Academic literature on the topic 'Ecossistemas costeiros'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ecossistemas costeiros.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ecossistemas costeiros"

1

Do Vale Lopes, Davi, Fábio Soares de Oliveira, Carlos Ernesto G. R. Schaefer, and Luís Flávio Pereira. "ECOSSISTEMAS COSTEIROS DA ILHA SNOW, ANTÁRTICA: FÍSICA, QUÍMICA E MINERALOGIA." Arquivos de Ciências do Mar 53, Especial (January 19, 2021): 79–88. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v53iespecial.42672.

Full text
Abstract:
A maior parte das áreas livres de gelo da Antártica ocorre próximo à zona costeira, locais relevantes pelas transferências de nutrientes realizadas pela fauna. O objetivo deste trabalho foi analisar amostras superficiais de solos dos ecossistemas costeiros da Ilha Snow, na Antártica Marítima, a partir das suas propriedades físicas, químicas e mineralógicas. Foram coletadas cinco amostras nos terraços marinhos. Nutrientes trocáveis, pH e textura foram determinados em amostras de TFSA. Determinaram-se teores de Al, Ca, Fe, K, Mg, Na, Si, Co, Cu, Mn, P, Pb e Zr por EDX. Identificou-se a mineralogia por DRX. Registraram-seecossistemas costeiros predominantemente arenosos, ácidos e com distrofismo generalizado.Transferências de nutrientes são essenciais para a adubação desses ambientes. O aporte nutricional pode ser identificado pelos valores elevados de P e C orgânico. Indícios de crioclastia e alterações químicas com ocorrência de esmectita, caulinita e goethita foram registrados. O monitoramento dos solos de ecossistemas costeiros fornece importantes subsídios para a identificação de alterações climáticas na Antártica. Palavras-chave: crioclastia, fosfatização, fauna, ciclagem de nutrientes, terraços marinhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Adrielson Furtado. "Ecossistemas Costeiros Amazônicos: As transformações socioambientais do século XVII ao XXI." Revista Cadernos do Ceom 33, no. 52 (June 17, 2020): 24. http://dx.doi.org/10.22562/2020.52.02.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva analisar as principais transformações socioambientais ocorridas entre o século XVII ao XXI no trecho litoral do Nordeste do Estado do Pará. Contextualizado a partir das principais políticas públicas de formação sócioespacial, a valoração econômica dos recursos naturais e, os impactos socioambientais da inserção dos ecossistemas amazônicos costeiros na economia brasileira a partir do século XX. Na atualidade, a gestão pública municipal e estadual busca solucionar os problemas referente a perda e ocupação desordenada dos ecossistemas de restinga e mangue, contaminação do lençol freático, poluição por resíduo sólido e erosão costeira dos ambientes de pós-praia. Os principais vetores dos problemas (infraestrutura de transporte, urbanização e turismo massa) ainda constituem para os gestores municipais a oportunidade capaz de gerar emprego e renda. Cabe as populações tradicionais afetadas se organizarem social e politicamente para decidirem em conjunto com o poder público e privado, o futuro que almejam para o uso e ocupação dos ecossistemas costeiros, que permitiram ao longo dos séculos a sua sedentarização e desenvolvimento social na Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Sírius Oliveira, and Cláudia Câmara do Vale. "Vulnerabilidade ambiental da planície costeira de Caravelas (BA) como subsídio ao ordenamento ambiental." Sociedade & Natureza 28, no. 1 (April 2016): 147–59. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320160110.

Full text
Abstract:
RESUMO A pressão de uso sobre as zonas costeiras e os seus efeitos sobre o equilíbrio dos ecossistemas têm sido um assunto, frequentemente, abordado na literatura científica. Tal situação leva os planejadores a procurarem sintetizar a informação científica para desenvolver modelos de estudos costeiros integrados. A partir destes estudos, objetivar-se-á neste trabalho analisar a vulnerabilidade ambiental da Planície Costeira de Caravelas, no Estado da Bahia (Brasil), por meio de técnicas de geoprocessamento, com o intuito de subsidiar o ordenamento ambiental. Nesta pesquisa foram elaborados índices de vulnerabilidade ambiental a partir da integração das características geológicas, pedológicas, clinográficas e de uso e ocupação da terra. As classes que apresentam vulnerabilidade muito alta e alta incluem os manguezais, os ambientes flúviolagunares e a linha de costa. Na classe que apresenta vulnerabilidade ambiental média estão incluídas áreas da planície costeira e as encostas dos tabuleiros. As classes de baixa e muito baixa vulnerabilidade abrangem os topos dos tabuleiros costeiros situados no trecho noroeste da área em estudo. Os resultados encontrados permitiram a compreensão dos diferentes graus de vulnerabilidade de cada unidade frente a determinadas pressões antrópicas, podendo ser utilizado como instrumento de ordenamento ambiental local e regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lins-de-Barros, Flavia, and Kátia Leite Mansur. "Desafios da gestão costeira integrada da Região dos Lagos (RJ): uma análise baseada na vulnerabilidade costeira e nos serviços ecossistêmicos da geodiversidade." Revista Brasileira de Geografia 63, no. 1 (August 30, 2018): 73–97. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2018_n1_p73-97.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe apontar os principais desafios para a gestão costeira da Região dos Lagos (RJ) tendo como conceitos norteadores a vulnerabilidade costeira integrada e os serviços ecossistêmicos da geodiversidade. Através dessa abordagem, foi possível identificar e destacar os principais problemas da zona costeira da região, em especial a erosão costeira e os efeitos das ressacas, a pressão urbana e turística nos ecossistemas costeiros, a fragilidade econômica dos municípios, e as ameaças à geodiversidade. Espera-se, com a análise espacial desses problemas, contribuir para a melhor gestão costeira integrada e para a conservação ambiental da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Galvani, Emerson, and Nádia Gilma Beserra de Lima. "Interceptação da Precipitação no Manguezal no Litoral Sudeste do Brasil." Espaço Aberto 6, no. 1 (June 2, 2016): 111–30. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.3282.

Full text
Abstract:
Os manguezais estão entre os ecossistemas biologicamente mais produtivos e importantes do mundo, fornecendo bens e serviços exclusivos para as sociedades e os sistemas costeiros. Essas áreas, no entanto, são cada vez mais fragmentadas, contribuindo para a perda de seus serviços e benefícios. As chuvas exercem uma influência importante neste ecossistema, sendo fundamental para a dissolução dos sais marinhos. Este trabalho investigou o total precipitado no manguezal localizado no Sistema Costeiro de Cananeia-Iguape (SP), em diferentes escalas temporais (diária, mensal, sazonal e anual), bem como sua interceptação pelo dossel do manguezal. Constatou-se uma interceptação de 8,8 %, oscilando entre 13% e 4% na escala anual, evidenciando que a variação anual da precipitação, que reflete tanto em sua quantidade quanto em sua intensidade contribui para a porcentagem dessa interceptação pelo dossel. Verificou-se ainda que, conforme a intensidade da precipitação aumenta, a interceptação pelo dossel do manguezal reduz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CARVALHO, HÉLIO WILSON LEMOS DE, MARIA DE LOURDES DA SILVA LEAL, MANOEL XAVIER DOS SANTOS, ANTÔNIO AUGUSTO TEIXEIRA MONTEIRO, MILTON JOSÉ CARDOSO, and BENEDITO CARLOS LEMOS DE CARVALHO. "Estabilidade de cultivares de milho em três ecossistemas do Nordeste brasileiro." Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, no. 9 (September 2000): 1773–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000000900010.

Full text
Abstract:
No decorrer dos anos agrícolas de 1995, 1996 e 1997, doze genótipos de milho (Zea mays, L.) foram avaliados em 75 ambientes do Nordeste brasileiro, distribuídas nos ecossistemas dos Tabuleiros Costeiros, Agreste e Sertão, em blocos ao acaso, com três repetições, visando conhecer a estabilidade de produção desses materiais. As produtividades médias alcançadas foram altas, atestando o potencial do Nordeste brasileiro para a produção do milho. Os Tabuleiros Costeiros se apresentam como uma nova região para exploração competitiva do milho. Os híbridos mostraram melhor adaptação que as cultivares, sobressaindo o BR 3123, com melhor rendimento, apesar de ser mais exigente, nas condições desfavoráveis, nos três ecossistemas. Os híbridos, à exceção do BR 2121, mostraram boa estabilidade de produção nos ambientes considerados (R²>80%). Entre as cultivares de melhor adaptação, apenas a BR 106 mostrou baixa estabilidade nesses ambientes (R²=75%). Para o Nordeste brasileiro, a cultivar BR 5033 se aproximou do genótipo ideal proposto pelo modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Neves, Kerolen Rosa das, Mario Vinicius Condini, Alexandre Miranda Garcia, and Joziel Gonçalves Botelho. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE: UM BREVE OLHAR SOBRE A GAROUPA VERDADEIRA (Epinephelus marginatus) E OS PEIXES COSTEIROS NO EXTREMO SUL DO BRASIL." Expressa Extensão 22, no. 2 (October 31, 2017): 87. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v22i2.11818.

Full text
Abstract:
Dentre os impactos antrópicos mais comuns sobre os ecossistemas marinhos e costeiros podemos citar a instalação de indústrias próximas à zona costeira, poluição, sobre pesca e destruição dos habitats. Uma forma de problematizar e discutir como o homem têm-se relacionado com os mares é promover no ambiente escolar um espaço aberto para debates, exposições de ideias e questionamentos. Buscamos, assim, desenvolver diferentes metodologias em torno de peixes costeiros com enfoque na garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) que intentam estimular o desenvolvimento de estudantes com uma leitura crítica da realidade do município em que vivem, a fim de tornar mais profícuo e enriquecedor o processo de ensino e aprendizagem. Neste enquadramento, o presente trabalho traz também algumas discussões acerca de como a educação ambiental e a extensão têm-se colocado na universidade. Sendo o município do Rio Grande\RS cenário de diferentes conflitos ambientais, procurou-se elaborar estratégias educacionais que fossem de encontro a essas problemáticas que estão intimamente relacionadas com as vivências dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rossi, Sergio, and Marcelo de Oliveira Soares. "EFFECTS OF EL NIÑO ON THE COASTAL ECOSYSTEMS AND THEIR RELATED SERVICES." Mercator 16, no. 12 (December 15, 2017): 1–16. http://dx.doi.org/10.4215/rm2017.e16030.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Da Silva, Ana Paula, Janaína Barbosa Da Silva, and Elânia Daniele Silva Araújo. "Marisma, Manguezal (Mangue E Apicum): Ecossistemas De Transição Terra-Mar Do Brasil." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 2 (April 18, 2020): 727. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.2.p727-742.

Full text
Abstract:
As marismas são ecossistemas mais produtivos das zonas temperadas e subtropicais, este se desenvolve em áreas abrigadas onde o impacto das ondas é reduzido. Este ecossistema é complexo altamente resiliente e resistente se desenvolve dependendo de diversos fatores, entre os quais se destacam a topografia local, a amplitude das marés e o aporte de água doce. Já o manguezal ecossistema análogo à marisma tem um valor social amplo, visto que muitas pessoas vivem dos produtos desse ecossistema, dependendo desse ambiente para sobreviver. Sua importância ambiental evidencia-o como um verdadeiro “berçário” para diversas espécies que aí se encontram, contudo, taxas alarmantes alertam para a supressão das marismas, dos manguezais e dos apicuns. Tais situações exigem ações imediatas quanto ao desenvolvimento de programas capazes de incentivar e de suportar pesquisas ecossistêmicas, com propostas de planos de manejo, capacitação de recursos humanos técnicos e administradores, que além de cuidar da educação ambiental em seu sentido mais amplo também seja uma forma de conservação dos recursos costeiros. Dessa forma percebe-se a importância do estudo dos manguezais e de suas feições (Mangue e Apicum), já que estes são considerados como importante zona úmida costeira tropical, por permitirem uma constante troca de água, nutrientes, sedimentos e organismos, sendo este de grande valor ecológico, providenciando bens e serviços que atendem diretamente e indiretamente seres humanos e organismos costeiros. Reconhecendo a importância da dinâmica de destruição da vegetação neste importante ecossistema pretende-se assim intensificar ainda mais as pesquisas e ações de preservação nesses ecossistemas. Salt Marsh, Mangrove (Mangrove And Salt Flats): Ecosystem Of Transitionearth Sea Of BrazilA B S T R A C TThe river mouth areas, also known as the land-sea transition, occur on all continents of the Earth. When these environments present significant changes of exchange between the sweet and saline waters in the intertopic and subtropical bands, it can be said that there are two distinct ecosystems: marshes and mangroves. They occupy tropical, subtropical, and coastal areas. They go beyond productive ecological functions, shelter zones and animal habitats. Its environmental importance evidences them as a true "nursery" for several species found there, however, alarming rates warn of the suppression of marshes, mangroves and apicums. Such situations require immediate actions in the development of programs capable of encouraging and supporting ecosystemic research, with proposals for management plans, training of technical human resources and administrators, which, in addition to taking care of environmental education in its broadest sense, is also a form conservation of coastal resources. In this way, the importance of the study of mangroves and their features (Mangue and Apicum) can be perceived, since these are considered as important tropical coastal wetlands, since they allow a 8 constant exchange of water, nutrients, sediments and organisms, being this one of ecological value, providing goods and services that directly and indirectly serve human beings and coastal organisms. Recognizing the importance of the dynamics of vegetation destruction in this important ecosystem, we intend to further intensify research and preservation actions in these ecosystemsKeywords: Everglades, feature, nursery.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinheiro, Ana Beatriz, and André Luiz Carvalho da Silva. "Análise da sensibilidade ambiental do litoral de Paraty (Estado do Rio Janerio, Brasil) a potenciais derramamentos de óleo." Revista Geográfica de América Central 1, no. 66 (January 1, 2021): 157–88. http://dx.doi.org/10.15359/rgac.66-1.6.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetiva compreender o grau de sensibilidade ambiental do litoral de Paraty a potenciais eventos de derramamento de óleo e as consequências destes para os ecossistemas da região. Foram realizados 6 trabalhos de campo para a caracterização morfológica e sedimentar de seis praias de Paraty e mapeamento dos ambientes costeiros para a aplicação do Índice de Sensibilidade do Litoral (ISL) a eventos de derramamento de óleo. Como resultado, foram encontrados os seguintes ISL à poluição por óleo: ISL 1 e 2, atribuído aos costões rochosos de baixa a alta declividade respectivamente, localizados nas enseadas e ilhas; ISL 4, para as praias de Taquari, Prainha e São Gonçalinho; ISL 5, para as praias de Jabaquara (setor sul), Barra de Corumbê e São Gonçalo; ISL 6, para os depósitos de tálus e enrocamentos; ISL 10, correspondente as áreas de manguezais. O estudo da sensibilidade ambiental aponta para níveis distintos de vulnerabilidade deste litoral. A poluição por óleo em Paraty, tende a causar sérios danos aos diversos ecossistemas costeiros e marinhos, assim como às atividades turísticas e pesqueiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ecossistemas costeiros"

1

Abreu, Sizenando Nogueira de. "Bioacumulação e dinâmica de mercúrio em ecossistemas lagunares costeiros." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/3646.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Biologia
O presente trabalho pretende ser uma contribuição para o estudo dos processos de bioacumulação e dinâmica de mercúrio em zonas estuarinas costeiras temperadas. A bioacumulaçáo e a dinâmica de mercúrio foi abordada em termos de padrão de contaminação. estado actual e estimativa de evolução futura, tendo como principal base de estudo a zona lagunar da Ria de Aveiro, referendada com um historial de contaminação com mercúrio. A evolução cronológica do padrão de contaminação do ecossistema foi eçtudada utilizando uma abordagem dendroquímica, que permitiu identificar a espécie Populus nigra como um "registador" do mercúrio liberlado por um efluente industrial. A estimativa de acumulação de mercúrio nos sedimentos superficiais. obtidas através da aplicação de um modelo matemático, foram comparadas com os níveis actuais de acumulação de mercúrio para efecluar a validação a longoprazo do modelo e aferir a evolução da contaminação no ecossitema. A bloacumulação foi avaliada em peixes predadores Dicentrardius. labrax (esp6cie com registos de bioacumulação desde o periodo de maior descarga de mercúrio industrial para o ecossistema em estudo) e em peixes demersais Pomatoschistus microps pela afinidade com os sedimentos superficiais contaminados. O biota refiecte a contaminação ambienta1 estabelecendo relações de afinidade com a fracção fina dos sedimentos e incrementando as concentrações de mercúrio com a proximidade a fonte anlropogénica. A conjugação dos resultados obtidos permitiu apresentar as bases de um modelo global do cenário passado, presente e futuro da bioacumulação num ecossistema lagunar costeiro e estuarino, tendo como base de estudo a zona lagunar da Ria de Aveiro.
Mercury bioaccumulation and mercury dynamicç were mainly study in a hlstorically contaminated estuarine coastal iagoon (Ria de Aveiro). Past and Present mercury inputs to the aquatic ecosystem were studied using a dendrochemistry approach, polnting Populus nigra as a "mercury data logger" from an industrial effluent. Future evolution was evaluated applying present mercury accumulation data as long-term validation of a mathematical evaluation. Past and present bioaccumulation data was aiso related to environmental contamination using a predator specie Dicentrarchus labrax and a demersal fish Pomatoschistus microps. Biota submitted to diflerent levels of mercury accumulation in surface sediments enhanced bioaccumulation factors strlctiy dependlng on the surface sediments granulometry. Mercury concenlrafion ln biota showed relatively high levels of mercury ln juvenile fish captured ciose to lhe most contaminated area (near mercury discharge) indicating a bioaccumulation process refiecting environmental ccntamination. Encompassing all data, final conclusions presented the evaluation picture of past, present, and future trends of mercury bioaccumulation and mercury dynamios in an estuarine coastal system: Ria de Aveiro a case study.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pupin, Breno [UNESP]. "Atributos microbiológicos em ecossistemas costeiros da Ilha do Cardoso, SP." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/103875.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-06-13Bitstream added on 2014-06-13T19:03:35Z : No. of bitstreams: 1 000737578.pdf: 3803187 bytes, checksum: b8c4f772c3838e4786b19e09a8dc45b5 (MD5)
Os manguezais apresentam características que os diferenciam dos demais ecossistemas. O objetivo deste trabalho foi estudar os grupos microbianos (bactérias totais, esporuladas, Gram-negativas, actinobactérias, nitrificantes, desnitrificantes e fungos), as atividades metabólicas de bactérias e fungos, as atividades microbianas relacionadas ao ciclo do C, N, P (atividade respiratória, da desidrogenase, amonificante, nitrificante, da urease, da protease, solubilizadora de fosfato e da fosfatase ácida), além das análises químico-físicas (umidade, matéria orgânica, carbono orgânico total, carbono solúvel, carboidratos totais, fracionamento do fósforo, pH e salinidade) do solo de manguezal e compará-las com os de floresta e restinga. As amostras de solos foram coletadas durante o verão e o inverno, nas profundidades de 0 – 2 cm, 2 – 5 cm e 5 – 10 cm. Os micro-organismos isolados foram testados quanto à habilidade de produzir amilase, fosfatase ácida e/ou solubilizar fosfato inorgânico. Os resultados foram interpretados com análise estatística univariada. Excetuando os fungos totais, as contagens dos demais grupos microbianos decresceram significativamente (p < 0,05) na seguinte ordem: floresta > manguezal > restinga. As populações de actinobactérias predominaram no solo de floresta, porém foram semelhantes (p < 0,05) nos solos de manguezal e de restinga. O número das bactérias desnitrificantes foi similar nos solos de floresta e de manguezal e maior que o do solo de restinga. As contagens dos micro-organismos decresceram significativamente 11 e 21% da camada superficial para a 2 – 5 cm e 5 – 10 cm, porém as desnitrificantes aumentaram 44 e 166%. Enquanto o número de bactérias totais, esporuladas, Gram-negativas, nitrificantes e desnitrificantes decresceu (p < 0,05) 32% em média do verão para o inverno, o das actinobactérias permaneceu invariável e dos fungos aumentou 29%...
Mangroves has characteristics that differentiate them from other ecosystems. The objective of this study was to evaluate the frequency of microbial groups (total, sporulating, Gram-negative, actinomycetes, nitrifying, denitrifying bacteria and fungi), the bacteria and fungi metabolic activities, microbial activities related to the cycle of C, N, P (respiration, dehydrogenase, ammonium-oxidizing, urease, protease, solubilizing phosphate and acid phosphatase activities), and chemical-physical analysis (moisture, organic matter, total organic carbon, soluble carbon, carbohydrates, fractionation phosphorus, pH and salinity) from mangrove soil, comparing them with the restinga and forest soils. Soil samples were collected during the summer and winter, at depths of 0 – 2 cm, 2 – 5 cm and 5 - 10 cm. The microorganisms isolated were tested for their ability to produce amylase, acid phosphatase and/or solubilize inorganic phosphate. Results were interpreted with univariate statistical analysis. Except fungi total scores of other microbial groups decreased significantly (p < 0.05) in the following order: forest > mangrove > restinga. Populations of actinomycetes predominated in the forest soil, but were similar (p < 0.05) in mangrove soils and restinga. The denitrifying bacteria number was similar in forest and mangrove soil and higher than restinga soils. The microorganism counts decreased significantly 11 and 21% the surface layer for 2 - 5 cm and 5 - 10 cm, however, denitrifying increased 44 and 166%. While total number, sporulating, Gram-negative, nitrifying and denitrifying bacteria decreased (p < 0.05), on average 32% from summer to winter, actinomycetes remained unchanged and fungi increased 29%...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pupin, Breno. "Atributos microbiológicos em ecossistemas costeiros da Ilha do Cardoso, SP /." Jaboticabal, 2013. http://hdl.handle.net/11449/103875.

Full text
Abstract:
Orientador: Ely Nahas
Banca: Marli de Fátima Fiori
Banca: Diva de Souza Andrade
Banca: José Eduardo Corá
Banca: Jackson Antônio Marcondes de Souza
Resumo: Os manguezais apresentam características que os diferenciam dos demais ecossistemas. O objetivo deste trabalho foi estudar os grupos microbianos (bactérias totais, esporuladas, Gram-negativas, actinobactérias, nitrificantes, desnitrificantes e fungos), as atividades metabólicas de bactérias e fungos, as atividades microbianas relacionadas ao ciclo do C, N, P (atividade respiratória, da desidrogenase, amonificante, nitrificante, da urease, da protease, solubilizadora de fosfato e da fosfatase ácida), além das análises químico-físicas (umidade, matéria orgânica, carbono orgânico total, carbono solúvel, carboidratos totais, fracionamento do fósforo, pH e salinidade) do solo de manguezal e compará-las com os de floresta e restinga. As amostras de solos foram coletadas durante o verão e o inverno, nas profundidades de 0 - 2 cm, 2 - 5 cm e 5 - 10 cm. Os micro-organismos isolados foram testados quanto à habilidade de produzir amilase, fosfatase ácida e/ou solubilizar fosfato inorgânico. Os resultados foram interpretados com análise estatística univariada. Excetuando os fungos totais, as contagens dos demais grupos microbianos decresceram significativamente (p < 0,05) na seguinte ordem: floresta > manguezal > restinga. As populações de actinobactérias predominaram no solo de floresta, porém foram semelhantes (p < 0,05) nos solos de manguezal e de restinga. O número das bactérias desnitrificantes foi similar nos solos de floresta e de manguezal e maior que o do solo de restinga. As contagens dos micro-organismos decresceram significativamente 11 e 21% da camada superficial para a 2 - 5 cm e 5 - 10 cm, porém as desnitrificantes aumentaram 44 e 166%. Enquanto o número de bactérias totais, esporuladas, Gram-negativas, nitrificantes e desnitrificantes decresceu (p < 0,05) 32% em média do verão para o inverno, o das actinobactérias permaneceu invariável e dos fungos aumentou 29%...
Abstract: Mangroves has characteristics that differentiate them from other ecosystems. The objective of this study was to evaluate the frequency of microbial groups (total, sporulating, Gram-negative, actinomycetes, nitrifying, denitrifying bacteria and fungi), the bacteria and fungi metabolic activities, microbial activities related to the cycle of C, N, P (respiration, dehydrogenase, ammonium-oxidizing, urease, protease, solubilizing phosphate and acid phosphatase activities), and chemical-physical analysis (moisture, organic matter, total organic carbon, soluble carbon, carbohydrates, fractionation phosphorus, pH and salinity) from mangrove soil, comparing them with the restinga and forest soils. Soil samples were collected during the summer and winter, at depths of 0 - 2 cm, 2 - 5 cm and 5 - 10 cm. The microorganisms isolated were tested for their ability to produce amylase, acid phosphatase and/or solubilize inorganic phosphate. Results were interpreted with univariate statistical analysis. Except fungi total scores of other microbial groups decreased significantly (p < 0.05) in the following order: forest > mangrove > restinga. Populations of actinomycetes predominated in the forest soil, but were similar (p < 0.05) in mangrove soils and restinga. The denitrifying bacteria number was similar in forest and mangrove soil and higher than restinga soils. The microorganism counts decreased significantly 11 and 21% the surface layer for 2 - 5 cm and 5 - 10 cm, however, denitrifying increased 44 and 166%. While total number, sporulating, Gram-negative, nitrifying and denitrifying bacteria decreased (p < 0.05), on average 32% from summer to winter, actinomycetes remained unchanged and fungi increased 29%...
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marochi, Murilo Zanetti. "Ecomorfologia de caranguejos e siris (Crustacea Decapoda Brachyura) de ecossistemas costeiros." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2012. http://hdl.handle.net/1884/27632.

Full text
Abstract:
Resumo: Ecomorfologia de caranguejos e siris (CRUSTACEA DECAPODA BRACHYURA) de ecossistemas costeiros. O presente estudo objetivou avaliar se diferentes espécies de Brachyura possuem padrões ecomorfológicos em comum ligados ao habitat em que estão inseridas. Foram analisados 528 exemplares pertencentes a 24 espécies e provenientes dos seguintes ecossistemas costeiros: manguezal, costão rochoso, praia arenosa, bentopelagial e mar aberto. De todos os exemplares foram mensuradas 16 dimensões para machos e 17 para fêmeas. Os valores proporcionais destas dimensões foram utilizados para a Análise de Componentes Principais (ACP) e Análise de Agrupamento. Também, foram elaborados e interpretados 12 atributos ecomorfológicos. Para os machos, os dois primeiros eixos produzidos pela ACP acumularam 77,52% da variação. As dimensões que mais influenciaram a distribuição foram o comprimento total da perna ambulatória 1 (CTP1), comprimento total da perna ambulatória 4 (CTP4), comprimento do quelípodo maior (CQM) e comprimento da carapaça (CC). Para as fêmeas, os dois primeiros eixos da ACP foram responsáveis por 74,73% da variação. As dimensões que mais influenciaram foram CTP4, CTP1, CQM e (altura do quelípodo maior) AQM. Através da ACP e Análise de Agrupamento foi possível separar as espécies em quatro grupos principais: 1. espécies de substrato complexo, 2. espécies semiterrestres, 3. espécies bentopelágicas e de mar aberto e 4. espécie fital. As espécies de substratos complexos apresentaram P1 e P4 de comprimentos semelhantes e forte heteroquilia relacionados, respectivamente, à vida em substratos irregulares e alimentação com animais providos de exoesqueleto ou conchas. As espécies semiterrestres apresentaram P1 e P4 de diferentes tamanhos e o mais longo pedúnculo ocular, indicando, respectivamente, agilidade nas passadas em substrato terrestre e importância da comunicação visual. As espécies bentopelágicas e de mar aberto apresentaram fraca heteroquilia, maiores dimensões da carapaça e o pedúnculo ocular mais curto, indicando que no meio aquático, o movimento do corpo é facilitado pelo empuxo e a comunicação visual é menos importante. A única espécie fital Epialtus brasiliensis apresentou, proporcionalmente, o mais longo P1 dentre todas as espécies e dátilo fortemente recurvado relacionado com o hábito epibionte em algas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nogueira, Rafael Xavier de Souza. "Mapeamento dos Ecossistemas Costeiros e das Mudanças na Ocupação do Solo no Município de Conde, Litoral Norte da Bahia, Brasil: Integração de Sensoriamento Remoto e SIG para a Gestão Costeira." Instituto de Geociências, 2006. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23440.

Full text
Abstract:
Submitted by Everaldo Pereira (pereira.evera@gmail.com) on 2017-06-29T18:07:32Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Mestrado_Rafael Nogueira.pdf: 55215730 bytes, checksum: 0ccc41bcdfe914f9b68d6967ac1b58bd (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-29T18:07:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Mestrado_Rafael Nogueira.pdf: 55215730 bytes, checksum: 0ccc41bcdfe914f9b68d6967ac1b58bd (MD5)
O presente trabalho se propôs integrar dados de Sensoriamento Remoto Orbital (imagens de satélite), ferramentas de geoprocessamento e Sistema de Informação Geográfica (SIG) para avaliar o status dos ecossistemas costeiros no município de Conde, Litoral Norte do Estado da Bahia como subsídio técnico à gestão de recursos costeiros. Dados recentes do satélite de alta resolução IKONOS foram utilizados para testar a técnica da Classificação Digital no mapeamento dos ecossistemas costeiros. Ao passo que, dados multi-temporais do satélite de média resolução Landsat foram submetidos a técnica de interpretação visual de imagens para mapear as mudanças na ocupação do solo durante o período de 1984 a 2003. Sobre as imagens IKONOS de 8 e de 11 bits foram aplicados filtros digitais para aumentar a separabilidade estatística entre as classes temáticas. Sob a aplicação do algoritmo Máxima Verossimilhança (MAXVER), as classificações digitais dos ecossistemas apresentaram valores de acurácia global (77,89% e 75,55%, respectivamente para 8 e 11 bits) e Índice kappa (0,68 e 0,65, respectivamente para 8 e 11 bits) muito similares, contrariando a expectativa de que a imagem de maior resolução radiométrica pudesse produzir melhores resultados. Os mapas temáticos produzidos por ambas as classificações digitais foram considerados de qualidade muito boa segundo a classificação de Lindis e Koch (1977). Ecossistemas como manguezal, brejos, recursos hídricos e mata paludosa foram mais bem mapeados do que restinga, capim alagado, mata de tabuleiro e dunas e praias. Em uma sub-área da imagem IKONOS de 8 bits, com menos classes temáticas, o mesmo procedimento foi aplicado obtendo-se um mapa temático de qualidade excelente. Isso sugere que o método apresenta melhores resultados sobre áreas menores com menor número de classes. A técnica de interpretação visual sobre dados multi-temporais (1984, 1995 e 2003) do satélite Landsat e posterior sobreposição dos mapas em formato raster se mostrou uma ferramenta eficiente para analisar e quantificar as áreas relativas aos principais tipos de mudanças na ocupação do solo na faixa costeira do município de Conde, entre os Rios Itariri e Itapicuru. Essas mudanças refletem o aumento no fluxo de turistas e novos moradores de temporada (veranistas), bem como outras mudanças socioeconômicas em grande parte influenciadas pela construção da rodovia BA-099, a Linha Verde. Contudo, a área estudada teve a integridade de seus ecossistemas bem preservada entre 1984 e 2003.
ABSTRACT - This work is an attempt to use Orbital Remote Sensing data (satellite images), geoprocessing tools and Geographic Information System (GIS) to assess the coastal ecosystems status along the littoral of Conde, North Coast of Bahia State, thus providing technical support to the management of natural coastal resources. High resolution satellite data (IKONOS) were used to test digital classification efficiency on the coastal ecosystems mapping. On the other hand, multi-temporal medium resolution satellite data (Landsat 5 and 7) were used to map changes on the land use and cover between 1984 and 2003. 8 and 11 bits IKONOS data were filtered to increase the statistic separation between the thematic classes. Applying MAXVER algorithm, the products of digital classification reached similar results on global accuracy (77,89% and 75,55%, respectively for 8 and 11 bits) and kappa index (0,68 and 0,65, respectively for 8 and 11 bits). A better result was expected for the 11 bits image, which however did not come true. According to Lindis and Koch (1977) the obtained thematic maps were considered of very good quality. Ecosystems like mangrove, fresh swamps, water and paludosa forest were better mapped than scrub, wet grass, maritime forest, dunes and beaches. In an 8 bits image sub-set, with less thematic classes, the same procedures were applied obtaining a thematic map of excellent quality. This suggests that the method might present better results on smaller areas with a small number of thematic classes. The photo interpretation of Landsat multi-temporal data (1984, 1995 and 2003) followed by raster map overlay calculations proved to be an efficient tool to assess and quantify land use changes along the coastal zone of Conde municipality between Itariri and Itapicuru Rivers. The documented changes are related to an increase in tourism and summer residents, as well as other socio-economic changes resulting from the construction of the BA-099 highway, also called Linha Verde (green line). Notwithstanding these changes, the ecosystems preservation status between 1984 and 2003 can be considered very good.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribeiro, Alexandre Gomes. "Metais pesados em ecossistemas costeiros : caso do manguezal de Ratones (Ilha de Santa Catarina)." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77767.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Fisicas e Matematicas
Made available in DSpace on 2012-10-17T07:19:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T22:56:16Z : No. of bitstreams: 1 109959.pdf: 4317663 bytes, checksum: 75c87127ab29719a61ff0592c97a93a0 (MD5)
Determinação de metais pesados em: sedimento, água, componentes animais e vegetais da biota aquática no manguezal de Ratones, por se tratar de um ambiente isento de poluição antrópica. Através das técnicas de ICP-MS e espectrofotometria. Os resultados obtidos foram os esperados para um ambiente isento de poluição, todas as concentrações de metais estudadas ficaram abaixo das observadas em outros estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Katon, Geisly França. "Percepção ambiental de professores em ecossistemas costeiros: influência de uma vivência formativa do Projeto Trilha Subaquática." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-14032016-084558/.

Full text
Abstract:
Grande parte das ameaças à biodiversidade dos ambientes marinhos e costeiros é resultado direto da população humana e das tendências de aumento demográfico. Uma das dificuldades para a proteção dos ambientes naturais está na existência de diferenças nas percepções dos valores e importância dos mesmos entre os indivíduos de culturas diferentes ou de diferentes grupos. Consideramos que uma importante etapa para a conservação da biodiversidade é entender a Percepção Ambiental dos sujeitos que compõe a população local. Entendemos como Percepção Ambiental a relação que indivíduo estabelece com o meio no qual está inserido, que ocorre através de mecanismos perceptivos e cognitivos. O presente trabalho visa contribuir na ampliação do conhecimento de tal temática, principalmente enfocando Ambientes Marinhos e Costeiros. Para isso, investigamos a Percepção Ambiental de um grupo de professores de uma escola pública do litoral norte de São Paulo (Ubatuba, SP) que participaram de uma vivência formativa em atividades de Educação Ambiental. Este trabalho apresenta como objetivos específicos: 1) verificar se e como a participação nas atividades educacionais influenciou a Percepção Ambiental de tais professores; 2) investigar as concepções que os professores apresentam sobre as possibilidades e desafios da prática docente ao abordar o ambiente marinho e costeiro a partir dos subsídios fornecidos pela vivência formativa. Os professores participaram das atividades do Projeto Trilha Subaquática que foram desenvolvidas ao longo de dois dias no Parque Estadual da Serra do Mar e no Parque Estadual Ilha Anchieta, ambos em Ubatuba, São Paulo. Utilizamos instrumentos de coleta de dados que foram aplicados tanto no início quanto no final da vivência (questionário e redação), além do registro audiovisual referente às Reflexões Coletivas realizadas ao final de cada dia. A partir da análise dos dados coletados, que foi feita por categorização aberta e por análise de conteúdo categorial, foi possível notar que participar das atividades de Educação Ambiental influenciou, em alguns aspectos a Percepção Ambiental dos professores. Tal influência ficou mais evidente em aspectos específicos, como, por exemplo, em relação à biodiversidade destes ambientes. Ainda que a percepção dos professores em relação a causarem impactos ao ambiente durante a realização das atividades não tenha sido expressa por todos, quando tais impactos foram percebidos, estavam bastante relacionados aos organismos do costão rochoso, especificamente ao pisoteio dos mesmos. Verificamos ainda aspectos interessantes sobre as representações sociais desses sujeitos que, apesar da participação na vivência, continua sendo majoritariamente antropocêntrica. Sobre as possibilidades e desafios da prática docente ao abordar os ambientes marinhos e costeiros, pudemos notar que para os professores sujeitos desta pesquisa, as atividades de campo são as mais significativas para se trabalhar tal tema. Além disso, pudemos notar a grande importância que a troca de experiências entre os pares, como os proporcionados pela vivência, apresentam na composição das práticas docentes.
Much of the threats to marine and coastal biodiversity are directly result of human population and tendency of demographic increase. One of the difficulties to protect natural environments relies in the differences in perceptions of the values and importance of those between individuals of different cultures or different groups. We consider that understand Environmental Perception from local population is an important step for biodiversity conservation. We understand as Environmental Perception the relation that people establish with the environment in which it is inserted, that occurs through perceptual and cognitive mechanisms. The aim of this work is contribute to expansion of the knowledge about the concept, mainly focusing in Marine Environment e Coastal Environment. For that, we investigated the Environmental Perception of a group of teachers from a public school in north coast of São Paulo State (Ubatuba) who participated in a formative experience in Environmental Education activities. This work presents as specifics goals: 1) verify whether and how the participation in educational activities influenced the environmental perception of such teachers; 2) investigate the conceptions that teachers have about the possibilities and challenges of teaching practice in addressing marine and coastal environment from the subsidies provided by the training experience. The teachers participated of Underwater Trail Project activities that are developed along two days in Serra do Mar State Park and in Ilha Anchieta State Park, both in Ubatuba, São Paulo State. We use data collection instruments which were applied at the beginning and at the end of the experience (a questionnaire and a composition), besides the transcripts of the audiovisual material related to Collective Reflections made at the end of each day. From the analysis of the data collected, it was done by open categorization and categorical content analysis, it was noticeable that participate in environmental education activities influenced, even subtly, teacher\'s Environmental Perception. This effect was more evident in specific aspects, such as, for example, in relation to biodiversity of these environments. Although the perception of teachers in relation to cause impacts on the environment during the course of the activities it has not been expressed by all, when such impacts were perceived, were closely related to the rocky shore organisms, specifically to trampling them. We also found interesting aspects about the social representations of those guys who, despite participating in the experience, remains largely anthropocentric. About the possibilities and challenges of teaching practice in addressing marine and coastal environments, we noticed that for subject teachers of this research, field activities are the most significant to work with such a theme. In addition, we noted the great importance that the exchange of experiences among peers, as provided by the experience, present in the composition of teaching practices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vidal, Patrícia Martins. "Uso de organismos filtradores (ascidiacea) na avaliação da contaminação por mercúrio em ecossistemas costeiros do Estado do Rio de Janeiro." Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/5191.

Full text
Abstract:
Submitted by Biblioteca de Pós-Graduação em Geoquímica BGQ (bgq@ndc.uff.br) on 2017-11-09T13:03:21Z No. of bitstreams: 1 PATRICIA MARTINS VIDAL - MESTRADO - 2012.pdf: 1607565 bytes, checksum: 439432f8134cd62212ab440c086ec16a (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-09T13:03:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PATRICIA MARTINS VIDAL - MESTRADO - 2012.pdf: 1607565 bytes, checksum: 439432f8134cd62212ab440c086ec16a (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Química. Programa de Pós-Graduação em Geoquímica, Niterói, RJ
necessidade no estabelecimento de prioridades para decisões de gerenciamento ambiental. O objetivo deste trabalho é o uso de organismos filtradores do grupo Ascidiacea como bioindicadores para a avaliação da contaminação em ecossistemas costeiros do Estado do Rio de Janeiro em relação a poluição/risco ecotoxicológico por mercúrio. Foram escolhidas três baías do sistema costeiro do Estado do Rio de Janeiro com diferentes graus de degradação: Baía de Guanabara (BG) amplamente poluída; Baía de Sepetiba (BS), com algumas áreas contaminadas e Baía da Ribeira (BR), com alterações antrópicas localizadas. Em cada baía, foi selecionado um ponto de coleta e capturados, durante a maré baixa, aproximadamente trinta indivíduos. As ascídias coletadas foram colocadas em sacos plásticos, lacrados, identificados e congelados. Uma vez no laboratório, os organismos foram identificados, a nível de espécie, e pesados (peso úmido). A determinação das concentrações de mercúrio total (HgT) nos organismos foi realizado no Laboratório de Especiação de Mercúrio Ambiental (LEMA) no CETEM/MCT. Para tal, foi utilizado um aparelho de absorção atômica portátil (LUMEX), específico para análises de HgT por espectrofotometria de absorção baseada no diferencial Zeeman. A determinação do metal foi feita tanto na parte interna das ascídias quanto em sua túnica de revestimento. Para a espécie Styela plicata, encontrada na BG e BS, apesar de não haver diferença significativa, foram observadas maiores [HgT], tanto na túnica quanto na parte interna, nas ascídias de BS. Tais resultados tornam-se mais evidentes ao comparamos as estações Pilar Niterói (ambiente altamente poluído) e Pilar Canal Central (ambiente menos poluído devido à intensa circulação das águas) da BG, tanto entre si, quanto em relação às amostras dessa espécie na BS. Em relação à Phallusia nigra, espécie encontrada na BR, a [HgT] foi maior na parte interna desses organismos do que os da BG e BS. As maiores [HgT] foram observadas na túnica, para as três baías, e não houve diferença significativa entre elas. Não houve correlação entre o peso (tamanho) das ascídas e a [HgT] em seus tecidos. Como a composição bioquímica da túnica de ambas as espécies é similar, a explicação da diferença de concentração do metal entre elas pode residir no fato das células morulares da P. nigra realmente acumularem maior concentração de HgT do que as células de S. plicata. A estimativa dos valores de FBC para ascídia S. plicata, é maior na BS do que na BG. O mesmo resultado foi observado quando comparado ao FBC das ascídias da BR, indicando uma maior disponibilidade do Hg em ambientes menos poluídos. Este primeiro estudo realizado no país, foi uma tentativa preliminar de avaliação das ascídias como potenciais bioindicadoras de contaminação por Hg. Portanto, como são organismos sésseis e filtradores, um maior esforço amostral para confirmar se a espécie Styela plicata pode estar presente na BR como sugerido no estudo, a fim de possibilitar uma análise comparativa mais completa em termos da gradação da contaminação por mercúrio.
The use of indicators of ecological risk due to pollution of water bodies is a need to establish priorities for environmental management decisions. The objective of this study is the use of filter feeding organisms of ascidians as bioindicators for the assessment of contamination in coastal ecosystems of the State of Rio de Janeiro in relation to pollution / ecotoxicological risk by mercury. We chose three bays of the coastal system of the State of Rio de Janeiro with different degrees of degradation: the Bay of Guanabara (BG) widely polluted; Sepetiba Bay (SB), with some contaminated areas and the Ribeira Bay (RB), with anthropogenic changes located. In each bay, was selected a collection point and captured during low tide, about thirty individuals. The ascidians collected were placed in plastic bags, sealed, identified and frozen. Once in the laboratory, organisms were identified to species level, and weighed (wet weight). The determination of concentrations of total mercury (THg) in organisms was performed at the Laboratory of Environmental Mercury Speciation (LEMA) in CETEM / MCT. To this end, we used a portable atomic absorption apparatus (LUMEX), specific analyzes of THg absorption spectrophotometry based on differential Zeeman. The determination of metal was done both on the inside of ascidians and in his coat lining. For the species Styela plicata, found in the BG and BS, although no significant differences were observed higher [THg] in both the tunica and inside, in ascidians BS. These results become more evident when comparing stations Pilar Niterói (highly polluted environment) and Pilar Central Canal (cleaner environment due to the intense movement of water) BG, both among themselves and in relation to samples of this species in the BS. Regarding Phallusia nigra species found in BR, [THg] was greater in the inner part of the bodies of BG and BS. The highest [THg] were observed in the tunica, for the three bays, and there was no significant difference between them. There was no correlation between the weight (size) of ascídas and [THg] in their tissues. As the biochemical composition of the coat of both species is similar, the explanation of the difference in concentration of the metal between them may lie in the fact that morulares cells of P. nigra actually accumulate THg higher concentration of cells of S. plicata. The estimated values for FBC ascidian S. plicata, the BS is greater than the BG. The same result was observed when compared to the FBC squirts of BR, indicating a greater availability of Hg in less polluted environments. This first study in the country, was a preliminary attempt to evaluate the ascidians as potential bioindicators of Hg contamination. Therefore, as filtrating and sessile organisms is a major effort to confirm that the sample species Styela plicata BR may be present as suggested in the study in order to facilitate a more complete comparative analysis in accordance with the gradation of mercury contamination.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carreira, Carla Andrade. "A urbanização da leishmaniose visceral associada à ocupação desordenada em ecossistemas costeiros no distrito de Monte Gordo/Camaçari-Bahia." Universidade Catolica de Salvador, 2011. http://hdl.handle.net/123456730/315.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcio Emanuel Paixão Santos (marcio.santos@ucsal.br) on 2017-02-17T23:08:31Z No. of bitstreams: 1 CARREIRA, C.A..pdf: 2903543 bytes, checksum: 4e26432df50eaf861aa2bdb236c62a8c (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Emília Carvalho Ribeiro (maria.ribeiro@ucsal.br) on 2017-02-22T15:23:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARREIRA, C.A..pdf: 2903543 bytes, checksum: 4e26432df50eaf861aa2bdb236c62a8c (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-22T15:23:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARREIRA, C.A..pdf: 2903543 bytes, checksum: 4e26432df50eaf861aa2bdb236c62a8c (MD5) Previous issue date: 2011-09-27
No Brasil, a Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença causada pelo protozoário Leishmania chagasi, típica de regiões tropicais com condições ambientais propícias para a reprodução do agente transmissor, um pequeno inseto, o flebotomíneo da espécie Lutzomyia longipalpis. O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada no Distrito de Monte Gordo, Município de Camaçari, Litoral Norte do Estado da Bahia, a qual tem por objetivo evidenciar e fazer conhecer a presença da referida patologia, correlacionando-a à devastação ambiental, em decorrência do crescimento urbano desordenado na localidade em questão. Com base em índices da evolução da LV, obtidos mediante pesquisas em banco de dados governamentais e aplicação de 200 questionários por amostragem intencional junto à população nativa, foram elaborados quadros e tabelas para melhor visualização da situação em que se encontra a região. Os mesmos serviram de suporte para a utilização de ferramentas de Geoprocessamento, a fim de pontuar a realidade da doença dentro do espaço territorial em pauta. A partir dos resultados encontrados, foram apresentadas propostas de solução para fins de subsídio com vistas à melhoria da qualidade de vida da população local.
In Brazil, the Visceral Leishmaniasis (VL) is a disease caused by a protozoan named Leishmania chagasi, typical from tropical areas under favourable environmental conditions to the transmitting agent reproduction, a insect, phlebotomine Lutzomyia longipalpis. Its a search that covers Monte Gordo District, Camaçari County, Northern Coast of Bahia - which aims to highlight the presence of this pathology, relating to the environmental destruction, due to urban sprawl in the locality concerned. Based on the index of the evolution of LV, obtained through the government database and 200 sample questionnaires collected from the local community, research tables and charts were created to more effectively visualize the situation that the region is facing. The research tables and charts will indicate the utilization of Geoprocessing tools intended to present the reality of this disease within the territorial space in question. Based on the results found, solutions were presented in order to improve the quality of life of the local community.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rosevel, da Silva Michelle. "Variação espacial e temporal da comunidade microfitoplânctônica em ecossistemas costeiros localizados no litoral sul de Pernambuco, Nordeste do Brasil." Universidade Federal de Pernambuco, 2005. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8774.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T23:02:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo8230_1.pdf: 2569835 bytes, checksum: a8384b75c295320e82fbc9c0b67c4fe5 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2005
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O ambiente marinho costeiro apresenta uma forte interação entre oceano-continenteatmosfera e por isso é considerado extremamente complexo do ponto de vista biológico, devido às influências de diversos sistemas, permitindo caracterizá-lo como um dos mais férteis e dinâmicos da hidrosfera. O complexo estuarino (rios Ilhetas e Mamucaba) e a Baía de Tamandaré estão localizados no município de Tamandaré a 110km ao sul de Recife (Pernambuco - Nordeste do Brasil), encontrando-se inseridos na APA dos Corais. Esses ecossistemas foram investigados com o objetivo de inventariar a comunidade microfitoplanctônica, avaliando a dinâmica espaço-temporal e as principais variáveis ambientais que interferem na sua composição. Coletas do fitoplâncton e parâmetros hidrológicos foram realizadas de fevereiro/98 a janeiro/99 em 4 estações fixas, abrangendo dois ciclos de marés (baixa-mar e preamar) em diferentes períodos sazonais (estiagem e chuvoso). Foram aferidos in situ dados sobre as variáveis abióticas: profundidade local, temperatura e transparência da água e, concomitantemente, coletadas amostras de água com garrafa do tipo Nansen para análise dos demais descritores. As amostras do fitoplâncton foram coletadas através de um arrasto superficial horizontal com duração de 3 minutos, utilizando uma rede de plâncton (64μm de abertura de malha) e, posteriormente, fixadas com formol neutralizado a 4%. A temperatura, salinidade da água, fosfato e silicato tiveram seus maiores valores no período de estiagem. O pH, oxigênio dissolvido, saturação e DBO não mostraram grandes variações sazonais. Enquanto os teores mais elevados de nitrito, nitrato e material em suspensão foram registrados no período chuvoso. Em relação às marés, os valores mais elevados nas baixa-mares foram da temperatura da água, DBO, silicato e material em suspensão. Nas preamares, salinidade da água, oxigênio dissolvido e nitrato. Foram inventariados 203 táxons, distribuídos entre as diatomáceas, dinoflagelados, cianofíceas, clorofíceas e euglenofíceas, seqüenciados em ordem de riqueza taxonômica e abundância, destacando-se como dominante e/ou muito freqüente as espécies Aulacodiscus kittoni Arnott, Cerataulus turgidus Ehrenberg, Chaetoceros lorenzianus Grunow, Coscinodiscus centralis Ehrenberg, Nitzschia sp. e Synechococcus elongatus (Nägeli) Nägeli. A riqueza e densidade microfitoplanctônica foram mais elevadas no período de estiagem quando ocorreu maior incidência de radiação solar e transparência da coluna de água. A diversidade específica foi considerada alta o que demonstra uma distribuição homogênea das populações e uma heterogeneidade fortemente influenciada pelos gradientes físicos e químicos decorrentes dos fluxos limnético e marinho. A presença de espécies marinhas eurialinas (83%) foi bastante significativa, atingindo percentuais muito acima daquelas consideradas verdadeiramente estuarinas (7%) e oligoalinas (10%). Na análise dos componentes principais (ACP) foi possível constatar que alguns fatores como precipitação pluviométrica, o ciclo das marés e a salinidade contribuíram para a complexidade ambiental da área em questão, sendo os principais condicionantes tanto dos parâmetros hidrológicos como da distribuição da composição microfitoplanctônica. Os dados obtidos das variáveis ambientais indicadoras da qualidade ambiental (oxigênio dissolvido e DBO) e da flora planctônica permitiram classificar os ecossistemas costeiros estudados como isentos de estresse ambiental, demonstrando que os mesmos encontram-se bastante conservados, com um alto grau de complexidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ecossistemas costeiros"

1

Correia, Monica Dorigo. Ecossistemas costeiros de Alagoas-Brasil. Rio de Janeiro: Technical Books Editora, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mendes, Amilcar Carvalho, and M. T. Prost. Ecossistemas costeiros: Impactos e gestão ambiental. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Encontro Regional de Botânicos (27th 2007 São Mateus, Espírito Santo, Brazil). Ecossistemas costeiros do Espírito Santo: Conservação e preservação. Vitória: EDUFES, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Prates, Ana Paula Leite. Panorama da conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos no Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Gerência de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

-T, Prost M., and Mendes Amilcar Carvalho, eds. Ecossistemas costeiros: Impactos e gestão ambiental. Belém, Pará: Ministério da Ciência e Tecnologia, Museu Paraense Emílio Goeldi, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bueno, Maria do Carmo Dias., Lucariny Carmen Delorme Goiatá, and Rio de Janeiro (Brazil). Secretaria Municipal de Meio Ambiente., eds. Programa de Monitoramento dos Ecossistemas Costeiros Urbanos do Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ecossistemas costeiros"

1

Bernardino, Angelo F., Francisco Barros, Larisse F. Perez, Sergio A. Netto, Leonir A. Colling, Paulo R. Pagliosa, Paulo C. Lana, et al. "Monitoramento de ecossistemas bentônicos estuarinos." In Protocolos para o monitoramento de habitats bentônicos costeiros - Rede de Monitoramento de Habitat Bentônicos Costeiros - ReBentos, 134–54. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788598729251.0012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leão, Zelinda M. A. N., Augusto Minervino-Neto, Beatrice P. Ferreira, Caroline V. Feitosa, Claudio L. S. Sampaio, Cristiane F. Costa-Sassi, Elizabeth G. Neves, et al. "Monitoramento dos recifes e ecossistemas coralinos." In Protocolos para o monitoramento de habitats bentônicos costeiros - Rede de Monitoramento de Habitat Bentônicos Costeiros - ReBentos, 155–79. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788598729251.0013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

NUNES COSENDEY, BEATRIZ. "UMA RELÍQUIA DAS RESTINGAS FLUMINENSES: O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O ENDÊMICO E AMEAÇADO LAGARTO-DA-CAUDA-VERDE?" In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.541.

Full text
Abstract:
OS AMBIENTES DE RESTINGA – ECOSSISTEMAS COSTEIROS DA MATA ATLÂNTICA – SÃO ÁREAS QUE VÊM SOFRENDO FORTE PRESSÃO DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA, ENCONTRANDO-SE DEGRADADOS E FRAGMENTADOS EM MUITO DE SUA EXTENSÃO. NO ENTANTO, AS RESTINGAS SÃO DETENTORAS DE UMA VEGETAÇÃO TÍPICA E ÚNICA, E ABRIGAM UM NÚMERO DE ESPÉCIES ENDÊMICAS. COM ISSO, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DE TRABALHOS QUE APROXIMEM AS PESSOAS DESSES AMBIENTES, COMPARTILHANDO E DISCUTINDO INFORMAÇÕES ACERCA DA NECESSIDADE DE PRESERVAÇÃO E GERANDO ESTÍMULOS PARA A MANUTENÇÃO DESSE ECOSSISTEMA. DESSA FORMA, PRODUZIMOS, A PARTIR DE ANÁLISES DE CAMPO, DE LABORATÓRIO E DE TRABALHO COM COMUNIDADES LOCAIS, UM LIVRETO SOBRE GLAUCOMASTIX LITTORALIS, LAGARTO ENDÊMICO E AMEAÇADO, PARA SER DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE AOS TOMADORES DE DECISÃO E AOS MORADORES E FREQUENTADORES DAS ÁREAS DE RESTINGA. PRETENDEMOS, ASSIM, DISPONIBILIZAR UM MATERIAL QUE POSSA SER UTILIZADO PARA INCENTIVAR AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUE AUXILIEM NA PRESERVAÇÃO DO LAGARTO E DAS RESTINGAS ONDE A ESPÉCIE OCORRE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MOURA MILITÃO, CATIA, and BEATRIZ NUNES COSENDEY. "DESENHANDO A RESTINGA: UMA ANÁLISE DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO DESENHO INFANTIL." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.197.

Full text
Abstract:
AS RESTINGAS, ECOSSISTEMAS COSTEIROS ASSOCIADOS AO BIOMA DA MATA ATLÂNTICA, VÊM SOFRENDO, AO LONGO DOS ANOS, DIFERENTES PROCESSOS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. ENTRETANTO, OS FATORES CAUSADORES DE DISTÚRBIOS AMBIENTAIS PODEM NÃO SER PERCEBIDOS COMO TAL PELA POPULAÇÃO LOCAL. DIANTE DISSO, FAZ-SE URGENTE E NECESSÁRIO DISCUTIR E REFLETIR, DESDE A INFÂNCIA, SOBRE AS AÇÕES POLÍTICAS, SOCIAIS E CULTURAIS QUE LEVAM A DEGRADAÇÃO DESSE AMBIENTE. NESSE SENTIDO, O ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVER PROJETOS A PARTIR DA REALIDADE DO AGENTE SOCIAL ENVOLVIDO. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL, UTILIZANDO O DESENHO, DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PRÓXIMA À RESTINGA. DE FORMA GERAL, OS ALUNOS PERCEBEM O ECOSSISTEMA DE RESTINGA COMO TENDO UMA FORTE RELAÇÃO COM A ESTRUTURA VEGETAL. MAS, AO MESMO TEMPO, INDEPENDENTE DE INDICAREM RESTINGAS PRESERVADAS OU NÃO, A INTERFERÊNCIA HUMANA NO AMBIENTE RESTINGA FOI FREQUENTE NOS DESENHOS
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rovai, André Scarlate, Clemente Coelho Junior, and Ricardo Palamar Menghini. "Monitoramento da dinâmica vertical de substratos dos ecossistemas manguezal e marisma." In Protocolos para o monitoramento de habitats bentônicos costeiros - Rede de Monitoramento de Habitat Bentônicos Costeiros - ReBentos, 95–107. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788598729251.0008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento Farias, Roberto, Lorena Cescon Salles, Amanda Silva Batista Vitório, Frederico Meirelles Pereira, André Megali Amado, Reinaldo Luiz Bozelli, Francisco Assis Esteves, and Marcos Paulo Figueiredo Barros. "O monitoramento ambiental como subsídio à gestão de ecossistemas aquáticos costeiros: o exemplo da lagoa Imboassica, RJ, Brasil." In Engenharia & Ciências Ambientais : contribuições à gestão ecossistêmica, 198–221. Essentia Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.19180/978-85-99968-58-1.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bernini, Elaine. "Monitoramento do ecossistema manguezal: fenologia reprodutiva." In Protocolos para o monitoramento de habitats bentônicos costeiros - Rede de Monitoramento de Habitat Bentônicos Costeiros - ReBentos, 81–86. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788598729251.0006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Renato de, and Elaine Bernini. "Monitoramento do ecossistema manguezal: produção de serapilheira." In Protocolos para o monitoramento de habitats bentônicos costeiros - Rede de Monitoramento de Habitat Bentônicos Costeiros - ReBentos, 87–94. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788598729251.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Schaeffer-Novelli, Yara, Claudia Câmara do Vale, and Gilberto Cintrón. "Monitoramento do ecossistema manguezal: estrutura e características funcionais." In Protocolos para o monitoramento de habitats bentônicos costeiros - Rede de Monitoramento de Habitat Bentônicos Costeiros - ReBentos, 62–80. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788598729251.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ecossistemas costeiros"

1

Braun, Samara, Alessandra Hodecker-Dietrich, and Juarês Aumond. "MANGUES, CIDADES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: A IMPORTÂNCIA DOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS PARA AS CIDADES DE ITAJAÍ E JOINVILLE (SC) DIANTE DOS PROGNÓSTICOS DA ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO MAR." In Planejamento e Gestão Territorial: gestão integrada do território. Ediunesc, 2017. http://dx.doi.org/10.18616/plan14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vieira, Jacqueline de Castro, Bruna Gandufe Rodrigues Oliveira, Jonathan Mendes De Oliveira Dos Santos, Márcia Gomes Da Silva, Mauricy Melquisedeque Santos De Souza, and Thaís Correia Lourenço. "PROJETO MANGUEZAL: SENSIBILIZAR PARA CONSERVAR." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1726.

Full text
Abstract:
Introdução: O ecossistema manguezal é encontrado em ambientes estuarinos, de transição que necessitam das alterações das marés. Os manguezais são considerados um dos ambientes naturais mais produtivos, além de captadores de carbono. Em São Sebastião, o Projeto Manguezal (Instituto Terra & Mar) promove ações de educação ambiental despertando nos atores debates sobre questões da sociedade, o conhecimento sobre os ambientes costeiros locais e especialmente os manguezais. Objetivos: O Projeto Manguezal tem como objetivo difundir a importância dos manguezais e de sensibilizar a comunidade local para atuar na conservação deste ecossistema. Objetivos Específicos: Promover sensibilização nas escolas do entorno do manguezal; Criar parcerias com as instituições locais para elaborar atividades no ecossistema; Identificar as lideranças locais para colaborarem com as ações educativas. Material e Métodos: Conhecer a realidade da comunidade do entorno do manguezal para promover as ações educativas e as intervenções em parcerias com os parceiros locais. Os materiais que foram utilizados nesta pesquisa foram: caderno de anotações, caneta e a câmera fotográfica digital. Além destes materiais a divulgação das ações sempre é feita pelas redes sociais. Resultados: Desde o ano de 2007, foram realizadas diversas palestras em sala de aula, seguidas de visitas monitoradas apresentando para a comunidade as belezas naturais, os inúmeros serviços ambientais prestados e a necessidade de conhecê-los e conservá-los. Foram promovidas brincadeiras, rodas de conversa, mutirões de limpeza e até plantios de espécies nativas. Foram atendidas 11 escolas, duas universidades, seis associações e inúmeros eventos com a temática em Meio Ambiente. Diretamente 1.285 pessoas assistiram as explanações e participaram de alguma ação na área de remanescentes de manguezal e restinga na Enseada e Canto do Mar. Conclusão: O trabalho de sensibilização do projeto segue com algumas alterações devido a pandemia, mas os moradores, parceiros e membros acreditam que o objetivo final futuramente de criar uma unidade de conservação na área estudada será possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Queiroz, Taciana da Costa. "RECIFES ARTIFICIAIS: USO ESTRATÉGICO E ANÁLISE DE VIABILIDADE NA PRAIA DE MADRE DE DEUS – BA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1812.

Full text
Abstract:
Introdução: Os recifes de corais são formados por rochedos rígidos, resistentes e diversificados. Tem a função de abrigo e alimento para diversos organismos. Estudos mostram que apenas 10% dos oceanos são caracterizados como áreas de presença biológica produtiva, entre elas: zonas costeiras e plataformas continentais, que ficam à margem dos oceanos e mares. Entretanto, as ocupações nestas regiões causam a degradação desse ecossistema. Nesse cenário, surgem os recifes artificiais como instrumentos de manejo, com objetivos relacionados a mitigação de áreas degradadas na zona costeira, suprimento da perda de estoques pesqueiros, ampliação da disponibilidade dos recursos em locais onde a pesca é um dos meios de subsistência e redução da pressão sobre os recifes naturais. Objetivos: Esta pesquisa reúne informações sobre a Praia de Madre de Deus - Ba, suas características físicas e os materiais que podem ser utilizados como estruturas para proporcionar o desenvolvimento de recifes artificiais marinhos no local. Material e métodos: A metodologia foi baseada em um levantamento de dados secundários proveniente de referenciais bibliográficos. O tema foi abordado de forma descritiva e, entre os resultados, foram obtidos dados desde o ano de 1974 até o ano de 2019 com aplicações nos países da França, Japão, Estados Unidos, Austrália, Cuba, Canadá e Brasil. Os autores foram selecionados de acordo com o âmbito da pesquisa, isto é, uso dos materiais para o coral artificial em locais com características físicas semelhantes à área de estudo. A descrição das estruturas foi realizada de forma detalhada e qualitativa, apontando estudos que mostram os resultados obtidos em regiões com características similares a Ilha de Madre de Deus, os pontos positivos, negativos e melhores formas aplicação. Resultados: Entre as opções encontradas nos resultados, os pneus e o concreto estão entre os mais adequados à área de estudo por já terem sido aplicados com sucesso em regiões com características físicas semelhantes. Conclusão: Os recifes artificiais, na maioria dos estudos, são considerados uma forma eficiente de incrementar a fauna e a flora marinha de um local e, quando apresentam resultados negativos, as falhas se relacionam à falta de pesquisas em referencial ou são testes pioneiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Baia, Rodrigo Teixeira, and Ana Maria Pinheiro Sanches. "EVOLUÇÃO DAS OCUPAÇÕES DAS ÁREAS DE RESSACAS DOS MUNICÍPIOS DE MACAPÁ E SANTANA, NO ESTADO DO AMAPÁ, NO PERÍODO DE 2010 Á 2020: ASPECTOS ESPACIAIS, SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1680.

Full text
Abstract:
Introdução: Esse trabalho vem trazer uma abordagem sobre as ocupações desordenadas das áreas de ressacas dos municípios de Macapá e Santana, no Estado do Amapá, durante o período de 2010 à 2020, investigando seus aspectos espaciais, sociais, econômicos e ambientais. Ressaca é um termo regional utilizado para designar áreas úmidas encaixadas em terrenos quaternários, localizados na zona costeira do Amapá, caracterizados por um ecossistema complexo e distinto que sofre ação das marés, rios, igarapés e pelo ciclo sazonal das chuvas. Objetivos: O objetivo geral, é analisar os principais impactos ambientais provocados pela ocupação das áreas de ressacas nos municípios de Macapá e Santana. Tendo ainda como objetivos específicos, medir as taxas de crescimento populacional e evolução dessas ocupações, bem como, analisar os principais motivos da intensificação das áreas mencionadas mesmo após a implantação de vários conjuntos habitacionais destinados a pessoas de baixa renda e conhecer a realidade da população ali residente. Material e métodos: Para chegar aos resultados obtidos foram utilizados métodos, instrumentos e materiais, tais como imagens de satélites de média e alta resolução, SIG, análise espacial das imagens, arquivos shaperfiles das áreas de aglomerados subnormais, fotografias e visita "in loco". Resultados: Apesar da construção de várias áreas residenciais destinadas para população de baixa renda e em vulnerabilidade social, constatou-se o aumento de 47% na área ocupada das ressacas e o aumento de 69% no total de pessoas residentes nessas áreas, assim como o agravamento das questões socioambientais como o aumento da criminalidade, das doenças causadas pela veiculação hídrica, poluição das águas pelo esgoto e lixo jogado diretamente nessas áreas, entre outros. Conclusão: Com base nas informações coletadas e nos resultados obtidos nesse estudo, ficou evidenciado um aumento expressivo nas áreas das ressacas ocupadas, e uma quantidade maior de pessoas ocupando esses espaços, em condições precárias de habitação, sem saneamento básico e serviços públicos, provocando uma enorme pressão aos ecossistemas ali presente, por isso torna-se urgente ações governamentais na questão habitacional de forma a remanejar essas famílias para áreas próprias à habitação, além da conscientização ambiental da população e a recuperação das áreas degradadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography