To see the other types of publications on this topic, follow the link: Disputas de poder.

Journal articles on the topic 'Disputas de poder'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Disputas de poder.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Holowate, Isaias. "Mídia e poder." Profanações 8 (May 10, 2021): 160–79. http://dx.doi.org/10.24302/prof.v8.3525.

Full text
Abstract:
A mídia constrói uma realidade ao mesmo tempo em que é construída pela sociedade ao qual faz parte. Nas páginas dos jornais interesses políticos, ideológicos e intelectuais são colocados em disputa, o que após jogos de poder instituídos dentro da configuração do jornal, emergem os projetos políticos do jornal. Este artigo estuda a fundação do jornal O Progresso em Ponta Grossa no Paraná e o projeto ideológico do jornal, analisando as disputas discursivas da publicação em relação as estratégias de poder e de discurso nas páginas do periódico e na configuração social. Palavras-Chave: Cultura da Mídia. O Progresso. Ponta Grossa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Marcus Alan de Melo, and Andrea Ferreira Bispo. "PODE A MULHER BRASILEIRA FALAR? DISSIMULAÇÕES NORMATIVAS: UMA ANÁLISE DA SUBALTERNIZAÇÃO DAS MULHERES NA ADPF 54-DF." Revista Eletrônica Direito e Política 13, no. 1 (April 20, 2018): 358. http://dx.doi.org/10.14210/rdp.v13n1.p358-388.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo aferir a conformidade dos pressupostos ontológicos do crime de aborto com o discurso dos direitos humanos. Para tanto, procede-se à estudo de caso, mediante análise de quatro votos de ministros do Supremo Tribunal Federal proferidos no julgamento da ADPF 54-DF, que trata da interrupção da gravidez na gestação de fetos anencéfalos. Utiliza-se como marco teórico o ensaio Pode o Subalterno Falar?, de Gayatri Chakravorty Spivak, que orienta a reflexão sobre o direito como campo de disputa pelo poder, a subalternização das mulheres nessas disputas e sobre como os pressupostos ontológicos de uma norma penal podem ser conhecidos quando se observa a representação dos sujeitos subalternos pelas instituições de poder, evidenciando as dissimulações normativas que subjazem ao direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pascolati, Sonia, and Maria Betanea Platzer. "Cânone e escola: disputas de poder." Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários 37 (December 16, 2019): 5. http://dx.doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reia, Jhessica Francielli. "Os palcos efêmeros da cidade: arte de rua, regulação e disputa pelos espaços públicos urbanos em Montreal e no Rio de Janeiro." Revista ECO-Pós 20, no. 3 (December 18, 2017): 215. http://dx.doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.12409.

Full text
Abstract:
<p>Analisar a arte de rua e os mecanismos que a controlam nos permite entender melhor as cidades contemporâneas. Justamente por ocupar um lugar que é muitas vezes marginal e contestado, os artistas de rua e suas táticas de sobrevivência e legitimação expõem dinâmicas de poder, políticas culturais questionáveis, dificuldades de acesso aos espaços públicos, disputa pelo direito à cidade e observância das leis. As tentativas de regular a arte de rua podem nos dizer muito sobre determinados momentos históricos, as disputas da/na/pela cidade e, ainda, como as pessoas vivem juntas em ambientes urbanos complexos. O objetivo do presente trabalho é discutir brevemente como a arte de rua – enquanto prática comunicacional – pode evidenciar as disputas pela cidade. Apresenta-se aqui uma abordagem interdisciplinar, com foco na regulação da arte de rua e dos espaços públicos em que elas acontecem, com base em pesquisa de campo realizada em duas cidades: Rio de Janeiro e Montreal.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hudson, John. "La interpretación de disputas y resoluciones: el caso inglés, c. 1066-1135." Hispania 57, no. 197 (March 5, 2019): 885. http://dx.doi.org/10.3989/hispania.1997.v57.i197.672.

Full text
Abstract:
Este artículo examina la función del derecho y de las ideas legales en las disputas de la Inglaterra anglonormanda. Contiene una crítica de dos modelos de disputa muy influyentes, uno que destaca el uso de la ordalía, el otro la influencia de los factores «políticos», tales como el poder y la amistad. Señala que los procesos de disputas pueden ajustarse a uno u otro de esos modelos, pero que una gran proporción y una amplia variedad de casos muestran una mayor influencia por las normas e ideas legales. Termina comparando tales normas e ideas con ciertas imágenes del derecho moderno realizadas en algunos trabajos recientes sobre jurisprudencia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Evangelista, João Emanuel, and Gustavo César de Macêdo Ribeiro. "Eleições democráticas e transformismo político: poder e dominação política no Rio Grande do Norte." Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 33, no. 1 (August 13, 2013): 85–104. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2013.v33.381.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa os contornos assumidos pelas disputas eleitorais no Rio Grande do Norte. A polarização advinda dos tempos do regime militar entre os grupos clânico-oligarquicos liderados pelas famílias Alves e Maia no referido estado (agrupados partidariamente no PMDB e PFL/DEM, respectivamente) continua, após a redemocratização, a influenciar decisivamente a formação de alianças políticas, bem como as dinâmicas eleitorais no estado, no período 1994-2010. Nos anos 2000, num típico caso de transformismo político, conforme a elaboração gramsciana, Wilma de Faria (PSB), originária dos grupos políticos tradicionais, desponta no cenário político com uma vitória para o governo do estado. Entre disputas internas e arregimentação de grupos políticos secundários (que vão desde grupos familiares com influência no interior do estado aos partidos de esquerda, como o PT), esses três grupos monopolizam a cena política, mantendo no estado um padrão bipolar de disputa eleitoral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sánchez Salinas, Romina, and Camila Mercado. "Límites y alcances en el reconocimiento de proyectos de arte y transformación social en Argentina: el teatro comunitario en las políticas culturales públicas (2006-2018)." Revista de la Escuela de Antropología, no. XXV (April 30, 2019): 17. http://dx.doi.org/10.35305/revistadeantropologia.v0ixxv.91.

Full text
Abstract:
En este trabajo realizamos un primer abordaje acerca del reconocimiento de proyectos culturales de base comunitaria que apuestan por el arte y la transformación social, fenómeno que se ve reflejado en la consolidación de programas de apoyo específicos al área. Nos centraremos en el caso del teatro comunitario, una práctica que cuenta con una larga trayectoria en nuestro país y que concibe al Estado como un actor clave en la disputa por el reconocimiento simbólico y por la distribución de recursos económicos. Estos actores ocupan un rol relevante en la conformación de un ámbito que resalta el potencial transformador de las artes, siendo asimismo articuladores de muchas de las demandas generadas en el sector. Partimos de una concepción del campo cultural como un terreno de disputas en torno al poder de definir pertenencias, reconocimiento y acceso a recursos donde los usos del concepto de “cultura” son diversos y a veces conflictivos. En este sentido, el teatro comunitario ha disputado espacios de reconocimiento por parte del Estado que se han materializado en distintas líneas de apoyo. Por lo tanto, nos interesa indagar en las disputas, conflictos, negociaciones que se desencadenan a partir de estas interacciones entre actores comunitarios y agentes estatales, así como en las apropiaciones y usos del concepto por parte de los programas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Paula, Rafael Freire de, and Márcia Da Silva. "Redes e grupos de poder em Presidente Prudente - SP: análise a partir das eleições municipais." Geosul 34, no. 73 (December 6, 2019): 126–48. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n73p126.

Full text
Abstract:
A presença de determinados grupos de poder na administração local em Presidente Prudente – SP resulta na predominância de seus interesses econômicos e políticos, bem como seu envolvimento com partidos políticos e disputas eleitorais. Essa pesquisa teve como objetivo identificar os grupos de poder, as estratégias utilizadas para a manutenção de seus interesses e as relações de poder que os grupos mantêm entre si em forma de redes de poder. A investigação das características dos grupos de poder, bem como das estratégias utilizadas pelos mesmos, cuja finalidade é assegurar seus interesses, fazem-se importantes para discutirmos as disputas eleitorais na democracia brasileira, os setores econômicos e políticos nelas envolvidos e os resultados ou rebatimentos territoriais desse processo. Identificou-se vinculações e conexões que se constroem a partir de redes de poder e um processo de reorganização que envolve os agentes político-territoriais que compõem os grupos de poder investigados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dombrowski, Osmir. "Poder local, hegemonia e disputa: os conselhos municipais em pequenos municípios do interior." Revista de Sociologia e Política 16, no. 30 (June 2008): 269–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782008000100016.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a instituição dos conselhos municipais em pequenos municípios do interior, que somam mais da metade do total de municípios do país. A hipótese é que os pequenos municípios podem funcionar como verdadeiros "microscópios", revelando fenômenos que, apesar de universais, tendem a perder-se na complexidade das relações políticas nas grandes cidades. O trabalho estrutura-se em duas seções. Na primeira é feito um rápido comentário sobre o processo de consolidação e disseminação de um preconceito que acompanha os estudos do Brasil rural e atinge a análise do poder local; argumentamos que a teoria não pode reservar para os pequenos municípios do interior apenas o papel de redutos do atraso, da falta de consciência cívica e do baixo desenvolvimento da cultura política democrática. Na segunda parte apresentam-se alguns dados empíricos levantados em pesquisa junto aos conselhos na região Oeste do estado do Paraná, os quais sugerem que, apesar de evidentes limitações, essas instituições podem funcionar como uma via alternativa de acesso a recursos políticos, tornando-se, por isso, palco de disputas: é o teor dessa disputa que, em última instância, determina a inconstância característica do desempenho dos conselhos em diferentes locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Thaiane. "As políticas científicas na era do conhecimento: uma análise de conjuntura sobre o ecossistema científico global." Perspectivas em Ciência da Informação 24, no. 1 (March 2019): 191–215. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/3520.

Full text
Abstract:
Resumo A proposta deste trabalho é realizar uma análise de conjuntura sobre a ciência brasileira, a partir de um olhar sobre a geopolítica do conhecimento, no qual a informação se consolida como uma importante ferramenta de disputa de poder. Neste sentido, a proposta deste ensaio é desvendar os atores e os discursos mercadológicos e ideológicos tanto nas políticas científicas que afetam os comportamentos entre áreas quanto nas disputas de reconhecimento que atravessam os espaços tradicionais de circulação científica. Partimos da noção da existência de um ecossistema dinâmico e complexo no qual os diferentes atores de escala global e nacional estão interligados a partir de disputas e interesses próprios. Resta-nos entender portanto, quem seriam estes atores e quais são os discursos atrelados a esses sujeitos em suas dinâmicas sociais e políticas de circulação do conhecimento e da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Beatriz Coutinho, Aline. "A Câmara dos Deputados e a questão do aborto:." Faces de Clio 5, no. 9 (July 5, 2019): 123–45. http://dx.doi.org/10.34019/2359-4489.2019.v5.27250.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é realizar uma análise das tensões e disputas existentes em torno da temática do aborto dentro da Câmara dos Deputados no século XXI. Essa análise levará em consideração projetos legislativos propostos que promoveram/promovem impacto nas discussões sociais e políticas sobre Direitos Reprodutivos no Brasil. Será contextualizado, portanto, os principais protagonistas dessa disputa pelo discurso da “vida” dentro do âmbito legislativo: atores políticos, como os deputados federais pentecostais, a mobilização do movimento feminista e a atuação do poder Executivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Elisabeth Cavalcante dos, and Debora Coutinho Paschoal Dourado. "Investidas do management no campo da cultura em Pernambuco: o caso dos produtores." Cadernos EBAPE.BR 12, no. 1 (March 2014): 178–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512014000100011.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo explorar as dimensões do management na ação de produtores culturais no campo da cultura em Pernambuco a partir da perspectiva teórica de Pierre Bourdieu. Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa e utilizando observação participante, entrevistas e análise hermenêutica como ferramentas metodológicas, os principais resultados dizem respeito: à aplicação do management sem considerar as particularidades do campo da cultura de cada estado; à evidência de que o management constitui um recurso de poder (ou capital) no campo da cultura; e à distribuição desigual desse recurso de poder considerando o habitus dos agentes - aqueles que incorporaram o novo habitus do campo, que reflete as mudanças pelas quais a estrutura social passou, e têm maior facilidade de deter o capital cultural relativo aos conhecimentos do management - e as próprias disputas que levam alguns produtores a dificultar o acesso a esse recurso de poder, buscando manter sua posição no campo. Concluiu-se que o management pode assumir proporções mais amplas, influenciando dinâmicas, relações e disputas entre agentes em um campo social, o que reforça os argumentos dos críticos da indústria do management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Funari, Gabriel. "The Programmatic Shifts in the PT’s Constitutionalist Agenda (1988–2013)." Latin American Perspectives 47, no. 5 (August 17, 2020): 163–78. http://dx.doi.org/10.1177/0094582x20942605.

Full text
Abstract:
The historical trajectory of the Partido dos Trabalhadores (PT) has been influenced by its fluctuating policies with regard to the 1988 Constitution and its efforts to mediate the demands of its marginalized constituents and its commitment to abide by the constituted distribution of power. Case studies of the PT’s policy proposals during the 1987–1988 constituent assembly and the party’s constitutional plebiscite proposal in response to the mass protests of June 2013 reveal the unresolved contradictions underpinning constituent and constituted power that have bound it to the constitutional disputes defining Brazil’s democratic regime. A trajetória histórica do Partido dos Trabalhadores (PT) foi influenciada por suas políticas flutuantes em relação à Constituição de 1988, em seus esforços para mediar as demandas de seus constituintes marginalizados e seu compromisso de respeitar a distribuição de poder constituída. Estudos de caso das propostas de política do PT durante a assembléia constituinte de 1987-1988 e a proposta de plebiscito constitucional do partido em resposta aos protestos em massa de junho de 2013 revelam as contradições não resolvidas subjacentes ao constituinte e ao poder constituído que vincularam o partido às disputas constitucionais que definem o regime democrático do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Nogueira, Vera Lúcia. "O ensino secundário na Capital da província de Minas Gerais (1830-1840)." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 29 (September 17, 2021): e021008. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v29i00.8663361.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa os debates e disputas que estiveram na gênese da criação do primeiro colégio público de Ensino Secundário da província de Minas Gerais, denominado “Collegio de Nossa Senhora de Assumpção”. Ancorada nos estudos da Nova História Política e da História da Educação, analisamos jornais da época, relatórios provinciais e a legislação educacional. Evidenciam-se disputas de poderes, especialmente, entre o Poder Civil e Poder Eclesiático, no contexto das estratégias governamentais voltadas à organização e institucionalização do campo educativo provincial decorrentes da emenda constitucional de 1834. A modernização da Província e as demandas profissionais para as novas burocracias imperiais definiriam o teor dos debates orientando as críticas ao distanciamento das práticas e dos conteúdos presentes na formação da mocidade mineira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Nogueira, Vera Lúcia. "O ensino secundário na Capital da província de Minas Gerais (1830-1840)." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 29 (September 17, 2021): e021008. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v29i1.8663361.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa os debates e disputas que estiveram na gênese da criação do primeiro colégio público de Ensino Secundário da província de Minas Gerais, denominado “Collegio de Nossa Senhora de Assumpção”. Ancorada nos estudos da Nova História Política e da História da Educação, analisamos jornais da época, relatórios provinciais e a legislação educacional. Evidenciam-se disputas de poderes, especialmente, entre o Poder Civil e Poder Eclesiático, no contexto das estratégias governamentais voltadas à organização e institucionalização do campo educativo provincial decorrentes da emenda constitucional de 1834. A modernização da Província e as demandas profissionais para as novas burocracias imperiais definiriam o teor dos debates orientando as críticas ao distanciamento das práticas e dos conteúdos presentes na formação da mocidade mineira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Zárate Hernández, Eduardo, and Nubia Cortés Márquez. "El turismo entre disputas por el territorio, Zapotitlán Salinas, Puebla." Revista Mexicana de Ciencias Agrícolas, no. 9 (April 6, 2018): 1755–69. http://dx.doi.org/10.29312/remexca.v0i9.1062.

Full text
Abstract:
La promoción del desarrollo local por medio del turismo se expresa en los cambios de uso y acceso de los recursos estratégicos del territorio. La emergencia de nuevos actores políticos que busca hacer valer sus derechos ciudadanos, disputan también el acceso del terreno frente a los distintos tipos de propietarios que lo habitan. La etnografía y la observación participante permiten acercarnos a las formas en que los sujetos, actores y productores principales, viven, tejen relaciones clientelares o de poder, construyendo su propio espacio de negociaciones. Las prácticas de la población configuran territorialidades internamente diferenciadas que resaltan el papel activo de la ciudadanía en la promoción de políticas descentralizadoras del poder federal. Zapotitlán Salinas, es un ejemplo de los ensambles de territorio y del derecho ciudadano e institucional que se superpone con la heterogeneidad de formas de apropiación local. Con estos casos tratamos de mostrar la yuxtaposición de diferentes órdenes temporales ensamblados en nuevas territorialidades a partir de la promoción de políticas de desarrollo local como el turismo. Comprender la manera en que las nuevas territorialidades se ensamblan en una localidad concreta nos permite vislumbrar la manera en que se distribuye el poder a nivel local o regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Brighenti, Clovis Antonio, and Osmarina De Oliveira. "Conflitos territoriais como espaço de disputas entre memória e história: Análise de processos judiciais da Itaipu Binacional contra os Guarani no Oeste do Paraná." Revista Maracanan, no. 26 (January 29, 2021): 61–83. http://dx.doi.org/10.12957/revmar.2021.49600.

Full text
Abstract:
No presente artigo analisamos os percursos e fundamentos das disputas em torno da história e memória entre o Estado e seus entes (Itaipu, Poder Judiciário) contra o povo Guarani, do subgrupo linguístico “Ava”, na região Oeste do estado do Paraná. Através da análise de algumas Ações Judiciais envolvendo a disputa por terra, constatamos um discurso construído em torno de elementos que confluem para desconsiderar a história Guarani e desconstruir a memória da ocupação territorial regional. Na disputa por memória, materializada na questão territorial, está a hidrelétrica Itaipu Binacional contra a população Guarani. Nos últimos anos os Guarani intensificaram processos de ações por conquistas territoriais, questionado a “memória oficial” sobre a região e evidenciaram elementos que desnudam a história construída em torno do vazio demográfico e de sua suposta integração à sociedade. Eles passaram a ocupar os últimos fragmentos de Mata Atlântica fora do Parque Nacional do Iguaçu, localizados na Área de Preservação Permanente (APP) do lago de Itaipu. Buscaremos demonstrar que a propriedade da terra não é o principal elemento em disputa, mas sim a memória que pode tornar-se ameaçadora para a imagem da empresa mais lucrativa no Sul do Brasil, construída numa época de exceção de direitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Mariano, Serioja R. C. "O Império Português e seus domínios: Poder Local e Poder Central na Capitania da Paraíba (1764-1797)." Revista Territórios e Fronteiras 1, no. 1 (March 30, 2011): 167. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v1i1.10.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa as relações entre o poder local, representado pelas famílias abastadas da capitania da Paraíba, e o poder central, do governante português Jerônimo José de Melo e Castro (1764-1797). A análise da documentação revela que a ocupação e a conquista da Paraíba foram montadas como um negócio de família, o que garantiu as bases para a organização político-administrativa no período colonial. No século XVIII, os conflitos e as disputas pela manutenção do status quo das famílias locais se tornaram mais acirradas, principalmente na administração de Jerônimo José de Melo e Castro, um representante do império português.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Franchi, Ana Paula. "Associação ao poder: 'adoptio' e hereditariedade no governo tetrárquico de Diocleciano." Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, no. 7 (November 6, 2016): 126. http://dx.doi.org/10.17648/rom.v0i7.14523.

Full text
Abstract:
Quando chegou ao poder por meio da aclamação militar, em 284d.C., Diocleciano enfrentou uma delicada situação: restabelecer a ordemdo mundo romano afetado desde o ano 235 d.C. por inúmeras guerrascivis, ocasionadas pelas disputas em torno do poder imperial. Buscando ofim deste ciclo de instabilidade política ocasionada principalmente pelasusurpações, promoveu a reestruturação da política imperial através dapartição do poder em quatro titulares. O objetivo deste artigo é analisar aTetrarquia de governo de Diocleciano, refletindo sobre a problemática dasucessão imperial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Júnior, José Albenes Bezerra. "Entre a Arbitragem Brasileira e a Arbitragem Europeia: Um estudo acerca da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e a Office of Comunications (OFCOM)." Law, State and Telecommunications Review 9, no. 1 (May 15, 2017): 69–92. http://dx.doi.org/10.26512/lstr.v9i1.21514.

Full text
Abstract:
Propósito – A procura pela arbitragem como meio de resolução de litígios se mostra importante em função do grande volume de causas submetidas ao julgamento do Estado-juiz, em número inversamente proporcional ao preparo técnico daqueles que são investidos na função jurisdicional por ato estatal. Atualmente, falar em composição extrajudicial de conflitos no campo da regulação significa adentrar em um cenário de grandes discussões e debates. Dessa forma, o texto busca construir razões para a resolução de litígios no âmbito das telecomunicações por meio da arbitragem, inclusive, face a experiência europeia, a exemplo da OFCOM. Metodologia/Abordagem/Design – Inicialmente será feita uma análise histórica acerca da arbitragem. Num momento posterior, discutir-se-á o fenômeno da regulação e a vinculação com o campo da arbitragem. Logo depois, será feita uma análise das experiências brasileira e europeia. Por fim, dados serão levantados para evidenciar os motivos que levam a diferenciar o modelo brasileiro do europeu. Resultados – Uma das atribuições das agências reguladoras é, justamente, a solução de conflitos entre os agentes do setor, algo que na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), é realizado em sua maioria apenas em nível administrativo. Quando se analisam as formas de resolução de disputas na Comunidade Europeia, observa-se uma realidade peculiar. Em grandes disputas que ocorrem no continente, é mais comum utilizar-se a arbitragem do que o próprio Poder Judiciário. Em verdade, a arbitragem pode ser utilizada pela ANATEL como uma ferramenta importante na garantia de uma ampla, livre e justa concorrência entre as prestadoras de serviços de telecomunicações, na medida em que coíbe a morosidade do Poder Judiciário e a possibilidade de discussões meramente protelatórias, viabilizando a prolação célere de uma decisão que, muitas vezes, afetará a esfera jurídica de praticamente todos os usuários dos serviços de telecomunicações. Confere-se, assim, um grande prestígio a esses métodos de resolução de disputas, na medida em que eles propiciam uma neutralidade de foro. Não se confere a decisão ao Poder Judiciário ou ao órgão regulador de um país específico, mas escolhem-se árbitros a partir do comum acordo das partes ou, ainda, apontam-se instituições de âmbito internacional que prestam o serviço de arbitragem em disputas comerciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Carrion, Rosinha Machado. "Competição e conflito em redes de economia solidária: análise do projeto de implantação da Central de Comercialização de Resíduos Sólidos de Porto Alegre (Brasil)." Cadernos EBAPE.BR 7, no. 4 (December 2009): 547–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512009000400002.

Full text
Abstract:
Construído a partir dos resultados da pesquisa que investigou inovações em empreendimentos de economia solidária, este artigo analisa, à luz da teoria dos campos (BOURDIEU, 1989), as razões do fracasso do projeto que visava implantar uma central coletiva para a comercialização de resíduos sólidos (Cicrs), na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). Entre os fatores que teriam contribuído para o insucesso da referida proposta - que contava com uma extensa lista de apoiadores -, destaca-se a disputa entre lideranças das duas principais correntes políticas representativas dos trabalhadores do setor de reciclagem A principal contribuição do artigo reside em problematizar o conflito de interesses e as disputas de poder, dois temas "tabus" nos estudos sobre redes de economia solidária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pedro, Joana Maria. "Narrativas fundadoras do feminismo: poderes e conflitos (1970-1978)." Revista Brasileira de História 26, no. 52 (December 2006): 249–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882006000200011.

Full text
Abstract:
A forma como foram definidas as datas do ressurgimento do feminismo de 'Segunda Onda', na década de 1970, no Brasil, reflete interpretações oriundas de diferentes lugares. A narrativa de 'origem' desse feminismo foi resultado de disputas de poder entre diversos grupos feministas e entre estes e os diversos personagens envolvidos na luta contra a ditadura militar, instalada no país entre 1964 e 1985. As dicotomias entre 'lutas gerais e lutas específicas', de um lado, e entre 'verdadeiramente feministas e não-feministas', de outro, presentes nessas disputas, falam de poderes e de conflitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Santos, Daniel dos. "Economia, democracia e justiça em Angola: o efêmero e o permanente." Estudos Afro-Asiáticos 23, no. 1 (June 2001): 99–133. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-546x2001000100005.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as implicações diversas em torno das disputas pela hegemonia política em Angola, basicamente após sua independência em 1975. No período anterior a este processo, organizações e partidos políticos compostos e dirigidos por diferentes elites angolanas disputavam o poder do Estado na tentativa de inaugurar uma nova fase em termos de construção da soberania e dos destinos da nação angolana. O autor argumenta que tais tentativas, por mais legítimas que tenham sido, na realidade invertiam de maneira elitista e subordinada a trajetória histórica que Angola, enquanto nação independente e desejosa de mudança na geopolítica continental e internacional, almejava fazer. As recentes disputas internas entre as forças políticas do país prejudicam a construção de um projeto nacional e deixam de lado a grande parte do povo angolano. Com o término da disputa inscrita pela Guerra Fria, Angola perde sua importância enquanto nação estratégica e se transforma em peça do joguete internacional orquestrado pelos EUA. Dessa forma, a efetivação de uma democracia que envolva as aspirações populares torna-se hoje a tarefa mais importante para a consolidação de uma inclusão positiva de Angola na política internacional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Nogueira, Isabela, and Bruno Hendler. "O Sudeste Asiático entre Estados Unidos e China: “arquipélago de economias de mercado” ou palco da competição interestatal capitalista?" Carta Internacional 11, no. 3 (December 30, 2016): 199. http://dx.doi.org/10.21530/ci.v11n3.2016.489.

Full text
Abstract:
Este artigo examina a projeção da China sobre o Sudeste (SE) Asiático a partir de três ciclos recentes: 1990-1997, 1997-2008, e de 2008 até hoje. Tem-se como hipótese que o SE Asiático tem se tornado um palco de grande relevância no jogo de poder e riqueza entre EUA e China desde 2008, e se afastado do cenário proposto por Giovanni Arrighi e Beverly Silver de formação de um “arquipélago de economias de mercado”, no qual as disputas por poder estariam subordinadas a ganhos coletivos por meio da interdependência econômica. Com foco na relação histórica SE Asiático-China, argumenta-se que apesar do esforço diplomático deste país, o terceiro ciclo de relações com a região é mais agressivo e tem elevado as assimetrias nas esferas comercial, financeira e político-militar. Somando-se isto ao pivô estratégico da administração Obama, concluímos que o acirramento da disputa entre as potências é um cenário provável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Musto Flores, Rodrigo. "A Transmissão de Memórias e o Espaço Público." Cadernos de Pesquisa do CDHIS 33, no. 1 (June 24, 2020): 219–45. http://dx.doi.org/10.14393/cdhis.v33n1.2020.55267.

Full text
Abstract:
Uma das principais características dos monumentos diz respeito, ao seu poder de perpetuação e evocação do passado em uma sociedade. Ao caracterizar esses marcos como elos entre o passado e o presente de um corpo social, as análises historiográficas sobre as narrativas, valores e símbolos que esses artefatos transportam, podem despertar reflexões sobre a construção de uma memória de um determinado grupo, bem como as disputas referentes à transmissão dessas memórias no espaço público. Portanto, tomando o espaço público da cidade de Juiz de Fora, localizada na zona da mata mineira, como centro da investigação, este artigo visa analisar os monumentos destinados a rememorar a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Além disso, interessa à presente reflexão as articulações, significados e disputas em torno da construção de uma memória coletiva da qual os monumentos analisados, são portadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Barbosa, Milka Alves Correia, Jouberte Maria Leandro dos Santos, Fátima Regina Ney Matos, and Ana Márcia Batista Almeida. "Nem só de debates epistemológicos vive o pesquisador em administração: alguns apontamentos sobre disputas entre paradigmas e campo científico." Cadernos EBAPE.BR 11, no. 4 (December 2013): 636–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512013000400011.

Full text
Abstract:
A discussão sobre abordagens paradigmáticas no campo da Administração pode ser profícua quando provoca os pesquisadores a refletir sobre premissas, práticas e valores compartilhados por uma comunidade científica. Entretanto, ao extremo, torna-se uma disputa que impede a busca de outras abordagens para lidar com a complexidade dos fenômenos sociais. Nesse sentido, importa compreender que, na produção do conhecimento científico, os pesquisadores não se deparam somente com escolhas acerca de epistemologia, de lógica ou de teoria linguística, mas, também, com problemas de política. Este ensaio objetiva contribuir com reflexões sobre o pesquisador e os desafios epistemológicos e políticos com os quais se depara no fazer pesquisa, argumentando que não se trata somente de uma escolha entre positivismos e interpretativismos, mas igualmente envolve disputas de poder dentro de um campo científico). Para tanto, foram selecionados intencionalmente textos com conceitos-chave, como paradigmas e campo científico. Em resposta ao objetivo geral deste ensaio, consideramos que o fazer ciência constitui uma atividade humana que possui vínculo indissociável com espaço e tempo e imbrica-se com jogos de poder. Entendemos, ainda, que o campo científico da Administração no Brasil é um espaço de competitividade e lutas políticas do qual fazemos parte, quer seja como opressores ou privilegiados, mas nunca como meros expectadores. Nessa arena, nem só de debates epistemológicos vive o pesquisador em Administração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Barreto, Alvaro Augusto de Borba. "Destinos Cruzados: Partidos e Candidatos nas Eleições para Prefeito no Brasil e Intendente no Uruguai (2000-2012)." Revista Debates 8, no. 1 (April 28, 2014): 105. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.44209.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, compara-se a capacidade que os partidos políticos do Brasil e do Uruguai tiveram de se manter no poder (reeleger-se) nas eleições para chefe dos executivos subnacionais (chamados, respectivamente, de prefeito e de intendente) realizadas no período compreendido pelos anos 2000 e 2012. Para isso, analisam-se quatro disputas realizadas no Brasil: 2000, 2004, 2008 e 2012, nos 62 principais municípios; e três realizadas no Uruguai: 2000, 2005 e 2010, nos 19 departamentos. Adota-se como parâmetro para dimensionar a performance dos partidos a comparação dos resultados por eles obtidos com aqueles alcançados pelos titulares dos cargos. Desse modo, surgem três situações: 1) quando os partidos contam com o titular do cargo que concorre à reeleição imediata (incumbent); 2) quando este não participa da disputa; 3) quando os resultados do partido e do incumbent podem ser diferentes, qual seja, eles são concorrentes ou é possível dissociar o desempenho de um e de outro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Meneses, Cleber Souza. "DISPUTAS IDENTITÁRIAS: PÓS-MODERNIDADE E TEORIA QUEER." Revista Ambivalências 5, no. 9 (September 12, 2017): 195. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v5n9p195-216.

Full text
Abstract:
Neste artigo discorreremos sobre identidades de gênero, partindo da premissa que toda identidade é uma construção social e relacional e todo indivíduo é fragmentado e múltiplo. Tomando como referência @s transgêneros como sujeit@s da pós-modernidade, iniciaremos com uma revisão bibliográfica para compreender como a mulher lidou historicamente com o patriarcalismo. Fazendo uma relação entre a construção do Ser mulher em uma relação de alteridade com o seu Outro, o homem, perceberemos como os discursos das instituições sociais as categorizavam com um grau de inferioridade, uma vez que por muito tempo foi nomeada e construída pelos discursos masculinos. Esse percurso de primeiro pensar a construção da mulher foi necessário para compreendermos como a população trans feminina lidou com a construção de suas identidades perante as relações de poder, em um debate a partir da teoria queer, refletindo como el@s tornaram-se sujeit@s “fora da norma” (abjetos) em uma sociedade constituída pelo viés da heteronormatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Quadros, Mirian Redin de, and Márcia Franz Amaral. "O ouvinte-enunciador nas narrativas radiofônicas: as disputas pelo poder de voz." Rizoma 4, no. 2 (December 31, 2016): 108. http://dx.doi.org/10.17058/rzm.v4i2.6859.

Full text
Abstract:
O artigo discute a participação dos ouvintes como personagens enunciadores das narrativas radiofônicas, com base na análise do programa Gaúcha Atualidade, veiculado na Rádio Gaúcha, de Porto Alegre (RS). Utiliza como método uma matriz analítica elaborada a partir da Análise Crítica da Narrativa, sugerida por Motta (2013b). O texto aborda as disputas pelo poder de voz que permeiam o jornalismo, identificando critérios e circunstâncias que qualificam as contribuições vindas da audiência como informações jornalísticas relevantes a partir de 30 sequencias narrativas participativas. Observa que a concessão de voz narrativa ao ouvinte se dá de forma indireta, mediada pelo jornalista, dependendo de fatores específicos como a temática abordada no programa e a estrutura de reportagem mantida pela emissora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carramenha, Bruno Pacheco. "Linguagem e discurso nas organizações: construção de identidade e disputas de poder." Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília 9, no. 2 (December 8, 2016): 136. http://dx.doi.org/10.24860/comunicologia.v9i2.6336.

Full text
Abstract:
O artigo investiga o papel dos profissionais de comunicação na construção dos discursos organizacionais voltados a empregados como instrumentos de marcações identitárias e potencial espaço de disputa por poder simbólico. Reconhece-se, a partir de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, que os discursos auxiliam os empregados no seu processo de identificação, e o uso da linguagem se apresenta como importante capital simbólico. Neste sentido, é demandada uma ampliação do papel do profissional de comunicação para além da tradicional forma de reconhecimento das suas tarefas, comumente associado à produção de veículos, ainda que, empiricamente, a pesquisa de campo revele um profissional fragilizado na assimilação da linguagem institucional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Parron, Tamis. "Disputas de poder no ocaso do Império: uma leitura de O Alienista." Revista USP, no. 88 (February 1, 2011): 199. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i88p199-206.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Kely Zanardi, Juliene. "Entre sussurros e silêncios: o jogo da linguagem em The Handmaid’s Tale." PerCursos 21, no. 47 (January 28, 2021): 057–78. http://dx.doi.org/10.5965/1984724621472020057.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da linguagem nas disputas de poder travadas no universo do romance The Handmaid’s Tale (1985), de Margaret Atwood. Considerando o caráter crítico da narrativa distópica, pretende-se demonstrar, a partir de teóricos como Bakhtin (2009) e Foucault (2003, 2014), como as estratégias de controle do discurso empregadas pelos governantes de Gilead, assim como os atos de resistência empreendidos pela protagonista por meio da linguagem, refletem as próprias relações de poder existentes. Palavras-chave: The Handmaid’s Tale. Distopias. Linguagem e cultura. Poder (Filosofia).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rosa Junior, André Luis Ferreira da. "O valido de Beltrán de la Cueva e as ligas nobiliárias no reinado de Enrique IV (1454-1474)." Epígrafe 10, no. 2 (July 13, 2021): 696–720. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i2p696-720.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende apresentar como Beltrán de la Cueva, valido de Enrique IV na corte de Castela no século XV, foi peça fundamental de um cenário político de crise, em que os grupos nobiliárquicos que se insurgiam contra o monarca, declaravam defender a coroa do próprio rei. Portanto, uma interpretação que difere da ideia normalmente difundida pela historiografia que entende que esses levantamentos aristocráticos pretendiam o enfraquecimento da monarquia, ou seja, que seriam contra a centralização do poder régio. No caso que apresentaremos fica evidente que a centralidade (não a centralização) do rei era importante para a nobreza, ainda que o seu poder fosse disputado por diversos grupos: uma centralidade que somente se mantinha com base em lógicas de pluralidade política. Por meio de comparações entre as crônicas escritas no período, uma favorável e outra contrária ao rei, além da leitura e análise de obras historiográficas sobre o tema, pode-se observar como as funções que o valido exercia na corte ameaçaram grupos de interesses aristocráticos, como também a reação dos afetados. O artigo procura traçar a política castelhana desde a chegada de Beltrán de la Cueva à corte, até o fim do reinado de Enrique IV, refletindo sobre as disputas da nobreza em torno do poder régio, e as estratégias adotadas para preservá-lo que levaram a uma mudança na linha sucessória do trono.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Guerra Leone, Nilda Maria de Clodoaldo Pinto. "Os duelos (duetos) identificados por ocasião do processo sucessório." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 1, no. 1 (June 24, 2008): 104. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v1e12008104-122.

Full text
Abstract:
O estudo tem como objetivo a identificação dos níveis de duelos existentes nas empresas familiares no momento do processo sucesório. Para tanto, realizou‐se uma pesquisa bibliográfica e, por meio dela, foram identificados três níveis de duelos: o primeiro nível é o duelo do sucedido com ele mesmo. O segundo trata do duelo do sucedido na escolha do sucessor. O duelo entre os sucessores, causado por intrigas e disputas pelo poder, identifica o terceiro nível. Quanto aos fins, esta investigação se caracteriza como exploratória e descritiva. Exploratória porque permite ao pesquisador, como afirma Triviños (1987, p.109), “aumentar sua experiência em torno de determinado problema”. Em relação à caracterização de pesquisa descritiva, ainda de acordo com Triviños (1987), o foco essencial destes estudos reside na intenção de conhecer a realidade do objeto. Os resultados dessas leituras apontam três níveis de duelos: o primeiro nível é o duelo do sucedido com ele mesmo. O segundo trata do duelo do sucedido na escolha do sucessor. O duelo entre os sucessores, causado por intrigas e disputas pelo poder identifica o terceiro nível. As conclusões apontam para mecanismos jurídicos, mudanças nos modelos de gestão e ajuda psicológica que podem transformar os duelos em duetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Toledo, Ana Tereza Landolfi. "Poder e política nas Minas Gerais." Cadernos de História 21, no. 34 (December 2, 2020): 15. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871.2020v21n34p15.

Full text
Abstract:
A presente comunicação tem por objetivo analisar como se deu as articulações entre a elite política de Minas Gerais e o governador d. Manoel de Portugal e Castro no contexto da independência do Brasil. Dentro deste imbróglio, acreditamos que a nossa personagem se colocava na articulação pela manutenção do equilíbrio entre os constitucionais, absolutistas e autonomistas em meio a uma atmosfera de negociações e disputas política, onde o governador agia em prol de um certo senso de convivência política entre os grupos locais, com o intuito de manter o controle da situação e evitar desordens sociais. Neste sentido, em face aos acontecimentos que se desenrolavam em Minas à época, d. Manoel de Portugal e Castro via-se imerso em um universo onde o novo e o antigo se mesclavam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Suely Dos Santos, and Halline Mariana Santos Silva. "SISTEMA DE EDUCAÇÃO BRASILEIRO: REAJUSTES E LIMITES." Itinerarius Reflectionis 14, no. 1 (March 10, 2018): 01. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v14i1.47593.

Full text
Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa aborda as mudanças propostas pelo sistema educacional brasileiro para o Ensino Médio, cujos debates iniciaram na década de 1990 e ainda estão sendo discutidas neste primeiro semestre de 2017. Há um elemento recorrente que se coloca na contemporaneidade e que ocorre quer se queira, quer não se queira. Esse elemento diz respeito à noção, como construção subjetiva, e à utilização, como necessidade prática, da possibilidade de ascensão social pela escolaridade. Ao menos nas sociedades ocidentais, essa condição anima os segmentos médios já há muito tempo. Na segunda metade do século XX, esse anseio passou a animar intensamente também os brasileiros. A educação escolar configura-se a partir de então, como uma arena de disputas de interesses. O objetivo desse estudo é demonstrar os nexos que estão por trás de reformas desse tipo e revelar as contradições nas ações dos agentes que se encarregam de executar estes ajustes. Os grupos no poder animam-se com a possibilidade de fazer valer seus interesses e objetivos. As disputas políticas impactam nas reformas à medida que os agentes são modificados e os interesses que representam são alterados. Portanto, são os interesses não conciliáveis dos grupos no poder que inviabilizam e/ou retardam as reformas. O texto aponta que as disputas presentes nas reformas de ensino, especialmente quando estas implicarão em interesses particulares dos grupos no poder, fazem com que elas sejam ainda mais acirradas e tendem a demorar mais tempo para que a negociação ocorra. Sendo a descontinuidade dos agentes um fator determinante para que o processo se dê de forma mais demorada, se arraste, ou nem ocorra. As autoras concluem que, os limites da reforma do Ensino Médio iniciada da década de 1990, tendo atravessado a década de 2010 sendo debatida, e pode finalizar 2020 sem que tenha sido concluída, são gigantescos. Quem sabe em um governo de fato popular, as modificações se concretizem tendo os estudantes e suas necessidades e interesses considerados, e eles como protagonistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Hatch Kuri, Gonzalo, and Wagner Costa Ribeiro. "Gestión del agua y relaciones de poder en América Latina." Agua y Territorio, no. 15 (June 30, 2020): 11–12. http://dx.doi.org/10.17561/at.15.5492.

Full text
Abstract:
Este dossier consta de seis artículos de investigación que contribuyen al análisis interdisciplinario de los conflictos por el agua en América Latina, los cuales se caracterizan por un riguroso análisis crítico de las condiciones e implicaciones que se desprenden de los ineficaces esquemas de gestión del agua que establecen las condiciones para acceder a esta, situación que configura disputas entre el Estado y los usuarios del agua, revelando las asimetrías en su acceso, distribución y consumo final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Holliday, Pedro Alberto Calmon. "As disputas possessórias nos conflitos interétnicos: aspectos constitucionais e processuais." Agrária (São Paulo. Online), no. 19 (December 4, 2013): 4–33. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i19p4-33.

Full text
Abstract:
As terras indígenas já demarcadas no Brasil ocupam mais de cem milhões de hectares, o que representa 13,28% do território nacional. Os procedimentos demarcatórios são sempre precedidos de intensas disputas interétnicas de natureza possessória, a serem solucionadas pelo Poder Judiciário. Em razão da especificidade do assunto, os atores do processo judicial (juízes, Ministério Público, advogados) nem sempre estão devidamente preparados para a condução de demandas dessa natureza, em que a posse regulada pelo Direito civil é contraposta à posse derivada do indigenato. Conquanto as minorias indígenas mereçam especial atenção na delimitação das terras de ocupação tradicional, não se pode descurar do direito fundamental à ampla defesa no procedimento de desintrusão dos terceiros ocupantes. O propósito deste trabalho é evidenciar as nuances jurídicas em torno das demandas possessórias em sede de conflito de direitos indígenas sobre a terra, identificando critérios técnicos jurídicos necessários à harmonização do entrechoque de direitos fundamentais entre índios e não-índios. A uniformização de procedimentos e institutos jurídicos que envolvem a matéria é essencial para dirimir conflitos desta natureza, implementando justiça social no campo de forma célere e efetiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Gomes, Romulo Gabriel de Barros. "Corpos ultrajantes, discursos interditos." Sæculum – Revista de História 25, no. 43 (November 18, 2020): 325–42. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n43.54191.

Full text
Abstract:
O presente texto apresenta a trajetória de embates entre as produções cinematográficas denominadas comumente por pornochanchadas – produções de baixo orçamento, forte apelo humorístico e sexual – e a censura federal durante a ditadura civil-militar brasileira. Vistas muitas vezes como inimigas do discurso público de moral e bons costumes que representava o estado, estas acarretaram, por parte dos sujeitos produtores, o desenvolvimento de estratégias para driblar a censura federal. Ora estas disputas favoreceram produtores, ora censores, mas no foco destes embates encontrava-se quase que invariavelmente a disputa pela hegemonia discursiva e pelo lugar de fala que tinham como palco a grande tela do cinema e sua reconhecida capacidade como ferramenta de propagação de valores culturais e normatização de costumes. Na análise ora apresentada enfoca-se no enredo amplamente conflitante desta pretensa normalidade encontrado no longa-metragem Mulher Tentação (1982) dirigido por Ody Fraga e produzido por David Cardoso. Para esta análise utiliza-se como aporte teórico os escritos de Michel Foucault, especialmente as suas noções de biopoder, normatividade, controle dos corpos e exercício de poder. Tem-se então o objetivo de evidenciar os múltiplos vetores que conformam poderes e contrapoderes, bem como observar como estas disputas marcam corpos, costumes e culturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Mateus Da Cunha, and Maria Ivete Trevisan Fossá. "A DISPUTA PELO PODER POLÍTICO EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19: ANÁLISE DO CONFRONTO ENTRE JOÃO DORIA E JAIR BOLSONARO." Revista Panorama - Revista de Comunicação Social 10, no. 1 (September 21, 2020): 8. http://dx.doi.org/10.18224/pan.v10i1.8297.

Full text
Abstract:
A crise acarretada pelo novo coronavírus tem apresentado uma série de desafios à comunidade internacional, mas também evidencia disputas pelo poder político. No Brasil, essa constatação pode ser evidenciada no confronto entre João Doria, governador de São Paulo, e Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, que, desde o início da pandemia, têm trocado uma série de acusações. O conflito poderia representar apenas visões diferentes em relação a como lidar com a crise, mas seus discursos sugerem que a disputa entre os dois governantes é, também, eleitoral. Nesse quadro, a proposta do artigo é analisar o confronto discursivo entre João Doria e Jair Bolsonaro em meio à pandemia de COVID-19. Por meio de Análise do Discurso, constatamos que o conflito não se resume a quem está falando a verdade e agindo da forma correta em relação à crise, mas se estende ao campo da moralidade. Com frequência, o embate discursivo se resume a estigmatização do adversário, apelando ao uso de expressões com teor difamatório e à construção de imagens pejorativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Celeste Filho, Macioniro. "Os Conflitos Na Escola Normal de Piracicaba em meados da década de 1930." História da Educação 20, no. 48 (April 2016): 213–33. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/52821.

Full text
Abstract:
Em 1934 a Escola Normal de Piracicaba enfrentou conflitos no processo de implantação do novo Código de Educação do Estado de São Paulo. Professores e a direção da escola discordavam quanto ao caráter normativo deste código. Enfrentava-se, também, divergência sobre o processo avaliativo do período. A autoridade administrativa foi então questionada e as disputas pelo poder institucional vieram à tona. Houve a necessidade de mediação externa nestes conflitos, demandando sindicância governamental sobre a situação beligerante nesta tradicional escola secundária. A análise destas disputas possibilitou a compreensão do cotidiano escolar de então e as múltiplas facetas da organização institucional deste importante estabelecimento de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da, Lindijane de Souza Bento Almeida, Glenda Dantas Ferreira, and Raquel Maria da Costa Silveira. "Conflitos interescalares: o local e o metropolitano na gestão do território." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 10, no. 3 (May 21, 2018): 637–49. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.003.ao11.

Full text
Abstract:
Resumo Desde a Constituição Brasileira de 1988, a criação das Regiões Metropolitanas é atribuição das Assembleias Legislativas dos estados. Por outro lado, os municípios estão diretamente ligados às lógicas cotidianas do local e, ao mesmo tempo, são inseridos em uma escala supralocal de poder e governança. Essa aparente contradição é reveladora das disputas interescalares do poder sobre o Território, expressas na busca por capturar planos, programas e projetos de desenvolvimento local com justificativas supralocais. Objetiva-se, aqui, entender de que modo a disputa por projetos territoriais leva em conta o conflito interescalar, articulando o Planejamento e a Gestão urbana no território metropolitano. Para tanto, a pesquisa destacou algumas ações que revelam as formas de centralização e descentralização do Planejamento e da Gestão na Região Metropolitana de Natal, RN, Brasil, na última década (2006-2016). Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico relacionada ao planejamento e à gestão territorial, bem como à descentralização e à governança colaborativa e à pesquisa documental de leis e decretos, assim como a leitura de projetos urbanos locais com incidência metropolitana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Baptista, Gustavo Camilo. "Análise de políticas públicas, subjetividade e poder: matrizes e intersecções teóricas." Psicologia USP 23, no. 1 (March 2012): 45–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642012000100003.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões e críticas sobre as teorias de análise de políticas públicas, enfocando o papel da subjetividade nos processos de tomada de decisão e nas disputas de poder. São apresentados os principais modelos teóricos desse campo que são usados no Brasil e subsídios da Psicossociologia para compreensão das questões da subjetividade e do poder, bem como algumas de suas intersecções. Na conclusão, são apresentados alguns pontos a serem considerados na aproximação dessas duas áreas de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Schossler, Joana Carolina, and Aline Vieira Vieira Carvalho. "Perdas irreparáveis: conflito bélico mundial, cultura material e patrimônio." Revista Confluências Culturais 8, no. 2 (September 25, 2019): 19. http://dx.doi.org/10.21726/rccult.v8i2.818.

Full text
Abstract:
Este artigo ensaístico apresenta algumas reflexões acerca de conflitos bélicos e das perdas patrimoniais ocasionadas em ações de disputa entre grupos culturais, Estados nacionais ou outros agentes. Com base na angústia gerada pela ideia de perda, o texto propõe uma reflexão sobre o significado de cultura material, mostrando historicamente como as disputas de poder atingiram o patrimônio material das civilizações. Desse modo, discutiremos a ideia de memória e patrimônio, trazendo exemplos de personalidades que resistiram à intervenção alemã e promoveram ações significativas para a proteção dos bens culturais em seus países, e traçaremos, ainda, caminhos alternativos para pensar a tríade guerra, memória e patrimônio. O artigo ensaístico também discute as convenções criadas pela ONU a partir de 1954 e a prática dessas convenções perante as perdas irreparáveis da cultura material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Estevez, Alejandra Luisa Magalhães. "Relações Igreja-Estado em uma cidade operária durante a ditadura militar." Revista Brasileira de História 35, no. 69 (June 2015): 207–31. http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472015v35n69010.

Full text
Abstract:
O artigo propõe a discussão das relações entre Igreja e Estado nos anos iniciais da ditadura militar brasileira, momento este de consolidação de um novo bloco histórico no interior da Igreja e de forte disputa hegemônica nas Forças Armadas. A partir de um caso ocorrido na cidade siderúrgica de Volta Redonda (RJ), no ano de 1967, no qual quatro jovens ligados a um movimento católico local foram presos pelo Exército após distribuírem panfletos críticos ao governo vigente, tem início uma série de conflitos entre o bispo local e as autoridades militares. Uma reconstrução pragmática dos fatos decorrentes desse caso será aqui privilegiada a fim de discutir as disputas de poder estabelecidas entre setores progressistas da Igreja e o Estado autoritário e suas respectivas estratégias de conquista de hegemonia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Joana Carolina Schossler and Aline Vieira Carvalho. "Perdas irreparáveis: conflito bélico mundial, cultura material e patrimônio." Revista Confluências Culturais 8, no. 2 (September 30, 2019): 19–30. http://dx.doi.org/10.21726/rcc.v8i2.179.

Full text
Abstract:
Este artigo ensaístico apresenta algumas reflexões acerca de conflitos bélicos e das perdas patrimoniais ocasionadas em ações de disputa entre grupos culturais, Estados nacionais ou outros agentes. Com base na angústia gerada pela ideia de perda, o texto propõe uma reflexão sobre o significado de cultura material, mostrando historicamente como as disputas de poder atingiram o patrimônio material das civilizações. Desse modo, discutiremos a ideia de memória e patrimônio, trazendo exemplos de personalidades que resistiram à intervenção alemã e promoveram ações significativas para a proteção dos bens culturais em seus países, e traçaremos, ainda, caminhos alternativos para pensar a tríade guerra, memória e patrimônio. O artigo ensaístico também discute as convenções criadas pela ONU a partir de 1954 e a prática dessas convenções perante as perdas irreparáveis da cultura material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Delgado Molina, Cecilia. "Evangélicos y poder político en México: reconfigurando alianzas y antagonismos." Encartes 3, no. 6 (September 21, 2020): 36–51. http://dx.doi.org/10.29340/en.v3n6.184.

Full text
Abstract:
Recuperando las condiciones históricas que le configuran, en este texto abordo la emergencia del sujeto político evangélico en México a partir de la propuesta analítica de Joanildo Burity en su artículo El pueblo evangélico: construcción hegemómonica, disputas minoritarias y reacción conservadora. Haciendo uso de su planteamiento sobre el momento populista, sostengo que esta emergencia solo adquiere su pleno sentido en las interacciones con el campo político y en relación al estado de sus relaciones y reflexiono sobre la articulación de evangélicos y política frente al feminismo como antagonista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Souza, Ângelo Ricardo De. "A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola." Revista Brasileira de Educação 17, no. 49 (April 2012): 159–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782012000100009.

Full text
Abstract:
Este artigo discute conceitualmente a gestão escolar, abordando aspectos da sua natureza e objeto, com o objetivo de contribuir com o debate teórico do campo. Utilizando contribuições de autores como Max Weber, Pierre Bourdieu e Licínio Lima, o trabalho aponta a face política da gestão escolar. O estudo conclui destacando que a presença de objetivos e processos institucionais claros e racionais na organização e gestão escolar ou, de outro lado, definições ambíguas desses processos, formas pouco organizadas (ou ausentes) de planejamento, pouco consenso e articulação débil não escondem a natureza política da gestão escolar, pois a ação dos sujeitos neste campo é marcada pela disputa pelo poder.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lazzarini, Júlia Lopes Viana. "Instituições entre disputas de poder e a remoção dos párocos em Minas Gerais." CLIO: Revista de Pesquisa Histórica 39, no. 1 (March 25, 2021): 168–94. http://dx.doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.1.09.

Full text
Abstract:
Das origens lusas do catolicismo brasileiro herdou-se o padroado régio, que marcou todo o processo de colonização portuguesa e deixou seu legado ao Brasil independente. Um “padroado provincial”, supostamente legitimado a partir do Ato Adicional 1834, passou a dar margens para a ação do governo provincial de Minas Gerais em assuntos eclesiásticos, desencadeando uma série de conflitos entre os poderes civil e eclesiástico e entre a própria Assembleia Geral e a Assembleia Provincial de Minas Gerais. Tal emaranhado de disputas de poder é o que pretendemos entender ao longo deste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Narciso, Argeria Maria Serraglio, and Márcia Pastor. "O Conselho Municipal de Saúde de Londrina: um campo relacional de disputas." Argumentum 11, no. 2 (August 31, 2019): 179–94. http://dx.doi.org/10.18315/argumentum.v11i2.22721.

Full text
Abstract:
Este artigo visa discutir o Conselho Municipal de Saúde de Londrina-PR como campo relacional de disputas entre os conselheiros, buscando compreender as relações e mecanismos de dominação existentes e como esses interferem no exercício do controle social. Escolheu-se a perspectiva teórica do sociólogo Pierre Bourdieu, denominado conhecimento praxeológico, por ser pertinente à compreensão da dimensão relacional, que envolve as relações de poder. A coleta de dados consistiu em observações sistemáticas das reuniões, levantamento documental e entrevistas com conselheiros. A análise da dimensão relacional do CMSL apontou que a efetivação do controle social não depende apenas da representação política e da mobilização da sociedade, mas das relações de forças determinadas pelas constantes disputas de interesses dos segmentos representados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography