To see the other types of publications on this topic, follow the link: Educação - Cuba.

Journal articles on the topic 'Educação - Cuba'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Educação - Cuba.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rodríguez, Justo Alberto Chávez. "A educação em Cuba entre 1959 e 2010." Estudos Avançados 25, no. 72 (August 2011): 45–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142011000200005.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma análise do desenvolvimento histórico da educação em Cuba desde 1959, ano do triunfo da Revolução, até nossos dias (2010). Para isso, o texto se divide em períodos que refletem as problemáticas pelas que atravessou a educação em cada etapa. Repassando todos os níveis de ensino (básico, médio e superior), com ênfase nos processos de criação de novas instituições e a formação de profissionais na área pedagógica para cobrir os déficits existentes antes da Revolução, o artigo mostra a evolução do sistema educativo da Ilha. Desde a erradicação do analfabetismo, já na década de 1960, até os planos para uma educação de cultura geral integral, mostrando, também, o papel dos educadores cubanos fora da Ilha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

López, Margarita Quintero. "A educação em Cuba: seus fundamentos e desafios." Estudos Avançados 25, no. 72 (August 2011): 55–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142011000200006.

Full text
Abstract:
O artigo trata da importância da educação para qualquer nação, e para Cuba em particular, com seus fundamentos políticos, pedagógicos e sociológicos, e mostra seu comportamento nos últimos 50 anos. Para isso, são expostos os princípios que sustentam a política educativa do Estado cubano, que dão base ao Sistema Nacional de Educação (SNE), como instrumento para levar adiante a obra educativa do país. Oferece, também, uma caracterização de cada um dos subsistemas que o integram para garantir o cumprimento dos objetivos principais da educação: formar as novas gerações e todo o povo na concepção científica do mundo; desenvolver em toda sua plenitude as capacidades intelectuais, físicas e espirituais; fomentar elevados sentimentos e gostos estéticos; e converter os princípios ideológicos, políticos e morais comunistas em convicções pessoais e hábitos de conduta diária, com a participação da escola, da família e de toda a sociedade. O artigo apresenta, também, as transformações que atualmente se levam adiante no Ministério da Educação com a participação de seus diretores, docentes, estudantes e demais agentes sociais, para continuar trabalhando na elevação da qualidade de seus resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leite, Maria do Carmo Luiz Caldas. "Uma análise do legado autóctone na educação cubana." Revista HISTEDBR On-line 14, no. 59 (February 14, 2015): 318. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640366.

Full text
Abstract:
O presente texto está vinculado à pesquisa que buscou investigar a influência do legado autóctone nos processos educativos em Cuba, acumulados desde os séculos da colonização, e compreender a formação do professor como militante político, dentro da experiência que consolidou as bases do projeto societário cubano atual, no qual a elevação cultural caminha junto às lutas contra a dominação estrangeira. Os registros desta pesquisa resultam das investigações de campo nas escolas em Cuba, entre 2001 e 2013, de contatos com a população cubana, da participação em congressos nas diversas províncias do país e, finalmente, da apreciação crítica de estudos embasados na interface entre história e educação, assim como nas transformações para o enfrentamento dos atuais problemas do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leite, Maria do Carmo Luiz Caldas. "A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba." Cadernos de Pesquisa 40, no. 139 (April 2010): 257–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742010000100013.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o processo de transformação desencadeado nas escolas secundárias básicas em Cuba, que atendem alunos das 7ª, 8ªe 9ªséries. Na busca de soluções para os problemas que afetavam essas escolas, em 2001, um coletivo de professores dos Institutos Superiores Pedagógicos das diferentes províncias do país implementou a formação de professores generalistas integrais de modo a torná-los capazes de ministrar todas as disciplinas, exceto Inglês e Educação Física, a grupos de 15 alunos. O recorte do estudo prioriza a formação do professor generalista integral, considerando o contexto do movimento de universalização do ensino superior em curso, o qual reestrutura, em todo o país, os Institutos Superiores Pedagógicos e as escolas básicas, estas tratadas como microuniversidades. O percurso metodológico fundamenta-se em abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com base em referências fornecidas por Marli André. Destacamse as pesquisas de Carlos Rojas Arce e de Lisardo García Ramis no embasamento teórico da investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Maria Walburga dos, and Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi. "POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO INFANTIL." Laplage em Revista 3, no. 1 (April 14, 2017): 3. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201731279p.3-5.

Full text
Abstract:
Tendo por tema principal as Políticas Púbicas e a Educação Infantil, o presente dossiê compõe o volume 3, número 1, da Laplage em Revista e propõe diálogo, debate e reflexão em torno de pesquisas recentes que problematizam, na vastidão e complexidade da área, questões que versam a respeito de temáticas caras para a educação das crianças em interface com Políticas Públicas, contando com trabalhos acadêmicos oriundos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná e contribuições internacionais de Cuba e Portugal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leite, Maria do Carmo Luiz Caldas. "Relações entre o estudo e o trabalho em cuba: um modelo permeado por manifestações do marxismo-leninismo e do ideário de Martí." Revista HISTEDBR On-line 11, no. 41e (August 3, 2012): 283. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639910.

Full text
Abstract:
O artigo está vinculado à pesquisa realizada em Cuba, no período de 2001 a 2009, que procurou investigar as relações entre trabalho e educação no Sistema Nacional de Ensino cubano. O que se busca é discutir a percepção formativa de unidade entre o caráter laboral e a escola, dentro de uma concepção marxista permeada pelo ideário pedagógico de José Martí, envolvendo os vários subsistemas da Educação, dentre eles a Formação e o Aperfeiçoamento do Pessoal Pedagógico, com base nas experiências acumuladas em Cuba, desde 1959. O recorte prioriza a análise da conjuntura relacionada à aplicabilidade dos princípios de estudo e trabalho, que exercem significativa influência na educação dentro das transformações em curso nos centros escolares da Ilha, a partir do início do novo milênio. Para tal, destacam-se os trabalhos de Castellanos Simons (2001) e Rojas Arce (2005), fundamentais no embasamento desta investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Theiss, Viviane, Jorge Eduardo Scarpin, Delci Grapegia Dal Vesco, and Nayane Thais Krespi. "EFICIÊNCIA NA ALOCAÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS NA EDUCAÇÃO." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 2, no. 2 (December 19, 2014): 4. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2015.v2ed12721.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste estudo é analisar a eficiência na alocação de recursos econômicos em relação ao incremento das externalidades positivas na educação dos países da América Central, do Sul e México. O método utilizado caracteriza-se quanto aos objetivos uma pesquisa descritiva, documental quanto aos procedimentos, com uma abordagem do problema quantitativo, com a aplicação da Análise Envoltória de Dados – DEA. A amostra compõe 9 países da América do Norte, 5 países da América Central e 4 países da América do Sul, escolhidas pela sua proximidade regional, semelhança econômicas e culturais. Com dados extraídos da plataforma UNDATA e armazenados em planilha eletrônica para posterior análise. Os resultados informam que o Brasil encontra-se entre os países que obtiveram eficiência máxima, em que é possível afirmar que, para o grupo de países analisados, este país está obtendo tantas externalidades quanto é possível para as despesas que possui com educação. Ressalta-se que Cuba obteve a menor eficiência da pesquisa, fato que pode ter sua explicação no tipo de economia deste país, que se encontra inserido no regime socialista. Porém essa justificativa não altera o resultado encontrado, ou seja, Cuba não está eficiente na alocação de recursos econômicos em relação ao incremento das externalidades positivas na educação. Desta forma, é possível concluir que existe diferença de eficiências na alocação de recursos econômicos em relação ao incremento das externalidades positivas na educação dos países da América Central, do Sul e México.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Walter, Fernanda Omelczuk. "Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba." ETD - Educação Temática Digital 21, no. 1 (January 8, 2019): 105–25. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v1i1.8651182.

Full text
Abstract:
O texto acompanha as transformações no pensamento, nas práticas e nas políticas em cinema-educação para a infância e a juventude na América Latina a partir das diferentes motivações pedagógicas e inspirações metodológicas que impulsionaram o campo. Para tanto, examinamos pesquisas que mapeiam práticas em educação audiovisual no Brasil, refletimos sobre a criação e os encontros da Rede UNIAL em Cuba e da Rede KINO no Brasil e apresentamos referências de uma pesquisa que percorreu projetos audiovisuais em Havana. Nessa trajetória identificamos um elo metodológico comum que outrora propiciou o surgimento e a difusão de iniciativas em cinema-educação no continente e novas apropriações na relação do cinema com a educação que emergem de demandas e desafios contemporâneos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

RS Machado, Carlos, Solana Gonzalez Pensado, and Daniela Pieper. "Apresentação do número especial: Provocações da e na educação ambiental nas Américas." Ambiente & Educação 25, no. 1 (April 10, 2020): 3–12. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v25i1.11231.

Full text
Abstract:
Este número da Revista Ambiente e Educação é um dos resultados iniciais deste evento, e articulada a ampliação das relações de âmbito internacional de nosso programa. O evento em Cuba de Educação Ambiental tinha o objetivo de “Contribuir al desarrollo de una cultura ambiental orientada al desarrollo sostenible, promoviendo el intercambio teórico, metodológico y práctico en el quehacer educativo, la interdisciplinariedad y la generación de conciencia y compromisos que permitan dar respuesta a los desafíos actuales que se presentan en torno a la temática ambiental”, a partir de diferentes temáticas . Foi disso que, ao assistir outros participantes, conversarmos e lhes “regalar” alguns exemplares de nossas revistas criamos afinidades e empatias que resultaram nestas primeiras contribuições sobre a EA nas Américas . Dizemos Américas, pois apresentaremos contribuições desde o Canadá até o Uruguai, passando por Cuba, Colômbia e Brasil neste número especial da revista. Esperamos receber outras contribuições em edições futuras, inclusive em diálogo crítico com o que aqui publicaremos!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Inclusão, Revista Educação, Artes e. "Educação Especial no Brasil e em Cuba: entrevista com Neide da Silveira Duarte de Mattos." Revista Educação, Artes e Inclusão 16, no. 3 (July 1, 2020): 412–26. http://dx.doi.org/10.5965/198431781632020412.

Full text
Abstract:
Entrevista com Neide da Silveira Duarte de Mattos, que nos traz um panorama de suas experiências durante os estudos sobre Educação Especial realizados em Cuba, local escolhido pelo seu caráter de consolidação do movimento de estudos e pesquisas fundamentados na Teoria Histórico-cultural (THC), bem como por sediar o Centro de Referência Latinoamericano para a Educação Especial, proposto também na década de 1990, com intenção de representar a Educação Especial Cubana e promover o intercâmbio científico internacional, principalmente entre os países de América Latina e Caribe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

ROACH, Eduardo Francisco Freyre, and Adolfo Ramos LAMAR. "Educação científica e realidade agropecuária em Cuba: algumas ideias sobre sua mudança epistemológica." Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 14, no. 3 (May 12, 2019): 928–41. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11530.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Batista, Drielly Adrean Adrean, and Alonso Bezerra Carvalho. "O curso de pedagogia em Cuba: um estudo voltado para os valores morais na educação infantil." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 9, no. 27 (December 20, 2018): 26–47. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v9i27.3223.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda a formação dos professores em Cuba, destacando a importância dos valores morais na educação infantil, de forma a considerar alguns aspectos, como: a formação dos docentes de Pedagogia, a estrutura pedagógica, a organização curricular e o perfil do formador. Considera-se não somente o intelectual, mas um conjunto formado pelos aspectos afetivo, moral e emocional, que mediam a aprendizagem e levam o aluno a pensar, por meio da prática, a construção dos aspectos teóricos. Este trabalho busca, assim, empreender uma reflexão acerca da formação dos docentes em Cuba. O desenvolvimento moral é um processo contínuo, interativo e dinâmico que tem início quando a criança nasce e perdura por toda a vida, apresentando características diferentes em cada período do desenvolvimento do ciclo vital. Esse desenvolvimento depende, sobretudo, da interação do indivíduo com o meio e das experiências morais proporcionadas pelos diferentes aparelhos sociais. Finalmente, esperamos ter contribuído para o desenvolvimento de um novo olhar sobre a educação, de maneira a estimular uma reflexão sobre aspectos importantes no que diz respeito à realidade na formação dos professores no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bolson, Camille, Aline Biagi, Christian Luiz Da Silva, and Valdir Fernandes. "Política pública e educação ambiental: um estudo comparativo entre os marcos regulatórios da educação ambiental no Brasil e em Cuba." Revista Tecnologia e Sociedade 16, no. 41 (May 1, 2020): 80. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n41.11791.

Full text
Abstract:
Este ensaio apresenta um estudo comparativo entre o marco regulatório brasileiro e o cubano no que diz respeito as diferentes formas conceituais, metodológicas e práticas que sustentam as políticas públicas voltadas para a educação ambiental em ambos os países. A partir de uma busca bibliográfica sobre o tema desenvolvimento sustentável, apresenta-se como a legislação ambiental, representada pela Política Nacional de Educação Ambiental, é um instrumento técnico, dentro do contexto territorial que representa a visão local sobre o tema. Buscou-se conhecer até que ponto os elementos, recursos naturais, história, cultura e a estrutura de cada sociedade podem influenciar na elaboração destes instrumentos. Entre os resultados encontrados apresenta-se as diferenças conceituais entre o programa brasileiro e a estratégia cubana, embora existam similaridades nos planos de ação de ambos os países.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

González-Gaudiano, Edgar, and Leonir Lorenzetti. "Investigação em Educação Ambiental na América Latina: mapeando tendências." Educação em Revista 25, no. 3 (December 2009): 191–211. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982009000300010.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a situação da pesquisa em Educação Ambiental na América Latina. Com destaque ao México e ao Brasil, também se mencionam descrições gerais da Colômbia, de Cuba, do Equador e da Venezuela. Apresentam-se os limitados avanços da pesquisa nessa área, marcada por um processo lento, com gradual posicionamento institucional acerca da Educação Ambiental regional. O surgimento da educação para o desenvolvimento sustentável, à exceção da Colômbia, não chegou a alterar esse processo, nem tampouco a criar novas e mais favoráveis condições de impulso à pesquisa numa perspectiva sociopolítica. Apesar disso, o artigo reporta avanços positivos em direção à pesquisa na Educação Ambiental, embora não se possam esperar resultados espetaculares a curto e médio prazos, a menos que se apresente uma mudança radical da atual situação, o que não se vislumbra neste momento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Leite, Maria do Carmo Luiz Caldas, and Camilo Onoda Luiz Caldas. "Estado, Identidade e Educação: cento e cinquenta anos de resistências e lutas em Cuba." Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas 13, no. 3 (June 12, 2019): 234–70. http://dx.doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n3.2019.27306.

Full text
Abstract:
O presente artigo está dirigido ao estudo das transformações, que abarcam o projeto societário e tendem a caminhar em conjunto com os contextos históricos em Cuba. Apresentam-se aspectos do tensionamento entre a insurgência e a invasão estrangeira, desde a dominação espanhola, passando pela república mediatizada, até a presente conjuntura de mudanças, período em que a chamada geração histórica está deixando os cargos diretivos. A discussão tem os seus alicerces fincados na visão retrospectiva dos dilemas e das tensões presentes na construção da cubanía, que vem delineando pautas à população em todas as épocas. As análises são traçadas em sentido contrário à visão eurocentrista, que recorta os esforços de compreensão relacionados às revoluções cubanas, incluindo as inconclusas e as vitoriosas dos séculos XIX e XX, abarcando um período de 150 anos, em que as raízes da cubanidade foram materializadas. As principais evidências deste exercício reflexivo, apontam que a história da Ilha produziu uma cultura de características autóctones com reflexos no sistema educativo e que as instituições escolares, afetadas por dificuldades de várias ordens, ainda assim, se apresentam como a pedra angular do processo revolucionário cubano, que tem na Educação a grande igualadora social do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Coutinho, Luciana Cristina Salvatti. "Editorial." Revista HISTEDBR On-line 19 (April 23, 2020): e019060. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v19i0.8659270.

Full text
Abstract:
A Revista HISTEDBR On-line, fruto de uma construção coletiva e plural, conta, nesse volume 19, primeiro em que adotamos a publicação contínua, com 04 artigos internacionais, 54 artigos nacionais e 1 resenha resultante de estudos e pesquisas com temáticas e abordagens variadas realizadas por pesquisadores vinculados a diferentes instituições do Brasil e do exterior, tais como: Universidad de Holguin (Cuba), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), El Colegio de San Luis (México), Facultad de Ciencias de la Educación (Argentina), UFSCar, USP, UFES, Unesp, UESC, Centro Universitário Leonardo da Vinci, Unicamp, UFPA, Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA, UFV, UEL, IFMG, Fundação Herminio Ometto, Unimep, IFNMG, Unicentro, UNISO, UERJ, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava/PR, UNISC, UFRJ, UEM, IFRS, UFRGS, IFG, UFC, UFPel, Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, IFCE, UECE, Secretaria da Educação do Estado do Amapá, Centro Universitário Una, UCS, UFGD, Secretaria Estadual de Educação do Paraná/PR, ETERJ, PUC-RJ, IFAL, Unioeste, IFBA, Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha-RS, Colégio Pedro II, UnB, UFSM, UFRRJ, UESB, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC, UDESC, IFMA, UFG, UFMA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cruz, Juan Carlos Rodríguez, and Luiz Bezerra Neto. "La posmodernidad y las nuevas tecnologías en los contextos educativos cubano y brasileño." Revista Exitus 9, no. 3 (July 1, 2019): 506. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id943.

Full text
Abstract:
O trabalho aborda a categoria pós-modernidade como produto da Globalização, como um novo processo civilizatório, no qual as novas tecnologias são seu sustento e, ao mesmo tempo, tangenciais; Processo civilizatório que constitui só um elo de concatenação e transição entre duas Eras, a que fenece da Modernidade tardia e a que começa com uma cara nova ainda sem definir. A categoria do contexto educacional é avaliada sob a perspectiva de diferentes autores e é feita uma análise das vantagens e desvantagens do uso da digitalização na educação atual e como essa educação se desenvolve nos contextos educacionais cubano-brasileiro, com base em um estudo comparativo. Palavras-chave: Pós-modernidade. Novas tecnologias. Contexto educacional. Brasil. Cuba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Meneghel, Stela Nazareth, Joyce Mendes de Andrade Schramm, Alcindo Antônio Ferla, and Ricardo Burg Ceccim. "Formação em epidemiologia e vigilância da saúde: Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 23, no. 2 (June 2016): 495–508. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702016000200009.

Full text
Abstract:
Resumo Aborda a formação em epidemiologia e vigilância da saúde na Cooperação Brasil-Cuba-Haiti, com o intuito de fortalecer a capacidade operacional dos profissionais haitianos em epidemiologia, vigilâncias e análise da situação de saúde. O curso contemplou quarenta profissionais do Ministério de Saúde Pública e População do Haiti que atuam nos dez departamentos sanitários e pautou-se na educação permanente em saúde, articulando saberes epidemiológicos, saúde coletiva e ação educativa a partir de questões do trabalho. A formação possibilitou a produção de informações sobre o quadro epidemiológico e constituiu um verdadeiro laboratório de metodologias participativas em pesquisa epidemiológica e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lima, Michelle Fernandes, and Regina Maria Michelotto. "Políticas de democratização da educação superior e a perspectiva metodológica de Antonio Gramsci." EccoS – Revista Científica, no. 42 (February 6, 2017): 125–41. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n42.3634.

Full text
Abstract:
Este artigo resultado de estudos e pesquisas no campo das polticas para a educao superior no Brasil e tem como objetivo discutir a questo da democratizao da universidade a partir dos fundamentos metodolgicos de Antonio Gramsci. Aps dissertar sobre a questo do mtodo em pauta, as autoras analisam processos de democratizao da educao superior utilizando exemplos como da situao italiana da dcada de 1990, a experincia revolucionria cubana e polticas sobre o tema no contexto brasileiro. A metodologia escolhida permite que as contradies sejam expostas configurando diferentes interpretaes sobre processos democratizantes, aponta que muitas vezes o que considerado democratizao da universidade deturpa o real sentido da expresso. Nos exemplos escolhidos, verificou-se que o processo de Cuba o que mais se aproxima de um modelo democrtico. Palavras-chave: Poltica educacional; educao superior, democratizao; Antonio Gramsci.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Marani, Vitor Hugo, Reginaldo Calado De Lima, and Larissa Michelle Lara. "O (re)conhecimento da cultura na Educação Física latino-americana: uma leitura a partir de documentos educacionais." Motrivivência 31, no. 58 (May 13, 2019): 1–22. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55644.

Full text
Abstract:
O texto foi estruturado pelo reconhecimento da tematização da cultura na educação física a partir da leitura de documentos educacionais orientadores da referida área em países latino-americanos. Para tanto, foram selecionados oito países que integram a América Latina – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, México, Uruguai e Venezuela – bem como, os respectivos documentos que orientam a educação e a educação física desses países com o intuito de problematizar como a cultura emerge nesses diferentes contextos sociais. A partir da leitura, foi possível constatar que a cultura não é um dos principais temas abordados nos documentos, embora esteja presente na discussão que envolve a área sob prismas distintos. Em suma, grande parte dos documentos tematiza a cultura a partir de perspectivas em que a tônica esteja no diálogo com a área das ciências humanas e sociais, o que aponta para a movimentação da área em buscar novas problemáticas que se atentem à valorização do movimento humano nas aulas de educação física por meio do reconhecimento das particularidades culturais de cada país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Machado, Carlos Roberto, Gisleine Cruz Portugal, and Sérgio Botton Barcellos. "Editorial." Ambiente & Educação 25, no. 1 (April 10, 2020): 1–2. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v25i1.11220.

Full text
Abstract:
O primeiro número do ano de 2020 da Revista Ambiente & Educação traz o número especial com artigos científicos aprimorados a partir da experiência de pesquisadores (as) no início de julho de 2019, em Havana, Cuba, na “XII CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO "PARA INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE", promovido pela Agencia Ambiental do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, com outras entidades nacionais e internacionais onde participaram milhares de pessoas de diversas partes do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

de Freitas Colombo Rosa, Dayane, Roseli Gall do Amaral da Silva, and José Joaquim Pereira Melo. "EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃO NA AMÉRICA LATINA, O CASO DE CUBA: A HISTÓRIA QUE NÃO SE CONTA." COLLOQUIUM HUMANARUM 15, Especial 2 (December 1, 2018): 257–62. http://dx.doi.org/10.5747/ch.2018.v15.nesp2.001106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rosa, Dayane de Freitas Colombo, Roseli Gall do Amaral, and José Joaquim Pereira Melo. "A construção do homem novo em Cuba (1959-1961)." Revista HISTEDBR On-line 21 (August 2, 2021): e021033. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660363.

Full text
Abstract:
A alfabetização de um povo pode promover muito mais do que aprendizagens de leitura e escrita, como ressalta Paulo Freire (1987), pode promover libertação e cidadania, um novo modelo de homem e uma nova consciência de mundo. Neste trabalho, o objetivo foi traçar algumas reflexões sobre como se iniciou a construção, por meio da alfabetização, do modelo de homem ideal cubano: o homem novo. O procedimento metodológico foi uma pesquisa bibliográfica, de caráter historiográfico a partir do projeto de pesquisa: Cuba e a formação docente revolucionária: a construção do Homem Novo vinculado a Universidade Estadual de Maringá-UEM. Delimitou-se como fonte primária o Manual Alfabeticemos (CUBA, 1961b) e os discursos de Fidel Castro pronunciados nos anos de 1960, 1961 e 1967 e o discurso de Che Guevara de 1965. Em um cenário de transformação social, a educação cubana foi reformulada a partir de 1959, com vistas à construção de um novo modelo pedagógico de caráter político, social, econômico e cultural. O primeiro passo para essa reformulação foi a Campanha de Alfabetização realizada em 1961, na qual foi necessário fazer de cada cubano um professor. Assim, o projeto antropológico de Cuba foi se desenvolvendo e ganhando características no contexto de formação do professor alfabetizador a fim de transformar, ao mesmo tempo, o aprendiz em mestre. O estudo concluiu que discutir a práxis alfabetizadora cubana pode em muito promover a reflexão sobre as questões que envolvem um processo eficiente de combate ao analfabetismo em suas várias facetas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Beschizza Valentin, Renato. "políticas públicas de esporte e a transição para o socialismo em Cuba (1959-1965)." Revista Eletrônica da ANPHLAC 21, no. 30 (July 19, 2021): 288–323. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.30.2021.3985.

Full text
Abstract:
No presente artigo, procuramos compreender e analisar a história das políticas públicas de esporte em Cuba durante as gestões de Felipe Guerra Matos à frente da Dirección General de Deportes (DGD) e de José Llanusa Gobel à frente do Instituto Nacional de Deportes, Educación Física y Recreación (INDER). O marco inicial do recorte histórico presente neste artigo encontra-se em janeiro de 1959, quando da criação da DGD e da nomeação de Felipe Guerra Matos para o cargo de diretor. Em fevereiro de 1961, a DGD foi oficialmente dissolvida e substituída pelo INDER, com José Llanusa Gobel no cargo de diretor-geral, no qual permaneceu até a segunda metade de 1965, quando foi transferido para o Ministério da Educação depois de escolher o seu sucessor na direção do INDER.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Coutinho, Luciana Cristina Salvatti. "Editorial." Revista HISTEDBR On-line 20 (December 31, 2020): e020060. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v20i0.8665373.

Full text
Abstract:
Num contexto de Pandemia da Covid-19 que agudiza as contradições inerentes ao modo de produção capitalista, escancarando as desigualdades sociais e educacionais e, ainda, num movimento ampliado de intensificação do trabalho docente pelo uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), a Revista Histedbr On-line publica, em 2020, seu 20o volume, com 58 artigos e uma entrevista, de forma contínua pelo segundo ano consecutivo. É imperioso, portanto, manifestarmos nosso profundo pesar pelo crescente número de vítimas que aumenta, diariamente, de forma exponencial. E, ainda, importa observar que se faz cada vez mais hercúleo o trabalho editorial. Seguindo a tendência da revista, os manuscritos possuem temáticas e abordagens variadas realizadas por pesquisadores vinculados a diferentes instituições do Brasil e do exterior, tais como: Universidad de Salamanca (Espanha), Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Universidad de La Habana (Cuba), Universidad Nacional de Entre Ríos (Argentina), UFPA, UFOPA, UFF, UNIOESTE, UEL, Unicamp, UFG, IFSP, UFSCar, UERJ, UESB, UFRJ, IFS, Unit, USP, Unimep, UFPB, UEM, UEPA, UFBA, UFCG, IFPR, UEL, UEPG, UFPel, UFPR, UNESPAR, UFES, UNIR, UESC, PUC-Campinas, UFMA, UENP, UFU, IFC, UFJF, UERN, UFMG, UEMS, Sociedade Educacional Furtado Aguiar, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Colégio de Aplicação Pio XII, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Educação do Estado do Espiríto Santo, Prefeitura Municipal de Londrina, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Moju, Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora, Prefeitura Municipal de Astorga e Prefeitura Municipal de Cametá.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Alves, Sandra Mara Campos, Felipe Proenço de Oliveira, Mateus Falcão Martins Matos, Leonor Maria Pacheco Santos, and Maria Celia Delduque. "Cooperação internacional e escassez de médicos: análise da interação entre Brasil, Angola e Cuba." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 7 (July 2017): 2223–35. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.03512017.

Full text
Abstract:
Resumo A escassez de médicos, principalmente em áreas remotas, é tida como uma questão crítica para o desenvolvimento dos sistemas nacionais de saúde e tem motivado uma série de projetos de cooperação internacional. Este estudo possui caráter exploratório, de abordagem qualitativa, em que se analisaram casos de cooperação entre Brasil, Angola e Cuba. Foi realizada revisão não sistemática de literatura e selecionados artigos de livre acesso e documentos oficiais que abordavam experiências de cooperação em saúde. Foram comparadas características previamente selecionadas e que apontavam para ações de enfrentamento do tema da escassez de médicos. Concluiu-se que as interações entre os três países foram profícuas e potencialmente vantajosas para a saúde da população dos países analisados. As ações de cooperação Sul-Sul estabelecidas apresentaram resultados positivos nas dimensões das políticas de educação e regulatórias, além de atuar na perspectiva da não dependência internacional e do fortalecimento da capacidade endógena, pontos importantes para a avaliação dos componentes estruturante dos sistemas de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Abba, Maria Julieta, and Berenice Corsetti. "Contribuições para uma internacionalização da educação superior desde e para América Latina. A experiência da UNILA e da ELAM." Educação Por Escrito 7, no. 2 (December 31, 2016): 181. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.24849.

Full text
Abstract:
O trabalho tem como objetivo refletir sobre uma internacionalização da educação superior desde e para a América Latina, mediante o estudo das experiências da Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (UNILA), localizada em Foz de Iguaçu, Brasil, e da Escola Latino-americana de Medicina (ELAM), localizada em Havana, Cuba. Deste modo, buscamos problematizar a temática da internacionalização através da tensão entre duas perspectivas teóricas: uma hegemônica e outra em construção. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, desenvolvido a partir da análise de documentos e da produção bibliográfica sobre a internacionalização, a UNILA e a ELAM. O texto está organizado em quatro partes. Na primeira, analisamos diversas perspectivas da internacionalização da educação superior, detectadas mediante a evisão bibliográfica da pesquisa. Em segundo lugar, caracterizamos uma perspectiva da internacionalização, que consideramos em construção, formulada desde e para a América Latina. Num terceiro momento, apresentamos duas experiências de internacionalização que se inserem nesta última perspectiva emergente. Finalmente, expomos algumas considerações e reflexões sobre o trabalhado ao longo do texto, e apontamos os principais desafios a serem enfrentados por estas duas instituições no que diz respeito à promoção da internacionalização desde e para América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Marcos Antonio da, Guillermo Alfredo Johnson, and Anatólio Medeiros Arce. "Cooperação e soft power na política externa cubana: a emergência da Diplomacia social." Conjuntura Austral 5, no. 23 (May 6, 2014): 101. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.42105.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa a projeção internacional da Revolução Cubana, discutindo os contornos de seu soft power que contribuíram para sua reinserção internacional. Para tanto, após apresentar uma breve discussão deste conceito e das transformações do cenário internacional contemporâneo analisa a mudança da utilização do soft power no processo revolucionário de Cuba. Neste sentido, aponta que tal poder esteve, nos anos dourados da Revolução (anos 60 e 70), alicerçado na aura revolucionária e no carisma de suas lideranças (Fidel Castro e Che Guevara, entre outros) e que, na primeira década deste século, adquiriu novos contornos amparados na emergência da Diplomacia Social, baseada na cooperação com base nos serviços sociais (saúde, educação e esporte, entre outros), contribuindo para o estabelecimento de laços diplomáticos e o desenvolvimento de uma imagem positiva do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Da Silva, Catia Maria, and Maria Elisa Carvalho Bartholo. "A Educação Moral e Cívica na Construção de ser brasileiro: Um indivíduo obediente, cristão e anticomunista." Revista Mosaico 8, no. 1 (June 1, 2017): 23. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v8i1.467.

Full text
Abstract:
O anticomunismo no Brasil foi o palco onde tanto os políticos quanto os civis da década de 60, tiveram que atuar. Estudantes e trabalhadores levados pelas condições sociais viam nas propostas comunistas uma possibilidade para uma vida menos árdua. Ações e ideais anticomunistas se fizeram presente desde a década de 20 no Brasil, porém, é a partir da revolução de Cuba, com a política interna de autossuficiência e uma não dependência dos E.U.A, que a sociedade brasileira vê um perigo real, devido à proximidade do novo país socialista. E é nesse cenário de guerra fria e lutas ideológicas que Jânio Quadros renuncia à presidência do Brasil e cede espaço a João Goulart, então vice-presidente. Foi sob uma intensa desconfiança nas ações políticas do então presidente Goulart, que decide por da continuidade à politica de não dependência aos E.U.A e sua aproximação dos países socialistas, que se tem o desfecho do golpe civil militar em 1964. Golpe planejado pelas forças armadas brasileiras, mas que encontrou apoio na população civil do país. Tendo como base a doutrina de segurança nacional, o regime militar buscou reorganizar algumas instituições nacionais e uma delas foi a educacional. Através do decreto-lei n° 869 de 12 de setembro de 1969, que tornou obrigatório o ensino da disciplina de EMC em todos os anos escolares. Disciplina imposta pelo regime e que tinha um único objetivo, o de incutir no indivíduo uma moral do cidadão ao mesmo tempo em que combatia o perigo vermelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Macedo, Harineide Madeira, Érika Rodrigues de Almeida, and José Carlos Silva. "Projeto Mais Médicos para o Brasil: análise crítica do planejamento e gestão do Módulo de Acolhimento e Avaliação." Saúde em Debate 43, spe5 (2019): 205–17. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042019s517.

Full text
Abstract:
RESUMO O Módulo de Acolhimento e Avaliação é o primeiro contato do futuro participante do Programa Mais Médicos com o sistema de saúde brasileiro e compõe um dos ciclos formativos do Projeto Mais Médicos para o Brasil, o eixo de provimento de médicos em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde. É uma formação seletiva destinada aos médicos brasileiros formados no exterior e aos estrangeiros que desejam participar do referido Programa. A organização e o sucesso do Módulo de Acolhimento e Avaliação são fundamentais para a continuidade dos ciclos formativos subsequentes, previstos também no Projeto. Este artigo descreve e analisa o planejamento e operacionalização dos Módulos de Acolhimento e Avaliação ocorridos no Brasil e em Cuba, de 2014 a 2017, recomendando ajustes na gestão da educação para que o trabalho na saúde seja qualificado e resolutivo e, assim, contribua para o fortalecimento da atenção básica no País.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Mascarenhas, Rodolfo dos Santos. "História da saúde pública no Estado de São Paulo." Revista de Saúde Pública 40, no. 1 (February 2006): 3–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102006000100002.

Full text
Abstract:
Estuda-se a história, através da evolução dos serviços estaduais de saúde pública em São Paulo, desde 1891 até o presente. Dois vultos se destacam: Emílio Ribas e Geraldo de Paula Souza. Emílio Ribas conseguiu debelar no fim do século passado surtos epidêmicos de febre amarela, febre tifóide, varíola e cólera e, na Capital, malária. Prova, em um grupo de voluntários, no qual foi o primeiro, a transmissão, por vector, de febre amarela, repetindo, um ano depois, a experiência norte-americana em Cuba. Funda o Instituto Butantã, entregando-o a outro cientista, Vital Brasil. Paula Souza reorganiza, em 1925, o Serviço Sanitário do Estado, introduzindo o centro de saúde, a educação sanitária, a visitação domiciliaria. Lidera, posteriormente, no SESI, a assistência médica, odontológica, alimentar e social do operário. Em junho de 1947 foi criada a Secretaria da Saúde Pública e da Assistência Social cujo primeiro titular foi o Dr. José Q. Guimarães. Deu-se ênfase à implantação de campanhas de erradicação ou controle de doenças transmissíveis (malária, chagas, poliomielite, variola, etc.) e à reforma total da Secretaria da Saúde iniciada em 1970.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Villela, Fábio Fernandes. "PRÁTICAS EDUCATIVAS COMPARADAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO OMNILATERAL NA AMÉRICA LATINA (educational practices compared in rural education and the challenges of omnilateral formation in Latin America)." REVISTA NERA, no. 19 (October 9, 2012): 90–103. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i19.1802.

Full text
Abstract:
Este texto tem por objetivo apresentar os desafios e as possibilidades da formação omnilateral na América Latina conforme elaborado em Villela (2009-2010). Este trabalho tem por horizonte sistematizar as práticas educativas do “Terceiro Mundo”, isto é, originadas da experiência educacional dos países da América Latina, África e Ásia. No processo de luta pela emancipação, esses países construíram e estão construindo práticas educativas originais. Nesse sentido, partimos da problematização histórico-teórico do tema, formação omnilateral, e por desdobramento, abordamos a América Latina, escola e formação omnilateral. Problematizamos especificamente as questões relativas aos intelectuais e a organização do trabalho pedagógico nas “escolas no campo” em Cuba (1960-1975). A questão dos “intelectuais e a organização da cultura”, sob uma perspectiva gramsciana (GRAMSCI, 2000), foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória acadêmica (VILLELA, 2003; 2008; 2009-2010). No sentido de aprofundar tais questões, abordamos os desafios da formação de crianças e jovens do campo na América Latina. Ao analisarmos as práticas educativas em educação do campo, emerge a temática contemporânea da justiça global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Gallardo Milanés, Olga Alicia, Cristina Satiê de Olivera Pátaro, and Frank Antonio Mezzomo. "Percepciones ambientales de los jóvenes universitarios: estudio comparado entre UNESPAR, Brasil y la Universidad de Holguín, Cuba." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 34, no. 2 (September 2, 2017): 296–317. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v34i2.7008.

Full text
Abstract:
El artículo aborda las percepciones sobre medioambiente y desarrollo sustentable de los jóvenes universitarios de UNESPAR, Brasil y UHO, Cuba, con el objetivo de comprender sus apreciaciones, analizarlas a partir de la diversidad de criterios y juicios para valorar la contribución de los mismos a la sustentabilidad. Se aplicó el método de Indagación Apreciativa, y se efectuó un análisis comparativo entre las dos universidades. El estudio develó que los estudiantes participan poco en actividades ecológico-ambientales a pesar de reconocer la importancia del medioambiente y poseer un juicio crítico al respecto. Muestran saber los problemas ambientales globales y locales, sin embargo algunos de ellos no revelaron una clara percepción sobre la condición ecosistémica y compleja del mundo. Ante los datos analizados, se comprende la importancia de la educación ambiental ocupar un papel más protagónico en la formación universitaria. The article deals with the perceptions about the environment and sustainable development of university students from UNESPAR, Brazil and UHO, Cuba. It aims at understanding their appreciations, analyzing them based on the diversity of criteria and judgments to assess their contribution to the sustainability. The Appreciative Inquiry method was conducted, and a comparative analysis between two Universities was carried out. The study revealed that the students has few participation in ecological-environmental activities, despite recognizing the importance of the environment and having a critical judgment about that. They show to know the global environmental problems and local, however, some of them did not reveal a clear perception about the ecosystemic and complex condition of the world. In face of analyzed data, it is highlighted the relevance of environmental education in the university formation. O artigo aborda as percepções sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável de estudantes universitários da UNESPAR, Brasil e da UHO, Cuba, com o objetivo de compreender suas percepções, analisá-las a partir da diversidade de opiniões e julgamentos, avaliando as implicações para a sustentabilidade. Foi aplicado o método de Investigação Apreciativa, realizando-se, ainda, uma análise comparativa entre as duas universidades. O estudo revelou que os estudantes pouco participam de atividades ambientais-ecológicas, embora reconheçam a importância do meio ambiente e tenham uma apreciação crítica a este respeito. Demonstram saber dos problemas ambientais globais e locais, não obstante alguns deles não revelam uma clara percepção sobre a condição ecossistêmica e complexa do mundo. Diante dos dados analisados, compreende-se a importância de que a educação ambiental assuma um papel mais central na formação universitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Zanin, Emilio Seveso, and Pamela Paz García. "Os contextos revolucionários: sobre mudança histórica, política e institucional em contextos revolucionários: análise comparativa das últimas duas reformas constitucionais da Bolívia (2004 e 2008) e da constituição de Cuba de 1976 (alterada em 2002)." Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas 3, no. 2 (December 31, 2009): 46. http://dx.doi.org/10.21057/repam.v3i2.1361.

Full text
Abstract:
A atual Constituição política da Bolívia se distancia quanto ao contexto geográfico, temporal e social da Constituição de Cuba de 1976. No entanto, tomadas em paralelo, ambas plasmam uma letra da luta e revolução forjada a partir da experiência colonial e sitiada das sociedades latino-americanas; mostram, neste sentido, certos aspectos comparáveis em sua concepção de cidadania, democracia e direitos humanos. Como entender o papel central que a organização coletiva, a educação e respeito pela diferença assumem dentro de um projeto revolucionário e na formação de um homem político? A partir desta consideração, observa-se que o exame não pretende ser exaustivo, uma vez que os pontos de comparação desenvolvidos implicam um recorte geral e dependem de uma interpretação situada. O que se constrói aqui é um esforço de elucidação e encontro com parte da realidade latino-americana, com sua configuração institucional e seu marco atual de disposição política. Isso exigirá um esforço de interpretação que, a partir da sociologia histórica, aborde em termos críticos a relação que existe entre o conhecimento sociopolítico e histórico e a luta pela revolução da memória, dos sentidos e das diferentes formas de olhar o mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Miranda, Roberto Campos da Rocha, and Rildo Cosson. "Editorial." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 6, no. 6 (June 22, 2011): 3. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v6i6.81.

Full text
Abstract:
O sexto número da E-legis aborda três grupos de assuntos que demonstram a atuação multifacetada do Parlamento. O primeiro refere-se à atuação do Legislativo nas questões relacionadas a orçamento, comissões parlamentares de inquérito e política pública. O segundo busca apresentar a visão de outros parlamentos no que tange à maioridade penal e participação popular. O último traz a contribuição da educação como instrumento de ampliação da democracia. Assim, Eber Santa Helena abre o número da Revista com o artigo Conflitos temporais entre os processos legislativos ordinário e orçamentário, mostrando a necessidade se compatibilizar e coordenar a tramitação de proposições e orçamento nos dois tipos de processos legislativos. Em seguida, é apresentada a reflexão sobre o papel do deputado no fortalecimento do elo entre a instituição Câmara Federal e o cidadão em Mídia, parlamento e violência: uma análise da CPI dos grupos de extermínio no nordeste, por Germana Pereira. Dentro de uma perspectiva que alia ação política e políticas públicas, Anamélia Fernandes discute a Ausência de política pública de cotas raciais para ingresso em instituições públicas de ensino superior no Brasil, mostrando que a falta de uma norma federal implicou baixa adesão ao sistema de cotas. Em um segundo momento, Elaine Faria e Maria Amélia Castro, em Maioridade penal no Brasil e na Espanha: um estudo comparativo, comparam a legislação de menores e as medidas socioeducativas adotadas em ambos os países com o intuito de trazer subsídios para a busca de soluções da problemática do aumento da criminalidade infanto-juvenil. Por outro lado, Geter Borges de Sousa mostra que a legislação de Cuba possui um alto grau de delegação no artigo Modelo de representação na legislação cubana e que essa legislação pode ajudar a reflexão sobre o tema no Brasil. Finalmente, em A (des)confiança do cidadão no Poder Legislativo e a qualidade da democracia no Brasil, artigo desenvolvido por Cristina Cinnanti, são apresentadas reflexões a respeito da democracia brasileira, focando a representação parlamentar e o impacto da imagem do Poder Legislativo sobre a participação popular para discutir os efeitos dessa relação sobre a qualidade do regime democrático. Fechando este número, Guilherme Ribeiro propõe um tema para debate a todos aqueles que trabalham com educação e analisam os desafios da democracia representativa, dentro e fora das casas legislativas, ao indagar: A educação legislativa é uma resposta à crise da representação? Boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Binsfeld, Carine Daiana, and Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes. "Educação Infantil e formação inicial de professores: o jogo pedagógico na organização do ensino (Early childhood education and initial teacher education: the pedagogical game in the organization of teaching)." Revista Eletrônica de Educação 14 (July 27, 2020): 3939104. http://dx.doi.org/10.14244/198271993939.

Full text
Abstract:
This paper discusses part of an investigation developed under the Graduate Program in Education, aiming to identify learnings of future teachers in the organization of mathematics teaching in Early Childhood Education, taking the pedagogical game as a guide for the proposed actions. Early Childhood Education is understood as a learning space that allows children to grow, develop and produce culture, through experiences with scientific knowledge and, in this investigation in particular, with mathematical knowledge. Based on such understanding, the theoretical basis of this work is based on the assumptions of Historical-Cultural Theory, Theory of Activity, Teaching Guiding Activity and the game as the child's main activity. As a methodological procedure, a formative experiment was organized with 15 meetings for studies, discussions and development of situations that trigger learning in a class of Early Childhood Education with children from 5 years old. When future teachers have the possibility to study, plan and evaluate learning situations, producing a general way of planning through the game as the activity that best allows the child to live and experience scientific knowledge, especially in mathematics, they are learning about the social responsibility of be an Early Childhood Education teacher. This is intrinsically related to the social function of the teacher's work, with regard to learning the methodological aspects of teaching organization and, in particular, planning.ResumoEste artigo discute parte de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo por objetivo identificar aprendizagens de futuras professoras na organização do ensino de matemática na Educação Infantil, tomando o jogo pedagógico, como orientador das ações propostas. Compreende-se a Educação Infantil como um espaço de aprendizagens que proporciona à criança crescer, desenvolver-se e produzir cultura, pelas experiências com o conhecimento científico e, nesta investigação em especial, com o conhecimento matemático. A partir de tal compreensão, o embasamento teórico deste trabalho está respaldado pelos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade, da Atividade Orientadora de Ensino e do jogo como atividade principal da criança. Como procedimento metodológico organizou-se um experimento formativo com 15 encontros para estudos, discussões e desenvolvimento de situações desencadeadoras de aprendizagem em uma turma de Educação Infantil com crianças a partir de 5 anos. Quando futuros professores têm possibilidade de estudar, planejar e avaliar situações de aprendizagem, produzindo um modo geral de planejar pelo jogo como a atividade que melhor permite à criança vivenciar e experienciar os conhecimentos científicos, em especial de matemática, estão aprendendo sobre a responsabilidade social de ser professor de Educação Infantil. Isto está intrinsecamente relacionado com a função social do trabalho do professor, no que se refere à aprendizagem dos aspectos metodológicos da organização do ensino e, em especial, ao planejamento.Palavras-chave: Educação infantil, Formação de professores, Organização do ensino, Educação matemática na infância.Keywords: Early Childhood education, Teacher education, Teaching organization, Mathematics education in childhood.ReferencesAMORIM, Gisele. Mendes. Matemática na Educação Infantil? Contribuições da Atividade Orientadora de Ensino para a (re) organização da prática docente. 2015, 187p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2015.ARAUJO, Elaine Sampaio; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de. Dos princípios da pesquisa em educação como atividade. In: MOURA, M. O. de. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017. p. 47-70.BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf > Acesso em: 29 de jun. 2020.CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Sá da Costa, 1951.CEDRO, Wellington Lima; NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Dos métodos e das metodologias em pesquisas educacionais na teoria histórico-cultural. In: MOURA, M. O. de. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017. p. 13-45.CEDRO, Wellington Lima et al. A Atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico matemático. Ciência e Educação – Unesp, São Paulo, v. 16, p. 427-445, 2010.DAVIDOV, Vasilivi. La enseñanza escolar y el desarrollo psiquico. Tradução de Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.ELKONIN, Danill Borisovich. Psicologia do jogo. Tradução: Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1998.IFRAH, George. História universal dos algarismos, volume 1: a inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. Tradução de Alberto Muñoz e Ana Beatriz Katinsky. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.KOPNIN, Pável Vasíçievich. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Aprendizagem da docência em matemática: o Clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.MAIA, Maria Vânia Moreira. Reflexões sobre a importância do jogo na educação matemática. 2012, 79 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.MARAFIGA, Andressa Wiedenhöft. O planejamento e a atividade principal da criança: vivências de futuras professoras na educação infantil. 2017, 161p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A Atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Rio Claro, v. 12, p. 29-43, 1996.MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A Matemática na infância. In: MIGUEIS, M.; AZEVEDO, M. G. Educação Matemática na Infância. Vila Nova de Gaia/Portugal: Gailivros, 2007. p. 40-62.MOURA, Manoel Oriosvaldo et al. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M. O. de (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010. p. 81-110.MOURA, Manoel Oriosvaldo. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. Tese (Livre-Docência em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.MOURA, Manoel Oriosvaldo et al. Objetivação e apropriação de conhecimentos da atividade orientadora de ensino. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringa, v.14, n.1, p.39-50, 2011.MOURA, Manoel Oriosvaldo; SFORNI, Marta Sueli de Faria; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, M. O. de. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017. p. 71-100.NASCIMENTO, Carolina Picchetti; ARAUJO, Elaine Sampaio; MIGUÉIS, Marlene da Rocha. O jogo como atividade: contribuições da teoria histórico-cultural. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) São Paulo, v. 13, n. 2, p. 293-302, jul./dez. 2009.NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsky, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.POZEBON, Simone. A formação de futuros professores de matemática: o movimento de aprendizagem da docência em um espaço formativo para o ensino de medidas. 2017. 307 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.RITZMANN, Camila Duarte Schiavo. O jogo na atividade de ensino: um estudo das ações didáticas de professores em formação inicial. 2009, 191p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2009.SILVA, Edilson Azevedo. O jogo na perspectiva da teoria histórico-cultural na Educação Infantil de Cuba. 2010, 122p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2010.VIGOTSKI, Lev Semionovich. Uma contribuição à teoria de desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59-83VIGOTSKI, Lev Semionovich. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Zoia Prestes. Revista Virtual de Gestão e Iniciativas Sociais, Rio de Janeiro, n. 8, p. 23-36, jun. 2008. ISSN: 1808-6535.VIGOTSKI, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. São Paulo: Ática, 2009.e3939104
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 4 (September 9, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.5070.

Full text
Abstract:
Neste quarto volume do ano de 2016 são publicados 34 artigos com contribuições das áreas de engenharia (agronomia, ambiental, alimentos, civil, mineral, produção e química) e humanidades (artes, educação, ciências sociais, ensino e história), ciências aplicadas (administração, direito e gestão). Os artigos são essencialmente advindos do Brasil, no entanto existem contribuições da Argentina, Cuba, Equador, México e Portugal.A diversidade dos assuntos tratados reforça o caráter interdisciplinar do periódico e avança para a quebra do paradigma das revistas especializadas, tendo em vista que as buscas pelos artigos são realizadas através de palavras-chave nas bases de dados.Com o objetivo de ampliar as citações é realizado um esforço para a elevação de artigos publicados em língua estrangeira, que neste volume representam 14,70%. Esta editoria trabalha para que neste ano se alcance valores da ordem de 20%.O Google Scholar acaba de publicar suas métricas para o quinquênio 2011-2015, na qual o índice h5 do periódico apresentou resultado igual a 6 e mediana h5 igual a 8. Estes números mostram uma elevação em relação ao quinquênio anterior, demostrando a evolução das citações do periódico pela comunidade acadêmica. A evolução deste indicador se encontra disponível em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSA publicação deste número vai ao público em momento conturbado da jovem democracia brasileira, tendo em vista o processo de impeachment da presidente da república do Brasil, no último dia do mês de agosto.As informações que circulam na sociedade são de que as primeiras ações do governo se associam a reduções de investimentos em várias áreas, entre elas, políticas sociais, educação, ciência e tecnologia, saúde pública, infraestrutura, entre outras. Neste sentido, são observadas mobilizações sociais, tendo em vista a manutenção das importantes politicas públicas conquistadas no período 2002-2016.O periódico passou a integrar um novo indexador, o RoMEO que é parte dos serviços SHERPA da University of Nottingham. É importante destacar o último resultado do Ranking Web c publicado pelo Cybermetrics Lab do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha, o qual o IFRN avança 13 posições e passa a ter a 101a posição no país, e segunda posição entre os Instituto Federais. O fortalecimento do periódico reflete o avanço neste indicador. Informação disponível em http://www.webometrics.info/en/Latin_America/Brazil?page=1Neste ambiente, as colaborações devem se ampliar para a manutenção da relação fluxo/qualidade das publicações visando um periódico estável e preparado para passar pelas turbulências.Os novos desafios estão acompanhados pelo espírito da juventude, maturidade dos cristais e sabedoria do tempo.Convido-os a visitarem o sumário para escolher aqueles artigos que os agradam, se gostarem dialoguem com os autores, partilhem nas redes sociais e citem em suas publicações!Boa leitura! Natal, 31 de agosto de 2016. Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 4 (September 19, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.6309.

Full text
Abstract:
A educação, a ciência e a tecnologia brasileira sofre graves cortes em seus orçamentos, bem como desloca os esforços da comunidade acadêmica à luta pela manutenção dos investimentos no presente e no futuro da grande nação brasileira.O novo número da HOLOS reforça os esforços deste periódico para a comunicação, cooperação e difusão científica com caráter internacional. Este é refletido nos artigos advindos dos vários estados brasileiros, bem como de Cuba, Espanha, Irã, México, Portugal, Polônia. A diversidade reflete a importância das publicações de acesso aberto e confirma que esta modalidade influencia em seu protagonismo.Para reafirmar este quadro de evolução são apresentados abaixo dados comparativos de acessos dos períodos de 1o de janeiro a 17 de setembro dos anos de 2016 e 2017 obtidos no Google Analytics. Quadro 1 – Dados de acesso à HOLOS. 01/01/2016 a 17/09/2016(n)01/01/2017 a 17/09/2017(n)Evolução(%)Número de Usuários72.80790.264+24Visualizações370.511433.583+17Duração Média (min)2,982,68- 10Fonte – Google Analytics.Os dados refletem os acessos diretos do site do periódico e demonstram um crescimento do números de acessos e de visualizações. A duração média do acesso apresenta uma redução da ordem de 6%.Como estratégia para reduzir o tempo de publicação, o periódico passa a definir a ordem de aparição dos artigos no sumário de acordo com a avaliação, assim este procedimento deve dar maior celeridade ao processo de publicação.Em um mundo globalizado e do conhecimento, os instrumentos protagonizados pela lei que criou as Escolas de Aprendizes e Artífices, se alteram do plano manual para a automação, do impresso ao virtual. No entanto, se mantém o compromisso com a utopia da formação da classe trabalhadora. Esta deve estar à altura daqueles que façam a nação vislumbrar perenidade nas políticas de desenvolvimento social!Enfim, convido-os a acessarem o sumário e, quando possível, difundir entre vossas redes sociais.Natal, 18 de setembro de 2017. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nóvoa, António. "Humanamente." Biblos, no. 1 (March 27, 2018): 13–30. http://dx.doi.org/10.14195/0870-4112_3-1_1.

Full text
Abstract:
Este ensaio organiza-se em três partes. A primeira, “No princípio era a paideia”, refere-se aos fundamentos de uma educação humana, à génese do termo humanidades e ao conceito de educação liberal. A segunda, “No meio está a universidade”, explica as dificuldades das humanidades, “fora” e ”dentro”, e defende a importância de irem ao encontro das grandes questões contemporâneas e de assumirem um compromisso público. A terceira, “No fim será a cultura ao cubo?”, argumenta a favor de uma convergência das “duas culturas”, humanidades e ciências, em torno de uma terceira realidade, tripla, ao cubo. O ensaio termina com a necessidade de uma renovação profundíssima das universidades, a partir de uma nova responsabilidade social, o que não poderá ser feito sem a presença forte das humanidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Brito, Diselma Marinho. "O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA/ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO BAIXO TOCANTINS E A IDENTIDADE CULTURAL DAS POPULAÇÕES DO CAMPO." Revista Margens Interdisciplinar 5, no. 6 (May 22, 2016): 195. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2855.

Full text
Abstract:
O texto apresenta as discussões elucidadas na dissertação de mestrado intitulada: O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA/CUBT e a Identidade Cultural da População do Campo. Seu objetivo foi investigar como o currículo estabelece relações com a identidade cultural das populações do campo. Partiu da análise do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, dos planos de curso das disciplinas do Núcleo Básico do desenho curricular: História Geral da Educação, História da Educação do Brasil e da Amazônia, Teoria do Currículo e Prática Pedagógica, bem como das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. A metodologia utilizada privilegiou a pesquisa de enfoque qualitativo, com ênfase à análise documental e entrevista semi-estruturada. O curso de pedagogia do CUBT/UFPA, em seu projeto político-pedagógico silencia as especificidades das populações do campo. Necessita de um Projeto político-pedagógico voltado para a identidade desses povos, construindo espaços de valorizalção identitária, num currículo dialético, em que o processo deve ser contruído juntamente com os movimentos sociais entre o atuar e o refletir. Palavras-chave: Currículo. Identidade cultural. Populações do campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Azevedo, Silvia Maria. "A educação do leitor em Machado de Assis: da crítica literária às Memórias Póstumas de Brás Cubas." Trans/Form/Ação 13 (January 1990): 95–105. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31731990000100007.

Full text
Abstract:
Os textos de crítica literária de Machado de Assis mostram a preocupação do autor com o leitor; mas será em Memórias Póstumas de Brás Cubas que o leitor terá uma participação decisiva na estrutura do romance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pontes, Edel Alexandre Silva, and Edel Guilherme Silva Pontes. "Estatística Descritiva utilizando o software LibreOffice Calc: experimento com um cubo virtual." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 17, 2021): e34410111911. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11911.

Full text
Abstract:
Diante do advento do computador vem se discutindo em diversos congressos de educação, ciência e tecnologia novas alternativas no processo de ensino e aprendizagem eficiente de matemática. Professor e alunos interagem plenamente na busca de soluções para essa transformação educacional visando gerar modelos que valorizem o pensamento crítico, criativo e inovador. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no meio escolar tem ocasionado mudanças drásticas na forma de ensinar e na forma de aprender matemática. Este artigo objetivou apresentar uma sugestão de uma aula motivacional, para alunos do ensino fundamental, utilizando medidas estatísticas descritivas no software LibreOffice Calc. Alguns questionamentos serão apresentados que venham por em dúvida a verdadeira eficiência de uma aula motivacional de Estatística na Educação Básica utilizando o Software LibreOffice Calc Espera-se que propostas educacionais como essa sejam fundamentais para aproximar a escola tradicional do mundo tecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Maria Eleni Henrique da, and Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil. "AS BASES FREIREANAS DA EDUCOMUNICAÇÃO PRESENTES NO PROGRAMA CONEXÕES PERIFÉRICAS." Revista Debates Insubmissos 2, no. 4 (February 9, 2019): 110. http://dx.doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p110-126.

Full text
Abstract:
RESUMOO artigo expõe o pensamento freireano sobre educação e comunicação, sustentados pela ação dialógica, assinalando as contribuições que serviram de inspiração para a formação do saber educomunicativo. Uma análise realizada da prática educomunicativa do Programa Conexões Periféricas da Rede Cuca/ Prefeitura de Fortaleza, concebida a partir do pensamento de Paulo Freire. A vivência das juventudes do Conexões Periféricas reconhecem pressupostos freireanos em sua prática. A abordagem qualitativa recorreu à pesquisa bibliográfica, documental e de campo, em que foram aplicadas as técnicas entrevistas semiestruturadas, análise de alguns programas e observação participante. A correspondência entre educomunicação e Paulo Freire, encontrada no Conexões Periféricas ocasionou a sistematização dos seguintes fundamentos freireanos: co-laboração, tema-gerador/ pergunta, tolerância e a versão da educação como um ato político.Palavra-chave:Paulo Freire; Educomunicação; Conexões Periféricas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Leite, José Yvan P. "Editorial." HOLOS 1 (February 15, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.4197.

Full text
Abstract:
Este primeiro volume de 2016 marca o décimo segundo ano do periódico online e o trigésimo segundo ano da criação, em 1985, do periódico na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. A qualidade e regularidade, nestes doze anos, credenciou o periódico para além das suas fronteiras, o que garante, de forma perene, sua internacionalização. Agora, o esforço segue para elevar o número de artigos publicados em inglês visando aumentar a visibilidade dos artigos e suas citações por periódicos de elevados impactos. Neste sentido, este volume apresenta 32 artigos, dos quais sete estão escritos em inglês e um em língua espanhola.Dados extraídos do Google Analytics (2016), nos dois primeiros meses do ano de 2016 demonstram o acesso de 11,803 mil usuários ao periódico com 70,30 mil visualizações, os quais acessaram, em média, 4,12 páginas, com uma duração de 3,52 minutos. Observando estes dados em relação aos valores de 2015 (Leite, 2015), nota-se uma pequena redução no número de usuários nestes meses iniciais. Entretanto, há um crescimento nos números de visualizações, acessos por páginas e duração do acesso ao periódico. Em relação às origens dos acessos, observa-se que o Brasil (92,1%), Rússia (1,33%), Portugal (1,29%), Espanha (0,77%), USA (0,57%), Índia (0,47%), México (0,29%), França (0,26%), Cuba (0,26%), Moçambique (0,24%), Chile (0,18%), Angola (0,17%), Quênia (0,17%), Reino Unido (0,14%) e Equador (0,13%). É interessante observar que existe um olhar da Rússia para o periódico, confirmado pela elevação do fluxo de acessos.O periódico adere às iniciativas do ORCID – http://orcid.org, o qual fornece um registro único da identificação do pesquisador e facilita o registro e cruzamentos com outras bases disponíveis no mundo. Os repositórios institucionais podem instalar o plugin para a importação dos artigos dos seus pesquisadores com ORCID neste periódico. Assim, todos aqueles com artigos aprovados deverão incluir seu número do ORCID no sistema.Informo, também, que o periódico passa a publicar de forma regular oito números por ano, visando atender o fluxo crescente de artigos que são submetidos. Assim, a cada três meses serão publicados dois volumes.Em janeiro deste ano foi publicado o Ranking Web of Universities pelo Cybermetrics Lab do Consejo Superior de Investigaciones Científicas da Espanha. Neste, o IFRN avança sete posições, passando da 121a colocação para a 114a, entre as instituições brasileiras. Na Rede Federal de Educação Tecnológica do Brasil, o IFRN ocupa o segundo lugar, assim como entre as instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte. Certamente a HOLOS impacta de forma positiva estes indicadores.A HOLOS também trocou seu software de análise de plágio, passando a utilizar o CrossCheck, software. Este é uma iniciativa chancelada pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) para os seus associados.O acesso aberto e a consolidação de periódicos com este conceito ganham espaço na academia e possibilita fortalecer colaborações, difundir o conhecimento científico, reduzir custos e impactos ambientais. Este acesso aberto à discussão científica disponível à sociedade como elemento de prestação de contas do que nela é investido para possibilitar transparência ao esforço e investimento público.Com característica multidisciplinar, este volume apresenta 32 artigos das várias áreas do conhecimento, a saber: agronomia, cinema, educação, engenharias (ambiental, computação, elétrica, materiais, minas, produção, química), literatura, inovação. Os artigos têm origens nas instituições indicadas: CETEM, CEFET-RJ, CEFET-MG, Empresa Harver & Boecker, IFRN, IFPB, IF Sertão PE, IFPR, IF Sudeste MG, UNESP, UFCG, UFPB, UFES, UFRJ, UFRN, UFRS, UFPR, UFERSA, UFTO, UFSM, UNIFESP, UEM, UMESP, UFV, UNP, UTFPR e Universidade do Minho.O contexto sócio-científico apresenta amplas possibilidades para as colaborações, entre estas, aquelas que definem temas relevantes em grande escala. É necessário estimular temas portadores de identidade que apontem para a solução de problemas com impacto na melhoria da qualidade socioeconômica. Neste contexto, esta editoria estimula a divulgação de demandas e a formação de redes colaborativas para elevar o número de artigos que reflitam em soluções para o desenvolvimento de uma sociedade plural.Expresso agradecimentos aos autores pelo encaminhamento dos artigos, aos avaliadores e conselho editorial pela disponibilidade em colaborar.O conselho editorial deste periódico foi ampliado com a presença de pesquisadores da Rússia. Assim, se inicia a colaboração científica deste país com o periódico, neste momento com a avaliação de artigos e submissão dos primeiros artigos, que se encontram em processo de avaliação.Esta editoria deseja boas vindas aos colegas, Elena Bondarenko (Russian Academy of education) e a Sergey G. Korkonosenko (Saint Petersburg State University), que se somam para colaborar com a difusão científica entre nossos países.Uma excelente leitura! Natal, 29 de fevereiro de 2016Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Bairral, Marcelo Almeida. "Escrevendo sobre cubo e estacionando bicicletas: tarefas visando à promoção de práticas insubordinadas em educação matemática." Revista @mbienteeducação 14, no. 1 (January 26, 2021): 244. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v14n12021p244a268.

Full text
Abstract:
O ensino de matemática é usualmente orientado por tarefas. Tarefas são estratégias didáticas pensadas pelo professor, de modo a promover o aprendizado no discente. Um olhar cauteloso para a natureza da tarefa e sua potencialidade na produção do conhecimento é constante nas pesquisas em educação matemática. Além de buscarem novas formas de teorizar sobre uma tarefa, investigações têm alertado sobre sua centralidade nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, dois exemplos de tarefa são propostos para a formação inicial de professores de matemática. Destaca-se que tarefas geram aprendizagens e que, nesse caminhar interativo e de descobertas, de alunos e professores, afeto e consciência – requeridos na inteligência criativa – merecem atenção no olhar insubordinado na formação docente, quando tarefas entram em cena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Melo, Julio de Fatimo Rodrigues de, and Nuno Miguel Cardoso Vieira. "Estudo Comparado da Teoria da Evolução à luz do Cubo de Bray e Thomas / Comparative Study of the Theory of Evolution in the light of the Bray and Thomas Cube." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 52 (October 30, 2020): 645–66. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2746.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste artigo, será desenvolvido um estudo à luz de uma das células do cubo de Bray e Thomas (1995) amplamente citado na literatura associada ao campo da educação comparada. Será feito um recorte na célula do cubo que se relaciona com os termos: países, crenças ou religião e currículo. A opção por essa metodologia se relaciona com os fenômenos educacionais, alvos do interesse desse autor. O objetivo deste artigo é analisar como as crenças epistemológicas em diferentes países do ocidente, interferem no estabelecimento do currículo acerca do que deve ser ensinado sobre a origem e evolução da vida. Apesar de bem estabelecida na literatura científica, a teoria da evolução ainda se apresenta como assunto controverso entre professores e estudantes nas salas de aulas. Essa temática já originou histórias nos tribunais dos Estados Unidos, mas a problemática não se resume a esse país. Pesquisas apontam a dificuldade de professores e estudantes em assimilar esses conceitos em diversas partes do mundo. Esse trabalho está estruturado em três partes: Num primeiro momento fazemos uma reflexão sobre o conceito de currículo e suas aplicações ideológicas. A segunda parte é caracterizada como exploratória, onde se buscou conhecimento sobre o ensino desse assunto em diversos países, principalmente naqueles nomeadamente cristãos. E, finalmente na terceira etapa, percebemos que diferentes correntes de paradigmas moldam o ensino dessa temática, como o cientificismo, a doxologia e a teologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos, Nerivaldo Honorato da Cruz Santos, Maria Elizabete Souza Couto, and Zulma Elizabete de Freitas Madruga. "Materiais manipuláveis e conceitos geométricos: uma sequência de ensino desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos." Revista de Educação Matemática 17 (February 2, 2020): e020005. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v17id305.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar as contribuições que uma sequência de ensino, elaborada com situações que usam materiais manipuláveis, pode trazer para a aprendizagem de conceitos de cubo e de quadrado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O aporte teórico utilizado é a Teoria dos Campos Conceituais. Foi aplicada uma sequência de ensino, em uma turma de 25 alunos do terceiro tempo formativo, Eixo VII da EJA em uma Escola Pública de nível médio no Brasil. Foram identificadas contribuições para a aprendizagem dos envolvidos, tais como: possibilidades de mudança de posição do aluno enquanto aprendiz; aumento da motivação do aluno para participar das aulas; facilidade da identificação de dificuldades dos alunos; possibilidade de maior compreensão dos conceitos por parte dos alunos; e, favorecimento da percepção de diferenças e similaridades entre e nas formas geométricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Roveri, Fernanda Theodoro. "RODOPIANDO COM O “SACI-PERERÊ”: MOVIMENTOS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL." HOLOS 5 (December 17, 2014): 54. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.2524.

Full text
Abstract:
Os contos e as lendas do folclore brasileiro apresentam uma riqueza ímpar tanto de personagens quanto de temas e permitem que trechos e traços da história nacional sejam trazidos em suas singularidades e universalidades. A lenda do “Saci-Pererê”, representada por um menino negro de uma perna só e que fuma um cachimbo, nasce da mestiçagem brasileira, da fusão de etnias, culturas, conhecimentos, crenças e valores em que uma geografia se impõe (CASCUDO, 1954; MEIRELES, 1983; ANDRADE, 1976). A ideia da liberdade é representada por esse personagem que aparece e desaparece com o vento, fazendo peraltices por meio dos poderes mágicos de seu gorro vermelho. Esse trabalho tem como objetivo narrar uma experiência pedagógica realizada com crianças de 02 a 06 anos de idade, em uma escola pública do município de Campinas-SP, a partir de procedimentos de ensino realizados com contos e lendas do folclore. Diversos personagens, como o “Saci-Pererê”, a “Cuca” e o “Boitatá”, ganharam vida por meio da imaginação, aparecendo em nosso cotidiano e instigando diversas brincadeiras com as crianças, como as de aparecer e desaparecer com o vento, saltitar, fazer mágicas e misturar os brinquedos, por exemplo. Concluímos que, ao aproximarmos as crianças das manifestações folclóricas presentes em nosso dia-a-dia, valorizamos outros conhecimentos, abrindo caminhos diferentes para curiosidades e experiências infantis (BOSI, 1992; KISHIMOTO, 1998). Como resultado desse trabalho, percebemos o enriquecimento do repertório das brincadeiras infantis e o interesse e a participação da comunidade com suas vivências, lembranças e narrativas que constituem memórias da infância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Stubs, Roberta, and Cleberson Diego Gonçalves. "Espaço Ruínas: do valor de exibição para o valor de ocupação/acontecimento." Revista Digital do LAV 14, no. 1 (April 29, 2021): 006–25. http://dx.doi.org/10.5902/1983734844381.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como dispositivo de reflexão a ocupação/exposição Presenças Plurais, que ocorreu em 2019 na Universidade Estadual de Maringá. A partir desse evento, pensa-se sobre a curadoria como trabalho de arte (HOFFMANN, 2004) e, a partir da análise institucional (BAREMBLITT, 2002) e da crítica institucional da arte (FRASER, 2005), situa-se localmente o valor de exibição da arte (FREIRE, 1999), analisando seus desdobramentos enquanto um agenciamento coletivo de enunciação (DELEUZE; GUATTARI, 1995). O tensionamento entre exposição e ocupação será explorado a fim de pensar a arte enquanto modo de organização coletiva que, para além do cubo branco, ganha corpo como acontecimento movido por alianças e afinidades desejantes. Por fim, em um cruzamento entre o campo da arte e o da educação, reflete-se sobre o papel do artista-professor, que vê o ensino da arte como proposição artística, bem como um dispositivo para uma educação menor (GALLO, 2002).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Gomes, José Adriano Cajado, Elielton da Costa Carvalho, Francisco Adriano Cavalcante da Silva, Fabrício Wickey da Silva Garcia, and Edson Koiti Kudo Yasojima. "Quebra-cuca: Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional para o ensino da matemática." Olhares & Trilhas 21, no. 1 (May 8, 2019): 136–49. http://dx.doi.org/10.14393/ot2019v21.n.1.46284.

Full text
Abstract:
Ferramentas educacionais são utilizadas há décadas no contexto escolar, porém com o advento das tecnologias, em especial a computação, essas ferramentas foram sendo modificadas e/ou atualizadas, tornando-se mais interativas e lúdicas, atraindo um público cada vez mais conectado. Pensando nesse contexto, o presente trabalho traz uma descrição simplificada concernente ao desenvolvimento e aplicação do jogo matemático Quebra-cuca, o qual foi idealizado após uma pesquisa sobre a necessidade e a utilidade de jogos educacionais no contexto amazônico. Neste trabalho, apresentamos alguns dados a respeito dos testes, além de trazermos uma breve contextualização sobre a situação da educação brasileira, falando brevemente sobre a inclusão digital nas escolas, um assunto amplamente discutido atualmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography