Academic literature on the topic 'Descarga sólida total'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Descarga sólida total.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Descarga sólida total"

1

ANDRADE NETO, João Silva de, Letícia Thiesen RIGON, Elírio Ernestino TOLDO JR., and Carlos A. F. SCHETTINI. "Descarga sólida em suspensão do sistema fluvial do Guaíba, RS, e sua variabilidade temporal." Pesquisas em Geociências 39, no. 2 (August 31, 2012): 161. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.35910.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta uma avaliação da variação temporal da descarga sólida em suspensão no sistema fluvial do Guaíba. Foi utilizada uma base de dados históricos entre 2003 a 2006, constituída de vazões diárias dos rios afluentes (rios Jacuí, Sinos e Caí), e da turbidez da água monitorada em intervalos de 30 minutos na estação de tratamento de água do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). Os dados de turbidez foram convertidos em concentração de sedimentos em suspensão (CSS) através da calibração do sensor de turbidez com amostras de sedimentos em suspensão coletadas no Guaíba. Também foi realizada uma validação da estação de monitoramento para verificar se os dados obtidos a partir da estação representavam as condições simultâneas no Guaíba. Os dados de turbidez foram reduzidos para médias diárias. Foi elaborada a curva chave de CSS (em kg.m-3) em função da vazão (Q em m3.s-1), representada por CSS(Q) = 0,0057 + 0,0045 Q 0,2884 com r2 = 0,68. A descarga sólida em suspensão foi obtida pelo produto simples entre a vazão e a CSS. Os resultados demonstraram que a descarga sólida em suspensão varia consideravelmente ao logo do tempo, principalmente durante eventos de alta vazão de curta duração. A maior parte dos sedimentos em suspensão é transportada com valores de vazões entre 1.000 e 3.000 m3.s-1 e representou 47,2% do total. O valor médio de descarga sólida transportada para a Lagoa dos Patos entre os períodos de 2003 a 2006 foi da ordem de 1,1 x 106 t/ano, o que representa uma exportação da ordem de 400.000 m3 de sedimentos (2.650 kg/m3) da bacia de drenagem do rio Guaíba para os sistemas deposicionais lagunares e, posteriormente a plataforma continental adjacente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Baucke, Alex Sandro, Jarbas Cleber Ferrari, Gean Paulo Michel, and Willian Jucelio Goetten. "DESCARGA SÓLIDA DO RIO ITAJAÍ DO SUL MEDIANTE APLICAÇÃO DO MÉTODO SIMPLIFICADO DE COLBY." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 4 (December 29, 2020): 297. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020297-315.

Full text
Abstract:
O monitoramento hidrossedimentológico é uma ferramenta importante na supervisão a ser realizada em uma bacia hidrográfica, visto que os corpos hídricos são utilizados nos mais variados fins, como abastecimento público, navegação, irrigação, entre outros. Como a sub-bacia do Itajaí do Sul não apresenta este acompanhamento, buscou-se neste trabalho mediante utilização de uma ferramenta computacional, estimar a descarga sólida total diária da sub-bacia em um período de dois anos. Ainda, como item complementar, se estabeleceu uma relação entre a turbidez e a concentração de sedimentos em suspensão. Os resultados para esta relação foram satisfatórios, visto que o coeficiente de determinação encontrado foi de 0,98. Já para a descarga sólida total, devido à ausência de dados durante um curto período, não foi possível obter um valor total para o ano de 2015. Entretanto, em 2014 constatou-se um transporte de sedimentos aproximado na foz do rio Itajaí do Sul de 1,29 milhões de toneladas. Deste modo, com a obtenção desses resultados satisfatórios, acredita-se que este estudo possa contribuir como uma ferramenta de gestão na sub-bacia do rio Itajaí do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Peixoto, Rodrigo de Almeida Oliveira, Carlos Eugenio Pereira, Marcio Ricardo Salla, José Eduardo Alamy Filho, and Abner Nishimura. "Determinação da relação entre vazões líquida e sólida e análise de fatores que influenciam a dinâmica do transporte de sedimentos na Bacia Hidrográfica do Rio Jordão (UPGRH-PN 1)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 25, no. 6 (December 2020): 921–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-4152202020180137.

Full text
Abstract:
RESUMO O entendimento do escoamento de sedimentos é fundamental para a adequada gestão e uso dos recursos hídricos. A falta de planejamento de uso e ocupação do solo, marcado por ações antrópicas irracionais, influencia diretamente a dinâmica dos sedimentos nas bacias hidrográficas em todo o território nacional. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivos determinar as descargas de sedimentos, analisar fatores que podem influenciar o carreamento de sedimentos na bacia hidrográfica e construir as curvas-chave que representam a relação entre as descargas sólida e líquida no rio Jordão. O estudo foi realizado na Bacia Hidrográfica do Rio Jordão, estabelecendo-se quatro estações de amostragem, sendo realizadas nove campanhas de medições de vazões e coletas de água para análise de sedimentos suspensos em épocas secas e chuvosas no período de agosto de 2017 a julho de 2018. As concentrações e descargas de sedimentos apresentaram variações entre as estações e os períodos de amostragem. Na época chuvosa, os valores das descargas e concentrações foram superiores ao período de estiagem. A maior concentração média foi de 101,16 mg.L-1 na estação 3, e a maior descarga sólida total ocorreu na estação 4, com valor médio de 113,83 t.d-1. Além da precipitação, fatores como cobertura vegetal, uso do solo e declividade influenciam o carreamento dos sedimentos no rio Jordão. As curvas-chave de sedimentos em suspensão e totais, para cada estação e para os dados unidos de todas as estações, apresentaram boas correlações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Da Silva, José Lourenço Alves, and Célia Alves De Souza. "VARÍAVEIS HIDROSSEDIMENTOLÓGICAS E NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS, ENTRE A BAÍA DA PALHA E O SADAO NO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI." Geo UERJ, no. 35 (December 21, 2019): e35448. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2019.35448.

Full text
Abstract:
O rio Paraguai é um dos principais agentes modeladores do ambiente pantaneiro, suas mudanças hidromorfológicas estão vinculadas ao seu regime hídrico sua dinâmica fluvial e atividades antrópicas. O presente estudo objetivou avaliar os aspectos hidrossedimentológicos e o nível de degradação ambiental a partir de aplicação dos protocolos de avaliação rápida de rios - Pars, entre a Baía da Palha e o Sadao no corredor fluvial rio Paraguai. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou se algumas etapas. Trabalho de gabinete, trabalho de campo e de laboratório. Na etapa gabinete, foram realizadas pesquisas bibliográficas, perfis transversais e organização dos dados, no trabalho de campo, observação; aplicação de protocolos de avaliação rápida de rios; batimetria e velocidade do fluxo, coleta de amostras de água e sedimentos. Na análise laboratorial, foram realizadas análises: granulométrica (dispersão total e método de peneiramento), método de evaporação (concentração de sedimentos). Os Protocolos de Avaliação Rápida indicaram situações regulares para a margem esquerda das seções 1 e 5. Nas seções transversais no rio Paraguai, a velocidade do fluxo variou entre 0,30 a 0,71 m/s, a profundidade média da lâmina de água entre 3,5 a 8,16 m, a vazão ficou entre 141,90 a 865,57 m³/s, a descarga sólida variou 245,20 a 1.496, t/dia. Nas seções localizadas na baía da Palha a velocidade do fluxo variou entre 0,09 a 0,97 m/s, a profundidade média da lâmina de água entre 0,46 a 7,06 m, a vazão ficou entre 0,29 a 673,95 m³/s, e a descarga sólida variou de 53,74 a 2.329,17 t/dia. O uso antrópico influenciou diretamente em alterações na área de estudo em questão, porém a dinâmica de mudanças do rio Paraguai ocorre de forma natural desconfigurando suas feições através de deposições sedimentológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aquino, Igor Guedes de, Henrique Llacer Roig, Elton Souza Oliveira, Jérémie Garnier, Edi Mendes Guimarães, and Sérgio Koide. "Variação temporal da descarga sólida em suspensão e identificação de minerais a partir de aperfeiçoamento de método de amostragem automática no Córrego Riacho Fundo, Brasília, Distrito Federal." Geologia USP. Série Científica 18, no. 2 (July 24, 2018): 171–85. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v18-140500.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou contribuir com informações sedimentométricas sobre o Córrego Riacho Fundo (CRF), afluente do Lago Paranoá, Brasília, Distrito Federal, historicamente o principal transportador de sedimentos da bacia. Utilizamos método acústico com o equipamento River Surveyour M9 da Sontek, para levantamento de vazão, e amostrador automático ISCO 6712, para amostragem de água e sedimentos, com coleta em ponto fixo em relação ao leito do córrego e coleta com adaptação para amostragem a 40 cm de profundidade da superfície d’água. A mineralogia de uma seleção de amostras de sedimentos coletados foi determinada por difratometria de raios X. Além disso, a turbidez das águas foi medida por meio de sonda multiparamétrica flutuando a 40 cm da superfície. Os resultados obtidos permitiram elaborar uma nova curva-chave do CRF, com vazões medidas em cotas nunca registradas. O novo método de coleta implantado possibilitou obter informações em cotas que não haviam sido amostradas antes e permitiu também diminuir a dispersão dos dados entre concentração e cota. Assim, comparando os dois métodos, com o método fixo obteve-se R2 = 0,28, e com o método com flutuabilidade, R2 = 0,45. A adaptação com flutuação também favoreceu uma boa correlação entre turbidez e concentração, apresentando R2 = 0,92. A análise de histerese mostrou que a maioria dos eventos ocorre no sentido anti-horário. A quantidade total de sedimentos suspensos por evento de chuva variou entre 43 e 1.258 t com o método adaptado, e entre 47 e 10.142 t com o método de coleta fixa. A mineralogia dos sedimentos é composta por saponita, vermiculita, ilita, muscovita, caolinita, gibbsita, diásporo, quartzo, rutilo e hematita. O uso do amostrador automático permitiu identificar maior número de minerais quando comparados outros estudos na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sandri, Delvio, Edson E. Matsura, and Roberto Testezlaf. "Metodologia para avaliação do desgaste por abrasão de bocais de aspersores rotativos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 7, no. 1 (April 2003): 7–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662003000100002.

Full text
Abstract:
As técnicas de manejo de irrigação, as condições hidráulicas e a durabilidade dos equipamentos diante das diferentes condições de uso, são fatores importantes a serem considerados no desempenho de sistemas de irrigação e que devem ser avaliados permanentemente. Diante disto, este trabalho teve como objetivo analisar uma metodologia de quantificação de desgaste de bocais de aspersores rotativos, utilizando-se uma mistura sólido-líquida (areia-água) avaliando-se a variação da vazão, da massa do bocal, do coeficiente de descarga, das dimensões dos bocais e comportamento do módulo hidráulico. Foram ensaiados aspersores com bocais de latão, plástico e bronze, submetidos às concentrações de sólidos de 140 mg L-1± 10% (C1) e 230 mg L-1± 10% (C2) operando a uma pressão de serviço de 300 kPa, durante o tempo total de ensaio de 2100 h, com intervalo de leitura a cada 150 h. O módulo hidráulico mostrou ser capaz de simular o desgaste de bocais de aspersores para ambas as concentrações de sólidos, apesar de se ter verificado um aquecimento da mistura sólido-líquida. A medição dos diâmetros dos bocais, através da confecção de moldes, mostrou-se eficiente e com precisão adequada aos objetivos do trabalho, com resultados menos consistentes para o bocal de plástico. Os aumentos de vazão em relação aos valores iniciais foram de 2,97, 1,98 e 0,96% para os bocais de latão, plástico e bronze, respectivamente, sendo iguais para as duas concentrações de sólido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carames, Ruan Brum, Eugênio De Oliveira Simonetto, and Glauco Oliveira Rodrigues. "Desenvolvimento de um modelo computacional para avaliação dos efeitos da implantação e estímulo a práticas de reciclagem no município de Cacequi/RS." Revista Produção Online 19, no. 4 (December 16, 2019): 1289–303. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v19i4.3405.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva demonstrar os impactos do estímulo a reciclagem dos resíduos sólidos urbanos produzidos no Município de Cacequi. Utilizando-se de estudos sobre o assunto e informações do próprio município, projetaram-se cenários idealizados de reciclagem em um sistema de simulação computacional, a fim de avaliação dos resultados apurados, visando facilitar a tomada de decisão pelo Executivo Municipal. Foram projetados os seguintes cenários: 1) sem reciclagem; 2) 13% de reciclagem; 3) 30% de reciclagem; e 4) 40% de reciclagem. As simulações foram realizadas com base nos principais resíduos sólidos coletados pelos catadores: plásticos, papéis, materiais ferrosos e alumínio. O objetivo principal esta pautado na verificação dos resultados simulados nos cenários, referentes a três fatores que envolvem o tema abordado, o custo total mensal da coleta de resíduos, o resíduo sólido urbano gerado e o ganho potencial bruto com reciclagem, fatores que possuem forte impacto socioambientais, em função da redução do descarte de rejeito e pela inclusão social por meio da geração de emprego e renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade Avalos, Mónica Lilian, Danielita Fernanda Borja Mayorga, and Hugo Segundo Calderón Calderón. "Diseño de una planta de tratamiento de lixiviados para empresas públicas municipales de aseo integral zona 3 Ecuador." Ciencia Digital 4, no. 1 (January 4, 2020): 197–208. http://dx.doi.org/10.33262/cienciadigital.v4i1.1094.

Full text
Abstract:
El presente proyecto tuvo como objetivo el diseño de una planta de tratamiento de lixiviados para Empresas Públicas Municipales de Aseo Integral de Ecuador Zona 3, con el fin de reducir la carga contaminante y cumplir con lo que estipula el Texto Unificado de Legislación Secundaria Medio Ambiental (TULSMA) libro VI, Anexo 1, tabla 9. La Empresa Pública Municipal Mancomunada de Aseo Integral Patate-Pelileo EMMAIT-EP a partir de un estudio técnico realizado proporcionó datos experimentales del agua residual. Se siguieron Métodos Estándares para la Examinación del Agua y Agua Residual se consiguió la caracterización física, química y microbiológica. Para determinar los datos del caudal del relleno sanitario se manejó el método volumétrico en base a los días que hay mayor descarga de residuos. Se identificó que los parámetros fuera del límite máximo permisible para descargas a cuerpos de agua dulce son: demanda química de oxígeno (DQO) 3670 mg/l, demanda biológica de oxígeno (DBO5) 7060 mg/l, nitrógeno total 13600 mg/l, sólidos totales 7080 mg/l, sulfuros 2,60 mg/l, tensoactivos 3,45 mg/l. El tratamiento aplicado fue netamente biológico con la utilización de humedales artificiales y un proceso de evaporación con el uso de la radiación solar (destilador solar). Se determinó la eficiencia de dichos tratamientos en la remoción de la carga contaminante, proveyendo los siguientes resultados en los análisis al agua tratada: DQO 125 mg/l, DBO5 71 mg/l, nitrógeno total 40,2 mg/l, sólidos totales 728 mg/l, sulfuros <0,5 mg/l y tensoactivos 0,47 mg/l; con un porcentaje de remoción promedio del 91,4 %. Se concluyó que después de la caracterización final los parámetros se encuentran dentro de los límites permisibles y cumplen con lo que estipula el TULSMA. Se recomienda utilizar materiales de buena calidad para la construcción de diferentes equipos, para ampliar la vida útil de los equipos y de la planta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Neres, João Pedro Granjeiro, Maressa Irene Dos Santos, Elizabeth Cristina Gomes dos Santos, and Menilla Maria Alves de Melo. "DESCARTE ADEQUADO DE MEDICAMENTOS: UMA ESTRATÉGIA INTEGRADA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADA À COMUNIDADE ACADÊMICA." Infarma - Ciências Farmacêuticas 33, no. 1 (March 30, 2021): 75–80. http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e1.a2021.pp75-80.

Full text
Abstract:
O farmacêutico é o profissional responsável por orientar a comunidade sobre o uso racional de medicamentos, por meio da atenção farmacêutica. A prática da automedicação está relacionada ao estoque em domicílio de medicamentos, que favorece à problemática de seu descarte incorreto. Quando vencidos ou fora de uso, os medicamentos são descartados, na maioria das vezes, em locais inapropriados, afetando o meio ambiente. O trabalho teve por objetivo elaborar uma estratégia de descarte consciente de medicamentos durante a semana científica em uma faculdade privada, na cidade de Natal, RN, bem como avaliar o perfil dos medicamentos descartados. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional e descritivo. A coleta dos medicamentos ocorreu em junho de 2019, durante a semana científica. Posteriormente foi realizada a contagem dos medicamentos recolhidos, separando-os por forma farmacêutica e em seguida verificou-se o quantitativo de medicamentos genéricos. Um total de 303 medicamentos vencidos ou fora de uso foram recolhidos, sendo 220 na forma farmacêutica sólida, 66 líquidos, e 17 semissólidos. Do total recolhido, apenas 51 eram genéricos. O estabelecimento de estratégias que facilitem o descarte racional de medicamentos no âmbito acadêmico possibilita uma alternativa para diminuir o acúmulo de medicamentos vencidos ou fora de uso em domicílio, bem como evita que estes sejam descartados em locais inapropriados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Behling de Calmón, Elisabeth, Julio César Marín Leal, Ana Chirinos, Nancy Rincón Lizardo, Gilberto Colina Andrade, and Johan Mesa. "Influencia de la carga orgánica sobre la eficiencia de reactores RBC de tres etapas en el tratamiento de un efluente industrial sintético." Ciencia e Ingeniería Neogranadina 22, no. 2 (December 1, 2012): 7. http://dx.doi.org/10.18359/rcin.238.

Full text
Abstract:
<span>El presente artículo incluye el estudio de la influencia de la carga orgánica (CO) sobre la eficiencia de reactores biológicos rotativos de contacto (RBC), aerobios de tres etapas, al tratar un efluente industrial sintético, con la finalidad de establecer la adecuación del efluente final con respecto a los límites de descarga establecidos en la normativa de Venezuela. Durante la experimentación, se evaluaron pH, alcalinidad total, oxígeno disuelto, demanda biológica de oxígeno (DBO), demanda química de oxígeno (DQO), sólidos suspendidos totales (SST), nitrógeno total Kjeldahl (NTK), NH4+, NO2- y NO3-, de acuerdo con los métodos estándares. La variación de la CO aplicada se obtuvo mediante modificación del tiempo de retención hidráulico (TRH), (24, 12 y 6 h), y se mantuvo constante la DQO de entrada (influente sintético de sacarosa+ urea). La mayor eficiencia de remoción de DQO se obtuvo para un CO global de 11,68 gDQO/m2.d (96,25%; TRH=12 h). Para los TRH 24 y 12 h, la eficiencia de remoción global de N-total fue de 66,92 y 62,95%, respectivamente. La mayor remoción de C y de N se obtuvo en la primera etapa de los reactores y se logró cumplir con el límite venezolano permisible de descarga para DQO (&lt;350 mg/L). La posible ocurrencia del proceso de nitrificación repercutió sobre el aumento de las concentraciones de nitrógeno inorgánico en el efluente final.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Descarga sólida total"

1

Schmidt, Filho Osmar. "Monitoramento hidrossedimentométrico e avaliação de métodos de cálculo da descarga sólida total no Rio Vacacaí Mirim." Universidade Federal de Santa Maria, 2016. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7660.

Full text
Abstract:
The monitoring of flood events provide the study of the flow generated during the rains, as well as the production and sediment transport in rural and urban watersheds providing monitoring data for future applications. The work was carried out in a section of Vacacaí Mirim river near the municipality of Restinga Sêca / RS of October 02, 2014 in December 3, 2015 with 16 events monitored with liquid discharge measurement (Q) and solid discharge after occurrence of rainy events. The objective is to perform the temporal assessment of sediment yield and some methods of calculations to estimate sediment transport to the section in the study were quantified solid discharges of the cross section and the characterization of particle sizes of the transported materials. Were determined the solid and liquid discharges for the 2014 period and 2015 in order to evaluate them temporally with the solid and liquid discharges between 2007-2015 using the Pearson correlation coefficient (r) and coefficient of determination (r²).To analyze the results and point out that indirect method of calculation to estimate sediment transport is the most suitable for the current study and compare them with previous studies using the dispersion index (DI) proposed by Aguirre et al. (2004).. The suspended material was shown to be almost all of the solid discharge in river. The granulometric composition of this material is the predominance of silt (58.3%) Sand then (28.4%) and clay (13.4%). For the material bed and drag, there was a predominance of sand, followed by silt and clay. The total solid monthly discharge to the measurement section to 2014-2015 was 117554.62 tons in 15 months evaluated. For the period 2007-2015 the total discharge was 141,039.37 tons/year. The most appropriate methods for the total solid discharge were Einstein's methods modified by Colby and Hembree (1955), Colby (1957), which include the measured sediment concentration data, dispersion index (DI) 0.09 and 2.30 respectively. Predictive methods for overall solid discharge the most appropriate methods were Toffaleti (1969) with value DI = 1.42, Engelund & Hansen (1967) DI = 2.38, Ackers and White (1973) DI = 2.44, Laursen (1958) DI = 4.07 and Yang (1973) DI = 9.42 and unloading solid bed best results were obtained by the methods of Van Rijn (1984) DI = 0.77, Karim (1998), DI = 1.66, Meyer-Peter and Müller (1948) with 6.08 DI.
O monitoramento dos eventos de cheia proporcionam o estudo do escoamento gerado durante as chuvas, assim como, a produção e o transporte de sedimentos em bacias rurais e urbanas propiciando dados de monitoramento para futuras aplicações. O trabalho foi realizado em uma seção do rio Vacacaí Mirim próximo ao munícipio de Restinga Seca/RS, de 02 de outubro de 2014 a 03 de dezembro de 2015 com 16 eventos monitorados, com medição de descarga líquida(Q) e descarga sólida após ocorrência de eventos chuvosos. O objetivo do trabalho é realizar a avaliação temporal da produção de sedimentos e alguns métodos de cálculos para estimar o transporte de sedimentos para a seção em estudo Foram quantificadas as descargas sólidas da seção transversal e a caracterização das granulometrias dos materiais transportados. Determinaram-se as descargas sólidas e líquidas para o período de 2014 e 2015 com o intuito de avalia-las temporalmente com as descargas sólidas e líquidas entre 2007 a 2015 utilizando o índice de correlação de Pearson (r) e coeficiente de determinação (r²). Para analise dos resultados obtidos e apontar qual método indireto de calculo para estimar o transporte de sedimentos é o mais adequado para o atual estudo e compara-los com estudos anteriores com o uso do índice de dispersão (ID) proposto por Aguirre et al. (2004). O material em suspensão demonstrou ser quase totalidade da descarga sólida do rio. A composição granulométrica deste material tem a predominância de silte (58,3%) seguida de areia (28,4 %) e argila (13,4%). Para o material de leito e de arraste, constatou-se a predominância de areia, seguida de silte e argila. A descarga sólida total mensal média até a seção de medição para 2014 a 2015 foi 117.554,62 toneladas e a perda de camada de solo 0,05 mm em 15 meses avaliados. Para o período de 2007 a 2015 a descarga total foi 141.039,37 ton/ano e a perda de camada de solo foi 0,06 mm/ano.Os métodos mais adequados para o cálculo da descarga sólida total foram os métodos de Einstein modicado por Colby e Hembree (1955), Colby (1957), que incluem dados medidos de concentração de sedimentos, com Índice de dispersão(ID) 0,09 e 2,30 respectivamente. Dos métodos preditivos para descarga sólida total os métodos mais adequados foram Toffaleti (1969) com valor de ID = 1,42, Engelund & Hansen (1967) ID = 2,38, Ackers e White (1973) ID = 2,44, Laursen (1958 ) ID = 4,07 e Yang (1973) ID= 9,42 e para descarga sólida de leito os melhores resultados foram obtidos pelos métodos de Van Rijn (1984) ID = 0,77, Karim (1998) com ID = 1,66, Meyer-Peter e Müller (1948) com ID de 6,08.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CASTILHO, Alice Silva de. "Avaliação da aplicabilidade do método simplificado de Colby na estimativa de descarga sólida total em cursos d'água : estudo de caso: sub-bacia 40, região do Alto do São Francisco." reponame:Repositório Institucional da CPRM, 1998. http://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/handle/doc/1223.

Full text
Abstract:
Submitted by maria carolina coutinho barrozo de freitas (maria.barrozo@cprm.gov.br) on 2014-06-27T14:58:38Z No. of bitstreams: 2 VOLUME I - TEXTOS.pdf: 119646603 bytes, checksum: b8f412e2f1217e2cdde0afc859e98904 (MD5) VOLUME II - ANEXOS.pdf: 77386431 bytes, checksum: a543c39ddde376f0d07f09e4b17d5d60 (MD5)
Approved for entry into archive by Flasleandro Oliveira (flasleandro.oliveira@cprm.gov.br) on 2014-06-27T15:07:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 VOLUME I - TEXTOS.pdf: 119646603 bytes, checksum: b8f412e2f1217e2cdde0afc859e98904 (MD5) VOLUME II - ANEXOS.pdf: 77386431 bytes, checksum: a543c39ddde376f0d07f09e4b17d5d60 (MD5)
Approved for entry into archive by Flasleandro Oliveira (flasleandro.oliveira@cprm.gov.br) on 2014-06-27T15:08:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 VOLUME I - TEXTOS.pdf: 119646603 bytes, checksum: b8f412e2f1217e2cdde0afc859e98904 (MD5) VOLUME II - ANEXOS.pdf: 77386431 bytes, checksum: a543c39ddde376f0d07f09e4b17d5d60 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-06-27T15:08:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 VOLUME I - TEXTOS.pdf: 119646603 bytes, checksum: b8f412e2f1217e2cdde0afc859e98904 (MD5) VOLUME II - ANEXOS.pdf: 77386431 bytes, checksum: a543c39ddde376f0d07f09e4b17d5d60 (MD5) Previous issue date: 1998
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BRAGA, Celso de Carvalho. "Distribuição espacial e temporal de sólidos em suspensão nos afluentes e reservatório da Usina Hidrelétrica Barra dos Coqueiros - GO." Universidade Federal de Goiás, 2012. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/354.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T14:39:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Celso de Carvalho Braga.pdf: 3312309 bytes, checksum: f978b2519d34cde7af31bff47e8526ea (MD5) Previous issue date: 2012-03-01
The construction of reservoirs for hydroelectric generates various environmental impacts, for instance, changes in the displacement and the concentration of suspended solids, thus causing changes in the fauna and flora of the water. The survey of suspended solids in a determined watershed is important to make correct decisions regarding the planning for a bowl, because the amount of solids is directly related to the land use. The problems caused by suspended solids include erosion, transport, deposition and compaction, in addition the suspended solids impair the quality of water for human consumption. This study aimed to analyze the spatial and temporal distribution of the concentration of suspended solids (CSS) in the main source of the lake in Barra dos Coqueiros and its influence on the life cycle of the reservoir from March 2011 to August 2011. To achieve the proposed goals, it was used methods such as calculating the concentration of suspended solids according to the proposal of Wetzel and Likens (1991), checking the levels of turbidity and water clarity in accordance with the proposal to Esteves (1998) and Tundisi (2008), calculating the flow of the sources of water by the method of floats as proposed by Ramos and Oliveira (2003), Palhares (2007), and calculating the total solid discharge of the main sources of water (of the) using simplified method of Colby (1964) that takes into consideration: liquid discharge, average speed, average depth, width and cross section measured concentration of suspended solids. According to the data, we reached the following conclusion: the concentration of suspended solids is well related to the data turbidity and water transparency. In the data collection reservoir of the rainy season, the concentration of suspended solids ranged from 7,5 to 30,5 mgL-1 and greater than the collection of the dry period, which ranged from 0,25 to 7,5 mgL-1. The same thing happens to the water transparency using a Secchi disk that ranged from 0,16 to 0,30 meters in the rainy season and 1,40 to 3,50 meters in the dry season. As for turbidity, the indices found shows that the reflectance of light in a rainy period ranged from 51 to 72 NTU, whereas the dry period ranged from 0 to 3,7 NTU. According to the evaluation of the spatial and temporal distribution of suspended solids concentration of the main sources of water in the reservoir of Barra dos Coqueiros, the main lake stands out among the sources analyzed, due to the higher concentration of suspended solids, ranging from 2,5 mgL-1 in the dry season to 14,5 mgL-1 in the rainy season.
A construção de reservatórios para usinas hidrelétricas geram impactos ambientais diversos, como, por exemplo, mudanças no deslocamento e concentração de sólidos em suspensão, ocasionando assim mudanças na fauna e flora aquáticas. O estudo dos sólidos em suspensão de uma determinada bacia hidrográfica é importante para que se possam tomar decisões corretas quanto ao planejamento de atividades de uma bacia, pois a quantidade de sólidos está diretamente associada ao uso da terra. Os problemas gerados pelos sólidos em suspensão vão desde a erosão, transporte, deposição e compactação, além de que os sólidos em suspensão prejudicam a qualidade da água para o consumo humano. O presente trabalho teve por objetivo analisar a distribuição espacial e temporal da concentração de sólidos em suspensão (CSS) nos principais afluentes e lago da UHE Barra dos Coqueiros, e sua influência na vida útil do reservatório no período de março a agosto de 2011. Os métodos utilizados para alcançar os objetivos propostos foram: calcular a concentração de sólidos em suspensão de acordo com a proposta de WETZEL E LIKENS (1991), verificar os níveis de turbidez e transparência da água de acordo com a proposta de ESTEVES (1998) e TUNDISI (2008), calcular a vazão dos afluentes pelo método de flutuadores, de acordo com a proposta de RAMOS e OLIVEIRA (2003), PALHARES (2007), e calcular a descarga sólida total dos principais afluentes pelo método simplificado de COLBY (1964) que leva em consideração: descarga líquida, velocidade média, profundidade média, largura da seção transversal e concentração medida de sólidos em suspensão. De acordo com os dados obtidos, chegou-se à seguinte conclusão: que a concentração de sólidos em suspensão tem boa relação com os dados de turbidez e transparência da água. Na coleta de dados do reservatório do período chuvoso, a concentração de sólidos em suspensão variou de 7,5 a 30,5 mgL-1, sendo maior que na coleta do período seco, que variou de 0,25 a 7,5 mgL-1. O mesmo acontece com transparência de água utilizando o disco de Secchi que variou de 0,16 a 0,30 metros no período chuvoso e de 1,40 a 3,50 metros no período seco. Quanto à turbidez, os índices encontrados mostram que a refletância da luz no período chuvoso variou de 51 a 72 NTU, enquanto no período seco variou de 0 a 3,7 NTU. Quanto à avaliação da distribuição espacial e temporal da concentração de sólidos em suspensão dos principais afluentes do reservatório da UHE Barra dos Coqueiros o Córrego Matriz se destaca entre os afluentes analisados, por apresentar maiores concentrações de sólidos em suspensão, variando de 2,5 mgL-1 no período seco a 14,5 mgL-1 no período chuvoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Descarga sólida total"

1

"ESPAÇO SALA VERDE AUTAZES: INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMAZONAS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1777.

Full text
Abstract:
Introdução: O Projeto Salas Verdes está presente atualmente em todas as regiões do Brasil, constituindo-se em uma rede de 640 centros de referência em educação ambiental. Objetivos: O Espaço Sala Verde Autazes teve como objetivo realizar a implantação das práticas de Educação Ambiental e meio ambiente, obedecendo às metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS 30). Material e Métodos: As atividades citadas nesse resumo, foram realizadas entre os anos de 2017 e 2019. As atividades realizadas em 2017 foram: “Campanha Autazes Limpa” com palestras de informação sobre o lixo domiciliar e entulho de quintal, descarte correto, direitos e deveres; e Palestras com tema “Diga não as queimadas”. Resultados: Em 2018 as ações realizadas foram: Palestras com o tema “Lixo e queimadas de quintal – Diga Não Ao Fogo”; Circuito Tela Verde apresentando vídeos e curtas-metragens com o tema “Resíduos Sólidos e água”. Em 2019 as ações realizadas foram: palestras sobre “Resíduos Sólidos Urbanos - Lixo”; Mesa redonda com o tema “Recursos Hídricos e Educação Ambiental”; Sessão Cine Pipoca Sustentável nas escolas; Caminhada no mês de junho, referente ao Mês Ambiental; Arborização e competição (Desenho, Poesia, Paródia, Teatro e Vídeo Documentário) entre escolas das redes municipais e estaduais da sede do município; “I Copa Verde de Autazes” realizada no bairro do Mutirão; Reunião de orientação aos agricultores e feirantes com o tema “Técnica de Roçado sem Fogo”; Oficina de Materiais Recicláveis; e orientação sobre lixo, queimadas e desmatamento através da rádio local. Na análise geral, as ações desenvolvidas pelo Espaço Sala Verde Autazes atingiram um público heterogêneo, abrangendo o setor escolar das redes do ensino fundamental e médio de escolas públicas da zona urbana e rural. As palestras foram realizadas de maneira expositiva com auxílio de notebook, datashow, banners, cartazes e panfletos. O Espaço Sala Verde Autazes teve um total de 70 participantes em 2017, 5.399 participantes no ano de 2018 e 6.024 participantes no ano de 2019. Conclusão: Nesse artigo, foi possível apresentar e discutir o processo de consolidação do Projeto Espaço Sala Verde Autazes a partir da caracterização dos elementos trazidos de todas as ações realizadas entre os anos de 2017 e 2019, em Autazes/AM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography