Academic literature on the topic 'Educacao musical : Pedagogia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Educacao musical : Pedagogia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Educacao musical : Pedagogia"

1

Garcia, Gilberto Vieira. "O “amor” pela Musica, um Dicionário e a cultura musical como pedagogia no século XIX." CAMINHOS DA EDUCAÇÃO: diálogos, culturas e diversidades 3, no. 1 (May 1, 2021): 53–73. http://dx.doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12397.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar uma perspectiva da História da Educação Musical que se desenvolve para além das instituições escolares, especificamente no campo da Cultura. A questão central será tentar compreender como o campo da Cultura Musical pode operar também como “Pedagogia”, tendo como recorte o século XIX. O objeto de estudo que dará suporte a essas reflexões será o “Dicionário Musical”, de Raphael Coelho Machado, publicado no Brasil em 1842. Para tanto as referências teóricas utilizadas abrangem as categorias de “programa institucional” (Dubet, 2002), “regime de amadorismo” (Fauquet e Hennion, 2000) e “cultura como pedagogia” (Silva, 2005). Como conclusão geral deste artigo, constata-se que os processos históricos de constituição e afirmação de determinadas Culturas Musicais apresentam-se como uma importante temática para ser problematizada e estudada também dentro da área da História da Educação Musical. E
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santana, Isadora Brezolin, and Vanessa Weber. "A música na prática docente do pedagogo: reflexões sobre o estágio na Educação Infantil." Revista Triângulo 11, no. 3 (December 18, 2018): 100. http://dx.doi.org/10.18554/rt.v0i0.2603.

Full text
Abstract:
Encontrar música nas escolas de educação infantil é algo natural, porém, o trabalho com conhecimentos específicos dessa área do conhecimento muitas vezes se torna um desafio para o professor que não é formado em Música. Neste artigo pretendemos refletir sobre as possibilidades do pedagogo inserir conhecimentos musicais em sua docência. Para isso, trazemos ao longo do texto um relato de experiência de práticas realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal XXXX. Essas práticas, realizadas em uma turma de berçário, tiveram como referência a proposta pedagógico-musical da educadora musical Josette Feres em seu livro “Bebê – música e movimento”. A pesquisa e reflexão sobre as práticas realizadas tiveram como caminho metodológico a pesquisa-participante e como referenciais pesquisadores da educação musical, dentre os quais Feres (1998), Brito (2003), Ilari (2009) e Joly (2011). Ao perceber que a inclusão de práticas musicais no estágio com bebês pôde ser realizada, concluímos que é possível que o pedagogo, com estudo e aprofundamento de conhecimentos pedagógico-musicais, proponha atividades musicais específicas aos bebês durante a prática docente e esperamos que as atividades descritas sirvam de exemplo para professores que buscam incluir conhecimentos musicais em suas aulas na educação infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Erika De Andrade, and Marcelo Petraglia. "WALDORF SCHOOLS MUSIC EDUCATION APPROACH AS INSPIRATION FOR WORK IN OTHER CONTEXTS." Revista Europeia de Estudos Artisticos 4, no. 3 (July 30, 2013): 1–15. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v4i3.81.

Full text
Abstract:
No Brasil, desde 2008 testemunhamos a efervescência de debates acerca da volta da música para a escola. A lei 11.769 torna a música conteúdo obrigatório em todas as escolas brasileiras, desde a educação infantil até o ensino médio. No entanto, muito se tem discutido a respeito dos profissionais que assumirão este desafio, das metodologias e conteúdos envolvidos e da função da música na escola. O que pretendo compartilhar com o leitor são algumas observações e reflexões, realizadas a partir de vivências durante minha trajetória profissional, tanto como educadora musical atuando em uma escola Waldorf, quanto como docente em cursos de Licenciatura em Música em duas universidades do interior paulista. Seja supervisionando estágios ou ministrando disciplinas pedagógicas, observo inúmeros questionamentos de músicos e educadores musicais a respeito da volta da música para a escola. O foco deste trabalho é descrever a proposta de educação musical praticada nas escolas Waldorf. Presente no Brasil desde 1955, esta pedagogia conta com mais de 50 anos de experiência, portanto, é possível identificar nos caminhos já trilhados, possibilidades e indicações para a Educação Musical, tanto na escola tradicional quanto em projetos socioeducativos. Este texto trará um breve histórico acerca da pedagogia Waldorf e descreverá o currículo musical, desde o jardim de infância até o ensino médio. Serão abordados também os aspectos que envolvem a formação humana do professor, seus conhecimentos, habilidades, atitudes e competências e por fim, será apresentado um balanço das possíveis aplicações dessas experiências para a educação musical em outros contextos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Cássia Virginia Coelho de, Vania Malagutti Loth, Andréia Pires Chinaglia de Oliveira, Vânia Gizele Malagutti, Tatiane Andressa da Cunha Fugimoto, and Débora Santos Porta Calefi Pereira. "Resenha do livro Pedagogias brasileiras em educação musical." OPUS 25, no. 2 (July 24, 2019): 270. http://dx.doi.org/10.20504/opus2019b2513.

Full text
Abstract:
O texto apresenta uma resenha do livro Pedagogias brasileiras em educação musical, organizado por Teresa Mateiro e Beatriz Ilari, publicado em 2016. A obra resenhada reúne, ao longo de oito capítulos, pedagogias brasileiras em educação musical de músicos pedagogos que marcaram época no Brasil. Cada capítulo foi escrito por autores diferentes e nesta resenha são apresentados resumidamente, não com o intuito de tecer críticas ao conteúdo trazido pelos autores, mas buscando socializar ainda mais este livro, enquanto material didático para a educação musical brasileira. Finalizando, trazemos breves considerações acerca da obra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Paz, Ana Luísa, and Jorge Ramos do Ó. "A pedagogia artística como normação da vida: tecnologias do eu e produção do génio musical em Portugal (final do século XIX a início do século XX)." Educar em Revista, no. 66 (December 2017): 19–36. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.53649.

Full text
Abstract:
RESUMO Esta discussão sobre educação e ensino musical português, entre final do século XIX e início do século XX - uma época em que a procura das aprendizagens musicais foi rarefeita - procura introduzir a hipótese de uma leitura biopolítica a partir da tecnologia do génio. Esse conceito atravessou diversos ramos de ensino, embora através de diferentes modalidades - o que permite perguntar se a regulação artística das populações se daria por uma mesma tecnologia. A pergunta surge a partir da identificação dos diversos contextos educativos, práticas pedagógicas e incidências artísticas que parecem bifurcar o génio em nacional e individual. A educação musical (ensino primário, secundário e normal) foi incentivada pelo Estado através das práticas de canto coral, então, também designado por canto escolar, e com possibilidade de abranger toda a população. Para a grande massa, agilizou-se a incorporação do génio nacional - com suas manifestações públicas de repertório musical, linguístico, emocional e corporal. O ensino musical especializado (conservatórios) dirigia-se, porém, a uma pequena parcela da população, a qual seria capacitada para a execução e criação musical. O incentivo do génio musical (individual) repercutiu uma produtividade global de rarefação das oportunidades, sendo possível identificar algumas dessas técnicas a partir da pedagogia de instrumentos de grande procura, como o piano. Currículos e práticas escolares remetem, apesar desta diferenciação, para o génio como tecnologia unívoca, agilizada por diferentes técnicas pedagógicas de normação dos sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Sidónio Manuel da Costa, and António José Pacheco Ribeiro. "ESTILOS E GÉNEROS MUSICAIS NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO DA MÚSICA EM PORTUGAL: PASSADO, PRESENTE E PERSPETIVAS FUTURAS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 2 (February 27, 2021): 13. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i2.615.

Full text
Abstract:
O presente artigo explora as diferentes músicas e pedagogias subjacentes ao currículo das escolas públicas de Ensino Artístico Especializado da Música em Portugal. Neste sentido, pretende contribuir para o conhecimento da realidade musical do país, nomeadamente no que concerne às tipologias musicais, ou seja, aos géneros e estilos musicais praticados pelas escolas públicas de música, e, consequentemente, possibilitar a adoção de estratégias e medidas político-culturais que consolidem os projetos educativos das escolas intervenientes, reforçando a sua autonomia pedagógica e as insira, efetivamente, nas suas comunidades locais/regionais, mas também na educação global de todos os indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carone, Iray. "Adorno e a educação musical pelo rádio." Educação & Sociedade 24, no. 83 (August 2003): 477–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302003000200009.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma exposição do estudo analítico de um programa semanal da National Broadcasting Company (NBC), The Music Appreciation Hour, destinado a crianças e jovens escolares, realizado por Theodor W. Adorno durante sua participação no Princeton Radio Research Project (1938-1941). Tem duas partes: na primeira, Adorno analisou a pedagogia musical do programa; na segunda, apontou para as implicações culturais desse programa, que, embora não comercial e sustentado pela própria nbc, tinha todas as marcas da indústria do entretenimento comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tormin, Malba Cunha, and Tizuko Morchida Kishimoto. "Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries." Educação em Foco 21, no. 34 (September 20, 2018): 147–69. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v21i34.1521.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação musical do professor de educação infantil, oriunda dos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Música. O método de coleta de dados foi por amostragem e coletados em 100 Instituições Federais, Estaduais e Privadas de Ensino Superior em todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada em 2012 e 2013 via internet por meio de páginas eletrônicas das Instituições. Os resultados mostraram uma maior oferta de cursos de Pedagogia em relação aos de Música; a ausência de formação musical nos cursos de Pedagogia e a pouca oferta de disciplinas voltadas à musicalização na primeira infância em ambos os cursos. A pesquisa sugere a necessidade de revisão nos currículos dos dois cursos e abertura de diálogo propondo mudanças na formação musical do professor de educação infantil, principalmente direcionados às creches públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barbosa, Maria Flávia Silveira. "FORMAÇÃO MUSICAL DO PROFESSOR GENERALISTA E POSSIBILIDADES DE TRABALHO SIGNIFICATIVO." Nuances: estudos sobre Educação 19, no. 20 (August 1, 2011): 57–72. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.980.

Full text
Abstract:
Este trabalho é resultado parcial de estudos que vêm sendo realizados de forma independente com o objetivo de contribuir para a fundamentação teórica e prática de uma pedagogia musical diferente da que tem sido comumente adotada no ensino regular, especialmente nas escolas de Educação Infantil, nas quais as atividades musicais geralmente ficam a cargo de professores não especialistas. Parte-se da análise crítica de documentos oficiais que tratam da formação do professor generalista, com o intuito de verificar a existência (ou não) de indicações acerca da formação musical desse profissional. Entende-se que haja necessidade dessa formação, uma vez que os próprios Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) incluem uma proposta para a música. Verifica-se, entretanto, que essa nem sempre é a realidade observada em cursos de graduação em Pedagogia. Prossegue-se com a análise da proposta para a Música dos RCNEI, a qual se considera que, conquanto bastante rica e detalhada, não é uma proposta que pode ser facilmente levada a cabo por professores que não tenham uma formação especializada em música, entre outras coisas, por trabalhar, tanto em seus objetivos e conteúdos como em suas orientações didáticas, com conceitos específicos da área. Fundamenta-se, então, na perspectiva histórico-cultural do conhecimento – sobretudo na concepção de linguagem de Lev Vygotski e Mikhail Bakhtin – para apresentar uma proposta didática alternativa. Na elaboração dessa proposta, baseia-se também em autores brasileiros de Educação Musical.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.980
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira Velho de Arruda, Murilo, Luiz Gonçalves Junior, and Bruna Fuentes da Costa. "EDUCAÇÃO MUSICAL HUMANIZADORA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO: DESVELANDO PROCESSOS EDUCATIVOS." REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 9, no. 3 (December 31, 2018): 165. http://dx.doi.org/10.24317/2358-0399.2018v9i3.7747.

Full text
Abstract:
O objetivo desta investigação foi desvelar processos educativos presentes em uma intervenção com educação musical humanizadora no contexto do projeto de extensão social Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer (VADL), criado em 1999, junto ao Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O projeto é desenvolvido com a pedagogia dialógica por equipe interdisciplinar de educadores/as, junto a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, de periferia urbana e empobrecida da cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo. A metodologia foi desenvolvida com inspiração na fenomenologia, e como procedimentos, utilizamos registro de observações em diários de campo, referente ao período de criação, preparação e apresentação, junto aos participantes do citado projeto de extensão, de uma música para a 9ª edição do “Festival Sons e Movimentos”, que aconteceu no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar. A partir da análise dos diários de campo, quatro categorias foram construídas: A) Organização em coletividade; B) Brincando e aprendendo música; C) Em busca do diálogo; D) Gente é pra brilhar não pra morrer de fome. Com base nestas categorias consideramos que foram desvelados processos educativos de solidariedade, cooperação, autonomia, protagonismo, respeito, disciplina individual e coletiva. Palavras-chave: Processos Educativos. Educação Musical. Pedagogia Dialógica HUMANIZING MUSIC EDUCATION IN AN OUTREACH PROJECT: UNVEILING EDUCATIONAL PROCESSES Abstract: This paper aimed to unveil educational processes within an intervention with humanizing music education at the outreach social project Experiences in Diversified Leisure Activities, created in 1999, along with Physical Education and Human Motricity Department from Universidade Federal de São Carlos (Federal University of São Carlos, UFSCar). Based on dialogic pedagogy, the project was developed by an interdisciplinary team of educators with children and youth from 7 to 17 years old from impoverished areas of the periphery of São Carlos city, in São Paulo state. The methodology was developed with inspiration in phenomenology, and as methodological procedures, we registered the observations in field diaries, from conception, preparation and presentation of a song with participants of the outreach program at the 9th Sounds and Movement Festival, which took place at Florestan Fernandes Hall of the UFSCar. Through field diaries analysis four categories were built: A) Collective organization; B) Playing and learning music; C) Seeking dialogue; D) People is to shine not to starve. Based on those categories we consider that unveiled educational processes related to solidarity, cooperation, autonomy, protagonism, respect, individual and collective discipline. Keywords: Educational Processes; Music Education; Dialogic Pedagogy EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS Resumen: El objetivo de esta investigación fue desvelar procesos educativos presentes en una intervención con educación musical humanizadora en el contexto de lo proyecto de extensión social Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio, creado en 1999, junto al Departamento de Educación Física y Motricidad Humana (DEFMH) de la Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). El proyecto es desarrollado con la pedagogía dialógica por equipe interdisciplinar de educadores/as junto a niños y adolescentes de 7 hasta 17 años de periferia urbana y empobrecida de la ciudad de São Carlos, interior del estado de São Paulo. La metodología fue desarrollada con inspiración en la fenomenología y como procedimientos utilizamos registro de las observaciones en diarios de campo, referente al período de creación, preparación y presentación junto a los participantes de lo citado proyecto de extensión de una música para la 9ª edición del “Festival Sonidos y Movimientos”, que ha acontecido en lo Teatro Florestan Fernandes de la UFSCar. A partir de la analice de los diarios de campo cuatro categorías fueran construidas: A) Organización en colectividad; B) Jugando y aprendiendo música; C) En busca del diálogo; D) Gente es para brillar no para morir de hambre. Desde estas categorías consideramos que fueran desvelando procesos educativos de solidaridad, cooperación, autonomía, protagonismo, respecto, disciplina individual y colectiva. Palabras-clave: Procesos Educativos. Educación Musical. Pedagogía Dialógica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Educacao musical : Pedagogia"

1

Arroyo, Margarete. "Processos cognitivos e estilos musicais : fundamentos para uma educação musical intercultural." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1991. http://hdl.handle.net/10183/143438.

Full text
Abstract:
Esta dissertação articula-se sobre dois pontos: a diversidade de culturas musucais com as quais se convive na sociedade contemporânea, tanto a nível nacional quanto a nível internacional e sua presença na educação musical, e os processos cognitivos presentes nos estilos musicais como um fundamento para uma educação musical intercultural. Esta concepção educacional é colocada como proposta para a superação de alguns problemas apresentados pela educação musical no Brasil: adequação à realidade contemporânea nacional e mundial e necessidade de fundamentação teórica. Estudos e propostas sobre uma educação musical intercultural são expostos juntamnete com as perspectivas de Leonard Meyer e Mary Louise Serafine a respeito de procesos cognitivos presentes na criação, compreensão e fruição dos estilos musicais. A contraposição deses dois conjuntos de ideias mostrou que os proessos cognitivos presentes nos estilos constituem-se em fundamentação para uma educação musical intercultural. Algumas estratégias são sugeridas para a consecução da concepção educacional resultante dos dois potnos que nortearam este trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

AQUINO, Thais Lobosque. "A música na formação inicial do pedagogo: embates e contradições em cursos regulares de Pedagogia da região Centro-Oeste." Universidade Federal de Goiás, 2007. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2027.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T16:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertathaislobosque.pdf: 519417 bytes, checksum: 53447a28a98b1f3521af41a51ef32a3f (MD5) Previous issue date: 2007-09-03
The present work had finally to investigate music in the initial background of pedagogue, under a perspective of analysis directed for the regular courses of Pedagogy in Brazilian s Center-West region. To discuss this phenomenon, revealed necessary to examine the history of the music education in Brazil, the trajectory of the Pedagogy course in this country, the limits and possibilities of pedagogue practice with the musical language, beyond empirically documentary analysis verifying through the presence of music in the curriculum of the 76 institutions that offer the course in regular regimen in Center-West region. Pedagogue is apprehended as professional responsible by the teaching to multidiscipline in the infantile education and initial series of basic education and, for this, charged of music in the respective levels. Thus, it is fundamental to offer him preparation in music already during its process of initial background. To the end, considers a guideline and proposals for quarrel that aims to supply subsidies for researches and projects pledged in creating new tonic about the multifaceted dialogue between pedagogue and music.
O presente trabalho teve por fim investigar a música na formação inicial do pedagogo, sob uma perspectiva de análise direcionada para os cursos regulares de Pedagogia da região Centro-Oeste. Para desvelar este fenômeno, mostrou-se necessário examinar a história da educação musical no Brasil, a trajetória do curso de Pedagogia no país, os limites e possibilidades de atuação do pedagogo com a linguagem musical, além de verificar empiricamente através de análise documental a presença da música no currículo das 76 instituições que oferecem o curso de Pedagogia em regime regular na região Centro-Oeste. O pedagogo é apreendido como profissional legal e eticamente responsável pela docência multidisciplinar na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e, por isto, incumbido do ensino musical nos respectivos níveis. Assim, acredita-se ser basilar oferecer preparação em música já durante seu processo de formação inicial para que possa atuar efetivamente com tal área do conhecimento de modo a democratizá-la nas escolas regulares brasileiras. Ao final da investigação, é apresentada uma pauta e propostas para discussão que visa fornecer subsídios para pesquisas e projetos empenhados em criar novas tônicas para o diálogo multiface entre o pedagogo e a música.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Werle, Kelly. "A MÚSICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA PEDAGOGIA: UMA PESQUISA COM ESTAGIÁRIAS DA UFSM." Universidade Federal de Santa Maria, 2010. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6919.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The current dissertation is articulated to the research line Educação e Artes (LP4) from Programa de Pós-Graduação em Educação, from Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) and the study group Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). As general aim, it sought to comprehend how the pre-service teachers from Pedagogy course/UFSM improve the music in the teaching construction process. Specifically, it sought to know the pre-service teachers conceptions on music in and for the supervising training; to discuss about the music in the pedagogic practice carried out by the pre-service teachers; and to reflect on the music into the set of knowledge that supports the teaching of the pre-service teachers. The research has a participant nature, and was developed through a workgroup composed by four pre-service teachers from Pedagogy course/UFSM. As methodological instruments for information collect, it was used semi-structured interviews; participant observation at schools; recording book of the group meetings and of the observations at schools; participants recording book; and collective conversation. The pieces of information gotten in the research were analyzed based on the subject analysis, and the results organized into categories which ran through the multiple methodological instruments. The first part of literature review deals with the pedagogy course as a place of academic-professional education of kindergarten and initial years teachers, pointing out and discussing the supervising training as a relevant moment of this education. The second part refers to the musical and pedagogic-musical education of kindergarten and initial years teachers, detaching the musical formation in the Pedagogy course/UFSM. As results, were enhanced the relevance of musical experiences lived throughout the participants life and of the workgroup with formative device that contributed to musical construction and accomplishment in the teaching of pre-service teachers from Pedagogy.
A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). Como objetivo geral, buscou-se compreender como as estagiárias do curso de Pedagogia/UFSM potencializam a música no processo de construção da docência. Especificamente, procurou-se conhecer as concepções das estagiárias com relação à música no e para o estágio supervisionado; problematizar a música em suas práticas pedagógicas; e refletir acerca da música no conjunto de conhecimentos que sustentam a docência. A pesquisa possui caráter participante e foi desenvolvida por intermédio de um grupo de trabalho composto por quatro estagiárias do curso de Pedagogia diurno da UFSM. Como instrumentos metodológicos para a coleta de informações, foram utilizadas entrevista semi-estruturada; observação participante nas escolas; caderno de registros dos encontros do grupo e das observações nas escolas; caderno de registros das participantes; e conversa coletiva. As informações obtidas na pesquisa foram analisadas sob a ótica da análise de conteúdo, sendo os resultados organizados em categorias que transversalizam os múltiplos instrumentos metodológicos. A primeira parte da revisão de literatura versa sobre o curso de Pedagogia como locus da formação acadêmico-profissional de professores da educação infantil e anos iniciais, apontando e discutindo o estágio supervisionado como momento relevante dessa formação. A segunda parte trata da formação musical e pedagógico-musical de professores da educação infantil e anos iniciais, destacando a formação musical no curso de Pedagogia/UFSM. Como resultados, salientam-se a relevância das vivências musicais obtidas ao longo da vida das participantes e do grupo de trabalho com dispositivo formativo que contribuiu para a construção e para a realização da música na docência de estagiárias da Pedagogia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Suzigan, Maria Lúcia Cruz. "Educação musical - uma nova abordagem (Centro Livre de Aprendizagem Musical - São Paulo - 1973 a 2001)." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2006. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2695.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-18T21:31:34Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Maria Lucia Cruz Suzigan1.pdf: 1190260 bytes, checksum: 97c9aaadcf81bc3264dd3fe800fb71fd (MD5) Maria Lucia Cruz Suzigan2.pdf: 3120200 bytes, checksum: a46b2c208d6dcae07c823d63205ad1f3 (MD5) Maria Lucia Cruz Suzigan3.pdf: 3253304 bytes, checksum: e1b08ad2489394f15d57020a246a8de6 (MD5) Previous issue date: 2006-09-12
Fundo Mackenzie de Pesquisa
This work intends to discuss the pedagogical project of CLAM - Free Center of Musical Learning, one of the first schools of music in the city of São Paulo to develop a different proposal of teaching-learning from the traditional schools. The focus is on the period from March 1973 to March 2001. It is an interdisciplinary work the first one concerning a brief history of Zimbo Trio and the CLAM. The second chapter analyses all the methodology developed in the school and examples of what repertoire was used. In the third chapter is about the creation and organization of the Department of Musical Education for Children, its methodology, repertoires, recitals and the use of this teaching-learning system for public and private schools, in particular Diadema - SP public school net.
Essa dissertação propõe discutir o projeto pedagógico do CLAM Centro Livre de Aprendizagem Musical, uma das primeiras escolas de música da cidade de São Paulo a desenvolver uma proposta de ensino-aprendizagem diferente das escolas tradicionais. O estudo abrange o período de março de 1973 a março de 2001. É um trabalho interdisciplinar que está dividido em três capítulos, sendo o primeiro uma breve história sobre o Zimbo Trio e o CLAM. O segundo capítulo analisa toda a metodologia desenvolvida na escola e exemplos do repertório utilizado. No terceiro, a criação e organização do Departamento de Educação Musical para crianças, sua metodologia, repertórios, recitais e a utilização deste sistema de ensinoaprendizagem por escolas regulares do ensino público e privado, em especial as escolas da rede municipal de Diadema - SP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Furquim, Alexandra Silva dos Santos. "A FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RS." Universidade Federal de Santa Maria, 2009. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6882.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The present research was developed in the course of Master in Education, in the Federal University of Santa Maria/RS, in the line of research Education and Arts and it is related to the training group named Action and Research in Music Education (FAPEM). The study aimed at investigating the Music Education in teacher training courses in education, offered during the day and in the presence mode, the public universities of the RS. Specifically, it is intended to understand the Political Pedagogical Project (PPP) of courses in pedagogy and the proposals contained therein for Music Education and developed courses in pedagogy and understand how the Music Education is articulated with the general education teacher of the early years of schooling. The reasons for the study is based on authors of teacher training (NÓVOA, 1995; GARCIA, 1999; DINIZ-PEREIRA, 2008; MIZUKAMI, 2008), the pedagogy course (BRZEZINSKI, 1999; 2008; SILVA, 1999; SAVIANI, 2008; SCHEIBE, 2008) and Music Education in Pedagogy (BELLOCHIO, 2000; 2001; 2004; 2008; FIGUEIREDO, 2001; 2003b; 2004; 2007), among others.The study has a qualitative approach, characterized as a multiple case study (YIN, 2005). Data collection was conducted through document analysis of the PPP and programs of the disciplines of Art/Music which are part of the syllabus of the courses in pedagogy. It also involved semi-structured interviews with five teachers and four coordinators of the courses of education of universities participating in the study. Therefore, the data were analyzed according to the technique of content analysis (BARDIN, 1977). In order to know the PPP of the courses of education, it was observed that all the institutions are designed to train graduates in education and it has the training for teaching in the early years of schooling as a focus. Specifically with regard to Music Education in academic and professional training in pedagogy, it was found that the area of music in the syllabus of the course of education in two universities is considered a specific discipline. In other institutions, the area of music it is not a a specific discipline in their syllabus. In two universities there is a discipline that focuses on the art, but the Music Education is not the proposal of the discipline. In another institution, the area of Music is part of a discipline of art, but the emphasis lies in the knowledge inherent in the Visual Arts. It is believed that knowing the course of training in music education is one way of fostering further discussions, actions and proposals in order to resize the role and the education of the multiple subject teacher about Music Education school.
A presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na linha de pesquisa Educação e Artes e vincula-se ao grupo Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). O estudo objetivou investigar a Educação Musical na formação de professores em cursos de Pedagogia, ofertados no período diurno e na modalidade presencial, das universidades públicas do RS. Especificamente, buscou-se conhecer o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos cursos de Pedagogia e as propostas de Educação Musical nele contidas e desenvolvidas nos cursos de Pedagogia, assim como compreender como a Educação Musical se articula com a formação geral do professor dos anos iniciais de escolarização. A fundamentação da pesquisa apóia-se em autores da formação de professores (NÓVOA, 1995; GARCIA, 1999; DINIZPEREIRA, 2008; MIZUKAMI, 2008), do curso de Pedagogia (BRZEZINSKI, 1999; 2008; SILVA, 1999; SAVIANI, 2008; SCHEIBE, 2008) e da Educação Musical na Pedagogia (BELLOCHIO, 2000; 2001; 2004; 2008; FIGUEIREDO, 2001; 2003b; 2004; 2007), entre outros. O estudo possuiu uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso múltiplo (YIN, 2005). A coleta de dados foi realizada através da análise documental do PPP e dos programas das disciplinas de Arte/Música constituintes do currículo dos cursos de Pedagogia e também envolveu entrevista semi-estruturada com cinco coordenadores e quatro professores dos cursos de Pedagogia das universidades participantes do estudo. Os dados foram analisados de acordo com a técnica análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Ao conhecer o PPP dos cursos de Pedagogia, observou-se que todas as instituições visam à formação de licenciados em Pedagogia e tem a formação para a docência nos anos iniciais de escolarização como foco. Especificamente com relação à Educação Musical na formação acadêmico-profissional na Pedagogia, constatou-se que a área de Música consta no currículo do curso de Pedagogia de duas universidades, como uma disciplina específica. Nas demais instituições, a área de Música não consta no currículo como uma disciplina específica. Em duas universidades há uma disciplina que focaliza a Arte, porém a Educação Musical não se encontra na proposta da disciplina. Na outra instituição, a área de Música inserese em uma disciplina de Arte, porém a ênfase reside no conhecimento inerente às Artes Visuais. Acredita-se que conhecer a formação musical no curso de Pedagogia constitui-se em um meio para novos debates, ações e propostas, a fim de redimensionar a formação e a atuação do professor unidocente acerca da Educação Musical escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dallabrida, Iara Cadore. "SENTIDOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO PEDAGOGO." Universidade Federal de Santa Maria, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7187.

Full text
Abstract:
This research is part of the research line Education and Arts of Postgraduate Program in Education of Federal University of Santa Maria and was developed along with FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical research group. The research aimed, as main objective, to comprehend the meanings (VYGOTSKY, 2009) attributed by undergraduates in the Pedagogy Major at UFSM to the music education in their professional-academic formation. The investigation followed methodological paths of qualitative approach, consisting of a case study (YIN, 2010) which had as instrument of data production five direct participant observations in Early Child Music Education classrooms, in the referred major, as well as the realization of individual interviews with six undergraduates in this discipline, during the development of this research. The observations were written in a Field Diary (TRIVIÑOS, 1987; LIMA; MIOTO, DAL PRÁ, 2007). The study was analyzed in meaning nuclei (AGUIAR; OZELLA, 2006; 2013), aiming at apprehending the meanings produced by the subjects. The resulting analytical categories refer to some of the contexts lived by the undergraduates, which constitute needs, motifs (REY, 2003; RODRIGUES; LUSTOSA, 2010) and meanings about music education in its professional-academic formation: Higher Education and labor market; Pedagogy Major relation between theory and practice; Musical Education in the Pedagogy Major; and Music in the undergraduates‟ personal and professional life. The theoretical framework that founded this research was anchored in five themes: (1) Meanings, according to Vygotsky (2009) and authors who have studied him (COSTAS; FERREIRA, 2011; ZUIN, 2011; AGUIAR; OZELLA, 2013); (2) Higher Education and its relation to the labor market (NOGUEIRA, 2012; FÁVERO; SGUISSARDI, 2012) and adult formation (ZABALZA, 2004); (3) the Pedagogy Major as locus of professional-academic formation of Child and Early Child Basic Education teachers (BRASIL, 2006); (4) Music Education in Pedagogy Major in Brazil (FIGUEIREDO, 2001; 2003; 2004; FURQUIM, 2008; CISZEVSKI, 2010) specifically in the Pedagogy Major at UFSM (BELLOCHIO, 2000; SPANAVELLO, 2005; CORREA, 2008; WERLE, 2010, OESTERREICH, 2010; DALLABRIDA, 2013); and (5) Music social meanings (SOUZA, 2002; LOUREIRO, 2003; HUMMES, 2004; HENTSCHKE et al, 2009; FREIRE, 2011; AMATO, 2012). We have concluded that the meanings attributed to music education in the Pedagogy Major at UFSM are related to meanings of Music associated to affectivity: to entertainment, to the construction of interpersonal relations and identities, to the expression of thoughts, emotions and feelings. Collaborative work developed in the disciplines of Music and Drama has enriched the meanings of Early Child Music Education discipline, in the Pedagogy major, constituting meanings about music education in this formative moment, according to the undergraduates.
Esta pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes, do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Buscou, como objetivo geral, compreender os sentidos (VYGOTSKY, 2009) atribuídos por acadêmicas do curso de Pedagogia/Diurno/UFSM à educação musical em sua formação acadêmico-profissional. A investigação percorreu caminhos metodológicos da abordagem qualitativa, consistindo em um estudo de caso (YIN, 2010) que teve como instrumentos de produção de dados cinco observações diretas e duas observações participantes nas aulas de Educação Musical para a Infância, do curso de Pedagogia/Diurno/UFSM, bem como a realização de entrevistas individuais com seis acadêmicas que cursavam essa disciplina, no período de desenvolvimento da pesquisa. As observações realizadas foram redigidas em Diário de Campo (TRIVIÑOS, 1987; LIMA; MIOTO, DAL PRÁ, 2007) O estudo foi analisado em núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2006; 2013), que tem como objetivo a apreensão de sentidos atribuídos pelos sujeitos. As categorias de análise resultantes remetem a alguns dos contextos vividos pelas acadêmicas, os quais constituem necessidades, motivos (REY, 2003; RODRIGUES; LUSTOSA, 2010) e sentidos sobre a educação musical em sua formação acadêmico-profissional: Ensino Superior e mercado de trabalho; Curso de Pedagogia relação entre teoria e prática; educação musical no curso de Pedagogia; e Música na vida pessoal e profissional das acadêmicas. O referencial teórico que fundamentou a pesquisa esteve ancorado em cinco temas: (1) Os sentidos, segundo Vygotsky (2009) e seus estudiosos (COSTAS; FERREIRA, 2011; ZUIN, 2011; AGUIAR; OZELLA, 2013). (2) O Ensino Superior e sua relação com o mercado de trabalho (NOGUEIRA, 2012; FÁVERO; SGUISSARDI, 2012) e a formação de adultos (ZABALZA, 2004); (3) O curso de Pedagogia como locus de formação acadêmico-profissional do professor da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (BRASIL, 2006) (4) A educação musical nos cursos de Pedagogia, no Brasil (FIGUEIREDO, 2001; 2003; 2004; FURQUIM, 2008; CISZEVSKI, 2010) e, especificamente, na Pedagogia/UFSM (BELLOCHIO, 2000; SPANAVELLO, 2005; CORREA, 2008; WERLE, 2010, OESTERREICH, 2010; DALLABRIDA, 2013); e (5) Os significados sociais da Música (SOUZA, 2002; LOUREIRO, 2003; HUMMES, 2004; HENTSCHKE et al, 2009; FREIRE, 2011; AMATO, 2012). Concluiu-se que os sentidos atribuídos à educação musical no curso de Pedagogia/Diurno/UFSM estão relacionados a significados da Música associados à afetividade: ao entretenimento, à construção de relações interpessoais e de identidades, à expressão de pensamentos, emoções e sentimentos e. Um trabalho compartilhado, realizado entre disciplinas de Música e de Teatro enriqueceu os significados da disciplina Educação Musical para a Infância, no curso de Pedagogia, constituindo sentidos acerca da educação musical nesse momento formativo, segundo as acadêmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oesterreich, Frankiele. "A HISTÓRIA DA DISCIPLINA DE MÚSICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM (1984-2008)." Universidade Federal de Santa Maria, 2010. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6939.

Full text
Abstract:
The present project is linked to the research line of Education and Arts of the Graduate Program on Education/UFSM and to the FAPEM study group and research: Teacher Management, Action and Research on Musical Education. The main objective was to investigate the history of Music in the Pedagogy Course at Universidade Federal de Santa Maria in terms of how it was organized and implemented. Besides, factors that influenced the syllabus organization were analyzed so that an understanding of the changes that took place in the subject of Music between 1984 and 2008 could be better assessed. This kind of investigation is part of the historical field of school subjects having as reference the researches developed by Bittencourt (2003), Chervel (1990), Goodson (1997, 2008) and Santos (1990). Metodologically, the investigation was organized based on oral history∕reports (ALBERTI, 2005; FREITAS, 2006; MEIHY, 2005), whose data were collected through some teachers interviews, teachers who saw changes made in the course syllabus, together with an analysis of corresponding documents. The Pedagogy Course, throughout its history, has been attempting to qualify future professionals in the different fields of knowledge. Thus, issues dealing with the teaching of Arts have permeated this area enabling prospective teachers to have contacts with knowledge necessary to develop classroom teaching. Concerning Musical Education, the insertion of music in the Pedagogy Course syllabus took place in 1984 and, since then, the area has been going through the process of constant development so that teachers can be better prepared. Many professors and teachers that deal with music subjects have contributed with their academic and professional experience besides their personal trajectories, establishing the mark of duty and professionalism of this area within the context of UFSM. Through the research, it has been verified that the year 1984 was seminal to what UFSM pedagogues profile should be. A new course was started, marked by up to date tendencies, with its syllabus organized based on specific methodologies to the different areas of knowledge. Throughout the years, formative propositions have been altered and the course has gone through three major changes - 1984, 2004 and 2007 - in order to comply with legislation, with area guidelines and the changes of conceptions on the part of professors and teachers responsible for the subject of music. The registered syllabus changes reflected a great amount of thought, discussions and movements, internal and external, regarding the context of the Education Center, which reflected a new dynamic in Brazilian education. The serious commitment on the part of the coordination and teachers regarding the course generated new syllabi, which followed new perspectives of what a new teacher should be, and have contributed to the quality improvement of school contexts in Santa Maria and towns in the vicinity.
O presente projeto está vinculado à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetivou-se investigar a história da disciplina de Música no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, compreendendo-se como ela foi construída e implantada em seu currículo. Buscou-se ainda analisar os fatores que influenciaram tal construção e compreender as mudanças que se fizeram presentes na disciplina de Música entre 1984 e 2008. A investigação se insere no campo da história das disciplinas escolares, tomando-se como referência os estudos de Bittencourt (2003), Chervel (1990), Goodson (1997, 2008) e Santos (1990). Metodologicamente, a investigação foi organizada a partir da história oral (ALBERTI, 2005; FREITAS, 2006; MEIHY, 2005), cujos dados foram coletados mediante depoimentos de colaboradores que presenciaram as modificações no currículo do curso, juntamente com a análise de documentos institucionais. O curso de Pedagogia, ao longo de sua história, vem buscando qualificar os futuros profissionais nas diferentes áreas do conhecimento. Desse modo, preocupações acerca de propostas voltadas ao ensino de Arte têm permeado este espaço, proporcionando aos futuros professores contatos formais com um corpo de conhecimentos necessários ao exercício da docência em sala de aula. No caso da Educação Musical, a inserção da música no currículo do curso de Pedagogia ocorreu no ano de 1984 e, desde então, a área vem se constituindo e consolidando na formação de professores unidocentes. Inúmeros professores que trabalharam com as disciplinas de música contribuíram com suas experiências acadêmico-profissionais e suas trajetórias pessoais, marcando com compromisso e profissionalismo a área no contexto da UFSM. A partir da pesquisa, constatou-se que o momento de 1984 foi decisivo para o que viria a ser a formação de pedagogos na UFSM, criando-se um novo curso, marcado pelo pioneirismo, o qual estruturou seu currículo a partir de metodologias específicas às diferentes áreas do conhecimento. Ao longo dos anos, as propostas formativas foram sendo alteradas, passando o curso por três reformulações - 1984, 2004 e 2007, de modo a adequar-se à legislação, às orientações da área e às mudanças de concepções dos professores responsáveis pela disciplina de música. As alterações curriculares registradas nasceram de intensas reflexões, discussões e movimentos, internos e externos, ao contexto do Centro de Educação, os quais refletiram uma nova dinâmica da educação brasileira. O trabalho incansável da coordenação e dos professores comprometidos com o curso gerou novos currículos, os quais acompanharam as tendências de formação de um novo professor e contribuíram para a qualificação dos contextos escolares de Santa Maria e região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Correa, Aruna Noal. "PROGRAMA LEM:TOCAR E CANTAR : UM ESTUDO ACERCA DE SUA INSERÇÃO NO PROCESSO MÚSICO-FORMATIVO DE UNIDOCENTES DA PEDAGOGIA/UFSM." Universidade Federal de Santa Maria, 2008. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6818.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This dissertation is linked to the research line Education the Arts from the PPGE/UFSM and the group of studies and research in Training, Action and Research in Musical Education - FAPEM. Aimed to investigate the "Program LEM: Playing and Singing", in the form of music workshops, seeking to emphasize its contributions in the formation of musical training and teaching-musical by students and former students of Pedagogy/UFSM, which are called up workshopers . Specifically, it is sought to know their ideas about the workshops for the musical and pedagogicmusical development of unidocent teachers, identify the contributions of workshops for the musical and pedagogic-musical development of unidocent teachers, and also map the musical and teaching-music training some needs raised to unidocency. As a methodological approach, the qualitative research was chosen mainly on the basis of the analysis of contexts and realities experienced by eight workshopers subjects of the research. A semi-structured interview was the main tool for collecting data, being divided into two stages: the first, a semi-structured individual interview (EI) and the second, with the completion of an interview in a group (EG). The theoretical reference was built from two subjects: the training of teachers, and the relationship between music education and unidocency, and workshops on music, which presents a brief history of its existence in the country as well as the formation of the "Program LEM: Playing and Singing" at UFSM. Data analysis was divided into crossing between the relationship of workshops with the Program, the workshops and training in Pedagogy, and following, it was sought to make up relations between the unidocent training, the musical education, and the educational practice developed by the workshopers. As a conclusion of this research, there is the "Program LEM: Playing and Singing" as a musical training space-relevant in the initial training of teachers, contributing to the unidocents have more alternatives of work and assurance when working with music in school. Still, it is pointed out that initiatives like this should be encouraged in unidocent forming.
A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas em Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical FAPEM. Teve como objetivo investigar acerca do Programa LEM: Tocar e Cantar , no formato de oficinas de música, buscando verificar suas contribuições na constituição da formação musical e pedagógico-musical de alunas e ex-alunas da Pedagogia/UFSM, denominadas oficinandas. Especificamente, buscou-se conhecer suas concepções sobre as oficinas de música para o desenvolvimento musical e pedagógico-musical de professoras unidocentes, identificar as contribuições das oficinas de música para o desenvolvimento musical e pedagógico-musical de professoras unidocentes, e ainda, mapear algumas necessidades formativas musicais e pedagógico-musicais levantadas para a unidocência. Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa principalmente em função da análise de contextos e realidades vivenciadas pelas oito oficinandas sujeitas da pesquisa. A entrevista semi-estruturada foi o principal instrumento de coleta dos dados, sendo dividida em duas etapas, a primeira em entrevista semi-estruturada individual (EI) e a segunda na realização de uma entrevista em grupo (EG). O referencial teórico foi construído a partir de dois temas: a formação de professores; e a relação entre a unidocência e a educação musical, e oficinas de música, do qual se apresenta um breve relato histórico de sua existência no país bem como a constituição do Programa LEM: Tocar e Cantar , na UFSM. A análise dos dados foi dividida primeiramente num cruzamento entre a relação das oficinas com o Programa, as respectivas oficinas e a formação inicial na Pedagogia e, em seguida, buscou-se tecer relações entre a formação unidocente, a educação musical e a prática educativa escolar desenvolvida pelas oficinandas. Como conclusão dessa investigação, apresenta-se o Programa LEM: Tocar e Cantar como espaço músico-formativo relevante na formação inicial de professores, contribuindo para que as unidocentes possuam mais alternativas de trabalho e segurança no momento da prática com música na escola. Ainda, aponta-se que iniciativas como essas devem ser incentivadas na formação de unidocente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Schmidt, Luciana Machado. "Pedagogia musical historico-critica : o desafio de uma compreensão da musica atraves da educação escolar." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1995. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76388.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
Made available in DSpace on 2012-10-16T09:52:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T20:00:07Z : No. of bitstreams: 1 101114.pdf: 9211902 bytes, checksum: 3cc829619ca5db4aa80ae261fb8a8322 (MD5)
Revisão de literatura sobre os temas Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Musical Escolar, direcionada para uma compreensão da música. Defende a necessidade de democratização e socialização dos conteúdos musicais, a todos, através da educação escolar básica. Objetiva refutar o mito do "ouvido musical" como um "dom inato", alem de apresentar argumentos em favor da contribuição da educação musical escolar para fazer frente à atual realidade do "fetichismo musical e da regressão da audição", nas palavras de T.W. Adorno. Proposição da educação musical como um fim em si mesmo, legitimada por si própria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Storgatto, Sabrina Silveira Spanavello. "EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO COM PEDAGOGAS." Universidade Federal de Santa Maria, 2011. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6968.

Full text
Abstract:
This research is linked to Line Arts Education and Research (LP4) from the Graduate Program in Education at Universidade Federal de Santa Maria (PPGE / UFSM) and aimed to understand how educators in an existing school in Santa Maria ( RS) conceive of music education in early childhood education and how they interact with the activities developed by scholars of Music Degree in conducting practices in their space. Specifically looked to see how teachers understand the music in their teaching activities and implement music education in their work, understand their needs in relation to music education in early childhood education and research about the interactions between teachers and trainees to promote music education in context of early childhood education. The study was a qualitative approach to case study. Data collection occurred in kindergarten classes, participated with observations in the context of performance of teachers and educators of the course trainees music Full Degree. Besides the observations was also used semi-structured interviews with teachers educators. The study is organized into five chapters. Initially I do my presentation and my approaches to music education in the context of childhood. Then frame the research institution by drawing a picture from my inserts there. Then I present insights into childhood in order to contextualize my eye this phase of development, and issues peculiar to childhood in the context of school education. Following step to the discussion of music education in early childhood education and then present the musical education I found in the context under study. I could see that the educators working in the institution have a vision of music as an area of knowledge, which is partly the presence of the trainees in their teaching contexts. However, in general, I realize that there is still need encouragement to those teachers looking for ways to articulate their teaching music education.
Esta pesquisa está vinculada a Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e teve como objetivo compreender como pedagogas de uma escola existente no município de Santa Maria (RS) concebem a educação musical na educação infantil e como interagem com as atividades desenvolvidas por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Música que realizam práticas em seu espaço. Especificamente procurei verificar como professoras compreendem a música em suas atividades de docência e implementam a educaçao musical em seu trabalho; compreender suas necessidades com relação a educação musical na educação infantil e investigar acerca das interações entre pedagogos e estagiários a fim de promover a educação musical no contexto da educação infantil. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu em classes de Educação Infantil, com observações participadas no contexto de atuação das professoras pedagogas e dos estagiários do curso de música Licenciatura Plena. Além das observações também foi utilizada a entrevista semi estruturada com as professoras pedagogas. O estudo está organizado em cinco capítulos. Inicialmente faço minha apresentação bem como minhas aproximações com a educação musical no contexto da infância. A seguir contextualizo a instituição de investigação traçando um panorama a partir de minhas inserções naquele local. Em seguida, apresento compreensões sobre a infância, a fim de contextualizar meu olhar dessa fase do desenvolvimento, bem como questões peculiares ao contexto da infância na escola de educação infantil. Na sequência, passo às considerações sobre a educação musical na educação infantil e a seguir apresento a educação musical que encontrei no contexto em estudo. Pude perceber que as pedagogas atuantes na instituição possuem uma visão da música enquanto área do conhecimento, o que se deve em parte a presença dos estagiários em seus contextos de docência. No entanto, de maneira geral, percebo que ainda há necessidade de estímulo para que essas professoras busquem formas de articular sua docência à educação musical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Educacao musical : Pedagogia"

1

Licursi, Maria Beatriz. "A EDUCAÇÃO MUSICAL NA CONTEMPORANEIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL (PCEM)." In Música, filosofia e educação 4, 36–48. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0771905025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cardoso, Vânia Bolba, and Rogério Alves Gomes. "Vivência musical dos pedagogos nas creches e pré-escolas." In Desafios da educação na contemporaneidade 3, 228–40. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.34.20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Abreu, Thiago Xavier de. "A EDUCAÇÃO MUSICAL NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO E OS RESULTADOS PARCIAIS." In Música, filosofia e educação 4, 28–35. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0771905024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dutra, Rosyane de Moraes Martins, Gilcyane Farias Reis, Giulia Maria Carvalho Guimarães, and Rayane Costa Viegas. "MUSICALIZANDO A INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS MUSICAIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA." In A Educação como Diálogo Intercultural e sua Relação com as Políticas Públicas 2, 163–68. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.57720190316.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Educacao musical : Pedagogia"

1

C. S., A. "MUSICALIDADE CRÍTICA: FUNDAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO MUSICAL PAUTADA NA PEDAGOGIA CRÍTICA DE PAULO FREIRE." In ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/paulofreire-2018-89531.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography