Academic literature on the topic 'Descarga de efluentes'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Descarga de efluentes.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Descarga de efluentes"

1

Ferreira Filho, Eloy Alves, and Queenie Siu Hang Chui. "Qualidade de medições e neutralização de efluentes alcalinos com dióxido de carbono." Engenharia Sanitaria e Ambiental 11, no. 2 (June 2006): 169–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522006000200010.

Full text
Abstract:
O controle de pH de efluentes industriais, para fins de descarga, é estabelecido por leis estaduais e federais. Devido ao não conhecimento da incerteza de suas medições e principalmente não se conhecendo sua rastreabilidade a padrões nacionais e/ou internacionais, pode ocorrer não conformidade ao se permitir a descarga de efluente ao meio ambiente. Este trabalho enfoca a qualidade das medições de pH, através dos aspectos da rastreabilidade e da incerteza de medição, seguindo os conceitos introduzidos pela ISO GUM. O experimento foi realizado com amostra de efluente alcalino coletado de uma indústria têxtil, envolvendo a reação de neutralização usando o dióxido de carbono. Resultados de pH acompanhados de suas incertezas oferecem informação mais completa na prevenção contra descargas impróprias de efluentes ao meio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Samanta, Vanessa Rosana Ribeiro, Adriana Düpont, Carlos Alexandre Lütterbeck, Ênio Leandro Machado, and Eduardo Alexis Lobo. "AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO MULTIFUNCIONAL DE BAIXO CUSTO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS HOSPITALARES, ATRAVÉS DE ENSAIOS ECOTOXICOLÓGICOS, SANTA CRUZ DO SUL, RS, BRASIL." Revista Jovens Pesquisadores 10, no. 2 (April 8, 2021): 24–35. http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v10i2.15095.

Full text
Abstract:
Atividades humanas, como a descarga de qualquer tipo de efluente em sistemas lóticos e lênticos, geralmente sem nenhum tipo de tratamento, estão atualmente se tornando uma das principais preocupações ambientais. Por exemplo, efluentes de lavanderia hospitalar são caracterizados como tendo alto impacto ambiental entre os setores das unidades de saúde. Dessa forma, sistemas integrados de tratamento de efluentes têm sido propostos para melhorar sua eficiência. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência de um sistema de tratamento multifuncional de baixo custo, integrando o uso de uma célula de combustível microbiana (CCM) com Wetland Construído de Fluxo Vertical (WCFV) para tratamento de águas residuárias da lavanderia do Hospital Santa Cruz, Município de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, utilizando ensaios ecotoxicológicos. Os resultados indicaram que P1, ponto de coleta correspondente ao efluente bruto, apresentou uma toxicidade aguda média de CE(I)50 48h% = 29,3 ± 15,5% (Coeficiente de Variação, CV = 52,8%), sendo classificado como altamente tóxico. Já P2, ponto de coleta correspondente ao efluente tratado, apresentou uma toxicidade aguda média de CE(I)50 48h% = 100,0 ± 0,0 %, sendo classificado como não tóxico. Concluímos, desta forma, que o sistema de tratamento multifuncional de baixo custo para remediação de efluentes de lavanderia hospitalar, fui altamente eficiente, uma vez que houve a completa detoxificação do mesmo, representando uma alternativa promissora para a remoção de toxicidade de efluentes hospitalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Caballero, Alba Lucía. "Análisis comparativo entre la salida y la descarga de efluentes provenientes de las minas de carbón de Río Turbio - Santa Cruz." Informes Científicos Técnicos - UNPA 2, no. 3 (June 10, 2014): 188–213. http://dx.doi.org/10.22305/ict-unpa.v2i3.27.

Full text
Abstract:
En una explotación subterránea, tal como la practicada en la mina de carbón de Río Turbio, los efluentes de agua residual descargados al medioambiente pueden provenir, entre otras fuentes, de los equipos usados en los laboreos mineros, de las conexiones de galerías con acuíferos y de las filtraciones ya sean estas naturales o a travéz de sectores colapsados pertenecientes a minas antiguas. Los estudios más conocidos realizados en Río Turbio se han concentrado en el análisis de la calidad de aquellos efluentes minero industriales descargados directamente a los cauces superficiales, asociando dicha calidad a la del agua de mina. Sin embargo la mayoría de ellos no están constituídos por las descarga de un solo sector sino por la confluencia de corrientes provenientes de sectores muy diferentes. En el presente trabajo se han identificado las salidas de agua de mina de la única mina en explotación y de aquellas que se dejaron de explotar, se las ha caracterizado estadísticamente, estableciendo semejanzas y diferencias entre ellas y finalmente se las ha comparado con la calidad del agua descargada constituída por corrientes conocidas Se ha podido extraer una serie de conclusiones importantes que tipifican el agua de salida de las mina frente a la de las descargas lo que ha permitido plantear un sencillo tratamiento para su recuperación y utilización con fines industriales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marçal, Daniel Araújo, and Carlos Ernando Silva. "Avaliação do impacto do efluente da estação de tratamento de esgoto ETE-Pirajá sobre o Rio Parnaíba, Teresina (PI)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 4 (August 2017): 761–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017148242.

Full text
Abstract:
RESUMO A utilização dos recursos hídricos para fins de transporte ou diluição de efluentes exige o conhecimento adequado dos processos para assegurar a qualidade da água do corpo receptor. Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do lançamento do efluente da Estação de Tratamento de Esgoto Pirajá (ETE-Pirajá) sobre a qualidade da água do Rio Parnaíba. Foram realizadas coletas de campo e análises laboratoriais por um período de 12 meses no sistema de tratamento por lagoas de estabilização e nos pontos a montante e a jusante do lançamento do efluente. A eficiência do tratamento de esgoto apresentou valores típicos para o sistema de lagoas de estabilização e atendeu aos requisitos de qualidade para a descarga de efluentes. A capacidade de diluição do Rio Parnaíba se mostrou compatível para as cargas poluidoras do efluente da ETE-Pirajá. O índice de qualidade da água (IQA) variou de bom a regular no trecho estudado, sendo a poluição difusa o principal aspecto na degradação da qualidade do Rio Parnaíba, demonstrando a redução ao longo da área urbana. A Escherichia coli apresentou valores em desacordo com os requisitos de qualidade na maior parte do período monitorado, mesmo a montante do ponto de lançamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Siqueira, Gilmar Wanzeller, Elisabete de Santis Braga, Simone de Fátima Pinheiro Pereira, and Elisamar da Silva. "Distribuição do mercúrio em sedimentos de fundo no Estuário de Santos SP/Brasil." Rem: Revista Escola de Minas 58, no. 4 (December 2005): 309–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672005000400004.

Full text
Abstract:
Amostras de sedimentos de fundo foram coletadas e analisadas para o mercúrio no Estuário de Santos-SP. Os resultados analíticos foram revistos para contaminação antropogênica de alguns setores da área estuarina como resultado de resíduos petroquímico e metalúrgico derivados do distrito industrial de Cubatão, das atividades siderúrgicas do Estado de São Paulo (COSIPA), do porto de Santos e, finalmente, das descargas dos efluentes do emissário submarino dentro da baía de Santos. Os valores para o fator de contaminação médio (FC) obtidos para os sedimentos de fundo variam de 1 a 3, principalmente para os canais de Santos e São Vicente; entretanto, na baía de Santos, os valores de FC (abaixo de 1) indicam baixa contaminação, exceto na área de descarga do emissário submarino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vicente Reyes, Jimmy. "Determinación de la eficiencia del aserrín y la fibra de coco utilizados como empaques para la remoción de contaminantes en Biofiltros para el tratamiento de aguas residuales." Enfoque UTE 7, no. 3 (September 29, 2016): 41–56. http://dx.doi.org/10.29019/enfoqueute.v7n3.104.

Full text
Abstract:
El agua es un recurso muy utilizado por la humanidad tanto para uso industrial y doméstico, la cual se descarga en la red de alcantarillado público o pozos sépticos. El presente proyecto propone una alternativa ecológica de tratamiento de aguas residuales domésticas llamada Biofiltro, que se construye de material vivo (lombrices) e inerte (viruta y grava). Al irrigar el agua residual en este filtro biológico se ha demostrado alta eficiencia en la remoción de materia orgánica y organismos patógenos. El trabajo de campo se llevó a cabo con Biofiltros experimentales en los que para obtener mejores condiciones se hizo variantes en la estructura del material inerte. Se realizó dos Biofiltros pilotos, uno con empaque de aserrín y otro con empaque de fibra de coco en los que se hizo el tratamiento de agua residual doméstica, se tomó muestras del efluente tratado en cada reactor y fueron sometidas a pruebas de laboratorio. El análisis e interpretación de resultados arrojaron que la eficiencia en la remoción de contaminantes del Biofiltro con aserrín es del 53.53 % y está fuera de la norma, y del Biofiltro con fibra de coco es del 82.37 % y está dentro de la norma de Calidad Ambiental y de Descarga de Efluentes: Recurso Agua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Churampi Casas, Betzabe Sulma, and Manuel Enrique Malpica Rodrıguez. "Tratamientos biológicos en la remoción de contaminantes por plaguicida en el agua." Journal de Ciencia e Ingeniería 13, no. 1 (September 16, 2021): 22–23. http://dx.doi.org/10.46571/jci.2021.1.3.

Full text
Abstract:
La agricultura es la actividad económica mas amplia en todo el mundo, los plaguicidas llegan a los ecosistemas acuáticos mediante la aplicación directa, la fumigación aérea, la erosión y la escorrentía superficial o subterránea de las tierras agrícolas, o mediante la descarga de efluentes de las fabricas y los desechos. Los plaguicidas organofosforados son ampliamente utilizados en la agricultura para la protección de cultivos y uso forestal, entre otros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ramos, Karina, Mabel Parada, and Sofia Godoy. "EVALUACIÓN Y DISEÑO DE UN SISTEMA DE TRATAMIENTO DE AGUA RESIDUAL PARA LA FÁBRICA TEXTIL HILARIO." Perfiles 1, no. 19 (May 21, 2018): 3–13. http://dx.doi.org/10.47187/perf.v1i19.13.

Full text
Abstract:
En el Ecuador, el Ministerio del Ambiente es el encargado de regular las descargas de efluentes líquidos residuales producidos por actividades humanas o industriales, en el caso de las industrias textiles tienen un alto impacto ambiental, debido al elevado consumo de agua y naturaleza de los diferentes contaminantes, haciendo énfasis en los colorantes. La fábrica de textiles Hilario ubicada en el cantón Guano, refleja esta problemática por lo cual es indispensable instalar un sistema de tratamiento de aguas residuales para evitar la contaminación del suelo y la consecuente disminución de su fertilidad en el área donde se descarga el efluente, mismo que erradamente es utilizado como agua para riego de la vegetación circundante a la planta de producción. Se propone un diseño de PTAR, el cual inicia con la medición del caudal y un muestreo compuesto del agua residual proveniente de los dos tipos de tela que se procesan: poliéster y poli algodón, se conoce la calidad del agua mediante una caracterización físico química y a partir de estos resultados se determina que únicamente el agua del proceso de poli algodón, presenta valores elevados en parámetros como: Sólidos Disueltos Totales (SDT), Color, DBO, DQO, Tensoactivos y Metales Pesados. Las pruebas detratabilidad nos orientan a la selección del sistema de tratamiento más adecuado, que constará de tratamientos físico-químicos como: coagulación-floculación, sedimentación, filtración y cloración.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Radtke, Julia Fernanda, Jefferson Santana Martins, and Ênio Leandro Machado. "Determinação da demanda química de oxigênio (DQO) em efluentes a partir da aquisição de imagens digitais utilizando smartphone." Revista Jovens Pesquisadores 9, no. 1 (June 27, 2019): 3–15. http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v9i1.13395.

Full text
Abstract:
A Demanda Química de Oxigênio (DQO) é um indicador global de matéria orgânica presente em águas residuais e superficiais, sendo amplamente utilizada em efluentes líquidos que monitoram a descarga de efluentes líquidos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um método alternativo de espectrofotometria para leitura e determinação de DQO em efluentes urbanos, utilizando aquisição de imagens digitais por smartphone e o tratamento das mesmas por meio de ImageJ e Photometrix. Através da construção de curvas analíticas foi possível validar o método utilizando o vetor Photometrix e RGB, resultando em um intervalo de trabalho linear de 55-600 mg O2.L-1 e um método mais sensível, preciso e preciso que o método padrão referenciado. O uso de amostras reais também obteve melhores resultados com este método, com recuperação média de 93,5% (n = 4), capaz de quantificar o analito em amostras de efluentes com a mesma confiabilidade. No entanto, o uso do ImageJ proporcionou linearidade em um intervalo restrito de 163-400 mg O2.L-1, necessitando de ajustes no modo de aquisição de imagens digitais. Porém, o uso de smartphones para obtenção das imagens permitiu o desenvolvimento de um método muito mais prático, simples e acessível quando comparado ao método padrão referenciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alcarraz C, Mario, Gerardo Gamarra B, Américo Castro L, and Juan Godoy A. "Eficacia de coagulantes en el tratamiento primario de efluentes de procesadora de frutas." Ciencia e Investigación 13, no. 2 (December 31, 2010): 61–67. http://dx.doi.org/10.15381/ci.v13i2.3227.

Full text
Abstract:
Los efluentes industriales sin tratamiento previo ni control de las autoridades contaminan el medio ambiente. Resolver el problema planteado no pasa solamente por el control, supervisión y sanción a las empresas generadoras de efluentes, requieren además de una investigación propia para desarrollar tratamientos específicos, accesibles y económicos que puedan ser adoptados por cada tipo de industria. El tratamiento primario consiste en la remoción, por medios físicos o químicos, de una parte sustancial del material sedimentable o flotante, reduciendo una fracción importante de la carga orgánica, que representa porcentajes significativos de los sólidos contaminantes. Entre los tipos de tratamiento primario se utilizan: la coagulación y la floculación. El objetivo principal del trabajo fue evaluar la eficacia de dos coagulantes en la reducción del potencial contaminante de los efluentes de la planta procesadora de frutas. Para realizar el tratamiento primario se ensayaron dos coagulantes químicos, el sulfato de aluminio como inorgánico y el Polycat CS-5460 como orgánico. La eficacia se determinó con los ensayos de turbidez, demanda bioquímica de oxígeno y sólidos totales. Se concluye que el mejor coagulante para la remoción de la materia orgánica de los efluentes de la procesadoras de frutas es el Polycat CS-5460 habiendo logrado una remoción de turbidez de 98,1% y la reducción de la demanda bioquímica de oxígeno de 96,58%, valores que se encuentran dentro de los límites permisibles para la descarga de efluentes industriales, según la legislación peruana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Descarga de efluentes"

1

MIERZWA, JOSE C. "Estudo sobre tratamento integrado de efluentes quimicos e radioativos, introduzindo-se o conceito de descarga zero." reponame:Repositório Institucional do IPEN, 1996. http://repositorio.ipen.br:8080/xmlui/handle/123456789/10448.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-10-09T12:38:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Made available in DSpace on 2014-10-09T14:02:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 02810.pdf: 8898138 bytes, checksum: 9b668b43cd5cb62aa7ded0cd1c80d31f (MD5)
Dissertacao (Mestrado)
IPEN/D
Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Medeiros, Sandra Helena Westrupp. "Estudo da poluição de rios por descarga de efluentes liquidos, utilizando o metodo de volumes finitos." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1995. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157954.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2016-01-08T19:58:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 100195.pdf: 7106383 bytes, checksum: 84c28640805ca97db986482f442e49e0 (MD5) Previous issue date: 1995
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ruiz, Muñoz Christian Edinson. "Tecnología de descarga cero de los efluentes de los fluidos de perforación en pozos de offshore plataforma Albacora Lote Z-1." Universidad Nacional de Ingeniería. Programa Cybertesis PERÚ, 2012. http://cybertesis.uni.edu.pe/uni/2012/ruiz_mc/html/index-frames.html.

Full text
Abstract:
De acuerdo a las regulaciones gubernamentales en el Perú, el manejo medioambiental para este proyecto de perforación offshore fue planeado como un sistema de cero descarga de efluentes de los fluidos de perforación, con la consecuente remoción de todos los efluentes hacia la costa Skip and Ship. La optimización económica lograda fue principalmente relativa a los costos presupuestados para el manejo de efluentes del proyecto un sistema convencional incluyendo cajas de recortes (cutting boxes) versus los costos finalmente realizados y documentados. Este proyecto analiza los resultados logrados a través del uso de un nuevo concepto de enfoque hacia la solución requerida. La maquinaria utilizada para este propósito fue concebida a partir de una subutilización de la tecnología MudStripperQClear de QMaxSolutions, que posibilita el mantenimiento de un fluido libre de sólidos en suspensión en forma constante durante la perforación. El volumen esperado de efluentes a ser manipulado y transportado a la costa para su posterior disposición final fue reducido en un 47% consistentemente reduciendo el presupuesto global asignado al proyecto. Incluso cuando numerosos riesgos intangibles fueron evitados, el más significativo y tangible impacto fue verificado en la reducción global de costos. En el proyecto se discute como este resultado fue alcanzado y algunos de los beneficios adicionales aportados, tales como la reducción en la demanda y suministro de agua, a partir de su reciclado para la fabricación de fluidos de perforación, además de los ahorros promovidos por las propiedades inhibitorias aun activas en esta agua reutilizada, debido a la concentración iónica presente en la misma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinto, Guerra Daniel Arturo. "Diseño de red inalámbrica para sistema de conducción y descarga de efluentes al mar de complejo forestal e industrial Nueva Aldea." Tesis, Universidad de Chile, 2016. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/141017.

Full text
Abstract:
Ingeniero Civil Electricista
Los sistemas de comunicación por radio han sido una de las herramientas más comunes para el apoyo de procesos productivos en el sector industrial permitiendo el desarrollo de soluciones a medida, que requieren estudios y diseños específicos por parte de especialistas y empresas del sector de las telecomunicaciones. En este trabajo de memoria de título se ha desarrollado un proyecto de ingeniería que permite, mediante el uso de un sistema de radio comunicación, mejorar el proceso de supervisión de un sistema de descarga de efluentes producidos, tratados y emitidos por la planta Nueva Aldea, perteneciente a la compañía Arauco y Constitución S.A, ubicada en el Km. 21 de la ruta Itata, Región del Bío-Bío (36°39 28.4 S,72°28 34.8 W). El problema abordado es la falta de canales de comunicación adecuados entre la planta de tratamiento de efluentes, ubicada al interior de la planta, y un sistema de conducción que transporta estos efluentes por 55 km, hasta descargarlos en el mar. El estudio llevado a cabo, involucra la caracterización del problema, la definición de los requerimientos y limitaciones para el diseño, además de una revisión de todas las posibles alternativas ofrecidas en el mercado. Los avances de ésta han sido discutidos con el Área de Electro-Control, encargada de administrar todos los sistemas de comunicación de la planta, y finalmente, la solución que mejor se ajusta a los requerimientos deseados y las limitaciones impuestas, resulta ser una red de radio basada en la tecnología RoIP (Radio sobre IP). El diseño ideado, consiste en una disposición de estaciones de radio UHF, intercomunicadas mediante red de datos. Para esto, se considera el uso de un grupo de estaciones subterráneas situadas a lo largo del sistema de conducción, denominadas cámaras de inspección , como puntos de montaje para las estaciones de radio. También, se utiliza la red de fibra óptica dispuesta para la conexión de estas cámaras de inspección , como medio físico para el transporte de los datos producidos por los equipos de conversión RoIP, que digitalizan y paquetizan las transmisiones desde las estaciones de radio UHF. El diseño concebido cumple con requerimientos de privacidad en la comunicación, capacidad de autonomía ante cortes de electricidad y cobertura. Esto último, se apoya con pruebas realizadas en terreno y resultados obtenidos con modelos computacionales. Asimismo, el diseño satisface la meta de tener un costo de implementación menor al de un proyecto anterior presentado por una empresa externa, para solucionar este problema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Belluta, Ivalde 1963. "Avaliação dos impactos provocados pela descarga de efluente tratado na microbacia do Cintra - Botucatu SP /." Botucatu : [s.d. ], 2008. http://hdl.handle.net/11449/90678.

Full text
Abstract:
Orientador: Assunta Maria Marques da Silva
Banca: Jandira Liria Biscalquine Talamoni
Banca: Raimundo Leite Cruz
Resumo: O município de Botucatu está localizado na região centro-sul do Estado de São Paulo, a 230km da capital, com altitudes variando de 400 a 950 metros. Essa geomorfologia propicia a formação de quedas d'água, cujo relevo chamado de "Cuesta" é divisor de águas entre a Bacia do Rio Paranapanema e a Bacia do Rio Tietê. A Microbacia do Córrego do Cintra está localizada na região noroeste da cidade de Botucatu, tem suas nascentes dentro do Campus da UNESP de Rubião Junior e segue seu fluxo ao norte até a Bacia Hidrográfica do Tietê. O presente estudo teve como objetivos avaliar os impactos provocados pela descarga de efluente tratado e não tratado, detectar, qualitativa e quantitativamente, possíveis fontes de contaminação pontual e difusa, analisar parâmetros morfométricos da microbacia e propor medidas de conservação e recuperação da nascente e matas ciliares. Os parâmetros analisados foram: Atributos organolépticos, Físicoquímicos, Espécies Químicas, Microbiológicos, Análise de Defensivos Agrícolas, além de parâmetros Morfométricos da microbacia. As coletas de amostras de água foram bimensais durante 12 meses, de Junho/2005 a Maio/2006, em 8 pontos diferentes ao longo do córrego, sendo que 6 pontos de coleta (1 a 6) estão dentro desta microbacia e 2 pontos (7 e 8) estão a jusante da foz, que é divisor de águas da microbacia do Rio Araquá, onde está localizado o Parque Ecológico Pavuna, com suas cachoeiras. Os dados das análises de qualidade da água foram discutidos em termos de médias anuais, desvio padrão e comparação entre médias (teste de Tukey). Todos os parâmetros Físico-químicos e espécies químicas, denunciaram contaminação pontual nos pontos 1 e 2. Para os Defensivos Agrícolas foram encontradas concentrações significativas para os Piretróides, na ordem de 5,5 vezes o índice máximo permitido pela Portaria... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Botucatu is a municipality located in the central south region of São Paulo State, 230km away from the capital, at altitudes ranging from 400 to 950m. The landforms in this region favor the formation of waterfalls; the relief, called "Cuesta", is a water divisor for the watersheds of Paranapanema and Tietê Rivers. Cintra Stream Microwatershed is situated in the northwest region of Botucatu; its headwaters are inside the campus of São Paulo State University-UNESP, Rubião Junior District, and runs to the north towards Tietê Watershed. This study aimed to evaluate the impacts caused by treated and non-treated effluent discharge; detect, qualitatively and quantitatively, possible punctual and diffuse contamination sources; analyze morphometric parameters; and suggest conservation and recovery measures for the headwaters and riparian forests of Cintra Micro-watershed. The analyzed parameters were: organoleptic and physicochemical properties, chemical species, microbiological elements, pesticides, and morphometric parameters of the micro-watershed. Water samples were bimonthly collected for 12 months, between June/2005 and May/2006, in 8 different sites over the stream, of which 6 collection sites (1-6) are inside the micro-watershed and 2 sites (7 and 8) are downstream to its mouth. The latter is a water divisor for Araquá River Micro-watershed, where Pavuna Ecological Park and its waterfalls are located. The data from water quality analysis were... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Belluta, Ivalde [UNESP]. "Avaliação dos impactos provocados pela descarga de efluente tratado na microbacia do Cintra - Botucatu SP." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/90678.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:44Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-12-15Bitstream added on 2014-06-13T19:31:40Z : No. of bitstreams: 1 belluta_i_me_botfca.pdf: 2232629 bytes, checksum: f0a94af222ddad14b2421b1a53f61682 (MD5)
O município de Botucatu está localizado na região centro-sul do Estado de São Paulo, a 230km da capital, com altitudes variando de 400 a 950 metros. Essa geomorfologia propicia a formação de quedas d'água, cujo relevo chamado de Cuesta é divisor de águas entre a Bacia do Rio Paranapanema e a Bacia do Rio Tietê. A Microbacia do Córrego do Cintra está localizada na região noroeste da cidade de Botucatu, tem suas nascentes dentro do Campus da UNESP de Rubião Junior e segue seu fluxo ao norte até a Bacia Hidrográfica do Tietê. O presente estudo teve como objetivos avaliar os impactos provocados pela descarga de efluente tratado e não tratado, detectar, qualitativa e quantitativamente, possíveis fontes de contaminação pontual e difusa, analisar parâmetros morfométricos da microbacia e propor medidas de conservação e recuperação da nascente e matas ciliares. Os parâmetros analisados foram: Atributos organolépticos, Físicoquímicos, Espécies Químicas, Microbiológicos, Análise de Defensivos Agrícolas, além de parâmetros Morfométricos da microbacia. As coletas de amostras de água foram bimensais durante 12 meses, de Junho/2005 a Maio/2006, em 8 pontos diferentes ao longo do córrego, sendo que 6 pontos de coleta (1 a 6) estão dentro desta microbacia e 2 pontos (7 e 8) estão a jusante da foz, que é divisor de águas da microbacia do Rio Araquá, onde está localizado o Parque Ecológico Pavuna, com suas cachoeiras. Os dados das análises de qualidade da água foram discutidos em termos de médias anuais, desvio padrão e comparação entre médias (teste de Tukey). Todos os parâmetros Físico-químicos e espécies químicas, denunciaram contaminação pontual nos pontos 1 e 2. Para os Defensivos Agrícolas foram encontradas concentrações significativas para os Piretróides, na ordem de 5,5 vezes o índice máximo permitido pela Portaria...
Botucatu is a municipality located in the central south region of São Paulo State, 230km away from the capital, at altitudes ranging from 400 to 950m. The landforms in this region favor the formation of waterfalls; the relief, called Cuesta, is a water divisor for the watersheds of Paranapanema and Tietê Rivers. Cintra Stream Microwatershed is situated in the northwest region of Botucatu; its headwaters are inside the campus of São Paulo State University-UNESP, Rubião Junior District, and runs to the north towards Tietê Watershed. This study aimed to evaluate the impacts caused by treated and non-treated effluent discharge; detect, qualitatively and quantitatively, possible punctual and diffuse contamination sources; analyze morphometric parameters; and suggest conservation and recovery measures for the headwaters and riparian forests of Cintra Micro-watershed. The analyzed parameters were: organoleptic and physicochemical properties, chemical species, microbiological elements, pesticides, and morphometric parameters of the micro-watershed. Water samples were bimonthly collected for 12 months, between June/2005 and May/2006, in 8 different sites over the stream, of which 6 collection sites (1–6) are inside the micro-watershed and 2 sites (7 and 8) are downstream to its mouth. The latter is a water divisor for Araquá River Micro-watershed, where Pavuna Ecological Park and its waterfalls are located. The data from water quality analysis were... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sampaio, Renata Marisa C. Teixeira de. "Caracterização de compostos orgânicos na Ria de Aveiro provenientes de descargas industriais." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2002. http://hdl.handle.net/10773/21787.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras
Os objectivos deste trabalho consistiram no desenvolvimento de um novo método de extracção de compostos orgânicos em águas e aplicação deste método a amostras de águas provenientes da Ria de Aveiro, para caracterizar compostos orgânicos e estabelecer possíveis relações com as descargas de efluentes industriais. Para avaliar as potencialidades do método proposto na extracção de compostos orgânicos de amostras de água, este e outros métodos existentes na bibliografia foram aplicados numa amostra de efluente final de uma fábrica de pasta e papel kraft localizada em Cacia. Os resultados obtidos por este método foram comparados com os obtidos pelos restantes, tendo-se este revelado mais eficiente na extracção de compostos orgânicos, uma vez que foi aquele que possibilitou a detecção de um maior número de compostos, ao todo 20, sendo a maioria típicos de efluentes de fábricas de pasta e papel kraft. O método desenvolvido foi posteriormente utilizado em amostras de águas provenientes de sete locais da Ria de Aveiro. O efeito das descargas industriais é detectado nas águas da Ria, uma vez que em zonas de amostragem próximas do local onde anteriormente era feita a descarga do efluente final da Portucel foram encontrados compostos típicos deste efluente, nomeadamente o fenoxiguaiacilo e o ?-sitosterol. Nos locais próximos da zona onde é feita a descarga do efluente industrial proveniente do Complexo Químico de Estarreja foram encontrados derivados de ftalatos, pois neste Complexo está inserida uma indústria que produz plastificantes de PVC (CIRES). Tanto na amostra de efluente final da fábrica de pasta de papel como em todos os outros locais amostrados foram detectados compostos denominados por disruptores endócrinos, nomeadamente o ?-sitosterol, benzo(a)pireno, naftaleno, benzo(a)antraceno, benzo(b)fluoranteno, benzo(k)fluoranteno, criseno, dietilstilbestrol, butilbenzilftalato e o di(2-etilhexil)ftalato.
The main purposes of this work were the development of a new extraction method of organic compounds in waters and the application of this method to waters from the Ria de Aveiro, in order to attempt to establish a link between the presence of organic compounds and industrial effluents. To evaluate the potential of the proposed method in the extraction of organic compounds in water samples, this and other available methods from the bibliography were applied to a sample of final effluent from a kraft pulp mill located at Cacia. The proposed method was shown to be more efficient in the extraction of organic compounds, since it made possible the detection of a total of 20 compounds (largest number of components compared to any of the other methods) and most of the compounds were typical of kraft pulp mill effluents. The developed method was applied to the analysis of waters sampled from seven sites at Ria de Aveiro. The effect of the industrial discharges is observed in the waters of the lagoon, since compounds typical of effluents from pulp and paper mills, such as ?- sytosterol and phenoxiguaiacyl were found in the vicinity where such an effluent was discharged about a year ago. In sites near the zone where the industrial effluent from Chemical Complex of Estarreja is discharged, there were found derivate of phthalate, which could be attributed to an industry that produces plastics of PVC (CIRES). In samples of the final effluent from the pulp and paper mill as well as in all the other sampling sites over Ria de Aveiro were detected compounds denominated by endocrine disrupters, such as ?-sytosterol, benzo(a)pyrene, naphthalene, benzo(a)anthracene, benzo(b)fluoranthene, benzo(k)fluoranthene, crisen, diethylstilbestrol, butylbenzylphthalate and the di(2-ethylhexil)phthalate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Clemêncio, Maria Conceição Almeida. "Descargas de azoto e fósforo de origem animal no Baixo Vouga." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12150.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais
O sector agropecuário constitui uma atividade determinante e estratégica não só pela fixação da população no meio rural, e conservação do mesmo, mas sobretudo para assegurar a produção de bens alimentares, neste caso carne, leite, ovos e contribuir para assegurar a soberania alimentar. No entanto, a atividade agropecuária intensiva contribui atualmente com uma forte carga poluente para o meio ambiente, sobretudo pela eliminação de azoto (N), fósforo (P), e gases de efeito estufa (GEE). O Baixo Vouga, pelas suas condições edafoclimáticas, apresenta um elevado número de explorações pecuárias, designadamente ao nível da bovinicultura, avicultura e suinicultura, contribuindo assim com uma parte significativa da riqueza criada. Este elevado potencial, tem colidido com a existência de zonas ambientalmente sensíveis, muitas das quais protegidas por regulamentação ambiental. O presente trabalho estuda a repartição geográfica e os efeitos de aglomeração da população animal de bovinos, aves e suínos no Baixo Vouga, calculando as cargas de excreção de N e P. Verificou-se a existência dois clusters relativos aos sectores de bovinicultura e de avicultura, o primeiro a norte da região, nos concelhos de Ovar, Estarreja e Murtosa e o segundo no interior, nos concelhos de Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha. No caso da bovinicultura o cluster conflitua com áreas ambientalmente sensíveis e por este motivo requer um acompanhamento específico no tratamento dos efluentes gerados.
The agricultural sector is a strategic and crucial activity for it fixes populations in rural areas, thus contributing to its conservation, but most importantly because it ensures food production, particularly meat, milk and eggs, contributing towards national food self-sufficiency. However, intensive farming activities carry a strong pollution load on the environment, particularly through the emission of nitrogen (N), phosphorus (P), and greenhouse gases (GHG). The Baixo Vouga region due to both its climatic conditions and soil characteristics holds a high number of livestock animals, especially cattle, poultry and swine production units, thus contributing to a significant portion of the wealth created. This high potential has collided with the existence of environmentally sensitive areas, many of which are protected by environmental regulations. This work studies the geographical distribution and the agglomeration effects of the livestock population of cattle, poultry and swine in the Baixo Vouga, region, by calculating the excretion loads of N and P. In the cattle and poultry sectors two clusters were identified, the first in the northern region, involving the municipalities of Ovar, Estarreja, Murtosa and the second in the interior region, involving the municipalities of Sever do Vouga and Albergaria-a-Velha. Regarding the cattle farming cluster we found that it overlaps on environmentally sensitive areas and as such requires specific monitoring on effluent treatment issues.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Furtado, Ricardo Dourado. "Tratamento de efluentes gredaos pela lavagem de aeronaves agrícolas e pelo descarte das aplicações aéreas de agrotóxicos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/70046.

Full text
Abstract:
Esta tese tem como objetivo analisar a eficiência de um sistema de tratamento de efluentes gerados na lavagem de aeronaves agrícolas e pelo descarte dos agrotóxicos não utilizados na aplicação aérea. O sistema é composto por piso de lavagem impermeabilizado, tanque de decantação, sistema de oxidação por ozônio e leito de volatilização. Esta pesquisa foi dividida em duas fases. Na Fase 1, acompanhou-se as campanhas de aplicações aéreas, coletando-se dados como: quantidade de efluente gerado, de água consumida e os agrotóxicos utilizados a fim de gerar informações para o experimento proposto e conhecer o impacto ambiental da aplicação aérea de agrotóxicos. O consumo médio de água foi de 112,8L e a produção de efluente foi de 132,8L, por lavagem. Na Fase 2, realizaram-se análises físicas e químicas, da concentração e da carga dos princípios-ativos dos agrotóxicos do efluente, nas etapas do sistema de tratamento. O efluente foi submetido a duas taxas distintas de ozônio, 1,0 e 2,0 g de O3/hora, para avaliar o grau de degradação pela diferença de concentração.O sistema reduziu as concentrações de Piraclostrobina do efluente em 97%, Epoconazole 98,1%, Imazetapir 92,4%, Imazapic 91,8% e Flufenoxuron 82,8%, para taxa de 1,0 g de O3/hora; e para 2,0 g reduziu a concentração de Piraclostrobina em 85,1%, de Epoconazole 97,1%, Imazetapir 97,1%, Imazapic 94,7% e Flufenoxuron 86,0 %. Com a redução da carga a partir da Amostra 1 (sem o efeito do C.O.), constatou-se redução de Piraclostrobina em 90,8%, de Epoconazole 73,0%, Imazetapir 69,1%, Imazapic 71,5% e Flufenoxuron 44,8%, para taxa de 1,0 g de O3/hora ; e para 2,0 g houve redução de Piraclostrobina em 50,3%, de Epoconazole 59,3%, Imazetapir 80,7%, Imazapic 82,4% e Flufenoxuron 63,2. A Demanda Química de Oxigênio do efluente dos agrotóxicos após completar o tratamento apresentou valores acima do permitido para lançamento no meio ambiente, pela legislação ambiental, principalmente a Resolução CONSEMA 128/2006 que limita em 400 mg de O2/L para vazões inferiores a 20 m3/dia. O Cascade com DQO igual a 2.165,00 mg de O2/L, o Opera 4.191 mg de O2/L, e o Only com 668,50 mg de O2/L. O sistema de tratamento funcionou diminuindo a concentração e a carga dos agrotóxicos e reteve o produto final do tratamento, atendendo as legislações agrícolas e ambientais, e as características econômicas e técnicas das empresas de aviação agrícola.
This thesis aims to analyze the efficiency of a system for treating wastewater generated by the washing of agricultural aircraft and the disposal of unused pesticides in aerial application. The system consists of waterproof floor washing, settling pit tank, oxidation system using ozone and volatilization bed. This study was divided into two phases. In Phase 1, followed up campaigns of aerial applications, collecting data such as: amount of effluent generated, water consumed and the pesticides used to generate informations for the proposed study and know the environmental impact of aerial application of pesticides.The average water consumption was 112.8 L and the production of effluent was 132.8 L by washing.In Phase 2, were done physical and chemical analysis, concentration and charge of the active principles of pesticides in the effluent, in the steps of treatment system.The effluent was subjected to two distinct rates of ozone, 1.0 and 2.0 g O3/hour to assess the degree of degradation by the difference of concentration.The system reduced concentrations of Pyraclostrobin of the effluent in 97%, Epoconazole 98.1%, Imazethapyr 92.4%, Imazapic 91,8% and Flufenoxuron 82.8% for the rate of 1.0 g O3/hour, and to 2.0 g reduced Pyraclostrobin concentration in 85.1% , Epoconazole 97.1%, Imazethapyr 97.1%, Imazapic 94.7% and Flufenoxuron 86.0%.With the reduction of the load from the Sample 1 (without the effect of Sample C.O.), it was found that there was a reduction of Pyraclostrobin in 90.8%, Epoconazole 73.0%, Imazethapyr 69.1%, Imazapic 71,8% and Flufenoxuron 44.8% to rate O3/ hour 1.0 g, and for 2.0 g Pyraclostrobin decreased 50.3%, Epoconazole 59.3%, Imazethapyr 80.7%, Imazapic 82.4% and Flufenoxuron 63.2%. The Chemical Oxygen Demand of effluent pesticides after completing treatment showed values above allowed to release into the environment legislation, especially CONSEMA Resolution 128/2006 limiting at 400 mg O2/L for flows less than 20 m3/day. Cascade equals 2165.00 with COD mg O2/L, Opera 4191 mg O2/L, and Only with 668.50 mg O2/L. The treatment system worked decreasing the concentration and the load of pesticides and retained the final product of the treatment, given the agricultural and environmental legislation, and the economic and technical characteristics of agricultural aviation companies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

DONADIA, J. F. "Degradação de Efluentes Têxteis Pelos Processos Foto Fenton e Redutivo, Utilizando-se Ferro Proveniente de Descarte de Atividade Mineradora." Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. http://repositorio.ufes.br/handle/10/4662.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:35:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_4748_Jaqueline Frigerio Donadia.pdf: 2444453 bytes, checksum: 61968fa1909bd8ae2eeb095cf290daca (MD5) Previous issue date: 2011-04-15
Diversos problemas envolvem as estações de tratamento de efluentes têxteis, especialmente o baixo nível de eficiência de remoção da cor. A aplicação de métodos biológicos convencionais de tratamento de efluentes têxteis está limitada pela degradação insatisfatória de alguns corantes, gerando substâncias tóxicas como as aminas aromáticas com potencial carcinogênico. Assim, a fotocatálise heterogênea é uma alternativa no tratamento desse tipo de efluente. O presente trabalho investigou o tratamento desses efluentes empregando como catalisador em processos redutivos e oxidativos, um resíduo de ferro que é frequentemente produzido pela indústria de rochas ornamentais no município de Nova Venécia-ES. Este resíduo foi caracterizado por Difração de raios-x, Espectroscopia Mössbauer, MEV e Dicromatometria. Otimizou-se a quantidade dos reagentes utilizados e os resultados mostraram que em ambos os sistemas, observou-se degradações superiores a 98,00%. O processo redutivo isolado diminuiu a carga orgânica em 74,30% para o efluente sintético e em 73,20% para o efluente real. Além disso, mineralizações da ordem de 61,20% para o efluente sintético e 60,30% para o real. Destaca-se a associação entre os processos redutivos e oxidativos, que também permite degradações superiores a 98,00% e redução de matéria orgânica sob a forma de DQO na faixa de 77,50% para o sintético e 76,50% para o real. Adicionalmente, tem-se uma redução de COT de 62,80% para o efluente sintético e 56,50% para o real em tempos de reação de 120 minutos. Além disso, pelas análises por CG-EM, não houve formação de substâncias tóxicas. É importante salientar ainda que o sistema redutivo apresentou-se com maior relação custo benefício. Diante do exposto, é possível concluir que os sistemas descritos neste trabalho apresentam-se como uma alternativa promissora para o tratamento de efluentes têxteis através da sustentabilidade, em que um lixo trata o outro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Descarga de efluentes"

1

Moreira, Jane Mary Targino, Ruam Magalhães da Silva, and Renata Carlos Freire. "DETERMINAÇÃO DE DESCARGAS DE LODO DE REATORES UASB COM PÓSTRATAMENTO AERADO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE SÓLIDOS SEDIMENTÁVEIS DO EFLUENTE." In Engenharias: Metodologias e Práticas de Caráter Multidisciplinar 4, 136–46. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.89221100311.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Descarga de efluentes"

1

Filgueiras, Tainã, Pedro Lameira, Rodrigo dos Santos Saavedra, Hito Braga de Moraes, Nélio Moura de Figueiredo, Emannuel Loureiro, and Lúcio Carlos P. Campos Filho. "Seleção via AHP de alternativa para o descarte de efluentes sanitários oriundos de embarcações na região amazônica." In 27º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIáRIO, CONSTRUçãO NAVAL E OFFSHORE. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/sobena-2018-87511.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lana, Matheus Neves, Alberto Vicente Belezia, and Jocemir da Silva Santos. "REMOÇÃO DE FLUORETO EM EFLUENTE UTILIZANDO MÉTODO DE PRECIPITAÇÃO QUÍMICA COM DESCARTE DIRETO PARA CORPO HÍDRICO." In 40° Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2594-3626-33779.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Magalhães, Celso, Marco Antônio Cantisano, Lisa M. A. Ribeiro, Rodrigo Ortega, and Elaine Castro. "USO DO SBP (SUB BOTTOM PROFILER) 3,5kHz NO MAPEAMENTO DO SUBSTRATO DE UMA LAGOA DE DESCARTE DE EFLUENTES INDUSTRIAIS." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF 2007, Rio de Janeiro, Brazil, 19-23 November 2007. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2007. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2007-082.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

CASTRO, T. M. S. de, J. P. G. L. MACHADO, V. M. F. ALEXANDRE, V. M. J. SANTIAGO, A. C. F. P. de CERQUEIRA, and M. C. CAMMAROTA. "INDUÇÃO DE ESTRESSE MICROBIANO POR CHOQUE TÉRMICO PARA REDUÇÃO DO DESCARTE DE LODO EM LODOS ATIVADOS TRATANDO EFLUENTE DE REFINARIA." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0695-24395-147806.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

MACHADO, J. P. G. L., T. M. S. de CASTRO, V. M. F. ALEXANDRE, V. M. J. SANTIAGO, A. C. F. P. de CERQUEIRA, and M. C. CAMMAROTA. "INSERÇÃO DE REATOR LATERAL ANAERÓBIO EM SISTEMA DE LODOS ATIVADOS TRATANDO EFLUENTE DE REFINARIA PARA MINIMIZAÇÃO DO DESCARTE DE SÓLIDOS." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0696-24392-147785.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Coelhos, Norma Suely Lopes da Silva, Jane Bruna De Almeida, Cristiana Maria De Oliveira Guimarães, and Evandro Klen Panquestor. "ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS NASCENTES URBANAS NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1681.

Full text
Abstract:
Introdução: As nascentes são fontes importantes para o abastecimento hídrico superficial e para a manutenção do equilíbrio hidrológico e ambiental das bacias hidrográficas. Na cidade de Governador Valadares, as nascentes localizadas na área urbana, contribuem para o abastecimento de água para algumas comunidades. Dessa forma, torna-se relevante para o processo de conservação e recuperação dos recursos hídricos, avaliar o estado de conservação dessas fontes localizadas no meio urbano. Objetivo: Portanto, o objetivo desse trabalho foi caracterizar e avaliar o estado de conservação ambiental das nascentes urbanas, na cidade de Governador Valadares. Metodologia: Através de coleta de dados secundários, 21 nascentes foram localizadas, sendo todas elas georreferenciadas e mapeadas. Posteriormente, visitas de campo foram realizadas no segundo semestre do ano de 2018 e primeiro semestre de 2019. Para a avaliação do estado de conservação das nascentes, utilizou-se de parâmetros propostos para a pesquisa: área de domínio da nascente; uso do solo; proteção do local; impermeabilização do solo; conservação da vegetação no entorno da nascente; parâmetros físicos macroscópicos; situações que comprometem a qualidade ambiental da nascentes(rede de drenagem pluvial e de esgoto com escoamento para nascente, presença de material particulado, local desprotegido, ausência da área de contribuição e ocupação por edificações). Resultados: Na maior parte das nascentes existem pavimentações/edificações, o justificaria o grande descarte de lixo nesses locais. Além de contribuir com a destinação inadequada de efluentes, como os esgotos domésticos para as nascentes. O que de fato torna-se preocupante, já que parte delas foram canalizadas e são utilizadas (nascentes 01, 02, 06, 07 e 16) como solução alternativa coletiva de abastecimento. A maioria com fluxo para córregos importantes para o abastecimento municipal, assim como para o Rio Doce. Em contrapartida, apenas a nascente18 apresenta vegetação preservada, sendo entre todas elas, a que possui melhor estado de conservação de acordo com os parâmetros de avaliação propostos. Conclusão: Conforme estudo que delineou a pesquisa, conclui-se que a maior parte das nascentes localizadas na área de estudo, encontra-se degradadas. Recomenda-se alterações na política de uso e ocupação do solo, como também a implementação programas de revitalização e recuperação desses locais por parte do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography