destorque dos parafusos após a fundição foi significativamente menor do que a obtida para os grupos que simularam o ciclo de cocção da porcelana (p<0,05). Entre as fases de simulação dos ciclos cerâmicos, observou-se maior valor da força de destorque para o glaze (p<0,05), não sendo observadas diferenças estatisticamente significantes entre as fases opaco e dentina (p>0,05). Foi possível verificar que os ciclos de cocção da porcelana influenciam a resistência ao destorque em parafusos de estruturas metálicas implanto-retidas fundidas em níquel-cromo (Ni-Cr). Observou-se que os valores de destorque aumentaram gradativamente com cada ciclo de cocção da porcelana
Abstract: This study evaluated the resistance to detorque of screws from implant-retained metal structures cast in nickel-chromium (Ni-Cr) after metal casting and simulation of porcelain firing cycle. Two external hex implants - with 3.75 mm diameters - were placed with the help of a parallelometer cutter (1000N; Bio-art), in the position of second premolar and second molar in acrylic resin die, so as to be partially submerged in the resin exposing only their platforms for adaptation. Thereupon, 10 dies were made with acrylic resin (n= 10). An implant-retained infrastructure from each die was obtained by the method of lost wax casting, using two UCLA cylinders. The sample of acrylic structures were subjected to 20 Ncm of torque to its fixing screws registered by means of a precision digital torque wrench (Torque Meter TQ-8800; Lutron) and retightened after 10 minutes. The measure of detorque was recorded 24 hours after the initial torque. The detorque resistance was analyzed after denture casting, followed by the simulation of porcelain firing cycles (opaque, dentin and glaze). Detorque averages were obtained for each structure at different stages of evaluation in this study. Data was statistically analyzed by one-way ANOVA and Bonferroni tests, at 5% significance level (p>0.05). We performed necessary statistical tests. The mean detorque force of the screws per phase were 13.95 ± 1.12 Ncm for post-casting; 15.20 ± 1.18 Ncm for cycle opaque; 15.85 ± 1.13 Ncm for cycle dentin; and 16.80 ± 1.03 Ncm for glazing. The screw's post-casting detorque resistance was significantly lower than that observed for the groups simulating porcelain firing cycles (p<0.05). Among groups simulating ceramic's cycles, the highest detorque resistance was observed for glaze group (p<0.05), with no significant statistical differences among opaque and dentin groups (p>0.05). It was possible that the porcelain firing cycle influenced detorque resistance of screws in implant-retained metal structures cast in nickel-chromium (Ni-Cr). It was observed that detorque values gradually increased after each porcelain firing cycle
Doutorado
Protese Dental
Doutor em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fragoso, Wagner Sotero. "Adaptação marginal de infra-estruturas implanto-retidas obtidas por tecnica de fundição-sobre-analogos." [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289194.

Full text
Abstract:
Orientador: Guilherme Elias Pessanha Henriques
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-04T03:50:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fragoso_WagnerSotero_M.pdf: 846623 bytes, checksum: 8a6eb47d9e498f7baef57b0a8a9006b6 (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: A redução de desajustes marginais em estruturas suportadas por implantes osseointegrados é requerida para maior longevidade das fixações. Este trabalho teve o propósito de avaliar o desajuste marginal de infra-estruturas metálicas implanto-retidas fundidas em titânio comercialmente puro (Ti c.p.) pela técnica de fundição-sobre-análogos, comparando os resultados com estruturas obtidas pela incorporação de cilindros cimentados e pela técnica convencional de fundição tipo monobloco. A partir de uma matriz metálica mandibular contendo 05 análogos de abutments tipo Micro Unit, 10 estruturas foram obtidas de modelos elaborados em revestimento pela fundição-sobre-análogos. Estruturas com cilindros incorporados mediante cimentação por agente resinoso e pela técnica convencional em monobloco, foram manufaturadas de outros 20 modelos elaborados em gesso. As leituras de desajuste foram conduzidas num microscópio mensurador com aumento de 120X, tendo sido baseadas no protocolo do aperto de 10 Ncm em um único parafuso distalmente posicionado e avaliação de desajuste no segmento em alça. Pelo Análise de Variância e teste de Tukey foram constatadas diferenças estatísticas significativas (P=0,01) entre os valores médios do grupo cilindro cimentado (27,90±6,61µm), monobloco (332,87±63,91µm) e fundição-sobre-análogos (97,70±40,53µm). As estruturas metálicas implanto-retidas obtidas pela técnica de fundição-sobre-análogos apresentaram melhor adaptação marginal que as fundidas em monobloco, mas com maior desajuste que as estruturas com cilindros cimentados
Abstract: The reduction of marginal gap in osseointegrated implant-supported frameworks is required for longevity of the settings. The purpose of this study was to evaluate the marginal misfit of cast implant-retained frameworks made from commercially pure titanium (CP Ti) comparing: the over-analog casting technique, cemented cylinders technique, and the conventional one-piece casting technique. From a mandibular master cast containing 05 Micro Unit abutment analogs, 10 frameworks were made from investment material for over-analog casting technique. Twenty dental stone casts were used for both cemented cylinder and one-piece casting techniques. A resinous agent was used for the cemented cylinders technique. The marginal gaps were measured using a traveling microscope (×120) by means of single-screw test protocol: tightness of 10 Ncm of distal screw and evaluation of marginal gap in the opposed extension. Mean marginal misfit data were calculated for each framework. Analysis of Variance and Tukey test exhibited statistical significant differences (P=0.01) among the misfit mean values of the cemented cylinders group (27.90±6.61µm), one-piece casting group (332.87±63.91µm) and over-analog casting group (97.70±40.53µm). The over-analog casting technique provided a smaller marginal misfit than one-piece casting technique, however the over-analog casting technique resulted in a higher marginal gap than cemented cylinders technique
Mestrado
Protese Dental
Mestre em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Dentes retidos"

1

Machado Paiva, Arnold Andressom, Samuel Pereira dos Santos, and Thanandra Rocha Ferreira. "O ENVOLVIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): revisão integrativa." In EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES, 239–58. DIGITAL EDITORA, 2021. http://dx.doi.org/10.48140/digitaleditora.2020.002.21.

Full text
Abstract:
Objetivos: Diante disso, o presente estudo tem como objetivo identificar o envolvimento dos profissionais de educação física no tratamento do espectro autista TEA. Métodos: O estudo configura-se no formato de revisão integrativa na qual é caracterizada por ser realizada com base em levantamento feito através de outras pesquisas, ambas podendo conter diferentes metodologias, como procedimentos para a coleta de dados só foram aceitos estudos nos quais estavam dentro do recorte temporal de 2016-2020 restringidos em idioma português, retirados das plataformas de busca do Google Acadêmico e SciELO usando a forma booleana AND com a combinação Profissional de educação física AND Transtorno do espectro autista TEA AND Intervenção Profissional AND Equipe Multidisciplinar AND Educação física AND Qualidade de vida, para análise de dados foram verificados a relevância das informações nos estudos selecionados. Resultados: Pôde-se comprovar através das análises feitas nos estudos selecionados a eficiência das intervenções impostas pelo profissional de educação física frente ao tratamento do indivíduo autista, promovendo o desenvolvimento da psicomotricidade do mesmo assim como a melhora na interação social através de estímulos propostas pelas atividades. Conclusão: entretanto, mais pesquisas devem ser realizadas acerca da temática abordada, pois a inserção do profissional de educação física no tratamento do TEA ainda se dá como um fato recente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Dentes retidos"

1

Tejo, Debora Perdigão, Carlos Henrique Dos Santos Fernandes, Caroline Aparecida Moreira Leite, Guilherme Neves De Macedo, and Lúcia Sadayo Assari Takahashi. "INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO DE SEMENTES NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA." In I Congresso Nacional de Ciências Agrárias On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1610.

Full text
Abstract:
Introdução: A soja (Glycine max) é uma cultura de relevância para a alimentação humana e animal devido aos elevados teores de proteína e óleo presente em seus grãos. Possui importância no cenário econômico sendo a principal cultura agrícola do Brasil, o país também se destaca a nível mundial em sua produção e exportação. No entanto para se obter sucesso na produção é crucial um estabelecimento de estande adequado e para isso é necessário a utilização de sementes com qualidade fisiológica, e muito se discute se a dimensão das sementes classificadas em diferentes peneiras comerciais influência nos níveis de viabilidade e vigor. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de diferentes peneiras comerciais, ou seja, diferentes tamanhos de sementes na qualidade fisiológica de sementes de soja. Materiais e métodos: O experimento foi conduzido no Laboratório de análise de sementes em Londrina-PR, foram utilizados quatro lotes de sementes de soja que sendo submetidos incialmente ao teste de retenção de peneiras para segregação das sementes em função de sua dimensão, para isso contou-se com auxílio de um jogo de peneiras de laboratório. Foram selecionadas duas peneiras onde estava retido a maior quantidade de sementes de cada lote, totalizando oito tratamentos. Aplicou-se as metodologias de teste de germinação em rolos de papel e de comprimento de plântulas, conforme recomendação para a cultura. O experimento seguiu o delineamento inteiramente casualizado. Resultados: Os resultados do teste de germinação demonstraram não haver diferença estatística nos dados de viabilidade em função das diferenças de tamanho das sementes dentro de cada lote, apenas diferença entre os lotes, sendo que a dimensão da semente estivesse atrelada, ele foi verificado nos dados obtidos no teste de comprimento de plântula. Conclusão: Concluiu-se que nas condições nas quais foi desenvolvido o presente experimento a qualidade fisiológica de sementes de soja não é influenciada significativamente pela dimensão (peneiras comerciais).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zeferino, Naara Caneschi, and Celina Almeida Furlanetto Mançanares. "ESTUDO MORFOLÓGICO DOS OVÁRIOS DE CADELAS E GATAS SUBMETIDAS A OVARIOHISTERECTOMIA." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1881.

Full text
Abstract:
Introdução: Entende-se como morfologia a área da ciência que busca explorar a estrutura e forma dos organismos, atuando inclusive em complemento a fisiologia. A morfologia comparativa analisa padrões dentre as estruturas. Objetivo: A pesquisa busca analisar macroscopicamente os ovários de cadelas e gatas domésticas com relação ao tamanho, peso, formato e levando em consideração o peso e idade dos animais. Material e Métodos: Foi realizada no Laboratório da UNIFEOB, cidade de São João da Boa Vista/SP. Os ovários foram retirados por meio da técnica de ovariohisterectomia eletiva. Foram analisados, 09 ovários de caninos e 10 ovários de felinos, todos de animais sem raça definida. Foi utilizado um paquímetro para a mensuração dos ovários, com isso, foram extraídos dados com relação a comprimento, largura, além de peso e posição. Os animais foram identificados por idade, peso, tamanho e posição dos ovários. Resultados: Foi notado um padrão dentre as cadelas entre 15 a 23kg, onde todas tiveram ovários com peso entre 0,8 e 1,1g, além disso, todas as cadelas com menos de 15kg apresentaram ovários com peso entre 0,3 e 0,7g. Com relação às gatas, nenhuma diferença relevante no peso dos ovários foi demonstrada, porém, as gatas que possuem menos de 11 meses de idade tiveram o comprimento de seus ovários menor do que todas as mais velhas. Os estudos ainda demonstraram que 77,77% das cadelas possuíam ovários com coloração rósea e 22,23% coloração acinzentada; com relação às gatas 80% dos ovários das gatas apresentaram coloração amarelada e 20% coloração acinzentada. Por fim, levando em consideração o formato, 33,34% das cadelas apresentaram ovários com formato redondo e 66,66% formato oval; enquanto que as gatas, 10% evidenciaram ovários redondos e 90% ovais. Conclusão: Ambas as espécies apresentaram maior incidência de ovários ovais. Notou-se que o peso das cadelas influenciou diretamente no peso de seus ovários, porém, o mesmo não foi evidenciado com as gatas, que apenas demonstraram padrão com relação à idade e comprimento dos ovários. Por fim, a maioria dos ovários das cadelas apresentaram coloração rósea, demonstrando ser a coloração mais comum, o mesmo ocorreu com a coloração amarelada para as gatas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Adami, Larissa Raquel Martins, Giovana Alcantara Garcia, and Daniel De Solza Ramos Angrimani. "DISTOCIA NA CLÍNICA DE PEQUENOS ANIMAIS." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1909.

Full text
Abstract:
Introdução: A distocia é definida como dificuldade para expelir os fetos pelo canal do parto. Esta afecção é mais frequente em cadelas do que em gatas. Normalmente, a distocia pode ocorrer devido origem materna ou fetal e de modo geral, raças de porte pequeno ou braquicefálicas possuem maior predisposição a afecção. Objetivos: Neste contexto, o objetivo deste estudo é revisar as principais causas da distocia em pequenos animais, métodos diagnósticos e terapêutica. Materiais e métodos: Para elaboração da revisão de literatura, foram utilizados trabalhos e artigos científicos retirados do Google Acadêmico dos últimos 6 anos. Resultados: A distocia de origem materna é recorrente principalmente em fêmeas primíparas ou com múltiplos fetos. Dentre as causas primordiais da distocia de origem materna destaca-se a inércia uterina (primária e secundária), estreitamento das vias moles e duras, torção uterina e contrações excessivas sem sucesso. Já a distocia de origem fetal pode ser acarretada por deficiência de corticosteroides adrenais do feto, tamanho do feto, gestação prolongada, ascites, anasarca e hidrocefalia ou alterações na estática fetal. Por se tratar de afecção rotineira na clínica de pequenos animais, o diagnostico ocorre por meio de exames radiográficos ou ultrassonográficos, palpação abdominal e exame digital vaginal. O gluconato de cálcio a 10% é capaz de promover aumento da força uterina. O tratamento divide-se em medicamentoso ou por intervenção cesariana, sendo que os fármacos podem ser administrados caso a fêmea esteja em boas condições clínicas e apresente inércia uterina secundária. Contudo, em situações de falha de estática fetal onde a correção não é possível, ou falha na indução da contração uterina, a cesariana é indicada. Conclusão: O conhecimento da fisiologia e endocrinologia da fêmea e sua gestação é de sua importância para que o diagnóstico e tratamento corretos sejam efetuados, garantindo assim, a sobrevida da mãe e fetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography