To see the other types of publications on this topic, follow the link: Divisão racial.

Journal articles on the topic 'Divisão racial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Divisão racial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Alves, Leonardo Dias. "A divisão racial do trabalho como um ordenamento do racismo estrutural." Revista Katálysis 25, no. 2 (2022): 212–21. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e84641.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo situa a divisão racial do trabalho no capitalismo como uma categoria fundamental para analisar o racismo estrutural no mercado de trabalho assalariado. Assim, o presente artigo, com o objetivo de analisar a sedimentação da divisão racial do trabalho na formação social brasileira, parte da compreensão de que os elementos do complexo escravismo –– modo de produção, escravizado e trabalho — são bases da formação do capitalismo e do racismo desenvolvidos no Brasil. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e banco de dados, utilizando o método materialista histórico-dialét
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mazzei Nogueira, Claudia, and Rachel Gouveia Passos. "A DIVISÃO SOCIOSSEXUAL E RACIAL DO TRABALHO NO CENÁRIO DE EPIDEMIA DO COVID-19: considerações a partir de Heleieth Saffioti." Caderno CRH 33 (December 22, 2020): 020029. http://dx.doi.org/10.9771/ccrh.v33i0.36118.

Full text
Abstract:
<p>No presente artigo objetivamos analisar os impactos da pandemia do vírus COVID-19 sobre a divisão sociossexual e racial do trabalho no cenário brasileiro. A partir das pesquisas desenvolvidas pela(o/a)s autor(o/a) s sobre o trabalho feminino, procurou-se destacar o trabalho doméstico e de cuidados compreendendo que esse é executado majoritariamente pelas mulheres negras e pobres. Nesse caminho, o texto está divido em duas partes: na primeira, propomos dialogar com Heleieth Saffioti – pioneira para a compreensão do lugar social da mulher no capitalismo – em torno do tema da divisão soc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Garcia, Pedro Klein. "Apartheid: Uma Contribuição da Geografia." Revista de Iniciação Científica da FFC - (Cessada) 19, no. 1 (2020): 5–12. http://dx.doi.org/10.36311/1415-8612.2019.v19n1.p5-12.

Full text
Abstract:
Apresenta-se dados sul-africanos sobre população, língua, etnia, divisão religiosa, divisão política e economia seguidos de um histórico sobre o Apartheid. Em um terceiro momento, relaciona-se os itens supracitados com a segregação racial e conclui-se em favor da ideia de que tal política tinha como principal motivação o capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alves, Leonardo Dias. "O escravizado enquanto ser social: análise crítica do escravismo moderno brasileiro." Argumentum 16, no. 2 (2024): 87–99. http://dx.doi.org/10.47456/argumentum.v16i2.39903.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de evidenciar a institucionalização do escravismo moderno e a transformação dos seres sociais em escravizados como o ponto de partida para analisar a divisão racial do trabalho no processo histórico brasileiro. A compreensão do escravizado enquanto ser social tem por objetivo fugir das análises que restringem o escravizado à perspectiva de coisa. Busca-se analisá-lo a partir da ontologia do ser social marxista, tendo por fundamento a exploração da força de trabalho escravizada e a institucionalização do escravismo moderno enquanto o modo de produção que predominou no
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Cristiane Luiza Sabino de. "A indissociabilidade entre racismo e superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente." Serviço Social & Sociedade 146, no. 1 (2023): 16–35. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.301.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo aponta a relação indissociável entre o racismo e a superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Evidencia como a hierarquização racial cria base ideológica de dominação necessária à dinâmica da economia dependente e à superexploração. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica, com a revisão de literaturas assentadas na crítica marxista da economia política e no entendimento da divisão social, sexual e racial do trabalho como chave analítica fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Siqueira, Mirele Hashimoto. "PENSANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO DEPENDENTE: uma questão contemporânea para o Serviço Social." Revista de Políticas Públicas 25, no. 2 (2022): 687. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v25n2p687-700.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as relações étnico-raciais no contexto da realidade latino-americana dependente, buscando aferir de que maneira o traço histórico da dependência intensifica a questão racial. Partindo do pressuposto de que a América Latina está inserida numa posição periférica na divisão internacional do trabalho, os países deste continente estabelecem um intercâmbio desigual com os países do centro, adotando um modelo de desenvolvimento para fora e, portanto, externo. Nesta perspectiva, através de uma pesquisa bibliográfica, compreende que a questão racial as
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Tales Araújo. "A questão racial em “O custo dos direitos”." Mosaico 12, no. 19 (2021): 262–68. http://dx.doi.org/10.12660/rm.v12n19.2020.82269.

Full text
Abstract:
Resenha crítica do livro “O custo dos direitos: por que a liberdade depende dos impostos”, de Stephen Holmes e Cass R. Sunstein, em que os autores discutem a teoria dos direitos fundamentais para além da limitada divisão entre direitos positivos e negativos, revelando que até mesmo aqueles didaticamente conhecidos como de primeira dimensão, como a liberdade e a propriedade, geram custos para o Estado. Aqui, evidencia-se a ligação dessas discussões às questões raciais, principalmente a partir da visão dos direitos sociais como acordos, concebida pelos autores na obra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Belo, Pollyane. "Inscrição da escala racial negra no arquivo colonial português." Perspectiva Filosófica 51, no. 3 (2024): 337–64. http://dx.doi.org/10.51359/2357-9986.2024.260208.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende revisar as articulações representativas e materiais da descrição da gradação racial negra em Chronica do descobrimento e a conquista da Guiné (Azurara, [1453] 1851). O texto explora como a categorização racial serviu ao controle colonial e a diferenciação entre grupos. A análise se concentra em dois pontos principais: a) a criação das divisões intergrupal (colonizadores x colonizados) e intragrupal (divisão por tonalidades do grupo cativo) manipuladas pelo relato português; b) o papel de tradução e viabilização das pessoas cativas “mais claras” dentro do/ para o regime col
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Muradas, Daniela, and Flávia Souza Máximo Pereira. "Decolonialidade do saber e direito do trabalho brasileiro: sujeições interseccionais contemporâneas." Revista Direito e Práxis 9, no. 4 (2018): 2117–42. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8966/2018/30370.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo visa um diálogo entre decolonialidade do saber e a abordagem doutrinária dominante do núcleo protetivo do Direito do Trabalho Brasileiro:trabalho livre/subordinado. Busca-se extravasar continuidades de sujeições interseccionais estruturadas por uma divisão laboral racial-sexual, proveniente da colonização, nas relações de trabalho contemporâneas no Brasil, uma vez que tais sujeições permanecem invisibilizadas pela doutrina juslaboral prevalente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Uelber Barbosa. "SOBRE EMBRANQUECIMENTO, MISCIGENAÇÃO E APROPRIAÇÃO CULTURAL NO BRASIL." Cadernos CERU 28, no. 1 (2017): 165–74. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v28i1p165-174.

Full text
Abstract:
As implicações da ideologia racial no Brasil são tão massacrantes que – além de excluir e matar a população afro-brasileira – tem criado novas formas de divisão na sociedade, num claro exercício de manutenção do status quo das elites sociais. O reforço de teorias que corroboram com o ódio racial, ainda que seja valorizado certo tipo afro-brasilidade, é veemente criticado, sobretudo o multiculturalismo, através da contextualização da miscigenação e da teoria do embranquecimento. Neste sentido, ao centrar na história de vida de um afro-brasileiro, o texto busca desvendar o falso caminho da teori
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gomes, Cleidiane Colins, and Piedade Lino Videira. "Limitações da política educacional antirracista implementada pela Divisão Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação de Macapá-AP." Praxis Educativa 17 (2022): 1–19. http://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18432.070.

Full text
Abstract:
Este artigo contextualiza a aplicabilidade da legislação educacional antirracista nas escolas, por intermédio da Divisão Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação de Macapá/Amapá, a qual tem como função institucional preparar a própria instituição, bem como as escolas, corpo técnico, professores/as e estudantes para o cumprimento e a promoção de políticas educacionais que garantam o direito à educação pública à população negra e a grupos historicamente excluídos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, e, para a coleta de dados, realizou-se entrevista semiestruturada com a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pires, Francisco Quinteiro. "Mesmo campo, diferentes cores de pele." FuLiA/UFMG 7, no. 1 (2022): 182–202. http://dx.doi.org/10.35699/2526-4494.2022.34251.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga como processos de racialização e a ideologia do colorismo operam nos jogos de futebol disputados, na cidade de São Paulo, entre times de brasileiros negros contra times de brasileiros brancos entre 1927 e 1939 e em uma partida de 2003 registrada pelo documentário Preto contra branco. Com base em interpretações de autores que analisaram textos jornalísticos sobre essas partidas, ele argumenta que esses jogos encarnam narrativas políticas que se contrapõem à ideologia do colorismo. Essas disputas também estabelecem uma divisão racial semelhante à regra da gota única nos Est
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Sílvio Ribeiro da. "A (in)existência de abordagem e representação do negro no livro didático de português." Domínios de Lingu@gem 4, no. 2 (2011): 19–32. http://dx.doi.org/10.14393/dl8-v4n2a2010-3.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresento uma análise da abordagem e representação do negro no livro didático de Língua Portuguesa (LDP). O principal objetivo é discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial no LDP, observando se a representação do negro é feita ou não de maneira estereotipada e preconceituosa. A análise do tipo apreciativo-valorativa incidiu sobre a forma como uma coleção de LDP aborda e representa o negro na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. Tudo isso poss
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Wacquant, Loïc J. D. "Três premissas perniciosas no estudo do gueto norte-americano." Mana 2, no. 2 (1996): 145–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93131996000200006.

Full text
Abstract:
Este artigo é um exame crítico de três premissas que dominaram e viciaram o debate recente sobre divisão racial e pobreza urbana nos Estados Unidos: a) diluir a noção de gueto fazendo-a designar simplesmente uma área urbana de intensa pobreza, o que obscurece a base racial da pobreza e despe o termo de seu significado histórico e de seus conteúdos institucionais; b) a idéia de que o gueto é uma formação social "desorganizada" que pode ser analisada em termos de falta e deficiências, sem identificar os princípios subjacentes à sua ordem interna; c) exotizar o gueto e seus moradores, ou seja, en
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Sousa, Valmiene Florindo Farias, and Teresa Cristina Esmeraldo Bezerra. "Mulheres trabalhadoras em tempos de capital: fundamentos, resistências e sobreposições de trabalho." Perspectivas Sociais 10, no. 02 (2024): 177–95. https://doi.org/10.15210/rps.v10i02.26892.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta uma reflexão teórica sobre os fundamentos do trabalho de mulheres em tempos de capital, com base em uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir da teoria social crítica da história do trabalho das mulheres no capitalismo, com ênfase nas pesquisas que tratam da divisão sexual do trabalho. Com base nestes fundamentos, objetiva-se articular uma análise sobre as transformações no mundo do trabalho e suas implicações para a vida das mulheres trabalhadoras. Na discussão teórico-crítica, considera-se que as adversidades da precarização do trabalho afetam as mulheres
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pinto, Simone Rodrigues. "Haiti: Aspectos Socio-Históricos Internos e Emigração." Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas 13, no. 3 (2019): 364–87. http://dx.doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n3.2019.24646.

Full text
Abstract:
O Haiti, um Estado fundado constitucionalmente na igualdade entre negros e brancos, vive no cotidiano uma cruel divisão racial entre negros e mulatos, uma complexa relação com os estrangeiros e, apesar da imensa riqueza geográfica e cultural, fraqueza e corrupção institucional paralisam seu desenvolvimento. Este texto se propõe a uma breve análise sócio-histórica, explanada de forma cronológica e linear para facilitar o encadeamento dos eventos, a fim de dar subsídios para a compreensão de alguns desses paradoxos e dos motivos do grande número de haitianos que emigram deste país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Renata Meira Veras and Sheyla Fernandes. "A EDUCAÇÃO ETNICO-RACIAL COMO BASE PARA UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES." New Trends in Qualitative Research 20, no. 1 (2024): e810. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.20.1.2024.e810.

Full text
Abstract:
Os regimes coloniais são racialmente organizados e o racismo é o principal instrumento de organização e controle da população negra. Assim, partimos do pressuposto de que o sistema educacional tem implicação direta nas práticas racistas, uma vez que os conteúdos e currículos são produtos de valores e crenças assentadas em uma visão de mundo hierarquicamente organizada a partir da diferenciação racial. Sendo assim, neste capítulo iremos refletir sobre o papel da decolonização dos currículos dos cursos de licenciatura através da educação étnico-racial na construção de crenças desassociadas da di
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Loureiro, Pedro Mendes, and Graham Denyer Willis. "A Expansão dos sistemas penitenciários de Mato Grosso e do Centro-Oeste vista pelos dados do Infopen." Boletim de Análise Político-Institucional (BAPI): n. 38 38 (April 14, 2025): 75–93. https://doi.org/10.38116/bapi38art6.

Full text
Abstract:
Este artigo explora o potencial de dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) para estudos comparativos sobre os sistemas penitenciários brasileiros, focando a região Centro-Oeste e o estado de Mato Grosso. Para além de uma apresentação da fonte, mapeiam-se, de maneira ilustrativa, alguns traços dos sistemas como formato e intensidade da expansão, seletividade racial e feminização. Argumenta-se que o Centro-Oeste tem uma divisão interna em seus sistemas, com Mato Grosso do Sul e Mato Grosso assemelhando-se mais a outras Unidades da Federação (UFs) da região Norte, c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ferraz, Francisco Cesar Alves. "“Todas as falhas e virtudes desse povo”: considerações sobre a composição racial da Força Expedicionária Brasileira." Antíteses 13, no. 25 (2020): 242. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n25p242.

Full text
Abstract:
Entre 1944 e 1945, o Brasil enviou um pequeno exército de 25 mil homens, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), para combater as forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial. Essa força foi caracterizada por ser a única combatente, em toda a guerra, que foi integrada, em termos raciais. Tão importante quanto a integração, a composição da FEB foi retratada, na época e na memória coletiva, como uma “amostra racial” do Brasil. Essa imagem de relações raciais harmônicas também ajudou a alimentar o mito da democracia racial. O objetivo deste artigo é revisar a formação racial da FEB, verificando a do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sales Queiroz, Rodrigo. "Articulando classe, sexo/gênero e raça na leitura da formação social brasileira." Temporalis 25, no. 49 (2025): 222–36. https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p222-236.

Full text
Abstract:
Este artigo versa sobre a interação entre as matrizes de dominação, exploração e opressão nas sociedades estratificadas, com enfoque nas particularidades do escravismo colonial e capitalismo brasileiro, articulando classe, sexo/gênero e raça para o debate sobre a formação social brasileira. O texto, escrito através de uma revisão narrativa de literatura, perfaz-se por meio de uma leitura materialista histórica da realidade e tem como objetivo geral apresentar contribuições para uma análise da relação entre a divisão sexual e a divisão racial do trabalho, e a formação social do Brasil. Para tan
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Esteves, Vivian Colella. "Um alerta feminista para a educação das crianças pequenas: contra os “rachismos” na infância." Zero-a-Seis 22, Especial (2020): 1515–29. http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1515.

Full text
Abstract:
O livro organizado por Adriana Alves Silva, Ana Lúcia Goulart de Faria e Daniela Finco, reúne pesquisas que dão visibilidade à luta feminista e ao processo de descolonização na primeira etapa da educação básica, fazendo a interlocução dos Estudos de Gênero e dos Feminismos interseccionados com as questões da Educação Infantil. A obra, dividida em duas partes, apresenta pesquisas com crianças realizadas em creches, pré-escolas e brinquedotecas, bem como traz abordagens sobre desigualdades sociais, racismo, divisão sexual e racial do trabalho, formação de professoras/es, entre outros assuntos qu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Abdalla, Julia. "Do outro lado do mundo branco:." Teoria e Cultura 19, no. 1 (2024): 164–78. https://doi.org/10.34019/2318-101x.2024.v19.43446.

Full text
Abstract:
O texto investiga as percepções e narrações da cidade nos feminismos negros contemporâneos a partir de um trabalho etnográfico com ativistas no Sudeste do Brasil entre 2016 e 2018. Centrando-me nas trajetórias urbanas da comunidade negra e, em particular, das trabalhadoras domésticas e sexuais, procuro demonstrar como esses debates consideram as relações entre gênero, raça e espaço urbano na formação e transformação das cidades no pós-abolição. A partir da dinâmica desenhada por essas ativistas, constituída por espaços de confinamento e trânsitos possíveis, é possível ver o enredamento de pape
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Mello, Nathália Alice De Sousa, and Rainer Bomfim. "(De)colonialidade de gênero no mercado laboral: sujeições interseccionais das sujeitas trabalhadoras." Cadernos de Direito 21, no. 40 (2022): 43–59. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1228/cd.v21n40p43-59.

Full text
Abstract:
Objetiva-se, por meio da vertente metodológica jurídico-sociológica, tratar sobre as influências do período colonial no Brasil sobre a divisão racial-sexual do trabalho e as desigualdades a partir das funções desempenhadas pelas mulheres enquanto força de trabalho. Para tanto, busca-se encontrar o nexo entre a colonização e as sujeições interseccionais atuais no mercado de trabalho da cidade enfrentadas pelas mulheres, tendo em vista as discriminações provenientes da colonialidade do poder e de gênero. A discriminação interseccional é uma realidade plenamente perceptível no trabalho feminino,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Tanure, Renata Guimarães Andrade. ""Que horas elas voltam?"." Boletim Científico Escola Superior do Ministério Público da União, no. 59 (April 2, 2024): 431–52. https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2022.n59.431-452.

Full text
Abstract:
O estudo almeja realizar uma narrativa dos casos de resgate de empregadas domésticas encontradas em condições análogas à de escravo, bem como do cenário de privação da liberdade que lhes foi imposto durante os anos de pandemia. Para tanto, fez-se necessária a demonstração de como ocorre a divisão racial do trabalho – precisamente como os negros se inserem no mercado de trabalho brasileiro, tendo em vista que tais vítimas são delimitadas por dois marcadores sociais, a saber: a raça e o gênero. Nesse cenário, é possível verificar que o cenário pandêmico acentuou e revelou que vivemos em um País
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Bandeira, Felipe de Lima, and Girlian Silva de Sousa. "Racismo, subdesenvolvimento e desigualdade: tramas do tecido social brasileiro." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 9 (2024): e10989. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.9-360.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa compreender as relações entre desenvolvimento, subdesenvolvimento e racismo no Brasil. Parte-se da ideia de que embora as teorias sobre o desenvolvimento tenham avançado na caracterização e diagnósticos dos problemas centrais dos países periféricos, este enfoque negligenciou a questão racial, posto que suas conclusões não levaram em profundidade as implicações do racismo na sociedade brasileira. O subdesenvolvimento é uma conjunção histórica que não se explica enquanto atraso nacional, mas sim, como um projeto que repõe constantemente contradições históricas e que reconfigur
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Azevedo Bocchi, Aline Fernandes de, and Marília Giselda Rodrigues. "“Aviso de gatilho”: efeitos de corpo, testemunho e denúncia." Gragoatá 25 (July 31, 2020): 334–56. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v25iesp.34199.

Full text
Abstract:
Este artigo se inscreve no campo da Análise de Discurso e intenta discutir efeitos de corpo, testemunho e denúncia no poema “aviso de gatilho”, de Mariana Rocha Arduini, no qual o sujeito simboliza, por meio da escrita, a experiência da violência sexual. Para tanto, as análises problematizam questões constitutivas de suas condições de produção, como pertencimento, silenciamento e interseccionalidade e versam sobre os rastros de memória que permitem significar o poema como uma escrita de resistência à divisão racial e sexual do trabalho de escritura. Assim, procura-se compreender modos de simbo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Sabino, Ligia Mara. "PERCEPÇÕES DOS(AS) TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS(AS) EM EDUCAÇÃO SOBRE JORNADA DE 30 HORAS NA UFMG." Trabalho & Educação 30, no. 3 (2022): 209–10. http://dx.doi.org/10.35699/2238-037x.2021.35096.

Full text
Abstract:
O texto traz o resultado da pesquisa de mestrado profissional sobre as percepções dos/as técnico-administrativos/as em educação sobre o impacto da mudança da jornada de trabalho de 40h para 30h semanais nos processos de trabalho e na vida desses trabalhadores. A metodologia utilizada foi entrevista semiestruturadas, análise de material documental (dispositivos legais, documentos do sindicato, ofícios institucionais) e revisão bibliográfica. Concluímos que, somente a flexibilização da jornada de trabalho não garante qualidade de vida fora e dentro do trabalho, senão vier acompanhada de outros f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mendes, Diego Maradona da Hora, and Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas. "O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO MÉTODO DE PESQUISA PARA AS QUESTÕES RACIAIS:." Periferia 16, no. 1 (2024): e76843. http://dx.doi.org/10.12957/periferia.2024.76843.

Full text
Abstract:
O presente artigo teve por objetivo abordar as possibilidades de análise das questões raciais sob a lente do Materialismo Histórico-dialético (MHD) subsidiados por um recorte de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Nela foi utilizada, como corpus de análise, uma tese e uma dissertação – fundamentadas pelo MHD como método de pesquisa e o referendando na discussão racial. As pesquisas que compõem o corpus, em análise, possuem a Lei 10.639/03 e a educação antirracista como objeto de estudo e visam investigar como tem sido executada a implementação da referida lei, a partir da gestão educa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Hilário, Rosângela Aparecida, Melba De Souza Rodrigues, and Vinícius De Souza Santos. "ROMPER COM A COLONIALIDADE E EDUCAR PARA A LIBERDADE:." Revista Educação em Debate 43, no. 86 (2021): 330–47. http://dx.doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77999.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de uma ação desenvolvida em 2020, para contribuir na criação de estratégias para implantação de rotinas pedagógicas em uma escola de ensino fundamental I, na periferia de Porto Velho (RO), nos meses iniciais da pandemia do coronavírus. O estudo foi estruturado a partir de conceitos do feminismo negro (interseccionalidade e decolonialidade) de Audre Lorde (2019a, 2019b), bell hooks (2017), Conceição Evaristo (2014) e Lélia Gonzales (2020), articulando-se às narrativas de professoras na formação continuada com foco no enfrentamento ao novo “anormal”. Como resulta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Kussumi, Mirian Monteiro. "A reprodução social nas periferias do capitalismo global." Estudos de Sociologia 1, no. 30 (2024): 11–33. http://dx.doi.org/10.51359/2317-5427.2024.261859.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca apresentar como a reprodução social – que funciona como condição de possibilidade para a manutenção do capitalismo – se manifesta de modos diferentes a partir no eixo centro-periferia do sistema capitalista global. Enquanto a imagem da mulher como dona de casa teria sido amplamente difundida nos países de capitalismo avançado, observamos uma realidade distinta nas localidades periféricas. Tal ponto é perceptível atualmente na medida em que o trabalho reprodutivo é realizado na qualidade de atividades mal remuneradas e informais, performadas sobretudo por mulheres racial
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Apolinário Malgarezi, Vitor, and Fabrício Filisbino. "QUIS TOCAR O CÉU, TERMINOU NO CHÃO: APONTAMENTOS RACIAIS A PARTIR DA MÚSICA ISMÁLIA - EMICIDA." EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR 24, no. 2 (2024): 242–54. http://dx.doi.org/10.25110/educere.v24i2.2024-11277.

Full text
Abstract:
Considerando a música como uma linguagem reflexivo-afetiva, este artigo investiga os sentidos expressos na letra de um rap nacional. Com base na psicologia social, apresentamos e discutimos a canção Ismália, de Emicida, e suas reverberações. A análise da música utiliza a categoria de sofrimento ético-político para compreender os processos vivenciados pela população negra brasileira, mediada pela dialética da exclusão/inclusão social perversa. Destaca-se o caráter estrutural do racismo no Brasil, que influencia tanto a divisão racial do espaço quanto a produção de subjetividades com imaginários
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Adriana Benedita Azevedo da, and Maria Antonia Cardoso Nascimento. "A (Sub) Representação de Mulheres na Política Brasileira: entre lutas e conquistas." Revista Científica Gênero na Amazônia, no. 1 (October 3, 2022): 15. http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v0i21.13357.

Full text
Abstract:
Neste artigo, buscamos trazer para a discussão aspectos relativos à sub-representação feminina na política, com destaque para a particularidade brasileira. Para tanto, foi realizada uma abordagem que traz elementos históricos da luta feminina em torno da participação política, da movimentação internacional em busca de contribuir com a paridade de gênero, da implementação de cotas de gênero no Brasil. Por fim, analisamos os reflexos da divisão sexual do trabalho na inserção das mulheres nos espaços de poder político. A metodologia do trabalho consistiu em revisão bibliográfica, assim como pesqu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Araújo, Evelly. "Racismo e proibicionismo: Um retorno ao pensamento social do negro no Brasil." Revista Katálysis 26, no. 3 (2023): 426–35. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0259.2023.e93172.

Full text
Abstract:
Resumo Objetiva-se apreender os principais elementos da formação socio-histórica brasileira que sustentam e reforçam o racismo como estrutura indispensável para a consolidação do proibicionismo às drogas e sua matriz contemporânea estadunidense, com base em teóricos que contribuíram para o pensamento social do negro no Brasil. Há uma problemática fundamental na relação entre proibição e racismo: a eminência do trabalho livre, pós-abolição e a forma de integração do negro na constituição econômico-social do capitalismo dependente, desde o período de transição. Ou seja, há um atravessamento hist
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rezende, Nádia Bueno. "Instrução pública primária para negros e pobres no noroeste de Minas Gerais no início do século XX." Revista Brasileira de História da Educação 25, no. 1 (2024): e354. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e354.

Full text
Abstract:
O artigo problematiza a distribuição territorial e as condições das escolas públicas primárias do noroeste de Minas Gerais, nas décadas iniciais da República brasileira. Utilizamos o recorte teórico metodológico proposto por Veiga (2022), que aborda a divisão sociorracial da educação por meio da oferta escolar desigual. Verificamos, por parte do poder público, o privilégio concedido ao Grupo Escolar, localizado na porção urbana, apontada nas fontes documentais como um ponto isolado e excepcionalmente civilizado. Por outro lado, evidenciado pelo fechamento de escolas, não envio de mobiliário e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bertonha, João Fabio. "Estrangeiros na Wehrmacht e na Waffen-SS durante a Segunda Guerra Mundial: um "modelo nazista" de voluntariado?" Esboços: histórias em contextos globais 29, no. 52 (2023): 731–53. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e86321.

Full text
Abstract:
Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças armadas alemãs incorporaram às suas forças um número significativo de homens (voluntários e conscritos) sem a cidadania alemã, especialmente alemães étnicos e cidadãos de países ocupados pela Alemanha. O presente artigo visa apresentar o complexo sistema pelo qual milhões de estrangeiros acabaram participando do esforço de guerra alemão, suas motivações e a do Estado alemão. Uma especial ênfase é dedicada às especificidades do sistema nazista (especialmente a presença ostensiva da pirâmide racial e à divisão dos estrangeiros entre o Exército regular
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Mizusaki, Márcia. "MOVIMENTOS INDÍGENAS, GEOGRAFIA E MARXISMO NA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA: QUANDO “NOVOS” PERSONAGENS ENTRAM EM CENA/ Indigenous movements, Geography and Marxism in the Brazilian agrarian issue: when “news” characters get on the scene/ Movimientos Indígenas, geografías y marxismo en la cuestión agraria brasileña: cuando “nuevos” personajes entran en la escena." REVISTA NERA, no. 39 (November 7, 2017): 39–59. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i39.4896.

Full text
Abstract:
O artigo propõe-se a apresentar uma reflexão teórica a partir de referenciais marxistas e geográficos, sobre a atuação dos movimentos indígenas na América, em especial no Brasil, problematizando sobre os desafios da análise a partir do paradigma da luta de classes e apontando teoricamente a necessidade de ampliar o conceito, que não pode estar centrado exclusivamente numa categoria econômica. Destaca o caráter racial da divisão do trabalho implementado na América para a dominação colonial, apontando para a atuação dos movimentos indígenas que, ao reafirmarem modos particulares de existir e res
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Czelusniak, Patricia, and Fernando Vojniak. "O racismo estrutural e as condições do trabalho análogo à escravidão entre indígenas no Brasil: aspectos históricos e atuais." Escritas do Tempo 5, no. 13 (2024): 95–115. http://dx.doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v4.i13.2023.95115.

Full text
Abstract:
O racismo estrutural tem suas raízes no colonialismo e se mantém através da colonialidade do poder por meio da dominação e violência a povos considerados inferiores com base na hierarquia racial eurocêntrica. O mercado de trabalho assalariado brasileiro não absorveu as vítimas dessa estrutura e muitas delas se submetem ou são aliciadas a trabalhos precários, com jornadas exaustivas e sem condições mínimas para viver, como é o caso dos povos indígenas. Neste sentido, este artigo analisa o trabalho análogo à escravidão imposto a indígenas no Brasil a partir da noção de racismo estrutural, realiz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Penas, Thais Caroline Rodrigues, and Karla Ingrid Pinto Cuellar. "Racismo e machismo." Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 5, no. 1 (2021): 1333–44. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2018v5.p1333.

Full text
Abstract:
O processo de abolição dos negros e negras em situação de escravidão no Brasil durou cerca de 38 anos (DOMINGUES, 2007) e (RIBEIRO, 2008). Entretanto, após 138 anos da data de “abolição”, o racismo ainda é muito presente no cotidiano da população negra, se materializando através das relações sociais e do próprio Estado, caracterizando o racismo institucional. Essa violência dirigida ao povo negro deu ensejo a origem do movimento negro no país, que visa relatar situações onde a população negra sofre desagravos por preconceito. O objetivo geral do presente trabalho é trazer reflexões em torno da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nunes, Cynthia Maria Rocha, and Priscila Almeida Cunha Arantes. "Design afrofuturista na encruzilhada." Arcos Design 17, no. 2 (2024): 210–32. http://dx.doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.80796.

Full text
Abstract:
Este artigo busca estabelecer conexões existentes entre o Afrofuturismo e o design. Para tal, utiliza a perspectiva do cruzo, que entende os modos de fazer e pensar da hegemonia ocidental como insuficientes para produzir uma ciência múltipla em saberes e concepções, visto que tais paradigmas não abarcam perspectivas outras que fogem à sua própria racionalidade. Neste sentido, o artigo considera o design enquanto prática projetual de criação de modos de ser pensar e de criação de futuros. Partindo da concepção da divisão racial organizada pela lógica ocidental e colonial a fim de explicar por q
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Faria, Guélmer Júnior Almeida de. "Dez anos da “PEC das domésticas”: da eterna luta interseccional aos seus avanços e contradições." PerCursos 25 (July 24, 2024): e0506. http://dx.doi.org/10.5965/19847246252024e0506.

Full text
Abstract:
Ao longo dos últimos dez anos, desde a “PEC das domésticas” até a Lei nº. 150/2015, ainda é necessário compreender as realidades do trabalho doméstico e os aspectos sociais e culturais no processo de reconhecimento de direitos das trabalhadoras domésticas. Esta análise é contextualizada por meio de pesquisa bibliográfica concatenada com os dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (2022), de forma a verificar a realidade empírica do trabalho doméstico no Brasil sob uma perspectiva interseccional. Os resultados empíricos indicam a colonialidade do poder nas re
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Teixeira, Marilane, Paula Freitas, José Dari Krein, and Súllivan Pereira. "A DISTRIBUIÇÃO ENTRE TRABALHO PRODUTIVO E REPRODUTIVO EM TEMPO DE DESPADRONIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO." Caderno CRH 37 (December 19, 2024): e024030. https://doi.org/10.9771/ccrh.v37i0.60201.

Full text
Abstract:
O artigo analisa os impactos da tendência contemporânea de despadronização da jornada e de fragmentação do trabalho das pessoas ocupadas, a partir de um recorte de sexo e raça. Foram considerados os dados acerca da quantidade de horas de trabalho produtivo por marcadores sociais, assim como outras estatísticas disponíveis sobre a distribuição do tempo e as formas como mulheres e homens, pessoas brancas e negras organizam o tempo dedicado a reprodução social e como se dá a distribuição do tempo entre trabalho produtivo e reprodutivo considerando os marcadores de sexo e raça. A hipótese é que as
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Fonseca, Dora, and José Soeiro. "PRECARIEDADE, TRABALHADORES MIGRANTES E PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL EM PORTUGAL: mudanças no emprego e respostas sindicais." Caderno CRH 37 (December 28, 2024): e024044. https://doi.org/10.9771/ccrh.v37i0.61367.

Full text
Abstract:
A composição da força de trabalho em Portugal tem sofrido nas últimas décadas alterações estruturais, que caminham a par de mudanças de fundo na regulação do trabalho. Entre elas, destaca-se o significativo aumento da população estrangeira residente, que ultrapassava um quinto da classe trabalhadora em 2023. A reflexão sobre a precarização do trabalho não pode ignorar a presença crescente de trabalhadores migrantes, nomeadamente em setores como a administração e serviços de apoio, o alojamento e a restauração, a construção, as indústrias transformadoras, o trabalho em plataformas digitais (tra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Azevedo, Natália Tavares, Katya Regina Isaguirre Torres, and Carolina Dos Anjos Borba. "Gênero, território e decolonialidade: experiências e perspectivas no Brasil." Guaju 5, no. 1 (2019): 2. http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v5i1.68579.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, no Brasil e em toda a América Latina, tem se observado uma intensificação de conflitos territoriais e socioambientais envolvendo comunidades tradicionais, camponeses, povos originários e outros grupos que têm em sua territorialidade condição fundamental para reprodução da vida. Tal intensificação decorre dos modelos hegemônicos de ‘desenvolvimento’ que têm sido historicamente impostos à América Latina, expressão da colonialidade do poder constitutiva do sistema-mundo moderno/colonial/capitalista/patriarcal (GROSFOGUEL, 2008), baseado na classificação social, hierarquização
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Vidigal, Viviane, and Fabiane Albuquerque. "INTERSECÇÕES NO LABIRINTO." Revista da Faculdade Mineira de Direito 24, no. 47 (2021): 162–82. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-7999.2021v24n47p162-182.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como escopo discutir, sob uma vertente jurídico-sociológica, as implicações da raça, gênero e classe na divisão do trabalho, considerando de fundamental importância a abordagem interseccional para explicar qualquer questão social na sociedade brasileira. O Labirinto de Cristal é o conceito norteador dessa análise e diz respeito aos desafios e obstáculos enfrentados pelas mulheres em suas trajetórias laborais. A proposta deste artigo é realizar uma releitura da teoria que estrutura esse texto, incorporando a ela a abordagem da interseccionalidade, trazida por mulheres negras fem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Cerdas, Eliane, Nubea Rodrigues Xavier, Wilker Solidade da Silva, and Kelly Leticia da Silva Sakata. "História e cultura de pretas (os)." BARBAQUÁ 6 (December 12, 2024): e9057. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9057.

Full text
Abstract:
A proposta de extensão foi realizada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em parceria com o quilombo São Miguel, da cidade de Maracaju, tendo como objetivo aproximar a história e a cultura dos povos remascentes às/aos acadêmicas de educação. A ação justifica-se pela necessidade de se conhecer mais sobre a comunidade por meio de narrativas sobre ancestralidade, contribuições, história e organização coletiva do povo negro na região da serra de Maracaju. Como embasamento teórico, recorreu-se a autores como Gomes e Carneiro para discorrer sobre a divisão rac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Henrique, Ana Paula Guedes, and Maria Teresa Gonzaga Alves. "distribuição de matrículas no ensino superior presencial em Minas Gerais." Revista Pesquisa e Debate em Educação 14 (March 7, 2024): 1–21. http://dx.doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.40068.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é analisar a formação socioeconômica do estado de Minas Gerais e relacioná-la com as características de perfil dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior presenciais no ano de 2018. Como resultado notamos que nas regiões concentradas ao norte do estado, pobres e com população em sua maioria negra o ensino superior apresentou menores taxas de matrículas e se revelou ausente em determinadas microrregiões. Nessas áreas a presença de estudantes negros e do sexo feminino é superior. Já nas regiões mais ao sul do estado, com altas taxas de matrículas, os
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Bias, Rafael Borges de Souza. "O androcentrismo e o eurocentrismo do Direito do Trabalho: evidências sociológicas e empíricas." Revista de Informação Legislativa 59, no. 234 (2022): 89–114. https://doi.org/10.70015/ril_v59_n234_p89.

Full text
Abstract:
O artigo confronta o Direito do Trabalho à crítica feminista decolonial, com o propósito de refutar a teoria desse ramo jurídico, que afasta as mulheres de seu âmbito de proteção por ter como objeto central e quase exclusivo a relação de emprego por prazo indeterminado. Isso ocorre porque suas normas, definidas pela concepção masculina do ciclo da vida, inserem o homem na esfera produtiva e restringem a mulher, vista como sua dependente, à reprodução da força de trabalho. O estudo acrescenta à análise a crítica decolonial para demonstrar que os direitos são determinados por uma concepção abstr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Giovanetti, Márcia Regina, Naila Janilde Seabra Santos, Caio P. Westin, Dulcimara Darré, and Maria Clara Gianna. "A implantação do quesito cor/raça nos serviços de DST/Aids no Estado de São Paulo." Saúde e Sociedade 16, no. 2 (2007): 163–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902007000200016.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O artigo apresenta experiência de implantação e implementação do quesito cor/raça nos serviços de atendimento às DST/Aids no Estado de São Paulo (ESP), através de parceria firmada em 2004 entre a Divisão de Prevenção do Programa Estadual DST/Aids do ESP e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT), visando executar um projeto serviços. Trinta e cinco serviços de atendimento às DST/Aids foram envolvidos no projeto e foram realizadas, de 2004 e 2006, sete oficinas de sensibilização e monitoramento do processo de implantação do quesito cor/raça, segundo metodo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Felipe Montiel da, Leonel Pires Ohlweiler, and Júlia Dutra de Carvalho. "A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico." Revista Videre 12, no. 25 (2020): 46–61. http://dx.doi.org/10.30612/videre.v12i25.11780.

Full text
Abstract:
Através de análise interdisciplinar conjugada a dados bibliográficos e fontes secundárias o estudo pretende averiguar se a expansão privada do ensino superior é capaz de fortalecer a autonomia universitária e contribuir com a diminuição da desigualdade social. A pesquisa foi dividida em três seções. A primeira resgata as teorias do capital humano e do capital intelectual, apresentando os impactos que os modelos de acumulação fordista e flexível provocam na expropriação simbólica do trabalhador. A partir do conceito de campo desenvolvido por Bourdieu no texto “os usos sociais da ciência (2005)”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Botelho, Gabriela, and Juliana Santana. "Colonialidades e subalternidades: uma análise decolonial de Memórias de minhas putas tristes." Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras 11 (October 26, 2021): e333681. http://dx.doi.org/10.69969/revistababel.v11i.11944.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é compreender como as subalternidades e colonialidades se fazem presentes na obra Memórias de Minhas Putas Tristes de Gabriel García Márquez. Partimos do princípio de que a ambientação da obra e a construção dos personagens refletem ideologias coloniais e, portanto, comporta exemplos de subalternidades e colonialidades que constituem os territórios colonizados e as sociedades contemporâneas. Justificamos esse estudo ao propor reflexões críticas sobre escritos clássicos, colaborando para uma leitura ativa e atualizada. Para tanto, pautamo-nos em Hall (2016) ao pensar a l
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!