To see the other types of publications on this topic, follow the link: Documentário histórico.

Journal articles on the topic 'Documentário histórico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Documentário histórico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Moura, Cleberson Henrique de, Maria Cristina Nicolau Kormikiari, and Fabíola Alice dos Anjos Durães. "O documentário “PÓLIS: Viver na cidade Grega antiga”: Uma confluência entre Comunicação e Educação no âmbito dos museus." SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologia 2, no. 1 (July 30, 2020): 39. http://dx.doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4533.

Full text
Abstract:
Neste artigo nos propomos a analisar o documentário “Pólis: Viver na Cidade Grega Antiga”, produzido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) tratando-o como um recurso de comunicação no âmbito da Educação, especialmente relacionando-o com a História da Educação em Museus. Realizamos uma investigação de caráter qualitativo, baseados num exercício de análise teórica com bibliografia das áreas Audiovisual, Educação e Museologia. Notamos que tal documentário presta-se a realizar e veicular um registro histórico de uma prática educativa museal e sua respectiva concepção museológica. Ou seja, além de ser intrinsecamente um recurso comunicacional, este documentário cumpre também a função de documentar atividades educativas desenvolvidas pelo museu citado no momento de sua gravação, uma tecnologia de comunicação e documentação pedagógica. Assim, compreendemos que o presente artigo contribui com um exemplo de confluência entre Comunicação e Educação através de um olhar direcionado à educação museal numa perspectiva histórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marques, Rodrigo Müller, and Jane Márcia Mazzarino. "O AUDIOVISUAL COMO PRODUTOR DE HISTÓRIAS." História: Questões & Debates 67, no. 1 (December 19, 2018): 233. http://dx.doi.org/10.5380/his.v67i1.54204.

Full text
Abstract:
Na contemporaneidade um leque de dispositivos comunicacionais possibilita modos de se comunicar e de criar documentos históricos. Investiga-se como um produto audiovisual pode ser estratégico para a construção do conhecimento histórico. Trabalhar a História a partir da educomunicação, explorando a produção audiovisual, dinamiza, torna participativo e pluraliza os modos de “fazer História”. Realizou-se um estudo qualitativo, com uso de revisão bibliográfica e pesquisa aplicada e intervencionista, na qual se explorou a pesquisa-ação, tendo como resultado a produção de um documentário com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Paverama/RS. A análise dos dados se deu etnograficamente. Através da produção audiovisual evidenciou-se o emergir da História Oral, da História Nova, da História Ambiental, a partir da História Local. Como resultado gerou-se aprendizagem e a construção do saber histórico através da experimentação com audiovisual no contexto escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aguiar, Carolina Amaral de. "Cinema e História: documentário de arquivo como lugar de memória." Revista Brasileira de História 31, no. 62 (December 2011): 235–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882011000200013.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a relação entre cinema e história considerando esse suporte como um 'lugar de memória'. Para isso, analisa-se o filme A Espiral (1975), dirigido por Chris Marker e Armand Mattelart, um documentário montado com materiais pesquisados em arquivos que se dedica a analisar a Unidade Popular no Chile. Após o golpe de Estado de 1973, seus realizadores pretenderam construir um conhecimento histórico que combatia a visão de que a ditadura 'normalizava' o caos instaurado no país, denunciando que o governo de Salvador Allende havia sido vítima de um grande boicote organizado pela direita. Nesse sentido, a montagem organiza um dossiê com base em 'provas' encontradas em arquivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tubbs, Diogo Guarnieri. "MUSEU DE AFETOS: UMA PARCERIA MUSEU HISTÓRICO NACIONAL e MUSEU NACIONAL." Revista Docência e Cibercultura 3, no. 2 (September 1, 2019): 347–49. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2019.44915.

Full text
Abstract:
Documentário curta-metragem amador que buscou relatos sobre atividade desenvolvida pelo Núcleo de Educação do Museu Histórico Nacional e a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional denominada Museu de Afetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Monteiro, Lúcia Ramos. "O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando Seliprandy." Significação: Revista de Cultura Audiovisual 43, no. 45 (August 22, 2016): 340. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.108458.

Full text
Abstract:
A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, livro de Fernando Seliprandy, publicado pela editoria Intermeios, de São Paulo, em 2015, compara dois filmes que tratam de um mesmo evento histórico: o sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick, em 1969, ação guerrilheira empreendida pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e pela Ação Libertadora Nacional (ALN). Em quatro capítulos, Fernando Seliprandy interroga a “ficção histórica” O que é isso, companheiro (1997), de Bruno Barreto, e o “documentário” Hércules 56 (2006), de Silvio Da-Rin, num livro que foge do esquematismo. O autor oferece uma abordagem original dos artifícios empregados por ambos os filmes; dos antagonismos que suas narrativas instauram; do “passado” reconstruído por cada obra; e dos nexos possíveis entre as imagens de memória e as conjunturas de sua produção
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Lima, Bárbara Tikami. "Imagens em movimento: uma reflexão teórica e metodológica sobre o cinema como fonte histórica." Ágora 21, no. 2 (July 21, 2019): 84–93. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v21i2.14016.

Full text
Abstract:
O presente texto traz uma breve reflexão acerca dos aspectos teóricos e metodológicos que envolvem o uso de imagens, em especial os filmes, como fonte para a pesquisa histórica. Para tanto utilizamos películas diversificadas para explicar a diferença entre drama de época e filme histórico e para elucidar as especificidades de três tipos de filmes que podem ser englobados nesta última classificação: o documentário de compilação, o drama comercial e o drama inovador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Luzia Sigoli Fernandes, and Luciana De Souza Gracioso. "Registro do patrimônio histórico rural a partir da história oral." Informação & Informação 20, no. 3 (December 21, 2015): 507. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p507.

Full text
Abstract:
<p><strong>Introdução:</strong> Descreve a atividade desenvolvida em fazenda histórica do interior do estado de São Paulo, com o intuito de registrar bens culturais imateriais para fins de documentação e preservação da memória social rural.</p><p><strong>Objetivo:</strong> Coletar história oral sobre os modos de vida das fazendas históricas do interior de São Paulo com o intuito de preservar e divulgar este patrimônio imaterial.</p><p><strong>Metodologia</strong>: Para coleta de dados, foram desenvolvidas entrevistas presenciais, a partir da abordagem metodológica de história oral, com apoio teórico pautado em S. Ranganathan, com dez ex moradores, funcionários e proprietários da Fazenda Santa Maria do Monjolinho.</p><p><strong>Resultados</strong>: As entrevistas foram tabuladas e analisadas e os resultados foram utilizados para a produção de um documentário sobre os modos de vida da rural.</p><p><strong>Conclusão:</strong> Conclui-se que foi possível promover a sensibilização das comunidades locais para a valorização de seu próprio patrimônio histórico, estimular a formação de consciência crítica e desenvolvimento de atitudes favoráveis à valorização e preservação do patrimônio cultural, e confirmar que ações de coleta, registro e disseminação do patrimônio histórico podem sensibilizar também, a médio prazo, o poder público para a incorporação de políticas voltadas à proteção do patrimônio cultural.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ávila Small, Daniele. "O saber histórico e a experiência estética no teatro documentário contemporâneo." Sinais de cena, no. 1 (2016): 49–63. http://dx.doi.org/10.51427/cet.sdc.2016.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, Denize Correa. "Das matrizes documentais à memória no futuro." Tríade: Revista de Comunicação, Cultura e Mídia 8, no. 19 (December 29, 2020): 56–80. http://dx.doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p56-80.

Full text
Abstract:
Este estudo é parte final de minha pesquisa sobre a trajetória dos diários confessionais e autorretratos desde o período do Renascimento até documentários autobiográficos e biopics atuais, e também reflete a pesquisa de meu pós-doutorado sobre éticas e estéticas em imagens das ditaduras. Esta parte do estudo desenvolve dois conceitos: o da imagem-memória e o da imagem-homenagem. O objetivo central é sugerir que documentários poderão ser, no futuro, a memória do passado. O corpus é formado pelo biopic David Lynch, A Vida de um Artista (2016) e pelo autobiográfico Dor e Gloria (2019). A metodologia é baseada no método histórico-dialético de Gadamer. O referencial teórico inclui conceitos de memória de Halbwachs, Sarlo, Le Goff, Ricoeur, Pollak e Nora, além do conceito de desconstrução de Derrida, dos estudos de Arlindo Machado, Nichols e Penafria sobre documentário e subjetividade, e de Bellour e Lebow sobre o eu ficcional/documental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santana, Maria Luzia Da Silva, and Marcelo Máximo Purificação. "Adolescência, educação e cultura consumista no documentário "Pro dia nascer feliz"." Conhecimento & Diversidade 10, no. 21 (November 14, 2018): 84. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v10i21.3551.

Full text
Abstract:
Este artigo problematiza a adolescência na sociedade de consumo brasileira a partir do documentário “Pro dia nascer feliz”, que aborda aspectos da vida de adolescentes de seis escolas brasileiras. A partir de um olhar integrativo e abrangente do adolescente na sociedade do dispêndio, considera que o seu desenvolvimento é um fenômeno multifacetado que envolve a pessoa, o aparato biológico, o contexto histórico-sócio-cultural e suas interações sociais. Com base nos relatos dos adolescentes presentes no documentário, sugere-se que é necessário construir caminhos e estratégias para o desenvolvimento positivo deles no contexto escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Barrenha, Natalia Christofoletti. "As veias abertas da América Latina: um ensaio sobre Araya." Rumores 8, no. 15 (August 9, 2014): 207. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2014.83574.

Full text
Abstract:
O desejo de revelar as realidades conflitivas de seus países estimulou os cineastas latino-americanos a explorarem o potencial político do cinema e, especialmente, do documentário, a partir de 1950. Em um contexto de aceleradas mudanças, sob a égide do desenvolvimentismo, diversos diretores voltaram seus olhares a territórios marginalizados do continente. Questionaram também os reais benefícios que a modernização traria ao histórico de exploração vivido pela América Latina. Araya (Margot Benacerraf, 1959, Venezuela) aborda essa questão ao acompanhar 24 horas de uma comunidade que vive da pesca e da produção artesanal de sal na península de Araya. Pretendemos analisar como Margot Benacerraf aproxima-se desse universo e como se posiciona com relação às bruscas modificações que Araya está por viver. Estabelece, ainda, conexões com outros documentários da região que propunham uma abordagem semelhante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Miranda, Cynthia Mara, and Ana Paula Dos Santos. "LUTE COMO UMA MENINA: questões de gênero nas ocupações das escolas de São Paulo em 2016." Revista Observatório 3, no. 6 (May 21, 2017): 417. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p417.

Full text
Abstract:
O artigo pretende analisar a inserção das jovens mulheres no movimento secundarista e a visibilidade das questões de gênero alcançada pelas jovens estudantes que participaram do movimento das ocupações das escolas de São Paulo em 2016. Percorrendo os caminhos da narrativa documentária e interpretando as características específicas desse tipo de filme como representação do mundo histórico e de uma realidade social, analisamos o documentário Lute como uma menina, de Flávio Colombini e Beatriz Alonso, que acompanhou o dia a dia das ocupações e realizou entrevistas com 40 meninas que estiveram à frente do movimento. A análise do documentário como um produto midiático alternativo aos meios de comunicação de massa mostrou uma ruptura com a abordagem arbitrária que a mídia faz das mulheres ao retratá-las de forma padronizada; no documentário, as jovens são representadas como protagonistas da sua própria história. PALAVRAS-CHAVE: Jovens mulheres. Gênero. Mídia. Documentário. Política. ABSTRACT The article intends to analyze the insertion of the young women in the secondary movement and the visibility of the gender issues reached by young students who participated in the movement of the occupations of schools of São Paulo in 2016. Going through the paths of documentary narrative and interpreting the specific characteristics of this type of film as a representation of the historical world and a social reality, we analyze the documentary Fight light a girl by Flávio Colombini and Beatriz Alonso, which accompanied the day-to-day reality of occupations and conducted interviews with 40 girls who were ahead of the movement. The analysis of documentary as an alternative media product to the mass media showed a rupture with the arbitrary approach that the media makes with the women when portray them in a standardized way; in the documentary, the young girls are represented as protagonists of their own history. KEYWORDS: Young women. Gender. Media. Documentary. Politics. RESUMEN El artigo pretiende analisar las inserciones de las mujeres jovenes en el movimiento de la escuela secundaria y la visibilidad de las cuestiones de genero alcanzada por las jovenes estudiantes que participaran del movimiento de las ocupaciones de las escuelas de São Paulo en 2016. Caminar por los senderos de la narrativa documental y la interpretación de las características específicas de este tipo de películas como representación del mundo histórico y de una realidad social, analisamos el documental Lucha como una niña, de Colombini Flávio y Alonso Beatriz, que acompaña el dia a dia de las ocupaciones y llevo a cabo entrevistas con 40 niñas que estaban em la vanguardia de movimiento. La analisis del documental como un produto de media alternativo a los medios de comunicación mostró una ruptura con el enfoque arbitrario que los medios de comunicación hace de las mujeres cuando las retrata de manera estandarizada; en el documentario, las jovenes son representadas como protagonistas de su propia historia. PALABRAS-CLAVE: Jovenes mujeres. Genero. Medios de comunicación. Documental. Política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Kelman, Celeste Azulay, and Paulo José Assumpção dos Santos. "EM OUTRAS PALAVRAS." Revista Espaço do Currículo 13, Especial (December 11, 2020): 808–19. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nespecial.54416.

Full text
Abstract:
O atual momento histórico tem sido marcado, em termos políticos e ideológicos, pelo ressurgimento do autoritarismo e do conservadorismo, colocando em xeque iniciativas no campo educacional pautadas pelo respeito e valorização das diferenças no cotidiano escolar. Em contraponto a esse contexto, o presente texto tem como objetivo propor uma atividade pedagógica que destaca os sujeitos surdos e seu protagonismo com vistas à construção de um currículo decolonial e inter/multicultural. Destaca-se a necessidade de tal currículo, com potencial para revelar, incorporar e respeitar a história dos surdos, sujeitos presentes na escola inclusiva. Problematiza-se a ausência dessa história no currículo da disciplina História e se apresenta uma possibilidade de inclusão da mesma utilizando o método documentário. O exemplo aqui abordado refere-se a um evento emblemático na luta da comunidade surda para romper com a colonização a ela imposta pelos ouvintes: a greve dos universitários surdos da Universidade Gallaudet (EUA), em 1988. Busca-se por meio de “outras palavras” promover a consciência histórica dos surdos, assim como um olhar mais respeitoso e empático pelos ouvintes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Kelman, Celeste Azulay, and Paulo José Assumpção dos Santos. "EM OUTRAS PALAVRAS." Revista Espaço do Currículo 13, Especial (December 11, 2020): 808–19. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nespecial.54416.

Full text
Abstract:
O atual momento histórico tem sido marcado, em termos políticos e ideológicos, pelo ressurgimento do autoritarismo e do conservadorismo, colocando em xeque iniciativas no campo educacional pautadas pelo respeito e valorização das diferenças no cotidiano escolar. Em contraponto a esse contexto, o presente texto tem como objetivo propor uma atividade pedagógica que destaca os sujeitos surdos e seu protagonismo com vistas à construção de um currículo decolonial e inter/multicultural. Destaca-se a necessidade de tal currículo, com potencial para revelar, incorporar e respeitar a história dos surdos, sujeitos presentes na escola inclusiva. Problematiza-se a ausência dessa história no currículo da disciplina História e se apresenta uma possibilidade de inclusão da mesma utilizando o método documentário. O exemplo aqui abordado refere-se a um evento emblemático na luta da comunidade surda para romper com a colonização a ela imposta pelos ouvintes: a greve dos universitários surdos da Universidade Gallaudet (EUA), em 1988. Busca-se por meio de “outras palavras” promover a consciência histórica dos surdos, assim como um olhar mais respeitoso e empático pelos ouvintes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Duarte, Bárbara Társia, and Carlos Henrique Juvêncio. "Controle bibliográfico, uma revisão é necessária? o universo documental e a questão terminológica." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 25, Especial (December 2, 2020): 01–12. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e73451.

Full text
Abstract:
Objetivo: Questionar se o termo "controle bibliográfico" é suficiente para abarcar a diversidade documental presente nos acervos de diferentes instituições, como as bibliotecas.Método: Revisão bibliográfica acerca das várias definições do termo "controle bibliográfico" e "bibliografia", traçando seu histórico e suscitando comparações e questionamentos sobre sua abrangência terminológica.Resultado: Dada a multiplicidade terminológica e de definições, consideramos o termo "controle bibliográfico" inadequado à diversidade documental produzida pelas instituições que lidam com o patrimônio.Conclusões: Concluímos que o termo "bibliográfico" pode ser substituído pelo "documentário". Mas acreditamos que o termo "controle documentário" se encaixe de forma mais apropriada em nossos objetivos, já que possui mais relação com o documento em si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Bastos, Alcmeno. "O realismo oblíquo do Roberto Drummond." Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura 7, no. 14 (December 30, 2016): 9. http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.7.14.9-24.

Full text
Abstract:
Resumo: A História, considerada como disciplina, formou-se no culto do excepcional. O "romance histórico", correspondente literário dessa concepção redutora da trajetória do homem, construiu um passado nacional heróico, por vezes francamente mítico, como no caso do indianismo brasileiro, por exemplo.Com a "democratização" do fato histórico, são também "históricos" os fatos e os homens comuns do cotidiano. Deste modo, a narrativa contemporânea tem-se ocupado menos do passado remoto que do fato político atual.Na literatura brasileira, dentre os narradores que se têm interessado pela matéria de extração histórica, singulariza-se Roberto Drummond por submeter a História a uma semiotização oblíqua. Os elementos verídicos - fatos, personagens, instituições etc. - dos quais são aproveitadas apenas as "marcas registradas", são inseridos num universo marcado, simultaneamente, pela veridicidade das "marcas" (donde o realismo) e pela inveridicidade/inverossimilhança das situações narradas, que estão a meio caminho do documentário e da ficção.Résumé: Considerée comme discipline, l'Histoires s'est formée dans le culte de l'exceptionnel. Le "roman historique", correspondant littéraire de cette conception réductrice de la trajectoire de l'homme, a construit un passé national héroíque, parfois franchement mythique, comme c'est le cas de l'indianisme brésilien, par example.Avec la "démocratisation" du fait historique, sont aussi "historiques" les faits et les hommes simples du quotidien. De cette façon, le récit contemporain s'occupe moins du passé lointain que du fait politique de nos jours.Dans la littérature brésilienne, parmi les narrateurs qui se sont interessés à la matière de fond historique Roberto Drummond se singularise, car il soumet l'Histoire à une sémiotisation oblique. Les éléments véridiques - faits , personeges, institutions, etc. - dont on extrait , seulement , les "trades marks" - sont inserés dans l'universe marqué, simultanément, par la véridicité des "marques" (d'ou le réalisme) et par l' inveridicté / invraisemblance des situations narrées, à mi-chemin du documentaire et de la fiction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Oliveira, Tatiana Pontes de. "Os primeiros filmes de Joaquim Pedro de Andrade: história e linguagem." Galáxia (São Paulo) 14, no. 28 (December 2014): 302–5. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014204.

Full text
Abstract:
Em Joaquim pedro de Andrade: primeiros tempos são analisados quatro filmes do diretor cinemanovista. A partir de um levantamento histórico, o foco de análise recai sobre o período de formação e os filmes iniciais do cineasta. Destacam-se suas reflexões sobre as relações entre o cinema de ficção e o documentário, e as especificidades da linguagem cinematográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Holanda, Karla. "Documentaristas brasileiras e as vozes feminina e masculina." Significação: Revista de Cultura Audiovisual 42, no. 44 (December 18, 2015): 339. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103434.

Full text
Abstract:
Após abordar certos aspectos da história do documentário moderno brasileiro, em especial sua relação com autorias femininas, iremos destacar um filme pouco conhecido, A entrevista (1966), de Helena Solberg, e cotejá-lo com documentários recentes, em especial Os dias com ele (2013), de Maria Clara Escobar. Nesse cotejo, serão discutidas as vozes feminina e masculina em documentários feitos por mulheres em dois períodos históricos. Pioneiro ao discutir os conflitos e anseio das mulheres, o primeiro documentário, ao final, retira a voz da mulher e a entrega à assertiva voz masculina. Em documentários mais recentes, as mulheres parecem fazer questão de reafirmar suas vozes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Martins Villaça, Mariana. "A crítica cinematográfica como campo de disputa política no Uruguai: a repercussão do documentário Elecciones (Mario Handler / Ugo Ulive, 1967)." Antíteses 10, no. 19 (July 28, 2017): 475. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n19p475.

Full text
Abstract:
Analisamos o contexto de produção e a repercussão do documentário uruguaio Elecciones (Mario Handler/ Hugo Ulive, 1967) nas páginas do semanário Marcha. Esse periódico exerceu importante papel de agente de política cultural, consolidando um circuito cultural de esquerda no Uruguai, em um contexto de franco acirramento do autoritarismo. Demonstramos que a polêmica em torno do documentário desencadeou uma série de debates e críticas na imprensa que extrapolaram o universo cinematográfico, revelando, também, o alcance da atuação da direção de Marcha na cena cultural montevideana. O filme se mostra, ainda, como documento histórico privilegiado para a compreensão dos dilemas políticos daquele momento, e do impasse vivido pela própria direção do jornal, entre a defesa incondicional da democracia e a descrença nas vias institucionais como possibilidade real de saída da crise política e econômica vigente no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bastos, Denise De Morais, and Bernardo Lazary Cheibub. "As cidades mineiras do barroco nos cinejornais da Agência Nacional." História Unicap 8, no. 15 (March 4, 2021): 102. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2021.v8n15.p102-116.

Full text
Abstract:
O presente artigo examina três cinejornais produzidos pela Agência Nacional e analisa imagens e narração na tentativa de compreender os discursos produzidos sobre o patrimônio histórico do país, considerado um dos elementos fundamentais das práticas turísticas. A investigação utiliza-se do método indiciário e da análise fílmica, propostos por Carlo Ginzburg (1989) e por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012), respectivamente, e de conceitos desenvolvidos por Stuart Hall (2006). A originalidade do trabalho proposto recai na utilização de filme documentário na pesquisa em turismo e na interlocução com os campos de conhecimento da História, Cinema e Sociologia. O principal resultado alcançado foi a verificação da possibilidade de entrelaçamento das noções de identidade nacional e identidade turística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Hempe, Cléa, Denise Miriam Neumann Santos, Valdecir Schenkel, Janete Finger Scheuer, and Temia Wehrmann. "Documentário do Rio Fiúza: material didático que possibilita discussões mil..." Revista Monografias Ambientais 14 (July 9, 2015): 170–79. http://dx.doi.org/10.5902/2236130818749.

Full text
Abstract:
A elaboração e a edição do vídeo intitulado “Documentário do Rio Fiúza” teve por objetivo geral elaborar e disponibilizar material didático pedagógico, mostrando a situação do rio Fiúza da nascente até a foz, a fim de dialogar, mobilizar e conscientizar as comunidades para desenvolver ações de preservação no município de Panambi e região a qual pertence à bacia hidrográfica. Considera-se imprescindível problematizar sobre a importância e as facetas que os recursos hídricos abrangem, juntamente com a importância intrínseca da paisagem, assim como sua multifuncionalidade. Para realização do Vídeo Documentário do Rio Fiúza, buscou-se parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Panambi (RS), Museu e Arquivo Histórico Professor Hermann Wegermann e Professores Voluntários. Para realização do vídeo Documentário do rio Fiúza, foi utilizado, além de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas, filmagens, análise de vídeos, entre outros. Os organizadores estão satisfeitos com a aceitação por parte das escolas e da comunidade em geral. Neste, é possível explorar uma série de conteúdos, por exemplo: as atividades agropecuárias, áreas de APP’s a luz da legislação vigente, uso e ocupações que estão instaladas nas proximidades e que não atendem a legislação, os problemas ambientais iniciando na nascente do rio, entre outras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ramos, Natália, and José Francisco Serafim. "Cinema documentário, pesquisa e método Desafios para os estudos interdisciplinares." Revista Contracampo 2, no. 17 (December 1, 2007): 163. http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v2i17.358.

Full text
Abstract:
Destaca-se neste texto a importância, características e vantagens da metodologia filmica na pesquisa e na interdisciplinaridade. Salientam-se igualmente alguns princípios e procedimentos metodológicos, técnicos e analíticos sobre a utilização da imagem documental na pesquisa. Após um rápido panorama histórico e metodológico sobre o filme documentário, desde o surgimento do cimematógrafo em 1895 na França, passando por dois de seus maiores representantes, Robert Flaherty e Dziga Vertov, busca-se mostrar o interesse deste aporte metodológico. Este inclui a imagem estática e em movimento nos trabalhos acadêmicos e foi íniciado pelos pesquisadores Margaret Mead e Gregory Bateson nos anos 1930, seguidos por pesquisadores franceses tais que Marcel Griaule e Jean Rouch, nos anos 1930 e 1940, vindo a se tornar uma disciplina, no sentido amplo do termo, quando a pesquisadora Claudine de France publica o texto Cinema e Antropologia no final do anos 1970. A partir deste momento esta nova disciplina a antropologia filmica começa a ser um instrumental valioso para a compreensão do Homem e das atividades humanas em situação de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Salles, Atilio Catosso. "DISCURSO E DOCUMENTÁRIO: AS PALAVRAS DA CIDADE EM IMAGENS." Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, no. 9 (July 9, 2019): 213. http://dx.doi.org/10.35501/dissol.v0i9.526.

Full text
Abstract:
Resumo:Filiados ao domínio teórico e metodológico da Análise de Discurso, propomos dar a ver um percurso de questões (constituído pela sua opacidade) que se colocaram no gesto de se fazer pesquisa. Questões que tocam a questão do funcionamento discursivo da imagem e seu modo de organização. A imagem produz narratividade? De que modo? O corpus da presente reflexão foi construído a partir do recorte de algumas imagens do documentário Território Vermelho (2004), de autoria do cineasta Kiko Goifman. Por se tratar de um modo específico de significar, a imagem, em sua forma de realização no cinema, pelo efeito de captura e edição, pressupõe a relação com o histórico e o social.Palavras-chave: documentário; imagem; interpretação. DISCOURSE AND DOCUMENTARY: ONGOING ISSUESAbstract:Affiliated to the theoretical and methodological domain of Discourse Analysis, we propose a script of its questions (constituted by its opacity) that did not put any gesture of doing research. Questions that touch upon a question of the discursive functioning of the image and its mode of organization. Does an image produce narrativity? How? The corpus of the present reflection was constructed from the record of some images of the documentary Território Vermelho (2004), by the filmmaker Kiko Goifman. Because it is a specific way of meaning, the image, in its form of realization in the cinema, by the effect of capture and edition, presupposes the relation with the historical and the social.Keywords: documentary; image; interpretation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Barros, Eduardo Portanova, and Danilo Fantinel. "Do documentário histórico ao imaginário antropológico do regime militar brasileiro: uma leitura simbólica sobre o golpe de 1964." Intexto, no. 40 (August 25, 2017): 57. http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201740.57-76.

Full text
Abstract:
Este artigo oferece uma leitura simbólica sobre o imaginário que movimenta seis filmes documentários relativos ao regime militar brasileiro. Elegemos os Estudos do Imaginário como heurística apropriada à revelação de imagens simbólicas, simbolismos e narrativas míticas estimuladas pelas representações fílmicas tanto do governo de João Goulart quanto do golpe civil-militar que o tirou da Presidência da República. A partir de documentação audiovisual, acessamos os elementos constitutivos do imaginário que move as obras. Assim, esperamos proporcionar uma complementação ao entendimento sobre esse período obscuro da sociedade brasileira, bem como oferecer uma abordagem alternativa à pesquisa em Comunicação sobre documentários históricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Martins Villaça, Mariana. "Siete Instantes (Diana Cardozo, 2008): a militância sob lentes intimistas." Revista História: Debates e Tendências 19, no. 3 (September 3, 2019): 513–30. http://dx.doi.org/10.5335/hdtv.3n.19.9871.

Full text
Abstract:
Nesse artigo analisamos o documentário uruguaio-mexicano Siete Instantes (Diana Cardozo, 2008), realizado a partir de entrevistas a ex-militantes políticos uruguaios, especialmente mulheres, que relatam suas experiências no contexto autoritário e ditatorial daquele país. Procuramos ressaltar seu caráter de documento histórico, focando o momento político de sua produção, no qual eclodem políticas de memórias. Levantamos ainda algumas questões sobre a especificidade do olhar feminino que constrói por meio dos elementos fílmicos e o diálogo que estabelece com alguns debates presentes na historiografia sobre o período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ventura, Cristiane. "O tempo como protagonista em "Anna dos 6 aos 18", de Nikita Mikhalkov." Em Tese 19, no. 1 (April 30, 2013): 262. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.19.1.262-275.

Full text
Abstract:
O presente estudo visa analisar como a atuação do tempo — cronológico (histórico) e subjetivo (memória) — aliado às imagens de arquivos, torna-se um forte elemento dentro da narrativa enquanto possível peça fundamental para a construção da mesma. Para exemplificar essas estratégias de utilização do tempo, analisarei o documentário <em>Anna dos 6 aos 18</em> (1993), do cineasta russo Nikita Mikhalkov. Além de discutir as conotações da memória e autorreferencialidade e suas respectivas implicaturas dentro da construção da narrativa fílmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Ab'Sáber, Tales. "Psicanálise, Política e Verdade." Revista Heterotópica 2, no. 1 (June 18, 2020): 17–29. http://dx.doi.org/10.14393/htp-v2n1-2020-55556.

Full text
Abstract:
Nesta entrevista, o psicanalista e professor Tales Ab’Sáber reflete sobre a disputa pela ‘verdade’ histórica e as formas como diferentes sujeitos e para diferentes fins dela se apropriam, mobilizando-a para fins políticos eleitorais. Inicialmente, aborda um desses usos, discutindo o revisionismo histórico e sua relação com o fascismo. Em seguida, apresenta as contribuições que campos científicos e reflexivos como a Psicanálise podem fornecer para lidarmos com o atual contexto político brasileiro, em que o revisionismo e o fascismo gracejam no modus-operandi da extrema-direita antidemocrática, violenta, que põe em marcha um discurso de ódio, tal como ele e dois outros colegas tão bem retrataram no documentário Intervenção: amor não quer dizer grande coisa (2017), produzido por eles a partir de vídeos na web que circularam em 2016, ano do golpe, em que representantes dessa extrema-direita convocavam a população para pedir nas ruas “uma intervenção militar” imediata.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Thays da Silva, Aryanny. "O caso da igreja do Bom Senhor Jesus Dos Martírios e o olhar documentário de Alcir Lacerda sobre a cidade do Recife." Faces de Clio 3, no. 6 (June 5, 2019): 21–40. http://dx.doi.org/10.34019/2359-4489.2017.v3.26666.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda o olhar documentário sobre a cidade do Recife, produzido entre as décadas de 1960-1980, pelo fotógrafo Alcir Lacerda. As fotografias da destruição da Igreja do Bom Senhor dos Martírios e o debate no cenário político ocorrido na época deste acontecimento são o mote da reflexão que encaminha a escrita, no sentido de historiar as possibilidades de retratar a cidade visualmente e perceber o fotógrafo enquanto sujeito histórico e testemunha ocular. Por último, discute-se ainda a fotografia como exercício de documentar e rememorar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Adoue, Silvia Beatriz. "O CAMINHO DO VIEJO REALES." REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO, no. 52 (October 8, 2020): 106–21. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2020v1n52.53466.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da representação cinematográfica da vida e lutas dos trabalhadores da cana-de-açúcar em Tucumán, Argentina, durante as décadas de 1960 e 1970. O objeto deste trabalho é o filme El camino hacia la muerte del Viejo Reales (1974), do cineasta tucumano Gerardo Vallejo, membro do grupo Cine Liberación. O encontro entre as lutas e o cinema como instância de reflexão e intervenção dos militantes sindicais e políticos dos canaviais naquele período histórico nos remete às possibilidades do cinema, mas também dos trabalhadores pensando a própria ação. O filme em questão é, na sua primeira parte, um trabalho de testemunho da família Reales sobre sua vida, com participação da família na encenação de situações que a simples entrevista não permitiria. A família aceita, inclusive, incluir elementos de ficção, cuja condição não é escamoteada do receptor. Isso facilita a passagem da história singular à história dos trabalhadores canavieiros tucumanos. Na segunda parte, traça um panorama histórico de Tucumán e a indústria açucareira, assim como da construção da Federación Obrera Tucumana de la Industria del Azúcar (FOTIA) através das suas lutas, pela voz dos seus próprios militantes. Ao organizar desta maneira o material fílmico, a montagem constrói um sentido e o coloca a serviço da organização dos trabalhadores, seja para a autorreflexão, seja como material da formação dos seus. Palavras-chave: Trabalhadores canavieiros. Tucumán-Argentina. Cinema político. Documentário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Câmara, Flávia, Maria Lúcia Lima, and Crissia Cruz. "Mulheres na rua: do “fiu-fiu” ao estupro." Revista Polis e Psique 9, no. 3 (December 29, 2019): 114–32. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.88614.

Full text
Abstract:
O assédio em espaços públicos são recorrentes no cotidiano das mulheres. Diante dessa problemática, este estudo, de cunho bibliográfico e documental, tem por objetivo contribuir com as discussões acerca do assédio em lugares públicos a partir do documentário Femme de la rue. Doravante a reflexão sobre as histórias (não) contadas das mulheres, buscou-se traçar uma linha comum do “fiu-fiu” ao estupro que, embora se configurem em graus diferentes de violência contra as mulheres, tem em comum o processo de reificação do corpo feminino, que foi transformado em coisa e fetichizado como mercadoria em um processo sócio histórico. Deste modo, defende-se a importância de novas pesquisas para ampliar o debate, bem como a construção e fortalecimento de políticas públicas que passem a englobar no escopo de suas ações a árdua tarefa de enfrentar o sistema patriarcal, racista e heteronormativo, sustentáculo das violências contra as mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Giordani, Rosselane Liz. "Estética de Glauber Rocha e as interfaces com o cinema documentário." Travessias 15, no. 2 (August 31, 2021): 145–59. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v15i2.27757.

Full text
Abstract:
Este estudo pretende refletir sobre alguns aspectos da estética cinematográfica de Glauber Rocha, olhando especificamente para as confluências que se estabelecem com a estética do cinema documentário. A intenção é problematizar como Glauber Rocha se apropria da linguagem documental para compor sua estética do real e materializar seu projeto poético e político em um tempo histórico e cultural que ficou conhecido pela efervescência da produção de uma arte de viés e tom extremamente político que buscava desvelar a realidade do povo brasileiro e sua identidade frente ao colonialismo cultural norte-americano. O pensamento do intelectual e cineasta baiano está impregnado justamente do espírito dessa época em que a produção da arte contemporânea passa por uma profunda mudança tanto no Brasil como na Europa, onde os artistas redefiniram suas estéticas entrelaçando-as com causas políticas e por sua vez empenhados em colocar a arte a serviço da mudança social. A estética do real que ‘soprava ventos’ nas vanguardas europeias reverberava no Brasil nos anos de 1960, sendo remodulada pela ótica glauberiana, introduzindo o povo brasileiro e suas realidades no novo cinema brasileiro. A estreita relação, e porque não dizer uma relação visceral, entre Cinema Novo e a busca por uma estética do real nos leva a refletir de que modo a diluição das fronteiras entre o cinema ficcional e o documentário reverberou e influenciou a composição da linguagem do Cinema Novo no Brasil. Para as reflexões tomamos como referência Nicholls (2005), Penafria (1999), Xavier (2001) e Simonard (2003).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Bezerra, Viviane Prado, and Telma Bessa Sales. "DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL E O ENSINO DE HISTÓRIA: leituras variadas e diferentes maneiras de expressão." Revista Observatório 3, no. 2 (April 1, 2017): 241. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p241.

Full text
Abstract:
O artigo busca refletir sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil, bem como sobre o período atual, tendo em vista a conjuntura do golpe parlamentar, jurídico e midiático ocorrido em 2016. Através da produção de um documentário “Eu quero ver”, articula entrevistas de jovens professores de História da rede básica de ensino, que estão vivenciando os desdobramentos do golpe atual, com entrevistas de professores que vivenciaram o período ditatorial de outrora. Para tanto, o documentário aponta para reflexões em torno das experiências docentes e das metodologias de ensino acerca da temática do regime militar que são utilizadas por esses professores em suas salas de aula. Tal produção é entendida também como um instrumento de reflexão e publicização de conteúdo histórico, flertando com a História Pública. PALAVRAS-CHAVE: Ditadura civil-militar, ensino de história, história oral, história pública. ABSTRACT The article seeks to reflect on the period of the civil-military dictatorship in Brazil, as well as on the current period, given the conjuncture of the parliamentary, legal and mediatic coup that took place in 2016. Through the production of a documentary "I want to see" Articulates interviews of young teachers of History of the basic education network, who are experiencing the unfolding of the current coup, with interviews of teachers who experienced the dictatorial period of yesteryear. To this end, the documentary points to reflections on teaching experiences and teaching methodologies about the military regime that are used by these teachers in their classrooms. Such production is also understood as an instrument of reflection and publicity of historical content, flirting with Public History. KEYWORDS: Civil-military dictatorship, history teaching, oral history, public history RESUMEN El artículo trata de reflexionar sobre el período de difusión civil-militar no Brasil, sobre el tema actual, el tener en vista una conjunción del golpe parlamentario, el jurídico y el mediano en 2016. Atraves de la producción de un documento "Eu quero ver" Articula entrevistas de jóvenes profesores de historia de la red básica de enseñanza, que están vivenciando los desdobramentos del golpe actual, con entrevistas de profesores que vivenciaron el período de ditatorial de outrora. Para tanto, el documento se refiere a las reflexiones en torno a las experiencias docentes y las metodologías de enseñanza acerca de la temática del régimen militar que se utilizan para sus profesores en sus salas de aula. Tal producción es entendida también como instrumento de reflexión y publicación de contenido histórico, flertando con una historia pública. PALABRAS CLAVE: Ditadura civil-militar, enseñanza de historia, historia oral, historia pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Moura, Jeani Delgado Paschoal, and Wilson Aparecido Paschoal. "Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário." Geosaberes 9, no. 17 (December 28, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.609.

Full text
Abstract:
Diante da percepção de situações de descaso e não valorização do patrimônio público foram realizadas ações para sensibilização do ambiente degradado de um colégio da rede estadual pública de Londrina-Paraná. Foram produzidos, pelos alunos, registros fotográficos a partir da observação in loco sobre pontos degradados do espaço físico da escola e um documentário feito a partir de uma entrevista com o funcionário responsável pela manutenção do colégio, cujo trabalho se repete há 20 anos para manter o ambiente escolar em condições de uso, fato que era desconhecido pela maioria dos alunos. Como resultados imediatos deste trabalho, conseguimos dialogar com a comunidade escolar acerca da importância da valorização da escola como patrimônio histórico, cultural e social, além de refletir sobre a necessidade do trabalho coletivo e da participação de cada um nos cuidados com o ambiente escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Botrán, Ana María Iglesias. "Que mi nombre no se borre de la historia: la transposición intertextual de la novela histórica la posguerra española al Cine: el caso de las trece rosas." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 19, no. 2 (June 30, 2009): 193–214. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.19.2.193-214.

Full text
Abstract:
Resumen: La Guerra Civil Española supuso uno de los acontecimientos más tristes y sangrientos de la historia de España. Después, durante los años de posguerra, los perdedores sufrieron una cruel represión por parte de los fascistas. La visión de los hechos que permite la distancia en el tiempo da lugar a un tipo de literatura basada en la utilización de estos episodios traumáticos como escenarios o bases argumentativas. Los acontecimientos de la historia desde la visión del perdedor se reflejan en la novela y en el cine como una forma de evocar lo olvidado y que constituye la base de los horrores de la guerra. En este sentido, la rememoración del tema de las trece jóvenes fusiladas durante la posguerra cobra importancia desde hace unos años en España manifestándose en los diferentes formatos de tratamiento como son dos novelas sobre el mismo tema, un documental, una película y un análisis histórico riguroso del caso de las llamadas “Trece rosas”.Palabras-clave: Guerra Civil Española; perdedores; literatura de trauma.Resumo: A Guerra Civil Espanhola foi um dos acontecimentos mais tristes e mais sangrentos da história da Espanha. Mais tarde, nos anos do pós-guerra, os perdedores sofreram uma repressão cruel pelos fascistas. A distância no tempo permite uma visão dos fatos históricos que dá lugar a um tipo de literatura baseada na utilização de estes episódios traumáticos como cenários ou bases argumentativos. Os acontecimentos históricos desde a visão do perdedor se plasmam no romance e no cinema como uma forma de evocar o esquecido e constitui a base dos horrores da guerra. Neste sentido, o fato de relembrar o tema das treze jovens fuziladas durante o pós-guerra ganha importância ha alguns anos na Espanha manifestando-se nos diferentes formas de abordagem do mesmo tema como são os dois romances, um documentário, um filme e uma análise histórica rigorosa.Palavras-chave: Guerra Civil Espanhola; perdedores; literatura de trauma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ortega, Cristina Dotta. "Fundamentos da organização da informação frente à produção de documentos." Transinformação 20, no. 1 (April 2008): 07–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862008000100001.

Full text
Abstract:
Explora a noção de organização da informação documentária na perspectiva da produção de documentos. Compreende a produção de documentos como processo de elaboração de registros de informação que dão acesso às unidades de conhecimento, e não como produção desse conhecimento. Parte do pressuposto de que a noção de produção de documentos torna-se mais evidente na produção do documento eletrônico, quando ocorre uma aproximação entre as etapas de edição do texto do autor e as de representação, visando à sua recuperação em sistemas de informação. Traça e discute histórica e conceitualmente a produção de documentos, explorando o documento por meio dos seus componentes, de suas etapas de produção, e como produto dos processos documentários. Conclui pela noção de produção de documentos (no sentido documentário) como aquela realizada em um sistema de informação documentária, por meio da transformação do texto do autor em documento, o que implica a elaboração de formas de apresentação e formas de representação e acesso a esses documentos. Por fim, aponta a necessidade de ampliação e fundamentação da noção de organização da informação documentária, pela agregação da noção de produção de documentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Seliprandy, Fernando. "Aporias e apostas do representável: vazios e vestígios da memória em Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2013)." Fotocinema. Revista científica de cine y fotografía, no. 20 (January 29, 2020): 137. http://dx.doi.org/10.24310/fotocinema.2020.v0i20.7595.

Full text
Abstract:
O irrepresentável é uma matriz teórica recorrente nas análises do documentário subjetivo contemporâneo. Oriunda dos estudos do Holocausto, esta abordagem contém o trauma pessoal e histórico em seu núcleo, fundamentando várias considerações sobre o cinema documental realizado por descendentes de militantes vítimas das ditaduras do Cone Sul. O objetivo aqui é promover uma discussão acerca do representável a partir da análise de Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2013), documentário no qual a filha enfrenta as resistências do pai em relatar as torturas sofridas durante a ditadura brasileira (1964-1985). Os impasses da memória se manifestam com força nesse filme, em diálogos tensos e enquadramentos de um vazio eloquente. Contudo, junto com o reconhecimento das aporias da representação, é possível fazer outras apostas interpretativas. Se os vazios são plenos de significados, os vestígios do passado inscritos nas imagens também merecem atenção. A hipótese é que, no lugar do foco exclusivo nas aporias do irrepresentável, uma interpretação historiográfica dessa obra deve levar em conta, dialeticamente, os vazios e os vestígios da memória. Reivindica-se, assim, uma visada referencial que é não só epistemologicamente possível, mas politicamente urgente face à ofensiva negacionista que ganha cada vez mais espaço no Brasil pós-2018.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ernandez Macedo, Marcelo, Flávio Da Rocha Pires Silva, and Alessandra Cardoso. "A formação de grupos de midiativismo no Rio de Janeiro." ALCEU 18, no. 35 (December 10, 2017): 94–113. http://dx.doi.org/10.46391/alceu.v18.ed35.2017.121.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as condições sociais necessárias para a formação de coletivos de midiativismo no Rio de Janeiro, entendidos estes como grupos que produzem e veiculam conteúdos audiovisuais pela internet. O texto está baseado em imagens coletadas para o documentário Mídia em Movimento, que apresenta o trabalho de alguns grupos de mídia comunitária e alternativa da região metropolitana do Rio de Janeiro; e em algumas outras entrevistas com midiativistas. Procuramos mostrar como a formação destes coletivos só pode ser sociologicamente compreendida se reunirmos informações sobre o contexto sócio-histórico em que se insere o fenômeno; as trajetórias individuais e familiares dos indivíduos que os compõem, com ênfase sobre seus processos de formação; e suas atuais motivações e situação socioeconômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Prioste, Marcelo. "O cinema documentário na era da imagem técnica pós-fotográfica." Rumores 12, no. 24 (December 20, 2018): 88–108. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2018.145576.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe uma conjetura sobre o impacto da atual imagem técnica digital procedente dos softwares de simulação e videogames na realização do cinema documentário contemporâneo. Descrita como artificial, desindexada do real e, portanto, pós-fotográfica, esta imagética promove um contraponto à tradição primordial do documentarismo baseado na imagem de origem fotográfica, o fotograma. Nesta abordagem há uma convergência na direção dos documentários de enredos históricos, pelo potencial de reinvenção e reinterpretação de relatos e episódios da História neles contidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Urbano Lemos Jr and Vicente Gosciola. "DOCUMENTÁRIO E DOCUMENTAÇÃO: a preservação de memórias por meio da multiplicidade de registros." ÂNCORA - Revista Latino-americana de Jornalismo 8, no. 1 (August 20, 2021): 153–71. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-375x.2021v8n1.57927.

Full text
Abstract:
O artigo recupera episódios históricos para mostrar a importância da documentação e do documentário para a preservação de memórias. No Brasil, a pesquisa destaca os registros realizados durante a Comissão Rondon, tanto pela documentação de Roquette-Pinto quanto pela produção documentária de Luiz Thomas Reis. O estudo recorre ainda aos primórdios do documentário para mostrar a multiplicidade de registros por meio da narrativa transmídia. O estudo se ampara em Jordan, Renó e Jenkins e traz a relevância da documentação para a pesquisa, registro e produção documentária. O objetivo é analisar que por meio do registro pode-se criar documentos informativos e resguardar memórias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

França, Alex Santana. "A Produção Documentarista de Licínio Azevedo: Imagens, Discursos e Narrativas Moçambicanas do Pós-independência." Revista Mulemba 9, no. 17 (December 21, 2017): 99–111. http://dx.doi.org/10.35520/mulemba.2017.v9n17a14600.

Full text
Abstract:
O cinema documentário tem demonstrado larga capacidade de contribuir para o entendimento aprofundado de questões atuais ou retomadas sob perspectivas de investigação histórica. Ao longo dos anos foram inúmeros temas abordados, analisados ou revelados através do documentário na África. Em se tratando da experiência cinematográfica moçambicana, ao longo da história, houve uma produção significativa de documentários no país, muitos deles importantes para o entendimento da experiência pós-colonial e pós-guerra civil. Um dos grandes nomes dessa cinematografia é Licínio Azevedo. Propõe-se com este estudo discutir a relação entre cinema, história e memória a partir da produção documentarista do cineasta. O estudo dos filmes está centrado na perspectiva sociohistórica de análise fílmica. As primeiras conclusões desse estudo mostram que os filmes de Licínio Azevedo, de forma positiva, vale ressaltar, oferecem ao espectador imagens representativas de espaços e práticas socioculturais moçambicanas, lidam com questões históricas do contexto moçambicano, ainda marcantes no imaginário e cotidiano locais e fornecem diferentes visões sobre o que é ser moçambicano. Além disso, os filmes também se constituem como uma espécie de memória coletiva visual do país nos períodos e espaços focalizados. A importância dos ditos e não ditos que os filmes podem trazer para a construção de uma memória, seja ela coletiva ou individual, tornam-se pontos de referência para qualquer estudo sociohistórico, e também estético, principalmente quando estas informações, muitas vezes esquecidas ou ignoradas, revelam interpretações distintas da História ou memórias oficiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ribeiro, Diego Lemos, Marcos Roberto Silva De Souza, Nair Carril, Fábio Omar Vattimo Ribas, and Miriã Da Mota Manoel. "MORRO EM CENA – A VIDA EM ARTE NO MUSEU HISTÓRICO DE MORRO REDONDO/RS." Expressa Extensão 25, no. 3 (August 30, 2020): 96–109. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v25i3.18733.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende expor as ações de teatro no projeto denominado “Morro em Cena”, no contexto de um museu do interior do estado do Rio Grande do Sul. Com as reflexões apresentadas, pretende-se fortalecer as discussões sobre as práticas do teatro para diferentes faixas etárias, dentro de instituições museológicas. A metodologia utilizada para este trabalho foi a “Investigação Baseada nas Artes”, que se fundamenta em utilizar formas não convencionais de investigação, como uso de recursos visuais e/ou performáticos. Objetiva-se discutir uma prática museológica efetivamente inclusiva e intergeracional, com viés inter e multidisciplinar, comprometida com a construção colaborativa de conhecimentos, por intermédio de realizações de diversas peças de teatro, apresentadas em diferentes cidades e contextos. Com base nas discussões ora propostas, almeja-se, doravante, o desenvolvimento de um documentário e a realização de um curta-metragem. Ao longo destes dois anos de ações artísticas dentro do espaço museológico, com crianças e adultos, foram observados resultados que transcendem a mensuração quantitativa. Os ganhos foram relacionados desde melhora da comunicação, oralidade e desinibição, por parte das crianças, quanto ao sentido de pertença e transgeracionalidade. Mais do que peças teatrais, cujo apelo dramático coloca em cena as reminiscências dos antepassados daquela comunidade, o contato direto com o acervo do museu potencializa o sentimento de partilha do indizível, oportunizando uma ressignificação de memórias e fazeres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pinent, Lívia Stroschoen. "A construção retórica da moda de Christian Dior: um ensaio sobre as questões sucessórias analisando o documentário Dior e Eu." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 11, no. 24 (December 5, 2018): 66–79. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v11i24.774.

Full text
Abstract:
Com uma trajetória de sete décadas, a marca Christian Dior é parte essencial do campo da moda e ajuda a construir a retórica deste sistema, na forma como Barthes (1983) define. Mas, no que concerne a determinados fenômenos e dimensões, ela adquire uma retórica própria ou, ao menos, é o que intenciona a partir de algumas ações. É a um destes casos que este ensaio se dedica, a problematização da questão sucessória. O objeto é um documentário intitulado Dior e Eu (2015), sobre a primeira coleção de Raf Simons como diretor criativo da Dior. Por meio de uma leitura semiótica, o estudo visa perceber indícios da construção desta retórica da marca como forma de sustentar a sucessão de criadores, em meio ao contexto histórico-social da Dior e da moda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Teatro & Dança, REPERTÓRIO:. "Cinema e mise en scène: histórico, método e perspectivas da pesquisa intercultural [Natália Ramos e José Francisco Serafim]." REPERTÓRIO, no. 13 (September 16, 2012): 89. http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i13.4017.

Full text
Abstract:
Destaca-se neste texto a importância, características e vantagens da metodologia fílmica na pesquisa e na interdisciplinaridade. Salientam-se igualmente alguns princípios e procedimentos metodológicos, técnicos e analíticos sobre a utilização da imagem documental na pesquisa. Após um rápido panorama histórico e metodológico sobre o filme documentário, desde o surgimento do cinematógrafo em 1895 na França, passando por dois de seus maiores representantes, Robert Flaherty e Dziga Vertov, busca-se mostrar o interesse deste aporte metodológico. Este inclui a imagem estática e em movimento nos trabalhos acadêmicos e foi iniciado pelos pesquisadores Margaret Mead e Gregory Bateson nos anos 1930, seguidos por pesquisadores franceses tais que Marcel Griaule e Jean Rouch, nos anos 1930 e 1940, vindo a se tornar uma disciplina, no sentido amplo do termo, quando a pesquisadora Claudine de France publica o texto Cinema e antropologia no final do anos 1970. A partir deste momento, esta nova disciplina, a antropologia fílmica, começa a ser um instrumental valioso para a compreensão do Homem e das atividades humanas em situação de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Oliveira, Neiva Afonso, and Heloisa Helena Duval De Azevedo. "Estudos e movimentos sobre Fundamentos da Educação." RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 2, no. 1 (March 9, 2016): 369. http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v2i1.42.

Full text
Abstract:
O trabalho faz parte de um projeto de ensino intitulado Audioaulas, captura de tela e videoaulas para aulas de Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação ligado a um projeto de pesquisa mais encorpado, intitulado O viés da linguagem para pensar a interatividade e a aprendizagem colaborativa na modalidade a distância na/da UFPEL. Com o objetivo de desenvolver material didático para a disciplina de Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação, utilizamos como metodologia recursos multimídias para auxiliar na motivação da aprendizagem, do esclarecimento e do aprofundamento do conteúdo. Além da pesquisa bibliográfica e encontros entre orientadora e bolsistas, o que motivou a mudança de rumo do projeto de ensino tornando-o um tensionador entre as fronteiras das disciplinas da área de Fundamentos de Educação por meio da realização de um documentário resgatando/conhecendo/reconhecendo as trajetórias das disciplinas e conteúdos já trabalhados pelos docentes que, nos últimos 39 anos, “deram o tom” aos Fundamentos da Educação na FaE (Faculdade de Educação) e nos cursos de Licenciatura da UFPel – será feito o resgate da memória entre os atingidos pela disciplina (docentes e discentes). A pesquisa encontra-se em fase de coleta das entrevistas com cinco docentes que estão ou estarão aposentados até o final do ano de 2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Tomaim, Cássio Dos Santos. "O “documentário de memória” no sul do Brasil (1995-2010)." Revista FAMECOS 25, no. 1 (January 2, 2018): 27443. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27443.

Full text
Abstract:
Mapeado os documentários produzidos no sul do Brasil (1995 a 2010), constatou-se uma relação entre o aumento da produção desse tipo de cinema na região e o interesse pelo “documentário de memória”. A pesquisa objetiva investigar quais os aspectos da cultura da memória, traço identitário deste cinema. Podemos falar em uma vocação para a memória nos documentários da região? Que vocação é essa? Procedeu uma análise textual das sinopses de 102 filmes, visando identificar os principais termos que configuram o modo de apresentação dos documentários, assim como os tipos de personagens que habitam as representações fílmicas. A forte marca do “documentário de memória” nessa produção é reflexo do presentismo (HARTOG, 2014), muitos documentários enunciam um compromisso do presente em “resgatar”, “registrar”, “revelar” histórias, sendo a maioria dedicada a representar pessoas, sejam personalidades ou pessoas comuns, mas nesse cinema também se destaca a importância dada aos patrimônios e às instituições como objetos da representação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Liesegang, Gerhard. "The Arquivo Historico de Moçambique and Historical Research in Maputo." History in Africa 27 (January 2000): 471–77. http://dx.doi.org/10.2307/3172128.

Full text
Abstract:
The Arquivo Histórico de Moçambique (hereafter AHM) holds mostly nineteenth- and twentieth-century documentation. Most of the documents available were generated by organs of the public (colonial) administration. There are very few fragmentary private papers (collected as “espólios”) and a few collections of documents originated by companies and associations (e.g., Notícias, Moçacor, ATCM, BNU).In the 1890s, when the administrative capital of Mozambique was still on the Island of Moçambique, António Enes ordered all documents prior to the liberal revolution of 1833-34 to be sent to Lisbon. As a result most of the correspondence between the island of Moçambique and the colonial districts for the period ca. 1750-1830 (correspondence and registers and copies of outgoing correspondence in bound books) was sent to Lisbon where it can be consulted in the original in the Arquivo Histórico Ultramarine Most of these now exist on microfilm in the AHM as well. In the 1930s the colonial intellectuals of Mozambique working in different government services founded a scientific society. The colonial administration added to this a cultural publication (Moçambique, Documentário Trimestral, 1935-1960), and also in 1934 the Arquivo Histórico de Moçambique, which was set up step by step between 1938 and 1940. Originally, this was part of the Library of the Department of Statistics (Costa 1987:4). From 1943 to 1963 it was headed by Lt. Caetano Montez and collected nineteenth- and a few early twentieth-century documents and any archival material tranferred by their originating institutions and partly indexed them.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Simião, Suelen Caldas de Sousa. "La ciudad que huye: formação dos 'countries' argentinos e os ruídos da cidade no cinema." Dixit, no. 31 (October 4, 2019): 54–69. http://dx.doi.org/10.22235/d.v0i31.1830.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se propõe a analisar a presença urbana a partir dos ecos e ruídos da cidade, expressos no curta documentário La ciudad que huye (2006), de Lucrecia Martel, e nos filmes Cara de queso – mi primer ghetto (2006) de Ariel Winograd, Una semana solos (2008) de Celina Murga, Las viudas de los jueves (2009) de Marcelo Piñeyro, Historia del miedo (2014) de Benjamín Naishtat, e Los decentes (2016) de Lukas Valenta Rinner, através do avesso da cidade que se transmuta em cidadela, forjada por uma classe média e alta e sob o contexto de políticas neoliberais. Os filmes aparecem como linguagens singulares que, entrecruzados à luz da documentação técnica, da bibliografia sobre cidades e da compreensão do processo histórico de formação dos countries, nos auxiliam a pensar e problematizar as relações entre sensibilidades, sociabilidades e espaço urbano contemporâneo nessa espécie de “cidade que foge”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Santos, Tânia Cristina Franco. "A ABEn e a preservação da memória profissional: implantação do Centro de Memória da Enfermagem Brasileira." Revista Brasileira de Enfermagem 66, spe (September 2013): 165–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672013000700021.

Full text
Abstract:
Estudo histórico-social, que objetivou analisar e discutir a importância do Centro de Memória da Enfermagem Brasileira para preservação e divulgação da memória profissional. Utilizou-se como fontes de dados o documentário Associação Brasileira de Enfermagem: 1926-1976, além do Projeto de Implantação e do Relatório Técnico do Acervo Documental e Fônico do Centro de Memória, ambos arquivados no referido Centro. Os dados, coletados em junho de 2013, foram submetidos a crítica externa e interna, com vistas à sua validação. A análise ocorreu concomitantemente à coleta dos dados e se deu com base no conhecimento sobre o tema, apoiada pelo conceito de habitus de Bourdieu. Observou-se que, desde 1926, as diretorias da Associação Brasileira de Enfermagem contribuíram para a implantação do Centro de Memória, mediante a importância atribuída à preservação da memória. Conclui-se que a memória sacralizada no acervo constitui bem material e simbólico para a Enfermagem brasileira a ser transmitida através da historiografia dela derivada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Follis, Rodrigo, and Victor Sotero. "Produções cinematográficas e o adventismo: uma análise dos conflitos e aproximações a partir da Revista Adventista." Comunicação & Informação 21, no. 3 (December 6, 2018): 3. http://dx.doi.org/10.5216/ci.v21i3.50371.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a abordagem da Revista Adventista quanto ao consumo e produção de filmes. Foram verificadas as termologias filmografia, cinematografia, documentário, curta-metragem, longa metragem e filme dentro do periódico. As mais de 1.000 menções catalogadas foram distribuídas em duas tabelas, a primeira (quantitativa) dividiu as citações encontradas por década e a segunda (qualitativa) abordou como as diferentes passagens se encaixaram em grupos de inferência. Os dois esquemas passaram por observação, exame e estudo analítico. O objetivo foi explorar o desenvolvimento do pensamento quanto a produções cinematográficas dentro da principal revista dessa denominação religiosa. Essa apuração pretende construir a relação do adventismo com os filmes dentro do histórico de publicações do periódico, ao acentuar os processos de construção do pensamento frente ao tema ao longo dos anos. A investigação se deu a partir de um estudo documental baseado na pesquisa metodológica de Appolinário (2009), Bardin (2011), Follis (2017) e Jorge; Barros (2009).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Guzmán, Chirsty Beatriz Najarro. "1932: entre a imagem e a virtualidade." Boletim de Pesquisa NELIC 15, no. 24 (December 18, 2015): 23. http://dx.doi.org/10.5007/1984-784x.2015v15n24p23.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1984-784X.2015v15n24p23Entre a realidade e sua representação imagética, intervém a subjetividade de quem capta essa realidade, cujas condições intelectuais, sociais e culturais se articulam para a configuração analógica e dessemelhante do rosto imagético, conforme as considerações de Jacques Rancière sobre a natureza das imagens. Nesse sentido, não só se contesta a existência de um discurso único sobre um evento histórico, mas também a univocidade de tal evento. Levando isso em consideração, o documentário 1932: cicatriz en la memoria (2005), dirigido por Carlos Hernríquez Consalvi, para o Museo de la Palabra y la Imagen (MUPI) de El Salvador, apresenta uma narrativa que compreende o levante popular e etnocídio cultural de 1932, como a semente do Partido Comunista (PC) salvadorenho, ao mesmo tempo em que na entrelinha se tece uma contra-narrativa, cuja linha de pensamento vai no sentido contrário, colocando o indígena como protagonista, contestando o discurso oficial sobre os eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography