To see the other types of publications on this topic, follow the link: Edição - Portugal.

Books on the topic 'Edição - Portugal'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 17 books for your research on the topic 'Edição - Portugal.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse books on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Anselmo, Artur. História da edição em Portugal. Porto: Lello & Irmão, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

A edição musical em Portugal: (1750-1834). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Edição e editores: O mundo do livro em Portugal, 1940-1970. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Manuel. Poesia de D. Manoel de Portugal: I. Prophana : edição das suas fontes. Porto: Instituto de Cultura Portuguesa, Faculdade de Letras do Porto, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Matos, Manuel Cadafaz de. Os emparedados em Portugal na Idade Média e nos começos da Idade Moderna: Semiótica, linguagens de reclusão e níveis de interioridade : seguido da edição do século XVI : A muyto deuota oraçã da Empardeada. Em linguagem portugues. Lisboa: Távola Redonda, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

História de Portugal - Vol. VIII - Portugal em Transe - Edição Académica (Colecção: Historia Ed. Academica, VIII). Editorial Estampa, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

História de Portugal - Vol. I - Antes de Portugal - Edição Académica (Colecção: Historia Ed. Académica, I). Editorial Estampa, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

História de Portugal - Vol. VII - O Estado Novo - Edição Académica (Colecção: Ed. Académica, VII). Editorial Estampa, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bibliografia das obras impressas em Portugal pelo tipógrafo Jorge Rodrigues entre 1598 e 1642. 2ª Edição, revisada e ampliada. Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Freitas, Daniela Aparecida, ed. Estabilidade da agregação em áreas ardidas e não ardidas no Nordeste de Portugal: Um importante indicador da qualidade do solo (1a Edição). Brazilian Journals Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000421.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Magagnin, R. C., A. N. R. Silva, L. C. L. Souza, Rui A. R. Ramos, Daniel Souto Rodrigues, M. S. G. C. Fontes, and G. G. Manzato, eds. PLURIS 2021 - 9º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável - Pequenas cidades, grandes desafios, múltiplas oportunidades. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2021. http://dx.doi.org/10.21814/pluris21.

Full text
Abstract:
O PLURIS representa a continuidade da parceria entre pesquisadores do Brasil e de Portugal que se realiza desde 2005. Constitui-se em uma associação técnico-científica, de caráter multidisciplinar, reunindo profissionais que atuam principalmente nos seguintes temas: Ambiente e Energia; Cidades Inovadoras e Inteligentes; Mobilidade e Transportes e Planejamento Regional e Urbano. Precedido pelo PLURIS 2018, realizado em Coimbra (Portugal), o Congresso bianual teve sua nona edição realizada no Brasil e originalmente seria sediada na cidade de Águas de Lindóia, nos dias 07, 08 e 09 de abril de 2021. Entretanto, face aos efeitos da pandemia do COVID-19, o congresso foi realizado no formato digital. O evento é aberto aos diversos perfis de participantes: pesquisadores, estudantes e profissionais ligados aos temas e tópicos abordados. Assim, a sua nova edição em 2021 procurou reforçar e enriquecer os contatos estabelecidos nas edições anteriores e integrar novos participantes, cujos trabalhos acadêmicos e profissionais se enquadrassem nas áreas temáticas do congresso. O tema do PLURIS 2021, "Pequenas cidades, grandes desafios, múltiplas oportunidades", procurou enaltecer a grande maioria das cidades dos territórios brasileiro e português. Sabe-se que o processo de urbanização é frequentemente associado aos grandes centros urbanos, mas tal processo ocorre também em cidades de pequeno porte demográfico. Consequentemente, essas cidades também merecem atenção em relação ao planejamento das áreas de habitação, saneamento básico, educação, saúde, mobilidade, segurança, proteção ambiental e preservação do patrimônio histórico e cultural, pois estes aspectos interferem na qualidade de vida dos seus habitantes. O atual desafio das cidades de pequeno porte é proporcionar um desenvolvimento urbano, ambiental, econômico e cultural sob o viés sustentável. Em função de sua escala, menor extensão territorial e menor população, esses municípios têm como diferencial em relação às demais cidades a implementação de ações de planejamento mais efetivas, fator esse que poderia contribuir para assegurar melhor qualidade de vida aos cidadãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Carvalho, Maria Clara Cunha Calheiros, Mário Ferreira Monte, Anabela Susana Gonçalves, and Maria Assunção Vale Pereira, eds. Dizer o Direito: o papel dos tribunais no século XXI. UMinho Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.21814/uminho.ed.30.

Full text
Abstract:
Este livro de actas recolhe comunicações apresentadas ao 7.º Congresso Internacional Direito na Lusofonia, cujo tema geral adoptado foi “Dizer o Direito: o papel dos Tribunais no séc. XXI”, tendo a sua realização, em versão exclusivamente online, sido prevista para os dias 21 a 25 de Junho de 2021. Em primeiro lugar, importa situar a iniciativa: o Congresso “Direito na Lusofonia” é um evento organizado pela Escola de Direito, mas com o intuito de congregar juristas de todos os espaços geográficos em que a língua portuguesa foi - e ainda é - veículo de construção normativo-jurídica. A realização da sétima edição do Congresso tem a novidade de ter lugar em versão exclusivamente online. Efectivamente, todas as anteriores edições do Congresso foram presenciais, tendo tido lugar em Braga (Portugal), Luanda (Angola), Brasília (Brasil) e Fortaleza (Brasil).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cachinho, Herculano, Teresa Barata-Salgueiro, and Pedro Guimarães, eds. Comércio, Consumo & Governança Urbana. Centro de Estudos Geográficos, 2020. http://dx.doi.org/10.33787/ceg20200003.

Full text
Abstract:
Apesar das inúmeras investigações realizadas até ao momento nos mais distintos quadrantes disciplinares, ainda não há consenso na academia sobre o momento do advento da sociedade de consumo. Para tal desentendimento concorrem não só as distintas formas como o consumo é perspetivado, mas também o facto de a sociedade de consumo resultar de mudanças que paulatinamente afetaram um conjunto multifacetado de processos económicos, sociais e culturais (Miles & Miles, 2004), com expressões diferenciadas nos distintos contextos geográficos (Massey, 2005). No entanto, o mesmo não se poderá dizer sobre a importância crucial que o comércio e o consumo tiveram na organização da cidade moderna e pós-moderna, assim como sobre o modo como os espaços de comércio e consumo influenciaram o caráter da vida social, as práticas quotidianas, os comportamentos dos consumidores e os estilos de vida, em particular em meio urbano (Amendola, 2000; Bookman, 2018) [...] Este livro reúne os principais trabalhos apresentados na sexta edição do seminário internacional, organizado por um grupo de geógrafos do IGOT, Universidade de Lisboa (Lisboa, 12-16 de setembro, 2017), com a contribuição científica de colegas do Brasil, Espanha, Itália, Argentina, México, França e Portugal. Consagrada à problemática do Comércio, Consumo e as Novas Formas de Governança Urbana, esta edição do evento tinha subjacente os seguintes objetivos: (i) dar continuidade ao desenvolvimento da agenda internacional de investigação explorada nas edições anteriores, enriquecendo-a com novas abordagens e casos de estudo; (ii) discutir os desafios conceptuais e metodológicos colocados à investigação pelas mudanças das paisagens comerciais e de consumo na cidade contemporânea do Sul Global; (iii) debater com académicos e diferentes stakeholders, da esfera pública e privada, os problemas que hoje se colocam ao planeamento e gestão dos sistemas comerciais com vista à melhoria da sua resiliência e ao desenvolvimento sustentável das cidades [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lemos, Mário Matos e. Jornais Diários Portugueses do Século XX – um dicionário. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1528-8.

Full text
Abstract:
Trata-se de um trabalho que estuda, sob a forma de dicionário, a totalidade dos mais de trezentos jornais diários que entre 1900 e 2000 se publicaram em Portugal Continental, na Madeira e nos Açores. Indicam-se o ano ou anos de publicação dos jornais, bem como tendência política, formato, nomes dos directores, subdirectores, chefes de redacção e administradores, propriedade e moradas das redacções e das oficinas de composição e impressão. Faz-se um resumo da vida de cada jornal e indica-se a respectiva cota nos principais lugares onde podem ser consultados: Biblioteca Nacional, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Biblioteca Pública Municipal do Porto, Hemeroteca Municipal de Lisboa e Hemeroteca Municipal de Coimbra. No caso dos jornais iniciados no século XIX faz-se um breve resumo relativo a esse período. Além de um Prefácio à primeira edição da Doutora Isabel Nobre Vargues e de uma Nota de Apresentação do Professor Luís Reis Torgal. inclui-se um estudo sobre a História da Imprensa Diária Portuguesa no Século XX e um Índice Onomástico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Torgal, Luís Reis. Separação e colaboração do Estado e da Igreja no tempo de Salazar: o caso dos feriados. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1796-1.

Full text
Abstract:
Tomando como base as investigações inacabadas de Luís Oliveira Andrade, falecido em 2005, Luís Reis Torgal publicou na Imprensa da Universidade de Coimbra, no ano de 2012 (duas edições), em coautoria e em sua homenagem, o livro Feriados em Portugal. Tempos de memória e de sociabilidade. Nunca mais abandonou o tema, tendo em 2018 apresentado em Bolonha, no colóquio anual promovido pela REFAT (Rede de Estudo dos Fascismos, dos Autoritarismos, dos Totalitarismos e das Transições para a Democracia), desta vez intitulado Fascismo, chiese e religioni, a comunicação “O caso dos feriados no contexto da Concordata entre o Estado Novo e a Santa Sé”. O frutuoso diálogo que teve então com outros investigadores, entre eles Paula Borges Santos, que apresentou como tese de doutoramento, orientada por Fernando Rosas, o estudo A Segunda Separação. A política religiosa do Estado Novo (1933-1974), publicada em 2016, levou-o a escrever um longo texto, que depois sintetizou num mais curto, que será publicado nas atas do encontro de Itália. Todavia, entendeu que o primeiro texto que escreveu não deveria perder-se, pelo que se propôs publicar a presente obra, intitulada Separação e Colaboração do Estado e da Igreja no tempo de Salazar. O caso dos feriados, que considerou uma espécie de “terceira edição” da obra de coautoria Feriados em Portugal, que agora o autor dedica a Luís Oliveira Andrade. Na verdade, o tema dos feriados foi uma “descoberta” de Luís Andrade e é um dos mais curiosos na questão mais vasta das relações entre o Estado e a Igreja que agora é abordada fundamentalmente no tempo de Salazar, embora não perdendo de vista (antes pelo contrário) a época que vai de 1910 a 2016 e mesmo, de certo modo, até aos nossos dias. De resto, os anexos transcrevem os principais documentos sobre o tema. Ver-se-á que a questão da laicidade dos feriados não foi abandonada pelo Estado salazarista senão em 1948 e, sobretudo, em 1952, por pressão de alguns políticos católicos, tendo à frente o patriarca de Lisboa, cardeal Cerejeira. A Concordata de 1940 marcou a mudança de rumo do “fascismo à portuguesa” (como o autor chama ao Estado Novo), embora o processo de luta pela catolicização do Estado seja obviamente anterior e aproveitado politicamente por Salazar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

O Direito achado na rua: Introdução crítica ao Direito como liberdade. Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9786558190097.

Full text
Abstract:
O direito como ‘expressão de uma legítima organização social da liberdade’ constitui o marco conceitual original do projeto denominado O Direito Achado na Rua. Um projeto de formulação de uma nova concepção de direito, em uma nova sociedade que se anunciava mais livre, justa e solidária, e que por seu turno apresenta hoje dilemas e desafios que nos convocam à reflexão-ação. É nesse contexto que surge a presente obra, com sentido plural, ora de revisitar os conceitos teóricos e epistemológicos de O Direito Achado na Rua, desde a sua concepção até os momentos atuais, a partir de suas linhas de pesquisa, ora para se projetar em novas formulações teóricas e práticas, a partir de uma atualização de temas que hoje, há exatos 30 anos da sua concepção, se reconhece a urgência e necessidade de sua abordagem, sem os quais não se é possível a formulação de um projeto de sociedade livre, justo e solidário, como os são a pauta antirracista e antipatriarcal. Este volume se apresenta também como uma compilação de autoria do coletivo de pesquisadoras e pesquisadores de O Direito Achado na Rua, bem como intelectuais e representantes de movimentos sociais que ao longo desses 30 anos compõem a fortuna crítica do Direito, e que historicamente estiveram sempre em diálogo com O Direito Achado na Rua, além de anunciar novas e atuais parcerias para a construção de agendas em comum na dimensão teórica e prática. Nesta edição, que forma o Volume X da Série O Direito Achado na Rua: Introdução Crítica ao Direito como Liberdade, com os selos da Editora UnB e da OAB Editora, na intrincada narrativa e consistente tessitura analítica do conjunto de leituras de um formidável elenco de expositores - formado por uma centena de autores e autoras provenientes dos espaços acadêmicos e políticos alcançados pela projeção de O Direito Achado na Rua nos Estados Unidos, México, Peru, Chile, Argentina, Espanha, Portugal e de todas as regiões do Brasil - pudemos repensar nossa experiência histórica e avaliar suas possibilidades ainda expansíveis e interpelantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Queirós, Eça de. Textos de imprensa: Da Revista de Portugal (Edicao critica das obras de Eca de Queiros). Impr. Nacional-Casa da Moeda, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography