To see the other types of publications on this topic, follow the link: Diagnóstico por imagem - Métodos.

Journal articles on the topic 'Diagnóstico por imagem - Métodos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Diagnóstico por imagem - Métodos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Souza, Ricardo Pires de, Silvia Regina Pagotto, Ademar José de Oliveira Paes Junior, Aldemir Humberto Soares, and Abrão Rapoport. "Diagnóstico por imagem da cavidade oral." Radiologia Brasileira 36, no. 3 (June 2003): 169–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842003000300009.

Full text
Abstract:
A ressonância magnética e a tomografia computadorizada são importantes métodos de exames complementares para o diagnóstico das doenças da cavidade oral. Aspectos técnicos de cada método são discutidos, assim como suas vantagens e limitações. A anatomia da cavidade oral é revista, assim como alguns aspectos do carcinoma de células escamosas, que é a neoplasia maligna mais freqüente dessa região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Borges, Elaine, and Wellington Martins. "Diagnóstico da adenomiose por métodos de imagem." Experts in Ultrasound: Reviews and Perspectives 2, no. 3 (2010): 117–21. http://dx.doi.org/10.4281/eurp.2010.03.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Meirelles, Eduardo de Souza. "Diagnóstico por imagem na osteoporose." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 43, no. 6 (December 1999): 423–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27301999000600006.

Full text
Abstract:
Nesta revisão, o autor inicialmente enumera, por ordem cronológica de introdução na prática clínica médica, os diversos métodos de imagem utilizados no diagnóstico e seguimento da osteoporose. Compara a precisão, acurácia, duração, segurança (dose de radiação), indicações, sensibilidade e especificidade dos diversos métodos de imagem descritos, com destaque para a radiografia simples, a densitometria óssea e a ultra-sonometria óssea. Faz discussão das vantagens e desvantagens da densitometria óssea em comparação à ultra-sonometria óssea, ponderando que, apesar do recente grande desenvolvimento da ultra-sonometria óssea, a densitometria óssea pela técnica de raios-X de dupla energia (DEXA), continua sendo considerada a técnica padrão-ouro no diagnóstico e seguimento da osteoporose. Conclui pela necessidade de técnicas de imagem com medidas tridimensionais de volume, ao invés das atuais medidas bidimensionais de área, de padronização nacional ou regional de um banco de dados de referência composto por indivíduos controles normais brasileiros e por fim, de padronização mundial da tecnologia e conseqüentes medidas empregadas pelos diferentes fabricantes de equipamentos de densitometria e ultra-sonometria óssea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Montandon, Cristiano, Marlos Augusto Bitencourt Costa, Tarcísio Nunes Carvalho, Marcelo Eustáquio Montandon Júnior, and Kim-Ir-Sen Santos Teixeira. "Sacroiliíte: avaliação por imagem." Radiologia Brasileira 40, no. 1 (February 2007): 53–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842007000100012.

Full text
Abstract:
Sacroiliíte é o processo inflamatório não-infeccioso das articulações sacroilíacas, sendo critério diagnóstico das espondiloartropatias soronegativas. O diagnóstico desta enfermidade requer confirmação pelos métodos de imagem. O presente trabalho faz um revisão de casos do arquivo didático e de artigos da literatura para ilustrar a anatomia, a técnica e os principais achados de imagem na radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, na determinação do diagnóstico de sacroiliíte, abordando inclusive os seus principais diagnóstico diferenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tiferes, Dario Ariel, and Giuseppe D'Ippolito. "Neoplasias hepáticas: caracterização por métodos de imagem." Radiologia Brasileira 41, no. 2 (April 2008): 119–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842008000200012.

Full text
Abstract:
Uma grande variedade de tumores benignos e malignos ocorre no fígado. Embora a caracterização de lesões hepáticas focais possa ser um desafio para o radiologista, a maioria das lesões se apresenta com características de imagem que permitem o seu diagnóstico. O objetivo deste trabalho é o de rever os principais aspectos de imagem dos tumores hepáticos benignos e malignos mais comumente encontrados no fígado adulto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, C. Isabela S., and Nestor L. Müller. "Diagnóstico por imagem do tromboembolismo pulmonar agudo." Jornal Brasileiro de Pneumologia 30, no. 5 (October 2004): 474–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132004000500012.

Full text
Abstract:
O diagnóstico do tromboembolismo pulmonar agudo é baseado na probabilidade clínica, uso do dímero D (quando disponível) e na avaliação por imagem. Os principais métodos de imagem utilizados no diagnóstico são representados por cintilografia ventilação-perfusão, angiografia pulmonar e tomografia computadorizada (TC). Na última década vários estudos têm demonstrado que a TC espiral apresenta elevada sensibilidade e especificidade no diagnóstico de tromboembolismo pulmonar agudo. Uma melhor avaliação das artérias pulmonares tornou-se possível com a recente introdução dos equipamentos de TC espirais com multidetectores. Vários pesquisadores têm sugerido que a angiografia pulmonar por TC espiral deve substituir a cintilografia na avaliação de pacientes com suspeita clinica de tromboembolismo pulmonar agudo. Os autores discutem os principais métodos de imagem utilizados no diagnóstico de tromboembolismo pulmonar agudo enfatizando o papel da TC espiral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Chagas Neto, Francisco Abaeté das, Paulo Moraes Agnollitto, Fernando Marum Mauad, André Rodrigues Façanha Barreto, Valdair Francisco Muglia, and Jorge Elias Junior. "Avaliação por imagem dos gossipibomas abdominais." Radiologia Brasileira 45, no. 1 (February 2012): 53–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842012000100012.

Full text
Abstract:
O termo gossipiboma é usado para descrever uma massa formada a partir de uma matriz de algodão cercada por uma reação inflamatória/granulomatosa. Sua incidência é estimada em 0,15% a 0,2%. O corpo estranho na cavidade abdominal pode servir de nicho para a proliferação de microrganismos e agir como foco primário para formação de abscessos e de peritonite. Vários estudos têm demonstrado a importância da correlação clínica com os diversos métodos de imagem (radiografia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética) no diagnóstico dos gossipibomas. Este ensaio tem por objetivo demonstrar uma série de casos típicos de gossipibomas abdominais e ilustrar suas diversas formas de apresentação, com ênfase nos achados dos diferentes métodos de imagem, visando a familiarizar os radiologistas com esta enfermidade e seus principais diagnósticos diferenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Henrique Ribeiro da, Marcelo Novelino Simão, Jorge Elias Júnior, Valdair Francisco Muglia, and Marcello Henrique Nogueira-Barbosa. "Diagnóstico por imagem nas síndromes do estalido ou do ressalto." Radiologia Brasileira 42, no. 1 (February 2009): 49–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842009000100011.

Full text
Abstract:
A síndrome do estalido ou do ressalto ocorre durante a movimentação de várias articulações e pode ser acompanhada de dor local e de crepitação ou de estalido audível. Nem sempre o estalido audível ou a crepitação articular à palpação têm significado patológico ou implicam necessidade de tratamento. Esta síndrome tem causas variadas intra-articulares e extra-articulares e os achados clínicos podem ser pouco precisos, com dificuldade para definir o melhor método de imagem que confirme o diagnóstico. O objetivo deste trabalho é discutir as causas mais comuns da síndrome do estalido em cada articulação e enfatizar a indicação e a limitação de cada um dos diferentes métodos diagnósticos em situações específicas da prática clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Giannotti, Inês Abrantes, Osvaldo Giannotti Filho, Ana Paula Scalzaretto, Milena Visentainer, and Simone Elias. "Correlação entre diagnóstico por imagem e histologia de lesões não palpáveis de mama." Revista Brasileira de Cancerologia 49, no. 2 (June 30, 2003): 87–90. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2003v49n2.2108.

Full text
Abstract:
O diagnóstico das lesões mamárias não palpáveis tem sido cada vez mais freqüente, a partir do aprimoramento dos métodos de diagnóstico por imagem desenvolvidos nas últimas três décadas e mais recentemente com as técnicas de biópsia por agulha (core biopsy). Apresentamos um estudo de 197 casos submetidos à biópsia por agulha, guiadas por ultra-sonografia e por mamografia, com ênfase na correlação entre os achados morfológicos dos exames de diagnóstico por imagem e a histopatologia. Em 40 casos o diagnóstico foi de carcinoma. Houve concordância significativa (p<0,001) entre a classificação conhecida com BIRADS™ e os diagnósticos histopatológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zoner, Cristiane Soares, Denise Tokechi do Amaral, Jamil Natour, and Artur da Rocha Correa Fernandes. "Contribuição dos métodos de diagnóstico por imagem na avaliação da espondilólise." Revista Brasileira de Reumatologia 46, no. 4 (August 2006): 287–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0482-50042006000400009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cunha, Fábio Motta da, Sizenildo da Silva Figueirêdo, Bruno Barcelos da Nóbrega, Galba Leite Oliveira, Soraya Silveira Monteiro, and Henrique Manoel Lederman. "Intussuscepção em crianças: avaliação por métodos de imagem e abordagem terapêutica." Radiologia Brasileira 38, no. 3 (June 2005): 209–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842005000300010.

Full text
Abstract:
A intussuscepção, uma emergência médica, ocorre com maior freqüência em crianças com idade abaixo dos dois anos. A tríade clássica de dor abdominal, fezes avermelhadas "em geléia" e massa abdominal palpável é observada em menos de 50% dos casos, tornando difícil seu diagnóstico clínico. Todavia, o diagnóstico de intussuscepção pode ser efetuado com radiografia simples, ultra-sonografia, tomografia computadorizada e enema baritado ou com gás/solução salina, com variável acurácia. Alguns destes métodos de imagem também proporcionam valiosa utilidade à terapia desta condição. Os autores fazem uma revisão da literatura, com ensaio iconográfico dos achados em pacientes com intussuscepção, e discutem os conceitos atuais e tópicos controversos relacionados ao seu tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Freitas, Ricardo Miguel Costa de, Luciana Costa Silva, Jovita Lane Soares Santos, and Wilson Campos Tavares Júnior. "Avaliação dos métodos de imagem no diagnóstico da urolitíase: revisão da literatura." Radiologia Brasileira 37, no. 4 (August 2004): 291–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842004000400014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi comparar a tomografia computadorizada helicoidal com os métodos imaginológicos atualmente disponíveis para a abordagem dos pacientes com dor lombar aguda e revisar brevemente as características fisiopatológicas da urolitíase e a evolução da sua abordagem diagnóstica. Foi revista a literatura publicada nos últimos 30 anos, comparando os seguintes métodos: radiografia simples de abdome, urografia excretora, ultra-sonografia e tomografia computadorizada helicoidal. Esta última se mostrou método de alta sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de urolitíase, sendo que, virtualmente, todos os cálculos são identificados por este método, exceto em pacientes em uso de indinavir. A radiografia simples de abdome associada à ultra-sonografia têm acurácia semelhante à tomografia computadorizada helicoidal, contudo, esta foi superior como método de avaliação isolado. A literatura sugere que a tomografia computadorizada helicoidal é útil na avaliação de pacientes com dor lombar aguda quando disponível, possibilitando também o diagnóstico diferencial entre as várias doenças que simulam os sintomas de urolitíase.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Jacob, Beatriz Mahmud, Kim-Ir-Sen Santos Teixeira, Sizenildo da Silva Figueirêdo, and Bruno Barcelos da Nóbrega. "Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagem." Radiologia Brasileira 36, no. 3 (June 2003): 173–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842003000300010.

Full text
Abstract:
Persistência hiperplásica do vítreo primitivo (PHVP) é um desenvolvimento anormal, afetando crianças, resultante da falha de regressão do vítreo primitivo e dos vasos hialóides, com proliferação de tecido conectivo. A PHVP pode ter três variações: uma anterior, outra posterior e uma terceira com a combinação das duas. Clinicamente manifesta-se como leucocoria (reflexo branco pupilar) em um olho de dimensões reduzidas. Esta anomalia é usualmente unilateral e não associada com outros achados sistêmicos. Leucocoria, descolamento de retina, pregas retinianas e catarata podem confundir PHVP com outras afecções oculares que têm achados semelhantes. Retinoblastoma, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e pseudogliomas são doenças com achados semelhantes aos da PHVP. A visualização direta dos remanescentes do sistema vascular hialóide fetal é a melhor evidência da lesão presente, se não fosse, muitas vezes impossivel, à fundoscopia, devido à opacidade do tecido. Nestes casos, a visualização indireta, por meio de ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, fornece o diagnóstico. As imagens obtidas por estes métodos proporcionam, ainda, informações e diagnóstico diferencial com outras doenças, particularmente com o retinoblastoma. Os autores fazem uma revisão na literatura e apresentam um estudo iconográfico das imagens e achados da PHVP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Oliveira, Roberto de Magalhães Carneiro de, José Osmar Cardeal, and José Geraldo de Camargo Lima. "Ectasia da artéria basilar e acidente vascular cerebral: estudo por imagem em 21 casos." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 55, no. 3B (September 1997): 563–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1997000400008.

Full text
Abstract:
A ectasia da artéria basilar (EB) pode estar envolvida em diferentes formas de manifestações clínicas, sendo fundamental para seu diagnóstico a análise por métodos de imagem. Procuramos analisar os aspectos de diagnóstico de imagem em 21 pacientes com acidente vascular cerebral e ectasia da artéria basilar. Em todos os pacientes o diagnóstico da EB pôde ser feito pela tomografia computadorizada de crânio. Contudo a ressonânica magnética de crânio mostrou-se o exame de diagnóstico por imagem mais completo para a avaliação das relações entre a EB e as estruturas adjacentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Da Cunha, Marcelo Lemos Vieira, Francisco A. De Araújo Júnior, Denildo César Amaral Veríssimo, Roberta Rehder, José Antônio Maingue, Paulo Eduardo Carneiro Da Silva, Samir Ale Bark, Luis Alenca, and Luis Alenca. "Gliomas múltiplos." JBNC - JORNAL BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA 21, no. 2 (March 19, 2018): 107–10. http://dx.doi.org/10.22290/jbnc.v21i2.827.

Full text
Abstract:
A melhoria no diagnóstico por imagem, aumento da expectativade vida e métodos diagnósticos menos invasivos como abiópsia estereotática tornaram possíveis um maior número dediagnósticos definitivo de lesões múltiplas cerebrais. Acredita-se que o número crescente de gliomas múltiplos (GsMs) registradosseja decorrente de uma melhor investigação diagnósticaao invés de um aumento no seu número absoluto por qualqueroutro motivo. Diagnósticos presuntivos muito utilizados emrelação a lesões múltiplas cerebrais em um passado recente,não encontram mais lugar na neurocirurgia atual. A descrição deste caso, bem como a revisão literária, objetiva ao neurocirurgião ter em mente o diagnóstico de GsMs, pois,apresentam características clínicas e radiológicas semelhantesa patologias benignas de excelente prognóstico bem comolesões expansivas também de prognóstico reservado, mas queexigem manejo diferente por parte do médico assistente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Guimarães, Maria Carolina, Claudia Kazue Yamaguchi, André Yui Aihara, Luiz Guilherme Hartmann, Jorge Pröglhöf, and Artur da Rocha Corrêa Fernandes. "Metatarsalgias: diagnóstico diferencial por meio da ressonância magnética." Radiologia Brasileira 39, no. 4 (August 2006): 297–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842006000400013.

Full text
Abstract:
Várias lesões podem causar metatarsalgia, cujas manifestações clínicas podem ser inespecíficas. As imagens de ressonância magnética, associadas a outros métodos de imagem e dados clínicos, freqüentemente podem contribuir na detecção dessas lesões e possibilitar que um diagnóstico relativamente preciso seja considerado. Nosso objetivo é descrever e ilustrar, por meio de imagens de ressonância magnética, as principais doenças que causam metatarsalgia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pereira, Ana Aparecida de Almeida, Jamille Rios Moura, and Neyldes Moreira Da Silva. "MÉTODOS DE IMAGEM EMPREGADOS NO DIAGNÓSTICO DAS ALTERAÇÕES DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA." Journal of Dentistry & Public Health 8, no. 4 (December 18, 2017): 152–59. http://dx.doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i4.1584.

Full text
Abstract:
Introdução: Diante da sua complexidade anatômica, a articulação temporomandibular (ATM) é uma das regiões corpóreas que oferece maior dificuldade à obtenção de imagens convencionais. Nesse contexto, se faz necessária a utilização de exames imaginológicos que possuam uma maior eficácia para contribuir na obtenção do diagnóstico de alterações dessa articulação. Objetivo: o presente artigo tem por objetivo estudar a eficácia dos exames imaginológicos empregados no diagnóstico das alterações e/ou lesões da articulação temporomandibular (ATM). Material e métodos: trata-se de uma revisão da literatura, na qual foram selecionados dez artigos. As bases de dados PubMed e Scielo foram consultadas. Utilizaram-se os seguintes descritores: articulação temporomandibular, tomografia, imagem por ressonância magnética, diagnóstico por imagem e tomografia computadorizada de feixe cônico. Resultados: A radiografia panorâmica foi considerada um método de imagem contra indicado para o diagnóstico de alterações na ATM, devido às distorções das imagens. A ressonância magnética foi reconhecida como padrão ouro para avaliar alterações nos tecidos moles da ATM. Para avaliar alterações ósseas da ATM, a tomografia computadorizada do tipo cone beam foi considerada ideal. Conclusão: cada método de imagem possui indicação específica para o diagnóstico de alterações na ATM. Contudo, ao conciliar as imagens de ressonância magnética e tomografia computadorizada cone beam, ambas proporcionam um diagnóstico complementar de todas as estruturas que compõem essa articulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pereira, Ana Aparecida De Almeida, Jamille Rios Moura, and Neyldes Moreira Da Silva. "MÉTODOS DE IMAGEM EMPREGADOS NO DIAGNÓSTICO DAS ALTERAÇÕES DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA." Revista Bahiana de Odontologia 8, no. 4 (December 18, 2017): 152. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2720revbahianaodonto.v8i4.1584.

Full text
Abstract:
Introdução: Diante da sua complexidade anatômica, a articulação temporomandibular (ATM) é uma das regiões corpóreas que oferece maior dificuldade à obtenção de imagens convencionais. Nesse contexto, se faz necessária a utilização de exames imaginológicos que possuam uma maior eficácia para contribuir na obtenção do diagnóstico de alterações dessa articulação. Objetivo: o presente artigo tem por objetivo estudar a eficácia dos exames imaginológicos empregados no diagnóstico das alterações e/ou lesões da articulação temporomandibular (ATM). Material e métodos: trata-se de uma revisão da literatura, na qual foram selecionados dez artigos. As bases de dados PubMed e Scielo foram consultadas. Utilizaram-se os seguintes descritores: articulação temporomandibular, tomografia, imagem por ressonância magnética, diagnóstico por imagem e tomografia computadorizada de feixe cônico. Resultados: A radiografia panorâmica foi considerada um método de imagem contra indicado para o diagnóstico de alterações na ATM, devido às distorções das imagens. A ressonância magnética foi reconhecida como padrão ouro para avaliar alterações nos tecidos moles da ATM. Para avaliar alterações ósseas da ATM, a tomografia computadorizada do tipo cone beam foi considerada ideal. Conclusão: cada método de imagem possui indicação específica para o diagnóstico de alterações na ATM. Contudo, ao conciliar as imagens de ressonância magnética e tomografia computadorizada cone beam, ambas proporcionam um diagnóstico complementar de todas as estruturas que compõem essa articulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Giannetti, Alexandre Varella. "Análise crítica do papel atual da neurorradiologia diagnóstica e intervencionista." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 21, no. 03/04 (September 2002): 103–10. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1625084.

Full text
Abstract:
ResumoA neurorradiologia sofreu grande avanço na última década, abrindo novas perspectivas no diagnóstico e tratamento das doenças cerebrovasculares. Se por um lado, os exames de imagem permitem o diagnóstico por meios não-invasivos, por outro, a via endovascular traz uma opção terapêutica alternativa, isolada ou em associação à microneurocirurgia.Faz-se uma análise crítica dos artigos mais recentes na literatura, comparando-se os dois métodos terapêuticos, demonstrando o estado atual da neurorradiologia diagnóstica e intervencionista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mello Junior, Carlos Fernando de, Hélio Antonio Guimarães Filho, Camila Albuquerque de Brito Gomes, and Camila Caroline de Amorim Paiva. "Achados radiológicos em pacientes portadores de apneia obstrutiva do sono." Jornal Brasileiro de Pneumologia 39, no. 1 (February 2013): 98–101. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132013000100014.

Full text
Abstract:
A apneia obstrutiva do sono (AOS) é caracterizada por obstruções recorrentes das vias aéreas superiores durante o sono que ocorrem no nível da faringe. Apesar de a análise cefalométrica ser um importante método no diagnóstico das deformidades craniofaciais, a TC e a ressonância magnética vêm se destacando como os principais métodos de imagem para a investigação das eventuais causas da AOS que, na maioria das vezes, é multifatorial. Esses métodos permitem uma excelente avaliação nos diversos planos anatômicos do eventual sítio da obstrução, o que permite uma melhor avaliação clínica e abordagem cirúrgica. O presente ensaio pictórico tem como objetivo descrever os aspectos que devem ser avaliados no diagnóstico por imagem dos principais fatores predisponentes para a AOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Masciarelli F Pinto, Ibraim. "ANOMALIAS DE CORONÁRIA: SUSPEIÇÃO CLÍNICAE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM." Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo 31, no. 1 (April 1, 2021): 57–63. http://dx.doi.org/10.29381/0103-8559/20213101157-63.

Full text
Abstract:
Alterações congênitas das artérias coronárias são entidades raras, que despertam preocupação por serem possíveis causas de morte súbita. Por sua baixa frequência populacional, não se preconiza o uso de métodos de rastreio populacional, mas a avaliação anatômica das malformações é fundamental. Em especial, deve-se analisar com muita atenção se há ou não sinais de compressão extrínseca. Esta, muitas vezes, é provocada pela túnica da aorta, no interior da qual os vasos em posição não habitual podem percorrer trajetos longos. A compressão pode ser significativa, porém, apenas em pontos curtos e isolados das artérias. Para se compreender melhor os tipos e as consequências em potencial dessas anormalidades, deve-se rever o processo de embriogênese dos vasos cardíacos, uma vez que os óstios e as porções proximais do vaso têm desenvolvimento distinto dos vasos coronários e sua união, que também pode ser fonte de anormalidade, ocorre semanas após o início de sua formação. O uso de exames depende das características locais e dos equipamentos utilizados, ficando as opções não invasivas habitualmente relacionadas ao uso de tomografia das artérias coronárias como primeira opção. Exames funcionais têm contribuição limitada nessas condições e a opção por tratamento invasivo é feita a partir, fundamentalmente, de critérios anatômicos. Casos considerados de baixo risco (em geral sem o envolvimento da artéria coronária esquerda e com trajeto não interarterial) podem realizar atividade física supervisionada e programada, mas os casos com maior associação à ocorrência de morte súbita só podem ter atividade liberada depois de revascularização cirúrgica ou percutânea e, preferencialmente, depois de exames funcionais que comprovem a segurança desse tipo de atividade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Caetano, Roberta Mansur, Jairo Conde Jogaib, Alcemar Gasparini Netto, and Matheus Figueiredo Mendes. "Métodos radiográficos de localização: contornando as limitações da bidimensionalidade." Cadernos UniFOA 8, no. 22 (August 10, 2013): 95. http://dx.doi.org/10.47385/70rt.

Full text
Abstract:
O exame radiográfico convencional é o método de diagnóstico por imagem mais utilizado na prática odontológica, porém, fornece uma imagem bidimensional de uma estrutura tridimensional, com ausência da profundidade e ocorrendo sobreposição das imagens radiográficas de estruturas contíguas. O objetivo desse trabalho foi avaliar o conhecimento de 100 cirurgiões-dentistas sobre os métodos radiográficos de localização, utilizando questionário com 10 perguntas, 05 objetivas e 05 subjetivas. Concluímos que o método de Clark é o mais conhecido, mas com alta porcentagem de erros em sua interpretação por parte dos entrevistados, mesmo entre os que disseram saber interpretar o método.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Moreira, Marcos Mello, Renato Giuseppe Giovanni Terzi, Mônica Corso Pereira, Tiago de Araújo Guerra Grangeia, and Ilma Aparecida Paschoal. "Capnografia volumétrica como auxílio diagnóstico não-invasivo no tromboembolismo pulmonar agudo." Jornal Brasileiro de Pneumologia 34, no. 5 (May 2008): 328–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132008000500013.

Full text
Abstract:
O tromboembolismo pulmonar é uma situação freqüente que pode ser diagnosticada pela cintilografia pulmonar, angiotomografia computadorizada, arteriografia pulmonar e, como método de exclusão, dosagem do dímero-D. Como estes exames nem sempre estão disponíveis, a validação de outros métodos diagnósticos é fundamental. Relata-se o caso de uma paciente com hipertensão pulmonar crônica, agudizada por tromboembolismo pulmonar. Confirmou-se o diagnóstico por cintilografia, angiotomografia computadorizada, arteriografia pulmonar; a dosagem do dímero-D resultou positiva. A capnografia volumétrica associada à gasometria arterial foi realizada na admissão e após o tratamento. As variáveis obtidas foram comparadas com os resultados dos exames de imagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Sá, Antonio Carlos Domingues de, Maurício Zardo, Ademar José de Oliveira Paes Junior, Ricardo Pires de Souza, Francisco Barros Neto, Marcelo de Oliveira Dreweck, Regiane de Oliveira, Murilo Postiglioni Neme, and Abrão Rapoport. "Alongamento do processo estilóide (síndrome de Eagle): relato de dois casos." Radiologia Brasileira 37, no. 5 (October 2004): 385–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842004000500015.

Full text
Abstract:
O alongamento do processo estilóide, ou síndrome de Eagle, representa uma afecção multifatorial com características inespecíficas na análise do quadro clínico e no estudo por imagem. A utilização dos métodos de imagem, em associação aos sinais e sintomas, é de grande utilidade na confirmação diagnóstica, mostrando a extensão do complexo estilóide, os músculos e ligamentos que o compõem e as estruturas adjacentes. O diagnóstico é firmado quando se tem a associação das informações clínicas com os exames de imagem. Os autores descrevem dois casos de alongamento do processo estilóide e seus aspectos de imagem, principalmente por meio da tomografia computadorizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Boéchat, Ana Luiza, Evandro Guimarães de Sousa, Fernando Alves Moreira, and Hilton Augusto Koch. "Proposta de um programa básico para a formação do médico residente em radiologia e diagnóstico por imagem." Radiologia Brasileira 40, no. 1 (February 2007): 33–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842007000100009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Propor um modelo de programa para residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem, com programa básico de treinamento teórico e de treinamento em serviço. MATERIAIS E MÉTODOS: O programa foi idealizado a partir de uma análise e revisão da literatura, com base nas recomendações do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e da Comissão Nacional de Residência Médica, e tendo como modelo o programa do Conselho Americano de Regulamentação de Educação Médica para Graduados. RESULTADOS: A proposta foi desenvolvida para um programa de duração de três anos, dividido em módulos de subespecialidades ou métodos diagnósticos. Foram descritos os objetivos e especificadas as competências a serem alcançadas pelos médicos residentes. CONCLUSÃO: Mudanças no modelo de ensino-aprendizado se tornaram necessárias face ao crescente acúmulo de informações e o desenvolvimento tecnológico. A organização da aquisição de conhecimentos de forma hierarquizada, com um conteúdo programático básico, permite uma formação adequada do futuro especialista. Espera-se que esta proposta possa contribuir como subsídio para o aprimoramento dos programas de residência médica, permitindo a implementação de um modelo em âmbito nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pereira, Inês Minniti Rodrigues, Beatriz Regina Álvares, Jamal Baracat, Daniel Lahan Martins, and Ricardo Minniti Rodrigues Pereira. "Estudo de 50 casos por tomografia computadorizada de lesões hipodensas hepáticas fundamentais na infância." Radiologia Brasileira 39, no. 2 (April 2006): 103–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842006000200006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Relatar os diferentes aspectos tomográficos das lesões hepáticas hipodensas na infância, orientando às diferentes possibilidades diagnósticas. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram realizados estudos tomográficos de lesões hipodensas hepáticas previamente diagnosticadas à ultra-sonografia em 50 pacientes pediátricos (0-16 anos). As imagens foram obtidas antes e após a administração de contraste venoso. Os aspectos de imagem foram analisados e correlacionados posteriormente com o diagnóstico anatomopatológico. RESULTADOS: Dos 50 casos estudados, 47 foram confirmados, 30 destes por estudo anatomopatológico. A maioria das lesões era benigna, sendo o hemangioma o mais freqüente (20% dos casos). Tais lesões apresentaram captação homogênea do meio de contraste, principalmente na fase tardia, diferenciando assim das malignas. As lesões malignas mais freqüentes foram as metástases (18%). CONCLUSÃO: O presente estudo constatou que o exame tomográfico, antes e após a administração do contraste venoso, dinâmico e/ou helicoidal, foi de grande valia para a complementação da hipótese diagnóstica nas lesões hipodensas hepáticas na infância, devendo ser rotina após diagnóstico ultra-sonográfico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Alves, Lidiane da Silva. "Diagnóstico por imagem de hérnia discal hansen tipo i, ii e iii em cães." Veterinária e Zootecnia 25, no. 1 (December 4, 2018): 10–21. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2018.v25.35.

Full text
Abstract:
Para o presente trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico abordando os métodos diagnósticos da hérnia discal, a qual é a discopatia mais comum em cães e está relacionada aos distúrbios neurológicos que envolvem a medula espinhal. A hérnia discal é a principal causa para a investigação imagenológica da coluna vertebral em pequenos animais. O diagnóstico por imagem é fundamental para obter o conhecimento da doença, da localidade da lesão e da gravidade. Os exames mais comuns realizados na rotina veterinária são a radiografia e a mielografia, por serem mais acessíveis, porém o diagnóstico preciso se dá por meio da tomografia computadorizada ou da ressonância magnética, sendo esta última a técnica primordial para as discopatias. Esses fatores, bem como sua etiologia, fisiopatologia e predisposição serão abordados também neste estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Givaldo Barbosa da, and Antonio Carlos dos Santos. "A sustentabilidade na cidade: uma leitura da imagem urbana a partir da orla de Propriá, Sergipe." Oculum Ensaios 11, no. 1 (April 15, 2014): 137. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v11n1a2287.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão de como a leitura da imagem urbana pode ser útil à elaboração de planos e projetos de requalificação urbana para a construção de ambientes citadinos mais sustentáveis, a partir da conjugação básica de dois procedimentos metodológicos. O foco desta análise é a intervenção de orlas ribeirinhas em projetos de requalificação urbana; de modo particular, a Orla Ribeirinha do Município de Propriá, estado de Sergipe, situada às margens do Rio São Francisco. Primeiramente, analisa-se a importância da leitura da imagem para a sustentabilidade urbana, seguido de uma breve apresentação das metodologias adotadas. Em segundo lugar, discutem-se os dois métodos de leitura da imagem que serviram de base para a pesquisa: o Método de Análise Imagética, desenvolvido por Kevin Lynch, e o Método Semiótico de Percepção Ambiental, apresentado por Lucrécia D`Alessio Ferrara. Em seguida, examina-se a aplicação dos métodos para a construção de um diagnóstico parcial. Por último, as considerações finais apresentam diretrizes para pensar e intervir na realidade territorial desses ambientes de forma mais sustentável.PALAVRAS-CHAVE: Imagem urbana. Métodos de leitura da imagem. Orla ribeirinha. Sustentabilidade urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Hage, Maria Cristina Ferrarini Nunes Soares, and Masao Iwasaki. "Imagem por ressonância magnética: princípios básicos." Ciência Rural 39, no. 4 (March 27, 2009): 1275–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000041.

Full text
Abstract:
A ressonância magnética é a propriedade física exibida por núcleos de determinados elementos que, quando submetidos a um campo magnético forte e excitados por ondas de rádio em determinada freqüência (Freqüência de Larmor), emitem rádio sinal, o qual pode ser captado por uma antena e transformado em imagem. A imagem por ressonância magnética (IRM) é o método de diagnóstico por imagem não-invasivo mais sensível para avaliar partes moles, particularmente o encéfalo, porém trata-se de uma técnica onerosa. Ela apresenta grande potencial diagnóstico, poucos efeitos deletérios e muitos benefícios a serem obtidos com o seu uso. Além disso, a IRM fornece informações anatômicas acuradas, imagens em qualquer plano do corpo, bom contraste e resolução espacial e por si só pode sugerir um diagnóstico. Porém, não permite um diagnóstico histológico específico e deve ser interpretada em contexto com outros achados clínicos e patológicos. Esta revisão teve como objetivos mostrar as bases físicas da ressonância magnética e propiciar mais conhecimento aos veterinários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Aihara, André Yui, Artur R. Correa Fernandes, and Jamil Natour. "Valor dos métodos de diagnóstico por imagem na avaliação das reações/fraturas de estresse." Revista Brasileira de Reumatologia 43, no. 3 (June 2003): 175–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0482-50042003000300010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Marcel Koenigkam, Mariana Basso Polezi, Edgard Eduard Engel, Mônica Tempest Pastorello, Marcelo Novelino Simão, Jorge Elias Junior, and Marcello Henrique Nogueira-Barbosa. "Apresentações incomuns no diagnóstico por imagem do pseudotumor intraósseo do hemofílico." Radiologia Brasileira 42, no. 3 (June 2009): 159–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842009000300008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo descrever apresentações incomuns do pseudotumor do hemofílico no diagnóstico por imagem. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo retrospectivo com avaliação de cinco pseudotumores ósseos do hemofílico em dois pacientes. Os achados de imagem em dois pacientes hemofílicos tipo A foram avaliados em consenso por dois radiologistas musculoesqueléticos. Foram estudados exames de radiografia simples, tomografia computadorizada e ressonância magnética. RESULTADOS: Em uma das lesões analisadas a fase pós-contraste intravenoso da tomografia computadorizada mostrou áreas de reforço heterogêneo e de aspecto sólido no interior da lesão da coxa direita. Este aspecto foi confirmado no exame anatomopatológico da lesão em questão. Outro achado raro foi a identificação de dois pseudotumores intraósseos no úmero, separados por segmento de osso normal. E, por fim, também um pseudotumor do fêmur com extensão para partes moles e transarticular, com conseqüente acometimento da tíbia e patela. CONCLUSÃO: Os achados de diagnóstico por imagem acima descritos não são comumente relatados para os pseudotumores ósseos do hemofílico. É importante que o radiologista tenha conhecimento dessas apresentações mais raras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ghezzi, Tiago Leal, Lucio Sarubbi Fillmann, Érico Ernesto Pretzel Fillmann, and Henrique Sarubbi Fillmann. "Comparação entre o diagnóstico endoscópico e histológico de pólipos colorretais." Revista Brasileira de Coloproctologia 27, no. 4 (December 2007): 408–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-98802007000400007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a capacidade da videocolonoscopia convencional (sem magnificação de imagem) com cromoscopia (índigo carmin) de inferir no provável diagnóstico histológico de pólipos colorretais. MÉTODOS: Estudo observacional e descritivo de 100 pólipos colorretais. Todas as lesões foram classificados do ponto de vista endoscópico quanto ao padrão de criptas e submetidos ao estudo histológico para posterior correlação diagnóstica. RESULTADOS: dezenove por cento dos pólipos foram "subdiagnosticados" como hiperplásicos na videocolonoscopia. Oitenta e um por cento foram diagnosticados corretamente ou "superdignosticados" na videocolonoscopia. Nenhum pólipo maligno foi diagnosticado incorretamente. CONCLUSÃO: A videocolonoscopia convencional com cromoscopia não é método seguro para diferenciação de pólipos colorretais neoplásicos e não-neoplásicos. Pólipos colorretais diagnosticados através de videocolonoscopia convencional devem ser sempre submetidos a estudo histológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Oliveir, Roberto de Magalhães Carneiro de. "Doença Carotídea." Revista Neurociências 9, no. 2 (January 23, 2019): 77–83. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2001.v9.8923.

Full text
Abstract:
A adequada utilização dos métodos de diagnóstico por imagem nas doenças carotídeas é essencial para a segurança na indicação da conduta terapêutica. Neste artigo, fazemos a revisão dos métodos mais utilizados, ressaltando suas limitações e suas vantagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Morais, Dionei F., Antonio R. Spott, and Waldir A. Tognola. "Contribuição da ressonância magnética encefálica no traumatismo craniencefálico fechado: Artigo de revisão." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 25, no. 03 (September 2006): 125–31. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1625494.

Full text
Abstract:
ResumoO manuseio clínico do trauma craniencefálico (TCE) representa ainda um dos problemas mais complexos e prevalentes encontrados nas emergências modernas. Os custos financeiros do tratamento da grande quantidade de pacientes traumatizados a cada ano são alarmantes. O TCE, caracteristicamente, transforma indivíduos jovens e produtivos em dependentes que, freqüentemente, requerem décadas de cuidado especializado e de alto custo. O principal objetivo do radiologista no diagnóstico de neurotraumatologia é prover informação diagnóstica crucial ao gerenciamento clínico com a finalidade de limitar a morbidade e mortalidade. O uso adequado dos métodos diagnósticos disponíveis é essencial para minimizar custos e melhorar o resultado do tratamento instituído ao paciente traumatizado. Neste artigo de revisão tentamos sumarizar a situação atual do diagnóstico por imagem de pacientes com TCE e damos ênfase à ressonância magnética comparada à tomografia computadorizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Nóbrega, Bruno Barcelos da, Sizenildo da Silva Figueiredo, Luciana Porto Cavalcante, Ronei Edmar Ribeiro, and Kim-Ir-Sen Santos Teixeira. "Traqueobroncomegalia (síndrome de Mounier-Kuhn): relato de caso e revisão da literatura." Radiologia Brasileira 35, no. 3 (June 2002): 187–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842002000300012.

Full text
Abstract:
A traqueobroncomegalia é uma rara entidade de etiologia incerta, caracterizada por dilatação marcante da traquéia e brônquios principais, bronquiectasias e infecções recorrentes do trato respiratório inferior. Sua apresentação clínica é inespecífica, sendo o diagnóstico realizado por métodos de imagem. Relata-se, neste trabalho, um caso de tal enfermidade, cujo diagnóstico confirmou-se por radiografia simples do tórax e por tomografia computadorizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Glauce Cerqueira Corrêa da, Hilton Augusto Koch, and Evandro Guimarães de Sousa. "O perfil do médico em formação em radiologia e diagnóstico por imagem." Radiologia Brasileira 40, no. 2 (April 2007): 99–103. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842007000200007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar diferenças no perfil psicossocial do especializando e médico residente em radiologia e diagnóstico por imagem, avaliar a aspiração profissional e as motivações internas que os influenciaram a escolher a especialidade radiologia e diagnóstico por imagem e se o nível de satisfação profissional melhora a relação médico-paciente. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi aplicado um questionário com 26 perguntas que constava também do teste de auto-estima de Rosenberg. RESULTADOS: A auto-estima está acima da média para 39,6% dos médicos. Para 38,7% dos alunos, a escolha da medicina se deu por aptidão ou realizações pessoais. Para 50,9% dos médicos entrevistados, os clientes compreendem e assimilam as informações transmitidas. Apresentam condições para esclarecer as dúvidas dos pacientes 77,4% dos médicos. CONCLUSÃO: Não há diferença no perfil psicossocial do especializando e do médico residente em radiologia e diagnóstico por imagem. A aspiração profissional e as motivações internas dos médicos residentes e especializandos têm as mesmas influências na escolha da especialidade. Os médicos residentes estão mais preparados para o envolvimento na relação médico-paciente do que os especializandos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Brandão, Rosieny Souza, Claudio Rodrigues Pires, Eduardo de Souza, Francisco da Silva Maciel Junior, Antonio Fernandes Moron, and Rosiane Mattar. "Avaliação biométrica do colo uterino durante a gestação por meio da ultra-sonografia transvaginal e ressonância magnética." Radiologia Brasileira 41, no. 4 (August 2008): 235–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842008000400007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o comprimento do colo uterino por meio da ressonância magnética e comparar aos achados da ultra-sonografia transvaginal. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram realizados exames ultra-sonográficos e de ressonância magnética do colo uterino em 20 pacientes com idade gestacional entre 19 e 30 semanas. As medidas do colo obtidas pelo exame de ressonância magnética foram aferidas por dois especialistas em diagnóstico por imagem, para calcular a variabilidade interobservador do método. RESULTADOS: O cálculo do coeficiente de correlação de Pearson entre as medidas do comprimento cervical indicou correlação significante entre os métodos (r=0,628; p<0,01). A aplicação do teste t pareado não evidenciou diferença significativa entre as medidas aferidas pela ultra-sonografia transvaginal e ressonância magnética (p=0,068). A análise da variabilidade interobservador das medidas do colo obtidas pela ressonância magnética demonstrou alta confiabilidade do método (a=0,96). CONCLUSÃO: A comparação entre os dois métodos de imagem na avaliação da biometria cervical não apresentou diferença estatística, o que reforça a aplicação do exame ultra-sonográfico. Entretanto, em situações nas quais a ultra-sonografia transvaginal apresenta contra-indicações, o exame de ressonância magnética poderá apresentar-se como segunda opção para a avaliação do comprimento cervical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Laiana de Souza, Kelly Cristina Lira de Andrade, and Maria Lúcia Lima Soares. "Exames de imagem como método complementar para o diagnóstico da COVID-19: revisão integrativa de literatura." Revista de Medicina da UFC 61, no. 1 (July 2, 2021): 1–8. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e60732p1-8.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar alterações observadas nos exames de imagem como método de investigação complementar no processo de diagnóstico da COVID-19. Materiais e métodos: Revisão integrativa da literatura realizada por meio do levantamento bibliográfico nas bases de dados MEDLINE, Scielo e periódicos nacionais e internacionais relacionados a área de interesse através dos descritores: “Coronavirus infections”, “diagnosis”, “diagnostic imaging” and “radiology”. Resultados: Foram identificadas publicações nas duas bases de dados científicas e nos três periódicos analisados, onde foram selecionados os artigos que possuíam relação com a área temática voltada à saúde e as condições de diagnóstico do novo coronavírus. A amostra foi composta por 8 artigos. A radiografia de tórax pode detectar várias áreas irregulares de opacidades em vidro fosco ou consolidações. Desse modo, foi observado o papel central dos exames de imagem na detecção e gerenciamento precoces das manifestações pulmonares do COVID-19, além dos achados sugestivos da doença. Conclusão: Os achados tomográficos não são preditores da evolução clínica nem unicamente responsáveis pelo diagnóstico dessa doença, mas quando associados aos exames de RT-PCR permitem diagnóstico e tratamento precoces, prevenindo o retardo do isolamento do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ribeiro-Rotta, Rejane F., Mirna L. Cruz, Rogério R. Paiva, Elismauro F. Mendonça, Túlio H. Spini, and Alexandre R. Mendonça. "O papel da ressonância magnética no diagnóstico do adenoma pleomórfico: revisão da literatura e relato de casos." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 69, no. 5 (October 2003): 699–707. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992003000500016.

Full text
Abstract:
O diagnóstico precoce de lesões como o adenoma pleomórfico (AP) de glândulas salivares pode ser limitado pela localização profunda e difusa destas glândulas nos tecidos moles da região de cabeça e pescoço. Esta dificuldade agrava-se pelo fato de não se poder estabelecer os limites de tais lesões apenas pelo exame clínico. Das modalidades de exames por imagem, a ressonância magnética (RM) tem demonstrado papel de destaque no diagnóstico do AP por fornecer alta definição dos tecidos moles, sem a utilização de radiação ionizante, sendo uma das mais indicadas para esta finalidade. O objetivo deste estudo foi discutir, por meio de revisão da literatura, a importância dos vários métodos de diagnóstico por imagem, suas vantagens e desvantagens, enfocando a utilização da RM no diagnóstico e plano de tratamento do AP de glândulas salivares. O relato de dois casos ilustra as principais justificativas para a superioridade das imagens por RM no diagnóstico da referida lesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cruz, Carla Weidle Marques da, and Raquel Rapone Gaidzinski. "Tempo de enfermagem em centro de diagnóstico por imagem: desenvolvimento de instrumento." Acta Paulista de Enfermagem 26, no. 1 (2013): 79–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002013000100013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Desenvolver um instrumento para medir o tempo despendido pela equipe de enfermagem, nas intervenções realizadas em centros de diagnóstico por imagem. MÉTODOS: Estudo transversal desenvolvido em hospital geral particular, conforme estas etapas: A) Identificação das atividades de enfermagem por meio de revisão bibliográfica e observação em campo. B) Mapeamento cruzado das atividades identificadas em intervenções de enfermagem, conforme a Classificação de Intervenções de Enfermagem (NIC). C) Validação das intervenções. D) Teste-piloto do instrumento com utilização da técnica de amostragem do trabalho. RESULTADOS: Foram validadas pelos juízes 92 atividades de enfermagem correspondentes a 32 intervenções da Classificação de Intervenções de Enfermagem NIC. As intervenções mais frequentes foram: Assistência em Exames, Documentação, Gerenciamento de Caso, Acompanhamento por telefone, Cuidados na admissão e Troca de Informações sobre cuidados de Saúde. CONCLUSÃO: O instrumento proposto para medição do tempo de trabalho da enfermagem, fundamentado nas intervenções de enfermagem em Centro de Diagnóstico por Imagem, foi validado e encontra-se disponível para utilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Francielle Magalhães Souza da, and Edson Marcos Ferreira De Oliveira. "COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE IMAGEM (TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA) PARA O DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO." Revista Enfermagem Contemporânea 6, no. 1 (April 24, 2017): 81. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i1.1258.

Full text
Abstract:
Os métodos de imagem propiciam um diagnóstico diferencial, bem como norteiam a conduta clínica adequada para cada caso. Dessa forma o estudo tem como objetivo comparar os dois métodos, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética e suas técnicas para o diagnóstico de AVE na fase aguda/hiperaguda. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura não sistemática baseada na busca de artigos científicos nas bases de dados PUBMED, SCIELO, portal da CAPES e dados do Ministério da Saúde, bem como nas revistas indexadas aos portais. Resultados e Discussão: A TC é o primeiro método de escolha para diferenciar o AVE isquêmico do AVE hemorrágico. A RM utilizando as sequencias Difusão e FLAIR são capazes de identificar rapidamente a penumbra isquêmica e zona irreversível. Tanto a AngioTC e AngioRM permitem a localização do vaso obstruído com mais precisão e a Perfusão por TC/RM avaliam a funcionalidade do fluxo sanguíneo. Conclusão: A decisão acerca do melhor método varia conforme o estado do paciente e o tempo decorrido desde o início do AVE. No entanto, cada técnica apresenta vantagens e desvantagens, sendo necessária mais estudos que comparem os métodos oferecendo medidas de precisão entre as técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Chagas Neto, Francisco Abaeté das, André Rodrigues Façanha Barreto, Henrique Ferreira dos Reis, João Paulo Giacomini Bernardes, Juliana Pinho da Costa Leitão, Adson Freitas de Lucena, Valdair Francisco Muglia, and Jorge Elias Junior. "A importância do diagnóstico por imagem na classificação dos endoleaks como complicação do tratamento endovascular de aneurismas aórticos." Radiologia Brasileira 43, no. 5 (October 2010): 289–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842010000500006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Relatar uma série de casos de endoleaks, com descrição da classificação vigente. MATERIAIS E MÉTODOS: Realizou-se um estudo retrospectivo dos endoleaks diagnosticados em nossa instituição, entre 2005 e 2009. Foram incluídos 20 casos, utilizados para ilustrar os diferentes tipos de endoleaks. RESULTADOS: Setenta por cento dos pacientes eram do sexo masculino. A idade variou entre 43 e 91 anos, média de 76,3 anos. Treze casos foram observados na aorta abdominal infrarrenal, quatro na aorta torácica, dois nas artérias ilíacas e um no território carotídeo. A ultrassonografia foi o método utilizado para o diagnóstico em 3 casos e a tomografia computadorizada, nos outros 17 casos. Classificação: tipo I, 60%; tipo II, 25%; tipo III, 15%. Não foram observados os demais tipos nesta série. CONCLUSÃO: O diagnóstico precoce e a correta classificação são fundamentais para o manejo adequado dos casos de endoleaks, tornando o conhecimento de seus subtipos conceito fundamental na formação do médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem e para o cirurgião vascular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Francisco, Fabiano Celli, Antonio Carlos Pires Carvalho, Gilberto Torres Neto, Vivian Frida Murta Francisco, Luis Alberto Moreira de Souza, Marina Celli Francisco, Lea Mirian Barbosa da Fonseca, Bianca Gutfilen, and Adhemar Azevedo de Mendonça Júnior. "Avaliação da via lacrimal pelos métodos radiológicos." Radiologia Brasileira 40, no. 4 (August 2007): 273–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842007000400014.

Full text
Abstract:
Os autores realizam um estudo revisional e iconográfico das vias lacrimais através dos métodos radiológicos, sendo eles a radiografia convencional, a tomografia linear, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Os métodos de imagem são fundamentais para definir diagnóstico e terapia, pois, além de demonstrarem as alterações das vias lacrimais, sugerem quais os pacientes que terão melhor prognóstico com a abordagem cirúrgica. Pelo seu custo mais baixo, menor dose de radiação, baixo índice de complicações e pela informação que pode ser obtida, recomenda-se que a dacriocistografia por tomografia linear seja o método inicial de investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Yanaguizawa, Matiko, Gustavo Sobreira Taberner, André Yui Aihara, Cláudia Kazue Yamaguchi, Maria Carolina Guimarães, André Rosenfeld, João Luiz Fernandes, and Artur da Rocha Corrêa Fernandes. "Avaliação por imagem das lesões da placa de crescimento." Radiologia Brasileira 41, no. 3 (June 2008): 199–204. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842008000300013.

Full text
Abstract:
As estruturas responsáveis pelo crescimento do osso incluem a fise (também chamada placa de crescimento) e as epífises. Afecções que acometem pacientes com o esqueleto imaturo, ou seja, com a placa de crescimento ainda aberta, podem interferir no crescimento ósseo, resultando em complicações como parada do crescimento, encurtamento dos membros ou deformidades angulares. Condições traumáticas que resultam muitas vezes em fraturas epifisárias são a causa mais comum das lesões da placa de crescimento. A avaliação cuidadosa desses pacientes pelos métodos de diagnóstico por imagem atualmente disponíveis, sobretudo a radiografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, permite o reconhecimento precoce do comprometimento das estruturas relacionadas ao crescimento ósseo, além de tratamento adequado, diminuindo a possibilidade do desenvolvimento de tais complicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Petroianu, Andy. "Imagem radiográfica de acúmulo fecal no ceco, como sinal diagnóstico de apendicite aguda." Radiologia Brasileira 40, no. 4 (August 2007): 239–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842007000400007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Apesar de os achados radiográficos de apendicite aguda serem bem documentados, o valor da radiografia simples ainda não foi completamente determinado. O objetivo do presente estudo foi estabelecer a freqüência da associação de apendicite aguda a um sinal radiográfico caracterizado por imagem de acúmulo fecal ocupando todo o ceco. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram realizadas radiografias simples de abdome de 100 pacientes consecutivos com apendicite aguda, comprovada por operação e exame anatomopatológico. Pesquisou-se, nas radiografias, a presença de imagem de acúmulo fecal no ceco, caracterizada por hipotransparência ocupando todo o ceco e, eventualmente, também o cólon ascendente. RESULTADOS: A imagem de acúmulo fecal no ceco foi encontrada em 97% dos doentes, independentemente de idade, sexo, cor da pele ou estádio da apendicite. CONCLUSÃO: Este estudo sugere que a presença de imagem radiográfica de acúmulo fecal no ceco pode ser um sinal útil no diagnóstico de apendicite aguda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ribas, Jonas, Maria da Graça Souza Cunha, Antônio Pedro Mendes Schettini, and Carla Barros da Rocha Ribas. "Concordância entre diagnósticos dermatológicos obtidos por consulta presencial e por análise de imagens digitais." Anais Brasileiros de Dermatologia 85, no. 4 (August 2010): 441–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962010000400004.

Full text
Abstract:
FUNDAMENTOS: A teledermatologia, pouco utilizada no Brasil e com iniciativas incipientes no Amazonas, necessita de estudos para demonstrar sua factibilidade e eficácia. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia de um método assíncrono de teledermatologia, utilizando recursos tecnológicos simples e de baixo custo. MÉTODOS: Cento e setenta e quatro pacientes foram examinados por quatro dermatologistas; dois efetuaram diagnóstico presencial (A1 e A2) e dois por meio de imagens das lesões e história clínica (B1 e B2). Foi investigada a concordância entre as avaliações presenciais e por imagens. RESULTADOS: A concordância do diagnóstico principal entre os examinadores presenciais (A1 e A2) foi de 83,3% e entre os de imagens (B1 e B2), de 81%. A concordância entre o diagnóstico principal estabelecido pelo método presencial e o obtido por meio de imagens variou de 78,2% a 83,9%. CONCLUSÃO: O diagnóstico de doenças dermatológicas realizado por imagens digitais demonstrou concordância ótima quando comparado àquele realizado com a presença física do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Gómez-Vieira, Luis Alfredo, Nicolas Gerardo Gómez-Cordero, Paulo Mauricio Almeida Geambastiani, and Marcos Almeida Matos. "Estudo comparativo entre artrotomografia computadorizada multi-slice e artroscopia na avaliação das lesões do manguito rotador." Revista Brasileira de Ortopedia 54, no. 05 (September 2019): 579–86. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbo.2017.12.020.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Comparar os achados por imagem das alterações anatômicas da artrotomografia computadorizada multi-slice na avaliação das lesões do manguito rotador do ombro e correlacioná-los com os achados da artroscopia (exame diagnóstico padrão-ouro). Materiais e Métodos Estudo longitudinal, prospectivo, comparativo de acurácia diagnóstica, feito de junho de 2016 a junho de 2017, em pacientes de ambos os sexos, com idades entre 40 e 70 anos, com lesão dos tendões do manguito rotador do ombro, e que tinham necessidade terapêutica de fazer artroscopia do ombro. Foram incluídos pacientes com contraindicação à realização de ressonância magnética. Após a artrotomografia computadorizada multi-slice, todos os pacientes foram submetidos a artroscopia. Resultados Para a obtenção dos resultados, os seguintes parâmetros foram considerados: sensibilidade, especificidade, acurácia, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo, coeficiente Kappa, e contraposição do método de imagem com a artroscopia. Conclusão Na impossibilidade da realização da ressonância magnética (exame de imagem padrão-ouro), a artrotomografia computadorizada multi-slice se mostra um exame de imagem capaz de avaliar/diagnosticar as lesões do manguito rotador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Francisco, Flávia Angélica Ferreira, Antonio Luis Eiras de Araújo, Jaime Araújo Oliveira Neto, and Daniella Braz Parente. "Contraste hepatobiliar: diagnóstico diferencial das lesões hepáticas focais, armadilhas e outras indicações." Radiologia Brasileira 47, no. 5 (October 2014): 301–9. http://dx.doi.org/10.1590/0100-3984.2013.1867.

Full text
Abstract:
A caracterização das lesões hepáticas focais é muito importante. A ressonância magnética é considerada o melhor método de imagem para a avaliação destas lesões, mas não permite o diagnóstico em todos os casos. Os contrastes hepatobiliares aumentam a acurácia diagnóstica da ressonância magnética e diminuem o número de lesões hepáticas indefinidas. Suas principais indicações são a diferenciação entre hiperplasia nodular focal e adenoma, caracterização de carcinoma hepatocelular em pacientes cirróticos, detecção de metástases hepáticas pequenas, avaliação da anatomia biliar e identificação de fístulas biliares pós-operatórias. A utilização dos contrastes hepatobiliares pode reduzir a necessidade de procedimentos diagnósticos invasivos e de avaliação complementar por outros exames de imagem, além de diminuir a necessidade de exames de acompanhamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Guazzelli, Luciana Silva, Cecília Bittencourt Severo, Leonardo Santos Hoff, Geison Leonardo Fernandes Pinto, José Jesus Camargo, and Luiz Carlos Severo. "Bola fúngica por Aspergillus fumigatus em cavidade pleural." Jornal Brasileiro de Pneumologia 38, no. 1 (February 2012): 125–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132012000100017.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Relatar os casos de 6 pacientes com bola fúngica (BF) na cavidade pleural por Aspergillus fumigatus. MÉTODOS: Entre 1980 e 2009, foram diagnosticados 391 pacientes com BF aspergilar no Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre (RS). O diagnóstico de BF na cavidade pleural foi definido com exames de imagem demonstrando derrame e espessamento pleural com nível líquido; exame micológico direto demonstrando hifas septadas, consistentes com Aspergillus sp.; e cultura positiva para A. fumigatus no espécime cirúrgico da cavidade pleural. RESULTADOS: Dos 391 pacientes estudados, 6 (2%) preencheram os critérios diagnósticos estabelecidos. A média de idade desses 6 pacientes foi de 48 anos (variação, 29-66 anos), e 5 (83%) eram do sexo masculino. As queixas mais frequentes dos pacientes foram tosse, expectoração e hemoptise. Quatro (67%) dos pacientes tinham tuberculose curada. Todos os pacientes realizaram remoção cirúrgica da colonização fúngica, e houve infusão intrapleural com anfotericina B em 4; e 2 pacientes receberam tratamento antifúngico sistêmico v.o. Cinco pacientes melhoraram clinicamente, e um foi a óbito após a cirurgia. CONCLUSÕES: Em pacientes adultos com história de doença pulmonar cavitária ou fístula pleural, deve-se realizar uma investigação criteriosa levando em consideração a infecção fúngica, principalmente BF pulmonar. Portanto, a exploração laboratorial torna-se mais eficiente em relação aos recursos disponíveis para elucidação diagnóstica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Carcacía, I. D., J. L. Vázquez, M. Iribarren, and H. Pardellas. "Diagnóstico preoperatorio por métodos de imagen de una apendicitis del muñón." Radiología 49, no. 2 (March 2007): 133–35. http://dx.doi.org/10.1016/s0033-8338(07)73735-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography