To see the other types of publications on this topic, follow the link: Dinâmicas de casal.

Journal articles on the topic 'Dinâmicas de casal'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Dinâmicas de casal.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cecílio, Mariana Silva, and Fabio Scorsolini-Comin. "Parentalidades Adotiva e Biológica e Suas Repercussões nas Dinâmicas Conjugais." Psicologia: Ciência e Profissão 36, no. 1 (March 2016): 171–82. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003832015.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste estudo foi compreender os processos de construção das parentalidades adotivas e biológicas e suas repercussões na conjugalidade. Trata-se de um estudo de caso coletivo, qualitativo e transversal. Foram entrevistados sete casais com filho(s) biológico(s) nascido(s) antes da chegada do(s) adotivo(s). Utilizou-se a técnica da história de vida e a entrevista semiestruturada, totalizando 14 entrevistas. A análise de conteúdo revelou quatro eixos temáticos. A motivação para adoção foi referida como ato tanto de amor quanto de ajuda ao próximo. Observou-se que a transição para a parentalidade, ocorrida com o nascimento do filho biológico, repercutiu de modo mais expressivo na qualidade da relação conjugal que a chegada dos demais filhos, tanto adotivos quanto biológicos. O planejamento do casal para a adoção possibilitou que os ajustes na estrutura familiar não afetassem a conjugalidade e a satisfação no relacionamento amoroso, compreendido como positivo ao longo da experiência parental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dattilio, Frank M. "O papel dos processos neurobiológicos na terapia de casal cognitivo-comportamental." Psychologica, no. 51 (June 1, 2010): 307–20. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_51_17.

Full text
Abstract:
Recentemente, a literatura especializada sobre as relações de casal tem-se focado nos efeitos que a genética e a neurobiologia têm nas dinâmicas interaccionais. Tem sido dada uma atenção especial à forma como os padrões emocionais e comportamentais são afectados pelos proponentes neurobiológicos. Este artigo expõe uma revisão breve da literatura sobre este tópico e apresenta exemplos breves de casos ilustrativos de que considerar os processos neurobiológicos, em conjunto com as técnicas cognitivo-comportamentais, pode ser um componente crucial para ajudar alguns casais a lidar com problemas relacionais. Na discussão, destacam-se considerações futuras para a investigação e desenvolvimento futuros nesta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rosa, Catarina, and Miguel Gonçalves. "Um Olhar Empírico sobre a Identidade Dialógica: Um Estudo sobre a Conjugalidade." Psychologica, no. 53 (December 1, 2010): 81–108. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_53_5.

Full text
Abstract:
De acordo com a teoria dialógica, a identidade é constituída por uma comunidade de posições (I-positions) que “dão voz” a perspectivas distintas e que colaboram na co-construção do significado de cada vivência e na permanente actualização do sentido de identidade. A conjugalidade é uma dimensão central do mundo relacional e da identidade do ser humano. O casal funciona como uma micro-sociedade, enfrentando um conjunto diversificado de expectativas, constrangimentos e exigências. As competências de gestão desenvolvidas neste domínio da vivência humana são evidenciadas no papel proactivo desempenhado pela posição de identidade (I-position) Conjugal nas dinâmicas do sistema identitário. Para aprofundar empiricamente as estratégias de organização da identidade dialógica desenvolvemos uma entrevista que permite aceder ao repertório de posições de identidade (Tarefa de Articulação Dialógica, TAD) e analisámos as dinâmicas intrapessoais em três momentos distintos do ciclo de vida conjugal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Sizalda. "Diversidade Cultural de Psicanálise de Casal e Família - “Viúvas e órfãos de vivos”." International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 2, no. 2 (January 21, 2018): 301. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2017.n2.v2.1102.

Full text
Abstract:
As conquistas, os descobrimentos marcam a História de Portugal, que se contempla na apropriação intracultural familiar. A guerra, a emigração, inscrevem na população um “estranho desejo”, que se volta para o exterior. Os homens vão-se…ficam as mulheres e os filhos.... Institui-se o legado familiar, promovendo o impasse geracional e constitui-se o fantasma familiar. Aguardam a vinda messiânica, ficando presos e impedidos de aceder à ambivalência afetiva e à mensagem paradoxal.Constroem-se vínculos patológicos, coexistentes com um narcisismo familiar frágil. Vive-se a pseudo- segurança da união com o fantasma do presente-ausente, verifica-se a ausência de desenvolvimento do “self familiar” coeso e coerente, tão característico das “Famílias de Vidro”. As vulnerabilidades emocionais destes agregados familiares inscrevem nas suas memórias traumas, culpas, lutos suspensos e, sofrimentos não mentalizados que culminam em (de)formações narcísicas e falhas identitárias que, interrogamos: não estarão ao serviço dos objetos fantasmáticos transgeracionais, à pró-cura de dinâmicas transformadoras com sentido e significantes?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Comin Silva Almeida, Denise, Fernanda Almeida Fettermann, Laura Ferreira Cortes, Graciela Dutra Sehnem, and Daiany Saldanha da Silveira Donaduzzi. "ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ENFERMEIRAS PARA ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DO PAI/PARCEIRO NO PRÉ-NATAL." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 8 (September 1, 2021): e28608. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i8.608.

Full text
Abstract:
Objetivo: identificar as estratégias utilizadas por enfermeiros para estimular a participação do pai/parceiro no pré-natal. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada, um questionário sociodemográfico e Análise de Conteúdo. Resultados: Participaram do estudo 11 enfermeiros com média de tempo de formação de 15,36 anos e o tempo de atuação nas respectivas unidades de 3,96 anos. Os resultados demonstram que as estratégias utilizadas foram o acolhimento, o estímulo ao vínculo familiar, a realização de consultas mais dinâmicas, a realização de exames e testes rápidos, e o comprovante de comparecimento para aqueles homens que necessitam de comprovação para o seu trabalho. Conclusão: O modo como o enfermeiro oferta o pré-natal, fornece suporte técnico-científico e apoio emocional, demonstra empatia e solicitude em relação aos anseios do casal que passa pelo processo gestacional, interfere na satisfação e vinculação dos homens com o serviço de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Thomaz Alvisi de, Adler Guilherme Viadana, and Allan Arantes Pereira. "FRAGILIDADE AMBIENTAL E DINÂMICA GEOSSISTÊMICA: MAPEAMENTO DA PAISAGEM NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LOURENÇO VELHO, SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS-BRASIL." Caminhos de Geografia 20, no. 71 (August 31, 2019): 504–16. http://dx.doi.org/10.14393/rcg207146666.

Full text
Abstract:
O arranjo e organização dos mosaicos de paisagem, revelados à superfície como unidades dinâmicas concentradoras de fluxos de matéria e energia, obedecem a uma ordem de classificação definida por homogeneidades e heterogeneidades. Nas bacias hidrográficas, consideradas por lei quando do desenvolvimento de estudos de impactos ambientais, esses mosaicos expõem a relação sistêmica existente nos terrenos compreendidos por divisores topográficos sob a influência de um canal de drenagem principal e seus tributários. Esse trabalho investigou a dinâmica das unidades de paisagem na bacia hidrográfica do rio Lourenço Velho, importante referência físico-geográfica do sul do estado de Minas Gerais, utilizando a concepção geossistêmica associada à fragilidade ambiental, em duas escalas hierarquizadas de análise. A compartimentação geomorfológica e a fragilidade ambiental nortearam a classificação das unidades geossistêmicas hierarquicamente superiores e inferiores, respectivamente, e são apresentadas aqui em documento cartográfico único, contendo também, o posicionamento da paisagem em cena. Os resultados sintetizaram a relevância da fragilidade ambiental quando utilizada na investigação da dinâmica das unidades geossistêmicas de paisagem diante da substituição do quadro natural pela inserção do uso antrópico e servem como balizadores de trabalhos futuros que estejam ajustados ao planejamento do território e à gestão dos recursos hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Ana Paula Ramos de, Ellen Fernanda Klinger, Luciana Borin, and Rita Maldaner. "Entrevista continuada na clínica de linguagem infantil." Fractal : Revista de Psicologia 21, no. 3 (December 2009): 601–11. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922009000300013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: analisar as demandas mais comuns nas entrevistas continuadas entre Fonoaudióloga e os pais de duas meninas com retardo de aquisição da linguagem. MÉTODO: foram gravadas as entrevistas com os pais e filmadas as interações mãe-filhas. Posteriormente, esses dados foram transcritos e analisados. RESULTADOS: as demandas foram de orientação dos aspectos instrumentais, escuta de aspectos estruturais e da dinâmica familiar. CONCLUSÕES: verificou-se a importância dessas entrevistas e o quanto questões da dinâmica do casal interferiam no desenvolvimento das filhas. Houve evolução na terapêutica e nas interações a partir das entrevistas e encaminhamento dos pais à terapia de casal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Goto, Tommy Akira, Helder Kamei, and Simone Fujii. "A INFLUÊNCIA DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NO RELACIONAMENTO DE CASAL." Psicologia Argumento 25, no. 48 (November 1, 2017): 27. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.v25i48.19793.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa verificar como os tipos psicológicos influenciam no cotidiano de um casal e como se dá a manutenção deste vínculo no dia-a-dia, tendo como teoria de base os tipos psicológicos descritos por Carl G. Jung. Analisa a dinâmica dos tipos psicológicos sob duas perspectivas: a intrapsíquica (dinâmica entre a função psicológica principal, as auxiliares e a função inferior) e interpsíquica (dinâmica entre os tipos psicológicos dos cônjuges). O método consiste em um estudo de caso, tendo um casal como sujeito de pesquisa. Para pesquisar a dinâmica do casal, utilizamos três fontes de dados: os resultados das aplicações do QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica), o relato da entrevista de cada cônjuge separadamente e a análise vivencial dos sujeitos durante as entrevistas. No nosso estudo de caso, entretanto, os resultados obtidos pelo QUATI não foram tipos opostos ideais. A nossa compreensão do caso é a de que, embora os cônjuges não sejam opostos tipológicos ideais, eles funcionam como opostos intrapsíquicos, uma vez que suas atitudes e funções utilizadas são complementares em muitas situações das diversas áreas da vida humana. Observamos também uma relação simbiótica, entretanto a projeção que um cônjuge faz ao outro não é de suas partes sombrias e sim de suas potencialidades latentes, de maneira que a relação torna-se criativa, apesar de conflitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Goto, Tommy Akira, Helder Kamei, and Simone Fujii. "A INFLUÊNCIA DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NO RELACIONAMENTO DE CASAL." Psicologia Argumento 25, no. 48 (November 1, 2017): 27. http://dx.doi.org/10.7213/rpa.v25i48.19793.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa verificar como os tipos psicológicos influenciam no cotidiano de um casal e como se dá a manutenção deste vínculo no dia-a-dia, tendo como teoria de base os tipos psicológicos descritos por Carl G. Jung. Analisa a dinâmica dos tipos psicológicos sob duas perspectivas: a intrapsíquica (dinâmica entre a função psicológica principal, as auxiliares e a função inferior) e interpsíquica (dinâmica entre os tipos psicológicos dos cônjuges). O método consiste em um estudo de caso, tendo um casal como sujeito de pesquisa. Para pesquisar a dinâmica do casal, utilizamos três fontes de dados: os resultados das aplicações do QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica), o relato da entrevista de cada cônjuge separadamente e a análise vivencial dos sujeitos durante as entrevistas. No nosso estudo de caso, entretanto, os resultados obtidos pelo QUATI não foram tipos opostos ideais. A nossa compreensão do caso é a de que, embora os cônjuges não sejam opostos tipológicos ideais, eles funcionam como opostos intrapsíquicos, uma vez que suas atitudes e funções utilizadas são complementares em muitas situações das diversas áreas da vida humana. Observamos também uma relação simbiótica, entretanto a projeção que um cônjuge faz ao outro não é de suas partes sombrias e sim de suas potencialidades latentes, de maneira que a relação torna-se criativa, apesar de conflitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Antunes, Marcos Henrique, Dulce Helena Penna Soares, and Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré. "Repercussões da Aposentadoria na Dinâmica Relacional Familiar na Perspectiva do Casal." Psico 46, no. 4 (December 8, 2015): 432. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.19495.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Vânia, and M. Isabel Caetano Alves. "Morfologia e dinâmica fluvial do rio Neiva (NW de Portugal)." Estudos do Quaternário / Quaternary Studies, no. 7 (December 28, 2011): 41–59. http://dx.doi.org/10.30893/eq.v0i7.56.

Full text
Abstract:
As sociedades humanas têm ocupado as áreas ribeirinhas, verificando-se um aumento crescente ao longoda história. Por isso, o conhecimento da dinâmica fluvial às diversas escalas a que os processos operamé fundamental para o uso sustentável nestas áreas territoriais.Em termos de configuração morfológica a bacia hidrográfica do rio Neiva é alongada. O Neiva e os seusafluentes formam um padrão de drenagem do tipo retangular com alguns troços do tipo paralelo, influenciada,em termos gerais, pela litologia local e pela direção das fraturas.Ao longo do perfil longitudinal o rio Neiva apresenta diversos tipos de canal, verificando-se a repetiçãode alguns tipos a partir de Panque, o que coincide com uma rotura de declive importante no perfil longitudinal.O mais frequente é o canal ter leito de cascalho (seixos pequenos e grandes). Na área de cabeceiraos controlos dominantes na ação da corrente são o declive do canal e a litologia onde este é modelado.Aí, os blocos no canal possuem sempre alguma matriz com dimensão de seixo e areão. Verifica-se que apercentagem da fração de dimensão areia tende a aumentar para jusante.No estudo da tipologia dos canais usaram-se duas classificações diferentes. Aplicando a proposta porMontgomery & Buffington (1997), no rio Neiva identificam-se canais do tipo A, B, C, D e E. O canal dotipo A (cascade) encontra-se na área próxima da nascente, onde o fluxo é canalizado e corre num canalúnico mas íngreme e também na zona das Azenhas do Neiva, em regime de fluxo baixo. Em Porrinhosoo canal é do tipo A/B (cascade e step-pool), em Godinhaços e Panque é do tipo B (step-pool). O canal dotipo C (plane-bed) encontra-se em Duas Igrejas e do tipo D (pool-riffle) nos troços de Arcozelo, de Vilardas Almas e de Tregosa. Em Cossourado a classificação atribuída foi do tipo C/D e na zona de Balugãesdo tipo D/C. Na zona da foz foi classificado como D/E, visto que o leito é arenoso com megaripples eripples, típicos dos canais do tipo E (dune-ripple), mas, o declive apresentado é frequente nos canais dotipo D assim como as formas não atingem a dimensão de dunas fluviais.A classificação de Rosgen (1994, 1996) não é aplicável ao rio Neiva. Há alguma concordância entre o tipode canal identificado, segundo os critérios de Rosgen, para a zona da nascente (tipo A) e para as localidadesde Porrinhoso e Godinhaços (A/Aa+), com as observações de campo e com os resultados obtidos segundoa classificação de Montgomery & Buffington. Nos outros setores, os valores de entrincheiramento nãosão consistentes com os restantes critérios. Ainda foi possível obter combinações entre a sinuosidade,largura/profundidade e declive, exceto para os troços observados em Duas Igrejas, Tregosa e Castelo deNeiva.A diversidade morfológica observada no rio Neiva tem valor importante para suporte da biodiversidade,já que, a estrutura dos habitats está intimamente dependente da morfologia e caraterísticas do local, noque diz respeito, por exemplo, à natureza do substrato – rochoso e aluvião.O tipo de estudo apresentado permite compreender a dinâmica do canal à escala espaço-tempo e interpretaros indicadores de estabilidade/instabilidade do canal, de evolução, num curto espaço de tempo. Trata-sede uma abordagem integrada do sistema fluvial, a qual é um suporte para o ordenamento territorial dasáreas ribeirinhas, especialmente quando aplicado à gestão ambiental destas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Deeke, Leila Platt, Antonio Fernando Boing, Walter Ferreira de Oliveira, and Elza Berger Salema Coelho. "A dinâmica da violência doméstica: uma análise a partir dos discursos da mulher agredida e de seu parceiro." Saúde e Sociedade 18, no. 2 (June 2009): 248–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902009000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a dinâmica da violência doméstica a partir do discurso da mulher agredida e do parceiro autor da agressão. Foi elaborado a partir de uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa, entre outubro de 2006 e janeiro de 2007, com trinta casais cujas mulheres haviam registrado na Delegacia da Mulher de Florianópolis (Santa Catarina) duas ou mais queixas por agressão contra o parceiro. Em comparação com as mulheres, os homens tenderam a negar a ocorrência e a diminuir a frequência das agressões. Os motivos das agressões mais apontados como interferentes na dinâmica do casal foram o ciúme, o homem ser contrariado, a ingestão de álcool e a suspeita de traição. O estudo revela as características das agressões percebidas pelos membros do casal e a forma de eles entenderem os fatores que repercutem na dinâmica de violência doméstica, não atribuindo somente à mulher o papel de porta-voz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rahmeier, Clarissa Sanfelice. "Paisagem, sentidos e identidades no contexto estancieiro gaúcho: uma abordagem fenomenológica." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 8, no. 1 (June 30, 2014): 95–127. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v8i1.10601.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma proposta teórico-metodológica para o entendimento da paisagem e da sociedade através da experiência corporal. Mais especificamente, trata de uma pesquisa em arqueologia histórica baseada na paisagem doméstica das estâncias oitocentistas do noroeste do Rio Grande do Sul, composta, essencialmente, pelas casas em que viviam os proprietários de terras, os galpões em que viviam os peões e as senzaas onde viviam os escravos. O artigo argumenta que nosso corpo, quando em contato com as formas materiais do passado, nos possibilita acessar dinâmicas não mais existentes. Essencialmente focado nas sensações físicas, esse contato passa a ser mais rico se informarmos nossos sentidos sobre a dinâmica da realidade que queremos entender. Em conjunto, a materialidade das paisagens domésticas, a ativação dos sentidos em meo a essa materialidade e a imaginação científica atrelada à realidade do século 19 deram origem à interpretação apresentada aqui, que evidencia que os papéis sociais exercidos nas estâncias e as identidades daí decorrentes estavam estreitamente atrealados às experiências sensoriais vivenciadas em meio às suas sedes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Kawashima, Renata Sayuri, Mariana Abrantes Giannotti, Cláudia Maria de Almeida, and José Alberto Quintanilha. "MODELAGEM DINÂMICA ESPACIAL COMO FERRAMENTA PARA SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS DA PAISAGEM NA REGIÃO PORTUÁRIA DA BAIXADA SANTISTA." Boletim de Ciências Geodésicas 22, no. 4 (December 2016): 703–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000400040.

Full text
Abstract:
Considerando as pressões do setor de infraestrutura portuária sobre as configurações na forma de uso e planejamento do espaço na região portuária da Baixada Santista, tais como o aporte por áreas de retroporto, o armazenamento e o transporte de cargas, este estudo buscou desenvolver modelos dinâmicos da paisagem e investigar a relação entre as alterações no uso e cobertura da terra e a infraestrutura de transportes na região portuária da Baixada Santista-SP. A partir de produtos de sensoriamento remoto e da metodologia de modelagem dinâmica espacial baseada em autômatos celulares, foram gerados o mapa simulado e o cenário de prognóstico, considerando os projetos de expansão portuária para o ano de 2024. O crescimento das áreas construídas por influência dos projetos de expansão segue o sistema viário existente e a proximidade ao canal estuarino. Isso demonstra a tendência de localização de novas instalações em função das atividades portuárias, ligadas à circulação de mercadorias, e da infraestrutura implantada para o transporte de navegação e terrestre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, André Luiz Carvalho da, Jaciele Da Costa Abreu Gralato, Thamyres Cristine Farias Brum, Carolina Pereira Silvestre, Érika Cardoso da Silva Baptista, and Ana Beatriz Pinheiro. "DINÂMICA DE PRAIA E SUSCEPTIBILIDADE ÀS ONDAS DE TEMPESTADES NO LITORAL DA ILHA GRANDE (ANGRA DOS REIS - RJ)." Journal of Human and Environment of Tropical Bays, no. 1 (January 16, 2020): 9–45. http://dx.doi.org/10.12957/jheotb.2020.45907.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou caracterizar a dinâmica e a susceptibilidade de algumas praias da Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ) às ondas de tempestades. Foram selecionadas um total de seis praias: Provetá, Lopes Mendes e Dois Rios (voltadas para o Oceano Atlântico), Grande Araçatiba, Abraão e Pouso (voltadas para o continente). Os monitoramentos foram realizados sazonalmente e foram adquiridos 72 perfis topográficos e 164 amostras de sedimentos na porção emersa e submarina das praias para análise granulométrica e morfoscopia. As praias voltadas para o oceano, como Lopes Mendes e Provetá, apresentaram maior dinâmica e vulnerabilidade às ressacas. A praia de Lopes Mendes, em especial, exibiu forte corrente de deriva litorânea e de retorno, formando canais proeminentes na porção submarina. Tempestades de maior magnitude alcançam o limite interno das praias estudadas na porção sul da ilha e removem grande quantidade de sedimentos, causando exposição de raízes e derrubando árvores; em Provetá, essas ondas também são responsáveis pela destruição de casas no limite interno da praia. As praias voltadas para o continente são menos dinâmicas, mas também se apresentam vulneráveis às ressacas, produzindo ondulações suficientemente fortes para dificultar o embarque e desembarque de passageiros nessas áreas. A dinâmica sedimentar é caracterizada pela mobilidade de materiais entre as partes emersa e submersa das praias e, no caso de Lopes Mendes e Dois Rios, ao longo das mesmas pela corrente de deriva litorânea. A granulometria e o grau de selecionamento dos sedimentos variam bastante, com o predomínio de areia quartzosa, subangular, média, fina a muito fina nas praias voltadas para o oceano, com diminuição do selecionamento do pós-praia para a face de praia; e areia quartzosa, predominantemente subangular, média, grossa e muito grossa nas praias voltadas para o continente, com variação do grau de selecionamento dessas praias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Davies, Frank Andrew. "Via-crúcis, via expressa: dinâmicas políticas e gramáticas religiosas na passagem da Transolímpica." Religião & Sociedade 37, no. 2 (December 2017): 64–85. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872017v37n2cap03.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta e analisa a mobilização motivada pela Transolímpica em seu percurso previsto por Magalhães Bastos, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro. Entrevistas, documentos e registros de reuniões envolvendo moradores e agentes do “Estado” entre 2012 a 2015 destacam as estratégias e gramáticas articuladas por uma comissão local interessada em impedir a demolição de centenas de casas no bairro. Por meio desse caso, as dinâmicas e técnicas de governo da “cidade olímpica” são colocadas em questão, chamando atenção para a complexidade desses processos e a combinação in situ de projetos religiosos e seculares, trançados em contextos locais e através de determinadas relações de poder.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Ana Dóris, and Isabela Machado Da Silva. "A CONJUGALIDADE DIANTE DO ENFRENTAMENTO DE MÚLTIPLOS ESTRESSORES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UMA TERAPIA DE CASAL INVOLUNTÁRIA." Nova Perspectiva Sistêmica 29, no. 67 (August 31, 2020): 41–55. http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i67.515.

Full text
Abstract:
Neste artigo, investigou-se a experiência da conjugalidade em um contexto de múltiplos estressores. Realizou-se um estudo de caso do qual participou um casal que iniciou o processo terapêutico por recomendação da instituição em que seus filhos se encontravam acolhidos. Os dados foram submetidos a uma análise narrativa e discutidos a partir da abordagem sistêmica, com o intuito de compreender a dinâmica relacional do casal e refletir sobre estratégias e intervenções a serem utilizadas nesse contexto. Destacaram-se as dificuldades enfrentadas pela sobreposição de múltiplos estressores, como uso abusivo de álcool e drogas, violência doméstica e acolhimento dos filhos. Destaca-se a necessidade de uma abordagem terapêutica contextualizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Gianordoli-Nascimento, Ingrid Faria, and Zeidi Araujo Trindade. "O que fazer quando o coração aperta? A dinâmica conjugal pós-infarto." Psicologia: Teoria e Pesquisa 18, no. 1 (April 2002): 107–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722002000100012.

Full text
Abstract:
O trabalho investigou a dinâmica das relações conjugais após ocorrência de Infarto Agudo do Miocárdio em um dos cônjuges, a fim de identificar possíveis alterações na interação e no papel de cada cônjuge. Foram entrevistados 06 casais (30 a 53 anos casamento): 03 homens enfartados, 03 mulheres enfartadas (ocorrência entre 1,5 a 8 anos), com roteiros diferenciados para o (a) enfartado e o (a) companheiro. Nas entrevistas priorizamos: interações pessoais e conjugais pós-infarto/ diferenças de gênero. A análise de conteúdo evidenciou que predominaram nas relações conjugais aspectos que remetem ao papel tradicional de gênero, embora a dinâmica conjugal tenha sofrido algumas alterações frente ao impacto do infarto, por exemplo: aumento da divisão de tarefas domésticas, homens tornaram-se mais caseiros, mulheres começaram a participar da administração financeira, maior aproximação afetiva entre o casal. Tais considerações apontam que a ocorrência do infarto foi avaliada positivamente pelas mulheres em função das alterações de papéis e negativamente pelos homens frente às limitações e dependência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Castro, Nádile Juliane Costa de. "Olhares sobre as dinâmicas alimentares transculturais nos territórios de atenção à saúde indígena de Oriximiná, Pará, Brasil." Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social 6, no. 11 (November 7, 2019): 1–9. http://dx.doi.org/10.21680/2446-5674.2019v6n11id15992.

Full text
Abstract:
A Casa de Saúde Indígena (CASAI) é uma casa de apoio e passagem para povos indígenas que precisam sair de suas aldeias. A partir deste serviço são realizados tratamentos para saúde em outros níveis de complexidades e em centros urbanos além dos oferecidos pela atenção básica de saúde e dentro da rede de atenção a saúde do Sistema Único de Saúde. No mais, a CASAI é um território de saúde, e como tal é organizada para o processo de trabalho da equipe multiprofissional em saúde. Nestes termos, deve oferecer infraestrutura e características que dinamizem com as questões sociais e culturais dos povos indígenas garantido o acesso e acessibilidade. Estes territórios, em geral, são espaços que possuem dinâmicas interculturais em função da logística inserida entre aldeias e centro urbanos, e interdisciplinar em função dos diversos contextos relativos ao programa de saúde e dos profissionais que compõe a equipe de execução e apoio aos serviços. Por certo, advém entender que a atenção à saúde nestes territórios deve sempre estar atrelada ao cuidado cultural em função de considerar as singularidades de povos tradicionais (LEININGER, 2001). De todo modo, a saúde é inerente a cultura, pois, seus processos incluem regras e condições (CAMPOS, 2002) que quando inseridas nas competências e habilidades profissionais conseguem realizar ações efetivas em saúde. Nesta direção, este ensaio foi realizado por meio de um estudo de caso[i][ii] (YIN, 2015) executado no ano 2018 e reúne um grupo de imagens relativas as dinâmicas de alimentação e nutrição nas adjacências[iii] da CASAI de Oriximiná, PA. É um grupo de 10 imagens que buscam não somente o registro do momento, mas, por meio deste, promover a reflexão sobre o cuidado cultural e as novas demandas de agravos percebidos no contexto de atenção aos povos indígenas e aos novos e antigos hábitos alimentares e dentro do contexto amazônico como propõe Simonian (2007). É interessante, portanto, refletir a partir desses registros aspectos como das políticas de incentivos a práticas alimentares saudáveis, dos povos indígenas como cidadão e seus direitos a promoção à saúde. No mais, tais visualidades permitem olhares a estes contextos e possibilitam reflexões relativas as competências culturais e necessidade de implementações destas aos profissionais de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Machado, Igor José de Renó. "Interação das fronteiras e o ponto de vista etnográfico: dinâmicas migratórias recentes em Governador Valadares." Horizontes Antropológicos 15, no. 31 (June 2009): 167–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832009000100007.

Full text
Abstract:
Este artigo trata do complexo tema das fronteiras, ancorado numa perspectiva etnográfica. A fronteira é vista a partir de sua relevância entre os valadarenses, habitantes da cidade brasileira de Governador Valadares (MG), o mais conhecido centro de emigração internacional no Brasil. O trabalho é estruturado em duas partes, a primeira demonstra a relação entre os fluxos migratórios valadarenses e diversas fronteiras geopolíticas que os sujeitos migrantes enfrentam; a segunda descreve uma dinâmica cultural característica das camadas pobres em Valadares, a construção de Casas em sentido lévi-straussiano. A relação entre os dois processos é que o segundo, a divisão infindável dos núcleos familiares, impulsiona a intensidade do primeiro, o cruzamento das fronteiras geopolíticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

CARVALHO, Andreza Tacyana Felix, Osvaldo Girão da SILVA, and Jaime Joaquim da Silva Pereira CABRAL. "EFEITOS DO REVESTIMENTO DE CANAL E IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO À DINÂMICA DE INUNDAÇÃO DO RIO ARROMBADOS - PE." Geosciences = Geociências 36, no. 1 (March 29, 2017): 76–88. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v36i1.12294.

Full text
Abstract:
A integridade do sistema rio-planície de inundação é mantida pela alternância entre os períodos de inundação e recessão das águas assim como, pelo canal do rio e os seus compartimentos de superfície e subsuperfície. Contudo, ações de revestimento de canal associadas à ocupação do solo inclusive, da planície de inundação, podem ser responsáveis por consequências danosas à dinâmica hidrológica da bacia hidrográfica. Diante do exposto, o presente trabalho demonstra a partir de simulação computacional hidrodinâmica, tendo como área de estudo a Bacia do rio Arrombados, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco – Brasil, como tais intervenções na ocorrência de chuvas intensas, neste caso, com tempos de recorrência/retorno (Tr) de 05 e 25 anos e durações (d) de 30 e 180 minutos, interferem na vazão de rios e consequentemente na dinâmica de inundação fluvial da bacia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Mathias, Dener Toledo, and João Osvaldo Rodrigues Nunes. "A dinâmica geotecnogênica em áreas periurbanas: município de São Pedro (SP)." Geosul 34, no. 70 (March 25, 2019): 484–98. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2019v34n70p484.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva analisar aspectos associados à dinâmica geotecnogênica ocorrente em áreas periurbanas afetadas por processos erosivos lineares. Foi escolhida como estudo de caso uma área do município de São Pedro - SP (bacia hidrográfica do córrego Tucunzinho), devido ao fato de conter feições tecnogênicas associadas à recorrentes intervenções visando o controle de processos erosivos. O estudo se baseou na análise geomorfológica realizada a partir de mensuração topográfica de detalhe e monitoramento da evolução das feições durante o período de três anos, utilizando-se equipamento GPS modelo RTK. Como resultado constatou-se que o modelado tecnogênico têm atuado como contribuinte à dinâmica erosiva e a presença de depósito em cabeceira de voçoroca têm induzido o acentuado entulhamento do canal, intensificando o quadro de degradação ambiental mediante assoreamento à jusante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pereira, Natália. "Nós, o Povo: as redes das Casas do Povo nos alinhamentos corporativos (1933–1974)." Oficina do Historiador 9, no. 2 (December 21, 2016): 99. http://dx.doi.org/10.15448/2178-3748.2016.2.24558.

Full text
Abstract:
A ênfase da investigação na produção discursiva nos planos ideológico, jurídico e propagandístico (e também em matéria económica) faz denotar o laconismo das pesquisas acerca do impacto dos organismos primários no mundo rural (Grémios da Lavoura e Casas do Povo) - na esteira dos trabalhos pioneiros de Manuel Lucena e de estudos recentes (Estevão, Freire, Garrido). Este artigo pretende explorar as dinâmicas sociais internas das Casas do Povo (1934-1973) e as inter-relações tecidas com os organismos corporativos primários, centrais e regionais (Grémios da Lavoura, Junta Central das Casas do Povo, 1945; Federação Distrital das Casa do Povo de Braga, 1957), através de um estudo intensivo, por amostragem (a rede em estudo é composta por mais de 100 Casas do Povo do Distrito de Braga), tendo como principais fontes os inquéritos às Casas do Povo, um dos mecanismos encontrados pelo Estado para conhecer e acompanhar estes organismos e o mundo rural. Procura-se assim contribuir para a problematização destas entidades enquanto veículos de disseminação política, jurídica e social da estrutura pretensamente massiva do corporativismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Mosmann, Clarisse, Adriana Wagner, and Terezinha Féres-Carneiro. "Qualidade conjugal: mapeando conceitos." Paidéia (Ribeirão Preto) 16, no. 35 (December 2006): 315–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2006000300003.

Full text
Abstract:
Apesar da ampla utilização do conceito de qualidade conjugal, identifica-se falta de clareza conceitual acerca das variáveis que o compõem. Esse artigo apresenta revisão da literatura na área com o objetivo de mapear o conceito de qualidade conjugal. Foram analisadas sete principais teorias sobre o tema: Troca Social, Comportamental, Apego, Teoria da Crise, Interacionismo Simbólico. Pelos postulados propostos nas diferentes teorias, podem-se identificar três grupos de variáveis fundamentais na definição da qualidade conjugal: recursos pessoais dos cônjuges, contexto de inserção do casal e processos adaptativos. Neste sentido, a qualidade conjugal é resultado do processo dinâmico e interativo do casal, razão deste caráter multidimensional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Sander, Carlos, Thiago Morato de Carvalho, and Nelson Vicente Lovatto Gasparetto. "BREVE SÍNTESE DA DINÂMICA FLUVIAL DO RIO BRANCO, NAS ADJACÊNCIAS DA CIDADE DE BOA VISTA, RORAIMA." REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA 7, no. 1 (July 1, 2013): 60. http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v7i1.2998.

Full text
Abstract:
<p>Este estudo apresenta uma breve discussão inicial sobre a dinâmica do alto rio Branco em seu trecho superior, <br />nas adjacências da cidade de Boa Vista, Roraima. A metodologia envolveu a interpretação de imagens de <br />satélite e fotografias aéreas, levantamentos batimétricos, monitoramento da erosão nas margens através da <br />instalação de pinos de vergalhão e amostragem de sedimentos de fundo. Os breves resultados evidenciam <br />aumento progressivo de erosão dos depósitos aluviais da margem direita, e considerável evolução de ilhas <br />aluviais por acreção lateral (margem esquerda), apresentando um processo de entalhamento do canal principal <br />próximo a Boa Vista, e desativação do canal secundário, por colmatagem na margem direita. Os sedimentos <br />de fundo apresentaram variação ao longo da seção transversal, com texturas de maior calibre nas zonas de <br />maior velocidade, e deposição de finos na zona de colmatagem.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Braga, Ruy, and Marco Aurélio Santana. "DINÂMICAS DA AÇÃO COLETIVA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: encontros e desencontros entre o sindicalismo e a juventude trabalhadora." Caderno CRH 28, no. 75 (December 2015): 529–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792015000300006.

Full text
Abstract:
Tendo em vista o lugar tradicional dos sindicatos como canal de organização e condução de conflitividade na sociedade brasileira, o artigo se propõe articular a reconfiguração das classes sociais no Brasil contemporâneo, as manifestações atuais da inquietação social e a situação dos sindicatos frente a essa nova configuração. A especial ênfase ao papel dos sindicatos nesta nova conjuntura global parte da premissa de que as diferentes respostas dos sindicatos nacionais ao advento do protagonismo político da juventude trabalhadora em condições precárias de vida e de trabalho representam uma oportunidade privilegiada de observação das atuais reconfigurações classistas em contextos de crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Ari Rocha da. "Família e poder nos espaços de trabalho e das trajetórias urbanas." Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR 2, no. 2 (September 6, 2017): 447. http://dx.doi.org/10.5380/nep.v2i2.47002.

Full text
Abstract:
A concepção deste trabalho tem como fonte de reflexão a pesquisa de doutoramento a qual objetiva interpretar a dinâmica das ações sociais de sujeitos que executam o trabalho de catação de materiais recicláveis na cidade de Passo Fundo, polo regional e econômico do norte do estado do Rio Grande do Sul. Temos como hipótese de pesquisa que os catadores são atores sociais dinâmicos na medida em que integram as políticas públicas e sociais postas pelo Estado, ao mesmo tempo em que são sujeitos táticos e estratégicos na promoção de seus interesses, assim como exercem uma capacidade de subjetividade condicionada culturalmente. A primeira etapa do levantamento de dados do estudo se constituiu em uma fase exploratória do campo de análise, com a aplicação de questionário socioeconômico junto a 120 catadores em diferentes locais da cidade. A segunda etapa está sendo executada, estão previstas 20 entrevistas narrativas com tal segmento de trabalhadores urbanos. Ao implementar os levantamentos de dados (questionários e entrevistas), constatou-se a importância das relações familiares e parentais na constituição de diferentes grupos de trabalho, visto o caráter positivo dos aportes de poder, confiança e reciprocidade utilizados pelos trabalhadores, seja em âmbito formal, em cooperativas de trabalho, seja no âmbito considerado informal, utilizando os espaços das ruas e das casas como ambiente de organização das atividades laborais cotidianas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moruzzi, Rodrigo Braga, Mayara Felipe, Ademir Paceli Barbassa, and Daniel de Lima Nascimento Sírio. "Avaliação do desempenho de canal gramado na remoção de material suspenso em escoamento superficial pluvial." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 3 (May 2017): 501–11. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017142045.

Full text
Abstract:
RESUMO Neste trabalho, buscou-se avaliar o desempenho de canal gramado na remoção de material suspenso presente em escoamento superficial em unidade construída em escala real. Para tal, foram investigadas diferentes concentrações iniciais de material particulado, o qual foi descarregado por meio de chuvas simuladas em canal de 100 m de extensão e declividade de 2%. As medidas de material particulado foram feitas mediante a análise de sólidos suspensos totais (SST) em diferentes posições ao longo do canal. Os hidrogramas de descarregamento e as lâminas de água no canal foram monitorados durante a passagem da onda de cheia. Avaliaram-se as frações removidas para cada evento isolado e também em conjunto, por intermédio da interpolação por krigagem. Remoções da ordem de 50% foram obtidas para a posição de 50 m do canal gramado e de 70% para a posição de 80 m. Os resultados mostraram que a remoção de material particulado é fortemente dependente da extensão do canal e que os aspectos dinâmicos decorrentes da passagem da onda de cheia influenciam no processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Nogueira, Silvia Garcia, and Renata Nogueira da Silva. "A casa timorense e os estudantes do Timor-Leste no exterior." Século XXI: Revista de Ciências Sociais 8, no. 3 (March 30, 2019): 948. http://dx.doi.org/10.5902/2236672537530.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado do encontro de duas pesquisas etnográficas em andamento. Uma que versa sobre os timorenses em situação de estudo em universidades portuguesas e brasileiras sob a lógica da hospitalidade e outra sobre as noções de casas e casas sagradas em Timor-Leste e os modos como se articulam para dar sentido à dinâmicas de reprodução social. Esteartigo pretende apresentar e discutir os significados culturais da casa timorense, assim como o modo como os estudantes no exterior concebem e constroem simbolicamente suas “casas”, a do Timor-Leste e o local em que moram durante seus cursos superiores, além das conexões que estabelecem entre ambas. Para isso, realiza-se breves digressões sobre as relações entre os sentimentos de pertença e lugar dos estudantes, ligando a construção das suas próprias identidades à do Timor-Leste, em um processo de construção do nationness (“nacionidade”) e do sentimento de sentir-se em casa (chez soi).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Diniz, Davidson De Oliveira. "ANTENA ARGENTA: RELATO DE USOS DAS REDES SOCIAIS PARA DIFUSÃO DE LITERATURA ARGENTINA NO BRASIL." Revista Docência e Cibercultura 4, no. 3 (December 24, 2020): 461–68. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2020.54294.

Full text
Abstract:
Este texto é um relato de uso das redes sociais na produção e difusão de conteúdos e atividades relacionadas à página ANTENA ]A[ RGENTA – canal de literatura argentina no Brasil. Trata-se de um projeto elaborado com a intenção de produzir material próprio, bem como divulgar eventos relacionados à circulação da literatura argentina no Brasil e da literatura brasileira na Argentina. E com isso pensar as dinâmicas atuais dos dispositivos de circulação bilateral entre nosso binômio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Oliveira, Luiz Henrique Silva de, and Fabiane Cristine Rodrigues. "Panorama editorial da literatura afro-brasileira através dos gêneros romance e conto." Em Tese 22, no. 3 (October 27, 2017): 90. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.90-107.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe-se a analisar as dinâmicas editoriais e sociais que viabilizaram o surgimento, a produção e a circulação de livros de contos e romances escritos por autores afro-brasileiros. Para isso, procuramos resgatar as publicações individuais destes autores. Posteriormente, tecemos reflexões sobre: a relação entre autoria e quantidade de publicações individuais; os períodos e a frequência destas publicações; a quantidade de publicações autorais por casas editoriais; e a distribuição espacial de tais publicações pelo Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Diniz, Davidson De Oliveira. "ANTENA ARGENTA: RELATO DE USOS DAS REDES SOCIAIS PARA DIFUSÃO DE LITERATURA ARGENTINA NO BRASIL." Revista Docência e Cibercultura 4, no. 3 (December 24, 2020): 461–68. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2020.54294.

Full text
Abstract:
Este texto é um relato de uso das redes sociais na produção e difusão de conteúdos e atividades relacionadas à página ANTENA ]A[ RGENTA – canal de literatura argentina no Brasil. Trata-se de um projeto elaborado com a intenção de produzir material próprio, bem como divulgar eventos relacionados à circulação da literatura argentina no Brasil e da literatura brasileira na Argentina. E com isso pensar as dinâmicas atuais dos dispositivos de circulação bilateral entre nosso binômio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cuervo, German Vargas, and Yolanda Teresa Hernández Peña. "Caraterização física e análise sociocultural do risco associado às inundações do Canal do Dique, Colômbia." Territorium, no. 21 (August 26, 2014): 77–94. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_21_7.

Full text
Abstract:
As análises físicas articuladas com uma perspetiva sociocultural permitem enriquecer as pesquisas de cenários de risco e desastre desde um abordagem geo-histórico e abrangente, que fornece recursos fundamentais para a gestão de risco, ao demonstrar os deslocamentos de longa duração entre as dinâmicas naturais e os processos socioculturais. A pesquisa foi baseada no uso de ferramentas e técnicas próprias da geologia, paleogeografia e etnografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Neves, Anamaria Silva, Andrezza Sisconeto Ferreira Dias, and João Luiz Leitão Paravidini. "A psicodinâmica conjugal e a contemporaneidade." Psicologia Clínica 25, no. 2 (June 2013): 73–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652013000200005.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende discutir a conjugalidade em interface com aspectos contemporâneos como a valorização do individualismo e a cultura narcísica e hedonista, em que a exaltação da felicidade é extremamente valorizada e há um apelo ao não sofrimento. Atualmente tal concepção é enfatizada com a crença de que uma relação conjugal deve ser mantida apenas se propiciar prazer e bem-estar. Por outro lado, encontram-se casais que permanecem juntos, mesmo quando esse ideal não se realiza, e que vivem relações marcadas pelo conflito, sofrimento e muitas vezes violência conjugal. Esse pode ser um dos pontos de desdobramento para responder aos ideais da atualidade. Através da apresentação de um fragmento de caso clínico de um atendimento individual de orientação psicanalítica, mas que tem a conjugalidade como questão central, discutem-se os impasses vivenciados por um casal e sua inter-relação com os ideais contemporâneos e a dinâmica conjugal. Conclui-se que os casais sofrem influência desses ideais, mas que os elementos da psicodinâmica do casal devem ser concomitantemente analisados para melhor entendimento do universo conjugal. Acredita-se que a psicanálise seja um instrumento importante nesse sentido por considerar aspectos inconscientes na trama conjugal e a singularidade de cada história construída pelo casal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Queiroz, Alexandre Hering de, Álvaro Guilhermo Rojas Lezana, and Maurício Uriona Maldonado. "Modelo de difusão de bass adaptado à penetração de mercado de e-commerce com foco no posicionamento orgânico de buscadores." Revista Produção Online 19, no. 2 (June 15, 2019): 570–96. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v19i2.3274.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata da problemática da elaboração de cenários para o crescimento de vendas de novos e-commerces. Está focado especificamente no processo de difusão que ocorre no canal de vendas orgânico dos buscadores, como o Google. O estudo aponta as similaridades da difusão orgânica dos buscadores com os princípios que regem o modelo de difusão de Bass. Através da metodologia e ferramentas da Dinâmica de Sistemas, propõe alterações no Modelo de Bass visando este novo uso. Com objetivo de avaliar a aplicabilidade, também aborda um estudo de caso de e-commerce de semijoias. Os resultados mais importantes deste trabalho são: (1) apresentação de modelo funcional de difusão para canal orgânico de e-commerce com informações de entrada de simples obtenção e (2) apresentação da aplicabilidade do modelo e aderência dos resultados à realidade de e-commerce de semijoias. Sua conclusão aponta para a viabilidade de construção de um modelo amplo de simulação de e-commerce que permita, de forma dinâmica, o apoio a concretização de novos empreendimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

De Souza, Célia Alves, Gustavo Roberto Dos Santos Leandro, and Juberto Babilônia De Sousa. "Migração lateral do canal do Rio Paraguai entre a cidade de Cáceres e a estação ecológica da Ilha de Taiamã - Mato Grosso." GEOgraphia 16, no. 31 (August 23, 2014): 123. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2014.1631.a13675.

Full text
Abstract:
Visando analisar a migração lateral do canal no corredor fluvial do rio Paraguai no segmento entre Cáceres e a Estação Ecológica da Ilha de Taiamã - Mato Grosso, dividiu-se o corredor fluvial em dois compartimentos, em função dos aspectos morfológicos. No primeiro compartimento, o rio possui padrão meandrante, dinâmica caracterizada pela erosão acelerada e deposição de sedimentos na calha e na planície de inundação. No segundo compartimento, o canal perde todo o controle estrutural, mudando sua direção para oeste-sudeste, tornando-se novamente meandrante com o aumento da extensão da planície, atingindo os terrenos inundáveis do Pantanal. A análise espaço-temporal constatou mudanças na posição do canal e nova adaptação na planície, além de diminuição em sua extensão. As alterações espaciais resultaram das atividades laterais e do rompimento do colo de meandros, associados aos processos de erosão, transporte e deposição de sedimentos, que contribuíram para diminuição da sinuosidade do canal fluvial. As mudanças laterais no canal resultaram em: alterações na direção do fluxo; surgimento de novos braços e furados; alargamento do canal, em resposta ao acúmulo de sedimentos na calha; progressiva migração lateral e transferência da vazão do canal principal para canais secundários (furados).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Souza, Célia Alves, Gustavo Roberto Dos Santos Leandro, and Juberto Babilônia De Sousa. "Migração lateral do canal do Rio Paraguai entre a cidade de Cáceres e a estação ecológica da Ilha de Taiamã - Mato Grosso." GEOgraphia 16, no. 31 (August 23, 2014): 123. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2014.v16i31.a13675.

Full text
Abstract:
Visando analisar a migração lateral do canal no corredor fluvial do rio Paraguai no segmento entre Cáceres e a Estação Ecológica da Ilha de Taiamã - Mato Grosso, dividiu-se o corredor fluvial em dois compartimentos, em função dos aspectos morfológicos. No primeiro compartimento, o rio possui padrão meandrante, dinâmica caracterizada pela erosão acelerada e deposição de sedimentos na calha e na planície de inundação. No segundo compartimento, o canal perde todo o controle estrutural, mudando sua direção para oeste-sudeste, tornando-se novamente meandrante com o aumento da extensão da planície, atingindo os terrenos inundáveis do Pantanal. A análise espaço-temporal constatou mudanças na posição do canal e nova adaptação na planície, além de diminuição em sua extensão. As alterações espaciais resultaram das atividades laterais e do rompimento do colo de meandros, associados aos processos de erosão, transporte e deposição de sedimentos, que contribuíram para diminuição da sinuosidade do canal fluvial. As mudanças laterais no canal resultaram em: alterações na direção do fluxo; surgimento de novos braços e furados; alargamento do canal, em resposta ao acúmulo de sedimentos na calha; progressiva migração lateral e transferência da vazão do canal principal para canais secundários (furados).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

LESSA, GUILHERME C. "DINÂMICA DE MARÉ E TRANSPORTE DE SEDIMENTOS NO CANAL DE ITAJURU - LAGUNA DE ARARUAMA (RJ)." Revista Brasileira de Geociências 21, no. 4 (December 1, 1991): 378–86. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.1991378386.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Diniz, Caetano Da Providência Santos, Daniel Welzer Lang, and Serge Guinot. "Masculinidades e violência entre parceiros íntimos: um enfoque relacional." Psicologia Argumento 39, no. 103 (October 29, 2020): 123. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.39.103.ao06.

Full text
Abstract:
Este estudo discute a relação entre as masculinidades e a violência entre parceiros íntimos a partir do enfoque relacional o qual a considera um problema humano que vai além das explicações centradas nas questões de gênero enquanto principal modelo explicativo. A violência entre parceiros íntimos é compreendida enquanto produto da dinâmica do casal e tenderia a ocorrer de maneira recíproca. Segundo este enfoque, o jogo que se estabelece na relação infringe ao outro danos que podem ser resultado tanto de recursos físicos quanto de estratégias de dominação como a argumentação, a humilhação, o apelo emocional, a manipulação e a chantagem, as quais independem do gênero do parceiro, de forma que na dinâmica conjugal os papeis de dominador e dominado não podem ser associados a priori ao homem ou à mulher. Conclui-se que o enfoque relacional pode contribuir para uma compreensão mais ampla acerca de como ambos os parceiros atuam na produção e manutenção da violência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Micaelo, Ana Luísa. "A casa na parcela: a construção do lugar da família nos assentamentos da Zona da Mata de Pernambuco." Revista História: Debates e Tendências 17, no. 2 (October 11, 2017): 244. http://dx.doi.org/10.5335/hdtv.17n.2.7491.

Full text
Abstract:
O modelo de reforma agrária colocado em prática no Brasil nas últimas três décadas presume uma espécie de quadro atemporal, baseando-se numa unidade operativa de família nuclear que não comporta a noção de prolongamento temporal e reprodução intergeracional. Apesar de a reprodução familiar ser uma das preocupações mais características das comunidades camponesas, a sucessão não foi prevista neste processo. De forma a compreendermos como os assentados lidaram com essa situação, este artigo apresenta uma análise etnográfica das casas num assentamento rural da Zona da Mata de Pernambuco onde ocorreu um debate intenso entre diferentes modelos de organização espacial. Partindo então da observação da diversidade de categorias e materiais das casas, propõe-se uma interpretação do seu significado ligado à historicidade das dinâmicas familiares e aos sentidos locais de posse da terra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ladwig, Nilzo Ivo, Monique Machado De Luca, Jóri Ramos Pereira, Juliano Bitencourt Campos, and Gustavo Simão. "A DINÂMICA ESPACIAL DO ESTUÁRIO DO RIO ARARANGUÁ, LITORAL SUL DE SANTA CATARINA, BRASIL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 10, no. 1 (May 31, 2021): 506. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021506-518.

Full text
Abstract:
No Brasil a falta de projetos e metodologias adequadas de gerenciamento costeiro precisam ser pesquisados, para levantar dados e permitir o diagnóstico e monitoramento da zona costeira-marinha. O estudo tem como objetivo analisar a dinâmica espacial do estuário do rio Araranguá ocorrida ao longo de um período de setenta e dois anos, representados em seis recortes temporais, correspondentes aos anos de 1938, 1957, 1968, 1978, 2002 e 2010. Adotou-se como referência na análise da dinâmica espacial o farol do Morro dos Conventos construído em 1953. As imagens foram analisadas em ambiente de sistema de informação geográfica considerando o encontro do canal principal com o Oceano Atlântico. Os resultados mostraram que os ciclos de variação espacial do estuário são orientados por uma deriva litorânea com resultante para norte. A base de dados espaciais e os mapas temáticos retratam a dinâmica espacial histórica destes canais no estuário e podem ser usados como diagnóstico para modelagem espacial na elaboração de projeto de gerenciamento costeiro na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dos Santos Leandro, Gustavo Roberto, Célia Alves De Souza, and Flávio Rodrigues Do Nascimento. "PROCESSO DE DEPOSIÇÃO FLUVIAL NA BAÍA COMPRIDA, RIO PARAGUAI, MUNICÍPIO DE CÁCERES – MATO GROSSO, BRASIL." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 32 (December 10, 2014): 296. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v32i0.33559.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foram avaliadas as características granulométricas dos sedimentos depositados em ambiente fluvial do rio Paraguai – a baía Comprida – e interpretadas por intermédio da dinâmica do canal principal. Os dados hidrodinâmicos foram obtidos com auxílio de ecobatímetro e molinete fluviométrico. Para determinação da composição granulométrica, o material foi submetido à análise física com os Métodos de Pipetagem e Peneiramento. Os valores de vazão registrados nos períodos de estiagem e cheia variaram entre 62,28 m³. s-1 e 0,71 m³. s-1 na entrada do canal da baía Comprida e de 56,61 m³. s-1 na saída do canal da baía Comprida para o período de cheia. Com relação à profundidade, registrou-se máxima de 2,72 m e mínima de 0,10 m. Os resultados mostraram predominância de areias, o que resultou em assoreamento do canal com barras de sedimentos. Esse fato pode ser explicado porque, durante a cheia, ocorre transferência de sedimentos com predominância de areias médias e areias finas do canal principal do rio Paraguai para a baía Comprida. O estudo mostrou-se relevante para compreensão de mudanças em termos de armazenagem e deposição de sedimentos na baía Comprida no rio Paraguai em períodos distintos de cheia e estiagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Wanubya Maria Menezes, and Paulo Rogério De Freitas Silva. "DO TERRITÓRIO DA SECA À TERRITORIALIZAÇÃO DO CANAL DO SERTÃO EM ALAGOAS." Geo UERJ, no. 36 (May 22, 2020): e28890. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2020.28890.

Full text
Abstract:
O Canal do Sertão se apresenta como a maior e mais moderna obra hídrica do estado de Alagoas, configurando-se como importante artefato introduzido no polígono das secas do estado com a finalidade de aplacar os problemas sociais decorrentes dos baixos índices pluviométricos que frequentemente acometem o semiárido alagoano. Dentro deste contexto, realizamos uma análise das territorialidades do uso da água ao longo do referido canal, especificamente nos municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca, na busca de entender como se formam as territorialidades ao longo do mesmo, a partir do uso da água. Nesse sentido, foi realizada uma coleta de dados oficiais em secretarias do estado, envolvidas diretamente no processo de implantação do canal e em órgãos federais e municipais, finalizando com uma aplicação de entrevistas não-diretivas aos sujeitos envolvidos no uso da água do Canal do Sertão na área foco da pesquisa, podendo assim inferir sobre os usos da água e a dinâmica das territorialidades ao longo do canal. A fundamentação teórica parte dos conceitos de território, territorialização e territorialidade, considerando o território como uma construção geopolítica permeado pelas relações de poder, e suas múltiplas territorialidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Andrade da Costa, Maressa. "A infidelidade conjugal como porta-voz da complexidade relacional: revisão de literatura." Saúde e Desenvolvimento Humano 6, no. 1 (March 1, 2018): 57. http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v6i1.4074.

Full text
Abstract:
Introdução: A infidelidade conjugal se constitui um fenômeno complexo e subjetivo, associada a causalidade multifatorial. Para tanto, não há um consenso quanto a sua definição, que pode ser representada como quebra no compromisso da monogamia, que se envolvem em comportamentos extra-relacionais sexuais, afetivos e emocionais e seus impactos sobre a dinâmica do casal, deixam marcas indeléveis, que são comparadas, na literatura, como uma ferida mortal. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura acerca da infidelidade na dinâmica do relacionamento conjugal, destacando as subtemáticas correlacionadas mais recorrentes. Método: Consistiu na pesquisa e revisão da literatura de artigos presentes nas bases de dados PubMed, SciELO, LILACS e PePSIC, publicados no período de 2007 a 2017, por meio dos termos “Infidelidade, Infidelity, Infidelidad ou/or/o Traição, Betrayal, Traición”. Resultados e conclusões: Elaborou-se cinco temáticas recorrentes nos 21 artigos filtrados. A partir da análise realizada, percebeu-se que a infidelidade não se encerra em si mesma, e para compreendê-la é necessário uma investigação que não esteja somente focada nos fatores intrapsíquicos, ou nos fatores socioculturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Fedele, Paolo, and Edoardo Ongaro. "Uma tendência comum, casas diferentes: devolução na Itália, Espanha e Reino Unido." Revista do Serviço Público 61, no. 2 (January 27, 2014): 157–70. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v61i2.43.

Full text
Abstract:
A dinâmica do processo de implantação das reformas de devolução difere significativamente de país para país. A explicação reside em parte nas diferenças entre cada sistema político-administrativo e o status das reformas de administração pública. Fatores que afetam a devolução são analisados neste artigo. Implicações para os responsáveis por políticas públicas e gestores públicos, especial- mente em relação à transferência de políticas de reformas de devolução, são discutidas.Palavras-chave: Devolução, descentralização, administração pública
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Jesus, Francimayre Aparecida Pereira de, Larissa Nayara Lima Silva, Priscila Campos Santos, Ernandes Sobreira Oliveira Junior, Derick Victor de Souza Campos, Wilkinson Lopes Lázaro, and Claumir Cesar Muniz. "Dinâmica espaço-temporal da comunidade de peixes em baías marginais do Pantanal Norte." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 1 (June 20, 2019): 232–40. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.001.0019.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo investigar o impacto do ciclo hidrológico na estrutura da comunidade ictiológica em seis baías marginais do rio Paraguai durante os períodos de cheia, vazante, estiagem e enchente no Pantanal Norte. As coletas foram realizadas com a utilização de redes de arrasto, espera e tela entre 2014 e 2015. Para a análise dos dados foram aplicados os índices de diversidade alfa e beta. Ao todo foram coletados 7.318 espécimes, em que a maior riqueza, abundância e diversidade, foram observadas no período de estiagem. Contrastando a maior disponibilidade de abrigo e alimento em locais heterogêneos, normalmente representado por ambientes maiores, ou nas cheias pantaneiras, as maiores diversidades beta foram encontradas em baías de menores comprimentos, menores larguras e consequentemente menores áreas. Ainda que o período de cheia no pantanal seja considerado aquele com maior disponibilidade de recursos, destaca-se que as baías marginais, desde as pequenas, podem abrigar uma diversidade de espécies alta também em períodos de águas baixas. A alta homogeneidade das espécies encontradas indica que estas não dependem dos locais e dos períodos amostrais para ocorrerem, o que pode ser reflexo da conectividade com o canal principal do rio Paraguai durante o ano todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Neves, Naiara Maria Santana, and Giovanna De Carli Lopes. "Reprodução, Partos, Maternidades e Paternidades: Perspectivas Contemporâneas em Antropologia e Saúde." Cadernos de Gênero e Diversidade 5, no. 4 (December 26, 2019): 3. http://dx.doi.org/10.9771/cgd.v5i4.35580.

Full text
Abstract:
<p><span>A maternidade compulsória e a naturalização do amor materno enquanto instintivo são alguns dos papéis atribuídos às mulheres a partir da modernidade (BADINTER, 1985). No mesmo sentido, passaram a emergir uma série de normas, condutas e imposições sobre o corpo da mulher, que encontraram no campo científico seu instrumento legitimador, sendo a dinâmica dos sistemas de saúde e da própria ciência construídas segundo a dinâmica das relações de gênero impostas na sociedade. A ginecologia e a obstetrícia, enquanto campos da ciência e prática de cuidado com a saúde e o corpo, são parte desta dinâmica social de diferenciação de sexos e de gêneros, e, desde o século XIX, atuam desde uma materialização e “substancialização da diferença” (Rohden, 2001, p. 13). Portanto, além das mulheres serem compelidas a conduzirem suas vidas em conformidade com a ordem namorar, casar e ter filhos, quando elas os têm, ainda enfrentam uma série de desafios, os quais buscamos abordar e visibilizar neste número especial sobre Reprodução, Partos, Maternidades e Paternidades.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Rafael, Ricardo de Mattos Russo, and Anna Tereza Miranda Soares de Moura. "Violência contra a mulher ou mulheres em situação de violência? Uma análise sobre a prevalência do fenômeno." Jornal Brasileiro de Psiquiatria 63, no. 2 (July 2014): 149–53. http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000019.

Full text
Abstract:
Objetivo Refletir sobre as possíveis diferenças entre os termos “violência contra mulher” e “mulheres em situação de violência” com base na análise da ocorrência de violência íntima. Métodos Trata-se de um estudo transversal com uma amostra de 640 mulheres com idade entre 20 e 64 anos, em quatro unidades de Saúde da Família do município de Nova Iguaçu (RJ). Para aferição do evento, foi utilizada a versão em português do instrumento Revised Conflict Tactics Scales, que avaliou as formas – e suas interseções – de violência física, psicológica e sexual sofridas e perpetradas pelas mulheres ao menos uma vez na vida. Resultados Estimou-se a prevalência das três formas de violência íntima praticadas contra a mulher (9,8%; IC95%: 7,5/12,1), pela mulher (4,5%; IC95%: 2,9/6.1) e nos casos que a mulher foi vítima ou perpetradora dos atos (13,1%; IC95%: 10,5/15,7), assumindo-se neste trabalho como violência no casal. Conclusão Na tentativa de melhor entender a dinâmica da violência íntima, seria oportuno considerar a mobilidade de papéis na relação do casal para além da demarcação de gênero – histórica e por vezes imobilizadora – entre vítima e agressor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Setton, Marcia Zalcman. ""O menino e a abóbora”: a arte de um encontro." Nova Perspectiva Sistêmica 28, no. 64 (October 3, 2019): 20–31. http://dx.doi.org/10.38034/nps.v28i64.502.

Full text
Abstract:
Neste artigo, a partir da prática terapêutica, a autora relata a busca de um embasamento teórico para a compreensão de um atendimento no qual se obteve resultados surpreendentes em prazo muito curto, partindo de uma postura do “não saber”. Descreve sobre seu processo vivencial de reflexão, suas conversas internas ao longo do atendimento de um casal com uma criança que havia recebido uma suposição de diagnóstico psiquiátrico feito pela orientadora escolar. Sua preocupação foi a respeito dos efeitos desse diagnóstico na dinâmica da família. As referências teóricas baseiam-se em diversos autores que conversam com o Construcionismo Social, as Práticas Colaborativas e o trabalho com as ressonâncias da família e da terapeuta.http://dx.doi.org/10.21452/2594-43632019v28n64a02
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Martin-Chabot, Béatrice. "Mulheres HIV-positivas e grávidas: dificuldades dentro do casal. Experiência numa associação parisiense." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 13, no. 1 (June 2010): 121–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982010000100009.

Full text
Abstract:
O apoio à reflexão, a fim de estimular a dinâmica de vida abalada pelas angústias despertadas pelo anúncio de um resultado positivo na sorologia para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), para a mulher que sabe que está grávida, exige abordagem benevolente. Constatamos que ante o anúncio desse diagnóstico, mortal a um prazo mais ou menos longo, a possibilidade de transmissão pela via materno-fetal é tomada em consideração pela mulher a quem se comunica que é satisfatório o resultado do protocolo médico de redução de riscos de transmissão da mãe à criança. Em compensação, os riscos de contaminação pela via sexual com seu parceiro impõem que essa mulher pense, pelo menos uma vez, como vai fazer para falar com ele, ou se vai se calar, com medo de ser levada a mal e rejeitada. Trata-se, portanto, além do sentimento de periculosidade ligado a esse vírus, de abrir para essa mulher uma reflexão acerca daquilo que é importante: para ela própria, para seu futuro, para o futuro do casal e para o futuro de seu filho que vai nascer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography