To see the other types of publications on this topic, follow the link: Desvio padrão.

Journal articles on the topic 'Desvio padrão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Desvio padrão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Araújo, Cláudio Vieira de, Thereza Cristina Borio dos Santos Calmon de Bittencourt, Simone Inoe Araújo, Raysildo Barbosa Lôbo, and Luiz Antônio Framartino Bezerra. "Estudo de heterogeneidade de variâncias na avaliação genética de bovinos de corte da raça Nelore." Revista Brasileira de Zootecnia 40, no. 9 (September 2011): 1902–8. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000900009.

Full text
Abstract:
Verificou-se a influência da heterogeneidade de variâncias na avaliação genética de bovinos de corte da raça Nelore. Dados de pesos padronizados aos 365, 450 e 550 dias de idade foram estratificados com base no desvio-padrão fenotípico dos rebanhos para cada peso. Nas análises de múltiplas características, em que o mesmo peso foi considerado característica distinta em cada classe de desvio-padrão, as variâncias genéticas e residuais aumentaram com o desvio-padrão da classe. As estimativas de herdabilidade foram iguais a 0,34 e 0,36; 0,41 e 0,41, 38 e 49 nas classes de alto e baixo desvio-padrão fenotípico para os pesos aos 365, 450 e 550 dias, respectivamente. As correlações genéticas entre o mesmo peso nas classes de baixo e alto desvio-padrão foram iguais a 0,71; 0,80; e 0,84 para os pesos aos 365, 450 e 550 dias, respectivamente. As correlações de Spearman entre os valores genéticos, obtidos de análises múltiplas e de análise geral (sem as classes), e entre o mesmo peso nas classes de desvios-padrão, reduziram à medida que aumentou a intensidade de seleção sobre os reprodutores. A presença de heterogeneidade de variâncias causa maior impacto sobre a avaliação genética dos reprodutores sob intensidade de seleção elevada, sendo interessante sua consideração no processo de avaliação genética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Elizabeth do, Carol Virgínia Góis Leandro, Marco Antônio Fidalgo Amorim, América Palmeiras, Taisy Cavalcante Ferro, Célia Maria Machado Barbosa de Castro, and Raul Manhães de Castro. "Efeitos do estresse agudo de contenção, do estresse crônico de natação e da administração de glutamina sobre a liberação de superóxido por macrófagos alveolares de ratos." Revista de Nutrição 20, no. 4 (August 2007): 387–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732007000400006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a liberação de ânion superóxido por macrófagos alveolares em ratos submetidos ou não ao estresse agudo, ao exercício físico de natação e à suplementação com glutamina. MÉTODOS: Quarenta e dois ratos machos da linhagem Wistar com idade em torno de 62 (desvio-padrão=3) dias de idade foram divididos em grupos controle, treino, estresse e glutamina. Após a intervenção, macrófagos alveolares foram coletados e estimulados com acetato de formol miristato para a avaliação da liberação de ânion superóxido. RESULTADOS: Em comparação à primeira hora (controle=26,2, desvio-padrão=4,2; treino=28,7, desvio-padrão=5,1; estresse=20,3, desvio-padrão=4,4; glutamina=26,2, desvio-padrão=4,2), houve aumento (p<0,001) da liberação de superóxido em todos os grupos experimentais na segunda hora (controle=38,4, desvio-padrão=4,9; treino=40,7, desvio-padrão=6,1; estresse=30,2, desvio-padrão=5,6; glutamina=39,2, desvio-padrão=5,2) de observação. O treinamento e a suplementação com glutamina não provocaram diferenças na liberação de superóxido em macrófagos alveolares quando comparados ao grupo controle. Apenas nos ratos submetidos a estresse houve redução da liberação de superóxido tanto na primeira (20,3, desvio-padrão=4,4; p<0,05) quanto na segunda hora (30,2, desvio-padrão=5,6; p<0,05) de observação. CONCLUSÃO: Os achados sugerem que o estresse pode ser um dos fatores implicados na imunossupressão, uma vez que a redução da produção de ânion superóxido por macrófagos pode levar à diminuição de sua capacidade microbicida. No entanto, o protocolo de treinamento físico de natação usado e a suplementação com glutamina, na quantidade e na forma administrada, não alteraram a liberação de superóxido por macrófagos alveolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moita, Antonia Kécya França, Paulo Sávio Lopes, Robledo de Almeida Torres, Ricardo Frederico Euclydes, Humberto Tonhati, and Ary Ferreira de Freitas. "Heterogeneidade de variâncias na avaliação genética de búfalas no Brasil." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 7 (July 2010): 1443–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010000700007.

Full text
Abstract:
Registros de produção de leite de 754 búfalas da raça Murrah foram utilizados com o objetivo de avaliar o efeito da heterogeneidade de variâncias na avaliação genética. Os componentes de covariância foram estimados pelo método da máxima verossimilhança restrita utilizando-se quatro modelos bicaracterísticos, considerando, como efeitos fixos, estação de parto e rebanho-ano de parto, e idade da vaca como covariável (efeito linear e quadrático). Os quatro modelos utilizados foram: modelo aditivo; modelo de repetibilidade; modelo aditivo com inclusão interação reprodutor x rebanho-ano; modelo de repetibilidade com inclusão da interação reprodutor x rebanho-ano. Os rebanhos foram classificados em duas classes de desvio-padrão fenotípico para produção de leite e análises bicaracterísticas foram realizadas considerando cada classe de desvio-padrão como característica diferente. Foi conduzida também uma análise unicaracterística desconsiderando as classes de desvio-padrão fenotípico, incluindo o efeito da interação reprodutor x rebanho-ano. As estimativas de componentes de variância genética aditiva foram maiores na classe de alto desvio-padrão, comparadas às de baixo desvio-padrão. A maioria dos animais selecionados nos arquivos sem estratificação foi selecionada para alto desvio-padrão. Apesar do aumento nas variâncias aditivas e do erro nas de classes de alto desvio-padrão, suas herdabilidades foram menores, com exceção do modelo 2, cujo herdabilidade foi maior para a classe de alto desvio-padrão. Quando rebanhos são classificados em alto e baixo desvio-padrão fenotípico e a produção de leite nas diferentes classes é avaliada em modelo multicaracterística, a avaliação genética considera a heterogeneidade de variâncias entre rebanhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bueno, R. S., R. A. Torres, F. P. Rennó, J. C. Pereira, C. V. Araújo, P. S. Lopes, and R. F. Euclydes. "Ajustamento para heterogeneidade de variâncias para produção de leite e gordura entre rebanhos da raça Pardo-Suíça no Brasil." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 2 (April 2007): 481–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000200031.

Full text
Abstract:
Para verificar o efeito da inclusão das interações reprodutor x rebanho e reprodutor x rebanho-ano como fator de ajustamento da heterogeneidade de variância, registros de produção de leite e gordura foram estratificados, com base no desvio-padrão fenotípico da produção de leite ajustada, em duas classes: baixo (<1.280kg) e alto (>1.280kg) desvio-padrão. Três modelos foram utilizados, sem e com interação reprodutor x rebanho e reprodutor x rebanho-ano, em análises de característica única, geral e em cada classe de desvio-padrão. Médias e componentes de variâncias foram maiores na classe de alto desvio-padrão. Na classe de baixo desvio-padrão, a herdabilidade não se alterou com a inclusão dos efeitos de interação no modelo, sendo de 0,34 para produção de leite e de 0,32 para produção de gordura. Na classe de alto desvio-padrão, as herdabilidades foram: 0,37, 0,35 e 0,36, e de 0,35, 0,32 e 0,35, para produção de leite e gordura, nos modelos sem, com interação reprodutor x rebanho e com interação reprodutor x rebanho-ano, respectivamente. A inclusão do efeito de interação reprodutor x rebanho nos modelos foi significativa (P<0,01) para produção de gordura, em análise geral e na classe de alto desvio-padrão, pelo teste da razão de verossimilhança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

LICKS, Renata, Vania FONTANELLA, Célia Regina Winck MAHL, and Sérgio MIGUENS JUNIOR. "A Manipulação Temporária de Arquivos JPEG afeta a densidade optica das imagens?" Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 46, no. 1 (January 26, 2005): 5–7. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.7601.

Full text
Abstract:
Para avaliar se a manipulação temporária de imagens digitais armazenadas no formato JPEG altera a sua densidade óptica, 26 radiografias periapicais de arquivo foram digitalizadas através de scanner, armazenadas no formato JPEG 12 e digfitalmente reproduzidas três vezes. Um dos conjuntos não sofreu alterações e foi denominado JPEGd. Nos demais, as imagens foram importadas para o programa Adobe Photoshop e submetidas a uma ou duas alterações, as quais foram desfeitas, sendo salvas, constituindo os conjuntos JPEG1a e JPEG2a, respectivamente. O programa ImageLab foi utilizado para a subtração digital dos seguintes pares de imagens: JPEG x JPEGd; JPEG x JPEG1a e JPEG x JPEG2a. Foram obtidos os valores médios de densidade óptica, bem como o desvio-padrão de cada imagem. Em todas elas o valor médio foi 128, contudo observou-se variabilidade quanto ao desvio-padrão. Os desvios-padrão médios (0,50, 1,47 e 1,50, para JPEGd, JPEG1a e JPEG2a, respectivamente) de cada grupo foram submetidos à Análise de Variância, utilizando o delineamento em blocos casualizados, complementada pelo Teste de Comparações Múltiplas Dunnet T3. Foram encontradas diferenças significativas nos valores de desvio-padrão entre os grupos JPEG x JPEGd e JPEG x JPEG1a/JPEG x JPEG2a. Conclui-se que a manipulação de arquivos JPEG não interfere no valor médio de densidade óptica, contudo leva ao aumento do seu desvio-padrão, o que pode interferir nos estudos dessa natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cocato, Maria Lucia, Maria Inês Ré, Messias Alves Trindade Neto, Helena Pontes Chiebao, and Célia Colli. "Avaliação por métodos in vitro e in vivo da biodisponibilidade de sulfato ferroso microencapsulado." Revista de Nutrição 20, no. 3 (June 2007): 239–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732007000300002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar, por métodos in vitro e in vivo, a biodisponibilidade de uma nova forma de sulfato ferroso microencapsulado (genericamente denominado Ferlim), desenvolvido para a fortificação de alimentos, comparando-a com a de ferro eletrolítico (Fe0). MÉTODOS: A avaliação da dialisabilidade in vitro utilizou como matriz leite em pó reconstituído. A avaliação in vivo, utilizando o método de recuperação de hemoglobina em leitões anêmicos, teve duração de 13 dias e os animais (n=23) foram agrupados de acordo com o produto do peso (kg) x hemoglobina (g/dL). Como controle foi utilizado FeSO4.7H2O. RESULTADOS: As porcentagens médias de ferro dialisado foram 2,2 (desvio-padrão=0,1)%, 3,4 (desvio-padrão=0,1)% e 3,6 (desvio-padrão=0,0)% para FeSO4.7H2O, Ferlim e Fe0, respectivamente (p<0,05). A absorção de ferro foi de 16,0 (desvio-padrão=3,1)% para o grupo controle, de 15,1 (desvio-padrão=3,8)% para o grupo Ferlim e de 12,8 (desvio-padrão=4,3)% para o grupo Fe0, não sendo significantemente diferentes (p>0,05). As porcentagens de absorção do valor biológico relativo do FeSO4.7H2O foram de 94,2 (desvio-padrão=23,8)% para o grupo Ferlim e de 79,7 (desvio-padrão=26,6)% para o grupo Fe0, sem diferenças significantes (p>0,05). Em valores numéricos (p>0,05), o grupo Fe0 apresentou menor média de absorção (%) valor biológico relativo de concentração de ferro total, de ferro heme e não-heme no fígado. CONCLUSÃO: A microencapsulação do sulfato ferroso com alginato mantém sua biodisponibilidade, caracterizando-se como boa alternativa para a fortificação de misturas sólidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pucci, Nídia Denise, Belchor Fontes, and Renato Sérgio Poggetti. "Avaliação de um esquema de realimentação utilizado após 43 dias de jejum voluntário." Revista de Nutrição 21, no. 5 (October 2008): 503–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732008000500003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar um esquema de realimentação utilizado em pacientes após jejum prolongado voluntário. MÉTODOS: Foi realizado estudo retrospectivo, com base em levantamento dos prontuários de 7 pacientes (média de idade de 41,6 anos e desvio-padrão=5,3) em jejum voluntário por 43 dias em jejum seguidos de 14 dias de realimentação. As variáveis estudadas foram: antropométricas, clínicas, dietéticas, laboratoriais e avaliação da composição corpórea por bioimpedância. Foram utilizadas as seguintes dietas por via oral na realimentação: oligomérica enriquecida com glutamina, associada à dieta hipogordurosa e isenta de lactose (primeira semana); dieta branda normolipídica com lactose (segunda semana). A análise descritiva dos dados apresentados incluiu média e desvio-padrão. A análise de variância ou o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis foram utilizados para comparação dos dados nos períodos de jejum e realimentação. Utilizou-se o programa estatístico SIGMA STAT versão 2,03 sendo considerado o nível de significância de 5%. RESULTADOS: No jejum houve redução significativa do peso corpóreo (18,0% desvio-padrão=2,3), da prega cutânea do tríceps (48,2% desvio-padrão=9,0) e da hemoglobina (15,98g/dL desvio-padrão=0,99 para 12,74g/dL desvio-padrão=0,47). Na segunda semana de realimentação houve aumento significativo na contagem total de linfócitos (954 mil/mm³ desvio-padrão=242 para 1.619 mil/mm³ desvio-padrão=232) e dos distúrbios gastrointestinais, em relação à primeira semana. Não ocorreu Síndrome da Realimentação. CONCLUSÃO: O esquema de realimentação utilizado promoveu resultado global adequado, mas requer redução do aporte energético e definição de momento mais adequado para reintrodução de lactose e da dieta normolipídica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sinício, Roberto. "EQUAÇÃO DE LONGEVIDADE PARA SEMENTES DE CAFÉ (Coffea arabica L.)." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 19, no. 4 (September 1, 2011): 287–97. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v19i4.173.

Full text
Abstract:
Objetivou-se equacionar a longevidade de sementes de café usando o Modelo de Probit. Valores obtidos da literatura de curvas de sobrevivência de sementes de café, armazenadas sob diferentes temperaturas e teores de água, foram transformados em probit e utilizados em regressões lineares e não lineares para determinação dos coeficientes de equações de viabilidade. Os resultados das análises permitiram concluir que: um modelo quadrático apresentou ajuste adequado, com desvio padrão de 8,9% de germinação, para equacionar a perda de germinação de sementes de café armazenadas, enquanto o modelo tradicional apresentou desvio padrão de 15,1% de germinação; a regressão não linear, comparada com a regressão linear múltipla, resultou em menores 1,5 a 2,2 vezes desvios padrão na determinação dos coeficientes da equação do desvio padrão da frequência de distribuição das sementes mortas durante o período de armazenamento (σ); e as sementes de café não apresentaram comportamento de ortodoxas, indicado pelas variações não lineares do logaritmo de σ em função das variações do logaritmo do teor de água das sementes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Torres, Robledo de Almeida, José Aurélio Garcia Bergmann, Claudio Nápolis Costa, Carmen Silva Pereira, José Valente, Vânia Maldini Penna, and Rodolpho de Almeida Torres Filho. "Ajustamento para heterogeneidade de variância para produção de leite entre rebanhos da raça Holandesa no Brasil." Revista Brasileira de Zootecnia 28, no. 2 (April 1999): 295–303. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000200012.

Full text
Abstract:
Dados de 36.755 primeiras lactações de vacas holandesas, filhas de 866 reprodutores, distribuídas em diferentes estados no período de 1980 a 1993, foram estratificados em rebanhos de acordo com o desvio-padrão fenotípico da produção de leite ajustada para idade adulta, em três níveis: baixo (11.713 lactações), médio (12.764 lactações) e alto (12.278 lactações). A produção total de leite ajustada para idade adulta e ajustada para idade adulta e 305 dias de lactação, dentro de cada classe, e as transformações logaritmo na base 10, raiz quadrada, padronização e divisão pelo desvio-padrão fenotípico da classe foram analisadas. As médias de produção de leite e os componentes de variância genética, residual e fenotípica elevaram-se com o aumento do desvio-padrão médio da classe. As herdabilidades não tiveram o mesmo comportamento, sendo que as herdabilidades da classe com alto desvio-padrão foram semelhantes às da classe com baixo desvio-padrão, e ambas foram menores que as da classe com médio desvio-padrão, embora o componente de variância genética aditiva tenha sido maior. As transformações usadas não corrigiram a heterogeneidade de variância existente entre as classes. As herdabilidades das características não transformadas variaram de 0,25 a 0,35.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Jorge Luís, Fernando Brito Lopes, Dionéia Magda Everling, Sílvia Minharro, Marcelo Correa da Silva, Thaymisson Santos de Lira, and Leonardo de Sousa Pereira. "Impacto da heterogeneidade de variância residual na avaliação genética de rebanho Nelore no Bioma Amazônia." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 15, no. 2 (June 2014): 281–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402014000200005.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar os efeitos da heterogeneidade de variância residual sobre a avaliação genética de bovinos da raça Nelore criados a pasto, provenientes do Bioma Amazônia, Brasil. Foram utilizados pesos ajustados aos 205 dias de idade, os quais foram classificados em três classes de desvio-padrão fenotípico: baixo, médio e alto. Houve aumento da variância genética aditiva direta e residual à medida que aumentaram as classes de desvio-padrão fenotípico. As herdabilidades para as classes de desvio-padrão fenotípico baixo, médio e alto foram 0,27; 0,33 e 0,26, respectivamente. As estimativas de correlações genéticas entre as classes de desvio-padrão fenotípico de baixo-médio, baixo-alta, e médio-alto foram 0,82; 0,35 e 0,72, respectivamente. As estimativas de correlação dos valores genéticos dos touros denotaram indicio de possível efeito da interação genótipo-ambiente. Houve uma grande variabilidade para os valores genéticos dos touros na classe de alto desvio-padrão fenótipo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Campelo, J. E. G., P. S. Lopes, R. A. Torres, L. O. C. Silva, R. F. Euclydes, C. V. Araújo, and C. S. Pereira. "Influência da heterogeneidade de variâncias na avaliação genética de bovinos de corte da raça Tabapuã." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 55, no. 6 (December 2003): 685–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352003000600006.

Full text
Abstract:
Verificou-se a influência da heterogeneidade de variâncias na avaliação genética de bovinos de corte da raça Tabapuã. Dados de pesos corrigidos aos 120, 240 e 420 dias de idade foram estratificados com base no desvio-padrão fenotípico do peso aos 120 dias dos grupos de contemporâneos em três classes: baixo (<14,9kg), médio (14,9 a 18,9kg) e alto (>18,9kg) desvio-padrão. Nas análises de múltiplas características, em que o peso foi considerado característica distinta em cada classe de desvio-padrão, constatou-se que as variâncias genéticas e residuais foram maiores com o aumento do desvio-padrão da classe. As herdabilidades foram 0,26, 0,32 e 0,37 (peso aos 120 dias), 0,28, 0,35 e 0,35 (peso aos 240 dias) e 0,14, 0,18 e 0,18 (peso aos 420 dias) nas classes de baixo, médio e alto desvio-padrão, respectivamente. As correlações genéticas entre o mesmo peso, nas classes de baixo e alto desvio-padrão foram inferiores a 0,80. As correlações entre os valores genéticos, obtidos de análises múltiplas e de análise geral (sem as classes), foram superiores a 0,93. Observou-se que os reprodutores seriam classificados de forma similar se for considerada ou não a presença de variâncias heterogêneas nas análises.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sirol, Mirella Leme Franco Geraldini, Janaina Conte Hadlich, Liliane Suguisawa, André Rodrigues Abrahão, Sâmia Ramos Haddad, and Henrique Nunes de Oliveira. "Efeitos da transformação de uma variável com distribuição normal em sua inversa sobre os parâmetros de sua distribuição usando técnicas de Monte Carlo." Revista Brasileira de Zootecnia 35, no. 3 suppl (June 2006): 1028–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000400013.

Full text
Abstract:
Foram realizados quatro estudos de simulação para verificar a distribuição de inversas de variáveis com distribuição normal, em função de diferentes variâncias, médias, pontos de truncamentos e tamanhos amostrais. As variáveis simuladas foram GMD, com distribuição normal, representando o ganho médio diário e DIAS, obtido a partir da inversa de GMD, representando dias para se obter determinado peso. Em todos os estudos, foi utilizado o sistema SAS® (1990) para simulação dos dados e para posterior análise dos resultados. As médias amostrais de DIAS foram dependentes dos desvios-padrão utilizados na simulação. As análises de regressão mostraram redução da média e do desvio-padrão de DIAS em função do aumento na média de GMD. A inclusão de um ponto de truncamento entre 10 e 25% do valor da média de GMD reduziu a média de GMD e aumentou a de DIAS, quando o coeficiente de variação de GMD foi superior a 25%. O efeito do tamanho dos grupos nas médias de GMD e DIAS não foi significativo, mas o desvio-padrão e CV amostrais médios de GMD aumentaram com o tamanho do grupo. Em virtude da dependência entre a média e o desvio-padrão e da variação observada nos desvios-padrão de DIAS em função do tamanho do grupo, a utilização de DIAS como critério de seleção pode diminuir a acurácia da variação. Portanto, para a substituição de GMD por DIAS, é necessária a utilização de um método de análise robusto o suficiente para a eliminação da heterogeneidade de variância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Torres, Robledo de Almeida, José Aurélio Garcia Bergmann, Claudio Napolis Costa, Carmem Silva Pereira, Jose Valente, Vania Maldini Penna, Rodolpho de Almeida Torres Filho, and Cláudio Vieira de Araújo. "Heterogeneidade de variância e avaliação genética de bovinos da raça Holandesa no Brasil." Revista Brasileira de Zootecnia 29, no. 4 (August 2000): 1050–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982000000400015.

Full text
Abstract:
Dados de 109.200 lactações foram utilizados para verificar o efeito da heterogeneidade de variância sobre a avaliação genética de vacas e touros da raça Holandesa criados no Brasil. A produção total de leite ajustada para idade adulta foi usada para classificar os rebanhos em três classes de desvio-padrão fenotípico: baixo (<1427 kg), médio (entre 1427 kg e 1625 kg) e alto (>1625 kg). Dados das primeiras lactações foram analisados considerando a produção total de leite ajustada para idade adulta (TOTAJU) e produção total de leite ajustada para idade adulta e para 305 dias de lactação (TAJU305). As produções de leite médias e os componentes de variância genética, residual e fenotípica aumentaram com o aumento do desvio-padrão da classe. Para as classes de baixo e médio, baixo e alto e médio e alto desvios-padrão, as correlações genéticas foram 0,97; 0,89; e 0,91 para TOTAJU e 0,97; 0,92; e 0,96 para TAJU305, respectivamente. As correlações entre os valores genéticos para as classes de baixo, médio e alto desvios-padrão obtidos nas análises conjuntas (considerando como diferentes a expressão da característica nas três classes) e os obtidos na análise geral (todas as classes como única característica) foram próximas à unidade. Entretanto, os reprodutores apresentaram maiores valores genéticos em rebanhos das classes de alto desvio-padrão. Na avaliação genética, é importante considerar a variabilidade entre rebanhos, pois, sob seleção, as classes mais variáveis contribuíram com a maior parte dos animais, e a avaliação genética do animal poderia ser função não apenas do seu potencial genético, mas também do ambiente no qual suas progênies expressaram a característica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Araújo, Cláudio Vieira de, Robledo de Almeida Torres, Cláudio Nápolis Costa, Paulo Sávio Lopes, Carmen Silva Pereira, Ricardo Frederico Euclydes, and Rodolpho de Almeida Torres Filho. "Interação reprodutor x rebanho na produção de leite da raça Holandesa no Brasil." Revista Brasileira de Zootecnia 30, no. 3 suppl 1 (June 2001): 992–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000400012.

Full text
Abstract:
Registros de produção de leite de vacas da raça Holandesa foram utilizados na verificação da efetividade da inclusão da interação reprodutor x rebanho no modelo estatístico para estimação de componentes de variâncias, como uma forma de ajustamento para heterogeneidade de variância entre rebanhos. Com base no desvio-padrão fenotípico da produção de leite, ajustada a 305 dias de lactação e à idade adulta da vaca, os rebanhos foram estratificados em três classes: alto (>1375 kg), médio (1165 a 1375 kg) e baixo (<1165 kg) desvios-padrão fenotípicos. Componentes de variância em análise de características múltiplas, em que se considerou a produção de leite ajustada a 305 dias de lactação e à idade adulta em cada classe de desvio-padrão fenotípico como característica diferente, foram estimados pela máxima verossimilhança restrita, utilizando-se dois modelos animais que diferiam apenas na ausência e na presença da interação reprodutor x rebanho. O teste da razão de verossimilhança foi utilizado na verificação da efetividade da inclusão da interação no modelo. As médias e os componentes de variância para a produção de leite, de modo geral, aumentaram da classe de baixo para a classe de alto desvio-padrão fenotípico. As estimativas de componentes de variância, obtidas pelo modelo que incluía a interação reprodutor x rebanho, foram ligeiramente menores do que as dos modelos sem interação, exceto na variância residual, cujas estimativas, nos dois modelos, foram bastante próximas. As estimativas de herdabilidade para a produção de leite ajustada a 305 dias de lactação e à idade adulta, obtidas pelos dois modelos para uma mesma classe de desvio-padrão foram próximas, oscilando de 0,251 a 0,362 e de 0,244 a 0,342, para os modelos sem e com a interação reprodutor x rebanho, respectivamente. As correlações genéticas, para produção de leite, entre as classes de desvios-padrão fenotípicos foram todas próximas da unidade. As proporções da variância fenotípica da produção de leite, devido à variância da interação reprodutor x rebanho, oscilaram de 2,2 a 4,4%, e o logaritmo natural da função de verossimilhança aumentou significativamente, quando se incluiu a interação reprodutor x rebanho no modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Porto, Solange Maria Magalhães da Silva, Marcelo Tavares Viana, Karla Melo Ferreira da Silva, Maria de Fátima Alves Diniz, and Célia Maria Machado Barbosa de Castro. "Desnutrição neonatal e microbiota normal da cavidade oral em ratos." Revista de Nutrição 20, no. 6 (December 2007): 625–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732007000600005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a influência da desnutrição neonatal sobre o padrão e o crescimento de bactérias aeróbias, da microbiota normal da cavidade oral, em ratos Wistar adultos. MÉTODOS: O material da cavidade oral foi coletado através de swabs embebidos em 40µL de solução salina estéril e colocados em tubos estéreis contendo 960µL de brain heart infusion. Posteriormente, fez-se homogeneização de cada uma amostra. Então, destes 1.000µL, retirou-se 1µL e este foi semeado em placas de Petri contendo Agar-sangue e Levine para isolamento e identificação de bactérias Gram+ e Gram-, respectivamente. Essas placas foram incubadas em estufa bacteriológica a 37ºC, 48 horas, e as unidades formadoras de colônias que cresceram foram contadas e seus percentuais calculados. Para a bacterioscopia foram confeccionadas lâminas coradas pelo método de Gram. RESULTADOS: Do 5º ao 21º dia de vida os pesos corporais do grupo desnutrido (33,6g:42,8g, desvio-padrão=27,2g) foram menores (p<0,001) que os do grupo nutrido (52,5g:56,3g, desvio-padrão=24,0g). Dos 60 aos 120 dias de vida os pesos foram reduzidos no grupo desnutrido (248,2g:290,2g, desvio-padrão=220,2g), quando comparados aos do grupo nutrido (306,2g:319,4g, desvio-padrão=219,5g) teste Mann Whitney, p<0,05. A microbiota foi composta de menor número de bactérias no grupo nutrido (4,2x10(6) unidades formadoras de colônias, desvio-padrão=1,2x10(6) unidades formadoras de colônias de bactérias/mL), comparado ao grupo desnutrido (7,4x10(6) unidades formadoras de colônias, desvio-padrão=1,0x10(6) unidades formadoras de colônias de bactérias/mL) teste "t", (p=0,026). Das bactérias isoladas em culturas, observou-se um padrão bacteriano semelhante nos dois grupos, com 70% de bactérias gram-positivas e 30% de bactérias gram-negativas. CONCLUSÃO: A desnutrição neonatal foi efetiva em reduzir o peso corporal e aumentar o crescimento bacteriano. Embora o padrão bacteriano não tenha sido alterado, o aumento do crescimento bacteriano pode induzir a um desequilíbrio na microbiota oral desfavorecendo assim, o hospedeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Marion, Angelo Elias, Paulo Roberto Nogara Rorato, Gilka Barbosa Ferreira, Dionéia Magda F. Everling, and Henrique Dorneles Fernandes. "Estudo da Heterogeneidade das Variâncias para as Características Produtivas de Rebanhos da Raça Holandesa no Rio Grande do Sul." Revista Brasileira de Zootecnia 30, no. 6 suppl (December 2001): 1995–2001. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000800006.

Full text
Abstract:
Com os objetivos de estudar a heterogeneidade das variâncias e estimar os coeficientes de herdabilidade em diferentes níveis de produção de leite dos rebanhos e em diferentes classes de desvio-padrão, foram analisados os registros de produção de 13.053 lactações de 6.828 vacas da raça Holandesa, filhas de 811 touros, distribuídas em 78 rebanhos no estado do Rio Grande do Sul, no período de 1988 a 1997. Os rebanhos foram agrupados pelo nível de produção e pelo desvio padrão da produção de leite, aos 305 dias, em três níveis (baixo, médio e alto). Os componentes de variância foram obtidos pelo método da Máxima Verossimilhança Restrita, utilizando o programa MTDFREML e um modelo animal misto incluindo os seguintes efeitos fixos: classe de idade, grupo genético, rebanho dentro de núcleo e ano-época de parto e os aleatórios do animal (efeito gnético), do ambiente permanente e do resíduo. Os componentes de variância genética, residual e fenotípica mostraram uma relação positiva, crescente, com o nível de produção e com a classe de desvio-padrão, todavia os coeficientes de herdabilidade não apresentaram a mesma tendência tendo as estimativas mais altas ocorrido no nível baixo de produção e na classe de desvio-padrão médio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Gomes, Sabrina, Rui Miguel Costa, Paula Mangia, José Pestana, Mafalda Pinto Coelho, and Catarina Correia. "Frequência sexual e variabilidade da frequência cardíaca numa amostra não-clínica: Resultados preliminares." Análise Psicológica 37, no. 2 (June 7, 2019): 161–72. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1524.

Full text
Abstract:
Maior frequência coital tem-se associado a maior desvio padrão da frequência cardíaca, um parâmetro da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) que pode expressar maior actividade simpática e parassimpática. No presente estudo examinaram-se associações de diversos parâmetros da VFC com a satisfação sexual e a frequência de vários comportamentos sexuais. Sessenta homens e 85 mulheres relataram a sua satisfação sexual com a respectiva subescala da LiSat (Life Satisfaction) scale e qual a frequência em dias no mês precedente de coito vaginal, sexo não coital e masturbação. Os parâmetros da VFC foram calculados a partir de cinco minutos de ECG em repouso (desvio padrão da frequência cardíaca, desvio padrão dos intervalos entre batidas cardíacas, potência de alta frequência, potência de baixa frequência e razão entre baixa e alta frequência). A frequência coital associou-se a maior desvio padrão da frequência cardíaca na amostra feminina, mas não na masculina. A frequência coital não se correlacionou com nenhum outro parâmetro da VFC. A satisfação sexual não se correlacionou com nenhum parâmetro da VFC. A frequência coital poderá ser facilitada por maior actividade parassimpática a par duma moderadamente elevada actividade simpática cardíaca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Gama, Fábio Furlan, José Claudio Mura, Paulo César Gurgel De Albuquerque, and João Roberto Dos Santos. "Avaliação do potencial da interferometria sar para o mapeamento altimétrico de áreas reflorestadas por eucalyptus sp." Boletim de Ciências Geodésicas 16, no. 4 (December 2010): 519–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702010000400003.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade altimétrica dos modelos de elevação (MDE) gerados através da interferometria SAR Synthetic Aperture Radar nas bandas X e P, em diferentes polarizações em áreas florestadas. Este estudo foi realizado no município de Pindamonhangaba/SP, em uma área caracterizada por reflorestamento de Eucalyptus saligna de 6 anos de idade, cujo inventario florestal e levantamento topográfico foram realizados no mesmo período do aerolevantamento. Verificou-se que nesta área florestada o modelo de elevação da superfície do dossel empregando a interferometria na banda X, gerou produtos cartográficos de precisão inferior a esperada, com desvio padrão na ordem 2,7 metros. A utilização de um modelo de regressão, que combinou a coerência interferométrica e o MDE, compensou os erros de medida da altura da vegetação, melhorando a qualidade do produto cartográfico para desvio padrão da ordem de 1,4 metro atingindo a resolução altimétrica desejada. Os modelos de elevação do terreno na banda P, polarização HH, em áreas florestadas apresentaram similaridade com os dados do levantamento topográfico, com desvio padrão na ordem de 1,97 metro, devido à maior penetração do feixe do radar na floresta de Eucalyptus e conseqüentemente uma maior interação com o solo do que com as árvores. O modelo de elevação do solo na banda X em áreas de pasto apresentou um desvio padrão de 0,6 metro, cuja escala de mapeamento foi compatível com a resolução empregada, enquanto que os modelos de elevação na banda P apresentaram um valor de desvio padrão de 6 a 20 metros conforme a polarização, devido ao espalhamento especular, causando uma baixa relação sinal/ruído.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Farias, Cynthia Moura Louzada, Ligia Giovanella, Adauto Emmerich Oliveira, and Edson Theodoro dos Santos Neto. "Tempo de espera e absenteísmo na atenção especializada: um desafio para os sistemas universais de saúde." Saúde em Debate 43, spe5 (2019): 190–204. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042019s516.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do estudo foi analisar o absenteísmo em relação ao tempo de espera por consultas e exames especializados nos 20 municípios que compõem a Região de Saúde Metropolitana do estado do Espírito Santo (RSM-ES), Brasil. Estudo descritivo retrospectivo realizado a partir da análise do Banco de Dados da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa). Foram considerados 1.002.719 encaminhamentos dos usuários residentes na RSM-ES para consultas/exames especializados fora do município no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016, que correspondem a todos os agendamentos. O tempo médio de espera pela consulta foi de 419 dias (desvio padrão = 29,3, mediana = 17,0) em 2014, de 687 dias (desvio padrão = 70,5, mediana = 16,0) em 2015, de 1.077 dias (desvio padrão = 140,3, mediana = 20,0) em 2016, aumento progressivo da espera com o passar dos anos. As análises de correlação do estudo apontaram que o tempo de espera e o porte municipal são fatores correlacionados às taxas de absenteísmo em consultas e exames especializados (p-valor<5%). O impacto do absenteísmo nos serviços ambulatoriais, influenciado pelo tempo de espera, constitui-se em um grande desafio para a estruturação de um sistema público de saúde no Brasil. Conhecer como certos fatores impactam o comportamento de não comparecimento a compromissos agendados em municípios pode subsidiar mudanças nas políticas de agendamento de consultas/exames especializados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lindolpho, Mirian da Costa, Célia Pereira Caldas, Maria da Graça Melo e. Silva, Thiara Joanna Peçanha da Cruz Tavares, Rafael Vera Cruz de Carvalho, and Barbara Martins Corrêa da Silva. "Personalidade e Autocuidado de Cuidadores de Idosos: estudo transversal." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 11, 2020): e760974537. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4537.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a relação existente entre os traços de personalidade e o autocuidado em cuidadores familiares de idosos com Alzheimer. Métodos: Estudo transversal, com 118 cuidadores familiares de idosos com Alzheimer, participantes de dois centros Centro de Atenção à Saúde do Idoso no período de maio a dezembro de 2015. Resultados: 38,1% dos cuidadores apresentaram neuroticismo baixo; 46,6% apresentaram extroversão média; 45,8% apresentaram abertura média; 36,4% apresentaram amabilidade alta e 40,7% dos cuidadores apresentaram conscienciosidade alta. Mensuração da escala Appraisal of Self Care Agency Scale-Revised - ASA-R - fator “Tendo Poder”- média de 4,07/desvio padrão 0,81; “Desenvolvendo Poder”- média de 4,17/desvio padrão de 0,63 e “Faltando Poder”- média 2,81/desvio padrão 1,11, evidenciando maior variação. Houve influência significativa e negativa do Neuroticismo sobre o fator “Faltando Poder”. Conclusão: Faz-se necessário conhecer o perfil, os traços de personalidade e a valoração específica da escala de autocuidado em suas dimensões para direcionar a assistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Brancalioni, Ana Rita, and Márcia Keske-Soares. "Palavras-estímulo favorecedoras para o tratamento do desvio fonológico em onset simples." Revista CEFAC 18, no. 6 (December 2016): 1475–84. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161864816.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivos: propor e analisar listas com palavras-estímulo em contextos linguísticos favorecedores para segmentos-alvo na posição de onset simples, utilizando um padrão de programação para pontuar o nível de favorecimento dessas palavras. Métodos: foi desenvolvido um padrão de programação, em linguagem Java, para determinar a pontuação das palavras-estímulo, que considerou o somatório dos pesos atribuídos às variáveis linguísticas: posição na palavra, tonicidade, número de sílabas, contexto precedente e contexto seguinte, para cada segmento-alvo. Foram utilizadas 748 palavras para elaboração de listas de palavras-estímulo para cada segmento-alvo. Todas as palavras-estímulo tiveram sua pontuação de favorecimento calculada a partir do padrão de programação e classificadas quanto ao nível de favorecimento. Resultados: verificou-se que as palavras-estímulo classificadas como favorecedoras (PEF) foram as que alcançaram maior pontuação, uma vez que contemplaram os contextos mais favorecedores para produção do segmento-alvo. Contudo não foi necessário que todos os contextos favorecedores fossem privilegiados para as palavras serem classificadas como PEF. Conclusão: o padrão de programação desenvolvido foi eficiente para pontuar o nível de favorecimento das palavras-estímulo. Além disso, deve haver uma preferência por palavras-estímulo favorecedoras, ou que alcançam maior pontuação, porém nem sempre essas palavras são as mais adequadas para o tratamento de qualquer sistema fonológico desviante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Marchioni, Dirce Maria Lobo, Eliseu Verly Junior, Chester Luis Galvão Cesar, and Regina Mara Fisberg. "Avaliação da adequação da ingestão de nutrientes na prática clínica." Revista de Nutrição 24, no. 6 (December 2011): 825–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732011000600003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Para se avaliar a adequação da ingestão de nutrientes, é necessário determinar qual é a quantidade necessária para as funções normais do indivíduo, bem como a sua ingestão habitual. A necessidade de nutrientes varia de indivíduo para indivíduo, assumindo um coeficiente de variação de 10% a 15%. Além disso, a ingestão individual está sujeita à variação de consumo no dia a dia, conhecida como variabilidade intrapessoal. Considerando que as informações sobre a variação intrapessoal disponíveis na literatura são as da população norte-americana, este estudo tem dois objetivos: (1) disponibilizar valores de desvio-padrão intrapessoal de ingestão de nutrientes estimados em população brasileira, que possam ser aplicados no cálculo da adequação da ingestão de nutrientes; e (2) oferecer valores teóricos que apoiem a tomada de decisão, na prática clínica, quanto à adequação da ingestão de nutrientes selecionados por um indivíduo, calculados com base nos desvios-padrão encontrados e com três níveis de confiabilidade. MÉTODOS: Foram utilizados dados de adolescentes, adultos e idosos que participaram do inquérito de saúde de base populacional no município de São Paulo (Inquérito de Saúde de São Paulo). Foram entrevistados 865 indivíduos, que responderam a um recordatório de 24 horas, replicados em uma subamostra de 294 sujeitos. Esses dados foram utilizados para o cálculo do desvio-padrão por meio de modelos de efeitos aleatórios. RESULTADOS: Os coeficientes estimados variaram de 40% para o zinco, a 127% para a vitamina C. CONCLUSÃO: Os desvios-padrão encontrados podem ser utilizados na avaliação quantitativa da adequação da ingestão de vitamina E, B6, tiamina, riboflavina, cálcio, magnésio, ferro, zinco, sódio, folato e niacina, propiciando mais um elemento formativo do diagnóstico do estado nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Assis, Elaine Feltre, Letícia Maria Martins Vasconcelos Parreira, and Débora Fraga Lodi. "Teste GIN: detecção de gap em crianças com desvio fonológico." Revista CEFAC 15, no. 1 (April 5, 2012): 79–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462012005000029.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: investigar a resolução temporal: detecção de gaps em crianças com desvios fonológicos por meio do teste GIN e relacionar o grau do desvio fonológico com desempenho no teste GIN. MÉTODO: 6 indivíduos, de ambos os gêneros, 5 meninos e 1 menina, com idade entre 10 e 11 anos, com diagnóstico de desvio fonológico, em atendimento na clínica-escola do curso de Fonoaudiologia da FEAD de Belo Horizonte/MG, todos com ausência de perda auditiva e problemas neurológicos e/ou cognitivos. Os participantes foram submetidos ao Teste GIN, em intensidade de 50dB acima do limiar. RESULTADOS: das 06 crianças avaliadas, 5 (83,33%) encontram-se alteradas e apenas 1 (16,67%) obteve valores dentro do padrão de normalidade. Apesar da pequena amostra, viu-se que 83,33% das crianças com desvio fonológico tiveram limiares do GIN aquém do esperado para faixa etária. Porém não foi possível estabelecer uma relação direta entre grau de classificação do desvio fonológico e o baixo desempenho obtido no teste GIN, no qual apenas 1 criança com desvio médio moderado apresentou pior desempenho no teste GIN. CONCLUSÃO: crianças com desvio fonológico podem apresentar alteração no processamento temporal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pinto, Marcus Vinícius De Mello. "Análise da biofotogrametria computadorizada na avaliação postural dos agentes comunitários de saúde de Ipatinga/MG." Fisioterapia Brasil 11, no. 1 (November 14, 2017): 40. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v11i1.1330.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo avaliar possíveis diferenças significativas na postura dos agentes comunitários de saúde que carregam bolsas com objetos de trabalho durante 8 horas por dia, através da biofotogrametria computadorizada, em comparação a agentes que compõe o outro grupo da equipe de saúde da família que não carregam bolsas durante a jornada de trabalho. A coleta de dados ocorreu na Unidade de Saúde da Família do Bairro Limoeiro, município de Ipatinga/MG, onde foi montado um laboratório para captar as imagens digitalizadas dos avaliados, as quais foram analisadas pelo programa software Alcimage. O desvio angular em módulo do ângulo do acrômio (AC) foi comparado entre os grupos de indivíduos que carregam bolsas (grupo experimental) com aqueles que não as utilizam (grupo controle), utilizando a média, desvio padrão e o Teste “t” de Student ao nível de 5% de probabilidade. O resultado indicou que somente o valor da média e desvio padrão do ângulo do acrômio do grupo experimental foi superior ao valor da média e desvio padrão do grupo controle. Além disso, o valor de “t” encontrado não foi significativo ao nível de 5% de probabilidade. Nas condições em que o experimento foi conduzido, conclui-se que a bolsa neste estudo não foi o fator de estresse responsável pelo desvio angular corporal dos agentes comunitários de saúde em comparação aos demais membros da equipe saúde da família.Palavras-chave: biofotogrametria computadorizada, alteração postural, agentes comunitários de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Serra, Ademar Pereira, Marlene Estevão Marchetti, Enrique Pouyú Rojas, Henrique Soares de Morais, Vanessa do Amaral Conrad, and Franklyn Clawdy Nunes Guimarães. "Estabelecimento de normas DRIS para o algodoeiro com diferentes critérios de seleção da população de referência." Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, no. 11 (November 2013): 1472–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013001100008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de critérios de seleção de populações de referência no estabelecimento de normas DRIS na cultura do algodoeiro. Criou-se um banco de dados com a produtividade e os teores foliares de macro e micronutrientes, obtidos de talhões médios de 100 ha. Os critérios para o estabelecimento das subpopulações de alta produtividade foram talhões com: produtividade acima da média (4.380 kg ha-1); produtividade acima da média + 2/3 desvio-padrão (acima de 4.650 kg ha-1); produtividade acima da média + 1 desvio-padrão (acima de 4.785 kg ha-1); e produtividade acima da média + 4/3 desvio-padrão (acima de 4.920 kg ha-1). Os critérios de seleção da população de referência proporcionam baixa frequência de relações nutricionais concordantes, para cada norma DRIS avaliada. Independentemente do critério de seleção utilizado, os dados de produtividade média e o índice de balanço nutricional relacionam-se significativamente; e essa relação intensifica-se com o aumento no rigor do critério de inclusão de lavouras na população de referência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Carvalho, Claudio Guilherme Portela de, Carlos Alberto Arrabal Arias, José Francisco Ferraz de Toledo, Leones Alves de Almeida, Romeu Afonso de Souza Kiihl, Marcelo Fernandes de Oliveira, Dario Minoru Hiromoto, and Claudio Takeda. "Proposta de classificação dos coeficientes de variação em relação à produtividade e altura da planta de soja." Pesquisa Agropecuária Brasileira 38, no. 2 (February 2003): 187–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2003000200004.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi definir classificações de coeficientes de variação para produtividade e altura da planta de soja. Os dados foram obtidos de ensaios intermediários e finais realizados nos estados do Paraná e do Mato Grosso. Foram realizadas classificações distintas para cada localização e ciclo reprodutivo. Considerando-se a média e o desvio-padrão dos coeficientes de variação obtidos das análises de variância dos ensaios, os coeficientes foram classificados como baixo, médio, alto e muito alto. Uma classificação adicional foi feita utilizando a mediana e o pseudo-sigma, em substituição à média e ao desvio-padrão, respectivamente. A classificação dos coeficientes de variação dependeu do caráter e da localização, mas não variou muito em razão do ciclo reprodutivo. Os critérios adotados (média e desvio-padrão ou mediana e pseudo-sigma) foram semelhantes (independentemente da distribuição dos coeficientes de variação) e satisfatórios para determinar a precisão experimental. O limite máximo de coeficiente de variação aceitável para produtividade é de 16% e para altura da planta é de 12%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Cecchin, Daiane, Alessandro Torres Campos, Leonardo Schiassi, Vasco Manuel Fitas Da Cruz, and Francine Aparecida Sousa. "ÍNDICE FUZZY PARA O CONFORTO TÉRMICO DE SUÍNOS NA FASE DE CRESCIMENTO E TERMINAÇÃO COM BASE NA TEMPERATURA SUPERFICIAL E FREQUENCIA RESPIRATÓRIA." ENERGIA NA AGRICULTURA 31, no. 4 (December 30, 2016): 334. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2016v31n4p334-341.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi desenvolver e testar um modelo matemático computacional, com base na teoria dos conjuntos fuzzy, para predizer a temperatura superficial e frequência respiratória de suínos em função da idade dos animais e o índice de temperatura e umidade (ITU). Foram observados suínos na fase de crescimento e terminação. Os dados do ambiente térmico (ITU) e respostas fisiológicas (Temperatura Superficial (TS) e Frequência Respiratória (FR)) foram usados no desenvolvimento de um modelo fuzzy, sendo definidas, como variáveis de entrada a idade dos animais (dias) e o índice de temperatura e umidade (ITU), por se tratarem de variáveis que influenciam diretamente nas respostas fisiológicas dos animais. O desvio padrão médio do modelo fuzzy em relação aos valores observados experimentalmente foi de 0,61% e 1,38%, para TS e FR, respectivamente, sendo o desvio padrão maior encontrado de 1,30% e 4,16% (para TS e FR, respectivamente) e o desvio padrão menor de 0,01% e 0,14% (para TS e FR respectivamente). Os coeficientes de determinação (R2, %) obtidos mostraram que 58,72% e 83,55% (para TS e FR respectivamente) da variação podem ser explicadas pelo modelo. Portanto, o modelo fuzzy desenvolvido em função da idade dos suínos e do ITU mostrou-se mais adequado para a predição da resposta frequência respiratória do que para a predição da temperatura superficial de suínos na fase de crescimento. Apresenta baixo desvio padrão e correlação considerável para essa variável com os dados medidos durante a condução do experimento de campo, podendo ser utilizado como ferramenta de controle do ambiente térmico em instalações comerciais de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Costa Filho, Adonias Evaristo da. "Inflação e incerteza inflacionária no Brasil." Economia Aplicada 20, no. 4 (December 9, 2016): 355. http://dx.doi.org/10.11606/1413-8050/ea125774.

Full text
Abstract:
Este artigo estuda a relação entre o nível da inflação e a incerteza inflacionária no Brasil. Essa variável é obtida a partir de dois métodos. No primeiro, a incerteza inflacionária é estimada por meio de modelos GARCH. No segundo, a incerteza inflacionária é identificada como o desvio-padrão das expectativas de inflação. Testes de causalidade de Granger apontam para causalidade em ambos os sentidos entre a incerteza inflacionária e a inflação. A incerteza inflacionária é positivamente correlacionada com a inflação corrente, e Granger-causa o componente permanente da inflação (núcleo da inflação), quando mensurada pelo desvio-padrão das expectativas de inflação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Wink Junior, Marcos Vinicio, Felipe Garcia Ribeiro, and Stefano Florissi. "Measuring Macroeconomic Uncertainty to Brasil." Economia Aplicada 21, no. 2 (August 15, 2017): 339. http://dx.doi.org/10.11606/1413-8050/ea147455.

Full text
Abstract:
Este artigo estima o impacto da cultura do professor sobre a profici- ência de alunos do 5o ano do ensino fundamental. Estimativas obtidas a partir do método de variáveis instrumentais indicam que o capital cultural do professor impacta positivamente apenas a proficiência em língua portuguesa. Um desvio padrão a mais no índice de cultura do professor amplia, em média, em 0,15 desvio padrão a proficiência. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural incentivam as crianças a consumirem bens e serviços culturais, além de, em sala de aula, lerem livros de leitura em geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Magalhães, Luis Alexandre Gonçalves, Sérgio Ricardo Oliveira, Marcos Otaviano Silva, Ana Cecília Pedrosa de Azevedo, and Antonio Carlos Pires Carvalho. "Avaliação da velocidade de processamento de processadoras automáticas ultilizado o método "STEP test"." Radiologia Brasileira 37, no. 3 (June 2004): 185–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842004000300009.

Full text
Abstract:
A avaliação do processamento radiográfico utilizando o "STEP test" ("sensitometric test for the evaluation of processing") tem como objetivo a identificação de desvios importantes no sistema processadora-químicos-filmes. Neste tipo de avaliação são estabelecidas as condições ideais para o processamento. Um filme padrão é revelado de acordo com as condições do fabricante, ou seja, com padrão igual a 100. O filme é exposto à luz de um sensitômetro calibrado e os valores dos degraus são avaliados com o uso de um densitômetro, sendo obtida sua curva característica (densidade óptica × degrau). O desvio porcentual máximo deve ser de 20% quando comparado com a curva padrão. Este método é útil na identificação de problemas no processamento radiográfico. Várias processadoras de hospitais públicos/universitários foram avaliadas empregando este método, e verificou-se que aproximadamente 33% das instalações apresentam condições inadequadas de processamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Mayronne Joaquim Fonseca dos, and Valdir Carlos Lima de Andrade. "Amostragem da relação hipsométrica de Cerrado sensu stricto utilizando subparcelas." Agrarian 12, no. 45 (October 12, 2019): 338–45. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v12i45.8241.

Full text
Abstract:
A relação hipsométrica (RH) é de fundamental uso em inventários florestais porque reduz o tempo na coleta de dados e também o seu custo. Apesar de ser muito estudada em plantios florestais, a relação hipsométrica ainda carece de estudos em florestas nativas brasileiras, principalmente, em como amostrá-la. Por isso, este trabalho teve como objetivo avaliar diferentes sistemas de amostragem de dados de RH de mata nativa. Nesse caso, foram utilizados cinco parcelas de 1000 m² (20x50m) cada uma em um fragmento de Cerrado sensu stricto. Para definir o melhor ajuste da RH, foram avaliados quatro modelos hipsométricos com dados obtidos em cinco sistemas de amostragem com área relativa a área total da parcela de 1000 m2 . Nessa avaliação, além da análise de distribuição dos resíduos, foram adotados os critérios estatísticos de erro padrão residual, coeficiente de determinação, desvio médio absoluto, desvio padrão das diferenças, soma dos quadrados dos resíduos relativos, resíduo percentual, raiz quadrada do erro médio, desvio padrão das diferenças absolutas, desvio médio e correlação linear múltipla. Concluiu-se que a relação funcional hipsométrica: Ln(h)=f[Ln(N/d);Ln(dq/d);1/d;ln(G)] foi a melhor opção para se caracterizar a RH na área inventariada de Cerrado sensu stricto, em que os dados para o seu ajuste, devem ser obtidos de uma subparcela que represente 40 % da área total da parcela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Gregório, Marcelo Gervilla, Márcia Jacomelli, Adelaide C. Figueiredo, Michel Burihan Cahali, Wilson Leite Pedreira Junior, and Geraldo Lorenzi Filho. "Avaliação da obstrução da via aérea superior através da videonasofaringoscopia: comparação da manobra de Müller com o sono induzido." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 73, no. 5 (October 2007): 618–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992007000500006.

Full text
Abstract:
A nasofaringoscopia com realização de Manobra de Müller é freqüentemente utilizada para determinar o local da obstrução na via aérea superior. No entanto, sua utilidade é controversa, uma vez que é realizada com o paciente acordado e pode não reproduzir os fenômenos obstrutivos que ocorrem durante o sono. OBJETIVOS: Comparar o grau de obstrução faríngea nas regiões retropalatal e retrolingual que ocorrem durante a manobra de Müller com aquelas que ocorrem durante o sono induzido. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo prospectivo de 8 pacientes (3 homens e 5 mulheres) com idade (média ±desvio padrão) de 48,6 ± 9,2 anos de idade através de videonasofaringoscopia durante a manobra de Müller e durante o sono induzido por midazolam endovenoso. RESULTADOS: Observamos obstrução retropalatal similar durante a manobra de Müller e sono induzido (média + desvio padrão 3,13 + 0,99 e 2,75 + 0,46, respectivamente, p= 0,234). Em contraste, a obstrução retrolingual foi significantemente menor durante a manobra de Müller (média + desvio padrão 0,63 + 1,06 e 2,63 + 1,30, respectivamente, p= 0,005). CONCLUSÃO: O método do sono induzido foi seguro sob as condições de monitorização adotadas, tendo detectado maior ocorrência de colapso retrolingual do que a manobra de Müller.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, João Victor Cardozo, Ana Caroline Cardozo Silva, João Jefferson Carneiro Corrêa, Eric Hudson Evangelista E Souza, Danielle Cardoso Ribeiro, João Pedro Gonçalves Nemesio Da Silva, and Saulo Daniel Mendes Cunha. "Prevalência de lesões nos ombros de docentes da rede de ensino público da cidade de Montes Claros – MG." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 28 (July 18, 2019): e912. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e912.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar a prevalência de lesões nos ombros de professores da rede pública da cidade de Montes Claros-MG. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e de corte transversal composto por professores do ensino médio e fundamental de escolas públicas da cidade de Montes Claros-MG. Foram selecionadas quatro instituições públicas com maior número de docentes que totalizou 256 docentes. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o Questionário Nórdico para avaliação dos sintomas osteomusculares. Para análise dos dados foi utilizado o programa Microsoft Excel® versão 2016. Os dados foram analisados através da estatística descritiva, com determinação das médias e desvio-padrão. Resultados: Predominaram indivíduos do sexo feminino com média de idade de 42,20 anos e desvio padrão ±8,78, com carga horária média de 24,14 horas e desvio padrão ±10,90. O ombro foi a região mais acometida nos últimos 12 meses. Conclusão: Os resultados do presente estudo demonstram a necessidade de novas pesquisas em relação aos aspectos ergonômicos do trabalho docente, além da criação de politicas públicas que visem à prevenção de adoecimento e promoção do bem-estar dos professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Monteiro, Jessica Nascimento Moraes, Warley Gomes dos Santos, Daniel Capucho de Oliveira, Daniel Cometti Borlini, Sebastião Martins Filho, Flávia Mara Machado, and Fabiano Séllos Costa. "Ultrassonografia quantitativa do fígado de gatos hígidos: nota prévia." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 47, no. 5 (October 1, 2010): 367. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2010.26817.

Full text
Abstract:
O exame ultrassonográfico apresenta divergência na interpretação dos seus achados, devido à análise subjetiva e individual. Avaliou-se ultrassonograficamente a quantificação dos níveis de cinza de fígado de 18 gatos hígidos pela técnica de histograma, obtendo-se medidas referentes à ecogenicidade (LMEAN), ecotextura (NMOST/NALL) e desvio padrão da amplitude do eco (SD). As médias e desvio padrão dos valores encontrados foram para LMEAN 5,6 ±1,08, NMOST/NALL 28,31 ±3,84 e SD 11,48 ±1,77. Ressalta-se a importância da técnica do histograma na padronização de valores de normalidade referentes à ecogenicidade e ecotextura do fígado, favorecendo o diagnóstico e o monitoramento de hepatopatias difusas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Dias-da-Costa, Juvenal Soares, Maria Teresa Anselmo Olinto, Denise Petrucci Gigante, Ana Maria Baptista Menezes, Silvia Macedo, Tiago Daltoé, Iná da Silva dos Santos, and Sandra Costa Fuchs. "Utilização de serviços ambulatoriais de saúde em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil: alguns fatores relacionados com as consultas médicas acima da média." Cadernos de Saúde Pública 24, no. 2 (February 2008): 353–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000200014.

Full text
Abstract:
Por meio de estudo transversal de base populacional, incluindo pessoas de ambos os sexos, de 20 a 69 anos, residentes na zona urbana de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, objetivou-se verificar características associadas a consultas médicas ambulatoriais acima da média. A média de consultas, com médico, no último ano foi 3,2, com desvio padrão 5,5. A análise foi realizada considerando-se dois desfechos: indivíduos com mais de oito consultas médicas por ano (um desvio padrão acima da média); e mais de 14 consultas (dois desvios padrões acima da média). Entre 1.962 pessoas, 183 (9,3%) consultaram mais que oito vezes durante o ano. A regressão logística mostrou que estavam associadas as variáveis: sexo, idade, diabetes mellitus, hipertensão arterial, bronquite crônica, distúrbios psiquiátricos menores e hospitalizações no último ano. Encontraram-se 57 (2,9%) indivíduos com mais de quatorze consultas médicas durante o ano. Na regressão logística, foram encontradas diferenças para sexo, hipertensão arterial, distúrbios psiquiátricos menores e hospitalizações no último ano. A elevada procura por serviços de saúde nem sempre significa inadequação, e sua restrição pode resultar em políticas que restrinjam o acesso aos cuidados, implicando sofrimento para pacientes em condições graves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Dos Santos, Guilherme Bulgraen, Laura Natal Rodrigues, Ana Claudia Magni De Chiara, and Gabriela Reis Dos Santos. "Avaliação do algoritmo Pencil Beam e das incertezas de Monte Carlo para o controle de qualidade em VMAT." Revista Brasileira de Física Médica 14 (December 19, 2020): 451. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2020.v14.19849001451.

Full text
Abstract:
A técnica de tratamento de arcoterapia volumétrica modulada (VMAT) possui a vantagem dosimétrica de melhorar consideravelmente a conformação da distribuição de dose. Contudo, como tal técnica utiliza fluências não uniformes, exigem um controle de qualidade (CQ) rigoroso e específico por paciente. Quando são utilizados algoritmos de cálculo baseados em Monte Carlo (MC) neste CQ, o tempo de cálculo se torna muito longo. Desta forma, este trabalho visa diminuir este tempo, variando os algoritmos de cálculo e a incerteza estatística no algoritmo baseado em MC no CQ por paciente na técnica VMAT. Para verificar a aplicabilidade destes novos cálculos na rotina, foi calculada a média e o desvio padrão da análise gamma bem como a diferença da dose absoluta para 14 casos planejados com 4 diferentes condições: algoritmo MC com incerteza estatística de 2, 3 e 5% ; e algoritmo Pencil Beam (PB). Considera-se a primeira condição como padrão de referência. Também foi registrado o tempo de cálculo e os testes de sensibilidade e especificidade. A análise dos resultados para o algoritmo PB, tanto o desvio padrão da análise gamma como da diferença de dose absoluta se apresentou alto, chegando a ter um desvio padrão de 3,5, enquanto que os outros testes tiveram um desvio de no máximo 2,1. Em todas as condições com MC, os resultados obtidos, tanto para análise gamma como para a dose absoluta, ficaram semelhantes. No teste de sensibilidade, o PB não apresentou um resultado satisfatório. O cálculo com MC e 3% de incerteza apresentou o melhor resultado de especificidade, enquanto com 5%, o melhor resultado foi de sensibilidade. Caso houvesse uma maior amostragem de dados, a especificidade e sensibilidade para os ambos os casos com MC passariam a ser equivalentes. Logo, o fator determinante é o tempo de cálculo, que foi menor para a incerteza de 5%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ferreira, Paulo Cesar de Carvalho, Angelo João Stopiglia, Clair Motos de Oliveira, Lucia Da Conceição Andrade, Denise Tabachi Fantoni, Dulce Barbosa, Marcelo Faustino, Mariana Semião Francisco Talib, and Maria Heloisa Massola Schinizu. "Avaliação da terapia com fluido no período perioperatório da ovariossalpingohisterectomia, em cadelas com piometra e insuficiência renal aguda." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 47, no. 4 (August 1, 2010): 282. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2010.26827.

Full text
Abstract:
A insuficiência renal aguda foi avaliada em 351 cadelas com piometra, selecionando-se 132 pelos critérios: creatinina > 2,4 mg/dL e/ou ureia > 80 mg/dL e/ou aumentos relativos de 100% de creatinina e/ou ureia séricas, no diagnóstico, 24 horas após a ovariossalpingohisterectomia e na retirada dos pontos. Foi administrado Ringer lactato de sódio até 90 mL/kg/h, durante quatro horas, ou três dias. Os parâmetros avaliados antes e após cada terapia foram: peso, pressão arterial sistólica (PAS), frequência cardíaca, função renal, hemogasimetria arterial, bioquímica sérica e urinária, unidade de remoção de ureia, fração de excreção de eletrólitos e clearance de creatinina. A análise univariada detectou diferença significante (p < 0,05) para: PAS, pH urinário, peso corpóreo, ureia e creatinina séricas, fração de excreção de eletrólitos e clearance da creatinina. Comparadas as sobreviventes (79,6%) com as não sobreviventes (20,4%), respectivamente, detectou-se creatinina sérica de 2,38 ± 1,33 mg/dL (média ± desvio padrão) e mediana 2,2 mg/dL e de 5,54 ± 3,0 mg/dL (média ± desvio padrão) e mediana 4,4 mg/dl, com diferença significante (p < 0,0001). Quanto ao clearance da creatinina endógena nas sobreviventes, 1,82 ± 1,74 mL/kg/min (média ± desvio padrão) e mediana 1,34 mg/dL e as não sobreviventes 0,36 ± 0,38 mg/dL (média ± desvio padrão) e mediana 0,23 mg/dL, com diferença significativa (p < 0,0001). Conclui-se que o critério de inclusão pode auxiliar na seleção dos animais em estado grave e o clearance da creatinina, considerado relevante quando observados valores > 1 mL/kg/min; negativo com valores < 1 mL/kg/min e indicador de falência renal grave e ou morte para valores < 0,5 ml/kg/min.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pereira, José Veiga. "Estudo Comparativo dos Modelos de Markowitz e Sharpe." Review of Business and Legal Sciences, no. 8 (July 10, 2017): 79. http://dx.doi.org/10.26537/rebules.v0i8.841.

Full text
Abstract:
A teoria da carteira de Harry Markowitz, originalmente publicada em 1952 no Journal of Finance, "Portfolio Selection", desenvolveu um método de solução geral do problema da estrutura das carteiras, que engloba o tratamento quantificado do risco. Propõe a determinação de um conjunto de carteiras eficientes empregando unicamente os conceitos de média para a rentabilidade que se espera obter e de variância (ou desvio padrão) para a incerteza associada a essa rentabilidade, e daí a denominação de média-variância à análise de Markowitz. Chamou também a atenção para a diversificação das carteiras, mostrando como um investidor pode reduzir o desvio padrão da rendibilidade da carteira através da escolha de acções cujas variações não sejam exactamente paralelas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Dutra Jr., Wilson Moreira, Aloízio Soares Ferreira, Juarez Lopes Donzele, Ricardo Frederico Euclydes, Jaime Urdapilleta Tarouco, and Leandro Lunardini Cardoso. "Predição de curvas de crescimento de tecidos de fêmeas suínas por intermédio da função alométrica estendida." Revista Brasileira de Zootecnia 30, no. 3 suppl 1 (June 2001): 1007–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000400014.

Full text
Abstract:
Foram utilizadas 48 fêmeas suínas para se determinarem as curvas de crescimento de tecidos, após abate e dissecação das carcaças dos animais aos 50, 60, 70, 80, 90, 100, 110 e 120 kg. Os cortes realizados nas carcaças foram feitos de acordo com aqueles utilizados pela indústria. Em cada corte, separaram-se as quantidades de músculo, gordura, ossos e pele, para o cálculo de rendimento de tecidos. Foi utilizada a função alométrica estendida, para estimar e ajustar as curvas de crescimento. A quantidade de músculo na carcaça apresentou crescimento variando de 41,9 nos animais de 50 kg, a 44,1%, nos animais de 120 kg. A função alométrica estendida ajustou a curva para quantidade de músculo, com R² = 0,68 e desvio-padrão residual de 1,42. Os valores de R² para porcentagem de gordura foram de 0,80 e os de desvio-padrão residual, de 6,35, com aumento de 12,7 a 18,3% entre 50 e 120 kg. Quanto às curvas de crescimento para rendimento de cortes comerciais, os valores de R² foram variáveis, porém com desvios-padrão residuais baixos. Concluiu-se que a função alométrica estendida é acurada para estimar curvas de crescimento de tecidos calculados, em porcentagens do peso de suínos vivos abatidos entre 50 e 120 kg de peso corporal; a deposição de gordura é proporcionalmente maior que a deposição de tecido muscular; e os suínos depositam, em termos proporcionais, tecido muscular e gordura de forma crescente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Viana Peçanha, Shirley, José Miguel Faria Hernandez, Renata Medeiros do Nascimento, Paulo Souza Junior, and Marcelo Abidu-Figueiredo. "Morfologia e morfometria do encéfalo de avestruz (Struthio camelus)." Veterinária Notícias 26, no. 2 (November 18, 2020): 15. http://dx.doi.org/10.14393/vtn-v26n2-2020-52636.

Full text
Abstract:
O avestruz africano (Struthio camelus) é uma ave ratita da família Struthionidae. As características anatômicas do encéfalo do avestruz Africano foram investigadas neste estudo. Vinte encéfalos de avestruzes adultos (10 machos e 10 fêmeas), fixados em formaldeído a 10%, foram analisados neste estudo. Foram obtidas as medidas do encéfalo: comprimento e largura total do encéfalo, comprimento, largura e altura dos hemisférios cerebrais direito e esquerdo, comprimento e largura do cerebelo, comprimento e largura dos lobos ópticos direito e esquerdo. Os resultados para cada variável foram expressos em média e desvio padrão. Através do teste t de Student não-pareado as variáveis foram comparadas entre os sexos e entre os antímeros. A média e desvio padrão do comprimento e largura do encéfalo dos machos foram de 5,57 ± 0,23 cm e 4,19 ± 0,16, respectivamente. Nas fêmeas a média e desvio padrão do comprimento e largura do encéfalo foram de 5,56 ±0,23 e 4,18 ± 0,16 respectivamente. O cerebelo aparece relativamente bem desenvolvido e se projeta dorsalmente. A superfície do cérebro do avestruz é lisa sem qualquer giro ou sulco. Os bulbos olfatórios são muito pequenos. O lobo óptico é uma eminência oval localizada bilateralmente na parte ventral do mesencéfalo e converge na linha mediana ventral. O comprimento médio dos crânios dos machos é maior que o das fêmeas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Faria, Antonio Hot Pereira de, Alexandre Magno Alves Diniz, and Diego Filipe Cordeiro Alves. "Espaço de ação de criminosos e sua correlação com a paisagem urbana: um estudo de análise centrográfica e distribuição de atratores para o crime." Geosul 35, no. 75 (June 9, 2020): 623–53. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n75p623.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem o objetivo de analisar o espaço de ação de criminosos em série em nível individual, a partir de uma perspectiva longitudinal, realizando estatísticas centrográficas dos eventos perpetrados e analisá-las em relação à paisagem urbana, quanto à distribuição de equipamentos urbanos (facilities), a fim de verificar se esses funcionam como atrativos para o cometimento de crimes. No trabalho, foram utilizadas as técnicas centrográficas de centro médio das ocorrências, distância padrão e a elipse de desvio padrão. A metodologia contou com uma base de dados composta por boletins de ocorrência em Belo Horizonte no período de 01/01/2011 a 31/12/2013. Os resultados apontam um alcance criminal definido para a maioria dos infratores em série e a elipse de desvio padrão permite uma representação que agrega o espaço de ação e a forma de dispersão pelo tecido urbano, permitindo verificar a relação entre a paisagem e a localização dos eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Marchetti, Bárbara Vendramini, Eduardo Raupp, Juliana Adami Sedrez, Rafael Paiva Ribeiro, and Cláudia Tarragô Candotti. "Importância da experiência clínica para a mensuração da curva escoliótica de crianças pela técnica de Cobb." Fisioterapia e Pesquisa 26, no. 3 (September 2019): 241–46. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/18001826032019.

Full text
Abstract:
RESUMO A escoliose é definida como uma deformidade com desvio lateral da coluna no plano coronal, torsão da coluna e do tronco e distúrbio no perfil sagital. Essa alteração postural é avaliada por meio de radiografia de incidência anteroposterior, utilizando-se o método de Cobb. O objetivo do estudo é verificar a influência da experiência do avaliador sobre a confiabilidade intraexaminador e interexaminador do ângulo Cobb em curvaturas escolióticas de crianças. Foram incluídas na pesquisa 39 crianças portadoras de escoliose idiopática, com idade entre 7 e 18 anos. Os exames foram avaliados por dois fisioterapeutas, um quiropraxista e um estudante de fisioterapia - cada um avaliando duas vezes cada exame. A segunda avaliação ocorreu após sete dias, para confiabilidade intraexaminador. Ademais, as primeiras avaliações forneceram dados para confiabilidade interexaminador. A análise estatística foi realizada com coeficiente de correlação intraclasse (CCI), análise de Bland e Altman e análise descritiva do desvio absoluto médio, erro-padrão de medição e mínima mudança detectável. Observou-se boa confiabilidade (CCI>0,5) para as análises intraexaminadores entre os profissionais, e confiabilidade fraca (CCI=0,4) para o avaliador inexperiente. A confiabilidade interexaminador dos profissionais foi boa (CCI=0,6), e com a presença do avaliador inexperiente foi fraca (CCI=0,3). As avaliações entre os profissionais apresentaram menor variabilidade das medidas e valores de desvio-padrão quando comparadas com as do avaliador inexperiente. A mensuração dos ângulos da escoliose por meio do método de Cobb realizada por profissionais experientes apresentou melhores índices de concordância e de confiabilidade intra e interexaminadores e menor desvio-padrão e variabilidade entre as medidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Schuch, Tiago, Ana Paula Weidlich, and Miriam da C. Oliveira. "Pênis de comprimento reduzido em idade pré-puberal: avaliação inicial e seguimento." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 44, no. 5 (October 2000): 413–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302000000500008.

Full text
Abstract:
São poucos os dados disponíveis sobre a avaliação e evolução dos pacientes com pênis morfologicamente normal, mas de comprimento reduzido para a idade. Neste estudo, foram avaliados 8 meninos que se apresentaram com desenvolvimento sexual pré-puberal, com pênis de comprimento um ou dois desvios-padrão abaixo da média e sem evidências de endocrinopatia. Em 6 casos os pacientes foram seguidos por 1 ano e 2 meses a 8 anos e 7 meses, dois deles tendo recebido curso(s) de testosterona. Na última avaliação todos os pacientes apresentavam desenvolvimento puberal, três deles com pênis na faixa normal para a idade e três apresentando comprimento peniano um desvio-padrão abaixo da média. A evolução clínica benigna aqui observada favorece a adoção de conduta expectante em alguns casos, individualizando a necessidade de intervenção terapêutica com testosterona.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Melo, Roberta Michelon, Helena Bolli Mota, Carolina Lisbôa Mezzomo, and Brunah de Castro Brasil. "Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológico." Revista CEFAC 17, suppl 1 (March 2015): 135–44. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517s14213.

Full text
Abstract:
O contraste de sonoridade das plosivas representa uma complexa coordenação acústica e articulatória, muitas vezes prejudicada nos desvios fonológicos. Por esse motivo, acredita-se que esforços devem ser realizados no sentido de melhor entender os fatores que influenciam na estabilização desse contraste. Assim, o objetivo desta pesquisa foi correlacionar os dados de produção e o desempenho em um teste de discriminação do traço [+voz] em crianças com desvio fonológico. Para isso foram avaliados cinco meninos com desvio fonológico e dificuldade na produção das plosivas sonoras, entre outras dificuldades de fala. Por meio de pares de palavras inseridos em frase-veículo, observou-se a ocorrência de produção de Voice Onset Time positivo durante a produção de plosivas [+voz] e o padrão de duração das vogais adjacentes às plosivas surdas e sonoras. Elaborou-se um Teste de Discriminação de Sonoridade das Plosivas, a fim de se avaliar o desempenho dos sujeitos em relação à discriminação. O teste consiste de 12 pares de palavras, diferenciados apenas pelo contraste [+voz] e representados por figuras. Na análise descritiva, não se verificou uma relação direta entre dificuldade de produção do contraste de sonoridade das plosivas e discriminação auditiva desses segmentos, tanto na observação da produção de pré-sonoridade, quanto na observação da produção do padrão de duração das vogais. Mesmo assim, salienta-se que o emprego de uma avaliação de discriminação, bem como, de análise acústica nos casos de desvio fonológico, não devem ser desprezados pelos fonoaudiólogos, uma vez que esses instrumentos podem fornecer informações fundamentais para um bom progresso terapêutico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Freitas, Alfredo Ribeiro de, Waldomiro Barioni Júnior, Reinaldo de Paula Ferreira, Cosme Damião Cruz, Adônis Moreira, and Duarte Vilela. "Técnicas de análises exploratórias em dados de cultivares de alfafa." Revista Brasileira de Zootecnia 37, no. 9 (September 2008): 1531–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008000900003.

Full text
Abstract:
Objetivou-se utilizar técnicas de análises exploratórias em dados da produção de matéria seca (PMS) de 16 cortes de 92 cultivares de alfafa (Medicago sativa L.). A produção de matéria seca variou entre e dentro de cortes, uma vez que os coeficientes de variação oscilaram de 17,7% (corte 2) a 51,7% (corte 9). De modo geral, os dados de produção obtidos nos 16 cortes não se ajustaram à distribuição normal. Os coeficientes de simetria foram negativos nos cortes 1 a 4, 10 a 12, 14 a 16, enquanto os coeficientes de curtose foram negativos nos cortes 1, 9, 10, 12 e 16. As estimativas robustas do desvio-padrão obtidas por quatro métodos diferiram do desvio-padrão clássico (S) em todos os cortes, indicando que a estimativa S deve ser substituída por estimadores robustos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, Francisco Renato de. "Proust no caminho do mal: o desvio da escrita." Alea: Estudos Neolatinos 19, no. 3 (December 2017): 604–17. http://dx.doi.org/10.1590/1517-106x/2017193604617.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa, a partir da leitura do livro A literatura e o mal, do filósofo Georges Bataille, a ideia do Mal presente na obra Em busca do tempo perdido, do escritor Marcel Proust, tomando como base a relação (in)satisfeita do narrador com sua amada Albertine e a noção de desvio estabelecida pelo narrador proustiano em relação à homossexualidade de determinados personagens. Da (in)satisfação e do desvio sexual, a obra proustiana se aproxima do Mal bataillano ao conferir a esses temas a base de sua estrutura narrativa e, pelo movimento discursivo, se afastar cada vez mais do espaço do Bem, que viria a ser o espaço da satisfação, da conduta padrão, da objetividade. A Busca se configura como o espaço do erro, da ambiguidade, do desvio - espaço do Mal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pereira, Larissa Llaguno, Ana Rita Brancalioni, and Marcia Keske-Soares. "Terapia fonológica com uso de computador: relato de caso." Revista CEFAC 15, no. 3 (June 26, 2012): 681–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462012005000052.

Full text
Abstract:
O tema desse artigo aborda as mudanças fonológicas a partir da terapia fonológica com o uso de computador em casos de desvio fonológico. Realizou-se estudo de caso de quatro sujeitos (S1, S2, S3 e S4) com idade entre 4:7 e 5:3, de ambos os gêneros, com desvio fonológico. Realizou-se a Avaliação Fonológica da Criança, Exame Articulatório Repetitivo, Avaliação do Sistema Estomatognático, Teste de Figuras para Discriminação Fonêmica, Prova de Estimulabilidade e avaliação audiológica. Os sujeitos foram divididos em duplas de acordo com a semelhança dos sistemas fonológicos, sendo que um sujeito de cada dupla foi tratado com terapia fonológica padrão e outro com uso de computador como principal recurso terapêutico (terapia experimental). Os dados das avaliações dos sujeitos foram analisados e, após, foram comparados os resultados dos submetidos à terapia padrão (S1 e S2), com os pareados submetidos à terapia experimental, com auxílio do computador, (S3 e S4) por meio do teste Exato de Fisher, considerando significância estatística de 5% (p<0,05). Verificou-se que a evolução dos sujeitos S3 e S4 submetidos à terapia experimental foi maior em relação à evolução de S1 e S2 submetidos à terapia padrão, sendo este resultado estatisticamente significante. Os achados da pesquisa demonstram terem sido favoráveis o uso da terapia experimental no tratamento de crianças com desvio fonológico. Contudo, há necessidade de realização de outros estudos com ampliação casuística para confirmação dos achados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

PESSOA, Viviany Silva, Valdiney Veloso GOUVEIA, Ana Karla Silva SOARES, Roosevelt VILAR, and Leogildo Alves FREIRES. "Escala de conexão com a natureza: evidências psicométricas no contexto brasileiro." Estudos de Psicologia (Campinas) 33, no. 2 (June 2016): 271–82. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000200009.

Full text
Abstract:
Este artigo objetivou reunir evidências de validade e precisão da Connectedness to Nature Scale no contexto brasileiro. Dois estudos foram realizados. No Estudo 1, participaram 204 pessoas com idade média de 33 anos (Desvio-Padrão = 13,83), as quais responderam a referida escala e perguntas demográficas. Os resultados de uma análise de componentes principais indicaram uma estrutura unifatorial (a = 0,81). No Estudo 2, participaram 220 estudantes universitários com idade média de 23 anos (Desvio-Padrão = 5,82), os quais responderam a escala adaptada e perguntas demográficas. Uma análise fatorial confirmatória (estimador ML) confirmou a adequação da estrutura unifatorial (e.g., Comparative Fit Index = 0,91, Root-Mean-Square Error of Approximation = 0,064), obtendo consistência interna satisfatória (a = 0,83). Concluindo, a Connectedness to Nature Scale mostrou ser uma medida psicometricamente adequada para avaliar um fator geral de conexão com a natureza, podendo ser empregada em estudos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Ferri, S. T. S., W. R. R. Vicente, and G. H. Toniollo. "Estudo da involução uterina por meio da ultra-sonografia (modo-B) em cadelas submetidas a cesariana." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 55, no. 2 (April 2003): 167–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352003000200007.

Full text
Abstract:
Utilizaram-se 15 cadelas gestantes submetidas a cesariana e posteriormente a exames ultra-sonográficos seriados, em modo B (tempo real), para averiguação do diâmetro uterino nos dias 0, 3, 7, 14 e 21 pós-cesariana, com o objetivo de verificar a influência do ato cirúrgico na involução uterina. Os resultados (média e desvio-padrão, em centímetros) registrados para os dias estudados foram, respectivamente: 3,99+0,71; 3,27+0,51; 2,60+0,54; 2,01+0,34; 1,28+0,24. A involução uterina pós-cesariana seguiu o mesmo padrão do puerpério do parto normal, assim como as características das imagens ultra-sonográficas. O parto cesariana não influenciou no padrão de involução uterina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Eva Monica Sarmento da, Rebert Coelho Correia, Catiana da Conceição Vieira Melquiades, Yan Souza Lima, Renally da Silva Medeiros, and Tania Maria Sarmento da Silva. "Experiência de sucesso através da apicultura em parques eólicos no Norte do estado da Bahia." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 29, 2020): e69191110283. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10283.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou analisar as contribuições que o Plano de Ação “Criação racional de abelhas em área dos parques eólicos de Casa Nova – BA” ocasionou para os seus participantes. Os relatos da pesquisa foram realizados a partir da interação com os beneficiários, abordados neste trabalho em forma de ação, reflexão e teoria, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, sendo de natureza qualitativa e quantitativa. A média de colmeias povoadas por apicultor foi de 17 ± 6 (média ± desvio padrão). A primeira colheita de mel foi realizada por nove apicultores (52,9%), obtendo um total de 2.936 Kg de mel, com produção por colmeia satisfatória, sendo de 15,27 kg ± 6,8 (média ± desvio padrão). A atividade despertou o interesse das famílias dos beneficiados, pincipalmente com engajamento de jovens e mulheres. O plano de ação proporcionou subsídios para o desenvolvimento da atividade, fazendo da apicultura uma fonte de renda para as famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography