Academic literature on the topic 'Ecletismo na arquitetura'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ecletismo na arquitetura.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ecletismo na arquitetura"

1

Fabris, Annateresa. "Arquitetura eclética no Brasil: o cenário da modernização." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 1, no. 1 (1993): 131–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47141993000100011.

Full text
Abstract:
A autora acentua o significado social e cultural do Ecletismo, além do domínio da arquitetura e do nivel aos fenômenos estilísticos. Este quadro lhe permite entender, de um ponto de vista histórico, suas tendências cenográficas, o gosto pela magnificência, a expressividade e a monumentaliaade, assim como os vínculos com o passado. São então apontados alguns traços específicos do Ecletismo no Brasil, que tem entre seus ingredientes uma atitude anti-colonial. O movimento neoclássicoé incluído como manifestação tardia do Ecletismo, que sobreviverá até o estabelecimento de uma nova relação com a modernidade - mediada pela tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Renato da Gama-Rosa, and Inês El-Jaick Andrade. "Pavilhão Mourisco no contexto do ecletismo carioca." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 27, no. 2 (June 2020): 543–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702020000200014.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo conta a história do projeto do Pavilhão Mourisco, edifício-sede da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, suas influências e construção. Terminado em fins de 1918, celebrará, em 2021, 40 anos de sua preservação pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, como uma das construções mais representativas do período eclético da arquitetura brasileira. Projetado pelo português Luiz Moraes Jr., sua configuração recebeu influências estéticas, formais, espaciais e funcionais das mais diferentes origens, o que consolidou seu reconhecimento oficial como patrimônio cultural brasileiro. O texto também analisa o contexto urbano em que se deu sua implantação na cidade do Rio de Janeiro e ressalta o momento de revisão historiográfica da arquitetura que contribuiu para o processo de seu reconhecimento enquanto valor cultural e científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lemos, Carlos Alberto Cerqueira. "Transformações do espaço habitacional ocorridas na arquitetura brasileira do século XIX." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 1, no. 1 (1993): 95–106. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47141993000100009.

Full text
Abstract:
Depois de referências à arquitetura colonial (inclusive no exame de modelos vernaculares portugueses, da contribuição indígena e da adaptação a condições climáticas, ao isolamento geográfico e a padrões segregacionistas de comportamento), o autor descreve os principais traços do padrão difuso de residência rural, assim como de seus equivalentes urbanos. O Ecletismo - com suas raízes externas - é apontado como o principal vetor de transformações, da segunda metade do século XIX até a 1.0 Guerra Mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sá, Anderson Luiz Félix de. "Arquitetura do início do século XX no Instituto Butantan." Cadernos de História da Ciência 12, no. 2 (December 31, 2016): 31–53. http://dx.doi.org/10.47692/cadhistcienc.2016.v12.33868.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a importância do campus do Instituto Butantan como patrimônio cultural edificado, sobretudo devido a seus edifícios construídos na primeira metade do século XX seguindo as linguagens da época, entre as quais o Ecletismo, o Art Nouveau, o Art Déco e o Neocolonial. O objetivo é apresentar as características dessas linguagens e o contexto em que foram produzidas. Em seguida, são descritas algumas obras do Instituto Butantan representativas do período, estabelecendo-se relações com outras obras contemporâneas, e mostrando a relevância desse campus como registro de soluções arquitetônicas que abrigaram as ciências no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cota, António Francisco. "A inovação arquitetónica nos Ateliers de Lisboa e Oeiras, entre 1867 a 1912." Herança 2, no. 2 (January 30, 2020): 83–112. http://dx.doi.org/10.29073/heranca.v2i2.166.

Full text
Abstract:
No final do século XIX e início do XX foram construídos em Lisboa e Oeiras ateliers para trabalho, mas também para exposição e convívio. Estes foram construídos de acordo com novos conceitos espaciais apoiados no desenvolvimento das técnicas construtivas, realçados pelo controlo da luz natural. Inicialmente o ecletismo definiu arquitetonicamente estes espaços, contudo à medida que o século chegou ao fim, os projectistas portugueses conciliaram de forma inovadora referências da sua cultura com as novas correntes estéticas internacionais. Estes ateliers enriquecem a arquitetura portuguesa deste período, além de trazerem novas reflexões em torno de quem lá trabalhou.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Paulo, and Marília Guimarães. "Transformação da forma urbana paulistana." Revista de Morfologia Urbana 2, no. 2 (July 31, 2017): 71–84. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v2i2.20.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende investigar as transformações ocorridas na configuração do tecido urbano da cidade de São Paulo, Brasil, bem como a relação estabelecida pela edificação, determinada por sua implantação nos lotes resultantes do modelo de parcelamento adotado e correspondente legislação edilícia vigente em cada período. O estudo partiu da organização de uma periodização histórica e estilística tradicional, percorrendo de forma cronológica os acontecimentos políticos, economicos e sociais. Busca identificar as transformações decorrentes de cada um deles, partindo do período de colonização brasileira pelos portugueses e seus modelos de construção das cidades, passando pelos estágios de monoculturas agrárias durante o neocolonialismo e o neoclássico do Império, pré e efetiva industrialização na República do ecletismo, chegando até a instauração da República Nova, momento no qual se estabeleceram e difundiram os ideais do Movimento Moderno, nas artes e na arquitetura. Utilizou-se como área de estudo o bairro da Mooca, com sua localização estratégica e diversificação demográfica, fatores que fizeram parte integrante dos principais momentos de transformação do tecido urbano paulistano, possibilitando que dele se extraíssem exemplares remanescentes dos principais tipos identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

NUNES, MATEUS CARVALHO, and PIETRA PAES BARRETO. "Cartas a José Sidrim: grafia dos afetos na Belém do Ecletismo." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 29 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672021v29e43.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho analisa cartas inéditas que comunicam interesses, sentimentos e experiências estabelecidas através do relacionamento do arquiteto José Sidrim (1881-1969) com nobres personalidades da cidade de Belém que o contrataram para projetar e construir suas residências. Transcreve, também ineditamente, os relatos importantes para a pesquisa historiográfica da arquitetura e da história social da arte formado por três exemplares: carta de Guilherme Paiva (1926), de Orlando Lima (1926) e de Benedicto Passarinho (1927), escritas e enviadas a Sidrim ao término das obras. Através da compreensão da cultura escrita e das práticas de correspondências da época, este trabalho objetiva coletar e analisar informações relativas ao exercício da arquitetura, considerando seu âmbito social, as características do ofício de arquiteto em sua época e a construção de uma memória afetiva entre o proprietário da casa, o arquiteto e a edificação. Investiga-se como os relatos destas cartas narram as vivências e rituais do modo de fazer arquitetura em um momento de inovação artística e política, reflexo direto do panorama econômico pelo qual a cidade então passava. As cartas provam-se relatos da dimensão dos impactos que a obra arquitetônica pode causar na memória e no imaginário social como declarações, epístolas afetivas, além de como produtos sociais. Consequentemente, a partir do manejo de conceitos de Roland Barthes e Gilles Deleuze, objetiva-se a reconstituição ideológica e imagética de um fragmento tanto da Belém nostálgica, moderna, de caráter idílico como de sua narrativa visual e de sua memória afetiva a partir de tal grafia dos afetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Ecletismo na arquitetura"

1

Schlee, Andrey Rosenthal. "O ecletismo na arquitetura pelotense até as décadas de 30 e 40." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1993. http://hdl.handle.net/10183/1752.

Full text
Abstract:
Esta dissertação tem como objetivo principal identificar dados e elaborar um estudo sobre a produção arquitetônica da cidade de Pelotas de 1758 ao fim da década de 40 do século XX, analisando as características peculiares de tal produção e as transformações decorrentes do abandono dos padrões historicistas e da implantação de uma arquitetura moderna. Nesse sentido, traduz-se em revisão de parte da própria história da cidade, da qual a arquitetura é manifestação e testemunho significativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ensslin, Lidiane Corrêa. "Ecletismo arquitetônico em Jaguarão : um estudo [1870-1940]." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/4458.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise tipológica da arquitetura do período eclético na região sul do estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente no município de Jaguarão, ou seja, trata-se de uma contribuição sobre o reconhecimento da arquitetura produzida no tempo e no território em análise, onde identificam-se através de um levantamento iconográfico os elementos arquitetônicos que caracterizam a cidade de Jaguarão e que preservados, permitem uma leitura atual do desenvolvimento tipológico de estruturas edilícias produzidas no período em análise. Não se encontrará uma hipótese a ser demonstrada, pois não se trata de uma tese doutoral; na condição de dissertação de mestrado, almeja representar uma contribuição para a indagação sobre o tema do conhecimento da arquitetura produzida no período e no território considerado, a partir da pesquisa e da organização dos elementos levantados. Esta por sua vez, será composta de três partes: a primeira parte que abordará conceitos como partido, tipo, história e ecletismo que servirão como base no desenvolvimento deste estudo, a segunda parte que fala sobre a história do município de Jaguarão, desde sua origem como guarnição militar, as disputas pelas terras entre Portugal e Espanha e a demarcação da fronteira entre Brasil e Uruguai e a terceira parte que retrata o Ecletismo Arquitetônico em Jaguarão, identificando as características formais de cada período, principalmente as regionais que, segundo Glenda Pereira da Cruz, o diferenciam do restante do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Schäffer, Barbara. "Porto Alegre, arquitetura e estilo - 1880 a 1930 -." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/49939.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo o mapeamento analítico de exemplares da arquitetura de Porto Alegre no período 1880-1930, caracterizado pelo predomínio do ecletismo. Devido à multiplicidade de linguagens arquitetônicas, este período contrasta fortemente com a relativa homogeneidade da arquitetura anterior, na cidade, representada pela arquitetura colonial portuguesa, até 1822, e pelo neoclassicismo, durante o período imperial. O trabalho tem por marco temporal um período no qual a cidade deixa de exibir tal homogeneidade, iniciando em 1880 e seguindo até as últimas manifestações da arquitetura eclética. Ao longo do período, são identificados estilos arquitetônicos predominantes nas edificações eruditas e de maior porte. Cada estilo é abordado num capítulo deste trabalho. A elaboração textual de cada capítulo segue uma mesma organização: é redigida uma contextualização da manifestação do estilo no âmbito internacional, nacional e regional; são identificadas as ocorrências deste estilo nas edificações de Porto Alegre, nas quais haja predominância das características descritas; e, por fim, é feita a análise de algumas obras. As análises feitas e apresentadas neste trabalho dão ênfase à observação da edificação quanto a sua volumetria e ornamentação, referindo-se menos à solução planimétrica e espacial. Cabe destacar que foi possível a classificação de obras, segundo diferentes estilos, devido à predominância de suas características ornamentais. Entretanto, exceções se mostraram presentes, seja por manifestações pontuais, isto é, sem outra edificação equivalente, seja por manifestações sem predominância alguma quanto ao estilo. A opção encontrada para considerálas neste trabalho foi agrupá-las no capítulo Experimentações Ecléticas.
This dissertation has the objective to map the analytical framework of the architecture of Porto Alegre between the years of 1880 and 1930. This moment was characterized by the eclecticism. Due to the multiplicity of the architectural languages this period contrasts strongly with the relative homogeneity of the previous architecture of the city, dominated by the Portuguese colonial architecture until 1822 and the neoclassicism during the imperial period. The work defines a period in which the city does not exhibit such homogeneity according to the latest manifestations of the eclectic architecture. The architectural styles predominant in the erudite and larger buildings are identified over the period. Each style is discussed in a separate chapter. Every chapter of this work has the same structure: there is the contextualization of the style in the international, national and regional spheres; the local buildings presenting each style are identified; and finally, some works are analyzed. The analysis made and presented in this work emphasizes the observation of the building in relation to its massing and ornamentation, referring less to the planimetric and spatial solution. It is important to emphasize that the classification of the works in various styles was possible due to the predominance of its ornamental characteristics. However, there are exceptions, either unique cases without any other equivalent building or cases in which the predominance of a specific style cannot be detected. In order to consider these exceptions they were grouped in the Chapter Eclectic Trials.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cadore, Analu. "A Produção arquitetônica de Ernesto Guaita em Curitiba." Florianópolis, SC, 2010. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94352.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T09:01:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 289199.pdf: 9435514 bytes, checksum: d5c62a11efd48e88092d8a19a146afad (MD5)
O final do Século XIX foi um período marcado por intensas transformações no Brasil e no exterior, onde o desenvolvimento econômico e social acarretava mudanças no modo de vida e costumes da sociedade de então. Isto, aliado às grandes levas de imigrantes e de seus "saberes", de novas tecnologias e materiais, levaram à transformação das paisagens urbanas, onde as feições coloniais eram gradativamente abandonadas e as cidades caminhavam rumo ao "desenvolvimento". Curitiba, então capital da Província do Paraná absorveu estas transformações quando da sua emancipação das províncias de São Paulo e passou a caminhar a passos largos para se transformar em uma metrópole. Neste contexto, o engenheiro italiano Ernesto Guaita chega a Curitiba integrando a equipe de técnicos da ferrovia Curitiba-Paranaguá e se instala na cidade, configurando um dos principais profissionais responsáveis pela nova feição urbana, onde as linhas da arquitetura eclética tão bem representaram a conciliação da necessidade de comunicar e construir. Assim sendo, este trabalho se propõe a lançar um olhar sobre o contexto histórico do final do século XIX, especificamente na cidade de Curitiba, através da leitura da arquitetura produzida por Ernesto Guaita e sua contribuição para a transformação da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Diefenbach, Samantha Sonza. "Affonso Hebert : ecletismo republicano no Rio Grande do Sul." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2008. http://hdl.handle.net/10183/14974.

Full text
Abstract:
Este estudo investiga a arquitetura produzida pelo poder público do Rio Grande do Sul durante os primeiros anos da República em Porto Alegre, através das obras do arquiteto Affonso Hebert. Com formação na Europa, Hebert ingressou na Secretaria de Obras Públicas como desenhista, ainda durante o Império, e teve a oportunidade de chefiar a Diretoria de Obras Públicas do Estado sob o comando de diferentes governantes. Neste período, Hebert deu às suas obras uma identidade própria, inspirada na arquitetura eclética européia e principalmente na Paris da Belle Époque. O ponto de partida deste trabalho foi uma revisão bibliográfica cuidadosa, combinada com investigação em arquivos e relatórios sobre as obras produzidas por Hebert durante sua estada na Secretaria de Obras Públicas. Em seguida, foram buscadas, junto aos descendentes do arquiteto, informações sobre sua formação e sobre as possíveis referências utilizadas por ele em seus projetos. Posteriormente, foram feitas análises das obras por ele realizadas, buscando identificar a sua inserção no panorama local e em contextos mais amplos da arquitetura do início da era republicana. O panorama analítico de sua produção visa constituir uma contribuição à tarefa de identificar e interpretar a produção arquitetônica gaúcha nos primórdios do século XX.
This dissertation investigates the work done by the architect Affonso Hebert in the capital city of Porto Alegre. Hebert was head of the office of public works of the state of Rio Grande do Sul, southern Brazil, during the first decades of the republican regime. Educated in Europe, Hebert began his public carreer as a draftsman during the Imperial period. Later, he directed the office of public works under the command of many presidents of the state. During his term, Hebert designed in a singular form, inspired in European eclecticism, and particularly in the architecture of Paris in the Belle Époque. This dissertation has started with a thorough bibliographic review, combined with archival investigation related to the works made by Hebert in his stay at the office of public works. Further information was obtained with the descendants of the architect. This stage was followed by a formal investigation of the projects and buildings designed by Hebert, which also tried to frame his work in the local and extra-local contexts at that time. The outline of the architect's work intends to make a meaningful contribution to the understanding of the architecture of Rio Grande do Sul in the beginning of the 20th century.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pedone, Jaqueline Viel Caberlon. "O espírito eclético." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2002. http://hdl.handle.net/10183/2373.

Full text
Abstract:
o objetivodeste trabalho é identificaros procedimentosadotados para a arquitetura do Ecletismo.São investigados os conceitos e os fundamentos culturais dessa linguagemarquitetõnicaque encontrou ampla ressonância em termos geográficos e temporais. Na primeiraparte estuda-se a origemdo espírito eclético moderno na arquitetura a partir do Iluminismo.É montado um panorama da arquitetura do século XVIIIe iníciodo século XIXna ótica da investigaçãodo espírito eclético na arquitetura do historicismoclássico,do historicismogótico, do pitoresco e da arquitetura revolucionária. A segunda parte do trabalho consiste numa revisão bibliográficasobre o Ecletismo na arquitetura do séculoXIXe uma análise de seus procedimentos.São estudadas as mudanças no pensamento arquitetõnicono iníciodo século XIXe o conceitode historicismo,a filosofiado Ecletismoe a escola do Ecletismo.Emseguida serão analisados os procedimentosalusivosà referênciahistórica,à composiçãocomo método, ao racionalismoe ao ecletismotécnico,finalizandocoma questão da críticae dos debates de arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rizzi, Suzelle. "Cândido de Abreu e a arquitetura de Curitiba entre 1897 e 1916." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/14304.

Full text
Abstract:
Esta dissertação trata das obras de arquitetura do engenheiro Cândido de Abreu, construídas entre 1897 e 1916 na cidade de Curitiba. O contexto da época é introduzido através da discussão do Ecletismo na arquitetura, tanto em geral como especificamente no contexto curitibano, onde é relacionado com a expansão e o planejamento da capital paranaense. Segue-se uma breve apresentação biográfica de Cândido de Abreu. A parte principal da dissertação consiste em estudos de caso que analisam as obras atribuídas a Cândido de Abreu, procurando tanto descrevê-las como verificar nelas os valores que refletem o debate arquitetônico de seu tempo, procurando estabelecer seu significado e importância no quadro da história da arquitetura local.
This dissertation is about Cândido de Abreu’s architectural works, which were built between 1897 and 1916 in Curitiba. The context of those days is introduced through a discussion of Eclecticism in architecture, both in the general and specific environment of Curitiba, where it is related to the expansion and planning of the capital city of Paraná. After that, a brief biography of Cândido de Abreu is presented. The main part of the dissertation consists of case studies which analyze the works attributed to Cândido de Abreu in order to describe them and verify if they contain the values which reflect the architectonical debate of those days. Furthermore, this dissertation presents an attempt to establish the meaning and relevance of Cândido de Abreu’s works within the architectural history of Curitiba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Puppi, Marcelo. "A arquitetura academica no Rio de Janeiro (1890-1930) : uma revisão historiografica." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280758.

Full text
Abstract:
Orientador: Jorge Coli
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-19T17:16:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Puppi_Marcelo_M.pdf: 5872495 bytes, checksum: 129201bc590bbdaf2d04ee00ba4fffab (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed
Mestrado
Mestre em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

FARIA, Maria Beatriz Maneschy. "Arquitetura residencial eclética em Belém do Pará (1870-1912): Um estudo da gramática das fachadas." Universidade Federal do Pará, 2013. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8610.

Full text
Abstract:
Submitted by Cássio da Cruz Nogueira (cassionogueirakk@gmail.com) on 2017-05-26T11:44:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ArquiteturaResidencialEcletica.pdf: 17138798 bytes, checksum: c0b74bc03c7f829ac72df3d8f031bddd (MD5)
Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-06-05T12:46:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ArquiteturaResidencialEcletica.pdf: 17138798 bytes, checksum: c0b74bc03c7f829ac72df3d8f031bddd (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-05T12:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ArquiteturaResidencialEcletica.pdf: 17138798 bytes, checksum: c0b74bc03c7f829ac72df3d8f031bddd (MD5) Previous issue date: 2013-08-30
Nesta pesquisa estudamos a gramática compositiva da fachada da arquitetura residencial eclética de Belém, nos aspectos formais dos seus elementos, através das relações de simetria, ritmo, proporções, disposição, dimensões e uso das cores em cada um dos elementos que a compõem. O estudo restringe-se à tipologia residencial de porão e um pavimento, em exemplares sem autoria definida. A pesquisa considera também a importância das fachadas na construção da identidade coletiva, fundada no sentido de pertencimento da comunidade. Por isso, utiliza o método etnográfico na apreensão da memória, uma vez que as intervenções de preservação do patrimônio histórico, muitas vezes, desconsideram a necessidade de abordar os conflitos entre o antigo (características estilísticas originais da edificação) e o novo (preferências ou necessidades atuais), um velho dilema entre permanência e transformação. Para proceder a análise, criamos três categorias de fachadas: fachadas classicistas puras, fachadas clássicas com elementos ecléticos e fachadas ecléticas. Por considerarmos a fachada classicista pura a origem da fachada eclética, esta foi privilegiada para as análises geométricas e da policromia: a) Análise comparativa ao longo do tempo das imagens fotográficas da pesquisa iconográfica; b) Análise compositiva das relações de proporções, disposições e dimensões dos elementos de fachada com base na proporcionalidade áurea; c) Observação visual do padrão cromático encontrado a partir das prospecções pictóricas. A partir desse estudo foi possível dizer que as fachadas classicistas puras têm um vocabulário restrito na composição de sua gramática, com regras bem definidas, mas os projetos, na sua origem, não obedecem a princípios compositivos eruditos, o que nos leva a concluir que se basearam em imitação de outras obras, possivelmente sem contar com a orientação de profissional da arquitetura. Quanto a relação das gamas cromáticas entre os vários elementos da composição de suas fachadas, identificamos a existência de um princípio cromático. Consideramos que o modelo cromático encontrado não é complexo e não é de contrastes, mas de nuances de tons, usadas com significados. Este estudo contribui para o entendimento da arquitetura civil eclética de Belém.
In this research we studied the compositional grammar from the facade of the eclectic residential architecture of Belem, on the formal aspects of its elements, through relations of symmetry, rhythm, proportions, layout, dimensions and use of colors in each of its parts. The study is restricted to the type of residential basement and a deck in specimens without definite authorship. The research also considers the importance of facades in construction of collective identity, based on a sense of belonging in the community. Therefore, using the ethnographic method in the apprehension of memory, since the interventions historic preservation often disregards the need to address the conflict between the old (original stylistic features of the building) and the new (current needs or preferences ), an old dilemma between permanence and change. To conduct the analysis, we created three categories of facades: pure classicist facades, classical facades with eclectic elements and eclectic facades. By considering the facade classicist pure source eclectic facade, it was preferred to the polychromatic geometric and analyzes a) Comparative analysis over time of iconographic images of the search, b) compositional analysis of the relationships proportions, dimensions and arrangements of façade elements based on proportionality golden c) Visual observation of chromatic patterns found from prospecting pictorial. From this study it was possible to say that the pure classicist facades have a limited vocabulary in the composition of its grammar, with well defined rules, but the projects in its origin, do not obey the compositional principles learned, which leads us to conclude that based on imitation of other works, possibly without relying on the guidance of professional architecture. As the ratio of chromatic ranges between the various elements of the composition of their facades, we identify the existence of a principle chromatic. We believe that the model is not found chromatic complex and not contrasts, but nuances of tone, used with meanings. This study contributes to the understanding of the eclectic civil architecture of Belem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, Maurício Maiolo. "As faces da modernidade: arquitetura religiosa na reforma urbana de Itú ( 1873-1916)." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-26032010-151700/.

Full text
Abstract:
Analise da arquitetura religiosa na cidade de Itu e suas relações com as reformas urbanas ocorridas no período de 1873 a 1916. Enfatizamos nosso estudo nas reformas ocorridas em antigos templos coloniais que nesse período passaram por significativas transformações. O estudo dos ideais de modernização da época e das diretrizes da Igreja Católica é peça-chave para a revisão historiográfica da chamada arquitetura eclética. Analisamos alguns dos principais agentes dessas transformações: suas ideologias, as novas modalidades de projetação e seus vínculos com as transformações tecnológicas. Todos estes fatores influenciaram de diferentes modos na reforma dessas igrejas. Nesse contexto, pesquisamos o vínculo das reformas nas igrejas com as transformações que Itu vivenciou nesse período, como a chegada da ferrovia, as transformações das praças em jardins, a construção do novo cemitério, o novo matadouro municipal, o novo mercado municipal e a implantação da iluminação pública. Como recorte de pesquisa, foram selecionadas algumas igrejas representativas do passado colonial, que na virada do século tiveram suas fachadas completamente modificadas: a igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, a igreja de Nossa Senhora do Patrocínio e as igrejas administradas pela Companhia de Jesus na cidade: a igreja de São Luis do Gonzaga, a igreja do Bom Jesus e, finalmente, a igreja de Nossa Senhora da Boa Morte.
This research analyzes the religious architecture of Itu city and its relationships with the urban reform which occurred from 1873 to 1916. Our study is emphasized in the reforms occurred in ancient colonial temples which had significant changes at that time. The study of the ideals of modernization and of the Catholic Church guidelines at that time is the main point for a historiographic review of the eclectic architecture. We analyzed one of the main agents of these changes: their ideologies, the new modalities of the design process and their links with the technological changes. All these factors influenced in different ways in the reforms of these churches. In this context, it was researched the link in the church reforms with the changes that Itu had at that time like the arrival of railroads, the squares which became into gardens, the construction of a new cemetery, the new municipal slaughterhouse, the new municipal market and the implementation of the public lighting. As a clipping of the research, it was selected some representative churches of the past colonial which had their façades completely changed in the Passage of Century: The Nossa Senhora da Candelária Church, Nossa Senhora do Patrocínio Church and the ones administrated by the Companhia de Jesus in the city: The São Luis do Gonzaga Church, The Bom Jesus Church and, finally, The Nossa Senhora da Boa Morte Church.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ecletismo na arquitetura"

1

Castro, Elizabeth Amorim de. Edifícios públicos de Curitiba: Ecletismo e modernismo na arquitetura oficial. Curitiba: [s.n.], 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Annateresa, Fabris, and Lemos Carlos Alberto Cerqueira, eds. Ecletismo na arquitetura brasileira. São Paulo, SP, Brasil: Nobel, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ecletismo na arquitetura"

1

Carvalho, Alexandre Sônego, Ana A. Villanueva Rodrigues, Geise Brizotti Pasquotto, and Jéssica Priscila Grando. "CURADORIA COLETIVA E MEDIAÇÃO CULTURAL NA ELABORAÇÃO DA EXPOSIÇÃO: “DO ECLETISMO AO CONTEMPORÂNEO”." In O Essencial da Arquitetura e Urbanismo 2, 122–30. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6611917049.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ecletismo na arquitetura"

1

CARVALHO, ALEXANDRE SÔNEGO DE, Jéssica Priscila Gonçalves GRANDO, Ana VILLANUEVA, and PASQUOTTO, Geise BRIZOTTI. "DO ECLETISMO AO CONTEMPORÂNEO: A Construção da Curadoria Coletiva a partir da Parceria da Universidade, Estagiários de Arquitetura e o Museu na Difusão da Valorização do Patrimônio Cultural e Arquitetônico." In Anais do X Fórum Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimônio. Recife, Brasil: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/15771.10-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography