Academic literature on the topic 'Descarga máxima'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Descarga máxima.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Descarga máxima"

1

Vestena, Leandro Redin. "Análise da dinâmica hidrossedimentológica em uma bacia hidrográfica no sul do Brasil." Sociedade & Natureza 21, no. 3 (December 2009): 413–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132009000300014.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica hidrossedimentológica em uma bacia hidrográfica no sul do Brasil, por meio da descarga líquida (Q) e da concentração de sedimento em suspensão (C SS), monitorados automaticamente por sensores. A Q e a C SS foram comparadas em 25 eventos pluviométricos, na bacia hidrográfica do Caeté, Alfredo Wagner/SC, entre setembro de 2006 e março de 2008, por meio das análises de regressão, correlação e do comportamento das variáveis ao longo do tempo (histerese). A C SS máxima não apresentou bons índices de correlação com a pluviosidade total e com a descarga líquida máxima, mas sim com a pluviosidade máxima (intensidade). Os índices de correlação entre vazão e C SS apresentaram coeficiente de Pearson (R) superior a 0,70 em 56% dos eventos. Contudo, verificou-se que, na ascensão do hidrograma, os índices de correlação são baixos, enquanto na recessão altos. A relação entre descarga líquida e concentração de sedimento em suspensão apresentou comportamento do tipo figura oito, com pico de concentração de sedimento em suspensão que antecede o da vazão, com a presença de mais de um pico por evento, representada por uma curva no sentido horário, seguida por outra curva no sentido anti-horário. Por fim, constatou-se que o monitoramento automático é de extrema importância para o entendimento da dinâmica dos processos hidrossedimentológicos, por possibilitar medições contínuas em intervalos de tempos pequenos (minutos), pois dados obtidos em intervalos de tempos grandes (dias) podem esconder variações e comportamentos significativos da dinâmica dos processos hidrossedimentológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tavares, André Silva, Henrique Mendes Júnior, Velibor Spalevic, and Ronaldo Luiz Mincato. "Modelos de Erosão Hídrica e Tolerância das Perdas de Solo em Latossolos Distróficos no Sul de Minas Gerais." Geography Department University of Sao Paulo, spe (June 27, 2017): 268. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132694.

Full text
Abstract:
Diferentes métodos de cálculo das perdas de solo por erosão hídrica foram comparados com a Tolerância de Perda de Solo em Latossolos tropicais. Foram utilizados o Método de Erosão Potencial e a Equação Universal de Perda de Solo Revisada. O Método de Erosão Potencial foi calculado no aplicativo Intensidade de Erosão e Escoamento e obteve uma média de perdas de solo de 1,46 Mg ha-1 ano-1 com descarga máxima de 649,31 Mg ano-1. Já pela Equação Universal de Perda de Solo Revisada, foi obtida uma média de perda de solo de 1,52 Mg ha-1 ano-1, com descarga máxima de 668,26 Mg ano-1. As perdas de solo calculadas pelos dois métodos foram similares e ficaram aquém do limite de Tolerância de Perda de Solo, que variou de 5,19 a 5,90 Mg ha-1 ano-1 e validam a aplicação do Método da Erosão Potencial em solos tropicais do sul de Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

David, Eduardo, and Luiz A. Rossi. "Diferentes tecnologias de iluminação para produção de mudas de crisântemo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 3 (March 2010): 261–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000300004.

Full text
Abstract:
A iluminação artificial usada para indução do efeito do fotoperíodo em mudas de crisântemos implica no consumo e no uso racional ou não da energia elétrica. Neste contexto, realizou-se experimento de pesquisa cujo objetivo foi analisar o uso da tecnologia de iluminação do tipo alta intensidade de descarga (HID - high intensity discharge) em substituição à de filamento incandescente na produção de mudas de crisântemos. O principal parâmetro de comparação de desempenho entre as variedades cultivadas foi a presença de botão floral, pois está diretamente ligada ao controle fotoperiódico. Os parâmetros de avaliação do uso de energia elétrica foram: consumo, demanda, fator de potência e o consumo específico. Os resultados da análise estatística demonstram que não houve aumento no número de botões florais com o emprego de lâmpadas de alta intensidade de descarga. A lâmpada de descarga fluorescente compacta integrada amarela de 23 W apresentou a menor demanda máxima e redução média do consumo de energia, da ordem de 75%, quando comparada com a de filamento incandescente de 100 W.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Melo, Fernanda Augusta de Oliveira, Silva Juarez Sousa, and Lopes Roberto Precci. "Análise e avaliação de um secador de fluxo concorrente com carga, revolvimento e descarga pneumático." Cadernos UniFOA 8, no. 22 (August 10, 2013): 25. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v8i22.33.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo projetar, construir e avaliar um secador de fluxos concorrentes com carga, revolvimento e descarga pneumáticos, compatível com a produção e a capacidade de investimento da pequena produção para a secagem de café pergaminho. O experimento foi realizado no Setor de Pré-processante e Armazenamento de Produtos Vegetais (DEA/UFV). Foram realizados quatro testes, sendo três com o secador operando com carga máxima e um com carga reduzida. Para análise do sistema de secagem foi utilizada a metodologia proposta por Bakker-Arkema et al.(1978) com os padrões propostos por Silva et al. (2000). Com os dados obtidos, o secador desenvolvido mostrou-se eficiente energeticamente, apresentando baixo consumo específico de energia; fácil de ser operando durante o carregamento, secagem e descarga, exigindo pouca manutenção e mão-de-obra; e funciona com quantidade de café disponível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

González Lugo, César L., Santiago Ruiz Juventino, and Rogelio González Oropeza. "Obtenciòn del coeficiente de descarga del sistema de admisión de un motor Honda CGL 125 mediante un banco de flujo estacionario." BISTUA REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIAS BASICAS 17, no. 1 (December 13, 2018): 169. http://dx.doi.org/10.24054/01204211.v1.n1.2019.3145.

Full text
Abstract:
Uno de los parámetros de mayor importancia en el desempeño de las máquinas de desplazamiento positivo, y en particular los Motores de Combustión Interna Alternativos (MCIA), es el rendimiento volumétrico (ηv) que es un indicador del vaciado y llenado de los cilindros del motor, a este proceso se le denomina renovación de la carga y está directamente relacionada con las prestaciones del motor, ya que la cantidad de aire introducida al cilindro es la limitante de la potencia máxima del motor. En este contexto, el desempeño de las válvulas es vital para este proceso, y una manera de conocer tal desempeño es el Coeficiente de Descarga, el cual se define como una medida de la permeabilidad del sistema, es decir, la relación del flujo medido experimentalmente con el flujo de referencia o teórico del mismo elemento. Este trabajo describe el funcionamiento de un arreglo experimental en banco de flujo, para medir el coeficiente de descarga contra el levantamiento de válvula en un motor Honda CGL 125 que corresponde a una motocicleta de 4 tiempos. Además, se midió la influencia que tienen: un conducto llamado acoplador, el carburador, la base del filtro y el filtro mismo. Los resultados son claros y de gran interés para el diseño del sistema de admisión.Palabras clave: coeficiente de descarga, diseño del sistema de admisión, rendimient
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cruz Siguenza, Eder Lenin, Wilson Javier Villagrán Cáceres, Elvis Enrique Arguello, and Edison Patricio Abarca Pérez. "Análisis matemático para el diseño de Toro de Arado Biomecánico de alta Calidad." Ciencia Digital 3, no. 2 (July 4, 2019): 689–701. http://dx.doi.org/10.33262/cienciadigital.v3i2.478.

Full text
Abstract:
Este estudio sobre un Toro de arado biomecánico se debe a que los vertebrados en general, y la especie humana en particular, el movimiento implica el desplazamiento de elementos esqueléticos que son considerados como elementos pasivos. Pero este movimiento se debe a elementos activos los cuales son los encargados de transformar la energía química en energía mecánica o fuerza, estos elementos activos son los músculos. Otro motivo de este estudio se debe a que en la actualidad las necesidades de tecnificar los arados son de gran importancia y las maquinas que se utiliza para esos trabajos tienen costos muy elevados, y más aún hay lugares donde se necesita realizar un arado que tienen medidas restringidas, por lo cual se necesita una máquina de tamaño considerablemente aceptable y también con costos aceptables, con la característica que brinde el mismo servicio, pero a menor costo. M., & Redín, M. I. (2008). Los cálculos nos dan datos muy concisos que servirán para la fabricación del toro biomecánico que deberá tener características mínimas como Peso frontal Pf: 270 Kg, Peso anterior:180 Kg, para lo cual la descarga del peso en las rodillas por extremidad será de 140 Kgf, y 90 Kgf respectivamente, con estas características obtendrá una fuerza máxima en la parte frontal de 295 Kg y la fuerza anterior ser una máxima de 250 Kg, deberá descargar un peso, y finalmente se debe considerar el sistema dinámico el cual es con una velocidad alta de 0,625 rad/seg, y velocidad baja de 0,4335 rad/seg, y sus aceleraciones de 0,3112 rad/s2, para la alta y 0,45 m/s2. para la aceleración baja con estos datos se podrá construir un prototipo con una alta eficiencia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, Igor Charles Castor, Maâmar El-Robrini, Maria de Lourdes Souza Santos, Sury de Moura Monteiro, Leandro Patrick Ferreira Barbosa, and José Tasso Felix Guimarães. "Qualidade das águas superficiais e avaliação do estado trófico do Rio Arari (Ilha de Marajó, norte do Brasil)." Acta Amazonica 42, no. 1 (March 2012): 115–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672012000100014.

Full text
Abstract:
A deterioração da qualidade da água pode ser causada tanto por resultado da pressão antrópica sobre os ambientes aquáticos em maiores escalas, como por fatores naturais em menores escalas, tal como ocorre em parte da bacia hidrográfica do Rio Arari (Ilha de Marajó, Pará). Este artigo teve como objetivo a avaliação da qualidade das águas superficiais e o estado trófico do Rio Arari, no trecho entre Santana e Cachoeira do Arari, considerando as variações temporais e espaciais de variáveis físicas, químicas e biológicas da água em dois períodos hidrológicos distintos de 2009: descarga máxima (abril e maio) e descarga mínima (setembro e novembro). Os Índices de Qualidade da Água (IQA) e Estado Trófico (IET) foram determinados simultaneamente em amostras de água superficial durante 12 horas consecutivas nas três estações de coleta ao longo do Rio Arari. Os valores do IQA variaram entre "Ruim" e "Regular", e estão provavelmente relacionadas aos elevados níveis de coliformes fecais, baixas concentrações de oxigênio dissolvido e pH ácido do Rio Arari. Conforme o IET, o rio pode ser classificado como supereutrófico e hipereutrófico, reflexo da grande disponibilidade de nutrientes (e.g. fósforo) e elevada biomassa fitoplanctônica em termos de clorofila a. O Rio Arari está sob um processo de eutrofização natural, visto que as fontes de contaminação antrópica ainda são incipientes, mas elas podem contribuir para um processo de longo prazo de eutrofização artificial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Ivan Alves de, Igor Oliveira Nascimento, Arlindo Balbino do Nascimento Neto, Leandro Augusto Pinheiro do Nascimento, John Magno Lopes de Souza, Thércio Henrique de Carvalho Costa, and Clodomiro Alves Júnior. "ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE UM REATOR DE DESCARGA POR BARREIRA DIELÉTRICA (DBD), NA PRODUÇÃO DAS ESPÉCIES ATIVAS DO SEGUNDO SISTEMA POSITIVO DO N2." HOLOS 3 (July 24, 2015): 44. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2955.

Full text
Abstract:
Apesar das inúmeras publicações a respeito da versatilidade da técnica de descarga por barreira dielétrica (DBD), principalmente em aplicações emergentes como descontaminação biológica e química, pouco se apresentou sobre a influência dos parâmetros de processos. No presente trabalho é analisada a influência dos parâmetros do processo sobre as espécies ativas do plasma formado quando ar é utilizado como atmosfera. Analisou-se a influência da distância e voltagem aplicada entre eletrodos, bem como a frequência do pulso aplicado. As análises das espécies foram realizadas diagnosticando o plasma por espectroscopia de emissão óptica (EEO). Esses resultados foram correlacionados com dados da potência consumida no processo de produção de plasma, obtidos a partir das figuras de Lissajous. O equipamento DBD utilizado possui sua máxima eficiência de produção de plasma atmosférico com a distância entre eletrodos fixada em 0,5mm Voltagem de 15 kV e frequência de 500 ou 600 Hz dependendo da espécie ativa que se queira em maior quantidade N2 357nm ou N2 337nm respectivamente .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Peixoto, Jennifer Granja, Alessandra Germano Dias, Laís Maini Miranda, Érica Cesário Defilipo, Manuella Barbosa Feitosa, and Paula Silva de Carvalho Chagas. "Análise de confiabilidade de medidas das pressões plantares estática e dinâmica de crianças e adolescentes com desenvolvimento normal." Fisioterapia e Pesquisa 24, no. 1 (March 2017): 46–53. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/16222224012017.

Full text
Abstract:
RESUMO A pressão plantar é utilizada na avaliação clínica do pé e informa características da distribuição de carga plantar em atividades funcionais. Diversos instrumentos de avaliação podem ser utilizados e devem ter as propriedades psicométricas analisadas. A confiabilidade teste-reteste é uma medida de reprodutibilidade. O objetivo deste estudo foi analisar a confiabilidade teste-reteste das medidas de pressão máxima na estática e dinâmica de crianças e adolescentes com desenvolvimento normal (DN). Onze crianças e adolescentes com DN, de ambos os sexos, com idade entre 6 e 17 anos foram avaliados duas vezes, em uma plataforma sensível à pressão plantar em ortostatismo, com e sem calçado usual, com os pés posicionados de forma livre (passo interrompido) e com os pés alinhados. Dados dinâmicos foram obtidos pela caminhada sobre a plataforma com e sem calçado. Coeficientes de correlação intraclasse (CCI) foram analisados (α=0,05). Os CCI foram consistentes para: descarga de peso (DP) anterior calçado (CCI=0,83) e DP posterior descalço (CCI=0,95) e calçado (CCI=0,83) durante a análise estática com o passo interrompido. Também foram consistentes para a variável DP estática do membro inferior (MI) direito (CCI=0,86) e esquerdo (CCI=0,82) com passo interrompido descalço e, com os pés alinhados, utilizando calçados (CCI=0,82). Na análise do MI esquerdo, com o uso de calçado, a variável pressão máxima também gerou resultado satisfatório (CCI=0,85). As demais variáveis apresentaram variação de CCI entre 0,25 e 0,74, consideradas insatisfatórias. Conclui-se que os valores de CCI foram considerados excelentes para algumas condições estáticas e inconsistentes na avaliação dinâmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ladino Moreno, Edgar Orlando, Germán Ricardo Santos Granados, and César Augusto García-Ubaque. "Simulación numérica CFD de la estructura de control y del sistema de compuertas radiales - represa El Quimbo." Tecnura 22, no. 58 (December 20, 2018): 65–78. http://dx.doi.org/10.14483/22487638.14296.

Full text
Abstract:
Contexto: Describir matemáticamente el comportamiento hidráulico en estructuras de control conlleva a ecuaciones diferenciales acopladas no lineales, las cuales no cuentan con solución analítica en la mayoría de los problemas de ingeniería. No obstante, es posible obtener soluciones aproximadas a partir del método de volúmenes finitos (FVM). Este método convierte un medio continuo con variables infinitas en un medio discreto con geometrías establecidas y condiciones de contorno determinadas. Método: Se desarrolló un modelo numérico en 2D sin considerar el efecto de las pilas y los estribos en el azud, a escala 1:70, bajo condiciones de flujo permanente de la estructura de control y del sistema de compuertas radiales de la represa El Quimbo, a partir de la implementación el software Ansys Fluent 17.0. El análisis hidrodinámico de la estructura se realizó bajo condiciones de superficie libre y con diferentes cargas hidráulicas, para aperturas de 704 msnm, 706,9 msnm, 709,4 msnm, 712 msnm y 724,6 msnm Posteriormente, se validó el modelo numérico a partir de la comparación de los resultados numéricos con los datos teóricos realizados por Ingetec y los datos de las pruebas realizadas en el modelo físico desarrollado por la Universidad Nacional de Colombia (sede Manizales). Resultados: Para un periodo de retorno de 100 años, el modelo numérico estimó una lámina de 0,0306 m que corresponden a 2,143 m en la estructura El Quimbo. Con esta disposición, ingresó al volumen de control un total de 80,7996 L/s y salieron 80,7324 L/s, originando una variación de caudal de 0,08316 %. La mayor variación de lámina de agua del modelo numérico con respecto a la lámina observada es de 3,1 % (0,258 m), la cual corresponde a la creciente máxima probable para una apertura de compuertas con cota (724,6 msnm) y con una descarga de 290 L/s. De igual forma, las mayores velocidades desarrolladas por el flujo en el vertedero se originan en la salida del deflector, correspondiente a la abscisa K0+ 5,19 m. Según el modelo numérico, se determinó que el impacto del chorro en el canal se hace con una velocidad máxima de 6,15 m/s. Conclusiones: La relación entre la carga hidráulica con respecto a la carga de diseño no debe superar 1,33, lo cual a su vez concuerda con lo recomendado por la USBR. Asimismo, la condición de cavitación encontrada en la rápida puede ser considerada cavitación incipiente. En el diseño de vertederos, la relación H/HD incide de manera directa en la aparición de fenómenos de cavitación sobre la estructura, en el desarrollo de altas velocidades en la rápida, en el deflector y en la capacidad de descarga del vertedero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Descarga máxima"

1

Alves, Nilvia Nara de Lucena. "Caracterização de micro-bacia hidrográfica experimental no semi-árido brasileiro como suporte a estudos de degradação." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2008. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18637.

Full text
Abstract:
ALVES, Nilvia Nara de Lucena. Caracterização de micro-bacia hidrográfica experimental no semi-árido brasileiro como suporte a estudos de degradação. 2008. 74 f. Dissertação (Mestrado em engenharia agrícola)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2008.
Submitted by Elineudson Ribeiro (elineudsonr@gmail.com) on 2016-06-24T19:46:06Z No. of bitstreams: 1 2008_dis_nnlalves.pdf: 4979980 bytes, checksum: 8b61f9155fbd42998a611ce5ad3a5866 (MD5)
Approved for entry into archive by José Jairo Viana de Sousa (jairo@ufc.br) on 2016-07-21T20:20:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_dis_nnlalves.pdf: 4979980 bytes, checksum: 8b61f9155fbd42998a611ce5ad3a5866 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-21T20:20:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_dis_nnlalves.pdf: 4979980 bytes, checksum: 8b61f9155fbd42998a611ce5ad3a5866 (MD5) Previous issue date: 2008
This work aims to present an analysis through the experiments driven in a watershed to support the future studies that point out to identification and checking the causes that promote the degradation in the semiarid region of the Northeast of Brazil. It was taken two watershed cited in the Escola Agrotécnica Federal de Iguatu – EAFIGT located in the Iguatu County, Ceará, Brazil, It was made the morphometrical characterization, the identification of the vegetation (herbaceous and arboreal) substrates and the evaluation of the sediments transport related to physical aspects with the hydrological processes. The experiment was developed during the first semester of 2008 (rainfall station). The considered morphometrical aspects were: length and sinuosity of the main stream and slope, area, length, form factor, compactness coefficient, concentration time of the watershed, as well as the runoff time. The cover vegetation was estimated account all species present in a sampled space of 10 m x 10 m in a randomized design with three replications in each watershed. From the all computed individuals present in each sampled space, the density of vegetable was obtained by area and the population was estimated in the watersheds. In the evaluation of the sediments transport it was used the following equipments: suspended sediment flow collectors, weir parshall and meteorological station. The station was made in the Universidade Federal do Ceará- UFC/DENA/LEMA. Results showed that cover vegetation was composed, basically by 23 species, being the most abundant Hyptis sauaviolens (L.) point (Bambural) and Hyptis sp. (Melosa) herbaceous and arboreal shrubby the Aspidosperma pyrifolium Mart (Pereiro). The plant density for unity of area was 1,43 individual/m2 and 1,18 individual/m2 for the watershed B1 and B2, respectively. The estimated of vegetation population was 16,395 individuals for B1 and 24,421 individuals for B2, respectively. During the studied period, the air temperature went from 41 oC to 20 oC and the relative humidity went from 100% to 35%. The most intensity rainfall for 5 minutes was 140 mm h-1 in an event of 126 mm. The watershed areas were 1,15 ha and 2,06 ha for the watershed B1 and B2, respectively, with slope 8,7 for B1 and 10,6 %. for B2. The sinuosity of streams were 1,2 for the B1 and 1,4 for B2. The sediment delivery during the collected period was 9,22 and 17,95 kg for watersheds B1 and B2, respectely. The peak of flow registered in the B2 watershed was 740 m3 h-1 while in the B1 watershed was not possible register the peak flow. In spite of the experimental area present a good cover vegetable, it was identified the human activity. Although the number of vegetable species is high, it points out to succession stage. Even with the same characteristic pair watersheds can have different hydrologic behavior.
Este trabalho teve como objetivo a apresentação de uma análise a partir de experimentos conduzidos em micro-bacia para servir de suporte a futuros estudos que visem a identificação e monitoramento das causas que levam a degradação no Nordeste semi-árido brasileiro. Para isso, foi tomado como unidade duas micro-bacias localizadas no município de Iguatu-Ce, pertencentes à Escola Agrotécnica Federal de Iguatu-EAFIGT e efetuada a caracterização morfométrica, a identificação dos substratos herbáceo e arbóreo e a avaliação do transporte de sedimentos relacionado os aspectos físicos com o processo hidrológico. Considerou-se o período de experimento o primeiro semestre de 2008 (estação chuvosa). Os aspectos morfométricos obtidos foram: comprimento dos cursos e da bacia, declividade da bacia, área da bacia, fator de forma, coeficiente de compacidade, tempo de concentração, sinuosidade do curso principal, tempo médio de escoamento superficial. Para a identificação do extrato vegetal foi feito levantamento das espécies vegetais em amostragem aleatória, com três repetições para cada micro-bacia no espaçamento de 10 x 10 m. Computando todos os indivíduos de cada espécie, a partir desses dados foi obtida a densidade de indivíduos por área e estimada a população nas áreas das micro-bacias. Na avaliação do transporte de sedimentosfoi procedida a instalação de equipamentos: coletores de sedimentos em suspensão no curso dos córregos, calhas Parshall e estação hidro-meteorologica. A estação foi confeccionada na Universidade Federal do Ceará-UFC/DENA/LEMA. Foram identificadas no trabalho 23 espécies vegetais, sendo as mais abundantes Hyptis sauaviolens (L.) point (Banbural) e Hyptis sp. (Melosa) as herbáceas e arbórea arbustiva o Aspidosperma pyrifolium Mart (Pereiro). A densidade de indivíduos por unidade de área obtida foram 1,43 indivíduo/m2 e 1,18 indivíduo/m2 para as micro-bacias B1 e B2, respectivamente. As populações estimadas foram 16.395 indivíduos para B1 e 24.421 indivíduos para B2. Durante o período de estudo a temperatura do ar variou de 20 e 41 oC e a umidade relativa variou desde valores de 35% a saturação. A chuva de intensidade máxima para 5 minutos foi 140 mm h-1 em um evento de 126 mm. As áreas das micro-bacias B1 e B2 foram, respectivamente, 1,15 ha e 2,06 ha, com declividades 8,7 e 10,6%. Os córregos apresentaram-se com sinuosidade de 1,2 para a B1 e 1,4 para a B2. A produção de sedimentos em suspensão coletada para o período observado foi 9,22 e 17,95 kg. A vazão máxima para B2 foi de 740 m3 h-1, para a micro-bacia B1 não foi possível o registro da vazão máxima. Apesar da área experimental apresentar uma boa cobertura vegetal, a ação antrópica existe. O número de espécies vegetais é bem diversificado, mas aponta estagio de sucessão. Mesmo com características semelhantes bacias adjacentes podem ter respostas hidro-sedimentológicas diferentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bastos, Renan Fernandes. "Sistema de gerenciamento para carga e descarga de baterias (chumbo-ácido) e para busca do ponto de máxima potência gerada em painéis fotovoltaicos empregados em sistemas de geração distribuída." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18153/tde-27032013-093519/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa o desenvolvimento de um sistema de carga e descarga de baterias de chumbo-ácido para sistemas de geração distribuída acoplada a um conjunto de painéis fotovoltaicos e conectada à rede elétrica. O conjunto de painéis opera de forma a maximizar a energia gerada através de um algoritmo MPPT (Maximum Power Point Tracking) e a rede elétrica opera como rota para o excedente produzido pelos painéis. Para que a bateria possa ser carregada e descarregada com eficiência evitando sobrecargas e descarregamentos profundos, uma metodologia de estimação do estado de carga da bateria é implementada visando um controle mais eficiente (maximizando a vida útil da bateria) e um melhor aproveitamento da energia armazenada. Para o gerenciamento da carga e descarga do banco de baterias é utilizada uma topologia bidirecional (Boost-Buck) com controlador fuzzy P+I para estabilização de corrente ou tensão. Em relação à técnica de controle para o sistema PV, um controlador PI clássico é utilizado para regular a tensão terminal e ponto de máxima potência que é definido por um algoritmo de perturbação e observação (P&O). Para validar os controladores e os modelos teóricos desenvolvidos é construído um protótipo do sistema. São analisados, também, o comportamento do sistema de carga das baterias e painel fotovoltaico sob condições extremas como queda abrupta de irradiação solar, desconexão inesperada dos painéis e mudanças no ponto ótimo de funcionamento dos mesmos.
The present work aims to develop a system of charging and discharging lead-acid batteries for distributed generation connected to a set of photovoltaic panels, and used in grid connected applications. The set of panels operates to maximize the energy produced by means of an MPPT (Maximum Power Point Tracking) algorithm and the power grid absorbs the extra power produced by the panels. For charging and discharging the battery pack and to prevent overload and deep discharge, a methodology for estimating the state of charge is implemented in order to obtain an efficient control technique (maximizing battery life), and more efficient use of the stored energy. To manage the charging and discharging of the battery bank a bidirectional topology (Boost-Buck) with fuzzy P+I controller for stabilization of current or voltage is used. To regards the PV control technique, a classical PI controller is employed to regulate the PV terminal voltage, and the maximum power point is determined by a perturb and observe (P&O) algorithm. To validate the controllers and the theoretical models developed is built a prototype system, and analyzed the behavior of the batteries charger and photovoltaic panel under extreme environmental conditions such as abrupt decrease of solar irradiation, unexpected panels disconnection and changes of the maximum power point of the panels.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Jesus, Ângela Vieira de. "Contributos para o estabelecimento de descargas máximas diárias de poluentes na bacia hidrográfica do rio Cávado." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/1822/29657.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
A água é um bem essencial à sobrevivência humana, pelo que é muito importante controlar as descargas de poluentes no curso de água que podem constituir pontos de abastecimento para o consumo humano. As descargas poluentes tanto podem ser localizadas, provenientes de indústrias e de estações de tratamento de águas residuais, como difusa, de escorrências agrícolas ou urbanas. Embora quase sempre de difícil quantificação, as descargas pontuais são mais fáceis de avaliar do que as difusas. Segundo o ponto de vista de qualidade das águas superficiais, é muito importante controlar as descargas de poluentes, garantindo que seja possível a sua autodepuração, ou seja, que as descargas poluentes sejam limitadas a um valor máximo diário, por forma a não comprometer os diferentes usos das águas superficiais. O presente trabalho tem como objetivo geral a aplicação de metodologias que contribuem para o estabelecimento de políticas de descargas máximas diárias de poluentes num curso de água, para tal, foram inventariadas fontes poluidoras (pontuais e difusas) e simuladas políticas de descargas através de modelação matemática num trecho de rio. Para a simulação de descargas poluidoras foi utilizado o programa SOBEK, sendo usada informação sobre contaminação bacteriana proveniente de descargas pontuais e difusas na Bacia hidrográfica do rio Cávado.
As water is an essential good for human life it is of paramount interest the control of pollutant loads in surface waters that can be used as drinking water sources. Pollution sources can be characterized as either point sources or nonpoint sources. Point source pollutant loads include effluent discharges from municipal and industrial wastewater treatment plants. Nonpoint loading of pollutants results from the transport of pollutants into receiving waters coming from agricultural and urban runoff. Total maximum daily loads (TMDL) methodology must be considered when excessive biochemical oxygen demand, low dissolved oxygen, and excessive nutrients and eutrophication impair the water quality of surface waters in a river basin. The present work aims at the application of methodologies that contribute to the establishment of policies for TMDL pollutants in a watershed. For this purpose pollutant sources (point and nonpoint sources) were investigated, and loads scenarios were simulated through mathematical modeling in a river sub-basin. SOBEK software was applied for simulating the impact of bacterial contamination from point and nonpoint sources into the river Cavado basin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Descarga máxima"

1

Souza Batista, Leandro, Luis Claudio De Oliveira Silva, and João Viana da Fonseca Neto. "Projeto de um Sistema de Suprimento de Energia para um Nanossatélite Educacional baseado em Busca do Ponto de Máxima Potência." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1034.

Full text
Abstract:
Um nanossatélite é um um tipo de satélite com massa variando entre 1 e 10 kg, desenvolvido para missões específicas para o seu tamanho. Ele é formado por vários subsistemas, cada um responsável por uma função. A redução no tamanho dos satélites ocorreu devido a miniaturização dos circuitos integrados e a padronização das estruturas de integração dos pequenos satélites. Neste trabalho é apresentado um projeto de um subsistema de suprimento de energia para um nanossatélite educacional, usando uma abordagem de monitoramento do ponto de máxima eficiência dos painéis solares. Foram feitos testes de ciclagem térmica das baterias de modo a verificar o comportamento das mesmas quando submetidas a variações de temperatura. Efetuaram-se também testes de carregamento solar das baterias através dos painéis fotovoltaicos, a fim de verificar o comportamento das correntes de carga e descarga das baterias. Através de simulação computacional, observou-se o comportamento do sistema EPS comparando o mesmo com e sem o auxílio do MPPT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Juarez, Braulio, and Arnoldo Valle-Levinson. "Bloqueo al intercambio de agua en un estuario generado por un pulso de agua salobre proveniente del océano." In I Congreso Internacional de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional, 2019. http://dx.doi.org/10.15359/cicen.1.53.

Full text
Abstract:
La formación de tapones de sal, i.e., bloqueo al intercambio de agua en estuarios, suele estar atribuida a estuarios de flujo reducido cuando su tasa de evaporación excede o es similar a la tasa de aporte de agua dulce. Datos mensuales y anuales en este estudio mostraron un tapón de sal formado por un pulso de agua dulce procedente de la plataforma oceánica hacia la entrada de una bahía somera, bahía de Barataria, localizada en el delta del rio Mississippi. Un mes de datos de corrientes mostró dos patrones predominantes: una circulación verticalmente homogénea y una circulación bidireccional. La circulación bidireccional mostró generalmente una circulación estuarina inversa con flujo entrando en superficie y saliendo por debajo. La circulación negativa ocurrió debido a la formación del tapón de sal observado con datos de salinidad a lo largo de la bahía para el mismo periodo de tiempo. La formación del tapón de sal fue favorecida por vientos soplando hacia la costa. Para explorar la persistencia de dicho tapón observado en un mes, se analizaron además datos de salinidad en 4 sitios a lo largo de la bahía durante nueve años. A los nueve años de datos se aplicaron Funciones Empíricas Ortogonales para obtener sus principales modos de variabilidad espacial y temporal. El primer modo de variabilidad, modo 1, representó el 86% de la variabilidad total. La variabilidad espacial del modo 1 consistió en valores máximos de salinidad dentro de la bahía relativos a la entrada de la bahía. Este máximo dentro de la bahía es el rasgo principal que identifica un tapón de sal. La variabilidad temporal del modo 1 mostró valores máximos durante invierno y mínimos en verano relacionados a la estacionalidad de la descarga del rio Mississippi. Se concluye que el tapón de sal es generado por el pulso de agua dulce proveniente de la desembocadura del rio Mississippi localizado en la plataforma oceánica fuera de la bahía. Este pulso de agua dulce se mezcla con el agua oceánica resultando en una masa de agua con salinidad diluida. La masa de agua diluida es transportada por la Corriente Costera de Luisiana hacia la parte occidental del delta, bañando las bahías presentes en esta parte del delta entre ellas la bahía de Barataria. Este trabajo describe por primera vez la formación de un tapón de sal generado principalmente por una descarga de rio afuera de un estuario.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

G. B. da Rocha, William, and Cassiano Rech. "Método Analítico e Automatizado para Modelagem de Baterias." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1708.

Full text
Abstract:
Atualmente, é indispensável conhecer o funcionamento de baterias, suas características e prever seu comportamento em aplicações práticas. Dessa forma, este artigo propõe o projeto e a implementação de um sistema automatizado para modelagem de baterias, empregando um método analítico. O modelo consiste em um circuito elétrico equivalente com uma fonte de tensão, um resistor série e um único par RC para representar as dinâmicas observadas nos dados experimentais. Estes dados experimentais são obtidos a partir de pulsos de descarga de corrente constante que revelam a dependência dos elementos do circuito equivalente elétrico com o estado de carga, estado de saúde, corrente de descarga e temperatura. Um método analítico foi proposto para a estimação destes parâmetros tanto em baterias de chumbo-ácido quanto em células de lítio-íon. Este método é de fácil implementação em um sistema automatizado e também foi possível diminuir o tempo computacional na estimação dos parâmetros em comparação com algoritmos de otimização. O modelo foi validado para células de lítio-íon e baterias de chumbo-ácido com um erro absoluto máximo menor que 74 mV e 83 mV, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Conti, Flávia Pereira. "Design de sistemas para análise do ciclo de vida de um produto: slow fashion." In Systems & Design 2017. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6649.

Full text
Abstract:
O artigo descreve o processo de reavaliação e esmeração de um sistema de produção da microempresa de semijoias Cantrelle Design, com o objetivo de otimizar a estrutura organizacional e de produção por meio do design de sistemas e o slow fashion. O design de sistemas por considerar o produto como um conjunto inteiro, e o slow fashion, porque visa a democratização do processo de criação de peças de forma mais lenta, preocupando-se com o desenvolvimento dos processos. Para alcançar um resultado satisfatório, utilizou-se a metodologia desenvolvida por Ezio Manzini e Carlo Vezzoli, o Life Cycle Design (LCD), procurando reduzir os inputs e outputs o máximo possível, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Ponderando assim, a nocividade de seus efeitos, por meio da avaliação de todas as fases do produto, que são subdivididas em pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. Por se tratar de semijoias, sendo, então, um bem durável, requere-se poucos recursos durante o uso e manutenção, concentra-se em reduzir o impacto nas fases antecedentes e posteriores ao uso. Como resultado, obteve-se uma potencialização na gestão da empresa, reduzindo os gastos energéticos e materiais. Atingiu-se tal solução por meio de uma melhor organização de etapas operacionais nas fases antecedentes ao uso do produto, buscando adequar-se ao sistema slow fashion, com a otimização do volume de compras e logística de vendas, reavaliação da embalagem e material aplicados. Percebeu-se que a matéria prima já em uso é a menos impactante para o ambiente por ser de alta durabilidade e passível de reaproveiramnento. Por fim, redesenhou-se a embalagem com tecido reciclado, de uma forma que possa ser reutilizada pelo consumidor final após ser adquirida. Conclui-se que é possível readequar um sistema já em andamento, adaptando-o de forma a reduzir seu impacto na natureza por meio do slow fashion e design de sistemas, valorizando o processo de produção, não só o lucro financeiro que a venda do produto proporciona, além de aperfeiçoar o sistema como uma unidade e repensar o conjunto para valorizar a qualidade e o modo de produção, expondo a possibilidade de renovar o sistema industrial vigente de modo sustentável e consciente, por meio de uma ação local, visando atingir um macrossistema de forma harmônica. Palavras-chave: slow fashion, design de sistemas, semijoias, sustentabilidade, metodologia.ReferênciasBASTAGNINO, Luigi. Design di Sistemi i Sistemi Industriali Aperti: un nuovo approccio al progretto, un nuovo modello di bussiness. Sem ano. 26 slides. Apresentação em Power-point. BUENO, Bárbara. Movimento slow life: desacelerando a vida. 2016. Disponível em < https://pt.linkedin.com/pulse/movimento-slow-life-desacelerando-vida-b%C3%A1rbara-mantovani-bueno>. Acesso em: 24 de maio de 2017.DELLA MEA, Luciana. A moda em [re]evolução: slow fashion. 2014. Disponível em <http://www.autossustentavel.com/2014/05/a-moda-em-revolucao-slow-fashion.html>. Acesso em 24 de maio de 2017.DELLA MEA, Luciana. Design de sistemas para a sustentabilidade. 2012. Disponível em <http://www.autossustentavel.com/2012/06/design-de-sistemas-para.html>. Acesso em 24 de maio de 2017. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2002. PAPANEK, Victor. Design do the Real World: human ecology and social change. Londres. Thames & Hudson Ltd, 1985.REVIDE. O conceito de fast fashion. 2010. Disponível em <https://www.revide.com.br/editorias/moda/o-conceito-de-fast-fashion/>. Acesso em 24 de maio de 2017. SARATE, Fernanda. O movimento slow life e a desaceleração da sociedade de consumo contemporânea. 2009. Disponível em < http://www.comunicacaoetendencias.com.br/wp-content/uploads/2011/04/TCC-Fernanda-Sarate.pdf>. Acesso em: 24 de maio de 2017. SILVA, Samantha; BUSARELLO, Raul. Fast fashion e slow fashion: o processo criativo na contemporaneidade. 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography