Academic literature on the topic 'Edição de texto'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Edição de texto.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Edição de texto"

1

Telles, Célia Marques, and Alícia Dhuá Lose. "Qual edição e o que editar." A Cor das Letras 18, no. 2 (December 18, 2017): 271. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v18i2.1863.

Full text
Abstract:
De início, apresenta-se a definição de filólogo de L. S Picchio e, de imediato, remonta-se à discussão de F. de Saussure sobre filologia, chegando-se, então ao “regresso à filologia” de Paul de Man. Por fim, toma-se a posição de Llored quanto à filologia. Ao preocupar-se com o objeto da Filologia, vai-se ao princípio do século XX com as nove etapas da filologia, apontadas por C. M. de Vasconcelos, que, na sua essência, são os mesmos com que se depara o filólogo nos dias atuais. Lembra-se, com B. Cerquiglini, a importância da escrita na sociedade medieval e chega-se, enfim, aos rascunhos dos escritores modernos e a importância dos dados de fala, alcançando-se o núcleo da investigação, que é o texto. Finalmente adverte-se que a filologia debruça-se sobre o documento, guardado, preservado nos arquivos. Explica-se a necessidade de o filólogo fazer edições de caráter conservador, preservando as características grafemáticas do texto, mas permitindo, também, a análise de outros níveis linguísticos no texto, como mostra R. Wright. Em seguida, passa-se a falar dos critérios de edição de textos, contrapondo antigas práticas com o comportamento dos editores na atualidade e a importância do texto fidedigno para o estudo do texto. E, então, passa-se a explicar a edição conservadora de textos na era da informática, ressaltando-se as tecnologias de que dispõe o editor de textos, lembrando a discussão trazida por M.C. P de Sousa, quanto à importância da cópia no meio digital e explicam-se as etapas da edição de um texto na era digital, chegando-se à edição digital hipertextual e, por conseguinte, à edição eletrônica. Nessa direção adverte-se o fato de que os princípios seguidos devem ser obedecidos a fim de que a edição digital possas cumprir o seu papel e tenha um espaço que a diferencia da edição estática feita nos moldes tradicionais. Conclui-se assinalando que o avanço tecnológico permitiu que a tarefa de proceder-se à transcrição do texto aumentou em velocidade e em variedades de formatos de apresentação, mas enfatizando-se ser a competência e a seriedade do pesquisador, por trás da decodificação dos caracteres e da escolha dos critérios, o ponto mais importante para a realização de um bom trabalho filológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barrio, Artur. "Textos, manifestos e um "texto mais recente"." Revista Visuais 2, no. 2 (March 17, 2016): 139–85. http://dx.doi.org/10.20396/visuais.v2i2.11952.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santiago, Iago Gusmão, Stephanne Da Cruz Santiago, and Patrício Nunes Barreiros. "A interface rizomática do acervo: construção do dossiê arquivístico para elaboração de edições digitais." A Cor das Letras 18, no. 2 (December 18, 2017): 45. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v18i2.2675.

Full text
Abstract:
A filologia, ao longo do tempo, tem adotado diferentes métodos para a edição de textos. A depender do tipo de texto e dos objetivos da edição, a abordagem metodológica pode variar. Atualmente, novas discussões acerca da edição de texto tem levado os filólogos a repensar o seu labor, a partir do questionamento do estatuto do texto, que transcendeu seu aspecto alfanumérico e se inseriu no universo digital. A informática e seus desdobramentos contemporâneos anunciaram uma nova fase da cultura escrita que está exigindo um novo olhar para o texto e seus processos de transmissão. O acervo do escritor baiano Eulálio Motta (1907-1988) abarca uma variedade de documentos pessoais, sua produção literária édita e inédita, correspondências, diários, coleções de objetos etc. Esses documentos funcionam como lugar de memória, possibilitando a reconstrução de uma parcela significativa da vida e da obra do escritor. No acervo, os documentos estão integrados por meio de uma rede de relações com significados importantes. Portanto, ao editar um texto que faz parte do acervo, faz-se necessário esboçar um modelo de edição que garanta a manutenção dessa rede de significados. Barreiros (2013; 2015) propôs um modelo de hiperedição que inclui um dossiê arquivístico, que é uma forma de integrar, por meio de hiperlinks, os paratextos e os protextos do documento editado. Dessa forma, é possível estabelecer uma rede de relações entre o texto editado e os documentos do acervo. O presente artigo apresenta um estudo acerca da construção do dossiê arquivístico elaborado para a edição digital dos textos publicados por Eulálio Motta no jornal Mundo Novo e dos rascunhos de cartas do caderno Farmácia São José. Para exemplificar o estudo, será utilizado como exemplos os dossiês arquivísticos de dois textos: CARTA ABERTA (28-08-1931) do jornal Mundo Novo e Carta aberta a um amigo do caderno Farmácia São José.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Taylane Vieira dos, Tainá Matos Lima Alves Boaventura, and Patrício Nunes Barreiros. "A filologia editorial na era digital." Manuscrítica: Revista de Crítica Genética, no. 44 (November 23, 2021): 141–49. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p141-149.

Full text
Abstract:
Neste artigo, discutiremos um modelo de edição que evidencia a pluralidade de textos e paratextos dos arquivos de escritores, propiciado pela aproximação entre a Crítica Textual e a Informática que culminou para o surgimento das Humanidades Digitais. Nossa proposta busca repensar e rever a práxis filológica de edição de textos pelas interfaces das Críticas: Textual, Genética e Sociológica, em ambiente digital. Traçaremos uma proposta de edição que repensa e aponta novos caminhos do fazer filológico na contemporaneidade, possibilitada pelos novos suportes eletrônicos, para rever e ampliar as vozes da história e perceber outras subjetividades acerca dos conceitos de texto e autoria. O objetivo é mostrar como a edição digital explora as complexidades do texto, através de uma hipermídia digital, de modo que contemple os múltiplos aspectos do corpus: linguístico, contextual e bibliográfico, considerando os processos de produção, transmissão e recepção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Angioni, Lucas. "ARISTÓTELES ÉTICA A NICÔMACO LIVRO VI." Revista Dissertatio de Filosofia 34 (January 1, 2011): 285. http://dx.doi.org/10.15210/dissertatio.v34i0.8705.

Full text
Abstract:
Esta tradução assume o texto de Bywater para a Oxf ord Classical Texts. A numeração dos capítulos, no entanto, é a da edição Bekker, que julgamos mais acertada em relação ao andamento argumentativo do texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, João Gonçalves Ferreira Christófaro. "Edição e ficção." Em Tese 19, no. 1 (April 30, 2013): 276. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.19.1.276-287.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende analisar o modo como alguns procedimentos editoriais que culminaram na publicação do <em>Diário do hospício</em> de Lima Barreto entram em choque com o próprio texto do autor carioca, que desestabiliza os parâmetros genéricos sugeridos pela edição, criando uma tensão que não só torna difícil para o leitor a decisão entre a aceitação ou não de um pacto autobiográfico como também potencializa os diálogos entre literatura, vida, escritor e personagem que aí aparecem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Banza, Ana Paula. "SOBRE O USO DO TEXTO ESCRITO EM LINGUÍSTICA HISTÓRICA: MITOS ANTIGOS E PRÁTICAS MODERNAS." Letras, no. 60 (October 13, 2020): 33–50. http://dx.doi.org/10.5902/2176148542435.

Full text
Abstract:
Resumo:O presente texto discute o uso de textos escritos como corpora em Linguística Histórica. Desde as suas origens, mas sobretudo no quadro teórico e metodológico da linguística moderna, incluindo a Sociolinguística laboviana, os dados da escrita têm sido encarados como “maus dados”, por comparação com os dados da oralidade, disponíveis para os estudos de sincronias modernas. Esta ideia junta-se a outras, que a tradição tem também perpetuado, sobre a natureza das fontes e os tipos de edição, que importa igualmente discutir à luz das alterações trazidas pela era digital à teoria e à prática editorial.Palavras-chave:Linguística Histórica. Humanidades digitais. Texto escrito. Edição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rosa, Maria Carlota, Diana Maul de Carvalho, and Dante Martins Teixeira. "Regimento proueytoso e modus curandi: edição dos textos." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 12, no. 3 (December 2005): 795–800. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702005000300010.

Full text
Abstract:
O Regimento proueytoso contra ha pestenença e o Modus curandi cum balsamo são apresentados em edição fac-similar dos exemplares existentes, respectivamente, na Biblioteca Pública de Évora e na Biblioteca Nacional de Portugal. Ambos os fac-símiles receberam edições semidiplomáticas. Segue-se a essa transliteração para caracteres modernos uma tradução; no caso do Regimento, uma tradução intra-línguas, que modernizou o texto; no caso do Modus curandi, o texto latino recebeu tradução para o português atual. No presente texto explicam-se os critérios empregados na edição semidiplomática e, no caso do Regimento, na modernização do texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Emiliano, António. "Problemas de transliteração na edição de textos medievais." Revista Galega de Filoloxía 3 (May 17, 2002): 29–64. http://dx.doi.org/10.17979/rgf.2002.3.0.5362.

Full text
Abstract:
A edição de um texto medieval é um processo de mediação que afasta o texto do seu modo original de representação, de acordo com a perspectiva interpretativa do editor. Neste artigo faço a distinção entre transcrição (reprodução do conjunto de caracteres presente no texto) e transliteração (substituição de um conjunto de caracteres), e argumento que (1) a transcrição de um texto medieval é tanto mais fiel ao manuscrito original quanto menos operações de transliteração envolver, e (2) as edições conservadoras para estudos linguísticos devem idealmente constituir-se através de transcrições estreitas que impliquem um mínimo de operações de transliteração. São em seguida discutidos quatro tipos de edição, de diverso grau de conservadorismo, ilustrados através de um testamento privado de 1210.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, Robson Fernando Castro. "Zona de Contágio: Interações, trocas e criações experimentais em arte contemporânea." Arquivos do CMD 4, no. 2 (April 17, 2017): 178–89. http://dx.doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9148.

Full text
Abstract:
O presente texto apresenta e detalha o projeto Zona de Contágio em seus principais aspectos. Além disso, apresenta os dez trabalhos artísticos que participaram da 1a Edição (2011) e 2a Edição (2016). Junto ao texto, são exibidas também 15 imagens dos trabalhos citados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Edição de texto"

1

Beato, Inês Henriques. "Texto com ciência na Leya." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14602.

Full text
Abstract:
Mestrado em Estudos Editoriais
O presente relatório visa apresentar as atividades por mim desenvolvidas no Departamento de Coordenação Editorial Escolar da Texto Editores, editora pertencente ao grupo LeYa, no âmbito da produção de dois manuais escolares de Ciências Naturais de 9.o ano, durante o estágio curricular que realizei nesse mesmo Departamento (de 01 de dezembro de 2014 a 30 de abril de 2015), enquadrado no Mestrado em Estudos Editoriais da Universidade de Aveiro.
This internship report provides a description of the activities I accomplished at the Editorial Coordination Department of Texto Editores, a LeYa group publishing house, within the production of sciences scholar books, during the internship I did at that department (from December 1 2014 until April 30 2015), part of the Master Degree in Publishing Studies of Aveiro University.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Baptista, André Piedade. "Assírio & Alvim, Documenta e o Sistema Solar da Edição." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10635.

Full text
Abstract:
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Edição de Texto
O presente relatório tem como objectivo descrever o estágio realizado na Sistema Solar – Cooperativa Editora e Livreira, Crl., integrado no Mestrado em Edição de Texto. São apresentadas as motivações do estagiário, processo de obtenção do estágio e contextualização da situação da empresa. Quanto ao trabalho realizado, é destacada a revisão de texto, sendo enumeradas as obras revistas durante o estágio. Serve de conclusão uma reflexão acerca da aprendizagem realizada, uma comparação das expectativas do estagiário com a forma como o estágio decorreu e uma análise do funcionamento e estratégia da editora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Piscitelli, Adriane dos Santos. "O caminho que o texto faz na LeYa: uma viagem pelas edições gerais e escolares." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/11934.

Full text
Abstract:
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Edição de Texto
Este relatório de estágio tem o objetivo de expor as atividades realizadas ao longo do período de três meses de trabalho no grupo LeYa, mais especificamente nas chancelas da Texto e da Caminho. Na Texto, a tarefa consistiu em participar de determinados projetos dos coordenadores editoriais escolares de Geografia e de Matemática. Na Caminho, apresentei uma proposta de divulgação editorial da autora portuguesa de infantojuvenil Alice Vieira ao mercado brasileiro para venda de direitos autorais e posteriormente uma adaptação de uma obra ao português do Brasil. Tanto nas edições escolares quanto nas edições gerais, o foco foi sempre nas tarefas de um editor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Morgado, André Real. "Estágio na revista Anais de História de Além-mar." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10582.

Full text
Abstract:
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Edição de Texto
O presente relatório procura descrever o estágio por mim realizado na revista Anais de História de Além-Mar, entre os meses de Setembro e Dezembro de 2012. Além da descrição das actividades realizadas, procurei enquadrar a edição de revistas científicas no mundo mais vasto da edição, tentando analisar as suas particularidades e as suas dificuldades. Procurei ainda reflectir sobre o modelo editorial interno destas e o papel do editor científico enquanto peça fundamental na sua edição. Tentei ainda entender a função social destas publicações como meio de transmissão e difusão do conhecimento científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Yamazaki, Cristina. "Edição de texto na produção editorial de livros: distinções e definições." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-31082015-132242/.

Full text
Abstract:
Este trabalho estuda o campo da edição de texto na produção editorial de livros no Brasil. O objetivo é apontar algumas distinções necessárias às pesquisas acadêmicas sobre edição de textos, e importantes para a formação de pesquisadores e profissionais. A proposta centra-se nas principais etapas (edição de texto, preparação de originais e revisão de provas) que compõem o processo por que passa um texto a ser transformado em livro. Parte-se de análise dos manuais de editoração e de pesquisas acadêmicas que tangenciam o tema. E articula-se um diálogo entre alguns trabalhos acadêmicos das áreas de psicolinguística e psicologia cognitiva sobre leitura em suas relações possíveis com os estudos em editoração e a experiência empírica dos editores de texto. Contribui-se, assim, para o aprimoramento dos conhecimentos sobre a edição de texto, entre eles: as etapas, os objetivos principais e secundários, as estratégias, as tarefas e um conjunto de elementos necessários para que um profissional atue como editor de texto consciente de sua intervenção.
It is the purpose of this thesis to study the field of text-editing in the Brazilian book publishing industry. Its main aim is to point out a few distinctions deemed necessary not only to the academic research but also to the formation of researchers and professionals in this particular field of study and work. In order to achieve this goal, the main phases the text goes through on its way to becoming a book -- text-editing, copy-editing and proofreading -- are here taken into account and characterized. Examining the available manuals and academic papers on the book editing field is the starting point of this research. It then goes on to promoting a dialogue between the book editing field and other areas of expertise, such as psycholinguistics and cognitive psychology, that also deal with the process of reading. The possible relationships this dialogue reveals and the actual praxis of text editing are then analyzed. Contributing to a better knowledge of what text-editing actually involves is therefore a primary aim of this thesis. It intends to shed some light on the specific phases, primary and secondary goals and strategies text-editing comprises, as well as on a series of elements needed not only for the praxis of text-editing itself but also for a more conscientious practice of this activity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Morais, Ana Carina Brás. "Revista ELLE. Estágio e análise sobre tradução e edição de texto." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10541.

Full text
Abstract:
Relatório de estágio de mestrado em Edição de Texto
O presente documento é o relatório de um estágio de três meses realizado na revista internacional feminina ELLE, iniciado em novembro de 2012 e finalizado em fevereiro de 2013, para a componente não letiva de Mestrado e para conclusão do mestrado em Edição de Texto na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Com base nos temas aprendidos durante a componente letiva e não letiva, o presente relatório visa não só analisar o estágio mas também comparar o círculo da Tradução e Revisão dentro da Edição e Publicação da revista ELLE. Destacam-se no corpo deste relatório artigos de origem do Reino Unido, Singapura e Estados Unidos da América, assim como de Espanha, com as respetivas traduções e processos de revisão. Para os artigos traduzidos e publicados durante o estágio, incluem-se também as maquetes preparadas para impressão. Destacam-se também diversas reflexões sobre os temas acima indicados e descrições dos processos adotados pela estagiária e pela revista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Almeida, Gisele Cristina Cipriani de. "\'Memória da administração pública\' de Francisco Adolfo de Varnhagen: edição de texto." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-15012016-124827/.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo principal a leitura e transcrição paleográfica semi-diplomática do manuscrito que se encontra na Coleção Francisco Adolfo de Varnhagen, Lata 352, Maço I, do Arquivo Histórico do Itamaraty. Faz parte também o estudo da letra e do documento utilizando recursos da paleografia e da diplomática para datar o manuscrito e comprovar a autoria do mesmo, bem como o estudo da trajetória do historiador com intuito de delimitar o período provável que a obra foi escrita. A transcrição completa do manuscrito feita neste trabalho tem como o intuito a edição deste documento histórico inédito.
This paper\'s main objective is the semi-diplomatic paleographic transcription of the manuscript that is in the collection of Francisco Adolfo de Varnhagen, Lata 352, Maço I, in the Itamaraty Historical Archive. It is also part of the study, improve the study of the letter and the document using paleography and diplomatic resources to date this manuscript and prove the authorship of it, as well as the sutdy of the trajectory of the autor to determine the period of time the text was written. Full transcription of the manuscript done in this paper is to order the publication of this unprecedented historical document.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Rafael de Araújo. "Recursos linguísticos orais no telejornalismo: estratégias de audiência no texto do JPB 1ª edição." Universidade Federal da Paraíba, 2017. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/9598.

Full text
Abstract:
Submitted by Vasti Diniz (vastijpa@hotmail.com) on 2017-09-20T14:24:43Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1658203 bytes, checksum: c44b0ebc3d2bab82509c5708b45bea4b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-20T14:24:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1658203 bytes, checksum: c44b0ebc3d2bab82509c5708b45bea4b (MD5) Previous issue date: 2017-03-30
This paper discusses the update of the journalistic text Television analyzing oral language resources that are used. It started from the hypothesis that language is used not only to inform, but especially, to seek identification between public and the television news. This results in maintenance and expansion of the audience, a kind of linguistic reading agreement with the public. The objective of the research is to describe how this activity is done in television news in a local program. For this, we analyzed the texts produced in JPB 1st Edition, we analyzed the words, expressions and oral placements, especially, the informal aspect, and analyzed based on theories of communication and language, considering the pragmatic, the language of functionality, according the new precepts of television journalism. We also discuss the performative intentionality of texts and present the guidelines of journalistic writing manuals for TV have been developed more recently. Soul, we want to know how the oral linguistic resources are used as audience strategies in journalistic text JPB 1st Edition. We seek to identify these resources, analyze them and categorize them, and check the effects of possibilities intended by the producer. We follow television news editions and cataloged the colloquial language or proximista records to then analyze them. The research helps to reflect on the changes and language changes and an analysis of the interaction caused from the text of newspapers. Soul, the paper can understand and show why the choice of language primarily through the axis of the audience.
O presente trabalho discute a atualização do texto jornalístico de Televisão analisando os recursos linguísticos orais que são utilizados. Parte-se da hipótese de que a língua é utilizada não somente para informar mas, sobretudo, para buscar identificação do público com o telejornal, uma espécie de contrato de leitura linguístico com o público. Isto resulta em manutenção e ampliação da audiência. O objetivo da pesquisa é descrever como esta atividade é feita no telejornalismo a partir de um programa local. Para isso, analisamos os textos produzidos no JPB 1ª Edição, ressaltamos os termos, expressões e colocações oriundas da oralidade, em particular o aspecto informal, e os analisamos à luz de teorias da comunicação e da linguística, considerando a pragmática, a funcionalidade da língua, que atende aos preceitos novos do telejornalismo. Discutimos também a intencionalidade performativa dos textos e apresentamos as orientações dos manuais de redação jornalística para TV que foram elaborados mais recentemente. Deste modo, queremos saber como os recursos linguísticos orais são utilizados como estratégias de audiência no texto telejornalístico do JPB 1ª Edição. Assim, buscamos identificar estes recursos, analisá-los e categorizá-los, além de verificar as possibilidades de efeitos visados pelo produtor. Acompanhamos as edições do telejornal e catalogamos os registros de linguagem coloquial ou proximista para, em seguida, analisá-los. Como resultado da pesquisa surge uma reflexão sobre as variações e as mudanças linguísticas e uma análise da interação provocada a partir do texto dos jornais. Em suma, o trabalho consegue compreender e mostrar porque a escolha da linguagem passa fundamentalmente pelo eixo da audiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gonçalves, Patrícia Catarina Silva. "Relatório de estágio nas Edições Fernando Pessoa." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/21373.

Full text
Abstract:
Mestrado em Estudos Editoriais
Neste relatório pretendo dar a conhecer o percurso realizado no decorrer do estágio nas Edições Fernando Pessoa, entre o mês de novembro e fevereiro no ano letivo de 2016/2017. Irei apresentar a editora e expor as tarefas nas quais estive envolvida juntamente com algumas reflexões
In this report, I describe the internship that took place in Edições Fernando Pessoa between November and February of 2016/2017. I will introduce the publisher and explain the tasks in which I have been involved, along with some reflections.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Simões, Ana Cristina Gravata. "Relatório de Estágio na Relógio d’Água Editores." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2012. http://hdl.handle.net/10362/7747.

Full text
Abstract:
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Edição de Texto
O presente trabalho tem como objectivo descrever o percurso realizado durante o estágio na editora Relógio d’Água Editores, como parte da componente não-lectiva do mestrado em Edição de Texto. São aqui descritas as várias funções atribuídas ao longo deste percurso, bem como as várias obras trabalhadas, tentando ao mesmo tempo enumerar os processos necessários à sua realização, bem como as dificuldades sentidas durante cada tarefa. Entre as tarefas exercidas destacam-se os processos de preparação de texto e sua revisão, áreas mais abordadas no decurso do estágio. Destaca-se ainda a elaboração de um projecto editorial específico do qual fiquei responsável. Este projecto tem como objectivo a edição de uma colectânea de contos, com vista a um público específico que seria o leitor que lê nos transportes públicos. Neste trabalho é relatado todo o processo desenvolvido no âmbito deste projecto desde a selecção dos textos até à negociação dos direitos de tradução. De novo, relata-se as dificuldades surgidas e métodos de trabalho escolhidos para a boa realização deste projecto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Edição de texto"

1

Cabral, Paulino António. Poesias: Texto integral da 1a. edição. [Lisboa]: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Memória descritiva: Da fixação do texto para a edição "ne varietur" da obra de António Lobo Antunes. Alfragide: Dom Quixote, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Krautler, Erwin. Destruir a terra é destruir os filhos da terra: Em defesa da vida na Amazônia, [comunicado oficial do presidente do Cimi, dom Erwin Krautler / edição de texto, fotos e illustrações Eduardo Leão]. Brasília: CNBB-Cimi, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pepagomenus, Demetrius. Prontuario medico: Testo edito per la prima volta. Napoli: Bibliopolis, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Maria, Capone Ciollaro, ed. Prontuario medico: Testo edito per la prima volta. Napoli: Bibliopolis, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Church, Catholic. Cr︠emoniale episcoporum: Editio princeps : 1600. Città del Vaticano: Libreria editrice vaticana, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Theodore. Satira del pedagogo: Testo edito per la prima volta. Napoli: M. D'Auria editore, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Manlio, Sodi, and Triacca Achille M, eds. Missale Romanum: Editio princeps (1570). Città del Vaticano: Libreria editrice vaticana, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Catholic Church. Martyrologium Romanum: Editio princeps (1584). Città del Vaticano: Libreria editrice vaticana, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Manlio, Sodi, and Triacca Achille M, eds. Pontificale Romanum: Editio princeps : 1595-1596. Città del Vaticano: Libreria editrice vaticana, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Edição de texto"

1

Ferrari, Franco. "Edipo a Colono 1583: critica del testo e critica storico-religiosa." In Il dramma sofocleo: testo, lingua, interpretazione, 125–42. Stuttgart: J.B. Metzler, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-02909-6_9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Meesters, Renaat, and Rachele Ricceri. "A Twelfth-Century Cycle of Four Poems on John Klimax: Editio princeps." In Middle and Late Byzantine Poetry: Texts and Contexts, 285–386. Turnhout, Belgium: Brepols Publishers, 2018. http://dx.doi.org/10.1484/m.sbhc-eb.5.115591.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BARRETO DIAS, DEISE, and MARIA RITA AVANZI. "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO A PARTIR DO DIÁRIO DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA LICENCIATURA DE BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.536.

Full text
Abstract:
ESSE TEXTO FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR I E II DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE XXX. SEU OBJETIVO É REFLETIR SOBRE OS FATORES QUE FORAM MOBILIZADOS POR MEIO DA VIVÊNCIA NAS COMPONENTES CURRICULARES DE PRÁTICAS DE ENSINO POR MEIO DA ESCRITA DE UM DIÁRIO DE ESTÁGIO PAUTADO NA PRÁTICA DA EDIÇÃO SOLIDÁRIA ENTRE DOCENTE ESTAGIÁRIA E DOCENTE SUPERVISORA E PERCEBER NESSE PERCURSO TANTO ELEMENTOS FORMATIVOS COMO OUTROS PRÓPRIOS DA IDENTIDADE DOCENTE DA PRIMEIRA AUTORA. O DIÁRIO DE ESTÁGIO PROPICIOU EXPERIENCIAR A ESCRITA DE SI COMO UM PROCESSO FORMATIVO, ENTENDER TRAÇOS QUE MARCAM A PRÁTICA DOCENTE, ALÉM DE REVELAR QUE É NAS INCERTEZAS QUE NOS (TRANS)FORMAMOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marques Júnior, Milton. "Prefácio – Vol. 1 – 1ª edição." In Latinitas: uma introdução à língua latina através dos textos, 13–16. EDUFBA, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788523220341.0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Prata, Patrícia. "Prefácio – Vol. 2 – 1ª edição." In Latinitas: uma introdução à língua latina através dos textos, 17–20. EDUFBA, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788523220341.0002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

"Testo e commento." In Edilo, ›Epigrammi‹, 61–188. De Gruyter, 2020. http://dx.doi.org/10.1515/9783110630008-002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"Texte erster Hand, Texte zweiter Hand in der Textkritik des Neuen Testaments." In Beihefte zu editio, edited by Martin Schubert. Berlin, New York: DE GRUYTER, 2010. http://dx.doi.org/10.1515/9783110231311.405.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oakley, S. P. "The Italian Tradition." In Studies in the Transmission of Latin Texts, 263–70. Oxford University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.1093/oso/9780198848721.003.0010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"Grundlagen auf dem Weg zum Text: www.handschriftencensus.de." In Beihefte zu editio, edited by Wernfried Hofmeister and Andrea Hofmeister-Winter. Berlin, New York: Walter de Gruyter – Max Niemeyer Verlag, 2009. http://dx.doi.org/10.1515/9783484971547.113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

"Grundsätzliche Überlegungen rund um ein künftiges mediävistisches Text-Portal." In Beihefte zu editio, edited by Wernfried Hofmeister and Andrea Hofmeister-Winter. Berlin, New York: Walter de Gruyter – Max Niemeyer Verlag, 2009. http://dx.doi.org/10.1515/9783484971547.121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Edição de texto"

1

Badaró, Carolina, and Ivo Ramos. "Metáforas conceptuais de professor (a) no vídeo “Escola DEM Partido” - Porta dos Fundos: Perspectivas Linguísticas e de Edição." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.3002.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar o processo de metaforização e os aspectos de edição do texto multimodal “ESCOLA SEM PARTIDO” – Porta dos Fundos. Para isso, foram identificadas e analisadas as metáforas conceptuais, destacando, as metáforas relativas à concepção de professor (a) inferidas no vídeo e como elas são construídas. Verificou-se no vídeo, por exemplo, a metáfora conceptual PROFESSOR (A) É ESCRAVO(A). Reflexões acerca de que a realidade de cada cultura, na qual o sujeito representa um papel e age socialmente, é definida pelo modo de conceptualizar metaforicamente alguns termos foram feitas, além de reflexões de como a edição age a favor de determinadas concepções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

S. Dâmaso, Renato. "Projeto Sementes: Uma Introdução à Programação e à Robótica para Escolas Públicas de Nível Médio." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1175.

Full text
Abstract:
Nesse trabalho é feita uma descrição da iniciativa de extensão chamada Projeto Sementes (PS), que vem sendo desenvolvida pelo grupo PET Eng. Mecatrônica do CEFET-MG desde 2017. O PS tem como objetivo oferecer uma introdução à programação e à robótica de uma forma atraente (e totalmente gratuita) para alunos interessados de escolas públicas de Divinópolis e região. Para formatar uma competição foi usada a experiência adquirida pelo Grupo de Estudos em Robótica (GER) em participações nas competições CBR e LARC. Diferentemente da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o PS inclui toda a parte do treinamento, que foi organizado de forma que se tivesse um efeito multiplicador do conhecimento. Ao longo do texto, é feito um registro das escolas participantes em cada edição do projeto. Ao final são mostrados alguns dos resultados alcançados após esses três anos de realização do PS, bem como as perspectivas de sua continuidade em 2020. Acredita-se que esse tipo de iniciativa tenha um grande potencial de divulgação e aplicação de conhecimentos, e que esse projeto possa ser replicado em outros lugares do Brasil ou possa servir de alguma inspiração para outras ações de ensino semelhantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Neto, José Valdevino De Andrade, and Helde Leuthier Pimentel Pereira. "TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COLETIVA." In II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/89.

Full text
Abstract:
Introdução: O Torneio Virtual de Ciência (TVC) é uma atividade desenvolvida pelo Museu Interativo Espaço Ciência do Estado de Pernambuco, tendo por característica estimular o coletivo para a realização do projeto, evolvendo toda a Instituição de Ensino básico, isto é, diferentes turmas, educadores e toda a comunidade da região de entorno da escola, em prol de praticar da forma mas condizente os desafios estipulados, diretamente ligados com os fenômenos que apresentam-se no cotidiano da sociedade, ou seja, uma tentativa de compreender o mundo que os rodeia. Objetivos: Instigar intervenções em torno da sua localização para o desenvolvimento social. Realizar a aplicação de metodologias ativas, em prol da construção coletiva de saberes múltiplos. Material e métodos: A competição ocorre todos os anos de maneira remota, onde a cada mês, é disponibilizado um desafio em forma de texto ou frase que engloba a interdisciplinaridade, isto é, aplicação de diferentes conteúdos na resolução do tema e que possam pôr em prática seus conhecimentos construídos ao longo de toda formação. Resultados: Em especial no ano de 2021, em pleno momento pandêmico, foi realizada a 6ª edição, no qual mesmo com as adversidades tivemos um quantitativo relevante, com participação de escolas de diferentes Estados como Pernambuco, Paraná, São Paulo e mais. E diante disso, foi possível observar que os alunos criaram meios de se comunicar para realização das atividades com o incremento das plataformas virtuais, onde realizaram as atividades por meio de vídeos explicativos, jogos, experimentações e mais. A título de exemplificação, O 1º desafio da edição foi tido como: “Vacinas contra a Covid: sua importância e funcionamento”, onde tinham por objetivo estudar tema e principalmente demonstrar para a população a importância do tema, e com isso, os alunos produziram palestras para famílias, para a escola e assim construíram e disseminaram informações, em uma aprendizagem coletiva. Conclusão: Portanto, o Torneio Virtual de Ciências é uma maneira de fazer o conhecimento científico ser expandido para a população, onde é incentivado desde cedo que os jovens se tornem protagonistas de sua aprendizagem e que retornem para a sociedade essas informações, caracterizando um serviço social de desenvolvimento humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

dos Santos, Rebeca Marques, Fernanda Da Silva Silveira, Igo Amauri dos Santos Luz, and Fernanda Castelo Branco de Santana. "Estruturação de ambientes virtuais de aprendizagem para suporte na aplicação virtual da metodologia PBL." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14875.

Full text
Abstract:
Em decorrência da pandemia da COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) suspendeu as atividades presenciais por tempo indeterminado. De forma a minimizar os impactos, o IFBA regulamentou a implementação de Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE) durante a pandemia. No contexto das AENPE, os autores deste resumo tiveram a ideia de analisar diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e propor, dentro destes, um modelo de espaço virtual de trabalho para executar a metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas). Devido a disponibilidade de forma institucional no IFBA, os AVA objeto de estudo deste trabalho são: Microsoft Teams, Google Classroom (GSuite) e Moodle. A motivação em propor esse projeto surgiu na relação entre AVA e Metodologias Ativas, mais especificamente o PBL, e no fato de que os AVA disponíveis no IFBA não foram desenvolvidos com foco em serem utilizados com metodologias ativas de ensino. A execução do PBL de forma remota exige que o AVA disponha de recursos tecnológicos, como: ferramenta que possibilite momentos síncronos de discussão; compartilhamento de material didático; edição de texto de forma online; quadro digital colaborativo; mecanismos para uma comunicação dinâmica entre os membros atores; entre outros. A ideia de que trata este resumo começou a ser aplicada em 2020, quando o IFBA iniciou as ofertas de AENPE. Em um primeiro momento, os docentes decidiram aplicar o PBL de forma remota em duas diferentes turmas de cursos de computação do IFBA utilizando o Microsoft Teams como AVA.Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/3U3Y3hvyscY
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Teixeira, Luiz Henrique Coelho de Siqueira, José Eduardo Cavalcanti, and Vanice Selva. "O ENSINO DE LÍNGUAS E O AUDIOVISUAL: NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O APRENDIZADO DO INGLÊS NO CONTEXTO REMOTO." In I Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/ensipex/95.

Full text
Abstract:
Introdução: Os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) baseiam-se na tríade universitária ensino-pesquisa-extensão. Promovido pelo Ministério da Educação, o PET Conexões Gestão Política-Pedagógica (PET-GPP) da Universidade Federal de Pernambuco direciona ações voltadas para a comunidade como alicerce de sua atuação. É sabido que, diante da pandemia da COVID-19, foi necessário a adequação de metodologias de ensino para o modelo remoto. A partir do Curso de Línguas Popular Aberto à Comunidade (CLIPAC), promovido pelo PET-GPP, nasceu o projeto “CLIPAC DROPS”. Objetivos: Este projeto tem como objetivo geral dialogar com o/a estudante deste curso sobre os assuntos visitados previamente nas aulas síncronas do projeto maior. Os específicos foram: (1) revisitar dinamicamente os assuntos do curso de línguas; (2) criar um material audiovisual próprio do grupo; (3) promover um recurso “On Demand” entre os/as alunos/as. Material e métodos: Para concretizar o DROPS, foram utilizados: “smartphone” para captura de vídeo e som; programa de texto “Word” para a sistematização dos roteiros de gravação; programa “Sony Vegas PRO” para edição de vídeo. Primeiramente, foi elencado um idioma específico como projeto “piloto” da ação e o escolhido foi o Inglês. Com isso, dialogou-se com os/as professores/as do CLIPAC responsáveis por esta língua a fim de que pudessem ser listados os tópicos abordados no projeto e a sequência de gravação de vídeos com o calendário de aulas. Resultados: O projeto resultou na gravação de sete vídeos de curta duração com base no idioma selecionado. Os temas abordados foram desde vocabulários do dia a dia da língua inglesa, até elementos gramaticais da sentença e os diversos tempos verbais. Ao todo, o projeto somou mais de 80 visualizações e um bom retorno avaliativo, não sistemático, por parte dos alunos/as. Conclusão: Entende-se que o projeto criou uma nova forma de aprendizagem audiovisual para os/as alunos/as do CLIPAC a partir de uma ferramenta virtual que pode ser assistida onde e quando houver interesse. Espera-se um próximo módulo com mais aulas de inglês e novas temáticas; expandir o público-alvo do projeto para toda a comunidade; e sincronizar mais eficientemente o DROPS com as aulas síncronas do CLIPAC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Luciandro Tassio Ribeiro De. "DA TEORIA À PRÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM/AMBIENTES NÃO ESCOLARES." In II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/69.

Full text
Abstract:
Introdução: A pandemia da COVID-19 alastrou muitos obstáculos que impediram a realização de aulas presenciais na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), assim como a realização de encontros dos projetos de extensão e atividades práticas, por exemplo, exigindo desta maneira, a utilização de plataformas e ferramentas digitais. Objetivo: E neste sentido, este resumo, objetiva relatar a experiência vivenciada perante a disciplina de Estágio Supervisionado III — Ambientes Virtuais de Aprendizagem/Ambientes não Escolares oferecida aos alunos de graduação em Informática Educacional na modalidade remota. Metodologia: Cabe frisar que a disciplina foi ministrada entre setembro de 2021 à fevereiro de 2022 e as reuniões foram realizadas por meio da plataforma Google Meet e também pelo WhatsApp e Google Classroom para as comunicações. A disciplina voltou-se (conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso) para alguns encontros gerais para as orientações teóricas do planejamento das oficinas, para o uso de materiais da internet ou autorais dando os devidos créditos, para o preparo do relatório de estágio, orientações específicas as equipes referentes ao andamento dos minicursos e aula assíncronas para a organização e o planejamento das oficinas. Resultados: Para a realização dos minicursos, a disciplina possibilitou com que os alunos realizassem levantamentos das informações sobre o minicurso a ser ministrado considerando o tema, os objetivos, o público-alvo e as características deste público. Cabe frisar que a turma foi dividida em equipes de até três alunos que ficaram distribuídos em 11 minicursos, sendo estes: minicurso Google Forms, Canva, Tinkercad (único minicurso com três encontros), Edição de vídeo, ferramentas de ensino Kahoot! e Pixton, Gerência e Manutenção de computadores, editores de texto com foco em trabalhos acadêmicos, Google Sites e ferramentas de ensino Wakelet e Animaker onde ambos minicursos objetivaram apresentar os recursos enfatizando a serventia, expondo os objetivos, como usá-los na prática docente, utilizando tutoriais do passo a passo de acesso e finalizando com a criação de um formulário. Conclusão: Como considerações, a disciplina possibilitou com que os alunos compreendessem como o ensino perpassado na teoria possibilitassem novas práticas para a formação de futuros cidadãos crítico e reflexivo em meio a cultura de aprendizado no ensino remoto emergencial.remoto emergencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Silvia Cristina Martins De. "Do tablado às livrarias: edição e transmissão de textos teatrais no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX." In IV Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2009. http://dx.doi.org/10.4025/4cih.pphuem.024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Figueiredo, Wenberger Lanza Daniel, Paula Taquita Serra, and Diego Monteiro De Carvalho. "UTILIZAÇÃO DO SISTEMA CRISPR-CAS9 PARA O TRATAMENTO DE CARCINOMA PAPILÍFERO DE TIREOIDE: REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1105.

Full text
Abstract:
Introdução: O CRISPR/Cas9 é um sistema de tratamento para câncer baseado na edição do DNA que pode mudar os tratamentos para carcinoma papilífero de tireoide. Objetivo: Revisar na literatura a utilização do sistema CRISPR-CAS9 nos tratamentos para carcinoma papilífero de tireoide. Material e métodos: Realizou-se uma revisão de literatura combinando os seguintes descritores: “CRISPR-Associated Proteins e Thyroid Cancer, Papillary” nas plataformas PubMed, BVS e SciELO por artigos publicados há 5 anos completos e gratuitos. Por fim, incluiu-se 5 textos, 2 foram analisados por relacionarem-se ao tema do estudo. Resultados: As equipes de pesquisa do Reino Unido e da Grécia realizaram experimentação in vitro e in vivo de amostras retiradas de tecido vivo pós-cirúrgico com triagem por imuno-histoquímica de 170 amostras de tecido tireoidiano. O sistema de CRISPR/Cas9 possibilitou o knockdown de SLC35F2 em células cancerígenas que inibiu significativamente a proliferação, aboliu as habilidades de formação de colônias e atenuou a invasão e metástase de células cancerosas da tireoide. Dessa forma, viabilizou a suspeição do SLC35F2 como um importante preditor de metástases em linfonodos para pacientes com carcinoma de tireoide. Ademais, o knockdown por CRISPR/Cas9 de Ku80 reduziu significativamente a proliferação, invasão e formação de tumor em células tireoidianas. Teve efeitos no aumento significativo da taxa de apoptose, além de regular negativamente as moléculas relacionadas à via de sinalização de MAPK e proteínas associadas à proliferação e metástase das células. Por fim, demonstrou que o Ku80 está envolvido na patogênese do câncer de tireoide. Conclusão: Em suma, a técnica por CRISPR/Cas9 aplicada em cultura de células tumorais de tireoide demonstrou ser útil quanto ao silenciamento de genes envolvidos na metástase e proliferação. Assim, embora seja necessário melhor estudo do tema em humanos, supõe-se que a aplicação clínica futura em pacientes portadores da doença será possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Neto, Eclésio Batista de Oliveira, Anne Oliveira Gama, Geovanna Cristina Gonçalves da Silva Cordeiro, and Rubens Cleiton Santana. "A IMPORTÂNCIA DA BIOFORTIFICAÇÃO NO COMBATE À CARÊNCIA DE VITAMINA A: REVISÃO SISTEMÁTICA." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Vegetal On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/rema/3149.

Full text
Abstract:
Introdução: A carência nutricional de Vitamina A é uma importante questão nos países em desenvolvimento, especialmente na Ásia e África, onde milhões de crianças e mulheres grávidas são afetadas. A deficiência de vitamina A pode causar cegueira noturna, pele seca e aumento do risco de infecções graves. Devido à prevalência contínua de deficiência de vitamina A, tem havido grandes esforços para aumentar o conteúdo de carotenóides nos alimentos básicos por meio da biofortificação. Objetivo: Revisar a importância da biofortificação no combate à carência de vitamina A. Material e métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica na base de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e PUBMED com os descritores "Biofortification" e " Vitamin A”, com o operador AND. Os critérios de inclusão foram (1) textos completos condizentes com o tema e objetivos do trabalho; (2) em inglês, espanhol e português; (3) publicados nos últimos 5 anos. Foram encontrados 96 estudos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram mantidos e analisados 22 estudos. Resultados: Os artigos destacam que a Biofortificação é um processo que visa o melhoramento genético das plantas para a produção de alimentos com maior teor nutritivo em relação às variedades comuns. As técnicas se concentram em culturas como: trigo, arroz, feijão, outras leguminosas e cereais. Dentre as estratégias mais utilizadas para a biofortificação de carotenóides, é possível destacar a alteração da via de biossíntese para direcionar a síntese para um produto específico, geralmente β-caroteno, ou aumento da expressão de genes relacionados à biossíntese de carotenóides, através do cruzamento, inserção de genes, ou até mesmo edição gênica utilizando Crispr/Cas9. A busca revelou uma série de ensaios clínicos randomizados e duplo cego, que tinham como resultando final uma maior concentração sérica de Vitamina A em seus grupos experimentais, demonstrando uma maior biodisponibilidade de carotenóides em alimentos biofortificados como o arroz dourado. Conclusão: A Vitamina A é de extrema importância para a manutenção dos processos vitais humanos, logo são indispensáveis para uma boa saúde e qualidade de vida, é muito importante que mais iniciativas e linhas de pesquisas sejam incentivadas para a implementação de alimentos biofortificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Prusch, Fabiane. "EXPERIÊNCIAS COM A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIGITAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA." In I Congresso Brasileiro On-line de Ensino em Zoologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/rema/3254.

Full text
Abstract:
Introdução: a educação ambiental é um tema ainda pouco explorado e estudado no contexto do aprendizado acadêmico em cursos do eixo das ciências agrárias. O entendimento dos princípios que regem a conservação dos ecossistemas e seus componentes, como a fauna silvestre, é parte importante do processo de aprendizagem em educação ambiental, sendo um dos assuntos abordados no conteúdo programático da disciplina de Medicina de Animais Silvestres e Exóticos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A compreensão da sua importância requer sensibilização do ouvinte, para que esse seja capaz de estar atento aos problemas ambientais existentes na sociedade, ser empático ao ambiente que o cerca, e trabalhar como agente transmissor do conhecimento obtido. Para isso, o uso de materiais didáticos digitais constitui em um eficiente método de informação para os públicos-alvo desejados. Objetivo: relatar a experiência da elaboração de material didático digital com o assunto “fauna silvestre brasileira” por acadêmicos de medicina veterinária. Materiais e métodos: no ano de 2021, 72 alunos da disciplina de Medicina de Animais Silvestres e Exóticos do curso de Medicina Veterinária da UCS receberam a tarefa de elaborar, individualmente ou em duplas, um material digital (folder/cartaz) sobre educação ambiental relacionada à fauna silvestre brasileira, utilizando-se da ferramenta de edição de preferência. Era requisito o uso de imagens e linguagem de fácil compreensão. Resultados e discussão: obtiveram-se um total 40 materiais digitais. Em 38 deles foram apresentados temas como importância da preservação de primatas (7), carnívoros (7), marsupiais (5), abelhas (1), roedores (1) e xenartras (1), cuidados com aves silvestres (7), conservação de biomas e sua fauna (5), combate ao tráfico de animais silvestres (2), importância dos zoológicos (1) e impacto de atropelamentos (1). Os textos foram elaborados de forma sintética e as ilustrações refletiram o conteúdo, informando didaticamente o leitor, mostrando que a proposta de trabalho foi compreendida. Apenas dois fugiram do tema. Conclusão: a construção do material digital sobre educação ambiental com foco em fauna silvestre teve boa aceitação e compreensão pelos acadêmicos, mostrando-se uma boa ferramenta para o aprendizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Edição de texto"

1

Fonseca, William D'Andrea. Introdução ao LaTeX e como iniciar um novo projeto no Overleaf: Trabalho com acabamento profissional (diretamente em PDF). William D'Andrea Fonseca, July 2020. http://dx.doi.org/10.55753/aev.v35e52.40.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta informações básicas do que é o LaTeX, bem como informações de funcionamento e o seu propósito. Motivações para usar e como começar um texto (ou trabalho) nesse sistema são também aclaradas. A plataforma online de edição Overleaf é utilizada, trazendo informações de como iniciar um novo projeto e de como usar os arquivos modelo da Revista Acústica e Vibrações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography