Academic literature on the topic 'Diagnóstico por imagem - Métodos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Diagnóstico por imagem - Métodos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Diagnóstico por imagem - Métodos"

1

Souza, Ricardo Pires de, Silvia Regina Pagotto, Ademar José de Oliveira Paes Junior, Aldemir Humberto Soares, and Abrão Rapoport. "Diagnóstico por imagem da cavidade oral." Radiologia Brasileira 36, no. 3 (June 2003): 169–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842003000300009.

Full text
Abstract:
A ressonância magnética e a tomografia computadorizada são importantes métodos de exames complementares para o diagnóstico das doenças da cavidade oral. Aspectos técnicos de cada método são discutidos, assim como suas vantagens e limitações. A anatomia da cavidade oral é revista, assim como alguns aspectos do carcinoma de células escamosas, que é a neoplasia maligna mais freqüente dessa região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Borges, Elaine, and Wellington Martins. "Diagnóstico da adenomiose por métodos de imagem." Experts in Ultrasound: Reviews and Perspectives 2, no. 3 (2010): 117–21. http://dx.doi.org/10.4281/eurp.2010.03.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Meirelles, Eduardo de Souza. "Diagnóstico por imagem na osteoporose." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 43, no. 6 (December 1999): 423–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27301999000600006.

Full text
Abstract:
Nesta revisão, o autor inicialmente enumera, por ordem cronológica de introdução na prática clínica médica, os diversos métodos de imagem utilizados no diagnóstico e seguimento da osteoporose. Compara a precisão, acurácia, duração, segurança (dose de radiação), indicações, sensibilidade e especificidade dos diversos métodos de imagem descritos, com destaque para a radiografia simples, a densitometria óssea e a ultra-sonometria óssea. Faz discussão das vantagens e desvantagens da densitometria óssea em comparação à ultra-sonometria óssea, ponderando que, apesar do recente grande desenvolvimento da ultra-sonometria óssea, a densitometria óssea pela técnica de raios-X de dupla energia (DEXA), continua sendo considerada a técnica padrão-ouro no diagnóstico e seguimento da osteoporose. Conclui pela necessidade de técnicas de imagem com medidas tridimensionais de volume, ao invés das atuais medidas bidimensionais de área, de padronização nacional ou regional de um banco de dados de referência composto por indivíduos controles normais brasileiros e por fim, de padronização mundial da tecnologia e conseqüentes medidas empregadas pelos diferentes fabricantes de equipamentos de densitometria e ultra-sonometria óssea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Montandon, Cristiano, Marlos Augusto Bitencourt Costa, Tarcísio Nunes Carvalho, Marcelo Eustáquio Montandon Júnior, and Kim-Ir-Sen Santos Teixeira. "Sacroiliíte: avaliação por imagem." Radiologia Brasileira 40, no. 1 (February 2007): 53–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842007000100012.

Full text
Abstract:
Sacroiliíte é o processo inflamatório não-infeccioso das articulações sacroilíacas, sendo critério diagnóstico das espondiloartropatias soronegativas. O diagnóstico desta enfermidade requer confirmação pelos métodos de imagem. O presente trabalho faz um revisão de casos do arquivo didático e de artigos da literatura para ilustrar a anatomia, a técnica e os principais achados de imagem na radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, na determinação do diagnóstico de sacroiliíte, abordando inclusive os seus principais diagnóstico diferenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tiferes, Dario Ariel, and Giuseppe D'Ippolito. "Neoplasias hepáticas: caracterização por métodos de imagem." Radiologia Brasileira 41, no. 2 (April 2008): 119–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842008000200012.

Full text
Abstract:
Uma grande variedade de tumores benignos e malignos ocorre no fígado. Embora a caracterização de lesões hepáticas focais possa ser um desafio para o radiologista, a maioria das lesões se apresenta com características de imagem que permitem o seu diagnóstico. O objetivo deste trabalho é o de rever os principais aspectos de imagem dos tumores hepáticos benignos e malignos mais comumente encontrados no fígado adulto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, C. Isabela S., and Nestor L. Müller. "Diagnóstico por imagem do tromboembolismo pulmonar agudo." Jornal Brasileiro de Pneumologia 30, no. 5 (October 2004): 474–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132004000500012.

Full text
Abstract:
O diagnóstico do tromboembolismo pulmonar agudo é baseado na probabilidade clínica, uso do dímero D (quando disponível) e na avaliação por imagem. Os principais métodos de imagem utilizados no diagnóstico são representados por cintilografia ventilação-perfusão, angiografia pulmonar e tomografia computadorizada (TC). Na última década vários estudos têm demonstrado que a TC espiral apresenta elevada sensibilidade e especificidade no diagnóstico de tromboembolismo pulmonar agudo. Uma melhor avaliação das artérias pulmonares tornou-se possível com a recente introdução dos equipamentos de TC espirais com multidetectores. Vários pesquisadores têm sugerido que a angiografia pulmonar por TC espiral deve substituir a cintilografia na avaliação de pacientes com suspeita clinica de tromboembolismo pulmonar agudo. Os autores discutem os principais métodos de imagem utilizados no diagnóstico de tromboembolismo pulmonar agudo enfatizando o papel da TC espiral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Chagas Neto, Francisco Abaeté das, Paulo Moraes Agnollitto, Fernando Marum Mauad, André Rodrigues Façanha Barreto, Valdair Francisco Muglia, and Jorge Elias Junior. "Avaliação por imagem dos gossipibomas abdominais." Radiologia Brasileira 45, no. 1 (February 2012): 53–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842012000100012.

Full text
Abstract:
O termo gossipiboma é usado para descrever uma massa formada a partir de uma matriz de algodão cercada por uma reação inflamatória/granulomatosa. Sua incidência é estimada em 0,15% a 0,2%. O corpo estranho na cavidade abdominal pode servir de nicho para a proliferação de microrganismos e agir como foco primário para formação de abscessos e de peritonite. Vários estudos têm demonstrado a importância da correlação clínica com os diversos métodos de imagem (radiografia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética) no diagnóstico dos gossipibomas. Este ensaio tem por objetivo demonstrar uma série de casos típicos de gossipibomas abdominais e ilustrar suas diversas formas de apresentação, com ênfase nos achados dos diferentes métodos de imagem, visando a familiarizar os radiologistas com esta enfermidade e seus principais diagnósticos diferenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Henrique Ribeiro da, Marcelo Novelino Simão, Jorge Elias Júnior, Valdair Francisco Muglia, and Marcello Henrique Nogueira-Barbosa. "Diagnóstico por imagem nas síndromes do estalido ou do ressalto." Radiologia Brasileira 42, no. 1 (February 2009): 49–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842009000100011.

Full text
Abstract:
A síndrome do estalido ou do ressalto ocorre durante a movimentação de várias articulações e pode ser acompanhada de dor local e de crepitação ou de estalido audível. Nem sempre o estalido audível ou a crepitação articular à palpação têm significado patológico ou implicam necessidade de tratamento. Esta síndrome tem causas variadas intra-articulares e extra-articulares e os achados clínicos podem ser pouco precisos, com dificuldade para definir o melhor método de imagem que confirme o diagnóstico. O objetivo deste trabalho é discutir as causas mais comuns da síndrome do estalido em cada articulação e enfatizar a indicação e a limitação de cada um dos diferentes métodos diagnósticos em situações específicas da prática clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Giannotti, Inês Abrantes, Osvaldo Giannotti Filho, Ana Paula Scalzaretto, Milena Visentainer, and Simone Elias. "Correlação entre diagnóstico por imagem e histologia de lesões não palpáveis de mama." Revista Brasileira de Cancerologia 49, no. 2 (June 30, 2003): 87–90. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2003v49n2.2108.

Full text
Abstract:
O diagnóstico das lesões mamárias não palpáveis tem sido cada vez mais freqüente, a partir do aprimoramento dos métodos de diagnóstico por imagem desenvolvidos nas últimas três décadas e mais recentemente com as técnicas de biópsia por agulha (core biopsy). Apresentamos um estudo de 197 casos submetidos à biópsia por agulha, guiadas por ultra-sonografia e por mamografia, com ênfase na correlação entre os achados morfológicos dos exames de diagnóstico por imagem e a histopatologia. Em 40 casos o diagnóstico foi de carcinoma. Houve concordância significativa (p<0,001) entre a classificação conhecida com BIRADS™ e os diagnósticos histopatológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zoner, Cristiane Soares, Denise Tokechi do Amaral, Jamil Natour, and Artur da Rocha Correa Fernandes. "Contribuição dos métodos de diagnóstico por imagem na avaliação da espondilólise." Revista Brasileira de Reumatologia 46, no. 4 (August 2006): 287–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0482-50042006000400009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Diagnóstico por imagem - Métodos"

1

Torres, Felipe Soares. "Métodos de imagem na avaliação vascular." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/67648.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Penna, Livia Maria Vieira Rodrigues. "Retratamento endodôntico: casuística e comparação de dois métodos de diagnóstico por imagem." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25147/tde-16082011-091604/.

Full text
Abstract:
O exame radiográfico é um componente de diagnóstico essencial no plano de tratamento de problemas de origem endodôntica. Apesar do desenvolvimento técnico-científico da endodontia, o número de retratamentos endodônticos continua elevado. Neste cenário, a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) é utilizada para se obter imagens tridimensionais sem distorções de estruturas pertencentes ao complexo dento-maxilo-facial e seus tecidos adjacentes. Frente aos fatos, este estudo teve como objetivos comparar a incidência de retratamento endodôntico nos anos de 1997, 2001 e 2007 de pacientes atendidos nas clínicas de endodontia da FOB. Foi analisado e quantificado o total de casos de retratamento de canais, os grupos de dentes mais envolvidos, sua distribuição segundo o gênero, relacionando-se também os possíveis motivos dessa ocorrência; comparar dois métodos de diagnóstico por imagem em odontologia, a tomografia computadorizada de feixe cônico e a radiografia periapical. A comparação foi realizada por dois EXAMINADORES, um endodontista e outro radiologista, os quais analisaram as 102 imagens geradas dos exames de 41 pacientes com a necessidade de retramento endodôntico. Não houve aumento na incidência nos três períodos estudados; houve predomínio para o sexo feminino; o retratamento ocorreu em maior número para o dente incisivo central superior e como motivo para sua realização, a maior incidência foi para obturação endodôntica aquém do limite CDC. Quanto à comparação dos exames por imagem, a TCFC revelou-se o procedimento de maior concordância de diagnóstico entre os profissionais, fato que aponta tal método relevante na concretização do diagnóstico, localização e reconstrução de imagens de ótima resolução, contribuindo com os profissionais no planejamento e no sucesso terapêutico, diminuindo a possibilidade de falhas e o consequente insucesso do tratamento endodôntico.
The radiographic test is an essential diagnosis component in the treatment of problems of endodontic origin. Despite the technical and scientific developments in endodontics, the number of endodontic retreatment continues high. In this scenario, Computerized Beam Cone Tomography (CBCT) is used to obtain three-dimensional images without distortions of structures belonging to the dentomaxillofacial complex and its adjacent tissues. The CBCT allows a precocious detection of the dimension and extension of periapical and resorptive diseases, even before they appear in periapical radiographs. In face of such facts, this study aimed at comparing the incidence of endodontic retreatment in 1997, 2001 and 2007 in patients assisted at FOBs endodontic clinics. For this end, all cases of root canal retreatment were analyzed and quantified, as well as the group of teeth with higher incidence, the distribution according to gender, including a survey of the possible reasons for such occurrence, compare two methods of diagnosis by image in endodontics, the Computerized Beam Cone Tomography and the periapical radiograph. Such comparison was performed by two examiners, an endodontist and a radiologist, who analyzed the 102 images obtained from 41 cases of endodontic retreatment assisted at FOB between 2008 and 2009. For this comparison, a questionnaire about the main findings detected in the images was used. There was no increase in incidence in the three periods on focus and a higher incidence among females; the tooth with higher incidence for retreatment was the maxillary central incisor. The main reason for retreatment was endodontic restoration beneath cement-dentin-root canal limit. As for the comparison of tests by image, CBCT showed to be the procedure of higher concordance of diagnosis among the professionals, what indicates that this method is relevant in the diagnosis, localization and reconstruction of images of fairly good resolution, helping professionals with therapeutic planning and success, reducing the possibility of errors and the consequent failure of the endodontic treatment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rebouças, Filho Pedro Pedrosa. "Métodos de contornos ativos Crisp adaptativo 2D e 3D aplicados na segmentação dos pulmões em imagens de tomografia computadorizada do tórax." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5068.

Full text
Abstract:
REBOUÇAS FILHO, P. P. Métodos de contornos ativos Crisp adaptativo 2D e 3D aplicados na segmentação dos pulmões em imagens de tomografia computadorizada do tórax. 2013. 157 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Submitted by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2013-06-17T14:32:11Z No. of bitstreams: 1 2013_tese_pprebouçasfilho.pdf: 6036840 bytes, checksum: 85def16e610e2114ec240e3abdded7e8 (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa(mmarlene@ufc.br) on 2013-06-17T16:39:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_tese_pprebouçasfilho.pdf: 6036840 bytes, checksum: 85def16e610e2114ec240e3abdded7e8 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-06-17T16:39:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_tese_pprebouçasfilho.pdf: 6036840 bytes, checksum: 85def16e610e2114ec240e3abdded7e8 (MD5) Previous issue date: 2013-03-03
Computer systems have been playing a very important role in many areas of medicine, particularly, on medical diagnosis through image processing. Therefore, studies on the field of Computer Vision are made to develop techniques and systems to perform automatic detection of several diseases. Among the existing tests that enable the diagnosis and the application of computational system together, there is the Computed Tomography (CT), which allows the visualization of internal organs, such as the lung and its structures. Image analysis techniques applied to CT scans are able to extract important information to segment and recognize details on regions of interest on these images. This work focuses its e↵orts on the stage of lungs segmentation through CT images, using techniques based on Active Contour Method (ACM), also known as snake. This method consists in tracing an initial curve, around or inside the object of interest, wich deform itself according to forces that act over the same, shifting to the object edge. This process is performed by successive iterations of minimization of a given energy, associated to the curve. In this context, this work proposes a new aproach for lung segmentation of chest CT images, which is called Adaptative Crisp Active Contour Method. This ACM is an improvement the previous developed Crisp ACM. The purpose of this new ACM is to increase accuracy, decrease analysis time and reduce segmentation subjectivity in the manual analysis of specialized doctors. This method is proposed to isolated images segmentation or the complete exam, being first in 2D, then expanding to 3D. The 2D Adaptative Crisp ACM is compared to ACMs THRMulti, THRMod, GVF, VFC, Crisp and also with the system SISDEP, being this evaluation performed by using a set of 36 manually segmented images by one pulmonologist. The 3D Adaptative Crisp ACM is applied on lung segmentation in CT exams and compared with the 3D Region Growing method, which segmentation results were evaluated by two pulmonologists. The obtained results shows that the proposed methods are superior to the other methods on lung segmentation in chest CT images, both as in one image by 2D Adaptative Crisp ACM as in full exam by the 3D Adaptative Crisp ACM. Thus, it is possible to conclude that these method can integrate systems to aid medical diagnosis in the field of pulmonology.
Sistemas computacionais vêm desempenhando papel importante em várias áreas da medicina, notadamente no auxílio ao diagnóstico médico por imagem. Neste sentido, estudos na área de Visão Computacional são realizados para desenvolver técnicas e sistemas capazes de detectar automaticamente diversas doenças. Dentre os exames existentes que permitem o auxílio ao diagnóstico e a aplicação de sistemas computacionais em conjunto, destaca-se a Tomografia Computadorizada (TC) que possibilita a visualização de órgãos internos, como por exemplo, o pulmão e suas estruturas. Sistemas de Vis~ao Computacional utilizam estas imagens obtidas por exames de TC para extrair informação por meio de técnicas com a finalidade de segmentar, reconhecer e identificar detalhes da região de interesse nestas imagens. Este trabalho centraliza seus esforços na etapa de segmentação dos pulmões a partir de imagens de TC, empregando-se, para tanto, técnicas baseadas em Método de Contorno Ativo (MCA), também conhecido como emph{snake}. Este método consiste em traçar uma curva inicial, em torno ou dentro de um objeto de interesse, deformando-a conforme algumas forças que atuam sobre a mesma, deslocando-a até as bordas do objeto. Este processo é realizado por iterações sucessivas de minimização de uma dada função energia, associada à curva. Neste contexto, esta tese propõe um novo método para a segmentação dos pulmões em imagens de TC do tórax denominado Método de Contorno Ativo Crisp Adaptativo. Este MCA é o aperfeiçoamento do MCA Crisp desenvolvido em um estudo anterior, que visa aumentar a precisão, diminuir o tempo de análise e reduzir a subjetividade na segmentação e análise dos pulmões dessas imagens pelos médicos especialistas. Este método é proposto para a segmentação de uma imagem isolada ou do exame completo, sendo primeiramente em 2D e expandido para 3D. O MCA Crisp Adaptativo 2D é comparado com os MCAs THRMulti, THRMod, GVF, VFC, Crisp e também com o sistema SISDEP, sendo esta avaliação realizada utilizando como referência 36 imagens segmentadas manualmente por um pneumologista. Já o MCA Crisp Adaptativo 3D é aplicado na segmentação dos pulmões em exames de TC e comparado com o método Crescimento de Regiões 3D, cujos resultados das segmentações são avaliados por 2 médicos pneumologistas. Os resultados obtidos demonstram que os métodos propostos são superiores aos demais na segmentação dos pulmões em imagens de TC do tórax, tanto em uma imagem pelo MCA Crisp Adaptativo 2D, como em exames completos pelo MCA Crisp Adaptativo 3D. Deste modo, pode-se concluir que estes métodos podem integrar sistemas de auxílio ao diagnóstico médico na área de Pneumologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ricchetti, Pier Marco. "Aplicação de técnicas matemáticas avançadas para auxílio a diagnóstico em imagens na detecção de fraturas em stents." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/98/98131/tde-21052012-080942/.

Full text
Abstract:
O implante de stents em região vascular periférica tem sido apontado como uma solução para o tratamento endovascular, e tem sido largamente utilizado. No entanto, há estudos que apontam com certa frequência a ocorrência de problemas ligados a fraturas de stents, as quais devem ser diagnosticadas e convenientemente tratadas. Na região femoropoplítea, por exemplo, foi detectada a ocorrência de 32% de fraturas em um conjunto de 121 tratamentos, conforme aponta pesquisa realizada. O diagnóstico de tais fraturas é normalmente feito a partir de análise visual de imagens, as quais muitas vezes apresentam ruídos e deformidades decorrentes do método empregado para a sua captura, dificultando a correta visualização de sua estrutura e deformidades. A escassez de recursos e estudos que permitam a automatização deste processo motivaram a realização deste trabalho, em que são desenvolvidas técnicas que melhoram a visualização dos elementos de imagem de forma a facilitar o diagnóstico de observação e, quando possível, apontar regiões de possíveis fraturas. Para isto, a utilização de elementos computacionais clássicos e o desenvolvimento de técnicas adicionais inéditas contribuem para a análise de imagens, fornecendo um possível direcionamento como forma de auxílio ao diagnóstico médico. Os métodos desenvolvidos são aplicados a amostras de imagens, e os resultados obtidos são comparados àqueles do diagnóstico médico. Como resultado obteve-se, além da melhoria de visualização das imagens, um índice de concordância Kappa de 0,878 para a detecção de fraturas, o que confirma o método como satisfatório e de concordância bastante relevante.
The insert of stents in peripheral vascular region has been considered as a solution for endovascular treatment, and has been widely used. However, there are studies that show, with a certain frequency, the occurrence of problems related to stent fractures, which should be diagnosed and properly treated. In the femoropopliteal region, for example, it was detected 32% of fractures in a set of 121 treatments, as shown by survey. The diagnosis of such fractures is usually made from visual analysis of images, which often shows noise and deformation resulting from the method employed for capture, making difficulty to the correct visualization of its structure and deformities. The lack of resources and studies that allows to automate this process, motivated this work, in which techniques are developed that improve the display of the image elements in order to facilitate the diagnosis by observation and, when possible, pointing out areas of possible fractures. For this, the use of classical elements and the development of additional computational techniques contribute to innovate image analysis, providing a possible direction as a way to aid medical diagnosis. The developed methods are applied to images samples and the results are compared to those of medical diagnosis. As a result obtained, as well as the improved display of images, a Kappa concordance index of 0.878 for the detection of fractures confirms the method as satisfactory and a quite relevant agreement.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Watanabe, Carolina Yukari Veludo. "Métodos de apoio ao diagnóstico médico por imagens usando regras de associação e redes complexas." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-10032014-161433/.

Full text
Abstract:
Com o desenvolvimento e barateamento dos equipamentos de aquisição de imagens, principalmente na área médica, tem sido geradas muitas imagens, as quais devem ser analisadas pelos especialistas. Esta tarefa pode ser muitas vezes cansativa e demorada, levando a possíveis erros no diagnóstico, pois a leitura das imagens depende da experiência e do estado físico e emocional do médico. Assim, sistemas de auxílio ao diagnóstico por computador (Computer-aided diagnosis - CAD) têm se tornado grandes aliados no processo de diagnóstico, realizando uma segunda leitura da imagem, servindo como uma segunda opinião ao especialista. Por isso, é necessário o desenvolvimento de técnicas de mineração de imagens para o aumento da precisão e da velocidade da análise das imagens. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver métodos de representação de imagens e de classificação associativa para aumentar a precisão da classificação de sistemas de auxílio ao diagnóstico médico por imagens. Para a representação de imagens foram desenvolvidas técnicas para reduzir a lacuna que há entre a representação numérica das imagens e seu significado semântico, a qual é chamada de `gap semântico\'. Para isso, foi usada a teoria das redes complexas para modelar as imagens em redes livres de escala, e os descritores das imagens foram compostos pelas medidas topológicas extraídas rede modelada. Os vetores de características gerados foram bem compactos, o que possibilitou também evitar o problema da `maldição da alta dimensionalidade\'. Para a classificação, foi desenvolvido o classificador associativo SACMiner, por meio do uso de regras de associação estatísticas, o qual evita a fase de discretização de dados, lidando diretamente com dados contínuos. Este foi um passo importante, já que a discretização pode causar a perda de informações e gerar inconsistência na base de dados. Além do SACMiner, foi desenvolvido o classificador MinSAR, o qual, além de não demandar a fase de discretização, também evita que o usuário tenha que fornecer parâmetros de entrada ao algoritmo responsável por gerar as regras. As técnicas até aqui listadas foram aplicadas em um sistema de auxílio ao diagnóstico de mama e comparadas com técnicas descritas na literatura, e os resultados mostram que as técnicas aqui propostas sobrepujaram as atuais da literatura. E por fim, foram sugeridas novas medidas para caracterizar imagens de pacientes com epilepsia no lobo temporal mesial, por meio do uso de medidas de espessura cortical, as quais melhoraram a precisão do sistema para este tipo de diagnóstico
The complexity of medical images and the high volume of exams per radiologist in a screening program can lead to a scenario prone to mistakes. Hence, it is important to inforce double reading and effective analysis, but those are costly measures. The computer-aided diagnosis (CAD) technology offers an alternative to double reading, because it can provide a computer output as a `second opinion\' to assist radiologists in interpreting images. Using this technology, the accuracy and consistency of radiological diagnoses can be improved, and also the image reading time can be reduced. Therefore, the need of classification and image representation methods and to speed-up and to assist the radiologists in the image analysis task has been increased. These methods must be more accurate and demand low computational cost, in order to provide a timely answer to the physician. The aim of this thesis was to developed image representation and associative classifiers methods to improve the classification of computer-aided diagnosis systems. Considering the image representation, in this work, we present some approaches to reduce the gap between the numeric representation of the images and their semantic, which is called `semantic gap\'. For this, we used the complex network theory to produce an image model based on scale-free networks. The image descriptors were composed of topological measures of the modeled network. The feature vectors produced were quite compact, which also allowed to avoid the problem called as `curse of dimensionality\'. Considering the classification task, we proposed the SACMiner classifier, which uses statistical association rules in order to avoid the discretization step when working with continuous attributes. It is important because the discretization step can disturb the dataset and cause lost of information. We also proposed de MinSAR classifier, which mines the rules not requiring a discretization step neither input thresholds, as most of the other association rules methods do. These approaches were applied in a breast cancer computer-aided diagnosis system. And finally, we developed an automatic technique which can aid in distinguishing between controls and patients with mesial temporal lobe epilepsy, based on cortical thickness, and potentially identifying abnormalities in tissue integrity in cases where atrophy cannot be visualized
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Trindade, Maria Luciana Zacarias Hannouche da. "Determinação do tamanho e extensão do infarto agudo do miocárdio pela ecocardiografia com perfusão em tempo real em seres humanos: comparação com a ressonância magnética." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5131/tde-10102014-105738/.

Full text
Abstract:
O objetivo da reperfusão mecânica ou medicamentosa em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM) é a restauração do fluxo sangüíneo na artéria relacionada ao infarto, a fim de limitar a necrose miocelular e preservar a função contrátil, que são os maiores preditores de sobrevida após o IAM. Entretanto, seu sucesso é indicado pela reperfusão nos capilares miocárdicos e não pela recanalização da artéria relacionada ao infarto. A ecocardiografia com perfusão miocárdica em tempo real pode ser usada para avaliar a perfusão nos capilares miocárdicos e estimar o tamanho do infarto em vários estudos experimentais. O objetivo deste estudo foi determinar a área do miocárdio infartado e sua extensão transmural pela ecocardiografia com perfusão miocárdica em tempo real, em pacientes hospitalizados nos primeiros dias após primo infarto agudo do miocárdio, tendo como padrão de referência a ressonância magnética de perfusão. Prospectivamente, foram estudados 20 pacientes (12 homens), com idade média de 64,2 ± 13,3, dentro de 12 horas de reperfusão mecânica ou medicamentosa. Os exames de ecocardiografia e ressonância magnética foram realizados do segundo ao quinto dia de infarto. O contraste \"PESDA (perfluorocarbon-exposed sonicated dextrose albumin)\" foi administrado em veia periférica, na dose de 0,1ml/Kg, em infusão contínua. A análise ecocardiográfica foi feita por uma análise qualitativa (visual) denominada escala de cinza e por uma análise quantitativa, chamada imagem paramétrica. A área de infarto média foi de 3,03 ± 2,77 cm2 para a escala de cinza (r=0,97), de 3,36 ± 2,82 cm2 para a imagem paramétrica (r= 0,99) e de 3,42 ± 2,80 cm2 para a ressonância magnética. O porcentual médio da área de infarto pela ecocardiografia em escala de cinza foi de 15,22% ± 14,84% (r= 0,97), pela imagem paramétrica foi de 16,46% ± 14,41% (r= 0,99) e pela ressonância magnética foi de 16,76% ± 14,48%. A extensão transmural do infarto em cada segmento infartado pela escala de cinza,apresentou uma correlação menor (r=0,77) em relação à imagem paramétrica (r=0,93). Em conclusão, este estudo mostrou uma excelente correlação entre ecocardiografia com perfusão miocárdica em tempo real (sobretudo pela imagem paramétrica) e ressonância magnética nas medidas da área de infarto e seu porcentual, assim como na determinação de sua extensão transmural em pacientes internados por infarto agudo do miocárdio
The aim of mechanical or pharmacological reperfusion in patients with AMI is to restore blood flow through the infarct related artery in order to limit myocellular necrosis and ultimately preserve myocardial contractile function, which is still the most powerful predictor of survival after acute myocardial infarction. The success of reperfusion, however, is indicated by perfusion of myocardial capillaries rather than simply patency of the infarct related artery. Myocardial contrast echocardiography (MCE) can be used to assess myocardial capillary perfusion and ultimately the infarct size in animals. The aim of this study was to determine by MCE the transmural extent and infarct size using magnetic resonance imaging (MRI) as a gold standard. We prospectively studied 20 patients (12 men; mean age 64.2 ± 13.3) admitted for a first acute myocardial infarction, within 12 hours after mechanical or pharmacological reperfusion. The MCE and MRI were performed between the 3rd and 5th day of acute myocardial infarction (AMI). A suspension of 0.1 ml/kg of perfluorocarbon-exposed sonicated dextrose albumin (PESDA) ultrasound contrast agent was administered as a continuous infusion. The interpretation of perfusion images by MCE was assessed by qualitative analysis (visual- VIS) and a quantitative one called parametric image (PI). The average infarct area showed by VIS was 3.03 ± 2.77 cm 2, by PI was 3.36 ± 2.82 cm 2 and by MRI was 3.42± 2.80cm 2. The average percentage of infarct area by VIS was 15.22% ± 14.84%, by PI was 16.46% ± 14.41% and by MRI was 16.76% ± 14.48%. The transmural extent was calculated in each infarcted segment by VIS, with a worse correlation (r=0,77) than PI (r=0,93). In conclusion, this study showed that MCE, in special PI, correlates well with MRI in detecting infarct size, percentage of infarct size and transmural extent in patients with acute myocardial infarction
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Granado, Diogo Wachtel. "Comparação entre métodos delay-and-sum e f-k migration para reconstrução de imagens Doppler por ultrassom." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2969.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Os sistemas de ultrassom para imagens médicas sempre estão em evolução. Na área de imagem Doppler, em que se pode observar o movimento do objeto, principalmente o fluxo sanguíneo, encontram-se algumas técnicas para obtenção de melhor qualidade de imagem. Os principais problemas da técnica Doppler são a complexidade e a quantidade de dados a serem processados para a formação das imagens. Este trabalho buscou avaliar dois métodos para processamento de imagens Doppler. Inicialmente, foram realizados estudos com o beamforming tradicional gerado pela plataforma de pesquisas ULTRA-ORS no laboratório de ultrassom. Após, foram realizados estudos com o equipamento Verasonics Vantage™ utilizando geração de onda de ultrassom planas, plane-wave, com um transdutor linear modelo L11-4v de 128 elementos. Os phantoms utilizados foram o CIRS Doppler String Phantom model 043 e o Doppler Flow Phantoms & Pumping Systems da ATS. Foram implementados algoritmos para reconstrução das imagens em modo B no Matlab® utilizando os métodos delay-and-sum e f-k migration, com a geração de imagens Doppler colorido e Power Doppler. Os dados para geração de imagem modo B com plane-wave foram adquiridos com variação de 1 a 75 ângulos, na faixa entre -8,88° e 8,88°, com passo de 0,24°. Os resultados obtidos com o f-k migration apresentaram maior resolução, com erros de 1,0 % e 0,8 % para as resoluções lateral e axial, respectivamente, enquanto o método DAS apresentou erros de 12,0 % para resolução lateral e 10,0 % para resolução axial. Para geração das imagens Doppler com plane-wave os dados foram adquiridos com variação de 1 a 21 ângulos, na faixa entre -15,0° e 15,0°, com passo de 1,5°. A estimação da velocidade através da técnica Doppler apresentou melhores resultados utilizando-se o método DAS, com erro de 8,3 %, enquanto o método f-k migration apresentou erro de 16,6 %. Analisando-se os resultados obtidos, foi possível verificar que a técnica plane-wave permite a geração de imagens com maior taxa de quadros por segundo do que os métodos tradicionais. Também pode se observar que o método f-k migration gera imagens de maior qualidade com menor número de ângulos de aquisição, cerca de 9 ângulos, porém possui pior desempenho para geração de imagens Doppler quando comparado ao DAS.
The medical ultrasound equipment is always evolving. In the field of Doppler imaging, which object movement and mainly blood flow of vessels can be measured, there are some techniques to improve image quality. The main problems of the Doppler technique are the complexity and the amount of data to be processed for the image reconstruction. The aim of this work was to evaluate two methods for Doppler images processing. Initially, studies were carried out with the traditional beamforming technique, generated by the research platform ULTRA-ORS in the ultrasound laboratory. Then, with the Verasonics Vantage™ equipment, it was generated ultrasound plane waves with a linear transducer L11-4v of 128 elements. Two Doppler phantoms were used, the CIRS Doppler String Phantom model 043 and the Doppler Flow Phantoms & Pumping Systems from ATS. Algorithms for B mode image reconstruction were developed in Matlab® using the methods Delay-and-Sum and f-k Migration to generate Color Doppler and Power Doppler images. The B mode images with plane-wave were generated from the data acquired with 1 to 75 angles, ranging from -8.88° to 8.88° and 0.24º step. The f-k migration’s results presented higher resolutions than DAS method, with errors of 1.0 % and 0.8 % for lateral and axial resolutions, respectively, while the DAS method presented errors of 12.0 % for lateral resolution and 10.0 % for axial resolution. The data for color Doppler images with plane-wave generation were acquired with 1 to 21 angles, ranging from -15.0° to 15.0°and 1.5° step. The Doppler velocity estimation using the DAS method showed better results (error of 8.3 %) than the f-k migration (error of 16.6 %). Analyzing the obtained results, it was possible to see that the plane wave imaging technique allows the improvement of the frame-rate, being faster than traditional methods. Additionally, it was verified that f-k migration method produces images with better quality using less steering angles, approximately 9 angles, but it shows worse performance when generating Doppler images.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Encide, Ana Paula [UNESP]. "Métodos não convencionais para avaliação da porosidade e da densidade do solo de um latossolo vermelho." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/86367.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:22:15Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005-01-28Bitstream added on 2014-06-13T19:07:33Z : No. of bitstreams: 1 encide_ap_me_botfca.pdf: 1052031 bytes, checksum: 94c533aaf3c5a176c6c18fd84a6d452e (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
O objetivo deste trabalho foi comparar dois métodos de análise para densidade do solo (anel volumétrico e tomografia computadorizada) e dois métodos para porosidade (mesa de tensão e análise de imagens de blocos) em um LATOSSOLO VERMELHO. A pesquisa foi conduzida na Fazenda Experimental Lageado-FCA/UNESP, Botucatu-SP. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com 4 repetições. Com exceção das imagens de blocos os demais dados foram submetidos ao teste F para análise de variância e ao teste de Tukey para a comparação de médias a 5% de probabilidade. As amostras foram coletadas na profundidade de 0-0,20 m em semeadura direta, sistema de preparo convencional e parcela com vegetação natural. A densidade do solo determinada pelo método do anel volumétrico apresentou diferenças para os sistemas de semeadura direta e preparo convencional e o sistema mata, para as camadas de 0-0,05; 0,05-0,10 e 0,10- 0,15 m. O método da tomografia computadorizada apresentou diferença para densidade do solo entre os sistemas de preparo convencional e vegetação natural e a semeadura direta, para a camada de 0-0,20 m. O método do anel volumétrico superestimou os valores de densidade, nas camadas de 0-0,05 e 0,05-0,10 m, comparado com o método da tomografia computadorizada, cujos resultados foram coerentes como os de resistência à penetração. O coeficiente de variação relativo aos valores de densidade do solo foram menores para o método da tomografia computadorizada em comparação com o método do anel volumétrico. O método da mesa de tensão não apresentou diferenças significativas para macroporosidade para os sistemas de manejo. O método de análise de imagens evidenciou diferenças entre a semeadura direta e vegetação natural e preparo convencional.
The objective of this research was to compare two methods for soil density (core sampling and computed tomography) and two methods for porosity (tension column and blocks image analysis) measured in a red latosol (Orthox). The experiment was carried out in Lageado Experimental Farm, FCA/UNESP in Botucatu city, State of São Paulo in a randomized block design with four replicates. With exception of the blocks image analysis, data were submitted to test F for variance analysis and Tukey test for the means comparison with 5% of probability. The samples were collected in layers of 0-0.20m of profundity under no tillage, conventional tillage and natural vegetation systems. Core sampling method resulted in difference in the soil density among the systems of no tillage, conventional tillage and natural vegetation for the layers of 0-0.05; 0.05-0.10 and 0.10-0.15m. The computed tomography method showed difference in the soil density between conventional tillage, natural vegetation and no tillage system for the layer of 0-0.20m. The core sampling method overestimated the values of soil density, in the layers of 0-0.05 and 0.05-0.10m, considering that the results obtained through computed tomography method whose results were coherent with the soil penetration resistance ones. The variation coefficient related to the values of soil density was smaller for the method of the computed tomography related to the core sampling method. Tension table method didn't result in macro porosity difference among the tillage systems. Blocks image analysis method evidenced difference among the systems of no tillage, natural vegetation and conventional tillage.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Roberta Barbosa [UNESP]. "Método de detecção e classificação de lesões de pele em imagens digitais a partir do modelo Chan-Vese e máquina de vetor de suporte." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/98657.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:40Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-08-24Bitstream added on 2014-06-13T18:39:28Z : No. of bitstreams: 1 oliveira_rb_me_sjrp.pdf: 1430369 bytes, checksum: e333da0965de6e381ba0402fcc728db3 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Neste trabalho desenvolve-se um método computacional capaz de auxiliar os médicos dermatologistas no diagnóstico de lesões de pele por meio de imagens digitais. Com este método pretende-se auxiliar o dermatologista a classificar as lesões de pele utilizando a regra ABCD (Assimetria, Borda, Cor e Diâmetro) e análise de textura, bem como identificar as lesões: nevos melanocíticos, ceratose seborréica e melanoma. Para tanto, utiliza-se a técnica de difusão anisotrópica para efetuar o pré-processamento das imagens com o objetivo de eliminar os ruídos. Para a segmentação das lesões foi utilizado o método de contorno ativo sem bordas (modelo Chan-Vese). O modelo Chan-Vese é baseado na técnica de crescimento de região Mumford-Shah, para segmentar as imagens, e no modelo de contorno ativo Level Set, que possibilita a mudança topológica da curva sobreposta à imagem. Na imagem segmentada obtida é aplicado um filtro morfológico para eliminar orifícios e ruídos externos do objeto, como também para suavizar sua borda. As características de assimetria, borda e cor da regra ABCD e a característica de textura são extraídas conforme as informações das imagens segmentadas. As características extraídas das imagens são utilizadas como entradas para o classificador SVM...
A computational method to assist dermatologists in the diagnosis of skin lesions from digital images has been developed in this work. This method is intended to assist the dermatologist to classify the skin lesions using the ABCD rule (Asymmetry, Border, Color and Diameter) and texture analysis, as well as to identify lesions: melanocytic nevi, seborrheic keratosis and melanoma. Anisotropic diffusion technique is used to preprocess the images to remove noise. The active contour model without edges (Chan-Vese) is used for the segmentation of the lesions. The Chan-Vese model is based on the Mumford-Shah region growing technique, to segment the images, and the Level Set active contour model, which allows topological change of the curve superimposed on the image. A morphological filter is applied to the segmented image to eliminate holes and external noise from the object, as well as to smooth its edges. The asymmetry, border and color features of the ABCD rule and texture feature are extracted according to the information from segmented images. The extracted features from images are used as inputs to the SVM... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Roberta Barbosa. "Método de detecção e classificação de lesões de pele em imagens digitais a partir do modelo Chan-Vese e máquina de vetor de suporte /." São José do Rio Preto : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/98657.

Full text
Abstract:
Orientador: Aledir Silveira Pereira
Banca: Aparecido Nilceu Marana
Banca: Evandro Luis Linhari Rodrigues
Resumo: Neste trabalho desenvolve-se um método computacional capaz de auxiliar os médicos dermatologistas no diagnóstico de lesões de pele por meio de imagens digitais. Com este método pretende-se auxiliar o dermatologista a classificar as lesões de pele utilizando a regra ABCD (Assimetria, Borda, Cor e Diâmetro) e análise de textura, bem como identificar as lesões: nevos melanocíticos, ceratose seborréica e melanoma. Para tanto, utiliza-se a técnica de difusão anisotrópica para efetuar o pré-processamento das imagens com o objetivo de eliminar os ruídos. Para a segmentação das lesões foi utilizado o método de contorno ativo sem bordas (modelo Chan-Vese). O modelo Chan-Vese é baseado na técnica de crescimento de região Mumford-Shah, para segmentar as imagens, e no modelo de contorno ativo Level Set, que possibilita a mudança topológica da curva sobreposta à imagem. Na imagem segmentada obtida é aplicado um filtro morfológico para eliminar orifícios e ruídos externos do objeto, como também para suavizar sua borda. As características de assimetria, borda e cor da regra ABCD e a característica de textura são extraídas conforme as informações das imagens segmentadas. As características extraídas das imagens são utilizadas como entradas para o classificador SVM... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: A computational method to assist dermatologists in the diagnosis of skin lesions from digital images has been developed in this work. This method is intended to assist the dermatologist to classify the skin lesions using the ABCD rule (Asymmetry, Border, Color and Diameter) and texture analysis, as well as to identify lesions: melanocytic nevi, seborrheic keratosis and melanoma. Anisotropic diffusion technique is used to preprocess the images to remove noise. The active contour model without edges (Chan-Vese) is used for the segmentation of the lesions. The Chan-Vese model is based on the Mumford-Shah region growing technique, to segment the images, and the Level Set active contour model, which allows topological change of the curve superimposed on the image. A morphological filter is applied to the segmented image to eliminate holes and external noise from the object, as well as to smooth its edges. The asymmetry, border and color features of the ABCD rule and texture feature are extracted according to the information from segmented images. The extracted features from images are used as inputs to the SVM... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Diagnóstico por imagem - Métodos"

1

Abdominal-pelvic MRI. 2nd ed. Hoboken, N.J: John Wiley & Sons, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PACS and imaging informatics: Basic principles and applications. 2nd ed. Hoboken, N.J: John Wiley & Sons, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ellis, Stephen M. The WHO manual of diagnostic imaging: Radiographic anatomy and interpretation of the chest and the pulmonary system. Edited by Flower Christopher, Ostensen Harald, Pettersson Holger 1942-, International Society of Radiology, and World Health Organization. Geneva: Published by the World Health Organization in collaboration with the International Society of Radiology, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Layana López, Xavier Alejandro, Stefany Nathaly Zambrano Soledispa, Juan Bautista Yánez Contreras, Erick Hugo Zambrano Franco, Rossibell Berenisse Ollague Armijos, Katherine Andrea Flores Poveda, Milton Fernando Cobos Zambrano, Denisse Lissette Flores Subia, Wendy Estefania Vélez Gavilánez, and Juan Carlos Pincay Mendoza. Introducción al diagnóstico por imagen. Mawil Publicaciones de Ecuador, 2020, 2020. http://dx.doi.org/10.26820/978-9942-826-17-6.

Full text
Abstract:
El diagnóstico por imagen se ha convertido en una herramienta fundamental de la práctica clínica, gracias a que, en la actualidad, permiten detectar patologías con una precocidad nunca antes conocida. Así pues, el principal objetivo del diagnóstico por imagen es generar información de gran importancia para la caracterización de la fisiología y/o anatomía de diversos órganos o partes del cuerpo humano, por lo cual deberá atender por igual, los principios físicos y técnicos de los protocolos de adquisición por imagen, los principios del tratamiento de los métodos y técnicas para la obtención de imagen, así como, los principios médicos que se precisen para su aplicación, tanto anatómicos como metabólicos. En tal sentido, el principal objetivo de este libro, es desarrollar un texto de consulta sobre las técnicas básicas del diagnóstico médico por imagen, que pueda servir de guía y referencia a estudiantes de los primeros niveles de medicina, así como aquellos no especialistas interesados en el tema de la imagenología.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Meléndez López, Francisco Rodrigo, Carol Yacqueline Muso Pilchisaca, Washington Ricardo Beltrán Rodríguez, Rigoberto Ignacio Tomalá Calderón, Ingrid Dora Moreno Alvarado, Alex Christopher Ruiz Arriciaga, Katherine Sofía Méndez Pereira, Jorge Saúl Sánchez Sánchez, María Belén Pachay Tapia, and Ronny Ramiro Ramos García. Introducción al diagnostico por imagen: Imagenología. Mawil Publicaciones de Ecuador, 2020, 2020. http://dx.doi.org/10.26820/978-9942-826-35-0.

Full text
Abstract:
La práctica médica moderna, como resultado a las invenciones en el campo tecnológico, han logrado importantes cambios en los procesos que llevan al médico a un diagnóstico preciso y coherente, encargado de darle al paciente una verdadera atención integral y así, alcanzar su incorporación en la realización de sus actividades laborales, diarias, familiares, sociales entre otros. Este nuevo concepto, se encuentra determinado por la utilización de la imagenología como básica que ayuda al especialista durante su evaluación obtiene un adecuado manejo, conoce y apoya cada día sus correctos planteamientos a realizar en los estudios realizados. En consecuencia, al lograr eficiencia en el manejo de las imágenes, las diferentes especialidades médicas se pueden ofrecer a cada paciente, nuevas oportunidades centradas en ubicar la sintomatología expuesta durante el diagnóstico clínico. Es decir, incorporar estos nuevos recursos tecnológicos facilita la respectiva valoración en cuanto a las bases físicas y técnicas de los principales métodos del diagnóstico por imágenes, lo que hace posible guiar al médico hacia las diferentes regiones topográficas del cuerpo humano, enseñando con ello, la relación anatomo imagenológica y cómo interpretarla correctamente cada uno de estos recursos pertenecientes a las imágenes médicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Auqui Carangui, Diego Armando, Edith Efigenia Espinoza Cabezas, Carolina Estefania Bayas Azogue, Manuel Alejandro Brito Vizuete, Jorge Humberto Calle Siguencia, Grace Pamela López Pérez, Milton Alexis Samaniego Valle, Pablo Antonio Espín De La Torre, Alexandra Tatiana Andrade Sanguil, and Argenys Michael Narvaez Rueda. Manejo de las imágenes en la práctica clínica. Diagnóstico por imagen. Mawil Publicaciones de Ecuador, 2020, 2020. http://dx.doi.org/10.26820/978-9942-826-20-6.

Full text
Abstract:
La práctica médica moderna, como resultado a las invenciones en el campo tecnológico, han logrado importantes cambios en los procesos que llevan al médico a un diagnóstico preciso y coherente, encargado de darle al paciente una verdadera atención integral y así, alcanzar su incorporación en la realización de sus actividades laborales, diarias, familiares, sociales entre otros. Este nuevo concepto, se encuentra determinado por la utilización de la imagenología como básica que ayuda al especialista durante su evaluación obtiene un adecuado manejo, conoce y apoya cada día sus correctos planteamientos a realizar en los estudios realizados. En consecuencia, al lograr eficiencia en el manejo de las imágenes, las diferentes especialidades médicas se pueden ofrecer a cada paciente, nuevas oportunidades centradas en ubicar la sintomatología expuesta durante el diagnóstico clínico. Es decir, incorporar estos nuevos recursos tecnológicos facilita la respectiva valoración en cuanto a las bases físicas y técnicas de los principales métodos del diagnóstico por imágenes, lo que hace posible guiar al médico hacia las diferentes regiones topográficas del cuerpo humano, enseñando con ello, la relación anatomo imagenológica y cómo interpretarla correctamente cada uno de estos recursos pertenecientes a las imágenes médicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Patela: Diagnóstico por Imagem. Revinter, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Montangie, Lisandro, Vanesa María Sanz, and Luis Héctor Illanes. Imágenes en Medicina Nuclear. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2019. http://dx.doi.org/10.35537/10915/80862.

Full text
Abstract:
Este libro habla de Medicina Nuclear (MN). Esta especialidad médica incluye tanto prácticas diagnósticas como procedimientos terapéuticos. En estas páginas se analiza solamente lo que concierne al cometido diagnóstico de la Medicina Nuclear que se logra a través de imágenes. La medicina actual es impensable sin la utilización de imágenes. Englobadas bajo el nombre de Diagnóstico por imágenes (DXI), su empleo trasciende la etapa de diagnóstico de las patologías y se emplean también con mucha eficacia para planificar terapias y evaluar resultados. Las imágenes que aporta la MN, se obtienen a partir de la administración al paciente de un radiofármaco y la detección de cómo se distribuye la radioactividad dentro del organismo; esa distribución es graficada en una imagen. Como toda práctica diagnóstica en medicina, las imágenes médicas tienen como objetivo la obtención de datos. El prestigio de que gozan las imágenes con respecto a otras formas de presentar la información, conlleva la falacia de que las mismas son información objetiva, reflejo cabal del interior del organismo, y no datos sujetos a interpretación. Esto ocasiona dificultades a la hora de evaluar las imágenes para decidir si son aptas para efectuar un diagnóstico. En el libro se establecen los criterios con que deben justipreciarse los estudios, que no tiene que ver con la apariencia de la imagen. A lo largo de los capítulos se sugiere entrenarse en aplicar formas comprobadas de valorar una imagen de Medicina Nuclear. Y esa evaluación debe hacerse examinando en profundidad las tres particularidades siguientes; la validez estadística de la adquisición; la eventual existencia de artefactos producto de la reconstrucción; la calidad de la imagen en relación al radiofármaco. ¿Invita el libro a dudar de las imágenes? De alguna manera sí. Pero no se trata de una incitación desconfiar de las imágenes médicas como procedimiento diagnóstico. No sostiene prejuicios ni suspicacias sobre métodos ya comprobados y validados. En lo que insiste es que no se debe aceptar la imagen como prueba de nada, hasta no estar seguros de que ha sido adquirida adecuadamente y poder descartar la presencia de artefactos; hasta no garantizar que la información que denota sea estadísticamente significativa; hasta no atestiguar con un control de calidad que el radiofármaco elegido y administrado se concentra en el territorio que se pretende indagar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Diagnóstico por Imagem em Ressonância Magnética. 2nd ed. Medsi, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

VIANA, Sergio Lopes, Maria Custódia Machado RIBEIRO, and Bruno Beber MACHADO. Diagnóstico por imagem da articulação pediátrica. Advanced MSK, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/58953.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Diagnóstico por imagem - Métodos"

1

Santos, Natanael Matos, and Cassio Fabian Sarquis de Campos. "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À OTIMIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM." In Práticas Preventivas e Práticas Curativas na Medicina 4, 122–35. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.63221010315.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Galvão, Ana Patrícia Fonseca Coelho, Fabiano de Jesus Santos Costa, Adriana Vilhena Lima, Polyana Sousa dos Santo, Francisca Bruna Arruda Aragão, Wannessa Rhégia Viégas Cunha Duailib, Fabrício e. Silva Ferreira, and Lívia Carolina Sobrinho Rudakoff. "O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM." In Fundamentos da enfermagem 2, 160–74. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.15219120216.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Saivish, Marielena Vogel, Vivaldo Gomes da Costa, Rebeca Francielle de Lima Silva, Dhullya Eduarda Resende Santos, Deusimar Chaves de Almeida Morais, Jhon Lennon Conceição dos Santos, Stefanny Paula Silva Souza, and Marcos Lázaro Moreli. "DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DE ENCEFALITE/MENINGOENCEFALITE CAUSADA PELO VÍRUS DA DENGUE: UMA REVISÃO." In A Virologia em uma Perspectiva Interdisciplinar: Saúde Humana, Animal e do Ambiente, 1–13. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8102027051.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"O papel da imagem na avaliação da litíase urinária." In PRORAD Programa de Atualização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem : Ciclo 11 : Volume 1. 10.5935, 2021. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-5848-353-3.c0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Thaís Carolaine Eler, Raquel Brito Maciel de Albuquerque, and Maria Fátima da Silva Teixeira. "DIAGNÓSTICO DA PARVOVIROSE CANINA PELOS MÉTODOS HEMAGLUTINAÇÃO H.A. E POR ISOLAMENTO EM CULTIVO CELULAR." In Investigação Científica e Técnica em Medicina Veterinária 2, 35–39. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1422028073.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

"Pneumonia em pacientes imunocomprometidos." In PRORAD Programa de Atualização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem : Ciclo 11 : Volume 1. 10.5935, 2021. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-5848-353-3.c0002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"Ressonância magnética das mamas." In PRORAD Programa de Atualização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem : Ciclo 11 : Volume 1. 10.5935, 2021. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-5848-353-3.c0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Liebel, Graziela, Anita Maria da Rocha Fernandes, Stella Maris Brum Lopes, and Alfredo Chaoubah. "A COBERTURA PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA COMO INDICADOR NOS GASTOS COM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NO BRASIL." In Ciências da saúde: pluralidade dos aspectos que interferem na saúde humana, 1–11. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8152117091.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Meurer, Isabella de Miranda, Maria Eduarda Minatti, Barbara Spengler Machado, Heloise Buss, Fernando Cezar Tiepo Filho, Rodrigo Rodacki, Maíra Otaviano Furlan, João Guilherme Brasil Valim, João Eduardo Hennings Hunzicker, and André Luiz Leonardi Giaretta. "PRIMEIRO CICLO DE EVENTOS DA LIGA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM (LIRAD) NA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)." In Análise Crítica das Ciências da Saúde 2, 85–88. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.38519230511.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Magalhães-Guedes, Karina Teixeira. "TOXINFECÇÕES ALIMENTARES VIRAIS: CARACTERÍSTICAS DOS PRINCIPAIS VÍRUS, PREVENÇÃO, TRATAMENTO E MÉTODOS CLÍNICOS DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL POR QRT-PCR E BIOSSENSORES." In Inovação em Ciência e Tecnologia de Alimentos 3, 157–69. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.98019091016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Diagnóstico por imagem - Métodos"

1

Silva, Guilherme Ferreira Santos, Anna Julia Antunes Pereira, and Marcelo José da Silva Magalhães. "MIELORRADICULOPATIA ESQUISTOSSOMÓTICA: MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/750.

Full text
Abstract:
Introdução: A mielorradiculopatia esquistossomótica (MRE) é uma forma ectópica grave e incapacitante de apresentação da esquistossomose, doença de caráter endêmico associada à pobreza e ao baixo desenvolvimento econômico, muito disseminada nacionalmente. No Brasil, a MRE deve-se, principalmente, à infecção pelo S. mansoni no SNC a nível medular. À medida que os conhecimentos sobre esta patologia são difundidos, tem sido cada vez mais relatada, o que reforça a hipótese de subnotificação. Nesse sentido, é provável que esteja sendo incorretamente diagnosticada, o que ratifica a importância do conhecimento clínico, dos métodos diagnósticos e do tratamento acerca da MRE. Objetivo: Nesse trabalho de revisão bibliográfica objetiva-se esclarecer as manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento da Mielorradiculopatia esquistossomótica. Material e Métodos: A composição do estudo científico resultou da compilação de artigos publicados entre os anos de 2000 a 2020, através do Google Acadêmico e Portal do Ministério da Saúde. Foram identificados e classificados por ordem de relevância 189 artigos, dentre estes 09 foram utilizados na composição deste material. Discussão: As manifestações clínicas são diversificadas. Regularmente evidencia-se dor lombar, disfunção urinária e alterações de sensibilidade de membros inferiores (Síndrome Prodrômica). O diagnóstico se dá pela evidência clínica de lesão neurológica e pela positividade de reações imunológicas específicas para esquistossomose confirmada por imunofluorescência, ELISA ou hemaglutinação. Análise liquórica revela pleocitose linfomononuclear e hiperproteinemia. A ressonância magnética, mielografia e mielotomografia são métodos de imagem que podem revelar alterações, porém são restritos devido ao alto custo. Quanto ao tratamento: Praziquantel 50mg/kg no adulto e 60mg/kg na criança (até 15 anos), divididos em duas tomadas, via oral, com intervalo de quatro horas, associado a Prednisona 1mg/kg/dia, dose única, via oral pela manhã, por 6 meses, com retirada gradual. A intervenção cirúrgica pode ser considerada quando verifica-se piora ao tratamento clínico. O bom prognóstico se correlaciona com o tratamento precoce da infecção. Diagnósticos diferenciais: mielite, hérnia discal lombar, esclerose múltipla, trauma medular, tumores, deficiência de vitamina B12, vasculite, siringomielia, neurocisticercose, etc. Conclusão: Todos os profissionais da saúde devem estar aptos a reconhecer e diagnosticar MRE de modo a estabelecer diagnóstico, iniciar tratamento de forma precoce e minimizar riscos de sequelas neurológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Braga, Mateus Figueiredo, Rui de Barros Correia-Filho, and Jorge Luiz Silva Araujo-Filho. "A IMPORTÂNCIA DE EXAMES DE IMAGEM EM PACIENTES COM TOXOPLASMOSE CEREBRAL E DIAGNÓSTICO DE AIDS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/710.

Full text
Abstract:
Introdução: A toxoplasmose é causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que possui ciclo heteroxeno e o homem como um hospedeiro intermediário. Como o HIV possui grande afinidade com o sistema nervoso, favorece nova infecção pelo protozoário após a eclosão dos cistos em virtude de uma imunossupressão considerável. Para o diagnóstico, é recomendada a realização de Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM) a fim de identificar achados característicos da neurotoxoplasmose. Objetivo: Averiguar os benefícios que a utilização de exames radiológicos propicia para o quadro clínico de neurotoxoplasmose em indivíduos com a síndrome da AIDS. Material e métodos: Busca nas bases de dados LILACS, SciELO, PUBMED e MEDLINE por artigos que abordam a relevância dos exames de imagem em pacientes com diagnóstico da AIDS na presença de neurotoxoplasmose. Resultados: Através dos sinais e sintomas clínicos característicos, é recomendada, primeiramente, a realização da tomografia computadorizada para procura de lesões hipodensas com formato de anel localizado, sobretudo, nos núcleos da base e nos lobos parietal e frontal. Aproximadamente 40% das lesões não identificadas pela TC, podem ser percebidas por meio da realização de RM, já que apresenta uma maior sensibilidade diagnóstica e precisão para evidenciar lesões de menores dimensões. Além disso, também é possível encontrar por meio dessas investigações por imagem lesões em formato de nódulo com caráter hemorrágico e edema perilesional, cuja presença provoca a elevação do efeito de massa e dos achados clínicos. Conclusão: A utilização de exames de imagem como Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética demonstram ser úteis em pacientes com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e neurotoxoplasmose para consolidar o diagnóstico com base nos achados encontrados, direcionar a conduta clínica mais adequada, eliminar outras hipóteses, alcançar um melhor prognóstico e reduzir a morbimortalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Apolinário, Joelma Maria dos Santos da Silva. "AVALIAÇÃO CLÍNICO LABORATORIAL DO SCHISTOSOMA MANSONI: UMA DOENÇA ENDÊMICA NO BRASIL." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/894.

Full text
Abstract:
Introdução: A esquistossomose mansônica (EM), enfermidade parasitária desencadeada pelo helminto Schistosoma mansoni, permanece como uma importante doença no contexto da saúde pública brasileira. Com efeito, o conhecimento sobre o diagnóstico, as possibilidades terapêuticas, farmacológicas ou não, a epidemiologia e as medidas de profilaxia e controle tornam-se extremamente importantes para o clínico. Objetivo: Por se tratar de manifestações clínicas durante sua evolução, a esquistossomose mansônica (EM) assemelha-se a inúmeras outras doenças, dificultando o diagnóstico, retardando o tratamento e a notificação da parasitose. Para tal, realizou-se uma revisão da literatura utilizando as bases Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e PubMed (National Library of Medicine). Material e métodos: No diagnóstico parasitológico é fundamental o exame de fezes, com especial importância para as técnicas de Lutz e Kato-Katz, esta última um método quantitativo, com grande aplicabilidade na inferência da carga parasitária, detectando a presença de ovos nas fezes, o que ocorre após o 45º dia de infecção. Resultados: O exame de fezes possui baixa sensibilidade, as infecções por S. mansoni com pequena carga parasitária. Recomendam-se a realização de exames laboratoriais com um mínimo de três amostras sequenciais de fezes, coletadas em dias distintos, com intervalo máximo de 10 dias entre a primeira e a última coleta. Conclusão: Os exames laboratoriais e a avaliação por métodos complementares são essenciais para a detecção e mensuração do comprometimento orgânico causado pelo S. mansoni, destacando-se os métodos parasitológicos, imunológicos e os de imagem. É importante conhecer os elementos atinentes ao diagnóstico clínico e laboratorial, bem como ao tratamento, à epidemiologia, à profilaxia e ao controle da SM aspecto extremamente relevante para a condução dos pacientes vitimados pela doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos Neto, Geovane, Marcos Benevides, Ricardo Marques, Simara Da Rocha, and Geraldo Braz Júnior. "Diagnóstico de Câncer de Mama em Mamografias baseado na Análise da Diversidade de Padrões Circulares." In ncipais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2015.10386.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo prover uma melhor técnica para análise de textura em imagens de mamografia, visando uma melhor taxa de diagnóstico dos casos de câncer de mama. O diagnóstico feito por especialistas depende de fatores como a experiência do profissional, a qualidade da mamografia e de características do próprio paciente. O estudo procura utilizar métodos computacionais a fim de oferecer uma segunda opinião ao especialista, utilizando-se de técnicas de representação da imagem na forma de padrões circulares quantizados através de matrizes de co-ocorrência. Após a representação, a textura é calculada através da análise de diversidade e classificada usando Máquinas de Vetores de Suporte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lustosa, Hellyend Silva Silveira. "SÍNDROME VESTIBULAR POR OTITE MÉDIA FELINA - RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1819.

Full text
Abstract:
Introdução: A síndrome vestibular felina é um conjunto de sinais clínicos que se manifestam por alterações no sistema vestibular, responsável por manter o equilíbrio e correto posicionamento do corpo. Apresenta-se clinicamente como inclinação de cabeça, movimentos rotatórios do corpo, nistagmo e ataxia. Sua principal causa é a otite média. Objetivo: Relatar um caso de síndrome vestibular por otite média, abordando a conduta diagnóstica e terapêutica. Material e Métodos: Gata, fêmea, castrada, SRD, 9 anos, queixa de incoordenação e prurido auricular. Em exame clínico observou-se inflamação com presença de cerúmem amarelo em ambos ouvidos, inclinação de cabeça (Head-tilt), movimentação em círculos, ataxia e nistagmo horizontal. Exames complementares foram solicitados para elucidação do caso, não havendo alterações em análise sanguínea, entretanto a citologia e cultura e antibiograma mostraram infecção mista de bacilos (Staphylococcus pseudointermedius), resistentes a ampicilina e leveduras (Malassesia pachydermatis), já o raio-x, constatou espessamento e esclerose de bula timpânica. Os achados laboratoriais e de imagem confirmam o diagnóstico de otite média. O tratamento foi instituído com solução auricular à base de diazinon, pimaricina, neomicina e acetato de dexametasona (6 gotas bilateral/BID/14 dias), amoxicilina com clavulanato de potássio (15mg/kg/BID/14 dias), omeprazol (0,5mg/kg/SID/20 dias) e dicloridrato de flunarizina (0,4mg/kg/SID/20 dias). Resultados: A paciente obteve melhora clínica com o tratamento instituído, entretanto manifestou inclinação de cabeça persistente como sequela da lesão irreversível das estruturas neurológicas. O tratamento com dicloridrato de flunarizina foi mantido por tempo indeterminado. Conclusão: A conduta diagnóstica e terapêutica foi empregada conforme literatura, visando rápido diagnóstico e tratamento eficiente, reduzindo os riscos de sequelas neurológicas. A paciente apresentou evolução positiva, tendo remissão dos sinais clínicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Azevedo, Saulo Bueno, Gean Scherer da Silva, Gabriela Kohl Hammacher, and Natália Gonçalves Rengel. "MANEJO DE INFECÇÃO POR TOXOPLASMOSE NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL DE PACIENTES HIV POSITIVO." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/689.

Full text
Abstract:
Introdução: A avaliação e manejo de pacientes HIV positivos com mudança de estado mental ou exame neurológico anormal é um desafio. É comum haver lesões em exames de imagem que dependendo do tamanho e localização são emergências médicas. O fator mais importante para determinar um diagnóstico dentre outros é a o grau de imunossupressão – contagens menores que 200 CD4/microL há grande chance de infecção oportunística ou tumores derivados da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA). Objetivo: Analisar como é o manejo de infecção por toxoplasmose no sistema nervoso central de pacientes HIV positivo. Material e métodos: Esse trabalho é uma revisão de literatura sobre o manejo da neuroinfecção por toxoplasmose em pacientes sidéticos. Pesquisou-se no SCIELO e PUBMED os descritores: “toxoplasmose, SIDA, manejo, tratamento, sistema nervoso central” suas combinações e variantes em inglês. Resultados: Há, segundo a literatura, formas diferentes de manejo a depender da contagem de células CD4. O ideal seria a correta investigação da condição que está levando o paciente a ter os sintomas conduzida pelos exames de imagem – tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética com dois tempos de contraste – feitos no início do cuidado médico, que devem evidenciar lesões nodulares com ou sem edema no parênquima cerebral. Após a identificação das lesões do parênquima cerebral, deveria ser feita punção liquórica para análise das características laboratoriais e PCR do líquor em busca do agente patológico gerador da moléstia, para posterior tratamento. Há, entretanto, outra metodologia terapêutica que visa o tratamento empírico para toxoplasmose logo após a identificação das lesões cerebrais devido à alta incidência de neuroinfecção no público sidético. Nessa modalidade, depois da visualização das lesões e início do tratamento, prossegue-se com a investigação diagnóstica. O tratamento é feito com sulfadiazina e pirimetamina por 10 a 14 dias. Conclusão: Tendo em vista o proposto, torna-se evidente que o fator mais importante para fazer diagnóstico e tratamento precoces – fundamentais para bons resultados – é saber a contagem de CD4, norteador de todo o esquema de manejo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lira, Diogo, Luiz Martins, Ilka de Fatima, and Paulo Perin. "Avaliação de dois métodos de diagnóstico por imagem como preditores do tempo de ventilação mecânica em pacientes submetidos a transplante hepático." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192671.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Castro Júnior, José Wilker Gomes de, Aimée Christine Ferreira de Melo Castelo Branco, and Cybelle Cristina Pereira. "A relação entre métodos de rastreio do câncer de mama esua incidência no estado do Pará no período de 2010 a 2014." In 45º Congresso da SGORJ XXIV Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-20211311004.

Full text
Abstract:
Introdução: O câncer de mama representa a neoplasia mais incidente em mulheres ao redor do globo, sendo responsável, no ano de 2020, por 684.996 óbitos. Tal contexto replica-se também no Brasil, onde a incidência estimada de novos casos dessa patologia, no ano de 2020, foi de 29,7%. Portanto, é de suma importância a realização de práticas preventivas e de lesões, sendo as principais o exame clínico de mamas e a mamografia. No atual panorama do rastreio de câncer de mama, a mamografia configura como primeira escolha de exame de imagem em mulheres assintomáticas, podendo levar a uma redução de até 30% da mortalidade dessa doença. Além disso, também é indicada para o acompanhamento de mulheres sintomáticas e/ou de alto risco, bem como para a avaliação diagnóstica. O exame clínico das mamas é uma importante ferramenta na prevenção secundária dessa neoplasia, visto que possibilita a detecção de lesões que se encontram em fase inicial, reduzindo assim a mortalidade da doença. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise epidemiológica da relação entre a detecção de lesões diagnósticas do câncer de mama e a frequência de mamografia e exame clínico das mamas anteriores no estado do Pará, buscando compreender a relação entre o rastreamento dessa patologia e sua incidência. Métodos: Foi feito um estudo epidemiológico, longitudinal e descritivo, tendo como base de dados o Sistema de Informação de Câncer de Mama. Utilizaram-se informações sobre o quantitativo de exames de mama realizadosentre os anos de 2010 e 2014 no estado do Pará. Foram incluídas apenas mamografias que continham lesões com diagnóstico de câncer e, entre elas, foram evidenciados dados como a realização de exame clínico anterior, o tempo da mamografia anterior e o risco elevado para câncer de mama. Resultados: Observou-se que, ao longo do período de tempo avaliado, 75% das pacientes diagnosticadas com lesões cancerígenas haviam realizado exame clínico de mamas anterior ao diagnóstico, enquanto 7% nunca tinham feito o exame. Também foi constatado que 64,28% tinham realizado mamografia anterior, 14,28% nunca tinham feito o exame anteriormente e 21,42% não sabiam afirmar se já haviam feito ou não. Quanto ao risco para câncer de mama, 64,20% eram de baixo risco, 28,57% eram de alto risco e 7,14% não sabiam afirmar risco alto para a patologia. Conclusão: Com base na análise dos dados coletados, é possível perceber que a realização periódica de exames, tanto demamografia quanto o exame clínico das mamas, possui impacto positivo no que diz respeito ao rastreio e diagnóstico dessa doença em mulheres de baixo e alto risco no estado do Pará, resultando em um maior número de lesões cancerígenas diagnosticadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Motta, Leonardo França, Kiara de Medeiros Braga Cruz Pessanha, Polyana de Paula Mendes Machado, Thaís Ribeiro Melo, and Juliana Batista Siqueira. "Diagnóstico desafiador de tumor desmoide de mama: um relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130240.

Full text
Abstract:
Introdução: Os tumores desmoides são tumores benignos, com proliferação fibroblástica do tecido conjuntivo do músculo, fáscia e aponeurose. Representam apenas 0,2% dos tumores de mama, acometendo mais comumente a faixa etária da adolescência até os 30 anos. Esses tumores são classificados de acordo com a localização em extra-abdominal, abdominal e intra-abdominal, sendo a forma intra-abdominal a mais prevalente. A expressão clínica desses tumores são compatíveis com algumas neoplasias, podendo apresentar-se como massas firmes, móveis e indolores, estando presente ou não a retração da mama e do mamilo ou edema cutânea. Na mamografia em geral, pode haver a mimetização de lesões malignas da mama, ou então encontramos um resultado inconclusivo, como BIRADS 0 (zero). Diante de tantas semelhanças com neoplasias malignas da mama, o diagnóstico do tumor desmoide se torna desafiador. Objetivo: Relatar o caso de uma paciente com difícil diagnóstico de um tumor raro de mama. Métodos: As informações foram obtidas por meio do acompanhamento da paciente, do diagnóstico histopatológico, da imagem fotográfica da lesão, além de revisão de prontuário e pesquisa bibliográfica nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed, Google Scholar e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: O.R.A.R., 58 anos, procurou o serviço de Mastologia em julho de 2018 em razão da tumoração de mama esquerda de crescimento rápido. Aventou-se a hipótese diagnóstica de tumor filoide. Solicitada mamografia BIRADS 0 e ultrassonografia de mama cujo resultado foi BIRADS IV. Prosseguiu a investigação com core biópsia, sendo o resultado histopatológico favorável para fibromatose mamária, necessitando, contudo, de diagnóstico diferencial com carcinoma metaplásico. A imuno-histoquímica direcionou para o diagnóstico de fibromatose desmoide. Diante do resultado, optou-se por prosseguir a investigação com mastectomia simples. O resultado do histopatológico foi compatível com neoplasia de células fusiformes, e a imuno-histoquímica, com tumor desmoide de mama. Após quatro meses da cirurgia, houve recidiva da lesão, que ocorreu de maneira rápida com evolução agressiva. Não havendo tecido para uma nova cirurgia, optou-se por tratamento hormonioterápico, radioterápico e quimioterápico, porém sem resposta, e a paciente veio a óbito. Conclusão: Os tumores desmoides, apesar de representarem apenas 0,2% dos tumores de mama e serem classificados como benignos, são localmente agressivos, possuindo alta recorrência local, mesmo após tratamento adequado com excisão completa. Importante, contudo, ressaltar que não cursam com metástases, necessitando repensar o diagnóstico em casos de disseminação à distância. Diante disso, é essencial que o diagnóstico seja preciso e rápido para que o tratamento seja eficaz, mantendo a paciente sob acompanhamento para identificação precoce de recidivas locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nogueira, Thatiane Alves, Mateus Cortines Filipecki, Rachel Marques Pinheiro, and Lilian Cristina De Sousa Oliveira Batista Cirne. "ANGIOSTRONGILOSE CANINA: RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1850.

Full text
Abstract:
Introdução: Angiostrongylus vasorum é um nematoide parasito de canídeos domésticos e silvestres, cuja forma adulta pode ser encontrada no ventrículo direito, artérias pulmonares e ramificações. O ciclo do parasito é do tipo heteróxeno, seus hospedeiros definitivos são os canídeos e seus hospedeiros intermediários são moluscos terrestres e aquáticos que se infectam pela ingestão de larvas de primeiro estádio. Os canídeos podem ser infectados através da ingestão de hospedeiros paratênicos como anfíbios. Os sinais clínicos apresentados são: apatia, náusea, vômito, tosse, perda de peso, anorexia, ascite, menor tolerância a atividade física, dispneia intensa e dor abdominal. O diagnóstico clínico é feito através de testes laboratoriais juntamente com os sinais clínicos apresentados. No diagnóstico diferencial os principais achados são bronquite crônica e asma e pode ser utilizado os exames radiológicos, ecocardiográficos e eletrocardiográficos para o diagnóstico. Objetivo: relatar o caso clínico de um canino doméstico acometido por Angiostrongilose. Materiais e Métodos: revisão do prontuário, entrevista com tutor, registro fotográfico dos métodos diagnósticos, aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura. Resultados: as ocorrências de angiostrongilose na clínica médica são muito importantes para o conhecimento e no cotidiano do médico veterinário, além da contribuição para as estratégias adotadas para o diagnóstico e tratamento das doenças. A sintomatologia cardiorrespiratória pode ser justificada pela infiltração de células inflamatórias e broncopneumonia, resultantes da deposição de ovos e migração das larvas pela árvore brônquica do hospedeiro, nos achados radiográficos relacionados com o caso foi diagnosticado a broncopneumonia, e assim direcionado o diagnóstico. Conclusão: os sintomas de angiostrongilose canina pode ser confundida facilmente com outras enfermidades. Exames laboratoriais e de imagens são essenciais para o diagnóstico de angiostrongilose uma vez que sem eles os sinais clínicos apresentados são inconclusivos ao diagnóstico final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Diagnóstico por imagem - Métodos"

1

Bernal, Luz Mery, Claudia Marcela Sabogal, Greizy López Leal, Nancy Yaneth Gelvez, Gustavo Jaimes, and Marta Lucía Tamayo F. Hipercolesterolemia familiar y diagnóstico. Revisión de la producción científica con apoyo de indicadores bibliométricos. Universidad Nacional Abierta y a Distancia - UNAD, 2021. http://dx.doi.org/10.22490/ecisa.4756.

Full text
Abstract:
La Hipercolesterolemia Familiar (HF) es un trastorno genético que provoca el aumento del colesterol en la sangre y un incremento importante de desarrollo de ateroesclerosis. Objetivo: establecer el estado de la investigación en el tema de hipercolesterolemia familiar, revisar los principales documentos desarrollados en relación con la temática y explorar los posibles vacíos de conocimiento que surjan de este ejercicio académico con respecto al diagnóstico. Métodos: Se realizó una revisión con indicadores bibliométricos desde artículos de la base de datos de Web of Science, para el análisis se utilizaron los programas libres VOSviewer y Bibliometrix aplicación de R. Adicionalmente se revisaron los textos más citados. Resultados: Un total de 1102 artículos fueron hallados mediante los criterios de inclusión (HF y diagnóstico). Los autores más citados fueron Watts, GF. de Australia con n=32 publicaciones y 1279 citas, seguido por Kastelein, JP. de Holanda con n=28 publicaciones y 1157 citas, y Hegele, RA. de Canadá con n=30 publicaciones y 1003 citas asociadas a sus publicaciones. Discusión: La revisión indica producción importante en diagnóstico de HF en estos últimos diez años y progresos en el diagnóstico; sigue habiendo vacíos del conocimiento relacionados con la implementación de las políticas públicas, la falta de conocimiento sobre los riesgos de la HF en todos el personal interviniente y el desarrollo de las pruebas más efectivas y económicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography