Academic literature on the topic 'Destilação de solvente'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Destilação de solvente.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Destilação de solvente"

1

Souza, Alvaro Eduardo Costa, Daniel Alves Cerqueira, Nádia Guimarães Sousa, and Cássia Regina Cardoso. "Simulação do processo de destilação extrativa para produção de etanol anidro utilizando etilenoglicol como agente de separação." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 18, 2021): e45610414228. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14228.

Full text
Abstract:
O etanol anidro é um produto com teor mínimo de 99,5% molar de etanol, possui aplicações como solvente, precursor de compostos químicos, além de poder ser adicionado à gasolina para uso como combustível. A separação da mistura etanol/água por destilação fracionada é limitada a 88% molar de etanol devido à formação de um azeótropo, o que impede a produção de etanol anidro. Métodos alternativos de destilação são utilizados, destacando-se a destilação extrativa, que consiste na introdução de um agente extrator de alto ponto de ebulição, capaz de absorver e realizar o arraste da água para a base da coluna, o etanol anidro é obtido como destilado. Este trabalho propõe uma simulação no software livre ChemSep do processo de destilação extrativa para obtenção de etanol anidro utilizando etilenoglicol como agente extrator para eficiência dos estágios de 70% e 100%. Foram realizadas análises de parâmetros do processo como o número de estágios totais, estágio de alimentação da mistura azeotrópica e do solvente, razão de refluxo e temperatura de alimentação do solvente e da mistura azeotrópica; buscando encontrar as condições de maior eficiência. Como resultado, para eficiência de 100%, obteve-se uma coluna com 20 estágio totais, com a mistura azeotrópica sendo introduzida no estágio 10 e o solvente no estágio 3, nas temperaturas de 25°C e 70°C respectivamente, com razão de refluxo de 1,1. Constatou-se a necessidade de um número maior de estágios e de razão de refluxo para obtenção de mesma concentração de etanol no destilado para 70% de eficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Schirmer, Waldir Nagel, Luciano Zart Olanyk, Matheus Vitor Diniz Gueri, Carmem Luisa Barbosa Guedes, Carmem Luisa Barbosa Guedes, Douglas Santos de Oliveira, Dionisio Borsato, Talita Pedroso Quessada, and Paulo Rogério Pinto Rodrigues. "AVALIAÇÃO DAS EMISSÕES GASOSAS, PARÂMETROS DE QUALIDADE E DESEMPENHO DE CONSUMO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA OPERANDO COM MISTURAS GASOLINA/ADULTERANTE EM DIFERENTES PROPORÇÕES." Revista CIATEC-UPF 6, no. 2 (November 30, 2014): 15. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v6i2.3814.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisou os resultados de parâmetros de qualidade (curvas de destilação, teor de etanol, cor e aspecto e massa específica), desempenho (consumo mássico) e emissões dos poluentes atmosféricos monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx) para diversas misturas de combustíveis, formadas por gasolina A, 20% v/v de etanol, e diferentes teores de solvente alifático leve (o adulterante solvente para borracha). Os ensaios de destilação, teor de etanol, cor e aspecto e massa específica foram realizados conforme normas NBR 9619, NBR 13992, NBR 14954 e NBR 7148, respectivamente, e os ensaios de desempenho e de emissões foram realizados de acordo com a norma NBR 8178, variando-se as cargas de um motor-gerador de 196 cc, entre 0 e 2000 W. Os resultados dos ensaios mostraram que os parâmetros de qualidade avaliados não foram eficientes para revelar adulteração do combustível. A adição do adulterante resultou ainda no aumento do consumo mássico em 7%, assim como no aumento das concentrações de CO e HC de 38 e 16%, respectivamente, apesar da redução de 15% para o NOx
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Lucas Rodrigo Custódio, Marina Barbosa Maluf Ribeiro, Amanda Dornelas Oliveira, Caroline Santos Silva, Érica Victor Faria, and Kássia Graciele Santos. "Destilação solar do solvente etanol proveniente da extração de óleo de coco." Brazilian Journal of Development 5, no. 12 (2019): 28964–82. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n12-066.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zacarelli, Aline, Caroline Alves Sampaio Faria, Jéssica Amorim Matos, Kemer Neves Zuri, Leonardo Seiji Otsubo Hayasida, and Newton Libânio Ferreira. "COMPARAÇÃO ENERGÉTICA ENTRE OS PROCESSOS DE OBTENÇÃO DE AROMÁTICOS DE MISTURAS DE HIDROCARBONETOS RICAS EM AROMÁTICOS." Journal of Engineering and Exact Sciences 3, no. 2 (March 19, 2017): 112–20. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss2pp112-120.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa comparar energeticamente duas vias de obtenção da fração de hidrocarbonetos aromáticos presentes em uma corrente de hidrocarbonetos: destilação extrativa e extração líquido-líquido. Para a análise energética escolheu-se como matéria básica uma corrente de aromáticos, característica da indústria petroquímica, o reformado. Esta corrente é composta basicamente por benzeno, tolueno e xileno (BTX). Para tanto é necessário confeccionar modelos dos processos comerciais, contendo operações unitárias e o método termodinâmico. Para a simulação foi utilizado o software ASPEN PLUS®, por meio do qual escolheu-se a N-metil-2-pirrolidona como o melhor solvente para os dois processos. Através das simulações, para o caso base de extração líquido-líquido, determinou-se um extrator de 12 estágios com seletividade da corrente de extrato e porcentagem de extração de aromáticos igual 83,83% e 94,25%, respectivamente. Cada corrente gerada pelo extrator, rafinado e extrato, foram encaminhas para uma coluna de destilação fracionada. Dessa forma, para a coluna de destilação do extrato foi obtida uma seletividade da corrente de BTX de 90,08% e porcentagem de extração de aromáticos de 86,33%. Já para a coluna de destilação do rafinado foi obtida uma seletividade da corrente de não aromáticos de 98,44% e porcentagem de extração de não aromáticos de 94,38%. A fim de otimizar cada processo, fez-se uma integração energética adicionando trocadores de calor, e com isso foi possível obter um consumo específico de 485,61 kcal/kg de BTX e uma massa de água de resfriamento de 70 m3/h. Para o caso base de destilação extrativa foi obtido 95,29% e 90,21% de porcentagem de extração de aromáticos e seletividade, respectivamente, para uma coluna de 10 estágios teóricos. A corrente de extrato seguiu para uma coluna de destilação fracionada, onde se obteve uma seletividade de 90,23%, e porcentagem de extração de aromáticos de 93,05%. A corrente de rafinado também passou por uma coluna de destilação fracionada, onde obtiveram-se como resultados 95,73% de porcentagem de extração de não aromáticos e 85,81% de seletividade. Adicionado os trocadores de calor obteve-se um consumo específico de 430,82 kcal/kg de BTX e uma vazão de água de resfriamento de 102 m3/h.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fonseca, Michelle Campos, Elis Regina Souza Morato, Thiago Azevedo de Freitas, and Wilson Rodrigues Braz. "Avaliação da substituição do benzeno por ciclohexano como solvente residual na obtenção do álcool etílico absoluto." Conexão Ciência (Online) 14, no. 3 (September 30, 2019): 53–65. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v14i3.869.

Full text
Abstract:
Introdução: O álcool etílico absoluto, também conhecido como álcool puro ou álcool anidro, é obtido pela desidratação do álcool hidratado com o auxílio do benzeno ou substituição do mesmo por ciclohexano. A destilação simples ou fracionada de etanol não resulta em uma concentração alcoólica maior que 95%. Já o álcool ou etanol absoluto possui uma concentração mínima de 99,6%. Pertence à classe dos álcoois, sendo a partir da cana-de-açúcar ou o milho as duas formas mais comuns de ser produzido. Em sua composição, dependendo da rota de síntese, pode conter hidrocarbonetos aromáticos como o benzeno, um composto químico altamente tóxico e carcinogênico. Esse composto é uma das substâncias que desperta grande interesse por ser um solvente presente na formulação de vários produtos de livre acesso a população. O álcool absoluto é largamente utilizado como matéria-prima para diversos produtos como detergentes, gasolina, no aeromodelismo, preparo de combustível, domissanitários, assepsia das mãos e, principalmente, nas fórmulas farmacêuticas e cosméticas. Objetivo: Avaliação da detecção e quantificação do benzeno e substituição do mesmo por ciclohexano como possível resíduo da rota de síntese de obtenção do álcool absoluto, comercializado em drogarias na região centro-oeste de Minas Gerais, no período de setembro e outubro de 2017. Método: O método utilizado para análise foi o de solventes residuais preconizada pela United States Pharmacopeial Convention, USP 40 NF 35, página 2616, por meio da técnica de cromatografia gasosa. Conclusão: Todas as amostras testadas apresentaram teor no teste de cromatográfica gasosa em conformidade com os parâmetros exigidos pela ANVISA. As amostras dos fabricantes se apresentaram seguras ao uso humano em relação a concentração do benzeno sendo comprovada a utilização do ciclohexano no processo de desidratação do álcool.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Araújo, Izabela Mesquita, Mateus Borges Silva, Nailde De Paula Silva, Hêmina Carla Vilela, Rodrigo Martins Fráguas, and Isis Abel. "ATIVIDADE ACARICIDA DE Nicotiana tabacum SOBRE OVOS DE Rhipicephalus (Boophilus) microplus." Acta Veterinaria Brasilica 10, no. 2 (May 9, 2016): 190. http://dx.doi.org/10.21708/avb.2016.10.2.5576.

Full text
Abstract:
A utilização de acaricidas sintéticos é a forma mais comum para o controle do carrapato-do-boi, Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Porém, os problemas acarretados pelo o uso indiscriminado desses produtos têm impulsionado a busca por métodos alternativos como a utilização de compostos a base de plantas medicinais. Nesse contexto, este estudo objetivou avaliar a eficácia de diferentes métodos de extração do fumo de corda (Nicotiana tabacum) contra ovos de R. microplus. Para a obtenção dos extratos da planta, foram utilizadas as seguintes técnicas: maceração, destilação e extração de Soxhlet, todas utilizando a água como solvente. Os ovos foram organizados em alíquotas de 100 mg para serem tratados com os extratos e, posteriormente, observados diariamente para o registro dos parâmetros relativos à eclosão larval. Observou-se um aumento significativo no período de incubação quando foram utilizados os extratos obtidos por maceração ou Soxhlet. O período e o percentual de eclosão foram significativamente reduzidos, com a utilização de qualquer uma das técnicas de extração. Portanto, o extrato aquoso de N. tabacum, sem a necessidade de formulações, é eficaz para impedir a eclodibilidade larval sob as condições empregadas nesta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alvarez, A. S., L. C. Santos, M. G. B. Zoghbi, and R. J. F. Silva. "Avaliação das estruturas secretoras de Ocimum gratissimum var. macrophyllum Briq. (Lamiaceae) após extração dos constituintes voláteis." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 15, no. 2 (2013): 237–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722013000200011.

Full text
Abstract:
O impacto provocado nas estruturas secretoras de folhas adultas de Ocimum gratissimum var. macrophyllum após extração dos componentes voláteis utilizando-se diferentes métodos de extração foi investigado através de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Secções transversais do ápice, da nervura central, e da margem mostraram superfície com cutícula estriada, estômatos diacíticos, tricomas tectores simples, filiformes, e glandulares peltados. Os peltados, com estrutura envolta por uma cutícula contendo o exsudado celular, variaram de 60 a 80µm de diâmetro sendo formados por uma porção apical multicelular com disposição radial formada por dois círculos concêntricos com 9 a 16 células. Na região central do ápice do tricoma peltado se identificou a presença de 4 células em forma de vértice dispostas sobre o pedúnculo, sendo esta a região mais externa formada por número variável de células. Os componentes voláteis das folhas adultas foram extraídos por hidrodestilação (HD), destilação-extração simultânea (DES), e solvente (SO). Os dados obtidos evidenciaram que o maior impacto nas estruturas secretoras ocorreu após extração por hidrodestilação quando comparado aos outros métodos utilizados. A porcentagem dos principais constituintes químicos, timol e γ-terpineno variaram de acordo com o método de extração: timol (HD = 25,4%, SO = 18,2%, DES = 54,8%) e γ-terpineno (HD = 38,2%, SO = ausente, DES = 13,7%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Buttendorff, Gabriel, and Olivio Fernandes Galão. "RECOVERY WAST ETHANOL AND FORMOL REUSE GENERATED IN ZOOLICAL LABORATORIES." Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 38, no. 2 (February 23, 2018): 36. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2017v38n2p36.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta processos de recuperação de resíduos de formaldeído e etanol gerados em laboratórios. O formaldeído com concentração desconhecida e etanol residual de teor 70 ºGL foram coletados no laboratório de conservação zoológico da Universidade Estadual de Londrina. Foram utilizados processos de destilação simples para aumentar o gráu alcoólico e recuperação de formalina. Para a recuperação de etanol, destilação fraccionada, destilação azeotrópica e destilação extractiva foram utilizados. O resíduo foi destilado a partir de solução de formalina, e o formaldeído recolhido após a destilação foi quantificado através de titulação iodométrica, que provou ser um método muito eficiente e seguro. As amostras de etanol recolhidas foram medidas utilizando um densitómetro calibrado. Verificou-se que a concentração de formaldeído no resíduo era de 1,82% p / v e na solução recuperada era de 2,65% p / v. O grau máximo obtido na recuperação de etanol foi de 91,3 ºINPM. Todos os processos de destilação foram eficientes na recuperação e purificação de solventes residuais, o que resulta numa diminuição no volume de resíduos e no custo de aquisição de novos reagentes. O novo projeto para uma escala simples e maior está em andamento para recuperar maiores volumes de formaldeído.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Carlos Alberto Batista, and Ana Paula Miranda Silva. "Extratos vegetais de plantas daninhas contra o pulgão aphis craccivora koch 1854, no feijão vigna unguiculata (l.) walp." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 6, no. 2 (October 21, 2015): 69–75. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2015.002.0005.

Full text
Abstract:
O feijão-caupi (Vigna unguiculata (l.) Walp.) é uma leguminosa rústica dos trópicos semi-árido, úmido e subúmido. É cultivado principalmente por pequenos agricultores nas regiões nordeste e norte do país onde consiste da principal fonte proteica vegetal para a população, e uma das principais alternativas sociais e econômicas de suprimento alimentar e geração de emprego, especialmente para as populações rurais. Dentre os fatores limitantes ao seu cultivo destacam-se as pragas e, dentre estas, o pulgão Aphis craccivora Koch, 1854 (Hemiptera: Aphididae), que, além de causar danos diretos sugando sua seiva, ainda é responsável pela transmissão de vírus. Este trabalho visou avaliar a atividade inseticida de extratos vegetais obtidos de plantas daninhas contra o pulgão preto no feijão caupi em condições de laboratório. As plantas, selecionadas por meio de estudos etnobotânicos e quimiossistemáticos, foram secas e reduzidas a pó, sendo os extratos botânicos obtidos a partir de soluções etanólicas por percolação a frio, com remoção posterior do solvente por destilação à pressão reduzida. Os pulgões foram coletados em ramos novos de feijão caupi infestado, na área experimental da universidade. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, utilizando-se 10 espécies de plantas daninhas para obtenção dos extratos em diferentes concentrações 500, 1000, 1500, 2000 PPM. As plantas mostraram um elevado poder inseticida superior a 60 % de taxa de mortalidade do pulgão preto, exceto para a tiririca. Assim as plantas daninhas podem ser utilizadas para a obtenção de inseticidas naturais ou para o isolamento dos princípios ativos que permitam a síntese de novos produtos fitossanitários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Busato, Nathália Viégas, Jeniffer Cristina Silveira, Andréa Oliveira Souza da Costa, and Esly Ferreira da Costa Junior. "Estratégias de modelagem da extração de óleos essenciais por hidrodestilação e destilação a vapor." Ciência Rural 44, no. 9 (September 2014): 1574–82. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20121330.

Full text
Abstract:
Óleos essenciais são compostos químicos voláteis, característicos por sua fragrância e frequentes atividades antimicrobianas e antioxidantes. São extraídos dos tricomas de plantas aromáticas por meio do processo de destilação, seja ela utilizando apenas vapor (destilação por arraste a vapor), água e vapor ou somente água (hidrodestilação); ou ainda através do processamento mecânico dos pericarpos de frutos cítricos, extração com solventes orgânicos ou com fluido supercrítico, por exemplo. Em ambos os casos, a modelagem matemática é relevante: na destilação a vapor, com o objetivo de projetar plantas industriais com boas condições operacionais; na hidrodestilação, normalmente em escala laboratorial, com o objetivo de se obter uma melhor descrição do comportamento da extração e uma maior precisão na obtenção dos dados experimentais. Neste trabalho, são apresentados, analisados e discutidos quatro modelos do processo de extração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Destilação de solvente"

1

BATISTA, Rodrigo Albuquerque. "Otimização de uma unidade de destilação de solvente." Universidade Federal de Campina Grande, 2009. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1264.

Full text
Abstract:
Submitted by Emanuel Varela Cardoso (emanuel.varela@ufcg.edu.br) on 2018-07-26T20:04:29Z No. of bitstreams: 1 RODRIGO ALBUQUERQUE BATISTA – DISSERTAÇÃO (PPGEQ) 2009.pdf: 1371116 bytes, checksum: e83cb01217e145c19452e17728123ea0 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-26T20:04:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RODRIGO ALBUQUERQUE BATISTA – DISSERTAÇÃO (PPGEQ) 2009.pdf: 1371116 bytes, checksum: e83cb01217e145c19452e17728123ea0 (MD5) Previous issue date: 2009-03-31
A destilação é um dos processos de separação mais importantes e que também, mais consomem energia em indústrias químicas e petroquímicas. Portanto sua operação otimizada é condição sine qua non para viabilidade dos negócios. Além do alto consumo, em alguns processos ocorre a formação de compostos azeotrópicos que se mantêm presentes na destilação; estes se classificam entre homogêneos e heterogêneos. Este trabalho abordou a otimização do sistema de purificação de solvente (trem de destilação) de uma das unidades da Braskem, o qual é constituído por duas colunas de destilação e um vaso de flash. A planta onde está localizado o sistema de purificação produz polietilenos de Alta Densidade (PEAD) e de Ultra Alto peso Molecular (PEUAPM) através da tecnologia Slurry. A polimerização é realizada em suspensão de solvente e utiliza reatores do tipo mistura perfeita (CSTR). A perda de solvente e o consumo de vapor representam 80% do custo variável após matérias primas da planta de produção de polietileno de alta densidade tecnologia slurry da MCI – Mitsubishi Chemical Inc. A otimização das colunas de destilação da Planta PE2 da Braskem utilizando modelo termodinâmico de Peng Robinson através do simulador comercial Aspen Plus demonstrou potencial de economia de 1.200.000 R$/ano.
The distillation is the most important separation process in chemical engineer, on the other hand it is the highest industry energy consumer. Therefore, optimized operation is essential to business feasibility. In some process happen the azeotropic moisture is formed that is hold in the distillation section, they can be classified as homogeneous or heterogeneous. This work approached the optimization of the Solvent Purification System (distillation train) from Braskem PE2 unit who is built up from to two distillation columns and one flash drum. The PE2 unit who produce High Density Polyethylene and Ultra High Molecular Weight Polyethylene by slurry process from Mitsubishi Chemical Corporation is localized in Camacari, Brazil. The polymerization is conduced in a solvent suspension and use Continuous Stirred Tank Reactor (CSTR) type. The solvent lost and the steam consumer together the 80% from the variable cost, before raw material, in High Densit y Polyethylene and Ultra High Molecular Weight Polyethylene by slurry process from Mitsubishi Chemical Corporation. The optimization from Braskem PE2 Unit distillation system, using thermodynamic model Peng Robinson through the Aspen Plus commercial simulator presented 1.200.000 R$/y.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bueno, Sônia Maria Alves 1961. "Equilibrio liquido-liquido de misturas ternarias agua-etanol-solvente." [s.n.], 1990. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/267357.

Full text
Abstract:
Orientador: Saul Gonçalves D'Avila
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Quimica
Made available in DSpace on 2018-07-13T22:06:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bueno_SoniaMariaAlves_M.pdf: 6280929 bytes, checksum: e399b29a074e7ea0636786683b069201 (MD5) Previous issue date: 1990
Resumo: Este trabalho é uma contribuição ao estudo de novos processos de destilação zaeotrópica do etanol, discutindo-se os seguintes aspectos: (1) seleção de solventes alternativos ao benzeno para a destilação azeotrópica do etanol; (2) determinação experimental do equilíbrio líquido-líquido dos sistemas ternários água-etanol-ciclohexano e água-etanol-hexano, a pressão atmosférica e temperaturas iguais ao mais altas que ¿25 GRAUS¿C: (3) predição e interpolação dos dados de equilíbrio líquido-líquido usando quatro modelos de coeficientes de atividade da fase líquida (NRTL. UNIQUAC. TSUBOKA-KATAYAMA-WILSON e CHA-PRAUSNITZ); (4) análise da viabilidade da utilização dos solventes selecionados na destilação azeotrópica do etanol
Abstract: This work is a contribuition to the study of new processes of azeotropic distillation of ethanol, discussing the following aspects: (1) selection of alternative solvents for azeotropic distillation of ethanol as substitute of benzene; (2) experimental determination of liquid-liquid equilibrium data of ternary systems water-ethanol-cyclohexane and water-ethanol-hexane, at atmosferic pressure and temperatures equal to or higher than ¿25 DEGREES¿C: (3) prediction and interpolation of the liquid-liquid ternary data using four liquid-liquid activity coefficient models (NRTL, UNIQUAC, TSUBOKA-KATAYAMA-WILSON and CHA-PRAUSNITZ); (4) analysis of the possible use of the selected solvents in the azeotropic distillation of ethanol
Mestrado
Mestre em Engenharia Química
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Telis, Vania Regina Nicoletti. "Efeito do solvente na eficiencia de transferencia de massa na destilação extrativa em colunas recheadas." [s.n.], 1991. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254833.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Jose de Almeida Meirelles
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-07-13T22:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Telis_VaniaReginaNicoletti_M.pdf: 5294410 bytes, checksum: aeb81ed6ace7ff86f3ca272fd188ffd4 (MD5) Previous issue date: 1991
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar o efeito do solvente na eficiência de transferência de massa na destilação extrativa em colunas recheadas. Os experimentos foram realizados em uma coluna de vidro com dimensões variando entre 4,0 - 4,5 cm de diâmetro interno e 0,9 - 1,5 m de altura, recheada com anéis de Raschig de vidro de 0,5 cm, utilizando o sistema etanol-água-etileno glicol. Durante a realização dos experimentos foram variadas as velocidades superficiais do líquido e do vapor e a concentração de etileno glicol no leito recheado que, por sua vez, provocou a variação das propriedades físicas da fase liquida do sistema. A partir dos resultados experimentais foram determinados os coeficientes de transferência de massa pelo método pseudobinário. Os coeficientes de transferência de massa experimentais possibilitaram a obtenção de uma correlação empírica para o cálculo do produto do coeficiente de transferência do filme líquido pela área interfacial efetiva em função dos números de Reynolds, Schmidt., Weber e Froude. Os resultados são discutidos em termos da influência das velocidades superficiais do líquido e do vapor, do efeito da concentração do agente extrativo e da influência da viscosidade, difusividade e tensão superficial da fase líquida na magnitude dos coeficientes de transferência de massa do sistema
Abstract: The purpose of this work is to study the influence of solvent on mass transfer efficiency of extractive distillation in packed columns. The experiments were carried out in a glass column whose dimensions varied between 4,0 - 4,5 cm inside diameter and 0,9 - 1,5 m height., packed with 0,5 cm glass Raschig rings. The test system was the mixture ethanol-water-ethylene glycol. During; the experiments were varied the liquid and vapor superficial velocity and the ethylene glycol concentration in packed bed, what accounted for the change in the liquid phase physical properties. Mass transfer coefficients were obtained from the experimental results by the pseudobinary method. The experimental mass transfer coefficients made it possible to obtain an empirical correlation for the product. of the liquid film mass transfer coefficient. by the effective interfacial area as a function of the Reynolds, Schimdt., Weber and Froude numbers. The results are discussed with respect to the influence of the liquid and vapor superficial velocity, the effect of extractive agent concentration and the influence of the liquid phase viscosity, difusivity and superficial tension in the magnitude of mass transfer coefficients
Mestrado
Mestre em Engenharia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Fernando Luiz Gomes da. "Valorização da glicerina como solvente da destilação extrativa para separação de azeótropo etanol-água." Universidade Católica de Pernambuco, 2009. http://www.unicap.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=196.

Full text
Abstract:
A valorização dos subprodutos como a glicerina e a torta de oleaginosas, originados no processo de produção de biodiesel, tem sido a principal alternativa para tornar esse biocombustível competitivo em relação ao diesel de petróleo. Essa alternativa pode estar associada a uma vantajosa integração de processos, como é o caso de utilização da glicerina como solvente para separação da mistura etanol-água em usinas de álcool. Para isso, estudou-se a utilização da glicerina em substituição ao etilenoglicol, esta última substância de origem fóssil. A glicerina elimina o azeótropo formado pela modificação do equilíbrio líquido-vapor da mistura etanol-água, aumentando a diferença de volatilidade entre esses componentes. Para verificação das condições operacionais adequadas ao processo de destilação extrativa de desidratação do etanol, foram realizados experimentos em escala de laboratório, com auxílio de um Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR). As variáveis independentes foram a fração molar glicerina/água e o grau de vácuo, este último como forma de se evitar a decomposição térmica da glicerina em acroleína. A análise das superfícies de resposta mostrou que a fração molar glicerina/etanol torna-se adequada acima de 0,4 e que a pressão absoluta do sistema torna-se adequada em torno de 380 mm Hg. Com isto, obteve-se um modelo estatístico de simulação e a previsão de condições adequadas ao processo, para o desenvolvimento de uma tecnologia que privilegie as ações de preservação ao meio ambiente.
The recovery of by-products like glycerin and cake from oilseeds, resulting in the production of biodiesel, has been the main alternative to make this biofuel competitive compared to petroleum and diesel oil. This alternative can be associated with a beneficial integration of processes, such as use of glycerin as a solvent for separation of ethanol-water mixture in plants alcohol. Thus, the use of glycerin in place of ethylene glycol, a substance of fossil origin was tested. The glycerin eliminates the azeotrope formed by modification of the liquid-vapor equilibrium of ethanol-water mixture, increasing the difference in volatility between these components. To verify the operating conditions suitable for the process of extractive distillation for ethanol dehydration, experiments were performed in laboratory scale, using a central composite rotational design (CCRD). The independent variables were the molar fraction glycerol / water and the degree of vacuum, the latter as a way to avoid thermal decomposition of glycerol into acrolein. The analysis of the response surfaces showed that the molar fraction glycerin / ethanol becomes appropriate than 0.4 and the absolute pressure of the system is adequate around 380 mm Hg. In this way it was possible to obtain a statistical model for simulation and prediction of appropriate conditions to the process for developing a technology that prior actions to preserve the environment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

RAMOS, Wagner Brandão. "Avaliação doefeito do teor de solvente e da integração térmica no controle do processo de obtenção de Etanol Anidro via destilação extrativa." Universidade Federal de Campina Grande, 2016. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/300.

Full text
Abstract:
Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-03-19T17:03:38Z No. of bitstreams: 1 WAGNER BRANDÃO RAMOS - TESE PPGEQ 2016..pdf: 17733872 bytes, checksum: 5e6f59ac00a4f15f43c3f335dc3b2075 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-19T17:03:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WAGNER BRANDÃO RAMOS - TESE PPGEQ 2016..pdf: 17733872 bytes, checksum: 5e6f59ac00a4f15f43c3f335dc3b2075 (MD5) Previous issue date: 2016-08-22
Capes
A destilação extrativa é um método bastante utilizado em indústrias alcooleiras para se obter etanol anidro, cujo processo é composto por duas colunas de destilação, onde a primeira coluna (coluna de destilação extrativa) tem como função desidratar o etanol e a segunda coluna (coluna de recuperação) recuperar o solvente utilizado no processo. Colunas de destilação são responsáveis por um consumo bastante elevado de energia em uma planta e, por isso, diversos métodos de otimização têm sido publicados na literatura, cujos resultados propõem mudanças nas condições operacionais e design do sistema. Além da necessidade de que este sistema opere em condições ótimas, também é necessário se obter um sistema de controle eficiente e que seja capaz de manter o etanol anidro produzido dentro da especificação desejada, mesmo diante distúrbios que ocorrem normalmente neste processo. Sendo assim, o tema deste trabalho surgiu da união destes dois pontos importantes, otimização e controle, no qual o objetivo é estudar o comportamento dinâmico e o controle do processo de destilação extrativa para obtenção de etanol anidro, utilizando etileno glicol como solvente e com integração térmica entre correntes do processo. Sob este escopo, traçou-se objetivos específicos inexistentes na literatura consultada, que são as influências da integração térmica, do teor de solvente e do grau de pureza de etanol anidro que se deseja obter sobre o controle de sistemas de destilação extrativa. Os resultados mostram que o teor de solvente e a presença da integração térmica causam desvios na composição do produto de interesse (etanol anidro), em comparação com o processo sem integração térmica, quando ocorrem distúrbios na alimentação para o mesmo sistema de controle. O grau de pureza de etanol anidro que se deseja obter também causa influência no controle da pureza. De maneira geral, estes efeitos se apresentaram de forma mais acentuada nos casos em que o sistema opera com alto teor de solvente (condição que representa menor consumo energético). Sendo assim, foram propostas modificações no esquema de controle, proporcionando melhores resultados para estes casos.
Extractive distillation is a method widely used in the alcohol industry to obtain anhydrous ethanol, which process consists of two distillation columns where the first column (extractive distillation column) has the function to dehydrate ethanol and the second column (recovery column) recovers the solvent used in the process. Distillation columns are responsible for a very high energy consumption in a plant and thus various methods of optimization, which results suggest changes in operating conditions and system design, have been published in the literature. In addition to the need for this system to operate in optimum conditions, it is also necessary to provide an efficient control system that is able to maintain anhydrous ethanol produced within the desired specification even after the disturbances that normally occur in this process. Thus, the theme of this work arose from the union of these two important points, optimization and control, in which the goal is to study the dynamic behavior and the control of the extractive distillation process for obtaining anhydrous ethanol, using ethylene glycol as a solvent and thermal integration between process streams. Under this scope, specific objectives nonexistent in the literature were drawn, which are the influences of thermal integration, solvent content and the degree of purity of anhydrous ethanol to be obtained on the control of extractive distillation systems. The results show that the solvent content and the presence of thermal integration causes deviations in the product composition of interest (anhydrous ethanol) compared to the process without heat integration, when disturbances occur in the feed for the same control system. The degree of purity of anhydrous ethanol to be obtained also causes influence over controllability. Generally, these effects are exhibited more markedly when the system operates with high solvent content (optimum operating point). So changes were proposed for the control scheme, providing better results for these cases.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pompei, Leonardo Mendonça. "Estudo de sistema de absorção de 1,3-butadieno em NMP." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-04072016-153736/.

Full text
Abstract:
O propósito deste trabalho foi o desenvolvimento de um procedimento simulador de processo reproduzindo a etapa de destilação extrativa de uma unidade de extração de butadieno a partir de uma corrente de hidrocarbonetos na faixa de quatro átomos de carbono, através da adição do solvente n-metil-2- pirrolidona (NMP). Os resultados obtidos foram comparados e validados com dados de processo obtidos por uma unidade industrial de extração de butadieno. O aprofundamento nos conceitos do processo de separação através de uma ferramenta em simulador de processo capaz de predizer condições de operação permitiu avaliações de aumento de capacidade. A capacidade dos elementos internos dos equipamentos envolvidos na separação pode ser avaliada e a identificação do ponto inicial de engargalamento da unidade foi possível. O procedimento proposto também permite reduzir incertezas para identificação de novos pontos de engargalamento a partir de uma nova configuração dos elementos internos identificados como ineficientes com a elevação de carga processada.
The purpose of this study was the development of a model using a commercial process simulator software in order to reproduce the extractive distillation step of a butadiene extraction unit from a hydrocarbon stream by the addition of the solvent n- methyl-2-pyrrolidone (NMP). The results obtained from the simulations were compared with process data from an operational butadiene extraction unit. The knowledge of the separation process due the model should predict operating conditions allowing revamps on the actual asset. The internals capacity for the equipment involved in the separation could be evaluated and units bottlenecks points should be identified.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Cláudia Oliveira. "Recuperação e secagem de solventes orgânicos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10056.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Química
Este trabalho tem como objetivo principal a desidratação de solventes orgânicos até 1,5 – 2,0 % (m/m). Para isso, estudaram-se vários processos de separação como a destilação, a desidratação química com agentes secantes, a adsorção e a pervaporação. A empresa EGEO Solventes S.A. dedica-se à recuperação de solventes orgânicos, entre os quais foram selecionados o ECOSOLVE ET (maioritariamente etanol e água) com um teor de água de 14,8 % (m/m), o ECOSOLVE MET (maioritariamente metanol e água) com uma humidade de 21,0 % (m/m) e o ECOSOLVE 01 (diluente universal) com 3,0 - 4,0 % (m/m) em água. No processo de destilação com pratos, analisou-se a desidratação do solvente ECOSOLVE ET e obteve-se uma humidade mínima de 6,7 % (m/m), concentração superior à pretendida. Na extração com os agentes secantes (cloreto de cálcio, pentóxido de fósforo, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, sulfato de sódio anidro, poliacrilato de sódio e sulfato de magnésio anidro) concluiu-se que o cloreto de cálcio é o agente mais eficaz na desidratação do solvente ECOSOLVE ET, podendo desidratar até 3,7 % (m/m) mas com uma quantidade considerável em sólido anidro (51 %, m/m) em base sem soluto. Por adsorção, o zeólito 3A é o adsorvente mais eficaz na desidratação de solventes orgânicos. Desidratou-se os solventes ECOSOLVE ET e ECOSOLVE 01 até 2,0 % (m/m), obteve-se as isotérmicas destes dois solventes e a curva de rutura do ECOSOLVE 01 com vista ao projeto de uma unidade industrial de secagem por percolação. Os parâmetros determinados foram: a porosidade do leito de 34,4 % e, para um caudal de 0,0115 m3/min, o comprimento da coluna industrial de 0,42 m, o diâmetro de 0,90 m e a massa de zeólito 3A de 209 kg. Assim, a adsorção é uma alternativa para a desidratação mas só para solventes com menor conteúdo de humidade como o ECOSOLVE 01. O processo de separação membranar, por pervaporação, também é eficiente para a desidratação dos solventes. A membrana mais adequada é a membrana zeolítica NaA com uma seletividade água / solvente elevada e fluxos moderados, podendo desidratar os três solventes selecionados (ECOSOLVE ET, ECOSOLVE 01 e ECOSOLVE MET) até uma humidade de 2,0 % (m/m). A área de membrana comercial adequada é de 37,5 m2. A maior desvantagem é o custo da instalação resultando na inviabilidade económica do projeto. A pervaporação é a técnica mais eficaz para solventes com maior humidade, podendo desidratar até 1,5 – 2,0 % (m/m).
The main objective of this work concerns the dehydration of organic solvents up to 1,5 – 2,0 % (wt). Various separation processes were studied such as distillation, dehydration with chemical drying agents, adsorption, and pervaporation. The company EGEO Solvents S.A. dedicates to the recovery of organic solvents, such as ECOSOLVE ET (mainly ethanol and water) with a water content of 14,8 % (wt), ECOSOLVE MET (mainly methanol and water) which a moisture content was 21,0 % (wt) and ECOSOLVE 01 (universal diluent) with 3,0 – 4,0 % (wt) of water. In the process of distillation with stages, the dehydration of ECOSOLVE ET was analysed and the minimal moisture was 6,7 % (wt) which is above the desired goal. The extraction with drying agents (calcium chloride, phosphorous pentoxide, sodium hydroxide, potassium hydroxide, anhydrous sodium sulphate, sodium polyacrylate, and anhydrous magnesium sulphate) concluded calcium chloride was the most effective agent in the dehydration of ECOSOLVE ET, achieving 3,7 % (wt) of water content. However, a considerable amount of solid anhydrous (51 %, wt solute free basis) was required. For adsorption, zeolite 3A was the most effective for dehydration of organic solvents ECOSOLVE 01 and ECOSOLVE ET which were dehydrated until 2,0 % (wt). Isotherms were obtained for these two solvents and the breakthrough curve was determined for ECOSOLVE 01, having in mind the industrial design of a percolation drying unit. The parameters determined were: a bed porosity of 34,4% and, a flow rate of 0,0115 m3/min, the industrial column length is 0,42 m, the diameter is 0,90 m and mass of zeolite 3A is 209 kg. Thus, adsorption is an alternative for dehydration but only for solvents with lower moisture content like ECOSOLVE 01. The membrane separation process, pervaporation, is also effective for the dehydration of solvents. The most suitable membrane is constituted by zeolite NaA which has a high solvent / water selectivity and moderate fluxes, and may successfully dehydrate the three selected solvents (ECOSOLVE ET, ECOSOLVE 01, and ECOSOLVE MET) until a moisture content of 2,0 % (wt). A suitable commercial membrane area is 37,5 m2. The main disadvantage is installation cost, resulting in economic unviability of the project. Pervaporation is the most effective technique for solvents with higher moisture, allowing dehydration to 1,5 – 2,0 % (wt).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cirne, Marcia Izabel Santos. "Modelagem e simulação do processo de destilação extrativa em batelada." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/267246.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Regina Wolf Maciel
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Quimica
Made available in DSpace on 2018-07-24T03:25:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cirne_MarciaIzabelSantos_M.pdf: 3453623 bytes, checksum: d97973614a7dfb39f3e09071fb8e1d3a (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: A destilação extrativa em batelada possibilita a separação de misturas azeotrópicas e misturas de baixa volatilidade relativa utilizando-se colunas em batelada. Para descrever o comportamento do processo foi desenvolvido um modelo realístico considerando-se as contribuições dos balanços de massa e energia, os acúmulos líquidos na coluna, o cálculo rigoroso do equilíbrio de fases e principalmente a forma e posição de introdução do solvente à coluna. Considerando-se que a base da coluna de destilação em bateladas contém toda a mistura a ser separada, que a entrada de solvente é na parte superior da coluna, e que o modo de introdução deste solvente é diferente com o decorrer do tempo, é extremamente complexa a política operacional deste processo. O sistema rígido de equações gerado pelo modelo é solucionado pelo método implícito de Gear, através da subrotina LSODAR. O simulador desenvolvido, UNIBED, foi utilizado no estudo da separação de diferentes classes de misturas, explorando-se parâmetros relevantes ao processo, como a razão de refluxo, o calor fornecido ao refervedor e a taxa de introdução de solvente. As misturas azeotrópicas estudadas foram classificadas em três diferentes tipos de acordo com as características do solvente empregado em cada uma delas. As misturas pertencentes à classe 1 são aquelas em que o solvente é o componente de maior ponto de ebulição; o uso desses solventes é típico em processo de destilação extrativa... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Abstract: Batch extractive distillation allows the separations of azeotropic and low relative volatility mixtures using batch columns. To describe the process behaviour it has been developed a realistic model considering the contributions of mass and energy balances, the column liquid holdups, the rigorous phase equilibrium calculation and principally the way and the position of the solvent introduction at the column. Considering that the still of the column constains all the mixture to be separated, the solvent entrance is near the column top, and the solvent introduction way is different along the time, this process operating policy is extremely complex. The stiff equation system generated by the model is sorted out by Gear¿s implicit method in the LSODAR subroutine. The developed simulator, UNIBED, has been used to study separation of different type of mixtures, exploring important process parameters, like reflux ratio, reboiler duty and solvent introduction flow. The azeotropic mixtures studied have been classified into three different types according to the characteristics of the solvent used in each one. In the mixtures belonging to class 1, the solvent is the least volatile component. In extractive distillation columns the use of this class of solvent is typical. Mixtures in classes 2 and 3 use alternative solvents... Note: The complete abstract is available with the full electronic digital dissertation
Mestrado
Desenvolvimento de Processos Químicos
Mestre em Engenharia Química
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Miranda, Helena Sofia Almeida. "Selection of solvents for extrative destillation of ethanol." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/9252.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Química
Os biocombustiveis têm sido alvo de grandes estudos nos últimos anos devido à escassez do petróleo. O bioetanol é dos biocombustiveis mais produzidos no mundo, contudo o seu processo de purificação torna-se dispendioso na medida em que este só pode ser usado em misturas com combustíveis fósseis se tiver cerca de 99.5% de pureza. Tem-se vindo a estudar alternativas aos solventes usados na destilação extrativa de etanol, de forma a minimizar os custos de operação. Os líquidos iónicos são vistos como uma solução para muitos dos problemas na indústria química num futuro próximo, devido às suas propriedades invulgares. O objetivo desta dissertação é estudar o equilíbrio líquido vapor de sistemas de líquido iónico-etanol ou água. Para o efeito medimos dois sistemas experimentais num ebuliómetro: cloreto de 1-butil-3-metilimidazólio e cloreto de colina com etanol a três pressões. Usou-se depois o modelo COSMO RS para efectuar a modelação dos dados. Discutem-se os vários factores que influenciam o comportamento dos sistemas.
Biofuels have been an important subject of study, mainly because of petroleum scarcity. Bioethanol is the most used biofuel as alternative to petrol, but the purification cost is high and in order to use bioethanol mixed with hydrocarbons, it needs to be 99.5 % pure. Alternatives for solvents to be used in ethanol’s extractive distillation are being investigated. The ionic liquids are seen as a solution to many of the problems in the chemical industry in the near future, due to their excellent properties. The purpose of this dissertation is to study the behavior of different ionic liquid – ethanol or water systems. This has been achieved through the study of two systems by ebulliometry: 1-butyl-3-methylimidazolium chloride and choline chloride at three different pressures. Finally using COSMO RS, the modeling of the experimental data was made. Are also discussed several factors that influence the behavior of those systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Schwarz, Filipe Waldemar. "Recuperação de Solventes Orgânicos de Laboratório : uma alternativa econômica e ecologicamente adequada." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/180647.

Full text
Abstract:
O objetivo geral deste trabalho foi o desenvolvimento de métodos de separação, tratamento e recuperação de solventes orgânicos visando à otimização de metodologias de purificação, inicialmente em pequena escala, por vezes criando modelos, e logo a seguir trabalhar em grande escala em amostras do Centro de Gestão e Tratamento de Resíduos Químicos (CGTRQ) da UFRGS. Inicialmente foi realizado um levantamento nos dados de resíduos enviados para descarte no CGTRQ dos últimos anos a fim de detectar quem eram os maiores geradores de resíduos e novos alvos de possível reciclagem de solventes. A metodologia geral em laboratório envolveu estudos de microdestilação. A amostra de trabalho que chegava do CGTRQ primeiramente foi destilada em pequena escala, para se verificar se era possível que contaminantes pudessem ser separados do produto desejado. Isto também serviu para que se tivesse uma noção da eficiência do processo de recuperação antes de se passar à escala maior.Em uma segunda etapa passou-se à grande escala, realizando os processos de destilação em destilador tipo spinning-band semi automatizado com capacidade de 5 a 7 Litros de solvente por destilação e, com base nestes dados, foram discutidos parâmetros como relação custo-benefício, gasto de energia e percentual de solvente recuperado Já foram estudados com resultados bastante promissores 11 tipos de resíduos químicos de solventes orgânicos halogenados (diclorometano e clorofórmio) ou não halogenados (acetato de etila, xilol, hexano e etanol), proveniente de laboratórios de pesquisa, ensino de graduação e de empresas externas à universidade, dos quais já se têm finalizados os estudos e o desenvolvimento de métodos de recuperação de 8 produtos, podendo estes métodos serem aplicados tanto pelo CGTRQ, quanto pelos laboratórios de origem dos resíduos, quando em volumes menores. Do ponto de vista econômico, todas as destilações que foram realizadas em grande escala demonstraram alta valorização do resíduo que chegou ao Centro e em todos os casos sendo processos autossustentáveis. Outros solventes que se encontram ainda no estágio de pequena escala, também demonstraram resultados muito promissores e que provavelmente poderão se enquadrar na categoria dos processos autossustentáveis.
The general objective of this work was the development of methods for the separation, treatment and recovery of organic solvents aiming at the optimization of purification methodologies, initially on a small scale, sometimes creating models, and then work on large scale samples from the Center for the Management and Treatment of Chemical Waste (CGTRQ) at UFRGS. Initially, a survey was carried out on the waste data sent for disposal at the CGTRQ in recent years in order to detect who were the largest waste generators and new targets for possible solvent recycling. The general laboratory methodology involved microdistillation studies. The work sample arriving from the CGTRQ was first distilled on a small scale to verify if it was possible that contaminants could be separated from the desired product. This also served to give a sense of the efficiency of the recovery process before moving to a larger scale. In a second stage, the distillation process was carried out in a semi-automated spinning-band distiller with a capacity of 5 to 7 liters of solvent by distillation and, based on this data, parameters such as cost-benefit ratio, energy expenditure and percentage of solvent recovered were discussed Eleven types of chemical wastes of halogenated organic solvents (dichloromethane and chloroform) or non-halogenated organic solvents (ethyl acetate, xylol, hexane and ethanol) have been studied with promising results from research laboratories, undergraduate teaching laboratories and companies outside the university, of which the studies and the development of methods of recovery of eight products have already been finalized, being these methods able to be applied by both the CGTRQ and the laboratories of origin of the residues, when in smaller volumes. From an economic point of view, all the distillations that were carried out on a large scale showed high valorization of the waste that arrived at the Center and, in all cases, being self-sustainable processes. Other solvents still in the small-scale stage have shown very promising results as well and are likely to fall into the category of self-sustainable processes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography