Dissertations / Theses on the topic 'Educação-Moçambique'
Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles
Consult the top 50 dissertations / theses for your research on the topic 'Educação-Moçambique.'
Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.
You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.
Browse dissertations / theses on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.
Djive, Elias Gilberto Filimone. "Mídia-educação no ensino médio em Moçambique." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122856.
Full textMade available in DSpace on 2014-08-06T17:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 325536.pdf: 1140677 bytes, checksum: cecb2f5f968c379e33b63214011babbe (MD5) Previous issue date: 2013
O presente trabalho objetiva refletir sobre a presença das mídias nas escolas secundárias da cidade de Maputo (Moçambique). Estas reflexões são feitas a partir da identificação e análise de cenários e perspectivas em curso nessas escolas que evocam a utilização das mídias (tradicionais e novas). Este estudo foi baseado nas pesquisas de autores do campo da mídia-educação, como Belloni, Fantin, Girardello e Rivoltella. A pesquisa foi dividido em dois momentos, primeiro, analisamos documentos oficiais de Moçambique que abordam a temática das mídias no ensino: a Política de Informática (2000), a Estratégia de Implementação da Política de Informática (2002) e o Plano Tecnológico da Educação (2011). No segundo momento, selecionamos e visitamos nove (09) escolas daquele município, com recurso a entrevistas com dirigentes deste setor, ao nível da cidade e das respectivas escolas; e a questionários preenchidos por alunos do ensino secundário. Os documentos oficiais selecionados e analisados permitiram-nos compreender que as tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC), no ensino secundário estão na fase inicial de sua integração, privilegiando-se o equipamento de salas informatizadas e a distribuição de computadores aos professores, rumo a um ensino interativo. Entretanto, verificamos que nas escolas estes projetos ainda estão sendo integrados de forma titubeante, sendo que as salas de aulas ainda não estão equipadas com as TIC. Das dimensões da mídia-educação, verificou-se que a mais presente é a de educar com as mídias, uma vez que se privilegia o uso instrumental das tecnologias de informação e comunicação nesses níveis de ensino. Conclui-se apontando a necessidade de que a integração das TIC nas escolas seja feita a partir de uma reflexão dialética, que reconheça os benefícios econômicos, sociais, culturais e políticos, mas que procure evitar que a razão tecnológica e os interesses econômicos se sobreponham aos critérios educativos.
Abstract : This study reflects upon the presence of the media technologies in secondary schools in the city of Maputo (Mozambique). It describes and discusses contexts of and perspectives for the uses of media (traditional and new) in the schools. This study is based on the works of authors from the field of media education, such as Belloni, Fantin, Girardello and Rivoltella. The research was divided in two parts. First, we analyzed the main official documents of Mozambique which address the theme: ICT policy (2000), Implementation of the ICT Policy Strategy (2002) and the Technological Plan for education (2011). In the second part, we selected and visited nine (09) schools in the country, conducted interview with school system authorities and a survey with secondary school students. The study concludes that digital information and communication technologies (ICT) in secondary school education in Mozambique are in its initial stage since, for instance the classrooms are not yet equipped with ICT. The study also suggests that the integration process of ICT in school should affirm its economic, social, cultural and political relevance, but at the same time it should guarantee that educational criteria prevailed upon economic interests and approaches that are only instrumental.
Silva, Gabriela Maria Moreira da. "Educação e género em Moçambique : a língua é um factor determinante para o sucesso escolar das raparigas nos meios rurais? : estudo de caso em duas escolas com programa bilingue." Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2006. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000181591.
Full textSilva, Gabriela Maria Moreira da. "Educação e género em Moçambique : a língua é um factor determinante para o sucesso escolar das raparigas nos meios rurais? : estudo de caso em duas escolas com programa bilingue." Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 2006. http://hdl.handle.net/10216/13056.
Full textBrito, Carlos Estrela. "Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93535.
Full textMade available in DSpace on 2012-10-24T23:49:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 288531.pdf: 1234661 bytes, checksum: be27ce687b93735deb436e209ce91511 (MD5)
Este trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de Universidade Aberta para a EaD no Ensino Superior em Moçambique. Pretende-se com isso contemplar as iniciativas em curso e as dificuldades de infraestrutura da realidade local, partindo do modelo utilizado pela UFSC. A aderência desta pesquisa ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento deve-se ao fato de que esta é uma das linhas de pesquisa da área de Mídias do Conhecimento, justificando-se, assim, no âmbito da interdisdiplinaridade, cujos campos disciplinares pressupõem um eixo integrador no objeto de conhecimento. Dentre os instrumentos e métodos para dar respaldo a este trabalho, privilegiou-se a revisão bibliográfica; o diagnóstico do atual estágio de desenvolvimento da EaD em Moçambique; a estruturação da metodologia para o uso da Universidade Aberta do Brasil na formulação do modelo a ser proposto para Moçambique; a estruturação da pesquisa qualitativa para coleta de dados junto às instituições brasileiras eleitas como paradigma de análise; e a pesquisa quantitativa para a coleta de dados junto aos estudantes, por meio da aplicação dos questionários. Como resultado da pesquisa, constatou-se que os argumentos em relação ao acesso e crescimento da modalidade de ensino EaD estão contextualizados e justificados, por colocarem o emprego dessa modalidade de ensino enquanto meio de atender à população que busca acesso ao ensino superior. Por isso, o desafio é manter as IES atualizadas e em condições de uso com pessoal qualificado. É neste sentido que a discussão sobre a modalidade EaD para o público de educadores em exercício, que não possuem curso superior, como é o caso em Moçambique, deve ser conduzida, ou seja, precisa ser analisada à luz da realidade educacional e não somente nas experiências internacionais e interesses de mercado. É preciso retomar as discussões à luz da realidade educacional da universidade, da região e do Estado onde a EaD está inserida, e, num contexto maior, na realidade educacional do País. Conclui-se, assim, que não há um modelo único de EaD, mas sim parâmetros que devem ser cumpridos para dar qualidade, visibilidade e credibilidade a essa modalidade de ensino em Moçambique. As IES devem estudar qual a melhor maneira de desenvolvê-la em sua instituição, visando ao levantamento dos recursos tecnológicos e de infraestrutura física de que dispõe, revisando a proposta didático-metodológica que embasa seu referencial teórico e preparando o quadro docente e discente para este novo paradigma educacional.
Uaciquete, Adriano Simão. "Modelos de administração da educação em Moçambique (1983-2009)." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1086.
Full textA administração dos sistemas educativos têm uma história, de centralização ou de descentralização, durante a qual são criadas estruturas que podem prevalecer ou ser alteradas de acordo com as reformas levadas a cabo para adequar o sistema às condições socioeconómicas e políticas e às exigências que essas transformações sempre apresentam. Tais mudanças podem ter origem nos factores internos (sistemas económico, social e político) ou nos factores externos (pressão dos organismos internacionais, agências de ajuda externa, governos dos chamados países centrais), ou ainda na conjugação de ambos. Considerando que a administração dos sistemas educativos é feita tendo em conta determinados modelos teóricos, espera-se que a análise do Sistema Educativo moçambicano saliente a(s) tendência(s) que se têm seguido ao longo das reformas levadas a cabo desde a sua criação em 1983 de modo a, por um lado, determinar o grau de controlo da Administração Central relativamente a outros órgãos (Direcção Provincial, Distrital e Escolas) e, por outro, descrever as tendências (crescente, decrescente, estacionária) da centralização ou descentralização ao longo do tempo. Dentro da abordagem qualitativa com especial enfoque para a análise de conteúdo de documentos normativos, e incidindo em três áreas de decisão, nomeadamente, currículo e avaliação, organização pedagógica da escola e direcção e gestão administrativa, o estudo conclui que a centralização é um processo constante e abrangente para todas as áreas de administração; que a administração do sistema educativo é altamente centralizada com carácter burocrático; que o controlo burocrático e o controlo ideológico embora tenham uma incidência variada de acordo com as condições sócio-políticas são ambos reveladores da máquina centralizadora dos Serviços Centrais. ABSTRACT: Education systems have a history of administration in which structures are created under centralization or decentralization can remain or be reformed to adapt the system to the socio-economic conditions and / or policies and the requirements that these transformations always have. Such changes may be caused by internal factors (such as economic, social and political) or external factors (pressure from international organizations, foreign aid agencies, governments of so-called core countries), or a combination of both. Whereas a educational systems are administered with respect to certain theoretical models, it is expected that the analysis of the Mozambican education system will emphasize the tendencies that have followed over the reforms undertaken since its creation in 1983 to, firstly, determine the degree of control the central government has in relation to other levels of administration (Provincial, District and Schools) and, secondly, to describe the trends (increasing, decreasing, stationary) in centralization or decentralization over time. Through a qualitative approach with special focus on the content analysis of the normative documents and focusing on three decision areas, namely curriculum and evaluation, school organization and educational management and administration, the study concludes that centralization is a constant and comprehensive process for all areas of administration; that the administration of the education system is highly centralized bureaucratic nature; that the bureaucratic control and ideological control, although the incidence varied according to socio-political conditions, are both telling about centralized machine of Central Services.
Matavele, Joaquim Ernesto. "Ecologia e educação ambiental no ensino fundamental moçambicano : percepções dos professores e compatibilidade com a realidade local." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/316153.
Full textTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-07-27T13:28:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Matavele_JoaquimErnesto_D.pdf: 16327531 bytes, checksum: 5d509b5955c104213d3a2d520841134a (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: O aumento do interesse com relação às questões ambientais a partir da década de 70, criou condições para que a Educação Ambiental se tomasse realidade nos currículos escolares. O presente trabalho tem como objetivos: Visualizar através do diagnóstico ambienta!, os problemas mais graves com os quais a comunidade se depara, de modo que os programas de Educação Ambiental a implementar sejam realmente efetivos e venham de encontro com os anseios da comunidade. Também este mesmo trabalho visa explorar as percepções e práticas dos professores do ensino fundamental, que desenvolvem trabalhos de educação ambiental, e como eles interpretam os seus objetivos e a sua esfera. Avaliar o nível de consciência, bem como a sensibilidade dos alunos do primeiro grau do ensino fundamental com relação a questões ambientais, também faz parte dos objetivos desta investigação. A interação Homem / Ambiente e a utilização de plantas medicinais foram objeto de estudo neste trabalho, nas três macro regiões de Moçambique. Para o diagnóstico ambiental, os dados foram obtidos a partir de fontes bibliográficas produzidas por órgãos governamentais e de observações in loco, realizadas na fase preliminar de coleta de dados. A coleta de dados referente às atitudes dos entrevistados, envolveu fichas de coleta de dados e entrevistas a professores, alunos, comunidade, bem como pessoas chaves das três macro regiões estudadas. Para o levantamento das plantas medicinais optou-se, além das entrevistas com as comunidades pesquisadas, pelas consultas de registros oficiais e bibliográficos. O trabalho de campo foi desenvolvido na República de Moçambique, país situado na costa Oriental da Áfiica. No país as condições naturais, econômicas, a população, os povoamentos e a produção de bens de consumo são Muito heterogêneas. Observa-se, também, uma grande pressão na utilização de recursos naturais, principalmente tlorísticos e faunísticos. Muitos professores entrevistados reconheceram a necessidade de se desenvolver através das atividades escolares uma consciência ambiental bem como o senso de responsabilidade para a preservação e o melhoramento do ambiente e dos seus recursos. Contudo, para alguns professores, a principal dificuldade consiste na implementação de propósitos afetivos e morais, como mecanismos de sensibilização, dentro da realidade que atualmente as escolas apresentam. Para os alunos, as plantas e animais são os termos que melhor descrevem O ambiente, e a escola é a sua principal fonte de informação para questões ambientais. As disciplinas de Ciências Naturais e Geografia são as que atualmente tem contribuído com maior intensidade na abordagem de questões ambientais. O uso de espécies de plantas e de animais para os mais diversos fins, entre eles o medicinal constitui uma prática cultural assegurada por transmissão oral de uma geração para outra. Foram citadas 34 etnoespécies (nomes populares) de 22 famílias de plantas usadas para fins medicinais. A etnobotânica, especialmente associada à ecologia, permite abordar o uso de plantas por comunidades humanas de forma quantitativa, isto é, através de índices de diversidade (Simpson, Shannon, ou através de curvas de rarefação). Comparações por diferentes categorias de usuários, baseados no sexo, idade, região e origem das plantas, foram realizadas e alguns grupos comparados apresentam diferenças significativas (p < 0,05). De acordo com o diagnóstico ambiental e com os anseios da população objeto, os temas básicos para a elaboração de programas de educação ambiental, variam de acordo com as macro-regiões. Na região Norte foram mais citados temas como: desmatamento, seca (escassez de chuvas), pobreza, erosão e exploração excessiva de recursos naturais. Na região Centro a ênfase é dada ao desmatamento, lixo, saneamento básico, pobreza e seca. Na região Sul os temas eleitos são o Lixo, seca, pobreza, queimadas e crescimento populacional
Abstract: With the increasing awareness of environmental concems since the 1970's, Environrnental Education has developed as an element within the school curricula. Related with the nature of such an education at primary leveI, in practice it can take various forms, from the study of the immediate surroundings, to planting trees in a conservation area or campaigning for endangered species. The aim of the present study is, through an environrnental diagnosis, to identify the problems facing the community in order to better design proposals of environrnental education programs, to get a clear picture about the situation of Environrnental Education in the primary schools. It explores, also, perceptions and practices conducted by teachers involved in this area of education. An assessment of students attending the last year of lower primary school was carried out. The main purpose of this investigation was to evaluate the environrnental knowledge and student attitudes, as well as, their main source of information. Due to cultural habits, as well as financial shortage, some native and cultivated plants used for medicine are considered very important natural resource for the Mozambican communities. For this purpose a stratified random sample of both sexes with ages varied between 18 and 60 years was established. According to the needs of local communities, some proposals of themes, to be used in the elaboration of environrnental education projects were also identified. The methodology involves a questionnaire survey amongst teachers students, and local communities. lnterviews with key persons were also realized. The field study was carried out in Mozambique, a country located in the southem Africa. Within such a country there are some disparities in terms of natural resources distribution and consumption. Some plant and animal species are being threatened, and if the situation could not be changed, they should suffer an extreme extinction risk. Most of the teachers involved in the survey acknowledged the importance of developing in children an awareness about the environment and related issues, as well as, a sense of responsibility for its conservation and improvement. However, some of them believe that the challenge would be in the implementation of affective and moral approaches within the practical realities of primary schools. AIso, it seems important to offer further professional training focusing on some new approaches, essential for the introduction and elaboration of Environmental Education programs within the primary curricula. For the majority of students, plants and animaIs describe better the environment; and the school represents their main source of environmental information. Poverty, drought, and soil fertility were most ftequently mentioned as critical local environmental problems threatening the development of local communities. Natural Science and Geography are the subjects that actually contribute more in the dissemination of environmental topics. About 34 folk plant species belonging to 22 families were mentioned as used for medicine purposes. Utilization of medicinal plants by local communities was analyzed using diversity indices. Usage of such plants by different categories of people (Sex and age), in relation to its occurring place and origin, was compared and significant differences (p< 0,05) were found among some groups. According with the environmental diagnosis and the opinion of interviewed people, themes like deforestation, drought, poverty, soil erosion, population growth, and basic sanitation, were suggested to be approached in future environmental education programs in Mozambique, although regional specifications within the country should be taken in mind
Doutorado
Doutor em Ecologia
Campos, Luísa Maria Cabeça de. "O papel das mulheres no período de transição para a democracia em Moçambique." Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2003. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000142584.
Full textCampos, Luísa Maria Cabeça de. "O papel das mulheres no período de transição para a democracia em Moçambique." Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 2003. http://hdl.handle.net/10216/10830.
Full textLuis, Augusto Jone. "Políticas do Banco Mundial para a educação básica moçambicana (1985-2000)." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101560.
Full textMade available in DSpace on 2013-07-15T22:40:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 212992.pdf: 1462525 bytes, checksum: 7fdbc66b69b1c9fd5fd672b1a805ccc8 (MD5)
Em Moçambique, a questão da educação básica é assumida como pedra angular. A pesquisa analisou as políticas do Banco Mundial (BM) para a
António, Emanuel Meque. "Reforma do Estado e direito à educação básica em Moçambique (1987-2007)." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29032017-131853/.
Full textThis work intends to contribute to the debate on the right to basic education in Mozambique. Including the right to education as a set of conditions that ensure access, retention and completion of a certain level of education aims to examine the implications of political and economic reorganization of the Mozambican state in the realization of the right to basic education between 1987 and 2007. Through literature and documents and qualitative analysis of the literature, reflects on the foundations of the right to education and examines the policies of basic education in Mozambique. To this end, in addition to education policies, data from the National System of Education in Mozambique are analyzed. The work is divided into three chapters, with the first of theoretical review and two another chapters discussing state and education policies in Mozambique in the context of political-economic review guidelines. In the end, we present some considerations about the implications of state reform in Mozambique in the realization of the right to basic education, with some notes on the contradictions between the ideology which advocates education as a social right of citizenship and neoliberal assumptions that underlie reforms in question.
Juaniha, Alcido Manuel. "Desafios de implementação das normas internacionais de contabilidade na educação contábil em Moçambique." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2016. http://hdl.handle.net/1884/45715.
Full textDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 15/12/2016
Inclui referências : f. 124-131
Área de concentração : Contabilidade e finanças
Resumo: Por vários anos a base da elaboração prevalecente de relatórios financeiros foram os Generally Accepted Accounting Principles (GAAP). Com a globalização dos Mercados Financeiros e de Capitais, recentemente, o International Accounting Standards Board (IASB) vem convergindo as International Financial Reporting Standards (IFRS) ao redor do mundo. A aceitação global das IFRS pode ser evidenciada em cerca de 147 jurisdições, que permitem ou requerem que as Demonstrações Contábeis sejam elaboradas com base na estrutura conceitual do IASB. Moçambique adotou as normas em 2011 e a discussão de sua implicação no ensino e profissão da contabilidade é extremamente incipiente. O problema norteador desta pesquisa é: Quais os indicativos de mudanças na formação do contador são requeridos em função da adoção das Normas Internacionais de Contabilidade em Moçambique? O objetivo geral: Analisar os indicativos de mudanças na formação do contador requeridos em função da adoção das Normas Internacionais de Contabilidade em Moçambique? Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de natureza, descritiva e exploratória. Quanto aos instrumentos, bibliográfica, documental e do tipo survey, caracterizando-se como quali-quantitativa. Os resultados foram analisados qualitativamente por meio da análise documental e quantitativamente por meio da identificação da percepção dos desafios das normas IFRS na educação e profissão contábil, tendo sido utilizada a análise fatorial exploratória para a redução das variáveis. Da análise qualitativa, os resultados indicaram a necessidade de composição dos blocos de conhecimento dos currículos do curso de contabilidade face ao currículo mundial, os objetivos dos cursos revelaram as normais internacionais de contabilidade como importante, o perfil profissional do egresso do curso de contabilidade são: Auditor, Consultor, Docente, Gestor Financeiro e Contador Sênior. Fundamentando-se a pertinência de integrar normas IFRS no currículo do curso de contabilidade, sendo amplamente consideradas pedagogia ativas. Da análise quantitativa, a nível da educação: a necessidade de incorporação de IFRS no currículo; preferência da pedagogia centrada no aluno; desenvolvimento de habilidades éticas, de comunicação, de resolução de problemas, de pesquisa e de pensamento crítico; disponibilidade de materiais. A nível profissional o papel do organismo regulador é fundamental nas ações de facilitação da implementação e institucionalização efetivas das normas, promovendo ações de formação continuada que auxiliem a compreensão dos benefícios das IFRS pelos profissionais, ações de formação continuada, que deverão igualmente, visar a potenciação da capacidade de manuseamento de tecnologias de informação e comunicação e ética no exercício profissional. Os resultados da análise fatorial exploratória conduzida, confirmaram a proposição de pesquisa levantada neste estudo de que existe uma relação fatorial latente entre os desafios da implementação das IFRS no Ensino e Profissão contábil. As contribuições práticas desta pesquisa se revelam importantes para dois principais stakeholders da educação e profissão em contabilidade: por um lado as IES's que ministram o curso de contabilidade em Moçambique e por outro lado o órgão de regulamentação da profissão no país. Sendo fundamental que estas duas entidades articulem os seus esforços de forma colaborativa para facilitar a implementação efetiva das normas IFRS na educação e na profissão. Palavras-chave: Educação contábil em Moçambique. Profissão contábil. Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS).
Abstract: For several years, the basis of prevailing financial reporting preparation were the Generally Accepted Accounting Principles (GAAP). With the globalization of Financial and Capital Markets, recently, the International Accounting Standards Board (IASB) is converging the International Financial Reporting Standards (IFRS) around the world. The global acceptance of IFRS can be evidenced in about 147 jurisdictions that allow or require that the financial statements are prepared based on the conceptual framework of the IASB. Mozambique has adopted the standards in 2011 and the discussion of its implication in teaching and the accounting profession is extremely nascent. The problem of this research is what are the indicative of changes in the accounting formation required due to the adoption of international accounting standards in Mozambique? The main objective is analyze the indicative of changes in the accountant formation required in the light of the adoption of the international accounting standards in Mozambique. From the methodological point of view, the research is descriptive and exploratory. In terms of data collections, this research used documents, bibliographies and survey. In terms of approach, as quali-quantitative. The results were analyzed qualitatively by documental analysis and quantitatively by the the identification of the perception of the challenges of IFRS standards in education and accounting profession, having been used the exploratory factor analysis for the reduction of the variables. The qualitative analysis results indicated the need for blocks composition of knowledge in accounting course in the face of the world curriculum, the objectives of the curriculum courses revealed the international accounting standards as an important issue, the professional profile of the graduate accounting course are the profession of: Auditor, Financial Manager, Lecturer, Consultant and Senior Accountant. This revel the relevance of integrating IFRS in accounting course curriculum, and being widely considered active pedagogy. Quantitative analysis results indicated in the accounting education: the need for incorporation of IFRS into the curriculum; preference of the student-centered pedagogy; development of ethical skills, communication, problem solving, critical thinking and research skills and availability of materials. On the professional side, the role of the regulatory body is essential in facilitating the implementation actions and institutionalizing effective standards, promoting continuing training actions that help the understanding of the benefits of IFRS by the professionals. The results of the exploratory factor analysis conducted, confirmed the proposition raised in this research study that there is a relationship between the latent factorial challenges of IFRS implementation in accounting education and Profession. The practical contributions of this research are important for two key stakeholders of education and profession in accounting: on the one hand, the accounting education institution is in Mozambique and on the other hand, the regulatory body of the profession in the country. Being critical that these two entities articulate their efforts collaboratively to facilitate effective implementation of IFRS standards in education and profession. Key-words: Accounting Education in Mozambique. Accounting profession. International Financial accounting standards (IFRS).
Jesus, Diovana Paula de. "Educação a distância entre fronteiras: cursos de graduação à distância brasileiros em Moçambique e a internacionalização da educação." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/194.
Full textApproved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2015-12-14T15:49:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 diovanapauladejesus.pdf: 921445 bytes, checksum: 6fe8e551bbc44cafae07b76763a6cd1d (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-14T15:49:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 diovanapauladejesus.pdf: 921445 bytes, checksum: 6fe8e551bbc44cafae07b76763a6cd1d (MD5) Previous issue date: 2015-04-08
A presente dissertação propõe uma análise sobre o contexto contemporâneo de internacionalização da educação superior por meio de um Programa de Cooperação Internacional, na área de Educação, entre Brasil e Moçambique. Em uma situação de globalização que influi decisivamente em todos os setores da vida social dos indivíduos, o seu impacto nos processos educativos de formação superior constitui a motivação das reflexões aqui apresentadas. Com a intenção de fazer uma conexão entre a crescente demanda por formação profissional e acadêmica e o acelerado desenvolvimento de cursos na modalidade a distância, estuda-se a capacidade de conjugar tais características em um projeto de Cooperação Internacional que possa atender, efetivamente, as necessidades de determinada área ou público. O objeto do trabalho é o processo de implementação dos cursos do Programa de Apoio à Expansão da Educação Superior a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) / Universidade Aberta do Brasil (UAB) na República de Moçambique, a partir de análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas. Questionando, especificamente, qual a potencialidade dessas iniciativas de cooperação do governo brasileiro, agora agente ativo na cooperação internacional, o objetivo da pesquisa é, justamente, o de analisar o processo de implementação do Programa, partindo de um enfoque ligado à internacionalização da educação para entender o contexto dessa implementação por meio do conceito de práticas de Cooperação subjacente às relações entre os parceiros. A partir de apontamentos iniciais dos dados levantados, o trabalho tende a se orientar para as dificuldades de pensar efetivamente em uma proposta de colaboração que, como orienta Boaventura de Souza Santos, leve à construção de um conhecimento pluriuniversitário.
This thesis proposes an analysis of the contemporary context of internationalization of higher education through an International Cooperation Program in the area of Education, between Brazil and Mozambique. In a context of globalization that has a decisive influence in all sectors of social life of individuals, their impact on the educational process of higher education is the motivation of the comments submitted here. Meant to make a connection between the growing demand for professional and academic formation and the accelerated development of courses in distance mode, we study the ability to conjugate these characteristics in an International Cooperation Program that can attend effectively the needs of specific area or public. The object of this work is the implementation process of the courses to Support Expansion of Higher Distance Education Program from the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) / UniversidadeAberta do Brasil (UAB) in Republic of Mozambique, from documental analysis and semi-structured interviews. Questioning specifically what the potential of these Brazilian government cooperation initiatives, now active agent in international cooperation, the research objective is precisely to analyze the implementation process of the program, from a focus connected to the internationalization of education, to understand the context this implementation through the concept and subjacent cooperation practices to relations between the partners. From initial notes of the data collected, the work tends to be a guide to the difficulties of effectively thinking of a collaborative proposal, as guides Boaventura de Souza Santos, take the construction of a multi university knowledge.
Patel, Samima Amade. "Olhares sobre a educação bilingue e seus professores em uma região de Moçambique." [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269550.
Full textDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-08-07T05:58:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patel_SamimaAmade_M.pdf: 629447 bytes, checksum: 282d29ba640834929a08d382b85644d5 (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: O presente trabalho focaliza a construção de significados sobre a educação bilingue e o professor de educação bilingue, em Moçambique, levando em consideração os pontos de vista de alguns profissionais que actuam em órgãos educacionais oficiais e organizações não governamentais parceiras da Educação e de representantes da sociedade, com ênfase nos pais, alunos, líderes comunitários e no próprio professor. Esta pesquisa é de cunho etnográfico o que implicou a realização de um trabalho de campo para a geração dos registos que forneceram os dados para a análise, através de gravações em áudio, de entrevistas e conversas com os professores e outros participantes, observação de aulas de programas de educação bilingue e monolingue e notas de campo. Além disso, um estudo documental também contribuiu para constituir o corpus do estudo. Do ponto de vista teórico, a pesquisa, de natureza aplicada, sustentou-se à luz de algumas teorias sobre a pesquisa de cunho etnográfico (Erickson, 1982; Mason, 1997; Cavalcanti, 1991, 1999, 2006), sobre bilinguismo e educação bilingue (Grosjean, 1982; Hamel, 1989; Baker 1993; Romaine, 1995; Hornberger 2003) e educação bilingue em contextos de minorias ou maiorias tratadas como minorias com enfoque na formação de professores (Cavalcanti, 1999, 2006; Maher 1997, 2006), e considerações sobre o conceito de representação (Hall, 1996; Woodward, 1997; Silva, 2000), bem como sobre o contexto sociolinguístico em África e Moçambique (Bamgbose, 1991; Lopes 2004). Como resultado, o estudo mostra que a construção de significados sobre a educação bilingue e o professor se desenvolve num contexto de desigualdade sociolinguística originando que o professor e a educação bilingue sejam bem vistos nas comunidades locais onde as línguas moçambicanas têm prestígio e sejam vistos com alguma reserva em contextos urbanos, onde não se sente o impacto da educação bilingue. O discurso oficial e os documentos sobre as políticas do desenvolvimento curricular para o ensino primário parecem reconhecer a educação bilingue assim como o professor de educação bilingue, mas do ponto de vista da efectivação de políticas de expansão, estes elementos não são tidos em conta. Por isso, o seu lugar no contexto educacional moçambicano é, ainda, incipiente, mas parece haver um espaço para o desenvolvimento gradual de programas de educação bilingue
Abstract: The focal point of this work is on the construction of meanings of bilingual education and the bilingual teacher in Mozambique. It takes into account the point of view of professionals acting as officials of education and non-governmental organizations and representatives of the civil society specially parents, students, community leaders and the teacher him/herself. The research is mainly an ethnographic one and therefore a field work was carried out to generate data for analyses and was done through audio recording, interviews and discussions with teachers and other participants, observations of bilingual and monolingual classes and field taken notes. The study of documentation was also done as part of the body of the work. From the theoretical point of view, this applied research was based on some ethnographic research theories (Erickson, 1982; Mason, 1997; Cavalcanti, 1991, 1999, 2006), on bilinguals and bilingual education (Grosjean, 1982; Hamel, 1989; Baker 1993; Romaine, 1995; Hornberger 2003) and bilingual education in the context of minorities or majorities treated as minorities with emphasis on teacher training (Cavalcanti, 1999, 2006; Maher 1997, 2006), and considerations on the concept of representation (Hall, 1996; Woodward, 1997; Silva, 2000) as well as over the sociolinguistic context in Africa and Mozambique (Bamgbose, 1991; Lopes 2004). As a result the study shows that the construction of meanings of bilingual education and bilingual teacher develops in a different socio-linguist context setting up an environment where the teacher and bilingual education are seen as good a thing by local communities in Mozambique where local languages have prestige and by the contrary in urban areas. In urban areas there is some reserve towards local languages and very little impact on bilingual education. The official discourse and the documentation on curriculum development for basic education seem to recognize bilingual education and the bilingual teacher. However, when it comes to the implementation in a much large scale of this policy almost nothing is done. It is for that reason that the space of bilingual education in Mozambique is incipient. However, some steps are being taken for the gradual development of bilingual education
Mestrado
Ensino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua Estrangeira
Mestre em Linguística Aplicada
Cossa, Lourenço Eugénio. "Línguas nacionais no sistema de ensino para o desenvolvimento da educação em Moçambique." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/10832.
Full textThis study of subjects references to National Languages (Bantus Languages) and their partner-historical implications in the National system of education in Mozambique. The education only in a foreign language (Portuguese), detriment the national languages of most of the Mozambican, was the motivation of this research. For this study, it was taken as the base of theoretical-methodological reference of the speech analysis founded by “PÊCHEUX” and other authors to identify effects of senses produced by teacher-subject in his/her significance process for language by the daily reality that surrounds it. Thus language (gem) is taken as way of discursive social production, linking the subject and developing the world. The materialization of the study was made possible starting from the half-open (recorded and transcribed) interviews by six teachers of a complete elementary school of the surrounding of Maputo city. After the transcription we accomplish the discursive cutting that tends to the objectives proposed in the study and our analysis. We verified the effects of senses in teacher’s subject, says that, sending to his/her discursive positioning on the national languages in system of teaching, tends in view the reality that surrounds. Like this, the existence of equal positions was verified in agreement with historical-social-political process of the country; the filiations discursive (or not) tendency to modern theory of homogeneous nation, unified through common (standard) language, with a single culture, catalyzing the stuffiness of heterogeneity this way, of differences, which it promotes some in our optical one and it puts the other ones to margin. They were also visualized process of filiations in different discursive formations, result of the own heterogeneous process of formation of the linguistic identities in the country course.
NERUA, Lucas Alberto Essilamo. "Gênero e educação escolar: análise das representações de gênero nos livros didáticos do ensino primário em Moçambique." www.teses.ufc.br, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15791.
Full textSubmitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-03-29T12:10:25Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_laenerua.pdf: 2029678 bytes, checksum: bb418ad95c3b7d06fd986bc41e2a5cd3 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-03-29T12:15:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_laenerua.pdf: 2029678 bytes, checksum: bb418ad95c3b7d06fd986bc41e2a5cd3 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-29T12:15:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_laenerua.pdf: 2029678 bytes, checksum: bb418ad95c3b7d06fd986bc41e2a5cd3 (MD5) Previous issue date: 2016
It is from the importance, role and specific ideological role that school education in particular textbooks had in the national reconstruction process, training and dissemination of new Mozambican identity in the post-independence (1975), which this thesis proposes to reflect on the ideological role of education, particularly of textbooks for primary education in the process of designing, building and institutional differences or reproduction of gender equality. For this purpose, we analyze how the textbooks are gender relations between men and women in their content and verify that question or reproduce socially accepted roles for men and women. We took as empirical material of our research textbooks of the first seven years of schooling primary school of public administration in particular the Portuguese language (reading book), Moral and Civic Education, Crafts and Mathematics. Away from the pedagogical conceptions of the textbook, the study sees through the assumptions of the book "male domination" of Bourdieu, the textbook in question as a special area of diffusion of stereotypes, gender differences between man and woman They tend to represent the first as provider and the second as a subaltern / submissive. In this respect, the results of this research suggest that school education through textbooks of primary education in Mozambique tends to institutionally reproduce gender differences when transcribing arbitrary and unequal gender relations as the ideal type of behavioral patterns of gender, showing the place and the activities that should be occupied by women and not by men and vice versa. What perpetuates the students the male cultural arbitrary that happens to be exposed and taken as desirable role model, although that hides within itself a discrimination against women, its concealment and submission to this male social order to repress and confines doxa of patriarchal domination gender.
É partindo da importância, função e em específico do papel ideológico que a educação escolar em particular os manuais didáticos tiveram no processo de reconstrução nacional, na formação e difusão da nova identidade moçambicana no pós-independência (1975), que a presente dissertação se propõe a refletir sobre o papel ideológico da educação escolar, em particular dos livros didáticos do ensino primário, no processo de concepção, construção e reprodução institucional das diferenças ou igualdade de gênero. Para este proposito, analisamos como os livros didáticos representam as relações de gênero entre homem e mulher em seus conteúdos, bem como verificamos se questionam ou reproduzem os papeis socialmente aceitos pra homens e mulheres. Tomamos como material empírico de nossa pesquisa os livros didáticos dos primeiros 7 anos de escolaridade do ensino primário de gestão pública, nomeadamente, o de língua portuguesa (livro de leitura), Educação Moral e Cívica, Ofícios e Matemática. Afastando-se das concepções pedagógicas sobre o livro didático, o estudo encara por meio dos pressupostos da obra “a dominação masculina” de Bourdieu, o livro didático em análise enquanto um espaço privilegiado de difusão de estereótipos, diferenças de gênero entre homem e mulher que tendem a representar o primeiro como provedor e a segunda como subalterna/submissa. Nesta vertente, os resultados desta pesquisa sugerem que a educação escolar por meio dos livros didáticos do ensino primário em Moçambique tende a reproduzir institucionalmente as diferenças de gênero ao transcrever relações de gênero arbitrarias e desiguais como o tipo ideal de padrões comportamentais de gênero, que mostram o lugar e as atividades que devem ser desempenhadas pelas mulheres e não por homens e vice- versa. O que perpetua nos educandos o arbitrário cultural masculino que passa a ser exposto e tomado como modelo desejável de conduta, ainda que esconda dentro de si mesmo uma descriminação da mulher, sua ocultação e submissão a essa ordem social masculina que à reprime e a confina a doxa da dominação patriarcal de gênero.
Goncalves, Antonio Cipriano Parafino. "A concepção de educação politécnica em Moçambique: (contradições de um discurso socialista)1983-1992." Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85EKMP.
Full textO presente trabalho expõe, analisa e discute a concepção de educação politécnica e a respectiva fundamentação no Sistema Nacional de Educação de 1oçambique, de acordo com o projeto político defendido pela Frente de Libertação de 1oçambique (FRELIM0), que preconizava a instauração de uma sociedade socialista naquele país. Com base na análise histórico-documental, busca-se compreender a fundamentação dessa concepção de educação em 1arx, Lenin e Gramsci, à luz da concepção de Estado desses pensadores, para se proceder à discussão dessa concepção de educação em 1oçambique. Da análise de dados e do conteúdo das entrevistas, conclui-se que existe uma diferença na fundamentação da concepção de educação politécnica na proposta pedagógica de Moçambique, em relação às propostas sejam de 1arx, Lênin e Gramsci. E com base nessas divergências à luz das ações do Estado moçambicano dirigido pela FRELIMO que se afirma haver uma contradição do discurso socialista em 1oçambique. Por fim, discute-se a pertinência da concepção de educação politécnica, segundo defendida no campo socialista, principalmente em Gramsci, para os atuais rumos da educação e sociedade moçambicanas
Coelho, La Salete. "À procura de Si : os manuais escolares de Português como construtores da Identidade Nacional em Moçambique." Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2006. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000191389.
Full textCoelho, La Salete. "À procura de Si : os manuais escolares de Português como construtores da Identidade Nacional em Moçambique." Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 2006. http://hdl.handle.net/10216/18059.
Full textVenichand, Vanessa Gizelle Pereira. "A contribuição da educação no desenvolvimento dos PVD: o caso moçambicano." Master's thesis, ISEG, 2003. http://hdl.handle.net/10400.5/21903.
Full textpresente trabalho pretende fazer uma reflexão sobre as características do desenvolvimento que estão subentendidas na relação com a educação. O conceito "desenvolvimento" foi evoluindo ao longo das últimas cinco décadas, sempre com a preocupação crescente de conciliar os aspectos económicos com os da vertente social. Actualmente o desenvolvimento é abordado de forma integradora, abrangendo não apenas o factor económico, mas também o social, o cultural e portanto, a educação. Nesta perspectiva é relevante perceber o que a educação "produz" nas pessoas, e como essas potenciais transformações têm influência no desenvolvimento de um país. Moçambique, país sobre o qual se baseia o nosso estudo, herdou o sistema educativo da estrutura colonial, que não se adequava às suas necessidades globais. Contudo, embora se encontre em situação económica e socialmente desfavorável privilegiou desde a independência o sector educativo como condição essencial para os desafios impostos pelo desenvolvimento
The present paper aims to study the characteristics of development related with education. The concept "development" has been evolving the last tive decades, always with the growing concern of conciliating the economic and the social aspects. The development is nowadays seen as integrated, including not only the economic factor, but also the social the cultural and therefore the education. Along this view it is important to understand how education affects people and how these potential transformations influence the development of a country. The country in witch this study is based, Mozambique, notwithstanding it is in an unfavourable economic and social situation, has favoured, since the independence, the educational sector as essential condition for the challenges posed by development.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Inruma, Juvenal Maricane M. "A Alfabetização Emergente na Educação Infantil e no 1º Ciclo do Ensino Básico em Moçambique." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9928.
Full textThis study results from the learning difficulties in reading and writing at school, its relationship with the oral language acquisition process in families. The object of this study, therefore, is Emergent Literacy (EL) and its relationship between oral language and the learning of reading and writing. Thus, the aim was to reflect on the Emergent Literacy process in the Nursery School Educatio n (NSE) and in the first cycle of the Lower Primary School in Mozambique. The study will give awareness to curriculum planners and teachers to develop oral language as a useful ability for reading and writing. Theoretically, the work will contribute to ana lyze and propose the forms of oral language as an invaluable tool to effectively and efficiently foster reading and writing in the first stages of schooling. Refer to PIAGET (1982); TEALE and SULZBY (1992); VYGOTSKY (1999); FERREIRO (2001) and TEBEROSKY and COLOMER (2003). This research is qualitative with a phenomenal character which was carried out in two stages: 1) first, an exploratory micro-study was done based on the interview and observation. This stage gave evidence on the existence of oral resources in the Lower Primary School Children s families; 2) the second stage involved a documental study consisting of analyzing Syllabi and Handbooks of the Nursery School Education and Monolingual Handbooks of the Lower Primary School. This dissertation concludes that in the Nursery School Education, both the Syllabi and the handbooks do not lead children to develop specific oral activities bearing in mind the different developmental stages of the child. The Lower Primary School Syllabi (1st and 2nd grades) are unrelated to the handbooks as regards the oral resource for learning reading and writing. This dissertation is in three chapters anticipated by an introduction and at the end are the conclusion, suggestions, appendices, annexes and references. Chapter 1 is about the exploratory micro-study; Chapter 2 reviews the theoretical framework of emergent literacy and Chapter 3 describes and analyzes EL and the 1st Cycle of the Lower Primary School
A génese deste estudo parte das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita na escola, a sua relação com as formas de aquisição da linguagem oral nas famílias. Portanto, o objecto deste estudo é a Alfabetização Emergente (AE) e a sua relação entre a linguagem oral e a aprendizagem da leitura e escrita. Sendo assim, o objectivo geral consistiu em reflectir sobre o processo da AE na Educação Infantil (EI) e no 1º ciclo do Ensino Básico (EB) em Moçambique. O estudo poderá contribuir para alertar os planificadores curriculares e os professores para a necessidade de incentivarem o desenvolvimento da oralidade para que esta constitua uma habilidade, efectivamente, útil da leitura e da escrita. Teoricamente o trabalho poderá contribuir para a análise e proposta de formas do uso da linguagem oral como recurso valioso para desenvolver eficazmente, a leitura e a escrita nas fases iniciais da escolarização. Para tal foram base da nossa revisão teórica, autores como, PIAGET (1982); TEALE /SULZBY (1992); VYGOTSKY (1999); FERREIRO (2001) e TEBEROSKY & COLOMER (2003). Trata-se de uma investigação qualitativa de carácter fenomenológico cuja pesquisa de campo ocorreu em dois momentos: 1) no primeiro momento efectuou-se um micro-estudo exploratório, conduzido através das técnicas de entrevista e da observação. Este momento enfatizou a existência de recursos orais nas famílias das crianças do 1º ciclo do EB; 2) o segundo momento consistiu num estudo documental, através da análise dos Programas e Manuais da Educação Infantil e do ensino monolíngue do 1º ciclo do Ensino Básico. Na presente dissertação concluímos que na Educação Infantil os Programas e os Manuais não orientam para o desenvolvimento de actividades específicas da oralidade, tendo em conta as diferentes áreas de desenvolvimento da criança. Os Programas do 1º ciclo do EB (1ª e 2ª classes) encontram-se desarticulados em relação aos Manuais no que concerne ao recurso da oralidade para a aprendizagem da leitura e da escrita. A dissertação estrutura-se em três capítulos, antecedidos por uma introdução e por fim, estão a conclusão e sugestões, os apêndices, os anexos e a referência bibliográfica. O 1º capítulo trata do micro-estudo-exploratório; o 2º capítulo faz uma revisão teórica sobre a alfabetização emergente e o 3º capítulo faz uma descrição e análise sobre a EI e o 1º ciclo do EB.
Macuácua, Edmundo Francisco. "O Banco Mundial e a educação superior nos países em desenvolvimento : o caso de Moçambique." Doctoral thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/18126.
Full textCom o presente trabalho procuramos compreender a inflência do Banco Mundial (BM) no desenvolvimento do ensino superior nos países em desenvolvimento e em moçambique em particular. As suas principais conclusões são que, neste processo, aquela instituição financeira internacional tornou-se principal financiador, pesquisador, conselheiro e avaliador das políticas e estratégias do ensino superior dos países em desenvolvimento incluindo o moçambicano com base numa perspetiva de privatização e isso deriva do facto de tais políticas e estratégias serem parte indissociável do processo de reformas económicas e políticas “impostas” pelas instituições de Bretton Woods aos países em desenvolvimento de baixo rendimento que solicitam o seu apoio. Tendo em conta os fatores históricos económicos e institucionais, em Moçambique, o BM prioriza a privatização, a implementação de um processo de responsabilização e prestação de contas inconclusivo (precisa sempre de financiamentos adicionais) e a promoção de um único modelo global de educação que acaba resultando num ensino superior que promove, entre outras coisas, as desigualdades, a irrelevância e a falta de qualidade e equidade. Em suma a intervenção do BM no ensino superior moçambicano, como principal financiador e conselheiro político e estratégico, para além de ter conseguido realizar com sucesso a promoção da sua privatização e mercadização, ainda não atingiu os objetivos melhoria da qualidade, eficiência, relevância, equidade e acesso que, inicialmente, justificaram a sua intervenção. A intervenção do BM em Moçambique não surtiu ainda os efeitos desejados de promoção de um ensino superior que garante maior e melhor acesso, equidade, qualidade, relevância e capacidade de contribuir para o crescimento económico e desenvolvimento sustentável.
With this work we tried to understand to what extent the World Bank influence the development of Higher Education in developing countries and in Mozambique in particular. Its main conclusions are that in this process the international financial institution became the main financier, researcher, adviser and evaluator of higher education policies and strategies of developing countries including Mozambican based on the privatization perspective. WB policies and strategies for higher education are not isolated documents of planning and management of higher education but part of the process of economic reforms "imposed" by the Bretton Woods institutions. Taking into consideration the historical, economic and institutional factors, in Mozambique, the WB prioritize the privatization, the implementation of the responsabilization and inconclusive accountability process (always requires additional funding) and the promotion of a unique global model of higher education that ends up with a non-feasible education characterized by, among other things, the lack of acess, efficiency, quality, equity and relevance. The role played by the WB on the higher education in Mozambique, as the main sponsor and advisor in politics and strategies, although had achieved the promotion of privatization, did not achieve the standards of efficiency, acess, equity, quality and relevance which initially stated to be helpful. The WB in Mozambique has not yet achieved the desired effects of promoting higher education that guarantees greater and better access, equity, quality, relevance and capacity to contribute to economic growth and sustainable development.
Guila, Etelvino Manuel Raul. "A docência de língua portuguesa: domínios da atividade profissional no movimento dialógico entre a linguagem e o trabalho." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128658.
Full textMade available in DSpace on 2015-02-05T20:12:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 328388.pdf: 1516946 bytes, checksum: 4a3a12eccee8eb77be22d815d72cd59f (MD5) Previous issue date: 2014
A presente pesquisa investiga como se efetiva a formação dos estagiários, quando do aprender a ensinar, do Curso de Língua Portuguesa da Universidade Eduardo Mondlane-UEM de Moçambique, África, candidatos à docência de língua portuguesa. Sustentada principalmente no aporte teórico de Bakhtin e seus pares, cujo pensamento central gira em torno do conceito de dialogismo e de alteridade, e em alguns pontos em Vigotski, que a par de Bakhtin se integra na perspectiva histórico-social, a pesquisa, de caráter qualitativo, busca analisar os três momentos marcantes do período de estágio: integração ao contexto escolar e observação dessa realidade, planejamento das atividades docentes e regência ou ministração de aulas. A metodologia adotada também se serviu da perspectiva histórico-social, que concebe o sujeito situado em um tempo e espaço concretos e que se constitui nas relações dialógicas com o outro, na contraposição de valores, determinante para a formação da consciência, que se traduz em atos concretos. Partindo do entendimento de que as relações dialógicas que o eu estabelece com o outro condicionam e determinam o desenvolvimento da consciência de ambos em um tempo e espaço específicos, foram eleitas como categorias de análise os conceitos de ato responsável, centrando-nos no seu desdobramento - dever ético - gênero de discurso e cronotopo. Os dados da análise foram gerados dos relatórios dos estagiários finalistas do curso de Letras Português da UEM, graduandos do ano 2012. Da análise feita dos enunciados dos estudantes em que descrevem as experiências da docente, pudemos concluir esses enunciados são constituídos por várias vozes, em razão de a esfera escolar ser um lugar de síntese de várias esferas ? econômica, política, religiosa, jurídica. Ao mesmo tempo, com a imersão dos estagiários em novo cronotopo - a escola -, os estagiários puderam ressignificar seus conhecimentos sobre a profissão em aprendizagem interagindo com os vários outros e enfrentando situações singulares da esfera escolar. O estagiário, de um modo individual ou coletivo, em parceria com seus pares ? colegas estagiários, professores da escola de estágio, alunos e membros da comunidade escolar, conseguiu posicionar-se criticamente, atribuindo, na maioria das vezes, valorações positivas ao estágio. Observamos que, quando propõe soluções que o capacitam a ultrapassar os entraves que sobressaem no ato de ensinar, o estagiário adquire experiência e autonomia, não apenas em relação ao exercício da profissão, como também no relacionamento com o outro que lhe confere completude. Observamos também que o acompanhamento das atividades exercidas pelos estagiários em seus primeiros contatos com a turma de alunos, feito pelos professores da disciplina em questão na escola, com mais anos de magistério, preponderantepara que, paulatinamente, o professor em formação vá construindo os conhecimentos necessários ao exercício da profissão docente.
Abstract : The actual research investigates how is the training of trainees of Portuguese language course candidates for teaching at Eduardo Mondlane University - UEM of Mozambique, Africa. Sustained mainly in the theoretical contribution of Bakhtin and his peers, whose central idea revolves around the concept of dialogism, alterity, and at some points in Vigotski, that in share with Bakhtin integrates in social-historical perspective. This Research in qualitative character, seeks to analyze the three striking moments of training period: integration into the school context and observation of this reality, planning teachers activities and regency or lessons ministry. The methodology adopted also served in social-historical perspective, that concept the subject situated in a time and concrete spaces, that constitutes in dialogic relation with other, in contraposition of values, determinates for the formation of conscience, which translates into concrete acts. Based on the understanding that the dialogic relations that I establish with other condition and determine the development of the conscience of both in specific space and time, were elected as categories of analysis the concepts of responsible acts. Focusing on his deployment- ethical obligation- genre of discourse and chronotope. The data were generated from reports of finalist's trainees of letter - Portuguese course from UEM, undergraduates of year 2012. From analysis done, enounced by the students, that describe the experiences of teaching, afford to conclude these announcements are consisted in several voices, in reason that the school sphere be a place of synthesis of various spheres - economic, political, religious and juristic. In same time, with immersion of trainees in new chronotope - school - , the trainees could reframe their knowledge about a profession learning and interacting with many others, facing singular situations of the school sphere. The trainees, in individual or collective mode, in partnership with his peers - trainee's colleagues, professors of the trainee school, students and members of school community, attained critical position, attribute in most cases, positive evaluations to the training. We observed that the trainee when propose solutions that enable him to overcome the obstacles that stand in the act of teaching, acquire experience and autonomy, not only in relation of profession prosecution, as well as the relationship with the others that gives him completeness. We also observed that follow-up activities undertaken by trainees in their first contacts with the class students, done by the teachers of school of discipline in question, with more years of teaching leading to that gradually, the teachers in training building necessary practice of knowledge to prosecution teaching profession.
Jane, Tomás José. "Comunicação para o desenvolvimento: o papel das rádios comunitárias na educação para o desenvolvimento local em Moçambique." Universidade Metodista de São Paulo, 2006. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/876.
Full textCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The work Communication for development: the roll of the community radios and televisions in the education for development of the communities of Mozambique is meant to observe, analyze and describe the importance and the contribution of community radios and televisions in the consciencialization of the Mozambican populations for the accomplishment of actions towards local development. The studied period comprehend the last 15 years (1991 - 2005) of existence of the first media law, approved by the parliament. The research was centered in the actions taken both by the government and by civil society in general, and the meaning that the community radios and televisions have for the local population, based on theoretical and practical knowledge acquired during the present study. Community radio and television are education instruments and understanding of the community's people. They have an important part in the citizens' life, mobilizing them to involve on taken actions in the combat process of the absolute poverty that the population lives in their community. They are community goods contributing to the sustainable development of the own communities.
Trata-se de um estudo sobre as rádios e televisões comunitárias em Moçambique. São investigadas as ações implementadas tanto pelo governo como pela sociedade civil, bem como o significado que essas emissoras têm para as populações locais. O objetivo é analisar a importância e a contribuição das rádios e televisões comunitárias para a conscientização das populações moçambicanas e para a realização com vistas ao desenvolvimento local. A metodologia privilegiou a pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semi-estruturadas junto a coordenadores das emissoras, entre outros. Foram estudadas 8 emissoras sediadas nas províncias de Zambézia, Sofala, Inhambane, Maputo e Maputo Cidade, de 2004 a 2005, além de ter sido feito um breve resgate do percurso histórico da comunicação em Moçambique nos últimos 15 anos, desde a promulgação da primeira Lei de Imprensa aprovada pela Assembléia da República. Conclui-se que as rádios e a televisões comunitárias são instrumentos de educação e conscientização das pessoas das comunidades investigadas. Elas desempenham um papel importante na vida dos cidadãos, mobilizando-os a se envolverem nas ações de combate à pobreza absoluta que se vive no seu país. São bens comunitários contribuindo para o desenvolvimento sustentável das próprias comunidades
Tiano, Manuel Adriano. "Universidade pública em Moçambique e equidade social." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9898.
Full textA presente dissertação emerge da tentativa de compreender até que ponto as práticas vigentes, na Universidade Pública Moçambicana, de cobrança de propinas mensais no regime pós-laboral mantêm princípios de equidade e justiça social no acesso e permanência no Ensino Superior. Trata-se de um estudo de caso, realizado com recurso à combinação da pesquisa documental, entrevistas junto a docentes e reitoria da Universidade Pedagógica, administração do inquérito por questionários a 100 estudantes, sendo 50 no regime regular e outros 50 no pós-regular. Da pesquisa constatamos que durante o período em que se instalou a prática, os efetivos estudantis evoluíram bastante, tendo igualmente coincidido com a implementação do primeiro plano estratégico do ensino superior. Todavia notaram-se aspetos críticos sobre o facto de a maioria dos estudantes provirem de classes sociais menos favorecidas, uma situação que pode perigar o acesso de estratos sociais economicamente incapazes, notou-se igualmente a sobrelotação de instalações, uma situação que pode traduzir-se em baixa qualidade de ensino. Por outro lado, notou-se que por força desta modalidade de formação desenvolveu-se nas instituições públicas mecanismos de gestão privada das instituições públicas, o sistema entrou em desregulação. Finalmente, no que se refere a bolsas de estudo, estas existem mas, são escassas, além de não serem extensivas aos estudantes do regime pós-laboral.
This dissertation emerges from an attempt to understand the extent to which existing practices in Mozambican Public University of charging monthly fees on post-employment regime maintain the principles of equity and social justice in access and retention of students in higher education. This is a case study, conducted using a combination research methods like, interviews with lecturers and Rector of Pedagogical University, survey questionnaires to 100 students, with 50 in regular and other 50 in the post-regular. Research founds that during the period that settled practice, the student figures progressed, although it coincided with the implementation of the first Strategic Plan for Higher Education. However critical aspects were noted on the fact that most students come from lower social classes, a situation that may endanger access to low resources families, it was also noted an overcrowding in class, a situation that can lead to low quality of education. Moreover, it was noted that under this type of training was developed in public institutions mechanisms for private management of public institutions, the system went into deregulation. Finally, with regard to scholarships, these exist but are rare, and are not extended to students of post-employment scheme.
Tonetti, Cláudio Leão da Silva. "Representações da cultura esportiva e da mídia em Moçambique na perspectiva do desenvolvimento humano." Florianópolis, SC, 2009. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92269.
Full textMade available in DSpace on 2012-10-24T07:20:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 264728.pdf: 1115169 bytes, checksum: 48de362fd1d50735cbe82c357fb51f52 (MD5)
A pesquisa teve por objetivo preencher as lacunas do tema nos referenciais teóricos e acadêmicos, ao fornecer elementos para a construção de referenciais teóricos e estratégias de ação assim como contribuir para a definição de estratégias de intervenção sob a forma de políticas públicas, pautadas pela realidade da cultura esportiva em Moçambique. A situação problema, trabalhada foi: Como a mídia esportiva é percebida e representada nas camadas jovens e adultas com diferentes formações da cultura esportiva, e como este fato pode estar relacionado ao desenvolvimento humano em Moçambique? Metodologicamente a pesquisa apresentou uma abordagem observacional-descritiva, sendo realizada entre os meses de maio e julho de 2008, na cidade de Maputo, em Moçambique e composta por aplicação de inquéritos estruturados para recolha dos dados com realização de entrevistas individuais e análise observacional e elaboração de diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram agrupados em: ex-atletas (GEX) e esportistas do lazer (EL). Optou-se por realizar uma análise situacional do espaço esportivo de lazer selecionado para a pesquisa e também uma breve análise do contexto atual em termos de conteúdo dos programas da mídia moçambicana sobre o esporte. Podemos através da leitura dos dados recolhidos na pesquisa, com o devido cuidado para não generalização, considerar que: o tipo e a qualidade da inserção dos sujeitos na cultura esportiva implicam diferentes formas de conceber a importância do esporte; a diferença de concepção do esporte entre os dois grupos de sujeitos entrevistados se reflete também na condição que conferem à mídia esportiva. Inferiu-se que a própria noção de desenvolvimento humano relacionado ao esporte e à mídia reflete essas diferenças em ambos os grupos; o papel atribuído ao esporte escolar foi relevante, para os EL, é justamente o aprendizado educativo do esporte como conteúdo pedagógico da escola que faz com que eles tenham adquirido o conhecimento sobre a importância da prática regular do esporte como fator de desenvolvimento humano, por suas múltiplas facetas. Finalizando estas considerações podemos dizer sinteticamente que a mídia é elemento fundamental que pode favorecer articular e harmonizar estes componentes do desenvolvimento humano e cultura esportiva em Moçambique. The survey aimed at filling in the gaps of the theme in theory and academic references, thus providing elements for the construction of theories and strategic actions that contribute to the definition of intervention strategies on public policies, guided by the reality of the sport culture in Mozambique. The case worked on was: How is the sport media perceived and represented within the youth and adults with different levels of training of the sport culture, and how can this be related to the human development in Mozambique? Methodologically the survey presented an observing and descriptive approach and was carried out between May and July 2008 in Maputo, Mozambique and was based on structured questionnaires for data collection which included individual interviews and analytic observation with the elaboration of a field diary. The survey subjects were grouped in: former athletes (GEX) and recreational sportspersons (EL). A situation analysis of the space chosen for recreational sport in the survey was opted for, as well as a short analysis of the current context in terms of content of the Mozambican sports media programs. From the survey data gathered it can be stated, with the due care to avoid generalization, that the type and quality of inclusion of subjects in the sports culture imply different forms of perceiving the importance of sports: the conceptual difference between the two groups interviewed is also reflected in the manner in which they use the media. It was inferred that the notion of human development related to sports and media reflect these differences in both groups; the role played by the school sport was relevant in that for the EL it is precisely the educational training of sports as pedagogical content of the school curriculum that made them acquire the knowledge on the important of regular practice of sport as a factor for human development, given its multiple characteristics. As a final remark it can be stated in short that the media is the fundamental element that can favor the articulation and harmonization of these components of human development and sport culture in Mozambique.
Braço, António Domingos. "Educação pelos ritos de iniciação: contribuição da tradição cultural ma-sena ao currículo formal das escolas de Moçambique." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10101.
Full textFundação Ford
The goal of this Dissertation is to analyze Education in Mozambique in the view of the Ma-Sena ethnic rites of initiation concerning learning to be, learning to live together, learning to know, and learning to do in community; as well as the Ma-Sena s valuable contribution towards building-up socio-cultural identities in Mozambique. This paper also hopes to contribute to the development of a new Educational Curriculum, in which the local knowledge should be included. A qualitative survey was conducted in the Caia district (Sofala County, central region of Mozambique Republic), with local leaders (régulos), teachers, parents and learners. They were asked about the Ma-Sena rites of initiation, its importance in the community and the possibility of having them included in the regular educational curriculum. As per Clifford Geertz, Culture must be considered in the view of its cultural symbol s diversity . As Mozambique has a great range of cultural diversity, in which the national identity is basically build-up by exchanging different culture knowledge, we understand that a new school program based upon the dialogue with the local community - should be developed, having the Ma-Sena first rituals as its main part in order to reinforce and spread the cultural knowledge among the community. The importance of having such a change was reported by those who were interviewed. Aware of the ongoing cultural domain and the increasing lack of national values (even after the independence), the interviewed people are willing to rescue the local knowledge. We also realized that - as an educational practice - the Ma-Sena first rituals for a boy is an important step, once it works as a bridge on his adult life. The imposition of a new name, brings by itself, a new identity for him. The knowledge to be acquired and the actions to be adopted by him are of a great importance for his social-cultural identity; such as the revelation of the sacredness, sexuality and death. The survey also showed us that what is crucial for the educational curriculum, is not important for the ones who attend the school lessons. For the local people, the knowledge acquired through the Ma-Sena first rituals is really important, due to its unquestionable cultural values. Its lost would cause havoc throughout the community, and it might imply in the group extinction. As per these findings, we concluded that in order to represent the real Mozambican culture, the educational curriculum should be reorganized having as its basis the dialogue with the local people, and its cultural knowledge
Este estudo visa analisar a educação em Moçambique no contexto dos ritos de iniciação da etnia Ma-Sena no que concerne ao saber ser, conviver, conhecer e fazer, e sua influência na formação das identidades socioculturais, tendo como expectativa poder contribuir para o desenvolvimento do currículo formal das escolas no que concerne à inclusão dos saberes locais. Realizamos uma pesquisa qualitativa no distrito de Caia, província de Sofala, região central da República de Moçambique, na qual entrevistamos lideres locais (régulos), professores, pais e alunos, sobre essas práticas, sobre sua importância e as possibilidades de articulação dos saberes neles transmitidos e produzidos com os saberes do currículo escolar. Consideramos a cultura a partir das suas diversas manifestações simbólicas, segundo Clifford Geertz. Supomos que Moçambique se enquadra nesse contexto de uma grande riqueza cultural, em que a identidade nacional se constrói na pluralidade e no diálogo intercultural. Por isso mesmo, compreendemos que o currículo escolar deva ser construído a partir e em permanente diálogo com os segmentos das culturas locais e que os ritos de iniciação devam assumir aí um lugar de destaque, como possibilidade de construção de saberes e de formação de identidades. Este desejo foi manifestado pelos entrevistados, que advertem sobre a continuidade da dominação cultural, mesmo após a independência, e pela perda dos valores culturais, e se mostraram comprometidos em resgatá-los. Pudemos perceber que como prática educativa a iniciação masculina propicia à criança a passagem para a vida adulta, e que a imposição do novo nome é carregada em si de novas identidades que encerram saberes e práticas que são de grande importância na identificação social, tais como a revelação do sagrado, da sexualidade e da morte. Os entrevistados reconhecem que o conhecimento que a escola escolhe como o de maior valor, muitas vezes, não tem nenhum valor para os que a freqüentam. Para eles os seus saberes e práticas contidos nos ritos de iniciação são de um valor tradicional inquestionável. Eles preocupam-se com o desaparecimento de suas tradições culturais, pois isso implicaria na desarmonia da vida social e na morte do grupo. A partir dessa pesquisa, pudemos descobrir que a re-significação da escola em Moçambique passa pelo diálogo e pela valorização das culturas locais, pela construção de um currículo que é verdadeiramente, um mapa de representação das culturas moçambicanas
Pereira, Dulce Maria Passades. "Moçambique: educação e VIH/SIDA: as perspectivas dos professores e directores face ao VIH/SIDA na realidade ecolar." Master's thesis, Universidade de Évora, 2010. http://hdl.handle.net/10174/20603.
Full textAgibo, Júlio Miguel. "Formação de professores para o ensino básico em Moçambique : análise do modelo de formação 10ͣ + 1 ano. Caso dos institutos de formação de professores da província de Nampula (2007-2016) /." Marília, 2017. http://hdl.handle.net/11449/152405.
Full textBanca: Jaqueline Delgado
Banca: Luciana Penitente
Resumo: Esta Dissertação versa sobre a "Formação de professores para o ensino básico em Moçambique: análise do modelo 10ª+1 ano". Tem por objetivo primordial, compreender o processo de formação dos professores, enfocando o modelo de formação e suas implicações que advêm do Processo de Ensino e Aprendizagem nas Escolas Primárias de Moçambique. O estudo ocorreu na Província de Nampula, nos Institutos e Centros de Formação de Professores em que encontram-se em vigor este modelo. Como objetivos específicos, o trabalho se propôs a levantar informações sobre o modelo em alusão, no que diz respeito ao currículo; analisar os fatores políticos e sociais que originaram a introdução do mesmo, e investigar o processo de estágio efetuado pelos formandos deste modelo de formação. No contexto das políticas educativas que discutem a formação de professores, subsidiaram autores que concebem a formação como um processo contínuo, neste caso, partimos das abordagens de Miliaret (1981), passando por Garcia (1999), Sacristán (2005), Donaciano (2006) até aos desdobramentos efetuados por Nóvoa (2009), os quais são unânimes em afirmar que a formação do professor não pode ser entendida como um produto acabado, mas como um processo de que ligando a teoria e a prática visa à promoção do desenvolvimento profissional. A pesquisa é de natureza bibliográfica e análise documental, a coleta de dados foi feita por meio de questionários, os quais foram dirigidos aos diretores, diretores adjuntos pedagógicos, professore... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This dissertation deals with the "Training of teachers for basic education in Mozambique: analysis of the 10 th + 1 year model". Its main objective is to understand the teacher training process, focusing on the training model and its implications that come from the Teaching and Learning Process in Primary Schools in Mozambique. The study was carried out in the Province of Nampula, in the Institutes and Centers of Teacher Training in which this model is in force. As specific objectives, the work proposed to gather information about the model in reference to the curriculum; analyze the political and social factors that led to its introduction, and investigate the internship process carried out by the trainees of this training model. In the context of educational policies that discuss teacher training, authors who conceive of training as a continuous process have subsided, in this case, we start with Miliaret (1981), Garcia (1999), Sacristán (2005), Donaciano (2006) ) until the unfolding carried out by Nóvoa (2009), who are unanimous in affirming that teacher education can not be understood as a finished product, but as a process that linking theory and practice aims at promoting professional development. The research is of a bibliographical nature and documental analysis, the data collection was done through questionnaires, which were directed to the directors, pedagogical assistant directors, teachers and teachers trained in this model 10ª + 1ano of pedagogic training. It was ... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
Menezes, Leonarda Jacinto José Maria. "O ensino bilíngüe em Moçambique: entre a casa e a escola." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2013. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9288.
Full textSubmitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-03-27T16:36:33Z No. of bitstreams: 4 Leonarda Jacinto José Maria Menezes - texto.pdf: 1266347 bytes, checksum: 3f63ccb5280f1c1fd16e703808cbb1f2 (MD5) Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual FC.pdf: 18276 bytes, checksum: 4176d036f65d997b46e26900bc7f8715 (MD5) Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual Capa.pdf: 182557 bytes, checksum: 77e17bc671d7151d1d0e92945b468b7d (MD5) Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual.pdf: 154391 bytes, checksum: a38ef0a268da0533d6f7c8bcf93e2691 (MD5)
Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-03-27T17:41:29Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Leonarda Jacinto José Maria Menezes - texto.pdf: 1266347 bytes, checksum: 3f63ccb5280f1c1fd16e703808cbb1f2 (MD5) Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual FC.pdf: 18276 bytes, checksum: 4176d036f65d997b46e26900bc7f8715 (MD5) Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual Capa.pdf: 182557 bytes, checksum: 77e17bc671d7151d1d0e92945b468b7d (MD5) Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual.pdf: 154391 bytes, checksum: a38ef0a268da0533d6f7c8bcf93e2691 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-03-27T17:41:29Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Leonarda Jacinto José Maria Menezes - texto.pdf: 1266347 bytes, checksum: 3f63ccb5280f1c1fd16e703808cbb1f2 (MD5) Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual FC.pdf: 18276 bytes, checksum: 4176d036f65d997b46e26900bc7f8715 (MD5) Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual Capa.pdf: 182557 bytes, checksum: 77e17bc671d7151d1d0e92945b468b7d (MD5) Leonarda Jacinto José Maria Menezes - Pré-textual.pdf: 154391 bytes, checksum: a38ef0a268da0533d6f7c8bcf93e2691 (MD5)
Capes
Nesta tese de doutorado, analisa-se o desempenho linguístico, na modalidade escrita de alunos da 4ª e 7ª classes de escolas do ensino básico bilíngue de zonas rurais de Moçambique, depois da transição da L1 para LE como língua de ensino. Para isso, realiza-se o diagnóstico das dificuldades que os alunos deste ensino e classes apresentam no desenvolvimento da competência da escrita na L2 e demonstra-se que a fala e a escrita dos alunos do ensino básico bilíngue em Moçambique, particularmente na província da Zambézia, são marcadas por interferências das línguas maternas de origem bantu no português escrito e falado. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e quantitativa com enfoque sociolinguístico e etnográfico, de acordo com Gil (1999). Dentre as técnicas de coleta de dados utilizadas, a observação participante foi também realizada, como forma de verificar se havia diferenças significativas entre as duas escolas em estudo no que tange ao desempenho linguístico oral dos alunos inquiridos em língua portuguesa e, assim, identificar quais as suas maiores dificuldades na aprendizagem dessa língua que, para eles, é língua estrangeira. Para tanto, além de considerar a produção dos dados escritos de alunos da 4ª e 7ª classes das escolas envolvidas na pesquisa, foram também entrevistados os professores, os gestores das duas escolas, o formador de professores deste ensino, bem como os responsáveis pelos alunos inquiridos, o que tem relevância para a conclusão de que a fala dos professores e dos responsáveis por este ensino influencia grandemente na fala e na escrita dos alunos inquiridos. Com a investigação realizada, espera-se, de alguma maneira, contribuir para o estudo do português como língua estrangeira nas zonas rurais das províncias de Moçambique, tanto no que diz respeito a um melhor desempenho linguístico dos alunos, quanto no que concerne à formação dos professores do ensino básico bilíngue dentro da área do ensino de português como língua estrangeira.
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2013.
Notice, Joaquim. "Discurso sobre Educação Ambiental em Geografia da 10ª Classe no Âmbito da Defesa e Conservação da Natureza em Moçambique." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9927.
Full textAt school the Environmental Education should offer a global sense of issues related to the environment itself and the way how students accept position in relation to their protection as well as improvement. They should provide meaning to what they learn about Environmental Issues starting from understanding of the problems that affect their life and community. This study is aimed at contributing for the understanding of the speeches about Environmental Education as transversal theme in grade 10 Geography programs in Mozambique. In this way, I seek to analyse the perceptions, concepts, and share methodological procedures, aiming to improve didactics practices and efficiencies of the contents that defend and conservation of nature.This is a qualitative research based on curriculum documentation, interviews, use of questionnaires administered teachers and to grade 10 and 11 students. The data analysis obtained show first teachers do not have knowledge about transversality although there is an exporadic treatment of such themes related to Environment Education in lessons. Second, due to this casual treatment of this theme by teachers, students need more detailed knowledge about environmental issues. In this work, there should be an understanding that the function of Environmental Education as a transversational theme in all subjects do not constitute the object of this study, it is only restricted to grade 10 Geography subject. However, teachers despite their understanding of the importance of Environmental Education, its implementation tends to be difficult to deal with due to lack of its treatment already mentioned in this study, therefore, there is a need for MEC to propose clear teaching procedures in the pro grammes to its satisfactory operacionalization. Teachers in service must undergo complimentary training in the areas of their acting,with aim of fulfilling adequately the iniciatives in order to guarantee environmental conservation and preservation aiming to improvement of life quality of citizens
A Educação Ambiental (EA) na escola deve propiciar a construção de uma consciência global das questões relativas ao meio e modo como os alunos assumem posições referentes à sua protecção e melhoria. Eles devem conferir significado ao que aprendem no tocante à questão ambiental a partir da compreensão dos problemas que afectam a sua vida e sua comunidade. O presente trabalho visa contribuir para uma compreensão das formas do discurso sobre a EA como tema transversal em Geografia da 10ª classe, em Moçambique. Assim, procuro analisar as percepções, concepções e partilhar procedimentos metodológicos, visando melhorar práticas didácticas e a eficácia dos conteúdos da defesa e conservação da natureza. Trata - se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir dos documentos curriculares, aplicação de entrevistas, uso dos questionários aos docentes e alunos da 10ª e 11ª classes. A análise dos dados obtidos mostrou, primeiro, que os professores não possuem o conhecimento da transversalidade, ainda que abord em esporadicamente os temas implícitos como os da EA nas suas aulas. Segundo, nos alunos, por motivo desta abordagem existe um grande déficit de conhecimento s sistematizados sobre EA. Neste trabalho deve -se entender que o papel da EA como te ma transversal em todas as disciplinas não constitui o objecto do estudo, apenas restringí o estudo para a disciplina de Geografia da 10ª classe. No entanto, os professores apesar de perceberem a importância da EA, a sua implementação torna- se difícil por falta do domínio da abordagem já referida, havendo , por isso, a necessidade por parte do MEC propôr procedimentos claros de ensino nos programas para garantir a sua operacionalização satisfatória. Os professores em actividade devem receber formação comple mentar em suas áreas de actuação, com propósito de atender adequadamente ao cumprimento das iniciativas para garantir a conservação e preservação do ambiente visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
MANGANA, Gregório Adélio. "A institucionalização dos ""saberes locais" a partir de políticas curriculares em Moçambique: comunidades epistêmicas, contextos de influência e lugar de intermediação." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24876.
Full textMade available in DSpace on 2018-06-21T20:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Gregório Adélio Mangana.pdf: 1135405 bytes, checksum: 3cd7f41e0e6e841ae76250db86be8421 (MD5) Previous issue date: 2017-03-31
CNPQ
A presente pesquisa analisa a relação entre a comunidade epistémica e a institucionalização dos saberes locais a partir das políticas curriculares em Moçambique. Compreendemos a institucionalização dos saberes locais em Moçambique, como um processo inacabado e contínuo e intervencionado por comunidades epistêmicas. O objetivo central deste trabalho foi o de analisar a participação/influência das comunidades epistêmicas na institucionalização dos saberes locais, os modos de coexistência e o lugar de intermédio dos saberes locais nas políticas curriculares em Moçambique. Os pressupostos teóricos de referência foram os estudos culturais e pós-coloniais, por compreendermos que para além de trazerem uma abordagem ressignificativa dos saberes locais a partir da defesa do pluralismo cultural, empreendem uma crítica ao currículo monocultural centrado nos paradigmas educacionais ocidentais. Em termos metodológicos, com auxílio da técnica de análise de conteúdo, analisamos documentos produzidos pelo INDE/MINEDH e realizamos entrevistas semiestruturadas com representantes de instituições responsáveis pela institucionalização dos saberes locais e membros de comunidades epistêmicas que atuam no campo de educação orientado aos saberes locais. A partir da análise, entre outros aspetos, observamos que o processo de institucionalização deriva de contextos de influências variados e participam comunidades epistêmicas nacionais, regionais e internacionais, com maior enfoque nestes últimos devido a dependência financeira de Moçambique. Observamos que os saberes locais servem de auxílio para o processo de ensino e aprendizagem e não se constituem como possibilidade. Constatamos que os saberes locais continuam sendo instrumentalizados e marginalizados, não existindo desse modo um lugar de intermediação entre os saberes locais e o conhecimento ocidental moderno.
The present research analyzes the relationship between the epistemic community and the institutionalization of local knowledge based on curricular policies in Mozambique. We understand the institutionalization of local knowledge in Mozambique as an unfinished and continuous process and intervened by epistemic communities. The central objective of this work was to analyze the participation / influence of the epistemic communities in the institutionalization of local knowledge, the ways of coexistence and the place of intermediary of the local knowledge in the curricular policies in Mozambique. The theoretical assumptions of reference were cultural and postcolonial studies, because we understand that in addition to bringing a re-signification approach to local knowledge from the defense of cultural pluralism, they undertake a critique of the monocultural curriculum centered on Western educational paradigms. In methodological terms, with the help of the content analysis technique, we analyze documents produced by INDE / MINEDH and conduct semi-structured interviews with representatives of institutions responsible for the institutionalization of local knowledge and members of epistemic communities that work in the field of education oriented to local knowledge. From the analysis, among other aspects, we observe that the process of institutionalization derives from contexts of varied influences and national, regional and international epistemic communities participate, with a greater focus on the latter due to the financial dependence of Mozambique. We observe that local knowledge serves as an aid to the teaching and learning process and does not constitute a possibility. We find that local knowledge continues to be instrumentalized and marginalized, and there is no place for intermediation between local knowledge and modern Western knowledge.
Souza, Roselete Fagundes de Aviz de. "Khilá (des)encontros da voz na travessia Brasil - Moçambique." Florianópolis, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100882.
Full textMade available in DSpace on 2013-06-25T23:33:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 307903.pdf: 5415371 bytes, checksum: b4cea000abd6129b3372d6fe3dfc95bc (MD5)
Esta tese é o desdobramento e aprofundamento de uma investigação sobre a voz como devir. Nela constata-se que a literatura, a filosofia e a arte são instrumentos fundamentais para que a voz reverbere não só na produção de uma composição, mas também no efeito que ela causa. Busca-se destacar que a voz, como presença, silêncio, escuta, música, testemunho, transmissão e memória pode ser articulada a partir das enunciações de Deleuze e Guattari, Roland Barthes, Derrida, Wassily Kandinsky, Paulette Roulon-Doko, Paul Zumthor, como também dos moçambicanos Malangatana Ngwenya, Francisco Noa, Isabel Noronha, Ungulane Ba Ka Khossa e Mia Couto. O resultado constitui uma reflexão sobre a viagem e a formação a partir dos movimentos que se concretizam pela escrita tornada voz no rastro traçado num diário de bordo. Partindo do princípio de que todo professor e toda professora são viajantes, o que encontramos nessa viagem chamada Educação? Enquanto produção de voz que esta tese evoca, o diário torna-se metáfora de um espaço de escrita reflexiva, de atenção a si próprio, constitui-se como instrumento de criação de pausa para que a experiência se dê.
This thesis is a development and deepening of an investigation about voice as devenir. It considers Literature, Philosophy and Art as fundamental instruments for the voice to reverberate, not only in the process of composition, but also in its effect. It seeks to understand that voice - as presence, silence, listening, music, testimony, transmission and memory - can be explored according to the ideas of Deleuze and Guattari, Roland Barthes, Derrida, Wassily Kandinsky, Paulette Roulon-Doko, Paul Zumthor, and also of the Mozambicans Malangatana Ngwenya, Francisco Noa, Isabel Noronha, Ungulane Ba Ka Khossa and Mia Couto. The study reflects upon the role of journey in formation , with a focus on the writing that becomes voice in a logbook. Considering that all teachers are travelers, what do we find in the journey called Education? In the voice production that this thesis evokes, the log, as a metaphor for a reflective writing space and attention to oneself , becomes a possibility for pause that allows experience to arise.
Alves, Teresa Maria da Barca. "Bases para o planeamento de estratégias de educação sanitária alimentar em Moçambique (confecção, venda e consumo de alimentos no espaço público)." Master's thesis, Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/7870.
Full textGarantir a segurança dos alimentos é essencial para proteger a saúde humana e melhorar a qualidade de vida de todos os povos ou de todas as sociedades. Nas sociedades com menores índices de desenvolvimento, a venda de “alimentos de rua tem-se configurado como uma actividade com importância socioeconómica, sanitária e nutricional. Principalmente nos países em desenvolvimento, este comércio constitui relevante fonte de renda, sendo favorecido pelos elevados índices de desemprego, escassez de postos de trabalhoformais, baixo poder aquisitivo da população, acesso limitado à educação e ao mercado de trabalho formal, além das migrações campo-cidade.O hábito de ingerir refeições fora de casa é uma tendência que cresce a cada dia, seja pela necessidade de comer no posto de trabalho ou num local próximo, seja pela falta de tempo associado aos preços baixos que são aplicados na oferta deste tipo de refeições. Este comportamento vem provocando o aumento do número de estabelecimentos de alimentação colectiva (barracas) em mercados ambulantes e outras formas de venda e distribuição nos grandes centros urbanos, sendo uma actividade económica que emprega centenas de pessoas. Nas sociedades em vias de desenvolvimento, a limitada oferta de trabalho, leva a população a buscar alternativas económicas como o comércio informal de venda de alimentos. A venda de alimentos nas ruas é uma característica do estilo de vida de países com alto índice de desemprego, baixos salários e rápida urbanização. A venda de comida da via pública tornou-se, para muitos, a única oportunidade de trabalho, o que explica o elevado contingente de vendedores ambulantes nesta área nos mercados da cidade de Maputo. Com o objectivo de descrever algumas variáveis epidemiológicas e socioculturais, realizou-se um inquérito a 40 confeccionadores e vendedores. A recolha dos dados foi feita em 3 mercados na cidade capital Maputo. As respostas obtidas de indivíduos do sexo feminino foram predominante em confecionadores e vendedores e as dos do sexo masculino em consumidores, não existiu diferença significativa em relação ao grau de escolaridade dos inqueridos. A maioria dos locais não apresenta características físicas adequadas para a confeção e venda de alimentos.
Maulano, Florêncio Extermo. "Etnoinformática na educação : integração do objeto de aprendizagem N'SAMAT na 2a classe do ensino básico para aprendizagem de aritmética em Moçambique." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/182558.
Full textSome studies point to factors such as the current stage of education in Mozambique, the high pupil / teacher ratio, poor teacher preparation, precarious working conditions and maladjustment of the curriculum structure and contents. But these factors are not isolated, since the methodologies applied by teachers in the classroom have also been one of the causes of low achievement of students in basic education in Mozambique, according to the survey conducted in 2015 by the National Institute for Development Education. To legitimize this fact, authors such as Ausubel (1980, 2003), Moreira (2006) and Sousa (2000) propose the diversification of strategies and the active and responsible participation of students in their learning, adopting learning by discovery described by Sousa as one in which "the main content is not given, but must be" discovered "by the student before it can be incorporated significantly into his cognitive structure." In Mozambican schools, such procedures are not visible, subjecting the student to a daily routine and consequent lack of motivation and key content such as writing and calculating in the classroom. Faced with the facts, the following question was raised: What contribution can the use of the N'SAMAT learning object bring to the achievement of 2nd grade students in Arithmetic learning in Mozambique? As an alternative to such a situation, theses propose the use of the N'SAMAT learning object in class to improve the use of 2nd grade students in Arithmetic learning in Mozambique. Moreira (2006) says that replacing the chalkboard with colorful pictures and animated PowerPoint presentations gives the same. What is important is the diversification of pedagogical strategies. To accomplish this, a quasi-experimental plan was adopted, associated with a quantitative research, where an initial study was carried out among the managers and teachers and the subsequent evaluation of the experiment with the students, in which they were submitted to a pre- test and post-test. The pre-test consisted in the resolution of a math test in the first moment, in the second moment the students had an intervention with the aid of the object of learning NSAMAT and culminated with the resolution of the post-test. From the results obtained, it is concluded that the applied methodology contributes significantly to the students' achievement in mathematics, specifically in content related to arithmetic.
Lombardo, Adriana Milhomem Seixas. "A Embrapa e a cooperação técnica internacional para o desenvolvimento na África Subsaariana : o caso do Projeto ProSavana." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18883.
Full textSubmitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2015-11-09T12:30:56Z No. of bitstreams: 1 2015_AdrianaMilhomemSeixasLombardo.pdf: 767260 bytes, checksum: 2dc9abae64ceb0685ca2fa6aeb33c7d9 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2015-12-08T12:13:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_AdrianaMilhomemSeixasLombardo.pdf: 767260 bytes, checksum: 2dc9abae64ceb0685ca2fa6aeb33c7d9 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-08T12:13:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_AdrianaMilhomemSeixasLombardo.pdf: 767260 bytes, checksum: 2dc9abae64ceb0685ca2fa6aeb33c7d9 (MD5)
A presente dissertação analisa a influência das relações interculturais na Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (CTPD), em particular do Brasil com países africanos no âmbito da agricultura, focando em projetos gerenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo principal do estudo é analisar em que medida a aplicação de um enfoque cultural pode auxiliar o desenvolvimento das iniciativas de cooperação técnica oficial entre o Brasil e outros países, promovendo a valorização das diferenças culturais e gerando benefícios mútuos. Para tal fim, será analisado um dos grandes projetos de cooperação da Embrapa (“Projetos Estruturantes”): o ProSavana, realizado em Moçambique. Tem-se como hipótese geral que os projetos não tenham devidamente considerado as dimensões culturais envolvidas na sua implementação. Depois de confirmar esta hipótese, o estudo irá apontar como projetos similares poderão incluir processos específicos de gerenciamento efetivo de relações interculturais entre Brasil e outros países, de acordo com o objetivo principal da CTPD de compartilhar conhecimentos, técnicas e tecnologias previamente testadas e validadas, adaptando-as de forma proveitosa para os países beneficiários. Metodologicamente, a pesquisa é sustentada pelos recursos teóricos e técnicos próprios da antropologia, por ser a ciência que acumulou uma ampla gama de conhecimento sobre a temática das diferenças sociais e culturais. Em razão disso, serão utilizados vários procedimentos (observação, entrevistas semiestruturadas e análise de discurso, entre outros) que têm enfoque qualitativo e múltiplo.
This dissertation analyses the influence of intercultural relations on Technical Cooperation among Developing Countries (TCDC), specifically regarding Brazil with African countries in the field of agriculture, focusing on projects managed by the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), affiliated to the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA). The main objective of the study is to analyse to what extent the implementation of a cultural approach can assist the development of official technical cooperation initiatives between Brazil and other countries, promoting the recognition of cultural differences and thus generating mutual benefits. To this end, one of the major cooperation projects of Embrapa ("Structuring Projects") will be analysed: the ProSavana, carried out in Mozambique. The overarching hypothesis is that those projects have not properly considered the cultural dimensions involved in its implementation. After confirming this hypothesis, the study will point out how similar projects could include specific procedures for the effective management of intercultural relations between Brazil and other countries, according to the main objective of TCDC to share knowledge, techniques and technologies which are previously tested and validated, usefully adapting them for the beneficiary countries. In terms of methodology, the research is supported by theoretical and technical resources normally used in anthropology, being this a science field which accumulated an extensive breadth of knowledge on the subject of social and cultural differences. For this reason, several procedures (observation, semi-structured interviews, and critical discourse analysis, among others), which have multiple and qualitative approach, will be used.
Ferreira, Francisca Queiroz Ribeiro. "Um novo espaço de educação para a comunidade de Mavalane B em Maputo. A arquitetura como meio de inclusão social em Moçambique." Master's thesis, Universidade de Évora, 2020. http://hdl.handle.net/10174/28614.
Full textUetela, Pedro João. "A Universidade e modos de produção do conhecimento em Moçambique 1975-2012 : qual nexo com a empregabilidade dos graduados? /." Araraquara, 2018. http://hdl.handle.net/11449/153970.
Full textBanca: Elisângela de Jesus Santos
Banca: Ivair Augusto Alves Dos Santos
Banca: Sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre
Banca: Valquíria Pereira Tenório
Resumo: O presente trabalho centra-se na investigação da empregabilidade dos graduados da universidade moçambicana como um dos indicativos para compreensão da ascensão social e crescimento de Moçambique tendo em conta os modelos de geração de conhecimento que caracterizaram o ensino superior do país. Aplica as variáveis; modos de produção de pensamento, número de graduados, grau de empregabilidade e expansão do ensino terciário para criticar o processo institutório do ensino superior em África mas com maior incidência para Moçambique. A tese resulta da pesquisa realizada em quatro (4) universidades moçambicanas nomeadamente, UEM-Universidade Eduardo Mondlane, UP-Universidade Pedagógica, UPA-Universidade Politécnica A Politécnica e UCM-Universidade Católica de Moçambique, centrando-se nos dados do período entre 1975-2012. Foram definidos quatro (4) cursos na proporção de um curso para cada uma das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e Biológicas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Tecnológicas e Ciências Humanas Aplicadas e distribuídos na conformidade de um curso para cada uma das universidades já mencionadas. O critério de seleção e definição da especialização corresponde às 4 divisões das áreas de geração de pensamento supracitadas. A partir de Tracey study dos estudantes formados entre 1975 a 2012, foi possível administrar um inquérito e posteriormente medir o impacto do saber oferecido pela universidade na inserção dos graduados no mercado de trabalho e como esta m... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This research focus on investigating the employability of the graduates from the Mozambican universities as a means of comprehending social transformation and growth through the analyses of key models of knowledge generation that have shaped higher education (HE). It utilizes the variables: models of knowledge production, number of graduations, degree of employability and expansion of tertiary education in order to critic the establishing process of higher learning in Africa with special emphasis for Mozambique. The thesis is an outcome of a research conducted in four (4) Mozambican universities namely UEM-Eduardo Mondlane University, UPPedagogic University, UPA-Polytechnic A Polytechnic University and UCM-The Catholic University of Mozambique with incidence on data from the period 1975 to 2012. There were defined four (4) courses in the proportion of one specialization for each one of the following fields of knowledge production: Exact Sciences and Biologic, Social Sciences and Humanities, Technological Sciences and Human Applied Sciences distributed in alignment with one of the universities selected. The criteria for both selection and definition of the courses corresponds to the 4 divisions of knowledge generation above captioned. Through a tracey study of the graduates of the period between 1975-2012, it was possible to administer a questionnaire and subsequently measure the impact of the knowledge offered by universities on integration of the graduates in the industry an... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
Domingos, Alberto Bive. "A organização das escolas secundárias em Moçambique no período multipartidario 1994-2015 : desafios e perspectivas para o desenvolvimento da gestão escolar /." Marília, 2017. http://hdl.handle.net/11449/152265.
Full textBanca: Neusa Maria Dal Ri
Banca: João Gentilin
Banca: Maria Silvia Rosa Santana
Banca: Júlio Cesar Torres
Resumo: A presente pesquisa discute as políticas educativas moçambicanas para o ensino secundário no período democrático de 1990 a 2015. O objetivo é de contribuir com debates científicos no contexto da educação moçambicana, para a construção de políticas educativas referentes a este nível de ensino e à gestão participativa. Com isso, reflete-se acerca do avanço da educação pública à luz dos princípios democráticos, da igualdade de oportunidades e da educação para todos no que concerne ao progresso dessas políticas. Para tal, o estudo analisa as políticas educacionais no período pluripartidário no que se refere à gestão e à organização do ensino médio em Moçambique, partindo dos seguintes questionamentos: a organização das escolas no nível secundário em Moçambique tem contribuído para a consolidação de práticas de gestão democrática e participativa? Tem contribuído para o desenvolvimento inclusivo e profissional no sentido de oferecer maior liberdade de atuação dos envolvidos na escola (desenvolvimento institucional) e na comunidade (desenvolvimento sócio-políticoa)? Metodologicamente, recorreu-se à abordagem qualitativa associada a procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Além disso, a partir de entrevistas semiestruturadas, buscou-se acessar as opiniões e experiências de diretores de escolas, professores e membros da comunidade, representados pelos membros do Conselho de Escola. A análise interpretativa dos dados foi desenvolvida com base nos referenciais teóricos prop... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This research discusses Mozambican educational policies for secondary education in the democratic period from 1990 to 2015. The objective is to contribute to scientific debates in the context of Mozambican education and to the construction of educational policies regarding this level of education and to participatory management. By doing that, it aims to reflect on the advancement of public education in the light of democratic principles, equal opportunities and education for all with regard to the progress of these policies. In order to achieve this purpose, the study analyzes educational policies in the multi-year period regarding to the management and organization of secondary education in Mozambique, based on the following questions: the organization of secondary schools in Mozambique has contributed to the democratic and participatory practices? Has it contributed to the inclusive and professional development in order to offer greater freedom of action of those involved in school (institutional development) and in the community (socio-political development)? In methodological terms, the qualitative approach was used associated with bibliographic and documentary research procedures. In addition, semi-structured interviews made possible to access the opinions and the experiences of school principals, teachers and community members, which were represented by the members of the School Board. The interpretative analysis of the data was based on the theoretical framework proposed by Freire (1961) and by Lima (2001). The results of the research indicated that since national independence, that occurred in 1975, the Mozambican secondary school has been lined up by two policy strands: from the popular revolution, or from democratic centralism (1975-1990); and the liberalization of education, or representative democracy (1991-2015). As a ... (Complete abstract electronic access below)
Doutor
Maluleque, Castelo Mário. "E-assessment em ensino a distância on-line: estudo exploratório no curso de licenciatura em gestão de negócios da Universidade Eduardo Mondlane." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9559.
Full textA evolução acelerada da tecnologia, com um grande impacto em quase todos os segmentos da humanidade, coloca o homem perante novos desafios, com vários graus de complexidade. Cada dia que passa, estes desafios exigem novas competências e estratégias que devem ser adequadas a cada contexto. A dinâmica das tecnologias de comunicação e informação impulsionaram a evolução do ensino a distância (EaD), o que de certo modo tem exigido grandemente às instituições provedoras do EaD em geral e, em particular, às provedoras do EaD on-line novas formas de gestão, e novas formas de ensinar, fazer aprender os seus estudantes e avaliar as suas aprendizagens. No sentido de contribuir para a evolução e melhoramento do processo de avaliação das aprendizagens on-line, desenvolveu-se um estudo sobre o tema avaliação das aprendizagens on-line como elemento potenciador da interação em EaD. O desenvolvimento do tema foi orientado por um referencial teórico e contextual e concretizou-se, na sua vertente empírica, num estudo de caso exploratório. Este estudo desenvolveu-se em duas fases. Fase I: de caracterização de conceções e “práticas” vigentes de avaliação das aprendizagens on-line no Curso de licenciatura de Gestão de Negócios (LGN) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique; Fase II: de conceção, implementação e avaliação de uma proposta alternativa de avaliação das aprendizagens on-line no Curso de LGN. Para a consecução do estudo empírico concorreram um conjunto de procedimentos metodológicos que envolveu diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados. Na fase I recorreu-se à entrevista a seis atores do Curso de LGN (3 professores, 3 assessores pedagógicos e 3 estudantes) e à análise documental (documentos relativos à conceção do Curso e outros relativos à sua implementação). Na fase II recorreu-se à observação participante, a um questionário respondido pelos estudantes participantes, a um relatório elaborado pelo professor colaborador na implementação da proposta por nós concebido, e a documentos retirados da plataforma usada no Curso de LGN, a plataforma Aulanet, nomeadamente quanto às interações dos estudantes em fóruns e chats. Os dados recolhidos foram sujeitos a análises quantitativas e qualitativas.Dos resultados obtidos na Fase I realça-se a necessidade sentida pelos entrevistados de se mudarem práticas de avaliação on-line, nomeadamente de forma a potenciar a interação e interatividade e permitir que a classificação nos módulos não fosse apenas resultado de um exame final. Dos resultados obtidos na Fase II enfatiza-se a apreciação globalmente positiva da nova metodologia de avaliação das aprendizagens on-line, quer pelos estudantes, quer pelo professor participante. Foram identificados como pontos fortes: o aumento das interações na plataforma, em particular nos fóruns e chats; as interações geraram uma dinâmica na evolução dos estudantes no que diz respeito ao desenvolvimento das suas competências no seu sucesso académico; a avaliação, por explicitar os critérios e indicadores, tornou-se mais transparente e orientadora do trabalho dos estudantes e do professor. Porém foram identificados alguns pontos menos fortes, nomeadamente: a sobrecarga de trabalho do professor e a não adesão total dos estudantes à metodologia proposta. Dada a natureza exploratória do estudo sugere-se a sua continuidade, através do envolvimento de outros professores e estudantes.
The increasing evolution of technology has a major impact in almost all segments of humanity, which puts forward to the human beings new challenges with several degrees of complexity. Day by day these challenges require new skills and competencies and appropriate strategies for each context. The dynamic of the Information and Communication Technologies (ICT) has driven the evolution of distance education (EaD). This has required from the institutions that provide distance education in general, and in particular the providers of online distance learning, the need to develop new forms of management, and of teaching, learning and assessment. In order to contribute to the enhancement of the e-assessment process, a study has been developed on the topic “online assessment as a way to promote interactions in EaD. Its development was driven by a theoretical and contextual framework, and, at the empirical level, an exploratory case study exploratory was conducted. The study included two phases: Phase I: characterization of conceptions and practices of e-assement in the Business Management Program (LGN) of the University Eduardo Mondlane (UEM) in Mozambique; Phase II: design, implementation and evaluation of an alternative proposal to the e-assessment process on the LGN Program. In the empirical study a set of methodological processes, involving different techniques and instruments were used for gathering data. In phase I an interview was conducted with six different actors of the LGN Program (3 teachers, 3 pedagogic assistants and 3 students) as well as documental analysis (documents about the design of the Program and others related with its implementation). In phase II data was gathered through participant observation, a questionnaire applied to students, a report written by the participant teacher who implemented the designed proposal, and documents of the LSM platform used in the LGN Program, platform Aulanet, namely in relation with students’ interactions in forums and chats. Data has been analyzed by quantitative and qualitative techniques. The results obtained in Phase I suggest the need to change e-assement practices, namely in order to enhance interaction and interactivity and enable students to be assessed by other forms than the final exam, The results obtained in Phase II suggest a positive evaluation of the new methodology designed and implemented for the e-assessment process, both by the students and the participant teacher. Strong dimensions of the methodology were identified, such as: the increase in the interactions in the platform, particularly in the forums and chats; the interactions conducted to a new dynamic in the learning process, namely in terms of the development of the students’ competences and of their academic success; the e-assessment proposal, by making explicit the criteria an indicators, became more transparent and in the guiding of the students. However, less strong aspects were also identified, namely: teachers’ work overloaded and not all students adopted the methodology. Given the exploratory dimension of the research it is suggested to pursuit with the study developed with other teachers and students.
Branco, Adelina. "Olhares dos professores sobre a inclusão educativa das crianças com deficiência em Moçambique." Master's thesis, Universidade de Évora, 2019. http://hdl.handle.net/10174/25689.
Full textPatel, Samima Amade. "Um olhar para a formação de professores de educação bilingue em Moçambique = foco na construção de posicionamentos a partir do lócus de enunciação e actuação." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269530.
Full textTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-08-20T05:14:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patel_SamimaAmade_D.pdf: 1971313 bytes, checksum: 6760c5646819060d63bbbf79037ec703 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: O presente estudo é o resultado de uma pesquisa qualitativa, com um viés etnográfico interpretativo (ERICKSON, 1982; MASON, 1997), situada na Linguística Aplicada em sua vertente INdisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e transgressiva (PENNYCOOK, 2006), com atenção particular em contextos de minorias (MAHER 1997, 2006) ou minoritarizados (CAVALCANTI, 1999, 2006), bem como no contexto sociolinguístico moçambicano (LOPES 2004). A pesquisa focaliza os posicionamentos dos formandos do II Curso da Licenciatura em "Ensino de Línguas Bantu" da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique e nos Institutos de Formação de Professores, com base nas disciplinas de "Didáctica de Ensino de Línguas Bantu e Metodologias de Educação bilingue" e "Estágio". O trabalho busca sustentação teórica nos Estudos Culturais (BHABHA, 1994; CAVALCANTI, 2007, 2011; HALL, 1992, 1999; MAHER, 1998, 2007; WOODWARD, 2009; SILVA, 2009) e Estudos Poscoloniais (APIAH, 1997; BHABHA, 1994; CAVALCANTI, 2007, 2011; LOOMBA, 1998; MENEZES DE SOUZA, 2004; SOUSA SANTOS, 2004). No concernente ao posicionamento, a tese sustenta-se em teorias sobre o posicionamento interaccional (MOITA LOPES, 2009; WORTHAM, 2001) e posicionamentos marcados como ideológicos (BORBA, 2011; MOITA LOPES, 2009). Neste estudo opero numa visão de linguagem dialógica e discursiva e no reconhecimento do bilinguismo e educação bilingue (CAVALCANTI, 1999, 2011; GARCIA, 2009; MAHER, 1998, 2006; ROMAINE, 1995) e, ainda, do letramento/literacia e e-letramento/e-literacia como práticas sociais específicas (BARTON, 2006; CAVALCANTI, 2001; FREIRE, 2002; HORNBERGER, 2003; MARTIN-JONES, 2010; STREET, 1984, 2003). Tendo os Fóruns de Discussão em ambiente virtual como foco principal da análise procedi à investigação dos posicionamentos dos participantes em seu processo de formação, visando responder a questão norteadora do estudo: "Como os participantes da pesquisa se posicionam interaccionalmente no processo pedagógico de sua formação como formadores de professores de educação bilingue?" Para isso foram escolhidos, para a análise, os seguintes temas vistos como importantes na sua formação: (a) bilinguismo e educação bilingue, (b) cultura, identidade, diferença e (c) pragmatismo profissional. Os resultados mostram que, na transição entre as aulas presenciais, o ambiente virtual e o estágio pedagógico, os participantes da pesquisa, especialmente os alunos, transitam entre posicionamentos críticos ou de aceitação, ideologicamente marcados como étnicos/linguísticos/culturais ou marcados como unidade nacional, na maioria das vezes, relacionados ao contexto moçambicano e indo além do contexto educacional. Assim, no que se refere a bilinguismo e educação bilingue há questionamento sobre hipóteses de ensino em contexto bilingue, principalmente, em relação a conceitos tais como bilinguismo equilibrado e semilinguismo, políticas linguísticas e direitos linguísticos. Quanto a cultura, identidade e diferença há tensões críticas pessoais, interétnicas e institucionais fortemente colocadas. No concernente a profissionalização há uma busca de espaço de trabalho legitimado por políticas linguísticas favoráveis às línguas Bantu e à educação bilingue
Abstract: This study is the result of a qualitative research, under an ethnographic interpretative perspective (ERICKSON; 1982; MASON, 1997) set on INdisciplinary (MOITA LOPES, 2006), and transgressive Applied Linguistics (PENNYCOOK, 2006), with especial attention to minority (MAHER, 1997; 2006), or minoritisized contexts (CAVALCANTI, 1999; 2006), as well as Mozambican sociolinguistic context (LOPES, 2004). The research focuses on positioning of those graduating in the II Teaching Course on Bantu Languages, offered by the University Eduardo Mondlane in Mozambique and the Teachers' Training Institutes, based on data collected at the subjects: Bantu Languages Teaching Didactics and Bilingual Education Methodology, and Supervised Internship. This study designs its theoretical basis on Cultural Studies (BHABHA, 1994; CAVALCANTI, 2007; 2011; HALL, 1992; 1999; MAHER, 1998, 2007; WOODWARD, 2009, SILVA, 2009), and postcolonial studies (APIAH, 1997; BHABHA, 1994; CAVALCANTI; 2007, 2011; LOOMBA; 1998; MENEZES DE SOUZA, 2004; SOUSA SANTOS, 2004). Concerning its point of view, the dissertation is based on theories about interactional positioning (MOITA LOPES, 2009; WORTHAM, 2001), and those positioning marked as ideological (BORBA, 2011; MOITA LOPES, 2009). I carry out this study under a dialogical and discursive view of language, and the recognition of Bilingualism and bilingual education (CAVALCANTI, 1999, 2011; GARCIA, 2009; MAHER, 1998; 2006; ROMAINE; 1995), as well as literacy and e-literacy as specific social practices (BARTON, 2006; CAVALCANTI, 2001; FREIRE, 2002; HORNBERGER, 2003; MARTIN-JONES, 2010; STREET, 1984, 2003). Virtual Discussion Forums were the main target for analysis, and the investigation of participants on training process was carried out in order to answer the study's guiding question: How do the study participants set their positioning, in interactional terms, on pedagogical process of their own apprenticeship as Bilingual Education Teacher Trainers? The topics chosen for analysis, regarded as important to their training process were (a) bilingualism and bilingual education; (b) culture, identity, difference; and (c)professional pragmatism. Results showed that participants, on the transition between classes, virtual environment, and pedagogical internship, especially those ones finishing the course, ranged from critical positioning to those of acceptation, ideologically marked as ethnic/linguistic/cultural, or marked as national unity, mostly related to Mozambican context and going beyond educational context, Thus, concerning bilingualism and bilingual education, there is questioning about teaching in bilingual context hypotheses, mainly about concepts such as balanced bilingualism and semilingualism, linguistic politics and linguistic rights. Regarding culture, identity, and difference, there are strongly set personal, interethnic, and institutional conflicts. Concerning professional perspectives, there is a pursuit for working opportunities legitimated by language policies favorable to Bantu languages and bilingual education
Doutorado
Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilingue
Doutor em Linguística Aplicada
Dias, Vera Lúcia Catoto. "CAPULANAS NA SALA DE AULA: OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) EM MOÇAMBIQUE." Universidade Metodista de São Paulo, 2006. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1086.
Full textThis work is a record of the history life of many people. The stories presented here show different identities: fragments lived and memories cherished as oral cultural expressions, written with emotion, images captured on the meetings. These facts and events, organized and jotted down in this work, become alive and acquire a meaning. As far as the meetings were been held, other opportunities were initiated, which were multiplied. The implementation of the Solidarity Literacy Program in Mozambique, PASMO, made possible that this experience were investigated in order to identify the meaning of teachers formation in Mozambique, Africa, and in Brazil. The objective of this work was centered on the development of a new proposal for teachers formation in Mozambique having as central theme the meetings between professional educators that started to wander in new contexts, involving different countries, cultures, languages, and other forms of communication. It was emphasized the knowledge construction based on the local culture, Mozambican languages, and oral tradition. The insertion of the Mozambican women in the teachers formation has been an important form of appropriation of culture, and a factor for social and cultural mobility. It was in the classroom space, on the teaching chores, and on the meetings between the educators that it was constructed, and reconstructed, the specific knowledge that signaled toward new pedagogic practices. The meetings promoted by the educational practice have leaded the way to new paths for educators formation, initially in Brazil and then in Mozambique.(AU)
Este trabalho é um registro das histórias de vida de muitas pessoas. As histórias aqui apresentam identidades diferentes: fragmentos vividos e guardados como expressões culturais orais, escritos permeados pela emoção, imagens capturadas pelos encontros, tudo isso organizado e escrito ganha forma e significado com a possibilidade desse trabalho. À medida que os encontros foram oportunizados iniciaram-se outros momentos que se desdobraram em muitos mais. A implantação do Programa Alfabetização Solidária em Moçambique, PASMO, viabilizou que essa experiência fosse investigada para identificar os sentidos da formação de educadores(as) no Brasil e em Moçambique. O objetivo desse trabalho centrou-se no desenvolvimento de nova proposta para a formação de educadores(as) em Moçambique, na África, tendo como tema central os encontros entre profissionais de educação que passaram a transitar por contextos diferenciados, envolvendo países, culturas, línguas e outras formas de comunicação. Ênfase na construção de conhecimento foi dada à cultura local, línguas moçambicanas e oralidade. A inserção de mulheres moçambicanas mostrou-se importante como forma de apropriação e mobilidade social e cultural. Foi no espaço da sala de aula, nos fazeres próprios da docência e no encontro com educadores(as), que se construiu e re-construiu conhecimentos específicos que sinalizaram para novas práticas pedagógicas. Os encontros promovidos pela educação conduziram a caminhos e trilhas da formação de educadores(as), primeiro no Brasil, depois em Moçambique.(AU)
Pereira, Helena Quoniam Vicente. "O papel da Igreja Católica no processo de desenvolvimento em Moçambique." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2006. http://hdl.handle.net/10400.5/644.
Full textO conceito de Desenvolvimento tem variado ao longo dos tempos, adquirindo uma nova dimensão social, política, cultural e económica, e abrangendo temas como direitos humanos, liberdade, democracia, diversidade cultural, etc. O modelo de desenvolvimento alternativo proposto por alguns autores enfatiza o conceito de empowerment, que nos alerta para a crucialidade destas dimensões. Tendo em consideração os diferentes actores da cooperação para desenvolvimento, destacamos no presente estudo a intervenção a Igreja Católica. Deste modo, são várias as áreas onde a Igreja Católica intervém ou poderia potencialmente intervir, visto que dispõe não apenas de mecanismos e recursos, mas também de uma efectiva cultura de integração no seio das comunidades, permitindo-lhe sensibilizar as populações para a resolução de diversos problemas de desenvolvimento, nomeadamente na luta contra a pobreza. O presente trabalho pretende contribuir para um maior conhecimento do papel da Igreja Católica no processo de desenvolvimento em Moçambique, apresentando um estudo de caso sobre os Jesuítas enquanto organização católica e agente de desenvolvimento neste país, destacando a sua intervenção durante o século XX, e enfatizando os momentos mais influentes.
The concept of "Development" has changed during the time. Recently it acquired a new social, politics, economic and cultural dimension, including issues such as human rights, liberty, democracy, cultural diversity, etc.. The alternative development model proposed by some authors stresses the concept of empowerment, which indeed alerts us to the crucial nature of those dimensions. Though considering the different cooperation for development actors, we shall focus here on the intervention of the Catholic Church. In fact, the areas where the Catholic Church intervenes or shows the potential to intervene upon are multiple. This diversity of influence is based on the capacity of the Catholic Church to integrate the very core of the local communities, bringing not only the resources, but the needed mechanisms to the effort of creating awareness amongst the local populations for the urgency of the resolution of development problems, namely the fight against poverty. This work intends to contribute to a deeper understanding of the role of the Catholic Church on the development process of Mozambique, introducing a case study focused on the specific role of the Jesuits as development agents, highlighting its intervention during the 20th century and emphasize its most influent moments
Outor, Ana Sofia Santos. "Da escola para a comunidade." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2020. http://hdl.handle.net/10400.5/21771.
Full textA educação é a ferramenta mais eficaz que um país pode usar para diminuir as suas desigualdades sociais e económicas, pois ao apostar na formação dos seus cidadãos promove o desenvolvimento do território e capacita futuros intervencionistas do meio social, político e estrutural. Assim, surge DA ESCOLA PARA A COMUNIDADE, um Projeto Final de Mestrado que pretende estudar soluções práticas e executáveis que ofereçam a uma comunidade mais desfavorecida a oportunidade de estudar e aprender. A proposta desenvolvida insere-se no território de Moçambique, mais especificamente no distrito de Inhambane. Envolvida por um ambiente rural, a comunidade de Inharrime depende da agricultura de subsistência e do comércio local, sendo este um contexto que carece de investimento social e monetário. Reinventando os métodos tradicionais da arquitetura vernacular, o projeto da Escola de Ocuana, envolve a cultura moçambicana usando a arquitetura como manifestação. Reconhecendo as potencialidades de um povo educado e informado, este projeto tira partido da arquitetura participativa como forma de integração da proposta no lugar. O Equipamento suporta a construção de uma estrutura integrada para toda comunidade, tendo em conta as carências do lugar, dando resposta às mesmas de forma faseada e concreta. Readaptando técnicas construtivas da cultura moçambicana, a proposta arquitetónica pretende resolver um problema social e infraestrutural, oferecendo um espaço físico que não só capacita a comunidade a nível intelectual, mas promove espaços de encontro e interação da mesma, sendo este projeto também, um ponto de partida para o desenvolvimento sustentável da sociedade moçambicana.
ABSTRACT: Education is the most efficient tool that a country could use to decrease social and economic inequalities, so betting on the academic education of its citizens, promotes the territory development and empowers future social, political and structural interventionists. Therefore, arises FROM THE SCHOOL TO THE COMMUNITY, a Master’s Final Project that aims to study practical and executable solutions that gives the opportunity to study and learn to a more disadvantaged community. The proposal developed is inserted in Mozambique’s territory, more specifically in the district of Inhambane. Surrounded by a rural environment, the community of Inharrime, depends on subsistence agriculture and small local business, which incites a context that lacks social and economic investment. Reinventing the traditional methods of vernacular architecture, the School of Ocuana project, embraces the Mozambican culture using architecture as a manifestation. Recognizing the potential of an educated and informed population, this project takes advantage of participation in architecture, as a way of integrating the proposal in the location. The Equipment supports the construction of an integrated structure for the entire community, taking into account the needs of the area, responding to them in a phased and concrete way. By readapting vernacular construction techniques, the architectural proposal aims to solve a social and infrastructural problem, offering a physical space that not only empowers the community at an intellectual level, but promotes moments of meeting and interaction, making this project a starting point for o a more sustainable development of the Mozambican society.
N/A
Bruna, Natacha Rivi. "Education and agricultural production in Mozambique : the case of maize." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7003.
Full textThis paper analyses the relationship between the levels of education and of maize production in Mozambique in the period from 1992 to 2013 using a spatial econometric panel data model. Based on the results obtained, it was possible to identify a positive and statistically significant spatial error effect meaning that spatial autocorrelation exists among provinces relative to maize production, and this autocorrelation is positive. Although there is negative correlation between technical education and maize production in Mozambique, there are evidences that maize production increases can be explained by primary and secondary schooling and by the increment of number of schools. Therefore education should be considered a main issue in agricultural development. The results follow the findings of other countries concerning the higher impact of primary and secondary schooling comparing to any other level of education. The relevant has policy implications are derived.
Este Trabalho Final de Mestrado analisa a relação existente entre os níveis de educação e a produção do milho em Moçambique entre 1992 e 2013, tendo como base um modelo de econometria espacial de dados em painel. Através dos outputs obtidos foi possível identificar um spatial error effect positivo e estatisticamente significativos, o que indica que a existência de auto correlação espacial se verifica entre as diferentes províncias em relação à produção do milho, e esta é considerada positiva. Apesar de se verificar uma relação negativa entre os níveis de educação técnica e a produção do milho em Moçambique, existem evidências de que incrementos na produção do milho podem ser explicados pela obtenção de educação primária e secundária e pelo aumento do número de escolas. Sendo assim, a educação deverá ser considerada uma importante questão para o desenvolvimento da agricultura. É importante realçar que os resultados obtidos neste estudo consideram-se consistentes com as conclusões alcançadas em outros países relativamente ao facto de que a educação primária e secundária apresentam impactos superiores na produção agrícola em relação a qualquer outro nível educacional.
Selimane, Remane. "A supervisão educacional de Moçambique: entre o centralismo burocrático e a descentralização democrática." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9877.
Full textEducational Supervision (E.S.) is the subject of this research. It assesses the possibilities of reducing bureaucracy, decentralization and democratization of this process in the context of the Education in Mozambique. The aim is to contribute to the promotion of strategies for concerted, coordinated, mutually influential and useful actions and their suitability to the current stage of the Education in Mozambique. Based on self-reflection on the search for a social identity of the supervisory function and action, we cast a look to the efforts of its replacement in the place that it deserves. Relying on critical theory and in formulations that articulate an ontology based on historical realism, in a transactional epistemology, both dialectic and dialogic, we search for a qualitative aspect, through bibliographic and documentary research; critical discourse analysis, which intersects with the approach of the Policy Cycle, observation and questionnaires, intermingled with the history of professional life. The dynamics of this research provides, in methodological discussions, through the theoretical framework, to literature review about the Educational Supervision, centralization versus decentralization, including reflections on the national systems of education, an interesting dialogue among several authors such as Enrique Dussel (2012), Dermeval Saviani (2014, 2010), Gimeno Sacristán & Pérez Gómez (1998), Michel Foucault (2014, 2011), Richard Bowe and Stephen Ball (1992), Formosinho et al (1999), Uwe Flick (2009), Norman Denzin & Yvonna Lincoln (2006); Alarcão (2014, 2013, 2001, 2000, 1996); Alonso (2010); Ferreira (2013a, 2013b, 2010,2002); Rangel (2013a, 2013b, 2011, 2010, 2008); Silva Júnior (2011a, 2011b, 2010). The research recovers the historical traditions of the E.S. in the country, its vertical joints, searching to peer at the developments of the hierarchical structure of the system and the horizontal, those that occur within the governing bodies, seeking to understand the joints amongst the sub-sectors of the subsystems, as well as between administrative aspects and also pedagogical aspects; it establishes the relationship between the adopted curriculum options and modalities and forms of developed Educational Systems, and also its relationship with the school pedagogical practices as well as the roles and responsibilities of the person in charge of the process and the relations with each other; together with documentary research and the content of what we are given by voice and turn of the persons in charge, in between with the revised theory, it outlines a practical layout of a desired Mozambican educational supervisor and extract the subjective theory it crystallized. The theoretical framework is in the key subject seeking to understand the supervisory action since its inception, its changes of the function, given its constant, permanent and continuous redefinition. In short, it render problematic the National Education System, that in fact does not seem to actually exist as such and, in addition to finding of a close relationship but dependence between a misconception of the curriculum, there are signs of disputes of the desirable supervisory function, which epicenter seems to lie precisely at the Ministry of Education, thus, this situation tends to keep the body of local management of education in a subordinate position, and consequently, their dependence on central bodies tend to be perpetuated. Besides, the research makes visible possibilities to face changes with regard to the place status and ways in which the activity is being developed in Mozambique
Supervisão Educacional (SE) é o tema desta pesquisa. Ela avalia as possibilidades da desburocratização, descentralização e democratização desse processo no contexto da Educação de Moçambique. Visa-se, com isso, contribuir na promoção de estratégias que permitam acções concertadas, coordenadas, mutuamente influenciáveis e profícuas, e ainda, a sua adequação ao estágio actual da Educação do país. Em um exercício de autorreflexão à busca de uma identidade social da função e acção supervisoras, lança-se um olhar aos esforços da sua recolocação no lugar que lhe merece. Apoiando-se na teoria crítica e em formulações que articulam uma ontologia baseada no realismo histórico, em uma epistemologia transacional, tanto dialéctica quanto dialógica, busca-se a vertente qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e documental; da análise crítica do discurso, a que se cruza com a abordagem do Ciclo de Políticas, da observação e questionários, de permeio com a história de vida profissional. A dinâmica deste trabalho proporciona, nas discussões metodológicas, passando pelo referencial teórico, até à revisão da literatura acerca da Supervisão Educacional, Centralização versus Descentralização, incluindo as reflexões acerca dos Sistemas Nacionais de Educação, um interessante diálogo entre vários autores, tais como Enrique Dussel (2012); Dermeval Saviani (2014, 2010); Gimeno Sacristán & Pérez Gómez (1998); Michel Foucault (2014, 2011); Richard Bowe e Stephen Ball (1992); João Formosinho et al (1999); Uwe Flick (2009); Norman Denzin & Yvonna Lincoln (2006); Isabel Alarcão (2014, 2013, 2001, 2000, 1996); Myrtes Alonso (2010); Naura Ferreira (2013a, 2013b, 2010, 2002); Mary Rangel |(2013a, 2013b, 2011, 2010, 2008); Celestino da Silva Júnior (2011a, 2011b, 2010). O trabalho recupera as tradições históricas da SE do país, as suas articulações verticais, procurando flagrar os desdobramentos da estrutura hierárquica do sistema; e as horizontais, aquelas que ocorrem no interior dos órgãos gestores, buscando compreender as articulações entre os subsectores dos subsistemas, assim como entre os aspectos administrativos e os de índole pedagógica; estabelece a relação entre as opções curriculares adoptadas e as modalidades e formas de SE desenvolvidas e ainda, sua relação com as práticas pedagógicas escolares, bem como com os papéis e responsabilidade dos sujeitos do processo e as relações entre si; Conjugados a análise documental e o conteúdo do que nos é dado pela voz e vez dos sujeitos, de permeio com a teoria revisada, esboça-se um traçado prático do que seria o supervisor educacional moçambicano e se extrai a teoria subjectiva nele cristalizada. No enquadramento teórico imerge-se no tema chave procurando compreender a acção supervisora desde os seus primórdios, flagrando as mutações sofridas pela função, dada a sua constante, permanente e contínua ressignificação. Problematiza-se enfim, o chamado Sistema Nacional de Educação que a rigor não parece existir efectivamente como tal e, além de concluir da existência de uma intrínseca relação senão dependência entre uma concepção errónea de currículo flagram-se indícios de disputas de protagonismo pela apetecível função supervisora cujo epicentro parece situar-se precisamente, ao nível do Minedh, essa situação tende a manter os órgãos de gestão local da Educação em uma posição subalterna vendo assim, sua dependência em relação aos órgãos centrais tendendo a perpetuar-se. Apesar disso, o trabalho visibiliza possibilidades de encarar alterações no que concerne ao lugar estatuto e formas de praticar esta actividade em Moçambique
Mulhaisse, Raimundo Alberto. "Avaliação da influência do discurso ambiental curricular das comunidades locais do Distrito de Dondo-Moçambique-." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9946.
Full textThe present research evaluates lhe influence that lhe enviornrnental speech syllabus exercises on environrnental speech of local communities in Dondo District, in other words, it studies lhe interference that lhe environrnental speech of local commuinities undergoes in school environrnental speech. The study starts with a theoretical revision in arder to build lhe contextual frame of environrnental education, on which it analises lhe integral fonnation of the citizen, focuses on a brief history of environrnental education and analises lhe ways of its accomplishment, institutionalisation, necessity of aquiring the knowledge and teacher trainning taking into account lhe inviornrnental education. The methodologic approach is based 00 qualitative reserch and trom this poiot a case study is developed. The selected teaching institutions for the case study were Dondo Secondary school and Mafambisse Secondary School, in Dondo District, Sofala Privince in Mozambique. These are two schools with sem i-rural caracteristics and it is only in these two schools where students attended lhe fIrst cycle, that is, trom grade 8 to grade 10 of lhe general secondary education in Dondo District, till lhe 2005 academic real. The research results show that the environrnental speech syllabus is not clearly reflected on teachers speech Dor on student's parents and this last speech reflects the way how local communities are organised and deal with nature. The students' environrnental speech reflects lhe teahers' environrnental speech. The teacher trainning with relevant knowledge on environrnental issues appears to be fundamental condition so that lhe environrnental speech syllabus can be reflected on communities' environrnental speech. The research aims to contribute on the improvement of lhe school perfonnance in lhe context of environrnental education of the local communities. A school has to be lhe responsible for lhe education of the individual and consequently of lhe society, since there is transmission of a variety of infonnation and knowledge, this generates dynamic system that covers every one
A presente pesquisa avalia a influência que o discurso ambiental curricular exerce sobre o das comunidades locais do distrito de Dondo, ou seja, estuda a interferênciaque o discurso ambientaldas comunidades locais sofre do discurso ambientalescolar. O estudo inicia com a revisão teórica para a construção do quadro contextual da Educação Ambiental no qual faz uma análise da formação integral do cidadão, apresenta um breve historial sobre a Educação Ambiental e analisa as formas da sua realização, institucionalização, necessidade de resgate dos saberes dos educandos e temlina com a abordagem da formaçãode professores na perspectiva de EducaçãoAmbientaI. O tratamento metodológica circunscreveu-se na investigação qualitativa e a partir daí desenvolveu-seum estudo de caso. Os estabelecimentosde ensino seleccionadospara o estudo de caso foram as Escolas Secundárias do Dondo e de Mafambisse, no distrito do Dondo, província de Sofala em Moçambique. Trata-se de duas escolas com características gemi-ruraise as únicas que ministram o 10ciclo do Ensino SecundárioGeral no distrito do Dondo (até ao ano 2005). Os resultados da pesquisa indicam que o discurso ambiental curricular não se rei1ecte de fonna notória no discurso dos professores e no dos pais e encarregados de educação e este último reflecte a forma como as comunidades locais se organizam e se relacionam com a Natureza. O discurso ambiental dos alunos reflecte o discurso ambiental dos professores. A fonnação de professores com elevado domínio sobre as questões ambientais afigura-se como a condição fundamental para que o discurso ambiental curricular se possa reflectir no discurso ambiental das comunidades. A investigação pretende contribuir para melhoria do desempenho da escola no contexto da Educação Ambiental das comunidades locais. A escola deve ser responsável pela educação do indivíduo e consequentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações e conhecimentos e isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos
Covinhavo, Domingos Braz Alfredo. "A relação entre os ensinamentos morais da cultura Macua e o ensino de Educação Moral e Cívica na 6. classe do 2. grau do Ensino Básico." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9923.
Full textThis research paper is going to discuss issues related to moral and civic education in grade 6 for the basic teaching of education in Mozambique. It aims to establish the complementary and affirmation to link between moral knowledge and civic that is transmitted through schools and the moral teachings that are taught through songs and proverbs in the family and community environment. This mission of valuing and ransoming the local and cultural moral teaching in the school teachings comes from observation of teachers as reflections of complaints of many parents or local household guardians who has their children attending or have finished their studies in the second cycle of primary school. The complaint of the parents has to do with some local and teaching themes that are not included in the national curriculum. The natural and qualitative research is based in the social-cognitive theory in its contextual and learning approaches that excel social-cultural dimension learning sensibility. In the realization of this research, teachers, parents of the children s speeches of the second cycle of primary school of Ehiline was privileged. This school is located in Rapale community, Nampula district in the province of the same name. The literature about the issue of moral and civic education, the proposal for basic teaching curriculum plan about the inclusion of local curriculum in the national curriculum and the laws nº4/83, of 23 march 1983, and nº 6/92 of 6 May 1992 were the tools used for this research. The research revelled that most of teachers in their daily exercise activity are limited to repeat in the form of explanation the moral knowledge from the manual. On the other hand, children demonstrate what they have learned from school by repeating what they heard from their teachers. These two attitudes, of teachers and children in the process of learning and knowledge of school morals contribute for overlooking the local and cultural teachings in the daily life of the children
O presente trabalho versa sobre o ensino de Educação Moral e Cívica, na 6ª classe do Ensino Básico em Moçambique. Visa estabelecer uma relação de complementaridade e afirmação entre os conhecimentos morais e cívicos veiculados pela escola, e os ensinamentos morais transmitidos por meio de contos e provérbios no ambiente familiar e/ou pela comunidade. Essa missão de valorizar e resgatar os ensinamentos morais da cultura local no ensino dos conhecimentos da escola vem da observação, como professor, e da reflexão sobre as reclamações de muitos pais ou encarregados de educação locais, que têm seus filhos ou educandos a frequentar ou que concluíram o 2º Grau do Ensino Primário. As reclamações dos pais condenam a exclusão dos conteúdos locais no currículo nacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, apoia-se na teoria sociocognitiva, na sua abordagem da aprendizagem contextualizada, que preconiza uma sensibilidade à dimensão sociocultural na aprendizagem. Na realização da pesquisa privilegiou-se o discurso dos professores, alunos e pais/encarregados de educação, da Escola Primária Completa de Ehiline da comunidade de Rapale, situada no distrito de Nampula, Província do mesmo nome; a literatura sobre o assunto; as propostas do Plano Curricular do Ensino Básico sobre a inclusão do Currículo Local no Currículo Nacional e as Leis nº 4/83, de 23 de Março de 1983, e nº 6/92, de 6 de Maio de 1992. A pesquisa revelou que os professores nas suas actividades didácticopedagógica limitam-se a repetir, em forma de explicação, os saberes morais do manual. As criança, por outro lado, demonstram que compreenderam e sabem o que lhes foi ensinado repetindo o discurso dos professores. Estas duas atitudes, dos professores e das crianças, no processo de ensino e aprendizagem dos saberes morais escolares, contribuem para o "esquecimento" dos ensinamentos morais da cultura local na vida quotidiana das crianças
Franque, António Domingues. "Educação a distância em Moçambique: realidade e potencial." Doctoral thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10773/30292.
Full textMozambique started the first distance education programme in 1984 for primary school teachers with no pedagogical training. In the ninties new initiatives emerged with more distance education programmes and courses mainly teacher training for primary and secondary education involving the Ministry of Education and Human Development and Higher Education institutions. Over the course of time, the number of distance education institutions increased substantially with a variety of programmes and courses from primary to tertiary level with the involvement of the public and private sector. The increase in the number of instituions was followed by an increase in number of students. The growth of distance education in Mozambique has been followed by a number of measures from the government to ensure the harmonious development of the modality with the set up of a structure for coordenation and implementation of the modality at national level as well as policies establishment, regulations, strategies and a system of accreditation for quality assurance. This research aims at looking at the current situation of distance education in Mozambique, its potential as well as how distance education can contribuite to the development of the needed human capital for the implementation of the National Strategic Plan 2015-2035 through its development, characterization of the present situation in terms of programmes, courses, students and organization.
Programa Doutoral em Multimédia em Educação
Nhapuala, Gildo António. "Formação psicológica inicial de professores: atenção à educação inclusiva em Moçambique." Doctoral thesis, 2015. http://hdl.handle.net/1822/35821.
Full textEste estudo surge no contexto da atualidade e emergência da educação inclusiva em Moçambique e da atenção à melhor qualificação científica e pedagógica dos professores para responderem com êxito aos desafios da educação inclusiva. Apoiando-se nas próprias vivências dos professores, interessou-nos perceber que conceções possuem sobre educação inclusiva, assim como compreender como os professores percecionam a qualidade e relevância da sua formação inicial na área da educação inclusiva, bem como a sua preparação para trabalhar em contextos educativos inclusivos. Esta discussão é feita considerando um conjunto de variáveis de natureza sociodemográfica (idade, género) e variáveis profissionais (duração da formação, experiência docente) por parte dos professores da nossa amostra. O estudo considerou uma amostra de 329 professores de escolas do ensino básico na cidade e província de Maputo. Com uma abordagem quantitativa, o estudo considerou a construção e validação de um questionário sobre as vivências dos professores nas três dimensões de interesse do estudo, nomeadamente conceções sobre educação inclusiva, perceção sobre qualidade e relevância da sua formação inicial, e preparação para trabalhar em educação inclusiva. Os resultados obtidos mostram não existir diferenças estatisticamente significativas nomeadamente tomando o tempo de serviço e género dos professores, bem como em função dos anos de duração da sua formação inicial. Diferenças nos resultados foram observadas tomando os professores consoante tiveram experiência anterior ou não com alunos com necessidades educativas especiais. Os professores com essa experiência mostram resultados mais positivos tanto nas suas conceções sobre educação inclusiva bem como na avaliação sobre a qualidade da formação recebida e preparação para trabalhar em contextos educativos inclusivos comparativamente aos professores sem nenhuma experiência.
The present study refers to inclusive education, a current and emergent topic in Mozambique, and of the attention given to a better scientific and pedagogical qualification of teachers, so they can respond successfully to the challenges created by inclusive education. Grounded on the experience of teachers themselves, our interest was to understand which are their representations about inclusive education, as well as to comprehend how teachers evaluate the quality and relevance of their initial training in the area of inclusive education, and also, how they assess their preparation to work in inclusive educational settings with students with special educational needs. This analysis is made according to a set of sociodemographic (age, gender) and professional (length of training, teaching experience) variables related to teachers. This study considered a sample of 329 elementary teachers working in the city and province of Maputo. Using a quantitative approach, this study involved the design and validation of a questionnaire about teachers' experiences in the three dimensions that were our focus, namely: representations about inclusive education; perceptions about the quality and relevance of initial training; and preparation to work in the area of inclusive education. Our results show that there are no statistically significant differences regarding teachers' teaching experience, gender, or regarding the length of their initial training. The differences found are related to teachers' previous experience of working with students with special educational needs. Teachers who had that experience show more positive results when compared to teachers without experience, whether in their representations about inclusive education, or in the assessment they make about the quality of their training, and the preparation they have to work in inclusive educational settings.