Academic literature on the topic 'Diversificação precoce'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Diversificação precoce.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Diversificação precoce"

1

Silva, Diana e., Laura Nóbrega, Ana Valente, Cláudia Dias, Feliciana Almeida, José Luís Cruz, Edgar Neves, Caldas Afonso, and António Guerra. "Aleitamento materno e caracterização dos hábitos alimentares na primeira infância: experiência de São Tomé e Príncipe." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 14, no. 3 (September 2014): 269–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292014000300008.

Full text
Abstract:
Objetivos: avaliação da amamentação, da diversificação e frequência alimentar, em crianças de São Tomé e Príncipe (STP). Métodos: trata-se de uma amostra constituída por 1285 crianças. O protocolo incluiu a prevalência do aleitamento materno exclusivo (AME) e Total (AMT), início da diversificação alimentar (DA) e um questionário de frequência alimentar. O tratamento estatístico foi efetuado no SPSS®. Os resultados foram apresentados de acordo com o total da amostra. Resultados: 45,5% são do sexo feminino e a média de idades 26±18 meses. 46,6% fez AME até aos 6 meses (média 5±2). A média de AMT foi 12±7 meses e o início da DA aos 6±3 meses (mediana=6), sendo as farinhas e a canja de peixe os primeiros alimentos oferecidos. 42% das crianças são incluídas na dieta familiar aos 7±3 meses (mediana=6). Elevada porcentagem de crianças nunca ingere: leite de vaca (74%) ou iogurte (40%), contrariamente ao elevado consumo de óleo alimentar (34%) e açúcar (33%). A idade média de iniciação da cerveja é aos 18±12 meses e vinho de palma 13±10 meses. Conclusões: observa-se uma elevada prevalência de AME e uma precoce introdução da DA. Embora existam recursos alimentares disponíveis, não há informação/ formação adequada para elaborar um plano alimentar saudável durante a infância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bruel, Ana Lorena, and Tiago Lisboa Bartholo. "Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública municipal do Rio de Janeiro: transição entre os segmentos do ensino fundamental." Revista Brasileira de Educação 17, no. 50 (August 2012): 303–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782012000200004.

Full text
Abstract:
O estudo analisa os procedimentos de transferência de alunos entre o primeiro e o segundo segmento do ensino fundamental, em escolas públicas comuns da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. Objetiva identificar fatores que condicionam a chance de acesso a escolas que obtiveram bons resultados em avaliações nacionais. Focaliza escolas de dois bairros vizinhos da zona norte da cidade, com grande diversificação entre os estabelecimentos no que diz respeito aos resultados e ao nível socioeconômico da população atendida. O estudo foi desenvolvido com base a partir da análise das trajetórias escolares dos alunos desses estabelecimentos entre 2008 e 2009. Os resultados indicam que a transferência de alunos no período de transição analisado não é aleatória e cria um cenário de homogeneização das escolas investigadas. Os dados sugerem a definição precoce das trajetórias escolares desses alunos nos anos iniciais do ensino fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gil, Célia Regina Rodrigues, Bárbara Turini, Marcos Aparecido Sarria Cabrera, Marilda Kohatsu, and Sonia Maria Coutinho Orquiza. "Interação ensino, serviços e comunidade: desafios e perspectivas de uma experiência de ensino-aprendizagem na atenção básica." Revista Brasileira de Educação Médica 32, no. 2 (June 2008): 230–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022008000200011.

Full text
Abstract:
As Práticas de Interação Ensino, Serviço e Comunidade (PIN) são módulos curriculares do curso deMedicina da Universidade Estadual de Londrina e têm como objetivo possibilitar aos estudantes uma inserção nas Unidades Saúde da Família (USF) que lhes permita compreender os determinantes do processo saúde-doença, a importância das medidas de promoção e prevenção e da USF como espaço do cuidado. As atividades são desenvolvidas nos quatro primeiros anos do curso, em módulos de cerca de 102 horas, por meio de conteúdos seqüenciais construídos mediante mapas conceituais que abrangem desde o conhecimento do território até atividades médicas da atenção básica. Os resultados mais evidentes são: a diversificação dos cenários de ensino-aprendizagem, a inserção precoce dos estudantes na rede básica e o desenvolvimento de habilidades voltadas à humanização do atendimento e ao cuidado centrado no paciente. Como desafios, destacam-se a necessidade de tornar mais atrativas as práticas em saúde nas unidades locais afim de aumentar a adesão dos estudantes, docentes e das equipes locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silveira, José A. S., Natália S. Silva, Tatiane T. Albernaz, Henrique A. Bomjardim, Alessandra S. B. Reis, Carlos M. C. Oliveira, Marcos D. Duarte, and José D. Barbosa. "Estudo epidemiológico e clínico de afecções podais em bovinos de corte manejados extensivamente no sudeste do Pará." Pesquisa Veterinária Brasileira 38, no. 3 (March 2018): 367–73. http://dx.doi.org/10.1590/1678-5150-pvb-4411.

Full text
Abstract:
RESUMO: Foram avaliados os fatores epidemiológicos e as afecções podais de bovinos de corte no estado do Pará em 12 propriedades. Em todas foi realizado o estudo epidemiológico e em nove o estudo epidemiológico e o exame clínico dos animais. Nos centros de manejo foram observados fatores favoráveis a traumatismos nos dígitos dos bovinos, como piso das seringas calçado com pedras, troncos com exposição de ferragens e rampas dos embarcadores com pisos de pedras pontiagudas, além da falta de manutenção e erros estruturais. Em todas as fazendas observou-se um manejo inadequado dos animais. Em 91,7% das fazendas (11/12) havia piquetes com presença de troncos de árvores e 66,7% (8/12) apresentavam áreas de relevo inclinado com presença de pedras. Em 16,7% (2/12) das fazendas havia áreas de brejo com áreas alagadas. A sodomia foi relatada em todas as propriedades. Nenhuma fazenda adotava medidas profiláticas relacionadas às afecções podais. Foram examinados 498 bovinos entre fêmeas e machos. Os membros pélvicos foram mais acometidos, tanto nas fêmeas quanto nos machos. Foram diagnosticadas 629 lesões nas fêmeas, sendo as mais frequentes pododermatite séptica, deformações ungulares, pododermatite da sobreunha e dermatite digital. Nos machos diagnosticou-se 285 lesões e as mais frequentes foram pododermatite séptica, deformações ungulares e abrasão de talão. Conclui-se que erros de manejo associados às condições inadequadas das instalações foram fatores que contribuíram para a ocorrência de enfermidades podais em bovinos de corte nas fazendas estudadas; as características ambientais favoreceram o desenvolvimento das lesões; as associações de lesões foram mais prevalentes do que as simples, sendo diagnosticadas em animais em todas as fazendas estudadas; o diagnóstico precoce a campo não era realizado, o que contribuiu para aumentar a gravidade e a diversificação das afecções podais diagnosticadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Teixeira, Diana Neves, Sara Ramos Silva, and Margarida Rangel Henriques. "Crianças em acolhimento residencial: Conteúdo temático das suas narrativas de vida." Análise Psicológica 36, no. 1 (March 12, 2018): 1–14. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1245.

Full text
Abstract:
A narrativa é a forma privilegiada pelo ser humano para organizar a sua vida (Bruner, 2002), dando sentido a uma experiência que de outra forma seria caótica (Gonçalves, Korman & Angus, 2000). Entre o final da infância e início da adolescência surge a importância de construir sentido para a sua história de vida de forma a construir coerência pessoal (Pasupathi, Mansour & Brubaker, 2007). As crianças a viver em acolhimento residencial veem nesta tarefa o desafio adicional de construírem sentido em percursos de adversidade precoce, pautados por traumas e ruturas. Assim afigura-se pertinente estudar a forma como estas organizam as suas narrativas, nomeadamente os temas que incluem. A amostra foi constituída por 16 participantes com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos de idade (M=9.19; DP=1.68), em situação de acolhimento residencial. Foi realizada a Entrevista de Narrativa de Vida com Crianças (Henriques, Ribeiro & Saraiva, 2009), para a recolha das histórias. A análise temática das narrativas de vida permitiu identificar 27 temas, que se destacaram pela frequência com que surgiram no discurso das crianças. As narrativas apresentam uma multiplicidade temática, incluindo acontecimentos de vida normativos e, também, acontecimentos relacionados com a especificidade do seu percurso, remetendo para competência narrativa globalmente funcional. O conteúdo temático diversificado das narrativas salienta, ainda, a importância de se criarem espaços de conversação com as crianças em acolhimento residencial sem limitação de temas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribeiro Machado, Dora Margarida, Maria Fernanda Queirós da Mota, Manuel Alberto Morais Brás, and Eugénia Maria Garcia Jorge Anes. "Programas e respostas à saùde do idoso em Portugal." Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2, no. 1 (August 8, 2021): 501–8. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n1.v2.2104.

Full text
Abstract:
O processo de envelhecimento inicia-se à nascença e sabemos que a saúde não é uma questão aleatória, relaciona-se com escolhas, com o meio no qual se vive e com o acesso à saúde que se dispõe. O envelhecimento é diversificado, mas os profissionais tendem a generalizar os cuidados. Verificam-se políticas inadequadas, serviços desajustados, acessibilidade aos cuidados condicionada e consultas de Enfermagem desadequadas. É primordial que se analisem os documentos emanados pelas estruturas da saúde e se reflita numa prática de consulta direcionada para o idoso. O objetivo deste estudo é abordar a pertinência e aplicabilidade do Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas, do Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde, da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável e da proposta para o Plano Nacional de Saúde para as Demências, apresentando uma reflexão crítica sobre a implicação destas na prática de cuidados ao idoso. Da análise efetuada, concluímos que a tomada de decisão Portuguesa não reflete a implementação de medidas ao mesmo ritmo de outros países da UE. É urgente e pertinente a criação de um programa em exclusivo para as pessoas idosas, que valorize a realização periódica de avaliações dos utentes, permitindo a identificação precoce de alterações e, por outro lado, desenvolva um plano individual de cuidados personalizados a cada um deles. O paradigma Biomédico deve ser quebrado sendo essencial que se realize uma Consulta de Enfermagem ao Idoso estruturada, com recurso à avaliação de cinco vertentes: avaliação clínica cuidada; avaliação física; avaliação mental; avaliação funcional e; avaliação social. Na tomada de decisão, deve ser primordial a implementação de programas aos vários níveis de prevenção, no sentido de promover o estado de saúde e melhoria da qualidade de vida dos idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brito, Dorca Soares de Lima, and Aline Maira Da Silva. "Famílias de crianças com deficiência e escola comum: necessidades dos familiares e construção de parceria (Families of children with disabilities and the common school: family needs and partnership construction)." Revista Eletrônica de Educação 13, no. 3 (September 2, 2019): 1116. http://dx.doi.org/10.14244/198271992684.

Full text
Abstract:
The process of the school inclusion disabilities students’ cannot be broadly understood when the family is disregarded. The objective of this study was to characterize the needs of relatives of students who presented some kind of disability, in the schooling process of the regular education system in the city of Dourados/MS, and reflect upon rapprochement possibilities of school and family, based on such characterization. Survey research was developed through interviews, applied individually to 59 families of students with disabilities enrolled in four municipal schools. The most evident need expressed by family members was of receiving information. Few relatives affirmed they were able to rely on the contribution of other, non-relative caretakers and revealed high concern related to the future of the child with disabilities, as well as to their health. Frustration and anxiety (and also marital problems) were also revealed when the child with disabilities is not able to perform everyday tasks. On the other hand, the study revealed that family members have potential, such as making use of adaptation strategies, acceptance and positive perceptions regarding the disability. Most of the families have shown that they are satisfied with the school professionals and have expressed a desire to contribute to the better development of their children. With the presented profile, it is possible for school professionals to plan actions aimed at addressing such needs to some extent, as well as to enhance the present strengths, walking towards the empowerment of these families.ResumoO processo de inclusão escolar do aluno com deficiência não pode ser compreendido de forma ampla quando o âmbito familiar é desconsiderado. O objetivo geral do trabalho consistiu em caracterizar as necessidades de familiares de alunos que apresentavam algum tipo de deficiência, em processo de escolarização na rede regular de ensino de Dourados/MS, e refletir sobre possibilidades de aproximação entre escola e família, com base em tal caracterização. Foi desenvolvida pesquisa de levantamento por meio da realização de entrevistas, aplicadas individualmente junto a 59 familiares de alunos com deficiência matriculados em quatro escolas municipais. A necessidade mais evidente manifestada pelos familiares foi a de receber informações. Além disso, poucos familiares relataram poder contar com a colaboração de outros cuidadores fora da família e manifestaram elevado índice de preocupação relacionado ao futuro do filho com deficiência, assim como à saúde do mesmo. Também foi manifestada frustração e ansiedade quando o filho com deficiência não consegue desempenhar as tarefas do cotidiano, assim como problemas conjugais. Por outro lado, o estudo revelou que os familiares apresentam potencialidades, tais como fazer uso de estratégias de adaptação, aceitação e percepções positivas em relação à deficiência. Em sua maioria as famílias demonstraram satisfação com os profissionais da escola e manifestaram o desejo de contribuir para o melhor desenvolvimento de seus filhos. Diante do perfil apresentado, é possível para os profissionais da escola planejar ações que visem suprir tais necessidades, assim como potencializar os pontos fortes já apresentados, caminhando na direção do empoderamento dessas famílias.ResumenEl proceso de inclusión escolar del estudiante con discapacidad no puede ser comprendido de forma amplia cuando el ámbito familiar es desconsiderado. El objetivo general del trabajo consistió en caracterizar las necesidades de los familiares de los estudiantes que presentaban algún tipo de discapacidad, en el proceso de escolarización en la red regular de enseñanza de Dourados/MS, así como reflexionar sobre las posibilidades de acercamiento entre la escuela y la familia. Se desarrolló una investigación de la encuesta por medio de la realización de entrevistas, aplicadas individualmente junto a 59 familiares de alumnos con discapacidad matriculados en cuatro escuelas municipales. Con relación a las necesidades, la más evidente manifestada por los familiares fue la de recibir información. Además, pocos familiares relataron poder contar con la colaboración de otros cuidadores fuera de la familia y manifestaron un alto índice de preocupación relacionado al futuro de su hijo con discapacidad, al igual que la salud del mismo. También se manifestó frustración y ansiedad cuando su hijo con discapacidad no logra desempeñar las tareas de lo cotidiano, así como problemas conyugales. Por otro lado, el estudio reveló que los familiares presentan potencialidades, tales como hacer uso de estrategias de adaptación, aceptación y percepciones positivas en relación a la discapacidad. En su mayoría las familias demostraron su satisfacción con los profesionales de la escuela y manifestaron el deseo de contribuir aún mejor desarrollo de sus hijos. Ante el perfil presentado, es posible para los profesionales de la escuela planificar acciones que apunten a suplir tales necesidades, así como potenciar los puntos fuertes ya presentados, caminando hacia el empoderamiento de esas familias.Palabras clave: Familia, Relación escuela-familia, Inclusión escolar.Palavras-chave: Família, Relação escola-família, Inclusão educacional.Keywords: Family, Family school relationship, Educational inclusion.ReferencesAIELLO, A. R. Família inclusiva. In: PALHARES, M. S.; MARTINS, S. C. T. (Orgs). Escola inclusiva. 1ª edição. São Carlos: EdUFSCar, 2002, 286 p.ARAÚJO, R. M. Empoderando pais para a luta pelos direitos de seus filhos com deficiência: pesquisa ação emancipatória. 2011. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.BARBOSA, A. J. G.; DESSEN, M. A.; SILVA, N. L. P. Ajustamento conjugal. Comparação entre casais com e sem filhos com deficiência intelectual. Revista Psico-USF, Bragança Paulista, v. 20, n. 2, p. 297-308, 2015. Disponível em: <www.scielo.br http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712015200210>. Acesso em 10 de agosto de 2016.BOGO, M. L. F.; CAGNINI, Z. V. S.; RADUENZ, M. Momento do diagnóstico de deficiência: sentimentos e modificação na vida dos pais. 2014. Disponível em <https://psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/momento-do-diagnostico-de-deficiencia-sentimentos-e-modificacoes-na-vida-dos-pais> Acesso em 20 de dezembro de 2015.BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso 20 de maio de 2015.BRASIL. Lei nº 12.435, de 6 de Julho de 2011. Altera a Lei nº 8742, de dezembro de 1993 que dispõe sobre a organização da Assistência Social. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12435.htm>. Acesso em 12 de agosto de 2016.BRASIL. Lei nº. 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.sdh.gov.br/sobre/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos/termos-de-cooperacao/cooperacao internacional/editais-2015/2o-semestre/projeto-oei-bra-08-001-edital-no-63-2015>. Acesso em: 10/07/2015.BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. 1ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, 267 p.BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Trad. André de Carvalho-Barreto. 1ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2011.BRUNHARA, F.; PETEAN, E. B. L. Mães e filhos especiais: reações, sentimentos e explicações à deficiência da criança. Revista Paidéia, 1999. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/paideia/v9n16/04.pdf Acesso em 30 de setembro de 2016BURD, M. Novas configurações familiares: desafios e soluções para terapia familiar com pacientes crônicos. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.CASTRO, M.; REGATTIERI, M. Interação família-escola: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009.CIA, F.;CHRISTOVAM, A. C. C. Comportamentos de pais e professores para promoção da relação família e escola de pré-escolares incluídos. Revista Educação Especial, v. 29, n. 54 p. 133-146, jan. /abr. 2016. Santa Maria. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em 10 de julho de 2016.COZBY, P. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. Tradução Paula Inez Cunha Ganade, Emma Otta; revisão técnica José de Oliveira Siqueira. São Paulo: Atlas, 2003.GUALDA, D. S.; BORGES, L.; CIA, F. Famílias de crianças com necessidades educacionais especiais: recursos e necessidades de apoio. 2013. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/5379>. Acesso em: 20 de agosto de 2015.GUALDA, D. S.; BORGES, L.; CIA, F. Relação Família e Escola e Educação Especial: Opinião de Professores. Revista Educação: Teoria e Prática. Jan.-abr. 2015, Vol. 25 Issue 48, p168-185. 18p.HANSEL, A. F.; BOLSANELLO, M. A. O Envolvimento Parental nos Programas de Estimulação Precoce. In: SHIZUKO, D. F. et al. (Org.) Família e educação especial. Londrina: ABPEE, 2009. 136 p. (Série Estudos Multidisciplinares de Educação Especial, n. 7).MARCONDES, K. H. B.; SIGOLO, S. R. R. L. Comunicação e Envolvimento: Possibilidades de Interconexões entre Família-escola. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v22n51/11.pdf>. Acesso em: 10 de maio de 2015.MARTINS, M. F. A. Efeitos de um programa de atenção diversificado às mães de alunos severamente prejudicados. 2006. 165f. Tese (Doutorado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.MATURANA, A. P. P. M.; CIA, F. Educação especial e a relação família-escola: análise da produção científica de teses e dissertações. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 349-358, mai./ago. de 2015.MENDONÇA, C. Desafio da Inclusão Escolar e a Importância da Parceria entre a Escola e a Família: um Estudo de Caso. 2014. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6170/1/20905140.pdf>. Acesso em 03 de junho de 2015.MILLER, N. B. Ninguém é perfeito. Tradução Lúcia Helena Reily. - Campinas, SP: Papirus, 1995. - (Coleção educação especial).OLIVEIRA, I. G. de; POLETTO, M. Vivências emocionais de mães e pais de filhos com deficiência. SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, Revista da SPAGESP, 16(2), 102-119, 2015.PANIAGUA, G. As famílias de crianças com necessidades educativas especiais. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. e col, tradução de Fátima Murad, Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais, volume 3, 2ª edição, Porto Alegre: Artmed, 2004.POLONIA, A. C.; DESSEN, M. A. Família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf>. Acesso em 10 de novembro de 2016SÁ, S. M. P.; RABINOVICH, E. P. Compreendendo a família da criança com deficiência física. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 16(1): 68-84, 2006.SILVA, A. M. Buscando componentes da parceria colaborativa na escola entre família de crianças com deficiência e profissionais. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.SILVA, A. M. Conhecendo as necessidades de familiares de alunos de educação infantil especial. Monografia de Graduação em Psicologia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, 2004.SILVA, A. M.; CABRAL, L. S. A.; MARTINS, M, de F. A. Abordagem relacional entre família e escola inclusiva sob as perspectivas de professores. Revista Interfaces da Educ., Paranaíba, v.7, n.19, p.191-205, 2016.SZYMANZKI, H. A relação família/escola: desafios e perspectivas. 1ª ed. Brasília: Plano Editora, 2003, 96 p.TAANILA, A.; SYRJALA, L.; KOKKONEM, J. JARVELIN, R. Coping of parents with physically and/or intellectually disabled children. Child: Care, Health & Developmental, 28 (1), 2002, 73-86.TAVARES. C. M. M.; NOGUEIRA. Relação Família-Escola: possibilidades e desafios para a construção de uma parceria. Revista Formação Docente, v. 5, n. 1, 2013.TURNBULL, H. R.; GUESS, D.; TURNBULL, A. P. Vox populiand baby doe. Mental Retardation, v. 26, p.127 - 132, 1988.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Missio, Fabrício José, and José Luis Oreiro. "Convergência para o equilíbrio no modelo keynesiano: algumas considerações." História Econômica & História de Empresas 14, no. 1 (July 18, 2012). http://dx.doi.org/10.29182/hehe.v14i1.37.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a contribuição da Bolsa de Valores para o processo de modernização econômica de São Paulo na virada dos séculos XIX e XX. Seu conteúdo mostra que a Bolsa se desenvolveu rapidamente: de um mercado limitado, informal para o mais importante locus de capital financeiro industrial de São Paulo no curto período de tempo de duas décadas. Embora a Bolsa não apareça como tendo tido uma participação institucional marcante no financiamento de empresas, fica claro que o surto de atividades nesse mercado de capitais durante as primeiras décadas do século XX teve como resultado uma contribuição significativa para a precoce e rápida diversificação econômica de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hanley, Anne. "A bolsa de Valores e o financiamento de empresas em São Paulo, 1886-1917." História Econômica & História de Empresas 4, no. 1 (July 18, 2012). http://dx.doi.org/10.29182/hehe.v4i1.89.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a contribuição da Bolsa de Valores para o processo de modernização econômica de São Paulo na virada dos sé-culos XIX e XX. Seu conteúdo mostra que a Bolsa se desenvolveu rapidamente: de um mercado limitado, informal para o mais importante locus de capital financeiro industrial de São Paulo no curto período de tempo de duas décadas. Embora a Bolsa não apareça como tendo tido uma participação institucional marcante no financiamento de empresas, fica claro que o surto de atividades nesse mercado de capitais durante as primeiras décadas do século XX teve como resultado uma contribuição significativa para a precoce e rápida diversificação econômica de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Colley, Eduardo. "Moluscos terrestres e a malacologia paranaense: histórico e importância no cenário nacional." Estudos de Biologia 34, no. 82 (November 27, 2012). http://dx.doi.org/10.7213/estud.biol.6127.

Full text
Abstract:
Os moluscos terrestres são gastrópodos que formam um grupo bastante diversificado, com cerca de 700 espécies registradas para o Brasil, das quais 42 ocorrem no Paraná. O histórico da malacologia no estado está diretamente ligado à criação do Museu Paranaense, instituído em 25 de setembro de 1876. Desde seu surgimento até quase a metade do século XX, o acervo malacológico daquele museu era composto, basicamente, por conchas de moluscos marinhos obtidos em sambaquis. Apenas em 1940, o estudo dos gastrópodes terrestres ganhou destaque, com o trabalho realizado por Lange-de-Morretes. Autor dos principais estudos sobre malacologia no Paraná e do primeiro catálogo de moluscos do Brasil,publicado em 1949, Lange-de-Morretes organizou uma coleção com mais de 2.000 espécimes, provenientes de todas as regiões do estado. A morte precoce do pesquisador, em 1954, gerou uma estagnação da malacologia paranaense, e,atualmente, o conhecimento sobre os moluscos terrestres no Estado do Paraná permanece incipiente. Nesse sentido, muitos desses moluscos devem estar sendo extintos, antes de serem devidamente conhecidos, culminando em significativas perdas ambientais, econômicas e para a saúde humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Diversificação precoce"

1

Meireles, Romão Maciel Paiva. "A transferência de habilidades cognitivas em jogos desportivos colectivos." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3160.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto, Especialização em Jogos Desportivos Colectivos
A análise de comportamentos da tomada de decisão e do reconhecimento de padrões tem sido alvo de múltiplas investigações no âmbito desportivo nas últimas décadas. O objectivo do presente estudo foi verificar e identificar a transferência de habilidades cognitivas entre Jogos Desportivos Colectivos em função do nível competitivo e das experiências prévias dos atletas. Neste sentido, para a realização deste estudo recorremos a 25 atletas com idade média e desvio padrão de 23,6±4,0 onde foi apresentada uma tarefa adaptada de Abernethy et al. (2005) que consistia no reconhecimento de padrões, com o objectivo de examinar a respectiva capacidade dos atletas com diferentes níveis de habilidade e perícia em domínios específicos, para recordar padrões estruturados de jogo de diferentes Jogos Desportivos Colectivos. Os resultados encontrados mostraram que os indivíduos de experimentação especializada foram os que obtiveram melhor média de acertos para as modalidades de futebol, andebol e basquetebol. Foi possível concluir ainda que, estes indivíduos adquiram capacidades de memorização de padrões não só na sua modalidade de especialização como também para outras modalidades de Jogos Desportivos Colectivos, sugerindo assim a possibilidade de transferência de habilidades cognitivas entre modalidades.
The analysis of behaviors in decision-making and pattern recognition has been the target of multiple investigations in sports in the last decades. The purpose of this study was to verify and identify the transfer of cognitive skills between collective sports games according to the competitive level and previous experience of the players. Therefore, to perform this study we turn to 25 athletes with a mean age and standard deviation of 23.6 ± 4.0, where it was presented an adapted task from Abernethy et al. (2005) consisting in a recognition of patterns in order to examine the capability of players with different skill levels and expertise in specific fields, to recall structured game patterns of different collective sports games. The results showed that individuals who had specialized experimentation, had at same time better batting average for the football, handball and basketball modalities. It was still possible to conclude that these individuals acquire patterns memorization skills not only in their type of sport expertise, as well as for other forms of collective sports games, thus suggesting the possibility of transfer cognitive skills between modalities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography