Academic literature on the topic 'Dinâmicas de casal'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Dinâmicas de casal.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Dinâmicas de casal"

1

Cecílio, Mariana Silva, and Fabio Scorsolini-Comin. "Parentalidades Adotiva e Biológica e Suas Repercussões nas Dinâmicas Conjugais." Psicologia: Ciência e Profissão 36, no. 1 (March 2016): 171–82. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003832015.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste estudo foi compreender os processos de construção das parentalidades adotivas e biológicas e suas repercussões na conjugalidade. Trata-se de um estudo de caso coletivo, qualitativo e transversal. Foram entrevistados sete casais com filho(s) biológico(s) nascido(s) antes da chegada do(s) adotivo(s). Utilizou-se a técnica da história de vida e a entrevista semiestruturada, totalizando 14 entrevistas. A análise de conteúdo revelou quatro eixos temáticos. A motivação para adoção foi referida como ato tanto de amor quanto de ajuda ao próximo. Observou-se que a transição para a parentalidade, ocorrida com o nascimento do filho biológico, repercutiu de modo mais expressivo na qualidade da relação conjugal que a chegada dos demais filhos, tanto adotivos quanto biológicos. O planejamento do casal para a adoção possibilitou que os ajustes na estrutura familiar não afetassem a conjugalidade e a satisfação no relacionamento amoroso, compreendido como positivo ao longo da experiência parental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dattilio, Frank M. "O papel dos processos neurobiológicos na terapia de casal cognitivo-comportamental." Psychologica, no. 51 (June 1, 2010): 307–20. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_51_17.

Full text
Abstract:
Recentemente, a literatura especializada sobre as relações de casal tem-se focado nos efeitos que a genética e a neurobiologia têm nas dinâmicas interaccionais. Tem sido dada uma atenção especial à forma como os padrões emocionais e comportamentais são afectados pelos proponentes neurobiológicos. Este artigo expõe uma revisão breve da literatura sobre este tópico e apresenta exemplos breves de casos ilustrativos de que considerar os processos neurobiológicos, em conjunto com as técnicas cognitivo-comportamentais, pode ser um componente crucial para ajudar alguns casais a lidar com problemas relacionais. Na discussão, destacam-se considerações futuras para a investigação e desenvolvimento futuros nesta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rosa, Catarina, and Miguel Gonçalves. "Um Olhar Empírico sobre a Identidade Dialógica: Um Estudo sobre a Conjugalidade." Psychologica, no. 53 (December 1, 2010): 81–108. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_53_5.

Full text
Abstract:
De acordo com a teoria dialógica, a identidade é constituída por uma comunidade de posições (I-positions) que “dão voz” a perspectivas distintas e que colaboram na co-construção do significado de cada vivência e na permanente actualização do sentido de identidade. A conjugalidade é uma dimensão central do mundo relacional e da identidade do ser humano. O casal funciona como uma micro-sociedade, enfrentando um conjunto diversificado de expectativas, constrangimentos e exigências. As competências de gestão desenvolvidas neste domínio da vivência humana são evidenciadas no papel proactivo desempenhado pela posição de identidade (I-position) Conjugal nas dinâmicas do sistema identitário. Para aprofundar empiricamente as estratégias de organização da identidade dialógica desenvolvemos uma entrevista que permite aceder ao repertório de posições de identidade (Tarefa de Articulação Dialógica, TAD) e analisámos as dinâmicas intrapessoais em três momentos distintos do ciclo de vida conjugal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Sizalda. "Diversidade Cultural de Psicanálise de Casal e Família - “Viúvas e órfãos de vivos”." International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 2, no. 2 (January 21, 2018): 301. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2017.n2.v2.1102.

Full text
Abstract:
As conquistas, os descobrimentos marcam a História de Portugal, que se contempla na apropriação intracultural familiar. A guerra, a emigração, inscrevem na população um “estranho desejo”, que se volta para o exterior. Os homens vão-se…ficam as mulheres e os filhos.... Institui-se o legado familiar, promovendo o impasse geracional e constitui-se o fantasma familiar. Aguardam a vinda messiânica, ficando presos e impedidos de aceder à ambivalência afetiva e à mensagem paradoxal.Constroem-se vínculos patológicos, coexistentes com um narcisismo familiar frágil. Vive-se a pseudo- segurança da união com o fantasma do presente-ausente, verifica-se a ausência de desenvolvimento do “self familiar” coeso e coerente, tão característico das “Famílias de Vidro”. As vulnerabilidades emocionais destes agregados familiares inscrevem nas suas memórias traumas, culpas, lutos suspensos e, sofrimentos não mentalizados que culminam em (de)formações narcísicas e falhas identitárias que, interrogamos: não estarão ao serviço dos objetos fantasmáticos transgeracionais, à pró-cura de dinâmicas transformadoras com sentido e significantes?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Comin Silva Almeida, Denise, Fernanda Almeida Fettermann, Laura Ferreira Cortes, Graciela Dutra Sehnem, and Daiany Saldanha da Silveira Donaduzzi. "ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ENFERMEIRAS PARA ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DO PAI/PARCEIRO NO PRÉ-NATAL." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 8 (September 1, 2021): e28608. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i8.608.

Full text
Abstract:
Objetivo: identificar as estratégias utilizadas por enfermeiros para estimular a participação do pai/parceiro no pré-natal. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada, um questionário sociodemográfico e Análise de Conteúdo. Resultados: Participaram do estudo 11 enfermeiros com média de tempo de formação de 15,36 anos e o tempo de atuação nas respectivas unidades de 3,96 anos. Os resultados demonstram que as estratégias utilizadas foram o acolhimento, o estímulo ao vínculo familiar, a realização de consultas mais dinâmicas, a realização de exames e testes rápidos, e o comprovante de comparecimento para aqueles homens que necessitam de comprovação para o seu trabalho. Conclusão: O modo como o enfermeiro oferta o pré-natal, fornece suporte técnico-científico e apoio emocional, demonstra empatia e solicitude em relação aos anseios do casal que passa pelo processo gestacional, interfere na satisfação e vinculação dos homens com o serviço de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Thomaz Alvisi de, Adler Guilherme Viadana, and Allan Arantes Pereira. "FRAGILIDADE AMBIENTAL E DINÂMICA GEOSSISTÊMICA: MAPEAMENTO DA PAISAGEM NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LOURENÇO VELHO, SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS-BRASIL." Caminhos de Geografia 20, no. 71 (August 31, 2019): 504–16. http://dx.doi.org/10.14393/rcg207146666.

Full text
Abstract:
O arranjo e organização dos mosaicos de paisagem, revelados à superfície como unidades dinâmicas concentradoras de fluxos de matéria e energia, obedecem a uma ordem de classificação definida por homogeneidades e heterogeneidades. Nas bacias hidrográficas, consideradas por lei quando do desenvolvimento de estudos de impactos ambientais, esses mosaicos expõem a relação sistêmica existente nos terrenos compreendidos por divisores topográficos sob a influência de um canal de drenagem principal e seus tributários. Esse trabalho investigou a dinâmica das unidades de paisagem na bacia hidrográfica do rio Lourenço Velho, importante referência físico-geográfica do sul do estado de Minas Gerais, utilizando a concepção geossistêmica associada à fragilidade ambiental, em duas escalas hierarquizadas de análise. A compartimentação geomorfológica e a fragilidade ambiental nortearam a classificação das unidades geossistêmicas hierarquicamente superiores e inferiores, respectivamente, e são apresentadas aqui em documento cartográfico único, contendo também, o posicionamento da paisagem em cena. Os resultados sintetizaram a relevância da fragilidade ambiental quando utilizada na investigação da dinâmica das unidades geossistêmicas de paisagem diante da substituição do quadro natural pela inserção do uso antrópico e servem como balizadores de trabalhos futuros que estejam ajustados ao planejamento do território e à gestão dos recursos hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Ana Paula Ramos de, Ellen Fernanda Klinger, Luciana Borin, and Rita Maldaner. "Entrevista continuada na clínica de linguagem infantil." Fractal : Revista de Psicologia 21, no. 3 (December 2009): 601–11. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922009000300013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: analisar as demandas mais comuns nas entrevistas continuadas entre Fonoaudióloga e os pais de duas meninas com retardo de aquisição da linguagem. MÉTODO: foram gravadas as entrevistas com os pais e filmadas as interações mãe-filhas. Posteriormente, esses dados foram transcritos e analisados. RESULTADOS: as demandas foram de orientação dos aspectos instrumentais, escuta de aspectos estruturais e da dinâmica familiar. CONCLUSÕES: verificou-se a importância dessas entrevistas e o quanto questões da dinâmica do casal interferiam no desenvolvimento das filhas. Houve evolução na terapêutica e nas interações a partir das entrevistas e encaminhamento dos pais à terapia de casal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Goto, Tommy Akira, Helder Kamei, and Simone Fujii. "A INFLUÊNCIA DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NO RELACIONAMENTO DE CASAL." Psicologia Argumento 25, no. 48 (November 1, 2017): 27. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.v25i48.19793.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa verificar como os tipos psicológicos influenciam no cotidiano de um casal e como se dá a manutenção deste vínculo no dia-a-dia, tendo como teoria de base os tipos psicológicos descritos por Carl G. Jung. Analisa a dinâmica dos tipos psicológicos sob duas perspectivas: a intrapsíquica (dinâmica entre a função psicológica principal, as auxiliares e a função inferior) e interpsíquica (dinâmica entre os tipos psicológicos dos cônjuges). O método consiste em um estudo de caso, tendo um casal como sujeito de pesquisa. Para pesquisar a dinâmica do casal, utilizamos três fontes de dados: os resultados das aplicações do QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica), o relato da entrevista de cada cônjuge separadamente e a análise vivencial dos sujeitos durante as entrevistas. No nosso estudo de caso, entretanto, os resultados obtidos pelo QUATI não foram tipos opostos ideais. A nossa compreensão do caso é a de que, embora os cônjuges não sejam opostos tipológicos ideais, eles funcionam como opostos intrapsíquicos, uma vez que suas atitudes e funções utilizadas são complementares em muitas situações das diversas áreas da vida humana. Observamos também uma relação simbiótica, entretanto a projeção que um cônjuge faz ao outro não é de suas partes sombrias e sim de suas potencialidades latentes, de maneira que a relação torna-se criativa, apesar de conflitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Goto, Tommy Akira, Helder Kamei, and Simone Fujii. "A INFLUÊNCIA DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NO RELACIONAMENTO DE CASAL." Psicologia Argumento 25, no. 48 (November 1, 2017): 27. http://dx.doi.org/10.7213/rpa.v25i48.19793.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa verificar como os tipos psicológicos influenciam no cotidiano de um casal e como se dá a manutenção deste vínculo no dia-a-dia, tendo como teoria de base os tipos psicológicos descritos por Carl G. Jung. Analisa a dinâmica dos tipos psicológicos sob duas perspectivas: a intrapsíquica (dinâmica entre a função psicológica principal, as auxiliares e a função inferior) e interpsíquica (dinâmica entre os tipos psicológicos dos cônjuges). O método consiste em um estudo de caso, tendo um casal como sujeito de pesquisa. Para pesquisar a dinâmica do casal, utilizamos três fontes de dados: os resultados das aplicações do QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica), o relato da entrevista de cada cônjuge separadamente e a análise vivencial dos sujeitos durante as entrevistas. No nosso estudo de caso, entretanto, os resultados obtidos pelo QUATI não foram tipos opostos ideais. A nossa compreensão do caso é a de que, embora os cônjuges não sejam opostos tipológicos ideais, eles funcionam como opostos intrapsíquicos, uma vez que suas atitudes e funções utilizadas são complementares em muitas situações das diversas áreas da vida humana. Observamos também uma relação simbiótica, entretanto a projeção que um cônjuge faz ao outro não é de suas partes sombrias e sim de suas potencialidades latentes, de maneira que a relação torna-se criativa, apesar de conflitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Antunes, Marcos Henrique, Dulce Helena Penna Soares, and Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré. "Repercussões da Aposentadoria na Dinâmica Relacional Familiar na Perspectiva do Casal." Psico 46, no. 4 (December 8, 2015): 432. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.19495.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Dinâmicas de casal"

1

Silva, Fernanda Nascimento de Paula e. "Dinâmica de um canal estuarino fracamente estratificado." reponame:Repositório Institucional da UFES, 2014. http://repositorio.ufes.br/handle/10/2015.

Full text
Abstract:
Submitted by Priscila Oliveira (priscila.b.oliveira@ufes.br) on 2016-07-11T18:04:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Fernanda_Nascimento_Dinãmica de um canal estuarino fracamente estratificado.pdf: 1509668 bytes, checksum: 0ec9ebcf00f23915a8f6e14ac30553a9 (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Barros (patricia.barros@ufes.br) on 2016-07-12T13:30:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Fernanda_Nascimento_Dinãmica de um canal estuarino fracamente estratificado.pdf: 1509668 bytes, checksum: 0ec9ebcf00f23915a8f6e14ac30553a9 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-12T13:30:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Fernanda_Nascimento_Dinãmica de um canal estuarino fracamente estratificado.pdf: 1509668 bytes, checksum: 0ec9ebcf00f23915a8f6e14ac30553a9 (MD5)
O objetivo principal desse trabalho é analisar e descrever a estrutura espacial dos fluxos mareais e submareais em um canal estuarino sob diferentes condições hidrológicas e de maré. Os estuários são regiões que possuem grande importância econômica, ambiental e social. Portanto, conhecer os padrões de circulação em um estuário é fundamental, sendo eles responsáveis por controlar os padrões biogeoquímicos do ambiente. A hidrodinâmica estuarina têm sido estudada sob diferentes condições e aspectos oceanográficos, mas regiões como o Sistema Estuarino Piraquê-Açu Piraquê-Mirim (SEPAPM) ainda são pouco conhecidas, sendo importante investigar quais são os elementos dominantes que influenciam suas condições ambientais. A região apresenta sazonalidade hidrológica bem marcada, pouca estratificação vertical, predominância de maré semidiurna e uma batimetria dominada por um canal profundo seguido de uma planície com aproximadamente 50% da profundidade do canal e 5 vezes mais larga. Em vista disso, buscou-se entender a circulação estuarina em uma região transversal ao canal estuarino, analisando o comportamento dos fluxos mareais e submareais, assim como a influência da batimetria, do vento e da vazão fluvial na mesma. Para compreender a hidrodinâmica local, foram analisados: (i) o comportamento espaçotemporal de parâmetros físico-químicos; (ii) o fluxo mareal; e (iii) o fluxo submareal, tanto longitudinal (W-E) quanto transversal (N-S) ao estuário. Utilizou-se dados coletados em 2010 durante as duas estações distintas (seca e chuvosa) e em cada período de maré (quadratura e sizígia). Percebeu-se que essa parte do estuário encontra-se fracamente estratificado, tanto vertical quanto horizontalmente, apresentando como dominante no processo de estratificação o tidal straining para todos os períodos amostrados. A amplitude e a fase da componente semidiurna da maré apresentaram um padrão de propagação homogênea ao longo de todo o perfil, mas na presença de altas amplitudes de correntes pode haver cisalhamento horizontal, com as maiores amplitudes de correntes no canal. O fluxo residual apresentou um padrão claro de circulação gravitacional, mesmo sob diferentes condicionantes. Mesmo assim, ao longo dos períodos amostrados, o fluxo submareal foi dominado por fricção no período seco e pela morfologia local no período chuvoso. O fluxo residual encontrado para a sizígia seca foi considerado atípico e ocasionado devido as condições meteorológicas medidas. Por fim, a circulação lateral apresentou maior variação nas diferentes campanhas, tendo padrões opostos nos dois períodos, com um giro anti-horário na seca e horário na chuvosa. O transporte de sedimentos também foi inverso nos dois períodos, ocorrendo importação de sedimentos no período chuvoso e exportação na seca, provavelmente relacionadas a circulação lateral
The aim of this study is to describe spatial structures of tidal and subtidal flows in an estuarine channel under different hydrologic and tidal conditions. Estuaries are regions with major economic, environmental and social importance. Therefore, knowing the patterns of circulation in them is essential, especially because they are responsible for controlling biogeochemical environmental standards. Even though estuarine hydrodynamics have been studied under different oceanographic conditions, regions like estuarine system Piraquê-açu Piraquê-mirim (SEPAPM) are still unknown, making important to investigate which are the dominant factors that influence these environment. SEPAPM has well marked hydrological seasonality, weak vertical stratification, semidiurnal tides and a bathymetry with a deep channel followed by a plateau of? approximately 50% of the channel depth and 5 times wider. Therefore, a cross-channel estuarine dynamics were analyzed, seeking to determinate the tidal and subtidal flows as well as the bathymetry, wind and river discharge influence. In the estuary were analyzed: (i) the spatial and temporal structures of temperature, salinity and density, (ii) tidal flow, and ( iii ) both longitudinal (W-E) and transverse (N-S) subtidal flow. We used data collected in 2010 during two distinct seasons (wet and dry) in each tide period (neap and spring). It was determinate that this part of the estuary is weakly stratified, vertically and horizontally, and the tidal straining process is dominant for the stratification process in all sampling periods. The semidiurnal tidal amplitude and phase had a homogeneously pattern at the profile, although in the presence of high amplitude current it may occur horizontal shearing with the greatest amplitudes in the channel. The residual flow showed a clear pattern of gravitational circulation, even under different conditions. Nevertheless, over the sampling periods, the residual flow was dominated by friction in the dry season and the topography in the rainy season. The residual flux founded for spring dry was considered atypical and caused due to weather conditions. Finally, the lateral flow showed greater variation in different seasons, with opposite patterns, a counterclockwise gyre in the dry and a clockwise gyre in the wet. The sediment transport was also inverse in both seasons, occurring import of sediment during the dry season and export during the wet season, probably related to lateral flow.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dias, Wolliver Anderson. "DINÂMICA EROSIVA EM MARGENS PLENAS DE CANAL FLUVIAL." UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, 2012. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/597.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-21T18:15:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WolliverDias.pdf: 3685063 bytes, checksum: 2953027d085ff6193c938c6c73f7b42d (MD5) Previous issue date: 2012-04-26
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
The banks erosion in river is in the most dynamic processes of the landscape and can be influenced by several factors. The bank erosion is a result of the interaction between the ravines conditions and the fluvial characteristics. Therefore, erosion rates are determined by the ravines resistance against the potential erosive flow. The adjacent land use is also a determining factor in erosion processes, once the protection exerted by riparian vegetation ceases to exist when it is replaced for other ends. This study aimed to analyze the dynamics of banks erosion along the Guabiroba River located in Guarapuava - PR. However, it was considered the physical parameters of the evaluated sections: material texture, ravines face resistance, slope, and the fluvial stream characteristics. The estimated margins erosion was performed by monitoring erosion pins (volumetric technique). Thus, it was possible to quantify rates of river banks erosion at Guabiroba River, as well as identify and classify the occurring erosion processes. The material loss value along the river banks at Guabiroba River was approximately 1684.7 tons, registered between October 2010 and January 2012, mainly represented by the interaction of corrosion processes and undermining.
A erosão das margens de rios encontra-se entre os processos mais dinâmicos da paisagem, podendo ser influenciado por diversos fatores. A erosão das margens é resultado da interação entre as condições dos barrancos e das características fluviais. Assim, as taxas de erosão são determinadas pela resistência do barranco frente ao potencial erosivo do fluxo. O uso da terra nas adjacências também é determinante nos processos erosivos, tendo em vista a proteção exercida pela vegetação ripária que deixa de existir quando as matas ciliares são substituídas por outros usos. O presente trabalho buscou analisar a dinâmica da erosão de margens plenas ao longo do rio Guabiroba, localizado no município de Guarapuava - PR. Para tanto, levou-se em consideração os parâmetros físicos das seções avaliadas: textura do material, resistência da face do barranco, declividade e características do canal fluvial. A estimativa da erosão das margens foi realizada através do monitoramento dos pinos de erosão (técnica volumétrica). Desta forma, foi possível quantificar as taxas de erosão das margens do rio Guabiroba, bem como identificar e classificar os processos erosivos ocorrentes. O valor de perda de material ao longo das margens do rio Guabiroba foi de aproximadamente 1684,7 toneladas, registrados entre outubro de 2010 e janeiro de 2012, representados principalmente pela interação dos processos de corrasão e solapamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moreira, Fábio Mallart. "Cadeias dominadas: dinâmicas de uma instituição em trajetórias de jovens internos." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-15062012-153941/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho, baseado em pesquisa etnográfica desenvolvida em uma instituição de controle social, a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA), debruça-se sobre o deslocamento do universo institucional ao longo do tempo, tendo como ponto de partida a criação da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM), em pleno contexto de ditadura militar. Trata-se de etnografar o movimento ininterrupto da instituição, isto é, de vê-la a partir de uma perspectiva processual, atentando para as figurações sociais que emergem das relações estabelecidas entre os atores que circulam pelas distintas unidades de medida socioeducativa de internação. Tendo como base a reconstituição de três trajetórias, procura-se desvelar a dinâmica de funcionamento dos distintos espaços institucionais, iluminando as tensões que os caracterizam, bem como os incessantes embates travados entre os atores sociais que se movimentam em tal contexto. Se em um primeiro momento, nos defrontamos com os antigos espaços de internação, caracterizados, entre outros traços, pelas acentuadas disparidades de força entre os adolescentes e os funcionários, com o reordenamento do universo institucional, veremos que em algumas Unidades de Internação, conhecidas como cadeias dominadas, os internos tornam-se os principais responsáveis pela gestão da operação cotidiana de tais unidades. Espaços institucionais em que os adolescentes orientam as suas ações de acordo com os preceitos do Primeiro Comando da Capital (PCC), que, vale notar, também operam no sistema prisional, bem como nas periferias de São Paulo, o que torna evidente que tais territórios, ainda que hajam particularidades, encontram-se conectados, isto é, na mesma sintonia.
The present study is based on an etnographic research developed in a Social Control Institution known as Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA). It focuses on the shift in the institutional universe over time, considering the building of the Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM), amid the Military Dictatorship, its starting point. The ethnography aims to register the constant displacement in the institution, in other words, it looks at this movement from a process-like perspective, taking into account the social figurations that emerge from the relationship established among the social actors who roam through the social and educational measures at the Juvenile Detention Units. Based on the reconstitution of three trajectories, it seeks to reveal the dynamic and functioning of these distinct institutional spaces, bringing into the light the tensions which characterize them, as well as the unceasing disputes among the social actors who move in such context. If, at first, we are faced with the same old detention places characterized, among other features, by the wide contrast of power between teenagers and staff, leading to a rearrangement in the institutional universe, we also perceive that in some of those Juvenile Detention Units, known as cadeias dominadas, the inmates have become primarily responsible for managing the Units everyday operation. Institutional places where these teenagers guide their actions according to the rules of PCC (Primeiro Comando da Capital), which also operates in the jail system, as well as in the outskirts of São Paulo. This shows that those areas, although different and with their own specificities, are connected. In other words, they are on the same wavelength.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SILVA, Andréa Pinto. "Dinâmica do microzooplâncton no Canal de Santa Cruz, Pernambuco, Brasil." Universidade Federal de Pernambuco, 2007. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8595.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T23:01:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo8242_1.pdf: 1270223 bytes, checksum: f3d642a82c8dd294577cf2913ce01069 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2007
Estudos foram realizados visando obter informações sobre a dinâmica de transporte e a estrutura da comunidade microzooplanctônica da desembocadura norte ou barra de Catuama e da desembocadura sul ou barra Orange do Canal de Santa Cruz, Itamaracá (PE) em relação a plataforma costeira adjacente, levando em consideração diferentes fases de maré e diferentes níveis de profundidade. As amostras de plâncton foram coletadas em seis estações ao longo de dois transectos entre a costa e a ilha. Na estação central (Estação Meio ou convergência), as coletas foram realizadas em três níveis de profundidade (50 cm abaixo da superfície, meio e 50 cm acima do fundo). Nas estações laterais (Continente e Ilha) as amostras foram coletadas apenas na subsuperfície e acima do fundo. Todas as coletas foram realizadas em intervalos de 3 horas perfazendo um ciclo completo de maré diurna e noturna, durante as marés de sizígia e quadratura sendo realizadas nos dias (03 e 04/08/01) na desembocadura Sul ou Barra Orange e (05 e 06/08/01) na desembocadura Norte ou Barra de Catuama, sendo este um período de maré de sizígia, e nos dias (09 e 10/08/06) na desembocadura Sul (Barra Orange) e (11 e 12/08/01) nas desembocaduras norte (Barra de Catuama), sendo este um período de maré de quadratura. As amostras de plâncton foram coletadas com o auxílio de uma bomba de sucção. A água foi filtrada com rede de plâncton de 64 micrômetros, durante 3 a 5 minutos, filtrando aproximadamente 100 litros por minuto. Logo após a filtragem, o material foi fixado com formol a 4%, neutralizado com tetraborato de sódio. Antes da série amostral foi realizado um perfil completo de corrente de uma margem a outra utilizando-se um perfilador acústico de corrente (ADCP). Simultaneamente as coletas de plâncton, foi novamente medida a velocidade e direção da corrente com o ADCP (RD Instruments). Também foram obtidos dados de temperatura, salinidade e oxigênio dissolvido em todas as estações e profundidades. Em laboratório, as amostras foram pesadas em balança de precisão para determinação do peso úmido. Foram identificados 51 taxa na barra de Catuama e 44 na barra Orange. O holoplâncton predominou nas duas desembocaduras apresentando 70% de abundância relativa, sendo o taxon mais abundante nas duas desembocaduras, Copepoda na fase naupliar variando de 50 a 80% de dominância. Dentre os Copepoda destacaram-se Oithona hebes, Euterpina acutifrons e Parvocalanus crassirostris, grupo característico de áreas estuarinas. Nas estações onde os náuplius de Copepoda apresentavam menor dominância, foi observado um aumento de Protozoa, sendo responsável por esta dominância Favella ehrenbergii. A diversidade e eqüitabilidade foram baixas, indicando áreas em desequilíbrio, fato decorrente dos muitos impactos que a área vem recebendo nos últimos anos. Em relação aos padrões dinâmicos, tanto na barra Orange quanto na barra de Catuama dentre todos os fatores estudados que foram: fotoperíodo, profundidade, estações, fase de maré (sizígia e quadratuda) e ciclo de maré (BM, EN, PM e VZ), apenas a fase e o ciclo de maré influenciaram nos parâmetros bióticos e abióticos, sendo os fatores estruturantes do microzooplâncton. No tocante ao transporte instantâneo do microzooplâncton foi observado que em ambas as barras os maiores valores foram positivos, ou seja, ocorreram associados à maré enchente implicando em importação de organismos e biomassa. As possíveis causas para este comportamento podem estar associadas a vários fatores, dentre eles, a forte influência marinha em determinados períodos, tamanho das desembocaduras ou baixa descarga de água doce. Por tudo que foi estudado observa-se que a plataforma costeira adjacente contribui significativamente para a estruturação da comunidade microzooplanctônica das barras Orange e Catuama
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Elvis Lira da. "Estudo da conectividade efetiva neural através da técnica da modelagem causal dinâmica." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/277851.

Full text
Abstract:
Orientador: Gabriela Castellano
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Fisica Gleb Wataghin
Made available in DSpace on 2018-08-16T08:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_ElvisLirada_D.pdf: 63417799 bytes, checksum: f7f42b73809b23b9c1b761e184412c98 (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: Nas últimas décadas, vêm crescendo muito o ramo da Neurociência que estuda a integração neuronal entre áreas cerebrais, onde tal integração é mediada pela chamada conectividade efetiva. A conectividade efetiva pode ser definida como a influência que um sistema neural exerce sobre o outro, tanto ao nível sináptico quanto ao nível cortical. Neste contexto, é cada vez maior a participação de físicos e matemáticos na elaboração de técnicas matemáticas que permitam investigar o comportamento desses sistemas neurais através de experimentos baseados na Ressonância Magnètica funcional (fMRI) e na Eletroencefalografia (EEG). Uma das técnicas que vem sendo amplamente utilizada para estimar a conectividade efetiva entre áreas cerebrais é a denominada Modelagem Causal Dinâmica (DCM), que é uma técnica que incorpora à sua teoria a não-linearidade e a dinâmica de sistemas biológicos. Este trabalho teve por objetivo estudar a conectividade entre áreas cerebrais através da DCM em experimentos de fMRI. Foram estudados dois sistemas neurais. O primeiro deles, o sistema motor, nos possibilitou verificar a plausibilidade da DCM, al'em de averiguarmos as diferenças na conectividade entre as áreas do sistema motor quando indivíduos destros movimentaram os dedos da mão direita e da mão esquerda. Encontramos que a conectividade efetiva é maior quando tais sujeitos movimentaram a mão esquerda, que supomos ser em decorrência da maior dificuldade (inerente às pessoas destras) em mover essa mão. O segundo sistema estudado foi o sistema de reconhecimento de faces emotivas (onde a emoção foi representada por níveis de tristeza) de indivíduos sadios, indivíduos com a doença de Parkinson e indivíduos com a doença de Parkinson e depressão. Neste estudo foi possível verificar através dos resultados da conectividade a falta de habilidade de sujeitos com Parkinson e sujeitos com Parkinson e depressão em reconhecer faces humanas emotivas. Sugerimos que esta falta de habilidade está relacionada principalmente com uma disfunção da atividade do córtex pré-frontal e consequentemente com um aumento da conectividade efetiva desta área com as outras áreas do sistema
Abstract: The branch of Neuroscience that studies functional integration between cerebral areas has recently shown a significant growth. Functional integration refers to the interactions among specialized neuronal populations, where the integration is mediated by the so called effective connectivity. Effective connectivity is defined as the influence that regions, which encompass given neuronal populations, exert on each other. In this process, physicists and mathematicians play an important role in the development of mathematical techniques that allow to investigate the behavior of these neuronal systems through experiments based on functional Magnetic Resonance Imaging (fMRI) and Electroencephalography (EEG). One technique that has been widely used to calculate the effective connectivity between brain areas is known as Dynamic Causal Modeling (DCM), which is a technique that embraces in its theory the nonlinearity and dynamics of biological systems. This work aimed to study the effective connectivity between brain areas through the DCM on fMRI experiments. Two neural systems were studied. The first one was the motor system, which allowed us to check the plausibility of DCM, and to investigate the differences in connectivity between areas of the motor system when right-handed subjects moved the fingers of their right and left hands. We found that the effective connectivity was larger when these individuals moved their left hands, due to a greater difficulty (inherent in right-handed people) in moving this hand. The second system studied was the system for recognition of emotional faces (with sadness as the emotion) of healthy subjects, subjects with Parkinson¿s disease and subjects with Parkinson¿s disease and depression. In this study we verified through the connectivity results the inability of subjects with Parkinson¿s disease and subjects with Parkinson¿s disease and depression to recognize human emotional faces. We suggest that this inability is mainly related to a dysfunction of the neuronal activity of the prefrontal cortex and a consequent increase in the effective connectivity of this area with other areas of the system
Doutorado
Física
Doutor em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Monteiro, Renato Alexandre Rodrigues. "Análise dinâmica da integração do solar térmico em edifícios multi-familiares." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2450.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Mecânica
O trabalho desenvolvido e apresentado neste documento, visa uma melhor compreensão dos sistemas solares térmicos. Sendo uma tecnologia conhecida no mercado e pela maioria da população, os sistemas solares vivem um período de expansão e constante optimização. Focando a atenção na utilização de colectores solares para aquecimento de águas sanitárias, o presente trabalho demonstra como pode ser simulado um sistema deste tipo, num software de análise transitória. São investigados os componentes inerentes ao sistema, os parâmetros de entrada, e como se relacionam entre si. Consequentemente, é analisada também a capacidade de optimização do sistema, estudando cada componente individualmente e registando a sua contribuição para o desempenho total mesmo. ABSTRACT: The work developed and presented in this document, seeks a better understanding of solar thermal systems. As a technology knowned in the market and by the majority of the population, the solar systems live a period of constant expansion and optimization. Turning attention to the use of solar collectors for heating water, health, this work shows how it can be simulated such a system, in a transient software analysis. The components inherent to the system are investigated as the input parameters, and how they interact. Consequently, it will be also analyze, the ability to optimise the system, studying each component individually and noting its contribution to the total system performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Braga, Neto Edgar. "Fazendas e casas de taipa: a dinâmica do sistema de moradores no semiárido." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24244.

Full text
Abstract:
BRAGA NETO, Edgar. Fazendas e casas de taipa: a dinâmica do sistema de moradores no semiárido. 2017. 290f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2017.
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-07-21T14:48:06Z No. of bitstreams: 1 2017_tese_ebraganeto.pdf: 2124393 bytes, checksum: 775b38d943b73cf14766c8d888772151 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-07-25T13:58:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_tese_ebraganeto.pdf: 2124393 bytes, checksum: 775b38d943b73cf14766c8d888772151 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-25T13:58:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_tese_ebraganeto.pdf: 2124393 bytes, checksum: 775b38d943b73cf14766c8d888772151 (MD5) Previous issue date: 2017
In the same way they extinguished the Indians of Ceará by means of a decree in the second half of the nineteenth century, they want to extinguish the category of “moradores” (rural property tenants), “emptying the farms” due to a supposed modernization of the production relations of the semi-arid region. Influenced by studies on rural areas with high capitalization, which modernized labor relations, they generalize, therefore, this particularity for the whole Brazilian territory. Thus, by abolishing the “morada” (the traditional rural dwelling system), they decree the end of the traditional domination of coronelism, it means, the vow of obedience or the voting halter, and also the electoral votes or “electoral corrals”. This paper, however, highlights the dynamics of the social processes of the semi-arid, showing that there is a continuous movement of settlement, emptying and repopulation of the dwellers on the plantations, which, in the structured history of the region, tends to the stability of the “moradores system”. Indeed, this system remains an economic alternative for farms and rural enterprises, because the capitalist expansion and the access of the “moradores” to social and labor rights were not able to dissolve it completely, but to transform it, without expropriating, in a generalized way, the resident workers. I come, with this dissertation, to demonstrate this dynamic of the relations of dwelling through the Marxist dialectics, comparing the past, inscribed in a long duration, with the present time. That way, in the first part of this paper, I problematize the elements that form the “moradores system “(land structure, patrimonial organization of work, protagonists, peculiarities, drought and State intervention in the region. And in the second part of this paper, I question its dissolving elements (migration, drought, the development of capitalist exchange, and agrarian reform). For that, I make use of history sources and research techniques, such as participant observation, observant participation and semi-structured interviews on two semi-arid farms: Fazenda Assunção, in the north of Ceará, and Fazenda Santa Fé, in the Central Hinterland.
Da mesma forma que extinguiram os índios do Ceará por meio de um decreto na segunda metade do século XIX, querem extinguir a categoria de moradores, “esvaziando as fazendas”, em razão de uma suposta modernização das relações de produção do semiárido. Influenciados por estudos sobre zonas rurais de alta capitalização, que modernizaram as relações de trabalho, generalizam, pois, esta particularidade para todo o território brasileiro. Assim, com a “liquidação da morada”, decretam o fim da dominação tradicional – do coronelismo, do voto de cabresto, dos currais eleitorais etc. Esta tese, todavia, destaca a dinâmica dos processos sociais do semiárido, mostrando que há um movimento contínuo de povoamento, esvaziamento e repovoamento dos moradores nas fazendas, que, na história estrutural da região, vem pendendo para a estabilidade do sistema de moradores. Com efeito, este sistema permanece como alternativa econômica para as fazendas e empresas rurais, porque a expansão capitalista e o acesso dos moradores aos direitos sociais e trabalhistas não foram capazes de dissolvê-lo por completo, mas sim de transformá-lo, sem expropriar, de forma generalizada, os trabalhadores residentes. Demonstro esta dinâmica das relações de morada através da dialética marxista, ao comparar o passado, inscrito numa longa duração, com o tempo presente. Deste modo, na primeira parte deste trabalho, problematizo os elementos formadores do sistema de moradores (estrutura fundiária, organização patrimonialista do trabalho, os protagonistas, as peculiaridades, a seca e a intervenção do Estado na região). E, na segunda parte, questiono seus elementos dissolventes (migração, seca, desenvolvimento das trocas capitalistas, e reforma agrária). Para tanto, faço uso de fontes da história e de técnicas de investigação, tais como observação participante, participação observante e entrevistas semiestruturadas em duas fazendas do semiárido: a Fazenda Assunção, no Norte Cearense, e a Fazenda Santa Fé, no Sertão Central.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Beltran, Ramirez Jhosep Victorino [UNESP]. "Eletrodinâmica quâtica escalar via teoria de perturbação causal: um estudo." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/108905.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-08-27T14:36:45Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-02-28Bitstream added on 2014-08-27T15:57:03Z : No. of bitstreams: 1 000779457.pdf: 5343732 bytes, checksum: b5a1905f86f721c40742de297263b2a2 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Estudamos a Eletrodinâamica Quântica Escalar (sQED) via Teoria de Perturbação Causal (TPC). Em nível de árvore calculamos a amplitude de espalhamento fóton-bóson e bóson-bóson, bem como a polarização do vácuo
We will study the scalar quantum electrodynamics (sQED) by using Causal Perturbation Theory (TPC). In tree level we calculate the photon-boson and boson-boson scattering amplitude as well as vacuum polarization
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Beltran, Ramirez Jhosep Victorino. "Eletrodinâmica quâtica escalar via teoria de perturbação causal : um estudo /." São Paulo, 2014. http://hdl.handle.net/11449/108905.

Full text
Abstract:
Orientador: Bruto Max Pimentel Escobar
Banca: Julio Marny
Banca: Rodolfo Alván Casana Sifuentes
Resumo: Estudamos a Eletrodinâamica Quântica Escalar (sQED) via Teoria de Perturbação Causal (TPC). Em nível de árvore calculamos a amplitude de espalhamento fóton-bóson e bóson-bóson, bem como a polarização do vácuo
Abstract: We will study the scalar quantum electrodynamics (sQED) by using Causal Perturbation Theory (TPC). In tree level we calculate the photon-boson and boson-boson scattering amplitude as well as vacuum polarization
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barreto, Rosilma Gorete Lima. "Ultra-som anorretal bi-dimensional dinâmico no diagnóstico de anismus em mulheres adultas : estudo comparativo à manometria anal e ultra-som anorretal tri-dimensional dinâmico." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7643.

Full text
Abstract:
BARRETO, Rosilma Gorete Lima. Ultra-som anorretal bi-dimensional dinâmico no diagnóstico de anismus em mulheres adultas : estudo comparativo à manometria anal e ultra-som anorretal tri-dimensional dinâmico. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2007.
Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2014-03-12T15:54:53Z No. of bitstreams: 1 2007_dis_rglbarreto.pdf: 1838742 bytes, checksum: c4090966b6f282512b3fc0d67859032d (MD5)
Approved for entry into archive by denise santos(denise.santos@ufc.br) on 2014-03-12T15:55:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_dis_rglbarreto.pdf: 1838742 bytes, checksum: c4090966b6f282512b3fc0d67859032d (MD5)
Made available in DSpace on 2014-03-12T15:55:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_dis_rglbarreto.pdf: 1838742 bytes, checksum: c4090966b6f282512b3fc0d67859032d (MD5) Previous issue date: 2007
Anismus is one of the most frequent disease in carrying patients of obstructed defecation and it is being present in about 50.0% of the constipated patients. The aim of this study is to demonstrate the use of the bi-dimensional anorectal ultrasound (2-D USD) for the diagnosis of anismus and comparing the results with the anus manometry and the three-dimensional anorectal ultrasound (3-D USD). Sixty adult women with obstructed defecation symptoms were evaluated in this prospective and comparative study, coming from Colorectal Unit of the Hospital Universitário Walter Cantídio of the Universidade Federal do Ceará, between September 2006 to March 2007. All the patients were initially submitted to anus manometry (BAD) and then divided in two groups with 30 patients each. Group I was formed by patients without anismus at the mean age of 48,63 (24 the 69) years, while group II with carrying patients with anismus at the mean age of 51,20 (27 the 78) years. After that, patients of both groups were submitted to the 3-D and 2-D USD by an examiner who was unaware of the results of the manometries. The average size of the gotten angle with the 3-D USD at rest position of group I was 87.28º ± 0.80º (76,5º-96,2º) and of 87.87º ± 0.99º (78,5º-109,4º) in group II. (p=0,3220). The average size of the angle during the evacuatory effort of group I was of 93.25º ± 1.49º (74,9º-106,9º) and of 85.27º ± 1.35º (72,0º- 101,8º) in group II, (p=0.007). The average size of the gotten angle with the USD 2-D at rest positions of group I was 62.61º ± 1.15º (50,9º-75,0º) and of 65.51º ± 0.89º (50,8º-73,0º) in group II (p=0,0257). The average size of the angle during the evacuating effort of group I was of 59.75º ± 1.42º (44,0º-73,0º) and of 69.40º ± 1.06º (52,6º-79,5º) in group II, (p< 0,001). Comparing the differences of the angles size at rest position and during evacuatory effort of the patients of group I with group II, using 2-D and 3-D USD, there was statistically significant difference (p< 0,0001). Comparing the results between the 2-D USD with the manometry, there was agreement in 86,67% and 83,33% of the patients of group I and group II respectivelly. Comparing the results between the 2-D and 3-D USD, there was agreement of 93,33% in the evaluation of the patients of group I and of 90,0% of the patients of group II. The agreement among the three methods was 86,67% as positive predictive value and 83.33% as negative predictive value. It is concluded that the use the 2-D USD was considered efficient in the diagnosis of anismus by the high indication of agreement among the three used methods.
Anismus é uma das afecções mais freqüentes em pacientes portadores de evacuação obstruída, estando presente em cerca de 50.0% dos pacientes constipados. O objetivo deste trabalho é avaliar se o USD 2-D faz o diagnóstico de anismus, quando comparado a manometria anal e ao USD 3-D. Foram avaliadas neste estudo prospectivo e comparativo 60 mulheres adultas com sintomas de evacuação obstruída, provenientes do Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará, no período entre setembro de 2006 a março de 2007. Todas as pacientes foram inicialmente submetidas à manometria anal (MA) e, distribuidas em dois grupos com 30 pacientes cada. O grupo I foi constituído por pacientes sem anismus e com média de idade 48,63 (24 a 69) anos, enquanto o grupo II com pacientes portadoras de anismus e com média de idade 51,20 (27 a 78) anos. Em seguida, as pacientes de ambos os grupos foram submetidas à USD 3-D E 2-D por um examinador que desconhecia o resultado da manometria. O tamanho médio do ângulo obtido com o USD 3-D no repouso do grupo I foi 87.28º ± 0.80º (76,5º-96,2º) e de 87.87º ± 0.99º (78,5º-109,4º) no grupo II. (p=0,3220). O tamanho médio do ângulo no esforço evacuatório do grupo I foi de 93.25º ± 1.49º(74,9º-106,9º) e de 85.27º ± 1.35º(72,0º-101,8º) no grupo II, (p=0.007). O tamanho médio do ângulo obtido com a USD 2-D no repouso do grupo I foi 62.61º ± 1.15º(50,9º-75,0º) e de 65.51º ± 0.89º(50,8º-73,0º) no grupo II (p=0,0257). O tamanho médio do ângulo no esforço evacuatório do grupo I foi de 59.75º ± 1.42º(44,0º-73,0º) e de 69.40º ± 1.06º(52,6º-79,5º) no grupo II, (p<0.001). Comparando a diferença do tamanho dos ângulos no repouso e no esforço evacuatório dos pacientes do grupo I com o grupo II, ao USD 2-D e 3-D, foi observado diferença estatisticamente significante (p< 0,0001). Comparando os resultados obtidos ao USD 2-D com a manometria, houve concordância em 86,67% das pacientes de ambos os grupos. Comparando os resultados obtidos entre o USD 2-D com o 3-D, houve concordância de 93,33% na avaliação das pacientes do grupo I e de 90,0% das pacientes do grupo II.A concordância entre os três métodos foi de 86,67% como valor preditivo positivo e 83,33% como valor preditivo negativo. Conclui-se que a o USD 2-D foi eficaz em averiguar o diagnóstico do anismus pelo elevado índice de concordância entre os três métodos utilizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Dinâmicas de casal"

1

RIBEIRO, Sinara Dantas Neves. SOGROS: dinâmicas relacionais entre o casal e o parentesco por afinidade Coleção Vida em Família, Educação e Cuidado Volume 5. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978655868407.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paz, Rosangela, Tânia Diniz, Isabel Cardoso, Suenya Santos, Mércia Alves, Renata Gonçalves, Deivison Faustino, et al. Serviço Social e Trabalho Social em Habitação: requisições conservadoras, resistências e proposições. Mórula Editorial, 2020. http://dx.doi.org/10.48073/sstsh.

Full text
Abstract:
Este livro representa um esforço coletivo de um grupo de pesquisadores, docentes e profissionais que se organizaram, mobilizando pesquisas e ensaios produzidos em torno da temática — trabalho social na política de habitação — com o objetivo de oferecer contribuições ao debate da formação e do exercício profissional, contribuições essas tangenciadas pela sua inscrição na totalidade histórica e pela necessária reflexão sobre o seu caráter político. Os doze artigos que constituem essa coletânea estabelecem um diálogo profícuo com a política de habitação, uma política que, pela sua natureza (afinal, a casa é um bem na sociabilidade do capital) e dadas as configurações históricas e políticas da realidade brasileira, tem tido seus programas e projetos sistematicamente refuncionalizados e ressignificados. Em síntese, o conjunto de artigos desta obra estimula a pensar a política e as dimensões que a subordinam à dinâmica econômica neoliberal, cuja lógica societária mercantil se estende a todas as esferas da vida. E estimula a pensar que compreender essa subordinação é fundamental para desembocar em movimentos e ações na defesa dos direitos, particularmente, no direito à moradia e à cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Horowitz, Flavio. A Sustentabilidade nos Tempos de Pandemia. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-175-2.

Full text
Abstract:
A pandemia Covid-19 neste início do século XXI tem nos reiterado que precisamos de soluções globais para problemas globais, uma vez que o vírus SARS-CoV2 se propaga em mais de 160 países, ignorando fronteiras territoriais. Como ocorre com as plantas nas grandes monoculturas agrícolas, o crescimento e o adensamento populacional nos torna mais vulneráveis aos surtos de doenças infecciosas transmissíveis, ainda mais quando é alterada a dinâmica natural dos ecossistemas e aumentada nossa interconectividade. Com a recente diminuição das atividades econômicas baseadas na exploração de recursos naturais, sua carga poluidora em terra, mar e ar mais limpos nos é mostrada pela pandemia, assim como nossa inevitável dependência mútua. No sentido contrário, as medidas de isolamento entre nações – construção de muros, controle rígido de fronteiras – e de distanciamento da população, por elites governamentais ou empresariais, são ineficientes frente às grandes ameaças globais à sustentabilidade do homo sapiens no planeta, promovendo tensões sociais, intolerância à diversidade humana, boicotes econômicos e desenvolvimentos armamentistas. No sentido da harmonia com a Vida no planeta, e a partir das lições da atual pandemia sobre comportamento coletivo, precisamos de instituições globais eficientes, governamentais e empresariais, com planejamento numa visão integradora apoiada em sólidas bases científicas. Ao nível individual, precisamos mais da Solidariedade em suas várias representações culturais (Tzedakah em hebraico; Jen, Chun-tzu, Li em chinês; Namasté em sânscrito; Ubuntu na língua Zulu), e do reconhecimento de que cada pessoa pode contribuir para um ambiente mais harmonioso com pequenas ações ao seu alcance (exemplo: CasaE).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Dinâmicas de casal"

1

CRISTINA COSTA, ROSA, and JEAN CARLOS MIRANDA. "PRODUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO SOBRE CORPO HUMANO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.462.

Full text
Abstract:
O TERMO LÚDICO TEM ORIGEM LATINA (LUDUS) E SIGNIFICA JOGO E BRINCADEIRA. PODEMOS ATRIBUIR TAMBÉM OS TERMOS ENTRETENIMENTO E DIVERSÃO, QUE SÃO ATIVIDADES LIGADAS AO PRAZER, POIS, ALÉM DE PROPORCIONAREM UMA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR, OS JOGOS FACILITAM A SOCIALIZAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE REGRAS, MELHORANDO O CONVÍVIO SOCIAL. O LÚDICO, ANTES RESTRITO À EDUCAÇÃO INFANTIL E AO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TEM SIDO UTILIZADO TAMBÉM NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, E NO ENSINO MÉDIO, DEVIDO À POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE ATIVIDADES DINÂMICAS ONDE OS DISCENTES INTERAGEM ENTRE SI E COM O PROFESSOR, FACILITANDO A APRENDIZAGEM E SUA COMPREENSÃO DO MUNDO. UMA DAS FORMAS DE O PROFESSOR MANTER O INTERESSE DOS DISCENTES NAS AULAS, É UTILIZAR FERRAMENTAS QUE OS MOTIVEM E, AO MESMO TEMPO, FAVOREÇAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESSE CONTEXTO, OS JOGOS DIDÁTICOS CONFIGURAM-SE COMO ATIVIDADES QUE DESAFIAM, CRIAM POSSIBILIDADES E FOMENTAM O APRENDIZADO. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O JOGO DIDÁTICO “CORPO HUMANO E IMAGEM”, PRODUZIDO COM VISTAS À UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ABORDAGEM DO TEMA CORPO HUMANO, NA DISCIPLINA CIÊNCIAS/BIOLOGIA. A PESQUISA FOI REALIZADA NO COLÉGIO ESTADUAL RUI GUIMARÃES DE ALMEIDA (CERGA), UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, LOCALIZADA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O CERGA ATENDE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DO ENSINO MÉDIO REGULAR (FORMAÇÃO GERAL). O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FUNCIONA EM HORÁRIO INTEGRAL E POSSUÍA, EM 2018, TRÊS TURMAS, UMA DE CADA ANO DO ENSINO MÉDIO. INICIALMENTE, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE BIOLOGIA, NO INTUITO DE INSTRUMENTALIZÁ-LOS PARA ATUAÇÃO NA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, COM ÊNFASE NOS TEMAS CONSIDERADOS POR ELES COMO OS DE MAIOR COMPLEXIDADE, E PROPOR UMA FERRAMENTA PARA UTILIZAÇÃO, POR ELES, COM DISCENTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. A ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS DISCENTES INDICOU O TEMA CORPO HUMANO COMO O QUE ELES APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE DE ASSIMILAÇÃO. POR ESSA RAZÃO, FOI DESENVOLVIDO O JOGO DIDÁTICO INTITULADO “CORPO HUMANO E IMAGEM”, INSPIRADO NO JOGO IMAGEM E AÇÃO® (GROW®).O KIT DO JOGO DIDÁTICO “CORPO HUMANO E IMAGEM” É COMPOSTO POR 1 TABULEIRO COM 80 CASAS, 4 PEÕES COLORIDOS (LARANJA, AZUL, ROSA E VERDE), 40 CARTAS-PERGUNTA, UMA FICHA CONTENDO AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DAS CARTAS-PERGUNTA, UM MANUAL DE REGRAS, UM DADO DE 6 FACES, UMA AMPULHETA (COM O TEMPO DE APROXIMADAMENTE 1 MINUTO) PARA MARCAR O TEMPO PARA RESPOSTA, 4 QUADROS BRANCOS PEQUENOS E 4 PINCÉIS PARA QUADRO BRANCO, NAS CORES DOS PEÕES. AS PERGUNTAS DO JOGO FORAM PRODUZIDAS A PARTIR DE LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (5º ANO) ADOTADOS PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (RJ). PARA A CONFECÇÃO DAS CARTAS-PERGUNTA, FORAM UTILIZADOS, ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS, NOTEBOOK, IMPRESSORA COLORIDA, PAPEL CARTÃO E UMA PLASTIFICADORA. CADA CARTA-PERGUNTA CONTÊM UMA INFORMAÇÃO SOBRE UM ÓRGÃO, SISTEMA OU OUTRA ESTRUTURA DO CORPO HUMANO E O ALUNO QUE É O DESENHISTA DA VEZ, DEVE IDENTIFICAR E DESENHAR A RESPOSTA CORRETA PARA QUE O SEU GRUPO, AO OLHAR O DESENHO, ACERTE A RESPOSTA. O JOGO “CORPO HUMANO E IMAGEM” SEGUE A SEGUINTE DINÂMICA: A TURMA É DIVIDIDA EM ATÉ 4 EQUIPES; CADA EQUIPE ESCOLHE UM PEÃO COLORIDO (LARANJA, AZUL, ROSA E VERDE); CADA EQUIPE RECEBE 1 QUADRO BRANCO E 1 PINCEL PARA QUADRO BRANCO NA COR ESCOLHIDA; APÓS A DIVISÃO DA TURMA EM EQUIPES, É FEITO O LANÇAMENTO DO DADO PARA DEFINIÇÃO DA ORDEM DE PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPES; O MEDIADOR (PROFESSOR) EMBARALHA AS CARTAS E COLOCA COM A FACE DAS PERGUNTAS VOLTADAS PARA BAIXO; ELE APANHA A PRIMEIRA CARTA DA PILHA E ENTREGA PARA UM MEMBRO DA PRIMEIRA EQUIPE, QUE TERÁ O TEMPO DE UMA AMPULHETA PARA FAZER O DESENHO REFERENTE A PERGUNTA E SEU GRUPO ACERTAR A RESPOSTA; A CADA RODADA UM COMPONENTE DO GRUPO É O DESENHISTA QUE TENTA PASSAR À SUA EQUIPE A RESPOSTA DA QUESTÃO, EM FORMA DE DESENHO. É PROIBIDO FALAR, ESCREVER LETRAS E/OU NÚMEROS E FAZER GESTOS E/OU MÍMICAS. EM CASO DE ACERTO, A EQUIPE LANÇA O DADO E ANDA O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTE, A VEZ PASSA PARA A EQUIPE SEGUINTE E A CARTA-PERGUNTA VAI PARA A PILHA DE DESCARTE. EM CASO DE ERRO, A EQUIPE NÃO LANÇA O DADO, A VEZ PASSA PARA A EQUIPE SEGUINTE E A CARTA-PERGUNTA VAI PARA O FINAL DA PILHA. SE, AO ANDAR PELO TABULEIRO, O PEÃO CAIR NAS CASAS DE COR AZUL CLARO, A EQUIPE TEM DIREITO A MAIS UM LANÇAMENTO DO DADO E ANDA O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTES; SE O PEÃO CAIR NAS CASAS DE COR PRETA, A EQUIPE FICA UMA RODADA SEM JOGAR. O JOGO SEGUE ESSA DINÂMICA ATÉ QUE UMA DAS EQUIPES ATINJA A CASA “CHEGADA”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SARMENTO VIANA, CLAUDIANE, and FRANCIANY THAYS ALVES ALBUQUERQUE. "PROPOSTA DIDÁTICA “TRILHA LIPÍDICA”: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍPÍDIOS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.477.

Full text
Abstract:
ESTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA UM JOGO DIDÁTICO DENOMINADO “TRILHA LIPÍDICA” O QUAL TEM COMO OBJETIVO ABRANGER O CONTEÚDO DE LIPÍDIOS DE FORMA DINÂMICA APROXIMANDO-O DA REALIDADE DO ALUNO. O RECURSO EM QUESTÃO CONCERNE A UM TABULEIRO DE TRILHA CONSTRUÍDO COM MATERIAL DE BAIXO CUSTO, SENDO ESTE COMPOSTO POR UM CAMINHO CONTENDO DEZ CASAS NUMERADAS E ALGUMAS DELAS CONTÊM PERGUNTAS E AFIRMAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO EM QUESTÃO. QUANTO À EXECUÇÃO, O JOGO PODE SER APLICADO DE VÁRIAS FORMAS, DEPENDENDO DO OBJETIVO DO PROFESSOR. INICIA O JOGO QUEM TIRAR O NÚMERO MAIOR NO DADO, GANHA O JOGO A EQUIPE QUE CONSEGUIR AVANÇAR MAIS RAPIDAMENTE PELO TABULEIRO. POR FIM, ALMEJA-SE O ALCANCE DOS OBJETIVOS TRAÇADOS NESSE TRABALHO E QUE O JOGO POSSA CONTRIBUIR COM GRANDE SIGNIFICÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Dinâmicas de casal"

1

Abib, Greta Augat, and Marcio Eisencraft. "Desempenho de sistema de comunicacção digital caótico em canal com ruído." In DINCON 2013 – Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações. SBMAC, 2013. http://dx.doi.org/10.5540/03.2013.001.01.0128.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guimarães, Julio, Henrique Duarte Moura, Marcos Augusto Menezes Vieira, Luiz Filipe Menezes Vieira, and Daniel Fernandes Macedo. "Alocação dinâmica de largura de banda para redes sem fio infraestruturadas." In XXXXII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2019.7349.

Full text
Abstract:
A demanda por redes sem fio tem crescido nos últimos anos, isto implica em uma maior necessidade de melhoria em seu desempenho. O padrão IEEE 802.11ac permite utilizar canais com largura de banda maiores que 20 MHz. Porém, os pontos de acesso alocam a largura de banda do canal estaticamente, independente das configurações dos clientes. Isso leva a um baixo desempenho da rede. Neste trabalho, propomos um sistema que permite aos clientes escolherem a largura de banda para se conectar aos pontos de acesso. O sistema foi validado através de experimentos reais. Destacamos o compromisso entre latência e vazão. Os resultados mostram que nosso sistema melhora o uso do espectro de frequência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dolci, Daiane Iglesia, and Gilcilene Sanchez de Paulo. "Aplicação do modelo algébrico PTT na solução numérica de escoamentos em um canal." In DINCON 2013 – Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações. SBMAC, 2013. http://dx.doi.org/10.5540/03.2013.001.01.0088.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Carvalho, Edson Donizete, Azucena Duarte Zelaya, and Jozué Vieira Filho. "Quantização de canal via códigos reticulados provenientes de corpos ciclotômicos Q(ζ 9.2 s )." In DINCON 2015 – Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações. SBMAC, 2016. http://dx.doi.org/10.5540/03.2016.004.01.0105.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo, Ana Priscila Barroso. "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PROJETO DE VIDA PARA OS INTERNOS DAS CASAS DE PRIVAÇÃO PROVISÓRIA." In I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e Social On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1674.

Full text
Abstract:
Introdução: A elaboração de um projeto de vida que integre o passado, o presente e o futuro, pode fornecer um novo significado para a vida, bem como prevenir futuros adoecimentos e promover a saúde. Uma orientação para a vida que permita a reflexão, a percepção e a compreensão da sua própria história, pode possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da criticidade, a quebra do ciclo vicioso, dos estereótipos, estigmatização e da situação de risco e vulnerabilidade que os internos das Casas de Privação Provisória foram expostos durante as suas vidas. Objetivo: Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo pensar em práticas que vão além da contenção, punição e da segurança, para arranjarmos condições em que os internos tenham o apoio necessário para superarem os seus conflitos passados, presentes e ampliarem as suas possibilidades futuras, baseadas, é claro, em suas possibilidades concretas de vida. Material e Métodos: Em decorrência da complexidade da proposta, o método deve priorizar atividades sócio-educativas, palestras e debates, roda de conversa, dinâmicas de grupo, vídeos, jogos educativos e role-play. Resultados: Os resultados visam ações que contribuem para um projeto individualizador, para a assistência dos internos pressupondo caráter educacional, bem como para oferecer assessoramento dos internos possibilitando a criação de seu projeto de vida e para fomentar e fortalecer o trabalho multidisciplinar com objetivo único nas Casas de Privação Provisórias. Conclusão: Diante do exposto, é possível concluir, que a implementação de um processo de orientação profissional para os internos das Casas de Privação Provisória pode contribuir para uma sociedade mais democrática, humanitária, solidária e igualitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Obeica, Bruna, Caroline Graça Mota Damasceno, Ana Sanches Prazeres, Jacqueline Assumção Silveira Montuori, Thatiana Terzi Galvão Pavarino, and Walter Palis Ventura. "Sexualidade no puerpério: principais fatores envolvidos." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130286.

Full text
Abstract:
Introdução: Desde o período gestacional, ocorrem mudanças na rotina e no comportamento do casal em razão da gravidez. No puerpério, a mulher experiencia muitos eventos, como amamentação, os cuidados com o recém-nato e a nova dinâmica familiar. Um ponto importante para todas as mulheres, independentemente da faixa etária, é a sexualidade, tema que deve ser abordado desde o pré-natal até as consultas de revisão puerperal, visando sua desmistificação e consequente abordagem precoce de disfunções sexuais. Objetivos: Informar e debater sobre questões acerca da sexualidade no puerpério. Materiais e Métodos: Revisão bibliográfica realizada por meio do levantamento de artigos científicos nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, de 2005 a 2020, utilizando os descritores “sexualidade”, “puerpério” e “pós-parto”. Resultados: Cerca de 70% das puérperas queixam-se de disfunções sexuais. Diversos fatores impactam negativamente a sexualidade do casal durante o puerpério, ganhando destaque pela literatura: a via de parto, o trauma perineal, a amamentação, o desequilíbrio psicológico e a depressão. Diferentes estudos apontam controvérsias quanto à relevância da via de parto sobre a disfunção sexual pós-natal. O parto vaginal aparece associado à dispareunia, atraso no retorno à atividade sexual e estresse sobre incontinência fecal e urinária. Porém, não há consenso na literatura de que a via alta seja alternativa eficaz para tais queixas. Quanto à rotura perineal espontânea e à episiotomia, ao uso de fórceps e à duração prolongada do segundo período do parto, existe consistência na associação a piores escores em escala de função sexual. Todos os fatores citados apresentam ligação direta à percepção da dor pela puérpera, interferindo em seu desejo sexual e evocando a necessidade da discussão acerca da instrumentalização do parto. A amamentação, ainda que fortemente encorajada e com papel benéfico indiscutível à saúde materna e infantil, é percebida de forma individual por cada mulher a depender do contexto social, econômico e cultural no qual se insere. Está associada a modificações hormonais intensas, como estímulo à secreção de prolactina e redução da concentração de estrógenos, consequentemente interferindo na libido feminina e na lubrificação vaginal, bem como atua sobre o estado psicológico do casal e a percepção da autoimagem corporal. Até 20% das parturientes são afetadas pela depressão pós-parto, também refletindo sobre a sexualidade no puerpério, já que o seu tratamento pode manifestar efeitos adversos, como a perda do interesse sexual. Conclusão: Para que o retorno às atividades sexuais ocorra de forma favorável ao casal, proporcionando fortalecimento da relação, é necessário abordar o tema da sexualidade ainda durante o pré-natal. Por meio da troca de conhecimento entre obstetra e paciente, é importante compreender os anseios trazidos pelo casal, abordando-os precocemente a fim de sanar dúvidas que, de outra forma, podem levar a prejuízo da sexualidade durante o puerpério.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Monteiro, André, Dalbert Mascarenhas, and Laura De Assis. "Uma Plataforma Ubíqua e Pervasiva para Distribuição de Conteúdo em Ambientes Educacionais." In XXIV Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2016.9687.

Full text
Abstract:
Nos dias atuais, em grande parte dos ambientes educacionais, o processo de comunicação com os alunos é realizada de forma ad hoc, com baixa padronização e pouca interação entre as partes. Entretanto, uma comunicação mais dinâmica é demandada pelo perfil jovem da maior parte dos alunos. Desta forma, os dispositivos móveis apresentam-se como um canal eficiente e flexível de atingir esse público. Nesse cenário, apresentamos uma plataforma ubíqua e pervasiva para prover a distribuição de conteúdo educacional utilizando um modelo sensível a contexto. Assim, a plataforma pode atender às demandas específicas informadas pelo usuário, e também reagir ao contexto atual do mesmo, enviando conteúdos personalizados conforme aspectos pré-definidos como localização, perfil, dentre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Jaqueline, and Tatiane Lucia de Melo. "PARA ALÉM DA DONA DE CASA: O TRABALHO DAS MULHERES DE BAIXA RENDA NA DINÂMICA DA INFORMALIDADE." In ANAIS DO XI EGEPE - ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTãO DE PEQUENAS EMPRESAS. ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2020. http://dx.doi.org/10.14211/xi-egepe-118154.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Gabriel de Carvalho, Priscila Solis Barreto, and Eduardo Alchieri. "Ajuste Dinâmico do Tráfego de Gerenciamento em Redes 802.11 Infraestruturadas com Baixa Mobilidade." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2018.2492.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos as redes sem fio vêm sendo utilizadas de forma mais ampla e seu monitoramento revela que ainda existem deficiências chaves na implementação do protocolo 802.11 que podem ser alteradas para melhorar a eficiência e o desempenho de ponta a ponta. Nessas redes, em que o meio é compartilhado, o tráfego de gerenciamento é um elemento essencial que entre outras funções permite manter a conectividade e promover qualidade do serviço. Entretanto, no caso em que as redes apresentam baixa mobilidade, as frequentes transmissões de quadros do tipo beacon pelos pontos de acesso causam uma sobrecarga nos canais que pode ser caracterizada como tráfego desnecessário, que aumenta linearmente a cada ponto de acesso adicional. Neste trabalho é apresentada uma proposta de alteração no protocolo 802.11 para dar suporte ao ajuste dinâmico do intervalo entre transmissões de quadros do tipo beacon, com o objetivo de aumentar a eficiência da rede. A proposta se baseia na observação de certos padrões de movimentação geográfica das estações que compartilhem o mesmo canal, sendo estes padrões incomuns em redes de baixa mobilidade e que podem indicar que estações se associarão ou dissociarão de um ponto de acesso em um futuro próximo. Os resultados de simulações mostram que o ajuste dinâmico pode ser eficaz e aumentar a vazão da rede em ambientes com estações de baixa mobilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

RABELO, Thaís Emanuelly Nunes Lino, Josué Nunes de ARAÚJO JUNIOR, DERANOR GOMES DE OLIVEIRA, and Italo Ayala de Almeida RABELO. "UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DIGITIZAÇÃO DO CRÉDITO RURAL NO BANCO DO BRASIL DO MUNICÍPIO DE CASA NOVA/BA." In Anais do XIII Congresso da a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural do Regional Nordeste: Novas dinâmicas de desenvolvimento do Semiárido. Recife, Brasil: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/15307.1-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography