Academic literature on the topic 'Economia regional - Alto Douro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Economia regional - Alto Douro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Economia regional - Alto Douro"

1

Souza, Roberto Ribeiro de. "É uma casa portuguesa com certeza!: A casa regional como lugar de identificação regional e nacional para os imigrantes portugueses: um estudo a partir da Casa de Trás-Os-Montes e Alto Douro no Rio de Janeiro-RJ." Anuário do Instituto de Geociências 29, no. 2 (January 1, 2006): 256–57. http://dx.doi.org/10.11137/2006_2_256-257.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Varico, Veronika Joukes, Isabel Costa, and Xerardo Pereiro. "O enoturismo como promotor da sustentabilidade da atividade turística regional: o projeto da “Casa do Vinho" de Valpaços”." ROTUR. Revista de Ocio y Turismo 5, no. 1 (November 1, 2012): 21–39. http://dx.doi.org/10.17979/rotur.2012.5.1.1259.

Full text
Abstract:
Este artigo resulta de um trabalho de investigação desenvolvido por quatro investigadores do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O texto apresenta um resumo do projeto apresentado para implementação da Casa do Vinho de Valpaços, considerada como uma aposta no desenvolvimento do enoturismo no Norte Interior de Portugal. Trata-se de um espaço no qual se propõe contemplar diferentes valências - desenvolvimento económico, cultural, educativo, turístico - para assim ultrapassar largamente o tradicional conceito de museu, procurando constituir-se uma experiência variada e interativa para os seus visitantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinto, Hélder. "A criação do ensino superior de matemática na cidade do Porto (Portugal), uma história ligada ao vinho, ao comércio e à marinha." REMATEC 16 (February 2, 2021): 16–42. http://dx.doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2021.n.p16-42.id320.

Full text
Abstract:
A Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto foi criada em 1803 pelo príncipe regente D. João VI, substituindo a Aula de Náutica (1762) e a Aula de Debuxo e Desenho (1779) que existiam previamente na cidade. A Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto-Douro ficou encarregue de gerir esta academia que se destinava a suprir a falta de profissionais em duas áreas muito importantes para a economia da cidade: o comércio (principalmente de vinhos) e a navegação marítima (via priviligiada para a exportação desses mesmos vinhos para o norte da Europa e para o Brasil). A Academia portuense seguiu, quase integralmente, os estatutos da sua congénere lisboeta, a Academia Real de Marinha, o que implicou a criação de três anos matemáticos, iniciando-se assim, o ensino de Matemática de nível superior na cidade do Porto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pina, Helena Mesquita. "The Douro landscape heritage (NE Portugal): modernity and tradition in times of change." Miscellanea Geographica 22, no. 2 (June 30, 2018): 81–89. http://dx.doi.org/10.2478/mgrsd-2018-0018.

Full text
Abstract:
Abstract As a consequence of its long history of more than 250 years, the Douro Demarcated Region (NE Portugal) boasts a distinct cultural landscape typified by terraces filled with the regional variety of grapevine – it is a region where famous wines are produced, in particular Port wine. Nevertheless, especially after the 1980s, the need to cover labour shortages and increase productivity led to a gradual change in the landscape, and today the traditional terraces are mixed with new types of vineyards, such as the “vinha ao alto” (vertical vines) and “vinha em patamares” (vines on terraces). Against this backdrop, and with a view to preserving the landscape in a sustainable and multifunctional way, UNESCO awarded the region the “Evolving Living Landscape, World Heritage” award. In this article we combine extensive documentary research with productive field work in order to question the relationship between the need to preserve an exceptional, cultural landscape and the need for regional sustainability in this World Heritage site.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bernardo, Edgar, and Vitor Rodrigues. "Buying Sweet Memories: The Heritagization of Food Souvenirs in Northern Portugal." Journal of Gastronomy and Tourism 4, no. 3 (May 15, 2020): 129–40. http://dx.doi.org/10.3727/216929720x15846938924003.

Full text
Abstract:
Douro, Portugal is a tourism destination increasingly sought after by its natural and cultural landscapes, where the wineries and wine production act as central attractions. As a world-renowned tourism product, wine draws most of the interest in this subregion. Nonetheless, many other gastronomic attractions can be found, including local products such as honey, dairy products, jams, as well as characteristic dishes from the northern Portuguese in-land and from other parts of Portugal. Food and beverages are consumed on location, but also taken home by tourists as souvenirs. Delicacies go through processes of certification and heritagization and are marketed as a tourism product, a process that often creates problems and consequences unforeseen by locals, authorities, or businesses. This article analyzes the certification process of a regional Douro delicacy and the issues that followed, namely consequences for producers and local communities, but also the symbolic, political, and economic repercussions. This qualitative research demonstrates how the certification process of food souvenirs can entail an intense symbolic power conflict between different producers with economic implications that segregates key stakeholders and threatens to crystallize the cultural dynamic of food production, innovation, and reinvention.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Hermínia Júlia de Castro Fernandes, Ana Alexandra Marta-Costa, and Artur Cristóvão. "Empoderamento de comunidades rurais como prática de revitalização de aldeias." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 3, no. 2 (October 25, 2013): 86–99. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v3i2.451.

Full text
Abstract:
De um modo geral, os territórios rurais em Portugal, sobretudo os do interior, têm vindo a perder população, o que origina uma crescente desvitalização da economia e o declínio social, num processo em espiral com consequências negativas para a coesão do território e o desenvolvimento global do país. O projeto ASAS, de âmbito nacional, focou-se na intervenção em aldeias rurais isoladas, com base numa estratégia integrada de diversificação da economia e de criação de emprego local, através da valorização dos recursos endógenos do território, da participação comunitária e da cooperação interterritorial. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro dinamizou este projeto na região Norte de Portugal. Numa primeira fase, foram identificadas e caraterizadas oito aldeias, cujos processos de desenvolvimento registam práticas comunitárias ativas e diferenciadas, potencialmente sustentáveis e transferíveis para outros contextos. Posteriormente, foram selecionadas as aldeias de Provesende (Sabrosa) e Santa Leocádia de Geraz do Lima (Viana do Castelo), para uma análise SWOT, mais aprofundada com as comunidades, que mobilizou a participação ativa dos residentes e agentes institucionais. Dos resultados, destaca-se, como denominador comum, a importância de conhecer experiências exteriores e de envolver a população local para atingir níveis de cumplicidade, adesão e comprometimento. São precisos mais contactos com a população, é preciso animar o território, mas faltam agentes ativos e dinamizadores, que promovam mais consensos, que ajudem a ultrapassar obstáculos, a alargar os horizontes e que liderem os processos em determinados momentos. É fundamental a avaliação das práticas e a promoção da reflexividade, envolvendo as comunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Corrêa, José Carlos Severo, Rogério Leandro Lima Da Silveira, and Grazielle Betina Brandt. "O COREDE ALTO JACUÍ NO CONTEXTO DA PNDR/CNDR: REFLEXÕES SOBRE A QUESTÃO MIGRATÓRIA." Redes 20, no. 3 (November 12, 2015): 81. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v20i3.6720.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma discussão sobre a utilização de alguns dos indicadores tradicionais como critérios de elegibilidade para beneficiários de políticas públicas, no caso, a Política Nacional de Desenvolvimento Regional-PNDR, e a dinâmica de desenvolvimento da região do Conselho Regional de Desenvolvimento-COREDE Alto Jacuí, no Rio Grande do Sul. Através de um olhar sobre informações econômicas e demográficas da região, a reflexão parte da proposta apresentada pelos Coredes na Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional-CNDR e que prevê a utilização dos fluxos migratórios como um dos critérios de elegibilidade para a nova PNDR. Tal reflexão foi baseada em análise conjunta de informações econômicas e demográficas para os períodos censitários de 2000 e 2010, da contagem populacional de 2007 e de informações relacionadas com o comportamento da economia da região. Procurou-se evidenciar que a dinâmica econômica é uma variável importante a ser considerada na análise dos fluxos migratórios regionais em um contexto de discussão que se estabelece a partir da PNDR. No entanto, para que o fenômeno seja tratado de forma abrangente, é relevante incluir, para além da perspectiva econômica, variáveis que perpassam os sentidos do movimento migratório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dalla Valle, Carine, and Andrea Cristina Dorr. "A Influência da nova Economia Institucional na Cadeia Produtiva da Pedra Preciosa na Região do Médio Alto Uruguai." Revista de Administração IMED 10, no. 1 (October 5, 2020): 166. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2020.v10i1.3437.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a influência da Nova Economia Institucional na cadeia produtiva da pedra preciosa na região do Médio Alto Uruguai. Nesse sentido, o Brasil é um dos destaques na produção mineral, possuindo em seu território quantidade e variedade de pedras preciosas. Contudo, são nos garimpos e nos locais de lapidação que apresentam informalidade e encontram entraves para o desenvolvimento. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, desenvolvido através de uma abordagem descritiva, na qual a coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro semiestruturado, contemplando entrevistas. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, sendo as categorias definidas a priori. Os resultados mostram que a cadeia produtiva de pedras preciosas possui importância para a economia regional, entretanto, revelam que há informalidade ao longo do processo e uso inadequado dos recursos. A atividade desenvolve-se sob condições irregulares no que diz respeito a processos burocráticos, carga tributária e fiscal. Foram observadas a ocorrência de incertezas e racionalidade limitada nas transações existentes, bem como comportamento oportunista entre os agentes e instituições, o que enfraquece a cadeia produtiva de pedras preciosas. Porém, os aspectos sinalizados não são exauríveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gerry, Chris, José Vaz Caldas, and Timothy Koehnen. "Boom no investimento em estufas na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, 1990-95: o perfil do "novo" empresário agrícola." Gestão e Desenvolvimento, no. 8 (January 1, 1999): 69–94. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1999.669.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados preliminares dum projecto de investigação em curso, sobre o boom no investimento em agricultura de estufas na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, durante o período de 1990-95. Na primeira fase deste projecto, a cujos resultados este artigo se refere, realizamos uma análise detalhada de 100 planos de melhoria submetidos à delegação regional do Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP), em Vila Real, no âmbito dos regulamentos comunitários nª 797/85 e 2328/91, com vista ao financiamento de projectos, exclusiva ou parcialmente, orientados à agricultura em estufas. O objectivo principal deste trabalho é o de definir o perfil do agricultor-tipo investidor em agricultura de estufas. As conclusões a que chegámos nesta fase inicial sugerem que o sucesso ou insucesso de tais investimentos não podem ser unicamente explicados por razões internas à própria exploração. Na análise da evolução do tecido empresarial rural, o papel, às vezes determinante, desempenhado pela fileira na qual a empresa vem a integrar-se, deveria receber a devida atenção. A influência, quer positiva, quer negativa, de actores económicos e institucionais-chave no processo de investimento, tais como o IFADAP, os construtores de estufas, os fornecedores de inputs agrícolas, os retalhistas/grossistas que escoam a produção realizada, e os projectistas, deve ser também cuidadosamente analisada, de forma a que iniciativas futuras de apoio a este tipo de investimento possam ter o máximo sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dalla Valle, Carine, and Andrea Cristina Dorr. "A comercialização de pedras preciosas no mercado nacional e internacional: uma análise da região do Médio Alto Uruguai do Rio Grande do Sul." Revista Científica Hermes - FIPEN 27 (October 17, 2020): 252. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v27i0.523.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo, a comercialização de pedras preciosas no mercado nacional e internacional e verificar como esta se dá frente a cadeia produtiva da Região do Médio Alto Uruguai/RS. A partir disso, o presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, considerada descritiva, em que se busca descrever minunciosamente os dados, e estudo de caso intrínseco único, sendo a cadeia produtiva de pedras preciosas da região do Médio Alto Uruguai/RS, o caso. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, posterioremente, à análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo. Conclui-se que, a cadeia produtiva de pedras preciosas possui grande importância para a economia local e regional, os atores envolvidos se mostraram confiantes na expansão da produção, acompanham o mercado que evolui em consonância com o desenvolvimento da indústria e do comportamento do consumidor, o que estimula a comercialização nacional e internacional, entretanto, é necessário formalizar as transações, melhor organização e controle da atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Economia regional - Alto Douro"

1

Ferreira, Carla Maria Sequeira. "O Alto Douro entre o livre-cambismo e o proteccionismo : a questão duriense na economia nacional." Tese, Porto : [Edição do Autor], 2010. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000204167.

Full text
Abstract:
A presente dissertação de Doutoramento em História visa compreender as condições e os mecanismos de transição do modelo proteccionista de intervenção do Estado para o regime liberal, bem como o regresso a modalidades de regulação do sector vinícola, base da economia da região demarcada do Douro, entre a Regeneração e os inícios do Estado Novo (1852-1932). Pretende-se caracterizar a evolução económica, social e institucional da região duriense no período considerado, os interesses em presença e o grau de conflitualidade com as outras regiões vitícolas portuguesas e outros agentes económicos suscitado pela questão vinhateira. Centrando a atenção nas consequências da legislação liberal e nas reivindicações regionais de intervenção do Estado, que se desenvolvem a partir do terceiro quartel do século XIX e se mantêm durante várias décadas, num período de crise agrícola e comercial e suscitando uma continuada agitação política e social, procura-se compreender as diversas estratégias de afirmação da produção regional face ao sector comercial, na busca de soluções para a «questão duriense» (associativismo vitícola e comercial, defesa da «marca regional», reivindicação de propostas legislativas). Debruçando-nos sobre os debates entre livre-cambistas e proteccionistas em torno da questão vinhateira, que percorreram a sociedade duriense e nacional, desde os Governos aos grupos políticos representados no Parlamento e aos grupos de interesses económicos, procuraremos perceber os jogos de forças políticas e económicas em presença, tentando aferir o grau de influência das redes de clientelas regionais nas decisões tomadas pelo poder central, para a imposição tanto do modelo liberal como de novas formas de regulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Carla Maria Sequeira. "O Alto Douro entre o livre-cambismo e o proteccionismo : a questão duriense na economia nacional." Doctoral thesis, Porto : [Edição do Autor], 2010. http://hdl.handle.net/10216/50418.

Full text
Abstract:
A presente dissertação de Doutoramento em História visa compreender as condições e os mecanismos de transição do modelo proteccionista de intervenção do Estado para o regime liberal, bem como o regresso a modalidades de regulação do sector vinícola, base da economia da região demarcada do Douro, entre a Regeneração e os inícios do Estado Novo (1852-1932). Pretende-se caracterizar a evolução económica, social e institucional da região duriense no período considerado, os interesses em presença e o grau de conflitualidade com as outras regiões vitícolas portuguesas e outros agentes económicos suscitado pela questão vinhateira. Centrando a atenção nas consequências da legislação liberal e nas reivindicações regionais de intervenção do Estado, que se desenvolvem a partir do terceiro quartel do século XIX e se mantêm durante várias décadas, num período de crise agrícola e comercial e suscitando uma continuada agitação política e social, procura-se compreender as diversas estratégias de afirmação da produção regional face ao sector comercial, na busca de soluções para a «questão duriense» (associativismo vitícola e comercial, defesa da «marca regional», reivindicação de propostas legislativas). Debruçando-nos sobre os debates entre livre-cambistas e proteccionistas em torno da questão vinhateira, que percorreram a sociedade duriense e nacional, desde os Governos aos grupos políticos representados no Parlamento e aos grupos de interesses económicos, procuraremos perceber os jogos de forças políticas e económicas em presença, tentando aferir o grau de influência das redes de clientelas regionais nas decisões tomadas pelo poder central, para a imposição tanto do modelo liberal como de novas formas de regulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Wesendonck, Claudia Cristina. "Desenvolvimento regional no médio alto Uruguai/RS: percepções, impasses e alternativas." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2016. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2230.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:33:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia C Wesendonck.pdf: 2566406 bytes, checksum: b84ece49520559236bdf1668040a8704 (MD5) Previous issue date: 2016-12-12
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The objective of this research has been analyzing the profile of the regional development of Middle High Uruguay, its impasses and alternatives, from the activities of the Regional Council for the Development of Middle High Uruguay (CODEMAU). For this purpose, the research has presented a theoretical contribution based on theories of regional development. The methodological procedures have been used descriptive and explanatory analysis of the problem and the formative evaluation. Primary and secondary data collections have been carried out. Primary data collection has been carried out using interviews and questionnaires, which have been treated by the Delphi method. The secondary data have been collected through documentary research in several organisms. The results of the survey have pointed out that in the last five years, none of the 22 municipalities in the region have had a high development pattern. The area of employment and income has presented a low level of development, where more than 80% of municipalities were "in regular development" and 9.09% in "low level of development". The interviews and the results of the questionnaires have pointed out that most of the actors and managers of CODEMAU have the perception that the query of employment and income is the main obstacle to regional development and it has been reaffirmed by secondary data. But they have not proposed or taken strategic actions to reverse the problem, such as creating attractive scenarios for public and private investments. The profile of human development in CODEMAU has presented good results, but there is low productive investment in the region, advances in human development have not impacted in job creation and income. In recent years, the focus of investments carried out by CODEMAU has been for human development. On the other hand, the values destined to economic development have been lower, demonstrating that the actions of CODEMAU and the community have been focusing on emerging problems of social order with no impact on the regional economy. In the perception of leadership, CODEMAU's actions have been positive aspects: promotion of citizenship and participation in Council decisions; and, negative: lack of social engagement and transparency, and the reduction of COREDE's action. As alternatives and actions for regional development, it has been possible to identify: investments in training and qualification, recovery of logistics infrastructure, regional planning focused on small rural property and valorization of agribusiness, promotion and training of COREDE members, creation of attractive investment environments and technological incubators. To promote regional development, it is necessary to address demands that include alternatives in the improvement of agricultural income, industrialization in agro-industrialization and training actions of rural producers, with short-term effect. In long term, education and innovation are essential for the generation of employment and income, placing the regional economy in another level of productivity. Stimulating technologic education and entrepreneurship is the basis for adding technologies to local and regional production, creating opportunities for entrepreneurship, boosting the economic development of the region.
O objetivo da pesquisa foi analisar o perfil do desenvolvimento regional do Médio Alto Uruguai, seus impasses e alternativas, a partir da atuação do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (CODEMAU). Para tal propósito, a pesquisa apresentou aporte teórico alicerçado nas teorias do desenvolvimento regional. Os procedimentos metodológicos utilizados: análises descritiva e explicativa do problema e a avaliação formativa. Realizou-se coletas de dados primários e secundários, a coleta dos dados primários ocorreu com o uso de entrevistas e questionários, os quais foram tratados pelo método Delphi. Os dados secundários foram coletados por meio de pesquisa documental em diversos organismos. Os resultados da pesquisa apontaram que nos últimos cinco anos, nenhum dos 22 municípios da região apresentou alto padrão de desenvolvimento. A área de emprego e renda apresentou baixo nível de desenvolvimento, onde mais de 80% dos municípios estavam com desenvolvimento regular , e 9% em baixo nível de desenvolvimento . As entrevistas e os resultados dos questionários apontaram que a maioria dos atores e gestores do CODEMAU tem a percepção que o quesito emprego e renda é o principal entrave ao desenvolvimento regional, sendo reafirmado pelos dados secundários. Mas, não propuseram ou realizaram ações estratégicas para reverter o problema, como criar cenários atrativos a investimentos públicos e privados. O perfil do desenvolvimento humano no CODEMAU apresentou bons resultados, mas há baixo investimento produtivo na região, os avanços no desenvolvimento humano não impactaram na criação de emprego e renda. Nos últimos anos, o foco dos investimentos executados via CODEMAU foram para o desenvolvimento humano, em contrapartida, os valores destinados ao desenvolvimento econômico foram inferiores, demonstra que as ações do CODEMAU e da comunidade focam em problemas emergentes de ordem social, sem impacto na economia regional. Na percepção das lideranças as ações do CODEMAU têm pontos positivos: fomento à cidadania e participação nas decisões do Conselho; e, negativos: falta de engajamento da sociedade e de transparência, e o reducionismo da ação do COREDE. Como alternativas e ações para o desenvolvimento regional, identificou-se: investimentos em formação e qualificação, recuperação da infraestrutura logística, planejamento regional focado na pequena propriedade rural e valorização da agroindústria, fomento e capacitação dos membros do COREDE, criação de ambientes atrativos a investimentos e incubadoras tecnológicas. Para promover o desenvolvimento regional, deve-se direcionar demandas que incluam alternativas na melhoria da renda agropecuária, agroindustrialização e ações de capacitação dos produtores rurais, de efeito no curto prazo. Em longo prazo, educação e inovação são essenciais para a geração de emprego e renda, ao inserir a economia regional em outro patamar de produtividade. Estimular a educação tecnológica e empreendedorismo, é base para agregar tecnologias à produção local e regional, criando oportunidades para empreendimentos, impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fernandes, António. "Organização e desenvolvimento do mercado da floricultura e sua importância para a economia da região de Trás-os-Montes e Alto Douro." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2000. http://hdl.handle.net/10198/774.

Full text
Abstract:
A floricultura transmontana é o objecto de estudo desta dissertação, através da qual se pretende identificar o estado actual da actividade recorrendo à análise externa e interna através da consulta documental e do estudo empírico, respectivamente. Para a sua prossecução analisou-se o meio sócio-económico que, para além do nível educacional baixo, mostrou a tendência da população relativamente ao envelhecimento, litoralização e concentração nos centros urbanos. A estrutura fundiária revelou caracterizar-se pela predominância da exploração por conta própria, pequena dimensão, grande fragmentação, baixo grau de mecanização e pequena importância da área regada. Por fim, as contas regionais provaram a importância que o sector primário ainda detém na região. Para a análise interna inquiriram-se 36 floricultores transmontanos através de um questionário administrado directamente. O estudo da floricultura na região de Trás-os-Montes e Alto Douro revelou o seu carácter inovador face aos sistemas tradicionais de agricultura a que não estará alheia a predominância de floricultores jovens com um grau de educação/formação e especialização elevados. Quanto à estrutura agrária, verifica-se que os problemas estruturais referidos não limitam o desenvolvimento da actividade. O mesmo não se pode dizer do clima que obriga ao uso de estufas, o que implica a existência de uma estrutura de custos fixos mais pesada. Apesar do forte crescimento, assente na penetração de mercado, e das boas perspectivas de desenvolvimento, a actividade é condicionada pela excessiva dependência de empresas espanholas que intervêm na formação do preço, quer dos produtos florícolas, quer das matérias-primas, limitando, irremediavelmente, a rentabilidade, a competitividade e a gestão da actividade.
The object of this dissertation is Trás-os-Montes’s floriculture. The main objective is identify the activity’s state of art of by doing an external and internal analysis using documents consult and empirical study, respectively. A social-economical analysis revealed that educational level was low and show the population is growing old and moving to littoral and urban centres. The foundry structure’s characteristics are own exploitation, little dimension , big fragmentation, low level degree mechanisation and little watered area predominance The study of regional accounts proved the primary’s sector importance still have in the region. The internal analysis was made by inquiring 36 regional floriculturists through a survey questionnaire directly administrated. The Trás-os-Montes e Alto Douro floriculture revealed the innovative character facing the traditional agriculture systems. This fact may be explained by the floriculturists youth, high education/formation and specialisation degree. The foundry structure’s study show problem’s existence that doesn’t affect activities development. This isn’t applicable to climate factors since the greenhouses use is required what means a heavy fixed costs structure. A penetration market strategy is responsible by the strong growing and good development perspectives characterised Trás-os-Montes floriculture, on a positive way. Yet, the excessive dependence that occurs with spanish firms which are, simultaneous, clients and suppliers and, therefore they control sale and cost prices, affects negatively the activity’s rentability and competitively.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chioveto, Arnaldo Taveira. "Desflorestamento e crescimento econômico regional nas microrregiões Sinop e Alto Teles Pires no estado de Mato Grosso." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2013. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2145.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:33:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arnaldo T Chioveto Parte 1.pdf: 3409034 bytes, checksum: 9274698ecad0e72460b284a3c57cf086 (MD5) Previous issue date: 2013-10-07
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This reserch focuses on analyzing the relation among the deforestation, the economic growth and the interaction of the cities and micro regions Alto Teles Pires e Sinop, located in the state of Mato Grosso, to the economic development, between the years of 1988 and 2010. This approach has been realized by using as methodology, primarily, the obtaining of the deforested and forested areas in the cities and micro regions studied during this period, every two years, by satellite and geo-processing images. After, the obtaining and organization of the official source data were made followed by the planning and calculations of the attractiveness and outsourcing of them. At this stage, the linearization was performed to estimate the population in years without any base on official data, followed by the deflation, the log transformation and the GDP (Gross Domestic Product) linearization, and the Added Value of Agriculture and Husbandry Sector, industry and service industry. Thereafter the Outsourcing Index (IT), the Interaction Index of a Space Point (IG) and the Attractiveness Index for the Consumer Market Potential (IA). The results have shown that the micro regions of Alto Teles Pires and Sinop had different conducts each, in view of their area locations (Cerrado and Amazon), which implied a distinct economic growth over the period analyzed. In the first decade (1988-1998), also the first decade of the civilian government, the Alto Peres Micro region had already shown a stronger relation and deforestation degree than the Sinop Micro region. In the second period (2000-2010), became clear that the growth of the commercial inter-relation and the service industry in the cities of the Sinop Micro region and the reinforcement of cities in the biome Cerrado in which the agro-industrial sector was implemented in the territory.
O objetivo desta pesquisa foi analisar a relação entre o desflorestamento, o crescimento econômico e a interação dos municípios e das microrregiões Alto Teles Pires e Sinop, do estado do Mato Grosso, entre os anos de 1988 a 2010. Foi utilizada como metodologia, a obtenção das áreas de desmate e de floresta dos municípios das microrregiões estudadas no período, em intervalo bianual, por meio de imagens de satélites e de geoprocessamento. Após, foi feita a obtenção e estruturação dos dados de fontes oficiais, seguido do ordenamento e cálculos de atratividade e terciarização dos mesmos. Nessa etapa foi realizada a linearização para estimar a população em anos sem dados oficiais, seguido da deflação, da logaritmização e da linearização do PIB e do Valor Adicionado dos setores agropecuário, industrial e de serviços. Após, foram calculados os Índice de Terciarização (IT), o Índice de Interação de um Ponto no Espaço (IG) e o Índice de Atratividade pelo Potencial do Mercado Consumidor (IA). Os resultados mostraram que as microrregiões Alto Teles Pires e Sinop se comportaram de formas diferenciadas entre si, em vista da localização de suas áreas (Cerrado e Amazônia), o que implicou em um crescimento econômico distinto ao longo do período estudado. Na primeira década (1988 a 1998), também esta a primeira década do governo civil, a Microrregião Alto Teles Pires já mostrava um grau de relações e de desmatamento mais acentuada que na Microrregião Sinop. No segundo período (2000 a 2010), ficou nítido o aumento da inter-relação comercial e do setor de serviços nos municípios da Microrregião Sinop e o fortalecimento de municípios no bioma Cerrado que tiveram o setor agroindustrial implantados no território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Stock, Andrei 1983, Valmor 1963 Schiochet, and Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. "Organização associativa da agricultura familiar no território rural do Alto Vale do Itajaí." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações FURB, 2016. http://www.bc.furb.br/docs/DS/2016/361895_1_1.pdf.

Full text
Abstract:
Orientador: Valmor Schiochet.
Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Melo, Renata Faria de. "Análise do desenvolvimento rural na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: caracterização dos municípios com base em indicadores populacionais, econômicos, ambientais e de bem-estar social." Universidade Federal de Uberlândia, 2005. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13542.

Full text
Abstract:
Mestre em Economia
Este trabalho propõe uma análise do desenvolvimento rural do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba para mostrar que, mesmo em uma das regiões agrícolas mais desenvolvidas do País, constata-se que nem todos os seus municípios têm bom nível de desenvolvimento rural e que existe uma diferenciação populacional, social, econômica e ambiental. Para verificar e mostrar como ocorre essa diferenciação, foi elaborado o Índice de Desenvolvimento Rural (IDR), que permitiu classificar os municípios da região como de alto, médio e baixo nível de desenvolvimento. Além disso, foram empregadas técnicas de Análise Multivariada, sobretudo a Análise das Componentes Principais (ACP) e a Análise de Cluster. Com base na ACP, foram identificadas as direções principais do desenvolvimento rural da região; pela Análise de Cluster conjugada com a ACP , foram obtidos grupos de municípios com níveis semelhantes de desenvolvimento rural. Os dados usados provêm de publicações do IBGE, em especial o Censo Demográfico de 1991 e 2000 e o Censo Agropecuário 1995/96, com informações de âmbito municipal. Os resultados obtidos, pela construção do IDR e pelas técnicas de análise multivariada, servem para mostrar que, na explicação do desenvolvimento rural, as questões populacionais, econômicas, ambientais e de bem-estar social devem ser consideradas em conjunto e da forma mais relacionada possível. O desenvolvimento rural da região não pode ser apreendido apenas pela ótica econômica, pois os aspectos sociais e ambientais são relevantes para se compreender parte desse desenvolvimento e, portanto, o processo de diferenciação verificado na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Senra, José Nuno Torres. "O turismo fluvial como vetor de desenvolvimento turístico do Alto Douro Vinhateiro Património da Humanidade." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30550.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Economia Social
No presente trabalho pretendeu-se determinar qual o papel das empresas turístico fluviais na valorização da região do Alto Douro vinhateiro no que concerne ao desenvolvimento económico tendo em conta os produtos turísticos comercializados. O turismo é uma das atividades em franco crescimento a nível global, surgindo como uma alternativa de desenvolvimento e crescimento das regiões. A Região do Alto Douro Vinhateiro, ao longo do seu processo de evolução, foi-se adaptando enquanto região, reajustando-se às novas realidades de consumo turístico, tal como as gentes dos seus povoados, que trabalharam os tenebrosos terrenos de xisto da região em prol do desenvolvimento das suas terras. O turismo fluvial, um produto esbatido em muitos lugares do mundo, é visto como uma forte alternativa de desenvolvimento da Região do Alto Douro Vinhateiro, fazendo do rio Douro não só um meio de passagem, mas uma verdadeira porta de oportunidades, possibilitando a descoberta e o contacto com as mais diversas experiências culturais, patrimoniais, naturais, artísticas e enogastronómicas da região. Metodologicamente, este trabalho assentou num estudo de caso. Para o referido estudo, utilizámos um universo de 30 empresas, tendo sido selecionada uma amostra representativa de 21, às quais foi aplicado o método de inquérito por questionário. Com base na recolha efetuada, procedeu-se, posteriormente a uma análise descritiva dos dados, o que permitiu a obtenção de algumas conclusões significativas. Apurámos que as empresas a operar na região dispõem de um conjunto de embarcações de variadas tipologias e um conjunto de produtos oferecidos diversificado, que vai de encontro de diferentes segmentos de mercado. Identificamos os públicos-alvo e sobretudo o tipo de parcerias, públicas e privadas, estabelecidas pelas empresas e o seu grau de importância. Concluímos que além das potencialidades do turismo fluvial e das próprias empresas a operar, existem ainda alguns sectores sobrevalorizados e ausência de articulação de modo a potenciar mais a região do Douro.
This work intended to investigate the impact of the fluvial-touristic companies in the development of the Alto Douro Vinhateiro Region, namely economic development, taking into account the touristic products commercialized. Tourism is one of the activities growing most intensively and globally, turning into an alternative to the expansionary development of many regions. The Alto Douro Vinhateiro Region, throughout its long evolution process, adapted as a region, readjusting to the new realities of tourism consumption, as to the local people who worked the arduous schist soils from the region towards the development of their lands. Fluvial tourism, a very dimmed touristic product in many places around the world, is nowadays considered as a strong alternative for the development of Alto Douro Vinhateiro Region, turning Douro river into not just a passage but a true window of opportunities, allowing the discovery and contact with a wide number of cultural, patrimonial, natural, artistic and enogastronomic experiences of the region. Methodologically, this worked was based in a case study. For this study we used a population of 30 companies, from which a representative sample of 21 was selected, and to which survey method was applied for the investigation. Considering the inquiry carried out, the data obtained was then subjected to a descriptive analysis, which allowed reaching some significant conclusions. We concluded that the companies working in this region have available a number of different types of ships and offer a diversified set of products, which meet different market segments. We identified the target markets and also the kind of partnerships, public and private, established by the companies and the importance they have to them. We concluded that, besides the potential of the fluvial tourism and the companies working there, there are some overrated sectors and the lack of articulation that could potentiate Douro region even more.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lourenço, Lina Sofia. "Provisão eficiente de bens culturais públicos : Alto Douro vinhateiro património da humanidade." Master's thesis, 2003. http://hdl.handle.net/10316/9821.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, José Miguel Pereira dos Santos de. "A contabilidade e o equilíbrio de interesses: o caso da Companhia Geral da Agricultura das vinhas do Alto Douro (1756-1826)." Tese, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/75620.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Economia regional - Alto Douro"

1

Sequeira, Carla. O Alto Douro entre o livre-cambismo e o proteccionismo: A "questão duriense" na economia nacional. Porto: Afrontamento, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography