Academic literature on the topic 'Distúrbios psicomotores nas crianças'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Distúrbios psicomotores nas crianças.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Distúrbios psicomotores nas crianças"

1

Lucena, Neide Maria Gomes de, Larissa Coutinho de Lucena, Paulo Ortiz Rocha de Aragão, Luana Gadê Bandeira de Melo, Thiago do Valle Rocha, and Suellen Marinho Andrade. "Relação entre perfil psicomotor e estilo de vida de crianças de escolas do município de João Pessoa, PB." Fisioterapia e Pesquisa 17, no. 2 (June 2010): 124–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502010000200006.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi comparar o grau de desenvolvimento psicomotor e o estilo de vida de crianças matriculadas nas redes pública e privada de ensino do município de João Pessoa, PB. O estilo de vida foi estimado pelo desempenho de atividades escolares e não-escolares. Participaram do estudo 74 crianças de 9 a 12 anos (10,5±1,2 anos), 38 meninas e 36 meninos. Para avaliação, foi aplicada a bateria de testes psicomotores de Picq e Vayer e um formulário com questões sobre atividades desempenhadas na escola e fora dela. Os dados revelam que, das 74 crianças avaliadas, 63 (85%) apresentavam distúrbios no desenvolvimento psicomotor, com maior incidência nas escolas da rede pública. Dentre as atividades escolares, 35% das crianças com distúrbio psicomotor indicaram não fazer atividade alguma no recreio; das que apresentaram desenvolvimento típico, nenhuma disse não fazer atividade alguma e 36% indicaram fazer esporte (contra 5% daquelas com distúrbio); quanto às atividades não-escolares, televisão, jogos eletrônicos e internet foram apontadas como preferidas por 44,3% das crianças com distúrbio, e por nenhuma com desenvolvimento típico. A preferência das crianças que apresentaram distúrbio por atividades mais estáticas sugere associação entre estilo de vida e perfil psicomotor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Camargo, Carla Súnega, and Karina Pereira. "Evolução antropométrica, postural e do equilíbrio de crianças com sobrepeso e obesidade." ConScientiae Saúde 11, no. 2 (July 11, 2012): 256–64. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v11n2.3221.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar dados antropométricos, a postura e o equilíbrio de crianças no Ambulatório de Distúrbios Nutricionais. Métodos: Participaram 20 crianças com idade de 8,4 (±1,5) anos, atendidas por uma equipe multiprofissional (médico, nutricionista e fisioterapeuta). Foram avaliados os dados antropométricos (IMC), a postura e o equilíbrio estático e dinâmico das crianças ao entrarem no projeto do ambulatório, e após três meses. Na primeira avaliação, passaram-se orientações quanto à dieta, à prática de exercício físico e à correção de postura. Os dados foram analisados de forma descritiva e pelo teste de Wilcoxon, nível de significância de 5%. Resultados: Na primeira avaliação, as crianças apresentaram IMC de 23,67 (±2,6) kg/m²; e na segunda, de 23,65 (±2,4) kg/m²; a alteração postural mais observada foi abdômen protuso em ambas as avaliações (75% e 70%, respectivamente). No equilíbrio estático, houve diferença nas tarefas de imobilidade (p=0,054, do perfil eupráxico para hiperpráxico) e de apoio retilíneo (p=0,021, do dispráxico para eupráxico). Conclusão: O sobrepeso e a obesidade alteraram a postura e o equilíbrio das crianças avaliadas, e com as orientações foi possível verificar algumas mudanças no perfil psicomotor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rufino, Marcela Portela Rezende, Gabriela Vieira de Sousa, Camila Galdino Sales Sousa, and Maria Auxiliadora Silva Oliveira. "Malformações congênitas em crianças nascidas de mães expostas ao tabagismo e/ou alcoolismo: uma revisão literária." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 18, no. 1 (July 3, 2019): 116. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v18i1.27968.

Full text
Abstract:
<p>Drogas lícitas, tais como fumo e álcool, quando consumo por mulheres durante a gestação, são considerados como potentes teratógenos, comprometendo assim o desenvolvimento normal de órgãos e/ou sistemas do feto. Objetivou-se no presente estudo, realizar um apanhado na literatura que exponha a relação de ocorrências de malformações congênitas em crianças nascidas de mães usuárias das drogas citadas. Para tanto foi realizado busca sistemática e integrativa nas bases de dados <em>PubMed</em> Central: PMC, <em>Science Direct</em> e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os termos utilizados para a busca em português foram “Álcool”, “Fumo” e “Tabaco” associadas à “Malformações Congênitas”; em inglês, “<em>Alcohol</em>”, “Tobacco”, “<em>Cigarette Smoke</em>” e “<em>Congenital Abnormalities</em>”<em>. </em><em>Foram selecionados 26 artigos que trataram do assunto. Destes, 08 faziam consumo das duas drogas, 17 faziam uso só de cigarros e 01 era consumidora só de álcool. Foi apontado defeitos congênitos tais como: cardíacos, cerebral, lábio leporino, respiratório, criptorquidia, psicomotor, hipodontia, membros, fissura oropalatina, distúrbios do tubo neural, microtia, pé torto, hérnia diafragmática. </em>Os achados favoreceram a associação direta entre as drogas lícitas, cigarro e álcool, com diversas malformações durante o desenvolvimento embrionário.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Kliemann, Susana Ely, and Sérgio Rosemberg. "Hidrocefalia derivada na infância: um estudo clínico-epidemiológico de 243 observações consecutivas." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 63, no. 2b (June 2005): 494–501. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2005000300024.

Full text
Abstract:
Os objetivos deste estudo foram analisar as características epidemiológicas e clínicas de 243 crianças com hidrocefalia derivada, acompanhadas durante 1 a 27 anos, assim como identificar os fatores relacionados aos distúrbios psicomotores, epilepsia e ao óbito. A meningite pós-derivação e os distúrbios mecânicos do sistema foram as complicações mais freqüentes (22,3% e 30,7%, respectivamente). A média de derivação por paciente foi 1,47. Distúrbios motores graves ocorreram em 34,3%, déficit cognitivo em 58,5% e epilepsia em 43,6% dos pacientes. Os distúrbios motores correlacionaram-se positivamente com o grau da hidrocefalia. Houve maior incidência de déficit cognitivo e epilepsia nos casos de hidrocefalia pós-meningite. O óbito ocorreu em 52 pacientes e estes apresentaram um percentual maior de neoplasia do sistema nervoso central e de distúrbios motores na última avaliação, assim como de retirada da primeira derivação por meningite precoce, ocorrida até 2 meses após a derivação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Camargos, Ana Cristina Resende. "Prevalência de distúrbios associados nas crianças com paralisia cerebral." Fisioterapia Brasil 12, no. 4 (May 20, 2017): 250. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v12i4.920.

Full text
Abstract:
Introdução: A paralisia cerebral (PC) é considerada uma das mais severas incapacidades da infância. Embora a PC seja uma desordem predominantemente motora, pode apresentar uma série de outros distúrbios associados como convulsões, transtornos de cognição, linguagem, audição, visão, além de alterações respiratórias e ortopédicas, que podem comprometer ainda mais o quadro clínico dessas crianças. Objetivo: Investigar a prevalência dos distúrbios associados em crianças com PC e verificar a relação da prevalência desses distúrbios com cada classificação da PC. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo transversal através da coleta de dados dos distúrbios associados apresentados pelas crianças com PC atendidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Betim. Foi utilizado o teste qui-quadrado para comparar a proporção entre os grupos e a diferença foi considerada estatisticamente significativa quando p < 0,05. Resultados: Os distúrbios ortopédicos e auditivos apresentaram a maior e menor prevalência, respectivamente. A maior ocorrência dos distúrbios associados ocorreu no grupo de crianças com quadriplégica espástica, classificadas como nível V pelo GMFCS. Conclusão: Este estudo avaliou os distúrbios associados apenas de uma forma dicotomizada e, portanto, a influência da gravidade de cada um desses distúrbios em cada grupo não pode ser analisada.Palavras-chave: paralisia cerebral, prevalência, complicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nor, Jacques Eduardo, Eliane Gerson Feldens, Sandra Maria Rigatto Witt, Suzane Cristina Scherer, Thomaz Horn Thomazi, Eleutério Araújo Martins, Rejane Nunes, and Fernando Borba Araújo. "Bruxismo em Crianças." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 32, no. 1 (April 22, 1991): 18–21. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.101959.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se destinou a revisar a literatura pertinente aos itens principais a respeito de: 1. Conceitos de bruxismo 2. Levantamentos epidemiológicos em crianças 3. Etiologia 4. Sinais e sintomas dos distúrbios funcionais de ATM e Músculos Mastigatórios 5. Exame e diagnóstico 5.1. Anamnese 5.2. Clínico 6. Das desordens de disfunção de ATM e músculos mastigatórios nas crianças
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Garcia, Lourdes Botelho, and Milton de Uzeda. "Ocorrência de Clostridium difficile nas fezes de crianças do Rio de Janeiro, RJ." Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo 30, no. 6 (December 1988): 419–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0036-46651988000600006.

Full text
Abstract:
A ocorrência de Clostridium difficile foi analisada em amostras de fezes de 175 crianças com idade variando de 1 a 35 meses. Para o isolamento primário do microrganismo foi empregado o meio de cultura seletivo diferencial "CCFA" (cicloserina-cefoxitina-frutose-agar). Num grupo de 67 crianças sem distúrbios gastrintestinais e que não estavam sob uso de agentes antimicrobianos a ocorrência do C. difficile foi de 22,4%, enquanto que num outro grupo de 28 crianças nas mesmas condições, porém, sob tratamento com antimicrobianos a ocorrência do microrganismo foi de 50%. Num terceiro grupo de 58 crianças com diarréia e sob antibiótico-terapia a ocorrência de C. difficile atingiu 13,8%. Este mesmo percentual foi encontrado num quarto grupo de 22 crianças com diarréia, porém, sem tratamento com agentes antimicrobianos. De um modo geral, os maiores índices de ocorrência de C. difficile foram encontrados em crianças com idade variando entre 1 a 12 meses (28,1%). Índices inferiores foram verificados entre crianças com idade superior a 1 ano. Outrossim, os resultados evidenciam que crianças com distúrbios gastrintestinais apresentam menor incidência deste microrganismo nas fezes. Por outro lado. não houve diferença estatísticamente significativa entre os grupos de crianças com e sem terapia antimicrobiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Rute Xavier, Rebeca Gabriely Dos Santos Oliveira, Karla Roberta de Almeida, Aldenice Leite de Lima, Ana Luíza Paula de Águiar Lélis, Danielle Bezerra Calado, and Fernanda Kalline Bezerra da Silva. "Sintomatologia das Doenças em crianças e adolescentes com Necessidades Especiais / Disease symptomatology in children and adolescents with special needs." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 47 (October 28, 2019): 836–56. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2081.

Full text
Abstract:
Objetivo: revisar na literatura estudos que abordem os sinais e sintomas de doença em crianças e adolescentes com deficiência. Método: trata-se de uma revisão integrativa, no período de 2000 a 2018, realizada nas bases de dados: LILACS, SCOPUS, MEDLINE/PUBMED e CINAHL, de artigos na íntegra em inglês, português e espanhol, e tratar sobre sinais e sintomas de criança e adolescente com deficiência. Resultados: identificou-se 16 artigos, nos quais foram encontrados 68 sinais e sintomas: dor, distúrbios musculoesqueléticos, distúrbios neurológicos e distúrbios gastrointestinais como os mais frequentes nas crianças e adolescentes com necessidades de cuidados especiais. A identificação de sinais e sintomas é um desafio para pais/cuidadores e profissionais que prestam assistência a esse público, não percepção destes, podem influenciar negativamente no processo de reabilitação. Conclusão: Ressalta-se a importância de instrumentos que avaliem as condições de saúde das crianças e adolescentes, tendo como exemplos protocolos de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Denise Santana Silva dos, Tânia Christiane Ferreira Bispo, Sara Moreira dos Santos, Fabiane Nunes, Letícia Rebouças, and Climene Laura de Camargo. "INFÂNCIA NA CASA DE ACOLHIMENTO NO CONTEXTO PRISIONAL: UM OLHAR SOBRE O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO." Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 7, no. 1 (March 9, 2018): 20. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1677.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar o crescimento e desenvolvimento nos aspectos, psicomotores e cognitivos nas crianças filhas de mães em situação de prisão que vivem em uma creche. Método: Estudo de campo de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 09 crianças da casa de acolhimento Nova Semente, extensão do complexo Penitenciário Lemos de Brito alocado na cidade de Salvador – BA no mês de maio de 2016. Resultados: Entre as crianças, 54,6% eram do sexo feminino e 63,6% estavam na faixa etária entre 24 a 72 meses. Percebeu-se que todas as crianças apresentaram estatura adequada para a idade. Assim como, 100% apresentaram percentil nutricional dentro da normalidade. Algumas crianças encontravam-se com o desenvolvimento afetado, revelado pelo atraso na leitura, contagem de numerais, identificação de cores, além do atraso social. Conclusão: Esses resultados mostram a necessidade da atuação da equipe multidisciplinar que assistem essas crianças para promoverem estratégias que aprimorem a assistência frente o seu desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Resende, Juliana Cristina S. "Idade motora de crianças e jovens do Programa de Atividades Comunitárias (PAC) da Universidade São Judas Tadeu." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 12, no. 6 (December 10, 2013): 364. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v12i6.3354.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar a idade motora das crianças e jovens do Programa de Atividades Comunitárias (PAC) da Universidade São Judas Tadeu e identificar as áreas de defasagem psicomotora. A relevância do tema deve-se a necessidade de identificar o perfil motor de seus participantes e, a partir dos resultados, elaborar atividades que melhorem a proficiência motora dos mesmos. Métodos: As avaliações do nível de desenvolvimento psicomotor foram realizadas através das tarefas que compõe o Manual de Avaliação Motora de Francisco Rosa Neto. As variáveis analisadas foram: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, organização espaço-temporal, esquema corporal, lateralidade e a idade motora. Cada componente apresenta várias tarefas motoras, sendo, cada uma delas, específicas a uma idade cronológica, ou seja, com o avanço da idade há um aumento do grau de dificuldade das tarefas. Resultados: Encontramos déficits psicomotores relacionados à motricidade fina e global, ao equilíbrio, a umadefasagem maior no esquema corporal e à organização espaço-temporal, além de distúrbios de lateralidade. Conclusão: Há necessidade de intervenção profissional para melhora das áreas com defasagens.Palavras-chave: idade motora, desenvolvimento psicomotor, teste motor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Distúrbios psicomotores nas crianças"

1

França, Cristiani de. "Desordem coordenativa desenvolvimental em crianças de 7 e 8 anos de idade." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2008. http://tede.udesc.br/handle/handle/381.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-06T17:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristiani de Franca.pdf: 409149 bytes, checksum: c540efb2ee31351c5b9cae354c5f5d5d (MD5) Previous issue date: 2008-03-14
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The goal of this study was to characterize the motor performance of children and to investigate the prevalence of the Developmental Coordination Disorder (DCD). The population of this study was all the 4.255 children from 7 to 8 years old, male and female, regularly enrolled on the 37 elementary public city schools of Florianópolis, capital of Santa Catarina, a southern state of Brazil. The final sample was comprised by 417 children. The instrument used was the Movement Assessment Battery for Children - M-ABC. In order to characterize the prevalence and severity of the children s motor difficulties we used descriptive statistic of frequency distribution. To verify the prevalence associations of DCD among ages and gender we used the chi-squared test (X²) and the Cramer s V coefficient. To verify the difference between the groups (gender and age) in the total motor performance of the tasks of M-ABC we used the Variance Analysis (ANOVA two-way). To verify the types of motor abilities that the children performed better we utilized the ANOVA for repeated measures. To analyze the general differences between groups in a group of dependable variables (which comprise the types of abilities according to the M-ABC test) and later to fragment the analyses per dependable variable (manual dexterity, balance and ball skills), the Multivariate Variance Analysis was used, as well as to verify the interactive effects of the gender and age variables. Both the variance analyses were done using a model with two independent variables, gender and age group (2x2). For all the analyses the significance level was 5%. The results demonstrated that 10.8% of the children were identified with DCD and 12% presented risk of DCD. The results indicate that children showed more difficulties in the motor skills related to manual dexterity. The analysis revealed a statistically significant difference among genders and ages. Analyzing the individual dependent variables, separated through the analysis of the main effects, we can observe a statistically significant difference between genders and ages only in the ball skills. These results suggest that the boys presented a better performance in the ball skills, as well as the 8 year-old children. The prevalence of children with DCD in the city schools of Florianópolis, SC - Brazil exceeded the 4-6% of prevalence in 5 to 11 year-old children pointed by the literature. The early identification of children with motor difficulties is essential for the proper building of intervention strategies made by professionals in the area.
O objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho motor de crianças e investigar a prevalência de Desordem Coordenativa Desenvolvimental. A população deste estudo foi representada por todas as 4.255 crianças de 7 e 8 anos de idade, de ambos os sexos, regularmente matriculadas nas 37 escolas, básicas e desdobradas, da rede pública municipal da cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. A amostra final foi composta por 417 crianças. O instrumento utilizado foi o Movement Assessment Battery for Children - M-ABC. Para caracterizar a prevalência e a severidade das dificuldades motoras das crianças foi utilizada estatística descritiva de distribuição de freqüência. Para verificar as associações de prevalência de DCD entre as idades e sexo, foi utilizado o teste do Qui-quadrado (X²) e o coeficiente de Cramer s V. Para verificar a diferença entre os grupos (sexo e idade) no desempenho motor total das tarefas do M-ABC foi utilizada a Análise de Variância (ANOVA two-way). Para verificar em que tipos de habilidades motoras as crianças demonstraram um desempenho melhor foi utilizada a ANOVA para medidas repetidas. Para analisar as diferenças gerais entre os grupos em um conjunto de variáveis dependentes (que constituem os tipos de habilidades de acordo com o teste M-ABC) e depois fragmentar as análises por variável dependente (destrezas manuais, equilíbrio e habilidades com bolas) foi utilizado a Análise Multivariada de Variância, assim como para verificar os efeitos interativos das variáveis de sexo e idade. Ambas as análises de variância foram feitas utilizando um modelo com duas variáveis independentes, sexo e faixa etária (2X2). Para todas as análises estatísticas foi adotado o nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que 10,8% das crianças foram indicadas com DCD e 12% apresentou risco de DCD. Os resultados indicam que as crianças apresentaram mais dificuldades motoras nas habilidades relacionadas às destrezas manuais. As análises revelaram uma diferença estatisticamente significativa entre os sexos e entre as idades. Ao analisar as variáveis dependentes individuais, separadas por meio da análise dos efeitos principais, pode-se observar que houve diferença estatisticamente significativa entre os sexos e as idades somente para as habilidades com bola. Estes resultados sugerem que os meninos tiveram o desempenho melhor nas habilidades com bola, assim como as crianças com 8 anos. A prevalência de crianças com DCD nas escolas municipais de Florianópolis SC Brasil, excedeu aos 4-6% de prevalência de DCD nas crianças de 5 a 11 anos apontado pela literatura. A identificação precoce de crianças com dificuldades motoras é essencial para o embasamento de estratégias de intervenção por profissionais da área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Caon, Giane. "Acompanhamento neuropsicomotor ambulatorial de crianças de alto risco neurológico." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2005. http://tede.udesc.br/handle/handle/339.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-06T17:07:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 02-Elementos Pre-textuais.pdf: 141371 bytes, checksum: 53522240ad7745d208315c98271c3a5a (MD5) Previous issue date: 2005-12-20
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Neuropsychomotor impairment prevention becomes essential when progresses in obstetrics and neonatology áreas promote larger survival of risk babies. Neonatology High Risk Clinics have been implemented to provide attendance for these children, that usually have prevalence of neurological risk factors. Promoting the attention for their Neuropsychomotor Development, this study aimed to present a proposal of High Neurological Risk Children Clinical Neuropsychomotor Follow up, what is in implantation in Clinic of Neonatolgy High Risk from Academical Hospital at Santa Catarina Federal University. In the evaluation protocol were used: File of Biopsychossocial Data Register (risk factors verification and notes of assessments accomplished in consultations), Neonatal Medical Índex (for preterm neurobehavioral risk categorization), and Brunet-Lèzine Test (in adaptation by SOUZA, 2003, for determination of neuropsychomotors data Developmental Ages and Quotients/ DA and DQ - in Postural, Eye-Hand Coordination, Language, Social and Global areas,). From setember/04 to setember/05, 87 evaluations were accomplished, distributed among 40 infants. Preterm birth was the more frequent risk factor (85%), with Moderate (44,1%) and Extreme (55,9%) degree; NMI III was the more commom manifestation (44,1%) and there was significant lineal relationship between neurobehavioral risk and DQ in Social area /DQS (P=0,026). In follow up analysis, DQs tended to decrease, with smaller scores in Eye-Hand Coordination area, and statistical significance in prematuridade degree (P=0,025) in this area. DQS performance presented significant difference among evaluations of first and second year of life (P=0,019). Females have better neuropsychomotor performance either in the first (Posture and Eye-Hand Coordination, P=0,025 and P=0,008) and second year of life (Posture, Language and Global, P=0,017, P=0,047 and P=0,036). High Neurological Risk Children Clinical Neuropsychomotor Follow up proposal seems to linked child attendance and neurpsychomotor research. Its continuity aim to reinforce the neuropsychomotor intervention program, in order to promote health and quality of life for chidren and their families, with an approach more global and efficient.
Enfatizar a prevenção de distúrbios neuropsicomotores torna-se fundamental à medida que os avanços em obstetrícia e neonatologia promovem maior sobrevivência de bebês de risco. Ambulatórios de Alto Risco em Neonatologia têm sido implementados para proporcionar o acompanhamento dessas crianças, em que geralmente há predomínio de fatores de risco neurológico. Promovendo a atenção ao Desenvolvimento Neuropsicomotor de tal população, este estudo busca apresentar uma proposta de Acompanhamento Neuropsicomotor Ambulatorial de Crianças de Alto Risco Neurológico, que está em implantação junto ao Ambulatório de Alto Risco em Neonatologia do Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina. No protocolo de avaliação foram utilizados: Ficha de Registro de Dados Biopsicossocias (verificação de fatores de risco e registro de avaliações realizadas nas consultas), Neonatal Medical Index (Índice Médico Neonatal, para categorização do risco neurocomportamental em prematuros), e Escala de Brunet-Lèzine (na adaptação de SOUZA, 2003, para determinação de dados neuropsicomotores - Idades e Quocientes de Desenvolvimento/ID e QD - nas áreas Postural, Coordenação Óculo-Motriz, Linguagem, Social e Global). De setembro/04 a setembro/05 foram realizadas 87 avaliações, distribuídas entre 40 lactentes. Nascimento pré-termo foi o fator de risco mais freqüente (85%), com grau Moderado (44,1%) e Extremo (55,9%), sendo que a categoria III no NMI foi de maior manifestação (44,1%) e houve relação linear significativa entre risco neurocomportamental e QD na área Social/QDS (p=0,026). Em análise longitudinal, os QDs tenderam a decrescer, com menores escores na Coordenação Óculo-Motriz, e significância estatística em relação ao grau de prematuridade (p=0,025) nesta área. O desempenho do QDS apresentou diferença significativa entre avaliações de primeiro e segundo ano de vida (p=0,019). Foi observado melhor desempenho neuropsicomotor no sexo feminino, tanto no primeiro (Postura e Coordenação Óculo-Motriz, p=0,025 e p=0,008) como no segundo ano de vida (Postura, Linguagem e Global, p=0,017, p=0,047 e p=0,036). A proposta de Acompanhamento Neuropsicomotor Ambulatorial de crianças de risco parece ter conseguido promover a veiculação da assistência à saúde da criança com a pesquisa sobre o desenvolvimento infantil. Sua continuidade prossegue em termos do fortalecimento do programa de intervenção neuropsicomotora, a fim de promover de forma mais global e efetiva saúde e qualidade de vida das crianças e suas famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vassiliades, Marilia Pessoa. "Influencia dos jogos dramaticos na recuperação de crianças lentas." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253316.

Full text
Abstract:
Orientador: Valerio Jose Arantes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-22T13:36:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vassiliades_MariliaPessoa_M.pdf: 10428373 bytes, checksum: 636020030719a1fa1f7aaa0d737a55af (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: A situação escolar da criança lenta, com dificuldades de aprendizagem, tem ocupado lugar na fila de espera até que se possa ver tal problema resolvido. Num país, onde o setor educacional, junto com muitos outros, se encontra em crise, é de se esperar que essa dificuldade não esteja na lista das prioridades.No entanto, a médio e longo prazo, esse pode vir a ser um grande problema na educação brasileira, pois o número de crianças que não conseguem acompanhar o programa, aumenta a cada dia.Procurou-se, neste trabalho, esclarecer a realidade de tais crianças e suas implicações no meio social e cultural, bem como, o papel da escola diante da situação. Foram abordados pontos importantes, como a formação do professor e a forma como ele conduz a vivência da criança lenta em sala de aula.O trabalho teve abordagem experimental,com algumas considerações qualitativas. A fundamentação teórica teve compromisso de apoio na teoria psicodramática , através da utilização de jogos dramáticos.A escolha do jogo como meio para recuperar crianças lentas se deu porque é no jogar dramático que a criança aprende a aprender; começa a sentir suas próprias capacidades e a lidar de forma positiva com suas dificuldades.No trabalho de campo, na coleta de dados, a observação da criança em situações experimentais propostas, foi o principal instrumento utilizado. Associou-se, também ao processo, questionários para professores e os testes lAR e do BONECO. Concluiu-se esta pesquisa com a apresentação dos resultados obtidos e algumas inferências pedagógicas, que demonstraram a utilidade e eficiência dos jogos dramáticos na recuperação de crianças lentas por causa de dificuldades na aprendizagem
Mestrado
Psicologia Educacional
Mestre em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Érico Vinícius Campos Moreira da [UNESP]. "Estudo do perfil metabólico em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos do sono." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/92119.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:25:36Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-12-19Bitstream added on 2014-06-13T19:46:53Z : No. of bitstreams: 1 silva_evcm_me_botfm.pdf: 665384 bytes, checksum: 48fe01d8822ede24e3c18a2e335011df (MD5)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Os distúrbios respiratórios obstrutivos do sono (DROS) em adultos têm sido associados ao aumento do risco cardiovascular por induzir alterações no metabolismo de carboidratos, lipídios e nos mediadores inflamatórios. Os dados de literatura atual são escassos e conflitantes acerca das alterações do perfil metabólico encontradas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos do sono. Avaliar o perfil glicêmico, a resistência insulínica e o perfil lipídico em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos do sono e as repercussões na qualidade de vida. Foram incluídas 89 crianças, realizando-se o registro de peso, altura e IMC. Essas crianças foram agrupadas de acordo com o IMC e presença ou não de sintomas respiratórios. A qualidade de vida foi avaliada por meio do questionário OSA-18. Foi realizada a dosagem sérica em jejum de marcadores do perfil metabólico. Na primeira análise (Obesos com DROS X Obesos sem DROS X Controle), os valores de insulina, relação glicemia/insulina e Homa demonstraram a resistência insulínica encontrada na população obesa, sem no entanto mostrar a influência dos DROS. A segunda análise, que incluiu crianças com DROS (obesas e não obesas) e crianças sem DROS (obesas e não obesas), também não demontrou haver influência dos DROS no perfil metabólico. O grupo obeso sem DROS apresentou valores mais elevados de TGL que o grupo controle. Em ambas as análises, os DROS demonstraram comprometer a qualidade de vida das crianças por meio da análise pelo OSA 18 nos domínios: “perturbações do sono, sofrimento físico e preocupação dos responsáveis”. Os DROS comprometem a qualidade de vida em crianças, sem no entanto causar alterações no perfil metabólico. A obesidade foi demonstrada como determinante no desenvolvimento da resistência insulínica na população estudada
Sleep disordered breathing (SDB) has been associated with increased risk for metabolic and inflammatory dysfunction and cardiovascular morbidities among adults. Studies involving children are controversial. To examine the relationship between metabolic markers (glucose, insuline resistance and lipids) and SDB in children and the impact on quality of life. Eighty nine children, aged 3-12 years, were in the final analysis. Height and weight of each child were determined by standard techniques and BMI was calculated. Children were analysed considering the presence of respiratory symptoms and obesity. Quality of life was assessed by the OSA 18 questionnaire. Metabolic markers (glucose, insulin, total cholesterol, HDL, LDL, VLDL and TGL) were measured on a fasting morning blood sample. In the first analysis (Obese with SDB X Obese without SDB X Control), the levels of insulin, glucose/insulin ratio and Homa indicated insulin resistance in the obese groups, without evidence of influence of the SDB. The second analysis, which included children with SDB (obese and nonobese) and children without SDB (obese and nonobese), also did not reveal any influence of the SDB on the metabolic markers. Triglycerides were higher in the obese children without SDB compared to the control group. The OSA 18 revealed the negative impact on quality of life in the domains: sleep disturbance, physical suffering and caregivers concerns. SDB causes impairment on quality of life in children, but with no impact on the metabolic markers. Obesity was determinant on metabolic dysfunction and insulin resistance in this study
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Yaegashi, Solange Franci Raimundo. "O fracasso escolar nas series iniciais : um estudo com crianças de escolas publicas." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253264.

Full text
Abstract:
Orientador: Fermino Fernandes Sisto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-22T05:38:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Yaegashi_SolangeFranciRaimundo_D.pdf: 26222094 bytes, checksum: 2be00d539539a0c19c49c65fd9312afe (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar se existem diferenças significativas entre crianças que apresentam um bom ou um mau desempenho escolar, quanto ao nível operatório, à criatividade, à maturação visomotora, à função intelectual e à afetividade. Participaram do estudo 200 crianças, com idade entre 6 e 10 anos, matriculadas na 18 e na 28 séries, em quatro escolas públicas de Maringá-PR. Essas crianças foram submetidas ao Teste das Matrizes Progressivas de Raven e ao Teste de Desempenho Escolar. A partir dos resultados encontrados nesses instrumentos foram constituídos quatro grupos de 15 crianças cada, combinando-se a série (18 e 28) com o desempenho escolar, bom e mau. Estes grupos foram comparados quanto a aspectos maturacionais e psicológicos (cognitivos e afetivos). As características maturacionais foram avaliadas por intermédio do Teste Gestáltico Visomotor de Bender, e as psicológicas através das provas operatórias, das provas de criatividade e da Prova de Rorschach. Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas entre os grupos das duas séries, no que se refere ao nível operatório, à criatividade, à maturação visomotora, aos indicadores de distúrbios emocionais e à afetividade. No entanto, entre os grupos da 18 série foram encontradas diferenças significativas quanto à função intelectual. Além disso, foram encontradas ainda diferenças significativas referentes à presença de indicadores de lesão cerebral, tanto entre os grupos da 18 série quanto entre os grupos da 28 série. Concluiu-se que, apesar das diferenças entre as crianças que apresentam e as que não apresentam dificuldades de aprendizagem, as características individuais não poderiam, isoladamente, explicar o alto índice de crianças que fracassam nas séries iniciais, pois fatores não pesquisados, dentre os quais a formação do professor, poderiam também contribuir para a produção desse fracasso
Resumé: Le but de cette recherche c'est de vérifier s'iI existe des différences significatives entre les enfants qui présentent un bon ou un mauvais développement écolier, par rapport au niveau opératoire, à Ia créativité, à Ia maturité visiomotrice, à Ia fonction intellectuelle et à I'affectivité. Deux cents enfants ont participé de cet étude, âgés de 6 à 10 ans, inscrits à Ia 1 re et à Ia 2e années dans quatre écoles publiques à Maringá, Paraná. Ces enfants ont été soumis au Test des Matrices Progressives de Raven et au Test de Développement Écolier. À partir des résultats retrouvés dans ces instruments, on a constitué quatre groupes de quinze enfants, en joignant I'année (1re et 2e) avec le développement écolier, bon et mauvais. Ces groupes ont été comparés quant aux aspects de Ia maturité et quant aux aspects psychologiques (cognitifs et affectifs). Les caractéristiques de Ia maturité ont été évaluées par I'intermédiaire du Test Gestaltiste Visiomoteur de Bender, et les psychologiques à travers les tests opératoires, les tests de créativité et le Test de Rorschach. Les résultats on indiqué qu'il n'y a pas eu des grandes différences entre les groupes des deux années, par rapport au niveau opératoire, à Ia créativité, à Ia maturité visiomotrice, aux indicateurs de troubles émotionnels et à I'affectivité. Pourtant, entre les groupes de Ia 1 re année ont été retrouvées des différences expressives quant à Ia fonction intellectuelle. De plus, ont été retrouvées encore des différences significatives par rapport à Ia présence d'indicateurs de lésion cérébral, tant entre les groupes de Ia 1 re année, tant entre les groupes de Ia 2e année. On a conclue que, malgré les différences entre les enfants qui présentent et ceux qui ne présentent pas des difficultés d'apprentissage, les caractéristiques individuelles ne pourraient pas, isolément, expliquer le grand nombre d'enfants qui échouent aux années écoliêres débutantes, car de facteurs non recherchés, entre les quels Ia formation de I'enseignant, pourraient aussi contribuer à cet échec
Abstract: The aim of this research is to verify whether there are significant differences among children with good or bad learning performance with regard to operational levei, creativity, visual-motor maturation, intellectual function and affection. Two hundred 6- to 10-year-old children of the first and second lower grades of government elementary schools in Maringá, Paraná, Brazil, were involved. They underwent Raven's Progressive Matrixes Test and the School Perfonmance Test. According to results, 4 groups of 15 children each were formed in which the grades (first and second) were combined to their good or bad learning performance. Comparison of groups was undertaken in their maturation and psychological aspects (cognitive and affection). Maturation characteristics were evaluated by Bender's Visual-Motor Gestalt Test. Psychological characteristics were evaluated by operational tests, creativity tests and Rorschach T est. Results obtained indicated that there were no significant differences among the groups of the two grades concerning operational levei, creativity, visual-motor maturation, emotional disturbances indicators and affection. However, among the first grade groups significant differences with regard to intellectual function were detected. Significant differences were also found concerning the presence of brain lesions among groups of the first grade and among those of the second grade. It may be concluded that in spite of differences among children who have or have no learning difficulties, individual characteristics alone could not explain the high number of children that fail in the first grades. As nonresearched factors, such as the teacher's formation and training, could also contribute to this failure
Doutorado
Psicologia Educacional
Doutor em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nunes, Caroline Jonas Rezaghi Ricomini. "Desempenho motor de lactentes filhos de mães adolescentes : estudo comparativo." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14744.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, 2013.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2013-11-29T12:15:31Z No. of bitstreams: 1 2013_CarolineJonasRezaghiRicominiNunes.pdf: 3172024 bytes, checksum: fd11117d23ae48cabb9714fd2e6752c2 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2013-11-29T15:18:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_CarolineJonasRezaghiRicominiNunes.pdf: 3172024 bytes, checksum: fd11117d23ae48cabb9714fd2e6752c2 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-11-29T15:18:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_CarolineJonasRezaghiRicominiNunes.pdf: 3172024 bytes, checksum: fd11117d23ae48cabb9714fd2e6752c2 (MD5)
Introdução: Um dos maiores problemas referentes à adolescência, no âmbito da saúde pública em alguns países, incluindo o Brasil, são as altas taxas de gestação nessa fase da vida. Ao longo das últimas décadas, várias pesquisas têm documentado os riscos de uma gravidez na adolescência tanto para a mulher como para os seus filhos, das quais podemos destacar os estudos relacionados aos resultados gestacionais, perinatais, os cuidados que essas mães destinam aos seus filhos bem como o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças filhas de mães adolescentes. Objetivo: O objetivo principal deste estudo foi avaliar o desenvolvimento motor grosso de lactentes filhos de mães adolescentes comparando-o ao de lactentes filhos de mães adultas. Métodos: Realizou-se um estudo transversal, do qual participaram 59 crianças, selecionadas em dois serviços públicos de assistência à saúde localizados na região administrativa de Ceilandia-DF. Aplicou-se o instrumento Alberta Infant Motor Scale (AIMS) para avaliar o desenvolvimento motor grosso e foram coletados dados socioeconômicos e biológicos das mães. Utilizou-se o teste exato de Fisher para as variáveis categóricas e o teste não paramétrico de soma de postos de Wilcoxon para as variáveis continuas, considerando diferença estatisticamente significativa quando p< 0.05. Resultados: sugerem um desempenho motor inferior em filhos de mães adolescentes (p= 0.0336) quando comparados aos filhos de mães adultas. As mães adolescentes também apresentaram diferença estatisticamente significativa em relação ao estado civil (p=0.014), assim como anos de escolaridade (p= 0.047). Outras características como número de consultas de pré- natal, tipo de parto, renda familiar e apoio familiar não mostraram diferenças significativas entre os grupos. Conclusão: a idade materna pode ser um fator de risco para atraso do desenvolvimento motor do bebê.
Introduction: One of the biggest problems concerning adolescence, within public health care systems of some countries, including Brazil, is high gestation rates during this stage of the life cycle. Over past decades many studies have documented the risks of teenage pregnancies for both women and their children, of which we can detach studies related to gestational e perinatal results, to the assistance those mothers have to their children, as well as to neuropsychomotor development of adolescent mothers' infant children. The main objective of this study is to assess the motor development of infant children of adolescent mothers when compared to infant children of adult mothers. Methods: A Cross-sectional survey was carried out with 59 children selected by simple random sampling in two public health care assistance institutions located in the administrative region of Ceilândia-DF. Alberta Infant Motor Scale instrument was applied to assess the gross motor development. Biological and socio-economic data collection was also used for mother's epidemiological profile analysis. The Fisher Exact test was utilized to compare categorical variables and the non-parametric Wilcoxon Rank-Sum test to continuous variables, considering p<0.05. The results indicate lower motor performance of children of adolescent mothers (p= 0.0336) when compared to children of adult mothers. Adolescent mothers also present significant statistical difference in their marital status (p=0.014) as well as in their schooling (p= 0.047). Other results, such as prenatal consultations, types of delivery and family support proved to be homogeneous. It is concluded that maternal age can be a risk factor for motor development abnormalities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Toledo, Marcia Maria. "Levantamento de sinais de desordem deficit de atenção/hiperatividade em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem academica." [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/312176.

Full text
Abstract:
Orientador: Sylvia Maria Ciasca
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-07-25T23:57:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Toledo_MarciaMaria_M.pdf: 5141977 bytes, checksum: 39b0f70b0f8e467ea7d91b9e567eb5c0 (MD5) Previous issue date: 1999
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo o levantamento e análise de possíveis sinais indicativos de Desordem e Déficit de Atenção/Hiperatividade, em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem acadêmica. Foram sujeitos da pesquisa, 40 crianças, cursando entre a 2a e 4a séries do primeiro grau, de escolas públicas da região de Campinas, com média etária de 10 anos e 6 meses, de ambos os sexos subdivididas em dois grupos: 20 crianças sem queixa específica e 20 crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem. Estas foram encaminhadas ao Ambulatório de Neuro-Dificuldade de Aprendizagem, do Departamento de Neurologia, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e avaliadas através de medidas cognitivas, percepto-motoras, neuropsicológicas e comportamentais. Os critérios comportamentais foram levantados segundo a opinião dos pais e professores, através do DSM-IY. Os resultados foram analisados em termos descritivos e de significância entre os grupos. No grupo de estudo, onde os problemas foram mais evidenciados, constatou-se a predominância do sexo masculino. O nível cognitivo entre os dois .grupos foi significativamente diferente, contudo, dentro da variação normal de inteligência. Os resultados das provas revelar~m que as crianças com queixa apresentaram, maior dificuldade em atenção sustentada, seletiva, organização perceptiva, planejamento e modulação de estratégia, e também dispenderam mais tempo para execução do trabalho. Através dos critérios comportamentais do DSM-IV, constatou-se que pais e professores observaram cada comportamento de maneira significativamente diferente, sendo que pais apontaram mais sinais de hiperatividade que os professores; no entanto, foram os sinais de Inatenção que mais estiveram presentes, tanto em casa quanto na escola. A importância de considerar -se a observação dos comportamentos das crianças, em dois contextos diferentes, mostrou-se imprescindível no diagnóstico do quadro de Desordem e Déficit de Atenção/ Hiperatividade
Abstract: This study had the purpose of finding and analyzing possible indicative signals on Attention Deficit Hyperactivity Disorder, in children referred as having academic learning disorder. 40-second, third, fourth-public school graders, average age 10 years, 6 months old, of both sexes, living in the area of Campinas were subjected to the survey. They were divided. in two groups: 20 children who are sucessful in school, not revealing any special learning, physical or behavioral problems; 20 children having difficulties in school, although no physical or behavioral difficulties were reported. The latter were referred to the Clinic for Learning Disable Children ofthe Departament ofNeurology of the Faculty ofMedical Sciences ofthe State University of Campinas (UNICAl
Mestrado
Ciencias Biomedicas
Mestre em Ciências Médicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hage, Simone Rocha de Vasconcellos. "Avaliando a linguagem enquanto atividade." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270941.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Cecilia Perroni
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-07-19T15:38:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hage_SimoneRochadeVasconcellos_M.pdf: 2722885 bytes, checksum: c44801628a90d5587906d5912db407c7 (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: O interesse desta dissertação detém-se na avaliação clínica de linguagem, realizada em crianças com possíveis dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Tem-se como objetivo analisar os procedimentos avaliativos tradicionalmente empregados na clínica fonoaudiológica para investigar tais dificuldades e apontar para uma outra perspectiva de avaliação com base nos estudos da área da Aquisição de Linguagem. As diretrizes da análise dos procedimentos avaliativos tradicionais são: a capacidade de investigar a linguagem na ausência da oralidade, o embasamento em algum construto teórico e sua identificação, e ainda, se tal construto possibilita contemplar a linguagem independentemente de estruturas lingüísticas. Para discutir uma outra perspectiva de avaliação, aborda-se no capítulo 3 os estudos sobre a comunicação pré-verbal, as pesquisas envolvendo a avaliação da comunicação intencional em crianças com distúrbios na comunicação, os pressupostos teóricos da teoria sócio interacionista e trabalhos de autores brasileiros que discutem direta ou indiretamente a questão da avaliação de pressupostos. linguagem com base naqueles No quarto capítulo discute-se a avaliação de linguagem enquanto atividade, tecendo-se considerações sobre como, o quê e por que avaliar a linguagem sob tal perspectiva
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Linguística
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Curi, Silvia Fernanda Brihi Badur. "Otite media silenciosa em criança : triagem e estudo dos fatores de risco." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/310614.

Full text
Abstract:
Orientador: Luiza Hayashi Endo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Made available in DSpace on 2018-07-22T17:38:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Curi_SilviaFernandaBrihiBadur_M.pdf: 2317122 bytes, checksum: 32b3888b4db38cb1f234ae9eb0682f2f (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: O efeito da efusão persistente na orelha média durante os primeiros anos de vida e mesmo na fase escolar, tem sido estudado por vários pesquisadores. Muitos deles tem encontrado atraso no desenvolvimento de fala e linguagem, alteração do processamento auditivo, problemas de aprendizagem e comportamentais. A fonoaudiologia preventiva tem procurado desenvolver técnicas de triagem para detecção de crianças com efusão de orelha média, sem queixas ou sintomas evidentes (otite média silenciosa). Este trabalho teve como objetivo avaliar o valor da triagem em préescolares e escolares sem queixas ou sintomas evidentes, e tentar correlacionar fatores de risco para esta patologia específica. Foram avaliadas 103 crianças com idade variando de 11 meses a 7 anos, sendo que encontramos 41,74 % ~om alteração de orelha média confirmada pelo exame otorrinolaringológico. A partir destes dois grupos: com e sem otite média silenciosa, pudemos observar a correlação dos fatores de risco na incidência desta patologia. Ficou evidente a validade da triagem imitanciométrica , pois detectou crianças com efusão de orelha média, sem sintomas ou queixas que levassem os pais ou os médicos pediatras a suspeitarem desta patologia. Os fatores de risco aqui estudados (aleitamento artificial precoce, posição, tabagismo passivo, maior exposição de agentes infecciosos decorrentes da freqüência a creche, alergia, refluxo gastroesofágico, sexo, idade, e infecção de vias aéreas superiores) não apresentaram correlação estatísticamente significativa na ocorrência desta patologia. É necessário o aumento da casuística em futuros estudos, bem como a inclusão de outros possíveis fatores de risco à ocorrência desta patologia como hereditariedade, número de membros na familia, higiene precária, nutrição inadequada. Propomos triagens periódicas para detecção da patologia, bem como acompanhamento longitudinal de crianças pré-escolares e escolares, que venham nos esclarecer quanto a persistência da efusã'o na orelha média em nosso meio, e assim prevenir prejuízos em vários aspectos do seu desenvolvimento. Propomos uma definição mais clara da otite média silenciosa no nosso meio, visto que sua incidência é alta, bem como uma maior divulgação desta Ipatologia na área de saúde e educacional despertando maior atenção dos médicos pediatras e educadores
Abstract: The effect of persistent efusion in the middle ear during the first years of life and even during childhood, has been evaluated by several researchers. Several of them detected on impairment in development of language and speech, modification of the listening process, learning and behavioral problems. Preventive voicetherapysts and audiologists have attempted to develop trial tecniques in arder to detect children with middle ear effusion, and no evident symptons (silent otitis media). The purpose of this study was to evaluate the importance of the trial in kindergarden and school children with no symptoms, trying to relate risk factors for this specific pathology. 103 children were evaluated aged from 11 months to 7 years, 41,74% were found to have disfunction of the middle ear confirmed by otorhinolaringological exam. Based on these two groups: with and without silent otitis media, the relation between any of the risk factors and the incidence of this pathology was observed. The importance of the imitanciometric trial, became evident as children with middle ear effusion were detected and there were no symptons that would lead the parents or the phisician to suspect of this pathology. The risk factors that were studied showed no significant statistic correlation on the ocurring of this pathology. It is necessary to increase the number of cases in a future study and inclued other possible risk factors to the occurring of this pathology as inheritance; number of members in the family; poor hygiene; inadequad nutrition. We propose periodic trials to detect this pathology and a longitudinal follow-up in kindergarden and school children, in order to determine the presence of persistence effusion in our environment, and thus prevent losses in several aspects of children's development. We propose a better definition of silent otitis in our environment, once the incidence is high, a better divulgation of this pathology in health and educacional center, alerting pediatric physicians and teachers to the matter
Mestrado
Mestre em Neurociencias
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Prodócimo-Calore, Sílvia Aparecida [UNESP]. "Achados audiológicos pós-doenças infecciosas em crianças matriculadas em um centro especializado nos distúrbios da audição." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2001. http://hdl.handle.net/11449/96112.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:28:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2001Bitstream added on 2014-06-13T20:36:48Z : No. of bitstreams: 1 prodocimocalore_sa_me_botfm.pdf: 684440 bytes, checksum: 021d73a7a05b5ac24f7cf8c02d507263 (MD5)
A audição tem papel fundamental na vida do ser humano, possibilitando uma das nobres funções superiores do homem que é a comunicação. As doenças infecciosas podem alterar a integridade anatomofisiológica do sistema auditivo e também causar prejuízos no desenvolvimento global da criança. O presente estudo teve como objetivo delinear o perfil demográfico de 661 crianças matriculadas no Centro de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão (CEDALVI) do HRAC/USP, em Bauru-SP, reunindo os achados audiológicos das prováveis doenças infecciosas que causaram a deficiência auditiva nessa população. Os resultados desse estudo mostraram concentração maior de crianças na faixa etária de 2 a 3 anos de idade, procedentes da Região Sudeste do Brasil, do sexo masculino e nível sócio-econômico baixo. Quanto às características audiológicas, houve predomínio de deficiência auditiva do tipo sensorioneural, bilateral e graus grave a profundo. Concluiu-se que nas doenças infecciosas de origens congênita e adquirida, a rubéola e a meningite foram respectivamente as prováveis causas determinantes da deficiência auditiva na população estudada, devendo-se salientar a importância dos programas de vacinação e do diagnóstico precoce para que medidas profiláticas e terapêuticas possam ser elaboradas.
Hearing plays a fundamental role in human life, allowing one of the noble superior functions of mankind, which is the communication. The infectious diseases can alter the anatomicophysiological integrity of the auditory system and also bring about damages to the child’s global development. The present study aimed at delineating the demographic profile of 661 children enrolled at the Center for Attention to Hearing, Language and Vision Disturbances (CEDALVI) of the HRAC-USP, Bauru, Brazil, gathering the auditory findings of the probable infectious diseases causing the auditory deficiency in this population. The outcomes of this study showed a larger concentration of children aging 2 to 3 years old, from Southeastern Brazil, of the male gender and low socioeconomic level. Regarding the auditory characteristics, there was predominance of auditory deficiency of the sensorineural type, mainly bilateral of a severe to deep degree. It could be concluded that, among the congenital and acquired infectious disease, measles and the meningitis were respectively the probable determinant causes of the auditory deficiency in the studied population, thus highlighting the importance of the immunization programs and early diagnosis, so that prophylactic and therapeutic measures can be elaborated.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Distúrbios psicomotores nas crianças"

1

Morais, Lynna Stefany Furtado, Beatriz Caroline Conceição do Nascimento, Suzane dos Santos Matos, Sara Cristina Santos Rodrigues, and Maria Zilda Domingos da Silva. "ANÁLISE DA LESÃO RENAL AGUDA EM CRIANÇAS COM MALÁRIA: REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/684.

Full text
Abstract:
Introdução: Infecções por Plasmodium falciparum são responsáveis por um grande número de casos globais de morbidade e mortalidade. Em crianças com malária, a lesão renal aguda é uma comorbidade frequente. Por conseguinte, observa-se a necessidade de se analisar a evolução da lesão renal aguda em pacientes pediátricos com o protozoário, pois há uma lacuna de estudos sobre o assunto. Objetivo: Levantamento bibliográfico em busca de identificar possíveis causas e complicações da lesão renal aguda em crianças com malária. Material e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir de artigos publicados nas bases de dados PUBMED e Google Acadêmico com um recorte temporal de 2016 a 2020. Resultados: A lesão renal aguda é uma complicação associada a altas taxas de mortalidade entre crianças com malária. Ainda, os estudos relatam uma forte associação entre a lesão renal aguda e problemas neurológicos nesses pacientes. A doença renal crônica é uma evolução persistente da lesão renal aguda em crianças com malária. A etiologia da lesão renal aguda na enfermidade em crianças está relacionada à diminuição do fluxo sanguíneo renal (azotemia). A lesão renal aguda e mortalidade não estão associadas à terapia de reposição de fluidos. Conclusão: Crianças com malária podem desenvolver doença crônica renal. A lesão renal aguda associada ao protozoário, é um fator de risco para mortalidade e morbidade, além de estar relacionada ao desenvolvimento de distúrbios neurológicos. Os profissionais de saúde devem buscar alternativas interdisciplinares para evitar condições de azotemia nessas crianças, de modo a diminuir os casos de lesão renal aguda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva Júnior, Edivan Lourenço da, and Luisa Fernanda Camacho Gonzalez. "ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS COMO FATOR DE RISCO PARA A DIABETES." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1220.

Full text
Abstract:
Introdução: O excessivo consumo de alimentos ultraprocessados, feitos a partir de ingredientes industriais, está entre as principais causas do aumento da incidência de doenças crônicas em âmbito mundial, juntamente com o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e inatividade física. Esta prática alimentar também promove a incidência de distúrbios nutricionais e a ingestão excessiva de calorias, contribuindo para o aumento da incidência da Diabetes entre a população. Objetivos: Analisar o excessivo consumo de alimentos ultraprocessados e sua influência no aparecimento da Diabetes. Material e métodos: Foi realizada uma revisão de literatura através de consulta nas bases de dados Scielo, PubMed, LILACS e Google Acadêmico, tendo como critério de inclusão publicações de artigos sobre a temática abordada dos últimos cinco anos. Resultados: A Diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela incapacidade ou ineficiência do pâncreas em produzir insulina, levando os pacientes à hiperglicemia crônica, além de alterações na produção hepática da glicose. Neste contexto, diversos estudos apontam que a má qualidade dos alimentos, como os ultraprocessados, tem influência direta no surgimento da Diabetes entre a população. Este tipo de alimentação facilita a alta ingestão de ácidos graxos saturados e carboidratos simples, aumentando os riscos de sobrepeso e obesidade e, consequentemente, a possibilidade de incidência desta enfermidade. Ademais, outro fator preocupante é a presença precoce deste tipo de alimentos na nutrição de crianças menores de vinte e quatro meses de idade, propiciando a redução da proteção imunológica e o desencadeamento de processos alérgicos, com prejuízo ao crescimento e desenvolvimento infantil. Conclusão: Constatou-se através da análise da literatura existente que a inadequação alimentar é um dos principais fatores de risco modificáveis no tratamento da Diabetes. Tendo-se em vista a constante presença de alimentos ultraprocessados na dieta da população, e seus impactos negativos para a saúde, se faz necessário o desenvolvimento de políticas públicas com o intuito de combater o avanço do consumo destes alimentos. Nesse contexto, a educação alimentar e nutricional possui posição de destaque, juntamente com o tratamento medicamentoso, proporcionando aos pacientes uma melhor qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography