To see the other types of publications on this topic, follow the link: Desenvolvimento - Guiné-Bissau.

Journal articles on the topic 'Desenvolvimento - Guiné-Bissau'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 22 journal articles for your research on the topic 'Desenvolvimento - Guiné-Bissau.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Sani, Quecoi, and Marlize Rubin Oliveira. "Educação superior e desenvolvimento na Guiné-Bissau: contribuições, limites e desafios." Revista Pedagógica 16, no. 33 (July 20, 2015): 127. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v16i33.2846.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa documental e exploratória que analisou a educação superior no desenvolvimento da Guiné-Bissau – suas contribuições, limites e desafios. Participaram doze instituições da Guiné-Bissau: oito de Educação Superior, dois ministérios e um instituto nacional de pesquisa. Os resultados demonstram quais seriam as principais contribuições da educação superior para a Guiné-Bissau: maior número de cidadãos formados, administração pública eficaz e eficiente, maior produtividade econômica nacional e diminuição da pobreza. Há muitos limites para o desenvolvimento, dentre eles:o início tardio e ainda incipiente da educação superior, a falta de qualificação de docentes e a falta de infraestrutura, o baixíssimo Orçamento Geral de Estado para a educação. A educação superior representa um desafio premente para o País para a concretização do desenvolvimento almejado por todos._________________________________ResumenEl artículo presenta resultados de una investigación documental y exploratoria que analizó la educación superior en el desarrollo de Guiné-Bissau – sus contribuciones, límites y desafíos. Participaran doce instituciones de Guiné-Bissau: ocho de Educación Superior, dos ministerios y un instituto nacional de investigación. Los resultados demuestran cuales serian las principales contribuciones de la educación superior para Guiné-Bissau: más números de ciudadanos formados, administración pública eficaz y eficiente, más productividad económica nacional y diminución de la pobreza. Que todavía hay muchos límites para el desarrollo, entre ellos: el inicio tardío y aun incipiente da la educación superior, la falta de cualificación de docentes y la falta de infraestructura, el bajísimo Presupuesto General del Estado para la educación. La educación superior representa un desafío urgente para el País para la concretización del desarrollo deseado por todos.Palabras Clave: Guiné-Bissau. Desarrollo. Educación Superior
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cateia, Júlio Vicente, Igor Castellano Da Silva, and Júlio Eduardo Rohenkohl. "A mudança estrutural na Guiné-Bissau." Textos de Economia 21, no. 1 (May 17, 2018): 97–124. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8085.2018v21n1p97.

Full text
Abstract:
A Guiné-Bissau conquistou a sua independência em 1973 e adotou o modelo econômico de planificação centralizado, baseado no ideal socialista. Porém, meado da década de oitenta marcou a transição para o capitalismo de mercado. O objetivo é discutir a mudança estrutural do socialismo para o capitalismo ocorrida no país, tendo como referencial teórico a corrente institucionalista vebleniana e os fundamentos do estruturalismo econômico. A partir da discussão feita, sustenta-se que, no período socialista, coordenar centralizadamente diferentes políticas visando o objetivo comum era uma tarefa difícil. Já para o período capitalista, conclui-se que as políticas criadas têm pouca sintonia com as instituições informais enraizadas no sistema econômico guineense, e pouco contribuem para o desenvolvimento nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes, Aladino. "A relação entre sociedade civil e o estado na Guiné-Bissau." Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF 20, no. 1 (May 4, 2021): 104–20. http://dx.doi.org/10.5335/srph.v20i1.12082.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo principal analisar a relação entre a sociedade civil e o Estado na Guiné-Bissau, desde as primeiras eleições gerais, em 1994, até a eleição mais recente, em 2019. Pretendemos investigar, no atual cenário político nacional da Guiné-Bissau, que tem passado por vários conflitos internos envolvendo a sociedade civil, o Estado e os partidos políticos, qual o papel que o Estado reserva à sociedade civil no momento de resolução dos conflitos internos. Dessa forma, buscaremos compreender a contribuição da sociedade civil dentro da política guineense e as relações entre a sociedade civil e o Estado. O Estado na Guiné-Bissau se situa no cenário global a partir de uma configuração particular que combina três níveis, que são: a relação entre Estado, ONGs e associações comunitárias, impulsionadas pelos projetos financiados pelas agências internacionais de desenvolvimento. As relações entre o Estado, as organizações e os grupos da sociedade civil são pré-existentes à independência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos. "A Recolonização de Guiné-Bissau por Meio das Representações Negativas Realizadas pelos Organismos Internacionais de Desenvolvimento: de “Estado Frágil” a “Narco-Estado”." Desenvolvimento em Questão 17, no. 47 (May 22, 2019): 156–78. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.156-178.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva compreender o processo de recolonização dos países do Sul Global por meio das representações negativas realizadas pelos Organismos Internacionais de desenvolvimento (OID), analisando, para tanto, o contexto de desenvolvimento de Guiné-Bissau a partir de sua independência na década de 1970 até os dias de hoje. De caráter qualitativo, a pesquisa combina técnicas de análise documental, bibliográfica e entrevista semiestruturada. No pós-Segunda Guerra, os OIDs se constituem como legítimos produtores do conhecimento sobre desenvolvimento hegemônico capitalista. Por meio de indicadores, índices e ranqueamentos de sucesso e fracasso, determinam o escopo e perpetuam a ajuda externa e o endividamento desses países. Esse foi o caso de Guiné-Bissau que se liberou do jugo colonial para ser recolonizada por meio da dependência da ajuda externa através de um processo sistemático de representação negativa e de endividamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Junior, Antonio Correia, Edson Vicente Da Silva, Rodrigo Guimarães De Carvalho, and Francisco Davy Braz Rabelo. "Características das Áreas Protegidas em Guiné-Bissau: o caso do Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu." Revista Eletrônica Casa de Makunaima 1, no. 2 (January 11, 2019): 37–55. http://dx.doi.org/10.24979/makunaima.v1i2.461.

Full text
Abstract:
Atualmente se observa uma crescente degradação da biodiversidade em diferentes escalas de análise, interferindo na dinâmica ambiental global, regional e local, incluindo os sistemas ambientais das regiões litorâneas e costeiras da Guiné-Bissau, devido essencialmente à exploração abusiva dos recursos naturais e destruição dos ecossistemas. Cabe aqui instigar uma análise incorporando necessidades e cuidados no relacionamento sociedade-natureza diante a busca para satisfazer necessidades individuais humanas e sua ânsia de poder. Nesta ordem de ideias, faz-se necessário uma análise integrada dos sistemas ambientais, investigando a estratégia do governo nacional em busca de mecanismos para conservar o meio ambiente em Guiné-Bissau e as possíveis diretrizes que regem uma atuação de forma sustentável com a natureza, propondo a importância de um plano de manejo alternativo e sustentável dos recursos naturais. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva, fornecer subsídios para a implementação e o desenvolvimento de ações direcionadas para a orientação da gestão dos recursos costeiros. Assim como,orientar o desenvolvimento dos planos relacionados ao planejamento e gerenciamento integrado do Parque Natural dos Tarrafes do rio Cacheu-PNTC. Pretende contribuir com propostas para mitigação das ações danosas na região de Cacheu e nos sistemas ecológicos locais, objetivando fornecer subsídios para a implementação e o desenvolvimento de ações direcionadas para a orientação da gestão dos recursos costeiros, sistematizar o desenvolvimento dos planos futuros de gerenciamentointegrado do Parque Natural dos Tarrafes do rio Cacheu/Guiné-Bissau, de forma a subsidiar a efetivação de propostas de gestão ambiental do ecossistema manguezal. Os procedimentos metodológicos da pesquisa fundamentaram- se em discussões e estudos teóricos de análise geossistêmica, através da coleta de dados secundários, revisão bibliográficae levantamentos de campo. Estas etapas permitiramcompreender a dinâmica das áreas que permaneceram com a vegetação natural e aquelas em que houve a exploração humana ao longo do tempo. Portanto este estudo levou ao conhecimento da efetivação de uma gestão ambiental ineficiente buscando reverter e/ou prevenir os impactossocioambientais decorrentes das transformações das paisagens naturais locais. Diante do exposto pode-se constatar que, a paisagem natural das áreas protegidas em Guiné-Bissau no caso do PNTC, apresenta-se como um ambiente fortemente modificado, onde a vegetação primária foi quase que totalmente substituída por sucessões ecológicas secundárias, em virtude da ação degradadora humana. A área em estudo é apontada como um ecossistema submetido a impactos ambientais drásticos, sendo a vegetação seriamente ameaçada pelo uso inadequado do solo, havendo necessidade de promover estudos especializados, capazes de conduzir a um desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Manjuba, Cristóvão, Péricles Alves Nogueira, and Regina Maura Cabral de Melo Abrahão. "A situação epidemiológica da tuberculose na República da Guiné-Bissau, 2000 - 2005." Revista Brasileira de Epidemiologia 11, no. 1 (March 2008): 97–105. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2008000100009.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A tuberculose na República da Guiné-Bissau não apresenta bons indicadores de saúde, assim como na maioria dos países em vias de desenvolvimento. OBJETIVO: Estudar na República da Guiné-Bissau e nas suas Províncias, a situação epidemiológica da doença no período de 2000 a 2005. MÉTODO: Realizou-se levantamento de dados secundários junto ao Programa Nacional de Luta Contra Lepra e Tuberculose, no período de 2000 a 2005, e análise de relatórios anuais da Capital e das Províncias da Guiné-Bissau, para o cálculo de coeficientes e taxas dos indicadores. RESULTADOS: O número de casos de tuberculose manteve-se estável no período de 2000 (1.959 casos) a 2005 (1.888 casos). O percentual de casos pulmonares variou de 96,0 a 98,8%, dos quais 55% eram bacilíferos. Em 2005 o coeficiente de prevalência foi de 142,4/100.000, o de incidência 131,3/100.000 e o de mortalidade, 16,8/100.000 habitantes. A maior concentração de casos ocorreu na região da Capital. A taxa de cura variou entre 46,5% em 2000 e 69,6% em 2005, e a de abandono de tratamento de 29,8% em 2000 para 12,1% em 2005. CONCLUSÃO: Os indicadores do Plano Estratégico Nacional devem ser melhorados, sobretudo no que diz respeito à busca ativa de casos, à descentralização do atendimento aos doentes, à implantação da estratégia DOTS e à necessidade de um sistema de informação e notificação eficientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Salgado, Paulo, and Paulo Almeida Pereira. "Cooperação e desenvolvimento humano na área da saúde: uma experiência na Guiné-Bissau." Gestão e Desenvolvimento, no. 23 (January 1, 2015): 25–47. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.270.

Full text
Abstract:
A presente reflexão resulta das experiências vivenciadas e enquadradas em dois projetos na área da saúde na República da Guiné-Bissau (RGB): do Banco Mundial (BM) – “Curso de Formação Pós-Graduada de Médicos” – de 1997 a 2006; e do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) – “Reorganização e Gestão do Hospital Nacional Simão Mendes”. Apresenta-se uma breve descrição dos dois projetos, realçando-se a importância da organização, planeamento e gestão em saúde no contexto de elevada escassez num país africano da África Subsariana: o Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), de Bissau. Tratou-se de definir estratégias em colaboração íntima com os atores locais que permitissem uma reorientação da atividade hospitalar em diversos domínios, designadamente, formação de quadros, desenvolvimento profissional, afetação de recursos, sistema de informação, apoio logístico e envolvimento dos diversos stakeholders. O texto analisa as diversas aprendizagens profissionais e a projeção do conhecimento para reflexão na ação: (i) a problemática da cooperação e sua ligação aos direitos humanos; (ii) os recursos humanos como fator de desenvolvimento no contexto africano; e (iii) saúde em rede como solução adaptável à realidade dos países em desenvolvimento. As conclusões atêm-se às matérias que consideramos prioritárias para uma cooperação baseada na ética, na reciprocidade de direitos entre os Estados e na dignidade dos povos, em que os recursos humanos e o estabelecimento de redes na atenção à saúde são fundamentais, como fator de desenvolvimento humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guerreiro, Cátia Sá, Paulo Ferrinho, and Zulmira Hartz. "Avaliação em saúde na República da Guiné-Bissau: uma meta-avaliação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário." Saúde em Debate 42, no. 118 (September 2018): 549–65. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811801.

Full text
Abstract:
RESUMO Na República da Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo, o Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS) pretende ser o documento de orientação nacional em saúde. O PNDS II (2008-2017) sucedeu ao PNDS I (1998-2002, revisto para 2003-2007). Ambos foram alvo de avaliações. Em 2017, completou-se um novo processo de planejamento, o PNDS III. Considerando o PNDS, procedeu-se a uma meta-avaliação objetivando avaliar a qualidade das avaliações efetuadas e verificar a utilização dos resultados das avaliações em intervenções subsequentes. Aplicados padrões de meta-avaliação aos relatórios de avaliação, verificou-se que, relativamente aos quatro princípios de meta-avaliação – utilidade, exequibilidade ou factibilidade, propriedade e precisão ou acurácia –, ambas as avaliações apresentam a classificação de ‘satisfatório’ (score superior a 66,6%), revelando um caráter de excelência para vários padrões. Metodologicamente, o relatório referente ao PNDS I sobressai sobre o do PNDS II. Na fase de planejamento, as sugestões deixadas pela avaliação anterior foram levadas em conta tanto para o PNDS II como para o III. A fragilidade do Estado da Guiné-Bissau emerge como padrão de especificidade. O PNDS tem sido uma referência em cenários de instabilidade. Tais avaliações foram ao encontro do atual desafio de considerar o contexto, e, nele, a cultura dos povos, como parte integrante da avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Catarino, Luís. "Parque Natural das Lagoas de Cufada, Guiné-Bissau. Desafios, ameaças e perspetivas." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 35 (June 19, 2019): 17–30. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.35/pp.17-30.

Full text
Abstract:
O Parque Natural das Lagoas de Cufada (PNLC) foi criado em 2000 no sul da Guiné-Bissau e tem uma área de cerca de 720 km2. As Lagoas de Cufada, Bedasse e Bionra, que dão nome ao Parque, são importantes para muitas espécies de aves migratórias, o que esteve na base da classificação como sítio Ramsar, zona húmida de importância internacional. O PNLC enfrenta ameaças e desafios relacionados com a compatibilização da conservação da natureza com os interesses das populações residentes e o desenvolvimento do país. Além de intervenções de agentes externos, algumas práticas de uso corrente pelas populações residentes têm impactes na flora e fauna do Parque. Neste sentido, um desafio importante é como promover a mudança de práticas instituídas para uma maior sustentabilidade na utilização dos recursos naturais. Um adequado planeamento e uma visão estratégica em que a conservação do ambiente seja um vetor importante são fundamentais para um desenvolvimento sustentável a longo prazo na área do PNLC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Rui Da. "Impactos e efeitos de um programa de ajuda pública ao desenvolvimento em escolas públicas e privadas: um caso na Guiné-Bissau." Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 35, no. 1 (May 22, 2019): 099–118. http://dx.doi.org/10.21573/vol1n12019.89874.

Full text
Abstract:
O artigo procura focalizar-se na experiência de um Programa bilateral de apoio à educação, no âmbito da ajuda pública ao desenvolvimento de Portugal, tendo por referência a Guiné-Bissau. Após explicitar as questões inerentes à transnacionalização da educação, à ajuda pública ao desenvolvimento e à privatização da educação, o texto discute os impactos e efeitos que o apoio à educação pública teve nas escolas privadas. Para tal, recorreu-se a um corpus documental, a entrevistas semiestruturadas e a grupos focais. A análise indica que o apoio às escolas públicas, proporcionou, concomitantemente apoio às escolas privadas, tendo ainda a intervenção funcionado como mediador curricular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oguisso, Taka. "COLABORANDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ENFERMAGEM NA ÁFRICA." Revista da Escola de Enfermagem da USP 27, no. 1 (April 1993): 183–93. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199302700100183.

Full text
Abstract:
E apresentado o apoio prestado pelo International Council of Nurses (ÍCN) por meio de um projeto com dois Seminários aos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) -Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Principe. O referido projeto foi desenvolvido com os seguintes objetivos: analisar a situação da enfermagem nestes países; identificar seus pontos fracos e fortes; atualizar a situação dos sistemas de saúde para fortalecer a participação dos enfermeiros; identificar prioridades da associação profissional de enfermagem; incrementar o relacionamento com enfermeiros de outros países e com o ICN e, elaborar um plano de ação para estabelecer ou fortalecer a Associação Nacional de Enfermagem. Não se espera com o projeto que de imediato se estabeleça a profissão de enfermagem estruturada mas, esta iniciativa teve grandes impactos, haja vista, a filiação ao ICN de duas das associações criadas. São expostos ainda, dados sobre os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e sobre a enfermagem nestes países.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Gustmann de Castro, Beatriz Leite, Giovanna Pezarico, Marlize Rubin De Oliveira, and Maria De Lourdes Bernartt. "Programa de desenvolvimento regional: uma proposta de análise sobre o perfil acadêmico dos egressos (2012-2018)." Revista Tecnologia e Sociedade 16, no. 40 (April 1, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n40.10145.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma análise do perfil acadêmico dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Câmpus Pato Branco, correspondente aos anos de 2012-2018. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, tendo como foco, em termos de coleta de dados, as dissertações produzidas no período mencionado, por Linha de Pesquisa. Da mesma forma, foi realizado um levantamento dos Currículos Lattes na Plataforma Lattes (CNPq) dos egressos, identificando as formações acadêmicas. Em síntese os resultados demonstraram que a interdisciplinaridade esta presente no PPGDR, referente às Áreas do conhecimento. Observou-se que as temáticas das dissertações tiveram abrangência geográfica nos estados do Paraná e Santa Catarina. Além disso, os resultados demonstraram a presença da internacionalização no Programa, por meio do aceite de discentes estrangeiros da Guiné-Bissau e da Venezuela
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Carvalho, Clara, and Aline Afonso. "Gênero e pluralismo terapêutico: o acesso das mulheres ao sistema de saúde não estatal em Guiné-Bissau, Angola e Moçambique." Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research 21, no. 2 (June 30, 2019): 67–75. http://dx.doi.org/10.21722/rbps.v21i2.29080.

Full text
Abstract:
Introdução: A saúde para todos seria atingida por meio da promoção de diferentes serviços de saúde, incluindo programas de vacinação, de planeamento familiar, de controle de doenças endémicas e epidémicas, de primeiros socorros, e representou o lançamento de uma política de saúde pública que pretendia ter contornos globais. Objetivo: Abordar o acesso das mulheres aos cuidados de saúde não-estatais em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, considerando-as o grupo populacional mais sensível às decisões macroeconómicas internacionais que conduziram à limitação do apoio social financiado pelo Estado e ao desenvolvimento do sector privado. Métodos: Os prestadores de cuidados de saúde não estatais foram referenciados e abrangiram os terapeutas tradicionais, as organizações do terceiro sector, as organizações comunitárias e de base. O conhecimento aprofundado da complexidade desse sector foi essencial para a implementação de estratégias que coordenem as políticas de saúde pública e a oferta do sector não estatal nas suas múltiplas vertentes. Resultados: Em Guiné-Bissau verificou-se que de forma a assegurar o acesso aos serviços básicos de saúde, em especial na área materno-infantil, as Organizações Sociais Comunitárias desenvolveram uma série de iniciativas, muitas delas utilizando a estratégia de mobilização das comunidades. Em Angola constatou-se que as práticas utilizadas incluem a fitoterapia e a orientação dos pacientes, que podem ser aconselhados a procurar outras alternativas, nomeadamente a medicina convencional. Em Moçambique, as entrevistas às mães possibilitaram obter informação sobre os seus percursos na gestão das doenças dos seus filhos, assim como as motivações e significações inerentes. Conclusão: Estes estudos de caso apontam sobretudo para a capacidade de intervenção das mulheres em situações de vulnerabilidade e contextos deprimidos, e a necessidade de um maior diálogo entre todos os parceiros: utentes, técnicos de saúde, elementos das organizações da sociedade civil, terapeutas tradicionais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

De toni, Daniela Cristina, João Victor Costa Guesser, Luana De Azevedo Aimi, and Antony Nadal Milezzi. "NO DJUNTA MON: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA COMBATER O DESCRÉDITO NA DOCÊNCIA E NA CIÊNCIA." Expressa Extensão 26, no. 1 (December 29, 2020): 328–33. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v26i1.19578.

Full text
Abstract:
A extensão e o conhecimento universitário nunca foram tão necessários como nos tempos de hoje, onde as fake news e o descrédito na ciência estão disseminados pelo mundo todo. O ensino de Biologia é um grande desafio a ser enfrentado no Brasil e em outros países em desenvolvimento, especialmente em épocas de pandemia, onde este se faz necessário na escolha consciente de atitudes. O projeto presente visa auxiliar e complementar a formação dos educadores de biologia, destacando as áreas relacionadas à prevenção da COVID-19, genética evolutiva e biologia molecular, no sul do Brasil e em Guiné Bissau (África), produzindo material didático na forma de vídeos curtos e videoaulas, para a educação remota, com diferentes tópicos e linguagem acessível além de animações que buscam facilitar a interpretação sobre os temas abordados, dentre estes, prevenção da COVID-19, que assola o mundo nos dias de hoje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Kosta, E. Kafft. "CORRUPÇÃO, TRANSPARÊNCIA, BOA GOVERNAÇÃO E DEMOCRACIA: REGIME JURÍDICO-INTERNACIONAL E INTERNO." Revista Opinião Jurídica (Fortaleza) 18, no. 27 (April 14, 2020): 192. http://dx.doi.org/10.12662/2447-6641oj.v18i27.p192-209.2020.

Full text
Abstract:
O trabalho ora apresentado alicerça-se em três eixos. O primeiro dos quais (“Intodução ao Tema”) oferece aproximações conceptuais à fenomenologia da corrupção, transparência, boa governação e democracia, sondando – fixados os marcos teóricos preliminares - dinâmicas de articulação e desarticulação entre estes fenómenos. A desagregação do tema ensaiada no segundo eixo (“Desenvolvimento Analítico”) tem como móbil: captar, no essencial, o regime jurídico da corrupção na esfera internacional e no âmbito estadual (num estudo de caso incidente na Guiné-Bissau); pôr em relação os dois regimes jurídicos; proceder à acareação da política e corrupção, bem como da justiça e corrupção – enfrentando, nesta última hipótese - a angustiante questão de “quem guarda o guarda?”; mapear, em tópicos curtos, a ameaça corruptiva no mundo; ponderar a relevância da Lei, da Instituição e do Homem no embate contra a corrupção numa, aparentemente, incontornável distopia. Os resultados axiais sintetizados na “Conclusão” abraçam a interseccionalidade dos pilares “democracia”, “transparência” e “boa governação”, em inconciliável oposição ao anti-valor “corrupção” – a carecer de inteligente e resoluto combate na arena jurídico-normativa, judicial, policial, política e societal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Junior, Antonio Correia, Edson Vicente Da Silva, Lúcio Correia Miranda, Francisco Davy Braz Rabelo, and Rodrigo Guimarães de Carvalho. "PANORAMA SOBRE O ESTADO ATUAL DE CONSERVAÇÃO DO MANGUEZAL DA REGIÃO COSTEIRA DE CACHEU/GUINÉ BISSAU." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 4, no. 14 (October 23, 2018): 49. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v4n14p49-66.

Full text
Abstract:
PANORAMA ON THE CURRENT STATE OF CONSERVATION OF MANGUEZAL OF COASTAL REGION OF CACHEU/GUINEA BISSAUPANORAMA SOBRE EL ESTADO ACTUAL DE CONSERVACIÓN DEL MANGUEZAL DE LA REGIÓN COSTA DE CACHEU/GUINEA BISSAUEste artigo apresenta uma análise sobre o estado de conservação dos manguezais da região ocidental de Guiné Bissau, especificamente da parte costeira de Cacheu. As pressões antrópicas têm interferido de forma crescente nos sistemas ambientais e ocasionado consequências negativas às diversas formas de vida. As orientações metodológicas subdividiram-se em análise bibliográfica, aplicação de técnicas de geoprocessamento e levantamento de dados primários por meio das práticas de campo de observação. Nas regiões costeiras africanas, em especial, no litoral guineense verificam-se agressões oriundas dos processos de uso e ocupação do solo nas planícies litorâneas, bem como na planície estuarina que tem sido alvo de degradação nas últimas décadas. A análise sobre o cenário ambiental costeiro de Guiné-Bissau permitiu verificar que o mecanismo da resolução dos desejos humanos perante os recursos naturais nem sempre é monitorado por órgãos destinados ao manejo espacial dos elementos naturais. Identificou-se que a interferência da sociedade está vinculada à exploração da vegetação existente nesse domínio para produção de lenha, carvão, defumação de peixes, vedação de casas, criação de camarão em viveiros ou, ainda, no aterramento dessas áreas, transformando-as em zonas de ampliação dos núcleos urbanos. Observa-se que a área encontra-se ocupada e explorada de forma desordenada, interferindo na dinâmica dos sistemas ambientais. É necessário enfocar a carência de estudos mais detalhados dessa área que realizem um levantamento dos recursos e potencialidades naturais, uma vez que tais informações servem de base norteadora para as políticas de gestão ambiental e territorial da região. O desenvolvimento social da região de Cacheu sem comprometer as futuras gerações exige que governantes e cidadãos, em geral, aprendam a pensar ambientalmente, o que significa levar em consideração uma percepção apropriada sobre o meio ambiente. Entendam a realidade como espaço multidimensional, considerem o meio na sua dimensão natural, cultural e política, identificando os problemas atuais e futuros e buscado adotar soluções sustentáveis. Neste caso, é urgente a efetivação de gestão ambiental integrada como fundamental para a conservação da biodiversidade e uma garantia à promoção da qualidade de vida da população da região de Cacheu.Palavras-chave: Ecossistema Manguezal; Conservação; Guiné-Bissau.ABSTRACTThis article presents an analysis of the conservation status of mangroves in the western region of Guinea Bissau, specifically the coastal part of Cacheu. Anthropogenic pressures have increasingly interfered with environmental systems and have had negative consequences for various forms of life. The methodological guidelines were subdivided into bibliographic analysis, application of geoprocessing techniques and primary data collection through field observation practices. In the coastal regions of Africa, in particular, Guinean coastal areas are attacked by land use and occupation processes in the coastal plains, as well as in the estuarine plains that have been degraded in recent decades. The analysis of the coastal environment of Guinea-Bissau allowed to verify that the mechanism of the resolution of the human desires before the natural resources is not always monitored by organs destined to the spatial management of the natural elements. It has been identified that the interference of society is linked to the exploitation of existing vegetation in this field for the production of firewood, coal, fish smoking, house sealing, shrimp farming in nurseries or, further, grounding these areas into areas expansion of urban centers. It is observed that the area is occupied and exploited in a disordered way, interfering in the dynamics of the environmental systems. It is necessary to focus the lack of more detailed studies of this area that carry out a survey of the natural resources and potentialities, since such information serves as guiding base for the environmental and territorial management policies of the region. The social development of the Cacheu region without compromising future generations requires that governments and citizens in general learn to think environmentally, which means taking into account an appropriate perception of the environment. Understand reality as a multidimensional space, consider the medium in its natural, cultural and political dimension, identifying current and future problems and seeking to adopt sustainable solutions. In this case, it is urgent to carry out integrated environmental management as fundamental for the conservation of biodiversity and a guarantee to promote the quality of life of the population of the Cacheu region.Keywords: Ecosystem Mangrove; Conservation; Guiné-Bissau.RESUMENEste artículo presenta un análisis sobre el estado de conservación de los manglares de la región occidental de Guinea Bissau, específicamente de la parte costera de Cacheu. Las presiones antrópicas han interferido de forma creciente en los sistemas ambientales y ocasionado consecuencias negativas a las diversas formas de vida. Las orientaciones metodológicas se subdividieron en análisis bibliográfico, aplicación de técnicas de geoprocesamiento y levantamiento de datos primarios por medio de las prácticas de campo de observación. En las regiones costeras africanas, en particular, en el litoral guineano se verifican agresiones provenientes de los procesos de uso y ocupación del suelo en las llanuras litorales, así como en la llanura estuarina que ha sido objeto de degradación en las últimas décadas. El análisis sobre el escenario ambiental costero de Guinea-Bissau permitió verificar que el mecanismo de la resolución de los deseos humanos ante los recursos naturales no siempre es monitoreado por órganos destinados al manejo espacial de los elementos naturales. Se identificó que la interferencia de la sociedad está vinculada a la explotación de la vegetación existente en ese ámbito para la producción de leña, carbón, ahumado de peces, sellado de casas, creación de camarón en viveros o, aún, en el aterramiento de esas áreas transformándolas en zonas de ampliación de los núcleos urbanos. Se observa que el área se encuentra ocupada y explotada de forma desordenada, interfiriendo en la dinámica de los sistemas ambientales. Es necesario enfocar la carencia de estudios más detallados de esa área que realicen un levantamiento de los recursos y potencialidades naturales, ya que tales informaciones sirven de base orientadora para las políticas de gestión ambiental y territorial de la región. El desarrollo social de la región de Cacheu sin comprometer a las futuras generaciones exige que gobernantes y ciudadanos, en general, aprendan a pensar ambientalmente, lo que significa tener en cuenta una percepción apropiada sobre el medio ambiente. Entendemos la realidad como espacio multidimensional, consideren el medio en su dimensión natural, cultural y política, identificando los problemas actuales y futuros y buscado adoptar soluciones sostenibles. En este caso, es urgente la efectividad de gestión ambiental integrada como fundamental para la conservación de la biodiversidad y una garantía a la promoción de la calidad de vida de la población de la región de Cacheu.Palabras clave: Ecosistema Manglares; Conservación; Guiné-Bissau.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Rui da, and Joana Oliveira. "Impactos e Efeitos de Programas de Cooperação para o Desenvolvimento em Escolas: Um olhar focado sobre o programa de apoio ao sistema educativo da Guiné-Bissau." Cadernos de Estudos Africanos, no. 39 (July 1, 2020): 85–111. http://dx.doi.org/10.4000/cea.4826.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Brito, Brigida Rocha. "Preservação ambiental e turismo de natureza em área protegida: iniciativas e experiências em contexto africano." Nature and Conservation 6, no. 1 (July 16, 2013): 6–21. http://dx.doi.org/10.6008/ess2318-2881.2013.001.0001.

Full text
Abstract:
Numa grande parte dos países africanos, a manutenção das comunidades locais depende de forma direta da disponibilidade ambiental, no que diz respeito à diversidade e abundância, resultando no exercício de uma carga com impactos acrescidos sobre o Ambiente que, em grande medida, são agravados pela ação de outros atores, entre os quais as grande empresas que exploram e comercializam recursos naturais. Os ecossistemas confrontam-se com um conjunto cada vez mais alargado de fatores de vulnerabilidade que os fragilizam ameaçando a sua sustentabilidade. Face à vulnerabilidade que caracteriza uma parte dos ecossistemas e das espécies, independentemente do reconhecimento internacional do valor intrínseco e da especificidade de muitos dos elementos naturais, tem-se registado um aumento do número de áreas protegidas com diversificação da classificação. Dada a diversidade de particularidades ambientais que caracterizam as Áreas Protegidas, sobretudo no que concerne a elementos de fauna e de flora, que em grande medida são marcados por traços de endemismo, o turismo é entendido como um setor que, nestes contextos, encontra nichos potenciais de desenvolvimento. Em três países africanos - Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau - têm vindo a ser prosseguidas pesquisas com o objetivo de melhor compreender os modelos de articulação do turismo com os espaços protegidos e as comunidades residentes no sentido da criação de linhas de harmonia sócio-ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Chilcote, Ronald H. "Popular Power and Revolutionary Struggle Nancy Bermeo, The Revolution in the Revolution: Workers' Control in Rural Portugal. (Princeton: Princeton University Press, 1986) 263 pp. Charles Downs, Revolution at the Grassroots: Community Organizations in the Portuguese Revolution (Albany: State University of New York Press, 1989). 215 pp. John J. Hammond, Building Popular Power: Workers and Neighborhood Movements in the Portuguese Revolution. (New York: Monthly Review Press, 1988) 301 pp. Carlos Lopes, A transiçäo hist6rica na Guing-Bissau. (Bissau: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, 1987.) 296 pp. Translated as Guiné-Bissau: From Liberation Struggles to Independent Statehood. (Translated by Michael Wolfers, Boulder: Westview Press and London: Zed Press, 1987) 194 pp. Mario Murteira, Os estados de lingua portuguesa na economia mund- ial : ideologia e prdticas do desenvolvimento. (Lisbon: Editorial Pre- senca, 1988.) 271 pp." Latin American Perspectives 16, no. 4 (October 1989): 86–93. http://dx.doi.org/10.1177/0094582x8901600407.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Embalo, Aly, Erick Pusch Wilke, and Paulo Roberto Joia. "TURISMO EM GUINÉ-BISSAU." CULTUR - Revista de Cultura e Turismo 14, no. 01 (September 24, 2020). http://dx.doi.org/10.36113/cultur.v14i01.2584.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é compreender as condições que favorecem ou prejudicam o desenvolvimento das atividades turísticas em Guiné-Bissau. Utilizou-se da análise SWOT para identificar os pontos fortes e as oportunidades bem como os pontos fracos e os fatores limitantes para o turismo nacional. Inicialmente, foram identificados os principais aspectos que marcaram a história recente do país, os aspectos geográficos e as condições socioeconômicas da população. A matriz de pontos fortes e fracos e de oportunidades e ameaças foram alimentadas com informações colhidas através de depoimentos de representantes das instituições governamentais ligadas ao turismo daquele país. Observou-se que o país vem procurando estruturar-se, por um lado, após vários golpes militares e guerras civis e, por outro lado, como berço multicultural, representado pelas diversas etnias e legado colonial. Este trabalho permite refletir sobre as possibilidades de assegurar um destino competitivo para o país no mercado internacional do turismo, de despertar a atenção do governo para a abertura de novos mercados e a atração de novos investidores e de garantir para a população melhores condições de vida através do desenvolvimento da atividade turística sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Dutra, Robson Lacerda. "Canto, poesia, revolução na arte de José Carlos Schwarz." Revista Diadorim 11 (June 18, 2012). http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2012.v11n0a3966.

Full text
Abstract:
Não é possível referir-se à poesia contemporânea da Guiné-Bissau sem ressaltar a obra poética e musical de José Carlos Schwarz e sua contribuição para o desenvolvimento político e cultural guineense. Este texto mostra alguns desdobramentos da teoria pós-colonial e da arte poética associados às interseções por que este notável artista tornou-se voz de conscientização, memória, emoção e amor ao seu país natal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ventura, Carla Aparecida Arena, Isabel Amélia Costa Mendes, Ítalo Rodolfo Silva, Leila Maria Marchi-Alves, Emerson Willian Santos Almeida, and Simone de Godoy. "De autonomia roubada ao fortalecimento da profissão: conexões entre Enfermagem Brasileira e Africana." Escola Anna Nery 25, no. 3 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0265.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo caracterizar os desafios vivenciados pela Enfermagem nos países africanos de língua portuguesa e discutir as potencialidades da cooperação internacional neste contexto. Método estudo qualitativo, descritivo. Dados obtidos por meio de entrevista semiestruturada com enfermeiros de países africanos de língua portuguesa e categorizados por análise de conteúdo. Resultados participaram nove enfermeiros, provenientes dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Foram desenvolvidas duas categorias: a primeira retrata as dificuldades da Enfermagem de países africanos de língua portuguesa acerca da autonomia e valorização necessárias ao desenvolvimento e exercício de suas competências. A segunda categoria evidenciou possibilidades de conexões a partir de redes para integração e fortalecimento da Enfermagem, em cooperação internacional. Conclusão e implicações para a prática o estudo caracterizou como principais dificuldades aquelas relacionadas a processos de trabalho, falta de autonomia, de estrutura humana e física. Nessa perspectiva, a cooperação internacional representou importante estratégia para o fortalecimento da formação dos enfermeiros de países africanos de língua portuguesa, assim como para lidarem com os expressivos desafios que se apresentam em sua prática cotidiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography