Academic literature on the topic 'Descarga gasosa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Descarga gasosa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Descarga gasosa"

1

Cubas, Anelise Leal Vieira, and Marília de Medeiros Machado. "Decomposição de compostos orgânicos voláteis oriundos de postos de gasolina por plasma de descarga corona." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 1, no. 1 (May 31, 2012): 6. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v1e120126-18.

Full text
Abstract:
A formação de hidrocarbonetos voláteis tem se tornado um fator causador de impacto ambiental, no tocante às indústrias petroquímicas. Nessas indústrias, as principais emissões de compostos orgânicos voláteis (COVs), como benzeno e tolueno, em conjunto com a pressão de vapor próxima ou acima da atmosférica, estão relacionadas com a carga, descarga e armazenamento dos combustíveis. Os impactos provenientes da emissão de compostos orgânicos voláteis para atmosfera acarretam em conseqüências à saúde humana, expondo a população aos hidrocarbonetos, ao meio biótico e ao meio físico. Nesse sentido, o presente estudo propõe um método de tratamento desses compostos através da utilização de tecnologia de plasma descarga corona. A metodologia do trabalho baseou-se na coleta de amostras de gasolina em postos de combustíveis na região da Grande Florianópolis e sua eficiência foi testada analisando-se os gases provenientes da pirólise da gasolina realizada pelo plasma, através de um identificador de gases por infravermelho e pelo método da cromatografia gasosa. Os resultados mostram que o tempo de permanência ideal da amostra no plasma foi o de 8 minutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rivero, R., C. Matto, M. L. Adrien, and O. Rampoldi. "Intoxicação por organoclorados (endosulfan) em bovinos no Uruguai." Pesquisa Veterinária Brasileira 31, no. 4 (April 2011): 277–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2011000400001.

Full text
Abstract:
Descreve-se um surto de intoxicação por organoclorados (Endosulfan) em bovinos ocorrido em abril de 2009, em uma propriedade de recria de bezerros localizada no departamento de Paisandú, Uruguai. O quadro clínico foi observado um dia depois de haver ocorrido na propriedade, uma descarga acidental de 700 litros de um pesticida formulado em solução a base de água mais endosulfan e cipermetrina por dano em um avião pulverizador. A morbidade foi de 7,7% e mortalidade de 6,0%. Os sinais clínicos se caracterizaram por salivação, ataxia, hipersensibilidade, tremores musculares, movimentos de pedalagem, ranger de dentes, excitação, convulsão, decúbito e morte. Na necropsia dos animais e ao exame histopatológico não se observaram lesões. Na mesma propriedade foi observada, também, mortalidade de peixes em um arroio próximo ao local onde o pesticida foi derramado. Amostras de gordura, fígado e conteúdo ruminal de bovinos mortos e de peixes foram analisadas pela técnica de cromatografia gasosa sendo detectada a presença de endosulfan e/ou seus metabólitos em quantidades de 0,16-3,7mg/kg, superiores aos níveis de referência aceitáveis de 0,05-0,2mg/kg, confirmando-se a ocorrência da intoxicação por este organoclorado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sarmiento-Santos, Armando, César Enrique Rojas-Sánchez, and José Fernando Cepeda-Grimaldos. "Comportamiento de la descarga luminiscente anormal dependiendo de la atmósfera gaseosa en un sistema apto para tratamiento de materiales." Respuestas 18, no. 1 (January 1, 2013): 25–31. http://dx.doi.org/10.22463/0122820x.371.

Full text
Abstract:
La generación de la descarga luminiscente de corriente continua puede realizarse en estado estacionario o con flujo de la atmósfera gaseosa, donde el gas se encuentra entre dos electrodos. Aplicando una diferencia de potencial entre los electrodos por encima de cierto valor umbral o de disrupción que depende del tipo de gas, de las características geométricas del sistema y de la presión de la atmósfera, es posible la generación y el mantenimiento de la descarga en dicho gas. El tipo de descarga creada puede clasificarse según la diferencia de potencial que se aplica entre los electrodos y la correspondiente corriente eléctrica que circula por el sistema, siendo de particular interés la descarga luminiscente anormal. Las especies reactivas generadas en la descarga luminiscente son usadas para provocar interacciones físicas y químicas sobre una superficie, las cuales pueden ser aprovechadas para el tratamiento superficial y síntesis de materiales tales como nitruración, carbonitruración y polimerización, pero además, tiene gran potencialidad de aplicación como una fuente térmica. En el presente trabajo se describe el montaje de un horno para el tratamiento de materiales que funciona por calentamiento a través del impacto de las especies activas generadas en la columna negativa de la descarga luminiscente de baja presión, utilizando corriente continua. En el montaje se realiza el control de la temperatura en función de la presión, tipo de gas y proporciones de la mezcla gaseosa en la cual se genera la descarga (Ar, N2, H2, aire, Ar/N2, N2/H2, y Ar/H2).Palabras clave: Descarga luminiscente anormal, horno a plasma, temperatura de tratamiento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Prado, Eduardo Sant’Ana Petraconi, Felipe de Souza Miranda, Cristian Cley Paterniani Rita, Roberson José da Silva, Alexei Mikhailovich Essiptchouk, Gilberto Petraconi Filho, Maurício Ribeiro Baldan, and Ademar José Potiens Júnior. "Estudo do processamento de rejeitos radioativos sólidos compactáveis por plasma térmico/ Study of compactable solid radioactive waste processing by thermal plasma." Brazilian Applied Science Review 5, no. 4 (July 12, 2021): 1795–807. http://dx.doi.org/10.34115/basrv5n4-005.

Full text
Abstract:
O uso de radioisótopos para as mais diversas finalidades tem se intensificado e destacado pelos benefícios que proporcionam. A geração de energia elétrica, a indústria, a agricultura, a medicina diagnóstica e terapêutica, são alguns exemplos. Porém, essas aplicações têm como desvantagem gerar rejeitos radioativos e estes requerem tratamento apropriado para deposição final. Neste âmbito, entre as tecnologias promissoras para o tratamento de rejeitos radioativos sólidos compactáveis, a utilização de plasma térmico para gerar uma descarga de arco transferido por meio de eletrodos de grafite se mostra uma tecnologia capaz de reduzir substancialmente a massa e o volume de rejeitos radioativos após expô-los a temperaturas superiores a 3.000ºC. Os resultados obtidos se mostraram bastante satisfatórios, alcançando aproximadamente 100% de redução em 30 min de processo. Esforços futuros devem ser empregados para maior confiabilidade do sistema, eliminação de radionuclídeos voláteis no efluente gasoso e otimização completa da operação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Marcilio, Geísa Pereira, João José De Assis Rangel, and Túlio Almeida Peixoto. "Análise de emissões de gases do efeito estufa em um sistema de transporte de carga." Revista Produção Online 17, no. 2 (June 14, 2017): 533. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i2.2447.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar as emissões de gases provenientes das descargas de caminhões durante o transporte de cana-de-açúcar de fontes produtoras para uma determinada usina. Foram investigados cenários alternativos para a movimentação da carga considerando uma variável de desempenho do sistema, tempo de transporte, e as emissões gasosas produzidas. O método utilizado foi simulação a eventos discretos, cujo modelo computacional foi construído por meio do software livre e de código aberto denominado Ururau. Os resultados mostraram que a decisão quanto à escolha dos veículos em determinadas situações pode reduzir as emissões de gases geradas pela frota. Com isso, foi demonstrada a possibilidade de redução dessas emissões apenas pela introdução de modificações em procedimentos operacionais, sem necessidade de investimentos em novas tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guimarães, Paulyne Souza Silva, Rosana Quintella Brandão Vilela, Rillary Caroline de Melo Silva, Paulo Jorge Torres Guimarães Silva, Esvaldo dos Santos Silva, Alexandre de Souza Lima, and Renné Costa da Silva. "Percepção discente acerca das consequências do descarte inadequado dos resíduos de saúde." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 24, 2021): e43610111915. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11915.

Full text
Abstract:
Conhecer a percepção de discentes do curso de graduação em enfermagem acerca das consequências do manejo inadequado dos resíduos de saúde. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e analítica com abordagem qualitativa, realizada com nove discentes do 4º, 6º e 7º período. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal. Os dados obtidos foram organizados e analisados resultando em três categorias, a saber: riscos socioambientais, riscos ocupacionais e gastos desnecessários. Constatou-se que o manejo inadequado dos resíduos de saúde está diretamente relacionado à produção de riscos na dimensão social, ambiental e ocupacional. Além de comprometer a dimensão econômica do setor saúde já tão precário. O tema requer uma reflexão ampliada e crítica, fazendo-se necessário que os discentes compreendam que tal ação negativa não se limita apenas a nível local, mas sobretudo global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

FANDIÑO, PEDRO, and CELIA LESSA KERSTENETZKY. "O paradoxo constitucional brasileiro: direitos sociais sob tributação regressiva." Brazilian Journal of Political Economy 39, no. 2 (June 2019): 306–27. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572019-2914.

Full text
Abstract:
RESUMO Este ensaio analisa o paradoxo constitucional brasileiro, de combinar expansão de direitos sociais com tributação regressiva, remetendo-o ao momento constituinte de 1987. O que esse momento revela é que a atual configuração regressiva do sistema tributário brasileiro, cuja origem se encontra na “Constituição cidadã” de 1988, não decorreu da ausência de uma proposta tecnicamente consistente de tributação progressiva - o que não permite descartar a hipótese política: “gastos sociais, sim, mas tributação progressiva, não”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chamba Ontaneda, María Narcisa, and Holger Benavides-Muñoz. "Análisis de tres elementos de aforo para sistemas de riego en la provincia de Loja, Ecuador." Ciencia y Tecnología 11, no. 1 (July 3, 2018): 27–34. http://dx.doi.org/10.18779/cyt.v11i1.187.

Full text
Abstract:
El objetivo del estudio fue analizar los tres elementos típicos de aforo en pequeños canales y acequias para riego y generar modelos matemáticos que gobiernan su comportamiento hidrodinámico. Los dispositivos que se analizaron fueron la canaleta Parshall (CP), el aforador con cuello (AC) y el aforador sin cuello (AS). La investigación se desarrolló en tres fases. En las primeras etapas se determinó las descargas entre 0 L/s – 10 L/s, el número de mediciones fue de nueve por cada elemento, con un total de 54 medidas y finalmente en el banco hidráulico del laboratorio se generaron las ecuaciones de calibración y curvas características de los medidores de caudal. Los resultados obtenidos muestran una variación entre 0.001 L/s a 0.002 L/s para descargas menores a 2 L/s; y, de 0.008 L/s a 0.063 L/s para gastos entre 2 L/s y 10 L/s. Se establecieron las ecuaciones y curvas de calibración para la determinación del caudal en L/s en función de la altura del tirante en mm. La simulación del flujo en los aforadores obedeció a un comportamiento del flujo bajo régimen supercrítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Chamba Ontaneda, María, and Holger Benavides-Muñoz. "Análisis de tres elementos de aforo para sistemas de riego en la provincia de Loja, Ecuador." Ciencia y Tecnología 11, no. 1 (July 3, 2018): 29–36. http://dx.doi.org/10.18779/cyt.v11i1.218.

Full text
Abstract:
El objetivo del estudio fue analizar los tres elementos típicos de aforo en pequeños canales y acequias para riego y generar modelos matemáticos que gobiernan su comportamiento hidrodinámico. Los dispositivos que se analizaron fueron la canaleta Parshall (CP), el aforador con cuello (AC) y el aforador sin cuello (AS). La investigación se desarrolló en tres fases. En las primeras etapas se determinó las descargas entre 0 L/s – 10 L/s, el número de mediciones fue de nueve por cada elemento, con un total de 54 medidas y finalmente en el banco hidráulico del laboratorio se generaron las ecuaciones de calibración y curvas características de los medidores de caudal. Los resultados obtenidos muestran una variación entre 0.001 L/s a 0.002 L/s para descargas menores a 2 L/s; y, de 0.008 L/s a 0.063 L/s para gastos entre 2 L/s y 10 L/s. Se establecieron las ecuaciones y curvas de calibración para la determinación del caudal en L/s en función de la altura del tirante en mm. La simulación del flujo en los aforadores obedeció a un comportamiento del flujo bajo régimen supercrítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva Neto, Raimundo Marcelino, Fernando Antônio Pinto de Abreu, Luiz Fernando Pellegrini Pessoa, and Eduardo Mach Queiroz. "Características físico-químicas e compostos aromáticos do suco de melão clarificado por microfiltração tangencial." Revista Eletrônica TECCEN 9, no. 1 (June 30, 2016): 75. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v9i1.1010.

Full text
Abstract:
Polpa e suco de melão clarificado por microfiltração tangencial foram avaliados com relação as suas características físicoquímicas e compostos aromáticos. A polpa do melão (Cucumis melo var inodorus) foi extraída, tratada com as enzimas Pectinex Ultra SP-L e Celuclast e clarificada por microfiltração à pressão média de 3,0 bar. O suco clarificado apresentouse incolor com uma leve tonalidade esverdeada. As características físico-químicas da polpa e do suco clarificado, como pH, brix, acidez titulável, turbidez, glicose, frutose, sacarose, foram identificadas, assim como seu perfil aromático por meio de micro-extração em fase sólida (SPME) e cromatografia gasosa acoplada com espectrometria de massa (CG-EM). A microfiltração permitiu obter uma bebida de valor agregado partindo de uma matéria-prima de descarte do mercado externo, preservando suas características físico-químicas iniciais, indicando seu potencial de uso em blends de sucos de frutas tropicais. Adicionalmente, a fração retida poderá ser incorporada na polpa do melão e direcionada ao mercado de bebidas funcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Descarga gasosa"

1

Sanabria, Edgar Rodolfo Rondán. ""Teoria e modelamento computacional de aquecimento de plasma por ondas de alfvén no tokamak TCABR"." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-20102006-111511/.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresentamos o estudo da possivilidade de melhores regimes para o uso dos experimentos de aquecimento e geracao de corrente e fluxo de plasma no tokamak TCABR. Apresentamos um estudo dos efeitos de rotacao de plasma em baixa frequencia (low-frequency (LF)), penetração de campo eletromagnético, absorção e forças ponderomotoras no “Tokamak Chauffage Alfvén Brésilien” (TCABR) com ênfase na faixa de frequências de 0, 5–10, 0kHz. Os campos de LF são dirigidos pelo limitador magnético ergódico (ergodic magnetic limiter (EML)) no TCABR. Foi feito um estudo analítico das ondas de Alfvén e ressonância usando modelos simples. Um estudo num´erico tembém foi realizado utilizando três códigos, quais sejam, o código cinético toroidal, o código cilíndrico e o código ALTOK.
In this work we present the study of the determination the best regimes and parameters¶for the heating experiments and current generation and plasma flow in the tokamak TCABR. Study of effects of plasma rotation in low frequency (LF), field penetration, absorption and ponderomotive forces in “Tokamak Chauffage Alfvén Brésilien” (TCABR)is investigated with emphasis in the frequency range of 0, 5–10, 0kHz. The fields of LF are driven by the ergodic magnetic limiter (EML) in TCABR. A qualitative analytical study of the Alfvén waves and their resonances is performed using simple models. A numeric study was carried out using through three codes, called the kinetic totoidal code, the cylindrical code and the ALTOK code.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Levaton, Jacques. "Estudo dos processos físico-químicos da descarga e pós-descargas de N2 geradas a baixos valores de pressão." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87183.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais
Made available in DSpace on 2012-10-21T16:02:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 211290.pdf: 1653083 bytes, checksum: fcb84b36bb2f75c399f2718c443ec370 (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fritzen, Clovis Lasta. "Estudo espectroscopico de uma descarga de oxigenio." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1988. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75510.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Fisicas e Matematicas
Made available in DSpace on 2012-10-16T01:59:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T15:53:48Z : No. of bitstreams: 1 79326.pdf: 5834385 bytes, checksum: 02ed8a60fba72f5e3e1c6966e4449343 (MD5)
Descargas de oxigênio têm sido largamente estudadas nestes últimos anos devido às suas grandes possibilidades de aplicações tecnológicas. A presença de íons negativos, constitui-se numa dificuldade e ao mesmo tempo num aspecto interessante para estudos fundamentais. Este trabalho, essencialmente experimental, é consagrado ao estudo espectroscópico destas descargas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wakamatu, Graziela Noeli. "Laser de argonio excitado por descarga tipo theta-pinch." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/260113.

Full text
Abstract:
Orientador: Cesar J. B. Pagan
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Made available in DSpace on 2018-07-22T02:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wakamatu_GrazielaNoeli_M.pdf: 1272099 bytes, checksum: 211d0ebb1c8c994c4e8aaf58520ee5cd (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: Embora theta-pinches tenham sido largamente usados na pesquisa da fusão nuclear controlada, pelo melhor de nosso conhecimento, estes dispositivos ainda não foram usados até o momento como forma de excitação do meio ativo de um laser. Este trabalho foi dedicado à construção de um theta-pinch, no qual foi instalada uma cavidade ressonante, com a finalidade de se observar radiação laser. O argônio foi utilizado como meio ativo. O plasma foi caracterizado elétrica; e espectroscopicamente. Valores típicos de corrente atingiram 40 kA de pico e pudemos detectar argônio três vezes ionizado presente no plasma. A emissão laser em 476,5 nm do argônio pôde ser observada com pico 25 vezes mais intenso que a emissão espontânea. Gráficos e tabelas apresentam os resultados experimentais. A Tese inclui uma introdução teórica e o projeto de construção do equipamento. Vários passos da construção e ajustes do sistema estão justificados através da aplicação da teoria adequada.
Abstract: In spite of theta-pinches have been widely used in controlled nuclear fusion research,by the best of our knowledge, such kind of device has never been used as excitation method for active media of lasers. In the present work, we described the project of a theta-pinch, in which a resonante cavity was installed, in order to transform it in a laser device. Argon gas was used as active media. Spectroscopic and electrical features were measured. Tipical 40 kA peak curret were found. Three times ionized argon was detected. Argon laser line at 476,5 nm was observed to have a 25 times more intense peak than equivalent spontaneous emission.Grafics and tables show our exprimental results. This work also includes theoretical introduction and the device's built project. Theory was used to justify many practical procedures used during the project.
Mestrado
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ronchi, Gilson 1985. "Estudos de descargas de plasma contínuas." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278560.

Full text
Abstract:
Orientador: Munemasa Machida
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Made available in DSpace on 2018-08-19T18:26:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ronchi_Gilson_M.pdf: 6202845 bytes, checksum: e9580b7846e57a9eb526cdf45b808564 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: O conhecimento das condições para ruptura de gases e a formação de plasma são questões importantes, não apenas de interesse fundamental, mas também para muitas aplicações, tais como em deposição de filmes finos de óxido ou polímeros, limpeza de superfície de materiais ou implantação iônica, por exemplo. A ruptura de gases descrita pela lei de Paschen com a teoria de Townsend, na qual a tensão de ruptura é uma função do produto da pressão p do gás pela distância d entre os eletrodos, proporciona uma adequada descrição em certas condições, em gases sob baixa pressão, quando a distância entre os eletrodos é muito menor que o raio R dos mesmos. A medida que a razão desses valores aumenta, as curvas de Paschen são deslocadas para regiões de tensão de ruptura mais elevadas, bem como para valores pd mais elevados. Investigamos aqui, os motivos e as consequências desse fenômeno, bem como uma proposta de lei de escalas capaz de determinar a tensão de ruptura em condições distintas de descargas. Tal lei de escalas obtida empiricamente faz uso, além da pressão e distância dos eletrodos, da razão R/d, que surge naturalmente ao se considerar o processo de difusão na descarga. Discutimos ainda sobre as principais técnicas de diagnósticos aplicáveis ao plasma, para obtenção, por exemplo, das temperaturas e densidades eletrônicas/iônicas. Em particular, revisamos as técnicas de espectroscopia e sonda de Langmuir, que são técnicas importantes amplamente utilizadas
Abstract: The understanding of the gas breakdown mechanism and plasma formation are important issues not only of fundamental interests, but also for many applications such as oxide thin films or polymers deposition, surface cleaning and ion implantation, for example. The breakdown described by Paschen¿s law with Townsend¿s theory, where the breakdown voltage is a function of the product of the gas pressure p and the gap distance d, provides a very accurate description under certain conditions as in low pressure gases when the distance between the electrodes is much smaller than its radius R. As the ratio d/R increases, the Paschen curves are shifted to regions of higher breakdown voltage, as well as higher pd values. In this work we investigate the reasons and consequences of this phenomenon, as well as a scaling law capable of determining the breakdown voltage of discharges in different conditions. This scalling law, obtained empirically, uses the gas pressure, the electrodes gap distance and the ratio R/d, which arises naturally when one consider the diffusion process in the discharge. We also discuss the main diagnostic techniques applicable to plasma to obtain, for example, temperature and electronic/ionic density. In particular, we review the techniques of spectroscopy and Langmuir probe, which are important techniques widely used
Mestrado
Física
Mestre em Física
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nahorny, Jacimar. "Estudo de descargas eletricas em misturas N2/02." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1990. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75610.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Fisicas e Matematicas
Made available in DSpace on 2012-10-16T02:49:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T16:43:00Z : No. of bitstreams: 1 79130.pdf: 2210775 bytes, checksum: 00ecb6abae52257ec3cc215254881b9a (MD5)
Estudamos experimentalmente descargas elétricas em misturas N2/O2 a baixas pressões e baixas correntes. Determinamos os parâmetros ne; E/N;e Tr, fundamentais para as proposições de modelos cinéticos que descrevem a evolução da intensidade de bandas e raias em função da corrente elétrica da descarga. Observamos a influência da presença de oxigênio molecular nestas descargas, tanto do ponto de vista das medidas dos parâmetros elétricos e de temperatura, bem como na formação dos estados atômicos e moleculares excitados. As análises espectroscópicas das descargas, nos permitiu identificar e estudar os estados emissivos N2(C) - N2+(B) - NO(A) - N2(B) - O(3P) para os quais escrevemos equações cinéticas que descrevem os principais mecanismos de excitação de tais estados. Do estudo destes estados excitados fica claro que a presença de oxigênio molecular em uma descarga elétrica com nitrogênio, provoca relaxações nos níveis vibracionais do N2(X,v). Observamos que este efeito inibe mecanismos de formação do estado N2+(B) por transferência colisional de energia. Esta relaxação também é importante na formação do N2(C), visto que o coeficiente de excitação por impacto eletrônico direto para este estado é uma função do número quântico vibracional 'v' do N2(X). Quanto a formação do NO(A), encontramos que ocorre um máximo na taxa de formação desta molécula para d =0.20.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santana, Simone Izabel Vieira de. "Determinação da densidade de N(4S) em descargas e pós-descargas de N2 e N2 - O2." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2007. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=462.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por escopo o estudo da influência de pequena adição de ao gás molecular em descargas "glow" em corrente contínua, verificando como os principais processos de ionização e dissociação na coluna positiva da descarga e da pós-descarga luminescentes em se comportam, mantidos, os processos, a campo elétrico constante. A análise foi realizada para pressão de descarga variando de 0,75 a 7,5 Torr, corrente de descarga de 5 a 40 mA, fluxo no intervalo de 0 a 200 sccm e percentual de de 0 a 10 % do total da mistura dos gases. Os principais parâmetros da descarga como campo elétrico e campo elétrico reduzido foram obtidos pelo uso de sonda eletrostática simples. As análises das temperaturas ro-vibracionais e das densidades atômicas, pela técnica de espectroscopia de emissão óptica, utilizando espectros do Segundo e do Primeiro Sistema Positivo do nitrogênio. Fizemos também o levantamento da densidade do átomo na descarga por meio da técnica de actinometria, e na pós-descarga pelo método desenvolvido por Jayr de Amorim Filho e Jacques Levaton. Os resultados indicaram que a presença de oxigênio afeta o comportamento dos parâmetros supra citados tanto na descarga como na pós-descarga de nitrogênio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cadorin, Bruno Mena. "Degradação de corantes azo por plasma frio de descarga corona." Florianópolis, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96167.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Química.
Made available in DSpace on 2012-10-26T09:26:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 303917.pdf: 2000217 bytes, checksum: 0474276782ae1fe191eba9a31bb9e2ae (MD5)
O presente trabalho enfoca o processo de degradação de três corantes azo em meio aquoso por plasma frio de descarga corona. A influência de parâmetros operacionais do sistema de trabalho, perfil cinético da degradação, efeito pós descarga, identificação de subprodutos de degradação e resultados da mineralização dos compostos foram estudadas. Neste estudo, foram escolhidos como modelo, três corantes monoazóicos com estrutura química semelhante: alaranjado de metila, vermelho de metila e amarelo de metila. Parâmetros operacionais como gap de descarga, potência aplicada, pH e temperatura do meio foram estudados na degradação dos corantes alaranjado de metila e vermelho de metila a fim de compreender a influência de cada parâmetro nas reações de degradação. Com base nesse estudo constatou-se, que a reação de degradação para ambos os corantes é favorecida quando a potência elétrica aplicada e a temperatura são aumentadas, mantendo constante o gap de descarga em 10 mm e em pH do meio ácido (2). Juntamente com o estudo da influência dos parâmetros operacionais foi realizado o estudo cinético das reações de degradação para os mesmos corantes. Para ambos, foi constatado que o perfil cinético da reação de degradação se ajusta ao modelo de ordem zero em relação aos corantes. Espécies químicas produzidas durante a reação de degradação como NO2-, NO3- e H2O2 foram identificadas no meio reacional. Através da cromatografia iônica, NO2- e NO3- foram quantificados em meio aquoso quando o plasma frio foi gerado em atmosfera de nitrogênio. Com base nisso, estima-se que o NO3- é possivelmente proveniente da oxidação do NO2- por H2O2. Estas espécies foram quantificadas e suas concentrações em fase aquosa são fortemente dependentes do tipo de gás de trabalho utilizado. Foi evidenciado que o chamado efeito pós descarga temporal, caracterizado pela degradação do corante em fase aquosa após aplicação do plasma, ocorre de acordo com um perfil cinético de pseudo primeira ordem; diferentemente da degradação direta pelo plasma. As espécies produzidas na degradação direta pelo plasma foram identificadas por espectrometria com ionização por eletronspray. Um possível esquema da reação de degradação foi proposto em função dos diferentes gases de trabalho utilizados na formação do plasma. Fica evidente a formação de espécies com peso molecular menor com o tempo de exposição ao plasma. A análise de carbono orgânico total indicou que quando o plasma é formado em atmosfera de argônio o percentual de remoção é maior. Em suma, o perfil cinético da reação de degradação para os corantes azo alaranjado de metila, vermelho de metila e amarelo de metila foi o mesmo e o processo caracterizado como ordem zero.
The present study describes the degradation process of three azo dyes in aqueous medium by corona discharge non thermal plasma. The influence of operating parameters on the working system, the degradation kinetic profile, the post-discharge effect, the identification of degradation byproducts, and the compounds mineralization results were studied. In this study, three monoazo dyes with similar chemical structure were chosen as a model: methyl orange, methyl red and methyl yellow. Operational parameters such as discharge gap, applied power, pH and temperature of the medium were studied on the degradation of the dyes methyl orange and methyl red in order to understand the influence of each parameter on the degradation reactions. Based on this study, it was found that the degradation reaction for both dyes is favored when the applied electric power and the temperature are increased, keeping a constant discharge gap of 10 mm and maintaining the acidic pH (2). Along with the study of the influence of operating parameters, a kinetic study of degradation reactions was performed for the same dyes. For both, it was found that the kinetic profile of the degradation reaction fits the model of zero order on the dye. Chemical species produced during the degradation reaction such as NO2-, NO3-and H2O2 were identified in the reaction medium. Through ion chromatography, NO2- and NO3- were measured in aqueous media when the non thermal plasma was generated in a nitrogen atmosphere. Based on that, it is estimated that the NO 3-is possibly coming from the oxidation of NO2- by H2O2. These species were quantified and their concentration in the aqueous phase are strongly dependent on the type of working gas used. It was evidenced that the called post-discharge temporal effect, characterized by the dye degradation in the aqueous phase after application of the plasma, takes place according to a pseudo first order kinetic profile, differently from direct degradation by plasma. The species produced by the plasma direct degradation were identified by ionization eletronspray spectrometry. A possible scheme of the degradation reaction was proposed according to the different working gases used to form the plasma. The formation of species with less molecular weight with the time of exposure to plasma became evident. The total organic carbon analysis indicated that when the plasma is formed in the argon atmosphere, the removal percentage is higher. In sum, the kinetic profile of the degradation reaction to the azo dyes methyl orange, methyl red and yellow methyl was the same and the process characterized as zero order.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Neto Jose Cupertino da. "Medida da densidade de atomos no estado metastavel em uma descarga de argonio." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1988. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75474.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Fisicas e Matematicas
Made available in DSpace on 2012-10-16T01:39:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T16:05:41Z : No. of bitstreams: 1 81776.pdf: 1442536 bytes, checksum: 9286cdcc76386af151e4ed5ae67bf84e (MD5)
A determinação da densidade de átomos metastáveis em uma descarga de coluna positiva de argônio é obtido medindo a absorção óptica. Para obtenção de tais medidas utilizou-se dois tubos de descarga elétrica de mesma dimensão e submetidos a pressões e correntes iguais, um funcionando como lâmpada e outro como célula de absorção. Com a montagem e considerando a auto-absorção na equação que relaciona a absorção com a densidade de átomos metastáveis, mostrou-se que esta última pode ser obtida sem que haja necessidade de medir a largura a meia altura das linhas da lâmpada e do plasma. São discutidos os limites de validade do método, em particular a pressões superiores a 10 torr, onde, além da auto-absorção, deve também ser considerado o alargamento das linhas por efeito de pressão. Finalmente, a título de verificação, medidas de absorção são feitas utilizando-se uma lâmpada Phillips de argônio permitindo que se encontre a largura de linhas da lâmpada. Os valores obtidos apresentam bom acordo com valores encontrados por outros autores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Melo, Stella Maris Ludovico. "Estudo de descargas a corrente continua em misturas N2-H2." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1989. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75538.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Fisicas e Matematicas
Made available in DSpace on 2012-10-16T02:13:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T16:26:11Z : No. of bitstreams: 1 78932.pdf: 2759047 bytes, checksum: 04b3902dc5b990069308f171a1f099f5 (MD5)
O estudo de descargas elétricas em nitrogênio e em misturas N2 - M, onde M = O2, H2,..., tem merecido especial atenção nos últimos anos, pela sua importância na compreensão dos processos de lasers e na otimização do tratamento de superfícies em reatores a plasmas. No que se refere a descargas em misturas N2 - H2, estudos têm sido realizados, particularmente, em reatores de nitretação do ferro. É verificado que a presença do hidrogênio torna o método mais eficiente. No entanto, a complexibilidade dos processos físico-químicos que ocorrem nestes reatores, dificultam uma melhor compreensão das reações entre as diversas espécies presentes na descarga. Este trabalho constitui-se em um primeiro passo no sentido de elucidar a cinética dos elétrons, dos íons e das moléculas, em misturas N2 - H2, partindo do estudo da coluna positiva de descargas luminescentes a corrente contínua. No intervalo de pressões de 0,20 a 1,05 torr e correntes máximas de 50mA, estudamos a evolução do módulo do campo elétrico axial e da intensidade de bandas, tanto do segundo sistema positivo quanto do primeiro sistema negativo do nitrogênio, com a concentração de hidrogênio na mistura. Observamos que o módulo do campo elétrico axial aumenta ligeiramente com a concentração de hidrogênio, até 5% da pressão total, tendendo à saturação. Verificamos também, que as intensidades das bandas do segundo sistema positivo aumentam e que a do primeiro sistema negativo diminue com a presença de hidrogênio na descarga. Propomos então, um modelo cinético como uma tentativa inicial de explicar os resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Descarga gasosa"

1

United States. Dept. of Transportation. Research and Special Programs Administration, ed. Guía auxiliar para el cumplimiento normativo: Requerimientos actualizados para la descarga de gase licuados comprimidos de autotanques : vigencia 1ro. de Julio de 1999. [Washington, D.C.]: Departmento de Transporte de los Estados Unidos, Administración de Estudios y Programas Especiales, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Descarga gasosa"

1

Piola, Natalia Xavier. "APLICAÇÃO DA OZONIOTERAPIA DENTRO DA CLÍNICA DE PEQUENOS ANIMAIS." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1822.

Full text
Abstract:
Introdução. O gás ozônio é composto por três átomos de hidrogênio estando presente em sua grande maioria na camada atmosfera, especificamente na estratosfera. É um gás incolor, instável, cujo odor é característico e que na ozonioterapia a sua formação é mediante a descargas elétricas sobre uma molécula de oxigênio medicinal. Desempenha um forte papel no equilíbrio biológico na terra em que absorve raios ultravioletas oriundos do sol. Na época da Primeira Guerra Mundial, soldados usufruíram deste para fins medicinais, como o caso do tratamento de gangrena gasosa. Em 1839 passou a ser utilizados nos hospitais como um desinfetante biológico com agentes bactericidas e fungicidas. E posteriormente foi aceito como prática médica complementar nos EUA, instigando assim, estudos acadêmicos pré-clínicos e clínicos. Objetivos. A finalidade deste é analisar questões já propostas sobre a aplicação clínica, contraindicação, toxicidade e efeitos colaterais referentes ao gás ozônio com fins terapêuticos dentro da medicina veterinária. Material e métodos. Para a realização deste foi utilizado como fonte de pesquisa revisões de literatura nacionais e internacional dos anos de 2018, 2019 e 2021. Resultados. Observou-se que esta terapia complementar, atua acelerando a resolução de lesões e otimiza a ação cicatrizante. Além do mais, apresenta propriedades viricida, fungicida e bacteriana, atuando como, antisséptico, anti-inflamatório e antiálgico. Suas indicações são amplas e implicam basicamente em feridas infectadas, úlceras de pele de caráter crônico, estomatite, peritonite, gengivite, artrite reumatoide e entre outras. Contraindicado administração via inalatória, pacientes com doenças endócrinas, como por exemplo hipertireoidismo e diabetes. E também nos deficientes da enzima glicose-6-fosfato-dihidrogenase. A respeito sobre aos efeitos colaterais quando administrada a técnica adequada, esses são diminutos. Conclusão. Por se tratar de uma terapia alternativa, essa vem ganhando espaço partindo do princípio pelo aumento dos custos médicos e infecções resistentes a antibióticos. Além do mais, apresenta um baixo custo, exige menos trabalho em sua aplicação e estudos que comprovam a sua eficiência, justificando a sua ascensão na atualidade. Ademais, é de fundamental importância salientar os devidos cuidados na utilização e aplicação desta ainda que necessite de mais estudos para focalizar suas ações bactericida, viricida e fungicida, bem como ação imunomoduladora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Conti, Flávia Pereira. "Design de sistemas para análise do ciclo de vida de um produto: slow fashion." In Systems & Design 2017. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6649.

Full text
Abstract:
O artigo descreve o processo de reavaliação e esmeração de um sistema de produção da microempresa de semijoias Cantrelle Design, com o objetivo de otimizar a estrutura organizacional e de produção por meio do design de sistemas e o slow fashion. O design de sistemas por considerar o produto como um conjunto inteiro, e o slow fashion, porque visa a democratização do processo de criação de peças de forma mais lenta, preocupando-se com o desenvolvimento dos processos. Para alcançar um resultado satisfatório, utilizou-se a metodologia desenvolvida por Ezio Manzini e Carlo Vezzoli, o Life Cycle Design (LCD), procurando reduzir os inputs e outputs o máximo possível, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Ponderando assim, a nocividade de seus efeitos, por meio da avaliação de todas as fases do produto, que são subdivididas em pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. Por se tratar de semijoias, sendo, então, um bem durável, requere-se poucos recursos durante o uso e manutenção, concentra-se em reduzir o impacto nas fases antecedentes e posteriores ao uso. Como resultado, obteve-se uma potencialização na gestão da empresa, reduzindo os gastos energéticos e materiais. Atingiu-se tal solução por meio de uma melhor organização de etapas operacionais nas fases antecedentes ao uso do produto, buscando adequar-se ao sistema slow fashion, com a otimização do volume de compras e logística de vendas, reavaliação da embalagem e material aplicados. Percebeu-se que a matéria prima já em uso é a menos impactante para o ambiente por ser de alta durabilidade e passível de reaproveiramnento. Por fim, redesenhou-se a embalagem com tecido reciclado, de uma forma que possa ser reutilizada pelo consumidor final após ser adquirida. Conclui-se que é possível readequar um sistema já em andamento, adaptando-o de forma a reduzir seu impacto na natureza por meio do slow fashion e design de sistemas, valorizando o processo de produção, não só o lucro financeiro que a venda do produto proporciona, além de aperfeiçoar o sistema como uma unidade e repensar o conjunto para valorizar a qualidade e o modo de produção, expondo a possibilidade de renovar o sistema industrial vigente de modo sustentável e consciente, por meio de uma ação local, visando atingir um macrossistema de forma harmônica. Palavras-chave: slow fashion, design de sistemas, semijoias, sustentabilidade, metodologia.ReferênciasBASTAGNINO, Luigi. Design di Sistemi i Sistemi Industriali Aperti: un nuovo approccio al progretto, un nuovo modello di bussiness. Sem ano. 26 slides. Apresentação em Power-point. BUENO, Bárbara. Movimento slow life: desacelerando a vida. 2016. Disponível em < https://pt.linkedin.com/pulse/movimento-slow-life-desacelerando-vida-b%C3%A1rbara-mantovani-bueno>. Acesso em: 24 de maio de 2017.DELLA MEA, Luciana. A moda em [re]evolução: slow fashion. 2014. Disponível em <http://www.autossustentavel.com/2014/05/a-moda-em-revolucao-slow-fashion.html>. Acesso em 24 de maio de 2017.DELLA MEA, Luciana. Design de sistemas para a sustentabilidade. 2012. Disponível em <http://www.autossustentavel.com/2012/06/design-de-sistemas-para.html>. Acesso em 24 de maio de 2017. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2002. PAPANEK, Victor. Design do the Real World: human ecology and social change. Londres. Thames & Hudson Ltd, 1985.REVIDE. O conceito de fast fashion. 2010. Disponível em <https://www.revide.com.br/editorias/moda/o-conceito-de-fast-fashion/>. Acesso em 24 de maio de 2017. SARATE, Fernanda. O movimento slow life e a desaceleração da sociedade de consumo contemporânea. 2009. Disponível em < http://www.comunicacaoetendencias.com.br/wp-content/uploads/2011/04/TCC-Fernanda-Sarate.pdf>. Acesso em: 24 de maio de 2017. SILVA, Samantha; BUSARELLO, Raul. Fast fashion e slow fashion: o processo criativo na contemporaneidade. 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography