To see the other types of publications on this topic, follow the link: Destilação de solvente.

Journal articles on the topic 'Destilação de solvente'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 15 journal articles for your research on the topic 'Destilação de solvente.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Souza, Alvaro Eduardo Costa, Daniel Alves Cerqueira, Nádia Guimarães Sousa, and Cássia Regina Cardoso. "Simulação do processo de destilação extrativa para produção de etanol anidro utilizando etilenoglicol como agente de separação." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 18, 2021): e45610414228. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14228.

Full text
Abstract:
O etanol anidro é um produto com teor mínimo de 99,5% molar de etanol, possui aplicações como solvente, precursor de compostos químicos, além de poder ser adicionado à gasolina para uso como combustível. A separação da mistura etanol/água por destilação fracionada é limitada a 88% molar de etanol devido à formação de um azeótropo, o que impede a produção de etanol anidro. Métodos alternativos de destilação são utilizados, destacando-se a destilação extrativa, que consiste na introdução de um agente extrator de alto ponto de ebulição, capaz de absorver e realizar o arraste da água para a base da coluna, o etanol anidro é obtido como destilado. Este trabalho propõe uma simulação no software livre ChemSep do processo de destilação extrativa para obtenção de etanol anidro utilizando etilenoglicol como agente extrator para eficiência dos estágios de 70% e 100%. Foram realizadas análises de parâmetros do processo como o número de estágios totais, estágio de alimentação da mistura azeotrópica e do solvente, razão de refluxo e temperatura de alimentação do solvente e da mistura azeotrópica; buscando encontrar as condições de maior eficiência. Como resultado, para eficiência de 100%, obteve-se uma coluna com 20 estágio totais, com a mistura azeotrópica sendo introduzida no estágio 10 e o solvente no estágio 3, nas temperaturas de 25°C e 70°C respectivamente, com razão de refluxo de 1,1. Constatou-se a necessidade de um número maior de estágios e de razão de refluxo para obtenção de mesma concentração de etanol no destilado para 70% de eficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Schirmer, Waldir Nagel, Luciano Zart Olanyk, Matheus Vitor Diniz Gueri, Carmem Luisa Barbosa Guedes, Carmem Luisa Barbosa Guedes, Douglas Santos de Oliveira, Dionisio Borsato, Talita Pedroso Quessada, and Paulo Rogério Pinto Rodrigues. "AVALIAÇÃO DAS EMISSÕES GASOSAS, PARÂMETROS DE QUALIDADE E DESEMPENHO DE CONSUMO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA OPERANDO COM MISTURAS GASOLINA/ADULTERANTE EM DIFERENTES PROPORÇÕES." Revista CIATEC-UPF 6, no. 2 (November 30, 2014): 15. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v6i2.3814.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisou os resultados de parâmetros de qualidade (curvas de destilação, teor de etanol, cor e aspecto e massa específica), desempenho (consumo mássico) e emissões dos poluentes atmosféricos monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx) para diversas misturas de combustíveis, formadas por gasolina A, 20% v/v de etanol, e diferentes teores de solvente alifático leve (o adulterante solvente para borracha). Os ensaios de destilação, teor de etanol, cor e aspecto e massa específica foram realizados conforme normas NBR 9619, NBR 13992, NBR 14954 e NBR 7148, respectivamente, e os ensaios de desempenho e de emissões foram realizados de acordo com a norma NBR 8178, variando-se as cargas de um motor-gerador de 196 cc, entre 0 e 2000 W. Os resultados dos ensaios mostraram que os parâmetros de qualidade avaliados não foram eficientes para revelar adulteração do combustível. A adição do adulterante resultou ainda no aumento do consumo mássico em 7%, assim como no aumento das concentrações de CO e HC de 38 e 16%, respectivamente, apesar da redução de 15% para o NOx
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Lucas Rodrigo Custódio, Marina Barbosa Maluf Ribeiro, Amanda Dornelas Oliveira, Caroline Santos Silva, Érica Victor Faria, and Kássia Graciele Santos. "Destilação solar do solvente etanol proveniente da extração de óleo de coco." Brazilian Journal of Development 5, no. 12 (2019): 28964–82. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n12-066.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zacarelli, Aline, Caroline Alves Sampaio Faria, Jéssica Amorim Matos, Kemer Neves Zuri, Leonardo Seiji Otsubo Hayasida, and Newton Libânio Ferreira. "COMPARAÇÃO ENERGÉTICA ENTRE OS PROCESSOS DE OBTENÇÃO DE AROMÁTICOS DE MISTURAS DE HIDROCARBONETOS RICAS EM AROMÁTICOS." Journal of Engineering and Exact Sciences 3, no. 2 (March 19, 2017): 112–20. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss2pp112-120.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa comparar energeticamente duas vias de obtenção da fração de hidrocarbonetos aromáticos presentes em uma corrente de hidrocarbonetos: destilação extrativa e extração líquido-líquido. Para a análise energética escolheu-se como matéria básica uma corrente de aromáticos, característica da indústria petroquímica, o reformado. Esta corrente é composta basicamente por benzeno, tolueno e xileno (BTX). Para tanto é necessário confeccionar modelos dos processos comerciais, contendo operações unitárias e o método termodinâmico. Para a simulação foi utilizado o software ASPEN PLUS®, por meio do qual escolheu-se a N-metil-2-pirrolidona como o melhor solvente para os dois processos. Através das simulações, para o caso base de extração líquido-líquido, determinou-se um extrator de 12 estágios com seletividade da corrente de extrato e porcentagem de extração de aromáticos igual 83,83% e 94,25%, respectivamente. Cada corrente gerada pelo extrator, rafinado e extrato, foram encaminhas para uma coluna de destilação fracionada. Dessa forma, para a coluna de destilação do extrato foi obtida uma seletividade da corrente de BTX de 90,08% e porcentagem de extração de aromáticos de 86,33%. Já para a coluna de destilação do rafinado foi obtida uma seletividade da corrente de não aromáticos de 98,44% e porcentagem de extração de não aromáticos de 94,38%. A fim de otimizar cada processo, fez-se uma integração energética adicionando trocadores de calor, e com isso foi possível obter um consumo específico de 485,61 kcal/kg de BTX e uma massa de água de resfriamento de 70 m3/h. Para o caso base de destilação extrativa foi obtido 95,29% e 90,21% de porcentagem de extração de aromáticos e seletividade, respectivamente, para uma coluna de 10 estágios teóricos. A corrente de extrato seguiu para uma coluna de destilação fracionada, onde se obteve uma seletividade de 90,23%, e porcentagem de extração de aromáticos de 93,05%. A corrente de rafinado também passou por uma coluna de destilação fracionada, onde obtiveram-se como resultados 95,73% de porcentagem de extração de não aromáticos e 85,81% de seletividade. Adicionado os trocadores de calor obteve-se um consumo específico de 430,82 kcal/kg de BTX e uma vazão de água de resfriamento de 102 m3/h.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fonseca, Michelle Campos, Elis Regina Souza Morato, Thiago Azevedo de Freitas, and Wilson Rodrigues Braz. "Avaliação da substituição do benzeno por ciclohexano como solvente residual na obtenção do álcool etílico absoluto." Conexão Ciência (Online) 14, no. 3 (September 30, 2019): 53–65. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v14i3.869.

Full text
Abstract:
Introdução: O álcool etílico absoluto, também conhecido como álcool puro ou álcool anidro, é obtido pela desidratação do álcool hidratado com o auxílio do benzeno ou substituição do mesmo por ciclohexano. A destilação simples ou fracionada de etanol não resulta em uma concentração alcoólica maior que 95%. Já o álcool ou etanol absoluto possui uma concentração mínima de 99,6%. Pertence à classe dos álcoois, sendo a partir da cana-de-açúcar ou o milho as duas formas mais comuns de ser produzido. Em sua composição, dependendo da rota de síntese, pode conter hidrocarbonetos aromáticos como o benzeno, um composto químico altamente tóxico e carcinogênico. Esse composto é uma das substâncias que desperta grande interesse por ser um solvente presente na formulação de vários produtos de livre acesso a população. O álcool absoluto é largamente utilizado como matéria-prima para diversos produtos como detergentes, gasolina, no aeromodelismo, preparo de combustível, domissanitários, assepsia das mãos e, principalmente, nas fórmulas farmacêuticas e cosméticas. Objetivo: Avaliação da detecção e quantificação do benzeno e substituição do mesmo por ciclohexano como possível resíduo da rota de síntese de obtenção do álcool absoluto, comercializado em drogarias na região centro-oeste de Minas Gerais, no período de setembro e outubro de 2017. Método: O método utilizado para análise foi o de solventes residuais preconizada pela United States Pharmacopeial Convention, USP 40 NF 35, página 2616, por meio da técnica de cromatografia gasosa. Conclusão: Todas as amostras testadas apresentaram teor no teste de cromatográfica gasosa em conformidade com os parâmetros exigidos pela ANVISA. As amostras dos fabricantes se apresentaram seguras ao uso humano em relação a concentração do benzeno sendo comprovada a utilização do ciclohexano no processo de desidratação do álcool.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Araújo, Izabela Mesquita, Mateus Borges Silva, Nailde De Paula Silva, Hêmina Carla Vilela, Rodrigo Martins Fráguas, and Isis Abel. "ATIVIDADE ACARICIDA DE Nicotiana tabacum SOBRE OVOS DE Rhipicephalus (Boophilus) microplus." Acta Veterinaria Brasilica 10, no. 2 (May 9, 2016): 190. http://dx.doi.org/10.21708/avb.2016.10.2.5576.

Full text
Abstract:
A utilização de acaricidas sintéticos é a forma mais comum para o controle do carrapato-do-boi, Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Porém, os problemas acarretados pelo o uso indiscriminado desses produtos têm impulsionado a busca por métodos alternativos como a utilização de compostos a base de plantas medicinais. Nesse contexto, este estudo objetivou avaliar a eficácia de diferentes métodos de extração do fumo de corda (Nicotiana tabacum) contra ovos de R. microplus. Para a obtenção dos extratos da planta, foram utilizadas as seguintes técnicas: maceração, destilação e extração de Soxhlet, todas utilizando a água como solvente. Os ovos foram organizados em alíquotas de 100 mg para serem tratados com os extratos e, posteriormente, observados diariamente para o registro dos parâmetros relativos à eclosão larval. Observou-se um aumento significativo no período de incubação quando foram utilizados os extratos obtidos por maceração ou Soxhlet. O período e o percentual de eclosão foram significativamente reduzidos, com a utilização de qualquer uma das técnicas de extração. Portanto, o extrato aquoso de N. tabacum, sem a necessidade de formulações, é eficaz para impedir a eclodibilidade larval sob as condições empregadas nesta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alvarez, A. S., L. C. Santos, M. G. B. Zoghbi, and R. J. F. Silva. "Avaliação das estruturas secretoras de Ocimum gratissimum var. macrophyllum Briq. (Lamiaceae) após extração dos constituintes voláteis." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 15, no. 2 (2013): 237–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722013000200011.

Full text
Abstract:
O impacto provocado nas estruturas secretoras de folhas adultas de Ocimum gratissimum var. macrophyllum após extração dos componentes voláteis utilizando-se diferentes métodos de extração foi investigado através de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Secções transversais do ápice, da nervura central, e da margem mostraram superfície com cutícula estriada, estômatos diacíticos, tricomas tectores simples, filiformes, e glandulares peltados. Os peltados, com estrutura envolta por uma cutícula contendo o exsudado celular, variaram de 60 a 80µm de diâmetro sendo formados por uma porção apical multicelular com disposição radial formada por dois círculos concêntricos com 9 a 16 células. Na região central do ápice do tricoma peltado se identificou a presença de 4 células em forma de vértice dispostas sobre o pedúnculo, sendo esta a região mais externa formada por número variável de células. Os componentes voláteis das folhas adultas foram extraídos por hidrodestilação (HD), destilação-extração simultânea (DES), e solvente (SO). Os dados obtidos evidenciaram que o maior impacto nas estruturas secretoras ocorreu após extração por hidrodestilação quando comparado aos outros métodos utilizados. A porcentagem dos principais constituintes químicos, timol e γ-terpineno variaram de acordo com o método de extração: timol (HD = 25,4%, SO = 18,2%, DES = 54,8%) e γ-terpineno (HD = 38,2%, SO = ausente, DES = 13,7%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Buttendorff, Gabriel, and Olivio Fernandes Galão. "RECOVERY WAST ETHANOL AND FORMOL REUSE GENERATED IN ZOOLICAL LABORATORIES." Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 38, no. 2 (February 23, 2018): 36. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2017v38n2p36.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta processos de recuperação de resíduos de formaldeído e etanol gerados em laboratórios. O formaldeído com concentração desconhecida e etanol residual de teor 70 ºGL foram coletados no laboratório de conservação zoológico da Universidade Estadual de Londrina. Foram utilizados processos de destilação simples para aumentar o gráu alcoólico e recuperação de formalina. Para a recuperação de etanol, destilação fraccionada, destilação azeotrópica e destilação extractiva foram utilizados. O resíduo foi destilado a partir de solução de formalina, e o formaldeído recolhido após a destilação foi quantificado através de titulação iodométrica, que provou ser um método muito eficiente e seguro. As amostras de etanol recolhidas foram medidas utilizando um densitómetro calibrado. Verificou-se que a concentração de formaldeído no resíduo era de 1,82% p / v e na solução recuperada era de 2,65% p / v. O grau máximo obtido na recuperação de etanol foi de 91,3 ºINPM. Todos os processos de destilação foram eficientes na recuperação e purificação de solventes residuais, o que resulta numa diminuição no volume de resíduos e no custo de aquisição de novos reagentes. O novo projeto para uma escala simples e maior está em andamento para recuperar maiores volumes de formaldeído.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Carlos Alberto Batista, and Ana Paula Miranda Silva. "Extratos vegetais de plantas daninhas contra o pulgão aphis craccivora koch 1854, no feijão vigna unguiculata (l.) walp." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 6, no. 2 (October 21, 2015): 69–75. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2015.002.0005.

Full text
Abstract:
O feijão-caupi (Vigna unguiculata (l.) Walp.) é uma leguminosa rústica dos trópicos semi-árido, úmido e subúmido. É cultivado principalmente por pequenos agricultores nas regiões nordeste e norte do país onde consiste da principal fonte proteica vegetal para a população, e uma das principais alternativas sociais e econômicas de suprimento alimentar e geração de emprego, especialmente para as populações rurais. Dentre os fatores limitantes ao seu cultivo destacam-se as pragas e, dentre estas, o pulgão Aphis craccivora Koch, 1854 (Hemiptera: Aphididae), que, além de causar danos diretos sugando sua seiva, ainda é responsável pela transmissão de vírus. Este trabalho visou avaliar a atividade inseticida de extratos vegetais obtidos de plantas daninhas contra o pulgão preto no feijão caupi em condições de laboratório. As plantas, selecionadas por meio de estudos etnobotânicos e quimiossistemáticos, foram secas e reduzidas a pó, sendo os extratos botânicos obtidos a partir de soluções etanólicas por percolação a frio, com remoção posterior do solvente por destilação à pressão reduzida. Os pulgões foram coletados em ramos novos de feijão caupi infestado, na área experimental da universidade. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, utilizando-se 10 espécies de plantas daninhas para obtenção dos extratos em diferentes concentrações 500, 1000, 1500, 2000 PPM. As plantas mostraram um elevado poder inseticida superior a 60 % de taxa de mortalidade do pulgão preto, exceto para a tiririca. Assim as plantas daninhas podem ser utilizadas para a obtenção de inseticidas naturais ou para o isolamento dos princípios ativos que permitam a síntese de novos produtos fitossanitários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Busato, Nathália Viégas, Jeniffer Cristina Silveira, Andréa Oliveira Souza da Costa, and Esly Ferreira da Costa Junior. "Estratégias de modelagem da extração de óleos essenciais por hidrodestilação e destilação a vapor." Ciência Rural 44, no. 9 (September 2014): 1574–82. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20121330.

Full text
Abstract:
Óleos essenciais são compostos químicos voláteis, característicos por sua fragrância e frequentes atividades antimicrobianas e antioxidantes. São extraídos dos tricomas de plantas aromáticas por meio do processo de destilação, seja ela utilizando apenas vapor (destilação por arraste a vapor), água e vapor ou somente água (hidrodestilação); ou ainda através do processamento mecânico dos pericarpos de frutos cítricos, extração com solventes orgânicos ou com fluido supercrítico, por exemplo. Em ambos os casos, a modelagem matemática é relevante: na destilação a vapor, com o objetivo de projetar plantas industriais com boas condições operacionais; na hidrodestilação, normalmente em escala laboratorial, com o objetivo de se obter uma melhor descrição do comportamento da extração e uma maior precisão na obtenção dos dados experimentais. Neste trabalho, são apresentados, analisados e discutidos quatro modelos do processo de extração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

GOULART, Ana Luísa Ribeiro Martins, Hellen Gonçalves VIEIRA, Júlia Candido MAGALHÃES, Maria Isadora Pereira LIMA, and Jessica Rohem Gualberto CRETON. "ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO ÓLEO ESSENCIAL EXTRAÍDO DA CASCA DA LARANJA PÊRA FRENTE ÀS BACTÉRIAS DA FAMÍLIA ENTEROBACTEREACEA." Acta Biomédica Brasiliensia 9, no. 2 (December 16, 2018): 117. http://dx.doi.org/10.18571/acbm.178.

Full text
Abstract:
<p>Óleos essenciais (OES) são compostos voláteis extraídos de uma grande variedade de plantas e frutos e caracterizam-se por terem alto ponto de ebulição, além de sabor e odor característicos. Para extrair esses compostos voláteis, são usadas diversas técnicas, porém a mais utilizada é a destilação por arraste a vapor. Dentre os compostos mais extraídos atualmente temos o eugenol – obtido do cravo da índia ou manjericão, o timol – orégano e o limoneno – laranja e alguns outros frutos cítricos. O óleo essencial obtido da casca da laranja pêra é constituído de cerca de 90% de limoneno (C<sub>10</sub>H<sub>16</sub>) –hidrocarboneto cíclico insaturado pertencente à família dos terpenos, que apresenta odor cítrico e aparência incolor. Os OES apresentam grande utilidade nas indústrias farmacêuticas e alimentícia, além de possuírem atividade contra certos microrganismos da família Enterobactereacea como, por exemplo, a bactéria <em>Escherichia Coli –</em> bactéria gram-negativa responsável por infecções urinárias. Comumentemente, o óleo essencial obtido nesse procedimento possui certa quantidade de água, o que torna necessário uma extração com solventes orgânicos para que se tenha um óleo com maior teor de pureza. Este trabalho teve por objetivo investigar a atividade antibacteriana do limoneno extraído da casca da laranja pêra, comprada em supermercados do Município de Itaperuna, por meio da destilação por arraste a vapor.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Lima, A. E. A. de, H. B. Sales, L. C. de Lima, J. C. O. Santos, I. M. G. dos Santos, A. G. de Souza, and R. Rosenhaim. "Argila natural aplicada à clarificação de óleo lubrificante automotivo usado." Cerâmica 63, no. 368 (December 2017): 517–23. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132017633682123.

Full text
Abstract:
Resumo Argilas para o processo de clarificação são largamente utilizadas na indústria de rerrefino de óleos lubrificantes usados, principalmente por sua capacidade adsorvente de reter impurezas. O presente estudo teve objetivo de determinar as condições ótimas do processo de clarificação de lubrificantes usados a partir de argilas naturais e realizar a recuperação de tais argilas. O processo de rerrefino do lubrificante usado foi otimizado a partir de um planejamento experimental. As argilas recuperadas não apresentaram mudanças significativas em suas estruturas originais, de acordo com as técnicas de difração de raios X, espectroscopia no infravermelho e análise termogravimétrica. Os resultados das caracterizações dos lubrificantes atenderam a portaria ANP nº 130, que regulamenta sua comercialização no país. Todos os solventes foram recuperados por destilação a vácuo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Vega Mejía, Rubén Darío, Oskarina Del Valle Rodríguez González, and Adnel Miguel Rodríguez Figuera. "Aditivo liberador de tuberías de perforación a base de destilado de coque de petróleo." REVISTA VERITAS ET SCIENTIA - UPT 9, no. 2 (December 14, 2020): 232–42. http://dx.doi.org/10.47796/ves.v9i2.398.

Full text
Abstract:
El objetivo fundamental de esta investigación fue desarrollar un aditivo liberador de tubería a base de destilados de coque de petróleo. Para ello, se empleó un extractor soxhlet usando xileno como solvente orgánico. Posteriormente, se estableció la formulación de las diferentes píldoras liberadoras de tubería (con aditivo comercial y con destilado de coque), estudiándose el efecto de estas sobre las propiedades de los diferentes revoques generados a partir de un fluido de perforación 100% aceite mineral mediante pruebas de calidad a nivel de laboratorio, tales como: coeficiente de lubricidad, pérdida de peso y disminución del espesor de revoque. Se aplicó una Anova para un diseño experimental de bloques aleatorios simples, conformado por cuatro bloques (píldoras), tres tratamientos (pruebas de calidad) y cuatro repeticiones; y un Test de Duncan (α=0,05), demostrándose que los tratamientos con destilado de coque presentaron mejor comportamiento con respecto a la píldora comercial. Se concluyó, que la diferencia entre las píldoras se debe al mecanismo de acción de cada una.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Correa Mahecha, Felipe, María Alejandra Tamayo León, and Lizeth Catherine Arias Arias. "Recuperación de solventes de una empresa del sector flexográfico." Revista de Investigación 10, no. 2 (July 1, 2017): 77–90. http://dx.doi.org/10.29097/2011-639x.83.

Full text
Abstract:
En este trabajo se realizó el muestreo y caracterización de los residuos líquidos de impresión generados por una empresa flexográfica. La investigación empleó el método descrito por la NTC 619 para determinar la curva de destilación y establecer la composición del destilado de nueve fracciones; posteriormente, usando un modelo de destilación diferencial con arreglo en diferencias finitas, se calcularon las composiciones instantáneas de fondos. Con el uso del programa Aspen Plus, se calcularon las temperaturas de burbuja bajo dos modelos termodinámicos, en los que se encontró diferencias significativas con los datos experimentales. También se elaboraron los mapas de curvas residuales para las composiciones normalizadas de los tres compuestos orgánicos volátiles mayoritarios de la mezcla, lo que reportó una buena predicción de la composición de fondos con los modelos UNIQUAC y NRTL, frente a los datos obtenidos experimentalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Gonçalves, Aline Lobato, Alberto Koji Takakura, Elinéia Castro Costa, Nélio Teixeira Machado, and Marilena Emmi Araújo. "SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO CONTÍNUA E PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL DE ÓLEO DE PALMA USANDO ASPEN HYSYS." Revista Brasileira de Energias Renováveis 5, no. 2 (August 16, 2016). http://dx.doi.org/10.5380/rber.v5i2.47582.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo o projeto de uma planta para a produção de biodiesel de óleo de dendê, via rota etílica, empregando o simulador ASPEN HYSYS 2006. O óleo de dendê foi representado através dos triglicerídeos percentualmente mais representativos de sua composição, com 10% de acidez em relação à massa de óleo representada pelos ácidos palmítico e oleico. O fluxograma utilizou a desacidificação do óleo de palma com etanol como solvente em coluna de extração líquido-líquido em contracorrente com 10 pratos, a 101,3 kPa e 30°C, garantindo um óleo refinado isento de acidez. Foi utilizado um reator de conversão a 101,3 kPa e 75°C com o etanol na proporção de 6:1 molar e o NaOH a 1% em massa em relação ao óleo. Para as etapas de recuperação de etanol tanto para a desacidificação do óleo bruto quanto para a retirada do excesso do meio reacional foram utilizadas colunas de destilação fracionada de 10 pratos. O projeto utilizou também uma coluna de extração líquido-líquido, empregando a água como solvente, a 101,3 kPa e 70°C para a purificação do biodiesel seguido de um vaso flash para a evaporação da água residual. A planta apresentou convergência para a conversão do reator de transesterificação de 98%. A proposta da otimização das etapas de separação e purificação, foram validadas pelos valores atingidos na corrente de biodiesel final que correspondem às especificações da ANP (Agencia Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis) para glicerol residual, máximo de água e de etanol no biodiesel final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography