To see the other types of publications on this topic, follow the link: Educação Intergeracional.

Journal articles on the topic 'Educação Intergeracional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Educação Intergeracional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Antunes, Maria Da Conceição Pinto, and Maria Cristina Moreira. "Educação intergeracional e envelhecimento bem sucedido." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 15, no. 1 (June 13, 2018): 21–32. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v15i1.6052.

Full text
Abstract:
A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção de caráter intergeracional, desenvolvida numa Instituição Social de Solidariedade Social (IPSS) do norte de Portugal, abrangendo um grupo de 17 idosos com idades compreendidas entre os 60 e 70 anos e um grupo de 15 crianças/adolescentes com idades compreendidas entre os dez e 14 anos. O objetivo geral do projeto centrou-se na promoção do envelhecimento bem-sucedido e a inclusão social, através do desenvolvimento de atividades favorecedoras da interação e educação/ aprendizagem intergeracional. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação participativa utilizando as técnicas de animação sociocultural, enquanto metodologias que fomentam a motivação e participação da população-alvo do projeto. Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades dos participantes foram desenvolvidas três oficinas: Oficina da Descoberta, Oficina da Construção e Oficina da Intergeracionalidade, onde foram dinamizados diversos tipos de atividades a nível físico, cognitivo, lúdico, afetivo e cultural que permitiram desenvolveras capacidades funcionais (mobilidade, memória, criatividade, reflexão crítica) e fomentar o convívio e as relações intra e intergeracionais. Os resultados do projeto revelaram alterações significativas a níveldo aumento do bem-estar físico e psicológico, melhor relacionamento interpessoal e aquisição de novas aprendizagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Fernando Ilídio. "A educação intergeracional face ao discurso político do envelhecimento ativo." EccoS – Revista Científica, no. 56 (March 31, 2021): e12820. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n56.12820.

Full text
Abstract:
Tal como outros termos formados com o sufixo “ismo”, como racismo, sexismo, entre outros, o termo idadismo pretende dar conta de diversas formas de discriminação baseadas na idade das pessoas. Embora abranja também crianças e jovens, devido a diversas crenças, como por exemplo de que são imaturos e sem voz no espaço público, o idadismo afeta, hoje, especialmente, as pessoas idosas. Nas últimas décadas, tornou-se uma das principais formas de discriminação nas nossas sociedades, pelo que se pretende analisar criticamente este fenómeno, com base na literatura científica e na análise documental e recorrendo ainda a exemplos de programas intergeracionais. Situando a análise no contexto das políticas designadas de “envelhecimento ativo”, difundidas sobretudo por instituições da União Europeia, este artigo discute a dimensão retórica e ideológica das mesmas, assim como a sua ótica economicista e produtivista. Em contraste com o discurso político e normativamente difundido do “envelhecimento ativo” e da “solidariedade intergeracional”, defende-se uma educação intergeracional crítica capaz de promover e produzir a cidadania intergeracional. Pretende-se, deste modo, questionar a crescente institucionalização das pessoas idosas, e também de crianças e jovens, de modo a contribuir para o fortalecimento do espaço público da educação, pela via da experiência democrática e convivial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leite, Áydano Ribeiro, and Wellington Ribeiro Justo. "Persistência e Dinâmica da Mobilidade Intergeracional de Renda e Educação no estado do Ceará." Redes 25, no. 1 (January 10, 2020): 381–99. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v25i1.9779.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar a mobilidade intergeracional de educação e renda, buscando a identificação dos seus determinantes no estado do Ceará no período 1996 a 2009. A avaliação da dinâmica intergeracional educacional e de renda foi feita através das matrizes de transição markovianas. Por outro lado, a análise dos determinantes da dinâmica intergeracional de educação e renda foi realizada através de um modelo econométrico logit ordenado. Os resultados sugerem que ao longo do período de estudo houve uma redução da desigualdade educacional e de renda no Ceará. Em paralelo, observa-se um aumento da mobilidade intergeracional educacional e de renda caracterizada por uma expansão na média de anos de estudo, retração da persistência de pais de baixo nível de renda e uma sensível queda da persistência educacional dos pais analfabetos. Os resultados do modelo paramétrico indicam que existe uma forte influência da localização geográfica, dos aspectos raciais e de gênero, além dos atributos educacionais e de renda dos pais sobre a trajetória da renda e educação dos filhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Villas-Boas, Susana, Natália Ramos, João Amado, Albertina Oliveira, and Inmaculada Montero. "A REDUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS E ATITUDES NEGATIVAS ENTRE GERAÇÕES - O CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL." Laplage em Revista 3, no. 3 (August 24, 2017): 206. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201733365p.206-220.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta a educação intergeracional como meio para a redução de estereótipos e atitudes negativas tendo como base a idade e as relações entre as gerações. Começa por se apresentar uma investigação qualitativa realizada por entrevista e aplicada a 20 pessoas de diferentes idades da freguesia do Bonfim da cidade do Porto. Teve como principais resultados: a constatação de que o contato entre as diferentes gerações é muito reduzido; a existência de mais estereótipos negativos do que positivos em relação à geração dos adultos idosos e dos jovens, e queestes estereótipos conjuntamente com diferentes perspetivas e valores de jovens e adultos idosos resultam ematitudes negativas de uma geração em relação à outra. Depois de interpretar e discutir os resultados, o texto termina com a apresentação da exemplificação de como utilizar estes resultados no que considerámos ser uma forma adequada de desenvolver processos pedagógicos intergeracionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Theodoro, Marcelo Antonio, and Keit Diogo Gomes. "Teoria da Equidade Intergeracional: Reflexões Jurídicas." Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo 2, no. 1 (October 31, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9628/2016.v2i1.915.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe-se a analisar a teoria da equidade intergeracional. A primeira parte do presente trabalho, a análise é direcionada a explicitar o que é equidade intergeracional e indicar seus principais aportes legais internacionais e nacionais. Na segunda parte, apresenta quem são as futuras gerações. Na terceira parte, propõe, a conjugação de diversos ramos científicos para abordagem da teoria da equidade intergeracional juntamente com o Direito, visando uma educação ambiental coletiva. Com o objetivo em referência, a pesquisa foi primordialmente bibliográfica e documental, tendo ainda se servido do método de abordagem qualitativo e dedutivo de análise de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leite, Soniárlei Vieira, and Lucia Helena de Freitas Pinho França. "A Importância da intergeracionalidade para o desenvolvimento de universitários mais velhos." Estudos e Pesquisas em Psicologia 16, no. 3 (March 15, 2018): 831–53. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2016.32760.

Full text
Abstract:
O envelhecimento tornou-se preocupação de diversas áreas do conhecimento, dentre elas o ensino-aprendizagem, com foco nas relações intergeracionais. Contudo, há uma carência de pesquisas que demonstrem os benefícios desta intergeracionalidade na educação universitária. Este trabalho teve por objetivo verificar a importância da intergeracionalidade no desenvolvimento dos estudantes mais velhos. A pesquisa teve abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e utilização da análise de conteúdo, baseadas na percepção de diferentes atores acerca da sabedoria, suporte social, habilidades sociais, superação (atitudes resilientes) e o contato intergeracional. Participaram desta pesquisa 20 universitários (10 mais jovens e 10 mais velhos), três professores e dois funcionários de duas universidades do Rio de Janeiro. O contato intergeracional percebido é benéfico aos universitários, independentemente da idade, especialmente para os mais velhos, tanto para o seu desenvolvimento pessoal quanto para o desempenho acadêmico. A idade não é critério definidor do envelhecimento, nem na percepção dos universitários mais velhos, nem na dos mais jovens. As diferenças entre estudantes mais jovens e mais velhos, via de regra, são superadas ao longo do tempo. São recomendadas pesquisas sobre as habilidades sociais, especialmente as desenvolvidas no âmbito acadêmico, como fator de influência no desempenho dos universitários mais velhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Annegues, Ana Claúdia, and Erik Figueiredo. "Qualified Intergenerational Mobility: A Measurement Approach Using Quantile Regressions." Economia Aplicada 20, no. 1 (March 7, 2016): 95. http://dx.doi.org/10.11606/1413-8050/ea138044.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a mobilidade intergeracional segundo a igualdade de oportunidades qualificada proposta por Anderson et al. (2009). Realizam-se dois testes empíricos com dados de educação de pais e filhos do Canadá e do Brasil. Estima-se a relação entre a escolaridade dos filhos e dos pais e em seguida a relação entre o erro da regressão e a educação dos pais. Foi utilizado o método de regressões quantílicas para dados discretos de Machado & Santos Silva (2005), como solução do problema de identificação de equações não lineares apontado por Figueiredo et al. (2014). Em ambos os países a mobilidade intergeracional apresenta características não condizentes com a igualdade de oportunidades qualificada, especialmente no Brasil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Teodoro, Luiz Claudio de Almeida. "A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família." Revista Acervo Educacional (online) 2 (October 8, 2020): e4086. http://dx.doi.org/10.25248/rae.e4086.2020.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar como o Programa Bolsa Família (PFB), através da condicionalidade em educação, pode ser um elemento importante na quebra intergeracional da exclusão educacional e da pobreza, a condicionalidade cumpre um papel estratégico para o desenvolvimento da cidadania no país. Enquanto um pré-requisito para outros direitos, a educação é considerada como um direito genuíno da Cidadania. No entanto, a história da educação no Brasil é marcada pelo elitismo e exclusão. O Estado Brasileiro só irá reconhecer a educação como direito de todos na constituição de 1934. Porém, somente após a constituição de 1988 o país alcançou avanços significativos na área. As políticas de assistência educacional e social são fundamentais para esse avanço, sobretudo na garantia da inclusão dos mais pobres. Desta forma, o PBF, através das condicionalidades, constitui-se em uma relevante estratégia para o rompimento da transmissão intergeracional da pobreza e diminuição da desigualdade no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Soares, Nanci, Joice Sousa Costa, Denise Gisele Silva Costa, and Cristiane De Fátima Poltronieri. "The elderly statute at school: intergenerational challenges." Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 5 (August 3, 2017): 318. http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v5i0.2265.

Full text
Abstract:
Este é um relato de experiência, e tem como objetivo analisar proposições que emergiram a partir de uma oficina ministrada numa escola privada, com foco em professores e alunos do ensino infantil e fundamental, e com vistas a ressaltar o trabalho do assistente social na perspectiva intergeracional. Considera-se, a partir da contribuição do método dialético, que a iniciativa proporcionou e ampliou as possibilidades de vínculo intergeracional entre crianças e pessoas idosas no processo da educação formal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonçalves, Michela Barreto Camboim, and Raul da Mota Silveira Neto. "Persistência intergeracional de educação no Brasil: o caso da Região Metropolitana do Recife." Estudos Econômicos (São Paulo) 43, no. 3 (September 2013): 435–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612013000300001.

Full text
Abstract:
A partir de uma base em dados primária derivada de pesquisa de campo da Fundação Joaquim Nabuco, este trabalho preenche parte da lacuna na literatura brasileira ao apresentar evidências recentes e inéditas a respeito da mobilidade intergeracional de educação na Região Metropolitana do Recife em 2010, evidências estas que são cotejadas com aquelas para demais Regiões Metropolitanas obtidas para o ano de 1996. Os principais resultados obtidos, que refletem um período de significativas transformações sociais, confirmam o que a literatura que trata da mobilidade intergeracional de educação destaca como importante: a persistência de educação entre pais e filhos no Brasil ainda é muito alta e heterogênea, mesmo em 2010 no caso do Recife, embora apresente redução em relação ao ano de 1996. A probabilidade de um filho cujo pai não tem escolaridade replicar o status educacional do seu pai é de 30%, valor considerado elevado quando tantas oportunidades educacionais estão disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Villas-Boas, Susana, Albertina Lima de Oliveira, Natália Ramos, and Inmaculada Montero. "A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida e do envelhecimento ativo." Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, no. 05 (December 15, 2017): 188. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2584.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Vaz Patrício, Maria Raquel, and António Osório. "Educação intergeracional, na sociedade do conhecimento: agenda europeia e políticas nacionais." Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, no. 13 (December 17, 2017): 115. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2529.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Nascimento, Márcia. "Kanhgág Vĩ Mré Ẽg Jykre Pẽ Jagfe - ninho de língua e cultura Kaingang." Cadernos de Linguística 1, no. 3 (December 28, 2020): 01–17. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2020.v1.n3.id247.

Full text
Abstract:
Nesse artigo apresentamos o projeto Kanhgág vĩ mré ẽg jykre pẽ jagfe - Ninho de língua e cultura Kaingang (cf. NASCIMENTO et al., 2017), desenvolvido na Terra Indígena Nonoai/RS. Inspirado no modelo de educação infantil do povo Māori da Nova Zelândia, conhecido como Kohanga Reo Māori “ninho de língua Māori”, o projeto visa a transmissão intergeracional da língua indígena através de métodos de imersão total. Apresentaremos um relato do processo de implementação do projeto e discutiremos questões fundamentais para o processo de revitalização das línguas indígenas brasileiras a partir dos modelos de revitalização que tem como foco a transmissão intergeracional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Simão, Selma Machado. "A arte integrando gerações em um contexto educacional não escolar." EDUCAÇÃO: Teoria e Prática 26, no. 52 (August 30, 2016): 212. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p212-231.

Full text
Abstract:
Este artigo versa sobre uma pesquisa de pós-doutorado que envolve as áreas de Educação não formal e Arte-educação em uma perspectiva intergeracional. O estudo baseia-se na metodologia da pesquisa-ação e busca resultados obtidos das experiências vindas da realização de atividades de artes ministradas para crianças, adolescentes e adultas jovens e idosas. Nessa proposta, tem conquistado a construção de alianças entre as diversas faixas etárias alcançadas através do contato lúdico de produções compartilhadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Costa, Maria de Fátima Vasconcelos. "O brincar em narrativas autobiográficas: um estudo intergeracional." ETD - Educação Temática Digital 12 (September 23, 2010): 107. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v12i0.862.

Full text
Abstract:
Este trabalho de pesquisa pretendeu, a partir de narrativas autobiográficas de jovens em processo de formação para a docência, fazer um levantamento comparativo das condições em que se desenvolveram as práticas lúdicas de três gerações de brincantes: estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, seus pais e avós. A pesquisa assenta sobre duas ordens de inquietações: a interrogação acerca do papel das práticas lúdicas na constituição da infância e, por consequência, nas práticas educativas; e o papel do discurso autobiográfico na formação docente. As referências teóricas da socioantropologia do jogo; da sociologia da infância, da abordagem historiográfica do brinquedo e da pesquisa autobiográfica, fazendo dialogar objeto e método, apontam para a indissociável relação entre pesquisa e formação. O procedimento metodológico prevê o resgate das experiências lúdicas do passado, por uma turma de alunos da disciplina de Práticas Lúdicas, Identidade Cultural e Educação da Criança, do curso de Pedagogia da UFC, através da elaboração escrita de narrativas autobiográficas sobre suas memórias de infância, de seus pais e de seus avós. Os resultados sinalizam para um intenso envolvimento dos sujeitos no processo de construção das narrativas que não apenas deu visibilidade à relatividade histórica das formas de brincar, mas também possibilitou uma reconfiguração do passado em relação a si mesmo e, sobretudo, uma leitura objetiva dos vínculos sociais que o engendram, possibilitando um percurso formativo autorreferenciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Teodoro, Luiz Claudio Almeida, and Carlos Eduardo Oliveira. "A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família." Educação em Foco 24, no. 42 (April 2, 2021): 360–78. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v24i42.4180.

Full text
Abstract:
Enquanto um pré-requisito para outros direitos, a educação é considerada como um direito genuíno da Cidadania. No entanto, a história da educação no Brasil é marcada pelo elitismo e exclusão. O Estado Brasileiro só irá reconhecer a educação como direito de todos na constituição de 1934. Porém, somente após a constituição de 1988 o país alcançou avanços significativos na área. As políticas de assistência educacional e social são fundamentais para esse avanço, sobretudo na garantia da inclusão dos mais pobres. O objetivo deste trabalho é analisar como o Programa Bolsa Família, através da condicionalidade em educação, pode ser um elemento importante na quebra intergeracional da exclusão educacional e da pobreza, a condicionalidade cumpre um papel estratégico para o desenvolvimento da cidadania no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Camilo, Christiane De Holanda. "As possibilidades de atuação da Educação de Jovens e adultos para a relação intergeracional na Educação em Direitos Humanos." Motrivivência 26, no. 43 (November 12, 2014): 245. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p245.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Tomizaki, Kimi. "Transmitir e herdar: o estudo dos fenômenos educativos em uma perspectiva intergeracional." Educação & Sociedade 31, no. 111 (June 2010): 327–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302010000200003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é promover uma discussão sobre a potencialidade analítica e metodológica da abordagem geracional para as pesquisas que assumem como objeto de investigação a educação, especialmente, nas análises sociológicas dos fenômenos educativos. Para tanto, apresentaremos uma discussão sobre a noção de geração e seu uso nas ciências sociais, a partir do célebre trabalho de Karl Mannheim, mas em diálogo com outros autores contemporâneos que têm se debruçado sobre a análise das relações intergeracionais, tendo em vista destacar os aspectos fundamentais que caracterizaram o fenômeno geracional como uma situação social específica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Longo, Flávia Vitor, and Joice Melo Vieira. "EDUCAÇÃO DE MÃE PARA FILHO: FATORES ASSOCIADOS À MOBILIDADE EDUCACIONAL NO BRASIL." Educação & Sociedade 38, no. 141 (July 24, 2017): 1051–71. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017162420.

Full text
Abstract:
RESUMO: A mobilidade educacional intergeracional ascendente pode ser entendida como a situação em que os filhos superam a escolaridade de seus pais. O objetivo deste estudo foi identificar quais fatores estão associados a maiores chances de adolescentes de 16 a 19 anos, filhos de mulheres de baixa escolaridade, conseguirem concluir ao menos o ensino fundamental. Apesar de modesta, esta é uma conquista recente no país e ainda ocorre de forma desigual. Os dados utilizados são provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (1996 e 2012). Os resultados indicam que adolescentes do sexo feminino, brancos e aqueles com menor número de irmãos possuem maiores chances de mobilidade ascendente. Em 2012, o fato de o adolescente trabalhar também favoreceu a mobilidade educacional ascendente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mendes, Pedro Cabral, Cristina Rebelo Leandro, and Mónica Lopes. "Práticas intergeracionais e interdisciplinares na Educação. Um exemplo prático no Ensino Básico." Revista Portuguesa de Pedagogia, no. 51-1 (October 31, 2017): 63–82. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_51-1_4.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como finalidade apresentar uma experiência educativa de âmbito intergeracional e interdisciplinar, dinamizada no âmbito do projeto “InterAgir com a Diferença”, envolvendo a participação de 20 alunos do 5º ano e 8 idosos. Esperava-se que a abordagem prosseguida tivesse um efeito positivo no desempenho escolar dos alunos e induzisse comportamentos positivos perante a condição de idoso. Neste estudo de caso, a avaliação do desempenho académico baseou-se na comparação das classificações das disciplinas nos 1º e 2º períodos letivos, e a avaliação qualitativa foi suportada por focus groups com alunos. Os dados quantitativos foram analisados com recurso ao teste ANOVA de medidas repetidas e os qualitativos através da análise de conteúdo temática. O estudo evidenciou os benefícios destas práticas que, não só reforçam a motivação e os resultados escolares, como também fomentam nos alunos atitudes e comportamentos positivos perante a velhice, reforçando o exercício da cidadania ativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Carvalho, Cynthia Paes de. "Contextos institucionais e escolarização: uma hipótese de classificação das escolas da rede privada de educação básica." Revista Brasileira de Educação 11, no. 31 (April 2006): 155–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782006000100011.

Full text
Abstract:
Em interlocução com a literatura da sociologia da educação sobre a transmissão intergeracional do patrimônio cultural nas camadas médias, particularmente no que toca aos investimentos educacionais, foi construída uma tipologia das escolas e das trajetórias escolares da educação básica. A partir de uma hipótese de classificação das escolas da rede privada de ensino no Rio de Janeiro, são descritos os diferentes percursos escolares encontrados e são discutidos alguns resultados da análise dos dados referentes ao grupo estudado. Conclui-se ressaltando o potencial heurístico da caracterização de senhada, no sentido de ampliar a compreensão do conjunto dos estabelecimentos de ensino básico e enriquecer as possibilidades de análise para além da distinção do caráter público ou privado das escolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cenci, Daniel Rubens, and Tatiane Kessler Burmann. "DIREITOS HUMANOS, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, CONSUMO E CIDADANIA." Revista Direitos Humanos e Democracia 1, no. 2 (May 16, 2013): 131. http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2013.2.131-157.

Full text
Abstract:
A crise ambiental atual impõe questionamentos à racionalidade expressa no modelo de desenvolvimento orientado para a produção e consumo de bens. O consumo sustentável exige a adoção de práticas que transcendam as dimensões pessoais, articulem iniciativas coletivas através de grupos sociais, organizações da sociedade civil e políticas públicas. Temas como equidade, ética, educação ambiental, responsabilidade socioambiental, cidadania, fazem emergir um novo ator social promotor de mudanças em busca da sustentabilidade. Os desafios éticos exigem uma aliança global e intergeracional, como condição fundamental para a garantia do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Ivone Maria Mendes, and Simone Cristina Dalbello da Silva. "O encontro intergeracional entre crianças e idosos como espaço de construção de cidadania na infância." Revista Espaço Pedagógico 27, no. 2 (July 28, 2020): 348–74. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v27i2.11427.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta reflexões sobre como a educação das novas gerações para a participação cidadã na vida social pode ser fomentada por projetos promotores de encontros intergeracionais entre crianças e idosos. Como aporte teórico do trabalho são encapadas contribuições de autores/as que abordam as interconexões entre infância, cidadania e educação, como Hannah Arendt e Manuel Jacinto Sarmento. O desenho metodológico do estudo incluiu a realização de pesquisa etnográfica, com uso de observação participante e recolhimento de narrativas produzidas por crianças e idosos ao longo de sua participação no projeto “Idosos Mestres da Vida”, desenvolvido em escolas públicas de Concórdia-SC. Foi possível observar que o projeto funcionou como um espaço de coeducação, ao possibilitar a ampliação do horizonte de experiências e conhecimentos dos sujeitos participantes. Conclui-se que o convite feito às crianças para que identificassem relações entre presente e passado histórico instigou-as a produzirem reflexões sobre os processos que afetam a organização da vida social na atualidade e em outros tempos, bem como seus sentidos e implicações. O fomento dessa capacidade de leitura crítica da realidade representa um vetor fundamental para a constituição de sujeitos cidadãos plenos, capazes de se responsabilizarem não apenas pela cidadania individual, mas também comunitária e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pires, André. "Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP)." Estudos em Avaliação Educacional 24, no. 55 (August 31, 2013): 170. http://dx.doi.org/10.18222/eae245520132723.

Full text
Abstract:
O Programa Bolsa Família objetiva a transferência de renda condicionada do governo federal que vincula o recebimento do benefício à frequência escolar mínima de crianças e jovens (6-17 anos). O artigo analisa os efeitos dessa condicionalidade nos indicadores escolares em população de beneficiários residentes em Campinas (SP), tomando por base informações do Censo 2010 e comparando indicadores educacionais do grupo de beneficiários do programa e de um grupo de controle. Os resultados mostram que a condicionalidade relacionada à educação é positiva no incremento da frequência escolar dos beneficiários e em termos da adequação idade/curso. Verifica-se, ao término do período de frequência escolar exigido pelo programa, queda abrupta nos números relativos à frequência e adequação idade/curso entre os beneficiários. Ao final, são apresentados desafios suscitados pelos dados relativos a um dos objetivos do programa: combater a transmissão intergeracional da pobreza com a frequência escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Nascimento, Mariana Costa do, and Geiva Carolina Calsa. "DESENVOLVIMENTO DE IDOSOS." Notandum, no. 53 (April 23, 2020): 19–36. http://dx.doi.org/10.4025/notandum.vi53.51821.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi investigar o desenvolvimento cognitivo de um grupo de idosos/as, em particular, os procedimentos de formação de possíveis e do necessário, por meio de uma intervenção pedagógica construtivista e intergeracional. Participaram da pesquisa sete idosos/as da Universidade Aberta à Terceira Idade/UEM e quatro alunas do curso de Pedagogia da mesma instituição. A pesquisa foi realizada na modalidade pesquisa participante e organizada com base na teoria piagetiana. Do processo de intervenção pedagógica constaram jogos de regras e atividades-desafio realizadas em grupos intergeracionais. Antes e depois das sessões de intervenção pedagógica aplicaram-se provas operatórias e dilemas de Kohlberg. Os dados produzidos pelos/as participantes evidenciaram desenvolvimento dos esquemas procedimentais de criação de possíveis e do necessário tanto nos dilemas de Kohlberg como nas atividades-desafio analisadas. Conclui-se que o desenvolvimento dos/as idosos/as nessas atividades é decorrente da atualização de seu sistema cognitivo aos níveis encontrados nas provas operatórias que desde o início da pesquisa mostraram-se compatíveis com os mais complexos quanto aos procedimentos de formação de possíveis e do necessário. Essa atualização cognitiva pode ser creditada às condições construtivistas da intervenção pedagógica realizada com os/as participantes da pesquisa que se mostrou fecunda para a educação formal dessa faixa etária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ribeiro, Carlos Antonio Costa. "Mobilidade e Estrutura de Classes no Brasil Contemporâneo." Sociologias 16, no. 37 (December 2014): 178–217. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-016003711.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta análises sobre estrutura de classes e mobilidade social no Brasil usando os dados mais recentes disponíveis. A evolução da estrutura de classes entre as décadas de 1970 e 2000 é apresentada, indicando que medida em termos das ocupações houve uma diminuição gradual das classes de trabalhadores manuais qualificados e profissionais. Esta mudança, no entanto, não significa que a sociedade brasileira passou a ser predominantemente de classe média como vem sendo defendido por alguns cientistas sociais. Além disso, o artigo argumenta que informações sobre mobilidade intergeracional são fundamentais para definir as principais clivagens de classe. Nesse sentido, o artigo descreve o padrão de fluidez social no Brasil que determina as desigualdades de oportunidades de mobilidade social e os principais pontos de fechamento social na estrutura social brasileira. O padrão vertical ou hierárquico é o que melhor descreve a fluidez social no país, o que implica em dizer que a distância entre as classes em termos de mobilidade intergeracional é fundamental. O papel mediador entre classes de origem e de destino desempenhado pela educação alcançada também é apresentado. A maioria das análises é baseada em dados provenientes da Pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD-2008), mas dados das Pesquisas Nacionais por Amostragem Domiciliar (PNADs) de 1973, 1982, 1988, e 1996 também são apresentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Raquel Torres de Brito, and Clara Angélica Gonçalves Cavalcanti Dias. "O mínimo existencial ecológico e os ditames salutares da Educação Ambiental." Acta Brasiliensis 4, no. 2 (May 25, 2020): 137. http://dx.doi.org/10.22571/2526-4338265.

Full text
Abstract:
Com um destaque preliminar acerca da importante evolução histórica do Estado de direito até o hodierno cenário do Estado Democrático e Socioambiental, fruto do Constitucionalismo do direito, o presente artigo, objetivará reforçar o fomento de reflexões em torno dos parâmetros sustentáveis e do mínimo existencial ecológico, se utilizando, para tal intento, um acervo bibliográfico pautado no método dedutivo-qualitativo, com pesquisas de doutrinas, periódicos e demais produções acadêmicas e científicas em prol de contribuir, da melhor maneira possível, na pretensão maior em apreço, utilizando-se da modalidade revisão na sua feitura. Por derradeiro, em prol do supino robustecimento de tais conscientizações, serão abordados breves apontamentos no que tange ao direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, saudável, ecodigno e respeitado em prol das presentes e futuras gerações, bem como para as demais formas de vida. Para o alcance de tal intento, é notório, por intermédio da insofismável contribuição da Educação Ambiental, que é possível ampliar-se tais diretrizes, inclusive em todos os níveis de ensino, em prol do vislumbre de alienações sendo superadas e da promoção da conscientização ambiental em torno do nosso comprometimento intergeracional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Paiva, Tawani Mara de Souza, Carmem Lucia Eiterer, and Anna Paula Vencato. "Mulheres quilombolas na comunidade do Córrego do Meio e a busca pela educação formal." Revista Teias 21, no. 62 (September 13, 2020): 10–22. http://dx.doi.org/10.12957/teias.2020.48780.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta análise de parte dos dados produzidos no contexto de pesquisa de mestrado acerca da experiência de mulheres quilombolas em espaços de educação formal e informal. Para tanto foram entrevistadas quatro mulheres quilombolas. A partir das entrevistas mobilizamos como eixos de análise as trajetórias educacionais e os sentidos da escolarização para as colaboradoras, levando em consideração marcadores como gênero, raça/etnia, classe e origem (quilombolas e do campo); a participação na Associação Comunidade Quilombola Córrego do Meio; a inserção no Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio e nos espaços de educação formal. A partir da pesquisa foi possível compreender que a sociedade desigual marcada pelo racismo, machismo e outros preconceitos, ofereceu obstáculos para as trajetórias escolares das entrevistadas. Entretanto, para essas mulheres quilombolas a educação está além da construída na escola, portanto, ela compreende os diversos ambientes sociais em que circulam. Mas, há em seus núcleos familiares uma mobilização em torno da construção de condições necessárias para a escolarização de seus/suas descendentes, visando a mobilidade social intergeracional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Dos Santos, Júlio César, and Aline Souza Da Conceição. "Reverberações das cartas de alforria nas discriminações étnicas." Odeere (UESB), no. 4 (December 31, 2017): 124. http://dx.doi.org/10.22481/odeere.v0i4.2371.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é entender as narrativas nas cartas de alforria, como dinâmicas de produção de sentidos intergeracionais de pessoas em situações de discriminações étnicas. Questionamos os temas nas cartas de alforria que marcam narrativas de discriminação étnica nas ações e atividades atuais. O método de pesquisa foi uma busca documental nos cartórios da cidade por cartas de alforria e inventários de família com declarações de posse de uma pessoa sobre a outra, de 1872 a 1888. Um outro método se constitui na escolha de 3 homens da mesma família no corte do corpus de narrativas de doze homens, de três gerações, da cidade de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Foram realizadas quarenta e oito horas de gravações de áudio e vídeo em entrevistas de história de vida e episódica. Na análise de conteúdo temática da narrativa das cartas de alforria foram encontradas reverberações dos mesmos temas de discriminação, racismo e preconceito étnico nas narrativas dos participantes. Foi escolhida a narrativa de P32 por apresentar vários significados que discriminam as populações negras no interior da comunidade do Quilombo Alto do Morro, como o “trabalho doméstico”; “a minha cor assim”. O foco da narrativa enfatiza o impacto da educação, como prática cultural em detrimento aos processos discriminatórios aos “de minha cor assim”. Conclui-se que a quantidade de leis contra o racismo sinaliza questões intergeracionais importantes, em como a reverberações dos significados, a dinâmica de produção de sentidos intergeracional de negros alforriados paralisa algumas pessoas, seus ancestrais e descendentes. Ao mesmo tempo constituíram-se significados de negações, de esquecimentos dos episódios de pessoas de uma mesma família do tratamento como inferior, com todos os processos cognitivos possíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Labiak, Fernanda Pereira, Melissa Mendes de Novais, Ariella Cappellari Nunes, and Matheus Oliveira da Silva. "A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PROTAGONISTA DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE EXTENSÃO DIREITO INTERGERACIONAL E TRANSVERSALIDADE DA UNIVALI." Diversidade e Educação 8, no. 2 (January 15, 2021): 286–312. http://dx.doi.org/10.14295/de.v8i2.11525.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o papel da extensão universitária na educação emancipatória das(os) acadêmicas(os) e na disseminação de conhecimentos na comunidade. Para tal, foi feita a análise qualitativa dos dados coletados a partir das atividades realizadas pelo projeto de Extensão Direito Intergeracional e Transversalidade, do campus São José (SC), da Universidade do Vale do Itajaí, no segundo semestre de 2019, em que se trabalhou a temática intitulada o enfrentamento à violência de gênero, por meio de oficinas, palestras e cine debates realizados com a comunidade. A partir da análise dos dados foi possível refletir a importância do papel da extensão no diálogo entre universidade e comunidade, apresentando os impactos para os sujeitos envolvidos nas ações extensionistas realizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

De NOVAIS, Melissa, Jaqueline Aguiar dos SANTOS, Fernanda Pereira LABIAK, and Ariella Cappellari NUNES. "Violência contra a mulher: um diálogo com estudantes do ensino médio." Revista ELO – Diálogos em Extensão 9 (September 25, 2020): 1–7. http://dx.doi.org/10.21284/elo.v9i.9435.

Full text
Abstract:
O presente relato de experiência tem como objetivo analisar e socializar uma intervenção de conscientização e de prevenção da violência contra a mulher, promovida por extensionistas do projeto Direito Intergeracional e Transversalidade da Universidade do Vale do Itajaí em São José (SC), com estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual. A partir da atividade de intervensão realizada, que se deu por meio de palestra, pôde ser debatido com os estudantes questões relacionadas à violência contra mulher, procurando ampliar e entender o conhecimento dos estudantes acerca do tema. Observou-se uma ampla participação dos estudantes, a necessidade de lugar de fala em torno da temática e a auto-reflexão em torno das próprias atitudes, comprovando que a educação sobre a violência é uma forma eficiente de prevenção e que a extensão universitária possui papel privilegiado e relevante em promover mudanças culturais e sociais na comunidade e na educação da comunidade acadêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Valença, Vera Lúcia Chacon. "Os museus, as crianças como protagonistas e os projetos pedagógicos de qualidade." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 5 (December 13, 2012): 138. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e02012138-160.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta o Museu das Crianças como espaço criativo, alternativo e complementar à educação formal e ressalta as características de um projeto com qualidade pedagógica para o atendimento do público infantil, sem o qual as atividades do Museu terão os seus objetivos comprometidos. Além disso, destaca a metodologia interativa como sendo fundamental nas exposições realizadas para as crianças e busca realizar a inclusão social não só de crianças, mas também de adultos e, em especial, de idosos da comunidade. Para atingir tais objetivos de pesquisa, estão sendo desenvolvidas atividades para possibilitar a criação de recursos pedagógicos: um virtual, a Rede do Imaginário Infantil, e outro de aprendizagem intergeracional, a Trupe da Memória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Sabrine Damian, and João Francisco Magno Ribas. "A Lógica Interna e o Contexto dos Jogos Tradicionais Indígenas Organizados no Estado do Rio Grande do Sul." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 19, no. 2 (June 1, 2016): 226–59. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1245.

Full text
Abstract:
Este trabalho, caracterizado como uma pesquisa documental, analisou os Jogos Tradicionais indígenas descritos na pesquisa Diagnóstico dos Jogos Tradicionais do Campo e da Cidade no Estado do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo identificar alguns elementos da lógica interna e do contexto desses jogos. A análise pautou-se na perspectiva teórica da Praxiologia Motriz, que tem se constituído em um dos relevantes conhecimentos da Educação Física, que dispõe de instrumentos de análise da estrutura e da dinâmica de funcionamento dos jogos e esportes. O aspecto mais marcante encontrado no presente estudo foi a possibilidade que esses jogos tradicionais proporcionam de uma convivência intergeracional, sendo os jogos protagonizados por pessoas de diferentes idades e gerações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Andrade, Sabrina Raquel de Lima, Aline Albuquerque Marques, Ana Clécia Silva Ferreira Rodrigues, Neires Alves de Freitas, and André Luis Façanha da Silva. "Práticas corporais como tecnologia social na estratégia saúde da família." Conexões 15, no. 3 (September 30, 2017): 380. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v15i3.8647454.

Full text
Abstract:
O presente relato de experiência tem como objetivo descrever o processo de implantação e a trajetória das Práticas Corporais Comunitárias (PCC) como tecnologia social da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Sobral/CE. Utilizamos o diário de campo, observação direta nos grupos de práticas corporais em 13 bairros facilitados por profissionais de Educação Física. Nos resultados destacaram-se a predominância de participação do público feminino intergeracional; variação na utilização dos conteúdos da cultura corporal do movimento; espaço de construção de vínculos, autonomia, socialização, criticidade e conhecimentos dos microprocessos de trabalhos para efetivação do apoio matricial nas PCC. A experiência contribuiu para enriquecer os conhecimentos e as necessidades das PCC na ESF no município de Sobral/CE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Costa, Luís Gabriel Ramiro, and Silvana Mariano. "Perspectivas de futuro sob uma ótica de gênero entre beneficiários/as do Bolsa Família no ensino médio." Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 5, no. 1 (January 17, 2021): 1102–12. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2018v5.p1102.

Full text
Abstract:
O Programa Bolsa Família, criado em 2003, tem como propósito combater a pobreza e reduzir a desigualdade social. Para tanto, opera com objetivos para o alívio imediato da pobreza, a curto prazo, com transferência de renda às famílias, e, a longo prazo, com o estímulo ao acesso a serviços públicos via condicionalidades, visando, com isto, a quebra do ciclo intergeracional da pobreza. Os/as jovens de 16 a 17 anos foram incluídos como público beneficiário do Programa em 2007, a fim de diminuir o abandono e evasão escolares, oferecendo maiores oportunidades com acesso à educação. Muito se discute a relação entre juventude e educação no Brasil, destacando problemas como distorção idade-série, desinteresse e evasão. Por outro lado, estudos sobre gênero e educação, bem como sobre mulher e ciência, exploram a questão sobre as interferências dos padrões sociais de gênero nas vivências e nos percursos escolares de estudantes, de acordo com o sexo. O objetivo deste trabalho é sistematizar as principais contribuições desses estudos, com vistas ao propósito, a posteriori, de discutir as possíveis influências dos padrões sociais de gênero na configuração das expectativas de futuro de jovens beneficiários do Programa Bolsa Família frequentando o ensino médio regular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Damasceno, Ana Jéssica Silva, Caroline Ponte Aragão, Francisco Matheus Sampaio Mesquita, Victor Paiva Vasconcelos, Lara Silva de Sousa, Liliane Vieira de Sousa, and Andréa Carvalho Araújo Moreira. "A Extensão Universitária como estratégia para a Educação em Saúde com um grupo de idosos." Revista Kairós : Gerontologia 21, no. 4 (December 30, 2018): 317–33. http://dx.doi.org/10.23925/2176-901x.2018v21i4p317-333.

Full text
Abstract:
Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências de estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade pública do interior do estado do Ceará, Brasil, com um grupo de idosos de um Centro de Saúde da Família. As ações foram desenvolvidas por meio de abordagens grupais, com a utilização de metodologias ativas. Foram abordados temas relevantes à área do envelhecimento, como: hipertensão, alimentação saudável e prevenção de quedas, quando se adquiriram novos saberes, esclareceram-se dúvidas, em momentos ricos na condução de um grupo intergeracional, significativo para a formação acadêmica, uma ação de grande valia na Atenção Primária para o aprofundamento no estudo das temáticas abordadas. Assim, conclui-se que a realização de grupos de idosos com abordagens didáticas é um excelente meio de empoderar esses idosos sobre temas do seu cotidiano, e sobre a promoção à saúde, afastando-se do foco meramente clínico da saúde, e fazendo-se uso de outros meios de cuidado, ao enxergar o indivíduo em seu aspecto singular, biopsicossocial e espiritual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Papim, Angelo Antonio Puzipe. "A função social da literatura na educação infantil: produção de sentido e desenvolvimento humano." Teias do Conhecimento 1, no. 1 (2021): 89–108. http://dx.doi.org/10.5212/revteiasconhecimento.v1i1.20210080.

Full text
Abstract:
O homem é um ser social e, a fim de desenvolver as suas capacidades humanas, precisa apropriar-se da cultura, por intermédio de interações sociais. Nesse sentido, o processo educacional consiste em apresentar a cultura por meio do ensino intencional e motivador, o qual permite ao aluno transformar, a partir de vivências no processo de aprendizagem, as suas funções psicológicas. Assim, o desenvolvimento humano é um processo cooperativo, intergeracional, cuja comunicação materializa uma necessidade e engaja a subjetividade a entrar em atividade, dotado com a motivação indispensável para, mediante processos e ações, resolver a situação-problema e produzir sentido, na qualidade de síntese da experiência educacional. Logo, com o objetivo de compreender o processo pedagógico literatura infantil, realizou-se a análise descritiva do experimento de leitura de texto literário na Educação Infantil, enquanto mediador do aprendizado da linguagem oral e escrita das crianças. Observou-se que a linguagem está na aprendizagem das crianças, na base das funções sociais, psicológicas e, portanto, pedagógicas. A literatura é um bem cultural que precisa ser passado às novas gerações, através da leitura dos textos literários. Gera, desse modo, a necessidade de pesquisar o seu impacto no desenvolvimento humano, desde as séries iniciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Maria Liduína de Oliveira e., Sidnei José Casetto, Elizabeth Gonzalez Gagliardi, Yara Aparecida de Paula, Rosilda Mendes, Ricardo Luís Fernandes Guerra, Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz, and Heliete Rodrigues Herrera. "Por uma universidade aberta à participação do idoso." Serviço Social e Saúde 14, no. 1 (July 23, 2015): 27. http://dx.doi.org/10.20396/sss.v14i1.8638900.

Full text
Abstract:
Apresenta-se a reformulação de uma proposta de Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) ocorrida no campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), reconstituindo sua história e seu processo político-pedagógico na perspectiva dos princípios de ensino público e gratuito, de educação intergeracional e de integração dos idosos às atividades do campus. Apresentam-se também as características da cidade de Santos quanto à população de idosos, e discute-se o papel da universidade em relação a ela. O relato da experiência aponta para a possibilidade de uma UATI integrada ao campus, com baixo custo operacional e ampla participação universitária. Entretanto, também são relatadas dificuldades, como a ausência de espaços estáveis ou próprios para as aulas e guarda de materiais e arquivos. Por fim, apontam-se os horizontes que puderam se abrir com esta proposta, que parecem mostrar o potencial da UATI no favorecimento da vocação universitária pela pesquisa, pelo ensino e pela extensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Santos, Lineu, and André Pires. "Percepções dos gestores de escolas públicas municipais de Campinas – SP sobre o Programa Bolsa Família." Comunicações 25, no. 2 (July 30, 2018): 43. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v25n2p43-58.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de uma investigação que entrevistou gestores, diretores e coordenadores pedagógicos de 4(quatro)escolas municipais de Campinas - SP localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social e que atingiram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB projetado para 2013. A pesquisa teve como objetivo identificar se, em escolas com alunos bolsistas do Programa Bolsa Família (PDF) e relativamente bem avaliadas pelo IDEB, haveria algum tipo de discussão ou de prática pedagógica relacionada aos beneficiários. As entrevistas realizadas nestes locais apontaram para um conhecimento por parte dos gestores em relação ao PBF, com maior ênfase na frequência escolar e também mostrou que não se desenvolvem práticas pedagógicas voltadas especificamente a este público, esta questão causou surpresa aos gestores escolares. A inexistência de tais práticas, na visão dos entrevistados se dá a fim de evitar a discriminação dos bolsistas ou pelos efeitos da pobreza serem invisibilizados dentro deste ambiente, assim os entrevistados acreditam no potencial do Programa, mas são céticos em relaçãoao rompimento do chamado ciclo intergeracional da pobreza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Simão, Selma Machado, and Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo. "ÁLBUM DE FAMÍLIA: percursos criativos compartilhados pela arte." Cadernos de Pesquisa 23, no. 3 (December 31, 2016): 100. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p100-112.

Full text
Abstract:
O presente artigo se refere ao projeto “Álbum de Família” constituído por três oficinas de atividades de artes desenvolvidas em um espaço assistencial e educacional sem fins lucrativos localizado na cidade de Campinas em São Paulo. Este projeto faz parte de uma pesquisa de pós-doutorado voltada à proposta intergeracional que está sendo desenvolvida em ambientes de Educação Não-Formal. Assim, as oficinas de artes foram elaboradas com o intuito de possibilitar encontros integradores entre gerações com pessoas da mesma família. A pesquisa desenvolveu-se através de um estudo de caráter qualitativo realizado pelo seguinte recorte metodológico: a espiral autorreflexiva de Carr e Kemmis (1988); a concepção de experiência de Jorge Larrosa (2002); a análise de narrativa de Connelly e Clandinin (2000) e a análise documental a partir do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989). Assim, esta iniciativa foi baseada na busca de respostas advindas da participação de familiares em atividades de Arte-Educação, os quais atuando e criando conjuntamente, através de âmbitos emocionais, intelectuais e cognitivos, vivenciaram novas possibilidades de aproximações afetivas positivas ligadas à criação de autoria compartilhada.Palavras-chave: Arte-Educação. Educação Não-Formal. Intergeracional. Criação. Afetividade. FAMILY ALBUM: creative pathways shared by artAbstract: This article refers to the project “Family Album” consists of three workshops of arts activities in a care and educational space-profit organization located in the city of Campinas in Sao Paulo. This project is part of a post-doctoral research focused on intergenerational proposal being developed in non-formal education environments. Thus, the art workshops have been prepared in order to enable integrators between generations with persons of the same family. The research was developed through a qualitative study conducted by the following methodological approach: a self-reflexive spiral of Carr and Kemmis (1988); the concept of “experience” of Jorge Larrosa (2002); Connelly the narrative analysis and Clandinin (2000) and document analysis from the evidential paradigm of Carlo Ginzburg (1989). Thus, this initiative was based on the search for answers arising from the participation of families in Art education activities, which working and creating together through emotional, intellectual and cognitive areas, experienced new possibilities for positive affective approaches relating to the creation of authorship shared.Keywords: Art Education. Non-Formal Education. Intergenerational. Creation. Affectivity. ÁLBUM FAMILIAR: vías creativas compartidas por el arteResumen: Este artículo se refiere al proyecto “Álbum familiar”, que se compone de tres talleres de trabajo artístico en un espacio asistencial y una organización educativa sin fines de lucros, ubicada en la ciudad de Campinas, en São Paulo. Este proyecto hace parte de una investigación post-doctoral que se centró en la propuesta intergeneracional desarrollada en entornos de Educación no formal. Por lo tanto, los talleres de arte se han preparado con el fin de permitir encuentros integradores entre generaciones con personas de la misma familia. La investigación se desarrolló a través de un estudio cualitativo realizado por el siguiente enfoque metodológico: una espiral auto-reflexiva de Carr y Kemmis (1988); el concepto de “experiencia” de Jorge Larrosa (2002); Connelly el análisis narrativo y Clandini (2000) y el análisis de documentos desde el paradigma probatorio de Carlo Ginzburg (1989). De este modo, esta iniciativa se basa en la búsqueda de respuestas que surgen de la participación de las familias en las actividades de educación artística, en las cuales trabajando y creando en conjuntos, a través del áreas emocionales, intelectuales y cognitivas, experimentarán nuevas posibilidades de aproximación de los enfoques afectivos positivos relacionados con la creación de la autoría compartida.Palabras clave: Educación Artística. Educación No Formal. Intergeneracional. Creación. Afectividad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

So, Karen Namie Sakata, Emiko Yoshikawa Egry, Maíra Rosa Apostólico, and Cinthya Midori Wazima. "Vídeos institucionais podem contribuir ao debate para o enfrentamento da violência doméstica infantil?" Ciência & Saúde Coletiva 21, no. 8 (August 2016): 2347–56. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015218.04592016.

Full text
Abstract:
Resumo A violência vem crescendo no mundo e dentre os grupos mais vulneráveis socialmente estão mulheres, idosos, crianças e adolescentes. Para além do setor judiciário, muitas outras áreas e trabalhadores estão envolvidos e se tornam cada vez mais importantes para o enfrentamento da violência, como é o caso do de saúde. O objetivo do artigo é identificar o potencial de criticidade dos vídeos sobre o enfrentamento da violência doméstica infantil a partir da perspectiva das categorias Geração e Gênero. A busca foi realizada entre 2013 e 2014 em sites oficiais e canais de vídeos de instituições que lidam com temas relacionados à infância. Utilizou-se o software WebQDA para a análise e as categorias Geração e Gênero como referencial teórico. Resultados: Foram reunidos 40 vídeos de campanhas, dentre os quais, dez foram analisados qualitativamente. Cenas e fragmentos de cenas revelaram conteúdos de violência intergeracional, intrageracional, intergênero e intragênero e as consequências da violência infantil. Os vídeos se mostraram material com potencial para reflexões críticas nos processos de educação e formação com foco no enfrentamento da violência infantil e nas perspectivas de Gênero e de Geração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Cademartori, Luiz Henrique Urquhart, and Noel Antônio Baratieri. "As cláusulas pétreas: a possibilidade de revisão constitucional de vinculações de receitas na área da educação." Revista Justiça do Direito 31, no. 3 (January 23, 2018): 585. http://dx.doi.org/10.5335/rjd.v31i3.7837.

Full text
Abstract:
As cláusulas pétreas: a possibilidade de revisão constitucional de vinculações de receitas na área da educação Resumo: O artigo aborda os limites e as possibilidades de alteração de normas constitucionais que garantem vinculação orçamentária para funções típicas do Estado tais como a Educação Pública. O problema é saber se uma emenda constitucional supressiva da referida garantia orçamentária seria constitucional ou não. A hipótese que se suscita neste estudo procura delinear em que medida seria inconstitucional tal adoção, posto que estaria restringindo, indiretamente, um direito fundamental, no caso o direito à educação, mas, ao mesmo tempo, esta simples constatação encontraria entraves sob a ótica de uma democracia intergeracional. Considera-se, de uma parte, o direito à educação é protegido, originariamente, no âmbito constitucional brasileiro como cláusula pétrea, mas, de outra, gerações futuras ou problemas conjunturais governamentais posteriores à 1988 podem questionar a legitimidade de normas fundamentais originadas em contexto sociopolítico anterior. Para o desenvolvimento deste trabalho, primeiramente analisam-se as cláusulas pétreas e os limites ao poder reformador. A seguir, estudam-se as referidas cláusulas e a sua evolução constitucional. Posteriormente, faz-se uma análise da constitucionalidade de eventual emenda que suprima a vinculação obrigatória de receitas para a educação sob o prisma da proibição de retrocesso. Palavras chave: Cláusulas pétreas. Constituição. Educação. Retrocesso. Receitas públicas. Safeguard clauses: the possibility of constitutional reviewing the bonded educational income Abstract: The article deals with the limits and possibilities of altering constitutional norms that guarantee budgetary linkage to functions typical of the State as a Public Education. The problem is whether a constitutional amendment suppressing the standard budget guarantee would be constitutional or not. The hypothesis that arises in this study looks for what is necessary, is not a fundamental right, is not a case, but the same, this is a finding found obstacles from the point of view of an intergenerational democracy. It is considered, on the one hand, that the right to education is protected, originally, it is not very Brazilian constitutional as a stony clause, but, on the other hand, future generations or post-1988 governmental conjunctural problems may question the legitimacy of fundamental norms originated in context previous sociopolitical. For the development of this work, firstly they are analyzed like stone clauses and the limits to the reformer power. Next, they are studied as clauses of clauses and their constitutional evolution. Subsequently, an analysis is made of the constitutionality of any amendment that abolishes the mandatory binding of transfer to the critic of a prison of prohibition of retrocession. Keywords: Constitution. Education. Public income. Regression. Safeguard clauses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lopes, Sara Mónico, Isabel Beato, Luisa Pimentel, and Cezarina Maurício. "A ADAPTAÇÃO A CONTEXTOS DE ENSINO A DISTÂNCIA POR ESTUDANTES SENIORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUESA, NUMA CONJUNTURA PANDÉMICA." Revista Conhecimento Online 1 (January 11, 2021): 193. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v1i0.2407.

Full text
Abstract:
RESUMOA pandemia por SARS-CoV-2 colocou grandes desafios às instituições de ensino superior (IES), e o Politécnico de Leiria não ficou imune a esta crise. Num contexto em que a educação ao longo da vida faz parte das agendas políticas nacionais e internacionais, as instituições de ensino superior portuguesas têm vindo a reconhecer a importância desse paradigma, proporcionando momentos formativos e de partilha intergeracional para públicos diversificados. Com este artigo pretende-se perceber o processo de adaptação a contextos de ensino a distância pelos estudantes de uma formação sénior - o Programa 60+, do Politécnico de Leiria -, perante a situação pandémica. A partir de um estudo de caso, de contornos descritivo-exploratório, procuramos refletir sobre os processos de mudança de um sistema de ensino tradicional e presencial para a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem suportadas por ferramentas digitais. Participaram no estudo 35 estudantes seniores inscritos no 2º semestre do ano letivo 2019/2020. Concluiu-se que a maioria dos respondentes sentiu dificuldades na adaptação ao novo contexto que se impôs de forma inesperada. Mais de metade não participou nas atividades a distância e afirma preferir as atividades presenciais. Dos que participaram nas atividades a distância, a maioria não sentiu dificuldade no acesso às plataformas e na utilização das ferramentas digitais, o que permite evidenciar a importância da formação neste domínio. Resultados que vão ao encontro das orientações nacionais e internacionais para a adoção de estratégias que promovam a literacia digital.Palavras-chave: Educação ao longo da vida. Ensino a distância. Seniores.ABSTRACTThe SARS-CoV-2 pandemic posed major challenges for higher education institutions (HEIs) and the Polytechnic of Leiria was not immune to this crisis. In a context in which lifelong education is part of national and international political agendas, Portuguese higher education institutions have been recognizing the importance of this paradigm, providing training and intergenerational moments of sharing for diverse audiences. This article intends to understand the adaptation process to home online schooling by students of a senior training - the Program 60+, from the Polytechnic of Leiria -, in the face of the pandemic situation. Based on a descriptive-exploratory case study, we seek to reflect on the process of changing from a traditional and face-to-face teaching system to the use of teaching and learning methodologies supported by digital tools. Thirty-five senior students, enrolled in the second semester of the academic year 2019/2020, participated in the study. We concluded that most subjects experienced difficulties in adapting to the new context that was imposed upon themselves unexpectedly. More than half did not participate in the proposed online activities and claim to prefer face-to-face activities. The majority of those who participated in the online activities did not experience difficulties in accessing the platforms and in the use of digital tools, which highlights the importance of training in this sort of learning. These results are in line with the national and international guidelines for the adoption of strategies that promote digital literacy.Keywords: Lifelong education. Distance learning. Seniors
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Lopes, Sara Mónico, Isabel Beato, Luisa Pimentel, and Cezarina Maurício. "A ADAPTAÇÃO A CONTEXTOS DE ENSINO A DISTÂNCIA POR ESTUDANTES SENIORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUESA, NUMA CONJUNTURA PANDÉMICA." Revista Conhecimento Online 1 (January 11, 2021): 193. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v1i0.2407.

Full text
Abstract:
RESUMOA pandemia por SARS-CoV-2 colocou grandes desafios às instituições de ensino superior (IES), e o Politécnico de Leiria não ficou imune a esta crise. Num contexto em que a educação ao longo da vida faz parte das agendas políticas nacionais e internacionais, as instituições de ensino superior portuguesas têm vindo a reconhecer a importância desse paradigma, proporcionando momentos formativos e de partilha intergeracional para públicos diversificados. Com este artigo pretende-se perceber o processo de adaptação a contextos de ensino a distância pelos estudantes de uma formação sénior - o Programa 60+, do Politécnico de Leiria -, perante a situação pandémica. A partir de um estudo de caso, de contornos descritivo-exploratório, procuramos refletir sobre os processos de mudança de um sistema de ensino tradicional e presencial para a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem suportadas por ferramentas digitais. Participaram no estudo 35 estudantes seniores inscritos no 2º semestre do ano letivo 2019/2020. Concluiu-se que a maioria dos respondentes sentiu dificuldades na adaptação ao novo contexto que se impôs de forma inesperada. Mais de metade não participou nas atividades a distância e afirma preferir as atividades presenciais. Dos que participaram nas atividades a distância, a maioria não sentiu dificuldade no acesso às plataformas e na utilização das ferramentas digitais, o que permite evidenciar a importância da formação neste domínio. Resultados que vão ao encontro das orientações nacionais e internacionais para a adoção de estratégias que promovam a literacia digital.Palavras-chave: Educação ao longo da vida. Ensino a distância. Seniores.ABSTRACTThe SARS-CoV-2 pandemic posed major challenges for higher education institutions (HEIs) and the Polytechnic of Leiria was not immune to this crisis. In a context in which lifelong education is part of national and international political agendas, Portuguese higher education institutions have been recognizing the importance of this paradigm, providing training and intergenerational moments of sharing for diverse audiences. This article intends to understand the adaptation process to home online schooling by students of a senior training - the Program 60+, from the Polytechnic of Leiria -, in the face of the pandemic situation. Based on a descriptive-exploratory case study, we seek to reflect on the process of changing from a traditional and face-to-face teaching system to the use of teaching and learning methodologies supported by digital tools. Thirty-five senior students, enrolled in the second semester of the academic year 2019/2020, participated in the study. We concluded that most subjects experienced difficulties in adapting to the new context that was imposed upon themselves unexpectedly. More than half did not participate in the proposed online activities and claim to prefer face-to-face activities. The majority of those who participated in the online activities did not experience difficulties in accessing the platforms and in the use of digital tools, which highlights the importance of training in this sort of learning. These results are in line with the national and international guidelines for the adoption of strategies that promote digital literacy.Keywords: Lifelong education. Distance learning. Seniors
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Gheorghiu, Mihaï Dinu, Pascale Gruson, and Judit Vari. "Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias." Educação & Sociedade 29, no. 103 (August 2008): 377–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302008000200005.

Full text
Abstract:
A análise comparada das estratégias e experiências educativas de quatro famílias das classes médias e intermediárias da região parisiense fez surgir vários elementos de continuidade e descompasso entre a educação recebida dos pais e a educação dada aos filhos, como diferentes graus de adesão à ideologia do "familismo" e os efeitos tanto da autonomização progressiva do campo da educação como da delegação da autoridade parental. As relações estabelecidas antigamente entre a educação familiar e a educação escolar e os valores reconhecidos como tendo garantido às famílias uma mobilidade de sucesso participam da constituição das "vocações" familiares e educativas. As mudanças observadas dizem respeito, por um lado, à transformação do papel das mulheres na gestão da memória familiar, nas transmissões do patrimônio familiar e na construção das genealogias e, por outro lado, aos estilos educativos, com o declínio dos comportamentos autoritários e sua transformação em obrigações morais. Essas mudanças têm reforçado o papel das famílias na produção das fronteiras éticas do espaço social, nas trocas intergeracionais e nas perspectivas de mobilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lins, Tereza. "Gerontologia educacional brasileira: causas e consequências do seu estado embrionário e das suas áreas majoritárias de atuação." Revista Interseção 1, no. 1 (August 17, 2020): 49–61. http://dx.doi.org/10.48178/intersecao.v1i1.216.

Full text
Abstract:
RESUMO Este estudo apresenta resultados de pesquisa realizada sobre o desenvolvimento da gerontologia educacional brasileira, através de uma abordagem metodológica interdisciplinar. O referencial teórico está baseado em uma revisão sistemática da literatura disponível. Obtive os dados em pesquisas realizadas entre 2000 e 2019, sobre essa temática, inclusive, usando meios online: Portal da Capes, do INEP, do MEC, e do IBGE, Plataforma Lattes, Domínio Público, Revistas Científicas, etc. Constato que a gerontologia educacional brasileira, em suas três áreas majoritárias de atuação, se encontra em um estado embrionário de desenvolvimento. Concluo que, a permanecer a gerontologia educacional brasileira nesse estado embrionário de desenvolvimento, dificilmente, o (a) velho(a) brasileiro(a) construirá o seu empoderamento e tampouco serão construídos a solidariedade intergeracional e um envelhecimento populacional digno. Palavras-chaves: Gerontologia Educacional; Educação; Velho(a); Estado Embrionário de Desenvolvimento. ABSTRACT This article presents the results of a research by means of interdisciplinary approach on the causes and consequences of the incipient state of the development of Brazilian educational gerontology, in its three main areas of application. A systemic review of the available literature yielded the theoretical background. I obtained the material here between 2000 and 2019, including online sources: portals of the Capes, INEP, MEC, IBGE, the Lattes platform, Domínio Público, scientific journals, etc. I conclude that some of the causes of the incipient state of the main three areas of Brazilian educational gerontology can be found in the lack of a national educational policy directed towards the Brazilian elderly population, as well as in the lack of any education on aging and in the lack of any specific education of professionals who are responsible for the several modes of elderly formal education. Several consequences result: the formal education offered to the elderly does not correspond to their educational needs; “myths” and stereotypes about old age, the elderly and aging are not questioned; preconceptions and discrimination about the elderly population continue; there is no professionalization of educational gerontology. In conclusion, educational gerontology, with its three main areas, is a necessity and exigency in contemporary societies in order to confront a rapidly ageing population. It is needed for the elaboration and implementation of public policies for the elderly as well as for the creation of specific educational policies that contribute to the empowerment of the elderly Brazilian person. Keywords: Educational Gerontology; Education; Elderly; Incipient State of Development.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Sugurado Falé Balancho, Leonor. "Ser pai: Transformações intergeracionais na paternidade." Análise Psicológica 22, no. 2 (December 2, 2012): 377–86. http://dx.doi.org/10.14417/ap.198.

Full text
Abstract:
O estudo psicológico da paternidade e dos seus impactos em pais e filhos ganhou uma incidência internacional crescente desde os anos setenta. A concepção de mudança associada à forma de concretizar a paternidade nas últimas gerações tem sido polémica, com estudos demonstrando mudanças nalgumas das dimensões da relação pai-filhos, e outros indiciando que os novos formatos de família, muito em particular a separação e divórcio, e o excesso de horas laborais, vieram afastar o pai – mais do que aproximar – da educação dos filhos.Perante a ausência, em Portugal, de investigações neste domínio, o estudo aqui apresentado, realizado com uma amostra de pais, avós e filhos, foi avaliar a eventual transformação das percepções subjectivas relativas ao papel do pai no decurso de três gerações. As conclusões vão no sentido de estarmos perante um conjunto de percepções que apontam para a concepção de um pai renovado, indiciando uma base estrutural cognitiva que venha a poder ser suporte de novas expectativas e práticas na relação do pai com a prole.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Ana Mateus. "A colaboração dos avós na educação dos netos." Interfaces Científicas - Educação 1, no. 1 (September 29, 2012): 67–75. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p67-75.

Full text
Abstract:
A família tem-se vindo a afastar da sua forma tradicional, devido às transformações sociais e culturais que se têm verificado ao longo dos tempos, fazendo emergir outras formas de família de cariz “moderno”. Este estudo tem como principais objetivos: Constatar que tipo de relações existe entre avós e netos e valores passados pelos avós aos netos e compreender o papel das relações intergeracionais avós-netos no desenvolvimento das crianças. É um estudo exploratório e não temos conhecimento a nível de Portugal de outros estudos para o compararmos. Participaram neste estudo 120 crianças do 1º ciclo do ensino básico, 8 professores e 200 avós e pais. Utilizamos entrevistas semi-estruturadas aos professores, pais e avós e estruturadas às crianças. Espera-se contribuir na compreensão da relação dos avós na educação dos netos, bem como na elaboração de estratégias preventivas para as famílias alargadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Castro, Lucia Rabello de, and Felipe Salvador Grisolia. "SUBJETIVAÇÃO PÚBLICA OU SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA? SOBRE AS ARTICULAÇÕES ENTRE O “POLÍTICO” E A INFÂNCIA." Educação & Sociedade 37, no. 137 (December 2016): 971–88. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016167363.

Full text
Abstract:
RESUMO: A partir da problematização do conceito de socialização política, e tendo em vista as novas posições sociais das crianças como sujeitos de fala e de direitos, o objetivo deste artigo consistiu em discutir a emergência do político nas relações intergeracionais como espaços situados nas disputas geracionais decorrentes do crescente mal-estar contido nas relações de transmissão educacional. Foi proposta a noção de subjetivação pública como aquela que pode dar conta do processo de crescente visibilização das disputas e das demandas geracionais no contexto escolar. No atual cenário brasileiro, esse processo descortina a formação de um campo de antagonismos em torno da educação pública, ao revelar outros pontos de enunciação sobre a experiência escolar e anunciar a politização das relações intergeracionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Martins, Ernesto Candeias. "EDUCAR ADULTOS MAIORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SOCIAL: A INTERGERACIONALIDADE NUMA SOCIEDADE PARA TODAS AS IDADES." Revista Inter Ação 40, no. 3 (December 26, 2015): 665. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v40i3.35750.

Full text
Abstract:
O tema da educação dos adultos e/ou adultos maiores merece uma reflexão epistemológica. Utilizando uma argumentação hermenêutica o autor aborda a necessidade de implementar propostas socioeducativas para os adultos maiores, através de programas intergeracionais, destacando o papel da gerontologia educacional ou gerontagogia, a qual se integra no campo da educação social. Os objetivos que nortearam esta análise fenomenológica são: repensar a educação de adultos maiores, na área da gerontagogia; analisar os aspetos socioeducativos, psicopedagógicos e metodológicos nas ações e nos programas gerontológicos, com a finalidade de promover uma cidadania ativa. Refletiremos epistemologicamente as possibilidades educativas, provenientes da pedagogia social/educação social e a gerontagogia, de modo a dar uma qualidade de vida aos adultos maiores, numa sociedade para todas as gerações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography