To see the other types of publications on this topic, follow the link: Documentário histórico.

Dissertations / Theses on the topic 'Documentário histórico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 dissertations / theses for your research on the topic 'Documentário histórico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse dissertations / theses on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Schaefer, Ansgar. "Representar a História: potencial e limites do documentário histórico na divulgação do passado." Doctoral thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2014. http://hdl.handle.net/10362/12486.

Full text
Abstract:
Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários á obtenção do grau de Doutor em História, especialidade História Contemporânea
Este estudo pretende investigar as diversas modalidades que caracterizam o documentário histórico: quais as formas de representação da história através do documentário? De que forma o documentário histórico como género cinematográfico reproduz modelos narrativos associados à escrita da história? Qual o seu potencial e quais as suas limitações no que concerne à elaboração, pensamento e divulgação da história? Constituem, os filmes documentários, novos objectos de saber? Constituirão um real contributo para a historiografia? Enquanto na primeira parte se pretende determinar os principais parâmetros em que se baseia a teoria e a práxis do documentário, a segunda é inteiramente dedicada a uma análise sincrónica e diacrónica de um conjunto de documentários históricos produzidos em Portugal sobre a fase inicial da Guerra Colonial em Angola. Escolhemos este período chave da história contemporânea portuguesa devido à importância do evento não só para o regime político da altura como para toda a sociedade portuguesa. Da eclosão das hostilidades num teatro de guerra a cerca de 10.000 quilómetros de distância do continente, resulta para o governo uma tarefa principal: explicar à população portuguesa “por que nos batemos em Angola", como indica o título de uma exposição organizada em Agosto de 1961 pelo Secretariado Nacional de Informação. Deste problema base resultou uma enorme cobertura mediática não só nos diversos órgãos da imprensa, como também na rádio e na recém constituída Radiotelevisão Portuguesa. Constituímos para a nossa análise um corpo de cinco filmes documentais, dois dos quais produzidos no período anterior ao 25 de Abril e três no período posterior. Ambos os grupos estão, no entanto, ligados por um elo central: os documentários históricos produzidos na actualidade sobre o período em causa, por regra, fazem uso das imagens que integram estes dois filmes de propaganda colonial e militar, Angola — Decisão de Continuar e Nambuangongo — A Grande Arrancada. Este facto, permite-nos uma comparação diacrónica da reutilização destes imagens sob a perspectiva das mudanças que ocorrem no seu significado dentro de novos contextos. A determinação das continuidades e das fracturas na forma e no conteúdo que caracterizam os documentários será objecto da nossa análise. Partindo do postulado de que as formas cinematográficas são formas de pensamento tão válidas como as formas textuais, procura-se demonstrar com este estudo que o contributo do filme documentário para a construção da história pode ser tão válido como o instrumento tradicional da historiografia, o texto escrito. Considerando o seu papel na “divulgação do passado”, este estudo procura reflectir sobre a maneira como as formas audiovisuais da historiografia contribuem para moldar a memória histórica e quais os problemas que podem suscitar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Fernanda Azevedo Correia de [UNESP]. "A atualidade do teatro documentário: percurso histórico e estudo do trabalho cênico Morro como um país." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/154913.

Full text
Abstract:
Submitted by Fernanda Azevedo Correia De Souza (azevedofe@yahoo.com.br) on 2018-08-22T23:33:02Z No. of bitstreams: 1 A atualidade do teatro documentário (Dissertação FINAL BAIXA.2018).pdf: 3164792 bytes, checksum: 39c1eca74e85763008954c748ddd449e (MD5)
Approved for entry into archive by Laura Mariane de Andrade null (laura.andrade@ia.unesp.br) on 2018-08-23T00:01:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 souza_fac_me_ia.pdf: 3164792 bytes, checksum: 39c1eca74e85763008954c748ddd449e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-23T00:01:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 souza_fac_me_ia.pdf: 3164792 bytes, checksum: 39c1eca74e85763008954c748ddd449e (MD5) Previous issue date: 2018-06-29
Ce tte thèse discut e certains aspec ts d e l' actualité du th éâtre do cument aire , sa fon ction esth étique et politique, en par ticulier dans l e cadre du théâ tre de groupe dans la vi lle de São Paulo, en se conce ntrant sur l a pr oduction ar tist ique de la Kiwi Companhia de Te atro, basée sur l'anal yse du tr avail sc énique Morro como um país . Pour cela, nou s avons re tra cé le parcours historique du Théâtre Docu mentaire (TD), en particulier celui qu i révend ique la voc ation politique (dans la pers pective matérialiste historique ), avec l'ambition d'amener sur la scène le débat sur les questions sociales, à la lumière de notre époque.
Esta dissertação discute alguns aspectos da atualidade do teatro documentário, sua função estética e política, especificamente no âmbito do teatro de grupo realizado na cidade de São Paulo, com foco na produção artística da Kiwi Companhia de Teatro, a partir da análise do trabalho cênico Morro como um país. Para isso foi importante traçar o percurso histórico de parte do Teatro Documentário (TD), em especial o que se reivindica da vocação política (em perspectiva materialista histórica), tendo como ambição trazer para a cena o debate das questões sociais, investigando-as à luz de nosso tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Fernanda Azevedo Correia de 1973. "A atualidade do teatro documentário : percurso histórico e estudo do trabalho cênico Morro como um país /." São Paulo, 2018. http://hdl.handle.net/11449/154913.

Full text
Abstract:
Orientador(a): Alexandre Luiz Mate
Banca: Maria Silvia Betti
Banca: Francisco Cabral Alambert Junior
Resumo: Esta dissertação discute alguns aspectos da atualidade do teatro documentário, sua função estética e política, especificamente no âmbito do teatro de grupo realizado na cidade de São Paulo, com foco na produção artística da Kiwi Companhia de Teatro, a partir da análise do trabalho cênico Morro como um país. Para isso foi importante traçar o percurso histórico de parte do Teatro Documentário (TD), em especial o que se reivindica da vocação política (em perspectiva materialista histórica), tendo como ambição trazer para a cena o debate das questões sociais, investigando-as à luz de nosso tempo
Resume: Cette thèse discut e certains aspects de l' actualité du théâtre documentaire, sa fonction esthétique et politique, en particulier dans le cadre du théâtre de groupe dans la ville de São Paulo, en se concentrant sur la production artistique de la Kiwi Companhia de Teatro, basée sur l'analyse du travail scénique Morro como um país. Pour cela, nous avons retracé le parcours historique du Théâtre Documentaire (TD), en particulier celui qui révendique la vocation politique (dans la perspective matérialiste historique), avec l'ambition d'amener sur la scène le débat sur les questions sociales, à la lumière de notre époque
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fantinel, Danilo. "O Ovo da serpente, o mito do golpe de Estado positivo e a queda : do documentário histórico ao imaginário antropológico da ditadura militar brasileira." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/132256.

Full text
Abstract:
Com a aproximação dos 50 anos do golpe civil-militar que instaurou a ditadura no Brasil, em 1º de abril 1964, o país passou a acompanhar movimentos estatais, sociais, culturais e comunicacionais pela revisão do regime autoritário que se estendeu até 1985. Entre algumas destas ações, é marcante o aumento do número de documentários sobre o tema lançados a partir dos anos 2000. Inspirada pelos Estudos do Imaginário na vertente da Escola de Grenoble, esta dissertação de mestrado busca revelar o imaginário antropológico do regime militar brasileiro que movimenta seis filmes sobre este importante momento histórico nacional. Seguindo Durand, entendemos o imaginário como um antigo e complexo sistema de imagens pregnantes que se coloca como base da simbolização humana, enraizando socioculturalmente o indivíduo em seu percurso no mundo. De uma forma geral, o imaginário atua como um repositório de conteúdos simbólicos que possibilitam ao sujeito lidar com suas angústias essenciais, propondo assim explicações e sentidos sobre sua experiência de vida. Em retroalimentação constante devido ao que Bachelard classifica como imaginação criadora do homem, o imaginário tanto se expressa nas condutas pessoais quanto é espelhado por produtos culturais – como são as obras cinematográficas. A partir de dados textuais, visuais e sonoros apresentados pelos longas-metragens, os quais registram o trajeto do homem em seu meio e as narrativas históricas das quais são protagonistas, realizamos a mitocrítica das obras para evidenciar as imagens arquetípicas e simbólicas, os simbolismos, os mitos e as metáforas existentes sob camadas fílmicas documentais. A leitura simbólica realizada aponta para um imaginário polarizado entre duas estruturas ligadas ao regime durandiano das imagens. A Estrutura Heroica, de perfil cortante e virilizado, curiosamente volta-se tanto ao período do pré-golpe civil-militar quanto ao momento entre o recrudescimento do governo ditatorial e seu fim – quando há, por um lado, a edição do Ato Institucional nº 5 e o aumento da repressão social, e por outro seus movimentos contrários, como a luta armada e a campanha pela redemocratização do Brasil. Assim, a Estrutura Heroica emite imagens e sentidos de ascensão contra a queda provocada pela ditadura, de luz contra as trevas que a envolvem e de mobilização bélica contra inquietações e medos decorrentes do autoritarismo. Já os conteúdos da Estrutura Mística, basicamente acolhedora e uterina, transitam no ínterim da narrativa histórica detalhada anteriormente, ou seja, entre fins do governo João Goulart e os primeiros anos do regime militar, propondo sensos de intimidade e interioridade ativados pela inserção norte-americana no Brasil. Seus reflexos simbólicos projetam mitos de infiltração, golpe e tomada de poder sobre o governo Jango e também sobre políticos, civis e militares nacionais e estrangeiros. Nesta pesquisa, por um lado estabelecemos como as constelações simbólicas motivadas por indivíduos e por processos históricos registrados em película vêm a constituir o imaginário da ditadura militar brasileira. Por outro lado, procuramos tornar nítidos os sentidos propostos por estes mesmos conteúdos simbólicos ligando-os justamente às narrativas históricas documentadas e aos homens que delas fazem parte. Assim, procuramos observar o trânsito de componentes simbólicos no processo comunicacional.
The 50th anniversary of the military coup that resulted in the Brazilian dictatorship, which took place in April 1st, 1964, was marked by a vivid will of social, cultural, historical and communicational review of the authoritarian regime that lasted until 1985. Thus, is remarkable the increasing number of documentary films on that subject released after the year 2000. Inspired by the Imaginary Studies, this research aims to reveal the anthropological imaginary moved by six documentary films on the Brazilian dictatorship. According to Durand, the human imaginary is a complex system of polysemic images that holds the human symbolisation. It is able to establish oneself in the world and also to promote cultural development. The imaginary is a symbolic content repository that allows mankind to deal with its essential anguish, so that individuals are able to propose senses and explanations over life. In a constant act of bringing itself up to date by what Bachelard has called the human creative imagination, the imaginary is both expressed by personal behaviour and reflected by cultural products – including documentaries. Taking textual, visual and audio data collected from the movies, which document the human journey and also the historical narratives, we propose a myth criticism of the chosen titles in order to offer evidence of archetypal and symbolic images, symbolisms, myths and metaphors that are hidden under documental filmic layers. The result points to a polarized imaginary, each part conected to the durandian images regime. The Heroic Structure, mostly virile and sharped, dominates the historical period before the coup d’Etat and also during the first decade of the Brazilian dictatorship. At that historical moment, there was an increasing social repression in Brazil, which moves the fall symbolism provoked by the regime as much as the ascensional symbolism against it moved by the left-wing guerrilla and the re-democratization campaign. On the other hand, the Mystical Structure, basically uterine and protective, arranges symbolic contents in between those two moments. It proposes intimacy and interiority senses ruled both by the presence and the agenda of the United States in Brazil. This research aims to unveil the imaginary that moves six films on the Brazilian dictatorship and the circulation of symbolic elements in the communicational process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Valdirene Soares dos. "Orientação profissional no ensino médio : uma proposta de abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica /." Bauru, 2020. http://hdl.handle.net/11449/192236.

Full text
Abstract:
Orientador: Fábio Fernandes Villela
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo identificar como estudantes no ensino médio de uma Escola Estadual do interior paulista, constroem sua formação profissional, através de uma abordagem fundamentada no método da Pedagogia Histórico- Crítica, caracterizada em cincos momentos: Prática Social Inicial; Problematização; Instrumentalização; Catarse e Prática Social Final. No percurso de delineamento de uma concepção histórica e crítica, os estudantes realizaram os estudos sobre o tema do trabalho, visitaram fábricas, participaram em grupos de conversas com trabalhadores e estudantes universitários, sob viés do método Materialista HistóricoDialético que se caracteriza pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade. Nessa linha de pensamento, definimos como produto educacional final de pesquisa, um vídeo documentário: “Eu Sonho Um Futuro”, cujos relatos dos estudantes, foram categorizados através da Análise do Discurso, e nos forneceu indícios e referências de que o ensino da Pedagogia Histórico Crítica fomentou, entre os estudantes repensar a formação profissional de forma integral envolvendo conhecimento científico com saber prático.
Abstract: This dissertation aimed to identify how high school students from a State School in the interior of São Paulo, build their professional training, through an approach based on the Historical - Critical Pedagogy method, characterized in five moments: Initial Social Practice; Problematization; Instrumentalization; Catharsis and Final Social Practice. In the course of delineating a historical and critical conception, students carried out studies on the theme of work, visited factories, participated in groups of conversations with professional workers and university students, under the bias of the Historical-Dialectic Materialist method that is characterized by the movement of thought through the historical materiality of human life in society. In this line of thought, we defined as a final educational product of research, a documentary video: “Eu Sonho Um Futuro”, whose students' reports were categorized through Discourse Analysis, and provided us with indications and references that the teaching of Historical Pedagogy Criticism encouraged, among students, to rethink professional training in a comprehensive way involving scientific knowledge with practical knowledge.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cordeiro, Silvio Luiz. "A paisagem histórica do Engenho São Jorge dos Erasmos: o vídeo como instrumento educativo na arqueologia do monumento quinhentista." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-09042008-152050/.

Full text
Abstract:
Este estudo resulta de um trabalho educativo experimental na arqueologia brasileira, quando, a partir do usufruto do vídeo, desenvolvemos diversas atividades para a produção de um documentário, junto a jovens estudantes da escola pública vizinha das ruínas de um dos primeiros engenhos de açúcar instalados no Novo Mundo: o Engenho São Jorge dos Erasmos, em Santos ( SP ), considerado patrimônio histórico do Brasil. A experiência transitou por uma nova relação entre ensino e aprendizagem, buscando-se a construção do conhecimento pelo diálogo com a arqueologia, a propiciar aos jovens uma redescoberta da paisagem histórica onde vivem.
This study results of an experimental educative work in Brazilian Archaeology, when, from the enjoyment of the video, we developed many activities for the production of a documentary, next to young students of the neighbouring public school of the ruins of one of the first sugar manufacture installed in the New World: called São Jorge dos Erasmo´s Sugar Mill, at City of Santos, is considered a Brazilian historical patrimony. The experience builds a new relation between education and learning, looking for the knowledge through the dialog with archaeology to give young people the rediscovered of the historical landscape where they live.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Elise Tuma Vieira dos. "História oral e autobiografia no teatro documentário." Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EGH8G.

Full text
Abstract:
This dissertation intends to investigate Documentary Theatre, its concept, origin context and, more specifically, the use it makes of oral history and autobiography. The study starts with a bibliographic survey which emphasizes North American and British publications about the theme, maps certain aspects that are usually present in this kind of theatre, and focuses in two main ones (autobiography and oral history), giving significant examples of them. It discusses the importance of rescuing oral narratives in contemporary life; the dialogue established between theatre artists and a chosen social group as a way of stimulating, producing and using oral history in documentary theatre; the presence of autobiography in this kind of theatre as a non-individualistic way of expressing subjectivity in contemporary society and documentary theatre as an artistic way of expressing social memory.
Esta dissertação se propõe a investigar o Teatro Documentário, sua conceituação, contextualização de suas origens e, mais especificamente, a utilização que o mesmo faz da história oral e da autobiografia. O estudo parte de um levantamento bibliográfico com ênfase em publicações norteamericanas e britânicas sobre o tema, passa por um mapeamento de alguns aspectos geralmente presentes na modalidade teatral em questão, para focar dois principais (história oral e autobiografia) e exemplos significativos que os evidenciem. Discute a importância do resgate da narrativa oral na contemporaneidade; o diálogo de artistas teatrais com um grupo social em questão como forma de estímulo, produção e utilização da história oral no teatro documentário; a presença da autobiografia nesta modalidade teatral como forma de expressão não-individualista da subjetividade na sociedade contemporânea e o teatro documentário como uma forma artística de expressão da memória coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Maria Isabel Medeiros. "Memória e história: o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto na narrativa histórica." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12713.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T19:30:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Isabel Medeiros Almeida.pdf: 2463783 bytes, checksum: 5d6b7db173fda71062ddeffeef40246e (MD5) Previous issue date: 2011-11-11
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
This presentation explains the process that made people in general forget about the Caldeirão, a peasant community, created in 1926 at Cariri, south of Ceara, and the facts that destroyed it, through the relationships between memory and history. For that, O Povo, O Estado and O Nordeste, newspapers from Ceara, will be analyzed, from 1935 to 1981. These newspapers had the same opinion about pollitics, economy and social issues, so, they had a very similar speech about the war in Caldeirao, that helped it to be forgotten. This research also brings back the memory of Caldeirao, after the ostracism, through some initiatives. The documentary O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, from the movie maker Rosemberg Cariry, and the string poetry about the community and its leader, José Lourenço, will be analyzed
O presente trabalho tem por compreender o processo que levou ao esquecimento da existência do Caldeirão, comunidade camponesa, fundada em 1926 na região do Cariri, ao sul do Ceará, e os fatos que envolveram sua destruição, a partir da relação entre memória e história. Para isso, serão analisadas as matérias dos jornais cearenses O Povo, O Estado e O Nordeste, entre 1935 a 1981. Por comungarem dos mesmos interesses políticos, econômicos e sociais, os três veículos construíram um discurso semelhante em relação ao combate do Caldeirão, que contribuiu para o seu esquecimento. Esta pesquisa também aborda o reencontro do Caldeirão, a partir da perspectiva de que, após o processo de esquecimento, surgiram iniciativas que trouxeram a comunidade de volta à memória. Para isso, será analisado o documentário O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, do cineasta cearense Rosemberg Cariry, e cordéis sobre a comunidade e o seu líder, José Lourenço
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Leonardo Pereira da 1980. "Performance, histórias de vida e formação de professores : o teatro-documentário como via." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250800.

Full text
Abstract:
Orientador: Rogério Adolfo de Moura
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-23T17:25:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Costa_LeonardoPereirada_M.pdf: 5259500 bytes, checksum: 3e268d61ed4f1870f7f483cf5e9ca0e8 (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: Esta dissertação de mestrado é fruto de processos criativos realizados junto a professores de diversas áreas, em duas experiências: uma realizada no ano de 2011 com o corpo docente de uma escola, nas dependências da escola, na cidade de Campinas - SP. Outra na cidade de São Paulo - SP, no ano de 2012, com professores de diversas instituições escolares, nas dependências de um espaço cultural público. Ambas experiências consistiram em processos de criação na perspectiva do teatro - documentário, partindo de elementos das histórias de vida dos professores como disparadores para a ação criativa. Nesse sentido, esta pesquisa procurou identificar categorias de análise na medida em que um processo de criação é, em si, um processo de pesquisa qualitativa. A partir dessas categorias, aponta-se para um caminho de formação de professores por suas histórias de vida e autobiografias, tendo a Performance como um intercampo para produção de conhecimento.
Abstract: This Master thesis is the result of creative processes, along with teachers from different areas, in two experiments: one conducted in 2011 with teachers of a school, on the school dependencies, in the city of Campinas - SP. Another in the city of São Paulo - SP, in 2012, with teachers from various educational institutions, in a public cultural space. Both experiments consisted in creative processes from the perspective of the documentary theater, from elements of the teacher's lives as triggers for creative action. In this sense, this research identify categories of analysis, once a creation process is, itself, a process of qualitative research. From these categories, this work points to a path of teacher training from their life histories and autobiographies, with Performance as an interfield for knowledge production.
Mestrado
Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte
Mestre em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tavares, Celme Cristina de Jesus. "Documentário português no século XXI: retrato de um país." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/6242.

Full text
Abstract:
Mestrado em Comunicação Multimédia
O presente trabalho propõe-se abordar as mais significativas fases da história recente do documentário em Portugal. Na primeira década do século XXI, o filme documental em Portugal tem uma atividade só paralela, com os anos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974. O aparecimento das câmaras digitais terá tido certamente influência no aumento de produções de documentários e no dinamismo que o género experienciou no país com o virar do século. No quadro teórico propõe-se a reflexão em torno da ontologia do documentário, destacando a vertente criativa e as questões de representatividade numa época e implementação da imagem digital. Percorre-se de modo sucinto alguns momentos da história do documentário português, os seus valores e as suas dificuldades, características ainda hoje presentes e influentes na produção contemporânea. Contempla uma apresentação dos diferentes meios de divulgação do género e a importante colaboração de diversos agentes ligados à área do documentarismo, bem como a análise de filmes, que contribuem para o conhecimento e valorização do género, e a representação de um país.
The present thesis proposes an approach to the most significant stages of the recent documentary film history in Portugal. In the first decade of the XXI century, the documentary film in Portugal can only be compared with the years that followed the 25th of April 1974. The rise of the digital cameras contributed to an increase of documentary film `s production and to the drive that the genre experienced in Portugal with the turn of the century. In a theoretical framework, this dissertation aims to an analysis regarding the documentary ontology, hence highlighting its creative components and its role in an era of digital media implementation. We will examine particular moments of the Portuguese documentary film history, its strengths and difficulties, hallmarks that continue to be present on today´s contemporary production. It contemplates a presentation of the different means of dissemination of the genre and the noteworthy cooperation of various agents connected to the documentary film field. It also features an analysis of the films that contribute to the recognition and value of the genre and its representation of a country.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Patricia, dos Santos Priscila. "Memória filmada : estudo do documentário de Eduardo Coutinho como possibilidade de entrecruzamento entre as narrativas histórica e cinematográfica." Universidade Federal de Pernambuco, 2008. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7420.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:32:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo3372_1.pdf: 685230 bytes, checksum: bf523e2d7a43f4e1524b7bc1efef5524 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2008
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Estudar a história por meio do cinema. Estudar o cinema por meio da história. Neste trabalho, estudaremos como o cinema de Eduardo Coutinho permite a reflexão sobre a memória e o passado, temas caros à história. Como essas escritas, histórica e cinematográfica, podem se entrecruzar. Como o cinema documentário se apresenta conceitualmente e quais os elementos que o legitimam como tal. Analisaremos, ao final, dois filmes do cineasta: Cabra Marcado para Morrer (1964 - 1984) e O fim e o princípio (2005) e discutiremos como a questão da memória e da história atua neles
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Vargas, Mariluci Cardoso de. "O testemunho e suas formas : historiografia, literatura, documentário (Brasil, 1964-2017)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/183235.

Full text
Abstract:
A tese O testemunho e suas formas: historiografia, literatura, documentário (Brasil, 1964-2017) tem por objetivo compreender as formas de expressão do testemunho da resistência à ditadura civil-militar brasileira e, especialmente, de descendentes imediatos da geração que enfrentou o autoritarismo. A pesquisa percorre a literatura elaborada em primeira pessoa e a filmografia que utiliza o testemunho como figura central ou coadjuvante. O panorama destaca os relatos em torno de trajetórias dos que se opuseram ao regime, os quais incluem os registros de filhas(os) acerca de suas lembranças ou do que lhes fora contado sobre as experiências de seus pais. No entendimento de que o cinema é um dos vetores da lembrança que compõe a memória pública sobre as ditaduras do Cone Sul, a análise proposta por essa pesquisa emerge dos filmes Diário de uma Busca (2010) e Os dias com ele (2013), roteirizados e dirigidos, respectivamente, pelas cineastas Flávia Castro e Maria Clara Escobar, filhas de atingidos pela repressão ditatorial. Os conteúdos abordados pelos longas-metragens trazem à luz questões de ordem teórica e metodológica em torno do testemunho articulado em documentários e as (im)possibilidades de retratar essas experiências. As análises serão orientadas pela tríade proposta por Michel de Certeau (1974) acerca da operação historiográfica, retomada por Paul Ricoeur (2000), nas suas reflexões sobre a epistemologia da história e por Sylvie Lindeperg (1996) em investigações sobre filmes, para os quais propõe uma operação cinematográfica. Na primeira parte, o enfoque está na configuração do testemunho para a historiografia após a Shoah e sua referência para os estudos dirigidos às ditaduras. Desse modo, proponho que no Brasil após o golpe de 1964, as declarações testemunhais foram originadas em diferentes condições, que caracterizo como voluntária, obrigada, convocada e induzida por um dever de justiça. Por fim, apresento o testemunho sobrevivente na literatura e no cinema desde o golpe civil-militar até 2017. Na segunda parte, centralizo as discussões nos filmes selecionados e abordo o percurso testemunhal provocado pelos protagonistas de Os dias com ele em que apontam o fragmentário retrato da tortura. Além disso, identifico as tensões entre as narrativas testemunhais em Diário de uma busca e o itinerário sobre as lacunas que permeiam a trama. No intuito de desenvolver as problemáticas elencadas, foram cotejados, além dos filmes selecionados, entrevistas cedidas pelas cineastas à autora desta tese, notícias e reportagens veiculadas pela imprensa, documentos elaborados pelos órgãos de repressão da ditadura civil-militar brasileira, relatórios ou acervos dos projetos estatais de memória e reparação. Destaco que a conjunção de lembranças que conferem forma ao testemunho sobrevivente, aportada nas narrativas originadas em condições voluntárias, permite a circularidade da experiência individual, bem como de suas marcas subjetivas, para o vivido partilhado socialmente.O tema familiar que reside, invariavelmente, na perspectiva filial irrompe nas imagens dos documentários, os quais propõem uma quebra dos silêncios históricos, pessoais e infinitos para si e para o país. Assim, os testemunhos dos descendentes daquela oposição ao inscreverem seus enfrentamentos em favor do inaudito contribuem, igualmente, para uma forma de representação da história.
The thesis The testimony and its forms: historiography, literature, documentary (Brazil, 1964-2017) aims at understating the shape that testimonies regarding the resistance to the Brazilian civil military dictatorship took, and, especially, those of the direct descendants of the generation who fought authoritarianism. This research goes through literary discourses narrated in the first person and the filmography that focuses on testimony as a central or tangential aspect of the narrative. The overview of this analysis highlights reports on the trajectories of those who opposed the dictatorial regime, including records of daughters and sons sharing their memories of stories about their parents’ experience. Provided that cinema is one of the vectors of remembrance that constitutes public memory on dictatorship regimes of the Southern Cone, the proposed analysis in this research stems from the films Diário de uma Busca (“Diary, Letters, Revolutions”) from 2010 and Os dias com ele (“The Days With Him”) from 2013, written and directed by filmmakers Flávia Castro and Maria Clara Escobar, respectively. Both are daughters of people who suffered dictatorial repression. The content of both feature films brings light to questions of theoretical and methodological nature, when it comes to testimony articulated into documentary form and the (in)possibilities to portray such experiences. These analyses are oriented by the triad proposed by Michel de Certeau (1974) on the historiographical operation, took up by Paul Ricoeur (2000), on his reflections about epistemology of History, and by Sylvie Lindeperg (1996) in her investigations about movies, in which she proposes a cinematic operation. First, the focus is on the configuration of testimony to the historiography after Shoah and its centrality to the studies about dictatorships. Along these lines, my proposition is that, in Brazil after the military coup of 1964, the testimonial declarations arose from different conditions, ones that I characterize as voluntary, obligated, summoned and induced by a duty of justice. Lastly, I present the survival testimony in literature and cinema since the civil military coup until 2017. Secondly, I condense the debate on the selected films, and approach the fragmented portrayal of torture pointed out by the path of testimony raised by the protagonists of Os dias com ele. Furthermore, I identify the tensions between testimonial narratives and the itinerary of the gaps that permeate the plot in Diário de uma busca. Having in mind the goal to explore all the former problems, I analyzed, besides the selected films, interviews I conducted with the filmmakers, media news and reports, documents produced by official repression enforcement offices and reports or archives of State projects on memory and atonement. I highlight that the combination of memories that shape the survival testimony produced in the narratives, originated in voluntary conditions, allows a circularity of individual experiences - and their subjective traces - to the socially shared living experiences. The familiar topic that invariably resides in the narrative perspective of the direct descendants comes to light in the images of the documentaries, and proposes a crack in historical silences, personal and infinite both individually and for the country. Therefore, the testimony of daughters and sons of the generation who opposed the regime also contribute, by inscribing themselves into the unprecedented, with a way of historical representation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Kosteczka, Luiz Alexandre Pinheiro [UNESP]. "Cinema documentário e escrita da história: os filmes do conflito em Oka de Alanis Obomsawin." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/113800.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-01-26T13:21:14Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-04-28Bitstream added on 2015-01-26T13:30:58Z : No. of bitstreams: 1 000797290.pdf: 830589 bytes, checksum: a43b45290de188f0338eb63ae91281a7 (MD5)
Esta dissertação pretende analisar quatro documentos audiovisuais de Alanis Obomsawin. Kanehsatake: 270 Years of Resistance, My Name is Kahentiiosta, Spudwrench: Kahnawake Man e Rocks at Whiskey Trench, são quatro documentários de uma realizadora radicada no Canadá desde sua infância. Produzidos durante a década de 1990, esses filmes procuraram narrar o evento conhecido como “O conflito de Oka”, no qual, populações nativas de Kanehsatake e Kahnawake se embateram com o Estado canadense. A partir de questionamentos pertinentes à historiografia contemporânea, esse trabalho de pesquisa intende indicar as relações entre o discurso cinematográfico e o historiográfico. Dessa forma, três eixos constituem as reflexões desse texto: as questões temporais do discurso acerca de um evento; a problemática da memória e do testemunho; e o questionamento ao conceito de representação no filme documentário. Assim, essa dissertação procura arguir a respeito das dimensões discursivas desses quatro documentários, compreendendo as implicações desses exemplares audiovisuais para com a escrita da história
This dissertation aims to analyze four audiovisual documents of Alanis Obomsawin. Kanehsatake: 270 Years of Resistance, My Name is Kahentiiosta, Spudwrench: Kahnawake Man e Rocks at Whiskey Trench, are four documentaries from a director living in Canada since her childhood. Produced during the 90‟s, these films sought to narrate de event known as “Oka‟s conflict”, in which the native population from Kanehsatake and Kahnawake clashed the Canadian State. From the contemporary historiography concerns this work seeks to indicate the relations between the cinematography and historiographical discourses. Thereby, three frameworks compose the reflections of this text: the temporal questions of the discourse about an event; the problematic of memory and testimony; and the questioning to the concept of representation in the documentary film. Thus, this dissertation quest for appraise the discursive dimensions of these four documentaries, comprehending the corollaries of these audiovisual exemplars to the writing of history
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Kosteczka, Luiz Alexandre Pinheiro. "Cinema documentário e escrita da história : os filmes do conflito em Oka de Alanis Obomsawin /." Assis, 2014. http://hdl.handle.net/11449/113800.

Full text
Abstract:
Orientador: Karina Anhezini de Araujo
Banca: Anelise Reich Corseuil
Banca: Hélio Rebello Cardoso Junior
Resumo: Esta dissertação pretende analisar quatro documentos audiovisuais de Alanis Obomsawin. Kanehsatake: 270 Years of Resistance, My Name is Kahentiiosta, Spudwrench: Kahnawake Man e Rocks at Whiskey Trench, são quatro documentários de uma realizadora radicada no Canadá desde sua infância. Produzidos durante a década de 1990, esses filmes procuraram narrar o evento conhecido como "O conflito de Oka", no qual, populações nativas de Kanehsatake e Kahnawake se embateram com o Estado canadense. A partir de questionamentos pertinentes à historiografia contemporânea, esse trabalho de pesquisa intende indicar as relações entre o discurso cinematográfico e o historiográfico. Dessa forma, três eixos constituem as reflexões desse texto: as questões temporais do discurso acerca de um evento; a problemática da memória e do testemunho; e o questionamento ao conceito de representação no filme documentário. Assim, essa dissertação procura arguir a respeito das dimensões discursivas desses quatro documentários, compreendendo as implicações desses exemplares audiovisuais para com a escrita da história
Abstract: This dissertation aims to analyze four audiovisual documents of Alanis Obomsawin. Kanehsatake: 270 Years of Resistance, My Name is Kahentiiosta, Spudwrench: Kahnawake Man e Rocks at Whiskey Trench, are four documentaries from a director living in Canada since her childhood. Produced during the 90‟s, these films sought to narrate de event known as "Oka‟s conflict", in which the native population from Kanehsatake and Kahnawake clashed the Canadian State. From the contemporary historiography concerns this work seeks to indicate the relations between the cinematography and historiographical discourses. Thereby, three frameworks compose the reflections of this text: the temporal questions of the discourse about an event; the problematic of memory and testimony; and the questioning to the concept of representation in the documentary film. Thus, this dissertation quest for appraise the discursive dimensions of these four documentaries, comprehending the corollaries of these audiovisual exemplars to the writing of history
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Resende, Rodrigo de Castro. "Documentários em sala de aula : Tancredo, a Travessia." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/17644.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, 2014.
Submitted by Ana Cristina Barbosa da Silva (annabds@hotmail.com) on 2015-01-21T18:39:10Z No. of bitstreams: 1 2014_RodrigodeCastroResende.pdf: 1776383 bytes, checksum: cc5b6b266cc38a3ccf75a717192c4a2b (MD5)
Approved for entry into archive by Ruthléa Nascimento(ruthleanascimento@bce.unb.br) on 2015-02-11T16:25:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_RodrigodeCastroResende.pdf: 1776383 bytes, checksum: cc5b6b266cc38a3ccf75a717192c4a2b (MD5)
Made available in DSpace on 2015-02-11T16:25:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_RodrigodeCastroResende.pdf: 1776383 bytes, checksum: cc5b6b266cc38a3ccf75a717192c4a2b (MD5)
Esta pesquisa é parte integrante do grupo “Linguagens audiovisuais, arte, conhecimento e educação no mundo contemporâneo”, na área de pesquisa “Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC)”, da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), sob a coordenação da professora Dra. Laura Maria Coutinho. Neste trabalho apresentamos reflexões e debates surgidos a partir da aprovação de uma nova lei em 2014 que obriga as escolas de educação básica à exibição mensal de filmes nacionais em sala de aula. Uma das possibilidades para a aplicação dessa lei é o uso do documentário brasileiro nas escolas e, para nossa análise, tomamos como base para este trabalho o documentário Tancredo, a Travessia, do cineasta Sílvio Tendler. A construção da vida de Tancredo no documentário está analisada sob os conceitos da Jornada do Herói, de Christoper Vogler em diálogo com as ideias e as reflexões do diretor do filme, Sílvio Tendler e de professores de história da cidade de São João del-Rei, cidade do interior de Minas Gerais, terra natal de Tancredo Neves. Outras discussões e reflexões apresentadas nesta pesquisa surgiram a partir de uma disciplina oferecida na Universidade de Brasília para alunos de graduação em pedagogia, futuros professores, na qual o foco foi a discussão e o debate a partir de dezessete documentários brasileiros apresentados em sala de aula. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research is part of the group "audiovisual languages, art, knowledge and education in the contemporary world", in the research area "Education, Technology and Communication (ETEC)," the graduate School of Education at the University of Brasilia (UnB), under the coordination of teacher Dr. Laura Maria Coutinho. This paper presents reflections and debates arising from the adoption of a new law in 2014 requiring the basic education schools to monthly view of national films in the classroom. One of the possibilities for the application of this law is the use of Brazilian documentary in schools and to our analysis we take as a basis for this work the documentary, Tancredo, a Travessia, from the filmmaker Silvio Tendler. The construction Tancredo's life in the documentary is analyzed under the concepts of the Hero's Journey, of Christoper Vogler in dialogue with the ideas and reflections of the film's director, Silvio Tendler and history teachers of São João del-Rei, city in Minas Gerais, the birthplace of Tancredo Neves. Other discussions and reflections presented in this study came from a course offered at the University of Brasilia for graduate students in education, future teachers, in which the focus was discussion and debate from seventeen Brazilian documentaries presented in the classroom.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Fernandes, Fernando Seliprandy. "Imagens divergentes, \"conciliação\" histórica: memória, melodrama e documentário nos filmes O que é isso, companheiro: E Hércules 56." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-30082012-115331/.

Full text
Abstract:
O melodrama histórico O que é isso, companheiro? (Bruno Barreto, 1997) e o documentário Hércules 56 (Silvio Da-Rin, 2006) adotam gêneros cinematográficos distintos para representar uma das mais importantes ações da luta armada durante o regime autoritário no Brasil (1964-1985): o sequestro do embaixador dos EUA, Charles Elbrick, promovido por MR-8 e ALN em 1969. Produzidos em tempos democráticos, os filmes têm o testemunho como matriz de suas imagens, e a tensão entre os gêneros já sugere, em si, uma disputa em torno da fidedignidade da memória. Adaptação do relato pessoal homônimo de Fernando Gabeira publicado em 1979, O que é isso, companheiro? mobiliza o modo melodramático hollywoodiano em uma encenação do acontecimento que vilaniza a guerrilha, distribui inocências aos sujeitos sociais e redime os torturadores. Nessa imagem desculpadora da memória, o passado é moralmente julgado como um lapso aberrante superado na década de 1990, quando governava a ordem (neo)liberal. Em resposta, Hércules 56 reúne os protagonistas da ação e os presos políticos libertados em troca do diplomata em uma montagem de entrevistas e imagens de arquivo cuja coesão tende a instituir a totalidade narrativa do sequestro e a unidade teleológica da luta armada em geral. Inclinado ao tom da celebração, o documentário realinha os sentidos dos atos passados, enquadrando-os na trilha do longo percurso rumo ao triunfo democrático-institucional do PT nos anos 2000. Presta, assim, justíssima homenagem à militância pretérita, mas acaba neutralizando o dissenso crítico e transformando a luta incisiva em relíquia de um tempo extinto. Embora essencialmente antagônicas em termos estéticos e ideológicos, a memória desculpação e a memória monumentalizante elegem de forma paralela as respectivas conjunturas de produção dos filmes como ápices do devir histórico, sem discordar significativamente acerca das bases concretas da conciliação democrática brasileira. Encerrada aquela história, o embate fica circunscrito ao âmbito das representações cinematográficas da memória, restando intocada a real permanência da impunidade das violações dos direitos humanos no Brasil.
The historical melodrama Four days in September (Bruno Barreto, 1997) and the documentary Hércules 56 (Silvio Da-Rin, 2006) adopt different film genres to represent one of the most important actions of the guerrilla warfare throughout the authoritarian regime led by the military in Brazil (1964-1985): the kidnapping of the U.S. ambassador Charles Elbrick, carried out by MR-8 and ALN revolutionary organizations in 1969. Produced during democratic times, the underlying imagery and tension between genres of both films suggest, in themselves, a battle over the reliability of memory. Based on the 1979 memoir of Fernando Gabeira, Four days in September uses a melodramatic style to stage the event in a way that vilifies the left-wing guerrillas, confers innocence upon the social actors and redeems the torturers. In this apologist version of the memory, the past is morally judged as an abhorrent lapse that was totally overcome in the 1990s when the neoliberal order was in charge of the country. Reacting against this vision, the editing of Hércules 56 presents the kidnapping protagonists and the political prisoners freed in exchange for Mr. Elbrick in such a coherent way that both the interviews and the archive footage establish the full story of the episode along with the teleological unity of the entire political struggle opposed to the regime. Preferring to celebrate the accomplishment, the documentary realigns the meanings of these past acts, as if they had only set the stage for the electoral triumph of PT at the turn of the century. In doing so, the film pays homage to past militancy but the final outcome neutralizes critical controversy and turns the incisive uprising into a relic of a bygone era. Although aesthetically and ideologically opposed, the exculpatory and the monumentalizing memories run in parallel in each film, assuming their respective political junctures as the culmination of history and with no significant disagreements over the concrete foundations of the Brazilian democratic conciliation. In bringing this history to a close, the conflict stays enclosed inside the scope of the representations of memory on films, leaving behind the legacy of impunity for human rights violations in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bispo, Bruno Vilas Boas. "As imagens da utopia no cinema documentário de Patrício Guzmán." Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2016. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27501.

Full text
Abstract:
Submitted by Bruno Bispo (bruno.vbb@gmail.com) on 2018-09-14T14:06:57Z No. of bitstreams: 1 bruno_vilas_boas_0.pdf: 2292583 bytes, checksum: a65f5fe001bc3a9a053a885f0150f5d5 (MD5)
Approved for entry into archive by Biblioteca Isaías Alves (reposiufbat@hotmail.com) on 2018-09-25T18:24:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 bruno_vilas_boas_0.pdf: 2292583 bytes, checksum: a65f5fe001bc3a9a053a885f0150f5d5 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-25T18:24:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 bruno_vilas_boas_0.pdf: 2292583 bytes, checksum: a65f5fe001bc3a9a053a885f0150f5d5 (MD5)
Capes
Esta dissertação versa sobre as representações fílmicas da utopia na trilogia “A Batalha do Chile”, do cineasta chileno Patrício Guzmán. Buscando articular uma abordagem materialista da sociologia estética com o desenvolvimento categórico de Ernst Bloch acerca do fenômeno da utopia. O texto analisa os filmes cujas imagens e sons foram tomados em película de 16mm de forma direta no decorrer das movimentações e mobilizações políticas que aconteceram com ao acirramento da luta de classes durante o governo de Salvador Allende, no Chile entre 1970 e 1973. A película fora montada e lançada durante o exílio do cineasta nos anos seguintes ao golpe militar desferido em 11 de setembro de 1973. Ao entender que a arte, através do entrecruzamento entre forma e conteúdo, carrega elementos de representação do mundo social, através de uma análise estético sociológica, buscou-se fazer uma leitura de tais representações construídas no dado momento histórico. Portanto, o objetivo fora constituir um conhecimento acerca da forma como o tema da Utopia fora abordado artisticamente pelo cineasta. No caso do cinema, as soluções técnicas e estéticas constituem a expressividade autoral do cineasta, que formula em sua produção uma dada forma de apresentação da realidade social que constitui ao mesmo tempo sua autenticidade artística e sua visão esteticamente mediatizada do mundo, sendo essa visão legitimada socialmente (dentro dos mecanismos de validação próprios do campo artístico). Nesse sentido, sua obra acaba por ser um objeto privilegiado para o entendimento da arte como fenômeno social, nos seus aspectos estéticos, históricos e sociológicos. Mais especificamente, o filme documentário aqui estudado é influenciado por uma perspectiva cinematográfica vinculada aos elementos de renovação estética dos novos cinemas, sob influência direta ou indireta do cinema soviético (Dziga Vertov, Eisenstein), do neorrealismo italiano, da novelle vague francesa, e do novo cinema latinoamericano. Sofreu impacto direto da proliferação das tecnologias de tomada da imagem e som sincrônico, ambas possibilitadas pela câmera Eclair e o gravador de som Nagra-4, o que deu mobilidade aos cineastas da época, constituindo uma nova estética de um cinema documentário muito mais participativo. Desta forma, seguindo uma tendência à postura politizada dos cineastas da época, o talento de Guzmán na utilização das possibilidades técnicas e estéticas ao retratar a efervescência política de caráter prérevolucionário vivida no Chile retratado, propiciou uma obra autêntica, tida como uma das mais importantes na história do cinema documentário mundial, e que traz uma série de imagens utópicas desse momento histórico.
The present dissertation discusses the filmographic representations of utopia in the trilogy "A Batalha do Chile" ("The Battle of Chile"), by the Chilean filmmaker Patrício Guzmán. It tries to articulate a materialist approach to aesthetic sociology with the categorical development by Ernst Bloch about the utopia phenomenon. The text analyzes the movies whose images and sounds have been taken in 16mm film in a direct way during the political movements and mobilizations that took place with the aggravation of the class fight during Salvador Allende government, between 1970 and 1973 in Chile. The film was edited and released during the filmmaker's exile in the years following the military coup set forth in September 11th 1973. By understanding that art, through the intertwining between form and content, bears representation elements to the social world, and by means of an aesthetic sociological analysis, the present dissertation seeks to read such representations under the light of their historical moment. Therefore, the objective has been to constitute a knowledge about the way the Utopia subject has been artistically approached by the filmmaker. In his case, the technical and aesthetic solutions constitute the filmmaker's authorial expressiveness , which formulates in his production a certain way of presenting the social reality which constitutes at the same time his artistic authenticity and his aesthetically mediatized vision of the world, being this vision socially legitimized (within the validation mechanisms pertaining to the artistic field). In this sense, his work ends up being a privileged object for the understanding of art as a social phenomenon, in its aesthetical, historical and sociological aspects. More specifically, the documentary film presently studied is influenced by a cinematographic perspective linked to the aesthetic renovation elements of the new cinemas, under direct or indirect influence of the soviet cinema (Dziga Vertov, Eisenstein), the italian neo-realism, the french nouvelle vague and the new latin american cinema. It has been under direct impact of the synchronous image and sound capturing technologies, both made possible by the Eclair camera and the Nagra-4 sound recorder, which gave mobility to the filmmakers back then, constituting a much more participative new aesthetics of a documentary cinema. In this way, following a trend to the politized position of the filmmakers of that time, the talent of Guzmán in using the technical and aesthetic possibilities when portraying the political effervescence of prerevolutionary characteristic lived in the portrayed Chile, has enabled an authentic work, considered to be one of the most important in the history of world documentary cinema, and which brings a series of utopical images of that historical moment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Feitosa, André Fonseca. "Documentário e cultura histórica: o sertão de trabalho e relações de classe em O País de São Saruê (1971)." Universidade Federal da Paraí­ba, 2014. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6017.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6078547 bytes, checksum: e0b7854118adc7b2f4a7a68d121aa154 (MD5) Previous issue date: 2014-08-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This work analises the representation of backland and its people on the documentary O País de São Saruê(1971) of Vladimir Carvalho. We relate the film discourse to the historic and politic culturearound its film maker. Our hypothesis is that theserepresentaions are build based on work category.
Esta pesquisa pretende analisar aspectos da representação de sertão e sertanejos no documentário O País de São Saruê(1971) de Vladimir Carvalho, relacionando o discurso fílmico a cultura histórica e política que o cineasta se inseria.Nossa hipótese é que tais representações são construídas a partir do mundo do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Riquelme, Diego Ivan Caroca. "O cinema documentário na integração Latino-Americana : o ABC do inicio." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284372.

Full text
Abstract:
Orientador: Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-20T07:54:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Riquelme_DiegoIvanCaroca_D.pdf: 40246852 bytes, checksum: 3e879d0d93f63ad73d79c14c3441652b (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: A historiografia da sociedade da América Latina dá um especial destaque às coincidências das políticas de movimentos sociais e culturais através do cinema, entre as décadas dos anos 1960/70, em que surgem novas formas de realização, produção e afirmação conjunta. O foco desta pesquisa é a reunião de procedimentos retóricos e ideológicos através de entrevistas e leituras realizadas de autores precursores dos principais manifestos desta cinematografia da América do Sul e Central. Isto para circunscrever as características singulares do que será o Novo Cinema Latino-Americano - NCLA. Aplica-se uma leitura de análise reflexiva a partir do conceito de "Cinema Moderno", visando não apenas compreender, mas comparar os momentos deste artistas em vida, lançando um olhar menos exultório sobre os autores (como tradicionalmente se faz), e sim tentando reiterar uma memória consagrada e mantida por seus próprios protagonistas
Abstract: The historiography about Latin America's societies gave a special attention to the intertwined relations between political movements and cultural in the 1960's and 1970's. One of those points of entanglement is the cinematographic experiences made by the latin-american cinema of those decades, especially the Nuevo Cine Latino-Americano (NCLA). The main objective of this research is to analyse the rhetorical and ideological procedures used in the realization of this filmography through the reading of the principal manifests related to that Latin-America's particular branch of cinema. Having the same purpose in sight, the interviews of the NCLA's principal exponents will also be consulted. To understand this production, it will be conducted a reflexive analysis from the concept of "Modern Cinema" to not only compare the lives of these cinema-makers, but - differently from the encomiastic approach that has traditionally been done - to restate a consecrated memory that still is maintained by its own protagonists
Doutorado
Multimeios
Doutor em Multimeios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mendonça, Rosiel do Nascimento, and (92) 98242-6224. "Amazônia de Glauber Rocha: uma análise do documentário "Amazonas, Amazonas"." Universidade Federal do Amazonas, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6584.

Full text
Abstract:
Submitted by ROSIEL MENDONÇA (rosielmendonca@gmail.com) on 2018-09-05T04:25:51Z No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO_versão final_revisada.pdf: 3071573 bytes, checksum: 0397b4edbd3b5ae513d3f9a33dfaab1e (MD5) ATAS.pdf: 4329030 bytes, checksum: 635840e9c4d26920551bf319b81db275 (MD5) img016.pdf: 466832 bytes, checksum: bca68a1d0ea6aa8541b6beb3cdf2b174 (MD5)
Approved for entry into archive by PPGSCA Sociedade e Cultura na Amazônia (secppgsca@gmail.com) on 2018-09-10T22:51:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO_versão final_revisada.pdf: 3071573 bytes, checksum: 0397b4edbd3b5ae513d3f9a33dfaab1e (MD5) ATAS.pdf: 4329030 bytes, checksum: 635840e9c4d26920551bf319b81db275 (MD5) img016.pdf: 466832 bytes, checksum: bca68a1d0ea6aa8541b6beb3cdf2b174 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2018-09-11T14:39:17Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO_versão final_revisada.pdf: 3071573 bytes, checksum: 0397b4edbd3b5ae513d3f9a33dfaab1e (MD5) ATAS.pdf: 4329030 bytes, checksum: 635840e9c4d26920551bf319b81db275 (MD5) img016.pdf: 466832 bytes, checksum: bca68a1d0ea6aa8541b6beb3cdf2b174 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-11T14:39:18Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO_versão final_revisada.pdf: 3071573 bytes, checksum: 0397b4edbd3b5ae513d3f9a33dfaab1e (MD5) ATAS.pdf: 4329030 bytes, checksum: 635840e9c4d26920551bf319b81db275 (MD5) img016.pdf: 466832 bytes, checksum: bca68a1d0ea6aa8541b6beb3cdf2b174 (MD5) Previous issue date: 2018-08-10
The present dissertation makes an analysis of the filmic discourse of the short documentary “Amazonas, Amazonas”, directed by Glauber Rocha between the years 1965 and 1966. The film is the result of an order from the Department of Tourism and Promotion, an agency of the state government that wanted to spread the tourist and economic potential of Amazonas in a context of profound political change at the national level. For this, we used documentary and bibliographical sources in order to reconstitute the experience of the director in the region and the social conditions of production of said film. Taking into account the context of cultural and political effervescence of the time, we try to identify wich representations does the film make of Amazonas and the Amazon region.
A presente dissertação faz uma análise do discurso fílmico do documentário de curta-metragem “Amazonas, Amazonas”, dirigido pelo cineasta baiano Glauber Rocha entre os anos de 1965 e 1966. A obra é fruto de uma encomenda do Departamento de Turismo e Promoção, órgão do governo estadual que desejava divulgar as potencialidades turísticas e econômicas do Amazonas num contexto de profunda mudança política em âmbito nacional. Para isso, recorremos a fontes documentais e bibliográficas no intuito de reconstituir a experiência do diretor na região e as condições sociais de produção do referido filme. Levando em conta o contexto de efervescência cultural e política da época, buscamos identificar que representações o filme faz do Amazonas e da região amazônica num sentido mais amplo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Oliveira, Rita Barreto de Sales. "A fotografia como memória na vida dos candangos." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3723.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008.
Submitted by Diogo Trindade Fóis (diogo_fois@hotmail.com) on 2009-10-01T14:12:51Z No. of bitstreams: 1 2008_RitaBSalesOliveira.pdf: 5522473 bytes, checksum: 2e0b38fbb62dd0e50d7e75e8d30010c1 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2010-02-25T00:24:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_RitaBSalesOliveira.pdf: 5522473 bytes, checksum: 2e0b38fbb62dd0e50d7e75e8d30010c1 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-02-25T00:24:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_RitaBSalesOliveira.pdf: 5522473 bytes, checksum: 2e0b38fbb62dd0e50d7e75e8d30010c1 (MD5) Previous issue date: 2008-05-09
A dissertação A Fotografia como Memória na Vida dos Candangos é um estudo sobre a reconstrução e a ressignificação da história de vida de alguns indivíduos - os Candangos, primeiros moradores de Brasília - na recriação de suas identidades e direitos. Abrange não somente moradores e Brasília, mas também outros de diferentes localidades do Distrito Federal e o Entorno, de diversas classes sociais. O objetivo principal é acrescentar informações ao construto histórico produzido sobre o Distrito Federal, mediante o auxílio de fotografias de acervo pessoal, demonstrando como a imagem pode ser um instrumento valioso na reconstrução da memória dos indivíduos, possibilitando, posteriormente, a criação de um documento que recupere uma parcela da memória social de um povo, no caso, os Candangos. O estudo baseia-se nas histórias, percepções e interpretações de fatos mediante o auxílio de fotografias dos acervos pessoais e de relatos dos indivíduos pesquisados. O marco teórico corresponde ao levantamento da bibliografia relacionada aos seguintes temas: fotografia (história e considerações), memória (reconstrução do passado), História Oral (reflexões sobre a ética na História Oral, relações entre História Oral e memória, identidade coletiva) e a construção de Brasília. Entre os autores estudados, encontram-se Manguel, Bourdieu, Kossoy, Halbwachs, Benjamin, Aceves, Portelli, Castells, Carvalho, Brayner, Sinoti e Nunes. A metodologia utilizada engloba pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, coleta de fotos de acervo pessoal, tomada de fotografias, histórias de vida, quadros-resumo e entrevistas. A pesquisa visa a escrever as memórias de alguns indivíduos da comunidade brasiliense - os Candangos -, não se restringindo à reconstrução de um passado morto e enterrado, dentro de uma abordagem nostálgica, como se só o que já passou fosse bom e tivesse valor. Na verdade, visa à reconstrução de memórias de pessoas mais velhas que serão passadas às gerações mais novas pelas palavras, gestos, sentimentos de comunidade e de destino: elementos que ligam os moradores de um lugar. O trabalho deverá evidenciar o valor das pessoas que vêm da maioria desconhecida do povo e poderá inspirar outros pesquisadores a fazerem trabalhos semelhantes, cujo enfoque se dá a partir da história que vem das comunidades. Isso propicia o contato e a compreensão entre classes sociais e gerações, além de um sentimento de pertencimento a determinado lugar e a determinada época. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The dissertation The Photography as Memory in Candangos’ Life is a study about the reconstruction and the resignification of some individuals’ life history – the first inhabitants of Brasília, called Candangos – in the re-creation of their identities and rights. It includes not just people who live in Brasilia, but others, from different localities in Distrito Federal and Entorno, from different social classes. The main objective is to bring information to the historical construct produced about the Distrito Federal, by means of photographies of personal archives, demonstrating as the image can be a valuable instrument in the reconstruction of the individuals’ memory. It can make possible, later, the creation of a document that recovers a parcel of the social memory of people; in this case, the original inhabitants of Brasília, called Candangos. The study is based on histories, perceptions and interpretations of facts, by means the aid of photographs of the personal archives, and narratives of the searched individuals. The theoretical references correspond to the bibliographic survey related to the following subjects: the photography (history and considerations), the memory (the reconstruction of the past), verbal history (reflections on the ethics in the verbal history, relations between verbal history and memory, collective identity) and the construction of Brasília. Among the studied authors, Manguel, Bourdieu, Kossoy, Halbwachs, Benjamin, Aceves, Portelli, Castells, Carvalho, Brayner, Sinoti and Nunes can be cited. The methodology used includes bibliographical research, field research, and collection of photos of personal archives, photograph taken by this author, life histories, summary table and interviews. The research intends to preserve the memories of some individuals of the community of Brasília – the Candangos –, but not restricting to the reconstruction of a dead and embedded past, in a nostalgic approach, as if just the past is good and worth. In fact, it seeks the reconstruction of memories of older people which will be passed to the new generations by words, gestures, feelings of community and fate: elements that bind the inhabitants of a place. The work will evidence the value of people who come from the unknown population and it could to inspire other researchers to make similar works, whose approach starts from the history of the communities. This provides the contact and the comprehension among social classes and generations, besides a feeling that people belong to the determined place and time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo. "...Câmera na mão! Argumentação e atividade social “elaborar documentários” na sala de aula de língua inglesa." Universidade Federal de Pernambuco, 2014. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13316.

Full text
Abstract:
Submitted by Amanda Silva (amanda.osilva2@ufpe.br) on 2015-04-17T13:25:48Z No. of bitstreams: 2 TESE Julia Maria Raposo Larré.pdf: 3345192 bytes, checksum: 811cedae5fdff64158a501dc999fc397 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-04-17T13:25:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE Julia Maria Raposo Larré.pdf: 3345192 bytes, checksum: 811cedae5fdff64158a501dc999fc397 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2014
FACEPE
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto que possuiu o material didático (LARRÉ, 2012) elaborado para uma turma de primeiro período de Jornalismo de uma universidade federal brasileira no contexto da atividade social “Elaborar um Documentário em Língua Inglesa”. Para atingir tal objetivo, analiso as fichas didáticas (LARRÉ, 2012) e os documentários inicial e final produzidos pelo grupo-focal. Adoto os preceitos da Teoria da Atividade Sócio- Histórico Cultural (TASHC) pensada por Engeström (1999, 2009) a partir das discussões de Vygotsky (1934/2007). Esta é uma pesquisa crítica de cunho colaborativo (PCCol) (MAGALHÃES, 2009), que pensa na colaboração como principal forma de constituir negociação e compartilhamento de saberes e significados, em que todos os envolvidos possuam a possibilidade de questionar, havendo conflitos para aprimoramento da experiência vivida. Os dados para análise são constituídos de fichas didáticas produzidas por mim, documentários inicial e final produzidos pelo grupo-focal (com suas respectivas legendas em língua inglesa) e questionário escrito direcionado aos membros do grupo-focal. Estes dados serão posteriormente armazenados no banco de dados do Grupo de Pesquisa LIGUE (Linguagem, Línguas, Escola e Ensino) da Universidade Federal de Pernambuco. A análise do corpus selecionado está pautada em categorias enunciativo-linguístico-discursivas da linguagem argumentativa (LIBERALI, 2013), assim como categorias de interpretação tendo como base o referencial teórico na perspectiva da TASHC. Os resultados apontam para um aprimoramento da utilização da linguagem argumentativa em língua inglesa em seus aspectos enunciativos, linguísticos e discursivos dos aprendizes na produção do documentário final, dentro do que o material didático havia proposto. Além disso, houve uma conscientização de que o aprendizado a partir das atividades sociais promove uma expansão no que tange aspectos além da sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Barros, Rubem Rabêllo Maciel de. "A (re)construção do passado: música, cinema, história." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-14122011-215922/.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006), de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda. Os dois filmes estão construídos a partir de uma perspectiva da estética found footage, com o material de arquivo operando como base indicial para novos arranjos de sentido na interpretação da história. A análise busca identificar os nexos criados pelas duas obras e a variada gama de diálogos culturais que podem ser inferidos de sua leitura. Em destaque, o lugar que a música popular ocupa na cultura urbana brasileira. Ao fazê-lo, o trabalho identifica matrizes estéticas comuns, como o cinema de invenção de Julio Bressane, mas que resultam em diferentes abordagens historiográficas: uma, signatária de uma visão pós-moderna; a outra, mais próxima a uma atualização da crônica histórica.
This dissertation analyses the use of archive material, the discursive constructions and the resulting historiographic vision in two films dedicated to personalities from Brazilian Popular Music, particularly from samba: the short film The voice and the void: Vassourinhas turn (1998), by Carlos Adriano, and the feature film Cartola, music for the eyes (2006), by Lírio Ferreira and Hilton Lacerda. Both films were assembled from the perspective of found footage aesthetic, in which the archive material indicates new arrangements of meaning for the interpretation of the story.The analysis aims to identify the nexuses created by the two works and the varied range of cultural dialogues that may be inferred from their interpretation. Special attention is given to the place of popular music in Brazilian urban culture. As a result, common aesthetic matrixes are identified, such as Julio Bressanes cinema of invention, resulting, however, in different historiographic approaches: one, signatory of a post-modern vision; the other, more similar to an update of historic chronicles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pedrão, Gabriela Bazan. "A construção do catálogo de Panizzi : uma análise documental /." Marília, 2019. http://hdl.handle.net/11449/181806.

Full text
Abstract:
Orientadora: Maria Leandra Bizello
Banca: Cristina Dotta Ortega
Banca: Giulia Crippa
Banca: Carlos Cândido de Almeida
Banca: Walter Moreira
Resumo: Os catálogos são as ferramentas mais paradigmáticas e importantes no que diz respeito à guarda e permanência de algo para o futuro. Em bibliotecas, principalmente, eles são cruciais, pois contemplam todo o acervo tanto em relação ao seu conteúdo e à descrição de obras quanto à sua organização física. É o catálogo, então, que controla tudo. Falar sobre catálogos, portanto, é mais do que falar apenas sobre organização da informação; é discutir o cerne de uma biblioteca. Esta tese trata do Catalogue of Printed Books in the British Museum (mais conhecido como 'Catálogo de Panizzi') e as 91 regras elaboradas pelo bibliotecário Antonio Panizzi entre 1839 e 1841. Ambos, regras e catálogo, foram responsáveis por organizar o acervo da British Library no século XIX e marcaram a história da Biblioteconomia por suas inovações e avanços no que diz respeito à organização da informação, principalmente quando comparadas aos métodos e princípios que eram utilizados até então. Sua influência foi poderosa, chegando a bibliotecários importantes como Charles C. Jewett, Charles A. Cutter e Seymour Lubetzky. Esse trabalho analisa o contexto de criação dessas regras, os catálogos que existiam antes do Catálogo de Panizzi, as 91 regras em si e suas inovações e quais foram seus impactos posteriores. A pesquisa foi baseada em fontes primárias, consultadas na própria British Library, e em documentos do século XIX que descrevem parte de como era o funcionamento da biblioteca. Esse trabalho nasceu da perc... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Catalogs are the most important and paradigmatic tools for keeping and saving things for the future. In a library they are crucial, for they contemplate the whole collection in regards to its content and the description of its works, as well as its physical organization. It is the catalog, then, that controls everything. To discuss catalogs, therefore, is more than just to talk about the organization of information; it is to talk about the library's core. This dissertation is about the Catalogue of Printed Books in the British Museum (better known as 'Panizzi's Catalog') and the 91 rules created by the librarian Antonio Panizzi between 1839 and 1841. Both the rules and the catalog were responsible for organizing the British Library's collection in the 19th century, and they became a landmark in the history of Library Science because of its innovations and improvements regarding the organization of information, especially when compared to the methods and principles that came before. Their influence was far reaching, impacting important librarians such as Charles C. Jewett, Charles A. Cutter and Seymour Lubetzky. This dissertation analyzes the context in which these rules were created, the catalogs that existed before Panizzi's Catalog, the 91 rules themselves, the improvements they brought about and their posterior influence. This research was based on primary sources, consulted in the British Library itself, on documents from the 19th century that describe part of the working... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Heise, Paulo Roberto Falleiros. "Historias de familia : dois roteiros para um documentario familiar." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285099.

Full text
Abstract:
Orientador: Nuno Cesar Pereira de Abreu
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-12T04:57:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Heise_PauloRobertoFalleiros_M.pdf: 419597 bytes, checksum: b5865a1b6307d82c385f96025c9c4c6a (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: Este trabalho teve por finalidade compilar a história de vida de um imigrante alemão de nome Hugo Heise e depois de seu filho Hugo Heise Junior, roteirizando ambas as histórias para filmá-las em formato de documentário. Para isso foram usados vários documentos como cartas, diários, depoimentos de parentes ainda vivos e filmes caseiros que estes e seus familiares produziam. Foram produzidos dois roteiros contando suas histórias de vida.
Abstract: This work had the purpose to compile the history of a German immigrant Hugo Heise and his son Hugo Heise Junior, turning into scripts both histories to film them in documentary format. It was used several documents as letters, diaries, relatives' depositions from people still alive and home movies that were produced by them and their relatives. Two scripts were produced telling their life histories.
Mestrado
Mestre em Multimeios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Távora, Adérito Schneider Alencar e. "O rap do Pequeno Príncipe contra as almas sebosas : escala de abordagem, sujeito e narrativa no cinema documentário brasileiro /." Universidade Federal de Goiás, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4468.

Full text
Abstract:
Submitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2015-04-27T13:39:25Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Adérito Schneider Alencar e Távora - 2015.pdf: 3965221 bytes, checksum: edb3a0b9e2bc582ba021e4638ee40316 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-04-28T12:52:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Adérito Schneider Alencar e Távora - 2015.pdf: 3965221 bytes, checksum: edb3a0b9e2bc582ba021e4638ee40316 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-04-28T12:52:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Adérito Schneider Alencar e Távora - 2015.pdf: 3965221 bytes, checksum: edb3a0b9e2bc582ba021e4638ee40316 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2015-02-20
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
(Sem resumo em outra língua)
Neste trabalho, aproximo os campos do cinema e da história verificando de que maneiras o cinema documentário brasileiro contemporâneo aborda as questões da escala de abordagem e da construção das personagens em sua narrativa fílmica. Ao fazer isso, inspiro-me em conceitos e reflexões da micro-história italiana e apoio-me em alguns conceitos e reflexões do cinema e da história e das ciências humanas, de maneira geral, para analisar o filme O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (Paulo Caldas e Marcelo Luna, 2000). Ao partir desse filme em específico, busco compará-lo com demais produções brasileiras do gênero documentário – principalmente da segunda metade do século XX e do século XXI. Dedico, assim, especial atenção ao Cinema Novo, passando por algumas obras referenciais dos anos 1970 e 1980, para me deter com nova atenção ao período contemporâneo (pós-Retomada). No que diz respeito ao referencial teórico, trabalho principalmente com as discussões em torno da microanálise e da variação de escalas de abordagem, além dos conceitos de personagens como: “tipos sociológicos”, “locutores auxiliares” e personagens individualizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Tomaim, Cássio dos Santos. "Entrincheirados no tempo : a FEB e os ex-combatentes no cinema documentário /." Franca : [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/11449/103113.

Full text
Abstract:
Orientador: Márcia Regina Capelari Naxara
Banca: Jacy Alves Seixas
Banca: Josette Maria Alves de Souza Monzani
Banca: Luiz Carlos Ribeiro
Banca: Tania da Costa Garcia
Resumo: Neste trabalho procurei refletir como se deu a representação da FEB e dos ex-combatentes brasileiros no cinema documentário contemporâneo, dos anos de 1990 e 2000, compreendendo a relação destes filmes com a memória da FEB e da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Nestes 60 anos de pós-guerra, o passado destes ex-combatentes foi submetido a quatro articulações que encontraram de uma maneira ou de outra ressonância no cinema: a memória "enquadrada" de 1944/45; a memória "emprestada" de 1960/70; a memória "atacada" de 1980/90 e a memória "em combate" de 2000. No fim da guerra foi forjada a imagem de uma FEB vitoriosa e de heróis nacionais, elegendo a conquista de Monte Castelo como o principal feito do soldado brasileiro na "Campanha da Itália". O inverno europeu e os quatro ataques mal sucedidos ao Apenino transformaram Monte Castelo no maior mito da participação brasileira no conflito mundial. Mas os anos que se seguiram ao retorno da FEB ao Brasil foram acompanhados de um descaso total do Estado e da sociedade civil pelas experiências de guerra daqueles homens e mulheres que ainda mesmo na Itália já tinham sido desmobilizados. Foram nos anos de 1960/70 que a memória dos ex-combatentes assumiu nova conotação, tomada emprestada pelos militares no poder a "Campanha da Itália" passou a ser o horizonte para qual a sociedade civil e os militares deveriam olhar no tocante a uma nova luta que se configurava no cenário político nacional e internacional da época: a luta contra o comunismo foi a continuação da luta da FEB na Itália contra o nazi-fascismo. No entanto, este (res)sentimento de anticomunismo, que teve origem em 1935 com a Intentona Comunista e que veio sendo articulado e atualizado pelos militares ao longo dos anos, gerou um contra-sentimento de antimilitarismo em uma ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: In this work I tried to reflect on how the representation of FEB and Brazilian former combatants at the contemporary documentary cinema was in the years of 1990 and 2000, understanding the relationship of those films with the recollection of FEB and the participation of Brazil in the Second World War. During the 60 after-war years, the past of these former combatants has been submitted to four connections which encountered, somehow or other, success at the cinema: the "framed" memory of 1944/45; the "lent" memory of 1960/70; the "attacked" memory of 1980/90 and the memory "in combat" of 2000. At the end of the war, an image of an victorious FEB and of national heroes was fabricated, electing the conquest of Monte Castelo (Mount Castle) as the main deed of the Brazilian soldier at the "Italian Campaign". The European winter and the four badly-succeeded attacks to the Appennines transformed Monte Castelo into the biggest myth of the Brazilian participation in the world conflict. However, the years after the return of FEB to Brazil were followed by a total negligence from the State and the civil society by the war experiences of those men and women who, even in Italy, had already been demobilized. It was in the years of 1960/70 which the memory of the former combatants assumed a new connotation, borrowed by the militaries in the power. The "Italian Campaign" started being the horizon at which the civil society and the militaries should look when it comes to a new fight which was being formed at the national and international political scenario of such time: the fight against the Communism was the continuation of FEB's fight in Italy against the nazi-fascism. However, this feeling/resentment of anti-communism, which started in 1935 with the Communist Intentona and which was being articulated and updated by the militaries along the years, provoked a counter-feeling of ... (Complete abstract click electronic access below)
Resumen: En este trabajo busqué reflexionar como se dio la representación de FEB y de los ex combatientes brasileños en el cine documentario contemporáneo, de los años 1990 y 2000, comprendiendo la relación de estas películas con la memoria de FEB y de la participación de Brasil en la Segunda Guerra Mundial. En esos 60 años de posguerra, el pasado de esos ex combatientes fue sometido a cuatro articulaciones que encontraron de una manera o otra, resonancia en el cine: la memoria "encuadrada" de 1944/45; la memoria "prestada" de 1960/70; la memoria "atacada" de 1980/90 y la memoria "en combate" de 2000. En el fin de la guerra fue forjada la imagen de una FEB victoriosa y de héroes nacionales, eligiendo la conquista de Monte Castelo como el principal hecho del soldado brasileño en la "Campaña de Italia". El invento europeo y los cuatros ataques sin éxito al Apenino transformaron Monte Castelo en el mayor mito de la participación brasileña en el conflicto mundial. Pero los años que se siguieron al retorno de FEB al Brasil fueron acompañados de un descaso total del Estado y de la sociedad civil por las experiencias de guerra de aquellos hombres y mujeres que todavía mismo en Italia ya habían sido desmovilizados. Fueron en los años de 1960/70 que la memoria de los ex combatientes asumió nueva connotación, tomada prestada por los militares en el poder la "Campaña de Italia" pasó a ser el horizonte para lo cual la sociedad civil y los militares deberían mirar en el tocante a una nueva lucha que se configuraba en el escenario político nacional e internacional de la época: la lucha contra el comunismo fue la continuación de la lucha de FEB en Italia contra el nazifascismo. Entretanto, este (re)sentimiento de anticomunismo, que tuvo origen en 1935 con la Intentona Comunista y que vino siendo articulada y actualizada por los militares a lo largo de los años, ... (Resumen completo clicar acceso eletronico abajo)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Maciel, Ana Carolina de Moura Delfim 1971. "Figuras e gestos de Humberto Mauro : uma edição comentada." [s.n.], 2000. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284129.

Full text
Abstract:
Orientador : Fernão Pessoa Ramos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-02T02:19:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maciel_AnaCarolinadeMouraDelfim_M.pdf: 7568011 bytes, checksum: 8ecb0dd5f87fe76c6de8158a5cda6df9 (MD5) Previous issue date: 2000
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Multimeios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Tomaim, Cássio dos Santos [UNESP]. "Entrincheirados no tempo: a FEB e os ex-combatentes no cinema documentário." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/103113.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:23Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-12-01Bitstream added on 2014-06-13T21:04:16Z : No. of bitstreams: 1 tomain_cs_dr_fran.pdf: 1310739 bytes, checksum: 3b1bbf44a0aa1b003f100b4315956e16 (MD5)
Neste trabalho procurei refletir como se deu a representação da FEB e dos ex-combatentes brasileiros no cinema documentário contemporâneo, dos anos de 1990 e 2000, compreendendo a relação destes filmes com a memória da FEB e da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Nestes 60 anos de pós-guerra, o passado destes ex-combatentes foi submetido a quatro articulações que encontraram de uma maneira ou de outra ressonância no cinema: a memória “enquadrada” de 1944/45; a memória “emprestada” de 1960/70; a memória “atacada” de 1980/90 e a memória “em combate” de 2000. No fim da guerra foi forjada a imagem de uma FEB vitoriosa e de heróis nacionais, elegendo a conquista de Monte Castelo como o principal feito do soldado brasileiro na “Campanha da Itália”. O inverno europeu e os quatro ataques mal sucedidos ao Apenino transformaram Monte Castelo no maior mito da participação brasileira no conflito mundial. Mas os anos que se seguiram ao retorno da FEB ao Brasil foram acompanhados de um descaso total do Estado e da sociedade civil pelas experiências de guerra daqueles homens e mulheres que ainda mesmo na Itália já tinham sido desmobilizados. Foram nos anos de 1960/70 que a memória dos ex-combatentes assumiu nova conotação, tomada emprestada pelos militares no poder a “Campanha da Itália” passou a ser o horizonte para qual a sociedade civil e os militares deveriam olhar no tocante a uma nova luta que se configurava no cenário político nacional e internacional da época: a luta contra o comunismo foi a continuação da luta da FEB na Itália contra o nazi-fascismo. No entanto, este (res)sentimento de anticomunismo, que teve origem em 1935 com a Intentona Comunista e que veio sendo articulado e atualizado pelos militares ao longo dos anos, gerou um contra-sentimento de antimilitarismo em uma...
In this work I tried to reflect on how the representation of FEB and Brazilian former combatants at the contemporary documentary cinema was in the years of 1990 and 2000, understanding the relationship of those films with the recollection of FEB and the participation of Brazil in the Second World War. During the 60 after-war years, the past of these former combatants has been submitted to four connections which encountered, somehow or other, success at the cinema: the “framed” memory of 1944/45; the “lent” memory of 1960/70; the “attacked” memory of 1980/90 and the memory “in combat” of 2000. At the end of the war, an image of an victorious FEB and of national heroes was fabricated, electing the conquest of Monte Castelo (Mount Castle) as the main deed of the Brazilian soldier at the “Italian Campaign”. The European winter and the four badly-succeeded attacks to the Appennines transformed Monte Castelo into the biggest myth of the Brazilian participation in the world conflict. However, the years after the return of FEB to Brazil were followed by a total negligence from the State and the civil society by the war experiences of those men and women who, even in Italy, had already been demobilized. It was in the years of 1960/70 which the memory of the former combatants assumed a new connotation, borrowed by the militaries in the power. The “Italian Campaign” started being the horizon at which the civil society and the militaries should look when it comes to a new fight which was being formed at the national and international political scenario of such time: the fight against the Communism was the continuation of FEB’s fight in Italy against the nazi-fascism. However, this feeling/resentment of anti-communism, which started in 1935 with the Communist Intentona and which was being articulated and updated by the militaries along the years, provoked a counter-feeling of ... (Complete abstract click electronic access below)
En este trabajo busqué reflexionar como se dio la representación de FEB y de los ex combatientes brasileños en el cine documentario contemporáneo, de los años 1990 y 2000, comprendiendo la relación de estas películas con la memoria de FEB y de la participación de Brasil en la Segunda Guerra Mundial. En esos 60 años de posguerra, el pasado de esos ex combatientes fue sometido a cuatro articulaciones que encontraron de una manera o otra, resonancia en el cine: la memoria “encuadrada” de 1944/45; la memoria “prestada” de 1960/70; la memoria “atacada” de 1980/90 y la memoria “en combate” de 2000. En el fin de la guerra fue forjada la imagen de una FEB victoriosa y de héroes nacionales, eligiendo la conquista de Monte Castelo como el principal hecho del soldado brasileño en la “Campaña de Italia”. El invento europeo y los cuatros ataques sin éxito al Apenino transformaron Monte Castelo en el mayor mito de la participación brasileña en el conflicto mundial. Pero los años que se siguieron al retorno de FEB al Brasil fueron acompañados de un descaso total del Estado y de la sociedad civil por las experiencias de guerra de aquellos hombres y mujeres que todavía mismo en Italia ya habían sido desmovilizados. Fueron en los años de 1960/70 que la memoria de los ex combatientes asumió nueva connotación, tomada prestada por los militares en el poder la “Campaña de Italia” pasó a ser el horizonte para lo cual la sociedad civil y los militares deberían mirar en el tocante a una nueva lucha que se configuraba en el escenario político nacional e internacional de la época: la lucha contra el comunismo fue la continuación de la lucha de FEB en Italia contra el nazifascismo. Entretanto, este (re)sentimiento de anticomunismo, que tuvo origen en 1935 con la Intentona Comunista y que vino siendo articulada y actualizada por los militares a lo largo de los años, ... (Resumen completo clicar acceso eletronico abajo)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Santos, Paula Otero dos. "Jango : uma quimera? : representações de João Goulart e de seu governo em livros didáticos de história e em cine-documentários brasileiros (1984-2013)." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://repositorio.unb.br/handle/10482/18893.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2015.
Submitted by Patrícia Nunes da Silva (patricia@bce.unb.br) on 2015-10-27T16:32:15Z No. of bitstreams: 1 2015_PaulaOterodosSantos.pdf: 1757465 bytes, checksum: 5539f5f908372052d077d0ba114f2dd3 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2015-12-11T11:53:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_PaulaOterodosSantos.pdf: 1757465 bytes, checksum: 5539f5f908372052d077d0ba114f2dd3 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-11T11:53:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_PaulaOterodosSantos.pdf: 1757465 bytes, checksum: 5539f5f908372052d077d0ba114f2dd3 (MD5)
Esta dissertação analisa as representações sobre João Goulart, seu governo e o desfecho do período democrático de 1945-1964 em duas fontes específicas: os livros didáticos e os cine-documentários. Os livros didáticos investigados são os selecionados pelos professores e, consequentemente, os mais comprados pelo Ministério da Educação em 2013. Três cine-documentários foram escrutinados: Jango (1984), de Silvio Tendler; O dia que durou 21 anos (2013), de Camilo Tavares; e Dossiê Jango (2013), de Paulo Henrique Fontenelle. A maioria dos livros didáticos reproduz representações históricas ligadas aos críticos de João Goulart, utilizando, frequentemente, adjetivos como populista, sindicalista, fraco, comunista e socialista para se referir ao presidente deposto pela Ditadura Militar. Essas representações caracterizam-se também por uma abordagem estruturalista e por uma história política factual no esforço de compreensão do fim da democracia em 1964. Os cine-documentários apontam para uma outra direção, com adjetivações mais positivas de Jango (democrático, pacífico, nacionalista) e com abordagens que questionam – por meio, por exemplo, da valorização do apoio estadunidense ao golpe – a responsabilidade atribuída a João Goulart na crise de 1964. Os dois tipos de fontes analisados foram escolhidos por colaborarem para a formação histórica de grande parte dos estudantes que passam, nos dias de hoje, pelo ensino médio. O diálogo entre esses tipos de fonte possibilita um ensino pluriperspectivado, o que contribui para o questionamento de representações consolidadas sobre Jango, seu governo e o Golpe de 1964. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation analyzes the representations of João Goulart, his government and the outcome of the democratic period, from 1945 to 1964, in two specific sources: schoolbooks and documentary films. The schoolbooks investigated were evaluated by the National Guide Schoolbook (2012) and selected by teachers. Three documentary films were scrutinized: Jango (1984) by Silvio Tendler, O dia que durou 21 anos (2013) by Camilo Tavares and Dossie Jango (2013) by Paulo Henrique Fontenelle. We observed that most schoolbooks present representations linked to Goulart’s critics, frequently using adjectives such as populist, trade unionist, weak, communist and socialist to refer to the president deposed by the Military Dictatorship. These representations are also characterized by a structuralist approach and a factual political history in an effort to understand the end of democracy in 1964. The documentary films point to another direction by using more positive adjectives referring to Jango (democratic, peaceful, nationalist) and with approaches that question – for instance, by valuing the US support to the Coup – the responsibility assigned to Goulart for the 1964 crisis. Both sources were selected for collaborating with the historical formation of most students that currently attend high school. The use of these sources by teachers contributes to a multienvisaged teaching that contributes to questioning the consolidated representations we have about Jango, his government and the 1964 Coup.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sotomaior, Gabriel de Barcelos 1982. "Cinema militante, videoativismo e vídeo popular : a luta no campo do visível e as imagens dialéticas da história." [s.n.], 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285259.

Full text
Abstract:
Orientador: Március César Soares Freire
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-25T21:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sotomaior_GabrieldeBarcelos_D.pdf: 3595986 bytes, checksum: fdfb96ef3e792d07e8c052b2fc7e670b (MD5) Previous issue date: 2014
Resumo: O presente trabalho tem como tema o audiovisual produzido no contexto das lutas sociais, especialmente os documentários realizados por sujeitos coletivos (movimentos sociais, comunidades, grupos culturais/audiovisuais, sindicatos, partidos e outros) ou de realizadores vinculados a estes processos. Serão abordados, dentro deste contexto, o cinema militante, o videoativismo e o vídeo popular, além de outros movimentos cinematográficos vinculados às mobilizações sociais. A primeira metade desta tese se dedicará à trajetória do cinema militante, do período que vai dos primeiros cinemas (entendo-os dentro dos devires da modernidade), chegando até à efervescência dos anos 1960 e 1970. Já a segunda metade tratará do audiovisual militante/ativista dentro das mudanças políticas, culturais e econômicas da contemporaneidade e também das transformações nos movimentos sociais e nas tecnologias audiovisuais, entre os anos 1980 até os dias de hoje, especialmente com o uso do vídeo e da internet. Para isto, compreenderemos o cinema militante no mundo em suas diferentes acepções, assim como o videoativismo dos movimentos de resistência global dos anos 1990 e 2000 e o vídeo popular brasileiro em seus dois momentos: dos anos 80 e dos anos 2000. O objetivo deste percurso é fazer uma reflexão teórica sobre as lutas no campo do visível, utilizando as reflexões de Walter Benjamin sobre a relação entre imagem e história, especialmente o conceito de "imagem dialética". Compreender, assim, a possibilidade de uma imagem histórica não mais fechada em sua narrativa geral, mas sim "desviante", de rompimento, contada "do ponto de vista dos vencidos", que pode ser resignificada, remontada e compreendida em suas contradições e dialéticas. Junto a esta reflexão, observar o filme dentro das instâncias organizativas, formativas e de mobilização dos sujeitos coletivos. E, também, o documentário como possibilidade de captação dos conflitos do mundo histórico, onde os realizadores encontram-se com a câmera dentro destes processos, confrontando-se com a necessidade de um "engajamento com o real" (que é a sua matéria-prima)
Abstract: The present work has as its theme the audiovisual produced in the context of social struggles, especially the documentaries made by collective actors (social movements, communities, collectives, unions and others) or directors linked to these processes. Will be addressed within that, the militant cinema, the video activism and the popular video, and other cinematographic movements linked to political mobilizations. The first half of this thesis is dedicated to the path of militant cinema, in the period of the first cinemas (understand them within the becomings of modernity), until the effervescence of the 1960s and 1970s. The second half deals with the militant/ activist audiovisual within political, cultural and economic changes of the contemporary and also the transformations in social movements and in audiovisual technologies, between the years 1980 to the present day, especially with the use of video and internet. For this, we will understand the world militant film in their different meanings, beyond, also, the global resistance video activism of 1990s and 2000s and the Brazilian "vi?deo popular" on its two moments: 1980s and 2000s. The objective of this course is a theoretical reflection on the struggles in the field of the visible, using Walter Benjamin's reflections on the relationship between image and history, especially the concept of "dialectical image." Seeking thereby to understand the possibility of a historical image no longer closed in his general narrative, but "deviant", with "break up", told "from the point of view of who did not win", which can be resignified, remounted and understood in its contradiction and dialectics. Along with this reflection, watch the movie within the organizational, educative and mobilization of collective subjects instances
Doutorado
Multimeios
Doutor em Multimeios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Thompson, Sabrina Rocha Stanford. "Imprevisibilidades e marcas do acaso : a contingência analisada em dois documentários sobre religiões afro-brasileira." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284563.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcius Cesar Soares Freire
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-21T22:15:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thompson_SabrinaRochaStanford_M.pdf: 2552373 bytes, checksum: 330c27377da01acb96852e237a4f9ee6 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: Nesta dissertação empreendemos um estudo sobre as funções do acaso na constituição das narrativas de duas realizações audiovisuais com temática religiosa afrobrasileira do candomblé de origem iorubá no cerne de sua narrativa: A cidade das Mulheres (2005) de Lázaro Faria e Pierre Fatumbi Verger: mensageiro entre dois mundos (1999) de Lula Buarque de Holanda. A partir da análise fílmica e de entrevistas realizadas com os diretores de ambos os filmes, o trabalho busca identificar as situações contingenciais que percorreram o processo de realização dos documentários, verificando de que forma situações relacionadas ao acaso foram constituintes e decisivas durante todo o processo de feitura dos filmes e estiveram presentes em sua estrutura final. A partir dessas análises buscamos também trazer uma reflexão acadêmica sobre os documentários de cultura religiosa afrodescendente, fazendo um levantamento histórico-metodológico sobre algumas realizações audiovisuais no formato longas metragem produzidos no Brasil com a mesma temática
Abstract: In this thesis we undertook a study on the roles of chance in the constitution of the narratives of two religious-themed audiovisual African- Brazilian movies. These movies have the Candomblé at the center of their narratives: A Cidade das Mulheres (2005) and Pierre Fatumbi Verger: mensageiro entre dois mundos (1999). From the film analysis and interviews with the directors of the both films, the work seeks to identify contingencies situations were related to chance that were decisive throughout the process of making these films. From these analyzes we also seek to bring an academic reflection on the documentaries about religions culture of Africa descent in Brazil
Mestrado
Multimeios
Mestre em Multimeios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Nunes, Patrícia da Silva. "Contribuições das obras de Frederic Edward Clements para o ensino de ecologia /." Bauru, 2016. http://hdl.handle.net/11449/141996.

Full text
Abstract:
Orientador: Osmar Cavassan
Banca: Ana Maria de Andrade Caldeira
Banca: Fernanda da Rocha Brando Fernandez
Banca: Luzia Marta Bellini
Banca: Jandira Liria Biscalquini Talamoni
Resumo: Frederic Edward Clements (1874-1945) foi um botânico e ecólogo estadunidense. Realizou trabalhos principalmente na área de Ecologia Dinâmica. Recebeu reconhecimento perante a comunidade científica, sobretudo após a publicação do livro "Plant Succession: an analysis of the development of vegetation", em 1916. Nessa obra defendeu a metáfora das formações vegetais como entidades orgânicas, o superorganismo. Após esse trabalho foi convidado a integrar o corpo de pesquisadores da Instituição Carnegie, em Washington (EUA), conseguindo assim maiores financiamentos para as suas pesquisas. Seus trabalhos, alvos de críticas e elogios, contribuíram para a institucionalização da Ecologia enquanto ciência no século XX. Tendo em vista a importância das ideias desse autor para a estruturação desse campo, objetivou-se neste trabalho investigar as suas contribuições, a partir de fontes originais, com o propósito de oferecer subsídios para a discussão a respeito de seus aportes para o ensino da Ecologia no nível superior de educação. A fim de que compreendêssemos mais profundamente o alcance de sua obra, foram realizadas entrevistas com seis professores universitários, que além de discutirem a obra de Clements, ainda teceram diálogos sobre a inclusão da História e Filosofia da Ciência no ensino. Esse fato é interessante, pois a história da ciência, segundo pesquisadores da área, pode configurar-se como uma ferramenta importante para a aprendizagem científica. Cabe ressaltar que as entrevistas ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Frederic Clements (1874-1945) was an American botanist and ecologist who carried out works mainly in Dynamic Ecology field. He received recognition from the scientific community, especially after the publication of "Plant Succession: an analysis of the development of vegetation", in 1916. In this work, he defended the analogy of plant formations as organic entities, the superorganism. After this work, he was invited to join the body of researchers on the Carnegie Institution, in Washington, DC (USA), thereby achieving greater funding for his research. His works, targets of criticism and praise, contributed to the strengthening of Ecology as a science in the twentieth century. Given the importance of this author's ideas to the structuring of this field, the aim of the present work was to investigate his contributions, based on the original sources, in order to provide subsidies for discussion of his additions to the teaching of Ecology in higher education. To broadly understand the scope of his work, interviews were conducted with six university professors. Besides discussing Clements' production, they dialogued on the inclusion of History and Philosophy of Science in education. This is an interesting fact because, according to researchers in the field, the History of Science can be configured as an important tool for scientific learning. It is worth noting that the interviews were analyzed by content analysis method, and the works by documental analysis. After analysis, it wa... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ribeiro, Suzana Barretto. "Italianos no Bras : imagens & memorias (1920-1930)." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285115.

Full text
Abstract:
Orientador : Marcius Soares Freire
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-07-19T00:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ribeiro_SuzanaBarretto_M.pdf: 4469215 bytes, checksum: 1cbf96d2a89618df2a28400d593fba10 (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: Nao informado
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Multimeios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bastos, Adeilma Carneiro. "Paisagem cinematográfica: o NUDOC e a produção cultural nas décadas de 1980-1990." Universidade Federal da Paraí­ba, 2009. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6042.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:23:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 822393 bytes, checksum: c1ea7b033af1f536661f3de64a5c9c14 (MD5) Previous issue date: 2009-08-28
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This dissertation is related to the history of the cinema from Paraíba, having as a specific object the Film Documentation Center of the Federal University of Paraíba (NUDOCUFPB), established in 1979, which is a major locus of reflection and film production in the 1980s. Thus, we aimed to discuss its foundation, placed in the context of "modernization", as a result of the development of expansion policies of the Federal University of Paraíba in that time, when it stimulated the growth of the place of research and production, connected to the perspective of reflection and interference in local reality. NUDOC boosted film production and became an important place of intellectual and technical preparation for several filmmakers that still remain in this activity. In addition, we intended, in our analysis, to specify the paths of this film production, observing also the critics made for the ideological and aesthetic options adopted. Besides, we examined some of the films produced by the Center, linking this production with the concept of historical culture, understanding that the film institutions participate of the structure of historical cultures, either confirming or rejecting hegemonic perspectives.
A presente dissertação vincula-se à história do cinema paraibano, tendo como objeto específico o Núcleo de Documentação Cinematográfica da Universidade Federal da Paraíba (NUDOC-UFPB), criado em 1979, importante lócus de reflexão e produção cinematográfica nos anos 1980. Nesse sentido, buscamos discutir a sua fundação inserida no contexto de modernização , decorrente da ampliação das políticas de expansão da Universidade Federal da Paraíba no período, quando fomentou a ampliação de lócus de pesquisa e produção, vinculados à perspectiva de reflexão e intervenção na realidade regional. O NUDOC impulsionou a produção cinematográfica, e se constituiu em importante lócus de formação intelectual e técnica para muitos dos cineastas que até o presente se mantêm na atividade. Em nossa análise buscamos, ainda, indicar os caminhos dessa produção cinematográfica, observando também as críticas que ensejaram em relação às opções ideológicas e estéticas adotadas. Buscamos, também, analisar alguns dos filmes produzidos pelo Núcleo, relacionando essa produção com o conceito de cultura histórica e a partir da compreensão de que a instituição cinematográfica participa da constituição das culturas históricas, reafirmando ou rejeitando perspectivas hegemônicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Venâncio, Sofia Madalena do Nascimento Gouveia. "Uma vida de sons.A rádio de serviço público direcionada aos jovens em Portugal:documentario sobre a Antena 3." Master's thesis, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12808.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Fialho, Michelle Santino. "Além do que se vê, além do que se come: alimentação e cinema como novas linguagens pedagógicas no ensino de história na educação de jovens e adultos." Universidade Estadual da Paraíba, 2017. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2930.

Full text
Abstract:
Submitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2018-03-26T13:56:50Z No. of bitstreams: 1 PDF - Michelle Santino Fialho.pdf: 41960644 bytes, checksum: 9886188d933d2369f24cb5f8afd5ae2c (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2018-03-27T12:07:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Michelle Santino Fialho.pdf: 41960644 bytes, checksum: 9886188d933d2369f24cb5f8afd5ae2c (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-27T12:07:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Michelle Santino Fialho.pdf: 41960644 bytes, checksum: 9886188d933d2369f24cb5f8afd5ae2c (MD5) Previous issue date: 2017-12-20
This work proposes a reflection on the use of the cinematographic resource, especially the Documentary, in the middle as discussions about feeding not educational field, from the teaching of History in the EJA, thinking about their contributions to the understanding of identity, memory and regional culture. What is an image can be taken as a document and if the food a sociocultural code seeks to investigate a representation of commensality without cinema in a pedagogical perspective for the teaching of History in the approach to memory, identity and regional culture in Youth Education and Adults. It is therefore reflected as representatives of food and publications and documentation in a group of young people and adults of elementary school of a public school located in the municipality of Lagoa Seca-PB. The emphasis of this centrality is projected, firstly, on the value given to food, insofar as it posits a form of constitution of a historical, cultural and identity card built on memories level, secondly, in relation to the pedagogical instance supposes by the cinema. Taking as a discussion bias the theoretical contribution of the New Cultural History, we will think of both the cinema as food and learning and the new languages for the research and teaching of history, recommending the multiple possibilities to be addressed as film productions in the construction of memories and identities in the context of regional culture. It is theoretically based the discussion in authors such as: Ferro (2010), Pesavento (2008), Duarte (2008), Napolitano (2008), Silva (2012), Hall (2002), among others that launch understandings and perspectives on the present object of study. The effectiveness of the research, as well as an analysis of the qualitative approach, research-action type in articulation with Oral History, aiming to reflect a representation of commensality without cinema in a pedagogical perspective for teaching History to think the concept of memory, identity and culture in the regional context in the Education of Youths and Adults through Pedagogical Workshops. We believe that the cinematographic resource when being inserted in the teaching of History, presents then a pedagogical language that potentiates the teaching practice. This means an evident methodological renewal, inasmuch as both the cinema and the food, thought in addition to sociocultural and pedagogical practices, permanent experts of signifiers that contribute to the representation of the memory and identity of a group.
Este trabalho propõe uma reflexão referente ao uso do recurso cinematográfico, em especial do Documentário, em meio as discussões sobre alimentação no campo educacional, a partir do ensino de História na EJA, pensando a respeito de suas contribuições para a compreensão da identidade, memória e cultura regional. Considerando que a imagem pode ser tomada como um documento e sendo o alimento um código sociocultural busca-se investigar a representação da comensalidade no cinema em uma perspectiva pedagógica para o ensino de História na abordagem da memória, identidade e cultura regional na Educação de Jovens e Adultos. Reflete-se, pois, as representações da alimentação a partir das experiências e significações com filmes/documentários em uma turma de jovens e adultos do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Lagoa Seca- PB. A ênfase desta centralidade projeta-se, primeiro, face ao valor dado à alimentação, na medida em que esta postula uma forma de constituição de uma categoria histórica, cultural e identitária construída significativamente a partir de memórias, segundo, face à instância pedagógica assumida pelo cinema. Tomando como viés de discussão o aporte teórico da Nova História Cultural, pensar-se-á tanto o cinema como a alimentação enquanto ações que expõem e contribuem com novas linguagens para a pesquisa e o ensino de história, estabelecendo possibilidades múltiplas para se abordar as produções do cinema no tocante à construção de memórias e identidades no contexto da cultural regional. Fundamenta-se, teoricamente, a discussão em autores, tais como: Ferro (2010), Pesavento (2008), Duarte (2008), Napolitano (2008), Silva (2012), Hall (2002), entre outros que lançam compreensões e ampliam perspectivas sobre o presente objeto de estudo. A efetivação da pesquisa far-se-á, portanto, mediante uma discussão de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação em articulação com a História Oral, objetivando refletir a representação da comensalidade no cinema em uma perspectiva pedagógica para o ensino de História para se pensar o conceito de memória, identidade e cultura no contexto regional na Educação de Jovens e Adultos através de Oficinas pedagógicas. Acreditamos que o recurso cinematográfico ao ser inserido no ensino de História, apresenta-se enquanto uma linguagem pedagógica que potencializa a prática docente. Isso significa uma evidente renovação metodológica, na medida em que tanto o cinema como o alimento, pensados enquanto práticas socioculturais e pedagógicas, encontram-se permeados de significantes que contribuem na representação da memória e identidade de um grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Castro, Ana Carlos Tavares de. "Aveiro, um espaço com história no cinema: o grupo de Aveiro." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12311.

Full text
Abstract:
Mestrado em Comunicação Multimédia
O presente trabalho propõe abordar a história do cinema da região de Aveiro, dando ênfase a um significativo grupo de cineastas amadores que nos anos 70 e 80 constituíram o chamado Grupo de Aveiro. O estudo é composto por uma apresentação do cinema de Aveiro, por uma análise a algumas obras mais significativas e sobre os primordiais cineastas desta região. Projetou-se ainda um possível meio de poder divulgar, através da Internet, a informação que foi objeto deste estudo.
This work proposes an approach the history of cinema in the region of Aveiro, emphasizing a significant group of amateur filmmakers that, during the 70s and 80s, constituted the so-called Group of Aveiro. The study consists of a presentation of Aveiro cinema, an analysis made to some significant works and it also refers to the primordial filmmakers from this region. It was projected a possible way to spread, through the Internet, the information that was the subject of this study.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Bizello, Maria Leandra. "Imagens otimistas : representaçãoes do desenvolvimentismo nos documentarios de Jean Manzon, 1956-1961." [s.n.], 1995. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284883.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcius Cesar Soares Freire
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-07-21T02:28:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bizello_MariaLeandra_M.pdf: 6890414 bytes, checksum: 55b390e5cbc5db5e0a6fbd762cb7f635 (MD5) Previous issue date: 1995
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Souza, Shirly Ferreira de. "O sertão como dado, São Saruê como aspiração : o documentário O País de São Saruê entre a utopia e a política." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280625.

Full text
Abstract:
Orientador: Iara Lis Franco Schiavinatto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-16T20:30:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Souza_ShirlyFerreirade_M.pdf: 9610915 bytes, checksum: e748f959f3b89fab5657c8d20404e3f2 (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: Um silêncio forçado. Sete anos de interdição (1971-1978) pelo Serviço de Censura e Diversões Públicas do regime militar. Vinte e cinco anos para finalmente ser acessível ao público (1979-2004). Eis a trajetória do documentário O País de São Saruê, de Vladimir Carvalho, lançado em 1971, cujo argumento é marcado pelo olhar sobre o sertão nordestino como uma região subdesenvolvida do país. A principal questão desta pesquisa é compreender essa trajetória à luz da memória e do esquecimento, ou seja, qual a imagem de Brasil que tanto o diretor quanto os censores buscaram deixar (ou ocultar) para as gerações futuras. Para tanto, abordaremos a construção do tema do subdesenvolvimento na narrativa fílmica e em que medida esta revela o engajamento político do diretor; quais as justificativas dos censores para interditar o filme; a repercussão dessa ação censória na imprensa da época; como o filme se apropriou da cultura sertaneja para construir uma narrativa política e ao mesmo tempo lírica e utópica, singular no campo do documentário brasileiro.
Abstract: A forced silence. Seven years of interdiction (1971-1978) by the department of Censorship and Public Entertainment of the military regime. Twenty-five years until finally it becomes accessible to the public (1979-2004). There it is the path of the documentary O País de São Saruê [The Country of Saint Saruê], by Vladimir Carvalho, launched in 1971, which is based on the view about the northern backcountry as an underdeveloped region of the country. The main goal of this research is to understand this path under the light of memory and forgetfulness; that is what image of Brazil that was tried to be left or disregarded by the author as well as by the censors to the future generations. Moreover, we will approach the construction of the theme on the underdevelopment in the filmic writing narrative and to what extension it reveals the director political engagement: what were the justifications of the censors to interdict the film; the consequences of this censor act in the press of the time; how the movie took over the backcountry culture to create a political narrative and at the same time utopian and lyrical, unique in Brazilian documentary field.
Mestrado
Politica, Memoria e Cidade
Mestre em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Porto, Maíra Guimarães Duarte. "Para inglês ver : uma análise de Journal of a Voyage to Brazil, de Maria Graham." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24444.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-08-07T13:13:24Z No. of bitstreams: 1 2017_MaíraGuimarãesDuartePorto.pdf: 2447924 bytes, checksum: 2ac89a1d5f0751cbbf1b7f0a0d6fd0a6 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-09-11T14:09:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_MaíraGuimarãesDuartePorto.pdf: 2447924 bytes, checksum: 2ac89a1d5f0751cbbf1b7f0a0d6fd0a6 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-11T14:09:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_MaíraGuimarãesDuartePorto.pdf: 2447924 bytes, checksum: 2ac89a1d5f0751cbbf1b7f0a0d6fd0a6 (MD5) Previous issue date: 2017-09-11
Os livros seguem uma lógica de formatação para a publicação. Eles também são editados e pensados para um determinado público com demandas específicas. Os livros de viagem não fogem à essa lógica. Assim, analisaremos neste trabalho, por meio da história do livro, a obra Journal of a Voyage to Brazil, da viajante inglesa Maria Graham, publicado no ano de 1824. No caso de Graham, ela escrevia sobre o Brasil para um público inglês num período em que a discussão sobre a abolição da escravidão crescia na Grã-Bretanha. Além disso, neste momento os olhares europeus se voltavam para o novo continente em função das independências que ali ocorriam. Logo, concluímos que escravidão e independência tornam-se os principais temas de seu livro. Eles se relacionam por serem temas políticos e também porque ambos se conectam à delicada noção liberdade. Com isso, a motivação da autora para eleger determinados assuntos em detrimento de outros, o público para o qual ela escrevia e a os temas que são mais presentes na narrativa conduzirão esta dissertação.
The books follow a formatting logic for publication. They are also thought and edited to a determined audience with specific demands. Travel books follow this logic as well. With this in mind, in this work we are going to analyse under the optics of the history of and book trade, Journal of a Voyage to Brazil, by the English traveller Maria Graham, published in the year of 1824. In this case, Graham wrote about Brazil to an English audience in a period when the discussions about abolition of slavery grew in Great Britain. Besides that, in that moment European people were getting more interested in the New Continent because of the independencies which were happening there. So, we concluded that slavery and independence became the main themes of her book. They are connected by their political background and also because both of them relate to the delicate perception of freedom. Therefore, the motivation of the author to select some subjects instead of others, the audience she wrote to and the themes most present in her narrative will lead this dissertation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Monteiro, Fábio. "O tempo do olhar de Patricio Guzmán: as representações da história no filme Salvador Allende." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19247.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2016-10-28T08:57:00Z No. of bitstreams: 1 Fabio Monteiro.pdf: 2601128 bytes, checksum: 725015f051dbf7ae1a1c0ef6c7400a9c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-10-28T08:57:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabio Monteiro.pdf: 2601128 bytes, checksum: 725015f051dbf7ae1a1c0ef6c7400a9c (MD5) Previous issue date: 2016-08-25
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Salvador Allende is a documentary released in 2003 by Patricio Guzmán. It is proposed as a biopic of personal life and political career of former Chilean democratically elected president in September 1970 by a multi-party composition of the left, the Unidade Popular. In defense of a legal and democratic path to socialism, the Allende government achieved successes both in political and economic area, but at the same time had to face the decisive intervention of the right sectors that relied on massive Unite States investment in overthrowing their government. Salvador Allende was the founder and leader of the Chilean Socialist Party and won the presidential election after three successive election campaigns. Its government base, the Unidade Popular, was composed by sector representatives not only of the Socialist Party, but also communists, center-left sectors and sectors of the radical left. This plural political arrangement was a decisive factor in defining the direction of the Government Allende crisis. After the visit of Fidel Castro in December 1971, the reactionary sectors have adopted media strategies and tactics increasingly decisive policies that culminated in the military coup of September 11, 1973. The release of the film Salvador Allende took the events around the thirty years of the military coup to reconstruct this history. Taking into account that every movie involves choices as the definition of interviews, certain sound interventions, songs and archival footage and different narrative strategies, this thesis collates historical arguments brought by the film with a consolidated bibliography on the subject
Lançado em 2003, o filme Salvador Allende, de Patricio Guzmán, propõe-se como uma cinebiografia da vida pessoal e carreira política do ex-presidente chileno eleito democraticamente em setembro de 1970 por uma composição multipartidária de esquerda, a Unidade Popular. Na defesa de uma via legal e democrática rumo ao socialismo, o Governo Allende obteve êxitos tanto na área política quanto econômica, mas ao mesmo tempo teve que enfrentar as decisivas intervenções dos setores da direita que contavam com investimentos maciços dos Estados Unidos na derrubada de seu governo. De formação multifacetada, Salvador Allende foi fundador e líder do Partido Socialista chileno e venceu as eleições presidenciais após três sucessivas campanhas eleitorais. A sua base de governo, a Unidade Popular, era composta por setores representantes não só do Partido Socialistas, mas também comunistas, setores de centro-esquerda e setores da esquerda radical. Esse arranjo político plural foi um fator decisivo na definição dos rumos da crise do Governo Allende. Após a visita de Fidel Castro em dezembro de 1971, os setores reacionários adotaram estratégias midiáticas e táticas políticas cada vez mais decisivas que culminam no golpe militar de onze de setembro de 1973. O lançamento do filme Salvador Allende se vale das efemérides em torno dos trinta anos do golpe militar para reconstituir essa história. Levando em conta que todo filme envolve escolhas como a definição de entrevistados, determinadas intervenções sonoras, canções e imagens de arquivo e diversas estratégias narrativas, a presente dissertação coteja os argumentos históricos ensejados pelo filme com uma bibliografia consolidada sobre o tema
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Altafini, Thiago. "Found-footage film - documentário de arquivo : O cinema de Emile De Antonio e uma análise de In The Year of The Pig." Universidade Federal de São Carlos, 2012. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5600.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4661.pdf: 1097916 bytes, checksum: c482bfce0e9225af830987ef6b3c8cac (MD5) Previous issue date: 2012-05-08
A conceptual overview about documentaries made from archival footage, named foundfootage films. The main reference for the analysis of cinematographic production for the period prior to the year 1960 is the book Films Beget Films, published in 1964 by the American researcher Jay Leyda. This essay seeks to complement the research of Jay Leyda addressing aspects of the biography and work of American filmmaker Emile De Antonio, pointing out the relevance of your audiovisual production in the field of documentary from the use of archival material. The documentary In The Year of the Pig (1968) and his fragmentary, enigmatic and somewhat didatic historical narrative, are subjected to analysis. The goal of this study is an approximation of the De Antonio`s narrative with the concept of historical allegory in the film, according to Brazilian researcher Xavier, based on the ideas of Walter Benjamin on modernity and the role of allegory in the process of reinterpreting history and culture.
Um panorama conceitual sobre filmes documentais realizados a partir de images de arquivo, os chamados found-footage films. A principal referência para análise da produção cinematográfica do período anterior aos anos 1960 é o livro Films Beget Films, publicado em 1964, pelo pesquisador norte-americano Jay Leyda. Esta dissertação procura complementar a pesquisa de Jay Leyda com uma abordagem sobre aspectos da biografia e da obra do cineasta norte-americano Emile De Antonio, evidenciando a relevância de sua produção audiovisual no campo do documentário, a partir da utilização de materiais de arquivo. O documentário In The Year of The Pig (1968) - sua narrativa histórica fragmentária, enigmática e pouco didática - é submetido à análise. O objetivo desta pesquisa é uma aproximação das características narrativas de De Antonio com o conceito de alegoria histórica no cinema, segundo o pesquisador brasileiro Ismail Xavier, com base nas ideias de Walter Benjamin sobre a modernidade e o papel da alegoria dentro do processo de reinterpretação histórica e cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Lobo, Mauricio Nunes. "Imagens em circulação : os cartões-postais produzidos na cidade de Santos pelo fotografo Jose Marques Pereira no inicio do seculo XX." [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279431.

Full text
Abstract:
Orientador: Cristina Meneguello
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-03T22:05:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lobo_MauricioNunes_M.pdf: 2603068 bytes, checksum: bc058fae0c545175c4aa5ab701c8419c (MD5) Previous issue date: 2004
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Gomes, Ana Carolina Rios [UNESP]. "Geografia, patrimônio e diversidade cultural: linguagem audiovisual em ações educativas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/138288.

Full text
Abstract:
Submitted by ANA CAROLINA RIOS GOMES null (carol.rios@gmail.com) on 2016-05-08T05:31:32Z No. of bitstreams: 1 TESE_FINAL_CAROL RIOS.pdf: 1969050 bytes, checksum: 9ac2bad1c3641fc5b6453eeb159afae1 (MD5)
Approved for entry into archive by Felipe Augusto Arakaki (arakaki@reitoria.unesp.br) on 2016-05-10T17:39:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 gomes_acr_dr_rcla.pdf: 1969050 bytes, checksum: 9ac2bad1c3641fc5b6453eeb159afae1 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-10T17:39:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 gomes_acr_dr_rcla.pdf: 1969050 bytes, checksum: 9ac2bad1c3641fc5b6453eeb159afae1 (MD5) Previous issue date: 2016-03-11
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A produção e o uso de imagens sempre estiveram presentes ao longo da história do pensamento geográfico, bem como nos estudos antropológicos. Com o advento de novas tecnologias, a utilização de recursos audiovisuais para a elaboração e difusão de saberes vem se intensificando, muitas vezes como tema central para o desenvolvimento de pesquisas. Ao mesmo tempo, questões relativas à Diversidade e ao Patrimônio Cultural estão em evidência nas políticas culturais e também nos estudos acadêmicos. Diante desse contexto, o objetivo da presente pesquisa é articular essas vertentes, analisando a potencialidade dos registros de práticas culturais a partir das intersecções entre a História Oral e a Linguagem Audiovisual, concretizadas em documentários etnográficos. Além de empoderar comunidades que participam da produção e difusão desses registros audiovisuais, reconhecendo sua importância social e narrando sua própria história, constatamos, por meio de uma ação educativa a partir da recepção de documentários por parte de alunos do ensino superior em Geografia, que o material produzido tem o potencial pedagógico, em sentido lato, de aproximar diferentes contextos culturais e promover relações de identidade e alteridade mediadas pelo audiovisual. A abordagem etnográfica em sala de aula indicou que, por captar atenção e emoção, a linguagem audiovisual é capaz de favorecer a imersão dos espectadores nos modo de vida, na realidade que se registra e se apresenta, trabalhando as geograficidades e historicidades de distintas comunidades para contextualizar as diferenças e conviver com outros modos de ser e estar no mundo, promovendo a diversidade cultural.
The production and use of images have always been present throughout the history of geographical thought and in anthropological studies. With the advent of new technologies, the use of audiovisual resources for the development and dissemination of knowledge has intensified, often as central to the development of research. At the same time, issues relating to diversity and cultural heritage are evident in cultural policies as well as in academic studies. In this context, the aim of this research is to articulate these aspects, analyzing the potential of the records of cultural practices from the intersections between oral history and Audiovisual Language, implemented in ethnographic documentaries. In addition to empowering communities participating in the production and dissemination of these audiovisual records, recognizing their social importance and narrating his own story, found through an educational action from the reception of documentaries by students in higher education in geography, the produced material has the pedagogical potential in the broad sense, to approach different cultural contexts and promote identity and alterity relations mediated by audiovisual. The ethnographic approach in the classroom indicated that, by capturing attention and emotion, audiovisual language is able to favor the immersion of spectators in life so in fact that records and displays, working the geograficidades and historicity of different communities to contextualize the differences and get along with other ways of being in the world, promoting cultural diversity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ribeiro, Suzana Barretto. "Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora : Campinas (1900-1915)." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280274.

Full text
Abstract:
Orientador: Edgar Salvadori De Decca
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-03T16:16:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ribeiro_SuzanaBarretto_D.pdf: 13935410 bytes, checksum: ab42569697d7f0996ce3977d6e1ac5ac (MD5) Previous issue date: 2003
Resumo: Este texto objetiva o exame dos percursos, das aproximações, trocas e roptutas existentes na fotografia produzida em Campinas no período de 1900-1915. O estudo concentra-se em dois eixos de análise: o primeiro visa a identificação de distintos campos de linguagens atribuída à fotografia profissional - responsável pela produção de imagens urbanas referenciais, utilizadas nos cartões-postais, nos álbuns da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo, no Almanaque A cidade Campinas em 1900 e, de um fotógrafo amador - representada pela obra precursora de Austero Penteado; o segundo é dedicado à reconstituição dos discursos paralelos às trajetórias desta imagens. A fotografia profissional ao adotar detenninados temas, narrativas, padrões e tendências visuais para construção de uma imagem oficial da cidade, corrobora com a aspiração de cosmopolitização, pronunciada pelo poder público e parcelas da população local, em especial as envolvidas com o projeto republicano. Já o gênero narrativo da fotografia amadora, configura-se com influência dos padrões apresentados pelo movimento fotoclubista internacional e também, como uma tentativa de recuperar valores e situações ameaçadas pelos pressupostos da modernidade. A análise comparativa das coleções em questão permite a reconstituição historicizada de imagens urbanas, de modo a melhor compreender as influências e os interesses determinantes para a construção da identidade visual da cidade
Abstract: This text intends to review the approaches, exchanges and ruptures existing in the production of professional photographers, authors of reverential urban images arising from their utilization for printing postcards, documentation of public works and illustration of the city of Campinas 1900 Almachs, and of an amateur photographer, both photographers categories having operated in Campinas during 1900-1915 period. The study concentrates on two areas of analysis. It seeks to identify different languages, one of them typical of professional photography, which, upon using certam subjects, tales, standards and virtual tendencies for the sake of building up an official image of the city, is a consistent which the aspiration towards a cosmopolitan project, as supported by the Government and a portion of the local population, particularly those involved with the Republican project, and that the narra tive kind of the amateur photography, as represented by Austero Penteado' s work, will be structured subject to the influence of the standards of the international photoclub movement and, on the order hand, as an attempt to recover values and situations threatened by the premises of modernity. At the same time, the comparative study off collections involved allows for a historical reconstitution of urban images, so that the influences and the interests which will be a crucial for building up the city's visual identity may be better understood
Doutorado
Doutor em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Piedade, Lucio de Franciscis dos Reis. "E tudo verdade? : a exploração o e o documentario de exploração." [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284144.

Full text
Abstract:
Orientador : Marcius Cesar Soares Freire
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-09T04:26:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Piedade_LuciodeFranciscisdosReis_D.pdf: 43801689 bytes, checksum: f242941cf0b718cef6003ac80d06f525 (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: O trabalho parte da idéia de que desde os primeiros registros com imagens até o estabelecimento do filme como instrumento de pesquisa no campo da antropologia, uma busca pelo incomum, pelo exótico, se constituiu na base de apoio de uma grande parte do cinema documentário. Desse modo, alguns ingredientes geralmente considerados como atributos de um ¿gênero¿ cinematográfico conhecido como filmes exploitation também fazem parte de uma porção importante do cinema documentário. A pesquisa pretende mostrar que, na verdade, o bizarro e o exótico sempre estiveram presentes, desde o início, nos registros do ¿mundo histórico¿ com imagens em movimento. A diferença é que, apesar desses filmes que configuram a vertente principal ou mais relevante do cinema documentário serem objeto de estudos exaustivos, notadamente nas duas últimas décadas, os aspectos que aqui ressaltamos até recentemente vinham sendo deixados de lado. Do mesmo modo são colocados à margem e desprezados enquanto objetos de estudos seus congêneres menos afortunados: as produções categorizadas como mondo ou exploitation que apresentam em seu cerne as estruturas narrativas comuns ao documentário ¿sério¿, inclusive neles se encontrando os vários modos de representação atribuídos ao gênero. O que vai confirmar que os filmes alinhados à vertente da ¿exploração¿ se apropriaram das mesmas bases formais do cinema documentário, só que evidenciando em sua linha narrativa a ênfase em aspectos espetaculares, elementos que sempre estiveram presentes nos documentários considerados mais importantes sob o ponto de vista acadêmico. Sendo assim, o objetivo principal do trabalho foi trazer à luz a exploração no documentário, partindo de suas origens nos filmes exóticos e no nascente cinema exploitation, resgatando a sua história e tentando estabelecer as relações existentes entre o registro documental e seu apelo por cenas impactantes. Chegando até a sua posterior e definitiva assimilação, que terminou desaguando no atual e até certo ponto desconcertante cortejo de produtos áudio visuais, todos devedores da forma de abordagem e estética dos documentários de exploração. O que nos levou a confirmar que a espetacularização dos aspectos sobre os quais nos debruçamos no correr do trabalho ¿ o exotismo, o inusitado e o grotesco ¿ se tornou a forma dominante atualmente no documentário
Abstract: This work investigates the idea that a quest for the uncommon and exotic supports a significant portion of the documentary cinema, since the first registers of images in movement until the recognition of movies as an important tool in anthropology research. So that, some ingredients generally considered as attributes of a cinematographic genre ¿ the exploitation films - are also found in an important portion of the documentary cinema. This research aims to show that, actually, the bizarre and exotic have been present since the earlier registers of the historical world with images in movement. Although these films that configure the mainstream of the documentary cinema have been object of exhausting studies - notably over the last decades - the aspects that we stand out here has being almost ignored until recently. Similarly, less fortunate congeners of "serious" documentary cinema, which are productions categorized as mondo or exploitation, are also rejected as object of study. What confirms that the films lined up to the rank of the exploration had appropriated the same formal bases of the documentary cinema, evidencing in its narrative line the emphasis on spectacular aspects, elements that had always been presents in documentaries considered more important under an academic point of view. The main contribution of this work is to bring to light the exploration in the documentary films, since its origins in the exotic films and the rising of exploitation cinema, rescuing its history and trying to establish the existing relations between the documentary register and its appeal for shocking scenes. This relation strengthened until the definitive assimilation in the current and ¿ to a certain degree - disconcerting procession of audiovisual products, all debtors from exploration documentaries¿ approach and aesthetic. This support our conclusion that the over exhibition of the aspects on which we lean over - the exotic, the unusual and the grotesque - currently became the dominant form in the documentary film
Doutorado
Doutor em Multimeios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Labaki, Luis Felipe Gurgel Ribeiro. "Viértov no papel: um estudo sobre os escritos de Dziga Viértov." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-10032017-160430/.

Full text
Abstract:
Este é um estudo sobre os escritos do cineasta Dziga Viértov e sobre a publicação desses documentos na União Soviética e, posteriormente, na Rússia. Na primeira parte deste trabalho, é analisado o primeiro momento de resgate da obra de Viértov na então URSS pouco após o falecimento do cineasta, em 1954. Relacionando esse processo ao contexto mais amplo do chamado Degelo e analisando o período que vai de 1957 a 1967, vemos como o redescobrimento dos filmes de Viértov correu em paralelo com o redescobrimento de sua obra escrita, através da publicação de seus artigos, diários e roteiros inéditos inicialmente em revistas e jornais, depois na primeira coletânea desses escritos a ser publicada na URSS, Statí. Dnevnikí. Zámisli (Artigos. Diários. Projetos), organizada por Serguei Drobachenko. Lançada em 1966 e fonte comum de todas as principais traduções de textos de Viértov hoje disponíveis em diversos idiomas, esta coletânea é aqui analisada criticamente: partindo de comentários de pesquisadores como Liév Rochál, Aleksandr Deriábin, John MacKay e Dária Krujkôva a respeito de imprecisões na reprodução dos textos no volume, sobretudo em relação a cortes realizados por motivos políticos, foi realizado para este trabalho um cotejo de todos os documentos incluídos em Statí. Dnevnikí. Zámisli com as versões desses mesmos materiais na recente edição Iz Nasliêdia da obra escrita de Viértov, publicada na Rússia em dois volumes (2004, 2008). A íntegra desse cotejo é apresentada como a Parte IV deste trabalho; na Parte I, a partir de exemplos concretos de artigos que foram modificados, são propostas e analisadas as características gerais dos cortes e reescrituras deliberadas realizadas pelo editor do volume, sendo ressaltados os limites - estéticos e políticos - deste primeiro momento de recuperação da obra do cineasta na então URSS. Na Parte II, partimos de diversos materiais incluídos na recente edição Iz Nasliêdia (em grande parte, até então inéditos) e também de documentos preservados no fundo de Viértov no RGALI, em Moscou, e no Österreichiche Filmmusem, em Viena, para estudar a \"última fase\" da carreira de Viértov, de 1938 a 1954, anos durante os quais o cineasta realiza poucos filmes, mas desenvolve mais de trinta projetos que acabaram não sendo realizados. Destacamos suas tentativas de realizar filmes infanto-juvenis, suas experiências durante a Segunda Guerra Mundial, seus projetos de retratos de pessoas comuns, seus textos autoreflexivos da década de 1940 e os últimos artigos que escreve a partir de sua experiência no cinejornal Nôvosti Dniá, onde trabalhou de 1944 até sua morte em 1954. Na Parte III desta dissertação, são apresentadas traduções feitas a partir dos originais em russo (publicados em Iz Nasliêdia e preservados no RGALI e no Österreichiche Filmmusem) de catorze textos do cineasta comentados ao longo das partes I e II.
This is a work about the writings of Soviet filmmaker Dziga Vertov and their publication in Soviet Union and, more recently, in Russia. In its first part, we analyze the first wave of Vertov\'s posthumous recognition in the USSR after his death in 1954. Relating this process to the broader context of the so-called period of the Thaw and focusing on the time frame of 1957 to 1967, we discuss how the rediscovery of Vertov\'s films was accompanied by a rediscovery of his writings, through the publication of many previously unpublished articles, diaries and scripts initially in various film journals and newspapers and, in 1966, in the first collected edition of these materials to be published in the Soviet Union: Stat\'i. Dnevniki. Zamysly, organized by Sergei Drobashenko. As the main source for all of the most important translations of Vertov\'s writings to languages such as German, French and English, this edition is critically analyzed here: departing from commentaries by researchers such as Lev Roshal\', Aleksandr Deryabin, John MacKay and Daria Kruzhkova about the many imprecisions existent in the reproduction of Vertov\'s texts in this 1966 edition - such as the omission of certain paragraphs and sentences due to their political content -, a thorough comparative analysis was made for this work between all the texts included in Stat\'i. Dnevniki. Zamysly and the reproduction of these same materials in the recent Russian two-volume edition of Vertov\'s writings, Iz Nasledya (2004, 2008). The full text of this comparison is presented as Part IV of this work; in Part I, the general characteristics of these cuts and deliberate rewritings of certain passages within the texts, made by the volume\'s editor, are discussed on the basis of some concrete examples of documents that were considerably altered. By means of this analysis, we also discuss the aesthetical and political limits of this first wave of posthumous interest in Vertov in the USSR. In Part II, we depart from various materials included in the recent Iz Nasledya edition (many of which were previously unpublished) and also from documents preserved in Vertov\'s fund in the RGALI, in Moscow, and in the Dziga Vertov Collection of the Österreichische FIlmmuseum, in Vienna, to study the \"later period\" of Vertov\'s career, from 1938 to 1954, years during which he was able to make only a few films, but developed over 30 projects that remained unrealized. We discuss his unrealized projects for children\'s films, his experiences during the Second World War, his projects for portraits of ordinary people, his reflexive autobiographical texts of the 1940s and the last articles he wrote on the basis of his experience in the Novosti Dnia newsreel, which occupied Vertov from 1944 until his death in 1954. In Part III, we present translations to Portuguese from the Russian originals (published in the Iz Nasledya edition and preserved in the RGALI and in the Österreichische Filmmuseum) of fourteen of the filmmaker\'s texts commented in parts I and II of this work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Tavares, Krishna Gomes. "A luta operária no cinema militante de Renato Tapajós." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-14032013-101055/.

Full text
Abstract:
Este trabalho de pesquisa pretende desenvolver uma análise de cinco documentários realizados pelo cineasta Renato Tapajós, entre 1977 e 1982, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema: \"Acidente de Trabalho\" (1977), \"Trabalhadoras Metalúrgicas\" (1978), \"Greve de Março\" (1979), \"A luta do Povo\" (1980) e o longa-metragem \"Linha de Montagem\" (1981). O objetivo é refletir sobre essa experiência de produção de filmes militantes, destinada à educação sindical, durante a Ditadura Militar no Brasil. Para isso, procuraremos identificar como se configura o ponto de vista dos documentários. Partiremos da análise da relação entre as temáticas apresentadas e as diferentes locuções que os filmes articulam, para investigar como o aspecto político e ideológico da representação da afirmação da identidade sindical, de contestação social e de rearticulação do movimento sindical no ABC durante o regime militar é elaborado e organizado. Finalmente iremos relacionar algumas das referidas obras de Renato Tapajós com outros modos de representação do operariado paulista presentes na produção cinematográfica brasileira no fim da década de 70.
This research aims to develop an analysis of five documentaries made by filmmaker Renato Tapajós, between 1977 and 1982, in partnership with the Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema (Metalworkers Union): \"Acidente de Trabalho\" (Labour Accident) (1977), \"Trabalhadoras Metalúrgicas\" (Women Metalworkers) (1978), \"Greve de Março\" (Strike in March) (1979), \"A luta do Povo\" (The struggle of the People) (1980) and the feature film \"Linha de Montagem\" (Assembly line) (1981). For this, we will identify how the point of view configures itself on those documentaries. Based on the analysis of the relationship between the issues presented and the different voices that the films articulate, we intent to investigate how the political and ideological representation of the union identity statement, social contestation and the rearticulation of the union activity on ABC during the military regime was prepared and organized. Finally, we will relate some of these films of Renato Tapajós with other modes of representation from the metalworkers present in São Paulo Brazilian films in the late 70\'s.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Almeida, Gabriela Machado Ramos de. "Ensaio, montagem e arqueologia crítica das imagens : um olhar à série História(s) do Cinema, de Jean Luc Godard." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/119180.

Full text
Abstract:
Esta tese apresenta uma reflexão sobre o ensaísmo no cinema, a partir de um olhar à série História(s) do cinema, produzida pelo cineasta franco-suiço Jean-Luc Godard entre os anos de 1988 e 1998, e exibida pela emissora de TV francesa Canal+. A inquietação que origina a pesquisa é a necessidade de melhor compreender o que significa um exercício de pensamento audiovisual, tão atribuído às obras fílmicas de teor ensaístico e à própria série de Godard, e ao mesmo tempo tão pouco problematizado. Esta preocupação norteou a elaboração das duas questões centrais em torno das quais a investigação orbita e ao mesmo tempo busca responder: como se constitui um pensamento por e com imagens? E que saberes a respeito do mundo histórico são engendrados pela escritura ensaística no cinema, no caso de uma obra como Históría(s) do cinema? O trabalho aposta num cruzamento entre os campos da Comunicação e das Artes e se insere num nicho de estudos ainda em construção no seio da pesquisa em cinema, que floresceu especialmente nas últimas duas décadas, e vem se dedicando aos produtos audiovisuais que fogem às convenções de gênero mais marcadas (a exemplo do ensaio fílmico). A estrutura da tese é composta por três partes: 1) Cinema, uma forma que pensa; 2] Montagem, essa bela inquietação e 3) Nem arte, nem técnica: um mistério. A primeira é dedicada à apresentação do conceito de ensaio fílmico e à discussão sobre a sua conflituosa relação com o método, a partir de escritos recentes de autores como Josep Maria Català [2014a, 2014b, 2014c) e Antonio Weinrichter (2007, 2009), bem como de textos das teorias do cinema em que foi identificado um devir-ensaio, como em Hans Richter (1940) e Alexandre Astruc (1948). Na segunda parte, é discutida a noção de pensamento visual, partindo principalmente das contribuições teóricas de Didi-Huberman (2011, 2013a) ao estudo das imagens e de algumas experiências de saber visual mapeadas e trazidas à tona, que funcionam como uma espécie de prelúdio à análise de Histórias(s) do cinema. São elas o Atlas Mnmemosyne de Aby Warburg, o museu imaginário de André Malraux e o trabalho de curadoria de Henri Langlois junto à Cinemateca Francesa. Na terceira parte, a série História(s) do cinema é analisada à luz do conceitos de gesto, em Giorgio Agamben (2008, 2012) - desdobrado em duas categorias: gesto arqueológico e gesto apropriativo; e de visibilidade e legibilidade, em Didi-Huberman (2010, 2012b, 2013e), buscando identificar como se manifesta um exercício de pensamento audiovisual e como Godard pratica uma espécie de arqueologia crítica das imagens em sua obra. No entendimento a que se chegou com a pesquisa, o ensaio fílmico se baseia na exploração crítica do dispositivo e num pensamento por montagem, ambos traços constituintes de História(s) do cinema.
This thesis presents a reflection about essayism within cinema, from an observation of Histoire(s) du cinéma, a tv series produced by french-swiss filmmaker Jean-Luc Godard between 1988 and 1998, and exhibited by french TV channel Canal+. This research has its origins in the inquietude to better understand what means an exercise of audiovisual thought, often attributed to essayistic film works and to Godard's series, and, at the same time, so little discussed. This concern guides the elaboration of two main central questions that surround the investigation and that we intend to answer: how a thought with and through images is constituted? And which sorts of knowledges of historical world are engendered by essayistic filmmaking in a work such as Histoire(s) du cinémal The thesis invests in a confluence of two fields, Communication and Arts, and is situated in a niche of studies still under construction in the territory of film research, which flourished specially in the last two decades and has been devoted to audiovisual products that scape the most evident gender labels (such as film essay). The work is structured in three parts: 1) Cinema, a form that thinks; 2) Montage, this beautiful care and 3] Neither an art nor a technique: a mystery. The first part is dedicated to the presentation of the concept of film essay and to the debate about its conflicted relationship with method, from recent writings by authors such as Josep Maria Català [2014a, 2014b, 2014c) and Antonio Weinrichter (2007, 2009), and also some texts of film theory in which an essay-becoming is identified, as in Hans Richter [1940] and Alexandre Astruc (1948). En Ia segunda parte, se discute Ia noción de pensamiento visual, sobre todo a partir de los aportes teóricos de Didi-Huberman (2011, 2013a) para el estúdio de Ias imágenes y algunas experiencias de saber visual que fueron mapeadas e expuestas, y que funcionan como una especie de prelúdio a el análisis de Historia(s) dei cine. Ellos son el Atlas Mnmemosyne Aby Warburg, el museo imaginario de André Malraux y el trabajo curatorial Henri Langlois en Ia Cinemateca Francesa. En Ia tercera parte, se examina Ia serie Historia(s) dei cine a Ia luz de los conceptos de gesto, de Giorgio Agamben (2008, 2012) - dividido en dos categorias: gesto arqueológico y gesto de apropiación - y visibilidad y legibilidad en Didi -Huberman (2010, 2012b, 2013e), con el fin de identificar cómo se manifiesta un ejercicio de pensamiento visual y cómo Godard practica una especie de arqueologia crítica de Ias imágenes de su obra. En el entendimiento al que se llegó con Ia investigación, el ensayo fílmico se basa en Ia exploración crítica dei dispositivo y en un pensamiento por montaje, características constituyentes de Historia(s) dei cine.
En esta tesis se presenta una reflexión sobre el cine ensayo, a partir de una mirada a Ia serie Historía(s) dei cine, producida por el cineasta franco-suizo Jean- Luc Godard, entre los anos 1988 y 1998, y exhibida en Ia emisora de televisión francesa Canal+. La inquietud que provoca Ia investigación es Ia necesidad de mejor comprender Io que significa un ejercicio de pensamiento visual, ya que se Io atribuye a Ias obras cinematográficas ensayísticas y a Ia propia serie de Godard, y que permanece poco cuestionado. Esta preocupación ha guiado el desarrollo de los dos temas centrales en torno al los cuales gira Ia investigación y que, al mismo tiempo, intentamos responder: ^cómo se constituye un pensamiento con y por imágenes? Y que conocimientos sobre el mundo histórico se engendran por Ia escritura ensayísticas en el cine, como en una obra como Historia (s) dei cinel El trabajo promueve un cruce entre los campos de Ia Comunicación y Ias Artes y es parte de un nicho de investigación aún en construcción en los estúdios de cine, que floreció especialmente en Ias dos últimas décadas y se ha dedicado a los productos audiovisuales evaden Ias etiquetas de gênero más obvias [como el ensayo fílmico). La tesis se compone de tres partes: 1) Cine, de una forma que piensa; 2) Montaje, mi bella inquietud y 3) Ni el arte ni Ia técnica: un mistério. La primera está dedicada a presentar el concepto de ensayo fílmico y Ia discusión sobre su relación conflictiva con el método, a partir de los últimos escritos de autores como Josep Maria Català (2014a, 2014b, 2014c) y Antonio Weinrichter (2007, 2009), así como textos de Ias teorias cinematográficas en que se identificaron un devenir-ensayo, como en Hans Richter (1940) y Alexandre Astruc (1948).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography