Academic literature on the topic 'Educação musical'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Educação musical.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Educação musical"

1

Santo, Erickson Rodrigues do Espírito, and Arnaldo Nogaro. "COMPORTAMENTOS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO MUSICAL." Vivências 19, no. 38 (January 1, 2023): 283–300. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.870.

Full text
Abstract:
Ao ressaltar a perda de alteridade da Grande Música em face da Indústria Cultural, Theodor W. Adorno vê, de uma forma dialética, o prejuízo musical que a Grande Música sofre na mídia sob o ponto de vista de horizonte musical bem como pedagógico. Assim, esse artigo, de natureza teórica e enfoque qualitativo, conduz-se pelo objetivo de problematizar, à luz do pensamento de Adorno, a respeito da diferença entre a Grande Música e a música de massa como fenômenos musicais e como a Grande Música é prejudicada nessa relação de alienação e consumo a partir do conceito adorniano de comportamentos musicais. A ideia nuclear é criar possibilidades para a identificação desses comportamentos musicais a fim de que eles possam ser trabalhados pelo educador musical, dentro de uma proposta de uma pedagogia que resista à barbárie, buscando a superação e a não repetição de fatos de amplo declínio humano, tal como bem nos orienta a filosofia de Adorno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Leticia Caroline, and Renato Tocantins Sampaio. "A Educação musical inclusiva no Brasil." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 7, no. 2 (November 25, 2019): 113–28. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.869.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre Educação Musical Inclusiva, na língua portuguesa, que apresente como as aulas de música inclusivas são realizadas em escolas especializadas de música e no ensino regular. Em busca em diversas bases de dados, foram encontrados 3.867 resultados, sendo que apenas 16 se adequaram ao tema e critério propostos. Observou-se a presença de propostas de educação musical inclusiva em várias regiões do Brasil, mas ainda há uma grande defasagem em termos de formação de professores e de propostas pe- dagógico-musicais adequadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

V. Valbom, Leonel. "Computadores na educação musical." PSICOLOGIA 5, no. 3 (August 23, 2018): 331–34. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v5i3.858.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Oliveira Mosca, Maristela. "Música e interculturalidade: perspectivas interdisciplinares." DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh), no. 10 (March 1, 2016): 161–73. http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i10.6857.

Full text
Abstract:
Este ensaio se apresenta como uma possibilidade de diálogo sobre a configuração de uma forma de educação musical que tenha como princípios a interculturalidade e a interdisciplinaridade. Nesses processos de aprender e ensinar música na escola de educação básica, apresentamos no decorrer do trabalho a constituição de um marco teórico sobre interculturalidade, interdisciplinaridade e educação musical, procurando relacionar, a partir dos princípios de interculturalidade e interdisciplinaridade, uma forma de currículo em movimento em um projecto pedagógico que assume a educação musical como componente curricular. Ao discutirmos sobre as possibilidades metodológicas para os fazeres musicais na escola, temos como eixos a interculturalidade e a interdisciplinaridade, percebendo a aprendência musical que se estabelece nos contextos locais e globais, suscitando uma forma de ser e estar no mundo que promova a igualdade e o respeito a diversidade. Dessa forma, a educação musical deve valorizar a música do mundo e, a partir de seu desfrute e criação trazê-la ao contexto local – interculturalidade, bem como a integração do conhecimento musical com as diferentes áreas de conhecimento, permitindo uma aprendizagem significativa – interdisciplinaridade. Ao relatarmos e refletirmos sobre as aplicações didático-metodológicas da educação musical, evidenciamos o papel da escola face ao fenômeno da interculturalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Da Fonseca Barros, Matheus Henrique. "Educação musical, tecnologias e pandemia." ouvirOUver 16, no. 1 (July 24, 2020): 292–304. http://dx.doi.org/10.14393/ouv-v16n1a2020-55878.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta reflexões e sugestões para o ensino de música durante o período da pandemia da Covid-19. O texto traz um breve panorama das medidas tomadas pelas autoridades sanitárias, suas consequências no campo da educação, culminando no conceito de ensino remoto emergencial e suas especificidades na prática do professor de música, encaminham-se nas seguintes vertentes: a necessidade de mudança conceitual dos educadores musicais em busca do reconhecimento e validação das práticas músicas geradas pela cultura participativa digital; a observação das realidades e contextos específicos de atuação docente, em especial, a consideração de fatores socioeconômicos que permitam o desenvolvimento coerente de atividades de ensino-aprendizagem musical remotas; o reconhecimento da importância das redes colaborativas profissionais na difusão e compartilhamento de práticas pedagógico-musicais condizentes com o ensino remoto emergencial de música. Os pensamentos e propostas apresentados têm um caráter transitório e emergencial, porém, ressalta-se a pertinência dos mesmos no retorno às aulas presenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bezerra, Ezenice Costa de Freitas, and Juracy Machado Pacífico. "EDUCAÇÃO MUSICAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL." Linguagens, Educação e Sociedade 1, no. 40 (November 30, 2018): 295. http://dx.doi.org/10.26694/les.v1i40.7734.

Full text
Abstract:
O texto aborda a presença da educação musical na educação infantil, resultado de pesquisa que teve por objetivo investigar a presença da educação musical nas práticas pedagógicas de professoras da educação infantil de uma escola pública municipal, na perspectiva de promover intervenção formativa que valorize as experiências de educação musical com crianças em idade de zero a cinco anos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e com proposta intervencionista, utilizou como instrumentos para registro e produção de dados: a)estudos bibliográficos; b)observação; c) questionários e; d) oficina de educação musical, sendo os sujeitos colaboradores quatro professoras e uma coordenadora pedagógica que atuam na etapa da educação infantil. Os resultados apontaram que a educação musical ainda não foi inserida na escola, figurando a ausência nas práticas pedagógicas, mas que a inserção é possível. O estudo também interveio nesse sentido de modo que, em última etapa, já considerando os aportes teóricos e práticas da oficina, elaborou propostas de ação visando à continuação da pesquisa e posterior intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cerqueira, Daniel Lemos, Ricieri Carlini Zorzal, and Guilherme Augusto de Ávila. "Considerações sobre a aprendizagem da performance musical." Per Musi, no. 26 (December 2012): 94–109. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992012000200010.

Full text
Abstract:
Este artigo oferece uma proposta para fundamentação da prática musical de instrumentos e canto, enfatizando procedimentos de estudo, baseando-se principalmente na Teoria da Aprendizagem Pianística de José Alberto Kaplan. Paralelamente, foi realizada uma breve releitura crítica da história do ensino de instrumentos musicais e métodos para educação musical, em diálogo com áreas afins à Performance Musical, entre elas Psicologia Cognitiva, Neurociência e Educação Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Domingues, Glauber Resende. "A criação musical na perspectiva das pedagogias musicais abertas." Orfeu 6, no. 2 (September 10, 2021): 48–77. http://dx.doi.org/10.5965/2525530406022021048.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a criação musical nas pedagogias musicais abertas, trazendo um panorama sobre a temática. Traremos, na primeira parte, uma caracterização histórica e conceitual sobre como tais pedagogias foram sendo forjadas. Cabe, neste sentido, sinalizar o marco da criação do Foro Latinoamericano de Educación Musical (FLADEM), que foi se tornando o espaço de debate sobre tais pedagogias. A seguir dissertaremos sobre a perspectiva de criatividade/criação musical e como esta foi sendo construída, principalmente a partir das ideias de Violeta Hemsy de Gainza. Na terceira parte discorreremos sobre o tripé formação, atuação e avaliação em práticas criativas na educação musical. Por fim, apresentaremos algumas propostas criativas de autores orientados pelas pedagogias abertas a partir de três eixos: experiências musicais centradas na prática, práxis musical participativa e práxis musical integrada. Nas considerações finais comentaremos sobre o alargamento conceitual das pedagogias abertas e a emergência de novas questões para a educação musical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mateiro, Teresa, and Giulliana Audrá. "Sentidos e significados para a escolha da profissão professora de música: Por uma compreensão narrativa." Orfeu 7, no. 1 (July 13, 2022): e0111. http://dx.doi.org/10.5965/2525530407012022e0111.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é tornar perceptíveis os sentidos e significados da narrativa de uma estudante de pós-graduação, a fim de compreender como ocorreu sua escolha pela profissão professora de música. Os ensaios autobiográficos, orais e escritos, entendidos como prática de formação e método de investigação foram produzidos durante quinze semanas em uma disciplina do curso de Mestrado em Educação Musical, oferecida durante o ano de 2019. Dez temáticas foram abordadas: escolha da profissão; antecedentes familiares, musicais e educacionais; ser professor e músico; atuação profissional com música; aprendizagem musical; música no contexto escolar; experiências formativas marcantes; experiências com composição e improvisação; experiências com educação musical não formal; e como as experiências musicais se relacionam aos estudos teóricos e às visões epistemológicas de autores das áreas de educação e, especialmente, de educação musical. Para apresentar a história da estudante, uma série de cortes foi realizada para permitir olhar sua trajetória para além do percurso biográfico. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: qual o caminhotrilhado por ela para decidir pela profissão professora de música? Ao interpretar as narrativas, foram destacadas as relações entre as dimensões pessoais e profissionais que conduziram suas escolhas de formação, assim como os processos de mudança que se refletem em sua história de vida. Os eixos selecionados para discussão foram: os primeiros anos escolares, as experiências musicais e de formação e a decisão pela educação musical. É uma história singular que pretende, acima de tudo, ser educativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Paulo Eduardo, Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos, and Moacir Avila de Matos Junior. "Educação musical: percussão corporal para adolescentes em privação de liberdade." Conjecturas 22, no. 11 (August 10, 2022): 276–87. http://dx.doi.org/10.53660/conj-1362-w62.

Full text
Abstract:
Este escrito tem por objetivo apresentar parte de uma dissertação em andamento atinente à Educação Musical ativa de saberes musicais por meio da percussão corporal, com alunos em privação de liberdade. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativa (MINAYO, 2012), tendo como ponto de partida o elemento musical ritmo, embasado em Boal Palheiros (1999) e Swanwick (2014). Nesse sentido, considerou-se no encaminhamento metodológico pedagógico, a prática, a teoria e a apreciação musical fundamentados em Paraná (2008 e 2006). Visto isso, e considerando as especificidades da socioeducação, esta vivência valeu-se do corpo humano enquanto recurso pedagógico. Considera-se que as proposições dos encaminhamentos explanados neste trabalho, possam contribuir de forma exequível teórico-prática como ponto de partida para ensinagem da Educação Musical ativa na disciplina de Arte. Por fim, é possível ampliar o capital cultural musical dos alunos, humanizar seus sentidos, desenvolver a criatividade, além de possibilitar a ressignificação positiva do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Educação musical"

1

Fragata, Rui Manuel Carreira. "Arranjo musical de repertório para a educação musical." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2012. http://hdl.handle.net/10362/9385.

Full text
Abstract:
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Este relatório de estágio refere-se à prática de ensino supervisionada que efetuei na Escola Básica 2º e 3º ciclo, Pedro Jacques de Magalhães, situada na cidade de Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, durante o ano letivo de 2010/2011, sob a orientação de Paulo Cairrão, docente nessa escola e no âmbito do mestrado em ensino de educação musical no ensino básico. É feita uma síntese das orientações curriculares para o ensino da música, a apresentação da planificação das aulas que lecionei e uma proposta de estudo sobre o arranjo musical de repertório para a educação musical, assente na metodologia de Carl Orff, com o objetivo de desenvolver, no âmbito da disciplina de Educação Musical do Ensino Básico e em contexto de sala de aula, a realização e execução instrumental em conjunto dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Arroyo, Margarete. "Processos cognitivos e estilos musicais : fundamentos para uma educação musical intercultural." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1991. http://hdl.handle.net/10183/143438.

Full text
Abstract:
Esta dissertação articula-se sobre dois pontos: a diversidade de culturas musucais com as quais se convive na sociedade contemporânea, tanto a nível nacional quanto a nível internacional e sua presença na educação musical, e os processos cognitivos presentes nos estilos musicais como um fundamento para uma educação musical intercultural. Esta concepção educacional é colocada como proposta para a superação de alguns problemas apresentados pela educação musical no Brasil: adequação à realidade contemporânea nacional e mundial e necessidade de fundamentação teórica. Estudos e propostas sobre uma educação musical intercultural são expostos juntamnete com as perspectivas de Leonard Meyer e Mary Louise Serafine a respeito de procesos cognitivos presentes na criação, compreensão e fruição dos estilos musicais. A contraposição deses dois conjuntos de ideias mostrou que os proessos cognitivos presentes nos estilos constituem-se em fundamentação para uma educação musical intercultural. Algumas estratégias são sugeridas para a consecução da concepção educacional resultante dos dois potnos que nortearam este trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pacheco, Eduardo Guedes. "Por uma (des)educação musical." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/72124.

Full text
Abstract:
Vinculado à Linha de Pesquisa Filosofias da Diferença e Educação da UFRGS, este texto, intitulado “Por uma (Des)Educação Musical”, toma para a sua realização a música, a infância e a educação como “lugares” de problematização das relações que os constituem. Como intercessores, trazemos pensadores como Friedrich Nietzsche, Paul Valéry, Gilles Deleuze, Manoel de Barros, Silvio Ferraz, Sandra Corazza, entre outros. O objetivo desta tese é pesquisar a criação de novas possibilidades de existência naqueles “lugares”, tendo como nosso principal guia o pensamento proposto pela Filosofia da Diferença. Tal investimento elege conceitos como "plano de composição" e "ritmo" para produzirem uma nova possibilidade de ação e relação entre aqueles que querem ensinar música e aqueles que desejam aprender música, entendendo que os espaços que escolhem estabelecer relações de ensino e de aprendizagem podem realizar tal feito, tendo a arte como orientadora das ações que são chamadas, neste trabalho, de (Des)educacionais. Compõem esta criação, desejos de escritura que passeiam por poesias, métodos, inventários, dicionários, cartas, experimentações, que carregam, além da força dos intercessores escolhidos, dos conceitos colocados em movimento, a potência produzida pelo bloco sensações, aspecto que define a criação em arte como tal.
Linked to the research line Filosofias da Diferença e da Educação, this text, entitled “Por uma (Des)Educação Musical” takes Music, Childhood and Education to problematize the relations which permeate these fields. Having as intercessors thinkers as Friedrich Nietzsche, Paul Valéry, Gilles Deleuze, Manoel de Barros, Silvio Ferraz, Sandra Corazza, among others, the aim of this doctorate thesis is to research the creation of new possibilites of existence for those fields by having as main guide the thought proposed by Philosophy of Difference. This choses concepts such as composition plan and rhythm to produce a new possibility of acting and interacting between those who want to teach music and those who want to learn music, understanding that the spaces they choose to estabilish teaching and learning relations can achieve such relations by having art as the guide of actions that are called here (un)instructive. This creation is composed of writings from poetries, methods, inventories, dictionaries, letters, experiences that carry, besides the strenght of intercessors and the concepts in movement, the power produced by sensations, aspect that defines creation as art itself.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

GUIMARÃES, João Luis Soares Studart. "Concepções de educação musical no Projeto Casa de Estudos Musicais." www.teses.ufc.br, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14367.

Full text
Abstract:
GUIMARÃES, João Luis Soares Studart. Concepções de educação musical no Projeto Casa de Estudos Musicais. 2015. 120f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2015-12-04T15:05:22Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_jlssguimaraes.pdf: 1293910 bytes, checksum: 24f5ba75907f1d964dcad5a55ffe54b7 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2015-12-08T17:29:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_jlssguimaraes.pdf: 1293910 bytes, checksum: 24f5ba75907f1d964dcad5a55ffe54b7 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-08T17:29:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_jlssguimaraes.pdf: 1293910 bytes, checksum: 24f5ba75907f1d964dcad5a55ffe54b7 (MD5) Previous issue date: 2015
This research has as its central theme the music education conceptions identified in the project Casa de Estudos Musicais (CADEMUS), located in Casa José de Alencar, in Messejana neighborhood, Fortaleza, Ceará. The theoretical approach to research, anchored in Bourdieu (2008, 1998, 1992, 1989, 1983), by habitus concepts, trajectory and capital, as well as the epistemology of teaching knowledge presented by Tardif (2011) and in music education concepts that guide teaching and extension measures at the Universidade Federal do Ceará (MATOS, 2010, 2007, 2006) (MORAES, 2007, 1993) (SILVA, 2012), provides analytical categories from which we understand the concepts arising from the habitus, the formative trajectory and the cultural and educational capital of three Project teachers Casa de Estudos Musicais. From the externalization of habitus and capital accumulated by the agents in music education concepts in CADEMUS project, it is research to understand the pedagogical and musical character of that project, which is expressed in the didactic and methodological procedures, theoretical frameworks and knowledge of experience used by teachers in conducting disciplines Choir, Keyboard and Musicalization, in the period from 2013 to 2015. The methodology used in research, qualitative approach and case study design, as requested procedures for data collection observation, interview semi-structured and the application of open questionnaires, which subsidize the analysis of life courses, the training processes in music, the creation and use of music education conceptions of the agents in the CADEMUS project.
Esta pesquisa apresenta como tema central as concepções de educação musical identificadas no projeto Casa de Estudos Musicais (CADEMUS), localizado na Casa José de Alencar, no bairro de Messejana, Fortaleza, Ceará. A abordagem teórica da pesquisa, ancorada na praxiologia de Bourdieu (2008, 1998, 1992, 1989, 1983), pelos conceitos de habitus, trajetória e capital, assim como na epistemologia dos saberes docentes apresentados por Tardif (2011) e nas concepções de educação musical que norteiam as ações de ensino e extensão na Universidade Federal do Ceará (MATOS, 2010, 2007, 2006) (MORAES, 2007, 1993) (SILVA, 2012), fornece categorias de análise a partir das quais compreendemos as concepções que se originam do habitus, da trajetória formativa e dos capitais culturais e escolares de três professores do projeto Casa de Estudos Musicais. A partir da exteriorização do habitus e da conversão dos capitais acumulados pelos agentes em concepções de educação musical no projeto CADEMUS, compete à pesquisa compreender o caráter pedagógico-musical do referido projeto, que se expressa nos procedimentos didáticos e metodológicos, referenciais teóricos e saberes da experiência utilizados pelos professores na condução das disciplinas de Canto Coral, Teclado e Musicalização, no período de 2013 a 2015. A metodologia empregada na pesquisa, de cunho qualitativo e com delineamento de estudo de caso, requisitou como procedimentos de coleta de dados a observação, a entrevista semi-estruturada e a aplicação de questionários abertos, os quais subsidiaram a análise das trajetórias de vida, dos processos formativos em música, da constituição e utilização das concepções de educação musical pelos agentes, no âmbito do projeto CADEMUS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Storgatto, Sabrina Silveira Spanavello. "EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO COM PEDAGOGAS." Universidade Federal de Santa Maria, 2011. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6968.

Full text
Abstract:
This research is linked to Line Arts Education and Research (LP4) from the Graduate Program in Education at Universidade Federal de Santa Maria (PPGE / UFSM) and aimed to understand how educators in an existing school in Santa Maria ( RS) conceive of music education in early childhood education and how they interact with the activities developed by scholars of Music Degree in conducting practices in their space. Specifically looked to see how teachers understand the music in their teaching activities and implement music education in their work, understand their needs in relation to music education in early childhood education and research about the interactions between teachers and trainees to promote music education in context of early childhood education. The study was a qualitative approach to case study. Data collection occurred in kindergarten classes, participated with observations in the context of performance of teachers and educators of the course trainees music Full Degree. Besides the observations was also used semi-structured interviews with teachers educators. The study is organized into five chapters. Initially I do my presentation and my approaches to music education in the context of childhood. Then frame the research institution by drawing a picture from my inserts there. Then I present insights into childhood in order to contextualize my eye this phase of development, and issues peculiar to childhood in the context of school education. Following step to the discussion of music education in early childhood education and then present the musical education I found in the context under study. I could see that the educators working in the institution have a vision of music as an area of knowledge, which is partly the presence of the trainees in their teaching contexts. However, in general, I realize that there is still need encouragement to those teachers looking for ways to articulate their teaching music education.
Esta pesquisa está vinculada a Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e teve como objetivo compreender como pedagogas de uma escola existente no município de Santa Maria (RS) concebem a educação musical na educação infantil e como interagem com as atividades desenvolvidas por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Música que realizam práticas em seu espaço. Especificamente procurei verificar como professoras compreendem a música em suas atividades de docência e implementam a educaçao musical em seu trabalho; compreender suas necessidades com relação a educação musical na educação infantil e investigar acerca das interações entre pedagogos e estagiários a fim de promover a educação musical no contexto da educação infantil. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu em classes de Educação Infantil, com observações participadas no contexto de atuação das professoras pedagogas e dos estagiários do curso de música Licenciatura Plena. Além das observações também foi utilizada a entrevista semi estruturada com as professoras pedagogas. O estudo está organizado em cinco capítulos. Inicialmente faço minha apresentação bem como minhas aproximações com a educação musical no contexto da infância. A seguir contextualizo a instituição de investigação traçando um panorama a partir de minhas inserções naquele local. Em seguida, apresento compreensões sobre a infância, a fim de contextualizar meu olhar dessa fase do desenvolvimento, bem como questões peculiares ao contexto da infância na escola de educação infantil. Na sequência, passo às considerações sobre a educação musical na educação infantil e a seguir apresento a educação musical que encontrei no contexto em estudo. Pude perceber que as pedagogas atuantes na instituição possuem uma visão da música enquanto área do conhecimento, o que se deve em parte a presença dos estagiários em seus contextos de docência. No entanto, de maneira geral, percebo que ainda há necessidade de estímulo para que essas professoras busquem formas de articular sua docência à educação musical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribeiro, Carlos. "Relatório de estágio em educação musical." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5457.

Full text
Abstract:
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico.
Este relatório de estágio refere-se à prática de ensino supervisionada que efectuei na Escola Básica 2, 3 Comandante Conceição e Silva, situada no Concelho de Almada, durante o ano lectivo de 2009/2010, sob a orientação de Carlos Gomes, docente dessa mesma escola e no âmbito do mestrado em ensino de educação musical no ensino básico. É feita uma síntese comentada das orientações curriculares para o ensino da música, a apresentação da planificação das aulas que leccionei, bem como o comentário das mesmas e das aulas a que assisti. Por último, é apresentada uma proposta de estudo sobre a aprendizagem rítmica, uma vez que este relatório deve conter uma componente de investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Griebeler, Wilson Robson. "Educação musical e surdez : cenas inclusivas." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2015. http://tede.udesc.br/handle/handle/2460.

Full text
Abstract:
Submitted by Luiza Kleinubing (luiza.kleinubing@udesc.br) on 2018-03-06T20:30:32Z No. of bitstreams: 1 WILSON ROBSON GRIEBELER.pdf: 574375 bytes, checksum: 7ae4ee0f239119d6f5a514f61f07180f (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-06T20:30:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WILSON ROBSON GRIEBELER.pdf: 574375 bytes, checksum: 7ae4ee0f239119d6f5a514f61f07180f (MD5) Previous issue date: 2015-06-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This study sought to investigate, analyze and understand musical practices involving deaf people in an inclusive setting, also with the participation of listeners. This research, of qualitative character, presents two distinct phases, the first being exploratory, wherein a Brazilian context it was sought to find musical groups that rely on the presence deaf people in their making. For this, verification and analysis were carried out on the materials provided by these groups in their official websites and other materials available on the internet, such as interviews and videos about musical production held by the four groups listed in this work: "Surdodum", "Ab'Surdos", "Batuqueiros do Silêncio" and "Música do Silêncio". At this stage, research was sought about the English institution Music and the Deaf (MATD) to extend the knowledge about work carried out with musical groups involving deaf people. These groups perform activities aimed at musical practices for deaf individuals who are placed in inclusive settings. In the second phase, the option was for semi-structured interviews with music teachers who worked with deaf students and listeners in 2014. From these interviews choice was to observe music education practice of a teacher working in a public school in the city of Florianópolis/SC. This way, it was sought to answer the guiding question of this study: What are the pedagogical support structures found in the practices of music educators who work in inclusive settings where there is the presence of deaf students? This way seeking to understand the barriers to learning and participation of deaf students in music lessons, identifying how pedagogical support is structured in the inclusive setting and aimed at the students learning and participation. The research data show that, although the music teachers operating in this context in the year 2014 did not have specific training to deal with special education and/or inclusive education, all of them took part in at least some disciplines taught in undergraduate or graduate courses that cover the theme of inclusion. In addition, it has been verified that the works are still very much in use of percussion instruments, in addition, visual resources are used for better understanding of the activities by the deaf students. The presence of the LIBRAS interpreter professional was also found to be a valuable educational support that facilitates communication between teacher and student and provides great assistance at the time of the explanation of the activities to be developed.
O presente trabalho buscou investigar, analisar e compreender práticas musicais envolvendo surdos em contexto inclusivo, contando também com a participação de ouvintes. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta duas fases distintas, sendo a primeira de caráter exploratório, onde buscou-se encontrar no contexto brasileiro grupos musicais que contam com a presença de surdos em sua formação. Para isto, foram verificados e analisados os materiais disponibilizados por estes grupos em seus sites oficiais e, outros materiais disponíveis na internet, como entrevistas e vídeos acerca da produção musical realizada pelos quatro grupos mencionados neste trabalho, sendo eles: ?Surdodum?, ?Ab?Surdos?, ?Batuqueiros do Silêncio? e ?Música do Silêncio?. Ainda nesta fase, procurando-se ampliar os conhecimentos acerca de trabalhos realizados com grupos musicais envolvendo surdos, pesquisou-se a instituição inglesa Music and the Deaf (MATD). Estes grupos realizam atividades que visam práticas musicais para indivíduos surdos que estejam inseridos em contextos inclusivos. Na segunda fase, optou-se pela realização de entrevistas semiestruturardas com professores de música que atuaram com alunos surdos e ouvintes durante o ano de 2014. A partir destas entrevistas optou-se por observar práticas de educação musical de um professor atuante em uma escola pública da cidade de Florianópolis/SC. Desta forma, buscou-se responder a questão norteadora deste trabalho: Quais os apoios pedagógicos encontrados nas práticas de educadores musicais atuantes em contextos inclusivos onde exista a presença de alunos surdos? Procura-se assim compreender as barreiras à aprendizagem e à participação de alunos surdos na aula de música, identificando no contexto inclusivo como estão estruturados os apoios pedagógicos voltados para a aprendizagem e a participação destes. Os dados da pesquisa mostram que, embora os professores de música atuantes neste contexto no ano de 2014 não possuam uma formação específica para lidar com a Educação Especial e/ou Educação Inclusiva, todos eles participaram ao menos de disciplinas ministradas em cursos de graduação ou pós-graduação que tratavam da temática da inclusão. Além disso, também pode-se verificar que os trabalhos realizados ainda se pautam bastante na utilização de instrumentos de percussão, além de apoiarem-se em recursos visuais para a melhor compreensão das atividades por parte dos alunos surdos. A presença do profissional intérprete de LIBRAS também apresentou-se como um apoio pedagógico de grande valor, por facilitar a comunicação entre educador e aluno e auxiliar principalmente no momento da explicação das atividades a serem desenvolvidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vallim, Viviane Chiarelli. "A produção musical na educação infantil." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85861.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T00:21:14Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Esta pesquisa foi realizada com o propósito de levar os leitores a refletirem sobre a produção musical na educação infantil, tendo como campo de pesquisa a análise da educação musical nas escolas de Curitiba, rede pública e privada. Para tanto, alguns objetivos foram traçados a fim de direcionar o trabalho. Assim, valorizar a música como fundamental para a formação do cidadão; pesquisar sobre os métodos ativos que envolvem o trabalho da música nas escolas; verificar como as crianças reagem às aulas de musicalização na educação infantil. A análise de como os professores abordam a musicalização e como as escolas percebem a importância da mesma, foram determinantes para chegar a conclusões pertinentes à pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moisés, Alexandre Antonio Mateus. "O cérebro sócio-musical: estudo de uma experiência de educação musical." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-30052016-145641/.

Full text
Abstract:
A prática musical tem efeitos positivos no desenvolvimento humano, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais, motivacionais e sociais, que implicam em alterações no processamento cerebral. O número de Programas de Educação Musical (PEMs) com enfoque em populações jovens em vulnerabilidade social tem crescido no Brasil e no mundo. Dessa maneira, torna-se importante a realização de estudos que verifiquem os efeitos de PEMs no desenvolvimento destas populações. O objetivo do presente estudo é investigar os impactos de uma experiência de um PEM sobre os aspectos psicológicos de seus estudantes, mais especificamente a autoestima, as habilidades sociais e o funcionamento executivo. A coleta de dados foi realizada em um PEM da cidade de Ribeirão Preto SP e em duas escolas regulares de ensino, uma particular e outra da rede pública. Participaram do estudo 69 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 17 anos, divididos em três grupos, a saber: Grupo Iniciante (GI), composto por alunos com até 12 meses de matrícula no PEM; Grupo Experiente (GE), composto por alunos com mais de 24 meses de matrícula no PEM; e Grupo Controle (GC), constituído por participantes sem qualquer envolvimento com aprendizado musical. Cada grupo foi composto por 23 estudantes. Os três grupos de participantes responderam aos seguintes testes psicológicos: Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR), Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters (MESSY) e Teste de Stroop. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com todos os estudantes dos grupos GI e GE, dez estudantes do PEM que não compuseram nenhum grupo por não possuírem o pré-requisito de tempo de matrícula exigido, seis responsáveis legais dos estudantes e doze profissionais do PEM. As entrevistas tiveram a função de fornecerem relatos verbais a respeito dos impactos percebidos nos estudantes pelo envolvimento com o PEM. Os dados dos testes psicológicos foram analisados através dos testes estatísticos ANOVA, Mann-Whitney e t de Student e as entrevistas foram analisadas através da investigação qualitativa em educação. As análises dos testes psicológicos mostraram que os GI e GE não possuem diferenças entre si para nenhuma das variáveis de estudo. O GC apresentou escores inferiores aos GI e GE para a Autoestima e escores superiores para Solidão e Ansiedade Social, indicando que o envolvimento com o PEM pode acarretar em ganhos nessas habilidades. A partir da análise das entrevistas foram construídas três categorias de codificação relacionadas a impactos comportamentais do envolvimento com o PEM, a saber: relacionamento interpessoal, desenvolvimento de habilidades intrapessoais e envolvimento com música e desenvolvimento humano na perspectiva de profissionais e responsáveis legais. A análise das entrevistas indicou que a participação no PEM está relacionada a impactos positivos na autoestima, habilidades sociais e funcionamento executivo dos participantes. Os resultados foram discutidos buscando interrelaciona-los de maneira a integrar os dados colhidos por meio dos testes psicológicos e através das entrevistas. Conclui-se que a participação em PEMs com enfoque no resgate social de populações vulneráveis possui influência no desenvolvimento de crianças e adolescentes, indicando que o uso da educação musical caracteriza uma importante estratégia de intervenção social.
The musical practice has positive effects on human development, involving cognitive, emotional, motivational and social aspects, which imply changes in brain processing. The number of Music Education Programs (MEPs) with a focus on young people in social vulnerability has grown in Brazil and worldwide. Thus, it is important to conduct studies that verify the effects of MEPs in the development of these populations. The aim of this study is to investigate the impact of an experience of a PEM on the psychological aspects of their students, more specifically self-esteem, social skills and executive functioning. Data collection was carried out in a MEP the city of Ribeirão Preto - SP and two regular education schools, one private and another in public schools. The study included 69 children and adolescents aged 10 to 17 years, divided into three groups, namely: Beginner Group (BG), composed of students with up to 12 months of enrollment in PEM; Experienced group (EG), composed of students over 24 months of enrollment in PEM; and Control Group (CG) consisting of participants without any involvement with musical learning. Each group consisted of 23 students. The three groups of participants answered the following psychological tests: the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSS), Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters (MESSY) and Stroop Test. They were also carried out semi-structured interviews with all students of the BG and EG groups, ten students of the MEP not composed any group for not having the registration time prerequisite required, six legal guardians of students and twelve professional of the MEP. The interviews had the function of providing verbal reports about the perceived impacts on students for their involvement with the MEP. The data of psychological tests were analyzed using statistical tests ANOVA, Mann-Whitney and t Student and interviews were analyzed by qualitative research in education. The analysis of psychological tests showed that the BG and EG have no differences between them for any of the study variables. The CG showed lower scores than BG and EG for Self-esteem and higher scores for Solitude and Social Anxiety, indicating that engagement with the MEP can result in gains in these skills. From the analysis of the interviews were built three coding categories related to behavioral impacts of engagement with the MEP, namely: \"interpersonal relationship\", \"development of intrapersonal skills\" and \"involvement with music and human development from the perspective of professional and legal guardians\". The data analysis showed that participation in the MEP is related to positive impacts on Self-esteem, Social Skills and Executive Functioning of the participants. The results were discussed seeking interrelates them in order to integrate the data collected by means of psychological tests and through interviews. It concludes that participation in MEPs focusing on social rescue vulnerable populations have influence on the development of children and adolescents, indicating that the use of music education features an important strategy for social intervention.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rosa, Amélia Martins Dias Santa. "A construção do musical como prática artística interdisciplinar na educação musical." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2006. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9138.

Full text
Abstract:
184 f.
Submitted by JURANDI DE SOUZA SILVA (jssufba@hotmail.com) on 2013-03-08T14:29:05Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Amelia Santa Rosa.pdf: 2358548 bytes, checksum: 14f0e09e2cc16d8976b74d5e1cec4fa2 (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-03-22T14:40:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Amelia Santa Rosa.pdf: 2358548 bytes, checksum: 14f0e09e2cc16d8976b74d5e1cec4fa2 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-03-22T14:40:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Amelia Santa Rosa.pdf: 2358548 bytes, checksum: 14f0e09e2cc16d8976b74d5e1cec4fa2 (MD5) Previous issue date: 2006
O Musical é uma manifestação artística que reúne música, teatro e dança e, nesta pesquisa, apresenta-se como forte aliado na busca pela educação libertadora e abrangente, pois busca desenvolver nos alunos, não somente o seu intelecto, mas também aspectos psico-sociais, cognitivos, musicais e artísticos. Em função de alcançar dados sistemáticos sobre este assunto, realizamos uma pesquisa qualitativa descritiva dentro da área da Educação Musical, mas que se articula com as áreas de Arte-educação, Psicologia, Sociologia e Filosofia. Foi realizada a observação participante do processo de construção, desenvolvimento e análise dos resultados da prática educacional através do Musical “Lamento Sertanejo” com 14 alunos na faixa etária de 14 a 20 anos, no contexto do Coral Juvenil da Escola de Música da UFBa, Salvador, Bahia. O processo avaliativo considerou as visões dos alunos, da professora e de três especialistas independentes, confrontando todas elas para constatar os resultados. Os resultados indicaram que a prática interdisciplinar da construção do Musical, com propósitos pedagógicos, contribuiu para o desenvolvimento dos educandos. Foram analisados os aspectos musicais e artísticos da execução e percepção rítmica, melódica e harmônica, expressão corporal, interpretação teatral, desenvoltura de palco e coordenação motora, os aspectos psico-sociais de entrosamento no grupo, superação de bloqueios emocionais e de timidez e elevação da auto-estima e os aspectos cognitivos relacionados com a criatividade e memorização, além da aquisição de conteúdos culturais.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Educação musical"

1

Santos, Regina Marcia Simão, Adriana Rodrigues Didier, Eliane Maria Vieira, and Neila Ruiz Alfonzo. Música, cultura e educação: Os múltiplos espaços de educação musical. Porto Alegre, RS: Editora Sulina, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brito, Teca Alencar de. Koellreutter educador: O humano como objetivo da educação musical. São Paulo, SP: Editora Fundação Peirópolis, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Educação Musical a Distância e Tecnologias no Ensino da Música: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fernandes, José Nunes, and Aline Rodrigues dos Santos. Publicações da Associação Brasileira de Educação Musical: Índice de autores e assuntos, 2002-2005. Rio de Janeiro, Brazil]: UNIRIO/PPGM, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cruvinel, Flavia Maria. Educação musical e transformação social: Uma experiência com ensino coletivo de cordas. Goiânia: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cruvinel, Flavia Maria. Educação musical e transformação social: Uma experiência com ensino coletivo de cordas. Goiânia: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gomes, Luis Antônio Paim, ed. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. 3rd ed. Porto Alegre, Brazil: Sulina, 2020.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cidade cantada: Educação e experiência estética : canções de Tom Zé e Racionais MC's sobre São Paulo. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bozzetto, Adriana, and Jusamara Vieira Souza. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Música--Mestrado e Doutorado, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Suzigan, Geraldo. Bossa nova: Música, política e educação no Brasil. 2nd ed. São Paulo, SP: Clam-Zimbo Edições, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Educação musical"

1

Cerqueira, Fábio Vergara. "O debate sobre a educação musical na Política de Aristóteles." In Overarching Greek Trends in European Philosophy, 73–88. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2021. http://dx.doi.org/10.1075/ivitra.30.c05cer.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

OLIVEIRA KOGA, FABIANA, ROSEMEIRE DE ARAÚJO RANGNI, and JOSILENE DOMINGUES SANTOS PEREIRA. "TALENTO MUSICAL: IDENTIFICAÇÃO, AVALIAÇÃO E ENRIQUECIMENTO." In Educação Especial. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt10.036.

Full text
Abstract:
O Talento Musical é um fenômeno, o qual pode ser considerado complexo em decorrência de suas nuances e variáveis, principalmente devido ao impacto provocado nas dimensões comportamentais e emocionais dos indivíduos, o que leva à necessidade da identificação precoce. Entretanto, o quantitativo de estudantes talentosos identificados, no Brasil, é ínfimo e focado nas áreas acadêmicas, possivelmente pela desvalorização da Música enquanto conhecimento escolar de natureza científica. Como parte da Educação Especial e com direitos garantidos pela legislação, os talentosos não passam de 23.758 estudantes identificados no censo escolar brasileiro de 2021. Ressalta-se que a identificação é fundamental para que direitos, leis e oportunidades sejam destinados a esse público, a fim de receberem respostas educativas às suas necessidades, inclusive àquelas referentes ao talento musical. Nessa perspectiva, questiona-se: por que a identificação é ínfima e focada em áreas acadêmicas? Qual a importância da identificação do Talento Musical considerando o contexto brasileiro? Quais os avanços na área do Talento quando o enfoque é a área da Música? Diante disso, o objetivo desta investigação é estudar os procedimentos voltados para a identificação, avaliação e enriquecimento de indivíduos com Talento Musical e apresentar os avanços alcançados nos últimos anos. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica com análise qualitativa e quantitativa dos dados (estatística descritiva e meta-análise). Para tanto, os dados serão extraídos de sites oficiais no âmbito Federal e Estadual brasileiros e banco de dados científicos. Os resultados preliminares indicam a desvalorização da Música enquanto área de conhecimento científico. Supõem-se ainda como hipóteses a pouca oferta de formação dos professores especialistas em Música e a perpetuação dos mitos em torno da população dos indivíduos com Talento Musical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Severo, José Simião. "PERCEPÇÃO MUSICAL: UMA BREVE PROPOSTA PARA A PRÁTICA DO SOLFEJO MUSICAL." In AMPLAMENTE: EDUCAÇÃO EM AÇÃO, 218–20. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.01-26.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Said, Paula Martins, and Dagma Venturini Marques Abramides. "EDUCAÇÃO MUSICAL E HABILIDADES SOCIAIS." In Música, Filosofia e Educação, 200–215. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0461050220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Wolffenbüttel, Cristina Rolim. "MÚSICA FOLCLÓRICA E EDUCAÇÃO MUSICAL." In As Práticas e a Docência em Música 2, 11–22. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8362002042.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gohn, Daniel Marcondes. "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: ASPECTOS NEGATIVOS." In Música: Circunstâncias Naturais e Sociais, 40–49. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8491912075.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Conceição, Maria Beatriz Licursi, Elsa Maria Gabriel Morgado, and Levi Leonido Fernandes da Silva. "EDUCAÇÃO MUSICAL: DESAFIOS SOCIAIS E CULTURAIS." In Diálogos em educação: Olhares multidisciplinares sobre a aprendizagem Vol. 1, 494–507. Editora e-Publicar, 2022. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c2022115041433.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Severo, José Simião. "PERCEPÇÃO MUSICAL COMO DISCIPLINA ENTENDENDO SEU CONTEXTO." In AMPLAMENTE: EDUCAÇÃO EM AÇÃO, 214–17. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.01-25.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Wolffenbüttel, Cristina Rolim, and Sita Mara Lopes Sant’Anna. "INVESTIGAÇÕES EM EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS." In Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado 8, 188–96. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.86920120820.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Paiva, Luciano Luan Gomes, Dayana Lucia Rodrigues de Freitas, and Rainara Mairla Gomes Teixeira. "DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA." In AMPLAMENTE: EDUCAÇÃO EM AÇÃO, 136–38. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.01-14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Educação musical"

1

de Lima, Wemerson Geisler, Alan Robert Resende de Freitas, and Tiago França Melo de Lima. "Design e desenvolvimento de um jogo sério para educação musical." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19674.

Full text
Abstract:
A música está presente em todas as fases das nossas vidas, e a educação musical é conteúdo obrigatório no Brasil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Entretanto, há diversos desafios ao ensino de música nas escolas, como a falta de recursos apropriados tais como materiais pedagógicos e instrumentos musicais e a carência de profissionais qualificados e especializados. Outro desafio é a necessidade de manter alunos motivados e engajados diante de um mundo cada vez mais conectado e repleto de tecnologias que contribuem para desviar a nossa atenção. Nesse contexto, os jogos sérios podem ser empregados como ferramenta de apoio em processos de ensino-aprendizagem. Nesse estudo, foi realizado um mapeamento de jogos sérios voltados pra educação musical, que sugere limitações e carência de iniciativas com foco em teoria musical. O artigo apresenta a concepção, design e desenvolvimento do jogo Musicália - um jogo sério voltado para educação de crianças em teoria musical. Os resultados incluem o documento de design do jogo, artefatos do jogo como recursos audiovisuais e uma versão de demonstração do jogo, que será avaliada por crianças e professores em um contexto escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Melo, Amanda Meincke, Carla Eugenia Lopardo, and Guilherme Moreira De Melo. "Computação Aplicada à Educação Musical: desafios e perspectivas ao planejamento docente no contexto da Educação Inclusiva." In V Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/desafie.2016.9162.

Full text
Abstract:
O conteúdo de Música é obrigatório nas escolas brasileiras e deve ser oferecido em contexto educacional inclusivo. No entanto, faltam soluções que possibilitem ao professor de Música, com ou sem deficiência, identificar e reutilizar materiais didático-musicais para o seu planejamento em contextos educacionais inclusivos, que considerem as características e necessidades de seus alunos e a sua própria condição. Compromete-se, assim, a efetivação do uso de tecnologias digitais na Educação. Este artigo busca contribuir com esse cenário, apontando caminhos para lidar com o desafio da efetivação do uso das tecnologias digitais na educação, com ênfase no planejamento docente no contexto da Educação Musical Inclusiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aguilar, Igor, and Adriana Mendes. "Confecção de ocarina para educação musical." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192052.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Morgado, Elsa Gabriel, Levi Fernandes Silva, Maria Beatriz Licursi Conceição, and Mário Anibal Cardoso. "A relevância motivacional da arte musical na integração social: receptividade-emotividade-educação e cultura." In INNODOCT 2021. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2021. http://dx.doi.org/10.4995/inn2021.2021.13338.

Full text
Abstract:
Neste trabalho pretendemos apresentar uma reflexão a respeito da arte musical e sua particularidade motivacional relacionada ao encanto e manifestação do ser humano para vivências artísticas direcionadas à sociedade. Destacamos que a experiência performática da referida arte quando realizada regularmente conduzida por um profissional competente na área de educação musical poderá proporcionar aos indivíduos alterações de ordem psicológica e cognitiva as quais certamente repercutirão de forma benéfica em suas condutas pessoais e crescimento acadêmico. Estudos neurocientíficos realizados por renomados pesquisadores têm comprovado que as atividades musicais excitam várias regiões cerebrais porém alguns declaram que todo o cérebro é ativado. Salientamos que sublimemente, educador e dirigidos, serão afetados de maneira positiva pelos estímulos que incidirão sobre o “cérebro musical”. Abordaremos nesta pesquisa os fatores que possivelmente contribuirão para o frutífero resultado da experiência com a arte musical tendo em vista as peculiaridades, a qualidade das performances e a aquisição de conhecimentos que abrangerá o desenvolvimento motor, psicológico e cognitivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira Neto, Aluizio B., and Maurício Alves Loureiro. "Sala de Estudos Aumentada: Suporte Computacional para o Desenvolvimento Técnico e Perceptivo da Performance Musical." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.162.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma proposta de aplicação de ferramentas computacionais para análise acústica de conteúdo sonoro musical no processo ensino-aprendizagem, como suporte para o desenvolvimento técnico e perceptivo na performance musical. A metodologia foi testada a partir de uma pesquisa realizada durante dois semestres com uma turma de estudantes de bacharelado em clarineta. Descrevemos a implementação de uma sala de estudos aumentada como ferramenta auxiliar no ensino musical de nı́vel superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

DOS SANTOS MENESES, JOAO LUIS. ""PAGODE": A TRANSFORMAÇÃO EM GÊNERO MUSICAL." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.15.14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Thiago Marcondes, Mariano Pimentel, and Denise Filippo. "Computação ubíqua para apoiar a educação musical: explorações com Tapetes Musicais Inteligentes." In Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.61.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mendes, Adriana, and Patricia Kawaguchi Cesar. "Os blogs como ferramenta para a educação musical." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37722.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cruz, Fernando Vieira da. "O JAZZ E A EDUCAÇÃO MUSICAL DO SÉCULO XX." In Colloquium Humanarum. Recife, Brasil: Even3, 2012. http://dx.doi.org/10.29327/147218.9-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bordini, Rogério Augusto, Joice Otsuka, Delano Beder, Lucas Ferreira Fonseca, Pablo Augusto Gonçalves de Freitas, Antônio Pedro Avanzi Nunes, Daniel Lopes Santiago, and Glauber Santiago. "Musikinésia: Jogo Eletrônico para o Aprendizado de Teclado Musical." In XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.647.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography