To see the other types of publications on this topic, follow the link: Drenaje ácido de minas.

Journal articles on the topic 'Drenaje ácido de minas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Drenaje ácido de minas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pérez, Norma, Alex Schwarz, and Homero Urrutia. "Tratamiento del drenaje ácido de minas: estudio de reducción de sulfato en mezclas orgánicas." Tecnología y ciencias del agua 08, no. 1 (January 10, 2017): 53–64. http://dx.doi.org/10.24850/j-tyca-2017-01-04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, S. R., S. O. Procópio, T. F. N. Queiroz, and L. E. Dias. "Caracterização de rejeito de mineração de ouro para avaliação de solubilização de metais pesados e arsênio e revegetação local." Revista Brasileira de Ciência do Solo 28, no. 1 (February 2004): 189–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832004000100018.

Full text
Abstract:
Depósitos de rejeitos e pilhas de estéril, decorrentes de atividades de mineração, podem ser fontes de contaminação ambiental, por causa da presença de metais pesados e arsênio, principalmente quando esses materiais contêm minerais sulfetados e teores elevados de metais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o rejeito proveniente do beneficiamento de minério de ouro de uma mineração no estado de Minas Gerais, para avaliação de problemas de drenagem ácida e solubilização de metais e para planejamento da revegetação do local. Amostras de rejeito foram coletadas na camada superficial (0-20 cm), sendo submetidas a análises químicas de rotina da fertilidade do solo e a uma caracterização química específica de Ni, Cu, Pb, Cd, Fe, Zn, Cr, As e S extraídos em Água Régia, Mehlich-1, EDTA e água deionizada. Foram determinados o potencial de acidez (PA), o potencial de neutralização (PN) e equilíbrio ácido-base (EAB); além da realização de análise granulométrica e difração de raios-X. As amostras analisadas apresentaram baixos teores de matéria orgânica, P e K, alta acidez e salinidade, além de alto teor de As, o que indica sérias restrições ao estabelecimento de espécies vegetais. O rejeito apresentou potencial de geração de acidez e solubilização de elementos como As, Fe e S, o que pode acarretar problemas ambientais, como a drenagem ácida e a contaminação de solos e cursos d'água, bem como a incorporação desses elementos na cadeia trófica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Azevedo, Watson Rogério de, Valdemar Faquin, and Luiz Arnaldo Fernandes. "Adsorção de boro em solos de várzea do Sul de Minas Gerais." Pesquisa Agropecuária Brasileira 36, no. 7 (July 2001): 957–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2001000700005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a adsorção de B em quatro solos de várzea da região de Lavras, MG, por meio dos parâmetros das isotermas de Langmuir e Freundlich, no período de outubro a novembro de 1998. Amostraram-se solos Aluvial, Glei Pouco Húmico, Glei Húmico, e Orgânico artificialmente drenado, coletados na camada de 0-20 cm e peneirados para 2 mm. Amostras com e sem calagem foram incubadas durante 30 dias. Duplicatas de 4,0 g de solo de cada classe foram acondicionadas em tubos de polietileno com oito diferentes doses de B (0, 2, 4, 8, 12, 16, 24 e 32 mig mL-1) preparadas em CaCl2.2H2O 0,01 mol L-1, com ácido bórico como fonte. Os teores de B na solução de equilíbrio foram determinados pelo método da Azometina-H. Os resultados mostraram que alto teor de matéria orgânica confere ao solo Glei Húmico maior capacidade de adsorver boro. A matéria orgânica, a superfície específica, caulinita e alumínio trocável foram os atributos dos solos que se correlacionaram diretamente com a capacidade máxima de adsorção de B (CMAB). A calagem proporcionou diminuição da CMAB em todos os solos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Weiler, Jéssica, Juarez Ramos do Amaral Filho, and Ivo André Homrich Schneider. "Processamento de rejeito de carvão visando a redução de custos no tratamento da drenagem ácida de minas - estudo de caso na Região Carbonífera de Santa Catarina." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 2 (June 2016): 337–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016116411.

Full text
Abstract:
RESUMO: Rejeitos de carvão contêm vários minerais, entre os quais a pirita, que se oxida e gera a drenagem ácida de minas (DAM), um efluente ácido com alto poder poluidor. Atualmente, o setor de mineração de carvão brasileiro controla a DAM por meio do tratamento pelo método de neutralização/precipitação de metais, que consome substanciais quantidades de reagentes e gera um grande volume de lodo. O objetivo deste trabalho foi estudar a minimização da geração da DAM por outra abordagem, o método preventivo de isolamento e exclusão de sulfetos. O processo consiste na remoção da pirita da massa de resíduos, reduzindo a geração de acidez e minimizando a carga de metais nas estações de tratamento. A metodologia do trabalho consistiu na separação gravimétrica por meio denso de uma amostra típica de rejeito de carvão, obtendo-se três frações densimétricas: inferior a 2,2, entre 2,2 e 2,7 e superior a 2,7. Cada fração foi submetida às análises imediata e elementar. Também foram realizados ensaios estáticos e cinéticos em células úmidas para avaliação da geração de acidez no rejeito bruto e na fração com densidade intermediária. Os resultados demonstraram que, por intermédio do beneficiamento gravimétrico dos rejeitos, é possível reduzir em 30% o volume de material descartado. Esse material apresenta um potencial de geração de acidez líquido de 80 a 90% inferior ao do rejeito de carvão bruto. Além disso, estima-se que os custos com reagentes no tratamento de águas ácidas produzidas da mineração de carvão possam ser reduzidos em aproximadamente 85%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Quiceno-Vallejo, María Fernanda, María C. Escobar, and Yaneth Vásquez. "Impacto de los drenajes de mina sobre los microorganismos del suelo." Revista de la Academia Colombiana de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales 44, no. 170 (March 16, 2020): 241–56. http://dx.doi.org/10.18257/raccefyn.940.

Full text
Abstract:
Los drenajes de mina se consideran el principal contaminante proveniente de las actividades mineras debido al impacto que generan sobre los ecosistemas. En este trabajo se evaluó el efecto de los drenajes ácidos y neutros de minas de carbón sobre la actividad y la diversidad de las comunidades microbianas del suelo. En la primera se determinó mediante la cuantificación de las enzimas β-glucosidasa, ureasa, fosfatasa ácida y alcalina, deshidrogenasa y celulolítica, y la diversidad mediante una librería de clones en la que se identificaron 45 géneros bacterianos. Los resultados se relacionaron con los parámetros fisicoquímicos de los suelos afectados mediante un análisis de correspondencia canónica y una red biológica de los ciclos biogeoquímicos. Se encontró que, en suelos afectados por drenajes ácidos y neutros de mina, la actividad de las enzimas β-glucosidasa, ureasa y fosfatasa ácida y alcalina disminuyó significativamente, en tanto que la actividad de las enzimas deshidrogenasas y celulolíticas aumentó. Por otra parte, los nutrientes (carbono y nitrógeno), al igual que los metales (Mn, Fe, Pb, Cd y Mg) y los sulfuros, fueron las variables fisicoquímicas con mayor impacto sobre las comunidades bacterianas del suelo. Los metales y los sulfuros tienen unpapel importante en la adaptación de la población microbiana en ambientes mineros, sin embargo, cuando se utiliza enmienda orgánica, disminuye el impacto sobre la comunidad al conservarse elciclo de nutrientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Wolkan, Greice, Dámaris Núñez-Gómez, Maria Angeles Lobo-Recio, Flávio Rubens Lapolli, and Maria Eliza Nagel Hassemer. "Avaliação do tratamento de efluente têxtil integrado com drenagem ácida de minas pelo processo foto-Fenton." Revista DAE 223, no. 68 (March 23, 2020): 88–100. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.031.

Full text
Abstract:
O carreamento para corpos hídricos de efluentes ácidos contendo compostos oxidados de ferro e enxofre, oriundos da mineração de carvão, constitui a drenagem ácida de minas (DAM) que leva à degradação da qualidade da água. Trabalhos recentes mostram possibilidades no tratamento conjunto de DAM com outros efluentes, devido à capacidade coagulante da mistura. O objetivo deste trabalho foi avaliar o tratamento integrado de DAM e efluente têxtil seguido por processo oxidativo avançado foto-Fenton, utilizando o próprio ferro presente na DAM para o processo de oxidação. Verificou-se que a proporção de mistura em que houve efeito de coagulação foi de 13:7 (650 mL de DAM e 350 mL de efluente têxtil). O processo conjugado obteve eficiências de remoção de 99% para cor, 99% para turbidez, 91% para carbono orgânico dissolvido (COD), 95% para compostos aromáticos, 99% para sólidos totais e 83% para sólidos suspensos, mostrando ser efetivo no tratamento do efluente da indústria têxtil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rauen, Thalita Grando, Gidiane Scaratti, Reginaldo Geremias, and Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira. "Ecotoxicidade de nanocatalisadores de óxidos de ferro, produzidos a partir da drenagem ácida de mina, quando submetidos à ação de ozônio em meio aquoso." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 6 (December 2021): 1033–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220200162.

Full text
Abstract:
RESUMO Óxidos de ferro recuperados da drenagem ácida de minas representam uma matéria-prima potencial para a produção de baixo custo de nanogoetita ou nanohematita, com grau de pureza adequado para o seu uso como catalisador em processos de tratamento de efluentes líquidos com ozônio. Assim, a toxicidade das nanopartículas de ferro precisa ser determinada para prever seu impacto no meio ambiente, antes e depois de terem sido utilizadas nesses processos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a toxicidade de nanogoetita e nanohematita produzidas a partir da drenagem ácida de minas bem como comparar os resultados com hematita sintética de alta pureza. A nanogoetita foi obtida da drenagem ácida de minas e, após seu tratamento térmico a 450°C, produziu nanopartículas de hematita. Os materiais foram caracterizados por difração de raios X, microscopia eletrônica de transmissão e determinação da área superficial específica e porosidade com base nas isotermas de adsorção/dessorção de N2. Foram realizados os ensaios de ecotoxicidade usando os protocolos padronizados para bioluminescência com Vibrio fischeri, letalidade da Artemia sp., germinação de sementes de Lactuca sativa L. (alface) e crescimento das raízes de Allium cepa L. (cebola). Os resultados de toxicidade indicaram estabilidade das nanopartículas, que não são alteradas significativamente pela ação do ozônio em meio aquoso. Para todas as amostras, os valores indicaram baixa ou nenhuma toxicidade nas condições dos experimentos, para os bioindicadores utilizados. Esses resultados fornecem indicação de que as nanopartículas de ferro recuperadas da indústria de resíduos podem ser usadas como catalisadores sem efeitos adversos ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nieves Pimiento, Nayive, and Alix Solano Figueroa. "Caracterización del drenaje ácido en la mineria de esmeralda Quípama-Boyacá." Visión electrónica 11, no. 2 (December 17, 2017): 318–25. http://dx.doi.org/10.14483/22484728.13136.

Full text
Abstract:
Los drenajes ácidos son derivados de la formación del proceso de algunos sulfuros minerales al contacto del oxígeno del aire y el agua, esta formación involucra procesos químicos, biológicos y fenómenos físico-químicos. Con el objetivo de caracterizar el drenaje acido en la minería esmeraldífera en el municipio de Quipama-Boyacá, se ha propuesto el estudio y análisis de los parámetros físico-químicos de aguas subterráneas para la mina Divino Niño. Para la determinación de las características del drenaje acido, se llevaron a cabo tomas in situ en el interior de la mina y las descargas. Los resultados obtenidos determinaron que; las aguas de los drenajes al interior de la mina presentaron transformaciones físicas, químicas y biológicas las cuales dieron origen a drenaje ligeramente acido de clase blanda, presentando aniones y cationes en disolución, se mostraron elevadas concentraciones de SO4, Fe, Al, Ca. Este fue un primer estudio desarrollado al interior de la mina de esmeralda Divino Niño en el municipio de Quipama.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oré Vidalón, Salvador. "Evaluación de la saturación y sedimentación en la precipitación selectiva del drenaje ácido de mina." Prospectiva Universitaria 9, no. 1 (June 23, 2017): 64. http://dx.doi.org/10.26490/uncp.1990-7044.2012.1.294.

Full text
Abstract:
En el presente trabajo de investigación, se realizó la evaluación de la saturación y sedimentación en la precipitación selectiva del drenaje ácido de mina, Los metales pesados fueron el cobre, zinc, manganeso, hierro y aluminio, la precipitación se realizó mediante la adición de óxido de calcio, estableciéndose un rango adecuado de los pH en base al diagrama de precipitación. Para la evaluación de la sedimentación se realizaron las pruebas en forma discontinua, con la finalidad de establecer los parámetros necesarios para el dimensionamiento de un sedimentador continuo. La precipitación selectiva de los metales pesados presentes en el drenaje ácido de mina es posible dentro los siguientes rangos: para un pH de 4.15 la mayor recuperación es para el hierro con un 99.6 % y estableciéndose una composición de 98.2. Para un pH de 5.9 se establece una mayor recuperación del cobre con un 88.5 y una composición de 73.6. Para un pH de 8 la mayor recuperación corresponde al zinc con un 94.6 % de recuperación y una composición de 81.4 %. Para un pH de 10 la mayor recuperación corresponde al manganeso con un 64.5% y una composición del 95,6 %. Mediante el estudio de la sedimentación discontinua se determinan los parámetros necesarios para el diseño de un sedimentador continuo en la precipitación selectiva de los metales pesados del drenaje ácido de mina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oré Vidalón, Salvador. "Evaluación de la saturación y sedimentación en la precipitación selectiva del drenaje ácido de mina." Prospectiva Universitaria 9, no. 1 (January 8, 2022): 64–68. http://dx.doi.org/10.26490/uncp.prospectivauniversitaria.2012.9.37.

Full text
Abstract:
En el presente trabajo de investigación, se realizó la evaluación de la saturación y sedimentación en la precipitación selectiva del drenaje ácido de mina, Los metales pesados fueron el cobre, zinc, manganeso, hierro y aluminio, la precipitación se realizó mediante la adición de óxido de calcio, estableciéndose un rango adecuado de los pH en base al diagrama de precipitación. Para la evaluación de la sedimentación se realizaron las pruebas en forma discontinua, con la finalidad de establecer los parámetros necesarios para el dimensionamiento de un sedimentador continuo. La precipitación selectiva de los metales pesados presentes en el drenaje ácido de mina es posible dentro los siguientes rangos: para un pH de 4.15 la mayor recuperación es para el hierro con un 99.6 % y estableciéndose una composición de 98.2. Para un pH de 5.9 se establece una mayor recuperación del cobre con un 88.5 y una composición de 73.6. Para un pH de 8 la mayor recuperación corresponde al zinc con un 94.6 % de recuperación y una composición de 81.4 %. Para un pH de 10 la mayor recuperación corresponde al manganeso con un 64.5% y una composición del 95,6 %. Mediante el estudio de la sedimentación discontinua se determinan los parámetros necesarios para el diseño de un sedimentador continuo en la precipitación selectiva de los metales pesados del drenaje ácido de mina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Torres, Darkys Devia, Sindy Cáceres Sepúlveda, Alba Lucía Roa, Jonh Hermogenes Suárez Gelvez, and Néstor Andrés Urbina Suárez. "Utilización de microalgas de la división Chlorophyta en el tratamiento biológico de drenajes ácidos de minas de carbón." Revista Colombiana de Biotecnología 19, no. 2 (July 1, 2017): 95–104. http://dx.doi.org/10.15446/rev.colomb.biote.v19n2.70429.

Full text
Abstract:
El impacto ambiental generado por las aguas residuales de la explotación de carbón es significativo por la carga contaminante que estas por lo general poseen, representada en grandes concentraciones de sólidos suspendidos, metales (principalmente hierro) y otros elementos traza, además del bajo pH que suelen tener. El objetivo del presente trabajo fue evaluar la eficiencia de un sistema de tratamiento biológico a partir de microalgas de la división Chlorophyta para remover la carga contaminante de las aguas residuales de una mina de la empresa Coal North Energy S.A.S. Al final del tratamiento se obtuvieron porcentajes de remoción del 66,67% para hierro total, 46,67% para cloruros y 95,1% para DQO (Demanda Química de Oxígeno).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Boniolo, Milena Rodrigues, Lauren Nozomi Marques Yabuki, Daniela Andresa Mortari, Amauri Antonio Menegário, and Marcelo Loureiro Garcia. "Biomassas brasileiras aplicadas à remoção de urânio de drenagem ácida de minas por processos de biossorção." Holos Environment 17, no. 1 (November 25, 2017): 149. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v17i1.12214.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a redução da concentração de urânio em área de drenagem ácida de mina. O Brasil possui a sexta maior reserva de urânio do mundo e há grande quantidade de rejeitos acumulados contendo íons metálicos, semimetálicos e radiotóxicos. O método utilizado neste estudo para remover urânio foi a biossorção mediante a aplicação de biomassas brasileiras. Os efluentes aplicados foram coletados na mina Osamu Utsumi, que pertence às Indústrias Nucleares do Brasil e os biossorventes empregados nos ensaios foram cascas de banana, semente de moringa e borra de café. A decomposição térmica, a porosimetria de adsorção de nitrogênio e a microscopia eletrônica de varredura (MEV) foram realizadas para caracterizar fisicamente os biossorventes. A partir dos resultados obtidos, observou-se que os biossorventes com maior área de superfície e maior volume de poros resultaram em maiores valores de eficiência de remoção, com uma ordem crescente desses parâmetros: cascas de banana < borra de café < sementes de moringa. Considerando as amostras de efluentes com concentração de urânio de 6 mg L-1, as sementes de moringa apresentaram remoção de aproximadamente 87%, enquanto a borra de café e cascas de banana apresentaram remoção de 74 e 56%, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Machado, Luciana Angelita, and Ivo André Homrich Schneider. "Ensaios estáticos e cinéticos para a prevenção da geração de drenagem ácida de minas da mineração de carvão com escória de aciaria." Rem: Revista Escola de Minas 61, no. 3 (September 2008): 329–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672008000300011.

Full text
Abstract:
A Drenagem Ácida de Mina (DAM) é proveniente da oxidação natural de materiais sulfetados quando em contato com o ar e com a água. Esse problema atinge, em alto grau, a mineração de carvão. Uma das tecnologias de prevenção da geração da DAM consiste no método de aditivos alcalinos. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar, em estudos de laboratório, o controle da DAM pela mistura de um rejeito de carvão com uma escória do setor siderúrgico. O trabalho incluiu a coleta de uma amostra de rejeito de carvão de uma mineração de carvão e de uma amostra de escória de uma usina siderúrgica semi-integrada, ambas situadas no Estado do Rio Grande do Sul. Determinaram-se o potencial de geração de acidez e o potencial de neutralização dos materiais pelo método de contabilização de ácidos e bases. Após, realizaram-se ensaios cinéticos em células úmidas pelo Método ASTM D 5744-96. Os resultados demonstram que o rejeito de carvão gera DAM. Contudo os problemas ambientais podem ser em grande parte resolvidos pela mistura do rejeito com a escória em uma proporção de 4,8:1. Os ensaios cinéticos demonstram que, nessa condição, ocorre um aumento do pH e uma redução na liberação de acidez, metais e sulfatos na água lixiviada. Desta forma, foi demonstrado que a disposição conjunta de escória de aciaria com rejeito de carvão é uma alternativa viável para o controle da geração de DAM em minerações de carvão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Nóbrega, Flávia Andrade, Hernani Mota de Lima, and Adilson do Lago Leite. "Análise de múltiplas variáveis no fechamento de mina: estudo de caso da pilha de estéril BF-4, Mina Osamu Utsumi, INB Caldas, Minas Gerais." Rem: Revista Escola de Minas 61, no. 2 (June 2008): 197–202. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672008000200014.

Full text
Abstract:
A Mina Osamu Utsumi das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizada no município de Caldas/MG, esteve em operação de 1982 a 1995, quando ocorreu a paralisação definitiva da lavra e tratamento de minério de urânio. Desde então, a INB tem, como principal passivo, para fins de fechamento, a drenagem ácida gerada na cava, nas pilhas de estéril e na praia de rejeitos. A drenagem ácida de mina (DAM) na Mina Osamu Utsumi é relevante, tanto do ponto de vista ambiental, quanto pelos custos envolvidos na neutralização desta. Em dezembro de 2004, a INB assinou um termo de referência para elaboração e apresentação do plano de fechamento solicitado conjuntamente pelo IBAMA e CNEN. Diversos estudos têm sido realizados como subsídio à preparação do plano de fechamento. Esse artigo apresenta a aplicação do método da Análise de Múltiplas Variáveis (AMV) no estudo da melhor alternativa para o fechamento do "Bota-Fora" BF-4 da INB, dado seu potencial de geração de DAM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pérez Vásquez, Ramón Guillermo, Francisco Martín Romero, Rosa María Prol Ledesma, Laura Núñez Alvarez, and Arturo Hernández Escobar. "Residuos mineros y contaminación ambiental en la mina inactiva Matahambre." SATHIRI, no. 10 (June 30, 2016): 225. http://dx.doi.org/10.32645/13906925.187.

Full text
Abstract:
El trabajo que presentamos a continuación es una parte de un trabajo más complejo que se realizó en la zona de Taxco en México y Santa Lucía y Matahambre en el noroeste de Pinar del Río, Cuba. En este caso se exponen los resultados del estudio detallado de las áreas aledañas a la mina subterránea inactiva cuprífera Matahambre, en la parte más occidental de la actual provincia de Pinar del Río, Cuba. Se estudiaron los residuos acumulados en la presa de cola y las áreas aledañas a la mina. Se tomaron muestras liquidas a lo largo del arroyo que drena desde dicha presa de cola y hasta una distancia de 200 metros, se pudo observar que ya a los 15 metros de distancia el drenaje dejaba de ser ácido. A partir de aquí se obtuvieron valores de pH de alrededor de 7.53. Posteriormente se compararon los resultados obtenidos en la mina inactiva a cielo abierto Santa Lucía y Taxco. Se pudo concluir que en el yacimiento Matahambre no existe afectación al medio ambiente. Esto es debido a las condiciones en que se encuentra la presa de cola y la atenuación natural del cobre y demás Elementos Potencialmente Tóxicos (EPT). La utilización de dicha presa como un sitio de cultivo de hortalizas y vegetales, luego de aislarla con una capa de arena y capa vegetal con turba, ayuda considerablemente a aislar los depósitos que contienen minerales residuos del proceso de beneficio del yacimiento Matahambre, para evitar la aparición de drenaje ácido de mina. Esto podría ser una solución para otros sitios mineros donde la presa de cola o jales se encuentran a la intemperie y generan gran cantidad de drenaje ácido de mina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Puente Tinoco, Marlin Rossana, Elbert Oberto Reyes Graterol, and Sogeilys Milagro García Oduber. "Recuperación de pacientes en postoperatorio de drenaje de hematoma subdural crónico asociado al uso de ácido tranexámico." Revista Chilena de Neurocirugía 42, no. 1 (October 1, 2019): 45–51. http://dx.doi.org/10.36593/rev.chil.neurocir.v42i1.93.

Full text
Abstract:
Con el objetivo de evaluar la recuperación de pacientes que recibieron ácido tranexámico luego del drenaje de hematoma subdural crónico (HSC), se seleccionan al azar 22 pacientes de ambos sexos en edades comprendidas de 32 a 87 años. A un grupo de 11 paciente intervenidos, se les continuó el tratamiento con la colocación de un sistema de drenaje externo tipo Jackson-Pratt (grupo A) y un segundo grupo de pacientes, se les continuó tratamiento con Ácido Tranexámico (grupo B). Ambos grupos fueron evaluados en aspectos clínicos y tomográficos una semana después de la intervención. La distribución obtenida por género representó 99,5% masculino. Del total de pacientes, la mitad presentó HSC en el lado derecho y los casos bilaterales representaron 31,8%. Los resultados funcionales postoperatorio fueron satisfactorios en el 59,1% comparado con los obtenidos en la escala Glasgow preoperatorio donde más del 50% de los casos no superaban el valor 13 de la escala. El síntoma más común fue hemiparesia izquierda (45,5%), seguido de hemiparesia derecha (22,7%). El tratamiento con Ácido Tranexámico obtuvo resultados satisfactorios en el 63,6% de los casos de manera inmediata y en el 27,3% a las 24 horas; caso contrario a los resultados obtenidos con el sistema de Jackson-Pratt, donde el 54,5% obtuvo mejoría a las 24 horas. De igual manera la relación entre días de hospitalización y tratamiento fue significativa. Estos resultados permiten concluir queel tratamiento con Ácido Tranexámico ofrece una excelente tasa de recuperación, con menor número de complicaciones, mortalidad y secuelas, permitiendo también disminuir el tiempo de permanencia hospitalaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Amaral Filho, Juarez R. do, Ivo André H. Schneider, Irineu A. S. de Brum, Carlos H. Sampaio, Gerson Miltzarek, and Carlos Schneider. "Caracterização de um depósito de rejeitos para o gerenciamento integrado dos resíduos de mineração na região carbonífera de Santa Catarina, Brasil." Rem: Revista Escola de Minas 66, no. 3 (September 2013): 347–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672013000300012.

Full text
Abstract:
O carvão mineral brasileiro contém altos teores de impurezas (pirita e minerais de rochas sedimentares), sendo necessário seu beneficiamento. Os rejeitos do beneficiamento demandam uma grande área física para a sua disposição, modificam a topografia e geram a drenagem ácida de minas (DAM). O objetivo desse trabalho foi caracterizar um típico depósito de rejeitos na região carbonífera de Santa Catarina, buscando a separação de três frações para uso futuro: (a) uma fração para a geração de energia; (b) uma fração enriquecida em silicatos; e (c) uma fração com alto teor de enxofre. A metodologia do trabalho consistiu na amostragem e caracterização do material. A caracterização incluiu análise granulométrica, estudos densimétricos, medidas do teor de cinzas e enxofre, análise mineralógica por DRX, estudos petrográficos em lupa e medidas de contabilização de ácidos e bases. Os resultados granulométricos indicaram que 68% do material é composto por partículas grossas, 15%, por partículas finas e 17%, pelo lodo das bacias de sedimentação. Com o beneficiamento gravimétrico dos resíduos é possível uma recuperação teórica do material de 33,7% para geração de energia e 10,3% para produção de um concentrado rico em pirita. O material restante, com menor quantidade de enxofre e rico em silicatos, tem seu potencial de geração de acidez reduzido em 60% e apresenta possibilidade de uso na construção civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Schneider, Ivo André Homrich, Luciana Angelita Machado, Lucas Minotti Bienert, and Rejane Maria Candiota Tubino. "ESTABELECIMENTO DE TRAÇO ENTRE REJEITO DE CARVÃO E ESCÓRIA DE ACIARIA ELÉTRICA PARA PREVENÇÃO DA DRENAGEM ÁCIDA DE MINAS." Tecnologia em Metalurgia e Materiais 6, no. 1 (2009): 24–30. http://dx.doi.org/10.4322/tmm.00601005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Andrade, C. R. G., M. R. Souza, C. F. A. M. Penna, L. B. Acurcio, F. M. Sant'Anna, R. D. Castro, and D. L. S. Oliveira. "Propriedades probióticas in vitro de Lactobacillus spp. isolados de queijos minas artesanais da Serra da Canastra - MG." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, no. 5 (October 2014): 1592–600. http://dx.doi.org/10.1590/1678-6781.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar o potencial probiótico in vitro de Lactobacillus spp. isolados de queijos minas artesanais da Serra da Canastra, considerando-se o antagonismo entre amostras isoladas frente a microrganismos indicadores, a susceptibilidade a antimicrobianos, a sensibilidade ao ácido gástrico e a sensibilidade a sais biliares. Todas as bactérias ácido-lácticas testadas apresentaram resistência ao ácido gástrico (pH 2,0) e aos sais biliares (0,3%), bem como atividade antagonista contra Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes, Salmonella enterica var. Typhimurium, Enterococcus faecalis e bactérias ácido-lácticas isoladas dos próprios queijos - Lactobacillus plantarum (D27) e Lactobacillus rhamnosus (B25). Todas as amostras foram sensíveis à eritromicina e tetraciclina e resistentes à ciprofloxacina, gentamicina, oxacilina, estreptomicina e vancomicina. L. plantarum(B17) apresentou melhor potencial probiótico, pois obteve resultados satisfatórios em todas as propriedades avaliadas. Mais estudos são necessários para verificar a presença e a capacidade de transmissão de genes de resistência antimicrobiana a outros microrganismos e para avaliar o potencial dos microrganismos in vivo. As bactérias selecionadas poderão ser utilizadas na elaboração de queijos em que sejam mantidos o sabor e a tradição do queijo minas artesanal do estado de Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ribeiro, Sheyla Mara, Eugênia Cristina Pereira, Norma Buarque Gusmão, Emerson Peter Falcão, and Nicácio Henrique da Silva. "Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio." Acta Botanica Brasilica 20, no. 2 (June 2006): 265–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062006000200003.

Full text
Abstract:
Objetivando comparar a atividade antimicrobiana de extratos brutos de Cladonia substellata, proveniente dos Estados de Minas Gerais e Pará, Brasil, utilizou-se o método de difusão em meio sólido. Extratos etéreo, clorofórmico e acetônico foram testados contra patógenos humanos e fitopatógenos na concentração de 1,0 mg/mL, 0,1 mg/mL e 0,01 mg/mL. Os extratos foram submetidos à cromatografia em camada delgada, e o princípio ativo atribuído através de biocromatografia. Os resultados demonstraram que as sete espécies de fungos testadas foram resistentes aos extratos de C. substellata procedente do Pará, porém, quatro destas espécies mostraram-se sensíveis aos extratos etéreo e clorofórmico da amostra de Minas Gerais. Todos os extratos foram ativos contra as mesmas espécies de bactérias, entretanto os extratos da amostra procedente de Minas Gerais demonstraram melhor atividade. Das bactérias inibidas, Staphylococcus aureus mostrou-se a menos sensível, ao contrário das fitopatógenas que apresentaram grande sensibilidade. Os testes cromatográficos revelaram a presença de ácido úsnico em todos os extratos, porém, em maior quantidade na amostra do Pará. O biocromatograma revelou este ácido como princípio ativo da espécie, além de sua ação sinérgica com o ácido norestíctico, na amostra de Minas Gerais, justificando sua maior atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

HOELZEL, Marlon, and Ana Maria Pimentel MIZUSAKI. "INTERCONECTIVIDADE DE AQUÍFEROS E OS EFEITOS DA DRENAGEM ÁCIDA DE MINA NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DA BACIA CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA (SC)." Geosciences = Geociências 38, no. 4 (April 6, 2020): 999–1015. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v38i4.13651.

Full text
Abstract:
A atividade carbonífera no sul de Santa Catarina se desenvolve há mais de um século e a falta de gerenciamento ambiental nos empreendimentos mineiros causou significativas alterações de qualidade nos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Araranguá. Além da alteração na qualidade das águas, ocorreram fenômenos de colapso e abatimento de minas subterrâneas que ocasionaram fraturamento das camadas sobrejacentes, e permitiram a ampliação dos processos de circulação dos sistemas aquíferos com corpos hídricos superficiais. Com objetivo de melhorar o entendimento destes processos, foram analisadas amostras das águas de 9 poços do Sistema Aquífero Rio Bonito, 4 poços do Sistema Aquífero de Leques Aluviais e 6 amostras de águas superficiais das mesmas microbacias onde estão instalados os poços. As análises hidroquímicas indicam uma predominância de águas bicarbonatadas cálcicas e sódicas, que quando em contato com a drenagem ácida de mina são transformadas em águas sulfatadas. A composição isotópica em termos de isótopos de oxigênio e de hidrogênio das amostras evidencia semelhança com a composição isotópica das águas meteóricas. Este fato contribui com a hipótese da forte interação da água subterrânea com as águas freáticas e superficiais, que ocorre devido à tectônica rúptil que afeta as litologias gonduânicas, e é intensificada pela presença das minas de subsolo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira, Keily Alves de Moura, Denyse Moraes Jardim, Karina Da Silva Chaves, Glauco Vieira De Oliveira, and Márcia Cristina Teixeira Ribeiro Vidigal. "AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE QUEIJO MINAS FRESCAL DE LEITE DE CABRA DESENVOLVIDO POR ACIDIFICAÇÃO DIRETA E FERMENTAÇÃO LÁTICA." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 71, no. 3 (August 31, 2016): 166. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v71i3.533.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da acidificação direta por ácido lático e por adição de cultura starter mesofílica tipo O (Lactococcus lactis subsp. lactis e Lactococcus lactis subsp. cremoris) nas propriedades físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de queijo Minas frescal de leite de cabra. Duas formulações de queijo Minas frescal foram elaboradas por acidificação com ácido lático e com cultura mesofílica tipo O e avaliadas quanto a qualidade microbiológica, quantificando S. aureus, psicrotróficos, bactérias láticas, coliformes termotolerantes e quanto a presença de Salmonella sp. Quanto as análises físico-químicas, foram realizadas determinação de gordura, cinzas, umidade, acidez titulável em ácido lático e pH. As modificações físico-químicas no queijo Minas frescal foram avaliadas durante o período de estocagem de 14 dias e analisada a sua aceitabilidade e intenção de compra por meio da avaliação sensorial. Os resultados revelaram que ambas as formulações do queijo Minas frescal apresentavam-se em boas condições higiênico-sanitárias e de consumo. Quanto aos parâmetros físico-químicos, os teores de gordura, cinzas e umidade dos queijos não diferiram significativamente entre si (p < 0,05). O queijo obtido por acidificação direta por ácido lático foi o que apresentou menor contagem de bactérias láticas totais e acidez, maior valor de pH e maior aceitabilidade sensorial e intenção de compra diferindo do queijo obtido por fermentação lática. Os resultados mostram que a forma de acidificação afeta as características do produto e sua aceitação pelos consumidores. A utilização do leite de cabra para produção do queijo Minas frescal apresenta potencial de aplicação na indústria de lácteos, agrega valor, tornando-o um produto alternativo aos consumidores alérgicos ao leite bovino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Chacín González, Juan Pablo, Elbert Oberto Reyes Graterol, and Sogeilys Milagro García Oduber. "Complicaciones asociadas al uso del ácido tranexámico en el drenaje del hematoma subdural." Revista Chilena de Neurocirugía 44, no. 2 (September 13, 2019): 121–27. http://dx.doi.org/10.36593/rev.chil.neurocir.v44i2.22.

Full text
Abstract:
El hematoma subdural (HSD) es una enfermedad caracterizada por una colección hemática localizada entre la duramadre y aracnoides, ligado a factores de riesgo como edad, hábitos, consumo de anticoagulantes y TEC, siendo algunos de ellos prevenible y modificable. El ácido tranexámico (TXA) es un antifibrinolítico con potente efecto inhibidor sobre la activación de la fibrolisina. En los aspectos del tratamiento de los HSD subagudos y crónicos existen controversias relacionadas no solo al proceder quirúrgico sino también al enfoque actual relacionado a la continuidad terapéutica postcirugía, debido a una multiplicidad de factores intervinientes. Aunque existen reportes de la utilidad del TXA en HSD, deseamos evaluar factores relacionados a complicaciones por su uso a través de un estudio prospectivo concurrente y cuantitativo, de diseño observacional y descriptivo, con corte transversal a través de información recopilada durante 9 meses, con los casos clínicos de 25 pacientes adultos de ambos sexos, mayores de 18 años de edad ingresados por la unidad de Neurocirugía. Como resultados observamos que 76% estuvieron exentos de complicación en el postoperatorio durante su estancia intrahospitalaria, en contraste a 24% que presentaron alguna complicación: fiebre, convulsiones, retiro accidental del sistema de drenaje asociado a neumoencéfalo, agitación psicomotriz, neumonía nosocomial y resangrado. Al alta, 64% egresó con cura completa y 36% conalguna secuela neurológica sin ningún fallecimiento. Concluyéndose que la presencia de antecedentes patológicos o hábitos/psicobiologicos no representaron factores que aumenten la incidencia de complicaciones asociados al uso de TXA por elcontrario, demostró seguridad en el tratamiento de los HSD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva-Leal, Jorge Antonio, Ángela María Leal-Magón, Juan Pablo Arismendi-Henao, and Andrea Pérez-Vidal. "Uso de humedales de flujo subsuperficial con Phragmites australis como alternativa de biorremediación de fuentes superficiales afectadas por drenajes ácidos de minas de carbón." Tecnología y ciencias del agua 12, no. 6 (November 1, 2021): 196–238. http://dx.doi.org/10.24850/j-tyca-2021-06-05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Brito, Cristiane Pinheiro Toscano de, Elaine Maria Seles Dorneles, Telma Maria Alves, Ana Paula Reinato Stynen, and Andrey Pereira Lage. "Antimicrobial susceptibility profile of Campylobacter spp. isolated from different animal species in Minas Gerais." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 54, no. 1 (May 19, 2017): 54. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2017.112027.

Full text
Abstract:
padrão de sensibilidade de 45 amostras de Campylobacter spp, incluindo 16 amostras de C. jejuni, 8 de C. coli e 21 C. fetus, isoladas de diferentes espécies de animais do Brasil, foi determinado para doze antimicrobianos. Todas as amostras de Campylobacter spp foram sensíveis à gentamicina, sulfadiazina e sulfametoxazol. C. jejuni e C. coli foram também sensíveis ao cloranfenicol, enquanto todas as amostras de C. fetus foram sensíveis à canamicina. Cefoperazona mostrou o maior percentual de resistência entre C. jejuni (68,75%), seguido pelo ácido nalidíxico (31,25%), ampicilina (37,50%), tetraciclina (37,50%), eritromicina (12,50%) e canamicina (6,25%). Similarmente, cefoperazona também exibiu o maior percentual de resistência entre as amostras de C. coli (75,00%), seguido pelo ácido nalidíxico (50,00%), tetraciclina (50,00%), eritromicina (37,50%), ampicilina (12,50%) e canamicina (12,50%). Entre os isolados de C. fetus, ácido nalidíxico apresentou maior taxa de resistência (85,71%), seguido de cefoperazona (71,43%), tetraciclina (42,86%), ampicilina (19,05%), cloranfenicol (9,52%) e eritromicina (4,76%). Assim, os nossos resultados mostraram que a maioria das amostras de Campylobacter spp isolados de animais foram sensíveis à gentamicina, cloranfenicol, canamicina e sulfonamidas. No entanto, uma proporção elevada das amostras apresentou susceptibilidade reduzida ao ácido nalidíxico, ampicilina, cefoperazona e tetraciclina. Além disso, C. coli e C. fetus mostraram uma alta porcentagem de amostras resistentes a múltiplas drogas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Moreno Balseca, Alex Rodrigo, and Teresa Alejandra Palacios Cabrera. "Tratamiento de drenaje ácido de mina con el uso de zeolita natural a escala experimental." FIGEMPA: Investigación y Desarrollo 1, no. 2 (December 7, 2017): 29–40. http://dx.doi.org/10.29166/revfig.v1i2.67.

Full text
Abstract:
El presente proyecto de investigación se realizó en el Instituto Nacional de Investigación Geológico Minero Metalúrgico (INIGEMM) con un total de 40 litros de agua del Drenaje Ácido de Mina (AMD, por sus siglas en inglés) recolectados en la Quebrada “El Panteón”, Parroquia Torata, Cantón Santa Rosa, Provincia de El Oro. El AMD se trató mediante un sistema de tratamiento que consistió en una serie de dos columnas de lixiviación conectadas por flujo a través de una bomba peristáltica, las cuales contenían materiales reactivos tipo Sustrato Alcalino Disperso (DAS, por sus siglas en inglés), y la adición de zeolita natural como un medio filtrante. En el sistema de tratamiento se realizaron 12 mediciones de conductividad y pH, mientras que, para el análisis de metales (Al, Fe, Cu, Pb, Zn, Mn y Cd) y el anión SO42- se realizaron cuatro mediciones. El valor de pH promedio de AMD tratado fue 8.03 y la conductividad promedio obtenida fue de 3254μS/cm. La eficiencia de remoción promedio tratada fue: Al (97.81%); Fe (99.79%); Cu (91.42%); Pb (83.33%); Zn (99.84%); Mn (96.14%); Cd (88.54%) y SO42- (51.47%). El sistema presenta una alta remoción de metales conforme a los resultados obtenidos, por lo que la descarga cumple con la normativa ambiental nacional, exceptuando el anión SO42-.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Alves, C. C. C., N. D. H. Gemal, M. A. S. Cortez, R. M. Franco, and S. B. Mano. "Utilização de Lactobacillus acidophilus e de acidificação direta na fabricação de queijo de minas frescal." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 63, no. 6 (December 2011): 1559–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352011000600038.

Full text
Abstract:
Três procedimentos foram adotados na elaboração de queijo de minas frescal: fabricação tradicional, com adição de ácido lático e com Lactobacillus acidophilus. As amostras dos queijos foram analisadas quanto à composição e, durante o período de estocagem de 30 dias, quanto à acidez - pH e acidez titulável - e contagem de L. acidophilus. A análise sensorial foi realizada por métodos sensoriais afetivos. A composição dos queijos nos diferentes procedimentos apresentou-se de acordo com os padrões esperados, com exceção do teor de gordura, que foi maior no queijo com adição de ácido lático. Durante a armazenagem, ocorreu aumento da acidez titulável em todos os procedimentos. A contagem de L. acidophilus foi acima de 10(8)UFC/g, caracterizando populações suficientes para classificar o queijo como alimento probiótico. Na análise sensorial, o de queijo de minas com a adição do probiótico foi o preferido pelos julgadores. O queijo de minas frescal foi apropriado para incorporação do probiótico, e o uso de L. acidophilus melhorou a qualidade sensorial e não alterou os parâmetros físico-químicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Souza, Luiza Farias da Silva, Laura Ferreira Domingos, Vera Lúcia da Silva Farias, and Débora Maria Moreno Luzia. "Avaliação físico-química e estabilidade do ácido ascórbico em sucos de frutas comercializados no município de Frutal, Minas Gerais." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 12, no. 4 (October 1, 2017): 791. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v12i4.4184.

Full text
Abstract:
Objetivou-se analisar a avaliação físico-química e a estabilidade do ácido ascórbico presentes em diferentes marcas de sucos de frutas pasteurizados e envasados em embalagem Tetra Pak comercializados no município de Frutal no Estado de Minas Gerais. Avaliou-se as características físico-químicas (pH, acidez titulável e sólidos solúveis totais em °Brix) e a estabilidade do ácido ascórbico pelo método de Tillmans em sucos de frutas, durante um período de 21 dias de armazenamento sob refrigeração. Para isso, os sucos foram adquiridos entre os meses de maio e junho de 2015, no comércio local e em seguida, conservados em suas embalagens até o momento das análises. De acordo com os resultados obtidos com a avaliação físico-química, o pH, a acidez titulável e os sólidos solúveis totais, apresentaram variações durante o armazenamento. Porém, a maioria das amostras analisadas de sucos atendeu aos parâmetros mínimos de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura. Quanto à estabilidade do ácido ascórbico, verificou-se uma maior estabilidade para os sucos de laranja (marca A e C) e de maracujá (marca B). Assim, pode-se concluir que houve retenção do ácido ascórbico nos sucos de frutas após 21 dias de armazenamento sob refrigeração, com possível minimização das perdas de vitamina C durante o processamento, indicando r boa qualidade dos sucos comercializados no município de Frutal, Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Aliaga Zegarra, Edell Doriza, Edwin Julio Palomino Cadenas, Edson Yupanqui Torres, Martin Lucio Salvador Poma, Miguel Constante Bobadilla Alvarez, Farah Hilden Acuña, and Magaly Noemi López Lucio. "Capacidad de las plantas nativas en ambientes con drenaje ácido para la bioacumulación de metales pesados." APORTE SANTIAGUINO 2, no. 1 (July 19, 2009): 9. http://dx.doi.org/10.32911/as.2009.v2.n1.371.

Full text
Abstract:
El presente trabajo se desarrolló en el departamento de Ancash - Perú, en humedales al toandinos que reciben drenajes ácidos de mina o roca. El propósito fue evaluar la capacidad de bioacumulación de metales por parte de la comunidad vegetal nativa. Fueron cuatro los escenarios evaluados en período de lluvia y en estiaje: Quebrada Honda, Quillcayhuanca, Fluancapeti y Mesapata. Las variables físicoquitnicas evaluadas in situ fueron pH, conductividad y temperatura (Método APHA). Se colectaron muestras de agua en el afluente y efluente de cada humedal, además de plantas dominantes en cada lugar, para el análisis de metales por Espectroscopia de Masa de Plasma inductivamente Acoplado (EM-PIA) en el Laboratorio de Corrosión de la Pontificia Universidad Católica del Perú. Los nutrientes analizados en agua por colorimetria, se hizo en el Laboratorio de Calidad Ambiental de la Universidad Nacional Santiago Antúnez de Mayolo. Los metales de mayor presencia en los cuatro escenarios son: As, Al. Pb y Zn. Las plantas mejor adaptadas y más abundantes en estos humedales ácidos son Calamagrostis ligulata,Ciperus y Juncos imbricatus, que logran bioacutnular en promedio Pb en más de 500 mg/L., arsénico y cobre por encima de 900 mg/L., hierro y manganeso en más de 1600 ing/L., por lo que estas plantas merecen atención en los programas de biorremediación de pasivos ambientales y otros drenajes ácidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Sá, Samara Aparecida Cardoso Alves de, Simão Pedro de Oliveira Júnior, Milene Therezinha das Dores, Liliane Evangelista Visôtto, and Camila Rocha da Silva. "AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE AERAÇÃO DO PRÉ-INÓCULO UTILIZADO NO CULTIVO DE BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS (BAL) EM MEIO LÍQUIDO." Journal of Engineering and Exact Sciences 3, no. 6 (September 13, 2017): 0841–45. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss6pp0841-0845.

Full text
Abstract:
As bactérias ácido láticas são de grande importância para a indústria alimentícia, pois promovem a acidificação do meio auxiliando na obtenção das características sensoriais de produtos fermentados e na conservação destes produtos por criar um meio inóspito para outros microrganismos. Este trabalho objetivou avaliar as condições de aeração para posterior padronização do pré-inóculo dos isolados de bactérias ácido láticas de queijo minas Minas artesanal. Foram realizados testes morfotinturial de gram e catalase para seleção dos isolados gram positivos, catalase negativos e no formato de cocos. Foram testadas diferentes proporções de aeração para obtenção do pré-inóculo e três concentrações iniciais com relação às proporções utilizadas. O crescimento e acidificação dos isolados foram verificados á 32ºC, 100 rpm, nos tempos de 12, 15 e 18 horas. Os isolados selecionados foram o ILC 4 e ILC23 apresentando características morfológicas desejadas. De acordo com análises realizadas no período médio de 18 horas e a uma concentração de 1%, houve um maior crescimento de bactérias ácido láticas para o isolado ILC 4. Já para o isolado ILC 23, seu maior crescimento foi a uma concentração de 1% do isolado e a um tempo de 15 horas de cultivo. Quanto a acidificação, a partir das 12 horas iniciais observou-se um declínio nos valores de pH para ambos os isolados. Portanto a determinação do perfil de acidificação e crescimento de bactérias ácido láticas são essenciais, pois podem ser utilizadas como culturas iniciadoras para elaboração de produtos lácteos visando sua maior conservação e obtenção de características sensoriais desejáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Navarro, R. D., W. M. Ferreira, O. P. Ribeiro Filho, D. P. Veloso, D. O. Fontes, and R. F. Silva. "Desempenho de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) suplementada com vitamina E." Archivos de Zootecnia 59, no. 226 (April 1, 2008): 185–94. http://dx.doi.org/10.21071/az.v59i226.4733.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a suplementação de Vitamina E no desempenho e qualidade de carcaça de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Os experimentos foram conduzidos no ranário experimental do Departamento de Biologia Animal, UFV, Viçosa, Minas Gerais, Brasil, no período de 09/01/2005 a 25/04/2005, totalizando 106 dias. Foram utilizadas 400 pós larvas revertidas (Oreochromis niloticus) em um experimento com um delineamento inteiramente ao acaso com cinco tratamentos (0, 50, 100, 150 e 200 mg/kg de vitamina E monofosfato) numa ração isoproteíca 36% de PB e isocalórica 3600 kcal de ED/kg com quatro repetições. Não se observou efeito significativo para peso final, para ganho de peso total, para ganho de peso diário dos animais, para taxa de eficiência protéica e para taxa de sobrevivência. Para o índice viscerosso-mático houve diferença significativa para o tratamento sem suplementação, com 100 mg e com 150 mg/kg desta vitamina. Para o ácido graxo oléico (C18:1) a utilização do tratamento sem vitamina E foi significamente maior em relação aos outros tratamentos. O ácido graxo eicosapen-taenóico EPA (C20:5w3) foi estatisticamente significativo para o tratamento sem suplementação de vitamina E. O ácido graxo linoléico (C18:2w6), ácido graxo g-linolênico (C18:3w6), ácido graxo a-linoléico (C18:3w3) e ácido graxo araquidônico (C20:4w6) aumentaram de forma quadrática até o nível estimado de 110 mg, 111 mg, 113 mg e 140 mg de vitamina E por kg de ração, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Alencar, Severino Matias de, Cláudio Lima de Aguiar, Julio Paredes-Guzmán, and Yong Kun Park. "Composição química de Baccharis dracunculifolia, fonte botânica das própolis dos estados de São Paulo e Minas Gerais." Ciência Rural 35, no. 4 (August 2005): 909–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000400025.

Full text
Abstract:
A própolis é uma substância resinosa coletada pelas abelhas de diversas partes das plantas. Sua composição depende da época, vegetação e local de coleta. Análises fitoquímicas de própolis produzidas de Baccharis dracunculioflia (alecrim-do-campo) por abelhas Apis mellifera africanizada nos estados de São Paulo e Minas Gerais foram feitas por espectrofotometria na região U.V.-Visível, CCDAE-FR, CLAE-FR e CG-EM. Uma característica dos compostos fenólicos das própolis analisadas e da espécie vegetal de B. dracunculiofolia foi a alta proporção de artepilin C e outros derivados do ácido cinâmico. Com base nas evidências fitoquímicas, B. dracunculifolia foi identificada como a principal fonte vegetal das própolis produzidas nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Paganini, Federico, Mariano Alberghini, Natalia Gutiérrez Olivera, and Christian Antonio Allende Nores. "Reimplante de falange distal de dedo sin anastomosis venosa con anestesia local." Revista de la Asociación Argentina de Ortopedia y Traumatología 85, no. 3 (August 3, 2020): 246–53. http://dx.doi.org/10.15417/issn.1852-7434.2020.85.3.981.

Full text
Abstract:
Presentamos a un paciente que sufrió una amputación traumática de la falange distal del 5to dedo de su mano izquierda, y fue tratado mediante un reimplante sin anastomosis venosa. En el mismo acto quirúrgico, se le realizó una artrodesis definitiva con clavijas. La cirugía se efectuó con anestesia troncular del dedo, por lo cual no se requirió de un anestesista ni fue necesario un tiempo adecuado de ayuno. Debido a la localización distal de la amputación y a la ausencia de una vena dorsal viable para ser anastomosada, se optó por un drenaje venoso controlado mediante la extracción de la placa ungueal, el frotado del lecho unguealy la colocación periódica (cada 3 h, por 7 días) de una gasa impregnada con heparina. Además, el paciente fue anticoagulado con enoxaparina 40 mg y ácido acetilsalicílico cada 24 h, por 21 días. El reimplante fue exitoso. Nivel de Evidencia: IV
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ortiz Hernández, Luis E., and José Cruz Escamilla Casas. "Marco geológico e hidrológico de la mega-fauna fósil del pleistoceno, de la porción meridional del Estado de Hidalgo, México central." Tópicos de Investigación en Ciencias de la Tierra y Materiales 6, no. 6 (October 5, 2019): 89–95. http://dx.doi.org/10.29057/aactm.v6i6.5015.

Full text
Abstract:
El marco geológico e hidrológico de la mega-fauna fósil del Pleistoceno (Mamuth, Equus sp. y Glyptodon) de la porción meridional del estado de Hidalgo (región Epazoyucan-Tecocomulco), es referido a un análisis de la distribución de los cauces hídricos remanentes y la red de drenaje actual, que muestra patrones de tipo radial centrífugo, dendrítico, subdendrítico, paralelo y sub-paralelo, correspondiente a la litología (rocas volcánicas y piroclásticas de tipo básico, intermedio y ácido) y sedimentos fluviales y lacustres del Pleistoceno tardío, así como al tipo de estructuras volcánicas presentes como son flujos de lava, flujos piroclásticos, domos, conos cineríticos, volcanes escudo y calderas del Mioceno al Pleistoceno-Cuaternario. El análisis permite establecer que la estructura geológica regional (en bloques fallados) y la cercanía a grandes cuerpos de agua, fueron propicios al desarrollo de la mega-fauna fósil en esta región de México central.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Sanabria Pérez, Francisco Javier, José Luis Alanís Méndez, Juan Manuel Pech-Canché, and Carolina Solis Maldonado. "Principales residuos de medicamentos generados en los hogares y su potencial ecotóxico en Tuxpan, Veracruz." Acta Universitaria 29 (October 23, 2019): 1–12. http://dx.doi.org/10.15174/au.2019.2398.

Full text
Abstract:
Los medicamentos alopáticos de uso doméstico son contaminantes emergentes que, al desecharlos incorrectamente, generan impactos ambientales negativos. En México, los estudios están enfocados mayormente en efluentes hospitalarios o de industrias farmacéuticas, mientras que los domésticos han sido poco abordados. Con el objetivo de describir la ecotoxicidad de los medicamentos en Tuxpan, Veracruz, se aplicaron encuestas a los hogares. Se identificó que los medicamentos son almacenados de manera incorrecta y desechados junto con el residuo domiciliario o drenaje. La población desconoce las farmacias autorizadas para el acopio de medicamentos caducos, favoreciendo así el ingreso de medicamentos a los ecosistemas del municipio. Los antiinflamatorios no esteroideos como el paracetamol y el ácido acetilsalicílico resultaron los más presentes en los hogares junto con antibióticos, antihipertensivos y anticonceptivos. Se identificó que los grupos farmacológicos presentes en los hogares poseen gran potencial ecotóxico sobre organismos acuáticos y ecosistemas, tales como manglares y arrecifes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Chacín González, Juan Pablo, Elbert Oberto Reyes Graterol, and Sogeilys Milagro García Oduber. "Factores relacionados a complicaciones asociadas al uso de ácido tranexámico en pacientes con cirugía de drenaje de hematoma subdural." Revista Chilena de Neurocirugía 44, no. 1 (September 13, 2019): 25–31. http://dx.doi.org/10.36593/rev.chil.neurocir.v44i1.40.

Full text
Abstract:
El hematoma subdural (HSD) es una enfermedad caracterizada por una colección hemática localizada entre la duramadre y aracnoides, ligado a factores de riesgo como edad, hábitos, consumo de anticoagulantes y TEC, siendo algunos de ellos prevenible y modificable. El ácido tranexámico (TXA) es un antifibrinolítico con potente efecto inhibidor sobre la activación de la fibrolisina. En los aspectos del tratamiento de los HSD subagudos y crónicos existen controversias relacionadas no solo al proceder quirúrgico sino también al enfoque actual relacionado a la continuidad terapéutica postcirugía, debido a una multiplicidad de factores intervinientes. Aunque existen reportes de la utilidad del TXA en HSD, deseamos evaluar factores relacionados a complicaciones por su uso a través de un estudio prospectivo concurrente y cuantitativo, de diseño observacional y descriptivo, con corte transversal a través de información recopilada durante 9 meses, con los casos clínicos de 25 pacientes adultos de ambos sexos, mayores de 18 años de edad ingresados por la unidad de Neurocirugía. Como resultados observamos que 76% estuvieron exentos de complicación en el postoperatorio durante su estancia intrahospitalaria, en contraste a 24% que presentaron alguna complicación: fiebre, convulsiones, retiro accidental del sistema de drenaje asociado a neumoencéfalo, agitación psicomotriz, neumonía nosocomial y resangrado. Al alta, 64% egresó con cura completa y 36% conalguna secuela neurológica sin ningún fallecimiento. Concluyéndose que la presencia de antecedentes patológicos o hábitos/psicobiologicos no representaron factores que aumenten la incidencia de complicaciones asociados al uso de TXA por elcontrario, demostró seguridad en el tratamiento de los HSD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ferreira, Gilvan Barbosa, Renildes Lúcio Ferreira Fontes, Victor Hugo Alvarez Venegas, Maurício Paulo Ferreira Fontes, and Juliana Maria Nogueira Pereira. "Interferência de ferro na dosagem de boro no solo com azometina-H em soluções extratoras ácidas." Pesquisa Agropecuária Brasileira 37, no. 9 (September 2002): 1311–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2002000900015.

Full text
Abstract:
A busca de métodos que permitam a extração do boro para avaliação da fertilidade do solo para a recomendação de adubação é importante, devido aos baixos teores de boro e aos altos teores de Fe na maioria dos solos brasileiros. A extração com água quente, método-referência, é trabalhosa e apresenta dificuldades operacionais. Por outro lado, soluções de CaCl2 5 mmol/L e BaCl2.2H2O 5 mmol/L são usadas com sucesso. O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência do ácido tioglicólico na eliminação da interferência do Fe na dosagem de B do solo com azometina-H, após extrações com soluções ácidas de Mehlich-1 e HCl (50 e 100 mmol/L). Dosagem com azometina-H, com e sem ácido tioglicólico, foram feitas para oito solos de Minas Gerais e dois solos do Mato Grosso do Sul. Foi utilizada como referência, a extração com BaCl2.2H2O 5 mmol/L, com aquecimento em forno de microondas e dosagem com azometina-H; a determinação de B com azometina-H em extratos originados de soluções ácidas sofre forte interferência do Fe. A adição do ácido tioglicólico não remove esta interferência. A coloração do complexo B-azometina-H fica menos estável com a adição do ácido tioglicólico na dosagem do boro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Faria, Juliana Pereira, Daniel Barrera Arellano, Renato Grimaldi, Lucas Carvalho Ramos da Silva, Roberto Fontes Vieira, Dijalma Barbosa da Silva, and Tânia da Silveira Agostini-Costa. "Caracterização química da amêndoa de coquinho-azedo (Butia capitata var capitata)." Revista Brasileira de Fruticultura 30, no. 2 (June 2008): 549–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452008000200049.

Full text
Abstract:
A palmeira Butia capitata var capitata produz o coquinho-azedo, fruto de odor agradável e penetrante, cuja polpa é aproveitada para a produção de um suco saboroso na região norte de Minas Gerais. As sementes apresentam uma amêndoa cuja exploração ainda é bastante limitada. O objetivo deste trabalho foi determinar a composição da amêndoa do coquinho-azedo, visando a avaliar suas possibilidades de uso. Na amêndoa, a composição química (umidade, proteínas, lipídios, cinzas e fibras) foi determinada por métodos gravimétricos. Os teores dos principais minerais foram avaliados por espectrofotometria de emissão atômica com fonte de plasma indutivo, e a composição dos ácidos graxos presentes na gordura da semente foi determinada por cromatografia a gás. A amêndoa do coquinho-azedo apresentou 9,9 % de umidade e 57,8 % de lipídios totais, 25,8 % de fibra detergente neutro, 17,6 % de fibra detergente ácido e 1,6 % de cinzas em base seca. A gordura extraída da amêndoa de coquinho-azedo apresentou elevados teores de ácido láurico (42,1 %), que foi seguido pelo ácido oléico (16,9 %). Predominaram os ácidos graxos saturados (78,9 %), principalmente os de cadeia média (C6-C12).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

De Antônio, Marina Barroso, and Beatriz Borelli. "A importância das bactérias láticas na segurança e qualidade dos queijos Minas artesanais." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 75, no. 3 (December 25, 2020): 204–21. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v75i3.799.

Full text
Abstract:
O queijo Minas artesanal é um produto que possui aroma, textura e sabor únicos, além de sua produção fazer parte de toda uma tradição e cultura familiar. O leite cru, matéria prima para fabricação desse queijo, possui naturalmente microrganismos benéficos, conhecidos como bactérias ácido-láticas, responsáveis pelas características organolépticas e segurança microbiológica do queijo, uma vez que produzem diversas substâncias durante sua maturação, inclusive antimicrobianas, que podem ser antagonistas de patógenos. A seguinte revisão apresenta informações sobre a atividade antagonista das bactérias láticas e sua capacidade de garantir a segurança e qualidade do queijo artesanal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Rodarte, Mirian Pereira, Sheila Andrade Abrahão, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira, and Marcelo Ribeiro Malta. "Compostos não voláteis em cafés da região sul de minas submetidos a diferentes pontos de torração." Ciência e Agrotecnologia 33, no. 5 (October 2009): 1366–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000500024.

Full text
Abstract:
O processo de torração do café induz alterações físicas, químicas e sensoriais na matéria-prima, cuja intensidade e tipo dependem, principalmente, da composição química dos grãos e do tempo e temperatura utilizados na execução do mesmo. Este processo promove a degradação, formação e volatilização de vários compostos. Comercialmente, existem cafés torrados e moídos em diferentes pontos de torração, os quais originam bebidas com diferentes propriedades sensoriais e nutricionais. Os compostos trigonelina, ácidos clorogênicos e cafeína interferem no sabor e aroma do café. A trigonelina e os ácidos clorogênicos vêm sendo estudados também quanto ao aspecto nutricional, uma vez que esses compostos possuem ação benéfica à saúde. Esses compostos são solúveis em água quente, portanto, estarão presentes na bebida em função da sua estabilidade no processo de torração. Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de avaliar as concentrações dos compostos trigonelina, ácidos clorogênicos e cafeína em cafés da espécie Coffea arabica L. classificados como bebida mole, dura e rio submetidos a três pontos de torração: claro, médio e escuro. As torrações mais acentuadas promoveram uma maior degradação de trigonelina e ácido 5-cafeoilquínico, enquanto que a torração clara promoveu degradação apenas para o ácido clorogênico, não interferindo nas concentrações de trigonelina. A degradação da cafeína não ocorreu em nenhum ponto de torração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Sabadini, Samira Da Conceição, Úrsula De Azevedo Ruchkys, Leila Nunes Menegasse Velásquez, and Thiaggo De Castro Tayer. "Potencial de vulnerabilidade natural de aquíferos à contaminação no quadrilátero ferrífero, Minas Gerais e sua relação com a atividade minerária de ouro / Natural vulnerability of potential contamination to aquifers in the Iron Quadrangle (...)." Caderno de Geografia 27, no. 49 (May 2, 2017): 340. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2017v27n49p340.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho teve por objetivo analisar a vulnerabilidade natural dos aquíferos à contaminação na região do Quadrilátero Ferrífero (QF), Minas Gerais e mostrar sua relação com as atividades de mineração de ouro. As minas de ouro ocorrem associadas ao Supergrupo Rio das Velhas em sua paragênese clássica de sulfetos. Foi aplicado o método GOD utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG) considerando os seguintes parâmetros inerentes ao método: Tipologia do aquífero; Litologia; Profundidade do lençol freático ou nível d’água. A análise do mapa de vulnerabilidade gerado e sua correlação com a localização das minas de ouro permite afirmar que, embora a atividade de extração mineral tenha sido e ainda é significativa na região, os aquíferos apresentam baixa vulnerabilidade natural à contaminação. As áreas mais vulneráveis se encontram ao longo das serras onde atualmente se desenvolve, de forma expressiva, extração de minério de ferro. Em relação à localização das minas de ouro, a análise do mapa permite verificar que nas proximidades dessas minas a vulnerabilidade natural é baixa, o que diminui o risco de contaminação por drenagem ácida. A atividade minerária no Quadrilátero Ferrífero exercida desde os fins do século XVII representa uma fonte contínua de contaminação potencial sendo necessário o monitoramento da qualidade das águas subterrâneas e superficiais em longo prazo.</p><p><strong>Palavras–chave:</strong> mineração; água subterrânea; método GOD; geoprocessamento.</p><p><strong>Abstract </strong></p><p>This study aimed to analyze the natural vulnerability of aquifers to contamination in the region of the Iron Quadrangle (QF), Minas Gerais and show its relation to gold mining activities. Gold mines occur associated with the Rio das Velhas Supergroup in his classic paragenesis sulphides. GOD method was applied using Geographic Information Systems (GIS) considering the following parameters inherent in the method: Type aquifer; Lithology; Depth of the groundwater or water level. The analysis of the generated vulnerability map and its correlation with the location of the gold mines to suggest that, although the mining activity has been and is still significant in the region, aquifers have low natural vulnerability to contamination. The most vulnerable areas are along the mountains where he currently develops, significantly, iron ore extraction. Regarding the location of the gold mines, the map analysis shows that near these mines the natural vulnerability is low, which reduces the risk of contamination by acid mine drainage. The mining activity in the Iron Quadrangle exercised since the end of the seventeenth century represents a continuous source of potential contamination being necessary to monitor the quality of groundwater and surface water in the long term.</p><p><strong>Keywords</strong>: mining; Groundwater; GOD method; GIS.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

MARTINS, CAROLINA MALALA, LIOVANDO MARCIANO DA COSTA, CARLOS ERNESTO GONÇALVES REYNAUD SCHAEFER, EMANUELLE MERCÊS BARROS SOARES, and SARA RAMOS DOS SANTOS. "FRAÇÕES DA MATÉRIA ORGÂNICA EM SOLOS SOB FORMAÇÕES DECIDUAIS NO NORTE DE MINAS GERAIS." Revista Caatinga 28, no. 4 (December 2015): 10–20. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252015v28n402rc.

Full text
Abstract:
RESUMO: A dinâmica da matéria orgânica influencia os principais processos químicos, físicos e biológicos nos solos e determina muitas vezes seu comportamento químico e sua fertilidade. É fundamental a quantificação das frações que compõem a matéria orgânica para a compreensão dos processos pedogenéticos que refletem ou induzem as propriedades dos solos. O objetivo do estudo foi avaliar o comportamento da matéria orgânica do solo de diferentes perfis de solos sob formações deciduais, por meio do fracionamento químico da matéria orgânica e obtenção de suas diferentes frações oxidáveis. Dez perfis de solo foram descritos e coletados em áreas de formações deciduais em municípios de Minas Gerais e Bahia. Foram realizadas análises químicas e físicas em cada horizonte. Para as frações da matéria orgânica foi realizado o desmembramento de substâncias húmicas e posterior determinação de carbono de cada fração, quais sejam, humina (C-HUM), ácido fúlvico (C-FAF) e ácido húmico (C-FAH), e calculadas suas relações e o percentual de cada fração em relação a C orgânico total (COT), %FAF, %FAH, %HUM e %EA, além das frações de C oxidável em cada horizonte avaliado. As substâncias húmicas que compõem a matéria orgânica dos solos de perfis de Florestas Estacionais Deciduais mostraram que este compartimento da MOS apresentou predomínio da fração humina, seguido dos ácidos húmicos e com menor teor de C, e os ácidos fúlvicos para a maioria dos solos. Já as diferentes frações de C oxidável puderam apontar frações mais lábeis associadas aos horizontes superficiais e mais recalcitrantes aos horizontes subsuperficiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Leão, Gabriel De Sousa, Luana Sousa Silva, Ana Paula Coelho Madeira, Valéria Aparecida Vieira Queiroz, Christiano Vieira Pires, Marcelo Resende De Souza, and Andréia Marçal Da Silva. "INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE REVESTIMENTO COMESTÍVEL EM QUEIJO MINAS ARTESANAL DURANTE O PERÍODO DE MATURAÇÃO." HOLOS 2 (December 22, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.10547.

Full text
Abstract:
O queijo Minas Artesanal (QMA) é produzido a partir de leite bovino integral cru, coalho e soro-fermento, logo após a ordenha. Revestimentos comestíveis são películas feitas à base de amido, aplicados com objetivo de prolongar a vida de prateleira ou incorporar algum nutriente. Este trabalho avaliou o efeito da aplicação de um revestimento comestível em QMA produzido na mesorregião do Campo das Vertentes (Minas Gerais/Brasil) e verificou a possibilidade de diminuição do tempo de maturação deste produto. As amostras foram submetidas a análises microbiológicas e físico-químicas com 4, 14 e 22 dias de maturação. Com exceção dos resultados de coliformes a 30 oC, todos os demais dados tornam o QMA apto para o consumo com 14 dias de maturação. As bactérias ácido-láticas foram os micro-organismos predominantes nas amostras. Os resultados médios das análises físico-químicas para as amostras controle e tratamento, respectivamente, foram: pH = 5,2 e 5,1; acidez titulável = 1,3 e 1,2 g de ácido lático/100 g de amostra; gordura 30,9 % e 31,4 %; extrato seco= 66,0 % e 66,2 %; umidade = 34,0 % e 33,8 %; gordura no extrato seco = 46,8 % e 47,1 % e proteínas = 22,6 % e 23,0 %. Não houve diferença estatística (p>0,05) entre os parâmetros microbiológicos e físico-químicos pesquisados. Conclui-se que o revestimento não alterou significativamente os parâmetros avaliados, mas este estudo indica a possibilidade de diminuição do tempo de maturação para comercialização deste produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Dutra, Tiago Reis, Marília Dutra Massad, Mateus Felipe Quintino Sarmento, and Jéssica Costa de Oliveira. "Ácido indolbutírico e substratos na alporquia de umbuzeiro." Pesquisa Agropecuária Tropical 42, no. 4 (December 2012): 424–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-40632012000400010.

Full text
Abstract:
O umbuzeiro é uma espécie nativa do Nordeste brasileiro e norte do Estado de Minas Gerais, cujos frutos apresentam grande aceitação no mercado. Entretanto, a propagação em larga escala da espécie é dificultada pela lenta e desuniforme germinação das sementes, exigindo o uso de técnicas de propagação vegetativa. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito da aplicação de ácido indolbutírico (AIB) e diferentes tipos de substratos na propagação vegetativa de umbuzeiro, via técnica de alporquia. O experimento foi desenvolvido utilizando-se onze matrizes de Spondias tuberosa (umbuzeiro) e delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 5x3, sendo avaliados o efeito de cinco doses de AIB (0 mg L-1, 1.000 mg L-1, 2.000 mg L-1, 4.000 mg L-1 e 6.000 mg L-1) e três tipos de substratos (Bioplant®, vermiculita e bagaço de cana). Os ramos selecionados foram anelados e, posteriormente, aplicadas as soluções concentradas de AIB. Aos 180 dias, foram mensurados a percentagem de alporques enraizados, com calo e com primórdios radiculares, número de raízes por alporque, comprimento da maior raiz e massa fresca e seca das raízes. A utilização de 6.000 mg L-1 de AIB promoveu maior crescimento e desenvolvimento do sistema radicular dos alporques. O uso do bagaço de cana é recomendado, por se tratar de insumo de fácil obtenção, na região em estudo, além de apresentar características químicas e físicas adequadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Suinaga, Fábio A., Marcelo Picanço, Gulab N. Jham, and Sérgio H. Brommonschenkel. "Causas químicas de resistência de Lycopersicon peruvianum (L.) a Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)." Anais da Sociedade Entomológica do Brasil 28, no. 2 (June 1999): 313–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0301-80591999000200015.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa foi conduzida em casa de vegetação na Universidade Federal de Viçosa e objetivou estudar a resistência dos acessos CNPH 101, 374 e 402 de Lycopersicon peruvianum a Tuta absoluta e as causas químicas dessa resistência. Os tratamentos foram as espécies de tomateiro Lycopersicon esculentum (cvs. Santa e IPA-5: padrões de suscetibilidade) e os acessos de L. peruvianum. Avaliaram-se o número de ovos / folha, de minas pequenas (comprimento < 0,5 cm) e grandes (comprimento > 0,5 cm) e a percentagem de folíolos minados por T. absoluta. Realizou-se extração hexânica nas folhas, e os extratos obtidos foram submetidos a cromatografia gasosa associada a espectrômetro de massa. Nos acessos de L. peruvianum contataram-se menores taxas de oviposição, percentagens de folíolos minados, números de minas pequenas e grandes de T. absoluta do que nas cultivares IPA-5 e Santa Clara. Foram detectados 69 picos nos cromatogramas do extrato hexânico das folhas com concentração relativa > a 10(6) íons x seg. Verificou-se efeito significativo (p < 0,05) da concentração relativa na intensidade de ataque de T. absoluta somente para os picos 28, 42, 46, 55 e 58. As principais substâncias relacionadas com L. peruvianum foram: ciclobutanol; ácido hexadecanóico; ácido 9-octadecenóico e hexadecano (picos 28, 42, 46 e 55, respectivamente). Já o tetracosano (pico 58) esteve associado com L. esculentum. Todas as substâncias presentes nos extratos hexânicos estiveram associadas com o aumento da suscetibilidade dos tomateiros a T. absoluta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Chagas, Silvio Júlio de Rezende, Geraldo Milanez de Resende, and Lair Victor Pereira. "Características qualitativas de cultivares de cebola no sul de Minas Gerais." Ciência e Agrotecnologia 28, no. 1 (February 2004): 102–6. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542004000100013.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de determinar a composição físico-química e química de cultivares de cebola (Allium cepa L.), conduziu-se um ensaio na Fazenda Experimental de Lavras da EPAMIG, Lavras-MG, no período de março a setembro de 1995. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições e 6 tratamentos, constituídos pelas cultivares Baia Periforme, Crioula, Granex 33, Pira Ouro, Jubileu e Texas Grano 502. Após a cura, avaliaram-se o pH, sólidos solúveis e totais (%), acidez titulável (%), ácido pirúvico (µmol/g), açúcares totais, redutores e não-redutores (%) e índice industrial dos bulbos. As cultivares Crioula, Baia Periforme, Pira Ouro e Jubileu apresentaram as maiores concentrações de sólidos totais e solúveis. A acidez mais elevada foi observada nas cultivares Crioula (0,370%) e Pira Ouro (0,315%). Os maiores índices industriais foram apresentados pelas cultivares Crioula (0,87) e Baia Periforme (0,75), e os menores, pelas cultivares Texas Grano 502 (0,51) e Granex 33 (0,32).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Avilés Palacios, María del Carmen. "Análisis de la información financiera y analítica de The Rio Tinto Company Limited (1873-1954)." De Computis - Revista Española de Historia de la Contabilidad 3, no. 5 (December 31, 2006): 218. http://dx.doi.org/10.26784/issn.1886-1881.v3i5.197.

Full text
Abstract:
Esta investigación histórico-contable tiene como objeto de estudio el análisis de lainformación económica, financiera y analítica que emite The Rio Tinto Company Ltd. duranteel período en que es propietaria de las minas de Río Tinto, situadas en el suroeste ibérico. Esta empresa se constituye en 1873 con el objeto de obtener rendimientos del beneficio de los minerales metálicos del yacimiento onubense, mediante la venta directa de minerales piríticos o el tratamiento local de los mismos a fin de producir ácido sulfúrico, cobre metálico, sulfatos y superfosfatos, o metales preciosos como el oro y la plata. Sin embargo, y a partir de 1925 comienza un proceso de expansión internacional y diversificación de riesgos que les lleva a formar un conglomerado empresarial con intereses en distintos sectores -químico, metalúrgico, etc.- La trayectoria conjunta de mina y empresa se bifurca en el año 1854 cuando la Compañía Española de Minas de Río Tinto adquiere el establecimiento minero.Nuestro trabajo se centra en el estudio de las minas de Río Tinto y la compañía que lasexplota desde 1873 a 1954 -The Rio Tinto Company Ltd. (R.T.C.)- debido a la gran relevancia que ambas presentan. Las minas de Río Tinto se erigen como los yacimientos mineros de mayor riqueza en minerales metálicos de entre los conocidos en el Siglo XIX. Estas minas se venden a perpetuidad a un consorcio financiero de bandera británica, The Rio Tinto Company Ltd., constituido al efecto. El proyecto de compra-venta es el más significativo de los llevados a cabo en la Bolsa de Londres
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Luiz Fernando de Oliveira da, Adelson Francisco de Oliveira, Rafael Pio, Tatielle Custódio Alves, and Carolina Ruiz Zambon. "Variação na qualidade do azeite em cultivares de oliveira." Bragantia 71, no. 2 (2012): 202–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052012000200008.

Full text
Abstract:
O cultivo de oliveira (Olea europaea L.) no sul de Minas Gerais tem apresentado resultados promissores quanto à produção de frutos. No entanto, há necessidade de verificar seu valor nutritivo e a qualidade do azeite oriundo dos frutos das cultivares potencialmente produtivas. Objetivou-se com este trabalho determinar a composição centesimal dos frutos, as características químicas e o perfil de ácidos graxos dos azeites extraídos de diferentes cultivares de oliveira, com a finalidade de selecionar os materiais com potencial agroindustrial. Foram avaliadas 32 cultivares de oliveira com seis anos de idades quanto à composição centesimal (teores de umidade, lipídeos, proteínas e cinzas, tanto na polpa quanto no caroço dos frutos); composição química e perfil de ácidos graxos dos azeites. Observaram-se nas cultivares MGS ASC315, Cerignola, MGS GRAP561 e MGS GRAP575 maiores valores de lipídeos. Além disso, as análises indicaram que o caroço possui quantidades significativas de lipídeos, embora sempre inferiores às quantidades presentes na polpa. Os índices de acidez em ácido oleico, peróxidos e refração absoluta estão de acordo com a resolução da ANVISA, podendo ser inicialmente classificados como azeite de oliva extravirgem ou virgem. De modo geral, todos os ácidos graxos presentes nos azeites possuem valores satisfatórios, destacando a cultivar MGS GRAP084, com maior concentração de ácido oleico, principal ácido responsável pelos benefícios à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Moraes, Izabela Letícia Almeida de, André Carlos Silva, Elenice Maria Schons Silva, Veronica Leite Morais, and Carlos Murilo Silva Filho. "MICROFLOTAÇÃO DE APATITA UTILIZANDO ÓLEO DE PINHÃO MANSO COMO COLETOR." HOLOS 7 (December 24, 2015): 132. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.3716.

Full text
Abstract:
As reservas brasileiras de rocha fosfática estão concentradas em maioria nos estados de Minas Gerais e Goiás, onde também estão concentrados grande parte do cultivo do pinhão manso (Jatropha Curcas L.), rico em ácidos graxos e que apresenta predominância no ácido linoléico, seguido do ácido oléico e do ácido palmítico. O pinhão manso é um fruto que contem três castanhas em seu interior que apresentam teor de óleo variando entre 22 a 48 %. Além da nova exploração do óleo para fins voltados a mineração, o material resultante da prensagem está sendo explorado como biocombustível, tinta para escâner e verniz. O presente artigo apresentou a aplicação do óleo de pinhão manso (OPM) como coletor em testes de microflotação de apatita, em virtude da rica composição em ácidos graxos na castanha. O óleo foi saponificado a quente utilizando solução álcoolica 95% e NaOH e então foram feitos os testes microflotação em tubo de Hallimond com o uso do minerais puros apatita em pH 8, 9 e 10. Os resultados indicam melhor recuperação em pH 10 com uma recuperação próxima e superior a 90% superando o coletor industrial atualmente utilizado pelas mineradoras e para os demais pontos de recuperação para os dois coletores testados apresentaram resultados próximos e superiores a 90% de recuperação indicando que o OPM pode ser usado como coletor na flotação deste mineral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Faria, Juliana Pereira, Fernanda Almeida, Lucas Carvalho Ramos da Silva, Roberto Fontes Vieira, and Tânia da Silveira Agostini-Costa. "Caracterização da polpa do coquinho-azedo (Butia capitata var capitata)." Revista Brasileira de Fruticultura 30, no. 3 (September 2008): 827–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452008000300045.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi determinar a composição química, o teor de vitamina C, o valor pró-vitamina A e o teor de compostos fenólicos totais na polpa do coquinho-azedo (Butia capitata var capitata). Umidade, lipídeos, cinzas e fibras foram determinados por métodos gravimétricos; os minerais foram determinados por espectrometria de emissão atômica com fonte de plasma indutivo; o valor pró-vitamina A foi calculado através do teor de carotenóides; a vitamina C foi determinada por titulação com diclorofenolindofenol; os compostos fenólicos foram determinados pelo método de Folin-Ciocalteou, empregando ácido gálico e ácido tânico como padrões, e pelo método da vanilina, empregando catequina como padrão. A polpa, se comparada com outras frutas normalmente consumidas, apresentou elevado teor de óleo (2,5%), de fibra dietética (7,0%), de pró-vitamina A (146, 2RAE 100g-1), de vitamina C (53mg 100g-1), de compostos fenólicos (210mg de catequina, equivalente 100g-1; 116mg de ácido tânico, equivalente 100g-1) e de potássio (516mg 100g-1). O coquinho-azedo apresentou elevado potencial para enriquecer a alimentação da população local, especialmente como fonte de fibras, pró-vitamina A, vitamina C e potássio, a exemplo do que já vem sendo feito na merenda escolar no norte de Minas Gerais. Estes resultados demonstram o elevado valor de produtos oferecidos pelos pequenos agricultores, respaldando a importância cultural da espécie e valorizando a manutenção da variabilidade no cerrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography