Academic literature on the topic 'Discursos fúnebres'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Discursos fúnebres.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Discursos fúnebres"

1

De Carvalho, Guilherme Amorim. "Discursos memoriais lusitanos: representação e instrução das elites (século XVII)." Estudos Ibero-Americanos 46, no. 2 (2020): e31082. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2020.2.31082.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa um conjunto de discursos de caráter memorial, como sermões fúnebres, panegíricos, tratados, crônicas e epítomes – escritos ao longo do século XVII em Portugal e algumas de suas conquistas. Com base nesses documentos, pretendeu-se interpretar a maneira como as elites do reino e das conquistas compreendiam-se a partir das representações retórico poéticas da ordem política, interpretando suas disposições hierárquicas e espaciais com base em concepções aristotélico-tomistas que, em larga medida, forneciam os fundamentos dos ideais de nobreza e poder régio, adotados tanto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mapril, José. ""Aqui ninguém reza por ele!": trânsitos fúnebres entre o Bangladesh e Portugal." Horizontes Antropológicos 15, no. 31 (2009): 219–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832009000100009.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, as dimensões transnacionais dos fenómenos migratórios assumiram uma crescente importância teórica e etnográfica. Por transnacional refiro-me aos múltiplos e permanentes laços sustentados entre o país de "origem" e o país de "acolhimento". Uma das consequências desta mudança interpretativa foi a constatação de que tais laços e mobilidades - reais e imaginadas - são frequentemente acompanhados pela construção social e simbólica de espaços de pertença, de familiaridade, que se revelam através do envio de remessas ou na reprodução de discursos identitários, para citar apenas a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Werner, Christian. "As performances de cassandra em Troianas de Eurípides." Letras Clássicas, no. 6 (October 26, 2002): 117. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i6p117-133.

Full text
Abstract:
Na Atenas do século V a. C., há uma distância entre os discursos políticos, como a oração fúnebre, e o discurso trágico, mas essa diferença foi borrada em muitos dos últimos trabalhos críticos sobre a tragédia ática. O episódio de Cassandra em Troianas de Eurípides é um exemplo eloqüente do oposto, ou seja, a utilização, pela tragédia, da ideologia da polis para explicitar a sua alteridade. Cassandra movimenta-se entre uma tentativa de construir um discurso consistente sobre a fama imorredoura de Tróia e a performance de seu próprio casamento, o qual a vincula às vicissitudes de sua família e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Veras, Eduardo Horta Naasif. "Elogio fúnebre de Charles Asselineau." Cadernos de Tradução 38, no. 3 (2018): 189–92. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2018v38nespp189.

Full text
Abstract:
Trata-se da tradução do Elogio fúnebre que Charles Asselineau proferiu no enterro de Baudelaire, publicado no jornal L'Étendard, na quarta-feira, dia 4 de setembro de 1867, p. 3. Asselineau, após o discurso de Banville, fala da personalidade e da doença de seu amigo Baudelaire, mas também da lenda que foi criada sobre ele e que ele mesmo alimentou como forma de desprezo contra a imbecilidade de seus detratores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Matos, Geisimara Soares. "O Amazonas de Luto: o rito fúnebre e a consagração de Eduardo Gonçalves Ribeiro." Epígrafe 3, no. 3 (2016): 57. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v3i3p57-79.

Full text
Abstract:
O artigo que aqui apresentamos faz parte de minha monografia de conclusão de curso. Nela, procuramos identificar como se deu a construção da memória histórica de Eduardo Gonçalves Ribeiro (1862-1900) e sua longevidade na memória histórica amazonense. A escolha desse personagem se deu devido a importância dada à sua figura no estado do Amazonas, o discurso ufanista e laudatório construído sobre ele e o silenciamento de sua negritude. A parte que aqui iremos apresentar trata da morte, velório e enterro de Eduardo Ribeiro como momentos emblemáticos para sua consolidação e consagração como herói d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Donoso Johnson, Paulo. "TUCÍDIDES. Por la razón o la fuerza. Introducción, traducción y notas de Roberto Torretti. Santiago: Ediciones Tácitas-Colección. 2017, 249 pp." Alpha: Revista de Artes, Letras y Filosofía, no. 47 (January 2, 2019): 293–94. http://dx.doi.org/10.32735/s0718-220120180004700185.

Full text
Abstract:
El presente libro se enmarca dentro de ciertas traducciones del griego antiguo al castellano, publicadas por Ediciones Tácitas. Este libro es la segunda traducción de Tucídides que presenta la mencionada editorial. La primera fue el Discurso Fúnebre de Pericles, a cargo de Antonio Arbea (2012).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Altamirano Pacheco, Sebastián. "La elegía fúnebre colonial: Carlos III y la retórica del lamento (Parte I)." Káñina 44, no. 1 (2020): 237–54. http://dx.doi.org/10.15517/rk.v44i1.42919.

Full text
Abstract:
La investigación consiste en un acercamiento a las elegías latinas presentes en el texto Descripción de las reales exequias a la tierna memoria de Carlos III (1789) con el propósito de identificar, precisamente, los elementos elegíacos en relación, asimismo, con el discurso latino de la laudatio funebris desde la teoría retórica clásica. El marco teórico consiste en la preceptiva retórica de Anaxímenes de Lámpsaco, Aristóteles, Rhetorica ad Herennium, Menandro el Rhetor, Theón, Hermógenes de Tarso y Aftonio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ricieri, Francine Weiss. "Elogios fúnebres, pedras tumulares, sonhos mudos: círculos literários e reinvenção ritual entre poetas brasileiros (XIX-XX)." Revista Texto Poético 15, no. 28 (2019): 281. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2019n28a623.

Full text
Abstract:
O ensaio explora a recorrência, entre poetas brasileiros, de textos que se reportam à prática do elogio fúnebre, ou que recuperam de modo mais ou menos explícito a espécie tombeau, em diálogo com poemas franceses do final do século XIX. Pressupondo, com Maulpoix, um caráter coletivo primário para o poema lírico (a raiz do lirismo assentando-se na celebração), analisa-se o discurso encomiástico (elevado, laudatório, endereçado) discernível nos poemas abordados como portador de algo que não se resolve na expressão de um “eu”, mas que parece indiciar uma operação coletiva de constituição de audiê
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alba Pagán, Ester. "Morir en femenino: la construcción simbólica en las exequias fúnebres de María Josefa Amalia de Sajonia." Ars Longa. Cuadernos de arte, no. 29 (May 12, 2021): 115. http://dx.doi.org/10.7203/arslonga.29.16966.

Full text
Abstract:
Este artículo ofrece un análisis de la construcción simbólica de la reina María Josefa Amalia de Sajonia, tercera esposa de Fernando VII, a través de sus exequias fúnebres celebradas en España en 1829. A través de los textos impresos de las Relaciones, Oraciones fúnebres y textos poéticos nos adentramos en el lenguaje hiperbólico que en ellos se ofrecía de la difunta, mientras que las Descripciones de las fiestas y de los cenotafios o túmulos funerarios, así como los grabados que se conservan de estos nos plantean en qué medida el lenguaje artístico contribuyó a fabricar el concepto de la rein
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leite, Márcia Pereira. "Dor, sofrimento e luta." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 15, no. 19 (2020): 31–47. http://dx.doi.org/10.22456/1982-2650.44575.

Full text
Abstract:
Este artigo examina algumas modalidades de imbricação entre religião e política no contexto de violência vivido no Rio de Janeiro, Brasil. Discute como categorias e práticas religiosas têm sido experimentadas e mobilizadas por moradores de favelas cariocas vítimas da violência estatal para confrontar os dispositivos discursivos favela e favelado, que os identificam com o campo do crime e da marginalidade, e acessar o espaço público na busca por justiça e reparação moral. Analisa, com base em um caso etnográfico, como essa operação lhes permite expressar o sofrimento e a indignação pelo assassi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Discursos fúnebres"

1

Ferreira, José Manuel da Costa. "Os discursos fúnebres a propósito da morte de D. João V como proposta de (re)construção biográfica." Master's thesis, Universidade de Évora, 2003. http://hdl.handle.net/10174/14558.

Full text
Abstract:
Esta dissertação tem como propósito analisar a produção da Imagem Real enquanto "fenómeno propagandístico" projectado por de uma heterogeneidade de discursos fúnebres que são proferidos e impressos aquando das honras fúnebres do rei D. João V. Perspectivando o tempo da morte na época barroca como momento (re)gerador da imagem pública do Rei e da Monarquia, no interior e no exterior do país, os autores desta literatura laudatória despoletam um processo de transformação do soberano em figura mítica e sacralizada, arquétipo da Justiça e da Paz e Pai da pátria. Estas "biografias régias", emitidas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Camara, Bruna. "Menêxeno de Platão: tradução, notas e estudo introdutório." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-17102014-182852/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação tem como objetivo apresentar a tradução do diálogo Menêxeno, de Platão, acompanhada de notas críticas com o intuito de auxiliar a leitura do texto, e de um estudo sobre os principais temas e problemas suscitados pela obra, sobretudo no que concerne aos anacronismos e distorções presentes na oração fúnebre platônica e sua possível relação com o discurso atribuído a Péricles presente no Livro II da História da Guerra do Peloponeso, de Tucídides<br>This dissertation aims to present the translation of Platos Menexenus, accompanied by critical notes in order to assist the reading,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!