Academic literature on the topic 'Desenvolvimento pessoal e social'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Desenvolvimento pessoal e social.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Desenvolvimento pessoal e social"

1

Silva, Glauco Lessa de Abreu e. "Política de Pessoal Para o Desenvolvimento." Revista do Serviço Público 108, no. 2 (July 28, 2017): 13–22. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i2.2393.

Full text
Abstract:
Objetivo-síntese da ação do Governo, expresso no Plano Nacional de Desenvolvimento, é “colocar o Brasil, no espaço de uma geração, na categoria das nações desenvolvidas". Esse objetivo há de alcançar-se mercê de modelo nacional, próprio, que importa tanto na criação de economia moderna, competitiva e dinâmica como na realização de democracia econômica, social, racial e política, segundo os sentimentos nacionais. Procura-se, assim, imprimir à vida brasileira o ritmo necessário de atualização tecnológica e de aplicação racional e programada de recursos materiais e humanos, para o estabelecimento de processo competitivo ao nível econômico e integrativo ao nível social, o primeiro assegurando índices satisfatórios de eficiência nos setores de produção e o segundo harmonizando governo e empresários, empresários e trabalhadores, regiões desenvolvidas e regiões em desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mucharreira, Pedro Ribeiro, Filipa Coelhoso, and Fernanda Carvalho. "EDUCAÇÃO SOCIAL: UMA PERMANENTE (RE)CONSTRUÇÃO PESSOAL E SOCIAL." DI@LOGUS 9, no. 1 (June 9, 2020): 77–89. http://dx.doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.14.

Full text
Abstract:
O presente artigo (re)afirma a importância da valorização da Educação Social, enquanto espaço de desenvolvimento pessoal e social, na sua dimensão positiva, promotora e preventiva. Começámos por estabelecer a articulação entre os conceitos de educação, pedagogia social e educação social para depois refletirmos e fundamentarmos sobre a construção profissional, e da profissionalidade, dos Técnicos Superiores de Educação Social. Assente num reconhecimento da importância da “educação/aprendizagem ao longo da vida” defendemos a importância da intervenção socioeducativa e desafiámos as políticas educativas e sociais a promoverem um efetivo desenvolvimento humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soek, Ana Maria, and Sonia Maria Chaves Haracemiv. "Andragogia." Educação 44, no. 2 (September 16, 2021): e33428. http://dx.doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33428.

Full text
Abstract:
Compreender o processo de desenvolvimento pessoal e de aprendizagens ao longo da vida, pela ótica de como o aprendiz adulto aprende e se desenvolve, é objetivo primordial deste trabalho. Outra questão é situar aspectos do desenvolvimento pessoal, problematizando a sua importância para compreender a pessoalidade, individualidade face ao coletivo e aspectos sociais e de identidades. Nesse âmbito, destaca-se a análise em pelo menos três óticas relacionadas à educação de adultos na atualidade: lógica humanista, no sentido de desenvolvimento integral da pessoa humana; lógica laboral, do homem como sujeito construtor de si mesmo e transformador da realidade pela ação do trabalho; lógica do bem estar social, abordagem da psicologia positiva e a concomitante construção pessoal e de participação social, em que os adultos colaboram no desenvolvimento de uma sociedade melhor para todas as idades. Sublinha-se, igualmente, a necessidade de novos olhares, a fim de contribuir para os fundamentos de um futuro paradigma de educação de adultos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Longarezi, Andréa Maturano, and Patrícia Lopes Jorge Franco. "EDUCAÇÃO ESCOLAR ENQUANTO UNIDADE SIGNIFICADO SOCIAL/SENTIDO PESSOAL." Nuances: estudos sobre Educação 24, no. 1 (April 25, 2013): 92–109. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2157.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as condições objetivas para efetivação de uma educação escolar que se constitua em processo de humanização pela unidade significado social/sentido pessoal. Tal discussão se alicerça sob as bases do materialismo histórico-dialético presente nas teorias histórico-cultural e da atividade. O processo de humanização, nas condições epistemológicas tratadas, pressupõe a unidade significação/sentido. A chave para a compreensão das possibilidades de uma educação escolar enquanto unidade significado/sentido encontra-se na relação dialética entre educaçãodesenvolvimento-atividade. Em se tratando de educação escolar, sua função humanizadora se concretiza pela via do desenvolvimento integral dos estudantes, o que implica o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento que somente a escola poderá formar: o pensamento teórico. Pela apropriação das produções humano-genéricas para-si, no sentido tratado por Heller e Duarte, a escola contribuirá para a constituição de individualidades para-si. Esse é o caminho para a unidade, porque por ele, os sentidos poderão aproximar-se das significações sociais, condição sine qua non para humanização, enquanto processo de desalienação da sociedade. O desenvolvimento da atividade psíquica do homem que permita uma imersão na realidade operando mentalmente com princípios teóricos, podendo pensar e agir sobre a mesma com base nas produções humano-genéricas para-si é que possibilitará aproximar o indivíduo da coletividade, constituir-se humano em sociedade, isso pela via da unidade significado/sentido. Essa convergência encontra-se no campo conceitual da atividade, entendida no sentido tratado por A. N. Leontiev. Se é pela atividade que o homem se desenvolve e é nela que objeto e motivo coincidem, o sentido só se encontrará no significado se constituir-se em atividade. A educação escolar tem papel fundamental neste processo porque a ela compete formalmente essa aproximação. Portanto, precisa consolidar-se pelas suas atividades-meio e atividades-fim: ensino e aprendizagem. Esse é o caminho para o desenvolvimento e para a humanização do homem e da sociedade; humanização pela desalienação, pela unidade significado social/sentido pessoal.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2157
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mazzotta, Marcos José da Silveira, and Maria Eloísa Famá D'Antino. "Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer." Saúde e Sociedade 20, no. 2 (June 2011): 377–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902011000200010.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de discutir algumas questões envolvidas na compreensão e concretização da inclusão social das pessoas com deficiências. Elegeu-se, para tanto, o estudo sobre a importância da mediação da cultura, da educação e do lazer no desenvolvimento sociocultural, focalizando-se algumas implicações no desenvolvimento pessoal e social. Uma análise crítica, bibliográfica e documental, resultou na apresentação de discussões sobre a consolidação de espaços sociais e relacionamentos favorecedores ou limitadores da inclusão social e escolar de tais pessoas com vistas ao atendimento ou à ampliação de suas necessidades especiais. Importantes decisões políticas e normativas nacionais e internacionais foram discutidas. Destacaram-se valores e atitudes que, objetiva ou subliminarmente, constroem e consolidam mecanismos de inclusão ou exclusão, concluindo-se que a educação, a cultura e o lazer são espaços estruturados com fundamental poder de mediação para a inclusão social da pessoa com deficiência assim como de todo e qualquer sujeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cró, Maria de Lurdes, and Ana Mafalda Pinho. "A primeira infância e a avaliação do desenvolvimento pessoal e social." Revista Iberoamericana de Educación 56, no. 1 (July 15, 2011): 1–11. http://dx.doi.org/10.35362/rie5611545.

Full text
Abstract:
A falta de orientações pedagógicas para o contexto educativo da creche, bem como a ausência de instrumentos de avaliação destinados a crianças entre os 0 e os 3 anos impulsionou um estudo relacionado com a avaliação do desenvolvimento pessoal e social dos 0 aos 3 anos. Este foi o caminho encontrado para aclarar noções de acolhimento de crianças, teorias de desenvolvimento na infância, orientações pedagógicas para a creche e avaliação nesta faixa etária. O objectivo da investigação relacionou-se com a identificação de teorias do desenvolvimento pessoal e social dos 0 aos 3 anos, que suportaram a elaboração de uma grelha de observação/avaliação, e conhecer as práticas avaliativas de educadores de infância que trabalham em creches.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Torlig, Eloisa. "BARREIRAS NO DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÃO SOCIAL." Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura 5, no. 1 (July 1, 2021): 70–81. http://dx.doi.org/10.5965/2594641205012021070.

Full text
Abstract:
O estudo tem como objetivo identificar barreiras no desenvolvimento de inovação social, a partir do Núcleo Extensionista Rondon (NER-UDESC). Em uma abordagem qualitativa, realizaram-se entrevistas e grupos focais com atores envolvidos no projeto. Os resultados apontam diversas barreiras no desenvolvimento de inovação social, como a escassez de recursos financeiros, falta de engajamento do poder público, falta de apoio institucional, arranjos interorganizacionais limitados, lacunas de conhecimento e comunicação, resistência à mudança, e limitações de recursos físicos e de pessoal. Considerando o potencial do NER-UDESC em ser um instrumento para criar conexões duradouras com os municípios, viabilizando a integração universidade-sociedade, espera-se que este estudo possa auxiliar os formuladores e decisores políticos na tomada de decisões, estimulando o desenvolvimento de políticas, colaborações intersetoriais e modelos colaborativos em prol da inovação e bem-estar social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

FIRMINO, THAÍS TELES, and ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO MACHADO. "Give a fish or teach to fish? Empowerment as a practice of social innovation in a civil society organization." Cadernos EBAPE.BR 17, spe (November 2019): 689–702. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395174132x.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo geral deste artigo foi analisar o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil (OSC) nordestina. Assim sendo, selecionamos como exemplo de prática de inovação social o empoderamento de crianças e adolescentes vulneráveis socialmente. Para tanto, lançamos mão de entrevistas com funcionários da OSC, alunos, ex-alunos e familiares, observações participantes, fotos, vídeos e documentos, baseando-nos nos direcionamentos etnometodológicos. Neste contexto, foi expressivo descobrir que, além do desenvolvimento do poder pessoal, os alunos matriculados nas atividades da OSC tornavam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para o crescimento das pessoas de sua convivência. Esta prática se modifica ao longo do tempo pelas próprias ações das crianças e adolescentes, acompanhando seu processo de desenvolvimento pessoal, como também pelo mapeamento de necessidades das comunidades e planejamento das atividades que a OSC realiza. Ademais, este artigo contribui de diversas maneiras, em especial no que se refere ao delineamento de uma concepção teórica integrativa e à investigação de como a prática se desenvolve e se legitima em um dado contexto, evidenciando seus gatilhos e meios de materialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alencar, Eunice M. L. Soriano de. "Barreiras à criatividade pessoal: desenvolvimento de um instrumento de medida." Psicologia Escolar e Educacional 3, no. 2 (1999): 123–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85571999000200002.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta as etapas de construção e validação de um inventário de barreiras à criatividade pessoal. O instrumento focaliza distintas barreiras que dificultam ao indivíduo expressar seu potencial criador e incluiu, na versão original, 70 itens. Para fins de validação, o mesmo foi aplicado em uma amostra de 388 universitários, após ter sido submetido à análise semântica. Para estudo do seu conteúdo, procedeu-se à análise fatorial pelo processo de extração análise dos eixos principais com rotação oblíqua, que indicou os seguintes fatores: Inibição/timidez; Falta de Tempo/Oportunidade; Repressão Social; e Falta de Motivação. Análises preliminares indicam que o inventário discrimina distintos tipos de barreiras que afetam a expressão da criatividade pessoal, constituindo-se em instrumento útil para fins de pesquisa e diagnóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Campoy, Marcos Antonio, Miriam Aparecida Barbosa Merighi, and Maguida Costa Stefanelli. "O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica: visão do professor e do aluno na perspectiva da fenomenologia social." Revista Latino-Americana de Enfermagem 13, no. 2 (April 2005): 165–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692005000200006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi compreender o processo ensino-aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno que vivenciaram a disciplina de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. Analisaram-se os dados coletados por meio de entrevistas com alunos e professores que vivenciaram o fenômeno, segundo o referencial da fenomenologia social. Emergiram categorias concretas de significado do vivido pelos professores : valorizando a comunicação e a relação entre as pessoas; aprendendo a considerar o outro como pessoa; valorizando o cuidado integral, desmitificando medos e pré-conceitos e atribuindo significado ao autoconhecimento. Pelos alunos: percebendo a relevância do conhecimento sobre comunicação e da relação entre as pessoas; aprendendo a ver o outro como pessoa; aplicando conhecimento adquirido para o cuidado integral; sentindo-se motivado a mudar de atitude; reconhecendo o significado do autoconhecimento. A tipificação foi descrita ao final. O processo ensino-aprendizagem nessa disciplina, desperta interesse pela especialidade, desenvolvimento pessoal e valorização da sua utilização na enfermagem geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Desenvolvimento pessoal e social"

1

Valério, Ana Clara Neves. "A prática desportiva e o desenvolvimento pessoal e social." Master's thesis, Instituições portuguesas -- UBI-Universidade da Beira Interior -- -Departamento de Ciências do Desporto, 2002. http://dited.bn.pt:80/30188.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferraz, Natália de Oliveira. "Desenvolvimento pessoal e social e a influência da envolvente física." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7984.

Full text
Abstract:
Mestrado em Educação - Desenvolvimento Pessoal e Social
A promoção do desenvolvimento pessoal e social dos estudantes é um desiderato a ter em consideração no planeamento urbanístico e arquitectónico do espaço público universitários. Assim, o presente trabalho visa compreender a percepção que o estudante do ensino superior, alojado nas Residências Universitárias da Universidade de Aveiro, e avaliar o impacto da envolvente física no seu desenvolvimento pessoal e social. A amostra é constituída por 385 estudantes de ambos os sexos e de vários cursos, representando assim 51% da população, distribuída pelos 5 tipos de residências disponibilizadas pela Universidade de Aveiro (Campus, Mário Sacramento, Avenida, Aradas e Santiago). Para a recolha dos dados foi construída uma “Escala de avaliação da influência da percepção da envolvente física no desenvolvimento pessoal e social” (Ferraz & Pereira, 2011), a qual foi submetida a um estudo psicométrico, de onde se extraíram 3 factores: Factor 1 – Percepção da envolvente física; Factor 2 – Influência no desenvolvimento social; Factor 3 - Influência no desenvolvimento pessoal. Estes factores explicaram 53,41% da variância tendo-se obtido um alfa de Cronbach de 0,89. Relativamente aos resultados obtidos poderemos dizer que no global, o aluno alojado nas residências dos SASUA evidência boa adaptação às mesmas e revela ter uma percepção da envolvente física considerada satisfatória quer ao nível do mobiliário disponibilizado, quer ao nível da luz e das cores utilizadas nos espaços, quer das envolventes exteriores, quer do enquadramento urbanístico dessas mesmas residências. Verificamos igualmente que ao nível do desenvolvimento pessoal e social e no global, o aluno residente caracteriza a envolvente como tendo uma influência positiva no seu desenvolvimento. São igualmente referidas implicações práticas para uma maior sensibilização dos decisores responsáveis pela criação de espaços ou envolventes físicas que promovam e facilitem o desenvolvimento pleno do estudante universitário.
The promotion of personal and social development of students is a desideratum to be taken into account in urban planning and architectural spaces of the university. Thus, this study aims to characterize the perception of students in higher education housed in Halls of Residence at the University of Aveiro, and evaluate the influence that the physical environment has on their personal and social development. The sample consists of 385 students of both sexes and various courses, thus representing 51% of the population, distributed by the five types of homes disposable by the University of Aveiro (Campus, Mário Sacramento, Avenue, Aradas and Santiago). For data collection it was built a "Scale to assess the influence of perception of the physical environment in personal and social development" (Ferraz & Pereira, 2011), which underwent a psychometric study, from which we extracted three factors: Factor 1 - Perception of physical environment; Factor 2 - Influence on Social Development, Factor 3 - Influence on personal development. These factors explained 53.41% of the variance, being then obtained a Cronbach's alpha of 0.89. Regarding the results obtained we can say that, overall, the students housed in the residences of SASUA show good adaptation and turn out to have a perception of satisfactory physical environment both in terms of furniture available, as in terms of space light and color of the external setting of these same households. We also realized that on the level of personal and social development, and overall, the student characterizes the surrounding residents as having a positive influence on his development. Reference is also made to practical implications for a greater awareness among responsible policy makers for creating immersive physical spaces that promote and facilitate the full development of the college student.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinho, Ana Mafalda de Castro e. "Avaliação do desenvolvimento pessoal e social dos 0 aos 3 anos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1011.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
Nesta investigação pretendemos estudar a avaliação do desenvolvimento pessoal e social de crianças dos 0 aos 3 anos em creche a partir de grelhas de observação que construímos com base em Bluma et al. (1994), Rigolet (2000), Gleitman et al. (2003), Doan-Sampon et al. (1999) e Cró (1994), que validámos na fase inicial do trabalho com educadoras de infância que trabalham em creche. Procuramos, também, contribuir para a clarificação da relevância de uma proposta pedagógica (currículo) para a creche atendendo, portanto, à qualidade desse contexto e às suas funções: guarda e educativa. Assim, a adequação e regulação da prática pedagógica a cada criança e ao grupo passa, não só, pelo cumprimento de um currículo adaptado aos interesses e necessidades de cada criança, mas também, pelo acompanhamento regular individualizado das mesmas. As grelhas de observação/avaliação, um dos vários instrumentos de avaliação, possibilitam ao educador de infância realizar um acompanhamento mais próximo, registar a informação recolhida, organizála e, dessa forma, adequar o processo educativo. A importância da avaliação é destacada por diversos autores de entre os quais Brazelton e Chamar (1989) que constatam que quanto mais pequena é a criança mais necessidade tem de avaliações ininterruptas. ABSTRACT: With this research we intend to study the assessment of the personal and social development of 0 to 3 year-old children, according to the observation and evaluation tables created based on Bluma et al. (1994), Rigolet (2000), Gleitman et al. (2003), Doan-Sampon et al. (1999) and Cró (1994). In the preliminary stage of the research, these tables were valid by young children caregivers who work at day-care centers. The objective of this research is to contribute with an educational proposal of a curriculum for day-care centers, not only to provide them quality but also to there functions: child guardian and educational. This way, the appropriate educational practice for each child will be focused not only on a curriculum designed to meet the needs and interests of each one, but also on a regular and individualized support for each child. The observation and evaluation tables created by children caregivers to observe the children are one of the many methods used to assess individuals. It enables them to provide a more efficient assistance to the children, it allows a closer follow-up on each child, it enables to gather more information and last but not least, it facilitates the education process. The importance of children assessment is supported by many authors such as Brazelton and Chamar (1989). They defend that the younger the child is the higher are its needs of a continuous and rigorous assessment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sampaio, Melissa Di Lascio. "A adoção inter-racial e o desenvolvimento sócio-pessoal recíproco." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2140/tde-21082017-133615/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se dedica ao estudo da adoção inter-racial, como importante mecanismo de preservação dos interesses das crianças e dos adolescentes abandonados e institucionalizados no país, dos adotantes e da sociedade em geral. A pesquisa tem início com a análise das normas nacionais e internacionais destinadas à proteção dos direitos das crianças, com especial enfoque aos princípios da dignidade da pessoa humana, do melhor interesse da criança, da convivência familiar e da afetividade. Fixado o regramento jurídico geral a respeito do tema, passa-se à análise do processo de adoção, com especial ênfase ao perfil dos interessados e à adoção inter-racial. Após detalhado estudo das teses favoráveis e contrárias a esta modalidade de adoção, com fundamento na doutrina norte-americana, comprova-se que, uma vez ultrapassados o preconceito racial e a resistência dos interessados à transparência da paternidade afetiva, a medida é extremamente vantajosa aos interesses não apenas dos adotados, como também dos adotantes, dos pais biológicos e da sociedade brasileira. Por fim, a pesquisa conclui que a adoção inter-racial, por promover um reconhecimento positivo dos envolvidos, representa importante mecanismo de inclusão social, de desenvolvimento humano, de prevenção da violência e de combate ao racismo.
The present study aims to examine transracial adoption as an important mechanism to preserve the interests of abandoned and foster care children and adolescents in the country, the adopters and society in general. The research begins with the analysis of national and international standards for the protection of children\'s rights, with a special focus on the principles of human dignity, the best interest of the child, family coexistence and affection. Once the general legal rules on the subject are set, the study goes forward to the analysis of the adoption process itself, with special emphasis on the profile of all the involved in the process and on transracial adoption. After a detailed study of the pros and cons of this type of adoption, based on North American doctrine, it was proven that, once overcome racial prejudice and resistance to the acceptance of affective paternity, this source is extremely advantageous to the interests of both adoptees and adopters, biological parents and Brazilian society. Finally, the research concludes that transracial adoption is an important mechanism of social inclusion, human development, violence prevention and combating racism as it promotes a positive recognition of those involved in this process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vieira, Flora Conceição Queirós Rodrigues. "A educação intercultural: um contributo fundamental para o desenvolvimento pessoal e social do aluno." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2011. http://hdl.handle.net/10400.6/2039.

Full text
Abstract:
A educação intercultural é uma maneira de encarar a educação nos contextos multiculturais em que se tornam cada vez mais as nossas escolas. Esta educação requer a reciprocidade e o diálogo entre as culturas e, nas nossas escolas, deve-se entender que há tantas culturas como alunos, isto é, a educação intercultural dirige-se a todos os alunos, na medida em que é uma forma de luta contra a exclusão escolar e, por conseguinte, social. A educação intercultural visa uma convivência harmoniosa, justa e solidária entre os cidadãos e como tal a Escola tem um papel fundamental nesse desafio. Educar para a interculturalidade é ensinar a viver juntos. O importante neste tipo de educação é que o docente tome consciência do seu papel de mediador e facilitador para a passagem do aluno do seu etnocentrismo para o diálogo intercultural, e antes que isto possa acontecer, o docente deverá, ele também, dar esse passo. E neste ponto o docente de língua estrangeira tem um papel acrescido, pois a mediação situa-se dentro da(s) sua(s) própria(s) cultura(s) e dentro da(s) cultura(s) do pais cujo idioma ensina. Consciente desse desafio, o docente deve aproveitar todos os meios ao seu alcance para chegar a essa meta: tornar os seus alunos cidadãos conscientes, responsáveis, livres de preconceitos e estereótipos. Um dos meios que tem é o manual escolar. De facto, é uma ferramenta que poucos docentes dispensam e que, utilizada nas suas diferentes vertentes, pode ser muito útil, servindo de contra exemplo ou de bom exemplo. Na nossa prática pedagógica, tivemos oportunidade de fazer algumas experiências com o pouco saber que temos nessa área, pois, infelizmente, ainda não existe formação de docentes no âmbito da educação intercultural. Contudo, as tentativas foram positivas e em alguns casos notou-se uma pequena mudança na atitude de alguns alunos, ditos gozadores.
La educación intercultural es un modo de ver la educación en los contextos multiculturales que son nuestros centros de enseñanza. Esta educación exige la reciprocidad y el diálogo entre las culturas y en nuestros centros se debe entender que hay tantas culturas como alumnos., quiere decir que la educación intercultural se dirige a todo el alumnado, porque es una manera de luchar contra la exclusión escolar y, consecuentemente, social. La educación intercultural visa una convivencia harmoniosa, justa y solidaria entre los ciudadanos y así la Escuela desempeña un papel fundamental en ese reto. Educar para la interculturalidad es enseñar a vivir juntos. Lo importante en ese tipo de educación es que el docente se conciencie de que su papel de mediador y facilitador en el pasaje del alumno de su etnocentrismo al diálogo intercultural, y antes que esto pueda suceder, el docente tendrá que dar un paso al frente. En ese punto el docente de lengua extranjera tiene un papel al doble importante. Por un lado, su mediación está dentro de su(s) propia(s) cultura(s) y al mismo tiempo dentro de la(s) cultura(s) del país cuyo idioma enseña. Si está consciente de ese reto, el docente sabrá aprovechar todos los medios de que dispone para alcanzar esa meta: hacer que sus alumnos sean ciudadanos conscientes, responsables, libres de prejuicios y estereotipos. Uno de los medios es el libro de textos.de hecho es una herramienta muy apreciada por el docente y que si es utilizada en sus varias vertientes puede ser muy útil, sirviendo de contra ejemplo o de buen ejemplo. En nuestra práctica pedagógica, tuvimos oportunidad de realizar algunos experimentos a pesar de nuestro poco conocimiento en ese ámbito, pues desafortunadamente, todavía no existe formación para los docentes en el área de la educación intercultural. Sin embargo, los intentos fueron muy positivos y en algunos casos se notó un pequeño cambio en la actitud de algunos alumnos, dichos burladores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maciel, Rosal? Gomes Ara?jo. "Mestrado profissional: desenvolvimento pessoal e profissional. Uma an?lise dos ganhos sociais." Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2008. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/996.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Rosali Gomes Araujo Maciel.pdf: 437244 bytes, checksum: 55922e63210fef851af24e315d3f8238 (MD5) Previous issue date: 2008-08-29
Regulated by Declaration 80/1998 officially created in Brazil the Professional Masters, that has as a priority to group competitiveness and productivity for businesses and the better management of social sectors of the government and other organizations, adding quality as much to the production of goods as well as services. The success of this new branch of study requires an intercommunication between the university and the productive sector, as a means of connecting the university to the demands of the working world, balancing the development of knowledge, capable of promoting the growth of efficiency and effectiveness of different social sectors of society, connecting fields of knowledge with the fields of application. To add to the Masters degree a possibility of the professional forming more as an initiative in order to favor the social adjustment that the country needs to make thus a fertile field of research is opened. It is in this space that it is justified the relevancy of this study that has as its objective to analyze the social gains conquered by the students of the Professional Masters - PPGEN, offered by the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ (Federal Rural University of Rio de Janeiro) with the graduating classes of 2005 and 2006, as of the analysis of the developed As of the adoption of the qualitative methodology, the Social gains received by the enrolled students within the graduating classes of the years of 2005 and 2006 in the Post Graduate Program of the MBA of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ are identified. The results suggest that the students who developed competency have obtained social gains within their careers, in their personal lives and within their social lives and scientific formation. It also points to relative difficulties to the conciliation between work and study, the time of enrollment within the disciplines and the academic profile of the professors with aspects that can be better understood. Considering that this study evaluates only one of the views of the process, new questions arose throughout the study, showing the way to new studies. Amongst them is the need to study if there is a correspondence between the perceptions of the students of their professors, seeing that the proof of their competency is not merely within the sphere of their students, but overall, within the mobilization of resources within the work atmosphere. The first starting point is that this study invites a long term study with the students about the ease and challenges encountered within the range of work to react with competen in order to apply all of the knowledge that has been gained within the past two years.
Regulamentado pela Portaria 80/1998 nasce oficialmente no Brasil o Mestrado Profissional, que tem como prioridade agregar competitividade e produtividade ?s empresas e melhorar a gest?o dos setores sociais do governo e demais organiza??es, acrescentando qualidade tanto na produ??o de bens e servi?os. O sucesso dessa nova modalidade de forma??o exige uma interlocu??o entre a universidade e o setor produtivo, de modo a ligar a universidade ?s demandas do mundo atual, proporcionando o desenvolvimento de conhecimentos capazes de promover o incremento da efici?ncia e efic?cia de diferentes setores da sociedade, integrando campos de conhecimento com os campos de aplica??o. Ao acrescentar ao mestrado a possibilidade de forma??o profissional como mais uma iniciativa para favorecer o ajuste social que o pa?s precisa realizar, um campo f?rtil de pesquisa se abre. E ? nesse espa?o que se justifica a relev?ncia desse estudo que tem como objetivo analisar os ganhos sociais alcan?ados pelos alunos do Mestrado Profissional Gest?o e Estrat?gia em Neg?cios PPGEN-, oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ, nas turmas de 2005 e 2006, a partir da an?lise das compet?ncias desenvolvidas. A partir da ado??o de metodologia qualitativa, s?o identificados os Ganhos Sociais que os alunos matriculados nas turmas do conv?nio nos anos de 2005 e 2006 no Programa de P?s-Gradua??o em Gest?o e Estrat?gia em Neg?cios- PPGEN- Mestrado Profissional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ alcan?aram. Os resultados sugerem que os alunos desenvolveram compet?ncias e obtiveram ganhos sociais na carreira, na vida pessoal e forma??o cient?fica. Apontam as dificuldades relativas ? concilia??o entre trabalho e estudo, ao tempo para cursar as disciplinas e o perfil acad?mico dos professores como aspectos que podem ser mais bem equacionados. Considerando que esse estudo avalia apenas um dos olhares do processo, novos questionamentos surgiram ao longo da an?lise e discuss?o dos resultados, apontando para novos estudos. Dentre eles a necessidade de estudar se h? correspond?ncia entre a percep??o dos alunos com a dos professores, visto que a comprova??o da compet?ncia n?o se d? apenas na esfera dos alunos, mas, sobretudo, no mobilizar recursos no ambiente de trabalho. Pontap? inicial, essa pesquisa convida a um estudo longitudinal com os alunos a cerca das facilidades e dificuldades que encontraram no ?mbito de trabalho para agir com compet?ncia, para aplicar todos os saberes que construiu ao longo desses dois anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nogueira, Humberto de Oliveira. "O Modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social em lares especializados de infância e juventude." Dissertação, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2011. http://hdl.handle.net/10216/57137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nogueira, Humberto de Oliveira. "O Modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social em lares especializados de infância e juventude." Master's thesis, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2011. http://hdl.handle.net/10216/57137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Antunes, Thais de Assis. "Experi?ncia religiosa cat?lica e desenvolvimento pessoal: um estudo fenomenol?gico." Pontif?cia Universidade Cat?lica de Campinas, 2005. http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/155.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-04T18:27:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THAIS ANTUNES.pdf: 427113 bytes, checksum: d1f598d1e920e59696fe46b0f0c6f195 (MD5) Previous issue date: 2005-11-24
The Psychology of Religion within the area of Human Sciences aims at studying the psychological aspects related to human religious experience. It does not seek to define religious behaviour but how the meanings of such behaviour take place inside the psychological structure. Psychologically speaking, religion can either trigger or block human development. For a science that seeks to understand man as a whole, to exclude the religious dimension of the human being from the psychological thinking is not to evaluate and understand the real influence of the religious development in mental functioning, in health and in psychological treatment. In this aspect, the aim of this study was to analyse phenomenologically the religious experience of Catholics in their relationship with personal development. For this, a qualitative approach was used, and, through statements collected in non-directive active interviews, phenomological analyses were made. Four people over 18 were interviewed. They were indicated by religious leaders and considered by them practicing Catholics . The result of the study showed that the participants religious experience is related to personal development. Such a relationship occurs in subjective and specific changes that resulted into the change of the behaviour of the subjects, who reported an improvement in life quality. Thus, we can understand that the religious experience gave these subjects a personal development.
A tarefa da Psicologia da Religi?o no ?mbito das ci?ncias humanas ? estudar os aspectos psicol?gicos relacionados ? experi?ncia religiosa humana Ela n?o procura definir o que ? a conduta religiosa, mas sim como os significados desta conduta se d?o no interior da estrutura psicol?gica. Psicologicamente, a religi?o pode ser uma mola propulsora ou bloqueadora do desenvolvimento humano. Para uma ci?ncia que procura entender o homem na sua totalidade, excluir do pensar psicol?gico a dimens?o religiosa do ser humano, ? deixar de avaliar e entender a real influ?ncia do desenvolvimento religioso no funcionamento mental, na sa?de e no tratamento psicol?gico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar, fenomenologicamente, a experi?ncia religiosa de cat?licos em sua rela??o com o desenvolvimento pessoal. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa e, atrav?s de depoimentos colhidos em entrevistas n?o diretivas ativas, realizou-se an?lises fenomenol?gicas. Foram entrevistadas quatro pessoas, maiores de 18 anos, indicadas por l?deres religiosos e consideradas, por estes l?deres, cat?licas praticantes envolvidas . O resultado deste estudo mostrou que a experi?ncia religiosa dos participantes est? relacionada com o desenvolvimento pessoal. Esta rela??o ocorre num sentido de mudan?as subjetivas, particulares e singulares que trouxeram como conseq??ncia, mudan?as no comportamento dos entrevistados, os quais relataram sentir uma melhora na qualidade de vida. Dessa maneira, podemos entender que a experi?ncia religiosa proporcionou, para estes sujeitos, crescimento pessoal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Yamamoto, Marilda Prado. "A prática interdisciplinar no mestrado acadêmico: implicações no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9746.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:31:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marilda Prado Yamamoto.pdf: 17094862 bytes, checksum: ccf95c1525479bcd89819e5040c8dfd3 (MD5) Previous issue date: 2013-11-07
This research aims to contribute to the advancement of knowledge concerning interdisciplinarity and its possible applications in human development and shaping. It also aims to expand the studies and interdisciplinary practices in a master's course, which product and process is the human development and as a means interdisciplinarity. The study showed that the master s students sought a course of this nature driven by the interest in studying human development as a feature of personal and professional growth. Interdisciplinarity as a means motivated the search for the articulation of different areas of knowledge and, consequently, a broader knowledge. Based on the hypothesis that the Masters Course in Human Development: Education, Policy and Social Practice changed the cognitive and social structures of the research subjects - herein 2010 masters students this research sought to understand what this process meant for their personal and professional development and, above all, for their practices changes in the contexts in which they operate. The key question of this research - "What is the contribution of the interdisciplinary academic masters for the students personal and professional development?" - originates another of equal value: "What is the masters students perception from the standpoint of the established relationships?" In an attempt to answer these questions, a qualitative/quantitative approach was chosen, using the following instruments: analysis of the Institutional Development Plan (IDP) - Plano de Desenvolvimento Institucional; analysis of the academic masters proposal; life stories expressed in autobiographical memorials; speeches from the 2010 masters students gathered in the everyday classroom experiences; questionnaires with open questions regarding the proposed interdisciplinary journey and the impressions of the actual, expected and materialized experience in order to understand the shared perception of reality. The theoretical framework is based on three main pillars: on the Interdisciplinary Practices studies of Fazenda (1991, 1995, 1999, 2000, 2001, 2003, 2008, 2013); on experimental studies of Bronfenbrenner (1996, 2011) on the bioecological approach to Human Development; and on Berger and Luckmann (2009), Gergen and Gergen (2010) and Schutz (2012), regarding the interpersonal relationships interactive dynamics and the construction of a shared sense of reality and also considering Ricoeur (1968, 1983, 2006), Chizzotti (2000, 2008, 2010), Morin (1969, 2000, 2002, 2007) e Santos (1996, 2010). The metaphorical approach to the systemic study of the complex relationships exchanged in multiple social contexts led to the use of metaphors - the matrioska and its layered view leading to the pursuit of knowledge construction wealth, which is never closed as an absolute truth. As the course was developing, the interdisciplinary view was structured and human development was being perceived through the relationships with peers and teachers in classroom interaction; through the interactive knowledge exchange in seminars, qualifying exams and dissertation defense; through autobiographical memorial writing. These experiences led the master teachers in training to a resumption of the most significant life moments and their personal and social identity and, consequently, of their human development. A survey of this nature makes the researcher also resume his/her existential journey, reflecting on what he/she has built in his/her personal and professional life and how much he/she can still give for the development of the community. Everything was built from the moment that researcher and researched subjects lived together a reflection experience on the Masters Course in Human Development: Education, Policy and Social Practice. One can only know the meaning of such an experience when one is in it, there is no other way to experience it
Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento relativo à interdisciplinaridade e a suas possíveis aplicações na formação e no desenvolvimento humano. Pretende também ampliar os estudos e práticas interdisciplinares em um curso de mestrado, que tem como produto e processo o desenvolvimento humano e como meio a interdisciplinaridade. O estudo evidenciou que os mestrandos procuraram um curso dessa natureza movidos pelo interesse em estudar o desenvolvimento humano como uma característica de crescimento pessoal e profissional. A interdisciplinaridade como meio motivou a busca pela articulação de diversas áreas do saber e, consequentemente, um conhecimento mais abrangente. Partindo-se da hipótese de que o curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais modificou as estruturas cognitivas e sociais dos sujeitos de pesquisa denominados mestrandos 2010 , procurouse compreender o que representou este processo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos mestrandos e, sobretudo, para a mudança de suas práticas nos contextos em que atuam. A questão fundamental dessa investigação Qual a contribuição do mestrado interdisciplinar acadêmico para o desenvolvimento pessoal e profissional dos mestrandos? origina outra, de igual valor: Qual a percepção dos mestrandos do ponto de vista dos relacionamentos estabelecidos? Na tentativa de respondê-las, optou-se por uma abordagem quali/quantitativa, utilizando-se dos seguintes instrumentos: análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); plano de curso do mestrado acadêmico; histórias de vida expressas em memoriais autobiográficos; falas dos mestrandos 2010 recolhidas no convívio cotidiano em sala de aula; questionários com questões abertas sobre o percurso da proposta interdisciplinar e a expressão do vivido, esperado e concretizado para o entendimento da realidade partilhada. A sustentação teórica encontra-se alicerçada nos pilares das Práticas Interdisciplinares de Fazenda (1991, 1995, 1999, 2000, 2001, 2003, 2008, 2013); estudos experimentais de Bronfenbrenner (1996, 2011) sobre a visão bioecológica do Desenvolvimento Humano; e em Berger e Luckmann (2009), Gergen e Gergen (2010) e Schutz (2012), versados na dinâmica interativa das relações interpessoais e na construção do sentido partilhado da realidade, perpassando por Ricoeur (1968, 1983, 2006), Chizzotti (2000, 2008, 2010), Morin (1969, 2000, 2002, 2007) e Santos (1996, 2010). A aproximação metafórica para o estudo sistêmico das relações complexas trocadas em múltiplos contextos socializadores levou à utilização de metáforas a matrioska e o olhar em camadas que conduziram à procura da riqueza da construção do conhecimento, que nunca se fecha em verdade absoluta. À medida que o curso foi se desenvolvendo, o olhar interdisciplinar foi se estruturando e o desenvolvimento humano foi sendo percebido através do relacionamento com colegas e professores no convívio da sala de aula; nas trocas interativas de conhecimento nos seminários, exames de qualificação e defesa de dissertação; na própria escrita do memorial autobiográfico. Tais experiências conduziram os mestres em formação a uma retomada dos momentos significativos da vida pessoal e de sua identidade pessoal e social, consequentemente, do desenvolvimento humano. Uma pesquisa dessa natureza faz com o pesquisador também retome seu percurso existencial, refletindo sobre o que construiu na sua vida pessoal e profissional e o quanto pode contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Tudo foi construído a partir do momento em que pesquisador e pesquisados viveram juntos uma experiência de reflexão sobre o curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais. Somente pode saber o significado de uma experiência desse tipo quando se está dentro dela, não há outra forma de experenciá-la
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Desenvolvimento pessoal e social"

1

Instituto de Inovação Educacional (Portugal). Programa de desenvolvimento pessoal e social. Lisboa: O Instituto, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Educação e desenvolvimento pessoal e social. Porto: Edições Afrontamento, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bento, Paulo. o rapaz que roubou Desenvolvimento pessoal e social e democracia na escola: Propostas de actividades. Porto, Portugal: Porto Editora, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Esperança e ação: A ONU e a busca de desenvolvimento mais justo : um depoimento pessoal. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Vítor. Reencontros: Exercícios e reflexões de desenvolvimento pessoal. Lisboa: Livros Horizonte, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Vítor. Portas e caminhos: Exercícios e reflexões de desenvolvimento pessoal. Lisboa: Livros Horizonte, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer (2nd 2002 Porto Alegre, Brazil). Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte: Para atuação em políticas públicas. Campinas, São Paulo, Brasil: Papirus Editora, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pacheco, Renato José Costa. A cultura capixaba: Uma visão pessoal. Vitória: Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Agostini, Nilo. Teologia moral: Entre o pessoal e o social. Petrópolis, RJ, Brasil: Vozes, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marcellino, Nelson Carvalho. Políticas públicas de lazer: Formação e desenvolvimento de pessoal : os casos de Campinas e Piracicaba, SP. Curitiba, PR: OPUS Print Editora, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Desenvolvimento pessoal e social"

1

Eurídice Ribeiro de, Alencastro, Lopes Aurelinda Barreto, and Martins Fernando José. "SEGURANÇA ALIMENTAR COMO FATOR DE MINIMIZAÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL: O CASO PROJETO PADARIA SOCIAL/CENTRAL DE EVENTOS – ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 98–118. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.98-118.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata-se de uma explanação da importância do projeto social sem fins lucrativos “Padaria Social/Central de Eventos”, em parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil. Coordenado em 2017, pelo curso de Hotelaria da Unioeste- Foz do Iguaçu, foi intitulado como “Pão da Terra”, tendo como objetivo inicial “criar um ambiente escola a fim de gerar conhecimentos na área de panificação e confeitaria”. Em 2019, coordenado pelo curso de Turismo no projeto guarda-chuva da Central de Eventos, segue com o curso de Hotelaria e a ONG. Com objetivos ampliados, teve um caráter assistencial no viés da segurança alimentar, de forma a contemplar a população envolvida aos seus direitos quanto aos aspectos sociais e de saúde, e dando-lhes acesso à informação desses direitos, como cita as prerrogativas básicas para a condição de cidadania do sistema alimentar no âmbito nutricional (Segurança Alimentar e Nutricional – SAN). A metodologia aplicada segue uma mescla de natureza quantitativa e qualitativa. O público-alvo, são famílias na faixa etária dos 20 aos 60 anos, na maioria mulheres, com 1 a 9 filhos, chefes de família com trabalhos informais em áreas diversas e do lar, tendo histórico de violência doméstica, e algumas cumprindo pena alternativa. Na equipe que forma o projeto atuam profissionais como: orientadora social, uma técnica/oficineira em panificação e confeitaria, professoras do curso de Turismo e Hotelaria, alunos estagiários e bolsistas da instituição de ensino, desenvolvendo aulas teóricas e práticas sobre o tema, além de temas diversos como segurança alimentar, custos, higiene pessoal, acidentes de trabalho, entre outros. Através de coleta de dados por ficha cadastral inicial, questionários de avaliação bimestral, registros iconográfiocos e conversas informais, percebeuse que o resultado foi visivelmente positivo, uma vez que a população agraciada encontrou no projeto além de novos conhecimentos, uma forma de subsistência diante da situação de carência e vulnerabilidade que se encontravam. Também captou-se mudanças na autoestima e no convívio familiar dos mesmos, uma vez que alavancou seu desenvolvimento com os conhecimentos adquiridos, gerandolhes autonomia financeira, dando-lhes empoderamento pessoal, e quebrando o ciclo de vulnerabilidade social e econômica captado. Atualmente o projeto teve grandes impactos sociais e na comunidade acadêmica com a abertura de bolsas de iniciação científica, gerando publicações diversas, divulgações em mídias, estágios curriculares, abertura de projetos de ensino, além de receber prêmios por contributos e inovações no setor atuante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tabares, Camila de Vasconcelos, and Rodrigo Stumpf González. "CAPITAL SOCIAL ENTRE OS ATINGIDOS POR HIDRELÉTRICAS NO SUL DO BRASIL." In Ciências Humanas, Política e Sociedade, 42–53. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060303.

Full text
Abstract:
O processo de implantação de Usinas Hidrelétricas de Energia atinge milhares de pessoas afetando o desenvolvimento da vida social, política e comunitária. Em 1979 a região da bacia do rio Uruguai foi considerada estratégica para implantação de hidrelétricas o que desencadeou em diversas mobilizações políticas das comunidades atingidas. Baseando-se na teoria do Capital Social este trabalho busca avaliar a associação entre os indicadores de confiança institucional e interpessoal com a participação política dessa população. Para isso, utiliza-se os dados coletados pelo Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento “Avaliação dos Resultados e Proposição de Modelo de Elaboração de Programas de Remanejamento da População Atingida por Empreendimentos Hidrelétricos (2010-2014)”. Conclui-se que os componentes de confiança institucional e de confiança interpessoal, referentes ao capital social na teoria de Putnam, não estão associados à participação política nessa população, pois as mobilizações desencadeadas pelos remanejamentos levaram a resultados pontuais e sem transformações em uma cultura política participativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Menezes, Patrick Pereira de, and Ana Luiza Barcelos Ribeiro. "O DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO SOCIAL E PESSOAL DAS CRIANÇAS DE 2 A 6 ANOS DE IDADE NA PERSPECTIVA ESCOLAR." In Educação: Diálogos convergentes e articulação interdisciplinar 6, 11–18. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9692122092.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Miranda, Márcia Verônica Costa, and Ruan dos Santos Silva. "TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E AGRICULTORES DO BREJO PARAIBANO." In Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/201003143.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida, Rodrigo da Silva, Nadja Maria Vieira, and Andréa Adriana da Silva. "A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS QUE PRATICAM A AUTOMUTILAÇÃO SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA DE VIGOTSKI." In Ciência e desenvolvimento: um olhar sobre a humanidade. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200702075.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martin, Sueli Terezinha Ferrero. "Trabalho alienado, capitalismo e a saúde do trabalhador enquanto processo histórico e social." In Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo, 95–116. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.cap4.

Full text
Abstract:
Nossa reflexão parte do pressuposto de que o trabalho, atividade humana criadora e produzida coletivamente, é categoria central, mediação da sociabilidade, criador de riquezas e da transformação humana. Deveria, portanto, possibilitar o desenvolvimento pleno e responder às necessidades vitais dos indivíduos. No entanto, na sociedade capitalista ele é transformado “em trabalho assalariado, alienado, fetichizado. O que era uma finalidade central do ser social converte-se em meio de subsistência. A força de trabalho torna-se uma mercadoria, ainda que especial, cuja finalidade é criar novas mercadorias e valorizar o capital.” (Antunes, 2008, s/p. Grifos do autor). Provoca, contraditoriamente, a desumanização e mortificação, processo que pode ocorrer lenta e continuamente e/ou chegar a intensidade tão extremada que a mortificação se consolida em grave adoecimento ou um ato desesperado contra a própria vida. Deste modo, as condições concretas de vida, com suas determinações econômicas, históricas e culturais, a partir da posição social ocupada pelas pessoas na sociedade e a relação com as suas histórias de vida, vão impactar no modo de viver e morrer das pessoas, expressando-se em sofrimento psíquico e adoecimentos que afetam seu cotidiano, podendo provocar rupturas importantes nas suas vidas (...).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

OSEIAS FERREIRA DA SILVA, SOBRINHO, and DE LIMA LENILTON SOUZA FERREIRA. "PERSPECTIVA DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL POR ESTUDANTES DO CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL." In Perspectivas das Engenharias na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 1–14. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-06-5.1-14.

Full text
Abstract:
Na etimologia da palavra Protagonismo encontra-se a junção das palavras de origem grega protos e agonistes, respectivamente principal e lutador. Quando é referido o termo protagonismo estudantil especificamente, significa, na perspectiva dessa pesquisa, a condição construída junto ao aprendente de tomar decisões na condução de sua história formativa, cidadã, social, cultural e tecnológica à medida em que desenvolve, estrutura sua identidade e toma ciência de sua capacidade, concreta, de interferir na realidade. O presente artigo tem como objetivo geral identificar e avaliar a perspectiva do protagonismo estudantil por estudantes do curso de Química Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife. A área de estudos será o próprio IFPE Campus Recife, através de uma pesquisa qualitativa-quantitativa e análise documental. Dentre as documentações analisadas destacam-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o plano de desenvolvimento institucional e organização acadêmica do IFPE. Para coleta de dados foi aplicado um formulário semiestruturado aos estudantes do curso Técnico de Química Industrial do Campus Recife, onde foi realizado uma análise estatística dos dados coletados. Após a análise das documentações, foi verificado que a instituição, a qual foi realizada a pesquisa, já desenvolve atividades que estimulam os estudantes a serem protagonistas, tais como participação em programas e projetos tais como o Programa Despertando Vocações- PDV, a possibilidade de serem monitores na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia- SNCT, possibilidade de participação em empresa júnior e incubação de empresas . Percebe-se que o IFPE também estimula a ter desenvolvimento pessoal e projetarem sua própria carreira, assim como também realizam atividades que desenvolve o lado empreendedor dos discentes. Ao confrontar os documentos analisados com os dados coletados, foi possível observar que o IFPE vem atuando de modo o proporcionar o debate e incentivo ao protagonismo estudantil. Palavras-Chave: protagonismo, perspectiva, identificar, avaliar, empreendedorismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

JOSÉ DIAS DE ANDRADE, MARIA, and RAVI CAJÚ DURÉ. "O QUE LIMITA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA? CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.403.

Full text
Abstract:
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE OS FATORES QUE LIMITAM O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NA ESCOLA. UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO FENOMENOLÓGICO, RECORRENDO À SATURAÇÃO TEÓRICA PARA O FECHAMENTO AMOSTRAL. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OITO PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS FATORES QUE LIMITAM O DESENVOLVIMENTO DA AC NA ESCOLA ESTÃO RELACIONADOS A: CARACTERÍSTICAS DISCENTES (FALTA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS, ESTRUTURA SOCIAL E FINANCEIRA COMPROMETIDA), CARACTERÍSTICAS DOCENTES (FALTA DE COMPROMISSO E FORMAÇÃO), E OUTROS ELEMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO (FALTA DE APOIO DA GESTÃO ESCOLAR, DEFICIÊNCIA ESTRUTURAL, E FALTA DE TEMPO PARA PLANEJAMENTO). ACREDITAMOS QUE, PARA MODIFICAR ESSA REALIDADE É NECESSÁRIO PROPORCIONAR AS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS, BEM COMO, INVESTIR NAS FORMAÇÕES INICIAIS E CONTINUADAS, PREPARANDO OS DOCENTES PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DE UMA SOCIEDADE EM CONSTANTE MUDANÇA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Jôsi Mylena de Brito, Larissa Gonçalves Moraes, João Carlos dos Santos Duarte, Natália Cristina de Almeida Azevedo, Erika da Silva Chagas, and Vânia Silva de Melo. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO SOCIAL: ATIVIDADES LÚDICAS APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS." In Ações e Implicação para a (Ex)Inclusão 2, 149–59. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17120040314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pontes, Bruno Henrique de Souza, and José Orlando Costa Nunes. "Estudo da qualificação jurídica com o desenvolvimento do capital humano no âmbito da Polícia Militar em Natal/RN." In Gestão de Pessoas na Segurança Pública, 115–26. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20217-8-p115-126.

Full text
Abstract:
Este artigo visa constatar, como se encontram os operadores de segurança da Polícia Militar (PM), no que tange ao seu nível de conhecimento quanto às leis, uma vez que, sua atividade profissional requer tal conhecimento. A análise realizada procurou mostrar ainda, se os agentes de segurança tinham e com que frequência participavam de alguma qualificação jurídica e, se a instituição fornecia um suporte de apoio para o serviço, com fins de resultar no desenvolvimento da sua atividade profissional. Contemporaneamente, o capital humano passou a ser mais valorizado, não mais vistos apenas como recursos materiais perenes. Assim, em virtude deste fato e das mudanças que a sociedade vem passando, as instituições públicas devem fornecer um serviço mais adequado aos seus destinatários. Para tanto, a Polícia Militar (PM), cuja função constitucional é a manutenção da ordem pública através do policiamento ostensivo, deve também se adequar à nova realidade social. A metodologia aplicada neste trabalho foi do tipo exploratória e quantitativa, uma vez que, na pesquisa de campo, utilizou-se de um questionário estruturado com perguntas fechadas. Quanto aos resultados, verificou-se um número relativamente baixo daqueles que possuem conhecimento das leis, e da mesma forma, pouca disponibilidade de cursos específicos que visem qualificar o policial, evidenciando assim, que se faz necessário investimento na qualificação jurídica no capital humano do Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Desenvolvimento pessoal e social"

1

Machado, Carla, Karolinny Guimarães, and Artur Brandt. "EducaLização - Rede Social de preparação voluntariada para o vestibular." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1434.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma rede social voltada para o encontro de professores voluntários com alunos que desejam ter aulas sobre conteúdos específicos para a preparação da prova do ENEM e vestibulares, denominada EducaLização. No futuro, a ideia é que o aluno que foi ajudado por esta plataforma possa se tornar um professor voluntário, para poder repassar o conhecimento adquirido a outras pessoas, aumentando seu desenvolvimento pessoal e profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SILVA, Geislayne Mendonça, and Jean Machado Maciel da SILVA. "Design Social: Oficina de Vassouras e pessoas com síndrome de Down." In 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-4.3_aco_24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

DANTAS, ITALO JOSE DE MEDEIROS, JEFERSON RODRIGO SILVA SANTOS, VANDA DA CONCEICAO SILVA, RAFAELA PATRICIA DE ARAUJO, and ALAN JONES LIRA DE MELO. "DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE VESTUÁRIO ESTÉTICO E PRÁTICO PARA HOMENS COM PARKINSON." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2020-00044.

Full text
Abstract:
Com a centralizacao do usuario nos processos de design, o atendimento aos acometidos por Parkinson surge como oportunidade de inovacao. Essa doenca altera celulas nervosas do cerebro, tornando o acometido por Parkinson uma pessoa com limitacoes. Os tremores caracteristicos da doenca sao um dos sintomas mais conhecidos e que geram preocupacoes sociais, onde o ato de comer em publico e sujar-se, mostra-se como limitante para frequencia em eventos. Este artigo objetivou sugerir uma proposta de produto de moda, possibilitando alinhar estetica, os aspectos visualmente atrativos pelo usuario, com praticidade, aumentando a autoestima dos utilizadores, permitindo qualidade de vida as pessoas com Parkinson, no ambito social. Executou-se etapas de levantamento bibliografico exploratorio, aliado a metodologia de Baxter e Lobach como norteadora do desenvolvimento de produto. Resultando em uma capa masculina, efetivamente equilibrando apelo estetico com praticidade, atraves de caracteristicas impermeaveis.,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Larysse, Taniro Rodrigues, and Taiana Menêzes. "Sistema Integrado de Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição: Módulo de Criação e Prescrição de Cardápios." In XV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2019.7449.

Full text
Abstract:
As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) produzem e distribuem refeições a pessoas em estabelecimentos como universidades, hospitais e centros sociais. O gerenciamento de uma UAN é realizado por um nutricionista e inclui tarefas como a seleção de cardápios, gerência do pessoal e das atividades de preparação dos alimentos e gestão eficiente de insumos utilizados nas preparações. Tais tarefas demandam um esforço que poderia ser reduzido com o uso de um Sistema de Informação. O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (SIGUAN) que visa auxiliar o nutricionista na elaboração e prescrição de cardápios e no gerenciamento de uma UAN. O SIGUAN foi avaliado através da execução de um experimento controlado em termos de usabilidade, utilidade e produtividade em comparação com a abordagem tradicional empregada no restaurante universitário da EAJ-UFRN. Os resultados da avaliação mostraram que o SIGUAN atingiu os objetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Renata M. Gobbo, Maria, Cinthyan R. Sachs C. Barbosa, and Fernanda Mafort. "Interfaceando com o Espectro Autista." In XVII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2018. http://dx.doi.org/10.5753/ihc.2018.4191.

Full text
Abstract:
Crianças com Transtorno no Espectro Autista (TEA) apresentam, em algum grau, déficits na comunicação, comportamento e interação social. Jogos têm sido utilizados para ajudá-las nessas questões. Porém, pouca atenção é dada na alfabetização de crianças com TEA e isso reflete também nos jogos com esse propósito. Conceitos de acessibilidade e design interativo são deixados de lado na interação entre usuários autistas e tais aplicativos, o que acaba prejudicando a eficácia dos jogos, principalmente na questão da alfabetização. Este trabalho aborda o desenvolvimento de um jogo que foi criado não apenas para alfabetizar crianças no espectro autista, mas também para familiarizá-las com atividades de autocuidado e higiene pessoal (chamadas de Atividades de Vida Diária - AVDs), através de PECS (Pictures Exchange Communication System).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Higor Pires, Lucas Floriano Garcia, and Sandra Vieira. "Dailyfriend: Uma nova proposta de rede social." In Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/latinoware.2019.10342.

Full text
Abstract:
Este trabalho consiste na construção e documentação de uma aplicação de rede social mobile. A ideia do desenvolvimento deu-se após constatações de que as atuais redes sociais abusam de sua influência para quebrar a privacidade de seus usuários vendendo e manipulando suas informações pessoais. Assim, o trabalho apresenta uma proposta de rede social alternativa que atende as demandas dos usuários, garantindo aos mesmos que seus dados não serão manipulados, usados ou vendidos. Na construção do aplicativo foram utilizadas linguagens como HTML, CSS e JavaScript, além dos frameworks como o Ionic e o Angular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Giacomelli, Johnnie Menges, Aline Vieira De Mello, Jean Cheiran, and Miguel Julio Zinelli da Costa Junior. "Desenvolvimento e avaliação de jogos para a inclusão digital de pessoas idosas." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.391.

Full text
Abstract:
Uma vez que a população idosa está crescendo ano após ano, as políticas de inclusão digital para idosos são essenciais para evitar isolamento tecnológico e social. Ainda, conforme muitos idosos retornam ao trabalho para complementar suas aposentadorias, eles precisam aprender a usar computadores em muitas situações. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver jogos para navegadores para treinamento de mouse e teclado e aferir sua efetividade na melhoria de habilidade dos idosos depois de um treinamento curto. Nossas principais descobertas incluem que poucas sessões de treino (1) contribuem pouco para melhorar a precisão de movimento e clique com o mouse, (2) foram suficientes para aumentar significativamente a velocidade com o mouse, e (3) aumentaram substancialmente a quantidade de palavras digitadas em um intervalo de tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Ana, Jen Liu, Tamires Silva, and Ricardo Souza. "Desenvolvimento de um Chatbot para Compartilhamento e Disseminação de Informações do Tempo." In X Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2019.6427.

Full text
Abstract:
As condições climáticas causam grande impacto na vida das pessoas. As organizações públicas responsáveis pelo monitoramento e divulgação das informações do tempo e clima geralmente utilizam uma linguagem técnica que pode se tornar confusa e levar a um mal entendimento por parte de usuários não especializados. Este trabalho procura mitigar este problema a partir da aplicação de uma abordagem de gestão do conhecimento, denominada Ciclo KM, para desenvolvimento de uma solução que visa melhorar a comunicação e disseminação de informações do tempo para pessoas comuns. O resultado foi o desenvolvimento de um protótipo de chatbot integrável a diferentes canais de comunicação, como Web Site e rede social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moura, Mônica, Cristina Portugal, Iana Uliana Perez, Maria Alice Torres, and Márcio Guimarães. "Design Contemporâneo e Inovação social aplicados no desenvolvimento de produtos gráficos educativos para pessoas com deficiência visual." In 9° Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-2.0125.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Lucas D. F., Luiz C. C. L. Junior, Antonio F. L. Jacob Junior, and Fábio M. F. Lobato. "Desenvolvimento de um conjunto de dados com comentários extraídos da plataforma Twitch sobre o jogo League of Legends." In Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/brasnam.2021.16128.

Full text
Abstract:
O crescimento das plataformas de transmissão ao vivo como a Twitch, impulsionado pelo aumento no volume de criadores de conteúdo, impactou positivamente em uma indústria economicamente importante, os jogos eletrônicos (e-Sports). O destaque da categoria dentro do tipo Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) vai para o League of Legends, que foi um dos responsáveis pela legitimação e profissionalização dos e-Sports. O jogo possui uma vasta gama de criadores e que trazem consigo uma grande quantidade de interações dos internautas que os assistem. Um fenômeno deletério percebido neste cenário é a proliferação de discursos ofensivos, com comentários atacando ou denegrindo pessoas ou grupos, criando uma rede de ódio. Neste ensejo, neste trabalho apresentamos um conjunto de dados construído com comentários extraídos das transmissões dos criadores com maior engajamento na plataforma, visualizando os aspectos característicos e verificando de forma experimental, como o ódio está distribuído. Esta base de dados tem o potencial de auxiliar pesquisas envolvendo a detecção e também na análise desta indústria/domínio de aplicação da temática abordada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Desenvolvimento pessoal e social"

1

Oliveira, Pedro, and Manuela Natário. Inovação e desenvolvimento territorial: o papel do empreendedorismo social. DINÂMIA'CET-IUL, 2009. http://dx.doi.org/10.7749/dinamiacet-iul.wp.2009.76.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lafuente, Mariano, Rafael Leite, Miguel Porrúa, and Pablo Valenti. Transformação digital dos governos brasileiros: Tendências na transformação digital em governos estaduais e no Distrito Federal do Brasil. Inter-American Development Bank, January 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003009.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o Brasil deu um salto na agenda de transformação digital dos serviços públicos, recebendo o reconhecimento de organizações internacionais como a ONU e a OCDE. No entanto, o modelo federativo do país assegurou aos governos estaduais as principais competências de atenção direta à cidadania. Em que pese essa constatação, são escassas as informações sobre o funcionamento das políticas de governo digital em nível subnacional no país. No entanto, com o advento da pandemia de COVID-19 e a introdução das políticas de distanciamento social, a digitalização dos serviços públicos tornou-se uma agenda emergencial em todos os níveis de governo, e as disparidades de capacidade entre as administrações para enfrentar este momento de crise tornaram-se evidentes. É nesse contexto que surge a necessidade traçar um diagnóstico comparado sobre o nível de desenvolvimento da agenda de transformação digital dos serviços públicos em nível estadual no país, objetivo do presente documento, elaborado com base em uma pesquisa feita pelo BID entre os meses de agosto e setembro de 2020 em parceria com GTD.GOV e com a participação de autoridades dos governos estaduais e do Distrito Federal brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography