Academic literature on the topic 'Discopatia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Discopatia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Discopatia"

1

Borges, Gabriela Augusta de Andrade Barbosa, and Elzylene Léga. "Discopatia cervical e toracolombar em cães: revisão." Nucleus Animalium 12, no. 1 (June 9, 2020): 5–25. http://dx.doi.org/10.3738/21751463.3658.

Full text
Abstract:
Existem duas categorias de discopatias, a cervical e a toracolombar. As lesões do disco cervical ocorrem mais comumente entre as vértebras cervicais C2-C3. As lesões do disco toracolombar ocorrem mais comumente entre as vértebras torácicas T12-T13 e toracolombares T13-L1. A hérnia de Hansen tipo I ocorre pela extrusão do disco intervertebral. A hérnia de Hansen tipo II ocorre pela protrusão do disco intervertebral. Na hérnia de Hansen tipo III ocorre lesão medular sem compressão. Na discopatia cervical o principal sinal clínico é a cervicalgia. Na discopatia toracolombar os sinais clínicos incluem variados graus de ataxia, paraparesia e paraplegia. O diagnóstico da doença do disco intervertebral (DDIV) é baseado na anamnese, exame físico, neurológico e complementares. A confirmação ocorre pelo exame complementar de imagem. Dentre as opções de exames complementares de imagem estão a radiografia simples (Exame de triagem), mielografia, tomografia, mielotomografia e, a melhor opção atualmente, a ressonância magnética. A sensibilidade à dor profunda é um importante indicador do prognóstico. O tratamento pode ser conservador, cujo principal aspecto é o confinamento estrito; ou por meio da descompressão cirúrgica. Na discopatia cervical os procedimentos cirúrgicos descompressivos incluem laminectomia dorsal, hemilaminectomia (Raramente indicadas) e slot ventral (Método de eleição). Na discopatia toracolombar os procedimentos cirúrgicos descompressivos incluem laminectomia dorsal (Funkquist tipo A e B, profunda e modificada), hemilaminectomia e mini-hemilaminectomia ou pediculectomia. No pós-operatório, muitos profissionais recomendam a fisioterapia e acupuntura para ajudar na recuperação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Lidiane da Silva. "Diagnóstico por imagem de hérnia discal hansen tipo i, ii e iii em cães." Veterinária e Zootecnia 25, no. 1 (December 4, 2018): 10–21. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2018.v25.35.

Full text
Abstract:
Para o presente trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico abordando os métodos diagnósticos da hérnia discal, a qual é a discopatia mais comum em cães e está relacionada aos distúrbios neurológicos que envolvem a medula espinhal. A hérnia discal é a principal causa para a investigação imagenológica da coluna vertebral em pequenos animais. O diagnóstico por imagem é fundamental para obter o conhecimento da doença, da localidade da lesão e da gravidade. Os exames mais comuns realizados na rotina veterinária são a radiografia e a mielografia, por serem mais acessíveis, porém o diagnóstico preciso se dá por meio da tomografia computadorizada ou da ressonância magnética, sendo esta última a técnica primordial para as discopatias. Esses fatores, bem como sua etiologia, fisiopatologia e predisposição serão abordados também neste estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marques, Liliana Sudré. "Efeitos do MAT PILATES em pacientes com dor lombar devido a discopatia degenerativa: relatos de casos." Inova Saúde 5, no. 1 (August 20, 2016): 141. http://dx.doi.org/10.18616/is.v5i1.2490.141-157.

Full text
Abstract:
A discopatia degenerativa lombar vem se tornando um problema mundial por causa da incapacidade, disfunções e problemas socioeconômicos e necessita ser melhor estudada visando prevenção e tratamento. O objetivo do estudo foi analisar o efeito do Método Pilates em pacientes que sofrem de discopatia degenerativa lombar, o Método Pilates foi realizado no solo, como terapia por um tempo determinado e um protocolo estabelecido. O estudo foi realizado com três pacientes com discopatia degenerativa lombar que foram avaliados antes e após a intervenção da terapia com o Método por um período de dois meses com frequência de duas vezes por semana, totalizando 15 sessões. Foi utilizado um protocolo elaborado com oito exercícios realizados em solo. Os testes realizados foram: Laségue e Valsalva para verificar dor irradiada; Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO) e a Escala Visual Analógica (EVA) para avaliar e quantificar a dor dos pacientes referente a região lombar; e teste de força abdominal. Os resultados deste estudo evidenciaram que a aplicação do Método Pilates foi importante na redução da dor lombar, aumento da força muscular abdominal dos pacientes e foram obtidas modificações positivas nos resultados do EVA e QNSO. O Método Pilates se mostrou eficaz na melhora da dor lombar e força muscular abdominal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Borges-dos-Santos, Roberto R., Kátia G. Requião, Francisco A. Dórea Neto, Eduardo Luiz T. Moreira, and Stella M. Barrouin-Melo. "Diagnóstico de alterações neurológicas compressivas da medula espinal de cães com o uso da Tomografia Computadorizada (TC) Helicoidal." Pesquisa Veterinária Brasileira 34, no. 6 (June 2014): 569–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2014000600011.

Full text
Abstract:
Alterações neurológicas em cães são comuns na rotina da clínica médica, sendo necessário identificar o sítio de lesão quando da ocorrência de neuropatias por compressão em estruturas do Sistema Nervoso Central (SNC). O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo epidemiológico das alterações neurológicas compressivas em medula espinal de cães domiciliados em Salvador e região metropolitana: Discopatias, Neoplasias e Traumas identificadas através da Tomografia Computadorizada (TC). Foram avaliados 17 cães de diversas raças com idade entre 2 e 10 anos e de ambos os sexos, atendidos na rotina de dois serviços médicos-veterinários e encaminhados para realização do exame conforme indicação clínica. Imagens em cortes com espessura variando de 0,5 a 2mm em rotação foram produzidas com o Tomógrafo. Dos animais que apresentaram discopatia 12/17 (70,58%), por mielopatia extradural 6/12 (50 %), foram da raça Dachshund com idade média 7,33±1,97 anos e para todos os outros a ocorrência foi pontual; 23,53 % de osteopatias vertebrais, neoplasias ósseas e fraturas, e 5,89% correspondente a neoplasia de medula. Houve uma maior frequência de lesões nos segmentos C4-C6 3/12 (25%), T12-T13 (25 %) e L2-L3 (25 %) dos casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Passos Costa, Sérgio D., Bruno M. Araújo, Nadyne L. F. C. Rocha, Thays G. R. dos Santos, Jamilly N. R. Costa, Napoleão M. Argôlo Neto, and Marcelo C. Rodrigues. "Canine thoracolumbar disc disease: pathogenesis, current classifications and therapeutic options." Clínica Veterinária XXIV, no. 138 (January 1, 2019): 58–71. http://dx.doi.org/10.46958/rcv.2019.xxiv.n.138.p.58-71.

Full text
Abstract:
Intervertebral disc disease (IVDD) is a common disorder, and most frequently affects the spinal cord at thoracolumbar region. Multiple factors are involved in the pathogenesis of the disease, and it has different characteristics in chondrodystrophic and non-chondrodystrophic breeds. Biochemical and molecular changes observed in the degenerate disc are similar independent of the affected breed. Advanced image techniques demonstrate degenerative characteristics different than those reported by Hansen in the 1960s. Based on and in light of these new findings, new treatments for IVDD have been roosed to optimize the recovery of affected dogs. We reviewed the literature related to thoracolumbar intervertebral disc disease in dogs with emphasis on pathogenesis, classification and treatment options.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Amaral, Vivian, Luis Marchi, Leonardo Oliveira, and Luiz Pimenta. "Prevalência e relação de fatores emocionais e clínicos em pacientes com discopatia degenerativa." Coluna/Columna 9, no. 2 (June 2010): 150–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-18512010000200011.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: descrever as condições psicossociais, no momento da indicação cirúrgica, dos pacientes com dor lombar crônica causada por discopatia degenerativa. MÉTODOS: em uma série de 32 casos de discopatia degenerativa eletivos para cirurgia, foi realizada avaliação psicológica pré-operatória. Nesta avaliação, foram colhidos dados demográficos e sociais: sexo, idade, situação ocupacional atual, ocorrência de afastamento por invalidez; e dados clínico-psicológicos: dor, restrição física, utilização de medicamento psiquiátrico controlado; grau de ansiedade; grau de depressão; grau de desesperança; expectativas frente ao objetivo cirúrgico. RESULTADOS: o grupo foi composto de 13 mulheres e 14 homens, com média de idade de 44,3 anos (23 a 65 anos). Os parâmetros de dor e restrição física estão dentro de valores geralmente indicativos de cirurgia, não indicando nenhuma peculiaridade no grupo estudado. Foi evidenciada uma alta e correlacionada prevalência de alterações psicológicas nos pacientes: 50% em quadro depressivo, 54% em quadro de ansiedade e 22% em quadro de desesperança. Além disso, foi possível evidenciar altos índices de afastamento do trabalho por invalidez física e correlação da presença de ansiedade e/ou depressão com casos em que haviam expectativas deturpadas quanto ao resultado cirúrgico. CONCLUSÕES: dor lombar crônica é acompanhada de quadros de dor e de alterações psicológicas, como ansiedade, depressão e desesperança. Esses parâmetros evidenciam a necessidade de avaliação psicológica pré-cirúrgica e acompanhamento posterior, visando à reabilitação do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gioia, G. "La discopatia degenerativa sintomatica: trattamento con sistema di neutralizzazione dinamica Dynesys." LO SCALPELLO-OTODI Educational 26, no. 3 (October 2012): 137–42. http://dx.doi.org/10.1007/s11639-012-0158-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gonçalves, Bruna Aparecida Lima, Leonardo Rocha Vianna, Ana Cristina Ribeiro Mendes, and Clara Angelina de Almeida. "Tratamento com terapia neural em cão com discopatia: Relato de caso." Pubvet 15, no. 5 (May 2021): 1–6. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n05a816.1-6.

Full text
Abstract:
A Terapia Neural é um tipo de tratamento que baseado no histórico de vida do paciente se realiza aplicações de anestésicos locais em baixas concentrações, como o cloridrato de procaína ou lidocaína, com o objetivo de autorregulação corporal e auto cura do organismo. No Brasil ainda é pouco conhecida, mas é difundida em países como Alemanha, Argentina, Canada, Colômbia, Espanha, Suíça. Pode tratar inúmeras afecções incluindo a doença do disco intervertebral. Com esse estudo objetivou-se relatar o caso de uma cadela que apresentava incoordenação motora, perda da função dos membros pélvicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moura, Diogo Lino, David Lawrence, and Josué Pereira Gabriel. "Artrodese lombar intersomática anterior multinível combinada com estabilização posterior em discopatia—Análise clínico-funcional prospectiva." Revista Brasileira de Ortopedia 54, no. 02 (April 2019): 140–48. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbo.2017.11.006.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Estudo prospectivo controlado em pacientes com discopatia degenerativa submetidos a artrodese intersomática lombar anterior instrumentada combinada com estabilização posterior. Métodos Amostra com 64 pacientes consecutivos operados pelos mesmos cirurgiões ao longo de quatro anos. Metade das artrodeses intersomática lombar anterior foi efetuada em dois níveis, 43,8% em três níveis e 6,25% em um nível. Foram usadas caixas intersomáticas com parafusos integrados preenchidas com matriz óssea e proteína morfogenética óssea 2. Resultados Metade da amostra apresentava cirurgias prévias à coluna lombar, 75% listeses degenerativas associadas e 62,5% patologia compressiva posterior da coluna lombar. Aproximadamente 56% da amostra apresentavam pelo menos um fator de risco de não união da artrodese. O índice Oswestry passou de 71,81 ± 7,22 no pré-operatório para 24,75 ± 7,82 na avaliação no fim do tempo de seguimento, enquanto a escala visual analógica da dor passou de 7,88 ± 0,70 para 2,44 ± 0,87 (p < 0,001). A melhoria clínico-funcional foi crescente de acordo com a intervenção num número superior de níveis, o que comprova a eficácia da artrodese intersomática lombar anterior multinível, aplicada em 93,75% da amostra. A taxa global de complicações foi de 7,82% e de complicações major de 0%. Não se identificou qualquer caso de não união. Conclusão A artrodese intersomática lombar anterior instrumentada combinada com estabilização posterior é uma opção de sucesso na discopatia degenerativa uni ou multinível dos segmentos de L3 a S1, mesmo em presença significativa de fatores de risco de não união e cirurgias prévias da coluna lombar, garante resultados clínico-funcionais e radiográficos muito satisfatórios e reduzida taxa de complicações em médio prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silveira, Solimar Dutra da, Camila Francisca Batschke, Tainá Minuzzo, Fernanda de Lima Correa, and Maria Cecília de Lima Rorig. "Hemilaminectomia como tratamento de discopatia toracolombar canina: Estudo retrospectivo e relato de caso." Pubvet 14, no. 4 (April 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v14n4a544.1-123.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Discopatia"

1

Orlandin, Jéssica Rodrigues. "Tratamento de doença de disco intervertebral crônica em cães utilizando células-tronco derivadas da membrana amniótica." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74135/tde-25052018-144345/.

Full text
Abstract:
As doenças de disco intervertebrais (DDIV) representam a maior parte de atendimentos neurológicos e são responsáveis pela maioria dos casos de paralisia em cães. Os tratamentos utilizados atualmente não demonstram resultados satisfatórios em pacientes com manifestações neurológicas mais graves. A fim de promover recuperação nervosa e motora, além de melhora na qualidade de vida, o presente trabalho objetivou criar um protocolo, através de um ensaio duplo cego, associando cirurgia descompressiva e transplante alogênico de células-tronco (CT) derivadas da membrana amniótica em cães com DDIV crônica. As mesmas células já foram caracterizadas anteriormente como mesenquimais fetais e apresentaram-se seguras para aplicação. Foram selecionados oito cães, onde quatro já passaram por cirurgia e receberam três aplicações epidurais de células-tronco. Os outros quatro animais foram submetidos à cirurgia descompressiva e divididos aleatoriamente (teste duplo cego) em dois grupos: \"cirurgia + placebo\", o qual recebeu apenas solução fisiológica; e \"cirurgia + CT\", que recebeu a terapia celular. Durante o procedimento cirúrgico, foi realizado a aplicação por gotejamento sobre a lesão, e após quinze e quarenta e cinco dias foram realizadas outras duas aplicações, via epidural. Os animais passaram por acompanhamento quinzenal e foram reavaliados três meses após o procedimento cirúrgico, através de exames funcionais e ressonância magnética. Alguns animais apresentaram melhora neurológica significativa, como a recuperação da nocicepção e capacidade de se manter em estação. Apesar da necessidade de mais estudos, até o presente momento, a terapia celular apresentou-se factível e sem efeitos prejudiciais aos animais.
Intervertebral disc (IVD) diseases represent the majority of neurological attendance and are responsible for the most cases of paralysis in dogs. Treatments currently used do not show satisfactory results in patients with more severe neurological manifestations. In order to promote nerve and motor recovery, as well as improve quality of life, the present study aims to create a protocol, using double-blind test method, associating spinal decompression surgery and allogeneic transplantation of amniotic membrane-derived stem cells (AMSCs) in dogs with chronic IVD diseases. Those were previously characterized as fetal mesenchymal cells and were safe for application. Eight dogs were selected, where four have already gone through surgery and received 3 epidural applications of stem cells. The other four animals were submitted to spinal decompression surgery and randomly divided into two groups (double blind test): \"surgery + placebo\", which received only physiological solution; and \"surgery + AMSCs\", which receive cell therapy. During the surgical procedure, a drip application was performed on the lesion and after fifteen and forty five days another two applications were made via epidural. Animals were monitored biweekly and were reassessed three months after surgery, by functional tests and magnetic resonance exams. Some animals presented significant neurological improvement, such as the recovery of nociception and ability to remain on station. Despites the need further studies, until the present moment, cell therapy has been feasible and has no harmful effects on animals.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Hayashi, Ayne Murata. "Estudo clínico da eficácia da acupuntura no tratamento da discopatia intervertebral tóraco-lombar em cães." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10137/tde-05042007-170354/.

Full text
Abstract:
Acupuntura tem sido integrada no tratamento da discopatia intervertebral tóraco-lombar em cães com intuito de analgesia e reabilitação motora e sensorial. Faltam estudos clínicos controlados comparando acupuntura associada ao tratamento médico não cirúrgico. Foram avaliados 61 cães portadores de afecção degenerativa do disco intervertebral tóraco-lombar durante o período de março de 2005 a fevereiro de 2006. Destes 61 animais, 50 foram incluídos no estudo, 26 cães no grupo com acupuntura e 24 cães no grupo sem acupuntura. As avaliações da melhora do estado neurológico foram realizadas através de uma escala funcional numérica em 4 momentos: primeira avaliação, 7º dia de avaliação, 14º dia de avaliação e último retorno. Para análise estatística, nível de significância de 5%, utilizou-se o Teste de Mann Whitney para amostras independentes e o Teste de Friedman para amostras dependentes, seguido do Teste de Wilcoxon para comparações das amostras dentro do mesmo grupo. Os valores das medianas do escore total na 1ª avaliação permitiu comparação entre graus de lesão (1 a 5) subdivididos em graus 1-2 (Md 21 e 20); graus 3-4 (Md 11 e 9) e grau 5 (Md 2). O tempo de retorno a locomoção de animais sem capacidade de locomoção e presença de dor profunda (graus 3-4) foi comparado entre os grupos com (n=10) e sem acupuntura (n=6) através do Teste T-Student, sendo os cães que receberam acupuntura anteciparam em 50% o retorno a locomoção (10,10±6,49 dias) em comparação com cães que não receberam acupuntura (20,83±11,99 dias) com diferença significativa (p<0,034). Apresentaram médias superiores e com diferença significativa no escore total da escala funcional numérica na 7ª e 14ª avaliações (p<0,039 e p<0,020) em relação ao grupo que não recebeu acupuntura, representando um estado neurológico superior. A taxa de sucesso em cães com graus 3-4 no retorno a locomoção foi de 100% e 66%, respectivamente grupo com acupuntura e sem acupuntura, sendo a diferença significativa (p<0,047). Os cães de graus 1-2 não apresentaram diferença significativa, sendo a taxa de sucesso em ambos os grupos de 100%. Os cães de grau 5 tiveram taxa de sucesso no retorno a locomoção de 50% e 12,5%, respectivamente grupo com acupuntura e sem acupuntura, não apresentando diferença significativa (p>0,124). Conclui-se que acupuntura pode ser aplicada associada ao tratamento médico em cães com discopatia tóraco-lombar, antecipando o retorno à locomoção e a melhora na evolução neurológica em cães apresentando percepção à dor profunda intacta e sem capacidade de locomoção.
Acupuncture has been combined in the treatment of thoracolumbar disk disease in dogs with the purpose of analgesia, motor and sensorial rehabilitation. There is a lack of clinical controlled studies comparing acupuncture integrated with medical and non surgical treatment. 61 dogs with thoracolumbar disk disease were evaluated from March 2005 to February 2006. Among these 61 animals, 50 were included in the study: 26 dogs in the group with acupuncture and 24 dogs in the group without acupuncture. The evaluations of the neurological improvement were done through a numerical functional scale in 4 moments: first, seventh, fourteenth evaluations and the last visit. For the statistical analysis, significant level of 5%, Mann Whitney test for independent variables, Friedman test for dependent variables comparisons, followed by Wilcoxon test for dependent variables in the same group, were utilized. The median values of the total scores in the first visit permitted comparisons within lesion levels (1 to 5) divided in levels 1-2 (Md 21 and 20); levels 3-4 (Md 11 and 9) and level 5 (Md 2). The time of return of ambulation in dogs without ambulation and intact deep pain perception (levels 3-4) were compared with acupuncture group (n=10) and without acupuncture group (n=6) through Student T test, where dogs that received acupuncture anticipated in 50% the locomotion return (10,10±6,49 days) in comparison of dogs that didn?t received acupuncture (20,83±11,99days) with significant difference (p<0,034). These dogs showed superior means and significant difference in the total score from the numerical functional scale in the seventh and fourteeth visits (p<0,039 and p<0,020) in relation to the group that didn?t received acupuncture, showing superior neurological state. The success rate of dogs with levels 3-4 in the return of ambulation were 100% and 66%, respectively acupuncture group and without acupuncture, with significant difference (p<0,047). The dogs with levels 1-2 didn?t show difference, so that the success rate in both groups were 100%. The dogs with level 5 had success rate in the return of ambulation of 50% and 12,5%, respectively acupuncture group (n=6) and without acupuncture (n=8), but without significant difference (p>0,124). It was concluded that acupuncture can be applied to the medical treatment in dogs with thoracolumbar disk disease, with anticipation of the return of ambulation and the improvement of neurological state in animals showing intact deep pain perception and without ambulation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Burgese, Luciana Fortunato. "Radiologia convencional e tomografia computadorizada na avaliação de cães portadores de discopatia cervical: estudo comparativo." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10137/tde-23042007-115839/.

Full text
Abstract:
Foram avaliados 25 cães portadores de discopatia cervical aos exames radiográficos simples, mielografia e tomografia computadorizada. A dor foi o principal sinal clínico em 64% dos casos. Os animais com raça definida foram os mais acometidos (85%), tendo maior incidência da raça Teckel. A faixa etária mais acometida foi entre 7-9 anos (72%). O exame radiográfico simples indicou aspectos compatíveis com extrusão em 14 observações. A mielografia diagnosticou 15 extrusões, 18 protrusões e 4 hérnias de disco e forneceu informações quanto ao grau de compressão medular e extensão das lesões. A tomografia computadorizada (TC) indicou 16 extrusões, 22 protrusões e 3 hérnias de disco. O espaço de C2-3 foi o mais acometido. A TC permitiu o diagnóstico de extrusões calcificadas, mesmo na presença de pouca quantidade ou ausência de meio de contraste e indicou com precisão o grau de compressão medular, a extensão e principalmente, a localização das lesões. Concluiu-se com este estudo que os três exames se complementam e constituem importantes ferramentas para o planejamento clínico-cirúrgico.
Twenty-five dogs with disc disease in cervical spine were evaluated by radiological and computed tomographic exams. The most common clinical signs were neck pain present in 64% of the dogs. Of the animals 85% were pure breed, amongst them Teckel were most frequent (28%). The most cases occurred in animals between seven and nine years. C2-3 was the preferred site of cervical involvement. Radiographic plain indicated fourteen extrusion. Myelography demonstrated fifteen extrusions, eighteen protrusions and four disc hernias and indicated spinal cord grade compression and lesions extension. Computed tomographic (CT) demonstred sixteen extrusions, twenty-two protrusions and three disc hernias. The CT showed to be more sensitive for soft tissue calcification, and his superior contrast resolution allowed visualization small quantities of contrast material in the subarachnoid space and indicated with precision the site and extension of lesions as well as the degree of spinal cord compression. The three exams are complementary and give valuable information for clinical and chirurgical procedures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Meirelles, Vanessa Morales [UNESP]. "Recuperação da função locomotora de cães com discopatia após cirurgia de fenestração discal tóraco-lombar: estudo retrospectivo." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/89053.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007-03-01Bitstream added on 2014-06-13T20:30:37Z : No. of bitstreams: 1 meirelles_vm_me_jabo.pdf: 771952 bytes, checksum: 1cbb6276883773e472d237ed567b3fd3 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Objetivou-se neste trabalho avaliar a importância de intervenção cirúrgica precoce, em cães com discopatia tóraco-lombar (DTL), relacionando o tempo de recuperação (total ou parcial) da função locomotora, com o tempo de paralisia (TP) decorrido até o dia da cirurgia de fenestração tóraco-lombar (FTL), nos cães atendidos no HV-FCAV-UNESP de fevereiro de 2002 a novembro de 2006 . Foram incluídos 81 cães no estudo e classificados nos graus de lesão (GL) medular 1 a 5 e divididos em três grupos: GP (precoce), GI (intermediário) e GT (tardio) conforme o tempo decorrido do dia da paralisa até o dia da FTL. Destes, 74 obtiveram recuperação da função locomotora (RFL). Os cães foram avaliados quanto à correlação do TP com o tempo de recuperação dos movimentos voluntários (RMV) e RFL nos grupos GP, GI e GT, e também separadamente em cada GL. A análise estatística de todos os parâmetros foi realizada através do Teste de Fischer com nível de significância 5%. A raça mais prevalente foi a Teckel, com 78,3 % dos casos. O tempo de RMV em dias foi em média 8,84 l 11 para o GP, 9,18 l 8,6 para o GI e 27,71 l 21,6 para o GT. O tempo de RFL em dias foi em média 21,52 l 23,51 para o GP, 21,23 l 18,09 para o GI e 41,43 l 30,92 para o GT. À análise estatística verificou-se que existe relação entre RMV e TP com alto nível de significância (p = 0,002), mas não entre RFL e TP, pois o valor de p = 0,12. Concluiu-se que o tempo de RMV foi maior para os cães do GT, e o tempo de RFL foi maior, mas não estatisticamente significante, no GT comparado ao GP e GI.
The aim of this study was to evaluate the relevance of early surgical intervention in dogs with thoracolumbar disc disease (TLDD) by relating the recovery period (total or partial) of locomotive function with the duration of the paralysis (DP) till the day of the thoracolumbar fenestration surgery (TLF) for dogs admitted at the Veterinary Teaching Hospital of the FCAVUNESP (HV FCAV-UNESP) from February 2002 to November 2006. It has been included in the study 81 dogs, all classified according to the degree of spinal cord lesion (DL) from 1 to 5 and then divided into early (EG), intermediary (IG) and late (LG) groups, in regard to the time elapsed from the day of the lesion until the day of the TLF. Among these animals, 74 had their locomotive function reestablished (LFR). The dogs had been evaluated for the correlation of DP with the time of recovery of voluntary movements (RVM) and LFR in the EG, IG and LG groups, besides a separate evaluation for each DL. Statistical analysis for all parameters was done by use of the Fischer Test, with 5% significance. Most prevalent breed was the Teckel with 78.3% of cases. Time for RVM had an average of 8.84l11 days for EG, 9.18 l 8.6 for the IG and 27.71l21.6 for the LG. Time for LFR had an average of 21.52 l 23.51 for the PG, 21.23 l 18.09 for the IG and 41.43 l 30.92 for the LG. Statistically was verified a correlation between RVM and DP with high level of significance (p=0.002) but none between LFR and DP, hence p=0.12. It has been concluded that time of RVM was longer for dogs in the LG and that the time of LFR was longer, although not statistically significant, in the LG when compared to the EG and IG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Meirelles, Vanessa Morales. "Recuperação da função locomotora de cães com discopatia após cirurgia de fenestração discal tóraco-lombar : estudo retrospectivo /." Jaboticabal : [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/11449/89053.

Full text
Abstract:
Orientador: João Guilherme Padilha Filho
Banca: Márcia Rita Fernandes Macahdo
Banca: Maria Angélica Miglino
Resumo: Objetivou-se neste trabalho avaliar a importância de intervenção cirúrgica precoce, em cães com discopatia tóraco-lombar (DTL), relacionando o tempo de recuperação (total ou parcial) da função locomotora, com o tempo de paralisia (TP) decorrido até o dia da cirurgia de fenestração tóraco-lombar (FTL), nos cães atendidos no HV-FCAV-UNESP de fevereiro de 2002 a novembro de 2006 . Foram incluídos 81 cães no estudo e classificados nos graus de lesão (GL) medular 1 a 5 e divididos em três grupos: GP (precoce), GI (intermediário) e GT (tardio) conforme o tempo decorrido do dia da paralisa até o dia da FTL. Destes, 74 obtiveram recuperação da função locomotora (RFL). Os cães foram avaliados quanto à correlação do TP com o tempo de recuperação dos movimentos voluntários (RMV) e RFL nos grupos GP, GI e GT, e também separadamente em cada GL. A análise estatística de todos os parâmetros foi realizada através do Teste de Fischer com nível de significância 5%. A raça mais prevalente foi a Teckel, com 78,3 % dos casos. O tempo de RMV em dias foi em média 8,84 l 11 para o GP, 9,18 l 8,6 para o GI e 27,71 l 21,6 para o GT. O tempo de RFL em dias foi em média 21,52 l 23,51 para o GP, 21,23 l 18,09 para o GI e 41,43 l 30,92 para o GT. À análise estatística verificou-se que existe relação entre RMV e TP com alto nível de significância (p = 0,002), mas não entre RFL e TP, pois o valor de p = 0,12. Concluiu-se que o tempo de RMV foi maior para os cães do GT, e o tempo de RFL foi maior, mas não estatisticamente significante, no GT comparado ao GP e GI.
Abstract: The aim of this study was to evaluate the relevance of early surgical intervention in dogs with thoracolumbar disc disease (TLDD) by relating the recovery period (total or partial) of locomotive function with the duration of the paralysis (DP) till the day of the thoracolumbar fenestration surgery (TLF) for dogs admitted at the Veterinary Teaching Hospital of the FCAVUNESP (HV FCAV-UNESP) from February 2002 to November 2006. It has been included in the study 81 dogs, all classified according to the degree of spinal cord lesion (DL) from 1 to 5 and then divided into early (EG), intermediary (IG) and late (LG) groups, in regard to the time elapsed from the day of the lesion until the day of the TLF. Among these animals, 74 had their locomotive function reestablished (LFR). The dogs had been evaluated for the correlation of DP with the time of recovery of voluntary movements (RVM) and LFR in the EG, IG and LG groups, besides a separate evaluation for each DL. Statistical analysis for all parameters was done by use of the Fischer Test, with 5% significance. Most prevalent breed was the Teckel with 78.3% of cases. Time for RVM had an average of 8.84l11 days for EG, 9.18 l 8.6 for the IG and 27.71l21.6 for the LG. Time for LFR had an average of 21.52 l 23.51 for the PG, 21.23 l 18.09 for the IG and 41.43 l 30.92 for the LG. Statistically was verified a correlation between RVM and DP with high level of significance (p=0.002) but none between LFR and DP, hence p=0.12. It has been concluded that time of RVM was longer for dogs in the LG and that the time of LFR was longer, although not statistically significant, in the LG when compared to the EG and IG.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Iara Levino dos. "Radiologia convencional e tomografia computadorizada na avaliação de cães portadores de discopatia torácica, toracolombar, lombar ou lombosacra: estudo comparativo." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10137/tde-25052007-115830/.

Full text
Abstract:
Foram avaliados 58 cães portadores de discopatia nos segmentos torácico, toracolombar, lombar ou lombosacro da coluna vertebral pelos exames radiográficos simples, contrastado (mielografia) e pela tomografia computadorizada (TC). Os animais com padrão de raça definido foram os mais acometidos (88%), sendo a raça Dachshund com maior representatividade (48%). A faixa etária mais acometida foi entre 4-7 anos de idade (48%). O exame radiográfico simples detectou aspectos radiográficos compatíveis com extrusão em 29 observações. A mielografia diagnosticou 98 protrusões, 43 extrusões e 10 hérnias de disco, além de fornecer informações relativas ao grau de comprometimento medular. A TC diagnosticou 84 observações de protrusões, 48 extrusões e 2 hérnias de disco. Os espaços mais comprometidos pela extrusão diagnosticados pelos métodos empregados foram T12-13, T13-L1 e T11-12. A TC esclareceu as dúvidas sugeridas pela mielografia, embora também apresentou limitações quando a compressão medular não apresentou a presença de material hiperatenuante. Nos casos com interrupção da coluna de contraste a TC foi capaz de detectar a extrusão devido à presença de material hiperatenuante em canal medular. Os métodos de diagnóstico por imagem empregados foram complementares e forneceram informações importantes para o prognóstico desses animais.
Disc disease in thoracic, thoracolumbar, lumbar or lumbosacral spine hás been evaluated in 58 dogs by survey radiography, mielography and computed tomography. The disc disease infrequently occurs in mixed-breed dogs; Dachshunds werw at higher risk for disc disease than other breeds (48%. Most dogs are between 4-7 years of age (48%). The survey radiography showed 29 observations of extrusions. The mielography showed 98 protrusions, 43 extrusions and 10 disc herniated. The CT showed 84 protrusions, 48 extrusions and 2 disc herniated. The affected disc spaces by extrusion seen in this study were T12-13, T13-L1 and T11-12. The mielography releasedsomo doubts, that have been resolved by CT; howeverthe CT showed doubts when there wasn´t soft-tissue mineralization in vertebral canal. When thre was a complete blockage of contraste because of contrast material the CT diagnoses the disc lesion because the presence of soft tissue mineralization vertebral canal. The methods of imaging diagnosis used complete each other and provided important information used to assess prognosis of the affected animals.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Monteiro, Bianca Andriolo [UNESP]. "Efeitos da terapia com células tronco mesenquimais em afecções do sistema nervoso de cães." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017. http://hdl.handle.net/11449/151543.

Full text
Abstract:
Submitted by BIANCA ANDRIOLO MONTEIRO null (bia_andriolo@hotmail.com) on 2017-09-04T17:12:55Z No. of bitstreams: 1 tese_impressão pós.pdf: 1200489 bytes, checksum: d6d576511877e132bd55c9b142323dcf (MD5)
Approved for entry into archive by Luiz Galeffi (luizgaleffi@gmail.com) on 2017-09-06T12:51:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monteiro_ba_dr_bot.pdf: 1200489 bytes, checksum: d6d576511877e132bd55c9b142323dcf (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-06T12:51:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monteiro_ba_dr_bot.pdf: 1200489 bytes, checksum: d6d576511877e132bd55c9b142323dcf (MD5) Previous issue date: 2017-08-04
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O trauma raquimedular, a discopatia e a cinomose são distúrbios que se caracterizam por sinais neurológicos, os quais muitas vezes são de difícil tratamento. Nesse contexto, a terapia celular busca minimizar os sinais e as sequelas neurológicas adquiridas pelas afecções, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o resultado do tratamento com células tronco mesenquimais de tecido adiposo nas afecções de trauma rquimedular, sequela de cinomose e discopatia de cães atendidos no serviço de Acupuntura e Dor Crônica da FMVZ-UNESP. Foram utilizados 62 animais, sendo 14 com trauma raquimedular, 17 com discopatias e 31 com sequela de cinomose, todos submetidos ao exame neurológico prévio seguido de terapia celular. A comparação entre os graus antes e após o tratamento com CTMs alogênicas de tecido adiposo para cada tipo de lesão foi realizada utilizando o teste de Mann-Whitney para medidas repetidas. Foi observada diferença entre as medianas referentes ao grau de gravidade das enfermidades tratadas. Nos casos de sequela de cinomose 43.3% (13/30) dos animais tratados apresentaram diminuição dos sinais neurológicos com melhora da graduação da doença. Nos animais com trauma raquimedulares a melhora foi observada em 50% (7/14), e 66.7% dos animais (12/18) que apresentavam discopatias tiveram uma melhora de quadro clínico. Concluiu-se que as aplicações de células tronco mesenquimais em animais com distúrbios neurológicos da lesão da medula espinhal, doença do disco intervertebral e sequelas de cinomorfose diminuíram o grau de lesão das demais afecções.
Spinal cord injury, intervertebral disc disease and distemper are disorders characterized by neurological signs, which are often difficult to treat. In this context, cell therapy seeks to minimize the signs and the neurological sequelae acquired by injuries, aiming to improve the patients' quality of life. Thus, the aim of this study was to evaluate the results of treatment with mesenchymal stem cells of adipose tissue in conditions of spinal cord injury, distemper sequelae and intervertebral disc disease of dogs treated at the Acupuncture and Chronic Pain Service of FMVZ-UNESP. Sixty-two animals were used, 14 of them with spinal cord injury, 18 with intervertebral disc disease and 30 with distempersequelae, all submitted to previous neurological examination followed by cell therapy. A comparison between grades before and after treatment with allogenic adipose tissue MSCs for each type of injury was performed using the Mann-Whitney test for repeated measurements. A difference was observed between to the injury degree of the diseases treated. In the case of distemper, 43.3% (13/30) of the treated animals showed decreased neurological signs with a reduction in the injury degree. In animals with spinal cord injury was observed decrease in 50% (7/14) of injury degree, and 66.7% of the intervertebral disc disease animals (12/18) had a reduced injury degree. It can be concluded that mesenchymal stem cells in animals with nervous system injuries, it covers a medical clinic of second-hand products with neurological disorders of spindle trauma, discopathy and sequelae of distemper. It was concluded that the MSCs applications in animals with neurological disorders of spinal cord injury, intervertebral disc disease and distemper sequelae decreased the injury degree of the diseases treated.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Monteiro, Bianca Andriolo. "Efeitos da terapia com células tronco mesenquimais em afecções do sistema nervoso de cães." Botucatu, 2017. http://hdl.handle.net/11449/151543.

Full text
Abstract:
Orientador: Fernanda da Cruz Landim-Alvarenga
Resumo: O trauma raquimedular, a discopatia e a cinomose são distúrbios que se caracterizam por sinais neurológicos, os quais muitas vezes são de difícil tratamento. Nesse contexto, a terapia celular busca minimizar os sinais e as sequelas neurológicas adquiridas pelas afecções, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o resultado do tratamento com células tronco mesenquimais de tecido adiposo nas afecções de trauma rquimedular, sequela de cinomose e discopatia de cães atendidos no serviço de Acupuntura e Dor Crônica da FMVZ-UNESP. Foram utilizados 62 animais, sendo 14 com trauma raquimedular, 17 com discopatias e 31 com sequela de cinomose, todos submetidos ao exame neurológico prévio seguido de terapia celular. A comparação entre os graus antes e após o tratamento com CTMs alogênicas de tecido adiposo para cada tipo de lesão foi realizada utilizando o teste de Mann-Whitney para medidas repetidas. Foi observada diferença entre as medianas referentes ao grau de gravidade das enfermidades tratadas. Nos casos de sequela de cinomose 43.3% (13/30) dos animais tratados apresentaram diminuição dos sinais neurológicos com melhora da graduação da doença. Nos animais com trauma raquimedulares a melhora foi observada em 50% (7/14), e 66.7% dos animais (12/18) que apresentavam discopatias tiveram uma melhora de quadro clínico. Concluiu-se que as aplicações de células tronco mesenquimais em animais com distúrbios neurológicos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Khiami, Frédéric. "Effets biomécaniques des implants interépineux lombaires." Thesis, Paris Est, 2013. http://www.theses.fr/2013PEST0112.

Full text
Abstract:
En pathologie lombaire dégénérative, [des] procédures chirurgicales peuvent être employées pour répondre aux situations clinicoradiologiques rencontrées. Ces procédures sont efficaces mais invasives et grevées d'un taux de complications non négligeables. Les dispositifs interépineux (DIE) [diminuent] ainsi la morbidité. Cependant leur efficacité est controversée. Les effets des DIE peuvent être appréciés sur la modification cinématique de l'étage implanté et sur la modification de la taille des foramens. A travers une série d'études biomécaniques cadavériques, les auteurs tentent de vérifier s'il existe bien ces effets attendus avec 4 dispositifs différents. Concernant L4, DIAM® et In-Space® n'avaient aucun effet contrairement à Wallis qui avait un effet significatif en flexion et en extension. Concernant L5, aucun implant n'avait d'effet en flexion, alors que tous avaient un effet amortissant en extension. Il n'y avait pas d'implant supérieur aux autres. Concernant les variations de mobilité, Wallis® est l'implant qui diminue le plus les amplitudes globales de L4 et L5, de l'ordre de 50% et 42.7%, respectivement. […] Une étude cadavérique de la surface latérale du foramen intervertébrale par méthode photographique et binarisation des images a permis de montrer qu'avec le YODA, la longueur moyenne du foramen était de 15.7±2.8mm et la largeur moyenne de 9.4±1.2mm. Après implantation des DIE, ces dimensions variaient respectivement à 16.8±2.5mm et 10.1±1.3mm. La surface foraminale moyenne était de 150.4±35.8 mm2 à vide et de 165.1±28.3mm2, après implantation. Le gain moyen était de 14.7mm2 (5.3-26.9). Cependant, cet implant n'avait aucun effet sur la cinématique de l'étage implanté, même en extension, justifiant de discuter une modification de sa structure. La mesure stéréoscopique 3D des variations de surface foraminale L4-L5 et des foramens adjacents a permis de montrer que tous les implants ouvrent le foramen L4-L5 en extension. Deux catégories d'implants : 1 qui ouvrent le foramen en position neutre, en flexion et en extension ; 2 qui ferment le foramen en flexion mais l'ouvrent en extension. La mise en place des implants en L4-L5 n'avait aucune conséquence sur la taille du foramen à l'étage L3-L4. En revanche, XSTOP et DIAM entraînaient une fermeture minime du foramen L5-S1 vers l'extension. La mesure de surface nous a semblé insuffisante pour évaluer la globalité de la sténose. Nous avons développé une nouvelle mesure de la taille du foramen en appréciant son volume au scanner. Avec cette technique de mesure, le volume moyen de 60 foramens et de 20 foramens L4-L5 étaient respectivement de 1.17±0.23 et de 1.25±0.27 mm3 pour l'observateur 1 et de 1.21±0.21 et 1.29±0.23 mm3 pour l'observateur 2. Les CIC intra observateurs pour l'observateur 1 pour la mesure de l'ensemble des foramens et pour L4-L5 étaient de 0.98 et 0.99. Pour l'observateur 2, les CIC étaient de 0.90 et 0.92, respectivement. Les CIC inter observateurs pour l'observateur 1 pour la mesure de l'ensemble des foramens et pour L4-L5 étaient de 0.78 et 0.83. Pour l'observateur 2, les CIC étaient de 77 et 0.8. La moyenne des différences de mesures entre les observateurs étaient de moins de 0.2 mm3 (0.05 and 0.15). […] L'excellente reproductibilité de cette mesure simple complète les outils de mesure de la taille du foramen. La validation de cette mesure du volume a permis de vérifier s'il y avait ou pas, une variation du volume foraminal après implantation comparative des quatre dispositifs inter épineux. Les volumes des foramens L4-L5 étaient significativement augmentés après implantation de INSPACE®, XSTOP® et WALLIS®. Le volume foraminal moyen de l'étage sus jacent n'était pas modifié et seul le WALLIS® diminuait le volume en L5-S1. XSTOP® : l’implant qui ouvrait le plus les foramens. Les dispositifs interépineux ont bien des effets biomécaniques sur l'étage implanté, aussi bien en cinématique que sur les variations de la taille du foramen intervertébral
In lumbar degenerative disease, many surgical procedures can be used to respond to different radiological clinical situations. These invasive procedures are effective, but with a significant complication rate. Interspinous devices (DIE) are positioned with more limited approaches, thereby reducing morbidity. However, their effectiveness is controversial. The effects of EIS can be evaluated on the kinematic changes of the implanted level and changing in the foramina size. Through a series of cadaveric biomechanical studies, the authors try to check if these are good effects expected with 4 devices. Concerning L4, DIAM® and In-Space® had no effect on either flexion or extension, contrary to Wallis®, which had a significant effect on flexion and extension. Concerning L5, no implant had an effect in flexion, while all presented a significant amortisation effect on extension.No significant difference was revealed between implants on flexion, in extension or on a global cycle. Concerning the mobility variations, Wallis® is the implant which decreases the global average movement of L4 and L5 the most, by 50% and 42.7%, respectively.The analysis of variations in the size of foramina is still confidential. Few authors are concerned. A cadaver study of the lateral surface of the intervertebral foramen by photographic method and binarization images has shown that with YODA, the average length of foramen was 15.7 ± 2.8mm and the average width of 9.4 ± 1.2mm. After implantation of DIE, these dimensions ranged respectively 16.8 ± 2.5mm and 10.1 ± 1.3mm. The mean foraminal area was 150.4 ± 35.8 mm2 vacuum and 165.1 ± 28.3mm2 after implantation. The average gain was 14.7mm2 (5.3-26.9). However, this implant has no effect on the kinematics of the implanted level even in extension justifying discuss a modification of the implant. Stereoscopic 3D measuring foraminal area variations on L4-L5 level and adjacent foramina has shown that all implants open the L4-L5 foramen in extension. There seems to be two types of implants: those who open the foramen in neutral, flexion and extension, and those who close the foramen bending but open to extension. There were no effects on the size of the foramen L3 -L4. However, Xstop and DIAM resulted minimal closure L5-S1 foramen to the extension. Surface measurement seemed insufficient to assess the totality of the stenosis. We developed a new measure of the foramen size enjoying its volume scanner. With this measurement technic, the mean volume of 60 foramen and 20 L4-L5 foramen were respectively 1.17 ± 0.23 and 1.25 mm 3 ± 0.27 for the observer 1 and 1.21 ± 0.21 and 1.29 ± 0.23 mm 3 for the observer 2. The intra observer CIC 1 for the observer for all measuring foramina and L4 - L5 were 0.98 and 0.99, respectively. For observer 2, ICC were 0.90 and 0.92, respectively. The inter-observer CIC for the observer 1 for measuring all foramina and L4 - L5 were 0.78 and 0.83, respectively. For observer 2, the CIC were 77 and 0.8, respectively.The average differences in measurements between observers were less than 0.2 mm3 (0.05 et 0.15). This is the first study to measure the volume of the foraminal scanner. The excellent reproducibility of this simple measure complements the tools to measure the size of the foramen. The validation of this volume measurement was used to check whether or not there was a change in the foraminal volume after comparative implementation of four interspinous devices. L4-L5 foramina volumes were significantly increased after implantation of InSpace ®, Xstop ® and WALLIS ®. The average volume of the underlying foraminal volume was not changed and only WALLIS ® decreased the volume L5 -S1. Interspinous devices have many biomechanical effects on the implanted level, as well as kinematic changes in the size (area and volume) of the intervertebral foramen. They have no impact on adjacent
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Blaison, Dominique. "A propos d'un cas de maladie de whipple avec manifestations rhumatologiques axiales inhabituelles." Reims, 1989. http://www.theses.fr/1989REIMM038.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Discopatia"

1

Creighton, James. Discopaedia of the violin. 2nd ed. Burlington, Ont: Records Past Publishing, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Creighton, James. Discopaedia of the violin: Index. 2nd ed. Burlington, Ont: Records Past Publishing, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Discopatia"

1

de Nies, F. "Wat is discopathie en wat zijn de gevolgen voor de patiënt ?" In Vademecum permanente nascholing huisartsen, 3226–27. Houten: Bohn Stafleu van Loghum, 2006. http://dx.doi.org/10.1007/978-90-313-8808-0_1682.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Discopatia"

1

Popescu, Mihai. "Lumbar Discopathy in Athletes." In ICPESK 2017 - 7th International Congress on Physical Education, Sport and Kinetotherapy. Cognitive-Crcs, 2018. http://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2018.03.63.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Yahia, S. Ahmed, J.-W. Decousser, CH Flouzat-Lachaniette, F. Robineau, E. Audureau, A. Hourdille, F. Eymard, and X.-J. Chevalier. "OP0323 Discopathy associated with modic changes is not related to any infectious process: a prospective monocentric study." In Annual European Congress of Rheumatology, 14–17 June, 2017. BMJ Publishing Group Ltd and European League Against Rheumatism, 2017. http://dx.doi.org/10.1136/annrheumdis-2017-eular.6873.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nguyen, C., I. Boutron, G. Baron, K. Sanchez, C. Palazzo, R. Benchimol, G. Paris, et al. "LB0001 Intradiscal glucocorticoid injection for patients with chronic low back pain associated with active discopathy: a randomized trial." In Annual European Congress of Rheumatology, 14–17 June, 2017. BMJ Publishing Group Ltd and European League Against Rheumatism, 2017. http://dx.doi.org/10.1136/annrheumdis-2017-eular.7062.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography