Academic literature on the topic 'DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO"

1

Oliveira Filho, Delly, Carlos A. Teixeira, Adílio F. Lacerda Filho, José H. Martins, and Josué M. Queiroz. "Rendimento de motor elétrico como parâmetro de dimensionamento de bitola de alimentador conectado diretamente ao transformador." Engenharia Agrícola 30, no. 5 (October 2010): 819–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000500005.

Full text
Abstract:
O dimensionamento de condutores de energia elétrica não leva em consideração critérios de racionalização do uso de energia elétrica. O estudo abrangeu uma avaliação sobre o dimensionamento de condutores alimentadores de energia elétrica de motores conectados diretamente a transformadores utilizados na eletrificação rural. No dimensionamento dos condutores alimentadores, indica-se que, além do atendimento à norma técnica (dimensionamento em função da capacidade de corrente do condutor e da queda de tensão admissível), também sejam considerados: (i) o número de horas de funcionamento; (ii) as características elétricas e preço de condutores; (iii) as características da instalação, como comprimento do ramal e potência do motor. Provou-se que, em algumas situações, é vantajoso aumentar a bitola do condutor além daquela exigida pela norma técnica, a fim de se economizarem energia e gastos pela menor perda no alimentador e maior rendimento do motor elétrico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Virginia Maria Leite de, Alina Junqueira, Luiz Augusto Maltoni, and Luiz Cláudio Bruno. "Dimensionamento da força de trabalho necessária às Unidades Hospitalares do Instituto Nacional de Câncer/MS." Revista Brasileira de Cancerologia 53, no. 1 (March 30, 2007): 71–78. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2007v53n1.1832.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é contribuir para o estabelecimento de parâmetros adequados ao dimensionamento da força de trabalho, necessária ao atendimento de ações realizadas por unidades hospitalares especializadas de alta complexidade de assistência ao câncer. O estudo tem como campo de análise os quatro hospitais de atenção oncológica (HCI, HCII, HCIII e HCIV) e o Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer. Suas principais atividades são diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos de pacientes de câncer. A metodologia adotada relaciona a capacidade instalada, o tempo de execução das atividades, carga horária e o quantitativo das categorias profissionais necessárias ao adequado atendimento das demandas. O estudo aponta como estratégico o correto dimensionamento das equipes de enfermagem, para se obter resultados de produtividade e qualidade, considerando as características de continuidade ininterrupta e diversidade das atividades desenvolvidas pelas categorias de enfermagem, além do seu expressivo peso no conjunto da força de trabalho da área de saúde. Como o resultado do setor saúde está diretamente vinculado ao desempenho e dedicação dos profissionais nele envolvidos, o levantamento de necessidades de pessoal dos hospitais irá subsidiar o planejamento, o desenvolvimento e a gestão dessa força de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vieira, Patrícia Thaynara Fernandes, Patricia Carla Brito Neves, Tancredo Augusto Vieira, Rupert Barros Freitas, Bruna De Carvalho Fonseca Lage, Miriam Barros Assis Duarte, Priscila Mara Cota, and Shirlei Luana Chaves E. Sousa Pereira. "Dimensionamento da capacidade de atendimento em uma empresa do ramo de mineração em itabira: Uma aplicação do sistema de filas." Brazilian Journal of Development 5, no. 12 (2019): 31276–97. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n12-227.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araujo, Silvio Alexandre de, and Marcos Nereu Arenales. "Dimensionamento de lotes e programação do forno numa fundição automatizada de porte médio." Pesquisa Operacional 23, no. 3 (December 2003): 403–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382003000300002.

Full text
Abstract:
Este trabalho consiste no estudo de um problema prático que ocorre numa fundição que tem apenas um forno em operação por período, consistindo no gargalo do processo produtivo, e várias máquinas de moldagem que produzem diferentes tipos de itens com demandas conhecidas que devem ser feitos com diferentes ligas. Em cada período, a programação da produção envolve dois níveis importantes de decisão que estão inter-relacionados: 1) qual liga deve ser produzida no forno; 2) a quantidade de cada item a ser produzida em cada máquina de moldagem. Num estudo anterior, foi proposto um modelo de dimensionamento de lotes monoestágio, com restrições de capacidade, máquinas paralelas e múltiplos itens. Neste trabalho foram realizadas extensões do modelo e do método de solução, considerando-se custos de preparação e admitindo-se atrasos na data de entrega. Esta abordagem fornece ao decisor possíveis rearranjos na demanda, caso não seja possível o atendimento sem atraso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Akinc, Umit. "Uma abordagem prática para a programação de setup e para o dimensionamento de lote em uma indústria têxtil." Gestão & Produção 2, no. 1 (April 1995): 38–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1995000100003.

Full text
Abstract:
Estuda-se a programação de preparações de máquinas e atividades produtivas de uma indústria têxtil, localizada na Carolina do Norte, EUA. A firma enfrenta o problema de programar a produção das encomendas dos clientes em diversos teares circulares, que admitem diferentes configurações, mediante instalação de diferentes cilindros, para tecer vários tipos de malha crua. Dado um conjunto de requisitos, para diferentes estilos de malha, o problema consiste em decidir quanto à configuração específica a ser usada em cada máquina e quanto aos específicos pedidos a serem processados nessas configurações. O problema é formulado como um modelo de programação linear inteira. O objetivo é a maximização da contribuição total de todos os pedidos programados sujeitos a restrições impostas à capacidade de produção pelas máquinas e pelas operações de preparação, considerando explicitamente os efeitos dos ajustes programados e das restrições ao atendimento das encomendas dos clientes. São discutidas várias tentativas de solução. Projeta-se um procedimento aproximado que progressivamente adiciona novos ajustes com base em várias heurísticas por meio das quais o "valor" das configurações candidatas às máquinas é avaliado. Essas heurísticas podem ser desenvolvidas tanto para um procedimento interno de programação quanto para uso do programador humano, interativamente, num ambiente de microcomputador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Melo, Daniele Daniele de Castro Pessoa de, and Domingos Joaquim de Freitas. "Alternativa para redução do consumo de água potável no processo da indústria de transformação de plásticos." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 1 (January 9, 2020): 115–30. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.001.0012.

Full text
Abstract:
O aproveitamento das águas da chuva vem sendo utilizado para diminuir os impactos ambientais causados pelos mais diversos setores industriais, pois estas águas podem ser utilizadas em uma parte do processo ou em substituição total da água necessária, variando de acordo com as demandas e o porte da fábrica ou sistema utilizado. Diante disso, este trabalho buscou avaliar a viabilidade econômica e técnica do uso das águas pluviais no processo de produção de pré-formas (PET) reduzindo em torno de 20% do consumo de água potável, em uma indústria de transformação situada no município de Cabo de Santo Agostinho, estado de Pernambuco. Para tanto foram testados métodos de dimensionamentos distintos, bem como analises físico-químicas da água coletada na região. A escolha do método mais adequado deu-se pelos critérios de maior índice de confiança, percentual de atendimento da demanda em torno de 20% e menor payback. Os resultados obtidos indicaram que a demanda hídrica da indústria avaliada apresenta uma média diária de consumo igual a 47,04 m3, e a possibilidade de implantação do sistema com capacidade de 250 m3, com potencial de captação de água pluvial da ordem de 20% da demanda total, com uma economia estimada em $ 14.695,5 por ano e com payback de 30 meses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bettini, Humberto Filipe de Andrade Januário, and Alessandro Vinícius Marques de Oliveira. "Condicionantes macroeconômicos e regulatórios da determinação da capacidade produtiva: estudo de caso do setor aéreo." Estudos Econômicos (São Paulo) 39, no. 1 (March 2009): 161–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612009000100006.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva identificar fatores macroeconômicos, regulatórios e concorrenciais que afetam a decisão de empresas quanto ao dimensionamento de sua capacidade produtiva. Foi desenvolvido um estudo de caso do transporte aéreo - aproveitando de uma especificidade do setor - que requer a tomada de decisão quanto à capacidade em cada submercado (par de aeroportos) operado. Buscou-se identificar o processo decisório das firmas utilizando-se um painel de dados tridimensional desagregado ao nível da empresa-mercado-tempo. Resultados finais mostraram que: 1. agregados macroeconômicos, como o PIB e a taxa de câmbio, têm impacto estatisticamente significante na formação da capacidade; 2. as medidas advindas do período da quase-desregulamentação do setor, a partir de 2001, tiveram pouco impacto sobre a capacidade, medida pela oferta de assentos; e, por fim, 3. a associação estabelecida entre as duas maiores empresas do setor, em 2003, teve impactos relevantes, ilustrando o fato de que maior dominância afeta a tomada de decisão quanto à oferta, e requer, assim, maior acompanhamento antitruste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Schmoeller, Roseli, and Francine Lima Gelbcke. "Indicativos para o dimensionamento de pessoal de enfermagem em emergência." Texto & Contexto - Enfermagem 22, no. 4 (December 2013): 971–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000400013.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo exploratório-descritivo qualitativo, com o objetivo de levantar indicativos para o dimensionamento de pessoal de enfermagem em serviços de emergência. Os dados foram coletados utilizando-se observação do trabalho de enfermagem e entrevista semiestruturada com enfermeiros, sendo analisados à luz da teoria do processo de trabalho, originando as categorias: processo de trabalho e dimensionamento de pessoal de enfermagem e indicativos para o dimensionamento de pessoal de enfermagem em emergência. O estudo aponta indicativos quantitativos e qualitativos para subsidiar o dimensionamento de pessoal, entre os quais, a necessidade de se avaliar a organização do trabalho, o grau de cuidado dos usuários para além dos aspectos biológicos e a própria característica do serviço de emergência, que congrega internação e atendimento das urgências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Borges, Iackson O., Antonio J. S. Maciel, and Marcos Milan. "Programa computacional para o dimensionamento de colhedoras considerando a pontualidade na colheita de soja." Engenharia Agrícola 26, no. 1 (April 2006): 131–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162006000100015.

Full text
Abstract:
A colheita de soja (Glycine max (L.) Merril) é uma operação crítica que pode sofrer atrasos resultando em perdas na quantidade e na qualidade do material colhido. Embora o valor das perdas seja desconhecido no País, os produtores empregam colhedoras com reserva de capacidade para concluir a operação no menor prazo possível. O excesso de capacidade aumenta os custos fixos e a falta dela aumenta os custos das perdas por atraso e, em ambos os casos, reduzem a renda líquida da operação, ao que se denomina custo de pontualidade. O problema do dimensionamento consiste em ajustar o custo do capital extra investido na capacidade da máquina para garantir a pontualidade e o custo das perdas por atraso, buscando maximizar a renda líquida. Devido à importância da cultura e da pontualidade, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do atraso no dimensionamento da frota e no custo da operação de colheita. Para tanto, desenvolveu-se um modelo computacional em linguagem Borland® Delphi 5.0, em que a entrada de dados inclui os atributos da região agroclimática, da colhedora e das cultivares de soja. O resultado é a renda líquida como indicador da pontualidade na operação para a colhedora selecionada. O programa foi utilizado para simular cenários numa propriedade na região de Ponta Grossa - PR, e os valores obtidos revelaram que a frota de colhedoras da propriedade opera com capacidade ociosa, produzindo renda líquida abaixo do potencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vituri, Dagmar Willamowius, Solange Moreira Lima, Cleuza Catsue Takeda Kuwabara, Roseli Broggi Gil, and Yolanda Dora Martinez Évora. "Dimensionamento de enfermagem hospitalar: modelo OPAS/OMS." Texto & Contexto - Enfermagem 20, no. 3 (September 2011): 547–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072011000300017.

Full text
Abstract:
O dimensionamento de recursos humanos em enfermagem tem sido ampla e intensamente discutido nos vários âmbitos que envolvem a complexidade do atendimento às necessidades de saúde da população. O objetivo do estudo é dimensionar a enfermagem de um hospital universitário público do Paraná, segundo metodologia proposta pela Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde do Brasil. Mediante aplicação da metodologia foi possível dimensionar o quadro de pessoal ideal e comparar com o real, contemplando aspectos de estrutura, processo e especificidades da clientela. Constata-se um déficit de 118 enfermeiros e 204 funcionários de enfermagem de nível médio em relação ao ideal. Espera-se que o presente estudo possa promover discussões entre os enfermeiros do serviço no sentido de aproximá-los do tema e das variáveis que envolvem o dimensionamento de pessoal, pois, atuando diretamente na assistência, possuem condições de avaliar continuamente os recursos disponíveis, subsidiando os estudos desta natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO"

1

Rodrigues, Nívia Carla. "Dimensionamento da capacidade de reservatórios de regularização de vazões utilizando de séries sintéticas." Universidade Federal de Viçosa, 2017. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18500.

Full text
Abstract:
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2018-03-26T16:54:22Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1098109 bytes, checksum: dbb84bc7e337ba458f95f996aa64d9d0 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-26T16:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1098109 bytes, checksum: dbb84bc7e337ba458f95f996aa64d9d0 (MD5) Previous issue date: 2017-03-21
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O aumento da demanda e a diminuição da disponibilidade hídrica provoca quadros de escassez, o que pode ocasionar conflitos entre os usuários. O uso da disponibilidade potencial dos recursos hídricos, representada pela vazão média de longo termo, é possibilitado pela construção de reservatórios de regularização de vazões e constitui uma alternativa viável para aumentar a disponibilidade hídrica nos períodos de estiagem. Todavia, apesar de trazer muitos benefícios, pode causar impactos negativos na área econômica, ambiental e social, e por isso, tais obras devem ser dimensionadas de modo a proporcionar os benefícios requeridos e causar o mínimo possível de impactos negativos. Para estimar a capacidade do reservatório são necessários os dados fluviométricos na seção de interesse, mas muitas vezes essas informações são ausentes e/ou deficientes e as técnicas disponíveis para contornar o problema são inadequadas, como a regionalização da curva de regularização. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver, em seções sem disponibilidade de dados fluviométricos, dimensionar a capacidade de reservatórios utilizando séries sintéticas e aperfeiçoar o processo de avaliação da eficácia das metodologias que estimam a capacidade do reservatório nessas seções. As metodologias propostas se baseiam na geração de séries sintéticas de vazões a partir de dados de estações fluviométricas localizadas na mesma região hidrologicamente homogênea da seção de interesse. Os dados utilizados são os valores diários de vazão e a vazão média de longo termo específica (q mlt ). Foram propostas duas abordagens para a geração das séries sintéticas: i) utilizando a q mlt regionalizada, e, ii) utilizando a q mlt observada. Assim, quando se utiliza valores diários de vazão observados e q mlt regionalizada, obtêm-se a série sintética regionalizada (SSr) e quando se utiliza valores diários de vazão observados e q mlt observada, obtêm-se a série sintética observada (SSo). De posse de ambas as séries sintéticas, as capacidades dos reservatórios foram calculadas e comparadas com os resultados obtidos por outras metodologias já existentes. Diante dos resultados obtidos se chegou às seguintes conclusões: o uso de séries sintéticas de vazões se caracterizou como um procedimento eficiente para o dimensionamento de reservatórios de regularização de vazões; a metodologia de regionalização da curva de regularização foi a que apresentou o pior desempenho entre as metodologias analisadas; a metodologia proposta MSSo_T, a qual utiliza a SSo, foi a que apresentou o melhor desempenho, seguida pela metodologia MSSr_T, que utiliza a SSr; o índice de qualidade de dimensionamento (IQD), proposto neste trabalho como um aperfeiçoamento da avaliação da eficácia das metodologias, constitui em um critério de decisão importante, sendo um fator de incentivo à garantia da segurança hídrica.
The increase in demand and the reduction of water availability causes water scarcity, which can lead to conflicts among users. The use of the potential water availability, represented by long-term average streamflow, is possible by the construction of reservoirs for regulation streamflow, which may be a viable alternative to increase water availability during drought periods. However, despite their benefits, the reservoirs can cause negative impacts in the economic, environmental and social areas, therefore, such infrastructures must be dimensioned to provide the required benefits and cause the minimum possible negative impacts. To estimate reservoir capacity, the historical streamflow data is needed; however, these data are not always available for sites of interest and the techniques used to solve the problem are inadequate, such as the regionalization of reservoir capacity-yield curves. In this sense, the objectives of this work were to develop methodologies to design reservoir capacity, in sections without historical streamflow data, based on synthetic streamflow series, and also to improve the process of evaluating the efficiency of the methodologies to estimate the reservoir capacity in sections without data.The proposed methodologies are based on the generation of synthetic streamflow series from the historical streamflow data in sections located in a hydrologically homogeneous region. The data used are the daily streamflow values and the specific long-term average streamflow (q mlt ). Two approaches were proposed for the generation of the synthetic series: i) using the regionalized q mlt , and ii) using the observed q mlt . Thus, when using daily values of observed streamflow and regionalized q mlt , we obtain the regionalized synthetic series (SSr) and when using daily values of observed streamflow and observed q mlt , we obtain the observed synthetic series (SSo). With both synthetic series, the capacities of the reservoirs were calculated and then compared with the results obtained by existing methodologies. The obtained results allows the following conclusions: the use of synthetic streamflow series was characterized as an efficient procedure for the reservoirs design; the regionalization of reservoir capacity-yield curves methodology presented the worst performance among the analyzed methodologies; the proposed MSSo_T methodology, which uses the SSo, presented the best performance, followed by the MSSr_T methodology, that uses the SSr; the design quality index (IQD), proposed in this work as an improvement of the methodologies effectiveness evaluation, constitutes an important decision criterion, being an incentive factor to guarantee water security.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Negro, Miguel Luiz Miotto. "Desenvolvimento de um modelo para dimensionamento da capacidade produtiva de fábricas de combustível nuclear para reatores de pesquisa." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-08112017-090700/.

Full text
Abstract:
A demanda por combustível nuclear para reatores de pesquisa está aumentando em nível mundial, enquanto várias de suas fábricas têm pequeno volume de produção. Este trabalho estabeleceu um modelo conceitual com duas estratégias para o aumento da capacidade produtiva dessas fábricas. Foram abordadas as fábricas que produzem elementos combustíveis tipo placa carregados com LEU U3Si2-Al, tipicamente usados em reatores nucleares de pesquisa. A primeira estratégia baseia-se na literatura da área de administração da produção e é uma prática frequente nas fábricas em geral. A segunda estratégia aproveita a possibilidade de desmembrar setores produtivos, comum em instalações de produção de combustível nuclear. Ambas as estratégias geraram diferentes cenários de produção, os quais devem ser seguros em relação à criticalidade. Foram coletados dados de uma fábrica real de combustível nuclear para reatores de pesquisa. As duas estratégias foram aplicadas a esses dados com a finalidade de testar o modelo proposto, o que configurou um estudo de caso. A aplicação das estratégias aos dados coletados deu-se por meio de simulação de eventos discretos em computador. Foram criados diversos modelos de simulação para abranger todos os cenários gerados, de forma que o teste indicou um aumento da capacidade produtiva de até 207% sem necessidade de aquisição de novos equipamentos. Os resultados comprovam que o modelo atingiu plenamente o objetivo proposto. Como principal conclusão pode-se apontar a eficácia do modelo proposto, fato que foi validado pelos dados da fábrica.
Although many nuclear fuel factories have small production volumes, the demand for nuclear fuel for research reactors is increasing worldwide. This work established a conceptual model with two strategies to increase the production capacity of these factories. We addressed factories that produce plate-type fuel elements loaded with LEU U3Si2-Al, which are typically used in nuclear research reactors. The first strategy is based on production management literature and is a regular practice in general manufacturing plants. The second strategy takes advantage of the fact that productive sectors can be separated in nuclear fuel production facilities. Both strategies have generated different production scenarios that are assumed to be safe in relation to nuclear criticality. We collected data from a real plant that produces nuclear fuel for research reactors and applied the model to that data, aiming to test the proposed model by setting up a case study. Through the use of computer software, we applied the two strategies to this data by means of discrete events simulation and created several simulation models in order to cover all generated scenarios. Our tests indicated an increase of up to 207% in productive capacity without the need of acquiring new equipment, thus showing that the model has fully achieved its proposed objective. One of the main conclusions that we point out is the models effectiveness, which was validated by the factory data.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

COSTA, Bruno Dourado Fernandes da. "Caracterização ambiental e dimensionamento da capacidade de aproveitamento do Reservatório de Sobradinho para a instalação de tanques-rede." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2004. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6247.

Full text
Abstract:
Submitted by (edna.saturno@ufrpe.br) on 2017-02-08T16:22:34Z No. of bitstreams: 1 Bruno Dourado Fernandes da Costa.pdf: 1676510 bytes, checksum: 3a37e329d3a78d2b6f3ab05e21f30012 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-08T16:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruno Dourado Fernandes da Costa.pdf: 1676510 bytes, checksum: 3a37e329d3a78d2b6f3ab05e21f30012 (MD5) Previous issue date: 2004-02-13
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Aquaculture is the activity of animal husbandry in aquatic environments, and fish farming deals specifically with finfish culture. One of the fish culture modalities is the cage or pond-net farming using high stocking densities. It is an intensive system with high productivity under small areas and short period of cultivation. Pond-net farming may be explored in reservoirs, dams and lakes, but in Brazil, it is mostly practiced in reservoirs. Its production depends on environmental physical and biological characteristics, such as dimension, depth, current speed and trophic state. This type of culture results in an array of wastes, which stimulate aquatic primary production leading to eutrophication. In aquatic ecosystems, phosphorous (P) is the limiting nutrient, as it is usually the least available element for the metabolic demand of primary producers - algae and higher plants. It is also considered as the most responsible one for eutrophication events in freshwater aquatic systems. Water quality deterioration may stress stocks and cause their mortality, stimulate pathogen development, thus affecting profitability and, concomitantly, production system viability. Site selection is extremely important to pond-net installation and carrying capacity evaluation for fish production, that is, the highestsustainable production in the aquatic environment. In the present work, a methodology for estimating the capacity of P assimilation by reservoir water is presented, according to the limits established by CONAMA, to estimate the capacity of fish production in pond-nets in the Sobradinho reservoir. The results are also compared to other reservoirs in the São Francisco river basin. The data obtained estimate a total capacity between 9,650 and 25,740 ton/year, on a surface area of 127.1 km2 of reservoir meanders suitable as fishing areas, which equals approximately 6.1% of the reservoir total surface area. This estimate is compared to that based on the Dillon and Rigler model, together with the evaluation of criteria used for the zonation of the activity in the reservoir, taking into account the other uses and impacts on the aquatic medium.
Aqüicultura é o segmento da produção animal em ambientes aquáticos, sendo a piscicultura o ramo que trata especificamente do cultivo de peixes. Uma de suas modalidades é o cultivo de peixes em sistemas de tanques-rede ou gaiolas, em alta densidade de estocagem. Trata-se de uma criação intensiva de alta produtividade em pouca área e curto espaço de tempo. O cultivo em tanques-rede ou gaiolas pode ser realizado em reservatórios, açudes e lagos, sendo que, no Brasil, a atividade tem-se desenvolvido com maior intensidade em reservatórios. A sua produção depende de características físicas e biológicas desses meios (dimensão, profundidade, correntes e estado trófico). Esta modalidade de cultivo resulta na produção de dejetos diversos, os quais podem estimular a produtividade primária aquática, através do processo de eutrofização. Nos ecossistemas aquáticos, o fósforo (P) é o nutriente limitante, uma vez que representa o elemento mais raro para a demanda metabólica dos produtores primários: algas e vegetais superiores, sendo apontado como principal responsável pela eutrofização artificial dos ambientes aquáticos. A deterioração da qualidade da água pode estressar ou causar mortalidade dos estoques, podendo encorajar odesenvolvimento de organismos patogênicos, deste modo afetando a lucratividade e, até mesmo, a viabilidade do sistema de produção. É de fundamental importância à seleção de áreas para a implantação do cultivo em tanques-rede e a estimativa da capacidade de suporte do meio para a atividade de piscicultura, ou seja, o nível máximo de produção suportável pelo ambiente aquático. No presente trabalho, é apresentada uma metodologia baseada na estimativa da capacidade de assimilação de fósforo pela água, dentro dos limites estabelecidos pelo CONAMA, para estimar a capacidade de produção de peixes em tanques-rede, aplicada ao reservatório de Sobradinho, cujos resultados são analisados comparativamente com outros reservatórios da bacia do rio São Francisco. Os dados obtidos estimam uma capacidade bruta entre 9.650 e 25.740 toneladas/ano, numa superfície de 127,1 km2 de áreas de reentrâncias adequadas ao cultivo, correspondente a 6,1% da área total média do reservatório. Esta estimativa é comparada com aquela proposta por Dillon & Rigler (1974), conjuntamente com uma avaliação de critérios para o zoneamento da atividade no reservatório, considerando outras atividades e impactos sobre o meio aquático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

NEGRO, MIGUEL L. M. "Desenvolvimento de um modelo para dimensionamento da capacidade produtiva de fábricas de combustível nuclear para reatores de pesquisa." reponame:Repositório Institucional do IPEN, 2017. http://repositorio.ipen.br:8080/xmlui/handle/123456789/28038.

Full text
Abstract:
Submitted by Pedro Silva Filho (pfsilva@ipen.br) on 2017-11-22T17:00:26Z No. of bitstreams: 0
Made available in DSpace on 2017-11-22T17:00:26Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
A demanda por combustível nuclear para reatores de pesquisa está aumentando em nível mundial, enquanto várias de suas fábricas têm pequeno volume de produção. Este trabalho estabeleceu um modelo conceitual com duas estratégias para o aumento da capacidade produtiva dessas fábricas. Foram abordadas as fábricas que produzem elementos combustíveis tipo placa carregados com LEU U3Si2-Al, tipicamente usados em reatores nucleares de pesquisa. A primeira estratégia baseia-se na literatura da área de administração da produção e é uma prática frequente nas fábricas em geral. A segunda estratégia aproveita a possibilidade de desmembrar setores produtivos, comum em instalações de produção de combustível nuclear. Ambas as estratégias geraram diferentes cenários de produção, os quais devem ser seguros em relação à criticalidade. Foram coletados dados de uma fábrica real de combustível nuclear para reatores de pesquisa. As duas estratégias foram aplicadas a esses dados com a finalidade de testar o modelo proposto, o que configurou um estudo de caso. A aplicação das estratégias aos dados coletados deu-se por meio de simulação de eventos discretos em computador. Foram criados diversos modelos de simulação para abranger todos os cenários gerados, de forma que o teste indicou um aumento da capacidade produtiva de até 207% sem necessidade de aquisição de novos equipamentos. Os resultados comprovam que o modelo atingiu plenamente o objetivo proposto. Como principal conclusão pode-se apontar a eficácia do modelo proposto, fato que foi validado pelos dados da fábrica.
Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear)
IPEN/T
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
CNPq:310274/2012-5
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gruginskie, Lúcia Adriana dos Santos. "Proposta de método para configuração e análise da capacidade de centrais de atendimento presenciais: uma abordagem via design research." Universidade do Vale do Rio do Sinos, 2008. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2331.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-05T17:04:32Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 4
Nenhuma
Esta dissertação apresenta uma proposta de um método para configuração e análise de Centrais de Atendimento ao usuário. O método é proposto visando atender às expectativas do usuário em relação à qualidade do serviço desejado, do ambiente do atendimento, do tempo desejado de espera, ao mesmo tempo que tenta obter, por meio de simulação computacional, resultados para indicadores de desempenho em relação ao tempo de espera, da ocupação do sistema, entre outros. O método utilizado é baseado em design research, estruturado em cinco fases: conhecimento do problema, tentativa de design, desenvolvimento do artefato, avaliação e conclusão. O método sugerido também consiste em cinco estágios: pesquisa para conhecer as expectativas dos usuários, desenho dos mapas de serviços a serem oferecidos, proposta de indicadores de desempenho, simulação dos cenários e proposta de configuração de central de atendimento. A tentativa, desenvolvimento e avaliação, isto é, a aplicação do método, foram realizados no Tribunal Regional F
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Denise Fornazari de 1964. "Avaliação sistematizada da demanda e capacidade instalada para atendimento em oftalmologia e da regulação de fluxo de pacientes na região de Campinas." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/308535.

Full text
Abstract:
Orientador: Carlos Eduardo Leite Arieta
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Made available in DSpace on 2018-08-23T06:27:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oliveira_DeniseFornazaride_D.pdf: 3119870 bytes, checksum: 95b8a08b4d2cee7e0526e3af36a701ab (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: Realizou-se estudo transversal com o objetivo de avaliar e caracterizar o modelo de atenção em saúde ocular em municípios da região de Campinas de acordo com a organização do Sistema Único de Saúde, e oferecer subsídios para a configuração da rede temática regionalizada de atenção à saúde em oftalmologia. Foram incluídos 62 municípios, que compõem a Rede Regionalizada de Atenção à Saúde (RRAS) 15 e RRAS 16 do Estado de São Paulo, para as quais o Hospital de Clínicas da Unicamp é referência de alta complexidade. Foram avaliados os serviços públicos de saúde municipais, estaduais e parcerias presentes na região. Não foram avaliados os serviços de saúde do sistema privado. Foram consultados os funcionários das Centrais de Regulação das Secretarias de Saúde dos municípios. O instrumento utilizado foi questionário semiestruturado, desenvolvido em estudo exploratório, aplicado por entrevista. Foram avaliadas estratégias de atendimento, com variáveis que permitiram caracterizar a assistência oftalmológica quanto ao modelo de atenção adotado, serviços ambulatoriais especializados, fluxo local e regional de pacientes, capacidade resolutiva das unidades, perfil das equipes, instalações físicas, programa de assistência farmacêutica, participação em consórcios e convênios com a assistência suplementar. A região estudada tem uma população de 4.805.691de habitantes. Há serviços de atendimento em oftalmologia em 77,4% dos municípios. Na região estão instalados 5 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), 2 hospitais filantrópicos, um hospital estadual e 2 hospitais universitários, com atendimento referenciado. Estão presentes 3 consórcios regionais de saúde. O acesso da população ocorre principalmente pela atenção básica (95,2% dos municípios), encaminhada pelo médico clínico (74,2%). O tempo de espera da consulta de oftalmologia está entre 30 e 60 dias. Há lista de espera para consultas em 58,0% dos municípios, de 27.159 pacientes. O volume de consultas mensais disponibilizadas pelo sistema público é de aproximadamente 21.512. São 115 oftalmologistas atuando na rede pública, 87 na RRAS 15 e 28 na RRAS 16, em 57 consultórios com equipamento básico. Os pacientes de maior complexidade são encaminhados aos serviços de referência. Não há atendimento de urgência em oftalmologia em 77,4% dos municípios, e 82,3% dos municípios não têm centro cirúrgico para procedimentos de oftalmologia. Existem filas de espera para cirurgia de catarata em 80,6% dos municípios. São 5.796 pacientes na RRAS 15 e 796 na RRAS 16. Em 13 municípios com filas (26,0%), não há dados sobre números de pacientes nas filas. A maior parte da fila (81,8%) concentra-se em 8 municípios (12,9%). Não existem dados organizados de filas para atendimento em doenças da retina. O programa de assistência farmacêutica, com os medicamentos do glaucoma, está em 79,0% dos municípios, e o transporte sanitário em 100,0%. Os municípios apresentam sistema de referência e contrarreferência de pacientes (53,2%) e a maioria (82,3%) não tem protocolos clínicos de atendimento de oftalmologia. As principais dificuldades encontradas na organização do atendimento são relacionadas ao encaminhamento de pacientes com problemas de maior complexidade (referência, cirurgias e procedimentos de retina). Tal fato corrobora a necessidade da organização do fluxo de pacientes, para que os recursos disponíveis sejam mais bem aproveitados e os investimentos sejam realizados de forma a atender as necessidades detectadas
Abstract: A cross-sectional study was conducted to evaluate and characterize the model of eye care within the Brazilian Health System (SUS) in the region of Campinas and also provide support for configuration of the regionalized health care network in ophthalmology. The study included 62 municipalities from the State of São Paulo, which comprises the Regionalized Health Care Network (RRAS) 15 and RRAS 16. The Clinical Hospital of Unicamp is the reference for high complexity in this region. Only public health services and their partners were evaluated. To perform the study, professionals from de Regulatory Section of the Health Division of the municipalities were interviewed. The instrument was a semi-structured questionnaire, developed in the exploratory study and applied by direct interview. We evaluated service strategies with variables that allow for characterization of the eye care regarding the model of care adopted, specialized ambulatory services, local and regional flow of patients, service power of resolution, professional profile, pharmaceutical assistance programs, participation in consortia and partnerships with other health institutions. The study area has a population of 4.805.691 inhabitants. There are services in ophthalmology in 77.4% of the municipalities. There are 5 AMEs in the region, two philanthropic hospitals, a state hospital and two university hospitals with referenced assistance. There are presently three regional health consortia in the region. The entrance of patients into the system for eye care occurs mainly by primary care services (95.2% of municipalities) and clinician referral (74.2%). Waiting time for ophthalmology consultation is between 30 and 60 days. There is a waiting list for appointments in 58.0% of the municipalities totaling 27,159 patients. The total number of consultations available is approximately 21,512 a month. There are 115 ophthalmologists acting in the public service: 87 in RRAS 15 and 28 in RRAS 16. There are 57 offices with basic ophthalmologic equipment. Patients of greater complexity are referred to appropriate services. There is no emergency assistance in ophthalmology, and 82.3% of the municipalities do not have operating room facilities for ophthalmology. There are waiting lists for cataract surgery in 80.6% of the municipalities (5,796 patients in RRAS 15 and 796 in RRAS 16). In 13 municipalities with waiting lists (26.0%), there are no data regarding the number of patients. The majority of queues (81.8%) are concentrated in 8 cities (12.9%) and there are no data regarding queues for diseases of the retina. The pharmaceutical assistance program for glaucoma medications is present in 79.0% of the municipalities, and medical transportation in 100.0%. There is a system for reference and counter reference of patients in 53.2% of the municipalities and the majority (82.3%) does not have clinical protocols for ophthalmology. The main difficulties found in the organization of care are related to flow of patients with more complex problems (referral, surgeries and procedures of retina). This study corroborates the necessity of organizing flow patient so that the available resources are better placed and investments can be made in order to attend the identified needs
Doutorado
Oftalmologia
Doutora em Ciências Médicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bittencourt, Sergio Fernandes. "Sistemática para apoiar o dimensionamento econômico da capacidade de produção de empresas com demanda sazonal : o caso de uma empresa fabricante de máquinas agrícolas." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/21423.

Full text
Abstract:
O dimensionamento da capacidade de produção é um processo de vital importância para o sucesso das empresas, ainda mais quando se está inserido em um mercado de alta sazonalidade. Entretanto, este processo na maioria das vezes não é amplamente discutido internamente nas organizações. Freqüentemente, quando se necessita alterar a capacidade de produção das organizações devido a alterações nas previsões de demanda, atua-se apenas no dimensionamento dos recursos de forma direta ou, em casos extremos de aumento da demanda e indisponibilidade de investimentos, chega-se a efetuar o corte das vendas. Ao contrário disto, a tomada de decisão para o dimensionamento da capacidade de produção deve ser considerada como um processo gerenciável de forma sistêmica, confiável e robusta, influenciada pelo uso de ferramentas importantes como definições de cenários, análises quantitativa e qualitativa. Esta dissertação apresenta uma sistemática para apoiar o dimensionamento econômico da capacidade de produção de empresas com demanda sazonal. A sistemática prevê a discussão do dimensionamento da capacidade de produção considerando quatro grandes fases: identificação e exploração, análises e proposições de alternativas, ação e implementação de um melhor cenário escolhido e, finalmente, avaliações e observações do cenário implementado. Para cada uma das fases alguns passos e etapas foram definidos e, posteriormente, validados através da aplicação desta sistemática no dimensionamento da capacidade de produção da área de usinagem de uma empresa fabricante de máquinas agrícolas. A aplicação desta sistemática trouxe como resultado para a área de usinagem a implementação de um processo robusto e que auxilia na tomada de decisão quando se está inserido em um cenário onde ocorre a previsão de aumento da demanda. A sistemática trouxe benefícios de organização das informações e de se fazer a tomada de decisão para a escolha de um cenário com base nas análises de economicidade dos cenários estudados, porém mostrou-se bastante sensível à acuracidade das previsões de demanda, o que aponta, em futuras aplicações, para uma necessária flexibilização dessa variável pela realização de análise de sensibilidade.
The production capacity sizing is a key process for companies’ success, even more if the organization is involved in a high seasonal environment. However, this process is often not fully discussed by the organizations for decision-making. When it is needed to review the production capacity sizing due to demand predictions, most companies act directly upon the quantity of equipment and redesign the process or, in cases the demand is higher than the production capacity and the company is unprepared to invest to increase capacity the decision is to cut sales. Instead of this, companies should consider production capacity sizing as a manageable, in a systemic way, reliable and robust process. The decision-making for this process should be influenced by scenarios definitions, economic and qualitative analysis. This work presents a method to help the economic sizing of production capacity for companies that are involved in seasonal environment. This method includes a discussion about capacity sizing considering four important phases: identification and exploration, analysis and proposals of alternatives, actions and implementation of the best scenario chosen and, finally evaluation and observations from the implemented scenario. In each phase, steps and activities are defined and illustrated through an application at a machining department of an agricultural machinery maker company. The application of this method at the machining area of the company resulted in a robust and reliable process implemented to help in decisionmaking when it is needed to review the production capacity based on demand predictions. The method brought benefits to organize the information and practice decision-making to choose the best scenario based on economic analysis, however the method proved to be very sensitive to the accuracy of demand predictions, which points, in future applications, to a necessary flexibility of this variable by conducting sensitivity analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tavares, Vera Lúcia. "A busca da excelência no atendimento em uma ILPI sob a perspectiva do sujeito residente." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12539.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T18:47:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vera Lucia Tavares.pdf: 107214831 bytes, checksum: f1016e97b07cb2aa1f4547b4f8e15e3a (MD5) Previous issue date: 2008-04-07
Aging is a world phenomenon that comprises biological, psychological, and social changes, which many times lead the elder to a total or partial dependence of a caretaker, who are usually the spouses, sons, daughters, daughters-in-law, sonsin- law, nephews, nieces, or grandchildren. Most of these caretakers do not have a healthcare professional background, but are moved by their good will and availability. However, it is noticed that, more and more, these relatives have professional activities out of the house and the Long-Term Stay Institutions (LTSI) many times consist in the only choice for these subjects and their families. The purpose of this study is to identify the will of the residents regarding the LTSI, and what they expect of the place where they live, through a qualitative research. Semi-structured interviews were used as a data collection technique, upon the use of an open-question questionnaire. Reflections regarding the social representations of the residents of this LTSI, which identify their wishes related to the place where they live and what they expect of it, are presented. These reflections also identify the inter-relations among residents and how they relate to the institution managers, contributing for the resident to preserve his/her functional ability and autonomy. There are also suggestions for the elaboration of action plans for the continuous healthcare improvements to these residents, turning the LTSI into a pleasant community, which provides them with quality of life and preserves their identities
O envelhecimento é um fenômeno mundial que pressupõe alterações biológicas, psicológicas e sociais, que muitas vezes leva o idoso a uma dependência total ou parcial de um cuidador que geralmente são os cônjuges, filhos, noras, genros, sobrinhos ou netos. Esses cuidadores em sua maioria não dispõem de uma formação profissional de saúde, mas são movidos por sua boa vontade e pela disponibilidade. Porém, percebe-se que cada vez mais, esses familiares exercem atividades profissionais fora do lar e as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) constituem-se muitas vezes, na única opção para esses indivíduos e suas famílias. O objetivo deste estudo é identificar os desejos dos moradores com relação a ILPI, e o que eles esperam do lugar onde moram, através de uma pesquisa qualitativa. Foi utilizada como técnica de coleta de dados, entrevistas semi estruturadas, mediante a utilização de um questionário com questões abertas. Apresento reflexões que se referem às representações sociais dos moradores que vivem nesta ILPI, identificando seus desejos com relação ao local onde residem e o que esperam deste local. Identificando ainda as relações dos moradores entre si e como se relacionam com os dirigentes da instituição, contribuindo para que o idoso morador preserve sua capacidade funcional e autonomia e também através de sugestões para a elaboração de planos de ação para melhorias contínuas de assistência a esses moradores, tornando a ILPI uma comunidade aprazível, proporcionado-lhes qualidade de vida e preservando sua identidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freitas, Aline de Souza. "Comparação da capacidade funcional e qualidade de vida em pessoas com acidente vascular encefálico submetidas ou não ao atendimento de fisioterapia em diferentes abordagens de tratamento." Universidade Estadual de Londrina, Universidade Norte do Paraná. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2015. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200888.

Full text
Abstract:
As doenças cardiovasculares, incluindo o acidente vascular encefálico (AVE), estão relacionadas entre as principais doenças crônicas não-transmissíveis, que são responsáveis por mais de 70% da mortalidade no Brasil. O AVE pode provocar limitações físicas e emocionais, sendo considerado grandemente incapacitante, comprometendo a qualidade de vida das pessoas. O objetivo do estudo foi comparar a capacidade funcional e a qualidade de vida em pessoas acometidas por AVE submetidas ou não ao atendimento de fisioterapia, bem como comparar as abordagens de tratamento. O estudo possui delineamento transversal, com abordagem exploratória e quantitativa. Os participantes foram recrutados a partir do diagnóstico clínico de AVE, originados em Unidades Básicas de Saúde de Londrina, clínicas escolas e particulares, ou ainda, que recebiam atendimento domiciliar. Os participantes foram agrupados de acordo com a realização de fisioterapia após o AVE e o tipo de abordagem recebida. Desta forma, identificou-se 26 participantes do grupo sem tratamento (ST), 124 do grupo com tratamento generalista (TG) e 21 que realizaram tratamento especializado(TE) em fisioterapia neurofuncional.A capacidade funcional foi avaliada por meio do Índice de Barthel Modificado (IBM) e Medida de Independência Funcional (MIF), ambos considerados de abordagem genérica; para avaliação da qualidade de vida foram utilizados instrumentos específicos, a Escala de Qualidade de Vida para AVE (EQVE-AVE) e a “Escala de Impacto do AVC” 3.0. A análise entre os grupos apontou que os participantes que não realizaram tratamento de fisioterapia obtiveram melhor desempenho em relação à funcionalidade e qualidade de vida, porém, os grupos que receberam tratamento de fisioterapia apresentaram maior tempo decorrido desde o último episódio de AVE. Ao comparar ST e TG, a pontuação resultante de cada instrumento de avaliação indicou melhor condição funcional e de qualidade de vida para o grupo ST (P<0,05). Entre os grupos ST e TE foram encontrados resultados homogêneos para a evolução da capacidade funcional e qualidade de vida dos pacientes atendidos por fisioterapeutas especialistas. Ainda, os participantes do grupo TE demonstraram maior percentual de recuperação após o AVE, avaliado pelo domínio impacto de recuperação da Escala de Impacto do AVE 3.0, quando comparado ao grupo TG. Concluímos que os participantes sem tratamento de fisioterapia atingiram melhores índices relacionados a capacidade funcional e qualidade de vida, porém os submetidos ao tratamento especializado em fisioterapia neurofuncional apresentaram melhor indicativo de recuperação funcional após o AVE e a ampliação do tempo decorrido desde o último evento vascular comparado ao grupo tratamento generalista.
Cardiovascular disease, including stroke, are related to the main non-communicable chronic diseases, which account for over 70% of mortality in Brazil. The stroke can cause physical and emotional limitations, and is considered highly disabling, affecting the quality of life. The objective of the study was to compare the functional capacity and quality of life in people suffering from stroke submitted or not to physical therapy and compare treatment approaches. The study has cross-sectional design, with exploratory and quantitative approach. Participants were recruited from the clinical diagnosis of stroke, originated in Basic Health Units in Londrina, schools and private clinics, or who received home care. Participants were grouped according to physical therapy after stroke and the type of incoming approach. Thus, we identified 26 members of the group without treatment (WT) 124 with general treatment group (GT) and 21 who underwent specialized treatment (ST) in neurofunctional physiotherapy. Functional status was assessed using the Modified Barthel Index (IBM) and the Functional Independence Measure (FIM), both considered generic approach; to assess quality of life specific instruments were used, the Stroke Specific Quality of Life Scale (SS-QOL) and the Stroke Impact Scale (SIS) 3.0. The analysis between the groups showed that participants who did not undergo physiotherapy treatment had better results with respect to functionality and quality of life, however, the groups that received physical therapy showed greater time elapsed since the last episode of stroke. To compare WT and GT, the resulting score for each assessment tool showed better functional status and quality of life for the WT group (P <0.05). Between WT and ST groups were homogeneous results found for the evolution of functional capacity and quality of life of patients attending specialist physiotherapists. Moreover, the participants of the WT group had the highest percentage of recovery after stroke, evaluated by recovery Stroke Impact Scale (SIS) 3.0, compared to the GT group. We conclude that participants without physiotherapy treatment reached higher scores related to functional capacity and quality of life, but those submitted to specialized treatment for neurofunctional physiotherapy had better indicative of functional recovery after stroke and the expansion of the time since the last event vascular compared to group general treatment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Muract, Adrian Esteban. "Scheduling do transporte de petróleo das plataformas marítimas e de atendimento a centros consumidores." Universidade Federal de Alagoas, 2008. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/813.

Full text
Abstract:
Now a day, petroleum companies are looking for a way to calculate the best economic and time consuming alternative to move a group of ships between platforms, refineries and consuming centers. In the following research is introduced a solution to this problem through a system which optimize the main variables involved. Variables such as scheduling and road have been taken into account. The variable scheduling defines the road that each ship must follow. Meanwhile, the optimization of the route is based on traveling time between each points, uploaded and downloaded time, storing capacity at each point, etc. The following system has been tested in two real cases showing a good performance.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Hoje em dia, as empresas petroleiras enfrentam o desafio de conhecer qual é a melhor forma de movimentar uma frota de navios cargueiros sem que isso signifique um aumento de custo, entre outras. Neste trabalho será apresentada uma solução para este, mediante o desenvolvimento de um sistema que permita calcular as rotas para transporte de petróleo bruto de plataformas marítimas a refinarias, bem como transporte dos derivados do petróleo de refinarias a centros consumidores. Para a solução do sistema, foi realizado um scheduling no qual determina-se a rota que cada navio deve realizar para que o petróleo sea entregue, buscando a rota que conduza ao melhor caminho, sendo considerado o tempo de deslocamento, carga e descarga do produto, além do limite de armazenamento de produto em cada plataforma, entre outros parâmetros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO"

1

Gestão da Produção em Foco – Volume 35. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Gustavo Henrique Silva de. Administração e empreendedorismo: temas emergentes e aplicações contemporânea. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aet474.1121-0.

Full text
Abstract:
Nos dias atuais, a administração (de empresas ou pública) tem assimilado conceitos e características de natureza empreendedora, que levam a mudanças de paradigmas dentro da própria área do conhecimento. Nesse limiar, a administração e o empreendedorismo se tornaram indissociáveis não apenas a nível acadêmico, mas na prática gerencial cotidiana. Com efeito, esse cenário chama a atenção dos pesquisadores e, cada vez mais, estudos são desenvolvidos com o foco em novas aplicações do conhecimento gerencial. É pensando nessa indissociabilidade, que este livro surge. Organizado em duas partes, o livro traz 15 capítulos que abordam temas extremamente atuais e emergentes que partem, ora de uma compreensão macro, ora de uma compreensão micro dos fenômenos que impactam diretamente as organizações, passando por temas, como: perfil empreendedor, liderança, pandemia, gestão estratégica, gestão de serviços, gestão de pessoas, gestão pública. A esse respeito, as implicações da pandemia da COVID-19 para as organizações e o mercado também ganham espaço contundente nesta obra, frente a uma série de rápidas mudanças que tornaram a gestão significativamente desafiadora neste ambiente complexo e instável. A obra foi concebida para ser utilizada, principalmente, por estudantes, professores, pesquisadores das subáreas ligadas às Ciências Sociais Aplicadas, mais enfaticamente a Administração. Apesar disso, empresários e gestores perceberão que podem se beneficiar de modo contundente desta obra, uma vez que são trazidas temáticas das mais diferentes ordens e cujo dimensionamento está na aplicabilidade prática da gestão empreendedora. Na primeira parte, “Discussões em Empreendedorismo”, abordam-se questões relacionadas conceitualmente e empiricamente ao empreendedorismo e à inovação, compreendendo o contexto empresarial e mercadológico em 7 capítulos. O Capítulo 1, “Barreiras e Facilitadores ao Empreendedorismo: Aspectos Teóricos e Instrumentação”, apresenta uma medida psicométrica inédita que mapeia a capacidade de desenvolvimento empreendedor individual a partir da identificação das principais barreiras (inibidores) e facilitadores (incentivadores). A ferramenta demonstra aplicabilidade para a realização de novas pesquisas e também fornece um mapeamento fidedigno do perfil empreendedor, considerando variáveis comportamentais e contextuais. O Capítulo 2, “Aversión Al Riesgo de Fracasar al Emprender un Negocio en México: Un Acercamiento con algunos Factores Educativos” (em tradução livre, Aversão ao Risco de Fracassar ao abrir um Negócio no México: Uma abordagem com alguns Fatores Educacionais), traz um estudo desenvolvido no México que relaciona a baixa escolaridade, a falta de acesso à educação e, consequentemente, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho como condicionantes para a intenção de empreender. Trazendo dados demográficos e socioeconômicos, o estudo contribui com uma discussão extremamente pertinente para a compreensão do empreendedorismo por necessidade e seu impacto direto no desenvolvimento produtivo local – um cenário muito semelhante ao contexto brasileiro. O Capítulo 3, “A Importância da Gestão em Tempos de Crises: Uma Reflexão sobre a Pandemia da Covid-19”, trata de uma temática emergente e, por meio de uma interessante revisão de literatura, destaca práticas e ações a nível gerencial que impactam diretamente a vida nas organizações no momento pandêmico. Nos Capítulos 4 e 5, “Financiamento para Inovação: Pontos Positivos e Negativos do Crowdfunding” e “Financiamento da Inovação por Meio do Crowdfunding: Fatores de Sucesso”, descrevem os principais pontos (positivos e negativos) da prática de financiamentos coletivos ou crowdfunding, por meio de uma análise focada na inovação tecnológica. Os capítulos trazem contribuições principalmente para micro e pequenas empresas que atuam com inovação e necessitam superar dificuldades de acesso a recursos financeiros. No Capítulo 6, “Empresas Familiares: Gestão e Características Empreendedoras em Tempos de Pandemia da COVID-19”, tem-se um levantamento com gestores de empresas familiares, em que são discutidas as relações gerenciais e sociais com implicação direta no cotidiano organizacional, com um enfoque direto neste tipo de organização. Além disso, é um estudo extremamente atual, pois traz uma contextualização sobre os desafios e impactos da Pandemia da COVID-19 no mundo empresarial. O Capítulo 7, “A Liderança Feminina nas Organizações de Trabalho: Desafios e Construções Sociais”, traz uma importante discussão sobre a igualdade de gênero e os desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho e no mundo empresarial. Por meio de uma pesquisa empírica, o capítulo aponta para uma profunda reflexão sobre o enfrentamento à desigualdade que envolve, de maneira coletiva, diversas áreas do conhecimento, instâncias e organizações sociais e educacionais. Fechando a primeira parte do Livro, o Capítulo 8, “Emergencia de Nuevos Modelos de Gestión Estrategica” (em tradução livre, Surgimento de Novos Modelos de Gestão Estratégica), embarca em uma análise teórica visando responder à seguinte questão: quais novas perspectivas e modelos de gestão estratégica estão surgindo para dar suporte ao desenvolvimento das empresas na atualidade? Dentro dessa perspectiva, tem-se um estudo que discute e reflete sobre o dinamismo e a complexidade dos ambientes social, econômico, tecnológico e natural, compreendendo a influência destes ambientes nas formas de gestão e de empreendedorismo. Na segunda parte, “Processos Gerenciais e Administrativas em Foco”, este livro aborda questões relacionadas às técnicas e ferramentas gerenciais e administrativas que se aplicam às organizações privadas e públicas, compreendendo variadas áreas do ambiente organizacional em 8 capítulos. No Capítulo 8, “Abordagem de Servicescape: Análise e Influência da Experiência do Consumidor em um Ambiente de Serviço”, analisa-se a influência da servicescape (ambiente físico onde acontece o serviço) na experiência do consumidor no processo de aquisição do serviço. Por meio de um estudo bibliométrico, o capítulo aprofunda sobre o servicescape e sobre o experienscape, levando em consideração também o que tem sido produzido academicamente na temática. O Capítulo 9, “A Importância do Treinamento como Estratégia de Potencialização do Desempenho dos Colaboradores nas Organizações”, faz uma breve análise sobre Treinamento, Desenvolvimento & Educação (TD&E), identificando os fatores que tornam esse processo tão relevante para as organizações, especialmente como estratégia de potencialização do desempenho dos colaboradores. Trazendo alguns conceitos gerais sobre a temática, o capítulo traça uma relação entre o processo de treinamento a nível de gestão de pessoas e o aumento da produtividade e a redução de custos. O Capítulo 11, “Cultura Organizacional: Uma Revisão Narrativa acerca das Tipologias e Influências na Gestão”, analisa os eventuais impactos que a cultura organizacional perfaz na gestão das organizações. Compreendendo as diversas tipologias culturais existentes, o capítulo oferece uma visão da gestão da cultura organizacional em prol da eficiência e do aumento da produtividade. No Capítulo 12, intitulado “Aplicação da Teoria das Filas em uma Hamburgueria: Um Estudo de Caso”, descreve uma pesquisa empírica realizada em um restaurante, do tipo hamburgueria, abordando-se a concepção do sistema de filas. O capítulo traz resultados interessantes para a compreensão dos fatores que envolve a gestão de filas dentro um ramo de negócio em extrema expansão no Brasil, que é o mercado de hambúrgueres e lanches. A partir deste momento, o livro se foca em estudos relacionados à gestão pública, trazendo 3 estudos que, individualmente, abordam a administração a nível municipal, estadual e federal. No Capítulo 13, “A Maturidade da Gestão do Conhecimento na SEAPI – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (RS)”, tem-se um estudo que analisa como a gestão do conhecimento está inserida no ambiente organizacional de uma secretaria de estado, fazendo um paralelo teórico-empírico com o nível de maturidade gerencial. Este capítulo contribui especialmente para o mapeamento da maturidade em gestão do conhecimento em organizações públicas, apresentando ferramentas e técnicas para este tipo de análise. No Capítulo 14, intitulado “Avaliação dos Processos Gerenciais da Prefeitura de Luis Gomes/RN à Luz do Modelo de Excelência em Gestão Pública”, abordam-se os processos administrativos e de prestação de serviços de uma prefeitura. Neste capítulo, é utilizado um modelo padrão de análise baseado em excelência, cuja principal contribuição está em propor pontos de correção nos processos gerenciais cotidianos e ações estratégicas a serem realizadas para a melhoria da prestação de serviços aos cidadãos. Dando continuidade aos estudos relacionados à gestão pública, tem-se, por fim, o Capítulo 15, “Pregão Eletrônico nas Aquisições Públicas Federais: Economia e Impactos a Luz da Normativa 03/2011”, que trata do impacto causado na economia creditada ao uso do Pregão Eletrônico, após a implementação da Instrução Normativa nº 3/2011 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Nesse sentido, o capítulo traz uma análise sobre a teoria dos leilões e a dinâmica do Pregão Eletrônico, à luz das demandas e necessidades da administração pública federal. Cabe ressaltar que este livro é fruto do esforço de cooperação desenvolvido por pesquisadores de diversas Instituições nacionais e estrangeiras, em que cada estudo apresentado perfaz uma particular contribuição para a área do conhecimento. E embora não se pretenda responder a todas as questões relacionadas à Administração e ao Empreendedorismo, esta obra traz algumas reflexões e discussões atuais que podem, de algum modo, contribuir positivamente com o avanço do conhecimento e incrementar a literatura na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO"

1

Almeida, Rafael Ferreira, and Hellen Dianne Pereira de Souza. "Simulação do processo de dimensionamento da capacidade operacional de carregamento em uma base de distribuição de combustíveis." In Gestão da Produção em Foco - Volume 41. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-213-2.cap.13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sousa, Marcia Pereira de, and Normandia de Farias Mesquita Medeiros. "A IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PARA PESSOAS SURDAS: ESPAÇO DE INTERAÇÃO E VISIBILIDADE DA CULTURA SURDA." In Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado 4, 75–84. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.71520190810.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Stadler, Adriano. "Empreendedorismo na atividade turística: possíveis convergências." In Turismo: estratégias, competitividade e comportamento humano, 88–99. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20213-4-p88-99.

Full text
Abstract:
O empreendedorismo é um fenômeno que se popularizou a partir dos anos 2000, seja por meio da literatura direcionada para a modernização da gestão das empresas, seja pela possibilidade de transformar profissionais liberais ou empregados em empreendedores de sucesso. A popularização do tema apresentou benefícios e malefícios. O lado positivo é a aplicação prática de conceitos teóricos já consagrados por economistas como o seminal Joseph Alois Schumpeter, já o negativo é a promessa de que qualquer pessoa pode adquirir as competências necessárias para o sucesso de um empreendimento, fato que nem sempre se concretiza. O presente ensaio teórico visa discutir, por meio de uma revisão histórica e conceitual sobre empreendedorismo, como seus conceitos são aplicáveis ao segmento do turismo. Os principais resultados ressaltam que o turismo, assim como qualquer outro setor da economia, segue os mesmos princípios de gestão empresarial, planejamento estratégico e capacitação de seus recursos humanos. Entretanto, as particularidades do turismo, como o atendimento ao turista em períodos de alta temporada, a aceitação quanto a diferentes segmentos de turismo e a capacidade absortiva das inovações e tendências do segmento, devem ser levados em consideração ao empreender no setor do turismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Figueira, Nayara Aparecida Alves, Thainara Leão Carvello, Tátila Pereira da Silva Santos, Cejane Oliveira Martins Prudente, and Maysa Ferreira Martins Ribeiro. "QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL: COMPARAÇÃO DO AUTORRELATO DOS ADOLESCENTES E DOS SEUS CUIDADORES." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 74–84. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.74-84.

Full text
Abstract:
Pessoas com paralisia cerebral apresentam desordens do tônus e do movimento, além de problemas associados, devido a um acometimento no sistema nervoso central, que comprometem a funcionalidade e geram limitações das atividades cotidianas afetando a sua qualidade de vida. Objetivo: comparar o autorrelato dos adolescentes com paralisia cerebral e o relato dos seus cuidadores quanto à qualidade de vida dos adolescentes, foco nos domínios social e escolar. Método: estudo transversal e descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da PUC-GO. Amostra composta por adolescentes com idade entre 10 a 19 anos e seus cuidadores que frequentam as instituições públicas de atendimento em reabilitação localizadas em Goiânia. Foram aplicados aos adolescentes e seus cuidadores os questionários sociodemográfico e o Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQL 4.0 módulo genérico). Resultados: participaram 27 adolescentes e 27 cuidadores. Dentre os adolescentes 51,7% eram do sexo feminino, 77,7% entre 14 e 19 anos. A maioria com tônus espástico. No PedsQL 4.0 o escore total no autorrelato do adolescente foi 54,3 e no relato do cuidador 47,8. O escore saúde física foi 53,1 no autorrelato do adolescente e 40,6 no relato do cuidador. O escore saúde psicossocial foi 53,3 no autorrelato do adolescente e 55,0 no relato do cuidador. Os maiores escores no autorrelato do adolescente foram atividade social e atividade escolar. No relato do cuidador os maiores escores foram aspecto emocional e atividade social. Não houve diferença significativa ao comparar escores do PedsQL 4.0 do autorrelato do adolescente com o relato do cuidador. Conclusão: os resultados relacionados à percepção do adolescente e do cuidador possibilitam direcionamento para estratégias de intervenções que contribuam para melhorar a qualidade de vida de adolescentes com paralisia cerebral. Aspectos relacionados à melhora da capacidade física, apoio emocional e suporte para desempenho de atividades funcionais que viabilizem o desempenho escolar e participação social devem ser aprimorados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO"

1

Magalhães, Marcelo dos Santos, Louise Ferreira Gomes, and Isabella Arlochi de Oliveira. "DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO UTILIZANDO SIMULAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS: UM ESTUDO DE CASO NA LOTÉRICA LOTO LÍDER." In XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/spolm2019-085.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

VALENTE, BIANCA CARINA, REBECA LEAL DE PAIVA, VINÍCIUS DE OLIVEIRA MONTEIRO, MATHEUS MARTINS VIEIRA, and MATHEUS PEDRIALI MUSSIO. "APLICAÇÃO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO EM UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO PARA AUMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO." In ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2019_tn_sto_290_1638_37659.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

de Almeida, Vinícius C., Gisele S. Cardoso, Fabiana A. Alves, Bruno S. Pimentel, Clarindo I. P. Pádua, and Wilson P. Pádua Filho. "Análise da Capacidade dos Processos de um Mercado Regional de Desenvolvimento de Software." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2007. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2007.15566.

Full text
Abstract:
No escopo do projeto de desenvolvimento do PrATIco (Processo para Aquisição de Produtos e Serviços de TI), o artigo apresenta uma metodologia para a determinação da capacidade de processos de empresas fornecedoras de software, utilizando o modelo CMMI. Este artigo também mostra a situação das empresas mineiras. Os resultados observados da aplicação dessa metodologia em Minas Gerais apontaram um baixo desempenho médio no atendimento às práticas específicas do nível 2 do CMMI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Batista, Agnaldo, Michele Nogueira, and Aldri Santos. "Disseminação Robusta de Dados Pessoais Sensíveis Baseada em Comunidade de Interesse e Confiança Social para Suportar Situações Emergenciais de Saúde." In Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbseg.2019.13972.

Full text
Abstract:
Os serviços de saúde em redes (e-health) lidam com dados pessoais sensíveis, que devem ser preservados na entrega e do acesso não autorizado. Os mecanismos de controle de disseminação atualmente se voltam principalmente aos ambientes de saúde estruturados, como hospitais, mas ainda não atendem adequadamente nos momentos entre o surgimento de uma emergência e o seu atendimento em ambientes urbanos dinâmicos, como ruas e avenidas. Aspectos sociais das pessoas e de suas relações contribuem para a entrega confiável desses dados. Este trabalho apresenta STEALTH, um sistema que emprega confiança social e comunidades de interesse (CoI) para controlar a disseminação dos dados sensíveis das pessoas em situações emergenciais em ambientes dinâmicos. Simulações no NS-3 demonstram sua capacidade de assegurar a disseminação de dados sensíveis às pessoas que possam contribuir para um atendimento eficiente. STEALTH obteve uma confiabilidade de até 80% no acesso aos dados disseminados, uma latência máxima de 95ms e uma disponibilidade de até 98,8% para atender situações emergenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

T. Cordeiro Ottoni, Lara, and Lucas S. Batista. "Proposta de uma abordagem multiobjetivo para o projeto de dimensionamento de redes de gás natural." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1191.

Full text
Abstract:
O gás natural vem sendo usado de modo crescente como fonte de energia e se apresenta como uma forte tendência para o futuro. Nesse contexto, levando-se em consideração o alto custo de instalação de gasodutos, o projeto dessas redes requer soluções de qualidade, relacionando não apenas indicadores financeiros mas também de confiabilidade e segurança quanto ao atendimento da demanda. Assume-se uma topologia de rede pré-definida, onde os diâmetros das tubulações definem as variáveis de projeto. Propõe-se algoritmos multiobjetivo baseados na metaheurística Multiobjetive Variable Neiborhood Search (MOVNS), os quais são contrastados com o NSGA-II. Além disso, propõe-se uma modelagem multiobjetivo para o problema e um gerador aleatório de instância definidas a partir dos dados da biblioteca TSPLIB. Os resultados obtidos indicaram diferentes características entre as fronteiras Pareto estimadas pelos algoritmos comparados. Em especial um algoritmo se destacou obtendo, na maioria das vezes, valores de hipervolume maiores que os outros algoritmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cateb, Gabriel F., Samuel Amaral, Samuel C. L. Gonçalves, Isaias J. R. Oliveira, Raquel O. Prates, Bruno A. Chagas, Milena S. Marcolino, and Zilma S. N. Reis. "Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em COVID-19." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2021.16108.

Full text
Abstract:
A pandemia do novo coronavírus tem sobrecarregado os sistemas de saúde ao limite da capacidade de atendimento. Nosso objetivo foi avaliar a eficácia de um chatbot desenvolvido para triagem de pacientes, antes de teleconsulta, para identificar sintomas de COVID-19. Sintomas informados no diálogo foram comparados com os relatados aos médicos, em um serviço de urgência. Em 96 pacientes, dispneia foi o sintoma mais frequente (16,6%) e o único que mostrou concordância moderada com a história registrada em prontuário eletrônico (Kappa=0,605). Concluindo, a tecnologia mostrou-se útil para detectar um dos sintomas graves da COVID-19, mas não foi possível evidenciar sua eficácia em relação aos sintomas menores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fischer, Gabriel, Cristiano Costa, and Rodrigo Righi. "Usando IoT e Conceitos de Elasticidade em Cloud para Análise de Recursos Humanos em Hospitais Inteligentes." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11516.

Full text
Abstract:
A alocação de profissionais de saúde em ambientes hospitalares muitas vezes não é capaz de se adaptar à demanda de pacientes. Há situações onde existem salas com pouco uso e profissionais ociosos, e salas com muito uso e menos profissionais do que o necessário. Neste contexto, nós propomos uma solução baseada no conceito de elasticidade em Cloud Computing, onde é possível adicionar, migrar ou remover recursos de acordo com as necessidades do serviço. Dessa forma, nos introduzimos o modelo Helastic, baseado em Internet das Coisas, capaz de monitorar o uso das salas pelos pacientes de um hospital e adaptar a capacidade de atendimento dessas salas. Usando uma abordagem preditiva, o Helastic e capaz de antecipar quando uma sala vai ter demanda acima da capacidade e propõe ações para movimentação dos recursos humanos para melhor atender a demanda. Utilizando dados de uma policlínica brasileira, constatou-se a diminuição do tempo de espera em até 96.73%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

de Souza, Júlia Raquel Nunes, Ana Luiza Verissimo Jacob, Marco Antônio Rodrigues de Morais, and Carlos Augusto Faria. "Noctúria: etiologia e impacto sobre a qualidade de vida em mulheres atendidas em unidade terciária do sistema de saúde." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130230.

Full text
Abstract:
Introdução: À medida que aumenta a faixa etária, aumenta também a proporção de mulheres na população, nas quais os sintomas relacionados à disfunção do trato urinário baixo (STUB), como a noctúria, são mais frequentes. A noctúria é definida como o despertar uma ou mais vezes durante o sono para urinar, e tem inúmeras causas, como redução da capacidade vesical, poliúria noturna, hiperatividade do detrusor, diabetes, hipertensão, Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), doença renal crônica, doença cardíaca não compensada e uso de medicações (principalmente os diuréticos). Objetivo: O presente estudo teve como objetivos descrever a etiologia da noctúria e seu impacto sobre a qualidade de vida (QV) entre pacientes com STUB encaminhadas para atendimento especializado. Metodologia: Trata-se de estudo transversal realizado em uma amostra de pacientes encaminhadas ao Ambulatório de Uroginecologia do Hospital Universitário Antônio Pedro com STUB e noctúria e em pacientes do mesmo ambulatório sem queixa de noctúria. As pacientes incluídas no estudo foram submetidas à anamnese completa e ao exame físico, e responderam aos questionários STOP-BANG, para avaliar o risco de apneia do sono, e WHOQOL-bref, para avaliação da QV geral. As pacientes com noctúria responderam também ao questionário KHQ para avaliação do impacto dos sintomas urinários sobre a QV. Além disso, de acordo com as hipóteses diagnósticas, foram solicitados exames complementares para identificação da etiologia da noctúria. Resultados e Conclusão: Cinquenta e nove mulheres foram incluídas no estudo, sendo 42 do grupo noctúria e 17 do grupo controle. Não houve diferença entre os grupos para as variáveis idade, escolaridade, consumo de álcool, consumo de cafeína, risco de apneia do sono e índice de massa corpórea (IMC). As pacientes do grupo noctúria apresentavam maior número de comorbidades, maior frequência de hipertensão, diabetes, prolapso genital e incontinência urinária (p<0,01). Em relação à avaliação da QV, entre as 41 pacientes que responderam ao WHOQOL-bref, o grupo noctúria apresentou piores escores apenas no domínio social (p<0,01). De acordo com o KHQ, os domínios de QV mais afetados em mulheres com noctúria foram impacto da incontinência, limitações físicas e relações pessoais. As análises mostram que o sintoma de noctúria esteve associado à presença de comorbidades clínicas e às disfunções do assoalho pélvico no grupo de pacientes atendidas em uma unidade terciária do Sistema Único de Saúde (SUS), evidenciando a importância da avaliação multidisciplinar dessas mulheres. Os questionários de QV mostram maior impacto em determinados domínios, como social, limitações físicas e relações pessoais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, André Luiz dos. "CÉLULAS ESTAMINAIS PLURIPOTENTES INDUZIDAS PARA TRANSPLANTES DE RETINA." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1437.

Full text
Abstract:
Introdução: Células estaminais pluripotentes induzidas (iPSC) são capazes de gerar células novas, tal como as células estaminais embrionárias que têm origem no embrião humano e são capazes de se dividir em novas células iguais ou novas especializadas. As iPSC estão em variados tecidos, não somente como embrionárias, mas inclusive na retina humana, podendo ser induzidas a transformação em células estaminais embrionárias. O inconveniente é que a especialização para reparação do tecido não ocorre in natura, mas somente in vitro. Objetivo: Verificar como se dá a aplicação das células retinianas produzidas para atendimento a neuropatias. Metodologia: A revisão usa as bases de dados Pubmed, Lilacs, Scopus, Bireme e Portal Periódico Capes no limite de dez anos de publicação, nos termos: células estaminais pluripotentes induzidas, iPSC, transplantes autólogos, retinopatias e transplantes de retina. Resultados: O transplante de retina é um procedimento complexo e custoso que pretende recuperar a capacidade de visão do paciente. Busca-se desenvolver essa terapia substituindo células retinianas danificadas por novas. Pesquisas estão dedicadas as células epiteliais pigmentadas e as células fotorreceptoras. As primeiras processam nutrientes para a retina, de forma que sendo eficaz a substituição de células doentes por saudáveis, a retinopatia deixará de evoluir. As segundas são sensoras das ondas luminosas para a retina e são as últimas no processo de perda de visão nas retinopatias. Elas precisam ser substituídas antes que acabem completamente e ocorra perda total da visão. O transplante de células maduras não é viável pois elas não evoluem nem criam as conexões nervosas e ainda interagem com os sistemas de defesa do organismo. Quando autólogas, todas as células do organismo possuem as mesmas doenças hereditárias mantendo as mesmos potenciais mutagênicos. Tais argumentos dão importância do uso de células iPSC. Os bancos de olhos fazem o Processamento de córneas e escleras gerando como resíduo a raspagem e limpeza da esclera, portanto, ainda não ocorre processamento das células da retina, estimulando as pesquisas para cultivo e especialização das iPSC em retinianas. Conclusão: A metodologia iPSC importa para aumento no atendimento para tratamento das neuropatias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Ana Beatriz Marinho Moura, Maria Clara Lino Justino, Graciele Nóbrega Nascimento, Fernando José de Lima Ramos-Júnior, and Deysiane Oliveira Brandão. "ACOMPANHAMENTO DOS MARCADORES UREIA E CREATININIA EM PACIENTES PRÉ E PÓS DIALISE." In I Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/667.

Full text
Abstract:
Introdução: Os pacientes que sofrem de insuficiência renal aguda, perdem a capacidade dos seus rins de filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue, trazendo assim desequilíbrio ao organismo. Sendo necessárias sessões de hemodiálise para ajudar o organismo a entrar em equilíbrio fazendo assim a filtragem necessária. É importante a monitorização do paciente em relação a eficiência do tratamento, com acompanhamento nutricional, níveis de ureia e creatinina e demais marcadores. Objetivo: O presente estudo busca realizar um comparativo dos níveis de ureia e creatinina pré e pós diálise em pacientes com insuficiência renal. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, retrospectivo, documental, exploratório, realizado em um laboratório de análises clínicas referência no atendimento a diabéticos na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para a pesquisa, foi utilizado o sistema de dados do próprio laboratório, sem possibilidade de identificação individual, onde foram extraídas informações relacionadas a níveis de ureia e creatinina pré e pós diálise durante o período de Janeiro a Dezembro de 2020. Para o tratamento estatístico, foi utilizado o programa Microsoft Office Excel 2016. Resultados: Foram analisados 58 laudos onde a média dos valores de uréia pré dialise foi de 115 mg/dl e pós diálise de 24 mg/dl, observando uma diminuição dos valores característicos dos processos de hemodiálise. Pacientes crônicos com uremia tratada por hemodiálise melhoraram, apesar da manutenção da concentração sanguínea de ureia na faixa de 100 a 200mg/dL. Em relação a média da creatinina pré dialise essa mostrou ser de 9 mg/dl e não houve alteração em relação ao processo pós diálise. Níveis elevados de creatinina se correlacionam com uma baixa mortalidade em pacientes submetidos à hemodiálise, isso porque a taxa de geração de creatinina reflete o tamanho da massa muscular, não sofrendo alteração significativa no processo de diálise. Conclusão: A comparação dos exames de rotina dos pacientes em hemodiálise mostrou que os níveis plasmáticos da creatinina não sofreram alteração após o processo de diálise enquanto os níveis de ureia pré e pós hemodiálise, foram diferentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography