To see the other types of publications on this topic, follow the link: Discursos de Getúlio Vargas.

Journal articles on the topic 'Discursos de Getúlio Vargas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Discursos de Getúlio Vargas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Faé, Rogério. "O discurso desenvolvimentista no segundo governo Getúlio Vargas." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 7, no. 2 (2013): 1. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v7i2.203.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi de identificar os principais discursos que fundamentaram as propostas ligadas ao desenvolvimento no Brasil, no início da década de 1950; assim como analisar os pontos de articulação entre esses discursos e as ações e políticas ligadas ao desenvolvimento no início do último período do presidente Getúlio Vargas como presidente do Brasil. Assim direcionado e, através da analise de discurso, o texto busca a compreensão sobre a articulação político-estratégica que propiciou a determinadas práticas discursivas adquirirem valorização e afetarem interesses, práticas e objet
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

D. Pianovski Vieira., Alboni Marisa. "AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO EM GETÚLIO VARGAS E A CULTURA ESCOLAR." Revista Diálogo Educacional 5, no. 14 (2005): 191. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v5i14.7391.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa o período do Estado Novo brasileiro (1930-1945) em suas relações com a educação, a partir das condições de produção do discurso em Getúlio Vargas. No setor educacional, a presença dominante de Getúlio Vargas ficou evidenciada ao conduzir o Estado como sujeito histórico universal e construtor da grande Nação brasileira, edificada com o concurso da “educação generalizada” e do “trabalho valorizado”. Dada a magnitude da obra de Vargas, optou-se por trabalhar com trechos de discursos sobre a educação, menções oficiais e outros documentos, situando-os no contexto em que foram pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miranda Silva, Alan. "O DISCURSO DE GETÚLIO VARGAS E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE AS MASSAS SOCIAIS." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 21, no. 2 (2020): 90–107. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v21i2.281.

Full text
Abstract:
O discurso de Getúlio Vargas no tempo em que foi presidente da República Federativa do Brasil vivenciado em dois momentos, sendo no seu primeiro mandato (entre os anos de 1930 a 1945), e no segundo mandato (1951 à 1954), se tornando assim, o presidente que mais tempo governou o Brasil, demonstra a produção de sentidos do sujeito na posição de poder. Esses dois momentos de posse constituem elementos para analisar as condições vivenciadas na história, e averiguar como a produção de uma discursividade se hegemoniza certos sentidos a seus interlecutores, produzindo efeitos de sentido que sustentam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Abreu-Aoki, Raquel Lima de. "Flutuações no ethos de Getúlio Vargas." Gláuks - Revista de Letras e Artes 19, no. 1 (2020): 179–98. http://dx.doi.org/10.47677/gluks.v19i1.107.

Full text
Abstract:
RESUMO
 O objetivo desta pesquisa é analisar a biografia Getúlio Vargas, meu Pai, escrita por Alzira Vargas, filha do biografado, buscando, principalmente, verificar quais ethé são delineados para Getúlio Vargas, com o propósito de compreender, a partir deles, qual a imagem do estadista sua filha desejou cristalizar para a posteridade. Como arcabouço teórico, demos ênfase aos estudos acerca do ethos, buscando contribuições contemporâneas para essa categoria em Charaudeau. Destacamos que, como essa biografia é perpassada, também, pelo domínio histórico e político, foi necessário analisá-la
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Walter Guedes. "A ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DO SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO AO TERRITÓRIO NACIONAL DURANTE O GOVERNO VARGAS:UMA ANÁLISE A PARTIR DA CRIAÇÃO DA COLÔNIA AGRÍCOLA NACIONAL DE DOURADOS EM 1943." Geography Department University of Sao Paulo 31 (July 24, 2016): 26. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v31i0.102834.

Full text
Abstract:
O apelo ao nacionalismo marcou o discurso do Presidente da República do Brasil Getúlio Vargas (1930-1945), que se utilizou da mídia para convocar os trabalhadores à conquista do território nacional, que se daria por meio da política migratória e colonizadora condizente com a necessidade de integração territorial e de industrialização do país. Para isso, Vargas criou oito Colônias Agrícolas Nacionais, dentre elas, a Colônia Agrícola Nacional de Dourados no Sul do estado do Mato Grosso, hoje estado do Mato Grosso do Sul. O objetivo deste artigo consiste em analisar a criação da Colônia Agrícola
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Liberato Correa, Paulo Celso. "O busto de bronze de Getúlio Vargas: memória e política em praça pública." Mosaico 13, no. 20 (2021): 472–503. http://dx.doi.org/10.12660/rm.v13n20.2021.82392.

Full text
Abstract:
No dia 24 de agosto de 1954, um busto de bronze retratando o ex-presidente Getúlio Vargas foi anonimamente colocado na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. A partir deste acontecimento, o artigo apresenta as ressignificações da memória de Vargas e de seu legado político, elaboradas a partir desse monumento, especialmente em datas associadas ao ex-presidente como seus aniversários de nascimento e morte, Finados, 1º de maio, dentre outras. Considerando-se os discursos elaborados sobre o patrimônio como construções sociais que legitimam identidades e relações de poder, será mostrado como o bu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Abreu-Aoki, Raquel Lima de. "A biografia em sua dimensão argumentativa: o fazer-fazer." Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação 1, no. 14 (2017): 139. http://dx.doi.org/10.17648/eidea-14-1683.

Full text
Abstract:
<p><span>O Estado Novo foi fértil na reprodução de textos contendo apologias ao regime e ao estadista Getúlio Vargas. Tal estratégia visava a difusão dos valores e ideais estadonovistas. Dentre esses materiais, selecionamos a biografia <em>Getúlio Vargas para crianças</em>, de autoria de Alfredo Barroso, com o objetivo de analisarmos a construção das imagens de Vargas e compreendermos o ideário daquela conjuntura<em>.</em> Ancoramo-nos na teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, que nos ajudou a compreender: as instâncias de produção do discurso; os pa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Flores, Elio Chaves. "Representações cômicas da República no contexto do Getulismo." Revista Brasileira de História 21, no. 40 (2001): 133–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882001000100007.

Full text
Abstract:
Neste artigo analiso as representações cômicas e discursivas da República e a trajetória política de Getúlio Vargas, a partir de uma narrativa que se assenta no método regressivo. Para isso, trabalhei com uma série de caricaturas publicadas em jornais e revistas na duração entre 1930 e 1954, confrontando a intertextualidade dessas imagens com alguns discursos satíricos e irônicos produzidos por memorialistas. Procuro demonstrar que há semelhança entre a inversão humorística e a textualidade da memória, quando inventam a respeito de seu tempo e dos outros imagens verossímeis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Schmidtke, Claucir Roberto. "Instituições e desenvolvimento econômico: o direcionamento da política econômica brasileira durante o Estado Novo." História Econômica & História de Empresas 23, no. 1 (2020): 97–132. http://dx.doi.org/10.29182/hehe.v23i1.658.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é averiguar o sentido da política econômica do Governo Vargas, realizada durante o Estado Novo, diante da conjuntura internacional restritiva acarretada pela Segunda Guerra Mundial. Para tanto, foram analisados, dentre outros, discursos do Presidente Getúlio Vargas e do Ministro da Fazenda, Artur de Souza Costa, e o Balanço Geral da União, de modo a comparar suas intenções com os resultados obtidos. O texto indica que ocorreram mudanças no ambiente institucional voltadas a contribuir para o uso ponderado de determinados instrumentos de política econômica, marcado por limit
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Daniele Hungaro da. "A Política de Getúlio Vargas e as escolas primárias de Santa Catarina (1930-1945)." Revista Grifos 25, no. 40 (2016): 144. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v25i40.3360.

Full text
Abstract:
O presente artigo discorre sobre a política de Vargas e seu grupo, bem como o projeto nacionalista para as escolas de Santa Catarina entre os anos de 1930 e 1945. O objetivo é de travar um diálogo, resultante do esforço de compreender o projeto nacionalista de Vargas em suas particularidades, que possibilite o entendimento acerca do caráter autoritário que teve este projeto para as escolas primárias de Santa Catarina. Quanto à metodologia, buscar-se-á fazer um apanhado geral das reformas políticas e as políticas educacionais que tiveram como proponentes o próprio governo, o ministro da Educaçã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Zon, Julia Nogueira. "Falta Alguém em Nuremberg: uma representação liberal de Vargas e do Estado Novo no pós-45." Epígrafe 10, no. 1 (2021): 194–217. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p194-217.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar o modo como foi representado o Estado Novo e Getúlio Vargas pelos setores liberais no período que compreende a segunda metade da década de 1940 no Brasil, tomando por fonte o livro Falta Alguém em Nuremberg, do jornalista David Nasser. Considerando que as representações políticas dificilmente constituem discursos imparciais, a análise busca atentar para os interesses que guiaram essas representações dentro de um contexto histórico marcado pelo processo de redemocratização, organização dos partidos políticos e emergência da classe trabalhadora no cenário político n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Paula, Éder Mendes de. "Manicômio Adauto Botelho: a Psiquiatria em Goiás." Cadernos de História 20, no. 32 (2020): 27. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871.2019v20n32p27.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende analisar como o ideal de modernidade foi aplicado no estado de Goiás, utilizando-se da relação entre os discursos médico-psiquiátrico e o político. Assim, passando pela construção de Goiânia até o Manicômio Adauto Botelho intenciona-se construir uma análise sobre o período e como a representação do ser moderno foi conduzida em Goiás. O período abordado corresponde ao momento em que Getúlio Vargas chega ao poder, com o discurso alicerçado na ideia de deixar para traz as os tempos do coronelismo, inaugura-se uma perspectiva de progresso que reverbera por vários governo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Meireles Junior, Claudio Alcântara. "O Estado Novo por Getúlio Vargas: a verdadeira democracia é a democracia social?" Em Tempo de Histórias 1, no. 33 (2019): 231–52. http://dx.doi.org/10.26512/emtempos.v1i33.23681.

Full text
Abstract:
O texto discute, a partir da reconstrução parcial do discurso oficial do regime do Estado Novo, utilizando-se como referência as falas públicas de Getúlio Vargas, de que maneira a retórica de tais manifestações entrelaçou autoritarismo e garantia de direitos sociais com o escopo argumentativo de reivindicação da ditadura como uma democracia social sob a tutela personalíssima do seu líder. Investiga-se no artigo, portanto, a construção, por meio do discurso, da concepção de uma cidadania atrelada ao trabalhador, mas sem exercício de liberdades políticas, o que, por si só, não significaria que o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Paulo Julião da. "“É por causa dessa necessidade de evangelismo e o mister de combinar a actividade educacional com a religiosa”: as relações entre educação e missionarismo no discurso de expansão protestante batista (1930-1945)." História Unicap 5, no. 9 (2018): 298. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p298-308.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar os discursos protestantes, sobretudo batistas, em suas propa-gandas sobre o suposto sucesso educacional alcançado nas diversas instituições de ensino que possuíam no Brasil entre os anos de 1930 a 1945. Para a análise do nosso objeto foram usadas concepções da análise do discurso, bem como fontes (periódicos e cartas) e referências que tra-tam da temática abordada. A pesquisa para a construção do presente texto se deu em arquivos e bibliotecas norte-americanas. As documentações encontradas levaram ao entendimento de que tais propagandas objetivavam garantir o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Fritzen, Celdon, Gladir da Silva Cabral, and Carlos Renato Carola. "O positivismo e a literatura infantil: desmistificando a doxa e mitificando a ciência." Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 97, no. 245 (2016): 147–62. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/3635-13923.

Full text
Abstract:
Resumo: Analisa o trabalho da Comissão Nacional de Literatura Infantil (CNLI), instituída pelo ministro Capanema em 1936, no governo do então presidente Getúlio Vargas, a fim de oferecer subsídios para adoção de medidas e criação de projetos que favorecessem a formação de leitores nas escolas brasileiras da época. Tendo por base o arquivo privado de Gustavo Capanema disponibilizado pela Fundação Getúlio Vargas, em especial os documentos relativos à CNLI, a pesquisa revela que havia, no âmbito da Comissão, certa tensão entre a crítica a uma compreensão ingênua de literatura (doxa) e a aceitação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pessoa, Daniel Alves. "Alguns apontamentos acerca da substituição das profissões jurídicas por máquinas." Revista Jurídica da UFERSA 5, no. 9 (2021): 69–87. http://dx.doi.org/10.21708/issn2526-9488.v5.n9.p69-87.2021.

Full text
Abstract:
Neste artigo, trabalhou-se a conclusão do item III.2 do sumário executivo da pesquisa qualitativa “tecnologia, profissões e ensino jurídico”, desenvolvida pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV Direito SP), cujo texto-síntese foi: “substituição por máquinas se concentra em cargos de hierarquia mais baixa”. Foi utilizada a análise do discurso para o tratamento do tema, conforme o referencial teórico de Eni Puccinelli Orlandi. Nesse desiderato, foram agregadas as relações com outros discursos, a partir dos paradigmas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Brasil, Enéias Napoleão Araújo. "AS FRONTEIRAS ENTRE FICÇÃO E HISTÓRIA EM PALHA DE ARROZ, DE FONTES IBIAPINA." Cadernos Cajuína 3, no. 2 (2018): 14. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v3i2.216.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo expor os limites e convergências entre ficção e história como caminhos esclarecedores para compreensão de um determinado contexto social e histórico. Tomaremos como objeto o romance <em>Palha de Arroz</em>, de Fontes Ibiapina, buscando relacionar algumas passagens com o contexto histórico nacional sobre o qual ele foi construído: a ditadura de Getúlio Vargas. O narrador em <em>Palha de Arroz</em> emerge como símbolo de uma voz coletiva que abriga os amplos discursos de um contexto social esquecido pela memória oficial. A partir da obra, é po
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Bretanha, Santiago, and Aracy Graça Ernst. "Imaginários de trabalho: Vargas e o discurso político endereçado aos trabalhadores brasileiros (1943)." Revista Letras Raras 10, no. 1 (2021): 97. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v10i1.1978.

Full text
Abstract:
A partir dos princípios da teoria materialista dos processos discursivos, o presente trabalho constrói-se sobre o objetivo geral de analisar as representações imaginárias sobre o trabalho no discurso governamental e, em decorrência dessas, suas inter-relações com outras, as de trabalhador. Em recorte, dedicamos nosso gesto de leitura ao Pronunciamento de 1º de maio de 1943 de Getúlio Vargas endereçado aos trabalhadores brasileiros. Às análises, apreendemos como regularidade o funcionamento de três imaginários de trabalho na ordem do discurso do governante, o de trabalho como força-motriz para
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Gaelzer, Vejane. "Sprachmischung: ecos de interdicción y señas de identidad [Sprachmischung: ecos de interdicción y señas de identidad]." Runas. Journal of Education and Culture 2, no. 3 (2021): e21036. http://dx.doi.org/10.46652/runas.v2i3.36.

Full text
Abstract:
Buscamos a partir dos acontecimentos históricos de 1930/1940 no Brasil, compreender como políticas de nacionalização linguística do Governo de Getúlio Vargas interferiram nas práticas sociais de imigrantes alemães no que tange a língua. Para tanto, analisamos medidas/decretos do governo varguista e mostramos como a interdição oficial trouxe consequências à vida dos imigrantes. Apesar do esforço/da implementação jurídica do Estado, a língua materna dos imigrantes sobreviveu à proibição e continua viva nas práticas sociais no espaço privado-familiar em algumas comunidades: Sprachmischung. Nosso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Tomé de Souza Lins, Lindercy Francisco. "Notícias de falsos vendavais: o golpe do Estado Novo de 1937 e o discurso de junho de 1940 nos jornais estadunidenses." Revista História: Debates e Tendências 2, no. 19 (2019): 332–51. http://dx.doi.org/10.5335/hdtv.2n.19.9433.

Full text
Abstract:
Analisar como a repercussão de dois episódios da política brasileira (o golpe de 10 de novembro de 1937 e o discurso de Getúlio Vargas de 11 de junho de 1940), por parte dos principais jornais estadunidenses, afetou a imagem do país nos EUA. Ademais, serão analisadas as medidas adotadas pelo governo brasileiro para contornar os problemas desencadeados à imagem do país pela imprensa estrangeira nos casos citados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Rodrigues, Maria das Graças Soares, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi, and Sueli Cristina Marquesi. "A Carta-Testamento de Getúlio Vargas (1882-1954): genericidade e organização textual no discurso político." Filologia e Linguística Portuguesa 14, no. 2 (2012): 285. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v14i2p285-307.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Sampaio, Gustavo De Almeida. "MENS SANA IN CORPORE SANO – OS ESTÁDIOS MONUMENTAIS DE MUSSOLINI, SALAZAR E GETÚLIO VARGAS." ARTis ON, no. 7 (December 23, 2018): 111–22. http://dx.doi.org/10.37935/aion.v0i7.198.

Full text
Abstract:
Este artigo volta-se a três centros esportivos edificados em três diferentes pontos do globo durante a década de 30, sendo eles : o Foro Mussolini (Roma,1932), o Estádio Nacional do Jamor (Lisboa,1944) e o Estádio do Pacaembu (São Paulo, 1940). Construídos em um momento histórico de consolidação e atuação de vários “Estados Novos”, estas obras esportivas demonstram como o anseio de construção de um “novo homem” compartilhado por estes governos, catapultou a construção de grandiosos e monumentais centros esportivos.
 O estudo, feito majoritariamente por meio de textos ligados à mídia seria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Siqueira Drey, Marina. "Jorge Amado em 1941-1942: lampejo biográfico." Em Tese 26, no. 2 (2021): 389. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.26.2.389-401.

Full text
Abstract:
Nos primeiros anos de 1940 Jorge Amado publicou a biografia Vida de Luiz Carlos Prestes, El Caballero de la Esperanza. Na ocasião já carregava a alcunha de “escritor comuna” e precisou se exilar em Buenos Aires para produzir a obra; em 1939 ouviam-se os discursos de Getúlio Vargas em apoio ao Eixo e a perseguição aos militantes do Partido Comunista era contínua e violenta. Em 1941 e 1942, Amado sai do país e divide sua morada entre a Argentina e o Uruguai. Pouco se difundiu a respeito da produção intelectual e do engajamento político desses anos na vida do autor e é sobre tal período que me de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Goldstein, Ariel. "La Prensa Brasileña y sus “Cruzadas Morales”: Un Análisis de los Casos del Segundo Gobierno de Getúlio Vargas y el Primer Gobierno de Lula da Silva." Dados 60, no. 2 (2017): 395–435. http://dx.doi.org/10.1590/001152582017124.

Full text
Abstract:
RESUMEN A partir del análisis de los encuadres y discursos en los editoriales y otras secciones de los periódicos O Estado de S. Paulo y O Globo durante el segundo gobierno de Getúlio Vargas y el primer gobierno de Lula da Silva, este artículo explora las características de lo que denomina como la “moralización de la política” adoptada por la prensa en ambos períodos. En este sentido, se sostiene que la estrategia de colonizar los asuntos públicos con la distinción entre “honestos” y “corruptos” tenía por fin vaciar el debate público, centrando las acusaciones de corrupción sobre los gobiernos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Bruneto, Eliane Salete. "Do discurso a prática: a condição da mulher e as questões de gênero e sexualidade nas escolas do município de Getúlio Vargas/RS." Mosaico 12, no. 19 (2021): 207–18. http://dx.doi.org/10.12660/rm.v12n19.2020.82575.

Full text
Abstract:
Os estudos sobre a condição da mulher, na perspectiva de gênero e sexualidade devem ser entendidos como um modo de ouvir as histórias, dar voz não somente as mulheres, mas sim aos que são considerados diferentes, porque tanto os seres humanos como a história se fazem e refazem interminavelmente. A proposta desse trabalho é desenvolver uma análise sobre a construção sociocultural quanto às questões de gênero, sexualidade e identidade sexual, através dos livros de atas, registros de normas e ocorrências buscando compreender como ocorreram e ainda ocorrem as relações de gênero e sexualidade, os d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cirne, Mariana Barbosa. "FRANCISCO CAMPOS E A REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1931: UM RESGATE SOBRE OS SEUS ECOS NO PRINCÍPIO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA." Revista Brasileira de História do Direito 4, no. 1 (2018): 41. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-009x/2018.v4i1.4030.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende pesquisar o princípio da autonomia universitária da Reforma Universitária de 1931 que nos dias de hoje tem reflexos nas definições sobre o artigo 207 da Constituição de 1988. A pesquisa se valerá de documentos normativos históricos e de pesquisas doutrinárias sobre Francisco Campos e o seu papel nas definições sobre a educação universitária. Serão analisadas as referências nas decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal sobre Francisco Campos e a Reforma Universitária de 1931. Em seguida, será apresentado um pouco do contexto político do Governo Getúlio Vargas e o prota
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Barros, Gelka. "Bela e sadia! A mulher nas páginas da revista Alterosa (1939-1945) durante o Estado Novo e o processo de americanização do Brasil." Comunicação e Sociedade 32 (December 29, 2017): 191–209. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.32(2017).2757.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias discursivas presentes na revista ilustrada Alterosa. O intuito é compreender a construção do papel social da mulher brasileira, no período de 1939 a 1945, cenário que redefiniu o padrão corporal, conformando condutas sociais, por meio de valores morais baseados na ordem conjugal. A metodologia utilizada combina análise de conteúdo de texto e fotografia. O aporte teórico subsidia as reflexões, embasando-se em Scott (1995), Perrot (2000), Maia (2001), Del Priori (2003) e Matos (2003), agregando a especificidade contextual do Estado Novo em Goe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Brandão, Renata. "A construção dos sujeitos brasileiros na enunciação presidencial de Getúlio Vargas: uma análise semântica de seus discursos de posse de 1930 e 1951." Redis: Revista de Estudos do Discurso, no. 6 (2017): 38–65. http://dx.doi.org/10.21747/21833958/red6a2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Wanderer, Fernanda, and Gelsa Knijnik. "Discursos produzidos por colonos do sul do país sobre a matemática e a escola de seu tempo." Revista Brasileira de Educação 13, no. 39 (2008): 555–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782008000300011.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta resultados parciais de uma investigação que teve como propósito analisar discursos sobre a escola e a matemática escolar produzidos por um grupo de colonos, descendentes de alemães e evangélico-luteranos que freqüentavam uma escola rural do município de Estrela (RS), quando da efetivação dos decretos que instituíram a Campanha de Nacionalização - uma das medidas do Estado Novo (1937-1945), implementado no Brasil por Getúlio Vargas. A sustentação teórica do estudo encontra-se no campo da etnomatemática - constituído mediante os entrecruzamentos das teorizações pós-estruturali
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Speranza, Clarice Gontarski. "Os mineiros de carvão, seus patrões e as leis sobre trabalho: conflitos e estratégias durante a Segunda Guerra Mundial." Revista Brasileira de História 32, no. 64 (2012): 129–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882012000200008.

Full text
Abstract:
O artigo examina uma série de conflitos ocorridos entre trabalhadores das minas de carvão e seus patrões no Rio Grande do Sul em 1943, relacionados à pressão pelo cumprimento de leis. Tais conflitos tiveram desdobramentos diretos no Judiciário, indicando uma opção dos militantes sindicais pela estratégia legal e política como forma de garantir direitos. Essa estratégia combinava um discurso de aparente confiança e apoio ao governo de Getúlio Vargas, e de júbilo e elogio pela instalação da Justiça do Trabalho, porém associados a uma cobrança intensa pelo cumprimento da legislação social e à uti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Claiton Marcio da, and Carla Aparecida Rigo. "Da conciliação trabalhista à resistência brizolista: o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na região Oeste de Santa Catarina (1950-1965)." Revista Cadernos do Ceom 32, no. 50 (2019): 47. http://dx.doi.org/10.22562/2019.50.04.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o surgimento da influência de Leonel de Moura Brizola na política de Chapecó/SC entre 1950 e 1965. Neste sentido, este artigo aborda o período compreendido entre o surgimento do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e sua atuação conciliadora ao longo da década de 1950, até o crescimento da influência de Brizola em nível nacional enquanto um dos símbolos da resistência política através da “Campanha da Legalidade” e a criação do “Grupo dos Onze Companheiros”. A violência – física ou simbólica – é o fio condutor desta narrativa, argumentando como a hi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos, Lyndon de Araújo. "O Cristo Vivo na Civilização: Protestantismo e Espaço Público no Brasil (1930-1932)." HORIZONTE 15, no. 47 (2017): 949. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2017v15n47p949.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo analisa o relatório oficial produzido pela 11ª. Convenção Mundial das Escolas Dominicais na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1932. O relatório traduz o universo protestante (europeu e norte-americano, latino-americano e brasileiro) do início da década de 1930, os seus discursos, as suas práticas e suas visões de mundo. Os sentidos atribuídos pelos protestantes para a ação política, a educação e a civilização são compreendidos a partir do contexto entre guerras, da crise do imperialismo europeu e da eclosão de uma guerra civil no Brasil. A realização desta convenção no R
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Barreto, Yasmin Carolyne Soares, and Marcos Lúcio De Sousa Góis. "Reflexões histórico-discursivas sobre o migrante num jornal de 1954." Raído 13, no. 33 (2019): 146–60. http://dx.doi.org/10.30612/raido.v13i33.10091.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que mapeou e analisou um periódico jornalístico brasileiro, da região sul de Mato Grosso do Sul. Para isso, elegeu-se como suporte o jornal O Progresso, digitalizado pelo Centro de Documentação Regional da Universidade Federal da Grande Dourados, limitando-se à década de 1950. Para a composição deste texto, selecionou-se um acontecimento histórico: a Colônia Agrícola Nacional de Dourados, por sua importância no que diz respeito às políticas de colonização de Getúlio Vargas. Pela reportagem, buscou-se compreender como o jornal constrói discursivam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Dos Santos Ribeiro, LilianAdriane. "LUCIÉRNAGAS EN CAMINOS DE PIEDRAS: LAS VOCES FEMENINAS COMO ALTERNATIVA DE TRANSGRESIÓN." RAUDEM. Revista de Estudios de las Mujeres 2 (May 22, 2017): 290. http://dx.doi.org/10.25115/raudem.v2i0.603.

Full text
Abstract:
Este artículo pretende mostrar las voces femeninas y la escritura autobiográfica en las obras Caminho de Pedras (1937), de la escritora brasileña Rachel de Queiroz, y de Luciérnagas (1949), de la escritora española Ana María Matute, a través de las protagonistas que actúan en ambas ficciones. Pretende también situarlas en el escenario político, social y cultural de la dictadura de Getúlio Vargas y de la dictadura de Franco. Con esta intención, y mediante la bibliografía pertinente, se analizaron el discurso y los contenidos de dichas obras.Palabras Clave: autobiografía, género, ficción, discur
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ribeiro, Mariana Cardoso. "Direito e autoritarismo, a expulsão de comunistas no Estado Novo (1937-1945)." Prisma Juridico 7, no. 1 (2008): 163–84. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v7i1.1049.

Full text
Abstract:
Neste artigo pretende-se refletir sobre a expulsão de comunistas durante o Estado Novo brasileiro (1937-1945), a ditadura de Getúlio Vargas. Centenas de estrangeiros foram conduzidos aos cárceres policiais e compelidos a deixar o Brasil sob acusação de “nocividade”, expressão genérica que permitiu uma construção imaginária do “inimigo-político” e deu margem às arbitrariedades. O discurso jurídico legitimava a intolerância ao reafirmar que o estrangeiro representava um “perigo” à Nação. O comunismo foi considerado uma idéia “exótica”, uma expressão do mal. No entanto, a eclosão da Segunda Guerr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ribeiro, Mariana Cardoso. "Direito e autoritarismo, a expulsão de comunistas no Estado Novo (1937-1945)." Prisma Juridico 7, no. 1 (2008): 163–84. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v7n1.1049.

Full text
Abstract:
Neste artigo pretende-se refletir sobre a expulsão de comunistas durante o Estado Novo brasileiro (1937-1945), a ditadura de Getúlio Vargas. Centenas de estrangeiros foram conduzidos aos cárceres policiais e compelidos a deixar o Brasil sob acusação de “nocividade”, expressão genérica que permitiu uma construção imaginária do “inimigo-político” e deu margem às arbitrariedades. O discurso jurídico legitimava a intolerância ao reafirmar que o estrangeiro representava um “perigo” à Nação. O comunismo foi considerado uma idéia “exótica”, uma expressão do mal. No entanto, a eclosão da Segunda Guerr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sousa, Carolina Soares. "OS ANOS TRINTA NAS MEMÓRIAS E NO ARQUIVO DE PAULO DUARTE: UMA CULTURA POLÍTICA DE OPOSIÇÃO A GETÚLIO VARGAS." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 33, no. 71 (2020): 644–66. http://dx.doi.org/10.1590/s2178-149420200003000011.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo tem como objetivo o estudo da atuação política de Paulo Duarte no grupo político de Armando de Salles Oliveira. Priorizaremos seu protagonismo no jogo político regional e nacional nos anos trinta, com destaque para os meses que antecederam o golpe de novembro de 1937. Como se trata de um grupo derrotado, a memória histórica construída acerca dessa experiência ignorou sua especificidade e incorporou-a no discurso homogeneizador e continuísta que conflui e deságua na Era Vargas. É em São Paulo, com o pensamento e ação de Duarte e de seu grupo político, que será desenvolvida co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Andrade, Rômulo de Paula. ""Conquistar a terra, dominar a água, sujeitar a floresta": Getúlio Vargas e a revista "Cultura Política" redescobrem a Amazônia (1940-1941)." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 5, no. 2 (2010): 453–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222010000200015.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a Amazônia no pensamento social do Estado Novo (1937-1945), quando acontecimentos e projetos governamentais, como a "Marcha para o Oeste" e o "Discurso do rio Amazonas", representaram uma maior atenção do poder central à região. A partir de 1941, artigos sobre a Amazônia foram publicados no periódico "Cultura Política", produzido pelo Departamento de Imprensa e Propaganda, sendo um dos principais meios de divulgação do pensamento social do Estado Novo. Conceitos de Euclides da Cunha, Alberto Rangel e Alfredo Ladislau sobre clima, raça e civilização foram apropriados para a pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Felizola, Mariana de Faro, and Marcos Alexandre Póvoas. "ESTUDO GENEALÓGICO SOBRE A CONSAGRAÇÃO DAS NORMAS TRABALHISTAS: O CONTROLE ESTATAL NAS RELAÇÕES JURÍDICAS DE EMPREGO." Interfaces Científicas - Direito 4, no. 2 (2016): 33–44. http://dx.doi.org/10.17564/2316-381x.2016v4n2p33-44.

Full text
Abstract:
Em 1943 foi promulgada no Brasil a Consolidação das Leis Trabalhistas durante o governo de Getúlio Vargas, que ficou conhecido como Estado Novo. Tal período da história brasileira foi marcadamente autoritário, porém vislumbrou-se um paradoxo sociológico: um governo ditatorial capitalista que havia “apoiado” a luta operária. Será este suposto apoio o objeto do presente estudo, com base no olhar crítico utilizado por Michel Foucault ao tratar da biopolítica. O objetivo, portanto, é analisar o controle exercido pelo Estado nas relações de emprego através do biopoder, possibilitando a autonomia do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gomes, Carla Renata Antunes de Souza, Samuel Da Silva Alves, and Tiago De Moraes Kieffer. "“Mar de Lama”: O Anticomunismo como oposição ao Trabalhismo nas eleições de 1958 no Rio Grande do Sul." História Unicap 3, no. 6 (2016): 492. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p492-506.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma análise acerca das estratégias anticomunistas utilizadas pela Frente Democrática, apoiadora do candidato Walter Peracchi Barcelos, contra o trabalhismo de Leonel de Moura Brizola nas eleições ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1958. Nosso ponto de partida é um poema, intitulado O Mar de Lama, que contém informações relativas ao início do trabalhismo na Europa, acusações contra o PTB e suas alianças políticas, ao passado do fundador e maior nome do partido – Getúlio Vargas – como ditador do Estado Novo, além de insinuações quanto ao parentesco de Leonel B
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Reis, Ernani. "Nietzsche e Getúlio Vargas." Cadernos Nietzsche 36, no. 1 (2015): 179–82. http://dx.doi.org/10.1590/2316-82422015v3601er.

Full text
Abstract:
Resumo:Texto publicado no diário carioca A Noite, em 1939. Seu autor aponta Nietzsche como mentor intelectual de Getúlio Vargas, sendo o único filósofo a escapar ao naufrágio dos ídolos, conforme o próprio Vargas. Em pleno regime do Estado Novo, considera que a feição nietzschiana perdura e domina no espírito do ditador brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Santos, Sérgio de Moura. ""Lembrança de Getúlio Vargas." Remate de Males 27, no. 2 (2012): 295–305. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v27i2.8636012.

Full text
Abstract:
IN MEMORY OF GETÚLIO COSTAGetúlio Moreira da Costa played an important role in publishing books in the first half of the last century. Since his youth he was attracted to these activities, having founded some little publishing houses in S.Paulo, like Editora Popular and Rochea. Then he worked for Monteiro Lobato and Octales Marcondes Ferreira at Companhia. Editora Nacional in São Paulo, which he left in 1931 to go to Rio de Janeiro and found the Livraria Civilização Brasileira. He went to Lisbon where he founded the Livros do Brasil, which distributed books of the Civilização and the Nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lobato, Monteiro. "Carta ao Presidente Getúlio Vargas." Cadernos de História da Ciência 8, no. 2 (2012): 299–307. http://dx.doi.org/10.47692/cadhistcienc.2012.v8.34351.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silverman, Malcolm, and Jô Soares. "O homem que matou Getúlio Vargas." World Literature Today 73, no. 4 (1999): 719. http://dx.doi.org/10.2307/40155122.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

ANGELI, DOUGLAS SOUZA. "ALBERTO PASQUALINI E GETÚLIO VARGAS: REVISITANDO INTERPRETAÇÕES." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 33, no. 71 (2020): 559–78. http://dx.doi.org/10.1590/s2178-14942020000300007.

Full text
Abstract:
Resumo O objeto deste artigo se centra nas relações políticas entre Alberto Pasqualini e Getúlio Vargas, com o objetivo de rediscutir interpretações relativas ao Partido Trabalhista Brasileiro baseadas na dicotomia existente entre a ala doutrinária e a ala pragmática, então personificadas nas figuras de Pasqualini e Vargas. Com base no cruzamento e na análise de fontes primárias (correspondências e jornais), o presente artigo percorre o histórico de aproximações e afastamentos entre ambos. A análise inicia-se nos anos precedentes ao Estado Novo e passa a examinar a atuação de Pasqualini na can
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Marques, Jódiney Benedito, and Eduardo Freitas da C. Silva. "O PAPEL DO ESTADO: UM RETRATO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA ERA VARGAS COM UM DIÁLOGO A PARTIR DA OBRA DE PEDRO CEZAR DUTRA FONSECA. “VARGAS: O CAPITALISMO EM CONSTRUÇÃO”." Revista Mosaico 9, no. 2 (2018): 18–23. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v9i2.1288.

Full text
Abstract:
A proposta do trabalho é fazer uma análise da administração pública no governo Getúlio Vargas, a partir da obra de Pedro Cezar Dutra Fonseca com ênfase nos setores econômicos, políticos, sociais e industriais. O retrato da gestão pública neste período tem como proposta, a difusão da sociedade capitalista que emergia no Brasil com consistência, e as bases sólidas advindas de outros países. As reformas contempladas no governo de Getúlio Vargas proporcionam a construção, e a dinâmica do capitalismo no país, e com isto, a sua contribuição aos setores ligados a administração pública. Também serão d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Monteiro, Renata Felipe. "“Deslocados da seca" na Hospedaria Getúlio Vargas: experiências e trajetórias de migração para diversas paragens (Ceará, década de 1950)." Tempos Históricos 24, no. 1 (2020): 18–35. http://dx.doi.org/10.36449/rth.v24i1.25120.

Full text
Abstract:
A trajetória dos migrantes na Hospedaria Getúlio Vargas (Fortaleza, Ceará) teve início na década de 1940, quando diversos acordos foram concretizados entre Brasil e EUA no contexto da Segunda Guerra Mundial para a extração da borracha na Amazônia. Assim, foram construídos pousos e hospedarias nas regiões Norte e Nordeste, que seriam responsáveis por abrigar e encaminhar os trabalhadores nordestinos para o trabalho na região amazônica. A partir da década de 1950, a Hospedaria Getúlio Vargas tornou-se o principal centro de referência para a população migrante cearense, que almejava ir para outra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

De Godoy Del Picchia Zanoni, Fábio. "O MILAGRE POLÍTICO NOS TEMPOS DO DESPERTAR DO GIGANTE: A “DITABRANDA” LUSO-BRASILEIRA EM QUESTÃO * THE POLITICAL MIRACLE IN TIMES OF GIANT AWAKENING: THE LUSO-BRAZILIAN "DITABRANDA" IN QUESTION." História e Cultura 5, no. 1 (2016): 281. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v5i1.1517.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em argumentar como a brandura impingida à ditadura de 1964 é herdeira de uma racionalidade montada desde os primórdios da década de 1930, tanto no Brasil quanto em Portugal. A partir do arsenal teórico foucaultiano, anseia-se por trazer à baila o modo pelo qual a ditadura de Getúlio Vargas e António Salazar, muito mais do que simplesmente eclipsar as práticas violentas levadas a cabo pelos respectivos Estados, construíram ditos e escritos que tinham precisamente o condão de conciliar métodos ditatoriais e pacificação do corpo social. Palavras-chave: Dit
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Braun, Alice Jungblut, and Geovana Klaus Magalhães. "Getúlio Vargas: A imagem do mito político." Epígrafe 10, no. 1 (2021): 218–46. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p218-246.

Full text
Abstract:
Sabendo que Vargas se dedicou a construir a própria imagem pública, é objetivo do presente trabalho estudar, utilizando fontes jornalísticas e propagandísticas, a imagem que este pretendia alcançar perante a população, as contradições que se fizeram ao longo da construção desta imagem e sua permanência na história. Para tanto, trabalhar-se-á a elaboração dessa imagem/figura durante as fases de Vargas na presidência, especialmente por meio dos aparatos como o Departamento de Imprensa e Propaganda e, mais tarde, da Agência Nacional. Com o uso das mais variadas plataformas e apesar de todas as co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Da Silva, Daniela Teles. "Eugenia, saúde e trabalho durante a Era Vargas." Em Tempo de Histórias 1, no. 33 (2019): 190–213. http://dx.doi.org/10.26512/emtempos.v1i33.23679.

Full text
Abstract:
O início do século XX trouxe consigo a necessidade de modificações em toda a estrutura social, envolvendo o setor econômico, sanitário, educacional e trabalhista. O movimento conhecido como Revolução de 1930 trouxe ao poder Getúlio Vargas, figura que marcou a transição de um modelo agrário-escravista para o urbano-industrial no país. Os caminhos percorridos por Getúlio, principalmente durante 1930 e 1945 – período que comporta a Era Vargas –, apresentaram mudanças nas políticas públicas e sociais. Focando principalmente na questão do trabalho e da saúde, por diversas vezes vinculada aos ideais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!