Academic literature on the topic 'Desvio padrão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Desvio padrão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Desvio padrão"

1

Araújo, Cláudio Vieira de, Thereza Cristina Borio dos Santos Calmon de Bittencourt, Simone Inoe Araújo, Raysildo Barbosa Lôbo, and Luiz Antônio Framartino Bezerra. "Estudo de heterogeneidade de variâncias na avaliação genética de bovinos de corte da raça Nelore." Revista Brasileira de Zootecnia 40, no. 9 (September 2011): 1902–8. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000900009.

Full text
Abstract:
Verificou-se a influência da heterogeneidade de variâncias na avaliação genética de bovinos de corte da raça Nelore. Dados de pesos padronizados aos 365, 450 e 550 dias de idade foram estratificados com base no desvio-padrão fenotípico dos rebanhos para cada peso. Nas análises de múltiplas características, em que o mesmo peso foi considerado característica distinta em cada classe de desvio-padrão, as variâncias genéticas e residuais aumentaram com o desvio-padrão da classe. As estimativas de herdabilidade foram iguais a 0,34 e 0,36; 0,41 e 0,41, 38 e 49 nas classes de alto e baixo desvio-padrão fenotípico para os pesos aos 365, 450 e 550 dias, respectivamente. As correlações genéticas entre o mesmo peso nas classes de baixo e alto desvio-padrão foram iguais a 0,71; 0,80; e 0,84 para os pesos aos 365, 450 e 550 dias, respectivamente. As correlações de Spearman entre os valores genéticos, obtidos de análises múltiplas e de análise geral (sem as classes), e entre o mesmo peso nas classes de desvios-padrão, reduziram à medida que aumentou a intensidade de seleção sobre os reprodutores. A presença de heterogeneidade de variâncias causa maior impacto sobre a avaliação genética dos reprodutores sob intensidade de seleção elevada, sendo interessante sua consideração no processo de avaliação genética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Elizabeth do, Carol Virgínia Góis Leandro, Marco Antônio Fidalgo Amorim, América Palmeiras, Taisy Cavalcante Ferro, Célia Maria Machado Barbosa de Castro, and Raul Manhães de Castro. "Efeitos do estresse agudo de contenção, do estresse crônico de natação e da administração de glutamina sobre a liberação de superóxido por macrófagos alveolares de ratos." Revista de Nutrição 20, no. 4 (August 2007): 387–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732007000400006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a liberação de ânion superóxido por macrófagos alveolares em ratos submetidos ou não ao estresse agudo, ao exercício físico de natação e à suplementação com glutamina. MÉTODOS: Quarenta e dois ratos machos da linhagem Wistar com idade em torno de 62 (desvio-padrão=3) dias de idade foram divididos em grupos controle, treino, estresse e glutamina. Após a intervenção, macrófagos alveolares foram coletados e estimulados com acetato de formol miristato para a avaliação da liberação de ânion superóxido. RESULTADOS: Em comparação à primeira hora (controle=26,2, desvio-padrão=4,2; treino=28,7, desvio-padrão=5,1; estresse=20,3, desvio-padrão=4,4; glutamina=26,2, desvio-padrão=4,2), houve aumento (p<0,001) da liberação de superóxido em todos os grupos experimentais na segunda hora (controle=38,4, desvio-padrão=4,9; treino=40,7, desvio-padrão=6,1; estresse=30,2, desvio-padrão=5,6; glutamina=39,2, desvio-padrão=5,2) de observação. O treinamento e a suplementação com glutamina não provocaram diferenças na liberação de superóxido em macrófagos alveolares quando comparados ao grupo controle. Apenas nos ratos submetidos a estresse houve redução da liberação de superóxido tanto na primeira (20,3, desvio-padrão=4,4; p<0,05) quanto na segunda hora (30,2, desvio-padrão=5,6; p<0,05) de observação. CONCLUSÃO: Os achados sugerem que o estresse pode ser um dos fatores implicados na imunossupressão, uma vez que a redução da produção de ânion superóxido por macrófagos pode levar à diminuição de sua capacidade microbicida. No entanto, o protocolo de treinamento físico de natação usado e a suplementação com glutamina, na quantidade e na forma administrada, não alteraram a liberação de superóxido por macrófagos alveolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moita, Antonia Kécya França, Paulo Sávio Lopes, Robledo de Almeida Torres, Ricardo Frederico Euclydes, Humberto Tonhati, and Ary Ferreira de Freitas. "Heterogeneidade de variâncias na avaliação genética de búfalas no Brasil." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 7 (July 2010): 1443–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010000700007.

Full text
Abstract:
Registros de produção de leite de 754 búfalas da raça Murrah foram utilizados com o objetivo de avaliar o efeito da heterogeneidade de variâncias na avaliação genética. Os componentes de covariância foram estimados pelo método da máxima verossimilhança restrita utilizando-se quatro modelos bicaracterísticos, considerando, como efeitos fixos, estação de parto e rebanho-ano de parto, e idade da vaca como covariável (efeito linear e quadrático). Os quatro modelos utilizados foram: modelo aditivo; modelo de repetibilidade; modelo aditivo com inclusão interação reprodutor x rebanho-ano; modelo de repetibilidade com inclusão da interação reprodutor x rebanho-ano. Os rebanhos foram classificados em duas classes de desvio-padrão fenotípico para produção de leite e análises bicaracterísticas foram realizadas considerando cada classe de desvio-padrão como característica diferente. Foi conduzida também uma análise unicaracterística desconsiderando as classes de desvio-padrão fenotípico, incluindo o efeito da interação reprodutor x rebanho-ano. As estimativas de componentes de variância genética aditiva foram maiores na classe de alto desvio-padrão, comparadas às de baixo desvio-padrão. A maioria dos animais selecionados nos arquivos sem estratificação foi selecionada para alto desvio-padrão. Apesar do aumento nas variâncias aditivas e do erro nas de classes de alto desvio-padrão, suas herdabilidades foram menores, com exceção do modelo 2, cujo herdabilidade foi maior para a classe de alto desvio-padrão. Quando rebanhos são classificados em alto e baixo desvio-padrão fenotípico e a produção de leite nas diferentes classes é avaliada em modelo multicaracterística, a avaliação genética considera a heterogeneidade de variâncias entre rebanhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bueno, R. S., R. A. Torres, F. P. Rennó, J. C. Pereira, C. V. Araújo, P. S. Lopes, and R. F. Euclydes. "Ajustamento para heterogeneidade de variâncias para produção de leite e gordura entre rebanhos da raça Pardo-Suíça no Brasil." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 2 (April 2007): 481–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000200031.

Full text
Abstract:
Para verificar o efeito da inclusão das interações reprodutor x rebanho e reprodutor x rebanho-ano como fator de ajustamento da heterogeneidade de variância, registros de produção de leite e gordura foram estratificados, com base no desvio-padrão fenotípico da produção de leite ajustada, em duas classes: baixo (<1.280kg) e alto (>1.280kg) desvio-padrão. Três modelos foram utilizados, sem e com interação reprodutor x rebanho e reprodutor x rebanho-ano, em análises de característica única, geral e em cada classe de desvio-padrão. Médias e componentes de variâncias foram maiores na classe de alto desvio-padrão. Na classe de baixo desvio-padrão, a herdabilidade não se alterou com a inclusão dos efeitos de interação no modelo, sendo de 0,34 para produção de leite e de 0,32 para produção de gordura. Na classe de alto desvio-padrão, as herdabilidades foram: 0,37, 0,35 e 0,36, e de 0,35, 0,32 e 0,35, para produção de leite e gordura, nos modelos sem, com interação reprodutor x rebanho e com interação reprodutor x rebanho-ano, respectivamente. A inclusão do efeito de interação reprodutor x rebanho nos modelos foi significativa (P<0,01) para produção de gordura, em análise geral e na classe de alto desvio-padrão, pelo teste da razão de verossimilhança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

LICKS, Renata, Vania FONTANELLA, Célia Regina Winck MAHL, and Sérgio MIGUENS JUNIOR. "A Manipulação Temporária de Arquivos JPEG afeta a densidade optica das imagens?" Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 46, no. 1 (January 26, 2005): 5–7. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.7601.

Full text
Abstract:
Para avaliar se a manipulação temporária de imagens digitais armazenadas no formato JPEG altera a sua densidade óptica, 26 radiografias periapicais de arquivo foram digitalizadas através de scanner, armazenadas no formato JPEG 12 e digfitalmente reproduzidas três vezes. Um dos conjuntos não sofreu alterações e foi denominado JPEGd. Nos demais, as imagens foram importadas para o programa Adobe Photoshop e submetidas a uma ou duas alterações, as quais foram desfeitas, sendo salvas, constituindo os conjuntos JPEG1a e JPEG2a, respectivamente. O programa ImageLab foi utilizado para a subtração digital dos seguintes pares de imagens: JPEG x JPEGd; JPEG x JPEG1a e JPEG x JPEG2a. Foram obtidos os valores médios de densidade óptica, bem como o desvio-padrão de cada imagem. Em todas elas o valor médio foi 128, contudo observou-se variabilidade quanto ao desvio-padrão. Os desvios-padrão médios (0,50, 1,47 e 1,50, para JPEGd, JPEG1a e JPEG2a, respectivamente) de cada grupo foram submetidos à Análise de Variância, utilizando o delineamento em blocos casualizados, complementada pelo Teste de Comparações Múltiplas Dunnet T3. Foram encontradas diferenças significativas nos valores de desvio-padrão entre os grupos JPEG x JPEGd e JPEG x JPEG1a/JPEG x JPEG2a. Conclui-se que a manipulação de arquivos JPEG não interfere no valor médio de densidade óptica, contudo leva ao aumento do seu desvio-padrão, o que pode interferir nos estudos dessa natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cocato, Maria Lucia, Maria Inês Ré, Messias Alves Trindade Neto, Helena Pontes Chiebao, and Célia Colli. "Avaliação por métodos in vitro e in vivo da biodisponibilidade de sulfato ferroso microencapsulado." Revista de Nutrição 20, no. 3 (June 2007): 239–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732007000300002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar, por métodos in vitro e in vivo, a biodisponibilidade de uma nova forma de sulfato ferroso microencapsulado (genericamente denominado Ferlim), desenvolvido para a fortificação de alimentos, comparando-a com a de ferro eletrolítico (Fe0). MÉTODOS: A avaliação da dialisabilidade in vitro utilizou como matriz leite em pó reconstituído. A avaliação in vivo, utilizando o método de recuperação de hemoglobina em leitões anêmicos, teve duração de 13 dias e os animais (n=23) foram agrupados de acordo com o produto do peso (kg) x hemoglobina (g/dL). Como controle foi utilizado FeSO4.7H2O. RESULTADOS: As porcentagens médias de ferro dialisado foram 2,2 (desvio-padrão=0,1)%, 3,4 (desvio-padrão=0,1)% e 3,6 (desvio-padrão=0,0)% para FeSO4.7H2O, Ferlim e Fe0, respectivamente (p<0,05). A absorção de ferro foi de 16,0 (desvio-padrão=3,1)% para o grupo controle, de 15,1 (desvio-padrão=3,8)% para o grupo Ferlim e de 12,8 (desvio-padrão=4,3)% para o grupo Fe0, não sendo significantemente diferentes (p>0,05). As porcentagens de absorção do valor biológico relativo do FeSO4.7H2O foram de 94,2 (desvio-padrão=23,8)% para o grupo Ferlim e de 79,7 (desvio-padrão=26,6)% para o grupo Fe0, sem diferenças significantes (p>0,05). Em valores numéricos (p>0,05), o grupo Fe0 apresentou menor média de absorção (%) valor biológico relativo de concentração de ferro total, de ferro heme e não-heme no fígado. CONCLUSÃO: A microencapsulação do sulfato ferroso com alginato mantém sua biodisponibilidade, caracterizando-se como boa alternativa para a fortificação de misturas sólidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pucci, Nídia Denise, Belchor Fontes, and Renato Sérgio Poggetti. "Avaliação de um esquema de realimentação utilizado após 43 dias de jejum voluntário." Revista de Nutrição 21, no. 5 (October 2008): 503–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732008000500003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar um esquema de realimentação utilizado em pacientes após jejum prolongado voluntário. MÉTODOS: Foi realizado estudo retrospectivo, com base em levantamento dos prontuários de 7 pacientes (média de idade de 41,6 anos e desvio-padrão=5,3) em jejum voluntário por 43 dias em jejum seguidos de 14 dias de realimentação. As variáveis estudadas foram: antropométricas, clínicas, dietéticas, laboratoriais e avaliação da composição corpórea por bioimpedância. Foram utilizadas as seguintes dietas por via oral na realimentação: oligomérica enriquecida com glutamina, associada à dieta hipogordurosa e isenta de lactose (primeira semana); dieta branda normolipídica com lactose (segunda semana). A análise descritiva dos dados apresentados incluiu média e desvio-padrão. A análise de variância ou o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis foram utilizados para comparação dos dados nos períodos de jejum e realimentação. Utilizou-se o programa estatístico SIGMA STAT versão 2,03 sendo considerado o nível de significância de 5%. RESULTADOS: No jejum houve redução significativa do peso corpóreo (18,0% desvio-padrão=2,3), da prega cutânea do tríceps (48,2% desvio-padrão=9,0) e da hemoglobina (15,98g/dL desvio-padrão=0,99 para 12,74g/dL desvio-padrão=0,47). Na segunda semana de realimentação houve aumento significativo na contagem total de linfócitos (954 mil/mm³ desvio-padrão=242 para 1.619 mil/mm³ desvio-padrão=232) e dos distúrbios gastrointestinais, em relação à primeira semana. Não ocorreu Síndrome da Realimentação. CONCLUSÃO: O esquema de realimentação utilizado promoveu resultado global adequado, mas requer redução do aporte energético e definição de momento mais adequado para reintrodução de lactose e da dieta normolipídica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sinício, Roberto. "EQUAÇÃO DE LONGEVIDADE PARA SEMENTES DE CAFÉ (Coffea arabica L.)." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 19, no. 4 (September 1, 2011): 287–97. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v19i4.173.

Full text
Abstract:
Objetivou-se equacionar a longevidade de sementes de café usando o Modelo de Probit. Valores obtidos da literatura de curvas de sobrevivência de sementes de café, armazenadas sob diferentes temperaturas e teores de água, foram transformados em probit e utilizados em regressões lineares e não lineares para determinação dos coeficientes de equações de viabilidade. Os resultados das análises permitiram concluir que: um modelo quadrático apresentou ajuste adequado, com desvio padrão de 8,9% de germinação, para equacionar a perda de germinação de sementes de café armazenadas, enquanto o modelo tradicional apresentou desvio padrão de 15,1% de germinação; a regressão não linear, comparada com a regressão linear múltipla, resultou em menores 1,5 a 2,2 vezes desvios padrão na determinação dos coeficientes da equação do desvio padrão da frequência de distribuição das sementes mortas durante o período de armazenamento (σ); e as sementes de café não apresentaram comportamento de ortodoxas, indicado pelas variações não lineares do logaritmo de σ em função das variações do logaritmo do teor de água das sementes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Torres, Robledo de Almeida, José Aurélio Garcia Bergmann, Claudio Nápolis Costa, Carmen Silva Pereira, José Valente, Vânia Maldini Penna, and Rodolpho de Almeida Torres Filho. "Ajustamento para heterogeneidade de variância para produção de leite entre rebanhos da raça Holandesa no Brasil." Revista Brasileira de Zootecnia 28, no. 2 (April 1999): 295–303. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000200012.

Full text
Abstract:
Dados de 36.755 primeiras lactações de vacas holandesas, filhas de 866 reprodutores, distribuídas em diferentes estados no período de 1980 a 1993, foram estratificados em rebanhos de acordo com o desvio-padrão fenotípico da produção de leite ajustada para idade adulta, em três níveis: baixo (11.713 lactações), médio (12.764 lactações) e alto (12.278 lactações). A produção total de leite ajustada para idade adulta e ajustada para idade adulta e 305 dias de lactação, dentro de cada classe, e as transformações logaritmo na base 10, raiz quadrada, padronização e divisão pelo desvio-padrão fenotípico da classe foram analisadas. As médias de produção de leite e os componentes de variância genética, residual e fenotípica elevaram-se com o aumento do desvio-padrão médio da classe. As herdabilidades não tiveram o mesmo comportamento, sendo que as herdabilidades da classe com alto desvio-padrão foram semelhantes às da classe com baixo desvio-padrão, e ambas foram menores que as da classe com médio desvio-padrão, embora o componente de variância genética aditiva tenha sido maior. As transformações usadas não corrigiram a heterogeneidade de variância existente entre as classes. As herdabilidades das características não transformadas variaram de 0,25 a 0,35.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Jorge Luís, Fernando Brito Lopes, Dionéia Magda Everling, Sílvia Minharro, Marcelo Correa da Silva, Thaymisson Santos de Lira, and Leonardo de Sousa Pereira. "Impacto da heterogeneidade de variância residual na avaliação genética de rebanho Nelore no Bioma Amazônia." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 15, no. 2 (June 2014): 281–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402014000200005.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar os efeitos da heterogeneidade de variância residual sobre a avaliação genética de bovinos da raça Nelore criados a pasto, provenientes do Bioma Amazônia, Brasil. Foram utilizados pesos ajustados aos 205 dias de idade, os quais foram classificados em três classes de desvio-padrão fenotípico: baixo, médio e alto. Houve aumento da variância genética aditiva direta e residual à medida que aumentaram as classes de desvio-padrão fenotípico. As herdabilidades para as classes de desvio-padrão fenotípico baixo, médio e alto foram 0,27; 0,33 e 0,26, respectivamente. As estimativas de correlações genéticas entre as classes de desvio-padrão fenotípico de baixo-médio, baixo-alta, e médio-alto foram 0,82; 0,35 e 0,72, respectivamente. As estimativas de correlação dos valores genéticos dos touros denotaram indicio de possível efeito da interação genótipo-ambiente. Houve uma grande variabilidade para os valores genéticos dos touros na classe de alto desvio-padrão fenótipo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Desvio padrão"

1

Francisco, Sérgio Luiz. "Abordagem do ensino de desvio padrão em livros didáticos." Universidade Federal de São Carlos, 2013. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5955.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:29:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 5559.pdf: 4011578 bytes, checksum: da9d129d8556cec59dfe06e20b028d0b (MD5) Previous issue date: 2013-09-30
Financiadora de Estudos e Projetos
Teaching Statistics as part of the axis Treatment Information is seen by PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) as a tool for the interpretation of the world that surrounds the pupil, in view of the diversity of areas using the typical elements of Statistics (such as tables, graphs, etc.) in the dissemination of information. Hence, the need for teaching this subject should strive for contextualization of its contents and provide information for decision-making. The objective of this work was to present a didactic sequence that judges be more appropriate as the significance for the student with regard to the teaching of some of these elements of statistics, specifically the Standard Deviation, the application of an exercise in a class of 3rd. year of high school public school education in the city of Jahu. Together, adds that, after analysis of seven textbooks indicated by PNLEM programs (Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio) and PNLD ((Programa Nacional do Livro Didático) as to approach the teaching of statistics, it was found that in one there is the option for this instructional sequence in which the settings of the approach is associated with the Normal Curve probabilities related to a frequency distribution. Expected to lead teachers and mentors to reflect on the teaching of this subject, both in performance in the classroom or guidance for professionals in education, as in the choice of books or other educational materials.
O ensino de Estatística como parte do eixo de Tratamento de Informações é visto pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) como uma ferramenta para a interpretação do mundo que cerca o aluno, tendo em vista a diversidade de áreas que utilizam os elementos típicos da Estatística (como tabelas, gráficos, etc) na divulgação de informações. Daí, a necessidade de que o ensino deste tema deva primar pela contextualização de seus conteúdos e fornecer subsídios para as tomadas de decisões. Assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma sequência didática que julga ser mais adequada quanto à significância para o aluno no que diz respeito ao ensino de alguns desses elementos da Estatística, especificamente o Desvio Padrão, com a aplicação de um exercício em uma classe da 3ª. série do Ensino Médio da rede pública estadual de educação, na cidade de Jahu. Juntamente, acrescenta-se que, após a análise de sete livros didáticos indicados pelos programas PNLEM (Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio) e PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), quanto à abordagem do ensino de Estatística, verificou-se que em apenas um há a opção por essa sequência didática, na qual a abordagem das definições da Curva Normal é associada às Probabilidades referentes a uma distribuição de frequências. Espera-se levar professores e orientadores pedagógicos à reflexão sobre o ensino desse tema, tanto na atuação em sala de aula ou em orientações para profissionais da área de educação, como, na escolha de livros ou quaisquer outros materiais didáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Juliana Vieira. "Métodos de estimação do desvio-padrão para a padronização de variáveis na análise de componentes principais." Universidade Federal de Viçosa, 2018. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/19219.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2018-04-27T14:10:41Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 18481185 bytes, checksum: e77f19591c9b76ec4e145021accd1625 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-27T14:10:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 18481185 bytes, checksum: e77f19591c9b76ec4e145021accd1625 (MD5) Previous issue date: 2018-02-26
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este trabalho propôs avaliar a eficiência de diferentes matrizes de covariâncias sobre as estimativas dos componentes principais (CP), de acordo com diferentes métodos de estimação do desvio-padrão utilizado na padronização da variável. Além disso, procurou também, determinar a importância relativa de cada variável aleatória avaliada, normal ou não, que fez parte da composição do CP. A estimação do desvio-padrão foi feita de acordo com quatro métodos: desvio-padrão total, Lenth, Juan e Pena e Dong. Para isso, foram simulados 60 conjuntos de dados compostos por quatro variáveis aleatórias com 10.000 observações cada, com três diferentes graus de correlação, dois tipos de médias, dois tipos de variâncias e cinco percentuais de outliers. Os outliers foram adicionados com o intuito de quebrar a aleatoriedade das variáveis. De acordo com os resultados, o fator mais importante em afetar a qualidade da estimativa do desvio-padrão foi a proporção de outliers. Nesse sentido, o melhor método de estimação foi o de Lenth para até 2% de outliers. A matriz que forneceu os melhores resultados para a análise dos CPs, foi a que utilizou a estimativa do desvio-padrão obtida pelo método do desvio-padrão total, na ausência de outliers, com variâncias iguais e diferentes. Já para o conjunto de dados com outliers e variâncias iguais e diferentes, a matriz baseada no método de Lenth forneceu resultados mias satisfatórios para a análise de CPs.
This study proposed to evaluate the efficiency of different covariance matrices on the principal components (PC) estimates, according to different estimation methods of the standard deviation used in the standardization of the variable. Furthermore, this project also sought to determine the relative importance of each random variable evaluated, whether normal or not, that composed the PC. The estimation of the standard deviation was done according to four methods: total standard deviation, Lenth, Juan and Pena and Dong. For this purpose, 60 datasets were simulated containing four random variables with 10.000 observations each with three different degrees of correlation, two types of mean, two types of variances and five percentages of outliers. The outliers were added with the aim to break the randomness of the variables. According to the results, the most import fact that affects the quality of the standard deviation estimation was the proportion of outliers. In this regard, the best method of estimation was the Lenth one for up to 2% of outliers. The matrix that provided the best results for the PCs analysis was the one that utilized the estimative of the standard deviation obtained by the total standard deviation method, in the absence of outliers, with equal and different variances. As for the dataset with outliers using equal and different variances, the matrix obtained through the Lenth method provided more satisfactory results for the PCs analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BEZERRA, Fernanda Mendes. "Desigualdade educacional no Brasil : uma análise comparativa das unidade federativas para o período 1981-2001." Universidade Federal de Pernambuco, 2004. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4262.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:20:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo5896_1.pdf: 1161874 bytes, checksum: 4fb9d76951146b9345cacf01ea83827d (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2004
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A educação é um fator essencial ao desenvolvimento pessoal e material, mas as diferenças quanto ao acesso a esse direito são evidentes. Esta dissertação tem como objetivo descrever como está distribuída a educação entre as Unidades Federativas do Brasil no período de 1981 a 2001. Para obter esses indicadores será utilizado Índice de Gini e desvio padrão para a variável anos de estudo. Os resultados encontrados indicam que apesar da evolução positiva das variáveis educacionais, as diferenças regionais se mantiveram no período
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bedoya, Robinson Longas. "Desvio da textura mínima das matrizes de massa dos léptons com uma simetria S3." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vale, Alfredina Rosa Oliveira do. "A GRAFIA EM PLACAS E LETREIROS: UMA DESCRIÇÃO DE PORTUGUÊS POPULAR ESCRITO CONTEMPORÂNEO." Universidade Estadual da Paraíba, 1999. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2007.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-25T12:22:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlfredinaRosaOliveiraDoVale.pdf: 2309589 bytes, checksum: 64ba9fd0b60287525fad5aa22a3237dc (MD5) Previous issue date: 1999-07-20
As far as textual production is concerned, this piece of research aims at describing the deviants as determinants of linguistic changes. Such deviants found in signs and notices (i.e. the conductive means of the collected messages), are exposed in public places in Campina Grande (PB). The main objective of this work is thus to identify, from the occurrences of these deviants, the possibilities to change the Brazilian spelling rules which may come to happen in the medium and/or long term. To carry out our research, we have based the study on two main theoretical moments: the first, a diachronic study from the 8th to the 10th century, divided in to six volumes HAUL, PAIVA, SPINA, MOREL PINTO, MARTINS and PIMENTEL PINTO entitled História da Língua Portuguesa. The second, a synchronic study, had two of PIMENTEL PINTO s works as a starting point: A língua escrita no Brasil (1986) and O português popular escrito (1990) and BAGNO s Preconceito lingüístico (1999). After detecting, selecting and categorizing the deviants (345 occurrences), we started the analysis, which we divided into two parts: the dismemberment of the diacritcs and the examination of the orthographic evidences in these changes. The analysis being concluded, a quantitative survey of the collected deviants was made in order to observe the incidence of these occurrences. The results so far seem to lead to a brief phonetic accommodation in the Brazilian Portuguese which will gradually abolish the general diacritic marks. As to spelling evidences, they are based on the metaplams of addition, subtraction, assimilation, and exchange. The latter is the most frequent case, which highlights the substitution of the grapheme s for the grapheme z , when it comes between two vowels. The results still show the frequent use of anglicism, or of its presence through the graphemes k and y . Thus, the analysis concludes that by being the act of writing signs and notices an uncommon situation to the ordinary man, it is this very fact that may justify the spontaneous occurrence of the deviant, stimulating linguistic changes which are considered non-acceptable at first but are accepted by the standard variant after a certain period of time.
Esta pesquisa, sob a perspectiva da produção textual, procura descrever os desvios como agentes determinadores de mudanças lingüísticas. Estes, localizados em porta-textos (o veículo condutor das mensagens coletadas), estão afixados em locais públicos de Campina Grande (PB). Identificar, a partir das incidências dos desvios, as possibilidades de mudanças no sistema ortográfico brasileiro, que poderão vir a ocorrer a médio e/ou longo prazo, é a meta principal deste trabalho. Para tal, apoiamo-nos em dois momentos teóricos: o primeiro, um estudo diacrônico, do Século XIII ao Século XX, distribuído em seis volumes HAUY, PAIVA, SPINA, MOREL PINTO, MARTINS e PIMENTEL PINTO intitulados História da Língua Portuguesa. O segundo, um estudo sincrônico, teve como ponto de partida duas obras de PIMENTEL PINTO: A Língua escrita no Brasil (1986) e O português popular escrito (1990). E, como ponto de chegada, a obra de BAGNO, intitulada Preconceito lingüístico (1999). Constatados os desvios (345 ocorrências), selecionados e categorizados, iniciamos a análise dividida em dois momentos: o desmembramento dos diacríticos e o exame das evidências (orto)gráficas em processo. Concluída a análise, foi feito um levantamento quantitativo dos desvios coletados, para observar-se a incidência das ocorrências. Os resultados obtidos acenam para uma breve acomodação fonética na língua portuguesa brasileira que, gradativamente, deverá abolir os diacríticos gerais. Quanto às evidências ortográficas, estas têm sua base nos metaplasmos de adição, subtração, assimilação e permuta. Este é o caso mais freqüente, destacando-se a substituição do grafema s pelo grafema z , quando aquele surge entre duas vogais. Os resultados ainda evidenciam o uso freqüente do anglicismo, ou da marca deste, através dos grafemas k e y . Assim, a análise conclui que sendo o ato de grafar uma situação rara para o homem comum, é esta realidade, possivelmente, que justifica o surgimento espontâneo do desvio, provocando alterações lingüísticas, execradas a princípio e aceitas posteriormente pela variante padrão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pires, Carlos Antônio de Souza [UNESP]. "Possíveis desvios do modelo padrão & física nova." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1995. http://hdl.handle.net/11449/132664.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-01-13T13:27:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1995. Added 1 bitstream(s) on 2016-01-13T13:33:01Z : No. of bitstreams: 1 000027535.pdf: 1851604 bytes, checksum: 42675740e2c77ab69a3b53a65cbfbc3b (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leal, Bruno Westin Prado Soares. "Lei do preço único e seus desvios: existe algum padrão?" Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-29012010-105400/.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é identificar padrões nos desvios da Lei do Preço Único. Utilizando dados desagregados nacionais e internacionais do período 1998-2008, aplicaram-se duas metodologias distintas: i) análise de componentes principais; e ii) estimador group mean Fully Modified OLS para painel proposto por Pedroni (2000). A análise de componentes principais facilita a identificação de padrões na variação de uma quantidade grande de dados e, o estimador group mean FMOLS permite estimar a relação de longo prazo existente entre os preços de um mesmo produto, cotados na mesma moeda, praticados em mercados distintos. Os resultados obtidos indicam que o câmbio é o principal responsável pelos desvios da Lei do Preço Único. Ademais, os resultados sugerem a existência de uma relação fraca entre os preços de um mesmo bem, cotados em Reais, mas comercializados nos mercados brasileiro e americano.
The main goal of this essay is to identify patterns in deviation from the law of one price. Using disaggregated data from Brazil and USA for the period 1998-2008, we applied two different methodologies: i) principal component analysis and ii) panel group mean Fully Modified OLS estimator proposed by Pedroni (2000). The principal component analysis facilitates the identification of patterns in the variation of a large amount of data, while the group mean FMOLS estimates the long run relationship between prices of the same good, quoted in the same currency, charged in separated markets. The results indicate that the exchange rate is the main responsible for deviations from the law of one price. Moreover, the results suggest the existence of a weak relationship between the prices of the same good, quoted in Reais, but sold in the Brazilian and American markets.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araujo, Lucas Machado Braga de. "Composição de fundo de fundos multimercado: otimização de carteira pelo método de média-cvar." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2009. http://hdl.handle.net/10438/2633.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T21:00:12Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Lucas Machado Braga de Araujo.pdf.jpg: 18740 bytes, checksum: e39415b36953ced37a6d87a19c381b38 (MD5) Lucas Machado Braga de Araujo.pdf.txt: 95713 bytes, checksum: a95ad7b44ec22b2f5ba2dbfe4f6798bb (MD5) Lucas Machado Braga de Araujo.pdf: 758972 bytes, checksum: c20d926964cc37d2ee7bdfc1bdf6aafc (MD5) license.txt: 4886 bytes, checksum: f5ef202e66d94f51fd6c9a09505731a6 (MD5) Previous issue date: 2009-02-03T00:00:00Z
The aim of this work is to show that the optimization of a portfolio composed of Brazilian hedge funds presents better results when the risk measure considered is Conditional Value-at-Risk. Portfolio optimization models aim to select assets that maximize the investor‘s return for a given level of risk. Therefore the definition of an appropriate measure of risk is of fundamental importance to the allocation process. The traditional methodology of portfolio optimization, developed by Markowitz, uses the variance of assets returns as risk measure. However variance is a measure appropriate only for cases where the returns are normally distributed or that the investor utility function is quadratic. Nevertheless it will be shown that the returns of Brazilian hedge funds usually do not have a Normal distribution. Consequently, to perform the optimization of a portfolio composed by Brazilian hedge funds is necessary to use an alternative risk measure.
O objetivo do trabalho é demonstrar que a otimização de uma carteira composta por fundos multimercados brasileiros gera melhores resultados quando a medida de risco utilizada é o Conditional Value-at-Risk. Modelos de otimização de carteira têm como objetivo selecionar ativos que maximizem o retorno do investidor para um determinado nível de risco. Assim, a definição de uma medida apropriada de risco é de fundamental importância para o processo de alocação. A metodologia tradicional de otimização de carteiras, desenvolvida por Markowitz, utiliza como medida de risco a variância dos retornos. Entretanto, a variância é uma medida apenas apropriada para casos em que os retornos são normalmente distribuídos ou em que os investidores possuem funções de utilidade quadrática. Porém, o trabalho mostra que os retornos dos fundos multimercados brasileiros tendem a não apresentar distribuição normal. Logo, para efetuar a otimização de uma carteira composta por fundos multimercados brasileiros é necessário utilizar uma medida de risco alternativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Claudia Borim da. "Pensamento estatístico e raciocínio sobre variação: um estudo com professores de matemática." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11206.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Borim da Silva.pdf: 1181639 bytes, checksum: a1c349e009d97a59b67411221aef0c9a (MD5) Previous issue date: 2007-05-30
Due to student difficulty with understanding standard deviation, this work aimed to identify the reasoning about variation and variability in all parts of the investigation cycle of the statistical thinking. Nine middle and high school Mathematics teachers and two mathematics students of University of São Paulo participated in an action research, 3 hr meetings, lasting in total for 48 hrs. The contents were simple and grouping data frequency distribution, graphics, center and spread measures. The reasoning levels were classified using the general model developed by Garfield (2002). The teachers showed no variaton reasoning during the first week, except for a teacher with idiosyncratic reasoning. During the action research sensibility phase and planning of investigative cycle phase, the teachers developed variability reasoning naturally, but not about variation. However, this experience promoted an upgrade of teachers statistical thinking, that used three (between four) dimensions created by Wild e Pfannkuch (1999). Nevertheless, the statistical thinking upgrade did not implicate a gain in variation reasoning level, observed during the data analysis phase. To compare three discret variable frequency distribution were done using the perception of mode, minimum and maximum values and minimum frequency and use of the distribution chunk with range was organized with existence of the frequency in all groups, understood like verbal until procedural reasoning, respectively. The center measures discussion showed the misconception of mean, which was understood as the mode, and this inhibited necessity perception of a spread measure. The use of correct mean of arithmetic mean induced the teachers use complement measures as the mode and minimum and maximum values, but not the standard deviation. The mean fo standard deviation was predominantely a measure of number of differents observations, signal of homogeneous sample, as many Mathematics textbooks introduced the concept of variation. The comprehension of one standard deviation interval towards mean didn´t develop naturally and the teachers who understood this mean of standard deviation had difficulty to understand what was in the interval, which suposed to develop this integrated reasoning process with the educational softwares created for this intention. In conclusion, the term more variation can cause wastly differing results due to personal interpretation of the phrase ´more variation´ and idiosyncratic reasoning process involved in analysing complex mathematical data: more variation between frequency in only the variable category or variable value in comparing frequency distributions and more variation between sample different observations, both without use of variation from mean
Devido à dificuldade encontrada por alunos de graduação para a compreensão do desvio padrão, este trabalho teve como objetivo verificar o raciocínio sobre variação e variabilidade nas etapas do ciclo investigativo do pensamento estatístico. Foram participantes da pesquisa nove professores de Matemática da escola básica e dois alunos de Matemática da Universidade de São Paulo. O trabalho seguiu os pressupostos de uma pesquisa-ação e a fase de implementação teve duração de quarenta e oito horas, divididas em dezesseis encontros de três horas cada. Foram discutidos os conteúdos estatísticos: distribuição de freqüência simples e com dados agrupados, representações gráficas, medidas de tendência central e dispersão. Os níveis de raciocínio sobre variação foram classificados de acordo com o modelo proposto por Garfield (2002). O diagnóstico identificou a ausência de raciocínio sobre variação, exceção feita a um professor que apresentava raciocínio idiossincrático. Durante a fase de sensibilização da pesquisa-ação e planejamento do ciclo investigativo, os professores apresentaram naturalmente o raciocínio sobre variabilidade, mas não sobre variação. Entretanto, a experiência com a elaboração de uma pesquisa, desde a definição dos objetivos até a coleta e montagem do banco de dados permitiu um avanço no desenvolvimento do pensamento estatístico dos professores, que já transitavam em três das quatro dimensões de sua estrutura elaborada por Wild e Pfannkuch (1999). Não obstante, o desenvolvimento do pensamento estatístico não implicou diretamente em um nível mais avançado do raciocínio de variação, observado durante a fase de análise dos resultados da pesquisa. Para a comparação de três distribuições de freqüências simples de variável discreta foram utilizadas a percepção da moda, a observação dos valores máximo e mínimo e da menor freqüência e a elaboração de um intervalo de variação composto pelos valores da variável que tinham freqüência nas três distribuições, conjuntamente, que foram categorizados como raciocínio verbal de variação até raciocínio de procedimento, respectivamente. A discussão sobre as medidas de tendência central permitiu observar a interpretação equivocada de média como maioria, que se refere à moda, que foi um fator impeditivo para a percepção da necessidade de uma medida de variação. A utilização do correto significado de média motivou os professores a utilizarem medidas complementares como a moda e os valores máximo e mínimo, mas não o desvio padrão. O significado atribuído ao desvio padrão foi, predominantemente, uma medida da variação entre as observações indicando homogeneidade da amostra, aspecto reforçado pelos livros didáticos de Matemática do ensino médio e categorizado como raciocínio verbal de variação. A composição do intervalo de um desvio padrão da média não surgiu naturalmente e mesmo os participantes que compreenderam esta interpretação do desvio padrão, apresentaram dificuldade para identificar o que tinha no intervalo. Acredita-se que o desenvolvimento de aplicativos computacionais para trabalhar o conceito de intervalo em torno da média possa auxiliar na aquisição deste raciocínio, considerado um raciocínio completo de variação. Conclui-se que a linguagem maior variação pode induzir dois diferentes raciocínios idiossincráticos: a maior variação das freqüências em alguma categoria ou valor da variável de uma distribuição de freqüências e a maior variação de observações diferentes na amostra, ambas não relacionadas com a medida de tendência central
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Duba, Tiago Lacerda Nader. "Alocação de recursos: nível ótimo de diversificação intraclasse entre fundos de investimentos abertos no Brasil." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2013. http://hdl.handle.net/10438/11375.

Full text
Abstract:
Submitted by Tiago Duba (tiagoduba@gmail.com) on 2013-11-04T01:30:15Z No. of bitstreams: 1 Dissertação MFEE EGPE - Tiago Duba.pdf: 2254622 bytes, checksum: ec194772b1bfdf65d5161e3beb036d4d (MD5)
Approved for entry into archive by Vitor Souza (vitor.souza@fgv.br) on 2013-12-03T12:38:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação MFEE EGPE - Tiago Duba.pdf: 2254622 bytes, checksum: ec194772b1bfdf65d5161e3beb036d4d (MD5)
Made available in DSpace on 2014-01-02T19:02:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação MFEE EGPE - Tiago Duba.pdf: 2254622 bytes, checksum: ec194772b1bfdf65d5161e3beb036d4d (MD5) Previous issue date: 2013-05-05
Despite the diversity of their strategies, the returns of hedge funds generally exhibit a positive correlation with stock index. On the other hand, distinct funds categories tend to be less correlated to each other compared to funds from the same category. The idea of diversification between funds with low correlation is discussed repeatedly in the literature. In practice, however, few portfolios allocators optimize their portfolios guided by Markowitz (1953) for example. The aim of this study is to identify the optimum asset diversification within the same category. The methodology will seek to minimize the idiosyncratic risk of the investment funds through simulations with other funds in the same category. The study contains analyzes for choosing the optimal number of assets (investment funds) in a given portfolio. These results would benefit mainly the decision making process of Wealth Managements, Investment Consulter and Private Bankers.
Apesar da diversidade de suas estratégias, os retornos dos fundos de investimentos multimercado geralmente exibem correlação positiva com índices de bolsa. Por outro lado, fundos de categorias distintas tendem a ser menos correlacionados entre si se comparados a fundos de mesma categoria. A ideia de diversificação entre fundos de baixa correlação é discutida recorrentemente pela literatura. Na prática, porém, poucos alocadores de portfólios otimizam suas carteiras através das linhas de Markowitz (1953) por exemplo. O objetivo deste estudo é buscar identificar o ponto ótimo de diversificação de ativos (fundos de investimentos) dentro de uma mesma categoria. Como metodologia, buscaremos a minimização do risco idiossincrático dos fundos de investimentos através de simulações com outros fundos de mesma categoria. O estudo contém análises para a escolha do número ideal de ativos em um dado portfólio. Esses resultados beneficiariam, principalmente, o processo decisório das empresas de Wealth Managements, das Consultorias de Investimentos e dos Private Bankers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Desvio padrão"

1

Adolescencia: Desafio Para Padres. Ediciones Paidos Iberica, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Desvio padrão"

1

"Tabela de Tolerância de um Processo Desvio-Padrão – Rendimento – Partes por Milhão." In Ações para a Qualidade, 357. Elsevier, 2014. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-7926-9.50024-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Luciano Bertollo, Rusciolelli, Carneiro Joel Camilo de Souza, Júnior José Ivo Ribeiro, and Roberto Consuelo Domenici. "COMPORTAMENTO DE VARIÁVEIS CRÍTICAS NA ETAPA DE RESFRIAMENTO DE UMA LINHA DE PROCESSAMENTO DE ABATE DE FRANGOS." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 32–46. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.32-46.

Full text
Abstract:
No processamento industrial de abate dos frangos, o teor de absorção de água das carcaças de frango durante o resfriamento no chiller representa um dos requisitos que define o padrão de qualidade do frango resfriado ou congelado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi verificar a influência de variáveis críticas do processo sobre o teor de absorção de água por meio do monitoramento em tempo real. Os dados coletados foram analisados empregando procedimentos de estatística descritiva, testes inferenciais (teste t de Student e qui-quadrado), histograma, regressão linear múltipla e análise dos coeficientes de correlação. De acordo com os resultados obtidos, identificou-se que o teor de absorção de água das carcaças apresentou elevada variabilidade (coeficiente de variação de 35%, média de 5% e desvio-padrão maior que 1%), sendo que 10% das carcaças apresentaram valores superiores ao limite de especificação de 8%, determinado pela legislação brasileira. Além disso, verificou-se ausência de correlação satisfatória entre as variáveis críticas e a variável-resposta, indicando que não foi possível estabelecer as causas da elevada variabilidade do teor de absorção de água nas carcaças de frango. Concluiu-se que a etapa de resfriamento do processo industrial de abate dos frantos estava operando de forma instável e não padronizada. Além disso, foi de 10% o número de carcaças de frangos com teor de absorção de água acima de 8% e, portanto, que não atendem ao padrão de qualidade estabelecido pela legislação. Para promover a redução da variabilidade e, consequentemente, a melhoria do processo, recomendam-se o ajuste operacional e a padronização do processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Yngrid D’ Lanuse da Silva, and Daniela Sacramento Zanini. "IDEAÇÃO E TENTATIVA DE SUICÍDIO ENTRE ADOLESCENTES: MAUS-TRATOS E APOIO SOCIAL." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 150–57. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.150-157.

Full text
Abstract:
O comportamento suicida é um tipo de violência autoinfligida e inclui pensamentos, tentativas e o suicídio propriamente dito. Por ser um fenômeno crescente na população adolescente, faz-se necessário o desenvolvimento de políticas públicas preventivas. Para isso o estudo dos fatores de risco e de proteção são de suma importância. Objetivo: Avaliar o papel dos maus-tratos como fator de risco e do apoio social como fator de proteção ao suicídio entre adolescentes. Método: Estudo quantitativo, cuja amostra foi composta de 173 adolescentes de ambos os sexos (11 a 18 anos de idade) de duas escolas da rede estadual de Goiânia-Go. Foi aplicado no segundo semestre de 2017, com os adolescentes cujos autorizações (TCLES) haviam sido assinadas, o Questionário de Vitimização Juvenil – JVQ, a Escala de Apoio Social e as subescalas do Youth Self-Report que avaliam ideação e tentativa de suicídio entre adolescentes. Os dados foram tabulados e analisados por meio do pacote estatístico SPSS para Windows, versão 20.0, depois discutidos à luz de teorias pertinentes. Resultado: As pontuações médias (e desvio padrão) para cada uma das variáveis estudadas foram: 1,35 (DP= 1,22 ) para maus-tratos no último ano; 1,01 (DP= 1,19) para maus-tratos ao longo da vida; 66,4 (DP= 27) para apoio social; 0,31 (DP= 0,64) para ideação suicida; e 0,17 (DP= 0,46) para tentativa de suicídio. A correlação de Pearson mostra uma relação moderada, positiva e significativa (p= 0,00) entre ser vítima de maus-tratos ao longo da vida e apresentar ideação (r=+0,337) e tentativa de suicídio (r= +0,351) na adolescência. Em relação a associação entre maus-tratos no último ano e comportamentos suicidas, e ao apoio social e comportamentos suicidas, não houve correlação estatisticamente significativa. Conclusão: Na amostra pesquisada, quando se é vítima de maus-tratos ao longo da vida, maiores são a ideação e tentativa de suicídio, ao passo que maus-tratos no último não está associado com o suicídio (ideação e tentativa). Entre apoio social e suicídio, embora observa-se correlação negativa, indicando que quanto maior o apoio social menor é a ideação e tentativa de suicídio os índices não foram estatisticamente significativos. Estudos futuros com amostras maiores poderiam auxiliar a esclarecer tais achados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"PREGUNTA PARA EL PADRE, EL HERMANO Y EL AMIGO." In Desvío, 37. Programa Editorial Universidad del Valle, 2019. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv16zjhqq.17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Surace, Bruno. "Capitolo 3. Il padre della Patria e lo Stato distopico." In Il destino impresso, 177–245. Edizioni Kaplan, 2019. http://dx.doi.org/10.4000/books.edizionikaplan.2090.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

"Un mar sin agua." In Music for Unknown Journeys by Cristian Aliaga, edited by Benjamin Bollig, 88–89. Liverpool University Press, 2021. http://dx.doi.org/10.3828/liverpool/9781800348097.003.0037.

Full text
Abstract:
Sólo se puede hablar de justicia en los libros sagrados, ésos, escritos a sangre y fuego con una lengua uniforme que aspira a volverse única. Los enemigos de la fe mueren siempre justamente; de cada fe, un verdugo. Para qué dios calma o detiene la herida del niño pronto a morir para que muera apenas más tarde, la sangre del padre ausente para siempre, el fusilado sin culpa. Hablar de lo justo es hablar de lo inexistente, de un mar sin agua donde nos ahogamos. Pero se trata de aquello que merecemos, horca o destino. Las nubes pasan sobre una humanidad que llora, agoniza y al mirar al cielo sólo ve esos cúmulos de aire y tormenta. Todos merecen un destino que les será arrebatado, ningún horizonte es suficiente para el que va a morir ahora de soledad y rabia, y espera disparos sobre el cuerpo de todo el mundo....
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jahnke, Jefferson Fellipe, and Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira. "O DESAFIO DA ESCOLA FRENTE ÀS DROGAS: CONTRIBUIÇÃO DO PADRE PAUL-EUGÈNE CHARBONNEAU." In A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 2, 211–24. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.32720051117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Daiane Cristina. "A representação do desejo na primeira versão de O crime do padre Amaro." In O crime do padre Amaro – Eça de Queirós: texto da primeira versão e ensaios, 275–84. EDUEM, 2019. http://dx.doi.org/10.7476/9786586383058.0008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rojas, Patricia Nieto. "NULIDAD DEL DESPIDO Y EJERCICIO DE DERECHOS DE CONCILIACIÓN ¿ES IDÉNTICA PROTECCIÓN PARA PADRES Y MADRES CORRESPONSABLES?" In Acciones públicas y privadas para lograr la igualdad en la empresa., 13–46. Dykinson, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv1s7chc2.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Medeiros dos Santos Lucena, Laudecir, and Edilene Machado Pereira. "8. Inclusão de alunos com deficiência na escola municipal Padre Joaquim Félix: um desafio para o educador." In Políticas e práticas pedagógicas em atendimento educacional especializado, 147–61. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012. http://dx.doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-313-7.p147-161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Desvio padrão"

1

Alves, Camila Fernanda Machado, Márcia Artiaga Colantoni, Eduarda de Paula Nogueira Soares, Marina Abadia Ramos, Aurélia Aparecida de Araújo Rodrigues, and Joao Batista Destro Filho. "ESTUDO DE ESTÍMULOS MEDITATIVOS COM BASE NA ELETROENCEFALOGRAFIA (EEG) E NO QUANTIFICADOR COEFICIENTE DE VARIAÇAO." In XVIII CEEL – Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, 2020. http://dx.doi.org/10.14295/2596-2221.xviiiceel.2020.601.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a comparação de dois quantificadores utilizando o desvio médio e o desvio padrão da mediana, para análise de alterações no padrão eletroencefalográfico normal entre comparação de silencio e um estimulo musical (Silêncio x Música), e silêncio e um estímulo meditativo, este último caracterizado pela recitação da oração “Pai Nosso” (Silêncio x Meditação). Constatou-se que os ritmos Delta, Teta e Gama apresentam maior variação na comparação Silêncio x Música, enquanto que os ritmos Beta e Alfa variam mais na comparação Silêncio x Meditação. A quantidade de variações da potência da atividade bioelétrica é mais significativa para a primeira comparação, se confrontada à segunda comparação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tavares, R., and R. Coelho. "Estimação Robusta do Desvio-Padrão de Ruídos Acústicos Aplicada ao Realce de Sinais de Voz." In XXXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2013. http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2013.118.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ponte, Caio, Carlos Caminha, and Vasco Furtado. "Otimização de Florestas Aleatórias através de ponderação de folhas em árvore de regressão." In Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eniac.2020.12171.

Full text
Abstract:
Floresta Aleatória é um algoritmo popular e efetivo na resolução de problemas de classificação e regressão. As predições de uma Floresta Aleatória são feitas considerando que cada árvore possui igual contribuição no resultado final. Este trabalho propõe um novo método de ponderação de árvores de regressão com o objetivo de melhorar o poder de predição do modelo. Nossa estratégia é motivada em utilizar medidas de dispersão estatística, como desvio padrão ou erro padrão da média, como indicadores de qualidade da predição na folha. A estratégia de ponderação proposta foi comparada com outros métodos de ponderação. Nessa comparação observou-se que a mesma reduziu o Erro Absoluto Médio em cerca de 30% dos conjuntos de dados estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

EICHKOFF, HENRIQUE SILVEIRA, DANIEL PINHEIRO BERNARDON, NATALIA BASTOS DE SOUZA, PEDRO MARCOLIN, JULIA CARLA CAZAROTTO MADALOZ, LUCIANA MARINI KOPP, LUCAS MELO DE CHIARA, and JULIANO ANDRADE SILVA. "Classificação de Unidades Consumidoras Irrigantes de Arroz para Análise de Perdas não Técnicas utilizando o Método de Random Forest." In Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2021). sepoc, 2021. http://dx.doi.org/10.53316/sepoc2021.056.

Full text
Abstract:
A detecção de irregularidades no consumo de energia elétrica, para as empresas do setor elétrico, ainda é um grande desafio. As perdas comerciais, ou perdas não-técnicas, têm impacto negativo na receita das concessionárias de energia elétrica, além de impactar no bolso do consumidor. Neste intuito, este trabalho tem como objetivo utilizar técnicas de aprendizado de máquina para fins de classificação, utilizando o método de Random Forest, e do tipo não supervisionado (Clustering) para criar grupos de consumidores que serão utilizados para a predição do modelo classificador. A representação e clusterização do dataset foi desenvolvida com os valores da média e desvio padrão dos consumos dos anos 2017, 2018 e 2019 onde, para a obtenção dos resultados da metodologia proposta pelo trabalho, foram utilizados como dados de entrada os consumos reais do ano de 2020 das unidades consumidoras localizados no município de Uruguaiana, no estado do Rio Grande do Sul, do banco de dados da CPFL Energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Antunes Junior, Nelson Antônio, Weverton Luis da Costa Cordeiro, and Luciano Paschoal Gaspary. "Permitindo Maior Reprodutibilidade de Experimentos em Ambientes Distribuídos com Nodos de Baixa Confiabilidade." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2018.2424.

Full text
Abstract:
A reprodutibilidade de experimentos, essencial para a verificação da eficácia/eficiência de contribuições científicas, é particularmente desafiadora no contexto de sistemas distribuídos de larga escala. Falhas não programadas durante os experimentos (sejam nos nodos que fazem parte do sistema, ou de comunicação entre eles) podem dificultar a obtenção de significância estatística nos resultados, ou a verificação da validade dos mesmos. Para abordar esse problema propõe-se EASYEXP, uma arquitetura tolerante a falhas para garantir a reprodutibilidade de experimentos em testbeds distribuídos de baixa confiabilidade. No EASYEXP, nodos do ambiente de experimentação &quot;interpretam&quot; trabalhadores e executam ações previstas para os mesmos, seguindo o roteiro pré-definido para o experimento. Na falha de um nodo, substitui-se o mesmo por outro funcional, mantendo o contexto de execução do trabalhador interpretado por ele. Resultados obtidos mostram que o EASYEXP é capaz de manter menor variação (desvio padrão de 1.6%) e maior precisão (95.7%) entre múltiplas execuções de um mesmo experimento, quando comparado àqueles executados de forma tradicional (desvio de até 25% e precisão de apenas 72%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Melo, Thuany, Mayara Vanessa Moraes, and Sueli Fischer Beckert. "COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL DE MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE: ASPECTOS CRÍTICOS NA DETERMINAÇÃO DO VALOR DESIGNADO E DO DESVIO-PADRÃO DO ENSAIO DE PROFICIÊNCIA." In Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. ABCM, 2017. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.cobef2017.cof2017-0400.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, David, Waldir Da Silva Júnior, and Celso Carvalho. "Localização em Ambientes Internos Baseada em Aprendizado Supervisionado Utilizando Estações de Rádio FM." In Escola Regional de Informática de Goiás. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/erigo.2020.13865.

Full text
Abstract:
Para a localização de dispositivos móveis em redes sem fio, deve-se instalar três ou mais dispositivos fixos, cujos sinais transmitidos são utilizados como parâmetros de localização. O problema desta abordagem é o aumento dos custos energético e monetário. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um método de localização utilizando estações de rádio FM com vistas ao baixo custo e alta acurácia. Foram realizados testes em ambiente doméstico com aproximadamente 30 m 2 e 15 pontos de referência. Como resultados dos testes, o método proposto QA-PCA-kNN destacou-se ao utilizar 6 características dos sinais FM, provendo a localização com erro médio de 0,0688 metros e desvio padrão de 0,2536 e, apresentando acurácia de 86,80%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Kariny Fontes Rodrigues, Bruna, Matheus Pereira Gomes, Angelo Marcio Oliveira Santanna, and Daniel Barbosa. "Análise Estatística da Irradiação Solar de uma Estação Solarimétrica." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2425.

Full text
Abstract:
Este estudo propõe uma nova abordagem para análise dos dados de irradiação solar de uma estação solarimétrica localizada na cidade de Irecê-BA. A abordagem proposta contempla uma análise horária da irradiação solar com finalidade de obter uma menor variação estocástica das medições por hora. As medidas estatísticas utilizadas para caracterizar os dados foram mínimo, máximo, média, mediana e desvio-padrão. A hipótese de distribuição normal foi testada usando dois testes paramétricos Anderson-Darling e Shapiro-Wilk. A simetria e forma da distribuição dos dados foram analisados utilizando boxplots e histogramas. Foram encontrados pontos extremos nos boxplots, assim como grande assimetria na distribuição dos dados em diversos horários. Através dos testes de aderência foi rejeitada a normalidade da distribuição de irradiação solar na maioria das horas dentro do banco anual. Foi realizado um estudo por estação do ano, que apresentou um comportamento diferente quanto a simetria dos dados, sendo o outono a estação mais uniforme e primavera a mais estocástica. A primavera e o verão apresentaram melhores condições para a instalação de placas fotovoltaicas, devido aos altos índices de irradiação solar, e o outono e o inverno apresentam irradiação solar satisfatória para a manutenção dessa forma de geração durante todo o ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bratti, Claudia Nara de Almeida Lino, Maria José Pastre, Amanda Gubert Alves dos Santos, Débora de Mello Gonçales Sant'Ana, and Gessilda de Alcantara Nogueira de Melo. "EFEITOS DA INFECÇÃO CRÔNICA POR Toxoplasma gondii E DO TRATAMENTO COM Echinacea purpurea SOBRE A ATIVIDADE DA ENZIMA MIELOPEROXIDASE NO ÍLEO DE RATOS WISTAR." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/757.

Full text
Abstract:
Introdução: A infecção por Toxoplasma gondii incita o desenvolvimento de uma resposta inflamatória intestinal. Na fase inicial desta resposta ocorre a liberação de mediadores e citocinas com aumento do fluxo sanguíneo, da permeabilidade vascular e da migração de leucócitos. O acúmulo de leucócitos no tecido pode ser avaliado indiretamente pela atividade da enzima mieloperoxidase (MPO), presente nessas células. Echinacea purpurea (EP) é uma planta com importante ação anti-inflamatória e vem sendo estudada como nova opção terapêutica para a toxoplasmose. Objetivo: Avaliar os efeitos da infecção crônica por T. gondii e do tratamento com EP sobre a atividade da enzima MPO no íleo de ratos Wistar. Material e métodos: Aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais da Universidade Estadual de Maringá (n° 7633021018). Foram utilizados 16 ratos Wistar (n=4) distribuídos em: Grupo Controle (GC), Grupo Infectado (GI), Grupo Controle Tratado (GC-EP) e Grupo Infectado Tratado (GI-EP). Os ratos dos grupos GC-EP e GI-EP foram tratados com 100 mg/kg de EP, por gavagem, 28 dias antes e 28 dias depois da infecção, já aqueles pertencentes aos grupos GC e GI receberam somente água fervida. Os grupos infectados receberam 500 oocistos esporulados da cepa RH de T. gondii. Findado o período experimental, os animais foram eutanasiados, segmentos do íleo coletados e armazenados à -80°C. As amostras foram processadas e a atividade da enzima MPO foi determinada em 450 nm em leitor de microplaca. Os dados foram expressos em média ± desvio padrão e a comparação foi realizada utilizando o teste de análise de variância (ANOVA) seguido de Tukey. Foi considerado significativo p<0,05. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [GC (0,114 ± 0,017), GI (0,112 ± 0,028), GC-EP (0,168 ± 0,080) e GI-EP (0,198 ± 0,0473)], provavelmente pelo fato do modelo de infecção utilizado neste estudo ser crônico. Conclusão: A infecção crônica com T. gondii e/ou tratamento com EP não alterou a atividade da MPO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Albuquerque de Alencar, Larissa, Karla Mazarelo Maciel Pacheco, and Mirella Vieira Sousa. "Estudo da adaptação antropométrica de mobiliário residencial em madeira maciça produzido na cidade de Manaus." In Systems & Design: Beyond Processes and Thinking. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/ifdp.2016.3000.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um breve estudo sobre a adaptação antropométrica de mobiliário de madeira maciça, produzido e comercializado na cidade de Manaus. Busca verificar se as medidas utilizadas para a produção de mesas e cadeiras (sem ajustes) estão em conformidade com as normas e padrões técnicos vigentes. Para tanto, foram feitos: levantamento bibliográfico, onde foram abordados tópicos referentes a situação do setor moveleiro no Amazonas, ergonomia e antropometria e medidas do corpo humano, buscando aprofundar os conhecimentos acerca da temática estudada, por meio do conhecimento das principais limitações e potenciais para investimento na melhoria da qualidade do mobiliário de madeira maciça sem ajustes. Neste item, houve a organização dos dados pesquisados para a geração duas tabelas, com base nas dimensões dos seguimentos corpóreos humanos de usuários extremos (mulher percentil 5% e homem percentil 95%), apresentada por Felisberto e Paschoarelli (2000), seguindo também as recomendações de diversos autores de ergonomia, entre eles: Quaresma (2011), Kroemer e Grandjan (2005), Dul e Weerdemester (2004) e Moraes e Pequini (2000), viabilizando seu uso como parâmetro para o dimensionamento de mesas e cadeiras; pesquisa de campo, onde houve a coleta de dados por meio de formulário de pesquisa para anotação das medidas obtidas in loco nas marcenarias, a serem posteriormente comparadas com as dimensões das tabelas propostas; cálculos de estatística descritiva (amplitude total, desvio padrão e coeficiente de variação), visto que permitem apreciar o número total de valores encontrados em uma classe e mapear a diferenciação entre aqueles obtidos e os recomendados, e inferencial, com o propósito de facilitar a apreciação acerca da validade dos dados coletados por meio da aplicação do teste de t de Student. Com o resultado obtido, observou-se que o mobiliário em questão não é produzido com base em recomendações ergonômicas e/ou quaisquer tipo de estudo relacionado, uma vez que as medidas analisadas não se encontravam em conformidade com as recomendadas nas tabelas geradas e outras eram simplesmente ignoradas. Este fato termina por tornar os produtos menos atraentes, face ao desconforto gerado, quando utilizados por longos períodos, principalmente se comparados com móveis industrializados, tendo em vista que estes apresentam as mesmas condições de dimensionamento com menor preço de mercado.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/IFDP.2016.3000
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography