To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ecossistemas costeiros.

Journal articles on the topic 'Ecossistemas costeiros'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ecossistemas costeiros.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Do Vale Lopes, Davi, Fábio Soares de Oliveira, Carlos Ernesto G. R. Schaefer, and Luís Flávio Pereira. "ECOSSISTEMAS COSTEIROS DA ILHA SNOW, ANTÁRTICA: FÍSICA, QUÍMICA E MINERALOGIA." Arquivos de Ciências do Mar 53, Especial (January 19, 2021): 79–88. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v53iespecial.42672.

Full text
Abstract:
A maior parte das áreas livres de gelo da Antártica ocorre próximo à zona costeira, locais relevantes pelas transferências de nutrientes realizadas pela fauna. O objetivo deste trabalho foi analisar amostras superficiais de solos dos ecossistemas costeiros da Ilha Snow, na Antártica Marítima, a partir das suas propriedades físicas, químicas e mineralógicas. Foram coletadas cinco amostras nos terraços marinhos. Nutrientes trocáveis, pH e textura foram determinados em amostras de TFSA. Determinaram-se teores de Al, Ca, Fe, K, Mg, Na, Si, Co, Cu, Mn, P, Pb e Zr por EDX. Identificou-se a mineralogia por DRX. Registraram-seecossistemas costeiros predominantemente arenosos, ácidos e com distrofismo generalizado.Transferências de nutrientes são essenciais para a adubação desses ambientes. O aporte nutricional pode ser identificado pelos valores elevados de P e C orgânico. Indícios de crioclastia e alterações químicas com ocorrência de esmectita, caulinita e goethita foram registrados. O monitoramento dos solos de ecossistemas costeiros fornece importantes subsídios para a identificação de alterações climáticas na Antártica. Palavras-chave: crioclastia, fosfatização, fauna, ciclagem de nutrientes, terraços marinhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Adrielson Furtado. "Ecossistemas Costeiros Amazônicos: As transformações socioambientais do século XVII ao XXI." Revista Cadernos do Ceom 33, no. 52 (June 17, 2020): 24. http://dx.doi.org/10.22562/2020.52.02.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva analisar as principais transformações socioambientais ocorridas entre o século XVII ao XXI no trecho litoral do Nordeste do Estado do Pará. Contextualizado a partir das principais políticas públicas de formação sócioespacial, a valoração econômica dos recursos naturais e, os impactos socioambientais da inserção dos ecossistemas amazônicos costeiros na economia brasileira a partir do século XX. Na atualidade, a gestão pública municipal e estadual busca solucionar os problemas referente a perda e ocupação desordenada dos ecossistemas de restinga e mangue, contaminação do lençol freático, poluição por resíduo sólido e erosão costeira dos ambientes de pós-praia. Os principais vetores dos problemas (infraestrutura de transporte, urbanização e turismo massa) ainda constituem para os gestores municipais a oportunidade capaz de gerar emprego e renda. Cabe as populações tradicionais afetadas se organizarem social e politicamente para decidirem em conjunto com o poder público e privado, o futuro que almejam para o uso e ocupação dos ecossistemas costeiros, que permitiram ao longo dos séculos a sua sedentarização e desenvolvimento social na Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Sírius Oliveira, and Cláudia Câmara do Vale. "Vulnerabilidade ambiental da planície costeira de Caravelas (BA) como subsídio ao ordenamento ambiental." Sociedade & Natureza 28, no. 1 (April 2016): 147–59. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320160110.

Full text
Abstract:
RESUMO A pressão de uso sobre as zonas costeiras e os seus efeitos sobre o equilíbrio dos ecossistemas têm sido um assunto, frequentemente, abordado na literatura científica. Tal situação leva os planejadores a procurarem sintetizar a informação científica para desenvolver modelos de estudos costeiros integrados. A partir destes estudos, objetivar-se-á neste trabalho analisar a vulnerabilidade ambiental da Planície Costeira de Caravelas, no Estado da Bahia (Brasil), por meio de técnicas de geoprocessamento, com o intuito de subsidiar o ordenamento ambiental. Nesta pesquisa foram elaborados índices de vulnerabilidade ambiental a partir da integração das características geológicas, pedológicas, clinográficas e de uso e ocupação da terra. As classes que apresentam vulnerabilidade muito alta e alta incluem os manguezais, os ambientes flúviolagunares e a linha de costa. Na classe que apresenta vulnerabilidade ambiental média estão incluídas áreas da planície costeira e as encostas dos tabuleiros. As classes de baixa e muito baixa vulnerabilidade abrangem os topos dos tabuleiros costeiros situados no trecho noroeste da área em estudo. Os resultados encontrados permitiram a compreensão dos diferentes graus de vulnerabilidade de cada unidade frente a determinadas pressões antrópicas, podendo ser utilizado como instrumento de ordenamento ambiental local e regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lins-de-Barros, Flavia, and Kátia Leite Mansur. "Desafios da gestão costeira integrada da Região dos Lagos (RJ): uma análise baseada na vulnerabilidade costeira e nos serviços ecossistêmicos da geodiversidade." Revista Brasileira de Geografia 63, no. 1 (August 30, 2018): 73–97. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2018_n1_p73-97.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe apontar os principais desafios para a gestão costeira da Região dos Lagos (RJ) tendo como conceitos norteadores a vulnerabilidade costeira integrada e os serviços ecossistêmicos da geodiversidade. Através dessa abordagem, foi possível identificar e destacar os principais problemas da zona costeira da região, em especial a erosão costeira e os efeitos das ressacas, a pressão urbana e turística nos ecossistemas costeiros, a fragilidade econômica dos municípios, e as ameaças à geodiversidade. Espera-se, com a análise espacial desses problemas, contribuir para a melhor gestão costeira integrada e para a conservação ambiental da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Galvani, Emerson, and Nádia Gilma Beserra de Lima. "Interceptação da Precipitação no Manguezal no Litoral Sudeste do Brasil." Espaço Aberto 6, no. 1 (June 2, 2016): 111–30. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.3282.

Full text
Abstract:
Os manguezais estão entre os ecossistemas biologicamente mais produtivos e importantes do mundo, fornecendo bens e serviços exclusivos para as sociedades e os sistemas costeiros. Essas áreas, no entanto, são cada vez mais fragmentadas, contribuindo para a perda de seus serviços e benefícios. As chuvas exercem uma influência importante neste ecossistema, sendo fundamental para a dissolução dos sais marinhos. Este trabalho investigou o total precipitado no manguezal localizado no Sistema Costeiro de Cananeia-Iguape (SP), em diferentes escalas temporais (diária, mensal, sazonal e anual), bem como sua interceptação pelo dossel do manguezal. Constatou-se uma interceptação de 8,8 %, oscilando entre 13% e 4% na escala anual, evidenciando que a variação anual da precipitação, que reflete tanto em sua quantidade quanto em sua intensidade contribui para a porcentagem dessa interceptação pelo dossel. Verificou-se ainda que, conforme a intensidade da precipitação aumenta, a interceptação pelo dossel do manguezal reduz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CARVALHO, HÉLIO WILSON LEMOS DE, MARIA DE LOURDES DA SILVA LEAL, MANOEL XAVIER DOS SANTOS, ANTÔNIO AUGUSTO TEIXEIRA MONTEIRO, MILTON JOSÉ CARDOSO, and BENEDITO CARLOS LEMOS DE CARVALHO. "Estabilidade de cultivares de milho em três ecossistemas do Nordeste brasileiro." Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, no. 9 (September 2000): 1773–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000000900010.

Full text
Abstract:
No decorrer dos anos agrícolas de 1995, 1996 e 1997, doze genótipos de milho (Zea mays, L.) foram avaliados em 75 ambientes do Nordeste brasileiro, distribuídas nos ecossistemas dos Tabuleiros Costeiros, Agreste e Sertão, em blocos ao acaso, com três repetições, visando conhecer a estabilidade de produção desses materiais. As produtividades médias alcançadas foram altas, atestando o potencial do Nordeste brasileiro para a produção do milho. Os Tabuleiros Costeiros se apresentam como uma nova região para exploração competitiva do milho. Os híbridos mostraram melhor adaptação que as cultivares, sobressaindo o BR 3123, com melhor rendimento, apesar de ser mais exigente, nas condições desfavoráveis, nos três ecossistemas. Os híbridos, à exceção do BR 2121, mostraram boa estabilidade de produção nos ambientes considerados (R²>80%). Entre as cultivares de melhor adaptação, apenas a BR 106 mostrou baixa estabilidade nesses ambientes (R²=75%). Para o Nordeste brasileiro, a cultivar BR 5033 se aproximou do genótipo ideal proposto pelo modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Neves, Kerolen Rosa das, Mario Vinicius Condini, Alexandre Miranda Garcia, and Joziel Gonçalves Botelho. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE: UM BREVE OLHAR SOBRE A GAROUPA VERDADEIRA (Epinephelus marginatus) E OS PEIXES COSTEIROS NO EXTREMO SUL DO BRASIL." Expressa Extensão 22, no. 2 (October 31, 2017): 87. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v22i2.11818.

Full text
Abstract:
Dentre os impactos antrópicos mais comuns sobre os ecossistemas marinhos e costeiros podemos citar a instalação de indústrias próximas à zona costeira, poluição, sobre pesca e destruição dos habitats. Uma forma de problematizar e discutir como o homem têm-se relacionado com os mares é promover no ambiente escolar um espaço aberto para debates, exposições de ideias e questionamentos. Buscamos, assim, desenvolver diferentes metodologias em torno de peixes costeiros com enfoque na garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) que intentam estimular o desenvolvimento de estudantes com uma leitura crítica da realidade do município em que vivem, a fim de tornar mais profícuo e enriquecedor o processo de ensino e aprendizagem. Neste enquadramento, o presente trabalho traz também algumas discussões acerca de como a educação ambiental e a extensão têm-se colocado na universidade. Sendo o município do Rio Grande\RS cenário de diferentes conflitos ambientais, procurou-se elaborar estratégias educacionais que fossem de encontro a essas problemáticas que estão intimamente relacionadas com as vivências dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rossi, Sergio, and Marcelo de Oliveira Soares. "EFFECTS OF EL NIÑO ON THE COASTAL ECOSYSTEMS AND THEIR RELATED SERVICES." Mercator 16, no. 12 (December 15, 2017): 1–16. http://dx.doi.org/10.4215/rm2017.e16030.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Da Silva, Ana Paula, Janaína Barbosa Da Silva, and Elânia Daniele Silva Araújo. "Marisma, Manguezal (Mangue E Apicum): Ecossistemas De Transição Terra-Mar Do Brasil." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 2 (April 18, 2020): 727. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.2.p727-742.

Full text
Abstract:
As marismas são ecossistemas mais produtivos das zonas temperadas e subtropicais, este se desenvolve em áreas abrigadas onde o impacto das ondas é reduzido. Este ecossistema é complexo altamente resiliente e resistente se desenvolve dependendo de diversos fatores, entre os quais se destacam a topografia local, a amplitude das marés e o aporte de água doce. Já o manguezal ecossistema análogo à marisma tem um valor social amplo, visto que muitas pessoas vivem dos produtos desse ecossistema, dependendo desse ambiente para sobreviver. Sua importância ambiental evidencia-o como um verdadeiro “berçário” para diversas espécies que aí se encontram, contudo, taxas alarmantes alertam para a supressão das marismas, dos manguezais e dos apicuns. Tais situações exigem ações imediatas quanto ao desenvolvimento de programas capazes de incentivar e de suportar pesquisas ecossistêmicas, com propostas de planos de manejo, capacitação de recursos humanos técnicos e administradores, que além de cuidar da educação ambiental em seu sentido mais amplo também seja uma forma de conservação dos recursos costeiros. Dessa forma percebe-se a importância do estudo dos manguezais e de suas feições (Mangue e Apicum), já que estes são considerados como importante zona úmida costeira tropical, por permitirem uma constante troca de água, nutrientes, sedimentos e organismos, sendo este de grande valor ecológico, providenciando bens e serviços que atendem diretamente e indiretamente seres humanos e organismos costeiros. Reconhecendo a importância da dinâmica de destruição da vegetação neste importante ecossistema pretende-se assim intensificar ainda mais as pesquisas e ações de preservação nesses ecossistemas. Salt Marsh, Mangrove (Mangrove And Salt Flats): Ecosystem Of Transitionearth Sea Of BrazilA B S T R A C TThe river mouth areas, also known as the land-sea transition, occur on all continents of the Earth. When these environments present significant changes of exchange between the sweet and saline waters in the intertopic and subtropical bands, it can be said that there are two distinct ecosystems: marshes and mangroves. They occupy tropical, subtropical, and coastal areas. They go beyond productive ecological functions, shelter zones and animal habitats. Its environmental importance evidences them as a true "nursery" for several species found there, however, alarming rates warn of the suppression of marshes, mangroves and apicums. Such situations require immediate actions in the development of programs capable of encouraging and supporting ecosystemic research, with proposals for management plans, training of technical human resources and administrators, which, in addition to taking care of environmental education in its broadest sense, is also a form conservation of coastal resources. In this way, the importance of the study of mangroves and their features (Mangue and Apicum) can be perceived, since these are considered as important tropical coastal wetlands, since they allow a 8 constant exchange of water, nutrients, sediments and organisms, being this one of ecological value, providing goods and services that directly and indirectly serve human beings and coastal organisms. Recognizing the importance of the dynamics of vegetation destruction in this important ecosystem, we intend to further intensify research and preservation actions in these ecosystemsKeywords: Everglades, feature, nursery.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinheiro, Ana Beatriz, and André Luiz Carvalho da Silva. "Análise da sensibilidade ambiental do litoral de Paraty (Estado do Rio Janerio, Brasil) a potenciais derramamentos de óleo." Revista Geográfica de América Central 1, no. 66 (January 1, 2021): 157–88. http://dx.doi.org/10.15359/rgac.66-1.6.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetiva compreender o grau de sensibilidade ambiental do litoral de Paraty a potenciais eventos de derramamento de óleo e as consequências destes para os ecossistemas da região. Foram realizados 6 trabalhos de campo para a caracterização morfológica e sedimentar de seis praias de Paraty e mapeamento dos ambientes costeiros para a aplicação do Índice de Sensibilidade do Litoral (ISL) a eventos de derramamento de óleo. Como resultado, foram encontrados os seguintes ISL à poluição por óleo: ISL 1 e 2, atribuído aos costões rochosos de baixa a alta declividade respectivamente, localizados nas enseadas e ilhas; ISL 4, para as praias de Taquari, Prainha e São Gonçalinho; ISL 5, para as praias de Jabaquara (setor sul), Barra de Corumbê e São Gonçalo; ISL 6, para os depósitos de tálus e enrocamentos; ISL 10, correspondente as áreas de manguezais. O estudo da sensibilidade ambiental aponta para níveis distintos de vulnerabilidade deste litoral. A poluição por óleo em Paraty, tende a causar sérios danos aos diversos ecossistemas costeiros e marinhos, assim como às atividades turísticas e pesqueiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Albuquerque, Filipe Henrique Cabral de, Thaisa Renata Barbosa da Silva, Raysa Tavares dos Santos, Ana Maria França, and Fálba Bernadete Ramos dos Anjos. "Evidências de lixo doméstico na área de mangue em Barra de Catuama, Goiana (PE)." Natural Resources 3, no. 2 (January 8, 2014): 25. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.002.0020.

Full text
Abstract:
Os manguezais são ecossistemas costeiros que se originaram nas Regiões dos oceanos Índico e Pacífico e que distribuíram suas espécies pelomundo com auxílio das correntes marinhas durante o processo da separação dos continentes. O ecossistema de mangue é um dos ecossistemas mais produtivos do mundo, servindo como meio de subsistência para muitas comunidades. No entanto, tem sofrido degradação pela ação humana, e isso vem causando consequências negativas no âmbito econômico e ambiental. Uma constatação dessa realidade é mostrada neste trabalho, que foi realizado nas proximidades das áreas de mangue em Barra de Catuama, Pernambuco. Este trabalho objetivou observar a deficiência de infraestrutura da comunidade estabelecida próximo ao manguezal de Barra de Catuama, situado no litoral Norte de Pernambuco, bem como a poluição gerada por essa comunidade. Foram realizadas incursões, nos períodos de estiagem e chuvoso, nos anos de 2006 a 2013 na praia de Barra de Catuama, no município de Goiana, situado entre as coordenadas 7° 33' 38? S, 35° 0' 9? W. As avaliações ocorreram através de captura de imagem como forma de registro, que serviu para comparações da evolução da construção de moradias em partes da praia e a poluição ambiental.Foi observada que há poluição gerada por moradores da localidade, porém percebem-se também possíveis soluções para a preservação desse ecossistema a partir de programas de educação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Macie, Aniceto Elcidio Alves, and Apolinário Joaquim Malauene. "GESTÃO DOS RECURSOS COSTEIROS: UMA ANALISE DA PARTICIPAÇÃO LOCAL NA ZONA COSTEIRA DA PRAIA DE BILENE, PROVINCIA DE GAZA – MOÇAMBIQUE." GEOgraphia 21, no. 47 (February 22, 2020): 85. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2019.v21i47.a28645.

Full text
Abstract:
Resumo: Este estudo analisa as principais formas da participação das comunidades locais da Praia de Bilene na gestão dos recursos costeiros. No trabalho são apresentados aspetos gerais da gestão dos recursos costeiros, os principais problemas socioambientais e o estado de conservação dos ecossistemas costeiros da Praia de Bilene. O aporte metodológico se debruça pela análise de fontes documentais, bibliográficas e de trabalho de campo relacionadas à área de estudo. Assim, concluiu-se que a maioria da população local amostrada (64%) não participa na gestão dos recursos costeiros da Praia de Bilene devido à inexistência de estratégias de gestão costeira integrada que prevelegiam modelos de gestão participativa e inclusiva dos recursos naturais. Nesta zona costeira existe uma forte pressão na destruição dos recursos costeiros impulsionada pelas atividades de natureza antrópica embora haja fiscalização dos profissionais da Administração Marítima. Os resultados sugerem que as zonas costeiras necessitam de ações integradas, participativas e inclusivas para a gestão dos recursos costeiros locais a fim de minimizar os problemas sócioambientais existentes e maximizar os benefícios que os atrativos naturais trazem para as comunidades locais.Palavras-chave: Gestão dos Recursos Costeiros, Problemas socioambientais, Participação Local, Zona costeira da Praia de Bilene. Management of coastal resources: an analysis of local participation in the coastal zone of Bilene Beach, Gaza province - MozambiqueAbstract: This study analyzes the main forms of participation of the local communities on Bilene Beach in the management of coastal resources. The present work presents general aspects of the management of the coastal resources, the main socioenvironmental problems and the state of conservation in coastal ecosystems of the Beach of Bilene. The methodological contribution is based on the analysis of documentary, bibliographic and fieldwork sources related to the study area. Thus, it was concluded that the majority of the sampled local population (64%) does not participate in the management of the coastal resources of the Bilene Beach due to the inexistence of integrated coastal management strategies that provide models of participatory and inclusive management of natural resources. In this coastal zone there is a strong pressure on the destruction of the coastal resources driven by activities of anthropic nature, although there is inspection of the professionals of the Maritime Administration. The results suggest that coastal zones need integrated, participatory and inclusive actions for the management of local coastal resources in order to minimize existing socio-environmental problems and maximize the benefits that natural attractions bring to local communities.Keywords: Management of Coastal Resources, Socio-environmental problems, Local participation, Coastal zone of Bilene beach. MANAGEMENT OF COASTAL RESOURCES: AN ANALYSIS OF LOCAL PARTICIPATION IN THE COASTAL ZONE OF BILENE BEACH, GAZA PROVINCE - MOZAMBIQUERésumé: Cette étude analyse les principales formes de participation des communautés locales de Praia de Bilene à la gestion des ressources côtières. Le travail présente les aspects généraux de la gestion des ressources côtières, les principaux problèmes socio-environnementaux et l’état de conservation des écosystèmes côtiers de Praia de Bilene. La contribution méthodologique se concentre sur l’analyse à partir de sources documentaires, bibliographiques et sur le terrain liées à la zone d’étude. Ainsi, il a été conclu que la majorité de la population locale échantillonnée (64%) ne participe pas à la gestion des les ressources côtières de la plage de Bilene en raison du manque de stratégies de gestion côtière intégrées qui prévalent des modèles de gestion participative et inclusive des ressources naturelles. Dans ce zone côtière il y a une forte pression sur la destruction des ressources côtières entraînée par des activités de nature anthropique bien qu’il y ait une inspection par des professionnels de l’administration Maritime. Les résultats suggèrent que les zones côtières ont besoin d’actions intégrées, participatives et inclusives pour la gestion des ressources côtières locales afin de minimiser les problèmes socio-environnementaux existants et maximiser les avantages que les attractions naturelles apportent aux communautés locales.Mots-clés: Gestion des ressources côtières, Problèmes socio-environnementaux, Participation locale, Zone côtière de Bilene Beach.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

De Oliveira, Rafael, and Walter Widmer. "Um Plano Municipal para Adaptação dos Efeitos das Mudanças Climáticas no Municipio de São Francisco do Sul - SC." Metodologias e Aprendizado 2 (November 11, 2019): 14–18. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v2i0.1128.

Full text
Abstract:
As mudanças climáticas estão acontecendo em uma proporção sem precedentes e impactando muitas pessoas em todo o planeta, principalmente através da ocorrência da elevação do nível médio do mar e eventos extremos, como secas mais longas e freqüentes, elevação na atividade de furacões e enchentes; o que demanda esforços de adaptação. Tais mudanças alertam para um panorama preocupante no que se refere aos ecossistemas costeiros e a infraestrutura das cidades litorâneas, potencializando impactos socioambientais significativos. O presente trabalho tem como objetivo formular contribuições preliminares para um documento técnico sugerindo estratégias, ações de adaptação e gerenciamento de riscos às mudanças climáticas, aplicado à cidade litorânea de São Francisco Sul, localizada no norte de Santa Catarina, especificamente quanto aos eventos relacionados à processos erosivos na linha de costaOs resultados preliminares indicam que a área em estudo apresenta risco menor em sua extensão norte e risco crítico em sua extensão sul, sendo esta a área com maior vulnerabilidade Espera-se que essa metodologia possa ser aplicada posteriormente a outros ecossistemas do território municipal, gerando contribuições para um plano municipal de adaptação às mudanças climáticas, que eventualmente poderá ser replicado à outras cidades litorâneas, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população costeira catarinense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rebello, Fabrício Khoury, Francisco Pereira Smith Junior, Maria Lúcia Bahia Lopes, Rodrigo Fraga Garvão, and Rosália Do Socorro da Silva Corrêa. "EFEITOS DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO NATURAL DA PRAIA DE AJURUTEUA (PA): Percepção dos Pescadores Locais." Nova Revista Amazônica 5, no. 1 (May 1, 2017): 101. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6380.

Full text
Abstract:
A exploração desordenada dos recursos naturais vem gerando um quadro de degradação ambiental que atinge vários ecossistemas costeiros brasileiros. Neste contexto, a pesquisa visa identificar as mudanças ocorridas no espaço natural da praia de Ajuruteua na percepção dos pescadores da Vila dos Pescadores localizada na Ilha de Ajuruteua. Para uma maior integração na análise ambiental, a questão foi tratada com destaque para os principais atores e as interações entre o quadro social e o meio natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Borges Silivi, Juliana, Gabriela Truppel Schmidt, and Claudia Cristina Krüger. "Levantamento dos dados censitários básicos da área de influência: Região Portuária de São Francisco do Sul." Metodologias e Aprendizado 2 (May 15, 2020): 15–21. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v2i0.1013.

Full text
Abstract:
Municípios costeiros apresentam conflitos de uso em seu território e a presença de um porto de considerável importância aumenta a complexidade de suas relações. A presença de ecossistemas com grande produtividade e diversidade, além da beleza cênica ímpar faz com que a zona costeira seja uma área de grande atrativo. Como consequência torna-se alvo dos mais variados interesses, como por exemplo, comercial, turístico e industrial, fazendo com que seus conflitos sejam cada vez mais complexos. Assim, este espaço geográfico transforma-se no palco de uma série de impactos e relações que devem ser geridos de forma sustentável para que se obtenha o desenvolvimento econômico, sem perder a qualidade ambiental ou aumentar a desigualdade social. O objetivo deste artigo foi realizar o levantamento e informações básicas referente aos domicílios, rendimentos e tipo de tratamento de esgoto sanitário na área portuária do município de São Francisco do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

dos Santos Pinheiro, Maristela, Janete Maria Scopel, and Juçara Bordin. "A importância de uma coleção didática de Zoologia para a sensibilização ambiental dos ecossistemas costeiros." Scientia cum Industria 8, no. 1 (March 1, 2020): 7–11. http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss1p7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Junior, Antonio Correia, Edson Vicente Da Silva, Rodrigo Guimarães De Carvalho, and Francisco Davy Braz Rabelo. "Características das Áreas Protegidas em Guiné-Bissau: o caso do Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu." Revista Eletrônica Casa de Makunaima 1, no. 2 (January 11, 2019): 37–55. http://dx.doi.org/10.24979/makunaima.v1i2.461.

Full text
Abstract:
Atualmente se observa uma crescente degradação da biodiversidade em diferentes escalas de análise, interferindo na dinâmica ambiental global, regional e local, incluindo os sistemas ambientais das regiões litorâneas e costeiras da Guiné-Bissau, devido essencialmente à exploração abusiva dos recursos naturais e destruição dos ecossistemas. Cabe aqui instigar uma análise incorporando necessidades e cuidados no relacionamento sociedade-natureza diante a busca para satisfazer necessidades individuais humanas e sua ânsia de poder. Nesta ordem de ideias, faz-se necessário uma análise integrada dos sistemas ambientais, investigando a estratégia do governo nacional em busca de mecanismos para conservar o meio ambiente em Guiné-Bissau e as possíveis diretrizes que regem uma atuação de forma sustentável com a natureza, propondo a importância de um plano de manejo alternativo e sustentável dos recursos naturais. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva, fornecer subsídios para a implementação e o desenvolvimento de ações direcionadas para a orientação da gestão dos recursos costeiros. Assim como,orientar o desenvolvimento dos planos relacionados ao planejamento e gerenciamento integrado do Parque Natural dos Tarrafes do rio Cacheu-PNTC. Pretende contribuir com propostas para mitigação das ações danosas na região de Cacheu e nos sistemas ecológicos locais, objetivando fornecer subsídios para a implementação e o desenvolvimento de ações direcionadas para a orientação da gestão dos recursos costeiros, sistematizar o desenvolvimento dos planos futuros de gerenciamentointegrado do Parque Natural dos Tarrafes do rio Cacheu/Guiné-Bissau, de forma a subsidiar a efetivação de propostas de gestão ambiental do ecossistema manguezal. Os procedimentos metodológicos da pesquisa fundamentaram- se em discussões e estudos teóricos de análise geossistêmica, através da coleta de dados secundários, revisão bibliográficae levantamentos de campo. Estas etapas permitiramcompreender a dinâmica das áreas que permaneceram com a vegetação natural e aquelas em que houve a exploração humana ao longo do tempo. Portanto este estudo levou ao conhecimento da efetivação de uma gestão ambiental ineficiente buscando reverter e/ou prevenir os impactossocioambientais decorrentes das transformações das paisagens naturais locais. Diante do exposto pode-se constatar que, a paisagem natural das áreas protegidas em Guiné-Bissau no caso do PNTC, apresenta-se como um ambiente fortemente modificado, onde a vegetação primária foi quase que totalmente substituída por sucessões ecológicas secundárias, em virtude da ação degradadora humana. A área em estudo é apontada como um ecossistema submetido a impactos ambientais drásticos, sendo a vegetação seriamente ameaçada pelo uso inadequado do solo, havendo necessidade de promover estudos especializados, capazes de conduzir a um desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Figuti, Levy. "The COSIPA sambaquis (4200 to 1200 years BP): a study o f the fisher-gatherers prehistoric peoples subsistence from the Baixada Santista." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 3 (December 5, 1993): 67. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1993.109161.

Full text
Abstract:
Os sambaquis são um tipo de sítio arqueológico pré-histórico freqüente ao longo da costa sudeste brasileira. Construídos entre 7000 a 1000 anos AP, esses sítios indicam grupos humanos muito adaptados às condições locais. Os ecossistemas costeiros são geralmente tidos como ambientes com alta capacidade de suporte embora tenham sido ocupados tardiamente pelo Homem. A adaptação de bandos nômades às condições litorâneas parece ter acarretado grandes mudanças sociais, econômicas e culturais. A análise das amostras da arqueofauna de três sambaquis oferece um exemplo da natureza da adaptação do homem pré-histórico a esses meios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sampaio, Cristiane Ramon, Fernanda Ribeiro De Freitas, and Walter Barrella. "O MANGUEZAL: UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE – SP." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 10, no. 3 (December 15, 2019): 22. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1033.

Full text
Abstract:
A relação Sociedade-Natureza pode ser observada pela relação educativa da comunidade de uma determinada região. A educação ambiental de forma transdisciplinar dentro do ambiente escolar pode sensibilizar o educando levando-o a ações que reduzam os impactos ambientais. Os manguezais são os ecossistemas costeiros mais impactados pelas ações antropogênicas, no Brasil se localizam desde o Estado do Amapá até o Estado de Santa Catarina. As árvores que formam a floresta no manguezal são os mangues, existem três espécies predominantes de mangue. Diante do exposto este estudo teve o objetivo de diagnosticar através de um questionário com oito perguntas a concepção de discentes referente ao manguezal em uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio no município de São Vicente – SP como instrumento para ações visando à educação ambiental na unidade escolar. Conclui-se que em sua maioria é considerado “insatisfatório” o saber investigado destacando-se a falta de compreensão sobre o manguezal, deixando claro a vulnerabilidade deste ecossistema as ações antropogênicas, deve-se levar o conhecimento aos educandos para leva-los a ação de preservar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Vanin, Ana Maria Setubal Pires. "Utilização racional dos ecossistemas costeiros da região tropical brasileira: Estado de São Paulo - um estudo integrado." Boletim IG-USP. Publicação Especial, no. 6 (February 1, 1989): 76. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-8078.v0i6p76-81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

MACIEL, Francine de Oliveira, Priscilla da Silva KISCPORSKI, and Erli Schneider COSTA. "Educação ambiental como perspectiva de redução do descarte de resíduos sólidos e rejeitos nos ambientes costeiros." Revista Eletrônica Científica da UERGS 3, no. 4 (December 30, 2017): 788–97. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.34.788-797.

Full text
Abstract:
O descarte inadequado de resíduos sólidos e rejeitos é um dos principais problemas que atinge os ambientes costeiro e marinho. Materiais sintéticos de difícil decomposição como os derivados do petróleo podem prejudicar organismos marinhos e influenciar na presença de turistas no litoral. Este trabalho teve com objetivo, por meio de ações de educação ambiental, sensibilizar os veranistas na praia de Torres (RS) sobre as consequências do descarte indevido de resíduos sólidos no ambiente marinho e costeiro. Os resultados sugerem que grande parte da população litorânea (residentes e/ou turistas) desconhece o impacto ambiental gerado nos ecossistemas marinhos pelo excesso de resíduos sólidos e rejeitos antrópicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Menezes, Carlyle Torres Bezerra de, Gianfranco Ceni, Miriam Conceição Martins, and José Carlos Virtuoso. "PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E A GESTÃO COSTEIRA: ESTUDO DE CASO EM UMA COMUNIDADE DE PESCADORES NO LITORAL SUL DE SANTA CATARINA, BRASIL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 3 (October 3, 2019): 457. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019457-481.

Full text
Abstract:
A grande concentração populacional nas regiões costeiras do Brasil, resultado da falta de planejamento territorial, gera uma ocupação predatória que leva a graves desequilíbrios socioambientais. A degradação dos ecossistemas costeiros, com supressão da flora nativa, contaminação de solo e dos recursos hídricos, traz à tona a situação de insustentabilidade, acarretando significativos impactos às comunidades, notadamente às tradicionais. Nesse contexto, enquadra-se o estuário da Bacia do rio Urussanga, situado na interface entre a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e a localidade de Barra do Torneiro (Jaguaruna/SC), litoral Sul de Santa Catarina. Área historicamente utilizada para as atividades da pesca artesanal, que ao longo do tempo recebeu impactos diretos de atividades econômicas de várias matrizes, sobretudo, aquelas oriundas da mineração de carvão. Esta degradação resultou dentre outros aspectos na contaminação e assoreamento do rio Urussanga, devido ao carreamento de sedimentos compostos por metais pesados, entre outros poluentes em suspensão ou dissolvidos. Nesse estudo foram investigados os impactos socioambientais no estuário em questão, a partir da percepção ambiental de lideranças e representantes dos pescadores locais, através de pesquisa documental e de diagnóstico participativo. Pôde-se constatar que os pescadores remanescentes se encontram com as suas atividades precarizadas e em processo de extinção, seja pela dimensão ambiental dos impactos, devido à poluição do estuário, seja pela falta de políticas públicas voltadas para a valorização das populações tradicionais. Ao mesmo tempo, ampliam-se os problemas no território, face à ocupação desordenada crescente, destoante dos princípios básicos assegurados no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, que preconiza o planejamento e a gestão ambiental na perspectiva da sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Guimarães, Ana Tereza Bittencourt, Márcia Santos de Menezes, and Alberto Carvalho Peret. "Composição da ictiofauna em função da fisiografia de um riacho costeiro de Floresta Atlântica - Brasil." Biota Neotropica 10, no. 2 (June 2010): 57–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032010000200006.

Full text
Abstract:
Os riachos costeiros apresentam grande diversidade de peixes, apesar dos impactos a que são submetidos. O conhecimento da estrutura e da composição da ictiofauna constitui importante esforço para levantamento de parâmetros de avaliação que possam proporcionar atitudes para a conservação destes ambientes. A composição da ictiofauna relacionada a características fisiográficas de riachos costeiros do sul do Brasil constitui-se uma contribuição para a interpretação da dinâmica destes ecossistemas. Foram realizadas coletas de peixes em cinco pontos amostrais do Rio do Pinto, localizado no município de Morretes, Paraná, Brasil. As coletas foram realizadas entre os meses de maio de 2006 a novembro de 2007, utilizando a técnica de pesca elétrica, com um esforço amostral de 50 m/hora em cada localidade. Os animais coletados foram fixados em formaldeído 10%. Cada localidade foi classificada em relação ao tipo de substrato, profundidade, velocidade de correnteza e largura média. Foi possível observar a relação direta entre o tipo de substrato e a composição da ictiofauna. Em regiões onde a granulometria era maior, tais como matacões e seixos, prevaleceram os Siluriformes. Por outro lado, em regiões onde o sedimento apresentava menor granulometria, tais como areia grossa associada a cascalho, ocorreram espécies de Characiformes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Reis, Naara Suzany da Silva, and Paula Verônica Campos Jorge Santos. "Caracterização das condições de manutenção e dos usos da zona costeira do Município de São Luís (MA): A educação Ambiental como alternativa de amenização de impactos." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 15, no. 5 (August 24, 2020): 333–44. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9950.

Full text
Abstract:
O crescimento das cidades reforça problemas de ordem ambiental, e quando em áreas costeiras tendem a serem potencializados por conta da sensibilidade dos ecossistemas ali presentes. No Estado do Maranhão, a zona costeira possui 640 km de extensão, correspondendo a segunda maior região costeira do Brasil, na qual se encontra características geoambientais diversificadas, tendo grande potencial pesqueiro, turístico, portuário e um rico ecossistema. Este trabalho visou caracterizar as condições de usos e manutenção da zona costeira do Município de São Luís, e avaliar quais as aplicações possíveis da Educação Ambiental como ferramenta de resolução de problemas caraterizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Rafael Augusto A. Ribeiro da, Sâmia Dayana Lemos de Lacerda, and Adriane Mendes Vieira Mota. "Bioacumulação de cádmio, chumbo, cromo e níquel no molusco Mytella falcata (ORBIGNY, 1846) do estuário urbano da Bacia do Pina, Nordeste do Brasil." Natural Resources 3, no. 2 (January 8, 2014): 32. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.002.0027.

Full text
Abstract:
Considerados como uma zona de transição da interface continente-oceano, os estuários possuem importante função para os demais ecossistemas costeiros. Desempenham papel fundamental na manutenção da produção pesqueira, incluindo invertebrados e vertebrados, como fonte expressiva de recurso econômico e alimentar para as populações que sobrevivem em seu entorno. Associados ao crescimento populacional desordenado se desenvolvem graves problemas de desequilíbrio ambiental na região estuarina, provocados pela deficiente gestão sanitária de águas residuais domésticas, disposição incorreta de efluentes industriais e uso descontrolado de agrotóxicos em cultivares que são carreados para os rios. A utilização de biomonitores de poluição se apresenta como uma ferramenta na determinação e controle de poluentes nos diversos ecossistemas. Concentrações dos elementos-traço cádmio, chumbo, cromo e níquel foram determinadas nos tecidos moles de espécimes do molusco Mytella falcata (Orbigny, 1846), popularmente conhecido como sururu, através de espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS). O consumo de alimentos com os níveis de elementos traço acima do permitido pela legislação pode ocasionar em efeitos tóxicos e, consequentemente, provocar danos à saúde humana. A concentração média de cromo encontrada, 0,42505 ppm, apresentou-se acima do permitido pela legislação brasileira vigente que é de 0,1 ppm (BRASIL, 1965).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pérez, Víctor Quintanilla. "Os impactes dos incêndios florestais nos bosques esclerófilos costeiros mediterrâneos do Chile. O caso da região de Valparaíso." Territorium, no. 21 (August 26, 2014): 125–34. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_21_10.

Full text
Abstract:
Os bosques mediterrâneos do Chile estão muito alterados, sobretudo devido aos incêndios florestais. Uma das situações mais grave corresponde à das bacias costeiras que rodeiam as cidades de Valparaíso e Viña del Mar, cuja expansão avançou até às colinas circundantes, nas quais se destaca a presença de pequenos bosques esclerófilos que conservam una importante biodiversidade e, sobretudo, a palmeira endémica Jubaea chilensis (Moll) Baillon, a qual está permanentemente ameaçada pela alta combustibilidade da paisagem vegetal em que vive. Outros impactes antrópicos, como seja o avanço do habitat urbano, as obras de infraestruturação, o uso do fogo e a construção de estradas contribuem para a vulnerabilidade destes ecossistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Ribeiro, Bianca Alves Lima, Nicole Martins Wolff, Elenice Rachid Da Silva, and Josimar Ribeiro De Almeida. "AVALIAÇÃO DE IMPACTOS E DANOS AMBIENTAIS EM ZONAS COSTEIRAS DO BRASIL - ANGRA DOS REIS E PARATY." Revista Internacional de Ciências 9, no. 1 (April 17, 2019): 53–71. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2019.36712.

Full text
Abstract:
Os ambientes costeiros do estado do Rio de Janeiro sofrem um contínuo processo de degradação, associado a diversas atividades que promovem alterações significativas na estrutura de seus ecossistemas (INEA, 2014). Por isso, o objetivo deste estudo consiste em identificar os impactos e danos ambientais e as ações desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida e preservação da biodiversidade das zonas costeiras dos municípios de Angra dos Reis e Paraty, de acordo com a metodologia do modelo Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR). As informações sobre o estado do ambiente têm grande importância prática e teórica, visto que a partir delas é possível elaborar um planejamento para minimizar as pressões e impactos sobre o meio ambiente e potencializar as respostas em favor da preservação da biodiversidade e promoção da melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população. Na primeira etapa, os dados foram coletados através de pesquisa bibliográfica e organizados em infográficos e tabelas. Na segunda etapa, os resultados foram analisados e discutidos sob a perspectiva do modelo PEIR. Foi observado que os municípios em estudo necessitam de melhorias na infraestrutura urbana básica, o que influencia diretamente na qualidade de vida e saúde da população. Em contrapartida, há iniciativas para a conservação da biodiversidade, como a manutenção de Unidades de Conservação e adesão do município de Paraty ao Passaporte Verde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Veitenheimer-Mendes, Inga Ludmila, and Vera Lúcia Lopes-Pitoni. "Moluscos aquáticos atuais de ecossistemas costeiros em Imbituba, Imaruí e Laguna, Santa Catarina, Brasil: parâmetro de caracterização para paleoambientes." Revista Brasileira de Zoologia 12, no. 2 (1995): 429–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81751995000200018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Castro, Silvia Machado de, and Josimar Ribeiro de Almeida. "Dragagem e conflitos ambientais em portos clássicos e modernos: uma revisão." Sociedade & Natureza 24, no. 3 (December 2012): 519–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132012000300011.

Full text
Abstract:
No Brasil, investimentos recentes em projetos de dragagem têm visado à ampliação da eficiência logística dos portos, incluindo obras de dragagem de aprofundamento, recuperação e melhoramento de vias de acesso, sendo imprescindível considerar os impactos positivos e negativos da atividade sobre o meio ambiente. Este trabalho objetiva fazer uma revisão dos principais impactos, tratamentos e usos benéficos dos sedimentos oriundos da obra ou serviço de dragagem portuária, como também os critérios de seleção dos locais para disposição do material dragado, os quais estão no centro de conflitos, pela possibilidade de atingirem ou mesmo eliminarem irreversivelmente ecossistemas aquáticos costeiros. Conflitos ambientais têm sido associados à obra de dragagem em portos clássicos e modernos, destacando a necessidade de uma agenda ambiental portuária que considere essas questões juntamente com grupos relevantes da sociedade no planejamento estratégico de ações para este setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Borges, Michela, and Antonia C. Z. Amaral. "Ophiuroidea (Echinodermata): quatro novas ocorrências para o Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 24, no. 4 (December 2007): 855–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752007000400001.

Full text
Abstract:
Os ofiuróides aqui analisados são procedentes dos programas "Biodiversidade Bêntica Marinha no Estado de São Paulo" - BIOTA/FAPESP-Bentos Marinhos, "Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva" - REVIZEE/Score Sul-Bentos e "Utilização Racional dos Ecossistemas Costeiros da Região Tropical Brasileira: Estado de São Paulo" - INTEGRADO/Subprojeto Bentos. As amostras analisadas foram coletadas nas regiões da plataforma e talude continental do Sudeste e Sul brasileiros, em profundidades entre 10 e 800 m. São aqui descritas e ilustradas quatro espécies de Ophiuroidea, as quais representam novos registros de ocorrência para o Brasil, duas da família Ophiuridae, uma de Amphiuridae e uma de Ophiochitonidae. Este é também o primeiro registro desta última família para o Brasil. Somente Amphiodia trychna (Amphiuridae) foi amostrada na região da plataforma interna (profundidade < 50 m). As demais ocorreram em maiores profundidades (de 314 a 808 m).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santana, Raíza Carla Mattos, Luciane da Silva Lima Vieira, Guilherme Augusto Maciel Ribeiro, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, and Isaura Alcina Martins Nobre. "O uso de tecnologias móveis no ensino de ciências: uma experiência sobre o estudo dos ecossistemas costeiros da mata atlântica sul capixaba." Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 11, no. 4 (December 20, 2016): 2234–44. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.9122.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos, Everton Ferreira, Rychardson Rocha Araújo, Eurico Eduardo Pinto Lemos, and Laurício Endres. "QUANTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM FRUTOS DE MANGABA (Hancornia speciosa Gomes) NATIVOS DE ALAGOAS." Revista Ciência Agrícola 15, no. 1 (September 14, 2017): 17. http://dx.doi.org/10.28998/rca.v15i1.3017.

Full text
Abstract:
<p class="Body">A mangabeira (<em>Hancornia speciosa</em> Gomes) é uma espécie frutífera nativa do Brasil, com vasta distribuição em várias regiões do País, especialmente nos tabuleiros costeiros e baixadas litorâneas do Nordeste e nos Cerrados das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste. Em Alagoas, ocorre naturalmente em áreas de Tabuleiros Costeiros e em faixas litorâneas do Estado, onde é explorado de forma extrativista tanto para o consumo <em>in natura</em> como para o processamento. A mangabeira, sofre, nestas áreas, sérios riscos de extinção devido à exploração irracional nos ecossistemas, necessitando de estudos que viabilizem a coleta de germoplasma e instalação de coleções e pomares comerciais, quase inexistentes. O estudo das suas características bioquímico-nutricionais é importante, pois contribui para a valorização da espécie e sua exploração racional, como também sua inserção no mercado competitivo de frutas como produto diferenciado, além de contribuir para promoção da saúde humana. O objetivo deste trabalho foi realizar a quantificação de compostos bioativos em frutos de mangabeira nativos do litoral de Alagoas. Foram quantificados os teores de antocianinas, flavonóides, pectina total e pectina solúvel. A polpa dos frutos apresentaram teores de antocianinas e flavonóides de 4,42 mg.100g<sup>-1</sup> e 6,29 mg.100g<sup>-1, </sup>respectivamente e teores médios de pectina total de 1,28% e pectina solúvel de 1,09%. Os frutos analisados demonstraram possuir características funcionais que possibilitam sua utilização tanto de forma <em>in natura</em> como pelas indústrias de alimentos, contribuindo para sua inserção no mercado como produto diferenciado.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Roberto Machado, Carlos, Gisleine Cruz Portugal, and Sérgio Botton Barcellos. "Editorial Revista Ambiente & Educação." Ambiente & Educação 25, no. 3 (January 21, 2021): 1–2. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12527.

Full text
Abstract:
Com satisfação trazemos o terceiro número do ano de 2020 da Revista Ambiente & Educação com o “Dossiê: Fenômenos ambientais costeiros em tempos de mudanças ambientais globais”. A organização foi realizada pelo Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas – RIBOMBO, coordenado pelo Prof. Dr. José Vicente de Freitas (FURG) e pela Prof. Dra. Sandra Lestinge (UFPI). . Esse Dossiê reúne a partir de artigos pesquisas e práticas abordar a natureza costeira em sua própria historicidade, reconhecendo seus fenômenos, a partir das singularidades que compõem tal biodiversidade; como também um horizonte da ação antrópica sobre esses ecossistemas, fator que colabora para o acirramento de conflitos, que vão desde a ocupação humana da costa, como suas formas de uso ao longo das últimas décadas e suas possíveis implicações no cenário das mudanças ambientais globais. O presente debate ganha ainda mais relevância quando visa subsidiar o campo da Educação Ambiental dentro de uma discussão que, até então, permanece restrita ao universo das ciências naturais. É nesse contexto que esse dossiê visa destacar a produção acadêmica em ambos os campos e em suas conexões, qualificando o debate acadêmico e fortalecendo ações. Além disso, após o Dossiê trazemos nesse número, como sempre, uma série de artigos submetidos ao fluxo livre da Revista com diferentes temas, enfoques, escopos teórico-metodológicos de pesquisa sobre a educação ambiental no Brasil. Além disso, destaca-se a diversidade regional dos autores e estudos apresentados que abarcam do sul ao norte do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Skinner, Luis Felipe. "OCEANO, HUMANIDADE E REGIÕES TROPICAIS: NOSSO FUTURO DEPENDE DA NOSSA RECONEXÃO." Journal of Human and Environment of Tropical Bays, no. 1 (January 16, 2020): 1–8. http://dx.doi.org/10.12957/jheotb.2020.47750.

Full text
Abstract:
Os oceanos cobrem aproximadamente 390 milhões de km2 da superfície da Terra e 66,9 milhões km2 se encontra na região tropical. Os oceanos tropicais abrangem a maior riqueza de espécies e o maior número de relações ecológicas entre estas, em diversos ecossistemas, como recifes de coral e recifes rochosos, manguezais, pradarias de fanerógamas marinhas e praias por exemplo. Ao mesmo tempo, as regiões a até 100km da costa são locais de vida para mais de 2,4 bilhões de pessoas, o que corresponde a aproximadamente 40% da população mundial. Grande parte desta população vive em regiões tropicais e sem acesso à serviços básicos como saneamento ou acesso a água potável tratada. A relação da Humanidade com os oceanos remete à cerca de 164.000 anos no passado, onde o Homem passou a utilizar recursos e serviços marinhos e aprendeu a interpretar e conhecer os ritmos deste ambiente. Este conhecimento foi transmitido de geração à geração e entre diferentes culturas, gerando processos de manejo e uso dos sistemas marinhos de forma sustentável. Nos dias atuais, em que a Humanidade se defronta com a destruição acelerada de habitats e perda de diversidade e inúmeros recursos e serviços ambientais, a redescoberta e a reconexão com o ambiente fazem-se extremamente necessários. É neste propósito que a Revista Human and Environment of Tropical Bays se apresenta como um espaço de veiculação de informação de qualidade, que alia o conhecimento sobre o meio físico e biológico dos ecossistemas costeiros tropicais, mas também, da presença do Homem sobre este espaço e de suas ações, visando entender como Humanidade e Ambiente são cada vez mais indissociáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Vilela, Vívian Maria de Faria Nasser, Ricardo Augusto Brassaloti, and Jaime Bertoluci. "Anurofauna da floresta de restinga do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Sudeste do Brasil: composição de espécies e uso de sítios reprodutivos." Biota Neotropica 11, no. 1 (March 2011): 83–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000100008.

Full text
Abstract:
O Parque Estadual da Ilha do Cardoso é uma área de grande importância para a conservação, pois abriga diferentes ecossistemas costeiros, como manguezais, dunas, restingas e mata atlântica de encosta, que, historicamente, estiveram sob forte pressão antrópica. A identificação duvidosa e a descoberta de novas espécies da anurofauna em ambientes costeiros, evidencia a escassez de estudos nessas regiões. Inventariamos a anurofauna da floresta de restinga do Parque Estadual da Ilha do Cardoso entre outubro de 2005 e outubro de 2007, por meio de 25 viagens mensais de dois dias de duração. Foram utilizados dois métodos: procura visual ativa em uma parcela permanente de 10 ha e procura visual e auditiva em nove sítios de reprodução. A anurofauna da área de estudo é composta por 17 espécies pertencentes às famílias Bufonidae (2 espécies), Craugastoridae (1), Hylidae (10), Leiuperidae (1), Leptodactylidae (2) e Microhylidae (1). A riqueza estimada foi de 17,77-17,96, o que mostra que nosso esforço amostral foi suficiente para registrar praticamente toda a anurofauna presente nessa formação de restinga. Essa riqueza pode ser considerada elevada quando comparada à de outras áreas de restinga, principalmente aquelas dotadas de vegetação menos estruturada. O predomínio da família Hylidae é característico de todas as localidades da região neotropical. Nenhuma espécie acha-se incluída nas listas de espécies ameaçadas de extinção do estado de São Paulo e do Brasil, mas Aparasphenodon bokermanni é considerada pouco conhecida ("Data Deficient") pela IUCN, e outras três espécies (Dendrophryniscus leucomystax, Haddadus binotatus e Itapotihyla langsdorffii) apresentam populações em declínio. Essas informações revelam a importância da floresta de restinga da Ilha do Cardoso para a manutenção de populações de anuros. Uma análise de agrupamento de 14 espécies que utilizaram nove sítios reprodutivos evidenciou três grupos, sendo o hidroperíodo o principal fator na determinação das similaridades. Conclui-se que a preservação de corpos d'água com diferentes fisionomias é essencial para a conservação de populações viáveis de anuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ferreira, Ana Beatriz Gomes, Marcella Araújo do Amaral Carneiro, and Eliane Marinho Soriano. "Saberes e práticas tradicionais na extração e cultivo de macroalgas marinhas." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 6 (July 6, 2020): 661–71. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.006.0053.

Full text
Abstract:
Esse estudo teve o objetivo de investigar os saberes e práticas tradicionais presentes nas atividades de extrativismo dos bancos naturais e cultivo de macroalgas marinhas no Rio Grande do Norte. O estudo foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas utilizando questionário composto por assuntos que abordavam questões relacionadas as práticas produtivas, aspectos sociais, manejo das macroalgas e conhecimentos referentes aos ecossistemas costeiros. Além das entrevistas, foi realizado o acompanhamento das atividades produtivas desenvolvidas pelos participantes envolvidos na pesquisa. Dentre os registros obtidos, podemos destacar os saberes tradicionais da atividade extrativista, os conhecimentos empíricos relacionados à ecologia e ciclo de vida das macroalgas. No que se refere a produção das algas cultivadas, ficou constatada que essas práticas contribuem para a diminuição da pressão exercida sobre os bancos naturais, possibilitando a manutenção e a recuperação das populações naturais de macroalgas na área estudada. Além disso, ficou evidenciado que as atividades desenvolvidas pela comunidade têm contribuído para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. Em conclusão, foi possível verificar que os saberes e práticas tradicionais do extrativismo e cultivo de algas, influenciam de forma positiva na conservação dos recursos naturais, e o seu uso de forma racional é extremamente importante para a perpetuação dos saberes dessas populações tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Gomes, Bárbara Alexandra Alexandra Costa. "ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS OCORRIDOS PELA OCUPAÇÃO IRREGULAR NO MANGUEZAL DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ - FORTALEZA, CE." Ensaios de Geografia 6, no. 11 (August 31, 2020): 11–31. http://dx.doi.org/10.22409/eg.v6i11.36346.

Full text
Abstract:
Este trabalho de monografia tem como principal propósito analisar os impactos no manguezal do Rio Ceará, decorrentes da ocupação irregular, indicando medidas que ajudem na conservação e preservação do manguezal, levando para a sociedade um ambiente ecologicamente saudável e equilibrado. O litoral do Brasil é a área mais densamente ocupada de todo o território nacional, pois é na zona costeira que as principais atividades humanas se desenvolvem de modo intenso, onde destaca-se a moradia, comércio, turismo e instalações portuárias. No Ceará, essas atividades intensificaram-se a partir da década de 1940 com início da construção do Porto do Mucuripe. As áreas mais afetadas de modo negativo com a expansão urbana foram as dunas, praias e manguezais, sendo as áreas de dunas e mangues as mais fortemente degradadas. Os manguezais são conhecidos por serem os mais produtivos dos ecossistemas costeiros, além da sua importância para a reprodução da fauna marinha e refúgio para aves migratórias. No entanto, os manguezais veem sendo degradados e impactados nos últimos 20 anos por diversas atividades econômicas como: a carcinicultura, atividade salineira e especulação imobiliária. Sabe-se que tais atividades são importantes para a economia da sociedade, mas infelizmente acarreta sérios danos para o ambiente social e natural. No manguezal do Rio Ceará os conflitos sociais e a degradação ambiental são bastante visíveis, pois se observa aumento nas taxas de criminalidade, falta de infraestrutura e saneamento básico, precarização da saúde e educação. Deve-se levar em consideração que a área do estuário do Rio Ceará está muito poluída, devido ao lançamento de efluentes doméstico e o descarte incorreto do lixo. A pesquisa desenvolveu-se basicamente através de levantamento bibliográfico, trabalho de campo e compilação das informações coletadas, além da confecção de mapas. Para a análise da área de estudo usou-se a Teoria Geossistêmica, desenvolvida por Victor Sotchava nos anos de 1960, de modo a identificar e analisar os impactos observados na área de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Castro, Astréa Gomes, Rodrigo Martins Lemes, Fabianne Manhães Maciel, and Rafael Nogueira Costa. "UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA RESTINGA DA PRAIA DO PECADO: UMA POSSIBILIDADE REAL À LUZ DA LEGISLAÇÃO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 2 (June 28, 2019): 748. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019748-769.

Full text
Abstract:
O presente artigo destaca a Legislação Ambiental Brasileira, a níveis Federal e Estadual, além analisar pareceres acadêmicos e periciais e processos administrativos produzidos localmente para subsidiar a proteção de um fragmento urbano de restinga, intitulada Restinga da Praia do Pecado. A Restinga é um ecossistema costeiro que se estende por todo o litoral Brasileiro, caracterizado por faixas arenosas formadas por avanços e recuos das marés durante o Pleistoceno e Holoceno. O avanço da legislação ambiental referente à proteção das restingas é recente e ocorreu concomitantemente à uma série de transformações urbanas em municípios costeiros como Macaé/RJ. A análise legal do tema se inicia a partir da Constituição de 1988, que cita nominalmente a Zona Costeira como Patrimônio Nacional a ser protegido, leis estaduais, lei orgânica do município de Macaé e o decreto municipal assinado em 2014. Conclui-se que, mesmo com legislação totalmente favorável à proteção e preservação, fatores políticos e econômicos se mostram limitantes para a institucionalização definitiva de uma Unidade de Conservação na Restinga da Praia do Pecado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Costa Santos, Carolina Santana da, Fábio Ferreira Dias, Barbara Franz, Paulo Roberto Alves dos Santos, Thalita Da Fonseca Rodrigues, Ruan Vargas, and Camila Américo dos Santos. "RELATIVE SEA LEVEL RISE EFFECTS AT THE MARAMBAIA BARRIER ISLAND AND GUARATIBA MANGROVE: SEPETIBA BAY (SE BRAZIL)." Journal of Sedimentary Environments 4, no. 3 (August 4, 2019): 249–62. http://dx.doi.org/10.12957/jse.2019.44397.

Full text
Abstract:
Human activities change coastal ecosystems, but they are also altered by natural causes, such as the relative sea level rise. This work analyzes the influence of changes of the relative sea level at Guaratiba mangrove and Marambaia barrier island, in Sepetiba Bay, Rio de Janeiro State (SE, Brazil), based on photo interpretation. The objective of this study is to analyze the morphodynamics of Marambaia coastal sand barrier, estimating the rate of the shoreline change by mapping the vegetation line position, variations of dune extension and overwash processes. The Marambaia barrier island and Guaratiba mangrove are highly vulnerable to sea level rise. The mangrove is suffering pressure from the relative sea level rising and urbanization. The mangrove migration towards the continent is evident through the analyses of aerial images from 1976 to 2005. If the current erosion process continues in the Marambaia barrier island, a disruption in the central area of the sand bank should occur, which will create a new communication between Sepetiba Bay and the ocean. This break will change the present internal circulation of the bay and modify the ecosystems. Also considering the anthropic pressure, if the Marambaia barrier island breaks, the mangrove area will be reduced or disappear. The sea level rise and the sedimentation rate lowering will result in the migration and marine transgression in Marambaia barrier island and Guaratiba mangrove. EFEITOS DO AUMENTO RELATIVO DO NÍVEL DO MAR NA ILHA BARREIRA DE MARAMBAIA E DO MANGUEZAL DE GUARATIBA: BAÍA DE SEPETIBA (SE BRASIL) ResumoAs atividades humanas alteram os ecossistemas costeiros, mas estes também são alterados por causas naturais, como por exemplo, o aumento relativo do nível do mar. Este trabalho analisa a influência das mudanças relativas do nível do mar no manguezal de Guaratiba e na ilha barreira de Marambaia, na Baía de Sepetiba, localizada no Estado do Rio de Janeiro (SE, Brasil), com base na fotointerpretação. O objetivo deste estudo é analisar a morfodinâmica da barreira costeira de areia de Marambaia, estimando a taxa de variação da linha de costa, mapeando a posição da linha de vegetação, variações da extensão dunar e os processos de overwash. A ilha barreira de Marambaia e o manguezal de Guaratiba são altamente vulneráveis à elevação do nível do mar. O manguezal está sofrendo pressão do aumento relativo do nível do mar e da urbanização. A migração do manguezal para o continente é evidente através da análise de imagens aéreas de 1976 a 2005. Se continuar o processo atual de erosão na ilha barreira de Marambaia, deverá ocorrer uma ruptura na área central do banco de areia, o que dará origem a uma nova comunicação entre a Baía de Sepetiba e a oceano. Essa quebra vai mudar a atual circulação interna da baía e modificar os ecossistemas. Se a ilha barreira de Marambaia se romper, a área de manguezal irá ser reduzida ou desaparecerá. Este efeito é tanto mais provável se for considerada também a pressão antrópica. A elevação do nível do mar e a redução da taxa de sedimentação resultarão na migração e transgressão marinha na barreira de Marambaia e no mangue de Guaratiba. Palavras-chave: Ilha da Barreira. Manguezal. Elevação do nível relativo do mar. Erosão costeira. Galgamento oceânico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Souza, Fernando Basquiroto de, and Carlyle Torres Bezerra de Menezes. "Avaliação de metodologias para valoração de recursos naturais e danos ambientais em ecossistemas costeiros: Estudo de Caso de uma área do Banhado da Palhocinha, Garopaba, Santa catarina, Brasil." Revista de Gestão Costeira Integrada 13, no. 2 (June 2013): 215–27. http://dx.doi.org/10.5894/rgci341.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gerhardinger, Leopoldo Cavaleri, Dannieli Firme Herbst, Fabiano Grecco de Carvalho, Rodrigo Rodrigues Freitas, Daniele Vila-Nova, Suelen Cunha, Marta Jussara Cremer, Alessandra Pfuetzenreuter, and Letícia Haak. "Diagnóstico socioambiental do Ecossistema Babitonga." Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha 10 (March 18, 2021): e2021002. http://dx.doi.org/10.37002/revistacepsul.vol10.830e2021002.

Full text
Abstract:
Diagnóstico sobre o passado, presente e os rumos possíveis para o desenvolvimento territorial sustentável na região da Baía Babitonga, com abordagem de conceptualização e análise colaborativa do “Ecossistema Babitonga”, envolvendo coleta de dados primários (percepção compartilhada pelos usuários diretos -33 oficinas, 278 participantes da pesca artesanal, transporte aquaviário, mineração, aquicultura, turismo e recreação) e; dados secundários (revisão da literatura disponível sobre cinco fases da trajetória do desenvolvimento regional e caracterização socioeconômica associada aos usos diretos do ecossistema aquático costeiro-marinho adjacente). O diagnóstico perceptivo incluiu caracterização espacial dos usos da porção aquática e serviços ecossistêmicos associados, dos conflitos, impactos e problemas socioambientais enfrentados, das áreas e ações prioritárias para gestão ambiental pública, da percepção sobre bem-estar, das lacunas de representação política para uma governança com base ecossistêmica e lacunas de conhecimento. Oferecemos uma síntese do cenário tendencial de desenvolvimento e respectivas consequências que desviam a trajetória da sustentabilidade. Apresentamos caminhos alternativos para incentivar a governança policêntrica rumo à transição para a sustentabilidade, incluindo cenários de: i) implementação do Grupo Pró Babitonga (GPB); ii e iii) promoção das políticas de gerenciamento costeiro e de recursos hídricos; iv) promoção do SNUC (criação de uma APA) e; v) construção de Mecanismo Financeiro para a sustentabilidade das ações de gestão ambiental pública e desenvolvimento territorial sustentável em longo prazo. Concluímos que existe uma oportunidade social, econômica, política e científica para a promoção da policentricidade na governança costeira e do ecossistema aquático e a ancoragem do GPB em uma UC de Uso Sustentável da categoria APA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Fonseca, Sergio Mattos. "A Educação Ambiental como disciplina." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 11, no. 1 (March 31, 2016): 305–14. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1881.

Full text
Abstract:
Através do documento final da Conferência de Tbilisi na Geórgia (1977), percebe-se a dimensão atribuída à Educação em relação ao meio ambiente, não somente restringindo ao meio físico, mas entendendo as inter-relações com o meio social e cultural, relacionando essa com o modelo de desenvolvimento humano. A transversalidade da questão ecológica é trabalhada nas ONGs através dos seus diversos projetos desenvolvidos. Um exemplo pioneiro na Educação é a experiência da APREC Ecossistemas Costeiros, uma organização ambientalista com sede no Rio de Janeiro. Através do Centro de Ensino Interdisciplinar - CEI onde a Educação Ambiental é internalizada como disciplina e alcança os alunos que frequentam os cursos do ensino básico. Os alunos podem ter nota 10 nas provas, mas ainda assim, jogar lixo na rua, pescar peixes - fêmeas prontas para reproduzir, atear fogo no mato indiscriminadamente, ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. A formulação do projeto educacional do Centro de Ensino Interdisciplinar – CEI - internalizando a Educação Ambiental como disciplina por meio da discussão, decisão e encaminhamentos conjuntos, com atribuição de responsabilidades pelos corpos docentes e discentes, possibilita superar o fracionamento do saber. As divergências de interesses, vários exercícios profissionais e as diferentes escalas de valores, por terem que se articular na efetivação do projeto pedagógico, contribui para a construção de uma cidadania com consciência ecológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Laut, Lazaro, Maria Virgina Alves Martins, Pierre Belart, Maria Lucia Lorini, Iara Clemente, Leandro Nogueira, Anna Juliace, and Luiz Francisco Fontana. "ORGANIC COMPOUNDS AS PROXIES OF THE SEDIMENTARY ENVIRONMENTAL QUALITY OF THE MARICÁ-GUARAPINA LAGOON SYSTEM (SE, BRAZIL)." Journal of Sedimentary Environments 4, no. 2 (June 15, 2019): 159–73. http://dx.doi.org/10.12957/jse.2019.43371.

Full text
Abstract:
Bottom sediment is a natural trap for organic matter and different kinds of pollutants. The accumulation of large amount of organic matter gives rise to the eutrophication of the aquatic ecosystems. The analyses of the quantity and quality of the organic matter (biopolymers) help to determine the trophic status of coastal ecosystems. The Maricá-Guarapina Lagoon System (MGLS) is located in Rio de Janeiro and is composed by four connected lagoons: Maricá, Barra, Padre and Guarapina. It has been suffering impacts due to the intense and uncontrolled property speculation. Based on this problem, this study aimed to characterize the organic matter (OM) amount and quality in sediments and the relation with the impacted areas in this lagoon system. The collected sediment samples were analyzed for geochemical data combined with grain size and physical-chemical environmental parameters of the bottom water. Statistical results evidenced that the sedimentary environment of the MGLS is heterogenous. The organic matter supplied to the MGLS is provided from different sources but the autochthonous contribution (phytoplanktonic productivity and vegetal detritus from the mangrove fringe) prevails. The anthropogenic contribution was more evident in Padre Lagoon, where the sediments had relatively low TOC contents (0.1-0.8%). The MGLS is accumulating mainly aged organic matter. The most impacted zones were found in Guarapina, Barra and Maricá lagoons, in bottoms of fine-grained sediments, with relatively high TOC and labile biopolymeric compounds (proteins, carbohydrates and lipids) contents, which should evolve into an ever-increasing stage of eutrophication. COMPOSTOS ORGÂNICOS USADOS COMO INDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL SEDIMENTAR DO SISTEMA LAGUNAR MARICÁ-GUARAPINA (SE DO BRASIL)ResumoO sedimento de fundo constitui uma armadilha natural para a matéria orgânica e diferentes tipos de poluentes. O acúmulo de grande quantidade de matéria orgânica dá origem à eutrofização dos ecossistemas aquáticos. Estimativas de quantidade e qualidade da matéria orgânica (biopolímeros) podem ajudar a determinar o estado trófico dos ecossistemas costeiros. O Sistema Lagunar de Maricá-Guarapina (MGLS), localizado no Estado do Rio de Janeiro (SE do Brasil), é composto por quatro lagunas interconectadas: Maricá, Barra, Padre e Guarapina. Este sistema tem sofrido impactos devido à intensa e descontrolada especulação imobiliária. Neste contexto, este estudo teve como objetivo caracterizar a quantidade e qualidade de matéria orgânica (MO) dos sedimentos do MGLS. Foram obtidos dados geoquímicos e confrontados com resultados granulométricos em amostras de sedimentos coletados em 22 estações de amostragem e analisados parâmetros físico-químicos da água. Os resultados estatísticos evidenciaram que o ambiente sedimentar do MGLS é heterogêneo. Este sistema recebe matéria orgânica de diferentes fontes, sendo, porém, prevalecente a contribuição autóctone (produtividade fitoplanctônica e detritos vegetais dos manguezais existentes na região). A contribuição antropogênica de matéria orgânica foi mais evidente na Lagoa do Padre, onde os sedimentos apresentaram teores de COT relativamente baixos (0,1-0,8%). As zonas mais impactadas foram encontradas em fundos de sedimentos finos, com teores relativamente elevados de COT e de compostos biopoliméricos lábeis (proteínas, carboidratos e lipídios), nas lagunas de Guarapina, Barra e Maricá. Os resultados obtidos revelam também que o MGLS está acumulando principalmente matéria orgânica envelhecida e permitem prever que as referidas áreas podem evoluir para um estágio de cada vez maior grau de eutrofização.Palavras-chave: Lagunas Costeiras Tropicais. Biopolímeros. Eutrofização. Dinâmica Sedimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Claudino-Sales, Vanda. "Paisagem dunar em área urbana consolidada: natureza, ciência e política no espaço urbano de Fortaleza, Brasil." Sociedade & Natureza 22, no. 3 (December 2010): 447–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132010000300003.

Full text
Abstract:
Fortaleza é capital do Estado do Ceará, situado no Nordeste do Brasil. Tem 314 km² e aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, sendo a quinta cidade do Brasil em população e a de maior densidade demográfica, com cerca de 8.000 hab/km². Do ponto de vista geoambiental, é uma cidade litorânea com 35 km de praias, dunas e pequenos estuários. Tais elementos naturais encontram-se drasticamente degradados ou virtualmente extintas na área urbana. Quanto às dunas, que são residuais, datações realizadas nessa pesquisa indicaram idade em torno de 2.200 anos. O presente artigo caracteriza do ponto de vista natural e evolutivo o campo de dunas de Fortaleza, tipicamente formado por dunas barcanas e parabólicas. Salienta-se a evolução singular das dunas parabólicas, que iniciam barcanas e, submetidas à fixação, evoluem para a forma final. Em contexto de clima tropical tendendo à semi-aridez, as dunas colocam-se como importantes agentes catalisadores da qualidade do ambiente, por gerarem lagoas interdunares, que engendram ecossistemas costeiros aptos a abrigarem espécies da fauna continental e aquática. As dunas atuam também como captadoras de águas pluviais, alimentando os lençóis freáticos e garantindo perenidade dos rios, além de inibir cheias urbanas. O artigo trata também da grande mobilização social, realizada na perspectiva de preservar 15 ha de dunas situados em área de elevada valorização imobiliária. A luta socioambiental, vitoriosa, pela primeira vez sobressaiu-se em relação aos interesses do mercado imobiliário, resultado da interrelação entre diversos segmentos sociais, cientes e ciosos da necessidade de preservação do campo de dunas milenar "do Cocó".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Valadão, Lívia Capecchi, Rogério Neder Candella, and Murilo Minello. "A abertura da barra da Lagoa de Saquarema: evolução histórica e impactos ambientais." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 14, no. 2 (December 27, 2020): 184–208. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v14n22020p184-208.

Full text
Abstract:
As lagoas costeiras desempenham um papel importante nos ecossistemas regionais. Este trabalho se propõe a levantar aspectos históricos das principais mudanças sofridas pela Lagoa de Saquarema (RJ). Uma das modificações mais relevantes foi a abertura de um canal permanente para manter a comunicação entre a lagoa e o mar. Para tanto, foi necessário construir um guia para estabilizar sua embocadura. Essa modificação trouxe grandes alterações na dinâmica do ecossistema. Além de detalhar o processo histórico da lagoa, o presente estudo avalia ainda, as mudanças e os impactos da abertura artificial, comparando períodos anteriores à referida construção. Por fim, espera-se que este trabalho sirva como base para orientação de autoridades formais e reforce a necessidade de adequada gestão e monitoramento deste ecossistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Alves Martins, Maria Virgínia, Johann Hohenegger, Fabrizio Frontalini, Cristina Sequeira, Paulo Miranda, Maria Antonieta Da Conceição Rodrigues, Wânia Duleba, Lazaro Laut, and Fernando Rocha. "FORAMINIFERA CHECK LIST AND THE MAIN SPECIES DISTRIBUTION IN THE AVEIRO LAGOON AND ADJACENT CONTINENTAL SHELF (PORTUGAL)." Journal of Sedimentary Environments 4, no. 1 (January 9, 2019): 1–52. http://dx.doi.org/10.12957/jse.2019.39308.

Full text
Abstract:
This work is based on a compilation of benthic foraminiferal data collected in the Aveiro Lagoon and in the adjacent continental shelf and upper slope (center of Portugal). It intends to provide an overall analysis from transitional to the outer continental shelf of the occurrence and distribution of species in living and to present updated taxonomic data and illustrations of most of the species found in the in the Aveiro Lagoon and in the adjacent continental shelf including in total assemblages. Cluster analysis (CA) and Principal Components Analysis (PCA) interpreted as depth functions allow us to identify the main species in different ecoenvironments and sectors of the study area. The most unusual living assemblage was documented in the lagoon inlet under very strong tidal currents activity, composed mostly by the following species (both in living and total assemblages): Rotaliammina concava, Lepidodeuterammina ochracea, Quinqueloculina seminula, Gavelinopsis praegeri, Paratrochammina haynesi, Remaneica helgolandica and Remaneicella gonzalezi. The distribution patterns of some Trochamminidae and Remaneicidae species whose ecology and distribution pattern are poorly known, have proved to be a marker of more or less hydrodynamic and stable/unstable environments in coastal and transitional marine environments. OCORRÊNCIA DE FORAMINÍFEROS E DISTRIBUIÇÃO DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES NA LAGOA DE AVEIRO E NA PLATAFORMA CONTINENTAL ADJACENTE (PORTUGAL)ResumoEste trabalho baseia-se numa compilação de dados foraminíferos bentónicos recolhidos na Laguna de Aveiro e na plataforma continental adjacente (centro de Portugal). Pretende efetuar uma análise geral da distribuição de espécies nas associações vivas e totais (vivas e mortas) na área de estudo, em função da profundidade. Pretende ainda apresentar dados taxonómicos e ilustrações da maioria das espécies encontradas na Laguna de Aveiro e na plataforma continental adjacente. A análise de agrupamento (CA) e a análise de componentes principais (PCA), em função da profundidade, permitem identificar as principais espécies em diferentes ecossistemas e setores da área de estudo. A associação viva mais invulgar foi encontrada na embocadura da Laguna de Aveiro, um ambiente sujeito a forte corrente de maré. Essa associação era composta principalmente pelas seguintes espécies (na associação viva e total): Rotaliammina concava, Lepidodeuterammina ochracea, Quinqueloculina seminula, Gavelinopsis praegeri, Paratrochammina haynesi, Remaneica helgolandica and Remaneicella gonzalezi. Os padrões de distribuição de algumas espécies de Trochamminidae e Remaneicidae, cuja ecologia e padrão de distribuição são pouco conhecidos, mostraram ser um marcador de ambientes mais ou menos hidrodinâmicos e de estabilidade/instabilidade do substrato em ambientes marinhos costeiros e de transição. Palavras-chave: Ecologia. Taxonomia. Imagens digitais. Análise Estatística. Ambientes Transicionais e Costeiros Marinhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Priscila Daiane Pereira Lopes, Nagela Segundo Teixeira, and Leonor de Maria Rodrigues Melo. "APLICAÇÃO DA AULA DE CAMPO COMO UMA PRÁTICA EFETIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL." Revista Eletrônica Casa de Makunaima 2, no. 4 (April 18, 2020): 55–64. http://dx.doi.org/10.24979/makunaima.v2i4.682.

Full text
Abstract:
Diante do atual contexto mundial marcado pela utilização desenfreada dos recursos naturais e pela degradação do meio ambiente, cria-se uma necessidade de articulação entre a escola e a comunidade para buscar ferramentas que minimizem o desgaste ambiental, tendo em vista que o ser humano é o principal responsável. Dessa forma, a Educação Ambiental, que reside na atuação consciente dos cidadãos, promove o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais. A presente pesquisa justifica-se na relevância da apropriação da aula de campo no ensino da Educação Ambiental, na perspectiva de que essa leve o aluno a conhecer temas relacionados com a área ambiental, com o intuito de tornar-se um cidadão consciente de suas práticas. O objetivo deste estudo é entender e verificar a relevância das práticas de aula de campo como ferramenta fundamental para o processo de conhecimento de Educação Ambiental, especificamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Consolação de Jericoacoara. Como prática metodológica os ecossistemas costeiros foram expostos e explicados mediante uma aula de campo, com a finalidade de levar o aluno a ter um conhecimento e a consciência de prática de Educação Ambiental em ambientes de seu próprio convívio. Para a realização do trabalho, utilizou-se a pesquisa-ação como método de pesquisa, possibilitando aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, como resultadoobservou-se que o contato com o ambiente natural levou os alunos a uma percepção e interação que notadamente estimulou suas relações com o mesmo, o que nos leva a relacionar Educação Ambiental e Aula de campo como práticas muito próximas e relevantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Reis, Almir Francisco. "Preservação ambiental no contexto urbano: cidade e natureza na Ilha de Santa Catarina." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 12, no. 1 (May 31, 2010): 45. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2010v12n1p45.

Full text
Abstract:
A Ilha de Santa Catarina, onde se situa a maior parte do município de Florianópolis, no sul do Brasil, tem cerca de 42% de seu território enquadrado como Área de Preservação Permanente, índice extremamente elevado, talvez único no país. Estas áreas constituem barreiras ao processo de ocupação, caracterizando de modo marcante o tecido descontínuo da cidade, apesar da intensidade das transformações por que vêm passando, a partir do desenvolvimento urbano-turístico. O presente trabalho, tendo por base aportes colocados pelo paradigma ambiental e a busca por uma cidade articulada por uma rede de espaços livres públicos densa e carregada de urbanidade, faz uma leitura histórica desse processo. Analisa os impactos sobre ecossistemas costeiros e reflete sobre possibilidades e limitações das áreas de preservação ambiental no contexto urbano. Palavras-chave: preservação ambiental; crescimento urbano-turístico; projeto urbano; Ilha de Santa Catarina; Florianópolis. Abstract: Santa Catarina Island, which is a major part of the municipality of Florianópolis, has about 42% of its territory framed as Permanent Preservation Area, a very high rate, perhaps unique in Brazil. Despite the intensity of the contemporary urban growth processes in the island, these areas constitute barriers to the urban occupation process and strongly characterize the discontinuous fabric of the city. Based on environmental paradigms and searching for a city articulated by a network of public open spaces, the paper makes ahistorical reading of this process. It analyzes the impacts of urban and tourism growth on the coastal ecosystems and reflects on the possibilities and limitations of environmental preservation areas in the urban context. Keywords: environmental preservation; urban and tourism growth; urban design; Santa Catarina Island; Florianópolis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Fonseca, André Luiz dos Santos, Claudio Cardoso Marinho, Murilo Minello, and Francisco De Assis Esteves. "Lagoas costeiras urbanas sujeitas a impactos antrópicos via aporte de efluentes: aspectos gerais e a concentração de metano na Lagoa Imboassica, Macaé, RJ." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 14, no. 1 (April 16, 2020): 81–97. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v14n12020p81-97.

Full text
Abstract:
As lagoas costeiras ocupam 13% da costa do planeta. No Brasil, ocorrem ao longo de toda a costa, com destaque para os Estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em função de sua localização geográfica, as lagoas costeiras estão sujeitas a diversos impactos antrópicos. Ações multidisciplinares mitigadoras desses impactos são imprescindíveis para a mudança das condições atuais das lagoas costeiras do litoral brasileiro. Para isso, é necessário um maior conhecimento dos impactos causados e suas consequências para o funcionamento desses ecossistemas. O aporte de esgoto é um dos impactos ambientais e está diretamente relacionado ao aumento de produtividade do ecossistema. Por sua vez, quanto maior a produtividade aquática em águas lênticas, maior a emissão de metano para a atmosfera. Em um esforço para entender melhor a influência da eutrofização sobre o ciclo do metano, nós analisamos a concentração de metano no sedimento em quatro regiões da Lagoa Imboassica que apresentam diferentes características ambientais. Em cada região, foram coletados testemunhos de sedimento de 10 cm, que foram subdivididos em cinco perfis de 2 cm. Nós analisamos a concentração de metano na água instersticial do sedimento em cada perfil. Nós observamos que as regiões da lagoa influenciadas pelo aporte de esgoto apresentaram as maiores concentrações de metano no sedimento. Concluímos que o tratamento de esgoto é fundamental para a mitigação da eutrofização e, consequentemente, da produção de metano no ecossistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Gomes, Erick Jordan Da Silva, Welton Paulo Do Nascimento, Rodrigo Quirambú Da Silva, and Michel Andrade Da Silva. "ENSINO DE OCEANOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR: LINGUAGENS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 976–92. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.531.

Full text
Abstract:
A Oceanografia apresenta-se integrada ao ensino de Geografia nas bases curriculares do Brasil, sendo muitas vezes abordadas a partir de realidades distantes do cotidiano dos alunos e sem o uso de recursos facilitadores de uma aprendizagem significativa. Assim, o presente texto tem como objetivo estabelecer relações entre oceanografia com o processo de construção do conhecimento geográfico em ensino médio, potencializando o uso de linguagens de aprendizagem para uma visão crítica sobre a dinâmica dos ambientes costeiros e seus ecossistemas. Para a análise foram realizados levantamentos bibliográficos e realização de oficinas com turma do ensino médio. Verificou-se que os recursos de aprendizagem utilizados favoreceram a construção de uma apreensão significativa, a partir de uma relação de complementariedade entre o conhecimento dos alunos e dos professores-estagiários no processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Oceanografia; Geografia; Aprendizagem significativa; Linguagens de aprendizagem. RESUMEN La oceanografía se integra a la enseñanza de la geografía en las bases curriculares de Brasil, a menudo se aborda desde realidades distantes de la vida cotidiana de los estudiantes y sin el uso de recursos que faciliten un aprendizaje significativo. Por lo tanto, este documento tiene como objetivo establecer relaciones entre la oceanografía y el proceso de construcción del conocimiento geográfico en la escuela secundaria, mejorando el uso del aprendizaje de idiomas para una visión crítica de la dinámica de los entornos costeros y sus ecosistemas. Para el análisis se realizaron encuestas bibliográficas y talleres con clase de secundaria. Se encontró que los recursos de aprendizaje utilizados favorecieron la construcción de una aprensión significativa, basada en una relación de complementariedad entre el conocimiento de los estudiantes y los maestros en formación en el proceso de enseñanza y aprendizajePalabras clave: Oceanografia; Geografía; Aprendizaje significativa; aprendizaje de idiomas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography