Academic literature on the topic 'Descarga sólida fluvial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Descarga sólida fluvial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Descarga sólida fluvial"

1

ANDRADE NETO, João Silva de, Letícia Thiesen RIGON, Elírio Ernestino TOLDO JR., and Carlos A. F. SCHETTINI. "Descarga sólida em suspensão do sistema fluvial do Guaíba, RS, e sua variabilidade temporal." Pesquisas em Geociências 39, no. 2 (August 31, 2012): 161. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.35910.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta uma avaliação da variação temporal da descarga sólida em suspensão no sistema fluvial do Guaíba. Foi utilizada uma base de dados históricos entre 2003 a 2006, constituída de vazões diárias dos rios afluentes (rios Jacuí, Sinos e Caí), e da turbidez da água monitorada em intervalos de 30 minutos na estação de tratamento de água do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). Os dados de turbidez foram convertidos em concentração de sedimentos em suspensão (CSS) através da calibração do sensor de turbidez com amostras de sedimentos em suspensão coletadas no Guaíba. Também foi realizada uma validação da estação de monitoramento para verificar se os dados obtidos a partir da estação representavam as condições simultâneas no Guaíba. Os dados de turbidez foram reduzidos para médias diárias. Foi elaborada a curva chave de CSS (em kg.m-3) em função da vazão (Q em m3.s-1), representada por CSS(Q) = 0,0057 + 0,0045 Q 0,2884 com r2 = 0,68. A descarga sólida em suspensão foi obtida pelo produto simples entre a vazão e a CSS. Os resultados demonstraram que a descarga sólida em suspensão varia consideravelmente ao logo do tempo, principalmente durante eventos de alta vazão de curta duração. A maior parte dos sedimentos em suspensão é transportada com valores de vazões entre 1.000 e 3.000 m3.s-1 e representou 47,2% do total. O valor médio de descarga sólida transportada para a Lagoa dos Patos entre os períodos de 2003 a 2006 foi da ordem de 1,1 x 106 t/ano, o que representa uma exportação da ordem de 400.000 m3 de sedimentos (2.650 kg/m3) da bacia de drenagem do rio Guaíba para os sistemas deposicionais lagunares e, posteriormente a plataforma continental adjacente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SCOTTÁ, Fernando Comerlato, Mauro Michelena ANDRADE, Jair WESCHENFELDER, Elírio Ernestino TOLDO JR, and José Carlos Rodrigues NUNES. "Descarga líquida e sólida em suspensão no Rio Guaíba, RS, Brasil." Pesquisas em Geociências 47, no. 3 (December 17, 2020): e094818. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.109983.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é calcular a descarga líquida (Qliq) e descarga sólida (Qss) no Rio Guaíba utilizando um sensor perfilador acústico de correntes por Doppler (PACD) comparar a Qliq medidas com a vazão dos rios tributários, oscilações de nível da água, direção e intensidade dos ventos. Foi criada uma equação de calibração do PACD para estimar a concentração de sedimentos em suspensão (CSS) e Qss comparando dados do método gravimétrico in situ e de retroespalhamento acústico do PACD. Uma relação exponencial se adaptou melhor no conjunto de dados, com R² de 0,7. Foi possível realizar um estudo abrangente sobre as variáveis Qliq e Qss no Guaíba. Os dados de Qliq medidos possuem valores próximos à soma dos dados de vazão dos rios Jacuí, Taquarí, Caí e Sinos. Não foi possível ajustar uma curva-chave entre vazão e a régua localizada no Cais Mauá devido as oscilações do vento que alteram o nível da água na desembocadura deste sistema fluvial, inclusive com situações de inversão do fluxo registradas nos perfis de corrente que foram relacionadas com a ocorrência de ventos nos quadrantes S e SE. Para a variável Qss, os valores apresentaram grande variabilidade, com mínimos e máximos de 776 a 118.130 t/dia. A possibilidade da calibração do sensor PACD para estimar o CSS no Guaíba serve como base para estimar a quantidade de volume de sedimentos que ingressam no Guaíba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Silva, José Lourenço Alves, and Célia Alves De Souza. "VARÍAVEIS HIDROSSEDIMENTOLÓGICAS E NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS, ENTRE A BAÍA DA PALHA E O SADAO NO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI." Geo UERJ, no. 35 (December 21, 2019): e35448. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2019.35448.

Full text
Abstract:
O rio Paraguai é um dos principais agentes modeladores do ambiente pantaneiro, suas mudanças hidromorfológicas estão vinculadas ao seu regime hídrico sua dinâmica fluvial e atividades antrópicas. O presente estudo objetivou avaliar os aspectos hidrossedimentológicos e o nível de degradação ambiental a partir de aplicação dos protocolos de avaliação rápida de rios - Pars, entre a Baía da Palha e o Sadao no corredor fluvial rio Paraguai. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou se algumas etapas. Trabalho de gabinete, trabalho de campo e de laboratório. Na etapa gabinete, foram realizadas pesquisas bibliográficas, perfis transversais e organização dos dados, no trabalho de campo, observação; aplicação de protocolos de avaliação rápida de rios; batimetria e velocidade do fluxo, coleta de amostras de água e sedimentos. Na análise laboratorial, foram realizadas análises: granulométrica (dispersão total e método de peneiramento), método de evaporação (concentração de sedimentos). Os Protocolos de Avaliação Rápida indicaram situações regulares para a margem esquerda das seções 1 e 5. Nas seções transversais no rio Paraguai, a velocidade do fluxo variou entre 0,30 a 0,71 m/s, a profundidade média da lâmina de água entre 3,5 a 8,16 m, a vazão ficou entre 141,90 a 865,57 m³/s, a descarga sólida variou 245,20 a 1.496, t/dia. Nas seções localizadas na baía da Palha a velocidade do fluxo variou entre 0,09 a 0,97 m/s, a profundidade média da lâmina de água entre 0,46 a 7,06 m, a vazão ficou entre 0,29 a 673,95 m³/s, e a descarga sólida variou de 53,74 a 2.329,17 t/dia. O uso antrópico influenciou diretamente em alterações na área de estudo em questão, porém a dinâmica de mudanças do rio Paraguai ocorre de forma natural desconfigurando suas feições através de deposições sedimentológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ZANIN, Paulo Rodrigo, Nadia Bernardi BONUMÁ, and Davide FRANCO. "COMPORTAMENTO HIDROSSEDIMENTOLÓGICO DE BACIA HIDROGRÁFICA COM RESERVATÓRIO." Geosciences = Geociências 36, no. 1 (March 29, 2017): 185–203. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v36i1.12304.

Full text
Abstract:
O represamento hídrico altera a hidrodinâmica do escoamento fluvial e dos processos de transporte e deposição de sedimentos. O presente trabalho tem por objetivo amostrar e analisar o comportamento de sedimentos suspensos em uma bacia hidrográfica de 5ª ordem fluvial, que possui um reservatório d'água em seu exutório. Foram realizadas 20 campanhas de amostragem de sedimentos em suspensão, de 2 a 3 metros a montante da barragem, em quatro profundidades da coluna d´água. Para amostrar a mistura água-sedimentos da descarga do reservatório foi utilizado um novo amostrador de sedimentos em suspensão, assim como um novo método de amostragem, dimensionalisados para esta represa. Os resultados do monitoramento mostraram que a concentração de sedimentos suspensos perto do fundo do reservatório é maior do que na superfície do mesmo, sendo que a amostragem do dia 05/09/14 indicou a ocorrência de correntes de turbidez de fundo. A análise estatística dos dados mostra que o sedimento em suspensão não responde rápidamente aos eventos de precipitação, havendo um retardo entre o pico da vazão e os valores máximos da descarga de sedimentos do reservatório. Com esta análise foram identificados dois processos hidrossedimentológicos reponsáveis pela descarga sólida desta represa. No entanto, somente um destes processos foi totalmente caracterizado, o qual é desencadeado pela chuva diária ocorrida entre o atraso temporal de 1 a 2 dias, gerando incremento de água e sedimentos na vazão com atraso de 1 dia, determinando parte da concentração de sedimentos na vazão do dia da amostragem. Já o outro processo, referente a vazão com atraso de 2 dias, que possui maior determinação nos sedimentos suspensos do dia da amostragem, ainda carece de uma maior amostragem espaço/temporal de precipitação e sedimentos suspensos para caracterização de sua gênese, podendo ser devido ao fenômeno de histerese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Aderson Barbosa, Antonio Flávio Costa Pinheiro, Otávio Augusto De Oliveira Lima Barra, and Fábio Perdigão Vasconcelos. "Dinâmica Costeira e Formação de Spit na Praia do Porto, Município de Itarema, Estado do-Ceará." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 4 (June 11, 2020): 1610. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.4.p1610-1628.

Full text
Abstract:
A pesquisa analisou o processo de formação de um spit na Praia do Porto, ambiente estuarino do Município de Itarema, costa oeste do Ceará. Analisamos os processos erosivos e sedimentares para compreender a evolução morfodinâmica da linha de costa. A metodologia utilizada foi a coleta de dados em campo, entrevistas com moradores, obtenção de imagens por Drone, análise de documentação oficial e de imagens do Google Earth em série histórica de 2004 a 2018. O spit apresenta crescimento rápido de área, de 222m² em 2004 para 171.233m² em 2006. Entre 2006 e 2014 não ocorreram alterações significativa na área. De 2014 a 2018 o spit voltou a crescer em área atingindo 227.886m². Durante esse período ocorreu uma significativa alteração na morfologia, com progradação da praia na face exposta à ação das ondas e marés e processos erosivos na área de manguezal próximo ao spit. A elevação do nível do mar associada às alterações climáticas, modificações na descarga fluvial sólida e a ação antrópica com ocupação de dunas representam influência nos processos morfodinâmicos, causando alterações na linha de preamar. A área estuarina apresenta manchas de óleo provenientes de embarcações pesqueiras, colocado em risco flora e fauna estuarina e marinha. Ocorre também acúmulo de lixo e lançamentos de efluentes domésticos e industriais, poluindo as águas. Observou-se ainda que nessa região as políticas de gestão costeira não têm sido implementadas de forma constante, não conseguindo resultados consistentes na mitigação dos problemas do litoral, entre eles os de erosão costeira e de poluição ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mancuso, Malva Andrea, Francéllwika Catharine Gomes de Azevedo, Arci Dirceu Wastowski, and Mariele Fioreze. "Determination of the chemical properties of water and sediments in agricultural land use by using energy dispersive X-ray fluorescence spectrometry." Geologia USP. Série Científica 16, no. 1 (April 7, 2016): 85. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i1p85-100.

Full text
Abstract:
A técnica de espectrometria de fluorescência de raios X por energia dispersiva (EDXRF) foi aplicada em 29 amostras coletadas em um ano (jun/2012 a jul/2013) de monitoramento de qualidade da água do Rio Lajeado Pardo, afluente de um reservatório de captação de água para abastecimento, para avaliar a qualidade de 4 amostras de solos da floresta circundante e 6 amostras de sedimentos fluviais. Os teores elevados de Fe e Mn têm relação natural com os solos da região, já Cu, Zn, Ba e Cr, apesar de serem micronutrientes naturais do solo, podem ter enriquecimento proveniente do uso de fertilizantes e defensivos agrícolas. Segundo níveis estabelecidos pelas Diretrizes Canadenses de Qualidade dos Sedimentos para a Proteção da Vida Aquática e CONAMA nº 344/2000, as concentrações de Cr e Cu em sedimentos foram superiores ao nível acima do qual são observados efeitos severos à vida aquática. Em água doce, as concentrações de Fe, Zn, Cu e Mn foram superiores ao limite indicado pelas Diretrizes Canadenses de Qualidade da Água para a Proteção da Agricultura e Diretrizes Canadenses de Qualidade da Água para a Proteção de Vida Aquática. Não foram detectados os elementos Al, V, Zr, Sr, Cr, Y e Nb em água doce, estando a presença dos mesmos restrita aos solos e sedimentos de fundo do reservatório. O transporte médio anual de sedimentos foi estimado em 9,59 ton/ano.km2 . Entretanto, durante evento de precipitação pluviométrica, com vazão observada de 7,38 m³/s, se obteve a descarga máxima de 8,09 ton/dia.km2 de sólidos suspensos totais, um acréscimo de 307 vezes o valor médio diário transportado pelo rio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ayala, Luis, Alejandro López, and Paula Marín. "Factores hidráulicos y mecánico fluviales condicionantes del control hidrométrico en ríos de montaña." Ingeniería del agua 2, no. 2 (June 30, 1995). http://dx.doi.org/10.4995/ia.1995.2678.

Full text
Abstract:
Basado en una investigación experimental en un modelo físico a semejanza de Froude, se estudia el comportamiento de las curvas de descarga que caracterizan un tramo de un río de montaña de la Cordillera de Los Andes. El análisis se focaliza en los efectos que sobre la pérdida de carga tiene el régimen de escurrimiento y de arrastre de sólidos en un lecho de fuerte pendiente, constituido por sedimento de granulometría gruesa y extendida que experimenta acorazamiento. A partir de lo anterior y sobre la base de una comparación con datos del prototipo, se evalúan las posibles implicancias que tienen estos factores sobre la definición de la curva de descarga y su extrapolación para condiciones de crecidas de mediano y alto período de retorno. Se concluye que el procedimiento habitualmente empleado para traducir niveles limnimétricos en caudales, en una estación fluviométrica de montaña, puede conducir a incertezas importantes en los caudales máximos de eventos hidrológicos extremos, con el consiguiente efecto indeseado sobre las curvas de frecuencia que de estos datos se deducen. Como parte del trabajo se incluye también la definición de curvas de descarga de sólidos de arrastre las cuales sirven además de referencia para el empleo de relaciones teóricas de cálculo del transporte de sedimentos en ríos de montaña.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Descarga sólida fluvial"

1

Janardo, Carlos Tiago Pinto. "Caracterização geológica da bacia hidrográfica da albufeira de São domingos e avaliação da compatibilidade textural entre áreas-fonte e depósitos sedimentares." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10451/23803.

Full text
Abstract:
Tese de mestrado, Geologia do Ambiente, Riscos Geológicos e Ordenamento do TerritórioUniversidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2016
O objectivo principal deste trabalho consistiu no estudo e quantificação da erosão hídrica na bacia hidrográfica da ribeira de São Domingos e da produção sedimentar daquela ribeira, combinando os resultados de aplicação da RUSLE em ambiente SIG com dados de natureza geológica e geomorfológica. Escolheu-se a bacia de S. Domingos pelas suas dimensões e tipologia do seu sistema de drenagem, análogos aos das outras bacias das Ribeiras do Oeste, neste caso contendo uma albufeira de barragem. Caracterizaram-se os materiais mobilizados na bacia hidrográfica e também os sedimentos das margens (essencialmente areias) e fundos (essencialmente vasas) da albufeira, bem como das praias (arenosas) adjacentes à foz da ribeira. Testaram-se métodos de quantificação da razão de produção sedimentar (SDR), concluindo-se que o valor de SDR se situa provavelmente no intervalo de 0.15 a 0.35 e 0.19 a 0.38, quando se considera a bacia total ou apenas a fracção útil para a albufeira, respectivamente. A albufeira é muito eficaz no armadilhamento de sedimentos arenosos, interrompendo o trânsito destes materiais para jusante. Captura também vasas nos fundos inundados, mas a aplicação a estes sedimentos de métodos isotópicos de quantificação da taxa de acumulação produziu resultados inconclusivos. A intensidade da sedimentação esperada na albufeira, inferida a partir da RUSLE (1.6 a 3 x 103 m3 ano-1) é, pelo menos, cinco a dez vezes inferior à observada empiricamente no terreno, concluindo-se que tal resulta de a RUSLE produzir, no caso presente, estimativas por defeito. A estimativa da produção de areias para a costa antes da construção da barragem, sugere que o litoral a sul de Peniche se encontra em situação de défice sedimentar, sendo expectável a presença de uma tendência erosiva crónica. Finalmente, conclui-se da necessidade de investigar melhor a intensidade da erosão hídrica e a dimensão da razão de produção sedimentar nesta bacia, a fim de calibrar e validar as metodologias empíricas de avaliação da erosão e da descarga sólida de origem fluvial.
The main objective of this work . is to study and quantify soil erosion by water in the São Domingos watershed solving the RUSLE in GIS environment, and computing the solid discharge of this stream, combining results from the RUSLE with geological and geomorphological data. This watershed was chosen because of similarities with other basins of the “Ribeiras do Oeste” and the existence of a dam and reservoir. The source materials outcropping in the watershed, and sediments deposited in the reservoir’s margin and bottom and accumulated in beaches adjacent to the stream outlet were characterized. Several methods of sediment delivery ratio (SDR) computation were tested, indicating that it stays in the range of 0.15 - 0.35 and 0.19 - 0.38, when applied to the whole basin or the fraction upstream of the dam, respectively. The reservoir makes a very efficient trap for sand, totally interrupting the transport downstream of the dam. It also entraps muddy sediment, but application of isotopic methods yielded inconclusive results on their rate of accumulation. The intensity of mud sedimentation inferred from the RUSLE (1.6 a 3 x 103 m3 year-1), is at least 5 to 10 times lower than observed in the field. This difference is interpreted as resulting from the RUSLE underestimating the intensity of soil erosion by water. Computation of the annual sand discharge rate in the coastline prior to the construction of the dam suggests a strong deficit in the coastal budget and that the coast extending south of Peniche must be in a state of chronical erosion. There is a strong need to improve the data set on the intensity of soil erosion by water, on the magnitude of the sediment delivery ratio and solid discharge in streams for the purposes of validating and calibrating empirical methods of predicting soil loss and intensity of fluvial sediment sources.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography