To see the other types of publications on this topic, follow the link: Distúrbios metabólicos.

Journal articles on the topic 'Distúrbios metabólicos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Distúrbios metabólicos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Spinola-Castro, Angela Maria, Adriana A. Siviero-Miachon, Marcos Tadeu Nolasco da Silva, and Gil Guerra-Junior. "O papel do hormônio de crescimento no tratamento dos distúrbios endócrino-metabólicos do paciente com a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 52, no. 5 (July 2008): 818–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302008000500014.

Full text
Abstract:
As primeiras descrições da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) associavam-se à síndrome de emaciamento, e os distúrbios metabólicos às alterações na composição corporal. Após a introdução da terapia anti-retroviral altamente ativa (HAART), houve declínio na desnutrição, e surge a lipodistrofia como importante distúrbio metabólico. A Aids também se caracteriza por distúrbios hormonais, principalmente no eixo hormônio de crescimento/fator de crescimento insulina-like tipo 1 (GH/IGF-1). O uso do GH recombinante humano (hrGH) foi inicialmente indicado na síndrome de emaciamento, a fim de aumentar a massa muscular. Embora também não existam dúvidas quanto aos efeitos do hrGH na lipodistrofia, a diminuição na sensibilidade à insulina limita o seu uso, o qual ainda não está oficialmente aprovado. A diversidade nos esquemas de tratamento é outro limitante do uso dessa medicação em pacientes com Aids. Esta revisão apresenta os principais distúrbios endócrino-metabólicos associados à Aids e ao uso do hrGH nessas condições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Carolina F. Moura de, Ida Vanessa Schwartz, and Roberto Giugliani. "Triagem neonatal de distúrbios metabólicos." Ciência & Saúde Coletiva 7, no. 1 (2002): 129–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232002000100012.

Full text
Abstract:
Diversos distúrbios metabólicos que se manifestam de forma grave e precoce podem ter sua história natural substancialmente alterada pela introdução de um tratamento em sua fase pré-clínica. O diagnóstico pré-sintomático só é possível com a realização de testes de triagem populacional em recém-nascidos. O esforço para realizar um programa de triagem neonatal deve ser empreendido quando um distúrbio metabólico preenche os seguintes requisitos: 1) o distúrbio traz, se não tratado, conseqüências graves para a saúde do afetado; 2) existe um tratamento que pode modificar substancialmente a história natural da doença; 3) o tratamento é significativamente mais eficaz quando implantado na fase pré-clínica da doença; 4) existe um teste de triagem que seja simples, eficiente, aplicável em larga escala e de baixo custo. Baseados nessas premissas, programas de triagem neonatal foram inicialmente implantados para fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, e hoje estão sendo aplicados para um número crescente de situações. Esses programas já estão bem-consolidados nos países desenvolvidos, mas é ainda um desafio a sua eficiente aplicação nos países do Terceiro Mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barata, Clarisse Barbosa, and Cristina Ortiz Sobrinho Valete. "PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE 106 PACIENTES PEDIÁTRICOS PORTADORES DE UROLITÍASE NO RIO DE JANEIRO." Revista Paulista de Pediatria 36, no. 3 (September 2018): 261–67. http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;3;00009.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: Descrever a frequência, o perfil clínico e condutas adotadas em portadores de urolitíase no setor de nefropediatria do Hospital Federal dos Servidores do Estado na cidade do Rio de Janeiro. Métodos: Estudo retrospectivo dos prontuários de pacientes portadores de urolitíase, atendidos entre janeiro de 2012 e dezembro de 2014, com idade entre 1 mês e 18 anos. Variáveis estudadas: dados demográficos, antropométricos, quadro clínico, história familiar de urolitíase, infecção urinária e uso de medicamentos litogênicos, condutas diagnósticas, anomalias associadas, distúrbios metabólicos, terapêutica e recorrências. Resultados: A frequência de urolitíase no período foi de 13,6%, e as características mais frequentes foram sexo masculino, cor da pele branca, eutrofia, idade entre 5 e 10 anos, história familiar de urolitíase, infecção urinária prévia e eliminação espontânea do cálculo. Dor abdominal, em flanco e hematúria macroscópica foram as queixas mais comuns. Distúrbios metabólicos mais frequentes: hipercalciúria, hiperuricosúria e hipocitratúria. A hipocitratúria foi associada à história de infecção urinária prévia (p=0,004). A ultrassonografia de abdome ou aparelho urinário foi o exame mais utilizado para diagnóstico. Hidronefrose ocorreu em 54,4% dos casos, 81,1% dos cálculos estavam nos rins e os bilaterais eram associados com história familiar de urolitíase (p=0,030). Houve recidiva em 29,3% dos casos (maior parte com distúrbio metabólico); 12,3% submeteram-se à litotripsia; 24,5%, à cirurgia, principalmente pielolitotomia; e apenas 7,6% dos pacientes tiveram cálculos analisados (mais frequente: oxalato de cálcio). Conclusões: A frequência de urolitíase nessa população pediátrica foi próxima à da literatura. Os achados sugerem a necessidade de investigação metabólica mais ampla e a análise mais frequente dos cálculos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gherpelli, J. L. D., M. S. Casagrande, J. M. Kfuri, and H. P. F. Costa. "Síndrome de hiperexcitabilidade no período neonatal: estudo de fatores etiológicos." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 51, no. 1 (March 1993): 46–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1993000100008.

Full text
Abstract:
Quarenta e cinco RN que apresentaram a síndrome da hiperexcitabilidade, após 72 horas de vida, constituiram o grupo de estudo. Distúrbios metabólicos foram identificados em 53% dos casos, sendo a hipocalcemia o mais freqüente. A anoxia neonatal ocorreu em 21 casos (46%), apesar de todos terem apresentado notas na escala de Apgar acima de 6, no 5º minuto. Apenas 6 casos apresentaram associação de anoxiia neonatal e distúrbios metabólicos. A correção dos distúrbios metabólicos levou ao desaparecimento dos sintomas em apenas 1/3 das crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Elkis, Helio, Clarissa Gama, Henrique Suplicy, Marcos Tambascia, Rodrigo Bressan, Ruy Lyra, Saulo Cavalcante, and Walter Minicucci. "Consenso Brasileiro sobre antipsicóticos de segunda geração e distúrbios metabólicos." Revista Brasileira de Psiquiatria 30, no. 1 (March 2008): 77–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462008000100014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Discutir os aspectos atuais do tratamento com os antipsicóticos, levando-se em consideração o perfil de efeitos metabólicos, tais como ganho de peso, diabetes, dislipidemias e síndrome metabólica. Tais fatores aumentam o risco de doença cardiovascular, que é a principal causa de morte nos portadores de esquizofrenia. MÉTODO: Foi realizada uma reunião de consenso com psiquiatras especialistas em esquizofrenia e endocrinologistas, os quais, com base nas evidências provenientes de ampla revisão da literatura, elaboraram um documento com recomendações que auxiliam a prática clínica. RESULTADOS E CONCLUSÕES: A avaliação periódica dos efeitos adversos metabólicos em pacientes que fazem uso de antipsicóticos é fundamental para a prática clínica, especialmente nos caso de antipsicóticos de segunda geração. O equilíbrio entre eficácia e tolerabilidade deve ser cuidadosamente considerado em todas as etapas do tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ponte, Clarisse Mourão Melo, Maria Helane Costa Gurgel, Glaydson Assunção Ponte, Adriana Valéria Assunção Ramos, and Renan Magalhães Montenegro Júnior. "Distúrbios metabólicos em doenças infecciosas emergentes e negligenciadas." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 54, no. 9 (December 2010): 785–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302010000900003.

Full text
Abstract:
A substituição gradual e progressiva das doenças infecciosas e parasitárias pelas doenças crônico-degenerativas como causas de morbidade e mortalidade, caracterizando o processo de transição epidemiológica, não tem sido observada em várias populações, em especial em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, verificando-se, na realidade, uma sobre-posição desses perfis (transição incompleta). Além do aumento da prevalência de distúrbios metabólicos, várias doenças infecciosas permanecem endêmicas em diversas regiões, como é o caso da hanseníase, da tuberculose, da leishmaniose, das hepatites virais, entre outras, assim como condições emergentes nas últimas décadas, como a infecção pelo HIV/Aids. Nesse contexto, nos últimos anos tem sido dada uma maior atenção para a ocorrência de distúrbios metabólicos, principalmente a partir da observação de elevada incidência dessas anormalidades associadas à infecção pelo HIV/Aids e à sua terapia com as drogas antirretrovirais. Nesta revisão são abordados aspectos clínico-epidemiológicos dos distúrbios metabólicos reportados em algumas enfermidades infectoparasitárias de relevância mundial e local (no Brasil), assim como possíveis mecanismos e fatores envolvidos nessas associações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Daniele A., Mariana S. Felisbino-Mendes, Adriano M. Pimenta, Andrea Gazzinelli, Gilberto Kac, and Gustavo Velásquez-Meléndez. "Distúrbios metabólicos e adiposidade em uma população rural." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 52, no. 3 (April 2008): 489–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302008000300009.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo transversal foi investigar a prevalência de sobrepeso e adiposidade central (AC) e suas relações com alterações no metabolismo de lipídeos, glicose e níveis pressóricos em uma amostra de 287 indivíduos adultos residentes em uma comunidade rural do Estado de Minas Gerais. Foram realizadas comparações de médias dos indicadores metabólicos: lipoproteínas, glicose e níveis pressóricos, segundo categorias de sobrepeso e AC, usando análise de variância e teste de Tukey. A prevalência de sobrepeso foi de 24,8% (37,4% no sexo feminino; 11,5% no sexo masculino). A AC esteve presente em 28,1% das pessoas (50,3% no sexo feminino; 4,3% no sexo masculino). Indivíduos com AC apresentaram maiores valores médios de pressão arterial (HA), colesterol total, LDL, triglicérides e glicemia de jejum; e menores valores médios de HDL. Foram verificadas associações entre AC e HA, dislipidemia e hiperglicemia. Associações significativas entre sobrepeso e HA, dislipidemia e hiperglicemia também foram evidenciadas. Esses resultados confirmam o potencial efeito das alterações na composição corporal, principalmente em nível central, sobre o metabolismo lipídico e de glicose, e também sobre o aumento dos níveis pressóricos em populações da área rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reis, Janice Sepúlveda, Tiago Alvarenga, Pedro Weslley S. do Rosário, Patrícia A. F. C. Menezes, Roberta dos Santos Rocha, and Saulo Purisch. "Diabetes mellitus associado com drogas antipsicóticas atípicas: relato de caso e revisão da literatura." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 51, no. 3 (April 2007): 488–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302007000300019.

Full text
Abstract:
Desde a introdução das medicações antipsicóticas atípicas, iniciando com a clozapina, em 1990, muitos relatos associam essas drogas ao desenvolvimento de diabetes mellitus, entre outros distúrbios metabólicos, assim como abertura da doença como cetoacidose. Relatamos o caso de um paciente de 28 anos, com esquizofrenia, admitido em cetoacidose diabética 1 mês após início da terapia com clozapina, sem relação com ganho de peso, mantendo-se com níveis satisfatórios de glicemia, sem tratamento, após suspensão da droga. Revisamos o assunto, com outros casos relatados até o momento, incluindo a associação de outros antipsicóticos atípicos igualmente envolvidos em distúrbios endócrinos. Objetivamos, com o relato deste caso, aumentar a atenção dos clínicos envolvidos no tratamento dos pacientes portadores de distúrbios psiquiátricos para a possibilidade do surgimento de diabetes durante a terapia, e enfatizar a necessidade de aumento da vigilância e do acompanhamento metabólico desses pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, Leila Maria Batista, Adriano Moura Costa de Viveiros, Renata Cruz Lopes, Aldenice de Carvalho Viana, Rosa T. Fukui, and Mileni J. M. Ursich. "Acanthosis nigricans em mulheres obesas de uma população miscigenada: um marcador de distúrbios metabólicos." Anais Brasileiros de Dermatologia 77, no. 5 (October 2002): 537–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962002000500003.

Full text
Abstract:
FUNDAMENTOS:Acanthosis nigricans (AN) tem sido associada a diversos distúrbios metabólicos e endócrinos. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é avaliar a freqüência das co-morbidades da síndrome metabólica em mulheres obesas de uma população miscigenada com AN, comparada a um grupo sem AN. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Foram estudadas 481 mulheres, consecutivamente admitidas em um ambulatório de obesidade (388 com AN e 93 sem AN) e submetidas ao teste de tolerância à glicose oral, excetuando-se 20, que já se sabiam diabéticas. RESULTADOS: A distribuição segundo a raça indicou 34,5% de brancas, 38,9% de pardas e 26,6% de negras. A freqüência global de AN foi de 80,7%, sendo fortemente maior nas negras versus brancas (90,6 % e 66,9%, p=0,000000) e negras versus pardas (86% e 90,6%, p= 0,000006). Foi também maior nas pardas versus brancas (86% e 66,9%, p<0,02). As pacientes com AN eram mais jovens (35 + 10 versus 38 + 10 anos, p < 0,01), mais obesas (41 + 6 versus 39 + 6 kg/m², p<0.01), tinham maior circunferência de cintura, maior freqüência de obesidade andróide, de diabetes tipo 2 (11,1% versus 4,3%, p=0,05), maiores níveis de insulina de jejum e de resistência insulina (Homa IR) do que aquelas sem AN. As freqüências de hipertensão diastólica e alterações do colesterol total e frações e de triglicérides entre os grupos foram similares. CONCLUSÃO: Em mulheres obesas de uma população miscigenada, AN foi mais freqüente nas de raça negra e parda e foi observada maior freqüência de co-morbidades da síndrome metabólica em comparação à população sem AN. As mulheres obesas com AN devem ser investigadas para distúrbios metabólicos, mesmo sendo jovens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Spirlandeli, Amanda Mendes, Luana Mara Maciel Machado Pulicano, Fernanda Felipe, Elisabete Lilian Dair, and Marcelo Ballaben Carloni. "Relação entre vitamina D e distúrbios metabólicos em mulheres menopausadas." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 4 (April 11, 2021): e7157. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7157.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: O trabalho objetiva estabelecer uma relação direta entre o perfil metabólico de mulheres menopausadas com a concentração sérica de vitamina D. Métodos: Foi realizado um estudo prospectivo com a participação de 25 mulheres na menopausa, em consulta no Ambulatório Escola universitário. Foi solicitado a elas exames de glicemia, colesterol total, HDL e LDL colesterol, triglicérides e vitamina D, além de avaliação de altura, peso, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e questionário sobre prática de atividade física, utilizando a correlação linear de Pearson para análise. Resultados: Observou-se relação inversa entre os valores de colesterol total e LDL, diferente do que foi observado em relação ao IMC, circunferência abdominal, HDL, em que houve fraca correlação. Sobre os valores de glicemia e da densitometria óssea, houve relação direta, porém de fraca magnitude. Conclusão: Dessa forma, o trabalho se equipara em alguns aspectos a outros já realizados sobre o assunto, sendo de grande importância a realização de novos estudos, uma vez que se for provada, a reposição de vitamina D pode ser benéfica para minimizar risco cardiovasculares em menopausadas, como na população em geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Martins, Ignez Salas, and Sheila Pita Marinho. "O potencial diagnóstico dos indicadores da obesidade centralizada." Revista de Saúde Pública 37, no. 6 (December 2003): 760–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102003000600011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Tem sido sugerido que os indicadores da obesidade centralizada, representados pela relação entre as medidas das circunferências da cintura e do quadril e pela medida da circunferência da cintura, expressam distúrbios metabólicos diferentes. Assim, realizou-se estudo para verificar o potencial diagnóstico da relação circunferência cintura/circunferência do quadril com fatores sociais, comportamentais e biológicos, determinantes da obesidade centralizada. MÉTODOS: Em uma amostra da população do Município de São Paulo, SP, composta por 1.042 pessoas, foram utilizados dois modelos de análise hierárquica de regressão múltipla para se avaliar as relações entre os indicadores e os fatores determinantes da obesidade centralizada. Foram realizados três inquéritos (clínico, bioquímico e laboratorial e comportamental), utilizando questionário padronizado. Para avaliação, foram utilizados os instrumentos: pressão arterial, medidas antropométricas, medida de cintura e medida do quadril. RESULTADOS: A medida de circunferência da cintura e do quadril (RCQ) mostrou associação significativa com a baixa estatura e foi fortemente relacionada ao nível socioeconômico, não ocorrendo o mesmo com a CC. A RCQ e a medida de circunferência da cintura (CC) foram fortemente associadas à idade, sexo e sedentarismo. As mulheres têm maior risco de apresentaram obesidade centralizada: OR=5,04 e 7,27, para a RCQ e CC, respectivamente. No que se refere aos distúrbios metabólicos, a RCQ associou-se significativamente com as alterações indicativas da síndrome metabólica: hipertensão e baixos níveis de HDL-colesterol. A CC associou-se significativamente com a hipertensão isolada. Ambos os indicadores associaram-se intensamente com a presença concomitante de duas ou mais alterações ligadas à síndrome metabólica. A CC associou-se à hipercolesterolemia, o que não ocorreu com a RCQ. CONCLUSÕES: A RCQ relacionou-se melhor com os fatores socioeconômicos, risco de desnutrição pregressa e com as alterações indicativas da síndrome metabólica do que a CC, mais associada aos fatores de risco para doenças cardiovasculares ateroscleróticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Guilherme de Lira Sobral, Aderbal Marcos de Azevêdo Silva, Giovanna Henriques Nóbrega, Solange Absalão Azevedo, José Morais Pereira Filho, and Rodrigo de Souza Mendes. "Efeito da inclusão de fontes lipídicas na dieta de cabras em lactação sobre os parâmetros sanguíneos." Ciência e Agrotecnologia 34, no. 1 (February 2010): 233–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542010000100030.

Full text
Abstract:
Conduziu-se o estudo do perfil metabólico, com o objetivo de avaliar o estado nutricional ou possíveis distúrbios metabólicos que podem comprometer a saúde e, consequentemente, o desempenho do rebanho. No presente trabalho foi avaliado o perfil metabólico de cabras em lactação, submetidas a dietas com diferentes fontes de lipídios. Foram utilizadas 16 cabras da raça Saanen com peso vivo médio de 35 Kg e produção média diária de 1,2 kg de leite, distribuídas em quadrado latino com três repetições. Os tratamentos experimentais consistiram nas seguintes dietas: sem suplementação lipidica (TC); semente de faveleira (SF); torta de faveleira (TF) e caroço de algodão (CA). O experimento foi desenvolvido em quatro períodos experimentais de 14 dias, sendo 10 dias de adaptação à dieta e quatro dias de coleta de dados. No último dia de cada período foram coletadas amostras de sangue. A inclusão de semente de oleaginosa na dieta de cabras em lactação diminuiu o consumo de matéria seca por unidade metabólica (CMSU) e consumo de proteína bruta por unidade metabólica (CPBU). Dentre os quatro tratamentos não se observou diferença significativa no que se refere à concentração sérica de uréia, creatinina, GGT (gama glutamiltransferase), cálcio, fósforo, magnésio e glicose. Os níveis séricos de albumina dos animais que receberam TF foram maiores (P<0,05) do que os animais do grupo controle. Este trabalho sugere que as fontes de oleaginosas podem ser utilizadas na suplementação lipídica de cabras Saanen em lactação, entretanto animais alimentados com TF apresentaram um perfil metabólico mais saudável em função da suplementação lipídica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Costa, Jackson Maurício Lopes, Maria do Rosário da S. R. Costa, Maria de Lourdes Bonfim, and Arnaldo Lopes Albarelli. "Mucormicose órbtto-rino-cerebral associada à cetoacidose diabética: registro de dois casos." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 18, no. 4 (December 1985): 263–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821985000400011.

Full text
Abstract:
Os autores registam dois casos de Mucormicose órbito-rino-cerebral ocorridos no Maranhão em 1980 e início de 1981, em pacientes portadores de cetoacidose diabética, enfatizando a gravidade desta moléstia causada por fungos oportunistas em pacientes que sofrem de distúrbios metabólicos graves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pinto da Rosa, Patricia, Rodrigo Garavaglia Chesini, Gilliany Nessy Mota, Amanda Azambuja da Silva Xavier, Pamela Aristimunho Sedrez, Rodrigo Chaves Barcellos Grazziotin, Juliana Da Silva Camacho, and Victor Fernando Buttow Roll. "COMO MANEJAR VACAS LEITEIRAS DURANTE O PERÍODO DE TRANSIÇÃO? NOVAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DOS DISTÚRBIOS METABÓLICOS- UMA REVISÃO." Nucleus Animalium 11, no. 2 (December 2, 2019): 71–98. http://dx.doi.org/10.3738/21751463.3640.

Full text
Abstract:
A produção de leite no Brasil tem aumentado nos últimos anos, devido aos investimentos em genética e dietas balanceadas, onde animais de alta produção tem seu metabolismo forçado ao limite para atender a demanda produtiva. O objetivo desta revisão foi abordar informações existentes na literatura sobre o período de transição de vacas leiteiras, destacando práticas de manejos nutricionais neste período, assim como estratégias de prevenção das desordens metabólicas. O período de transição consiste em três semanas antes até três semanas após o parto, é altamente relevante para a saúde da vaca leiteira, afetando diretamente sobre a produção e rentabilidade. O balanço energético negativo (BEN) afeta a grande maioria dos animais neste período, causando desordens no equilíbrio energético da vaca, com aumento dos níveis no sangue de ácidos graxos não esterificados (AGNE) e betahidroxibutirato (BHB) acarretando em distúrbios metabólicos como esteatose hepática, cetose, febre do leite, deslocamento de abomaso, assim como problemas reprodutivos e mastite. O uso de aditivos na dieta destes animais é uma alternativa eficaz na prevenção de doenças metabólicas e como incremento na ingestão de matéria seca (IMS), juntamente com outras estratégias que auxiliam na redução das disfunções metabólicas e de imunossupressão durante o período de transição, tais como limitar a produção de leite durante a primeira semana de lactação com ordenha incompleta duas vezes ao dia, pois reduz o balanço energético negativo e consequentemente os níveis de AGNE e BHB no sangue, não comprometendo o resto da lactação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Raynério Costa, Marques, and Dilina do Nascimento Marreiro. "Aspectos metabólicos e funcionais do zinco na síndrome de Down." Revista de Nutrição 19, no. 4 (August 2006): 501–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732006000400009.

Full text
Abstract:
Este estudo relata os aspectos funcionais do zinco, bem como a participação desse mineral nas alterações metabólicas presentes em indivíduos portadores de Síndrome de Down. A maioria dos trabalhos realizados observou que o estado nutricional relativo ao zinco nesses pacientes está inadequado, com alterações no sistema antioxidante, imunológico e no metabolismo dos hormônios da tireóide. Estudos in vitro apontam que o zinco participa como cofator da enzima deiodinase tipo II na conversão periférica de Tiroxina em Triiodotironina, e que essa reação está diminuída em indivíduos portadores de Síndrome de Down, o que contribui para a manifestação de distúrbios, como o hipotireoidismo subclínico. As alterações na compartimentalização do zinco no organismo desses indivíduos também favorecem a expressão excessiva da enzima cobre/zinco (Cu/Zn) superóxido dismutase, com aumento do estresse oxidativo, e ainda alterações no sistema imune. Na Síndrome de Down, tem sido demonstrada melhora no metabolismo dos hormônios tireoidianos e na função imune, após a suplementação com zinco. Portanto, o papel metabólico do zinco na Síndrome de Down deve ser mais pesquisado, tendo em vista que esse mineral pode contribuir no controle das alterações metabólicas comumente presentes em indivíduos portadores dessa síndrome.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Débora Adriana de Paula, Afrânio Giroldo Santana, Carolina Moreira Araujo, Karla Alves Oliveira, Marco Tulio Santos Siqueira Siqueira, and Gilberto Lima Macedo Júnior. "Avaliação dos efeitos nutricionais e metabólicos da substituição de silagem de milho por ração extrusada de Capim-marandu (Urochloa brizantha) em ovinos." Caderno de Ciências Agrárias 12 (July 29, 2020): 1–9. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.19833.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar os efeitos da inclusão de níveis crescentes de volumoso extrusado (Urochloa brizantha cv Marandu) em substituição à silagem de milho sobre o consumo, digestibilidade, comportamento ingestivo e metabólitos sanguíneos em ovelhas. Foram utilizadas 20 ovelhas da raça Santa Inês com idade superior a três anos e peso corporal médio de 55,8 kg. Foi realizado um delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições, sendo os resultados submetidos ao estudo de regressão (P<0,05). Os tratamentos utilizados foram diferentes níveis de inclusão do volumoso extrusado comercial Foragge® 65% (F, Nuttrata Nutrição Animal©, Itumbiara-GO, Brasil) em substituição à silagem de milho (S), sendo: 20% de Foragge® e 80% de silagem de milho (20%F:80%S); 40% de Foragge® e 60% de silagem de milho (40%F:60%S); 60% de Foragge® e 40% de silagem de milho (60%F:40%S) e 80% de Foragge® e 20% de silagem de milho (80%F:20%S). Os animais foram mantidos em gaiolas metabólicas individuais, dispostas de comedouros, saleiro e bebedouros. Realizou-se estudo de digestibilidade, permitindo avaliar o consumo de matéria seca (CMS), digestibilidade, comportamento ingestivo e metabólitos sanguíneos. O CMS apresentou resposta linear positiva à inclusão do volumoso extrusado, assim com o consumo de água, peso das fezes e eficiência de ingestão, ruminação e mastigação, sem alterar a digestibilidade. Os níveis de ureia sanguínea apresentaram resposta quadrática à inclusão do volumoso extrusado. Conclui-se que a substituição parcial da silagem de milho pelo Foragge® em até 80% é recomendada, não observando-se distúrbios metabólicos ou alterações negativas na digestibilidade da matéria seca e elevação do consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Albertoni, Ana Luísa Silva, Luis Gustavo Silva Albertoni, and Patricia Elaine de Almeida. "Obesidade e infecção por SARS-CoV-2: papel da metainflamação." HU Revista 46 (February 18, 2021): 1–16. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2020.v46.32241.

Full text
Abstract:
Introdução: O SARS-CoV-2, agente patológico da COVID-19, tem sido descrito como um vírus altamente infeccioso, transmitido de humano para humano com taxas de infecção alarmantes em todo o mundo. O elevado número de mortes devido à COVID-19 está em sua maioria associado à idade avançada ou à comorbidades. Dentre elas, citamos obesidade, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, hipertensão arterial, coagulopatias e câncer. Objetivo: Esta revisão visa contribuir com uma atualização concisa e desenvolvimento do conhecimento científico além de trazer discussão sobre pontos ainda não muito bem compreendidos do impacto das alterações metabólicas e da ativação do sistema imunológico no desenvolvimento da COVID-19. Material e Métodos: Revisão de literatura de artigos científicos publicados entre 2002 e 2020, indexados nas bases de dados PubMed (National Library of Medicine and The National Institute of Health), Scielo (Scientific Eletronic Library Online), NCBI (National Center for Biotechnology Information) e Periódicos CAPES. Resultados e Discussão: A obesidade é caracterizada por um estado inflamatório de baixo grau, conhecido como inflamação metabólica ou metainflamação. Alterações decorrentes da inflamação metabólica, tornam o hospedeiro mais propenso a infecções e o sistema imunológico menos responsivo a vacinas, antivirais e antimicrobianos. Além disso, a obesidade e o SARS-CoV-2 compartilham elementos comuns da resposta imune e do processo inflamatório, como citocinas, quimiocinas e adipocinas secretados na metainflamação. Em adição, é possível que o vírus e a obesidade interajam em vias de sinalização comuns que amplificam distúrbios metabólicos, o que leva a exacerbação da infecção pelo SARS-CoV-2 em obesos. Conclusão: A resposta imunológica deficiente e comorbidades são importantes determinantes da gravidade da infecção viral por SARS-Cov-2 em pacientes obesos. Assim, sugere-se que a obesidade não apenas aumenta o risco de complicações da COVID-19 como também amplifica distúrbios imunometabólicos, o que pode levar à exacerbação da infecção pelo SARS-CoV-2 em indivíduos obesos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

LEME, PEDRO LUIZ SQUILACCI, FRANCISCO CESAR MARTINS RODRIGUES, and CARLOS ALBERTO MALHEIROS. "Obstrução antro-pilórica-duodenal e distúrbios metabólicos: é importante um pré-operatório adequado?" Revista da Associação Médica Brasileira 47, no. 3 (September 2001): 177–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-42302001000300012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Burgos, Maria Goretti Pessôa de Araújo, Maria do Carmo Medeiros, Francisca Martins Bion, and Débora Catarine Nepomuceno de Pontes Pessoa. "Efeitos de bebidas alcóolicas em mães lactantes e suas repercussões na prole." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 2, no. 2 (August 2002): 129–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292002000200005.

Full text
Abstract:
Foi feita uma revisão de estudos sobre os efeitos ocasionados pelo consumo de bebidas alcóolicas por lactantes, analisando os múltiplos distúrbios metabólicos, nutricionais e psicológicos evidenciados no organismo materno e dos recém-nascidos. É enfatizada a necessidade de orientações clínico-nutricionais nos serviços de pré-natal e puericultura acerca dos riscos da ingestão de bebidas alcoólicas em qualquer quantidade, por mães no período de gestação e aleitamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Fonseca Raposo, Helena. "Tecido adiposo: suas cores e versatilidade." HU Revista 46 (December 29, 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2020.v46.31268.

Full text
Abstract:
Introdução: O tecido adiposo e suas células tem sido amplamente estudados devido à sua relação íntima com a obesidade. Objetivo: Identificar aspectos históricos e relevantes sobre o avanço na compreensão da função metabólica do tecido adiposo, sobretudo quanto ao seu potencial como alvo terapêutico no controle de doenças metabólicas. Materiais e Métodos: Foi feita uma revisão narrativa da literatura, sem restrição de data, priorizando fontes primárias indexadas pela base de dados PubMed. Resultados: As evidências da existência de tecido adiposo com propriedades termogênicas demonstrada em humanos adultos promoveram grande interesse no estudo do tecido adiposo, em razão de seu potencial terapêutico no controle da obesidade. A plasticidade e versatilidade do tecido adiposo são evidenciadas pelos diversos tipos de adipócitos hoje estudados. Os classicamente conhecidos: branco (WAT) e marrom (BAT), e o mais recentemente descoberto: bege (beige/brite), também conhecido como tecido adiposo marrom induzível; além dos adipócitos rosa e os de medula óssea. Enquanto o WAT é responsável por estocar o excesso de energia na forma de lipídeos, estando diretamente relacionado à obesidade, o BAT, por apresentar alta capacidade oxidativa, pode influenciar no aumento da taxa metabólica corporal, reduzindo a obesidade. Nesse contexto, o tecido adiposo bege apresenta dupla função: Comporta-se como o branco, armazenando o excesso de energia ou, quando estimulado (exposição ao frio, estimulação simpática), tem seu programa termogênico ativado, elevando a expressão de UCP1 (Uncoupling Protein-1) a níveis semelhantes aos do tecido adiposo marrom e promovendo maior dissipação de energia. O tecido adiposo se apresenta versátil por se adaptar à diferentes condições metabólicas, em contextos específicos como na lactação, na hematopoiese, por sua atuação como órgão endócrino ou na modulação do metabolismo energético. Conclusão: Assim, a compreensão de aspectos funcionais e moleculares dos adipócitos, nos possibilita identificar novas formas de tratamento para distúrbios metabólicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Assumpção, Carmen Leal de, and Mônica D. Cabral. "Complicações clínicas da anorexia nervosa e bulimia nervosa." Revista Brasileira de Psiquiatria 24, suppl 3 (December 2002): 29–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462002000700007.

Full text
Abstract:
Os transtornos alimentares estão associados a diversas complicações clínicas graves. Distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos assim como várias alterações endócrinas podem estar presentes, muitas dessas decorrentes da perda de peso e dos métodos compensatórios utilizados pelos pacientes. São importantes a identificação precoce e o manuseio adequado dessas complicações para a redução dos riscos relacionados. O objetivo desse artigo é discutir as complicações clínicas associadas com a anorexia nervosa e a bulimia nervosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lyrio, André Marun, and Rodrigo Luppino. "Fisiopatologia das entesopatias: aspectos mecânicos e inflamatórios (axial e periférico)." Êntese – Uma R(E)volução, no. 2020 out-dez;19(4) (December 31, 2020): 18–20. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2020.19.4.18-20.

Full text
Abstract:
Queixas relacionadas com a entesopatia são frequentes na prática clínica, sendo na maioria das vezes de origem mecânica, decorrentes de distúrbios biomecânicos e metabólicos. Na reumatologia, as espondiloartrites (EpAs) são as principais responsáveis pelos distúrbios entesiais de origem inflamatória, sendo postulado que esses distúrbios são os responsáveis por iniciar e perpetuar o processo inflamatório sistêmico, com papel central em sua fisiopatologia. O início da agressão à êntese parece ser o mesmo em ambos os cenários, o estresse biomecânico. Porém, a resposta do organismo define como o processo irá se desenvolver e resolver, seja em poucas semanas e com reparação tecidual, seja com cronificação ou resolução incompleta do processo levando à ossificação e anquilose. Portanto, é fundamental que a mecanobiologia dos tendões e ligamentos seja compreendida, bem como a fisiopatologia das espondiloartrites. Nesta revisão, descrevemos detalhadamente as principais bases fisiopatológicas para as lesões entesíticas mecânicas e inflamatórias, axiais e periféricas. Unitermos: Êntese. Entesopatia. Estresse mecânico. Fisiopatologia. Espondiloartrites.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Souza, C. S., and F. M. Vieites. "Vitamina D3 e seus metabólitos para frangos de corte." Archivos de Zootecnia 63, no. 241 (January 28, 2014): 11. http://dx.doi.org/10.21071/az.v63i241.588.

Full text
Abstract:
Objetivou-se revisar os efeitos do uso da vitamina D3 e seus metabólitos na alimentação de frangos de corte. Na atualidade, a indústria avícola tem buscado programas nutricionais eficazes, para que as aves possam expressar o máximo desempenho produtivo. Para linhagens modernas de frangos de corte, a taxa de crescimento é extremamente elevada, iniciando sobre um suporte esquelético imaturo, o que acarreta um aumento na incidência de perdas no processo produtivo, decorrentes de distúrbios metabólicos e esqueléticos. A vitamina D através de suas ações no intestino, ossos, rins e glândulas paratireoides se faz de importância para a homeostase do cálcio e desenvolvimento de um esqueleto saudável. A vitamina D3 e seus metabólitos participam da regulação da homeostase de cálcio e fósforo, através do mecanismo que aumenta a captação intestinal destes, diminuindo as perdas renais e estimulando a reabsorção óssea, quando necessário. De modo geral, o uso da vitamina D3 e seus metabólitos nas rações para frangos de corte têm mostrado que seu uso influencia o crescimento do animal, melhorando o ganho de peso, prevenindo o raquitismo e diminuindo a incidência de discondroplasia tibial. No que se refere aos valores recomendados para as diferentes fases de criação de frangos de corte, ainda são necessárias pesquisas para o esta-belecimento dos níveis suplementares dos metabólitos da referida vitamina que poderão ser utilizados na avicultura industrial, de modo a assegurar o atendimento das exigências nutricionais e o adequado desenvolvimento ósseo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Rondelli, Leilane A. S., Gustavo S. Silva, Kalinne S. Bezerra, André L. H. Rondelli, Samara R. Lima, Fernando H. Furlan, Caroline A. Pescador, and Edson M. Colodel. "Doenças de bovinos em Mato Grosso diagnosticadas no Laboratório de Patologia Veterinária da UFMT (2005-2014)." Pesquisa Veterinária Brasileira 37, no. 5 (May 2017): 432–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2017000500002.

Full text
Abstract:
RESUMO: Foi realizado um levantamento nos arquivos do Laboratório de Patologia Veterinária (LPV) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) das doenças de bovinos registradas entre os anos 2005 a 2014. Foram revisados 1124 casos. Destes, 27,6% foram amostras obtidas de necropsias realizadas por técnicos do LPV-UFMT e 72,3% foram amostras encaminhadas ao LPV-UFMT por veterinários de campo. Em 49,38% dos casos (555/1124) o diagnóstico da doença foi feito através da análise morfológica de lesões e/ou através de exames complementares. Raiva foi a principal causa de morte de bovinos neste estudo (7,82%). As doenças inflamatórias e parasitárias foram as mais prevalentes sendo diagnosticadas em 27,49% dos casos, seguida das doenças tóxicas e toxiinfecções com 9,78%. As demais categorias foram distribuídas em ordem decrescente em: neoplasmas e lesões tumoriformes (4%), doenças degenerativas (3,02%), distúrbios causados por agentes físicos (2,84%), distúrbios metabólicos e nutricionais (1,42%) e outras categorias (0,71%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ferri-de-Barros, João E., Daniel Hugo Winter, Karolina Gouveia César, Leandro Camille dos Santos Gavinier, Maurício José de Alencar, and Maria Carolina Soares de Faria. "Transtornos relacionados ao uso de álcool em 1901 pacientes atendidos no pronto socorro municipal de Taubaté no ano 2000: contribuição para educação sociocêntrica em neurologia." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 62, no. 2a (June 2004): 307–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2004000200021.

Full text
Abstract:
A educação médica deve privilegiar temas prevalentes; os transtornos relacionados ao álcool são um deles. Nosso objetivo foi determinar a freqüência dos transtornos relacionados ao consumo do álcool e verificar se um mesmo paciente apresentou mais de um transtorno, contribuindo para educação sociocêntrica. Foi estudo retrospectivo transversal em que foram analisadas as fichas de atendimento com relato de consumo de álcool, em pronto socorro, no ano 2000 (1901 casos). Os efeitos diretos do álcool foram encontrados em 80,38% dos pacientes, traumas em 28,56%, distúrbios gastrointestinais e/ou metabólicos em 27%, infecções em 6,42% e distúrbios carenciais em 5,94%. Constatou-se apenas um diagnóstico em 46,6% dos casos, e mais de um em 48,67%. Os transtornos mais freqüentes foram: intoxicação, abstinência, gastrite, cirrose, desidratação, hiper ou hipoglicemia e trauma. Os transtornos relacionados ao álcool são freqüentes e comumente associados; isso faz do consumo de álcool importante tema num programa de educação médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Teixeira, Paulo José Ribeiro, and Fábio Lopes Rocha. "Efeitos adversos metabólicos de antipsicóticos e estabilizadores de humor." Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul 28, no. 2 (August 2006): 186–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81082006000200011.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Um aumento na incidência de obesidade e diabetes melito entre pacientes psiquiátricos foi observado ainda na década de 60, como resultado indesejável do uso de antipsicóticos. Nos anos 80 e 90, a reabilitação da clozapina, a síntese dos demais antipsicóticos atípicos e a disseminação do uso do lítio e do ácido valpróico chamaram novamente a atenção para os efeitos metabólicos desses medicamentos. Este estudo tem por objetivo revisar a literatura médica a respeito dos efeitos adversos metabólicos associados ao uso de antipsicóticos e estabilizadores de humor. MÉTODO: Foi realizada uma extensa pesquisa nas bases de dados MEDLINE e LILACS até outubro de 2005. CONCLUSÃO: Os efeitos adversos metabólicos permanecem como problemas importantes da psicofarmacologia. Ganho de peso clinicamente relevante ocorre com freqüência em pacientes em uso de antipsicóticos e estabilizadores de humor, principalmente naqueles em uso de clozapina, olanzapina, lítio e ácido valpróico. A clozapina e a olanzapina associam-se também a uma maior incidência de diabetes melito e dislipidemias, seja devido ao ganho de peso, seja por ação deletéria direta sobre o metabolismo da glicose. A incidência de obesidade e outros distúrbios metabólicos é menor com a risperidona, se comparada à olanzapina ou à clozapina. Carbamazepina associa-se a menor ganho de peso, se comparada ao lítio ou ao ácido valpróico. Drogas como o haloperidol, a ziprasidona, o aripiprazol e a lamotrigina não estão associadas a ganho importante de peso ou a maior incidência de diabetes melito e são alternativas para pacientes mais propensos a desenvolver tais efeitos adversos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Naves, Luciana A., Lucio Vilar, Augusto Cézar F. Costa, Lucilia Domingues, and Luiz Augusto Casulari. "Distúrbios na secreção e ação do hormônio antidiurético." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 47, no. 4 (August 2003): 467–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302003000400019.

Full text
Abstract:
A manutenção da constância da osmolalidade plasmática e do equilíbrio hidroeletrolítico deve-se à regulação do volume extracelular e da natremia, através da integração entre as ações do hormônio antidiurético (ADH), o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA) e o mecanismo da sede. Distúrbios na síntese, secreção ou ação do ADH podem resultar em síndromes poliúricas, em que ocorre excreção aumentada de urina hipotônica, resultante da ingestão excessiva de água, secreção ou ação inadequadas do ADH ou alterações nos canais de água da aquaporina-2 (AQP2). A hiponatremia pode ocorrer por depleção de sal, mecanismos dilucionais ou metabólicos, além de ser uma freqüente ocorrência após a cirurgia hipofisária, tendo sido descrita em 9 a 35% de pacientes operados. A causa pode ser devida a uma lesão transitória ou definitiva da hipófise posterior, a síndrome de secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH) ou, mais freqüentemente, a síndrome cerebral perdedora de sal (SCPS). A apresentação clínica de ambas as síndromes é similar e o diagnóstico diferencial pode apresentar dificuldades. A determinação do estado volêmico é essencial para o diagnóstico, já que os pacientes portadores de SIADH caracterizam-se por serem euvolêmicos ou hipervolêmicos, enquanto aqueles com a SCPS são hipovolêmicos. Os critérios para o diagnóstico incluem parâmetros clínicos, determinação da osmolalidade plasmática e urinária e os testes de restrição hídrica, sobrecarga hipertônica e o da furosemida, importante na discriminação entre SIADH e SCPS. O tratamento das síndromes poliúricas depende da etiologia e inclui o uso de análogos do ADH, diuréticos, ou outras drogas tais como clorpropramida, clofibrato, corticóides e carbamazepina. O tratamento da SIADH necessita de restrição de líqüidos e/ou furosemida para diminuir o volume de água extracelular. O tratamento da SCPS, ao contrário, implica em reposição de volume com fornecimento de suplementação de sódio e líqüidos, sendo que a fludrocortisona pode ser uma boa alternativa terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lottenberg, Ana Maria Pita. "Importância da gordura alimentar na prevenção e no controle de distúrbios metabólicos e da doença cardiovascular." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 53, no. 5 (July 2009): 595–607. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302009000500012.

Full text
Abstract:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou recentemente que o consumo de dietas inadequadas e a inatividade física estão entre os dez principais fatores de mortalidade. Diversos ensaios aleatorizados demonstram que intervenções alimentares adequadas podem diminuir ou prevenir significativamente o aparecimento de várias doenças crônicas não transmissíveis. Neste contexto, o papel da dieta vem sendo exaustivamente avaliado em estudos clínicos e epidemiológicos. Assim, já foi bem estabelecido na literatura que a quantidade e o tipo de gordura alimentar exercem influência direta sobre fatores de risco cardiovascular, tais como a concentração de lípides e de lipoproteínas plasmáticas, bem como sua associação a processos inflamatórios. Os ácidos graxos participam de complexos sistemas de sinalização intracelular, função que vem sendo bastante explorada. Os ácidos graxos poli-insaturados não somente influenciam a composição das membranas, metabolismo celular e sinais de tradução, mas também modulam a expressão de genes, regulando a atividade e a produção de diversos fatores de transcrição. A proposta deste artigo é rever tópicos relevantes referentes ao metabolismo de lípides e os relacionar a terapias nutricionais que possam contribuir para a prevenção e o tratamento de doenças associadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Moura, Rodrigo Ferreira de, Lucieli Teresa Cambri, Antonio Carlos de Quadros Junior, Carla Manuela Crispim Nascimento, Luciana Mendonça Arantes, Emerson Sebastião, Kátia Tanaka, et al. "Capacidade aeróbia de ratos alimentados com dieta rica em frutose." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 14, no. 5 (October 2008): 422–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922008000500004.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Evidências apontam que a ingestão exacerbada de frutose pode desencadear distúrbios característicos da síndrome metabólica. OBJETIVOS: Analisar os efeitos da ingestão de dieta rica em frutose sobre aspectos metabólicos de ratos da linhagem Wistar. Adicionalmente, verificar a capacidade aeróbia através da identificação da máxima fase estável de lactato (MFEL). MÉTODOS: Dezesseis ratos foram separados em dois grupos de oito animais: a) controle, alimentados com dieta balanceada, e b) frutose, alimentados com dieta rica em frutose. Foram analisadas a tolerância à glicose (área sob a curva de glicose durante teste de tolerância à glicose), sensibilidade à insulina (taxa de remoção da glicose sérica após sobrecarga exógena de insulina), perfil lipídico sérico e concentração de lactato sanguíneo [lac]s durante exercício na intensidade da MFEL. RESULTADOS: Teste t não pareado (p < 0,05) revelou diferença para a tolerância à glicose e triglicérides, porém não houve diferença na sensibilidade à insulina e na [lac]s. Anova one way com post hoc de Newman-Keuls (p < 0,05) revelou diferença para a cinética da glicose durante o teste de tolerância, mas não para a cinética do lactato durante exercício na MSSL. CONCLUSÃO: As Alterações fisiológicas provocadas pela dieta rica em frutose e inerentes à síndrome metabólica não prejudicam a capacidade aeróbia de ratos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Coelho, Julita Maria Freitas, Anderson Santos da Silva, Eleriane Xavier dos Santos Brito, Emily Moreira Marques, Glaúcia Alencar Ponte, Érica Velasco Dias Gomes, Karine Gomes Lima, et al. "Sedentarismo e Síndrome Metabólica em usuários de uma Unidade de Saúde da Família em Salvador- BA." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 31, 2021): e56910112195. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12195.

Full text
Abstract:
Introdução: A síndrome metabólica representa um conjunto de distúrbios metabólicos que incluem anormalidades endócrinas e bioquímicas. Objetivo: Medir a associação entre sedentarismo e síndrome metabólica em usuários de uma Unidade de Saúde da Família em Salvador-BA Materiais e método: Foram levantados dados de um estudo prévio, do tipo transversal, com amostra de conveniência. O sedentarismo foi a variável de exposição principal e a SM foi o desfecho. Foram obtidas frequências simples e absolutas para todas as variáveis selecionadas, e Odds Ratio (OR) entre as exposições e o desfecho, assim como, um modelo final ajustado por potenciais confundidores da associação. Resultados: Dos 90 participantes, 58 eram mulheres e 22 eram homens, sendo que 36,36% desses homens e 54,39% dessas mulheres eram sedentários (Grupo A). A média de idade no Grupo A foi de 50±11 anos. Menor nível de renda e escolaridade foi mais frequente. A prevalência de SM, segundo os critérios do NCEP-ATPIII, foi de 57,14% entre os sedentários. No grupo com síndrome metabólica houve maior frequência de hipertensão, diabetes e alto índice de massa corporal. Não foi observada uma diferença significativa entre o sedentarismo e a síndrome metabólica, mesmo após ajustar por sexo, idade e consumo de bebida alcoólica (OR= 1,02; IC [0,42 – 2,20]. Considerações finais: A despeito de não ter sido detectada uma associação entre sedentarismo e SM, entende-se que os fatores de risco para a SM e suas alterações são bastante complexos e impactantes para a saúde como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Alencar, Eugênio Paiva de, Bruno Da Rocha Alves Lira, Leonardo Nunes Ferreira, and Fernando Luiz Mamede Marchiori. "DESAFIOS ENFRENTADOS NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO E LABORTORIAL DA SÍNDROME DE LISE TUMORAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 46 (September 8, 2019): 13–14. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1995.

Full text
Abstract:
Introdução: Síndrome da lise tumoral é uma emergência oncológica grave caracterizada por uma série de desordens metabólicas responsáveis por distúrbios hidroeletrolíticos e falência de múltiplos órgãos(HIGDON; ATKINSON; LAWRENCE, 2018)(ELJACK et al., 2019). Comumente relacionada aos efeitos citotóxicos da quimioterapia de cânceres rapidamente progressivos, também pode ser resultante de radio e biologicoterapia, e espontaneamente, sobretudo em malignidades hematológicas ou tumores sólidos altamente proliferativos(DUBBS, 2018)(GANGIREDDY et al., 2019). A desordem eletroquímica é estabelecida pela destruição maciça de células tumorais e conseqüente liberação de produtos intracelulares, evoluindo para hiperuricemia, hipercalemia, hiperfosfatemia e hipocalcemia, os quais sobrecarregam o sistema de homeostasia orgânica (DUBBS, 2018)(ELJACK et al., 2019)(GANGIREDDY et al., 2019)(HIGDON; ATKINSON; LAWRENCE, 2018). Dessa maneira, a síndrome se constitui clinicamente de náusea, vômitos, fadiga, convulsões, injuria renal aguda, arritmia e até mesmo óbito. Em virtude de sua gravidade, é fundamental o rápido diagnóstico e manejo adequado para melhores resultados nesses pacientes (DUBBS, 2018). Objetivo: Discutir o diagnóstico e manejo da síndrome de lise tumoral e os seus desafios com base na literatura médica. Método: O presente estudo trata-se de um artigo de revisão sistemática, em que foram selecionados artigos na base de dados PubMed, publicados nos últimos cinco anos, na língua inglesa, com texto completo disponível. Diante da leitura de seus resumos, foram incluídos aqueles cujo tema central fosse coerente com o escopo desse trabalho. Resultados: A literatura recomenda investigar aqueles pacientes com câncer ou sem diagnóstico oncológico prévio, mas que se encaixem nos distúrbios metabólicos típicos da síndrome. Após suspeição clinica, deve-se iniciar investigação laboratorial da bioquímica sanguínea e monitorização do paciente, afim de flagrar os distúrbios eletroquímicos e/ou desordens orgânicas, bem como quantificar o grau de severidade da síndrome de lise tumoral, através do Sistema de classificação Cairo-Bishop(DUBBS, 2018)(GANGIREDDY et al., 2019). Para manejo inicial recomenda-se correção de distúrbios hidroeletrolíticos, hidratação vigorosa e referenciamento para equipe de oncologia e nefrologia (DUBBS, 2018)(ELJACK et al., 2019)(GANGIREDDY et al., 2019)(HIGDON; ATKINSON; LAWRENCE, 2018). Conclusão: Síndrome de lise tumoral possui conseqüências fatais, quando diagnóstico e manejo não são prontamente estabelecidos. Dessa forma, É possível evitar desfechos catastróficos quando o serviço de emergência possui equipe multidisciplinar e de fácil referenciamento entre setores de oncologia e nefrologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Mazzuco, Helenice, Fátima Regina Jaenisch, and Antonio Lourenço Guidoni. "Efeito da restrição alimentar qualitativa no desempenho, na incidência de distúrbios metabólicos e no rendimento de carcaça em frangos de corte." Revista Brasileira de Zootecnia 28, no. 6 (1999): 1333–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000600022.

Full text
Abstract:
Este estudo foi realizado para avaliar o desempenho, o controle da manifestação de doenças metabólicas e o rendimento de carcaça de frangos de corte machos submetidos à restrição alimentar no período de 8 a 14 dias de idade. A restrição nutritiva da dieta foi obtida diluindo-se a dieta inicial (21,5% PB e 3050 kcal/kg EM) com 25 e 50% de casca de soja. Os tratamentos de restrição envolveram a oferta dessas dietas de forma contínua ou intercalada (com a dieta inicial não-diluída). Após o período de restrição, as aves retornaram ao consumo da ração inicial até os 21 dias de idade. No período seguinte, 22 a 35 dias de idade, as aves receberam ração de crescimento (21% PB e 3200 kcal/kg EM) e de 36 a 42 dias, ração final (19% PB e 3200 kcal/kg de EM). Após terem sido submetidas à restrição alimentar, as aves mostraram pesos corporais inferiores aos das aves do tratamento controle em todas as idades avaliadas. A diluição da dieta não influenciou a manifestação da síndrome ascítica ou morte súbita. Não houve diferença no rendimento de carcaça, peito e coxas. O conteúdo em gordura abdominal não mostrou diferenças consistentes entre tratamentos. Os tratamentos em que se utilizou a diluição com 50% de casca de soja apresentaram menor margem bruta. A estratégia nutricional, para reduzir as perdas por mortalidades de origem metabólica e o teor de gordura abdominal na carcaça foi acompanhada por perdas em termos de desempenho das aves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lima, Leonardo Da Silva, and Carla Pequeno da Silva. "Triptofano no Sono: Uma Revisão Sistemática baseada no Método PRISMA." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 42 (November 17, 2018): 397–407. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1449.

Full text
Abstract:
O sono é um processo biológico que apresenta alternância com períodos de vigília, modulado por hormônios e funções neuronais, tais como mecanismos fisiológicos que modificam a temperatura corporal, produção de hormônios e função cardíaca. Anormalidades no sono podem acarretar em má qualidade de vida e a longo prazo em doenças metabólicas e cardiovasculares. Acredita-se que um aliado para o tratamento das desordens do sono seja o triptofano (TRP), que por sua vez, é um aminoácido precursor da melatonina e serotonina. O TRP e alguns dos seus produtos metabólicos, como serotonina e melatonina, participa da regulação do humor, do sono e dos ritmos circadianos e são usados para tratar insônia e apnéia do sono. O objetivo desta pesquisa foi identificar a eficácia do uso do triptofano no sono através de uma revisão sistemática no modelo PRISMA. A revisão sistemática foi realizada a partir de três bases de dados (PubMed, Lilacs e Scielo). Foram encontrados 1.034 artigos, sendo 876 da PubMed, 157 da Lilacs e 1 da Scielo, após a aplicação dos critérios de elegibilidade foram incluídos 8 artigos na revisão. Os estudos mostraram efeitos positivos da suplementação do triptofano no sono, este aminoácido mostrou-se ser eficaz até mesmo no tratamento de distúrbios relacionados ao sono.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Santos, Arlete Cristina Granizo, Ronaldo Carvalho Santos Junior, Isabelle Araujo de Oliveira Santana, Derijulie Siqueira de Sousa, Carina Siqueira de Souza, Carla Viviane Freitas de Jesus, and Sonia Oliveira Lima. "Obesidade infantil e doenças respiratórias: uma perigosa associação." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 5 (May 14, 2021): e7443. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7443.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Realizar uma revisão narrativa da obesidade infantil e das suas repercussões nas doenças respiratórias mais prevalentes na infância. Revisão bibliográfica: A prevalência da obesidade infantil vem aumentando progressivamente nas últimas décadas. O excesso de peso está associado a disfunções cardiometabólicas, doenças respiratórias e do sono, e muitos estudos demonstraram que é um fator evitável e modificador de alguns distúrbios, como apneia obstrutiva do sono (AOS) e asma, que acometem com muita frequência a faixa pediátrica. A relação da obesidade e AOS é bidirecional, cíclica, onde a piora de uma, reflete na outra. O estado pró-inflamatório decorrente da obesidade atinge as vias aéreas, causando uma resposta inflamatória pulmonar não alérgica, assim como o efeito de acúmulo de gordura em regiões torácicas e abdominais afetam a dinâmica respiratória dificultando o controle da asma. Várias vias favorecem a liberação de citocinas devido ao excesso de ingesta de gordura, desde a microbiota intestinal, até fígado, tecido adiposo periférico e endotélio vascular. Considerações finais: Com a alta prevalência da obesidade infantil e das doenças que sofrem sua influência, adultos cada vez mais jovens estão sofrendo com distúrbios cardiovasculares, metabólicos e respiratórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Bárbara Pereira, Anna Paula Dornelles, Ana Clara R. da C. de S. Moraes, Amanda Mariano da Costa Mendes, Daniela Ferreira de Araújo, and Mariana Figueiredo Guedes D'Amorim. "HÁ RELAÇÃO ENTRE DISTÚRBIOS METABÓLICOS E ALTERAÇÕES VESTIBULOCOCLEARES? / IS THERE A RELATIONSHIP BETWEEN METABOLIC DISORDERS AND VESTIBULOCOCHLEAR DYSFUNCTIONS?" Brazilian Journal of Development 6, no. 11 (2020): 85938–47. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n11-132.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ramalho, Antonio Sérgio, Luís Alberto Magna, and Roberto Benedito de Paiva-e-Silva. "A Portaria nº 822/01 do Ministério da Saúde e as peculiaridades das hemoglobinopatias em saúde pública no Brasil." Cadernos de Saúde Pública 19, no. 4 (August 2003): 1195–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2003000400040.

Full text
Abstract:
Ao incluir as hemoglobinopatias no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), a Portaria nº 822/01 do Ministério da Saúde deu um passo importante no reconhecimento da sua relevância em saúde pública no Brasil. No entanto, com exceção de alguns centros especializados, tal Portaria encontrou a maioria dos serviços públicos de saúde ainda despreparados para colocá-la em prática. Em uma fase inicial de implantação, é necessária, portanto, uma ampla divulgação das hemoglobinopatias entre os profissionais ligados à saúde pública, sobretudo entre aqueles que atuam na triagem neonatal. O presente artigo discute algumas das suas peculiaridades em relação aos demais distúrbios metabólicos incluídos no PNTN. Além disso, é proposta uma reflexão sobre alguns eventuais pontos de distorção que podem comprometer o êxito do programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Marino, C. T., W. G. Otero, J. P. S. T. Bastos, M. D. B. Arrigoni, and P. H. M. Rodrigues. "Preparado de anticorpos policlonais como aditivo alimentar para bovinos." Archivos de Zootecnia 58, no. 224 (September 17, 2008): 109–19. http://dx.doi.org/10.21071/az.v58i224.5077.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas tem sido notável o desenvolvimento mundial na produção de carne e leite bovina. Na área de manejo nutricional, a utilização de ionóforos tem sido imprescindível para otimizar a eficiência das dietas utilizadas e prevenir os distúrbios metabólicos que podem ser provocados pelo aumento da proporção de alimentos prontamente fermentescíveis presentes na dieta. Porém, a busca do mercado consumidor por produtos de origem animal oriundos de criações que utilizam a menor quantidade de substâncias sintéticas quanto possível, abre espaço para a pesquisa de novos aditivos alimentares. Neste contexto, surge a possibilidade da utilização do conceito de imunização passiva para manipulação da fermentação ruminal através de anticorpos policlonais produzidos contra bactérias ruminais específicas. Assim, esta revisão bibliográfica tem como objetivo apresentar os resultados com a utilização desses produtos para manipulação da fermentação ruminal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Licks, Paula, and Jaqueline Driemeyer Correia Horvath. "Terapia nutricional em pacientes portadores do HIV em uso de TARV frente ao desenvolvimento de distúrbios metabólicos induzidos pela medicação." Clinical & Biomedical Research 36, no. 2 (2016): 92–100. http://dx.doi.org/10.4322/2357-9730.63050.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Attux, Cecília, Larissa C. Martini, André F. Reis, and Rodrigo A. Bressan. "Intervenções não farmacológicas para manejo do ganho de peso em pacientes com esquizofrenia em uso de antipsicóticos." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 53, no. 4 (June 2009): 391–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302009000400002.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Pacientes com esquizofrenia têm maior prevalência de obesidade em comparação à população geral. Esse fato está relacionado a uma alimentação inadequada, ao sedentarismo e ao uso de antipsicóticos. O aumento da obesidade associa-se a diversos distúrbios metabólicos, como o diabetes melito. As intervenções para prevenção e controle do ganho de peso são necessárias nessa população, em especial as intervenções não farmacológicas. OBJETIVO: Revisar os estudos sobre intervenções não farmacológicas para prevenção e controle do ganho de peso em pacientes com esquizofrenia. MÉTODOS: Foram encontrados oito estudos controlados e quatro não controlados sobre intervenções não farmacológicas. Foi feita uma revisãosobre a metodologia e os fatores positivos e limitações dos estudos. CONCLUSÕES: As intervenções não farmacológicas parecem ter um efeito importante em termos de prevenção e controle do ganho de peso e, portanto, devem ser incentivadas e adaptadas à realidade dos pacientes e serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Marcondes, José Antonio Miguel, Cristiano Roberto Grimaldi Barcellos, and Michelle Patrocínio Rocha. "Dificuldades e armadilhas no diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 55, no. 1 (February 2011): 6–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302011000100002.

Full text
Abstract:
A síndrome dos ovários policísticos é uma das endocrinopatias mais comuns, afetando aproximadamente 7% das mulheres na idade reprodutiva. Embora tenha sido descrita em 1935, somente em 1990 foi elaborado o primeiro consenso com relação ao seu diagnóstico. Hoje, a síndrome é considerada também um fator de risco cardiovascular, com uma alta prevalência de distúrbios metabólicos. Como reflexo dessa nova visão da síndrome, vários documentos, entre Consensos, Posicionamentos e Orientações, têm sido publicados, abordando diversos aspectos da síndrome. O objetivo desta revisão é uma análise crítica desses documentos, obtidos mediante um levantamento na base PubMed, por meio dos unitermos polycystic ovary syndrome, hyperandrogenism e hirsutism, separadamente, tendo como limitador o termo Type of Article (Practice Guideline, Consensus Development Conference, Guideline), sem limitação de data, língua e idade. Foram selecionados apenas os documentos elaborados sob patrocínio de Entidades Médicas e com mais de um autor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Dumont, Cinthia B. S., Ceci R. Leite, Júlia M. Moraes, Meryonne Moreira, Augusto R. C. Moscardini, Roberta F. Godoy, and Eduardo M. M. Lima. "Osmolaridade, ânion gap, potencial hidrogeniônico e íons plasmáticos mensuráveis de equinos puro sangue Árabe finalistas em provas de enduro de 90 km." Pesquisa Veterinária Brasileira 32, no. 6 (June 2012): 542–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2012000600012.

Full text
Abstract:
Foi avaliado o comportamento da osmolaridade, do ânion gap, do pH e dos íons plasmáticos mensuráveis de 14 equinos, 9 machos e 5 fêmeas, Puro Sangue Árabe finalistas em provas de enduro de 90 km. Para tanto, foram colhidas em dois momentos (repouso e após o exercício prolongado) amostras de sangue venoso para a mensuração dessas variáveis. Pode-se verificar, a partir do repouso, aumento significativo dos valores do Hct, das PPT e do AG, sugerindo perda de fluidos e discreto grau de desidratação. O pH e o íon H+ quase não se alteraram, indicando ausência de distúrbios metabólicos. Reduções com diferenças significativas foram observadas para os íons Cl-, HCO3-, K+, Ca++, assim como do EB. Pode-se então, sugerir que o tipo de exercício a que os animais foram submetidos foi compatível com a capacidade atlética e ainda que a suplementação durante a competição contribuísse para minimizar tais perdas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Graner, Viviane Rodrigues, and Sonia Maria Oliveira de Barros. "Complicações maternas e ocorrências neonatais associadas às gestações múltiplas resultantes de técnicas de reprodução assistida." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, no. 1 (March 2009): 103–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000100013.

Full text
Abstract:
A gestação múltipla é a mais freqüente e a mais séria complicação iatrogênica das técnicas de reprodução assistida. O objetivo do estudo foi conhecer as complicações maternas e as ocorrências neonatais associadas às gestações múltiplas resultantes de reprodução assistida em um centro de referência na área de reprodução assistida. Trata-se de uma pesquisa observacional, transversal, descritiva e retrospectiva que foi realizada no Hospital e Maternidade Santa Joana, centro de referência na área de reprodução humana localizado no município de São Paulo, Brasil. A população estudada foi constituída por 131 prontuários de gestantes internadas com patologias clínicas e trabalho de parto, advindas de gestações múltiplas resultantes de técnicas de reprodução assistida. As complicações maternas predominantes foram: o trabalho de parto prematuro (65,5%), a amniorrexe prematura (42%). As ocorrências neonatais mais freqüentes foram as doenças respiratórias (65,1%), a icterícia (38,4%), os distúrbios metabólicos (13%) e as doenças neurológicas (9%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Capello, Thais da Silva, Fabiana Fontana Medeiros, Mariana Haddad Rodrigues, Izabel Dayana de Lemos Santos, Cátia Campaner Ferrari Bernardy, and Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli. "Gestação de alto risco: caracterização do planejamento reprodutivo." Saúde e Pesquisa 13, no. 2 (June 12, 2020): 421–29. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n2p421-429.

Full text
Abstract:
Conhecer as características do planejamento reprodutivo em gestações de alto risco. Estudo quantitativo, transversal descritivo aninhado ou alinhado a uma coorte. Pesquisa realizada em uma maternidade pública de referência para alto risco. Foi utilizado formulário semiestruturado para coleta dos dados, que aconteceu no período de outubro de 2016 a agosto de 2017. Os dados foram analisados no software IBM SPSS Statistics 20.0. O perfil prevalente na pesquisa foi mulheres jovens-adultas (70,7%); ensino médio completo (56,2%); raça branca (58,7%); renda de três ou mais salários mínimos (48,7%); companheiro fixo (86,9%); primípara (40,5%). As patologias mais evidentes foram a hipertensão (37,3%) e as doenças derivadas de distúrbios metabólicos (21,1%); 52,0% das gestações não foram planejadas, no entanto 51,0% não utilizavam nenhum método anticoncepcional. A ocorrência de gravidez associada a patologias indicam a necessidade da conscientização sobre o planejamento reprodutivo, por meio de informações e esclarecimento em relação à utilização de métodos anticoncepcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Felipe, Lilian, Luciana Cristina Matos Cunha, Fabiana Carla Matos Cunha, Marco Túlio Gualberto Cintra, and Denise Utsch Gonçalves. "Presbivertigem como causa de tontura no idoso." Pró-Fono Revista de Atualização Científica 20, no. 2 (June 2008): 99–104. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-56872008000200005.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: tontura é queixa freqüente na população geriátrica e interfere na qualidade de vida desses indivíduos. OBJETIVO: descrever as causas de tontura, correlacionar sintomas e alterações na prova calórica e verificar o impacto da presbivertigem como fator primário de tontura em população de idosos. MÉTODO: revisão do prontuário de 132 pacientes com mais de 60 anos e distúrbio do equilíbrio corporal, atendidos no ambulatório de Otoneurologia do Hospital das Clínicas da UFMG, no período de 1998 a 2007. As variáveis analisadas foram: dados epidemiológicos, história clínica, doenças associadas e resultado da prova calórica. Casos de vertigem de posição e suspeita de lesão central foram excluídos da análise. RESULTADOS: A amostra constou de 120 pacientes. A idade média foi de 70 anos, sendo 87 (71%) mulheres. Dentre os tipos de tontura, vertigem de alguns minutos de duração e freqüência diária foi mais freqüente. Em relação ao resultado da prova calórica, exame normal foi observado em 73% e, dentre os resultados alterados, hiporreflexia bilateral (presbivertigem) foi observada em 8%. Correlacionando-se com o tipo de tontura, hiporreflexia bilateral associou-se com instabilidade postural (p = 0,006; IC = 2 - 419). CONCLUSÃO: tontura no idoso tem causa multifatorial. Perda da função vestibular periférica pode estar relacionada à presbivertigem e deve ser considerada em pessoas idosas com desequilíbrio. Distúrbios metabólicos, psíquicos, disautonômicos, ortopédicos, visuais e de propriocepção podem ser causa de tontura em idosos com exame vestibular normal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Vieira, Carla Maria, Silvia Nogueira Cordeiro, Ronis Magdaleno Júnior, and Egberto Ribeiro Turato. "Significados da dieta e mudanças de hábitos para portadores de doenças metabólicas crônicas: uma revisão." Ciência & Saúde Coletiva 16, no. 7 (July 2011): 3161–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000800016.

Full text
Abstract:
Comportamento alimentar e significados psicoculturais da alimentação para portadores de distúrbios metabólicos crônicos têm sido foco de interesse em virtude da dificuldade de adesão às mudanças de hábitos e à promoção do autocuidado. Revisão bibliográfica foi realizada a partir das bases de dados Lilacs e Medline® e no sistema de busca Pubmed, visando estudos qualitativos que analisam a visão dos pacientes sobre dieta e estilo de vida. Palavras chaves: metabolic syndrome, eating behavior, diet, obesity, psychological factors, qualitative study e dietary habits. Critérios de inclusão: idioma inglês, espanhol ou português; período 2000 a 2008; população adulta; contendo um ou mais descritores no título. A partir de 15 artigos analisados foi concluído que a adesão às mudanças de hábitos é um processo dinâmico, dependente de vários fatores individuais para seu estabelecimento e requer maior interação entre profissionais e pacientes na prática clínica. A promoção do autocuidado depende do respeito às decisões e aos sentimentos decorrentes da vivência pessoal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Weiss, Ana Paula, Maria Cristina de Andrade, and João Tomas de A. Carvalhaes. "Manifestações renais na síndrome de Joubert." Revista Paulista de Pediatria 27, no. 2 (June 2009): 220–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822009000200016.

Full text
Abstract:
OBJETIVO:Descrever o caso clínico de paciente com Síndrome de Joubert associada a alterações renais. DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente de dois meses de idade admitida com quadro hipotonia e hiperpneia. Ao exame físico, observaram-se, além da respiração irregular, movimentos oculares anormais e hipertensão arterial; não se evidenciaram alterações na ausculta cardíaca e pulmonar. Durante investigação clínico-laboratorial inicial, as causas cardíacas e pulmonares foram descartadas. Aventaram-se hipóteses diagnósticas de patologias neurológicas com doença renal. Os exames laboratoriais mostraram presença de alcalose respiratória, acidose metabólica e hipercalemia, com função renal normal. A ressonância magnética evidenciou alterações neurológicas compatíveis com "sinal do dente molar", quadro frequentemente associada à Sindrome de Joubert. Levando-se em consideração a associação dessa síndrome com alterações renais, a investigação nefrológica demonstrou imagens císticas em parênquima renal. COMENTÁRIOS: Patologias cardíacas e pulmonares estão frequentemente associadas a manifestações clínicas como taquipneia e distúrbios metabólicos. Entretanto, pode ser necessária uma investigação neurológica porque diversas doenças que acometem o sistema nervoso central apresentam tais alterações. A associação entre alterações renais e malformações de sistema nervoso central é frequente em diversos processos sindrômicos, justificando-se a sua investigação. A Síndrome de Joubert e as desordens a ela relacionadas caracterizam-se por aplasia do vermix cerebelar, ataxia, movimentos oculares anormais, respiração irregular e retardo do desenvolvimento neuropsicomotor. As alterações renais mais comuns são os cistos renais e a nefronoftise, que pode progredir para doença renal terminal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Cruz, Ney de Souza, Maria Salete Sartori, Maria Luiza dos Santos, Flávio Ferrari Aragon, Carlos Roberto Padovani, and Walkyria de Paula Pimenta. "Avaliação quanto à presença de microalbuminúria e hiperfiltração glomerular no estágio de tolerância à glicose diminuída." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 47, no. 2 (April 2003): 158–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302003000200008.

Full text
Abstract:
Na fase de tolerância à glicose diminuída (TGD) já estão presentes vários distúrbios metabólicos característicos do diabetes mellitus tipo 2 e fatores de risco que predispõem à vasculopatia. Nosso objetivo foi o de verificar se indivíduos de nossa população, com TGD e normotensos, apresentam elevação da excreção urinária de albumina (EUA) e da depuração de creatinina (D Cr). Teste oral de tolerância à glicose padrão com dosagem de insulina foi realizado, classificando os participantes em dois grupos: com TGD e com tolerância à glicose normal (TGN). Urina do período noturno foi utilizada para a determinação da EUA (imunoturbidimetria) e da D Cr. Os dois grupos não diferiram quanto à EUA e à D Cr. A freqüência de microalbuminúria foi de 21,1 e 3,3%, respectivamente, para os grupos com TGD e TGN (NS). Concluímos que, nesta amostra da população brasileira, indivíduos com TGD, normotensos e com resistência à insulina não apresentaram microalbuminúria e hiperfiltração glomerular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Santos, Maria Roseane dos, Joane Vasconcelos de Araújo, Demócrito De Barros Miranda Filho, Ricardo Arraes de Alencar Ximenes, and Bartolomeu José dos Santos Júnior. "PERFIL LÍPIDICO DOS PACIENTES HIV POSITIVOS EM USO DA TERAPIA ANTIRRETROVIRAL." Revista Brasileira Multidisciplinar 20, no. 1 (January 12, 2017): 61. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2017.v20i1.379.

Full text
Abstract:
Corresponde a estudo descritivo de corte transversal, buscou-se evidenciar o impacto da TARV sobre o perfil lipídico. Realizada com 37 pacientes atendidos no ambulatório de Doenças Infecciosas e Parasitárias do centro de referência para HIV do Hospital Universitário Oswaldo Cruz em Recife-PE/Brasil. Através da realização de entrevistas, coleta de informações sobre terapia antirretroviral, curva de CD4 e carga viral obtidas nos prontuários. Tendo como aprovação no comitê de ética e pesquisa CAAE de nº 11365112.8.0000.5192. Revela o impacto no perfil lipídico associado ao uso contínuo da TARV, demostrando aumento do TG 54%, CT 49%, VLDL (41%), LDL-c 19% e diminuição do HDL-c 24%. As associações de esquemas de ITRN e IRNN apresentaram o maior número de alterações. As drogas da TARV induzem distúrbios metabólicos graves e associados com outros fatores encontrados como HAS 19%, tabagismo 35% e sedentarismo 81% constituem uma forte predisposição de aterosclerose e consequentemente riscos cardiovasculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Souza, Alciclei da Silva, Orácio Carvalho Ribeiro Junior, Jonas Simas Sobrinho Ribeiro, Letícia Batista Mendonça, Joyce Madalena Rodrigues de Melo, and Tatiane Silva de Araújo. "A utilização de fitoterápicos no manejo de mulheres no climatério/menopausa." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 23, 2020): e415997416. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7416.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos da utilização de fitoterápicos por mulheres saudáveis sobre os sinais e sintomas do climatério e menopausa. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja operacionalização possibilita a síntese do conhecimento já produzido no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2019, a coleta de dados foi realizada por meio das seguintes bibliotecas virtuais: SciELO e BVS com acesso através das bases de dados BDENF, LILACS e MEDLINE via Pubmed. Foram analisados 24 artigos que demonstraram que os fitoterápicos são efetivos para a redução dos sinais e sintomas vasomotores, neuropsíquicos, disfunção sexual, alterações urogenitais e distúrbios metabólicos decorrentes da menopausa. Dentre os fitoterápicos mais utilizados observou-se as isoflavonas de soja, foeniculum vulgare, trigonella foenum-graecum e o tribulus terrestris. Os fitoterápicos abordados apresentaram resultados significativos para as queixas climatéricas manifestadas em mulheres saudáveis, podendo desta forma ser uma boa alternativa terapêutica para o seu tratamento específico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Gontijo, Geisiane Aparecida, Gisele Cristina Aparecida De Oliveira Castro, Ingrid Costa de Oliveira, Lucia Mariana Costa, Shirlei Aparecida Lovisi de Oliveira, Tatiane Alves da Silva, Zilda Ohnesorge, and Christiana Vargas Ribeiro. "Ulcerações arterial e venosa em pés diabéticos: atuação da podologia na prevenção." REVISTA IBERO-AMERICANA DE PODOLOGIA 3, no. 1 (June 24, 2021): 292–98. http://dx.doi.org/10.36271/iajp.v3i1.54.

Full text
Abstract:
O diabetes é uma doença caracterizada por distúrbios metabólicos que resultam na elevação da glicose no sangue, de forma que pacientes diabéticos necessitam de cuidados a fim de controlar os níveis de glicemia. Uma das consequências dessa patologia é o surgimento do pé diabético, que se traduz em problemas circulatórios, neurológicos e ortopédicos. Outras intercorrências podem aparecer, como as úlceras arteriais e venosas, as quais, se não tratadas, têm significativa chance de evoluírem e levarem à amputação do membro inferior afetado. Os podólogos auxiliam a medicina na prevenção de problemas relacionados aos pés e são, portanto, os profissionais de saúde capacitados aos cuidados dessas ulcerações. Além de atuarem de modo preventivo na orientação de pacientes, eles também desenvolvem um trabalho de acompanhamento e higienização. A profilaxia realizada por um podólogo é a melhor medida para o não surgimento de lesões nos pés e, na iminência dessas, caberá orientar o paciente de modo a não extensão do trauma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography