Academic literature on the topic 'Educação musical - Portugal'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Educação musical - Portugal.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Educação musical - Portugal"

1

Cunha, Paulo. "Educação através da música, com música e para a música." revistamultidisciplinar.com 3, no. 1 (May 2021): 151–55. http://dx.doi.org/10.23882/di2154.

Full text
Abstract:
Neste texto apresenta-se um relato resumido de um percurso profissional, enquanto professor de Educação Musical e dos desafios colocados na lecionação da disciplina de Educação Musical para surdos que é, ainda hoje, uma das mais importantes referências na zona sul de Portugal. É feita também uma síntese do percurso e das sucessivas reformulações operadas no ensino genérico da Educação Musical em Portugal após o 25 de abril de 1974.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Seabra, Filipa Barreto. "O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular." Revista Portuguesa de Educação 25, no. 2 (September 30, 2013): 197. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.3007.

Full text
Abstract:
Revisitando os lugares-comuns do currículo propostos por Schwab (1973) (o aluno, o professor, os conteúdos, o processo de desenvolvimento curricular e o contexto), propomo-nos traçar – com base num estudo de caso que parte da análise documental de um conjunto de normativos e documentos de referência e da análise preliminar de dados recolhidos junto dos vários elementos envolvidos (coordenadores, professores, alunos e encarregados de educação), através de inquérito, entrevista, focus group e observação – uma visão global do currículo de Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal, com foco nas questões curriculares relacionadas com a Expressão Musical, ainda que com referências pontuais ao 2.º Ciclo do Ensino Básico e à Educação Artística em geral.Palavras-chaveCurrículo; Regionalização; Expressão Musical; Educação Artística
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paz, Ana Luísa, and Jorge Ramos do Ó. "A pedagogia artística como normação da vida: tecnologias do eu e produção do génio musical em Portugal (final do século XIX a início do século XX)." Educar em Revista, no. 66 (December 2017): 19–36. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.53649.

Full text
Abstract:
RESUMO Esta discussão sobre educação e ensino musical português, entre final do século XIX e início do século XX - uma época em que a procura das aprendizagens musicais foi rarefeita - procura introduzir a hipótese de uma leitura biopolítica a partir da tecnologia do génio. Esse conceito atravessou diversos ramos de ensino, embora através de diferentes modalidades - o que permite perguntar se a regulação artística das populações se daria por uma mesma tecnologia. A pergunta surge a partir da identificação dos diversos contextos educativos, práticas pedagógicas e incidências artísticas que parecem bifurcar o génio em nacional e individual. A educação musical (ensino primário, secundário e normal) foi incentivada pelo Estado através das práticas de canto coral, então, também designado por canto escolar, e com possibilidade de abranger toda a população. Para a grande massa, agilizou-se a incorporação do génio nacional - com suas manifestações públicas de repertório musical, linguístico, emocional e corporal. O ensino musical especializado (conservatórios) dirigia-se, porém, a uma pequena parcela da população, a qual seria capacitada para a execução e criação musical. O incentivo do génio musical (individual) repercutiu uma produtividade global de rarefação das oportunidades, sendo possível identificar algumas dessas técnicas a partir da pedagogia de instrumentos de grande procura, como o piano. Currículos e práticas escolares remetem, apesar desta diferenciação, para o génio como tecnologia unívoca, agilizada por diferentes técnicas pedagógicas de normação dos sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Sidónio Manuel da Costa, and António José Pacheco Ribeiro. "ESTILOS E GÉNEROS MUSICAIS NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO DA MÚSICA EM PORTUGAL: PASSADO, PRESENTE E PERSPETIVAS FUTURAS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 2 (February 27, 2021): 13. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i2.615.

Full text
Abstract:
O presente artigo explora as diferentes músicas e pedagogias subjacentes ao currículo das escolas públicas de Ensino Artístico Especializado da Música em Portugal. Neste sentido, pretende contribuir para o conhecimento da realidade musical do país, nomeadamente no que concerne às tipologias musicais, ou seja, aos géneros e estilos musicais praticados pelas escolas públicas de música, e, consequentemente, possibilitar a adoção de estratégias e medidas político-culturais que consolidem os projetos educativos das escolas intervenientes, reforçando a sua autonomia pedagógica e as insira, efetivamente, nas suas comunidades locais/regionais, mas também na educação global de todos os indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moreira, Maria Alfredo, and Maria José Casa-Nova. "Editorial." Revista Portuguesa de Educação 28, no. 2 (December 4, 2015): 3. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7729.

Full text
Abstract:
O presente número marca o fim de mais um ciclo de vida da Revista Portuguesa de Educação: finda a publicação em papel, não conseguindo a revista escapar aos efeitos de uma crise económica e financeira que afeta a produção científica em Portugal e que atinge, de modo particular, as Ciências Sociais e Humanas. Todavia, continuamos a existir na versão digital, com a mesma qualidade e relevância às quais a comunidade científica já se habituou.O segundo volume do ano de 2015 é mais um número marcado pela diversidade e amplitude temática e geográfica dos seus textos - de Portugal aos EUA, passando por Espanha, Brasil e Costa Rica -, que evidenciam a relevância internacional e atualidade de temáticas como os direitos humanos e justiça social, a inclusão de populações estudantis com necessidades educativas especiais, a educação de infância, a educação musical e a educação matemática (e suas interseções), a educação em línguas (materna e bilingue), a educação sexual, ou ainda a educação farmacêutica. Na continuidade do que tem vindo a fazer parte do ADN da revista, inclui também textos de interesse para a formação de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza Dos Santos, Elias, Margarida Louro Felgueiras, and Cristiano Ferronato. "Educação musical escolar em Portugal: a disciplina canto coral na Primeira República (1910-1926)." Historia de la Educación 39 (February 18, 2021): 357–72. http://dx.doi.org/10.14201/hedu202039357372.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como propósito analisar o modo pelo qual a disciplina Canto Coral se configurou no currículo da escola portuguesa, durante o regime da Primeira República. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, respaldada nos presupostos teóricos da Cultura Escolar. Foi através do Decreto n.º 4650, de 14 de julho de 1918, que a disciplina Canto Coral passou a fazer parte do currículo dos Liceus. Oobjetivo era contribuir para a educação da voz, do sentimento estético e, especialmente, para o desenvolvimento do nacionalismo. O mesmo Decreto que criou a disciplina Canto Coral estabelecia, também, a criação de um Orfeão nos estabelecimentos de ensino. Os Orfeões se tornaram veículos de difusão das ideias republicanas. Sua função primeira, não era atribuir um papel educativo à disciplina Canto Coral, na formação dos escolares, mas, propagar a ideologia do governo vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Condessa, Isabel Cabrita. "A cultura lúdica infantil na escola atual: estão as crianças a ser deixadas para trás?" Zero-a-Seis 20, no. 38 (October 23, 2018): 272–87. http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p272.

Full text
Abstract:
O intuito deste artigo é refletir sobre o papel que a cultura tem na educação da criança, sabendo-se que a cultura lúdica é um verdadeiro patrimônio imaterial que se transmitee que segundo diferentes teorias têm um lugar fundamental na infância. Neste sentido,propusemo-nos efetuar um estudo misto realizado a partir da recolha de opiniões e vivênciasde educadores de infância de uma mesma região (n=70), com o propósito de conhecer o valordado à cultura lúdica infantil. Confrontamos posteriormente essa informação com as novasorientações curriculares para a educação pré-escolar, atualmente seguidas em Portugal e,procurámos voltar a dar um lugar de destaque às prioridades lúdicas da educação. Desdecedo, na escola infantil, os educadores podem propor e gerir práticas relevantes através dasexpressões – domínios da educação física e artística (jogo dramático, musical e dança, artesvisuais) e da sua integração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pestana, Assunção, and Manuel Neiva. "PROJETO ANTES E DEPOIS"." Revista Europeia de Estudos Artisticos 3, no. 4 (December 30, 2012): 58–72. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v3i4.56.

Full text
Abstract:
No âmbito do curso de licenciatura em educação musical, na escola superior de educação Jean Piaget (Vila Nova de Gaia - Portugal), os docentes e estudantes da unidade curricular - atelier de expressões integradas da expressão corporal e artística - conceberam, desenvolveram e apresentaram uma performance de forma participativa e articulada, de modo a (re)construírem e avaliarem processos criativos e artísticos a partir das didáticasespecíficas da expressão plástica, corporal e dramática, com o recurso e a integração de tecnologias de informação e comunicação. O projeto desenvolveu-se sob uma metodologia de criação coletiva (devised theatre) e permitiu o desenvolvimento de competências de utilização de diferentes linguagens estético-expressivas e o (re)conhecimento da importância e metodologias das expressões integradas em contexto pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Stephenson, Jean. "Las Siete Edades del Hombre." DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh), no. 7 (March 1, 2015): 187–92. http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i7.6947.

Full text
Abstract:
Este texto –relativo a un concierto ‘a capella’ interpretado en el Simposio Internacional <Cruzamentos disciplinares em Educação e Humanidades>, celebrado en la Facultad de letras de la Universidad de Coimbra [Portugal]- se ha inspirado en el soliloquio del melancólico Jaques, pronunciado en el Acto Dos, Escena VII de la comedia de William Shakespeare As You Like It (“Como Gustéis”) de 1599, en el que describe las “Siete Edades del Hombre” (“Seven Ages of Man”). En su monólogo Jaques expone de manera fatalista siete etapas de la vida humana: la infancia, la niñez, la juventud enamorada, etapas como soldado y como juez, la senectud y la muerte. Yo, por el contrario, doy un paseo musical por siete etapas de la vida un poco diferentes: la infancia, la niñez, la alegría, el amor, el desamor, la vejez y la muerte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Freitas, Virginie Almeida de, and António José Pacheco Ribeiro. "MÚSICA E PALAVRA NO JARDIM-DE-INFÂNCIA: APRENDENDO CANTANDO HISTÓRIAS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 4 (April 30, 2021): 362–74. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i4.970.

Full text
Abstract:
O projeto Música e Palavra no Jardim-de-Infância: Aprendendo Cantando Histórias, foi desenvolvido no âmbito da Intervenção Pedagógica do Mestrado em Educação Pré-Escolar, em Portugal, numa sala de quatro anos, num Jardim-de-Infância, e adveio do interesse do grupo de crianças pela música e pela audição de histórias. O objetivo principal do projeto centrou-se no desenvolvimento de atividades relacionadas com a música e com as histórias no sentido de promover competências nas áreas da música e da linguagem. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se, essencialmente, à investigação-ação. Os instrumentos de recolha de informação, centraram-se, principalmente, na observação, nas notas de campo, no registo fotográfico, no registo áudio e no registo audiovisual. No decorrer das atividades, o grupo mostrou-se sempre bastante empenhado e motivado para a construção de novas aprendizagens, quer no âmbito do vocabulário, desenvolvimento da linguagem, imaginação e criatividade, quer no âmbito musical no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, demonstrando um genuíno interesse pelas histórias e a pela música. Esta intervenção promoveu a cooperação entre o Jardim-de-Infância e a família, sendo a participação ativa dos pais verdadeiramente fundamental. Ao longo do projeto, a temática proporcionou a todos os intervenientes uma partilha de experiências e descobertas riquíssimas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Educação musical - Portugal"

1

Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da Silva. "A iniciação em violino e a introdução do método Suzuki em Portugal." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3822.

Full text
Abstract:
Mestrado em Música - Ensino Vocacional
A formação inicial pode ser determinante para o sucesso académico de um indivíduo. Através deste projecto pretende-se compreender de que forma este princípio se aplica à aprendizagem do violino. Passados dezassete anos após a introdução e aplicação do método Suzuki em Portugal no ensino particular e cooperativo, é importante avaliar os resultados obtidos e a validade da metodologia. Actualmente, assiste-se à democratização do ensino da música e à comparticipação integral por parte do Estado para que a aprendizagem de um instrumento se inicie aos dez anos de idade. Questiona-se se esta será a idade mais apropriada para iniciar a aprendizagem do violino. Os dados recolhidos comprovam o incremento do número de alunos nas escolas de ensino artístico especializado da música, sobretudo na Iniciação e no Básico. As entrevistas e questionários aos intervenientes no processo educativo, quer do ensino público como do particular e cooperativo, reflectem o estado do ensino desta arte em Portugal.
Education in Preparatory school has a decisive influence in future academic success of the individual. With this research I wish to understand how this principle applies to violin education. Seventeen years have passed after the introduction and application of Suzuki method in Portuguese private schools with partial financial State support and, thus, it is now important to evaluate the outcomes and the validity of this methodology. Presently, we assist to a process of music education democratization since Portuguese Education Ministry established full financial support for students who start learning a musical instrument at the age of ten years old. Questions arise as to whether this is the right age to start learning the violin. Data confirm that the number of students at music schools has been increasing, especially at Preparatory and Basic levels. Interviews and questionnaires to participants of the education process, public and private, reflect the actual state of music education in Portugal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Afonso, Ludovic do Nascimento. "A implementação do método Suzuki para violino em Portugal : três estudos de caso." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1236.

Full text
Abstract:
Mestrado em Música para o Ensino Vocacional
Este estudo pretende ser um contributo para os músicos portugueses, professores e violinistas de forma a levá-los para uma reflexão acerca desta prestigiada via de ensino: O Método Suzuki. Perceber todo o conteúdo envolvente do método, como: críticas, respostas, soluções, técnicas de ensino, apresentações de emoções pelos diferentes membros da triangulação – pais-professores-entidades pedagógicas – é sem dúvida algo de muito ambicioso. Por outro lado, é importante salientar de que forma os alunos encaram este processo de ensino, se realmente a motivação faz parte do seu quotidiano enquanto indivíduos e instrumentistas. ABSTRACT: This study attempts to make a contribution to Portuguese musicians, teachers, and violinists in order to get them to reflect on this prestigious way of teaching: the Suzuki method. To perceive the entire content contained in this method, such as: critiques, answers, solutions, teaching techniques, emotional presentations by the different triangular members – parents-teachers-pedagogical institutions – is certainly something very ambitious. On the other hand, it is important to note how the students see this teaching process, if indeed motivation is part of their everyday life, as individuals and instrumentalists.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Iria, Alexei Valerievich Kozlov. "O ensino da música em Portugal: desde 25 de Abril de 1974." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/5818.

Full text
Abstract:
Mestrado em Música - Música para o Ensino Vocacional
O presente trabalho tem como propósito principal traçar uma panorâmica do ensino em Portugal desde 1974 até aos dias de hoje, através de uma abordagem do ensino artístico, principalmente do ensino da música. A partir da análise das reformas do ensino português no que diz respeito ao ensino artístico no período mencionado, dos manuais e programas escolares específicos da disciplina de educação musical, procuraremos aferir as tendências filosóficas e pedagógicas por detrás da elaboração dos currículos para o ensino básico, da disciplina. O nosso intuito é descortinar quais os pilares que fundamentaram a construção da Escola no regime democrático conquistado pela Revolução de Abril, qual o lugar do ensino das artes – partindo do ensino da música, geral e especializado - na construção da “democracia plena “ assim como o papel do aluno e do professor nesta demanda.
The first purpose of this work is to draw a general overview the portuguese education system since 1974 to nowadays, by making an approach of artistic education, mainly musical education. By analysing the reforms that the portuguese education has been suffering, mainly the musical education in the period above cited, the school manuals and the curriculum of musical education programs, we are tempting to find the phylosophycal and pedagogical tendencies that are behind the construction of the music education programs. Our aim is to uncover é which are the pillars that substantated the construction of a democratic school, after the “Revolução de Abril”, and which is the place of artistic learning–having vocational an specialized musical learning and education as background – in the construction of a “full democracy”, as well as the function of teachers in that demand.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Machado, Raquel Beatriz de Lima. "A iniciação ao piano em Portugal: estudo comparativo." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7484.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino da Música
A presente investigação compara as abordagens dos professores portugueses e de Leste ao primeiro ano de iniciação ao Piano em Portugal. Para o efeito, realizaram-se entrevistas a oito docentes, focando as temáticas da primeira aula, competências, audições e avaliação. Identificaram-se as actividades desenvolvidas na primeira aula, as competências a adquirir consideradas essenciais pelos docentes, o modo como é explicada a postura da mão, bem como os exercícios que introduzem a utilização do peso do braço. Identificouse ainda a propensão dos docentes para incluir os alunos em audições como executantes e os motivos subjacentes a tal propensão. Finalmente, identificouse a opinião dos docentes relativamente à importância que a avaliação tem para o aluno, e ao grau de dificuldade inerente à aplicação dos critérios de avaliação no nível de ensino em causa. Os resultados obtidos levam a concluir que existe uma significativa aproximação entre aquelas abordagens, tanto no que se refere a práticas como a concepções.
The present research compares the approaches of Portuguese and Soviet teachers to the first initiation year of Piano learning in Portugal. Interviews were applied to eight teachers, addressing the themes of the first lesson, skills, recitals and evaluation. Activities developed in the first lesson, essential skills to be acquired, the way hand posture is explained and the exercises introducing the arm weight employment were identified. Furthermore, the teacher’s propensity to include students in the recitals as performers and the reasons that underlay that tendency were identified. Finally, the opinion of teachers concerning the importance of evaluation for the student and the difficulty level inherent to the appliance of evaluation parameters were identified. The results obtained allow us to conclude that there is a significant proximity between the two approaches, not only in terms of practices but also of conceptions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Fernando José Monteiro da. "Da capo al coda : manualística de Educação Musical em Portugal (1967-2004) : configurações, funções, organização." Tese, Porto : [Edição do Autor], 2010. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000204564.

Full text
Abstract:
O manual escolar revela-se um dispositivo que realiza percursos educativos essenciais, numa espécie de quadrangulação entre professores, alunos, encarregados de educação e editores. A investigação proposta leva em linha de conta as particularidades do manual escolar, como suporte e como dispositivo de interpretação e tem como corpus de análise, manuais escolares de Educação Musical, produzidos partir da criação do CPES e até ao ano de 2004. O esquema conceptual adoptado averigua um conjunto de informações e de conceitos, dos quais se destacam o debate em torno dos recursos curriculares, a interpretação e controlo do currículo, a transferência emocional e os modelos de organização do manual escolar, donde os resultados da pesquisa se orientam, em parte, para o questionamento sobre o que representa o manual escolar, qual a sua finalidade e para a necessidade de haver à sua volta uma leitura construtiva mais crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Fernando José Monteiro da. "Da capo al coda : manualística de Educação Musical em Portugal (1967-2004) : configurações, funções, organização." Doctoral thesis, Porto : [Edição do Autor], 2010. http://hdl.handle.net/10216/51228.

Full text
Abstract:
O manual escolar revela-se um dispositivo que realiza percursos educativos essenciais, numa espécie de quadrangulação entre professores, alunos, encarregados de educação e editores. A investigação proposta leva em linha de conta as particularidades do manual escolar, como suporte e como dispositivo de interpretação e tem como corpus de análise, manuais escolares de Educação Musical, produzidos partir da criação do CPES e até ao ano de 2004. O esquema conceptual adoptado averigua um conjunto de informações e de conceitos, dos quais se destacam o debate em torno dos recursos curriculares, a interpretação e controlo do currículo, a transferência emocional e os modelos de organização do manual escolar, donde os resultados da pesquisa se orientam, em parte, para o questionamento sobre o que representa o manual escolar, qual a sua finalidade e para a necessidade de haver à sua volta uma leitura construtiva mais crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Almeida, Sónia Bastos Gomes de. ""Pianando": estudo metodológico de iniciação ao piano em Portugal." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/9389.

Full text
Abstract:
Mestrado em Música para o Ensino Vocacional
Este Projecto Educativo enquadra-se na temática da pedagogia do piano, especificamente na fase da iniciação com crianças em idade pré-escolar (i.e., idades entre os quatro e os seis anos). Existem vários estudos sobre o ensino instrumental dedicado a esta faixa etária, mas não no caso específico de Portugal. Por isso, este trabalho pretende fazer um diagnóstico à realidade pedagógica portuguesa no domínio da iniciação ao piano em crianças pequenas, bem como identificar oportunidades de melhoria às metodologias usadas. Para tal, foi realizado um inquérito a professores de piano em Portugal, para investigar as suas principais linhas de actuação no domínio da pedagogia das iniciações com crianças. Como resultado final foi feita uma reflexão sobre a forma de trabalhar portuguesa neste domínio e proposto um conjunto de linhas orientadoras para a subsequente elaboração de um método de iniciação ao piano em português destinado a crianças em idade pré-escolar, que harmonize as boas práticas existentes na literatura com as necessidades sentidas pelos professores de piano em Portugal actualmente.
This Educational Project is based on the theme of Piano Pedagogy, especially in the beginning phase of pre-school children (i.e., between four and six years of age). Various studies about instrumental teaching dedicated to this age level exist, but not in the specific case of Portugal. Thus, this work proposes to make a diagnostic of the Portuguese pedagogical reality in the dominion of beginning piano for little children, as well as to identify opportunities for better use of the methodologies employed. For this, a questionnaire was done with piano professors in Portugal, in order to investigate their principal lines of action in the dominion of beginning pedagogy with children. As a final result, a reflection on the Portuguese way of working in this dominion was made and a proposal of a series of guidelines for the subsequent elaboration of a beginning piano method in Portuguese for children of pre-school age, which harmonizes existing good practices from the literature with the needs currently felt by piano professors in Portugal, was given.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barreiros, Maria José Conde Artiaga. "A disciplina de canto coral no Estado Novo: contributo para a História da Educação Musical em Portugal." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 1999. http://hdl.handle.net/10362/11927.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais (Especialidade de Ciências Musicais Históricas)
Diversos factores contribuiram para a escolha do objecto de estudo. Quando se ouvem testemunhos das gerações que tiveram Canto Coral, surgem de imediato observações depreciativas que, por serem descontextualizadas, parcas e dispersas, nao tem contribuido para a necessária clareza e compreensão da vida da disciplina na primeira metade do seculo XX. A associação inevitável à Mocidade Portuguesa é mencionada como se o Canto Coral sempre tivesse existido sob a sua dependência. Estas observações, portanto, não explicam as razões que levaram a inclusão da disciplina do Canto Coral a partir de 1918 no currículo do ensino liceal, nem o que levou a sua apropriação pelo Estado Novo. O ensino artístico ou das disciplinas artísticas ainda não mereceu a necessária atenção nas áreas da investigação histórica ou da educação, para que se possa perceber qual tem sido o seu papel no ensino formal ou informal de forma a que o passado leve a reflectir melhor o presente. O mesmo tem acontecido no domínio da musicologia histórica de onde a investiqação do ensino vocacional e nao vocacional da musica tem andado arredados. Esta constatação leva a considerar que a História da Educação ficará incompleta enquanto nao abranger o estudo de todas as disciplinas que formaram e formam o seu curriculum, acontecendo o mesmo com a Musicologia Histórica se nao tomar em conta a sua vertente educativa. Para a compreensão do objecto de estudo havia que proceder a identificação dos factores que contribuíram para a sua produção e o âmbito em que se efectuou a sua intervenção. Tomando como referência Pierre Bourdieu, quando diz que "0 limite de um campo e o limite dos seus efeitos'". houve que proceder nao so a identificação do espaco tlslco-ternporal do objecto de estudo, como dos diversos agentes que nele intervieram. A partir daí foi possivel traçar algumas linhas de força e tentar explorar as suas formas de relacionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Corvelo, José Gomes. "O coro como veículo de socialização e educação musical: o caso do Coro Comunitário de Amarante." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12173.

Full text
Abstract:
Mestrado em Música
Esta dissertação reflete o trabalho de criação de um coro comunitário no Concelho de Amarante, tendo como elementos integrantes os coralistas de quatro grupos corais litúrgicos de paróquias de Amarante, e faz uma análise do impacto sociocultural e educativo do mesmo. Mostra-nos também a visão de vários autores sobre os benefícios sociais e educativos da prática coral. Os inquéritos, realizados aos membros do coro, revelam uma consciência sobre a relevância do coro no que respeita aos aspetos da socialização e aos aspetos educativos. É feita também uma breve abordagem a aspetos relacionados com o trabalho de preparação vocal do coro tais como respiração, relaxamento, aquecimento vocal.
This paper reflects the work of creating a community choir in the municipality of Amarante, with the integral elements of choristers from four liturgical choirs of four Amarante’s parishes, and makes an analysis of the socio-cultural and educational impact of this project. It shows also the view of several authors on the social and educational benefits of the choral practice. Surveys to members of the choir, show an awareness of the relevance of the choir with regard to aspects of socialization and educational aspects. This paper also includes a brief approach to aspects related to the work of vocal preparation of the choir such as breathing, relaxation, vocal warm-ups.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sá, Hélder José Batista. "A escola violinística russa do século XX e a sua presença em Portugal." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1234.

Full text
Abstract:
Mestrado em Música
A presença em Portugal de muitos violinistas do Leste da Europa, em especial vindos da EX-URSS, aliada a uma longa admiração por intérpretes Russos e Soviéticos, levou-me a questionar as razões do sucesso dos intérpretes oriundos desta região tanto a nível português como internacionalmente. Os principais objectivos desta investigação são clarificar as causas do sucesso da Escola Violinistica Russa no século XX, possíveis especificidades técnicas, principais diferenças entre o ensino musical russo e português e de que modo esta Escola se implantou e desenvolveu entre nós através da realização de pesquisa bibliográfica e entrevistas. ABSTRACT: The presence in Portugal of many violinists from East Europe, in special from EX-USSR, allied to a long admiration of Russian and Soviet interpreters, let me to question the reasons of the success of these interpreters in Portugal and abroad. The main goals of this investigation are to clarify the causes of the success of the Russian Violin School in the XX century, possible technical specificities, main differences between the musical teaching in Portugal and Russia and how this School has established and developed using bibliographic research and interviews.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography