Academic literature on the topic 'Desenvolvimento internacional comparado'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Desenvolvimento internacional comparado.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Desenvolvimento internacional comparado"

1

Silva, Alexsander Figueiredo, Raphael Magalhães Hoed, and Pedro Fábio Saraiva. "COMPARAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A DE PAÍSES COM BONS RESULTADOS NO EXAME DO PISA: UM ESTUDO A PARTIR DA TALIS." REVISTA FOCO 16, no. 02 (2023): e899. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n2-041.

Full text
Abstract:
O Brasil tem obtido resultados ruins na educação básica se comparado a outros países, especialmente os desenvolvidos. Uns dos atores mais importantes no processo de educação são os professores. A Teaching and learning international survey (TALIS), Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), traz informações relevantes sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos profissionais de educação básica. Este artigo propõe um estudo sobre a TALIS, comparando-se a educação básica brasileira com a de países bem ranqueados no exame do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e verificando-se o quão ajustado o ensino básico brasileiro está às melhores práticas internacionais. O algoritmo Apriori foi utilizado para minerar as regras de associação, permitindo a averiguação de quais fatores estão associados com a melhoria da educação nas instituições de ensino médio na percepção do público docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dal Pai, Maíra Oneda, André Augusto Rodrigues Salgado, and Fernanda Pereira Martins. "Geomorfologia Brasileira: Análise bibliométrica da produção de alto impacto no quinquênio entre 2016-2020." Revista Brasileira de Geomorfologia 23, no. 3 (2022): 1753–65. http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v23i3.2163.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa a produção geomorfológica brasileira em quatro periódicos de alto fator de impacto no período entre 2016 e 2020, um nacional e três internacionais. Objetivou traçar a evolução dessa produção, bem como verificar as redes de cooperação nacionais e internacionais geradas através das publicações. Os resultados demonstraram um aumento na produção brasileira nacional e, principalmente, internacional, permitindo maior participação na produção científica global em relação ao quinquênio anterior. Além do quantitativo geral de publicações, houve um reposicionamento das unidades federativas quanto à produção internacional. São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais continuam sendo importantes, mas merecem destaque os estados do Pará e do Rio Grande do Sul que duplicaram sua produção. Comparado aos quinquênios anteriores, foi constatado ainda um aumento na cooperação entre pesquisadores de instituições diferentes. As redes de cooperação nacional e internacional mostraram que as instituições mais relevantes para a produção são justamente aquelas com maior número de colaborações e diversidade de colaborações. Porém, apesar do desenvolvimento no âmbito internacional, o percentual da contribuição do Brasil na produção global total ainda é pequeno. Sendo assim, o desenvolvimento de mais cooperações parece ser o caminho mais promissor para mudar este cenário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Hamel, Marcio Renan, and Rossana Gemeli Roncato Carloto. "Litigância climática: desenvolvimento, desafios legislativos e casos práticos no direito comparado." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 5 (2024): e3636. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.5-162.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo tratar das mudanças climáticas sobre um olhar voltado para as perspectivas do direito comparado em alguns países selecionados de forma a contribuir com os debates sobre a importância do tema para os avanços das legislações internas dos países pertencentes a comunidade internacional e com isso a formulação de políticas públicas para o cumprimento do Acordo de Paris e objetivos de desenvolvimento sustentável. Por intermédio da utilização do método hipotético dedutivo, com o uso de bibliografias relevantes acerca do tema, visou-se responder quais os desafios que o campo envolvendo a litigância climática enfrenta atualmente e a sua importância para a formulação de legislações e políticas públicas voltadas para direito climático. Foram analisados alguns casos práticos recentes. Concluiu-se que é fundamental que os operadores do direito se engajem no conhecimento dessas práticas e melhorias argumentativas para a formação de precedentes que contribuem para a formulação de legislação e políticas públicas sobre o clima. Atualmente, esses precedentes foram fundamentais para os avanços na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mello, Patrícia Perrone Campos, and Clara Lacerda Accioly. "O DIREITO FUNDAMENTAL À IDENTIDADE CULTURAL E O CONSTITUCIONALISMO EM REDE NA JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DO BRASIL." Revista Culturas Jurídicas 9, no. 23 (2022): 51–83. http://dx.doi.org/10.22409/rcj.v9i23.45446.

Full text
Abstract:
O trabalho se propõe a examinar: se o direito constitucional brasileiro reconhece o direito fundamental à identidade cultural de grupos minoritários e se pratica um constitucionalismo em rede, construído em ‘diálogo” com cortes internacionais e constitucionais de outros estados. Com esse propósito, examina-se o alcance de tais conceitos, a evolução da proteção à cultura no constitucionalismo brasileiro e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, com base em três casos paradigmáticos sobre o tema. Conclui-se que esses conceitos estão em desenvolvimento na jurisprudência do STF. Defende-se o reforço do diálogo do direito constitucional brasileiro com o direito internacional e comparado, de forma a incorporar standards supranacionais de proteção a direitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Niu, Haibin. "A grande estratégia Chinesa e os BRICS." Contexto Internacional 35, no. 1 (2013): 197–229. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292013000100007.

Full text
Abstract:
Após mais de trinta anos de reforma e abertura, a China enfrenta desafios cada vez maiores para manter seu desenvolvimento sustentável e para definir sua posição no cenário mundial. O resto do mundo, por sua vez, está adaptando suas estratégias diante da ascensão chinesa. Assim, a China encontra-se perante a necessidade de construir uma relação favorável com o exterior. É nesse contexto que o país avança uma estratégia de desenvolvimento pacífico e uma visão de mundo harmoniosa com o objetivo de assegurar a seus parceiros suas boas intenções. Nesse processo, a China valoriza a cooperação entre países emergentes, notadamente com os países BRICS. Comparado ao modelo desigual de interação do G8+5, os BRICS oferecem uma plataforma independente para potências emergentes trabalharem como um grupo no âmbito do atual sistema internacional. A China considera os países BRICS parceiros estratégicos para o desenvolvimento, pares com opiniões compartilhadas sobre os assuntos mundiais e novas forças em prol da reforma do sistema internacional. Conquanto aposte no futuro dos BRICS, permanece consciente das diferenças e cautelas existentes entre os membros. Como sua grande estratégia é de ascensão pacífica e construtiva, a China entende os BRICS como uma força internacional progressiva e cooperativa, e não como uma força coletiva de bloqueio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lacerda Brandão, Victor Salomão. "dinâmica de desenvolvimento da administração pública brasileira." Estudos de Administração e Sociedade 8, no. 1 (2023): 14–28. http://dx.doi.org/10.22409/eas.v8i1.58238.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva realizar breve estudo comparado das formas de compreensão da dinâmica de desenvolvimento da administração pública brasileira. Para tal, recorremos a formulações de autores de diferentes influências teóricas, concepções metodológicas e ligações de classe, visando demonstrar quais as principais distâncias e similaridades no tratamento da questão. Neste estudo comparativo consultamos Bresser Pereira (1996; 1998), Nogueira (1998) e Souza Filho e Gurgel (2016), apresentando a lógica interpretativa que os mesmos utilizam para a tentativa de aproximação com a dinâmica de desenvolvimento da administração pública no país. Levamos em conta alguns elementos para efetuarmos a comparação: gênese histórica da formação social, papel da determinação econômica, compreensão da natureza do Estado, apreciação da administração e de suas formas, relações sociais e luta de classes, transição e inserção no capitalismo, além do lugar designado na divisão internacional do trabalho. Ao final deste artigo, pudemos perceber que a lógica procedimental e os elementos recuperados por Souza Filho e Gurgel (2016) são aqueles mais próximos do movimento real da administração pública brasileira, essa constatação é acompanhada justamente pelo tratamento mais cuidadoso efetuado pelos autores dos elementos centrais que postulamos. Assim, parece-se nos que a chave interpretativa da imbricação dialética, fornece-nos melhores elementos compreensivos que as chaves evolutiva e de coexistência conflituosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lotufo, Marcelo. "O nacional e o global em Antonio Candido: uma leitura de "Formação da literatura brasileira" e "Literatura e subdesenvolvimento"." Nau Literária 15, no. 2 (2019): 45–61. http://dx.doi.org/10.22456/1981-4526.102605.

Full text
Abstract:
Este ensaio avalia como Antonio Candido pensa, em dois momentos distintos de sua obra, a saber, em Formação da Literatura Brasileira (1959) e "Literatura e Subdesenvolvimento" (1969), a inserção da literatura brasileira dentro de um sistema internacional de trocas literárias. Aberto para os debates sobre economia e política, Candido reformula em "Literatura e Subdesenvolvimento" o modelo de Formação para incorporar os debates sobre desenvolvimento e dependência feitos a partir dos anos 1960, buscando maior autonomia para a literatura nacional dentro de um sistema internacional de trocas literárias, sem deixar de ser crítico ao atraso socioeconômico do Brasil. Espera-se com isso também analisar como o lugar de enunciação do modelo de Candido, quando comparado ao de Pascale Casanova, uma das maiores referências para os estudos em Literatura Mundo, demonstra uma maior preocupação com a autonomia da literatura Latino-Americana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bonato, Giovanni. "Panorama da Arbitragem na França e na Itália. Perspectiva de Direito Comparado com o Sistema Brasileiro." Revista Brasileira de Arbitragem 11, Issue 43 (2014): 59–92. http://dx.doi.org/10.54648/rba2014036.

Full text
Abstract:
RESUMO: Nos últimos anos, a arbitragem vem prosperando tanto na Europa quanto no Brasil. Esse florecimento é acompanhado de um vasto movimento reformador em prol da efetividade do instituto. Nessa linha, os legisladores nacionais introduzem, periodicamente, alterações às disposições em matéria da arbitragem, em busca de atrair o desenvolvimento dos procedimentos internacionais no próprio território, às vezes retomando as soluções oriundas de legislações estrangeiras. Daí o surgimento da importância de conduzir um estudo sobre os sistemas estrangeiros acerca dos vários aspectos que compõem a arbitragem. Após uma sintética retrospectiva histórica, o autor propõe, portanto, uma investigação do Direito francês da arbitragem, à luz da sua reconhecida relevância no cenário mundial, e do Direito italiano, cuja análise revela-se estimulante em razão de algumas regras inovadoras, especialmente em matéria de arbitragem societária e trabalhista. Dessa forma, são abordados alguns aspectos da arbitragem, tais como: a noção da arbitragem e a sua distinção com as figuras afins; a arbitragem internacional e a contraposição entre modelo dualista e monista da arbitragem, assim como a concepção autonomista; a noção de sentença arbitral estrangeira e a questão do seu reconhecimento em caso de anulação proferida pelo juiz da sede da arbitragem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Duarte Júnior, Antonio Marcos, and Rogério José Furigo Lélis. "Unificando a alocação de capital em bancos e seguradoras no Brasil." Revista de Administração de Empresas 44, no. 2 (2004): 92–103. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902004000200008.

Full text
Abstract:
Um dos motivos para a recente evolução da gestão de riscos em bancos internacionais é a proposta contida no Novo Acordo de Capital da Basiléia. Essa proposta busca uma maior especialização na alocação de capital em função dos riscos presentes nas atividades dos bancos, tendência que já vem sendo refletida no ambiente regulamentar local pelo Banco Central do Brasil. A gestão de riscos e a alocação de capital em seguradoras no mercado internacional encontram-se em um processo de convergência acelerada para os princípios requeridos dos bancos. O mesmo não pode ser dito no que se refere ao ambiente regulamentar para as seguradoras no Brasil, que ainda se encontra em um estágio de desenvolvimento inferior quando comparado a seu equivalente local para bancos. Neste ensaio, apresentamos as diferenças existentes entre os ambientes de requerimento regulamentar de capital para bancos e seguradoras no Brasil. Nosso objetivo é propor a unificação desses ambientes no mercado brasileiro, apresentando uma sugestão de como tal unificação deve ser conduzida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Jeferson Sousa, and Marcelo Bennachio. "Direitos humanos e desenvolvimento econômico: a busca do equilíbrio entre a dignidade humana e o capitalismo moderno." Scientia Iuris 24, no. 2 (2020): 10–24. http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2019v23n2p10.

Full text
Abstract:
Ao longo dos séculos o mercado internacional passou por diversas mudanças, as quais gradativamente exigiram o sacrifício do bem-estar social em prol do acúmulo de riqueza, colocando valores humanos em segundo plano se comparado ao capital. Assim, o presente trabalho se vale do método hipotético-dedutivo e de uma visão jurídico-econômica do mercado objetivando destacar a importância da dignidade humana ante as inúmeras violações a direitos sociais, na busca de um equilíbrio entre essas situações. Por fim, conclui-se que dignidade deve ser assegurada frente às relações de mercado, sendo este um instrumento para a melhoria da qualidade de vida nos países não desenvolvidos, especialmente o Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Desenvolvimento internacional comparado"

1

Baracat, Alyssa Cecilia. "O significado do direito autoral na era da sociedade da informação: um estudo comparado de convenções internacionais." Universidade Federal de São Carlos, 2013. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/894.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4939.pdf: 2773447 bytes, checksum: 937ca96488b0a121f4e65c9ffecd4f77 (MD5) Previous issue date: 2013-02-22<br>Universidade Federal de Minas Gerais<br>The Information Society is defined in terms of production, circulation and access to knowledge. Therefore, the copyright became a strategic element to the social, economical, political and cultural configuration of the Information Society. The history of copyright, including the creation of the current international regime for the protection of intellectual property rights, reveals the link established between this category of protection and international political economy. At the same time, new information and communication technologies allow diversification in creating process and access to knowledge, as well as enable the making of new devices which enhance the protection of intellectual assets. This scenario led to the questioning of the forms of regulation of copyright that goes through a process of reconstruction of meaning. The contradiction that is established in the Information Society is emphasized in the field of scientific production and communication, since it involves legitimate social interest as well as principles common to the scientific community. The present study aims to examine this contradiction in the international scenario considering the normative aspects linked to the international copyright protection, evaluating and comparing documents and international regulatory actions of the following international organizations: UNESCO, WIPO and WTO. The objective is to verify, by comparative analysis and data from interviews with key informants, the level of openness of organizations to dialogue with civil society. It will analyze the specific case of the inclusion of Open Access on the Agenda for Development administered by WIPO, and the effects of these debates on the international regime for the protection of intellectual property, as well as on the reconstruction of the legal framework of copyright in Brazil.<br>A Sociedade da Informação é definida em termos da produção, circulação e acesso ao conhecimento. Por isso, o direito autoral torna-se elemento estratégico para a configuração socioeconômica, política e cultural da Sociedade da Informação. A história da criação do direito autoral, incluindo a formação do atual regime internacional de proteção dos direitos de propriedade intelectual, nos revela o elo que se estabeleceu entre essa categoria de proteção dos bens intelectuais e a economia política internacional. Ao mesmo tempo, as novas tecnologias da informação e comunicação possibilitam a diversificação nos processo de criação e acesso ao conhecimento, bem como permitem a criação de novos dispositivos que intensificam a proteção dos bens intelectuais. Esse cenário provocou questionamento quanto às formas de regulação do direito autoral que passa por um processo de reconstrução de significado. A contradição que se estabelece na Sociedade da Informação é ressaltada no campo de produção e comunicação científica, uma vez que envolve interesses sociais legítimos, além de princípios e práticas comuns à comunidade científica. O presente estudo tem a finalidade de analisar essa contradição no cenário internacional considerando os aspectos normativos ligados ao regime internacional de proteção dos direitos autorais, avaliando e comparando documentos internacionais e ações regulatórias das seguintes Organizações Internacionais: UNESCO, OMPI e OMC. Objetiva-se verificar, pela análise comparativa e dados obtidos em entrevistas com informantes-chave, o nível de abertura dessas organizações para o diálogo com a sociedade civil. Será analisado o caso específico da inclusão do Open Access nas discussões da Agenda para o Desenvolvimento administrada pela OMPI e os efeitos disso para o regime de proteção da propriedade intelectual, bem como para a reconstrução do marco legal do Direito Autoral no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

BARBOSA, Glaudionor Gomes. "Estado Nacional e Desenvolvimento: experiências internacionais comparadas – Brasil e Coréia do Sul." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18742.

Full text
Abstract:
Submitted by Caroline Falcao (caroline.rfalcao@ufpe.br) on 2017-05-09T15:40:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Tese Glaudionor Barbosa.pdf: 2876325 bytes, checksum: 9c1aa4ae0e9fd0323c80f98d59ad341d (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-05-09T15:40:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Tese Glaudionor Barbosa.pdf: 2876325 bytes, checksum: 9c1aa4ae0e9fd0323c80f98d59ad341d (MD5) Previous issue date: 2012-08-20<br>A tese objetiva comparar as políticas do Estado Nacionale os resultados verificáveis em termos de desenvolvimento econômico e social do Brasil e da Coréia do Sul. O pressuposto teórico é de que o Estado tem alguma jurisdição sobre o movimento de capitais e mercadorias dentro de sua soberania territorial cujo significado mais importante é de que os entes estatais possuem poder suficiente, mas muito limitado pela competição interestatal e intercapitalista, para modificar a estrutura em camadas do sistema-mundo. Ou seja, a existência de três zonas, a saber, o Núcleo Orgânico, a Semiperiferia e a Periferia, onde prevalece uma estabilidade raramente mutável. Trabalha-se com as hipóteses de que a situação geopolítica e a integração com o capital do núcleo orgânico podem gerar níveis diferentes de desenvolvimento e que o papel do Estado é fundamental no estímulo ao desenvolvimento, na definição de estratégias de localização, de concentração, de associação virtuosa com o capital privado, com a produção rápida e ampla de capital do conhecimento. A industrialização brasileira ocorre sob o signo de um espirito ambivalente. Duas dualidades surgem e acompanham o desenvolvimento capitalista no Brasil: a necessidade concreta nos anos trinta de proteger e estimular o segmento agrícola (burguesia cafeeira), como forma de garantir a renda necessária para comprar as importações, tornou-se uma aliança que perdura na contemporaneidade, dado que é quase impossível separar os interesses burgueses urbanos e rurais. O poderoso agronegócio e a ausência de uma reforma agrária efetiva e abrangente confirmam esta tese. A segunda dualidade é aquela que sempre colocou de um lado agentes públicos e privados desenvolvimentistas daqueles partidários da chamada “finanças sadias” e de uma irredutível ortodoxia em teoria e em politica econômica. Esta oposição, em geral, disputa suas proposições e suas estratégias de ação não apenas na imprensa ou no parlamento, mas dentro do próprio aparelho de Estado. A Coréia do Sul, de forma diferente dos países latino americanos, incluindo o Brasil, foi fortemente beneficiada por grandes somas de ajuda externa, logo após a divisão do país em 1948, e continuou a receber recursos externos sob a forma de ajuda militar por muito tempo.Das diversas fontes pesquisadas surge uma forte evidência de que os fatores decisivos para o desenvolvimento econômico da Coréia do Sul cabem ao papel do Estado e ao mecanismo do planejamento econômico. Assim, a ultrapassagem da economia sul-coreana foi obtida através de uma estreita aliança formada por um estado forte, com foco no desenvolvimento pleno e por um setor empresarial forte e comprometido.<br>The thesis aims to compare the policies of the National State and verifiable results in terms of economic and social development of Brazil and South Korea. The theoretical assumption is that the State has some jurisdiction over the movement of capital and goods within its sovereignty land whose meaning the most important state entities have enough power, but limited by interstate and intercapitalist competition to modify the layered structure of the world system. Works with the hypothesis that the geopolitical situation and the integration with the capital of the organic nucleus can generate different levels of development and that the State's role is crucial in stimulating the development, the definition of localization strategies, concentration, association virtuous with private capital, with the rapid production and extensive capital of knowledge. The industrialization occurs under the sign of an ambivalent spirit. Two dualities arise and accompany capitalist development in Brazil: a real need in the thirties to protect and stimulate the agricultural sector (coffee bourgeoisie), in order to guarantee the income needed to buy imports, became an alliance that continues in contemporary since it is almost impossible to separate the bourgeois urban and rural interests. The powerful agribusiness and the absence of an effective agrarian reform and comprehensive support this thesis. The second duality is one that has always placed on one side public and private developmental those supporters of the "sound finance" and an uncompromising orthodoxy in economic theory and policy. This opposition, in general, fight their propositions and their strategies not only in the press or in parliament, but within the State apparatus. South Korea, so different from Latin American countries, including Brazil, was strongly favored by large sums of foreign aid, after the division of the country in 1948, and continued to receive foreign funds in the form of military aid for a long time. Of the various sources researched strong evidence emerges that the decisive factors for the economic development of South Korea fit the role of the State and the mechanism of economic planning. Thus, passing the South Korean economy was achieved through a close alliance formed by a strong State, focusing on the full development and aalso strong and committed business sector.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Neto Natanael Pereira. "O papel da cooperação internacional no processo de desenvolvimento : uma análise comparada de intervenções de combate ao trabalho infantil em um país de renda média e em um país em desenvolvimento." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16528.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2013.<br>Submitted by Ana Cristina Barbosa da Silva (annabds@hotmail.com) on 2014-10-09T17:43:21Z No. of bitstreams: 1 2013_NatanaelPereiraLopesNeto.pdf: 1302741 bytes, checksum: 55c5b214db2f6b18dbdf7596717368b9 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Tania Milca Carvalho Malheiros(tania@bce.unb.br) on 2014-10-16T20:30:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_NatanaelPereiraLopesNeto.pdf: 1302741 bytes, checksum: 55c5b214db2f6b18dbdf7596717368b9 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2014-10-16T20:30:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_NatanaelPereiraLopesNeto.pdf: 1302741 bytes, checksum: 55c5b214db2f6b18dbdf7596717368b9 (MD5)<br>A liberdade deve ser o principal objetivo do desenvolvimento. Assim, o desenvolvimento consiste na expansão das capacidades das pessoas por meio da eliminação das privações às suas liberdades substantivas, como o trabalho infantil. E a cooperação internacional é um importante instrumento no processo de desenvolvimento dos países. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo contribuir ao debate sobre o papel da cooperação internacional para o desenvolvimento, principalmente em países de renda média. Neste sentido, num primeiro momento é realizada uma revisão bibliográfica sobre desenvolvimento,sobre cooperação internacional e sobre trabalho infantil. Em seguida, é realizada uma análise qualitativa comparada de intervenções de cooperação internacional de combate ao trabalho infantil, implementadas no Brasil – um país de renda média alta, e na Tanzânia – um país de baixa renda. O trabalho infantil é visto como um dos principais desafios do desenvolvimento e sua eliminação significa a quebra de um dos principais processos de perpetuação da pobreza. Este trabalho explora a cooperação internacional para o desenvolvimento numa perspectiva multidisciplinar e utiliza conceitos e metodologias da avaliação e da meta-avaliação como instrumentos para a análise comparada. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>Freedom must be the main objective of development. Thus, development constitutes in the expansion of people’s capabilities through the elimination of the deprivations to people’s substantive freedoms, as the child labour. And the international cooperationis an important instrument in the development process of the countries. This master’s dissertation has as objective to contribute to the debate on the role of international cooperation for development, especially in the middle-income countries. In this sense, at first a literature review on development, international cooperation and child labour is performed. Then, is performed a qualitative comparative analysis ofinter national cooperation interventions of child labour combat, implemented in Brazil– an upper-middle income country, and in Tanzania – a low income country. Childlabour is seen as a major development challenge and its elimination means breakingon of the major processes of poverty perpetuation. This paper explores the international cooperation for development in a multidisciplinary perspective and uses concepts and methodologies of evaluation and meta-evaluation as tools for the comparative analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Ailton Dias dos. "A integração da infraestrutura sul-americana e as dinâmicas do sistema-mundo capitalista : análise comparada das relações entre governos e bancos de desenvolvimento no Brasil, Peru e Bolívia." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/17007.

Full text
Abstract:
Tese (Doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas, 2014.<br>Submitted by Ana Cristina Barbosa da Silva (annabds@hotmail.com) on 2014-11-20T16:17:50Z No. of bitstreams: 1 2014_AiltonDiasdosSantos.pdf: 1965168 bytes, checksum: 5411d05583fe51958beecb3236da95cc (MD5)<br>Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2014-11-24T15:33:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_AiltonDiasdosSantos.pdf: 1965168 bytes, checksum: 5411d05583fe51958beecb3236da95cc (MD5)<br>Made available in DSpace on 2014-11-24T15:33:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_AiltonDiasdosSantos.pdf: 1965168 bytes, checksum: 5411d05583fe51958beecb3236da95cc (MD5)<br>Ao longo dos anos 2000 os governos sul-americanos se engajaram na articulação de uma agenda de trabalho voltada para a integração da infraestrutura regional. Bancos de desenvolvimento como o BID, CAF, FONPLATA e BNDES passaram a atuar como mediadores qualificados, seja no processo de idealização e planejamento da integração,seja no financiamento de projetos finalísticos. Este processo tomou corpo por meio da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Sul-americana (IIRSA), mais tarde incorporada no âmbito da União das Nações Sul-americanas (UNASUL).Este trabalho considera esse tipo de integração regional como parte de processos de desenvolvimento que ocorrem nas escalas nacional, regional e global. Nesse sentido, procura analisar, em termos comparativos, as relações entre os bancos os governos dePeru, Brasil e Bolívia com suas respectivas estratégias de desenvolvimento.O Eixo Peru-Brasil-Bolívia da IIRSA é priorizado na análise com o objetivo caracterizar as diferentes relações entre os governos e os bancos que operam como agentes impulsionadores da integração regional. Estas relações representam configurações institucionais e de poder de caráter tanto geopolítico quando geoeconômico. Elas demostram como as tendências e dinâmicas de escopo regional se ligam a processos globais. As participações do setor privado e a da sociedade civil nesses processos são abordadas a partir das interações entre governos e bancos.Em cada país a pesquisa identifica a ocorrência de ciclos de expansão e retração econômica que também correspondem a ciclos político-ideológicos. Destaca, no contexto da última década, a vigência de um neo desenvolvimentismo que tem marcado a atuação de governos de centro-esquerda, em países como Brasil e Bolívia. Esta estratégia resgata alguns dos pressupostos do nacional-desenvolvimentismo que esteve em voga na região a partir dos anos 1950. Também se apresenta como uma corrente ideológica alternativa ao neoliberalismo que se tornou hegemônico entre os governos a partir dos anos 1980 e que ainda permanece vigente no caso peruano. Os governos buscam novos posicionamentos na divisão internacional do trabalho. Porém, o fazem reforçando o perfil primário-exportador das economias nacionais ao impulsionar asindústrias extrativas como alavanca do desenvolvimento, sendo a integração da infraestrutura regional instrumental para isso.A análise comparada do modo de inserção dos três países no processo de integração da infraestrutura, a partir das interações entre governos e bancos de desenvolvimento, demonstra a existência de convergências e divergências entre a integração que se busca na escala nacional e aquela que se pretende na escala regional.A abordagem do sistema-mundo capitalista é o principal referencial teórico para o trabalho de investigação. Ela permite situar os processos de desenvolvimento e integração contemporâneos no interior de ciclos de longa, média e curta duração. Além disso, favorece a análise do modo de inserção da América do Sul na hierarquia do capitalismo global e numa conjuntura de crise sistêmica e de transição para novas arquiteturas de poder a nível mundial. Nesse sentido, explora as tendências de mudança ou de continuidade na forma de participação de Peru, Brasil e Bolívia no sistema mundo capitalista nas primeiras décadas do século XXI. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>Throughout the 2000s the South American governments engaged in articulatingand assembling an agenda focused on the integration of regional infrastructure.Development banks such as the IDB, CAF, FONPLATA and BNDES started to act asqualified intermediaries, either in the idealization and integration planning processes orin funding final projects. This process occurred through the Initiative for the Integrationof South American Infrastructure (Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Sulamericana- IIRSA), later incorporated in the Union of South American Nations (Uniãodas Nações Sul-americanas - UNASUL).This paper places this type of regional integration as part of developmentprocesses occurring in national, regional and global scales. Therefore, it aims to register,in comparative terms, the relationships between banks and government of Peru, Braziland Bolivia with its respective development strategies.The Peru-Brazil-Bolivia Axis of IIRSA is assumed as a snip for allowing thestudy to characterize the different relationships between governments and banks, whichact as drivers of regional integration. The links between governments, banks and IIRSArepresent institutional and power configurations, both geopolitically and geoeconomically.They demonstrate how the trends and dynamics of regional scope bind to global processes. The actions of the private sector and civil society in these processesare discussed from the interactions between governments and banks. In each of the three countries the research identifies the occurrence of cycles of expansion and economic downturn that overlap with political and ideological cycles. It highlights, in the context of the last decade, the predominance of a neodevelopmentalism that has defined the work of center-left governments in countries like Brazil and Bolivia. This strategy rescues some assumptions of national development that was in vogue in the region since the 1950s. It also presents itself as an alternativeideological trend of neoliberalism that has become hegemonic among governmentssince the 1980s, which still remains in force in the Peruvian case. Governments seeknew positions in the international division of labor. But they do that by reinforcing the primary exporting character of national economies to boost extractive industries as alever of development, and by regarding the integration of regional infrastructure asinstrumental for this purpose. A comparative analysis of the insertion mode of the three countries in the infrastructure integration process, from the interactions between governments and development banks, demonstrates the existence of convergences and divergences between integration that is sought on a national scale and that it is intended at the regional scale. The approach of the capitalist world-system is undertaken as a theoretical framework for the research work. It allows situating the contemporary development processes and integration within cycles of long, medium and short term. Furthermore, it favors the analysis of the insertion mode in South America in the hierarchy of global capitalism and in a context of systemic crisis and transition to new architectures of power worldwide. In this sense, it explores the change or continuity trends in the form of participation of Peru, Brazil and Bolivia in the capitalist world-system in the early decades of the twenty-first century.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zettel, Ana Paula França Vieira. "A experiência de Chile, México e Brasil sob o regime de metas de inflação : uma comparação internacional." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/10108.

Full text
Abstract:
Esta dissertação tem o propósito de avaliar a experiência de Brasil, Chile e México comparativamente a de Austrália, Finlândia, Suécia, Reino Unido, Nova Zelândia e Canadá sob o regime de metas inflação (IT). Dessa forma, o interesse central deste estudo é o efeito das políticas monetárias adotadas sobre produto dos países emergentes, em um contexto de excessiva volatilidade da taxa de câmbio, elevada dívida pública e baixa credibilidade das instituições. Para atingir este objetivo, optouse pela conjugação do método analítico descritivo, análise do histórico dos países sob IT, e de um exercício econométrico. A variável através do qual o desempenho econômico dos países será analisado, para fins de comprovação empírica, é a taxa de sacrifício, construída a partir da razão entre hiato do produto, medido pelo filtro HP, e o logaritmo da variação da inflação. Os resultados empíricos deste trabalho, bem como o histórico dos países, sugerem que a taxa de sacrifício dos emergentes é, em média, superior a dos industrializados. As fraquezas presentes nas economias emergentes, como falta de coordenação entre políticas monetária e fiscal, vulnerabilidade externa, que se manifesta na excessiva volatilidade e sensibilidade da taxa de câmbio a choques externos, entre outras, são as possíveis explicações para este fenômeno.<br>This thesis main objective is evaluate and compare the experience of Brazil, Chile and Mexico against the experience of Australia, Finland, Sweden, United Kingdom, New Zealand and Canada under the inflation targeting (IT) regime. In this regard, the central interest of this study is the effect of the monetary policy adopted over the emerging countries GDP, in a context of extreme exchange rate volatility, high public debt and low institution’s credibility. To reach this goal, it was combined the analytical descriptive method with an econometrical exercise. The variable, through which the country’s economic performance was analyzed, for ends of empirical evidence, is the sacrifice rate, built from the GDP gap, measured through HP filter, and the inflation variation logarithms. The empirical results of this work, as well as the countries historical experience, suggest that emerging countries sacrifice ratio is, on average, higher than for the industrialized ones. The weaknesses found in these economies, as lack of monetary and fiscal policy coordination, external vulnerability, manifest through exchange rate volatility and high sensitivity to external shocks, among others, are the possible explanations for this phenomenon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fernandes, Inês Gomes. "Desenvolvimento financeiro e crescimento económico: uma comparação internacional." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/1822/62338.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira<br>O sistema financeiro, composto fundamentalmente por três segmentos, o sistema bancário, o mercado de capitais e o setor segurador, caracteriza-se essencialmente pela função de canalização de fundos, detidos por aforradores, para a realização de investimentos futuros, sendo a sua missão primordial a de mobilizar e facilitar a alocação de recursos no tempo e no espaço. O crescimento económico, por sua vez, representa o aumento da riqueza, gerada através da produção de bens e serviços, sem ter em atenção a distribuição da mesma, sendo por isso um indicador quantitativo da riqueza gerada por uma determinada economia como um todo. Apesar de serem conceitos distintos, uma vez que o sistema financeiro é um conceito mais amplo, que além de fatores económicos engloba fatores sociais, enquanto o crescimento económico é um conceito menos abrangente, relacionado apenas com variáveis económicas, tanto o sistema financeiro como o crescimento económico apresentam uma relação entre si, sendo o desenvolvimento do sistema financeiro considerado como um aspeto essencial para o crescimento económico, enquanto que também se crê que o crescimento económico induz à expansão do sistema financeiro. O estudo empírico do presente trabalho, pretende por isso, estudar o impacto que um conjunto de variáveis económicas e sociais, em particular um indicador do sistema bancário e um indicador do mercado de capitais, têm sobre o crescimento económico, realizando para tal a análise de um modelo econométrico para o conjunto de 61 países, entre 1996 e 2016. Os resultados do estudo empírico permitiram compreender a relação entre determinados fatores macroeconómicos e sociais, e o crescimento económico, sendo que os resultados obtidos se encontram, na maioria dos casos, em concordância com os de outros autores abordados no presente trabalho. Da análise do modelo econométrico estimado, que se revelou globalmente significativo, podemos aferir que os fatores associados ao sistema financeiro analisados desempenham, de forma conjunta, influência sobre o crescimento económico.<br>The financial system, composed mainly of three segments, the banking system, the capital market and the insurance sector, is essentially characterized by the function of channeling funds, held by savers, for the realization of future investments, its primary mission consisting in mobilizing and facilitating resource allocation over time and space. Economic growth, in turn, represents the increase in wealth generated through the production of goods and services, without regard to its distribution, and is therefore a quantitative indicator of the wealth generated by a given economy as a whole. Although they are different concepts, since the financial system is a broader concept, which in addition to economic factors encompasses social factors, while economic growth is a less comprehensive concept, related only to economic variables, both the financial system and economic growth are interrelated, with the development of the financial system considered as an essential aspect of economic growth, while economic growth is also thought to induce the expansion of the financial system. The empirical study of the present work intends to study the impact that a set of economic and social variables, in particular an indicator of the banking system and an indicator of the capital market, have on the economic growth through the realization of an econometric model for the set of 61 countries between 1996 and 2016. The results of the empirical study made it possible to understand the relationship between certain macroeconomic and social factors and economic growth, and the results obtained are, in most cases, in agreement with those of other authors addressed in the present work. From the analysis of the estimated econometric model, which proved to be globally significant, we can see that the factors associated with the financial system analyzed together influence economic growth.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Desenvolvimento internacional comparado"

1

Rocha, Lademir Gomes da. Quando o direito encontra as finanças: Uma análise jurídica da resolução de crises em instituições e conglomerados financeiros e entidades assemelhadas. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-339-8.

Full text
Abstract:
Na presente obra, adaptada de sua tese de doutorado, o autor analisa criticamente e busca compreender as possibilidades e os limites de alinhamento dos “chamados regimes de resolução”, ou seja, os regimes de recuperação e de falência aplicáveis a bancos, instituições financeiras e entidades assemelhadas, aos padrões desenvolvidos nas redes regulatórias internacionais, com destaque para os “Atributos Fundamentais para Regimes de Resolução Eficazes para Instituições Financeiras”, elaborados e disseminados pelo Conselho de Estabilidade Financeira. Tem ocorrido um notável desenvolvimento e evolução na trajetória da regulação financeira global, de modo a permitir o aperfeiçoamento da eficácia e da equidade dos regimes de resolução, tornando-os mais aptos a lidar com instabilidade estrutural do sistema financeiro e minimizar a necessidade do emprego de recursos públicos em ações de saneamento de empresas e conglomerados financeiros. Nesse contexto, o livro analisa o alinhamento dos regimes e medidas de resolução brasileiros aos padrões internacionais, sem desconsiderar as especificidades institucionais e históricas que moldaram o sistema brasileiro de resolução financeira. O livro busca suprir uma lacuna nos estudos sobre os regimes de resolução no Brasil, enfrentando o problema na perspectiva do Direito Público Internacional, do Direito Comparado e do Direito Econômico da Regulação; analisando a consistência dos novos padrões internacionais de resolução de instituições financeiras, desenvolvidos fora das vias tradicionais do Direito Internacional Público, e explorando os limites e as possibilidade de alinhamento do ordenamento brasileiro à padronização sugerida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Garcia, Ana, Manu Misra, and Daniel Lannes. Texto para Discussão 2923. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023. http://dx.doi.org/10.38116/td2923-port.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, visamos a aprofundar o debate sobre a inserção do Brasil no regime internacional de investimentos, realizando uma análise comparada entre o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) do Brasil e os tratados bilaterais de investimentos (TBIs) de China, África do Sul, Rússia e Índia (demais países do BRICS) com países africanos. Iniciamos com um panorama sobre as relações político-econômicas desses quatro países com os africanos. Logo, discorremos sobre a inserção de cada país do BRICS no regime internacional de investimentos e apresentamos as características dos modelos de TBIs utilizados com países no continente africano. Realizamos um levantamento quantitativo e uma análise qualitativa dos textos dos acordos, para identificar suas principais características. Adicionalmente, apresentamos a atuação desses quatro países do BRICS no sistema internacional de arbitragem e analisamos os casos envolvendo os países africanos e os países do bloco. Ao final, resgatamos as principais características dos ACFIs e realizamos uma análise comparativa entre os modelos utilizados pelos demais países do BRICS, apontando suas diferenças e semelhanças. Concluímos que, apesar de os países do BRICS impulsionarem reformas no regime internacional de investimentos, posicionando-se criticamente sobre os TBIs tradicionais, normalmente estabelecidos por países do Norte global no que tange às relações com países africanos, os quatro países do BRICS aqui analisados utilizam o modelo tradicional de TBI, reforçando suas regras e princípios. Nesse sentido, acabam por reproduzir tratados entre economias assimétricas, que garantem direitos ao investidor estrangeiro em detrimento do interesse público em áreas fundamentais para as sociedades, como meio ambiente, saúde, trabalho e estabilidade macroeconômica. Apenas o ACFI traz um modelo de acordo diferenciado, porém, ele ainda não foi realmente colocado em prática, para que seja testado, aperfeiçoado ou mesmo questionado quanto sua necessidade. Em nossa análise, o Brasil tem um caminho a percorrer e deve buscar promover investimentos com países africanos de forma equilibrada, garantindo que esses investimentos efetivamente contribuam ao desenvolvimento econômico, social e ambiental para as partes envolvidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sarmiento Gutierrez, Maria Bernadete G. P. Texto para Discussão 3130. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025. https://doi.org/10.38116/td3130-port.

Full text
Abstract:
No contexto de emergência climática em que vivemos atualmente, o controle das emissões originadas no setor de energia poderá ter um papel fundamental para limitar o aumento da temperatura global de forma a evitar uma catástrofe ambiental, considerando a sua elevada participação nas emissões mundiais de gases de efeito estufa (GEE). Em termos globais, as emissões de GEE originadas desse setor são responsáveis por 75% do total das emissões globais. Neste contexto, em que a maior fonte de lançamentos de GEE é originada pela produção e consumo de energia em nível global, este trabalho inicialmente busca dar um panorama do conceito de sustentabilidade no setor de energia, que, anteriormente, era equivalente à participação das fontes renováveis nas matrizes energéticas, mas que, recentemente, passou a incluir outros aspectos dados pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7. Em seguida, procede-se a uma comparação do caso brasileiro com o padrão internacional tanto pela ótica da renovabilidade quanto pelo ODS 7, com o objetivo de identificar os principais desafios que se colocam para o Brasil. Destacam-se a questão das comunidades isoladas e a vulnerabilidade crescente do setor de energia elétrica às mudanças climáticas como elementos importantes na transição energética do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Viana, João Paulo. Texto para Discussão 3038. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024. http://dx.doi.org/10.38116/td3038-port.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa de forma detalhada os gastos do governo federal em proteção da biodiversidade e das paisagens entre 2001 e 2022, por meio da aplicação da Classificação de Atividades Ambientais (Classification of Environmental Activities – CEA) às ações orçamentárias federais. Para tanto, as ações foram classificadas em três subclasses adaptadas da CEA e, adicionalmente, foi desenvolvida uma classificação constituída por doze subclasses temáticas, a fim de expressar a diversidade das ações orçamentárias e atividades voltadas para a proteção da biodiversidade e das paisagens do governo federal. Os três temas mais importantes identificados foram: combate ao fogo e ao desmatamento; proteção de unidades de conservação (UCs); e proteção de terras indígenas (TIs). Os gastos do governo central (federal) do Brasil em proteção da biodiversidade e das paisagens se mostraram relativamente tímidos, quando comparados aos do Chile e da Costa Rica, e se equivalem aos gastos do Peru. Considerando-se que o Brasil é o país que apresenta a maior biodiversidade do planeta, isto é uma forte indicação de que essa agenda é subfinanciada no país. Desse modo, os governos que se sucederam no comando do país ao longo dos últimos 22 anos deram baixa prioridade orçamentária a esse tema. Adicionalmente, a comparação das estimativas da pesquisa com aquelas da Iniciativa de Financiamento para a Biodiversidade (Biodiversity Finance Initiative – Iniciativa Biofin), bem como com as produzidas pela aplicação da Classificação das Funções de Governo (Cofog) ao Orçamento-Geral da União (OGU), revelou diferenças importantes, especialmente no caso da Iniciativa Biofin, consequência da variedade de tipologias de temas ambientais que podem vir a produzir algum impacto positivo sobre a biodiversidade, conforme a metodologia desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). As estimativas produzidas pela aplicação da CEA e da Cofog se mostraram compatíveis, desde que aplicados ajustes, sendo propostos aperfeiçoamentos metodológicos na aplicação de ambas as classificações ao OGU. Experiências desenvolvidas pelo Brasil para superar o subfinanciamento da proteção da biodiversidade e das paisagens têm apresentado resultados ambíguos: o programa Bolsa Verde (BV) foi cancelado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2017, após sete anos de execução, devido a restrições orçamentárias, enquanto o Fundo Amazônia (FA), financiado majoritariamente por doações internacionais, foi alvo de interferências durante o período Jair Bolsonaro (2019-2022), que resultaram em sua interrupção. Essas duas ações governamentais foram retomadas em 2023, com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em seu terceiro mandato presidencial. O que aconteceu nesses dois casos demonstra a fragilidade a que estão expostos certos tipos de ações da agenda ambiental, dependentes de questões orçamentárias ou do viés político de governos que se sucedem. Do ponto de vista do Poder Executivo, o momento atual tende a ser favorável à temática ambiental. De outra forma, e do ponto de vista do espaço orçamentário, mudanças recentes no processo de governança orçamentária podem vir a ter repercussões negativas. Considerando-se a conhecida limitação de recursos para o meio ambiente e a crescente influência do Poder Legislativo sobre o processo orçamentário, é possível que se torne cada vez mais difícil a alocação de recursos em temas considerados prioritários pelos operadores das políticas ambientais. A partir desse quadro, não será surpresa se a timidez dos gastos federais em proteção da biodiversidade e das paisagens se tornar cada vez mais evidente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Desenvolvimento internacional comparado"

1

Lopes, Arleson Eduardo Monte Palma, and Maurício Fernandes Dourado. "O PAPEL DA GESTÃO PÚBLICA NO CENÁRIO INTERNACIONAL: ANÁLISE DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO BRICS." In Administração Pública e Gestão Social: reflexões teóricas e conceituais. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240115544.

Full text
Abstract:
As relações internacionais têm cada vez mais ganhado destaque na gestão pública, formando coalizões importantes entre países. O objetivo do artigo é analisar o papel da gestão pública no cenário internacional. O BRICS é uma cooperação internacional iniciada em 2006 pelos países Brasil, Rússia, Índia e China. A partir de 2011 a África do Sul passou a integrar o grupo. Essa formação representa uma evolução histórica e rompimento do paradigma tradicional que tinha os países desenvolvidos como atores principais. Observa-se que em 2022, a participação no Produto Interno Bruto (PIB) do BRICS na economia global ficou em 25,5%, representando uma expansão considerável se comparada com as economias do G7. Essa taxa de participação no PIB demonstra a correlação e força motriz dessas economias em desenvolvimento, criando mercados e tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bragança, Guilherme Cassão Marques, Roberta Manica-Berto, and Jander Luís Fernandes Monks. "COMPARAÇÃO DA COMPETITIVIDADE ENTRE PAÍSES NO MERCADO INTERNACIONAL DE LENTILHA: DE 1961 A 2016." In Agricultura e Agroindústria no contexto do desenvolvimento rural sustentável. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210805637.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pastori Terrin, Kátia A., and Patrícia Eliane da Rosa Sardeto. "A TRANSPARÊNCIA ADMINISTRATIVA COMO PRESSUPOSTO PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO À LUZ DE UM DIREITO ADMINISTRATIVO GLOBAL." In Nuevas Perspectivas del Derecho en Iberoamérica, Vol. II. Iberojur Science Press, 2024. http://dx.doi.org/10.62140/ktps1002024.

Full text
Abstract:
A emergência de um Direito Administrativo Global procura delinear mudanças do sistema global e como elas trouxeram alterações nos atores considerados como legítimos para regular relações e situações, a fim de diagnosticar a necessidade de um novo paradigma para compreensão e avaliação do funcionamento dos diferentes sistemas jurídicos que interagem entre si. Nesse sentido, extrapolar o dualismo – direito nacional e direito internacional – e sofisticar as qualificações de soft law e hard law que marcaram os debates do direito internacional e os efeitos da globalização nas últimas décadas no Brasil, se faz necessário para a promoção de um desenvolvimento à luz de uma dinâmica globalizada na qual os países estão inseridos. Principalmente no que tange às relações econômicas e critérios para investimentos e desenvolvimento do país. A partir de legislações comparadas e políticas públicas aplicadas no campo da Transparência Administrativa, o trabalho tem por base apresentar um conjunto de princípios e proposições como uma proposta normativa para compreender o pluralismo legal e regulatório mapeado, com referências a parâmetros da doutrina do Direito Administrativo global em suas diferentes tradições jurídicas. Para isso, se faz necessário um comparativo das leis de transparência pública internacionais, e como elas influenciaram na tratativa normativa no Brasil e suas políticas públicas aplicadas até o momento. Buscar-se-á confrontar normas jurídicas e atividades da Administração Pública voltadas à efetivação do princípio constitucional da publicidade e do direito fundamental à informação proveniente de órgãos públicos em geral – e portanto, uma ideia de Transparência Administrativa – e como elas interferem em políticas de desenvolvimento. Tudo isso, possibilitando uma garantia contra a opacidade da atuação estatal, além de proporcionar imposição ao Estado e, mais particularmente à Administração Pública, de ações afirmativas de comunicação, voltadas a formar uma esfera pública na qual a compreensão, discussão e participação nos assuntos públicos aprofundem os processos estatais de gestão e governança democrática e participativa. Para tanto, utiliza-se da metodologia dedutiva, com pesquisa bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

da Rosa Camargo, Liziane, Renata Breda Martins, Andrei Leonardo Schuster, et al. "Doenças Crônicas – Diabetes e o seu Cuidado." In Perfi l dos idosos e longevos do Brasil : segunda edição : comparação entre 2013 e 2019 da PNS TOMO 3, 2nd ed. ediPUCRS, 2024. https://doi.org/10.15448/1806.31.

Full text
Abstract:
Diabetes mellitus (DM) é uma condição de saúde mundialmente crescente e importante entre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), independentemente do seu grau de desenvolvimento. A Federação Internacional de Diabetes em 2017 estimou que cerca de 9% da população mundial com 20 a 79 anos de idade possuía diabetes, o que corresponde a quase 425 milhões de pessoas que vivem com diabetes. A projeção em 2045 será de cerca de 629 milhões de pessoas com diabetes. Em torno de 79% dos casos ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil, nos quais deverá ocorrer o maior aumento de DM nas próximas décadas. O aumento da sua prevalência ocorre devido a diversos fatores, sendo associado ao crescimento rápido da população, transição epidemiológica e nutricional rica em alimentos ultraprocessados, sedentarismo, excesso de peso, crescimento e envelhecimento populacional, como também à maior sobrevida das pessoas com diabetes (SBD, 2019).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Borges, Bárbara Juliana Pinheiro, and Cristina Huang. "REGULAMENTAÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A LEGISLAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL." In Estudos e Escrita Científica Multidisciplinar em Ciências da Saúde. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240315927.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este trabalho busca realizar a comparação entre a legislação nacional e internacional de suplementos alimentares considerando que a procura e o consumo de suplementos alimentares têm aumentado muito nos últimos anos, principalmente na pandemia da COVID-19, notando-se que grande parte da população recorreu a esses produtos não medicamentosos visando ao fortalecimento da imunidade e a complementação alimentar. Além desses usos, praticantes de atividades físicas e jovens utilizam os suplementos alimentares com o objetivo de melhorar o desempenho e rendimento físico. Métodos: A metodologia adotada para o desenvolvimento do presente trabalho foi a pesquisa documental. O método empregado se classifica como misto devido a combinação de elementos do método histórico e do método comparativo. Resultados: Visando facilitar o acesso e a consulta de suplementos alimentares de diferentes países, o presente projeto por meio de uma pesquisa documental realizou um comparativo entre as legislações mais consolidadas como dos Estados Unidos, da União Europeia e do CODEX Alimentarius correlacionando as diferenças e as semelhanças encontradas na definição legal de suplemento alimentar de adultos, exceto lactentes e crianças de primeira infância, as informações obrigatórias do rótulo, as alegações permitidas com base nas legislações e regulamentações vigentes. Conclusão: Conclui-se que a legislação em relação aos suplementos alimentares nos Estados Unidos é bastante espaçada e de pouca facilidade de acesso, ao contrário das demais pesquisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Menezes, Éric da Rocha de. "Mecanismos do regulamentação de inteligência artificial no Brasil e na União Europeia: análise comparada dos princípios aplicáveis a Inteligência Artificial nos tribunais." In Novas perspectivas do Direito Internacional: as relações externas no contexto pós-Covid 19 - volume 5. Mucuripe, 2025. https://doi.org/10.29327/5498092.1-2.

Full text
Abstract:
O artigo examina os principais mecanismos de regulamentação de inteligência artificial produzidos na União Europeia e no Brasil, documentos jurídicos que buscam estabelecer balizas para o desenvolvimento e aplicação dos sistemas de IA, especialmente nos tribunais, sobretudo ao fixarem uma base principiológica a ser observada. No cenário global, existe uma corrida regulatória em inteligência artificial, liderada pela União Europeia, enquanto o Brasil mostra um desenvolvimento mais tímido. Os sistemas de inteligência artificial, no entanto, não esperam que os Estados criem suas bases regulatórias para continuarem sua caminhada disruptiva. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, mediante uma revisão bibliográfica e documental, para investigar os princípios estabelecidos na regulamentação da inteligência artificial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de Araujo Garcez Aires, Naiane, and Igor Adriano Trinta Marques. "RESPONSABILIDADE NO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MONITORAMENTO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PARA FUMAR NAS REDES SOCIAIS: PERSPECTIVAS NO DIREITO COMPARADO." In Technological and Legal Aspects of Al in the City. Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos, 2025. https://doi.org/10.62140/naim1232025.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga como a Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada de maneira responsável e eficaz no rastreamento da publicidade e do uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) nas redes sociais. O objetivo principal é garantir a proteção dos consumidores e a conformidade com princípios éticos e legais em diversas jurisdições. A pesquisa adota uma abordagem hipotético-dedutiva e utiliza técnicas de pesquisa bibliográfica para analisar documentos normativos, estudos científicos e regulamentações internacionais. Também realiza uma análise comparativa das abordagens regulatórias de diferentes países. A crescente popularidade dos DEFs, como os cigarros eletrônicos, levanta preocupações significativas sobre a saúde pública, especialmente entre os jovens. A promoção desses dispositivos nas redes sociais intensifica a necessidade de regulamentação eficaz. A IA oferece soluções promissoras para identificar e rastrear essas promoções de forma automatizada e eficiente. No entanto, sua implementação enfrenta desafios técnicos, éticos e legais importantes, como a necessidade de aprimorar a precisão dos algoritmos para evitar falsos positivos e negativos, garantir a privacidade dos dados dos usuários e assegurar a responsabilidade das plataformas digitais e desenvolvedores de IA. A harmonização das regulamentações internacionais é crucial para enfrentar esses desafios de maneira eficaz e proteger a saúde pública. Esta pesquisa oferece insights relevantes para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e responsáveis, aproveitando o potencial da IA para promover um ambiente digital mais seguro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Liu, Eunice, Nadia Puchalski Kozievitch, Keiko Verônica Ono Fonseca, and Deborah Eberle dos Santos. "Portais de transparência: mapeamento de boas práticas a partir de órgãos avaliadores." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-422.

Full text
Abstract:
Portais de transparência são ferramentas fundamentais para a fiscalização da sociedade em relação à gestão pública, no cumprimento ético e legal de suas obrigações. Esse artigo tem como objetivo apresentar os resultados do estudo realizado, comparando os quesitos avaliativos dos principais órgãos regulamentadores de transparência do Brasil – Ministério Público Federal (MPF), Fundação Getúlio Vargas (FVG), Controladoria Geral da União (CGU) e Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa também realizou um diagnóstico do portal da transparência de Curitiba, resultando enfim em boas práticas de verificação e qualificação de portais de transparência, alinhados com os princípios internacionais. Palavras Chave: dados abertos; transparência; portal de transparência
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Petiz Junior, Carlos Renato Lauz, Marisa Zikan da Silva, and Victória Vilvert Costa. "Programas de integridade: uma análise multilateral da implementação em estados brasileiros." In INTEGRIDADE: RISCOS E REFLEXÕES PARA O SETOR PÚBLICO. Even3 Publicações, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5421279.1-5.

Full text
Abstract:
O artigo busca analisar e comparar a implantação de programas de integridade em cinco estados brasileiros: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Santa Catarina. Os estados foram selecionados devido à sua participação no programa “Integridade nos Estados”, conduzido pela Transparência Internacional - Brasil entre 2019 e 2022. O artigo discute o desenvolvimento desses programas considerando parâmetros como o início da iniciativa, normativos, estratégias de engajamento, táticas de implementação e metodologias de gestão de riscos. Além disso, avalia os resultados obtidos em termos da elaboração de planos de integridade e da instituição de códigos de ética e conduta. A análise busca identificar boas práticas, desafios e impactos desses programas em cada estado, oferecendo uma reflexão sobre como as experiências podem servir de exemplo e aprendizado para outras unidades federativas. Em última instância, o objetivo é contribuir para o fortalecimento das políticas de integridade e combate à corrupção nos entes subnacionais, promovendo uma administração pública mais transparente, íntegra e eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Juan de Lima Costa e., André Carvalho Mol Silva, and Lia Paletta Benatti. "Desafios e potencialidades no ensino de design de embalagens." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-17.

Full text
Abstract:
O campo do design de embalagens evolui acompanhando mudanças causadas tanto pelas demandas do mercado consumidor quanto pelas inovações industriais. Tais mudanças ocasionam adaptações no ensino desta área, com impactos não tão imediatos quanto alunos e mercado demandam. Com este estudo buscou-se a identificação de desafios e potencialidades no ensino de design de embalagens para contextualizar uma visão do atual debate acerca do tema. O estudo foi realizado através uma revisão bibliográfica sistemática, analisando publicações em base de dados nacionais e internacionais, apurando desafios e potencialidades comuns relatados pelos autores. A pesquisa resultou em pontos comuns, incluindo limitações nas matrizes curriculares tradicionais e a necessidade de alinhamento com demandas industriais. Em resposta a estes impedimentos foram propostas potencialidades que, em cada contexto, visam solucionar os problemas específicos. Como conclusão, apontam-se as mudanças no ensino promovidas pela pandemia de COVID-19 além da possibilidade de estudos futuros comparando o contexto brasileiro. Palavras Chave: ensino de design; design de embalagens; desafios educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Desenvolvimento internacional comparado"

1

Pereira, Julio Cesar David, Vanessa Baroli Barbosa de Oliveira, Jean Carlo Palmieri, Natália Eduarda Furlan, and Juliana Arantes. "USO DE TÉCNICAS DE ACUPUNTURA NO SUPORTE A AMAMENTAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." In Anais do II Congresso Nacional Multidisciplinar em Saúde. Even3, 2024. https://doi.org/10.29327/1467441.2-4.

Full text
Abstract:
O aleitamento materno é a alimentação adequada para o recém-nascido, garantindo não só a nutrição, mas também o desenvolvimento, imunológico, cognitivo e o vínculo entre mãe e bebê. Existem vários fatores que levam a mulher ao desmame precoce da criança, como aspectos físicos, psicológicos e sociais. Entre eles, destacam-se problemas nas mamas, rejeição do bebê, baixa produção do leite, retorno ao mercado de trabalho, rede apoio deficitária, depressão, influências culturais, entre outros. As equipes de saúde da atenção primária devem promover e incentivar a adesão ao aleitamento até o sexto mês de vida do lactente, sendo necessário muito envolvimento e compreensão para influenciar a manutenção da amamentação, trazendo diversos benefícios para a puérpera e a criança. Durante esse período, a mãe pode apresentar alguns desconfortos e instabilidades. Alguns modelos biomédicos ainda focam muito na doença e acabam negligenciando o cuidado integral à pessoa. Diferente dessa abordagem, as práticas integrativas buscam promover o cuidado de forma integral, além de serem uma proposta de menor custo para o SUS, quando comparadas a outras terapias e à medicina alopática. A acupuntura é uma prática integrativa de saúde, amplamente utilizada para diversos problemas de saúde, com resultados cientificamente. Objetivos: Sintetizar estudos sobre o uso da acupuntura nos problemas de nutrizes relacionados à amamentação na atenção primária em saúde. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. O acrônimo PICo subsidiou a questão de pesquisa para realizar a estratégia de busca dos artigos através das bases de dados. Assim, a população/ problema refere-se a nutrizes (P); o interesse consiste no uso de técnicas de acupuntura nos problemas de amamentação (I); contexto se refere à atenção primária em saúde (Co). Formulou-se a pergunta de investigação: O que foi produzido na literatura sobre o uso de técnicas de acupuntura nos problemas das nutrizes relacionados à amamentação na atenção primária em saúde? Realizou-se em setembro de 2024 a busca dos estudos nas bases de dados: Pubmed, Cinahl, Web of Science, Scopus, Embase, Lilacs via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scielo. Para realização da seleção dos artigos, utilizou-se os descritores Aleitamento Materno e Acupuntura, juntamente com seus sinônimos em português e inglês, associados ao operador Booleano “AND” e “OR”. Os critérios de inclusão para seleção dos estudos consideraram-se as publicações dos últimos cinco anos em qualquer idioma e artigos originais na íntegra. Foram excluídos os estudos repetidos nas bases de dados, outras revisões de literatura, alto risco de viés e estudos inconclusivos. Resultados e Discussão Foram encontrados 538 artigos nas bases de dados, dos quais selecionamos, através da ferramenta Rayyan, quatro estudos que foram capazes de elencar os benefícios proporcionados às nutrizes que apresentavam qualquer tipo de dificuldade durante o período de amamentação, atendidos pela atenção primária. Considerando as diferenças nas nomenclaturas dos equipamentos de saúde ao redor do mundo, foram obedecidos os critérios das unidades básicas de saúde do SUS em relação à similaridade dos locais de origem dos estudos. Nos últimos cinco anos, o mundo sofreu com a pandemia de Covid-19, e os esforços das pesquisas para entender e colaborar com as evidências sobre o assunto foram imensos. Com isso, ficou evidente que não foram produzidos trabalhos suficientes para a temática discutida neste estudo, principalmente estudos primários, devido à situação de isolamento. A totalidade dos trabalhos selecionados foi de origem internacional, evidenciando uma produção necessária em artigos nacionais sobre um tema desta magnitude. Menções sobre o aumento significativo na produção de leite, relatos de diminuição de dores mamárias, bem como periodicidade de aumento da libido após intervenções de auriculoterapia, foram contempladas na revisão. As práticas integrativas podem proporcionar algum bem-estar aos nutrizes, em resposta às suas demandas. Considerações Finais As práticas integrativas na atenção primária devem ser amplamente exploradas e difundidas, como a acupuntura, para apoiar as mães com problemas no processo de amamentação. Essas melhorias podem ser relevantes para que elas continuem a amamentar e se sintam assistidas, assim como seus filhos. Acredita-se que mais alternativas de práticas integrativas devem ser incorporadas na atenção primária. A necessidade de novos estudos é evidente, utilizando a rede de atenção brasileira, tendo em vista os Página 58 de 256 benefícios obtidos pelas nutrizes ao redor do mundo, promovendo a promoção, prevenção e recuperação das nutrizes com problemas durante a lactação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jardim, Gabriel Matheus, and Lucas Niro. "Desenvolvimento de um sistema de monitoramento para a potência elétrica consumida durante o processo de torneamento." In II Congresso Internacional Interdisciplinar da Uningá. Editora Uningá, 2023. http://dx.doi.org/10.46311/ed.un.20221018141.

Full text
Abstract:
Este resumo propõe a realização de um equipamento que terá a finalidade de realizar a medição das grandezas elétricas envolvidas no processo de torneamento. Logo o objetivo é o desenvolvimento de um hardware utilizando como base o microprocessador Arduino, que possui a capacidade de aferir a tensão e a corrente simultaneamente nas três fases de alimentação do torno mecânico, para que assim, através de um cálculo matemático desenvolvido no código base deste equipamento seja possível obter a potência elétrica consumida durante o processo de torneamento. O equipamento foi calibrado e comparado com um equipamento comercial, os resultados obtidos foram considerados satisfatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guerra de Aquino, Rafael, Mardoqueu Martins da Costa, Fabrício Sidnei da Silva, Andréia Mura Peres, Carmem Martins Costa, and Thaisa Fernanda Queiroz de Souza. "APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDICO." In ANAIS V CONTEC BRASIL 2024. Universidade Brasil, 2024. https://doi.org/10.63021/vcontec.978-6589249313.2024.art249.

Full text
Abstract:
Introdução: O TBL (Team-based Learning) é uma estratégia educacional cujas práticas sequenciadas visam o desenvolvimento de equipes de aprendizagem de alto desempenho. Objetivo: Analisar a utilização do TBL no ensino médico. Metodologia: Revisão integrativa, realizada em bases de dados indexadas, buscando artigos por meio de descritores. Os critérios de inclusão foram estudos com publicações em nível nacional e internacional, entre os anos 2012 a 2022. Foram escolhidos 29 artigos para análise final. Resultados: Há unanimidade quanto à eficácia do método, e foi reforçada a importância da utilização de metodologias mistas, sobretudo se comparado a métodos tradicionais de ensino. Conclusão: Os desafios enfrentados no ensino médico podem ser facilitados com o uso do método TBL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Nathana Luiza Pinto de, Renata Carla Tavares Dos Santos Felipe, and Raimundo Nonato Barbosa Felipe. "ARGAMASSA CIMENTÍCIA COM RESÍDUOS DE POLIETILENO TEREFTALATO PARA USO COMO REVESTIMENTO EXTERNO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ANÁLISE FÍSICA, MECÂNICA E DE DURABILIDADE A PARTIR DO ENVELHECIMENTO NATURAL." In II Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2060.

Full text
Abstract:
Introdução: A atual busca pela sustentabilidade acarretou uma preocupação quanto à necessidade de mudanças no sistema de consumo da construção civil. O modelo econômico linear adotado por esse setor, que se baseia no alto consumo de recursos naturais e na grande geração de resíduos, fez dele um dos principais agentes depreciativos do planeta. Afim de atenuar essa atual conjuntura, se tem buscado o desenvolvimento de novos materiais de construção a partir de subprodutos reciclados como alternativa a utilização de recursos naturais. Nesse contexto, a utilização do Agregado Leve de Resíduo de PET (ALRP) como substituto da areia natural em argamassa de revestimento externo pretende ser uma maneira eficiente de conciliar a redução no consumo de agregados naturais pela construção civil e a reutilização de resíduos plásticos de PET (polietileno tereftalato). Objetivo: Diante desse contexto, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver uma composição de argamassa cimentícia para uso como revestimento externo em camada única, utilizando uma taxa de substituição de 5% de areia por ALRP, e avaliar seu comportamento mecânico e físico como resultado à aplicação do processo de envelhecimento natural. Material e métodos: Para tanto, foram moldadas amostras prismáticas de argamassa com 0% e 5% de taxa de substituição volumétrica de areia por ALRP, e então determinados os índices de consistência, massa aparente no estado endurecido, módulo de elasticidade dinâmico e resistência à tração e compressão das amostras antes e após à submissão ao processo de envelhecimento natural, sendo todos os ensaios realizados conforme normas técnicas. Resultados: Os resultados indicam que a argamassa com ALRP e sem envelhecimento obteve melhor valor de consistência, massa aparente, módulo de elasticidade e resistência à compressão, no entanto, não houve variação na resistência à tração quando comparado com a argamassa sem uso de ALRP. Além disso, foi verificado o aumento nas propriedades físicas e mecânicas das argamassas endurecidas após o envelhecimento em ambas as composições. Conclusão: Diante disso, foi possível verificar a viabilidade no uso do material produzido devido à melhora nos principais índices de desempenho e à baixa influência depreciativa do processo de degradação natural em função da taxa de substituição utilizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hernandes, Cláudio Aurélio, Grazielle Maccoppi, Elton Ivan Schneider, and Flávia Fernandes. "Ideação de Novos Cursos de Graduação: uma proposição metodológica." In 28 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2023. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviiiciaed.2023.230422.

Full text
Abstract:
rocesso de ensino impõe inúmeros desafios. No Ensino Superior, a demanda pela formação dos indivíduos perpassa por conhecimentos universais e aplicabilidade loco regional. Isso se torna especialmente complexo em um contexto em que novas tecnologias despontam cada vez mais rapidamente e cada vez rápido novos conhecimentos são demandados quase na mesma proporção em que outros conhecimentos se tornam obsoletos. Neste sentido, o desenvolvimento dessas pautas, requer aos cursos de graduação um delineamento de condicionantes e convergências, articulada de forma inovadora aos processos de ideação e implantação de cursos de graduação. Se por um lado há que ser ter celeridade nos processos, por outro, análises e planejamento requerem tempo para estruturação de processos decisores eficazes. A decisão de criação de novos cursos deve, portanto, responder ao senso de urgência dos tempos atuais mantendo a qualidade do processo decisório e de seus resultados. Partindo dos pressupostos acima, o presente estudo teve por objetivo apresentar uma proposição metodológica para a criação de novos cursos de graduação. O estudo é caracterizado como descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, delineamento bibliográfico e pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos adotados para elaboração do modelo foram estruturados em quatro categorias, a saber: (i) requisitos legais e normativos: pautando-se nos documentos Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, Legislação ? DCN´s (BRASIL, 2022a), Portarias e Resoluções, Provas do Enade (INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, 2022) e Censo da Educação Superior (INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, 2020); (ii) público alvo: a partir da Classificação Brasileira de Ocupações - CBO (BRASIL, 2022b), identificação da ocupação no mercado de trabalho e levantamento de dados quantitativos e atendimento das necessidades locorregionais; (iii) análise ambiental: estudo ambiental articulado entre o mercado e academia, levantamento dos cursos existentes e comparativo das estruturas curriculares já propostas; e (iv) consulta a especialistas: utilizando-se da técnica Delphi (ANTUNES, 2014) à profissionais de destaque no cenário acadêmico e organizacional. Como resultados identificam-se em cada uma das categorias indicadas, a saber: (a) requisitos legais e normativos: identificação e definição do perfil do egresso; (b) público-alvo: estabelecer a relação do perfil do egresso entre conhecimentos universais e atividades efetivas a atuação locorregional; (c) análise ambiental: verificação das práticas consolidadas e emergentes no campo de conhecimento da área; e (d) consulta a especialistas: validação do processo sob a ótica de profissionais de destaque no campo analisado. O modelo foi testado na estruturação de cursos superiores de tecnologia em uma escola de gestão no contexto do ensino superior privado com foco na modalidade EaD. O projeto se deu no início de do ano de 2022 tendo encerrado a fase de criação e estruturação prévia dos cursos na metade desse mesmo ano. Em conclusão, o percurso metodológico pôde estruturar a proposição de novos cursos de graduação considerando os padrões mínimos de qualidade exigidos pela legislação, de forma inovadora, alinhando-se as necessidades de formação loco regional com vistas a uma formação condicionada a ampliação das habilidades e competências do perfil do egresso. Verificou-se que a adoção de um modelo facilita a compreensão dos atores envolvidos, bem como a transmissão de conhecimento e a possiblidade de ações simultâneas no âmbito da análise e criação de novos cursos. Como limitação, observa-se a estrutura metodológica, que foi elaborada a partir de uma instituição privada, no contexto de uma escola de gestão e negócios, com foco no ensino à distância. Necessário, talvez, uma ampliação para outras perspectivas de ensino. Assim, como sugestão, de ações futuras, a proposição de estudo de caso comparado entre instituições públicas e privadas e outras áreas do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SANTOS, ROSENILDA SOUZA DOS, Gleice Copede PIOVESAN, Luciano LEAL, Maria Ester de OLIVEIRA, and Renan da Silva COSTA. "IMPLANTAÇÃO DA AUTOMAÇÃO COMO FORMA DE MELHORIA NO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) EM UMA INDUSTRIA FRIGORÍFICA EM NOVA ANDRADINA – MS: UM ESTUDO DE CASO." In III Congresso Nacional Online de Empreendedorismo. CONGRESSE.ME, 2021. http://dx.doi.org/10.54265/eyfh2178.

Full text
Abstract:
A produção bovina no país brasileiro, ocupa uma posição destaque no ranking mundial no mercado nacional e internacional. Através disto, busca-se cada vez mais garantir a produtividade, e automaticamente a redução de custos com objetivos de maior rentabilidade para a cadeira produtiva, a qual envolve desde a produção dos animais até a comercialização de carcaças e sub produtos. Desta forma, através da necessidade de melhor garantir resultados, a principal busca em melhorias dos processos, inicia-se com a utilização da automação industrial dentro de indústrias frigorificas. A automação industrial, é uma atividade em constante crescimento, devido a sua grande escala de benefícios e vantagens que pode apresentar dentro do elo industrial, como melhorias em processos de produção, redução de custos operacionais principalmente a mão de obra, a qual ocupa percentagens significativas no custo de produção desta cadeia. Diante disto, a presente pesquisa traz como seu principal objetivo verificar se existe eficiência através da implementação da automação em um setor de miúdos de uma empresa frigorifica de miúdos, localizada no município de Nova Andradina – MS. A pesquisa garantiu análises entre os anos de 2016 á 2020, em números de rendimento na produção do mocotó. O método do trabalho adotado, foi quantitativo, qualitativo e exploratório, o qual compreendeuse o seu desenvolvimento dentro do ano de 2020. Através disto, foi possível concluir que o processo de automação industrial para o meio, mostrou-se benéfico através da utilização da máquina “Depiladora de mocotó” alocada dentro do setor de miúdos. O processo foi garantindo crescimento constante para o meio de produção quando comparado a anos anteriores, onde a através deste, já se obteve uma rentabilidade de 2,21%, enquanto para 2016 (0,40%) 2017 (0,59%) 2018 (0,72%) e 2019 (1,01%) respectivamente, indicando o crescimento constante da melhoria no processo da obtenção de peças de mocotó prontas para a comercialização. PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia, Automação, Produtividade, Resultado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

DOS SANTOS, ROSENILDA SOUZA, Gleice Copede Piovesan, Luciano Leal, Maria Ester de Oliveira, and Renan da Silva Costa. "IMPLANTAÇÃO DA AUTOMAÇÃO COMO FORMA DE MELHORIA NO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) EM UMA INDUSTRIA FRIGORÍFICA EM NOVA ANDRADINA – MS: UM ESTUDO DE CASO." In III Congresso Nacional Online de Empreendedorismo. Congresse.me, 2021. http://dx.doi.org/10.54265/cawg3679.

Full text
Abstract:
A produção bovina no país brasileiro, ocupa uma posição destaque no ranking mundial no mercado nacional e internacional. Através disto, busca-se cada vez mais garantir a produtividade, e automaticamente a redução de custos com objetivos de maior rentabilidade para a cadeira produtiva, a qual envolve desde a produção dos animais até a comercialização de carcaças e sub produtos. Desta forma, através da necessidade de melhor garantir resultados, a principal busca em melhorias dos processos, inicia-se com a utilização da automação industrial dentro de indústrias frigorificas. A automação industrial, é uma atividade em constante crescimento, devido a sua grande escala de benefícios e vantagens que pode apresentar dentro do elo industrial, como melhorias em processos de produção, redução de custos operacionais principalmente a mão de obra, a qual ocupa percentagens significativas no custo de produção desta cadeia. Diante disto, a presente pesquisa traz como seu principal objetivo verificar se existe eficiência através da implementação da automação em um setor de miúdos de uma empresa frigorifica de miúdos, localizada no município de Nova Andradina – MS. A pesquisa garantiu análises entre os anos de 2016 á 2020, em números de rendimento na produção do mocotó. O método do trabalho adotado, foi quantitativo, qualitativo e exploratório, o qual compreendeu-se o seu desenvolvimento dentro do ano de 2020. Através disto, foi possível concluir que o processo de automação industrial para o meio, mostrou-se benéfico através da utilização da máquina “Depiladora de mocotó” alocada dentro do setor de miúdos. O processo foi garantindo crescimento constante para o meio de produção quando comparado a anos anteriores, onde a através deste, já se obteve uma rentabilidade de 2,21%, enquanto para 2016 (0,40%) 2017 (0,59%) 2018 (0,72%) e 2019 (1,01%) respectivamente, indicando o crescimento constante da melhoria no processo da obtenção de peças de mocotó prontas para a comercialização. PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia, Automação, Produtividade, Resultado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vitória Cavalcanti Müller, Ândrea. "PARADIPLOMACIA CULTURAL COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE MUNICÍPIOS: UMA COMPARAÇÃO DE SÃO PAULO E PARINTINS." In 1º Congresso Internacional de Relações Internacionais do Amazonas: a Amazônia no mundo e o mundo na Amazônia. Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/congressoriamazonas.685926.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Eloy, Adelmo, Luiz Alves, Paulo Blikstein, and Roseli de Deus Lopes. "Posicionando a BNCC Computação: uma Comparação com Documentos Curriculares Internacionais." In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2024. http://dx.doi.org/10.5753/educomp.2024.237513.

Full text
Abstract:
A aproximação entre a Ciência da Computação e a Educação Básica é uma tendência global acelerada por várias motivações. No contexto das políticas públicas, a inclusão de conceitos de computação nos currículos nacionais busca legitimar e orientar ações descentralizadas para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional. Recentemente, por meio do anexo de Computação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Brasil definiu as habilidades específicas para serem desenvolvidas no âmbito da computação ao longo da Educação Básica, oferecendo a oportunidade de comparar essa política com a de outros países. Nesse contexto, a pergunta de pesquisa que norteia este estudo é: como as habilidades propostas na BNCC Computação se comparam com padrões curriculares de outros contextos? Para responder à pergunta, o estudo compara o documento curricular de computação brasileiro com o de dois países que adotam políticas semelhantes, utilizando técnicas de análise textual. Os resultados indicam um nível de detalhamento mais elevado na BNCC Computação do Brasil, com uma abordagem mais conceitual e menos aplicada, ainda que priorizando aspectos sociais dessa ciência. Apesar de tais resultados estarem limitados à análise dos documentos em si, eles fornecem insumos sobre possíveis forças e limitações do documento curricular que será implementado ao longo dos próximos anos, assim como de políticas derivadas a partir dele.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins Castro, Leandro, Diego José Rodrigues Marques, Roque Antônio de Moura, et al. "PROJETO ESTRUTURAL COMPARANDO METAIS E SUA RESISTÊNCIA MECÂNICA A CORROSÃO POR PITES." In XII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento - XII CICTED 23. Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/xiicicted23.690887.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Desenvolvimento internacional comparado"

1

Lafuente, Mariano, Rafael Leite, Miguel Porrúa, and Pablo Valenti. Transformação digital dos governos brasileiros: Tendências na transformação digital em governos estaduais e no Distrito Federal do Brasil. Inter-American Development Bank, 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003009.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o Brasil deu um salto na agenda de transformação digital dos serviços públicos, recebendo o reconhecimento de organizações internacionais como a ONU e a OCDE. No entanto, o modelo federativo do país assegurou aos governos estaduais as principais competências de atenção direta à cidadania. Em que pese essa constatação, são escassas as informações sobre o funcionamento das políticas de governo digital em nível subnacional no país. No entanto, com o advento da pandemia de COVID-19 e a introdução das políticas de distanciamento social, a digitalização dos serviços públicos tornou-se uma agenda emergencial em todos os níveis de governo, e as disparidades de capacidade entre as administrações para enfrentar este momento de crise tornaram-se evidentes. É nesse contexto que surge a necessidade traçar um diagnóstico comparado sobre o nível de desenvolvimento da agenda de transformação digital dos serviços públicos em nível estadual no país, objetivo do presente documento, elaborado com base em uma pesquisa feita pelo BID entre os meses de agosto e setembro de 2020 em parceria com GTD.GOV e com a participação de autoridades dos governos estaduais e do Distrito Federal brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography