To see the other types of publications on this topic, follow the link: Desenvolvimento pessoal e social.

Journal articles on the topic 'Desenvolvimento pessoal e social'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Desenvolvimento pessoal e social.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Glauco Lessa de Abreu e. "Política de Pessoal Para o Desenvolvimento." Revista do Serviço Público 108, no. 2 (July 28, 2017): 13–22. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i2.2393.

Full text
Abstract:
Objetivo-síntese da ação do Governo, expresso no Plano Nacional de Desenvolvimento, é “colocar o Brasil, no espaço de uma geração, na categoria das nações desenvolvidas". Esse objetivo há de alcançar-se mercê de modelo nacional, próprio, que importa tanto na criação de economia moderna, competitiva e dinâmica como na realização de democracia econômica, social, racial e política, segundo os sentimentos nacionais. Procura-se, assim, imprimir à vida brasileira o ritmo necessário de atualização tecnológica e de aplicação racional e programada de recursos materiais e humanos, para o estabelecimento de processo competitivo ao nível econômico e integrativo ao nível social, o primeiro assegurando índices satisfatórios de eficiência nos setores de produção e o segundo harmonizando governo e empresários, empresários e trabalhadores, regiões desenvolvidas e regiões em desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mucharreira, Pedro Ribeiro, Filipa Coelhoso, and Fernanda Carvalho. "EDUCAÇÃO SOCIAL: UMA PERMANENTE (RE)CONSTRUÇÃO PESSOAL E SOCIAL." DI@LOGUS 9, no. 1 (June 9, 2020): 77–89. http://dx.doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.14.

Full text
Abstract:
O presente artigo (re)afirma a importância da valorização da Educação Social, enquanto espaço de desenvolvimento pessoal e social, na sua dimensão positiva, promotora e preventiva. Começámos por estabelecer a articulação entre os conceitos de educação, pedagogia social e educação social para depois refletirmos e fundamentarmos sobre a construção profissional, e da profissionalidade, dos Técnicos Superiores de Educação Social. Assente num reconhecimento da importância da “educação/aprendizagem ao longo da vida” defendemos a importância da intervenção socioeducativa e desafiámos as políticas educativas e sociais a promoverem um efetivo desenvolvimento humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soek, Ana Maria, and Sonia Maria Chaves Haracemiv. "Andragogia." Educação 44, no. 2 (September 16, 2021): e33428. http://dx.doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33428.

Full text
Abstract:
Compreender o processo de desenvolvimento pessoal e de aprendizagens ao longo da vida, pela ótica de como o aprendiz adulto aprende e se desenvolve, é objetivo primordial deste trabalho. Outra questão é situar aspectos do desenvolvimento pessoal, problematizando a sua importância para compreender a pessoalidade, individualidade face ao coletivo e aspectos sociais e de identidades. Nesse âmbito, destaca-se a análise em pelo menos três óticas relacionadas à educação de adultos na atualidade: lógica humanista, no sentido de desenvolvimento integral da pessoa humana; lógica laboral, do homem como sujeito construtor de si mesmo e transformador da realidade pela ação do trabalho; lógica do bem estar social, abordagem da psicologia positiva e a concomitante construção pessoal e de participação social, em que os adultos colaboram no desenvolvimento de uma sociedade melhor para todas as idades. Sublinha-se, igualmente, a necessidade de novos olhares, a fim de contribuir para os fundamentos de um futuro paradigma de educação de adultos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Longarezi, Andréa Maturano, and Patrícia Lopes Jorge Franco. "EDUCAÇÃO ESCOLAR ENQUANTO UNIDADE SIGNIFICADO SOCIAL/SENTIDO PESSOAL." Nuances: estudos sobre Educação 24, no. 1 (April 25, 2013): 92–109. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2157.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as condições objetivas para efetivação de uma educação escolar que se constitua em processo de humanização pela unidade significado social/sentido pessoal. Tal discussão se alicerça sob as bases do materialismo histórico-dialético presente nas teorias histórico-cultural e da atividade. O processo de humanização, nas condições epistemológicas tratadas, pressupõe a unidade significação/sentido. A chave para a compreensão das possibilidades de uma educação escolar enquanto unidade significado/sentido encontra-se na relação dialética entre educaçãodesenvolvimento-atividade. Em se tratando de educação escolar, sua função humanizadora se concretiza pela via do desenvolvimento integral dos estudantes, o que implica o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento que somente a escola poderá formar: o pensamento teórico. Pela apropriação das produções humano-genéricas para-si, no sentido tratado por Heller e Duarte, a escola contribuirá para a constituição de individualidades para-si. Esse é o caminho para a unidade, porque por ele, os sentidos poderão aproximar-se das significações sociais, condição sine qua non para humanização, enquanto processo de desalienação da sociedade. O desenvolvimento da atividade psíquica do homem que permita uma imersão na realidade operando mentalmente com princípios teóricos, podendo pensar e agir sobre a mesma com base nas produções humano-genéricas para-si é que possibilitará aproximar o indivíduo da coletividade, constituir-se humano em sociedade, isso pela via da unidade significado/sentido. Essa convergência encontra-se no campo conceitual da atividade, entendida no sentido tratado por A. N. Leontiev. Se é pela atividade que o homem se desenvolve e é nela que objeto e motivo coincidem, o sentido só se encontrará no significado se constituir-se em atividade. A educação escolar tem papel fundamental neste processo porque a ela compete formalmente essa aproximação. Portanto, precisa consolidar-se pelas suas atividades-meio e atividades-fim: ensino e aprendizagem. Esse é o caminho para o desenvolvimento e para a humanização do homem e da sociedade; humanização pela desalienação, pela unidade significado social/sentido pessoal.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2157
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mazzotta, Marcos José da Silveira, and Maria Eloísa Famá D'Antino. "Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer." Saúde e Sociedade 20, no. 2 (June 2011): 377–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902011000200010.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de discutir algumas questões envolvidas na compreensão e concretização da inclusão social das pessoas com deficiências. Elegeu-se, para tanto, o estudo sobre a importância da mediação da cultura, da educação e do lazer no desenvolvimento sociocultural, focalizando-se algumas implicações no desenvolvimento pessoal e social. Uma análise crítica, bibliográfica e documental, resultou na apresentação de discussões sobre a consolidação de espaços sociais e relacionamentos favorecedores ou limitadores da inclusão social e escolar de tais pessoas com vistas ao atendimento ou à ampliação de suas necessidades especiais. Importantes decisões políticas e normativas nacionais e internacionais foram discutidas. Destacaram-se valores e atitudes que, objetiva ou subliminarmente, constroem e consolidam mecanismos de inclusão ou exclusão, concluindo-se que a educação, a cultura e o lazer são espaços estruturados com fundamental poder de mediação para a inclusão social da pessoa com deficiência assim como de todo e qualquer sujeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cró, Maria de Lurdes, and Ana Mafalda Pinho. "A primeira infância e a avaliação do desenvolvimento pessoal e social." Revista Iberoamericana de Educación 56, no. 1 (July 15, 2011): 1–11. http://dx.doi.org/10.35362/rie5611545.

Full text
Abstract:
A falta de orientações pedagógicas para o contexto educativo da creche, bem como a ausência de instrumentos de avaliação destinados a crianças entre os 0 e os 3 anos impulsionou um estudo relacionado com a avaliação do desenvolvimento pessoal e social dos 0 aos 3 anos. Este foi o caminho encontrado para aclarar noções de acolhimento de crianças, teorias de desenvolvimento na infância, orientações pedagógicas para a creche e avaliação nesta faixa etária. O objectivo da investigação relacionou-se com a identificação de teorias do desenvolvimento pessoal e social dos 0 aos 3 anos, que suportaram a elaboração de uma grelha de observação/avaliação, e conhecer as práticas avaliativas de educadores de infância que trabalham em creches.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Torlig, Eloisa. "BARREIRAS NO DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÃO SOCIAL." Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura 5, no. 1 (July 1, 2021): 70–81. http://dx.doi.org/10.5965/2594641205012021070.

Full text
Abstract:
O estudo tem como objetivo identificar barreiras no desenvolvimento de inovação social, a partir do Núcleo Extensionista Rondon (NER-UDESC). Em uma abordagem qualitativa, realizaram-se entrevistas e grupos focais com atores envolvidos no projeto. Os resultados apontam diversas barreiras no desenvolvimento de inovação social, como a escassez de recursos financeiros, falta de engajamento do poder público, falta de apoio institucional, arranjos interorganizacionais limitados, lacunas de conhecimento e comunicação, resistência à mudança, e limitações de recursos físicos e de pessoal. Considerando o potencial do NER-UDESC em ser um instrumento para criar conexões duradouras com os municípios, viabilizando a integração universidade-sociedade, espera-se que este estudo possa auxiliar os formuladores e decisores políticos na tomada de decisões, estimulando o desenvolvimento de políticas, colaborações intersetoriais e modelos colaborativos em prol da inovação e bem-estar social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

FIRMINO, THAÍS TELES, and ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO MACHADO. "Give a fish or teach to fish? Empowerment as a practice of social innovation in a civil society organization." Cadernos EBAPE.BR 17, spe (November 2019): 689–702. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395174132x.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo geral deste artigo foi analisar o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil (OSC) nordestina. Assim sendo, selecionamos como exemplo de prática de inovação social o empoderamento de crianças e adolescentes vulneráveis socialmente. Para tanto, lançamos mão de entrevistas com funcionários da OSC, alunos, ex-alunos e familiares, observações participantes, fotos, vídeos e documentos, baseando-nos nos direcionamentos etnometodológicos. Neste contexto, foi expressivo descobrir que, além do desenvolvimento do poder pessoal, os alunos matriculados nas atividades da OSC tornavam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para o crescimento das pessoas de sua convivência. Esta prática se modifica ao longo do tempo pelas próprias ações das crianças e adolescentes, acompanhando seu processo de desenvolvimento pessoal, como também pelo mapeamento de necessidades das comunidades e planejamento das atividades que a OSC realiza. Ademais, este artigo contribui de diversas maneiras, em especial no que se refere ao delineamento de uma concepção teórica integrativa e à investigação de como a prática se desenvolve e se legitima em um dado contexto, evidenciando seus gatilhos e meios de materialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alencar, Eunice M. L. Soriano de. "Barreiras à criatividade pessoal: desenvolvimento de um instrumento de medida." Psicologia Escolar e Educacional 3, no. 2 (1999): 123–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85571999000200002.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta as etapas de construção e validação de um inventário de barreiras à criatividade pessoal. O instrumento focaliza distintas barreiras que dificultam ao indivíduo expressar seu potencial criador e incluiu, na versão original, 70 itens. Para fins de validação, o mesmo foi aplicado em uma amostra de 388 universitários, após ter sido submetido à análise semântica. Para estudo do seu conteúdo, procedeu-se à análise fatorial pelo processo de extração análise dos eixos principais com rotação oblíqua, que indicou os seguintes fatores: Inibição/timidez; Falta de Tempo/Oportunidade; Repressão Social; e Falta de Motivação. Análises preliminares indicam que o inventário discrimina distintos tipos de barreiras que afetam a expressão da criatividade pessoal, constituindo-se em instrumento útil para fins de pesquisa e diagnóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Campoy, Marcos Antonio, Miriam Aparecida Barbosa Merighi, and Maguida Costa Stefanelli. "O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica: visão do professor e do aluno na perspectiva da fenomenologia social." Revista Latino-Americana de Enfermagem 13, no. 2 (April 2005): 165–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692005000200006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi compreender o processo ensino-aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno que vivenciaram a disciplina de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. Analisaram-se os dados coletados por meio de entrevistas com alunos e professores que vivenciaram o fenômeno, segundo o referencial da fenomenologia social. Emergiram categorias concretas de significado do vivido pelos professores : valorizando a comunicação e a relação entre as pessoas; aprendendo a considerar o outro como pessoa; valorizando o cuidado integral, desmitificando medos e pré-conceitos e atribuindo significado ao autoconhecimento. Pelos alunos: percebendo a relevância do conhecimento sobre comunicação e da relação entre as pessoas; aprendendo a ver o outro como pessoa; aplicando conhecimento adquirido para o cuidado integral; sentindo-se motivado a mudar de atitude; reconhecendo o significado do autoconhecimento. A tipificação foi descrita ao final. O processo ensino-aprendizagem nessa disciplina, desperta interesse pela especialidade, desenvolvimento pessoal e valorização da sua utilização na enfermagem geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Tabaquim, Maria de Lourdes M., Camila G. A. Nardi, Juliana B. Ferrari, Cibelle N. Moretti, Midori O. Yamada, and Maria Cecília Bevilacqua. "Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva." Revista CEFAC 15, no. 6 (September 6, 2013): 1475–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462013005000051.

Full text
Abstract:
OBEJTIVO: avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com diagnóstico de deficiência auditiva. MÉTODO: participaram do estudo 50 crianças com diagnóstico de deficiência auditiva, com idade média de 16,1 meses, de ambos os gêneros. Empregou-se a entrevista semi-estruturada com os pais para a obtenção da história de vida da criança, a Escala de Desenvolvimento Comportamental e a Escala de Avaliação da Reação de Retração do Bebê. RESULTADO: o estudo identificou 80% das crianças com perda auditiva profunda bilateral. O Quociente de Desenvolvimento na normalidade ocorreu em 76% da amostra, sendo as funções da linguagem e pessoal-social, as mais prejudicadas. Os níveis de ajustamento afetivo e interacional foram caracterizados pelas reações de alarme para problemas de interação pessoal-social. CONCLUSÃO: as competências defasadas de habilidades verbais e não-verbais mostraram implicações no desenvolvimento cognitivo, sugestivas da condição da criança com perda auditiva e dos fatores de risco associados, com limitação circunstancial a trocas comunicativas que promovem o desenvolvimento de competências adaptativas e o fortalecimento da auto-estima para as relações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ribeiro Paschoal, Gisele, and Taís Nader Marta. "O papel da família na formação social de crianças e adolescentes." Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito 12, no. 1 (October 27, 2012): 219. http://dx.doi.org/10.22409/conflu12i1.p20014.

Full text
Abstract:
Os processos de formação de crianças e adolescentes se dão não apenas nosestabelecimentos de ensino, como também em outras ambiências culturais como, por exemplo, em família, o centro essencial para o desenvolvimento de todo ser humano. De fato, o seio familiar apresenta-se como o local próprio para o desenvolvimento pessoal em todos os sentidos. Assim, influindo em mudanças de ideias, de atitudes, de relacionamentos com as diferenças individuais e com o modo como cada um se constitui a família deve ser protegida. Nada obstante, o aparecimento de novos modelos familiares como a família homoafetiva, dentre outras, suscitou ao Direito, que, enquantociência, tem como escopo regular os comportamentos sociais, a necessidade de nvestigar e proteger essas novas realidades familiares. Deste modo é que conseguiremos a construção de uma sociedade inclusiva, visando o desenvolvimento integral da pessoa humana, em todas as fases do ciclo da vida em igualdade de condições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Monteagudo, María Jesús, Jaime Cuenca, Fernando Bayón, and Douglas A. Kleiber. "ÓCIO AO LONGO DA VIDA: As potencialidades dos itinerários de ócio para a promoção do desenvolvimento humano." Revista Lusófona de Estudos Culturais 1, no. 2 (December 17, 2013): 155–72. http://dx.doi.org/10.21814/rlec.30.

Full text
Abstract:
Atualmente, mais do que nunca, investir no futuro é investir nas pessoas. Num período de crise profunda, não só de economia mas também de valores, o ócio é descrito como uma das poucas áreas da vida em que as pessoas encontram um espaço para a expressão e para o crescimento pessoal através da escolha e do envolvimento livre nas coisas de que gostam e que os redefine como indivíduos. No entanto, estes potenciais não surgem espontaneamente, senão como consequência de um processo vital, identificado como itinerário de ócio, através do qual as pessoas podem ir cultivando um horizonte cada vez mais complexo e cheio de necessidades, expectativas e benefícios que eles querem alcançar através do ócio. Com base nos resultados de um estudo de caso focado no grupo de idosos da Região Autónoma do País Basco (Espanha), este artigo afirma a importância do ócio nas sociedades contemporâneas e a necessidade de educar o público em e para o ócio, criando as condições de possibilidade adequadas para que o ócio se torne num verdadeiro instrumento impulsionador do desenvolvimento pessoal e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Hviid, Pernille. "Dimensões de tempo segundo a percepção de crianças de seu próprio desenvolvimento." Journal of Human Growth and Development 16, no. 2 (August 1, 2006): 69. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19792.

Full text
Abstract:
As dimensões de tempo têm uma importância significativa na compreensão de crianças quanto aos seus próprios processos de desenvolvimento. Foi investigada, da perspectiva da criança, a emergência de novidade no sistema interdependente formado pela criança e por seu entorno a partir das percepções de cinco crianças de 12 anos. O presente estudo tratou especificamente das relações e dos significados entre a pessoa em desenvolvimento e o seu encontro e modo de lidar com as diferentes dimensões do tempo em seus espaços vividos, caminhos percorridos e pessoas significativas. As crianças se moveram para frente e para trás no tempo, investigaram as suas expectativas passadas, presentes e futuras e as suas próprias mudanças desenvolvimentais. Tais dimensões se apresentaram como "tempo cultural"e "tempo social". O tempo cultural consistiu no tempo construído no cenário institucional da infância. Essas estruturas moveriam as crianças para frente e para trás, transformando-as de "pequena" em "grande" e novamente em "pequena". O tempo social compreendeu os discursos locais quanto aos compromissos e ações apropriados à idade, aqui investigados entre os pares. Concluiu-se que, embora as crianças não sejam determinadas por essas dimensões temporais inter-relacionadas, elas refletem e lidam com elas, resultando em um próprio tempo pessoal de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Rezende, Magda Andrade, Priscila da Silva Costa, and Patrícia Braga Pontes. "Triagem de desenvolvimento neuropsicomotor em instituições de educação infantil segundo o Teste de Denver II." Escola Anna Nery 9, no. 3 (December 2005): 348–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452005000300003.

Full text
Abstract:
Desenvolvimento é um direito fundamental de qualquer criança e depende da interação entre herança genética e condições ambientais. A partir desta premissa, triou-se o desenvolvimento de 66 crianças (37 meninos e 29 meninas) de 2 a 3 anos que freqüentavam 4 instituições públicas de educação infantil (IEIs) na cidade de São Paulo. Usou-se o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. A maior parte da amostra (62,74%) ganha até 0,5 SM per capita por mês. As adequações de cada área do desenvolvimento foram: pessoal-social (N=54; 81,8%), motor fino (N= 53; 80,3%), motor grosso (N=53; 80,3%) e linguagem (N=49; 74,2%). Nas áreas de linguagem e pessoal-social, as crianças obtiveram os piores resultados e na motora grossa, os melhores. Levanta-se como hipóteses: os resultados de linguagem e pessoal-social foram prejudicados pelas condições das IEIS (escolaridade das educadoras e tamanho dos grupos de crianças) e talvez pela situação familiar. Quanto à área motora, vê-se que as crianças, mesmo pequenas, têm a possibilidade de brincar nas ruas. As hipóteses precisam ser comprovadas por novas pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Zucco, Fabricia Durieux, Cynthia Morgana Boos de Quadros, and Rafael Jose Bona. "Extensão universitária no curso de Publicidade e Propaganda: perspectivas acadêmicas e comunitárias do projeto comunicação para o desenvolvimento social." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 16, no. 34 (December 19, 2019): 19–33. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n34p19.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a percepção do estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em relação às diferentes dimensões da extensão universitária e especificamente ao projeto “Comunicação para o desenvolvimento social”. A partir de uma pesquisa quantitativa, o artigo apresenta as percepções dos acadêmicos acerca do papel da FURB na comunidade; papel pessoal na comunidade; papel da comunidade na formação pessoal; papel do curso na comunidade; papel pessoal na comunidade; papel da comunidade na formação pessoal; valorização da extensão e valorização do projeto de comunicação para ONGs. Os resultados indicam uma alta valoração por parte dos acadêmicos em relação às atividades comunitárias nas diferentes dimensões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Arruda, Ilma K. G. de, and Bertoldo K. G. de Arruda. "Nutrição e desenvolvimento." Cadernos de Saúde Pública 10, no. 3 (September 1994): 392–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1994000300019.

Full text
Abstract:
As discussões sobre desenvolvimento e nutrição freqüentemente se realizam sob um duplo enfoque: aqueles que consideram o estado nutricional como reflexo do desenvolvimento, e os que admitem que a nutrição influencia fortemente no nível e ritmo desse desenvolvimento. Os autores focalizam o tema visualizando a nutrição como um fator decisivo para um bom desenvolvimento social e econômico, particularizando o fato de que as intervenções nutricionais podem contribuir para melhorias significativas nos resultados escolares, na produtividade do trabalho e na resistência às infecções. Assim, os reflexos da desnutrição na economia seriam evidentes: quer pelas limitações na expectativa de renda, quer pelo aumento dos custos dos compromissos que a população assume para proteger-se, quer pelos avultados custos ocultos de origem social - absenteísmo, acidentes do trabalho e rotatividade de pessoal. Em face dos propósitos de modernização e competitividade da economia, é inquestionável a necessidade da nutrição figurar bem alto na lista de prioridades nacionais. Com isso, promover-se-ia o desenvolvimento dos recursos humanos e a preservação desse capital, que é o ideário de uma economia socialmente responsável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

FIRMINO, THAÍS TELES, and ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO MACHADO. "Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil." Cadernos EBAPE.BR 17, spe (November 2019): 689–702. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395174132.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo geral deste artigo foi analisar o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil (OSC) nordestina. Assim sendo, selecionamos como exemplo de prática de inovação social o empoderamento de crianças e adolescentes vulneráveis socialmente. Para tanto, lançamos mão de entrevistas com funcionários da OSC, alunos, ex-alunos e familiares, observações participantes, fotos, vídeos e documentos, baseando-nos nos direcionamentos etnometodológicos. Neste contexto, foi expressivo descobrir que, além do desenvolvimento do poder pessoal, os alunos matriculados nas atividades da OSC tornavam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para o crescimento das pessoas de sua convivência. Esta prática se modifica ao longo do tempo pelas próprias ações das crianças e adolescentes, acompanhando seu processo de desenvolvimento pessoal, como também pelo mapeamento de necessidades das comunidades e planejamento das atividades que a OSC realiza. Ademais, este artigo contribui de diversas maneiras, em especial no que se refere ao delineamento de uma concepção teórica integrativa e à investigação de como a prática se desenvolve e se legitima em um dado contexto, evidenciando seus gatilhos e meios de materialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sampaio, Adelar Aparecido, Marcio Alessandro Cossio Baez, Claus Dieter Stobaus, and Joao Ricardo Gabriel De Oliveira. "Realização e desenvolvimento pessoal e profissional em licenciandos de educação física." Caderno de Educação Física e Esporte 17, no. 1 (February 20, 2019): 53–60. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p53.

Full text
Abstract:
Introdução: O artigo apresenta a fase de formação inicial acadêmica e o desenvolvimento pessoal e profissional percebidos por estudantes de Educação Física. Objetivo: apresentar perspectivas de realização profissional de potenciais futuros professores a partir da relação entre a formação inicial e suas experiências com a escola. Métodos: É um estudo qualitativo em nível exploratório-descritivo, desenvolvido com licenciandos do último período do curso de Educação Física Licenciatura de uma instituição privada do Estado do Paraná. Na coleta de dados foi utilizado questionário formulado a partir dos objetivos da pesquisa e tratado com análise de conteúdo. Resultados: os principais resultados indicam, o desejo de realização pessoal e profissional e de continuidade na profissão, embora explícito pensamento em optar por outra profissão. Emergem como demandas do contexto docente, atenção e melhorias nas condições para o exercício profissional, aprofundamento de estudos sobre adversidades na escola, maior reconhecimento profissional e valorização social dos professores e aumento de oportunidades de vínculo estável no trabalho. Conclusão: sugerimos melhorias no contexto sócio-político da Educação, como mais investimentos na formação inicial, principalmente em processos de intervenções preventivas sobre possíveis fatores indutores de mal-estar docente, assim como a otimização de experiências positivas da profissão docente como forma de potencializar recursos cognitivos e sócio afetivos.ABSTRACT. Achievement and personal professional development in physical education students. Background: The article presents the initial academic training phase and the personal and professional development perceived by Physical Education students. Objective: to present prospects of professional achievement of potential future teachers from the relationship between initial training and their experiences with the school. Methods: it is a qualitative study at an exploratory-descriptive level, developed with graduates of the last period of Physical Education Degree course of a private institution in the State of Paraná. In the data collection, a questionnaire formulated from the research objectives and treated with content analysis was used. Results: the main results indicate, the desire for personal and professional achievement and continuity in the profession, although explicit thought in opting for another profession. They emerge as demands of the teaching context, attention and improvements in the conditions for the professional exercise, deepening of studies on adversities in the school, greater professional recognition and social valorization of the teachers and increase of opportunities of stable bond in the work. Conclusion: we suggest improvements in the socio-political context of Education, as more investments in initial training, especially in processes of preventive interventions on possible factors inducing teacher malaise, as well as optimization of positive experiences of the teaching profession as a way to potentiate cognitive and affective partner.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lima, Yara Macambira Santana, and Maria Aparecida Vasconcelos Moura. "A percepção das enfermeiras sobre a competência social no desenvolvimento da assistência pré-natal." Escola Anna Nery 12, no. 4 (December 2008): 672–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452008000400010.

Full text
Abstract:
Trata-se de um recorte da tese em construção; tem como objetivo analisar a competência social das enfermeiras na assistência pré-natal. Participaram 42 enfermeiras que realizam assistência à gestante no contexto da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher desenvolvida nas Unidades Municipais de Saúde de Belém-Pará. Pesquisa qualitativa, referencial teórico da qualidade de Claus Moller (1992), descreve o lado humano da qualidade pessoal. Os dados foram coletados em formulários preenchidos com assistência direta da pesquisadora; as questões éticas obedeceram à Resolução nº 196/96, do CNS. Na análise dos resultados, emergiu a categoria temática da competência social, que na percepção das depoentes reflete o compromisso profissional diante das gestantes, compreende a necessidade da busca de uma consciência crítica da realidade e o interesse em superar as dificuldades nos serviços de saúde pública. Não é suficiente somente ter um bom desempenho profissional, é fundamental o apoio institucional para promover o crescimento pessoal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Brustolin, Alessandra, and Cátia Rejane Liczbinski Sarreta. "A DEMOCRATIZAÇÃO DO LUXO E O CONSUMO DE SENSAÇÕES: PODER SIMBÓLICO E REDES SOCIAIS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL HUMANO." Revista de Direito e Sustentabilidade 4, no. 1 (August 20, 2018): 77. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9687/2018.v4i1.4358.

Full text
Abstract:
O artigo pretende realizar uma análise crítica em relação a atual fase da sociedade de consumo impulsionada pelo processo de globalização, principalmente após a “democratização do luxo”. Os objetos e pessoas são elementos de distinção social e símbolo de pertencimento a grupos sociais. Com o passar dos anos o consumo passou a ser protagonista e ditar as regras sociais, a aquisição tornou-se um ato de satisfação pessoal que invade o campo dos sentidos. O que se busca questionar é a necessidade de consumir para ser visto e como isso afeta o desenvolvimento social humano. O método utilizado será o dedutivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Saraiva, João Paulo, and Luís Paulo Rodrigues. "Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?" Revista Portuguesa de Educação 24, no. 1 (October 3, 2013): 193. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.3045.

Full text
Abstract:
A adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existentesobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor — nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física — e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística.Palavras-chaveSucesso académico; Desenvolvimento motor; Crianças; Adolescentes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Hage, Simone R. V., Rossana S. S. Joaquim, Karina G. Carvalho, Carlos Roberto Padovani, and Marilisa M. Guerreiro. "Diagnóstico de crianças com alterações específicas de linguagem por meio de escala de desenvolvimento." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 62, no. 3a (September 2004): 649–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2004000400015.

Full text
Abstract:
Alterações específicas do desenvolvimento da linguagem (AEDL) devem ser identificadas precocemente, pois tais alterações podem interferir nos aspectos sociais e escolares da criança. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o desempenho de crianças com diagnóstico de AEDL, em comparação com o de crianças normais, por meio da Escala de Desenvolvimento Comportamental de Gesell e Amatruda (EDCGA). Foram selecionadas 25 crianças de 3 a 6 anos com o diagnóstico de AEDL (grupo estudado - GE) e 50 crianças normais da mesma faixa etária (grupo controle - GC). As crianças do GC apresentaram desempenho satisfatório e melhor que as crianças do GE, em todos os campos da escala. O valor da mediana do GE foi limítrofe nos comportamentos adaptativo e social-pessoal, já no de linguagem foi discrepantemente rebaixado. Concluímos que as alterações de linguagem interferiram na avaliação dos outros campos do desenvolvimento (adaptativo e pessoal-social). Apesar da interferência, a escala pode ser instrumento útil no diagnóstico de AEDL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Enap, RSP. "A Propósito de um Livro Sobre Administração de Pessoal." Revista do Serviço Público 94, no. 4 (October 27, 2017): 54–61. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i4.2982.

Full text
Abstract:
Querer negar à administração a sua importância de fenômeno social permanente, seria pretender mutilar os dados da História, com o olhar defeituoso de quem nela procurasse apenas descobrir os elementos de uma definição exclusivista da atividade humana. Nem o econômico, nem o jurídico, bastam para explicar, por si sós, a presença de instituições administrativas, que se constituíram por toda parte, no mais remoto ou recente período de civilização. Elas resultam, necessariamente, das contingências da vida social e refletem, em termos globais, o estágio de desenvolvimento de uma sociedade. São, por assim dizer, a imagem do progresso material e cultural porventura existente: as instituições administrativas — ou a administração — buscam, primordialmente, a consecução de objetivos sociais, com o máximo de rendimento e o mínimo de dispêndio, inclusive, de tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Martins, Jonatas Guilherme da Silva, Maria Cristina Bohnenberger, and Cristiane Froehlich. "Fatores que Contribuem para a Retenção de Profissionais das Gerações X e Y nas Organizações: Análise Comparativa entre Acadêmicos do Curso de Administração." Revista de Administração IMED 8, no. 1 (August 9, 2018): 78. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2018.v8i1.2056.

Full text
Abstract:
As características e as particularidades presentes nos indivíduos que compõe cada um dos grupos geracionais têm sido discutidas tanto no contexto acadêmico quanto no empírico. No ambiente de trabalho pode-se perceber que alguns valores possuem maior relevância para uma geração do que para a outra. Neste sentido, o objetivo central deste estudo consiste em identificar os fatores que contribuem para a retenção de profissionais das gerações X e Y nas organizações. O estudo analisa cinco fatores relacionados com a retenção de pessoas: a rotina de trabalho, a interação pessoal, o desenvolvimento profissional, os benefícios econômicos e a responsabilidade social. A pesquisa classifica-se como descritiva e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um levantamento realizado com um grupo de alunos concluintes do curso de administração em uma universidade situada na região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos mostram que as principais diferenças se encontram nos fatores de desenvolvimento profissional e interação pessoal, que são mais valorizados pela geração Y do que pela geração X.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Andrade, Cláudia. "A construção da Identidade, Auto-conceito e Autonomia em Adultos Emergentes." Psicologia Escolar e Educacional 20, no. 1 (April 2016): 137–46. http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150201944.

Full text
Abstract:
Resumo A adultez emergente implica a resolução de algumas tarefas desenvolvimentais clássicas para se poder construir, progressivamente, um projeto pessoal, num quadro de autonomia psicológica e social. A construção da identidade e o desenvolvimento do auto-conceito vão integrar vivências pessoais e prolongam-se além desta fase desenvolvimental, dando sentido ao percurso de vida do indivíduo. No presente estudo procuramos explorar o modo como o exercício de uma atividade profissional pode influenciar a construção da identidade, o auto-conceito e a separação psicológica das figuras parentais em adultos emergentes que estudam no ensino superior e adultos emergentes que já exercem uma atividade profissional. O estudo comparou 361 adultos emergentes universitários e 348 adultos emergentes profissionais. Os resultados encontrados suportam a presença de diferenças entre grupos nas três dimensões desenvolvimentais escolhidas para o estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Boareto, José Antonio. "O bem comum a partir da Doutrina Social da Igreja." Cadernos de Fé e Cultura 4, no. 2 (January 14, 2020): 85. http://dx.doi.org/10.24220/2525-9180v4n22019a4800.

Full text
Abstract:
A reflexão sobre o princípio de reflexão do bem comum da Doutrina Social da Igreja pede uma re-fundação, segundo o Papa Emérito Bento XVI. Reconhecer a dignidade humana, primeiramente como dom dado pelo Criador enquanto chamado à vida, exige das pessoas um reconhecimento do direito natural que, anterior a qualquer direito positivo, afirma que toda pessoa é imagem de Deus e possui uma dignidade radicada em si mesmo a qual é inalienável e inviolável. Entretanto, como se verifica, a sociedade está marcada pelo “pensamento comum” que se demonstra como ideologia libertária e tecnocrata, tendo o ser humano se reduzido antropologicamente a consumidor. A questão social é, antes de tudo, antropológica. A necessidade de re-fundar o bem comum considera que o desafio do séculoXXI é as pessoas viverem unidas convivendo entre diferentes. Para garantir a dignidade pessoal e social, isto é, o bem comum, faz-se necessário reconhecer a importância de garantir o exercício da legalidade que tutela os direitos fundamentais da pessoa humana como base do ordenamento jurídico-político. Contudo, a legalidade precisa da ética, que está ausente, pois a cultura liberal, que se demonstra também global, não considera esses valores como critérios das decisões. As leis de mercado se colocam acima da dignidade humana, e o sistema capitalista define-se a partir da noção de maximização dos lucros. Para que haja um reconhecimento da igualdade fundamental entre todas as pessoas, é indispensável considerar a sensatez religiosa de fraternidade. O reconhecimento dessa fraternidade universal está presente na perspectiva apresentada pelo Papa Francisco em sua encíclica social Laudato Si, por meio de uma nova antropologia proposta como “ecologia integral”. Nesse sentido, garantir o bem comum, ou mesmo o desenvolvimento humano integral, deve ser o empenho realizado por cada pessoa e instituição que se debruce na tarefa de salvaguardar a dignidade humana e o meio ambiente, numa nova cosmovisão que faz interagir a ecologia humana e a ecologia ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pires, Gilson Scholl, Eduardo Otávio Ferreira Vasconcelos, Alan Dyohnathan da Silva Gomes, and Michele Aline Nascimento Souza. "JOVEM APRENDIZ COMO UMA NOVA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL." Revista Univap 22, no. 40 (January 24, 2017): 395. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.915.

Full text
Abstract:
O jovem, pela sua inexperiência, tem encontrado pouca ou nenhuma oportunidade diante de tantas exigências. Dessa maneira, o estudo pretendeu analisar as contribuições do Programa Jovem Aprendiz na vida pessoal e profissional dos jovens belenenses. A pesquisa foi realizada na cidade de Belém (Pará), envolvendo estudantes que participaram do projeto. O método utilizado foi de caráter exploratório e quantitativo. Assim, mediante as dificuldades e particularidades que os jovens enfrentam na busca do primeiro emprego, ficou evidente que o referido projeto contribui para transformação pessoal e social dos jovens em fase de desenvolvimento. Concluiu-se que a inserção do jovem no mundo do trabalho, pelo programa, os prepara com habilidades e competências que contribuem para a formação teórico-prática, modificando suas vidas no ingresso no ambiente profissional de maneira satisfatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Goulart Righetto, Guilherme, Miriam Figueiredo Vieira da Cunha, and Elizete Vieira Vitorino. "O papel social do bibliotecário voltado às pessoas trans: aproximações teóricas." Em Questão 25, no. 1 (January 1, 2019): 212. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245251.212-238.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa, mediante revisão da literatura, o papel social do bibliotecário e da biblioteca voltado às pessoas trans. Ele enfatiza a competência em informação como prática social do bibliotecário, bem como aponta a inexpressividade, em âmbito brasileiro, das iniciativas voltadas para com a população trans e de lésbicas, gays, bissexuais e outros. Também reafirma a necessidade da participação, a partir de suas práticas profissionais, no progresso político, socioeconômico, informacional e de resistência das classes minoritárias, apontando o protagonismo social, o empoderamento, a liberdade e a emancipação como fatores necessários ao desenvolvimento pessoal, profissional e social dos indivíduos. Como resultados do estudo, apontam-se a urgência da adesão política bibliotecária frente às minorias sociais, devendo-se focalizar e priorizar nas abordagens sociais (inclusão, cidadania e inclusão digital), principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. Conclui-se que o papel social bibliotecário deve possibilitar vivenciar, captar e buscar suprir as necessidades de informação do modo que lhe compete, ao mesmo modo em que as bibliotecas e as unidades de informação contemporâneas têm de se apresentarem criativas, inovadoras e livres de preconceitos, visando o êxito ao lidar com as complexidades humanas e tecnológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lopes, Paulo Nuno, Adrian Coyle, and Jack Gallie. "Emoções e auto-regulação em processos de mudança pessoal deliberada: Um estudo de caso." PSICOLOGIA 28, no. 1 (July 2, 2014): 19. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v28i1.625.

Full text
Abstract:
Investigámos as experiências de mudança pessoal deliberada de dois jovens adultos, no que respeita a hábitos de estudo e de interacção social, através de um estudo de caso baseado em entrevistas. Ambos os participantes falaram de um comportamento que tinham alterado e de outro que gostariam de alterar. Usámos a análise temática para interpretar as suas histórias e compreender as suas trajectórias de desenvolvimento pessoal de uma forma integrada e contextualizada. Nesta análise, exploramos a forma como os enviesamentos de raciocínio podem deter ou impulsionar a mudança, bem como o papel das emoções na tomada de decisão face a perspectivas incertas. Estes temas realçam o papel da auto-regulação na mudança deliberada, ajudando-nos a compreender a experiência de ambivalência em relação à mudança e a dificuldade de prever trajectórias de desenvolvimento. Partindo da teoria e da investigação sobre enviesamentos na previsão de estados emocionais, argumentamos que a dificuldade de antecipar e sentir o impacto emocional de uma decisão ajuda a explicar a ambivalência em relação à mudança pessoal e o facto de as pessoas por vezes não agirem em conformidade com as suas crenças racionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Custódio, Zaira Aparecida de Oliveira, Maria Aparecida Crepaldi, and Maria Beatriz Martins Linhares. "Redes sociais de apoio no contexto da prematuridade: perspectiva do modelo bioecológico do desenvolvimento humano." Estudos de Psicologia (Campinas) 31, no. 2 (June 2014): 247–55. http://dx.doi.org/10.1590/0103-166x2014000200010.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma revisão crítica da literatura a respeito das redes sociais de apoio no contexto do desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo, centrada na abordagem do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, a qual aborda a influência de ambientes externos como contexto para o desenvolvimento. Realizou-se o levantamento bibliográfico nas bases de dados Portal da Capes, MedLine, Lilacs e SciELO, por meio de descritores pré-estabelecidos. Dentre 137 trabalhos, apenas 39 referiam-se à temática proposta, e apenas um relacionou prematuridade e modelo bioecológico. Os resultados apontam a importância do apoio de pessoas significativas e dos programas de acompanhamento de crianças que nascem pré-termo e de suas famílias, o que remete, respectivamente, à rede social pessoal e institucional. Ressalta-se a implementação das políticas de saúde que planejam as ações na saúde perinatal e na área da infância a partir da perspectiva das redes sociais de apoio como estratégia de cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Witter, Geraldina Porto. "Tarefas de desenvolvimento do adulto idoso." Estudos de Psicologia (Campinas) 23, no. 1 (March 2006): 13–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2006000100002.

Full text
Abstract:
As tarefas de desenvolvimento são básicas em cada seqüência do ciclo de vida. Há uma expectativa social de que as pessoas em cada seqüência cumpram com êxito suas tarefas. Na última parte do ciclo de vida também a pessoa idosa tem tarefas de desenvolvimento a cumprir de modo a ser feliz e ter qualidade em sua vida. As tarefas do idoso são objeto de descrições e considerações. Pesquisas sobre as tarefas do idoso são importantes devido à necessidade de informações sobre o assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Albornoz, Ana Celina Garcia, and Maria Lúcia Tiellet Nunes. "A dor e a constituição psíquica." Psico-USF 9, no. 2 (December 2004): 211–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712004000200012.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda uma temática que atinge a todos: a infância e a adolescência marcadas pelas privações. O abandono, a negligência e o abuso físico, sexual e psicológico de crianças e de adolescentes são fatos reais e freqüentes na vida dos mesmos. A literatura psicanalítica sustenta a idéia de que as vivências de privação geram importantes seqüelas no desenvolvimento emocional, podendo marcar de forma peculiar a vida das pessoas para sempre. O percurso teórico realizado neste artigo aponta que crianças e adolescentes vitimizados apresentam dificuldades para investir em si mesmos e nos outros, o que os torna portadores de sintomas dificultadores da adaptação pessoal, social, escolar, institucional e familiar. É fundamental que eles possam elaborar as suas vivências passadas traumáticas, retomar o desenvolvimento de forma saudável e atualizar os seus potenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de, Hélio Arthur Reis Irigaray, and Fabiana Braga Leal. "A trajetória e a evolução da editoria científica em administração no Brasil: a proposta democrática do Cadernos EBAPE.BR." Cadernos EBAPE.BR 16, spe (October 2018): 494–99. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395177451.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta brevemente o histórico e a evolução do periódico Cadernos EBAPE.BR, atualmente classificado como A2 no sistema brasileiro de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Qualis/Capes). Destaca-se a preocupação da equipe editorial de seguir sua tradição ao publicar pesquisas bem fundamentadas e realizadas segundo critérios metodológicos rigorosos, considerando os valores democráticos ao permitir o debate acadêmico entre as várias correntes teóricas e escolas de pensamento da Administração de Empresas e tratando, especificamente, de temas como inclusão social, justiça social, inovação sustentável, desenvolvimento sustentável, teoria crítica e as possíveis interfaces desses temas com estratégia empresarial, gestão de pessoas e teoria das organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Sforni, Marta Sueli de Faria, and Maria Terezinha Bellanda Galuch. "Gestão escolar e trabalho coletivo: contribuição da teoria da atividade." Educativa 19, no. 2 (February 13, 2017): 474. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i2.5403.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste artigo busca-se refletir sobre o trabalho coletivo no espaço escolar. Para isso, recorre-se a escritos de Leontiev, para o qual a coletividade manifesta-se no compartilhamento físico e psíquico do que é comum entre as pessoas que realizam determinada atividade, havendo uma unidade entre o sentido pessoal de cada ação e o significado social da atividade. O trabalho coletivo na escola pode ser um meio de desenvolvimento dos sujeitos envolvidos, bem como de melhoria da atividade escolar se, orientando-se pelo significado social da instituição escolar, buscar a unidade entre as diferentes ações realizadas, não se restringindo ao aspecto formal da gestão democrática. Palavras-chave: trabalho coletivo; Teoria da Atividade; gestão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rezende, Magda Andrade, Vivian César Beteli, and Jair Lício Ferreira dos Santos. "Avaliação de habilidades de linguagem e pessoal-sociais pelo Teste de Denver II em instituições de educação infantil." Acta Paulista de Enfermagem 18, no. 1 (March 2005): 56–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002005000100008.

Full text
Abstract:
Supervisão e promoção do desenvolvimento infantil são cuidados necessários às crianças que freqüentam creches e pré-escolas. Organizações de saúde internacionais e nacionais têm sistematizado estratégias para tal, porém nas instituições brasileiras estas ações são pouco realizadas. OBJETIVO: Avaliar, pelo segundo ano consecutivo, habilidades das áreas de linguagem e pessoal-social de uma coorte de crianças que freqüentam 3 creches da cidade de São Paulo. MÉTODO: O grupo amostral foi constituído por 30 crianças de 0 a 4 anos, de nível sócio-econômico homogêneo segundo instrumento para avaliação de nível de pobreza urbana. Segundo este instrumento todas as famílias estavam na faixa superior de classificação. Para avaliação do desenvolvimento foi usado o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II, empregado em dois momentos distintos no primeiro ano de acompanhamento da coorte, e uma vez no segundo ano. RESULTADOS: Na área pessoal-social a melhora foi significante da 1ª para a 2ª avaliação, o que não ocorreu na área de linguagem, ao longo das 3 avaliações. No entanto, a partir dos 3 anos de idade as crianças passaram a obter resultados piores. Quanto aos sexos não houve diferenças significantes nos desempenhos nas duas áreas. CONCLUSÃO: É possível que as habilidades das crianças na área pessoal-social tenham sido incrementadas pelas condições das instituições, o que não ocorreu na de linguagem. Não se pode afirmar a causa destes acontecimentos, embora seja intrigante a proporção adulto/criança que diminui após as crianças completarem 3 anos de idade, mas outras pesquisas são necessárias, inclusive a continuidade desta coorte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Cunha, Maria José dos Santos. "A animação educativa no desenvolvimento pessoal e social de futuros formadores: uma abordagem centrada na prática teatral." Revista Portuguesa de Educação 21, no. 2 (February 27, 2018): 161. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.13931.

Full text
Abstract:
Neste artigo procuramos focalizar, a partir de um trabalho realizado em contexto extra-curricular com formandos das Licenciaturas de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, o papel de um objecto de estudo ainda pouco explorado num contexto de formação inicial, o da animação educativa aliada a práticas teatrais, descrevendo de forma sintética o processo que a ele conduziu, apresentando os resultados e apreciando os seus valores.Palavras-chave: Desenvolvimento; Formação; Animação; Práticas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Araújo, Cláudio Márcio de, and Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira. "Significações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativo." Educação em Revista 26, no. 3 (December 2010): 169–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982010000300009.

Full text
Abstract:
Este artigo se baseia em uma pesquisa que teve por objetivo analisar concepções sobre adolescência e desenvolvimento humano que medeiam as intervenções socioeducativas no contexto de um circo social. Participantes: adolescentes, corpo técnico, estagiários e o próprio pesquisador. Os resultados foram gerados considerando os seguintes núcleos de significação: (a) a potencialidade da arte circense como instrumento na promoção de desenvolvimento humano; (b) a evolução no uso de instrumentos circenses como foco do processo de acompanhamento e avaliação do adolescente; (c) a adolescência como fase do ciclo de vida; (d) risco e vulnerabilidade social como características do sujeito ou do contexto. A necessidade de que os agentes institucionais busquem uma compreensão mais profunda do processo de transformação pessoal que tem lugar ao longo da adolescência é aspecto explorado na discussão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Peltz, Lidiane, Maria da Graça Moraes, and Mary Sandra Carlotto. "Resiliência em estudantes do ensino médio." Psicologia Escolar e Educacional 14, no. 1 (June 2010): 87–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572010000100010.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi avaliar a resiliência em estudantes do Ensino Médio e sua associação com variáveis sociodemográficas e contribuição da escola em seu desenvolvimento pessoal. A amostra foi composta de 140 alunos de uma Escola Estadual de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, um questionário para levantamento de variáveis demográficas e sociais e a Escala de Resiliência, adaptada por Pesce, Assis, Avanci, Santos, Malaquias e Carvalhaes (2005), que constitui-se de três dimensões: Independência e determinação; Resolução de ações e valores; Autoconfiança e Capacidade de adaptação a situações. Resultados indicam associação negativa entre renda familiar e a dimensão de resiliência de Independência e determinação. Associação positiva foi identificada entre a percepção de que a escola contribui para o desenvolvimento pessoal e a dimensão de Resolução de ações e valores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Sampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa. "Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no. 34 (March 1, 2017): 139. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i34.682.

Full text
Abstract:
O presente artigo faz uma análise sobre o trabalho na nossa sociedade capitalista em sua concepção histórica, social, ontológica, político e econômico. Será analisado o conceito de trabalho como uma forma de desenvolvimento humano, ressaltando a sua importância para a existência da sociedade. Faz-se necessário discursar sobre o trabalho na sociedade capitalista, as relações da educação com o trabalho e formação profissional, principalmente sobre como pensar em educação como um caminho para a libertação alienatória do trabalho, instigando a população a pensar em educação como algo essencial para autonomia e desenvolvimento psicossocial e cultural, e não como uma solução direta para todos os problemas humanos, principalmente econômicos. Por fim, o discurso produzido neste artigo faz com que se compreenda o trabalho não apenas como algo mecânico, mas como um conjunto de esforços que se realiza para a construção de uma sociedade melhor e como um meio de realização pessoal, uma necessidade que deve ser mantida em toda e qualquer forma de sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Milani, Maria Luiza, and Pollyana Weber da Maia Pawlowytsch. "As representações sociais e as implicações da pobreza no desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 6, no. 3 (November 21, 2016): 235–60. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v6i3.1308.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi o de analisar as representações sociais dos sujeitos que vivem em condição de pobreza no Planalto Norte de Santa Catarina. Participaram 115 mães, com idade entre 18 e 63 anos, todas beneficiárias do Programa Bolsa Família, residentes nos municípios de Mafra, São Bento do Sul, Três Barras e Irineópolis. Constatou-se que os participantes do estudo compreendem a pobreza a partir de uma visão multidimensional, pela qual a ausência de renda não é o único fator considerado como provocador desta condição de forma que os elementos identificados reforçam a visão de que o desenvolvimento da região também está relacionado o envolvimento social de seus sujeitos, permitindo que os mesmos possam fazer e sentir-se ativos no processo de crescimento pessoal e crescimento de seu território, pois a ausência de entendimento sobre o seu crescimento pessoal impede a leitura de crescimento de território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Costa, Alisson Silva da, Nathália Barros Ramos, and Priscila Bastos Braga Dos Santos. "PRÁXIS, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA." Pensar Acadêmico 18, no. 3 (August 3, 2020): 552. http://dx.doi.org/10.21576/pa.2020v18i3.1884.

Full text
Abstract:
A extensão universitária se configura como instrumento de um processo dialético entre a teoria e a prática, promovendo através da interdisciplinaridade de suas ações, uma visão integrada do social. Este trabalho objetiva analisar, a partir do currículo, a contribuição da extensão universitária para a construção da consciência política na formação inicial dos estudantes do curso de pedagogia da Universidade de Brasília (UnB). A metodologia se dará pela análise documental do Projeto Político Pedagógico Curricular do curso de pedagogia. A contribuição da extensão universitária para a construção da consciência política se dá pela relação entre universidade e sociedade, pela unidade teoria e prática, possibilitando a emancipação dos sujeitos e a transformação pessoal, social e acadêmica, ou seja, só é possível pela práxis, por uma formação que permita a apreensão dos processos históricos com todas as mediações e contradições inerentes a essa formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mota, Catarina Pinheiro, and Magda Rocha. "Adolescência e jovem adultícia: crescimento pessoal, separação-individuação e o jogo das relações." Psicologia: Teoria e Pesquisa 28, no. 3 (September 2012): 357–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722012000300011.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura problematizar a importância das dinâmicas relacionais no crescimento pessoal. Tendo como ponto de partida a teoria da apego, o desenvolvimento pessoal é pautado por processos de separação-individuação; são estes os processos que permitem a construção de um sentido de autonomia. Recentemente o conceito de "adultos emergentes" tem vindo a ganhar destaque, gerindo a discussão em torno dos factores internos e externos que eventualmente potenciam a entrada na adultícia. Pais, irmãos e pares assumem relevância neste processo, o que implica posteriormente um alargamento da rede social ao contexto de trabalho e às relações amorosas. As implicações desta transição serão discutidas à luz do processo de separação-individuação e dos factores moderadores do crescimento pessoal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Faria, Luísa. "Teorias implícitas da inteligência: estudos no contexto escolar português." Paidéia (Ribeirão Preto) 12, no. 23 (2002): 93–103. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2002000200007.

Full text
Abstract:
Neste artigo, discutem-se as teorias implícitas ou pessoais da inteligência de alunos e professores portugueses, apresentando um conjunto de estudos de natureza transversal e longitudinal. As concepções pessoais de inteligência dos alunos são discutidas à luz da teoria de Dweck, que salienta o seu caráter estático vs. dinâmico. As teorias pessoais dos professores são conceptualizadas segundo a perspectiva das representações sociais e os estudos de Mugny e Carugati. Finalmente, discute-se a dupla função das teorias implícitas, que se reparte entre a construção de um conjunto de explicações plausíveis e coerentes a nível individual e a construção de uma identidade social e pessoal gratificantes, destacando-se o papel dos contextos sociais de existência na construção e desenvolvimento das teorias pessoais de inteligência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

LIMA, JANDMARA DE OLIVEIRA, and ANIELSON BARBOSA DA SILVA. "DETERMINANTES DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COLETIVAS NA GESTÃO DE PESSOAS." RAM. Revista de Administração Mackenzie 16, no. 5 (October 2015): 41–67. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n5p41-67.

Full text
Abstract:
RESUMOEste artigo objetiva identificar os fatores determinantes para o desenvolvimento de competências coletivas dos servidores da área de gestão de pessoas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para balizar teoricamente a compreensão do fenômeno, fez-se uma revisão da literatura sobre a noção, o processo e os fatores individuais e organizacionais associados ao desenvolvimento de competências coletivas. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado com gestores e servidores da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da UFCG, a partir de entrevistas e de grupos focais. A análise dos resultados possibilitou a identificação de oito determinantes do desenvolvimento de competências coletivas. Alguns fatores identificados representam limitações para a formação de competências em nível coletivo e outros facilitam esse desenvolvimento. A ausência da unidade de equipe é um fator limitante no desenvolvimento de competências coletivas em decorrência da fragmentação das atividades e da falta de integração entre as coordenações. Com base nos resultados do estudo, considera-se que a pesquisa traz uma contribuição teórico-prática para o contexto do setor público. Em relação à contribuição teórica, o estudo reúne as principais abordagens sobre o tema que balizaram a categorização proposta nos resultados, o que possibilita uma análise mais ampla dos aspectos conceituais e permite uma avaliação crítica da difusão da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Como contribuição prática, o estudo apresenta elementos que podem fundamentar um projeto de gestão por competências no contexto social da pesquisa, bem como em outras instituições públicas. Tanto as barreiras identificadas quanto os fatores determinantes das competências coletivas, conforme descritos neste trabalho, podem ser úteis no planejamento da implantação de um sistema de gestão por competências não apenas com enfoque no indivíduo, mas também no ambiente coletivo. Apesar de o estudo ter sido feito em um contexto específico (SRH), de uma universidade específica (UFCG), acredita-se que os resultados desta pesquisa também podem caracterizar outros contextos institucionais, em função da trajetória histórica, cultural e social comum e marcada por dispositivos legais que orientam as decisões estratégicas e operacionais da gestão de pessoas nas instituições federais de ensino superior (Ifes).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz, Felipe Alckmin-Carvalho, Deisy Ribas Emerich, Priscilla Veloz Cevallos, and Cristiane Silvestre de Paula. "Indicadores de atraso no desenvolvimento em crianças de creche advindas de famílias de baixa renda." Estudos e Pesquisas em Psicologia 17, no. 3 (October 25, 2018): 1042–62. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2017.37701.

Full text
Abstract:
Avaliações periódicas precoces de indicadores de desenvolvimento são importantes para a elaboração de programas preventivos. O objetivo deste estudo foi identificar atrasos em indicadores globais de desenvolvimento em 100 crianças (idades entre 16-24 meses, média de 21,84 meses, DP+1,94), matriculadas em creches de um município do Estado de São Paulo. O instrumento de coleta de dados foi o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (Denver II). Na amostra estudada, o domínio de maior prejuízo foi o da linguagem, seguido pelo domínio de cuidado pessoal-social. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de incluir na avaliação do desenvolvimento infantil fatores familiares e educacionais comumente associados a atrasos de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Amparo, Deise Matos do, Afonso Celso Tanus Galvão, Paola Biasoli Alves, Katia Tarouquella Brasil, and Silvia Helena Koller. "Adolescentes e jovens em situação de risco psicossocial: redes de apoio social e fatores pessoais de proteção." Estudos de Psicologia (Natal) 13, no. 2 (August 2008): 165–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2008000200009.

Full text
Abstract:
Este estudo visou investigar fatores sociais e pessoais que possam servir como proteção a adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal. Os participantes foram 852 adolescentes e jovens, cursando o ensino médio em escolas públicas do Distrito Federal, com idade entre 13 e 27 anos, que responderam a um questionário com 109 questões sobre risco e proteção em seu desenvolvimento. Os resultados enfocam as redes de proteção (família, escola, amigos) e os fatores pessoais (auto-estima, religiosidade-espiritualidade). Os adolescentes e jovens apresentam processos de resiliência global (social, emocional e acadêmica), evidenciando a confiança em si mesmos e na rede composta por escola, família e amigos. A análise dos dados enfatiza a compreensão contextual da adolescência e juventude no Brasil e a necessidade de implementação de políticas públicas para essas populações que permitam o exercício e a significação de suas experiências positivas e protetivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Beteli, Vivian César, and Magda Andrade Rezende. "O desenvolvimento infantil das habilidades de linguagem e pessoal-social em creches/pré-escolas: um estudo de coorte." Revista da Escola de Enfermagem da USP 36, no. 2 (June 2002): 204. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342002000200016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Arnt, Karen Osório, Márcia Amaral Corrêa de Moraes, and Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral. "Educação corporativa: análise dos sentidos do trabalho à luz da formação continuada." ScientiaTec 5, no. 1 (June 25, 2018): 36–50. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v5i1.2223.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se propõe a levantar algumas discussões sobre o sentido do trabalho na vida das pessoas e que importância a formação continuada ocupa no desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma breve revisão bibliográfica em segmentos como educação, psicologia, administração e sociologia, o estudo tem objetivo de trazer algumas concepções, fazendo um contraponto entre alguns estudiosos do assunto. O significado de trabalho, desde os primórdios da sociedade em produção, é analisado e discutido por diversos autores e tantos outros profissionais. E inúmeras questões são levantadas em estudos correlatos e em algumas pesquisas. Que espaço esse tem na vida dos indivíduos? O trabalho é uma fonte de realização pessoal? É um objetivo de vida ou somente uma função social? O trabalho pode ser alienante ou fetichizado? A busca pela formação continuada pode trazer prazer ou sofrimento para o indivíduo? Estas são algumas questões que este artigo está disposto a discutir. A metodologia utilizada será revisão bibliográfica, além de utilizar como instrumento de pesquisa, um questionário online, através de rede social, com público diverso. O resultado final foi gratificante com diversas possibilidades de análise a partir do cruzamento das variáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, José Bittencourt da. "POPULAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: DESENVOLVIMENTO, CAPITAL SOCIAL E O PAPEL DA EDUCAÇÃO." Revista Margens Interdisciplinar 5, no. 6 (May 22, 2016): 39. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2802.

Full text
Abstract:
Historicamente, a concepção de desenvolvimento esteve ligada às ideologias decotômicas do pós-Segunda Gerra Mundial. O presente artigo objetiva apresentar e debater outros aspectos da condição humana e social que vêm sendo colocados como imprescidíveis ao desonvolvimento como a idéia de capital social, que tem sido posta como elemento capaz de produzir na sociedade a qualidade histórica indispensável ao seu automelhoramento. Neste contexto, a Educação também é colocada como a mais importante aliada na formação de sentimentos coletivos em detrimento de condutas individualistas e antiéticas. Na Amazônia brasileira, esses novos inputs se fazem mister para quebrar o círculo nada virtuoso do individualismo, da violência, do apego ao patronato e da falta de sentimento de pertencimento com autoestima. Para tanto, buscou-se fundamentar o debate a partir de pesquisa bibliográfica, realizada em biblioteca virtual e física, assim em acervo pessoal. Palavras-chave: Desenvolvimento. Educação. Capital Social. Amazônia Brasileira. População do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography