To see the other types of publications on this topic, follow the link: Educação. Recursos. Infantil.

Journal articles on the topic 'Educação. Recursos. Infantil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Educação. Recursos. Infantil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Campos, Carina da Silveira, Elenice Aparecida Arruda da Costa Silva, Eliane Malhado Rodrigues, and Marizeth Rodrigues de Morais. "O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 10 (2021): 3391–401. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i10.3142.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a importância do brincar e do jogo na educação infantil, e tem como objetivo utilizar o lúdico como forma de aprender e construir conhecimento por meio de jogos, brincadeiras e brinquedos. Pode haver algumas contradições entre a teoria e a prática dos jogos como recursos didáticos. Isso exige que os educadores estudem os jogos, saibam como determinar se estes são adequados para um grupo específico e façam pleno uso desse recurso para torná-lo mais do que apenas um passatempo ou método de recreação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nunes, Mônica Isabel Canuto. "REORGANIZANDO RECURSOS, ESPAÇOS E TEMPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Multi-Science Journal 1, no. 12 (2018): 17. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i12.596.

Full text
Abstract:
A aprendizagem e o desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos passam pela utilização eficaz e consciente dos recursos, espaços e tempos da instituição de educação infantil. Adotar propostas pedagógicas que consigam otimizar tudo isso é um desafio aos profissionais que atuam nesse nível de ensino, de forma a promover a articulação entre o cuidar e o educar. Este trabalho objetiva relatar a experiência da execução de um projeto de extensão em quatro instituições de educação infantil nos seguintes municípios goianos: Pires do Rio, Orizona e Ipameri. O projeto foi desenvolvido no ano de 201
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Camylla Cesar de Assis Santos, Emilly Mayara Oliveira da Silva, and Ana Mikésia de Mélo. "A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no. 12 (2024): 2442–58. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17489.

Full text
Abstract:
O referido artigo tem por objetivo investigar os benefícios apresentados pela utilização dos recursos pedagógicos nas salas de aula das turmas de Educação Infantil, no processo de ensino aprendizagem. Desta forma busca-se identificar quais os recursos o professor utiliza em sua prática pedagógica, verificar acerca dos pressupostos teóricos e legais sobre o uso do recurso em sala de aula e analisar quais os benefícios dos recursos utilizados pelo professor. Este trabalho de pesquisa fundamenta-se em (Gadotti, 2011, p.68) e (Kishimoto, 2003, p. 40) trazendo abordagem metodológica qualitativa que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Alinice dos Santos Lara da, Claudia Dias Barbosa, Luciana Peres Farias Gomide, Jeane Laura de Almeida Flores, and Raianne Bruna da Silva Rocha. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 7 (2023): 1740–43. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i7.10807.

Full text
Abstract:
O presente artigo consiste na apresentação de um Projeto de Educação Ambiental para ser aplicado com alunos da Educação Infantil. A escolha do tema do Projeto é sobre o Desperdício da Água, pois na atualidade é importante que a educação de forma interdisciplinar trabalhe com o tema Educação Ambiental para que as crianças reconheçam e valorizem a natureza e seus recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

FERREIRA, Tathiane Franciele Pedroso Correa de Almeida, Claudinéia da Rocha Almeida dos SANTOS, Roseli Xavier dos Santos SOUZA, Haile Dalla Cunha Saugo SILVA, Fabiana PEREIRA, and Angelita PEIXER. "A importância do Atendimento Educacional Especializado." ISCI Revista Científica 12, no. 59 (2025): 11. https://doi.org/10.5281/zenodo.15125569.

Full text
Abstract:
Esse projeto educativo aborda sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na educação básica, projeto está direcionado aos alunos Educação Infantil, segue a linha de pesquisa docência. Portanto, a metodologia escolhida para o nosso projeto foi a Gamificação. O AEE tem como papel criar, verificar, e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que acabem com as barreiras para a completa participação dos educandos, levando em conta suas necessidades específicas. O objetivo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Eulaio, Andreia Barra, Adriane Rodrigues Pinto, Francivanne Teles Rodrigues, Jedielma Rodrigues Pompeu, and Sara Teles Pacheco. "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROPOSTA DE RECURSOS METODOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista ft 29, no. 145 (2025): 42–43. https://doi.org/10.69849/revistaft/ar10202504071342.

Full text
Abstract:
A presente construção se tece na área da educação inclusiva, mais especificamente relacionada as propostas de recursos metodológicos para a Educação Infantil, tendo como problemática central: Quais os recursos metodológicos mais adequados para contribuir para o ensino aprendizado do aluno autista? A partir disso, o objetivo geral se constrói, pretendendo analisar quais recursos metodologias mais adequados para contribuir para o ensino aprendizado dos alunos nas salas regulares. Com seus objetivos específicos: Compreender as principais características dos autistas, conhecer alguns métodos utili
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Andersen, Elenice Larroza. "Recursos educacionais multimidiáticos para o estímulo à leitura na educação infantil." Letrônica 9, no. 2 (2016): 326. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23569.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa recursos educacionais para a leitura na educação infantil disponibilizados em uma plataforma governamental, seguindo a tendência de olhar a primeira infância como a base do desenvolvimento humano (MARCO LEGAL PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA, 2013). Defende, a partir de abordagens cognitivas do desenvolvimento, que o uso de recursos educacionais multimidiáticos para essa fase requer atenção especial, sobretudo quanto à adequação dessas ferramentas às necessidades cognitivas e linguísticas na infância. Defende, igualmente, que o uso de ferramentas mais próximas à realidade das crian
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Pamela Cristina de Souza. "Contação de história na Educação Infantil." Eventos Pedagógicos 8, no. 2 (2017): 935–50. http://dx.doi.org/10.30681/reps.v8i2.10009.

Full text
Abstract:
O presente artigo resulta de um estudo, que teve como objetivo compreender como a contação de história contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, e quais são os recursos que os professores precisam para contar as histórias para as crianças na Educação Infantil. Sabemos que o professor precisa buscar vários meios e recursos para motivação e prender a atenção da criança na hora da contação de história. Palavras-chave: educação infantil; contação de história; crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Boeno, Paline Bionda Wnuk. "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Eventos Pedagógicos 15, no. 3 (2024): 1105–14. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13181.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda como são trabalhadas as tecnologias de informação e comunicação na educação infantil. Objetivou-se explorar os alcances pedagógicos, os desafios enfrentados e a concepções dos educadores. Fundamentou-se teoricamente em Ladislau Dowbor, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, José Armando Valente. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa, mediante a entrevista semiestruturada, realizadas com docentes em uma escola particular do município de Sinop-MT, no ano de 2023. Identificou-se que que os alcances pedagógicos e as ações que envolvem as Tecnologias da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Conceição Silva Benites, Simone, Avaetê De Lunetta e Rodrigues Guerra, Rejane Bonadimann Minuzzi, and Marcelo Máximo Purificação. "PSICOMOTRICIDADE E MÚSICA: RECURSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro 2, no. 01 (2025): 1–12. https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3470.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o tema Música e Psicomotricidade fundamental para Alfabetização, relatando uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de analisar a importância dos estímulos musicais, para proporcionar o desenvolvimento Psicomotor, prevenindo as dificuldades de aprendizagem, como também buscando estratégias para que a música seja inserida no ambiente escolar, vista como uma capacidade de aprendizagem e desenvolvimento da motricidade, onde a criança consegue melhorar sua capacidade cognitiva e intelectual. Porém, a Psicomotricidade articulada com a Música é fundamental para as aquisiçõe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Andrade, Isabela Fernanda Araújo, and Fabíola Cristina Melo. "A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS ARTÍSTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS." Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais 20, no. 21 (2024): 38–54. http://dx.doi.org/10.29327/evidencia.v20.i21.a4.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de questões que relacionam as expressões artísticas ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, destaca-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas os aspectos cognitivos, mas também os aspectos linguísticos, motores, afetivos e sociais. São apresentadas reflexões a respeito do papel da música e da arte na educação infantil e sugestões aos docentes envolvidos com ela, objetivando oferecer subsídios para viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável para a criança, explicando o desenvolvimento das linguagens artísticas no
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Rodrigues, Thaís Silva de Oliveira, and Nathanael da Cruz e. Silva Neto. "Brinquedos e recursos tecnológicos como apoio ao educando com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil." Caderno Pedagógico 22, no. 9 (2025): e17812. https://doi.org/10.54033/cadpedv22n9-033.

Full text
Abstract:
Neste artigo, buscou-se analisar a importância dos brinquedos e dos recursos tecnológicos como mediadores e potencializadores de aprendizagem das crianças público-alvo da Educação Especial, em específico os bebês e as crianças com o Transtorno do Espectro Autista. O objetivo geral é verificar como os brinquedos têm sido utilizados como recurso de inclusão, especialmente no contexto da Educação Infantil. Os objetivos específicos são identificar como os educadores entrevistados compreendem a importância dos brinquedos e recursos tecnológicos como meio para estimular e integrar um bebê ou uma cri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Escobar, Cristiane Tonetto, Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Helena Maria Ribeiro, Marcos Vinícius Malheiros da Silva, and Rodi Narciso. "ENRIQUECENDO O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL." Revista Ilustração 4, no. 6 (2023): 183–91. http://dx.doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.230.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo explorar a aplicação de recursos multimídia na Educação Infantil e Fundamental, especificamente para alunos do 2º ano em fase de alfabetização. O foco recai sobre dois recursos essenciais: o Storytelling e os vídeos educacionais. A metodologia adotada se baseia em uma revisão bibliográfica que incorpora referências teóricas relevantes. A discussão fundamenta-se nas ideias de Kerber, Bez e Passerino (2014) sobre o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação, bem como nas perspectivas de Guattari (1993) sobre a formação da subjetividade inf
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Martinello, Ana Caroline, and Graziela Fátima Giacomazzo. "AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Saberes Pedagógicos 4, no. 3 (2020): 21. http://dx.doi.org/10.18616/rsp.v4i3.6197.

Full text
Abstract:
Este trabalho buscou verificar contribuições da linguagem audiovisual e os recursos oferecidos por ela nas práticas educativas na Educação Infantil nos municípios de Criciúma e Forquilhinha. Esse foi o objetivo geral da pesquisa que teve como objetivos específicos: identificar quais recursos audiovisuais são utilizados pelos professores; compreender qual a importância da linguagem audiovisual para os professores da Educação Infantil; verificar em quais práticas educativas os recursos audiovisuais são trabalhados; e verificar se há, no Projeto Político Pedagógico da escola, orientação para o us
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pimentel, Cristiane Moraes, Cleuza da Silva Freire, Dagmar Modesto Batista Barros, et al. "A SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 10 (2021): 2623–37. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i10.2904.

Full text
Abstract:
Este artigo busvou apresentar princípios e e conceitos básicos da educação infantil, associados às questões relacionadas à socialização e à prática educativa de crianças, atividades e recursos educacionais. A educação infantil ensina e prepara as crianças para as fases posteriores da educação. O objetivo deste artigo é discutir a importância das interações que ocorrem no espaço escolar como meio de construção da aprendizagem, pois na educação infantil as crianças têm maior probabilidade de aprender mais e a socialização é fundamental para isso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Busatto, Lienai Aparecida Campos Pereira. "O conceito de sustentabilidade em uma escola pública municipal da educação infantil de Sinop-Mato Grosso." Eventos Pedagógicos 6, no. 2 (2015): 152–59. http://dx.doi.org/10.30681/reps.v6i2.9672.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como proposta averiguar o conceito de sustentabilidade presente nas práticas discursivas dos professores e funcionários de uma escola da área central de Educação Infantil do Município de Sinop - Mato Grosso. Sustentabilidade é um tema bastante discutido, é preciso conhecer como esse assunto é tratado nas escolas, em que momento ele é trabalhado em sala de aula e dentro do Projeto Político Pedagógico (PPP). Conclui-se que hoje a Educação Infantil está trabalhando com o tema sustentabilidade na delimitação do cuidado com os recursos naturais. Palavras-chave: sustentabilidade; edu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Leite, Sandra Regina Mantovani, and Beatriz Larissa de Souza. "Hortas como recurso didático na Educação Infantil." Educação em Análise 10 (June 6, 2025): 1–24. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52347.

Full text
Abstract:
A degradação do meio ambiente decorrente do alto consumismo e do descaso ambiental por parte dos seres humanos é crescente. Uma opção para o combate dessa situação é a sensibilização desde a primeira infância, podendo ser feita de forma mais efetiva nas escolas, por meio de recursos didáticos e do contato com o meio ambiente. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é demonstrar que o trabalho com hortas no espaço educativo tem potencial para ser um recurso didático na educação infantil. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento dos trabalhos que relacionam hortas e educação infantil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pereira, Darlene de Oliveira, Eliene Rosa Dias, Evaldete Batista Rege, et al. "A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista ft 29, no. 146 (2025): 13–14. https://doi.org/10.69849/revistaft/ra10202505311613.

Full text
Abstract:
A importância da brincadeira na educação infantil, pois por meio da ludicidade leva a diversão e intercalo social. Contudo, o lúdico tem o potencial de despertar a imaginação, a criatividade, a curiosidade, entre outros, a ludicidade se tornou um importante recurso didático com o intuito de levar a criança a aprender de modo ativo e significativo. Dentro disso, o presente artigo elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, tem como finalidade maior apresentar o lúdico sob a ótica da psicopedagogia. Esta por sua vez, uma área que estuda os problemas de aprendizagem, apresentando soluções viá
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira dos Santos, Marlene, and Rosilene Guimarães dos Santos. "PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 17, no. 31 (2023): 139–57. http://dx.doi.org/10.59306/poiesis.v17e312023139-157.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda a privatização da Educação Infantil (EI) com o uso de recursos do fundo público. Analisar o Projeto (ANÔNIMO) implantado no município de (ANÔNIMO), no ano de 2018, sob a justificativa, do poder executivo, de ampliar as matrículas na Educação Infantil. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que, para este artigo, fez uma análise documental dos editais de credenciamento do projeto supracitado. Os resultados apontam que os valores destinados às instituições privadas para o atendimento de crianças de 2 a 5 anos têm aumentado a cada ano, e que as informações sobre a qual
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Carvalho, Daiza Marina Borges. "A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA E DA DANÇA COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 5 (2023): 2533–47. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i5.10001.

Full text
Abstract:
O presente artigo científico tem como objetivo investigar a utilização da música e da dança como recursos pedagógicos na educação infantil. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica que abrangeu estudos sobre a importância da música e da dança na educação infantil, bem como sobre os benefícios que essas atividades podem trazer para o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças. Além disso, foram analisados alguns exemplos de práticas pedagógicas que envolvem a música e a dança na educação infantil, a fim de identificar suas potencialidades e limita
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Martins, Leonardo Pereira, and Fernanda Rodrigues Pires de Moraes. "ATIVISMO JUDICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável 6, no. 1 (2020): 74. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0057/2020.v6i1.6605.

Full text
Abstract:
O artigo trata do ativismo judicial voltado à eficácia das políticas públicas destinadas à viabilização da educação infantil sob enfoque de teorias do Pós-constitucionalismo e da Análise Econômica do Direito. Invoca-se, nesse aspecto, o conceito de racionalidade limitada, a limitação informacional dos operadores de direito, e o princípio da eficiência na implementação de recursos escassos visando à obtenção de soluções de maior impacto econômico e social. Constatou-se a judicialização da educação infantil parcialmente integrada com as demais políticas públicas de viabilização do direito de ace
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Victor, Sonia Lopes. "Avaliação da aprendizagem: educação especial na educação infantil." Crítica Educativa 1, no. 2 (2015): 161. http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v1i2.56.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar a avaliação para o planejamento do ensino ao público-alvo da educação especial na faixa etária de 0 a 6 anos de idade que frequentam as salas de recursos multifuncionais (SRM) do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Neste trabalho, trouxemos a análise das narrativas de professores que participaram da pesquisa do Observatório Nacional em Educação Especial. Verificamos que o AEE para a criança pequena, indicada à educação especial, necessita ainda de um aporte teórico-metodológico que norteie as práticas pedagógicas direcionadas a essas crianças, com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pinto, Lorrine Borges, and Cynara Teixeira Ribeiro. "Por que brincar na Educação infantil?" Quaestio - Revista de Estudos em Educação 26 (December 13, 2024): e024057. https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id4173.

Full text
Abstract:
O brincar apresenta-se como prática habitual na Educação infantil. Mas por que brincar? Partindo dessa pergunta, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o brincar e a brincadeira têm sido abordados e quais têm sido as contribuições das pesquisas para a formação continuada de professores dessa etapa educativa. Logo, utilizando como referencial teórico uma perspectiva histórico cultural, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados SciELO e Periódicos Capes, a fim de encontrar materiais sobre a temática, publicados entre 2010 e 2020. Os resultados demonstram qu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Fernandes, Fabiana Silva, and Maria Malta Campos. "Educação infantil no Brasil: reflexões sobre a supervisão e a gestão de recursos humanos." Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 31, no. 2 (2016): 275. http://dx.doi.org/10.21573/vol31n22015.61728.

Full text
Abstract:
O artigo reporta-se à pesquisa sobre gestão da educação infantil no Brasil, realizada em 2011 e 2012, em seis capitais. Apresenta parte da dimensão qualitativa do estudo, cujas fontes de informação foram as entrevistas realizadas nas Secretarias Municipais de Educação. Os dados referem-se ao trabalho de supervisão na educação infantil, aos recursos humanos que trabalham com as turmas de creches e pré-escolas e às formas de ingresso para o cargo de diretor. Constatou-se que: as atividades de supervisão estão vinculadas à formação continuada; existem planos de carreira diferenciados para profess
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Joanilde da, Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Katiúscia Cristina Costa Marques, Laura Yule de Alencar Alcântara, Marilene Maria Schnorr, and Silmara Francisca Gondim. "AS BRINCADEIRAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 8 (2022): 1204–14. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i8.6694.

Full text
Abstract:
Este artigo busca refletir sobre a contribuição do brincar para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Dentro de uma análise do porquê as crianças na primeira infância precisam de brinquedos, jogos e brincadeiras em seu dia a dia para tornar as salas de aula mais agradáveis, estimular as habilidades de raciocínio das crianças e promover o aprendizado para todos. Utilizar os jogos como recurso escolar é utilizar a própria motivação da criança para tornar o aprendizado mais atrativo. No entanto, os ambientes escolares têm encontrado dificuldades para impedir o uso de recursos de jogos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Apoitia, Iolanda Fátima, Maria Lenice de Souza, Rosilda Florentino Gonçalves, Laura Aparecida Santana Costa, Natalia Aparecida da Silva Reis, and Maiara Deise de Souza Gomes Almeida. "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 3 (2022): 1552–57. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i3.4739.

Full text
Abstract:
Sabemos que a brincadeira é uma das forma de aprendizado com maior eficiência na educação infantil, como já faz parte do cotidiano das crianças também é uma necessidade dos indivíduos. Este trabalho aborda e ao mesmo tempo defende a ludicidade na educação, principalmente nesse nível de ensino. Tem o objetivo de entender a importância da ludicidade, nos processos de aprendizagem das crianças pequenas. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, se utilizando de estudos teóricos, entre eles Ariès, Vygotsky Kishimoto, Huizinga, Almeida, Fantacholli e outros. Entre os muitos resultados desta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Apoitia, Iolanda Fátima, Maria Lenice de Souza, Rosilda Florentino Gonçalves, Laura Aparecida Santana Costa, Natalia Aparecida da Silva Reis, and Maiara Deise de Souza Gomes Almeida. "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 3 (2022): 1822–27. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i3.4767.

Full text
Abstract:
Sabemos que a brincadeira é uma das forma de aprendizado com maior eficiência na educação infantil, como já faz parte do cotidiano das crianças também é uma necessidade dos indivíduos. Este trabalho aborda e ao mesmo tempo defende a ludicidade na educação, principalmente nesse nível de ensino. Tem o objetivo de entender a importância da ludicidade, nos processos de aprendizagem das crianças pequenas. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, se utilizando de estudos teóricos, entre eles Ariès, Vygotsky Kishimoto, Huizinga, Almeida, Fantacholli e outros. Entre os muitos resultados desta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dourado, Leidyanne de Moura Pereira, and Josana de Castro Peixoto. "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BASEADAS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL." REVISTA FOCO 17, no. 10 (2024): e6681. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n10-162.

Full text
Abstract:
Neste artigo, será descrita uma atividade de intervenção lúdica destinada às crianças, com o intuito de ampliar seus conhecimentos sobre os recursos naturais, com ênfase especial no bioma do Cerrado. Adicionalmente, serão propostas outras estratégias de ações de Educação Ambiental com o objetivo de desenvolver experiências significativas que fomentem o respeito e a conservação dos recursos naturais. O objetivo da pesquisa é de subsidiar o professor da Educação Infantil com propostas de Educação Ambiental signficativas e que estão de acordo com os documentos norteadores que buscam sensibilizar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

FONSECA DA SILVA, JÉSSIKA LANA. "NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Territórios 03, no. 06 (2021): 200. http://dx.doi.org/10.53782/20.

Full text
Abstract:
Desde pequenas, as crianças já constroem hipóteses sobre diversos conceitos matemáticos, porém o interesse destes pelo estudo depende em grande parte da maneira como o professor desenvolverá suas aulas, que utilizará os recursos e os materiais. Isso porque acredita-se que a utilização de instrumentos adequados possa aumentar a motivação, podendo ter efeito positivo na capacidade de assimilação do aluno. Kamii (1996) defende a ideia de que a criança deve reinventar matemática, valorizar as atividades com jogos que proporcionam o uso de situações da vida aliado às interações sociais. Porém, dura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Ferreira Garcia, Vanessa, and Maria Walburga dos Santos. "Docência na educação infantil:." Itinerarius Reflectionis 18, no. 3 (2022): 01–17. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v18i3.71505.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz uma síntese dos resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba, concluída no ano de 2019, e teve como foco analisar concepções docentes a respeito de temáticas voltadas à educação das relações étnico-raciais na educação infantil da rede pública municipal de Sorocaba (SP). Pautada em metodologia qualitativa, a pesquisa teve como base teórica os estudos da infância em interlocução com as bases teóricas que abordam a educação das relações étnico-raciais no Brasil. O
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Joedson Brito dos. "O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO FUNDEB: AVANÇOS E LIMITES." Notandum, no. 50 (April 30, 2019): 19–43. http://dx.doi.org/10.4025/notandum.v0i50.46755.

Full text
Abstract:
O presente texto objetiva discutir os possíveis avanços e limites da política de financiamento da educação infantil depois da criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental subsidiada em autores do campo das políticas de educação infantil como Campos (1992), Campos, Rosemberg e Ferreira (2001), Didonet (2006) e Santos (2015), da área do financiamento da educação como Araújo (2006), Bassi (2011), Cara (2012; 2014), Pinto (2007), Daives (2008), Ma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Kramer, Sonia, Leonor Pio Borges de Toledo, and Camila Barros. "Gestão da educação infantil nas políticas municipais." Revista Brasileira de Educação 19, no. 56 (2014): 11–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782014000100002.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta pesquisa sobre políticas públicas e gestão da educação infantil. Focaliza entrevistas realizadas com profissionais responsáveis pela educação infantil em secretarias de educação de 24 municípios. Após apresentar o referencial teórico-metodológico, a concepção de entrevista e como esta foi desenvolvida na pesquisa, o artigo descreve o contexto analisado, o perfil das entrevistadas e analisa os principais resultados, relativos à gestão e cobertura do atendimento, condições (recursos financeiros, materiais e espaço físico), continuidade política, organização e funcionamento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Fabianne de Lima, and Luan Sampaio Silva. "A narrativa dos contos de fadas e a escuta psicanalítica na educação infantil." Research, Society and Development 11, no. 14 (2022): e577111436559. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36559.

Full text
Abstract:
A Educação Infantil é a primeira etapa de escolarização no Brasil. Nesse período escolar, a utilização do gênero literário conto de fadas torna-se relevante ao impulsionar um trabalho de educação escolar que esteja implicado por uma perspectiva terapêutica. Partindo dessa premissa, suscitou-se a problemática de como manejar os contos de fadas fundamentados pela narrativa e escuta psicanalítica ampliada nas unidades de educação infantil. Para responder a esta questão, serão apresentados o manejo dos contos de fadas pela clínica psicanalítica ampliada na educação infantil; estratégias de contrib
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Fabio José Antonio da, Victor Hugo de Oliveira Henrique, Adriana de Menezes, and Jones Augusto Rosas Villacrez. "A importância da psicomotricidade para a escrita na alfabetização." Revista INTER EDUCA 5, no. 2 (2023): 26–38. http://dx.doi.org/10.53660/rie.192.107.

Full text
Abstract:
O presente artigo irá abordar a questão da importância do desenvolvimento da psicomotricidade nas escolas da modalidade infantil. O objetivo é mostrar como a psicomotricidade pode ser desenvolvida, quais seus recursos e a função do professor como mediador. A metodologia usada para a realização do presente artigo foi à pesquisa de cunho bibliográfico. O artigo foi dividido em dois capítulos, sendo que o primeiro aborda a importância de a psicomotricidade ser desenvolvida na educação infantil, e o segundo fala sobre a importância do lúdico como recurso favorecedor da psicomotricidade. O artigo i
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Mello, Ana Paula Barbieri de, and Edite Maria Sudbrack. "Caminhos da educação infantil." Revista Internacional de Educação Superior 5 (February 3, 2019): e019031. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653416.

Full text
Abstract:
Neste artigo, que é parte de dissertação de mestrado, vamos expor e discutir os principais pareceres e princípios dos documentos legais desde a Constituição Federal de 1988 até a BNCC para a Educação Infantil, com o intuito de compreender a contribuição de cada documento para as Políticas de Educação Infantil. Foi baseado nos princípios da metodologia histórico-crítica e foi delineado de forma teórica, bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Elegemos o procedimento de análise de conteúdos para a descrição, compreensão e interpretação dos materiais encontrados. Os resultados revela
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Dutra, Ticiana, Lucia Ceccato de Lima, and Jaime Farias Dresch. "Práticas pedagógicas de educação ambiental na educação infantil." Revista Educação em Páginas 3 (December 19, 2024): e15642. https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15642.

Full text
Abstract:
O presente estudo encontra-se inserido no debate referente às práticas pedagógicas de Educação Ambiental (EA) na Educação Infantil. Para tanto, tem por objetivo compreender as possíveis práticas pedagógicas de EA na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica e entrevistas estruturadas, envolvendo oito professoras de um Centro de Educação Infantil (CEIM) de Lages (SC), selecionadas por acessibilidade da pesquisadora. O critério de inclusão dos professores participantes foi estar atuando há mais de dois anos na unidade pesquisada. As anál
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Morais, Carla dos Santos, Rossatia Byanca Curado de Siqueira, Rosilaine Martins Ferreira, and Rosivania Martins Ferreira Costa. "HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 3 (2022): 2109–14. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i3.4951.

Full text
Abstract:
Neste artigo, descrevemos as práticas de higiene pessoal na educação infantil. O objetivo principal dessa sequência é utilizar diferentes recursos didáticos para promover a compreensão de coisas como higiene e bem-estar, para que os alunos tenham maior interação com a prática dos temas abordados, pois, através do uso de recursos adequados, os alunos são capazes de absorver a relação entre o processo de higiene e o ambiente em que vivem, e a partir daí mudar seus hábitos diários, criando uma relação direta entre o conhecimento desenvolvido em sala de aula e a prática social, podendo assim torna
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Veras, Simone Oliveira, and Liliana Corrêa Rêgo. "AS AÇÕES DO GESTOR E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 1 (2022): 662–78. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i1.3849.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa surgiu da necessidade de se refletir acerca da importância da utilização do lúdico na Educação Infantil, tendo em vista que este se configura como um tema bastante amplo, possuindo implicações pedagógicas que atingem importantes aspectos referentes ao aprendizado infantil. Nesse sentido, o trabalho problematizou a importância do lúdico como ferramenta pedagógica na Educação Infantil e a contribuição do gestor nesse contexto. As crianças compartilham vivências que envolvem ações voltadas para o seu bem-estar e para a contínua construção de valores primordiais na interação so
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Lucas, Adriano Bismark da Silva, Carla Maria de Barros Loureiro Reis, Eneida Teixeira de Castro, et al. "A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 11 (2022): 2677–87. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i11.7859.

Full text
Abstract:
As músicas podem ser trabalhadas conjuntamente com as brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem, ampliando oportunidades de ação e expressão das crianças na educação infantil. O processo de ensino-aprendizagem se apresenta como um espaço de contato das crianças com a música, contribuindo para a aprendizagem delas e o seu desenvolvimento de habilidades e competências delas. O objetivo geral deste estudo é discutir o trabalho com a música nas estratégias de ensino da educação infantil. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. A relevância deste estudo se embasa na import
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cardozo, Antônia Avanildes, Adriana Aparecida da Cruz Alves, Eliane Maria de Lima Paixão, et al. "JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 10 (2021): 2235–42. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i10.2794.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata das contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil, partindo do pressuposto de que esses recursos pedagógicos contribuem de forma significativa para a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos. O mesmo discute essa temática tendo como fundamentação teórica as ideias de Kishimoto (2011), Maluf (2009), Teixeira (2010) entre outros. O trabalho pedagógico com o lúdico na sala de aula possibilita ao professor tornar a aprendizagem motivadora, prazerosa e significativa, além de proporcionar aos alunos condições adequadas ao desenv
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Alda Auxiliadora Melo, Daniele Marques Araújo de Souza Duarte, and Rosangela Aparecida Rodrigues. "A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 6 (2022): 1582–95. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i6.6092.

Full text
Abstract:
A brincadeira é uma forma de aprendizado na educação infantil. Este trabalho aborda e defende a ludicidade na educação, principalmente nesse nível de ensino. Tem o objetivo de entender a importância da ludicidade, nos processos de aprendizagem das crianças de o a 5 anos. Para isso foi realizada uma pesquisa, utilizando de estudos teóricos, entre eles Ariès, Vygotsky Kishimoto, Huizinga, Almeida, Fantacholli e outros. Entre os muitos resultados desta pesquisa ficou claro que a ludicidade deve fazer parte do trabalho, dos métodos e recursos dos docentes. É preciso compreender a influência da lud
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Da Cruz, Adriele Oliveira, Kelly De Oliveira, and Izidorio Paz Fernandes Neto. "A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL." REVISTA FOCO 16, no. 10 (2023): e3225. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n10-006.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata da importância do brincar e dos jogos na aprendizagem das crianças da educação infantil. Tendo como objetivo geral compreender a importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo baseada em diferentes autores que tratam da importância da utilização dos jogos e brincadeiras na educação infantil como recurso pedagógico, abordando também a necessidade do brincar para essa faixa etária. E a partir disso, observar a perspectiva dos autores citados no decorrer do trabalho em re
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

SOUSA, Jeici Keli Batista, Danieli Batista SOUSA, Elizangela Pereira MARTINS, Noemir FERREIRA, and Alessandra Crisley Silva de SOUSA. "Educação Infantil: jogos e brincadeiras." ISCI Revista Científica 11, no. 55 (2024): 12. https://doi.org/10.5281/zenodo.14270550.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda a importância dos jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas na educação infantil, destacando seu papel no desenvolvimento integral das crianças. O objetivo foi analisar os impactos dessas práticas no processo de ensino-aprendizagem, identificando estratégias eficazes, compreendendo a percepção dos educadores e explorando os desafios e benefícios dessa abordagem. A pesquisa utilizou o método bibliográfico, fundamentado em estudos teóricos sobre o tema. Os resultados evid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Alves, Lucas Henrique Barbosa. "O processo de aprendizagem na Educação Infantil pautado sob a perspectiva da Ludopedagogia." Revista Quero Saber 2, no. 1 (2021): 79–90. http://dx.doi.org/10.58942/rqs.v2n1.202105.

Full text
Abstract:
A Educação Infantil é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento humano, pois nela, as crianças aprendem e vivenciam situações de aprendizagem que auxiliam em sua vida adulta. Para o desenvolvimento e a aprendizagem nestas etapas, o uso de metodologias e recursos lúdicos tornam-se ferramentas eficazes e essenciais no processo de ensino e de aprendizagem. Ainda assim, de forma geral, observa-se algumas dúvidas e preocupações no que diz respeito a como se dá esse desenvolvimento na infância, especialmente nos ambientes escolares; como inserir o lúdico, os jogos escolares, e associá-los a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Wagner, Martha Carvalho, Danielle Nunes Pozzo, Uiliam Hahn Biegelmeyer, and Maria Emilia Camargo. "Gestão da qualidade nas escolas infantis municipais e creches conveniadas de Porto Alegre/RS." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 10, no. 19 (2021): e44333. http://dx.doi.org/10.5902/2318133844333.

Full text
Abstract:
A educação básica e infantil no Brasil enfrenta desafios, ainda apresentando resultados abaixo do nível satisfatório. Como um dos recursos possíveis, tem-se a possibilidade de aplicar mecanismos e princípios de gestão na busca de maior eficiência e eficácia institucional. Especificamente em Porto Alegre/RS/RS o índice de qualidade no ensino tem diminuído a cada ano, com ênfase especial aos resultados inferiores obtidos na educação infantil. Desde a perspectiva da gestão da qualidade, há parâmetros de qualidade orientados pelo Ministério da Educação, que podem ser utilizados como referência par
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

De Oliveira Fonseca, Claudia. "A educação infantil e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal." Revista Sociedade Científica 7, no. 1 (2024): 5819–25. https://doi.org/10.61411/rsc202490717.

Full text
Abstract:
A Constituição brasileira estabelece o direito à educação como direito fundamental. Contudo, nem sempre o poder público cumpre esse mandamento, fazendo com que o cidadão recorra ao Poder Judiciário. Com o foco específico no direito à educação infantil, o presente estudo buscou responder ao seguinte questionamento: qual a postura do Supremo Tribunal Federal (STF) no que diz respeito à não efetivação do direito à educação infantil pelo poder público, face à alegação de escassez de recursos? Para atingir o seu objetivo, a investigação utilizou pesquisa bibliográfica e jurisprudencial. Com a pesqu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

FRAGÔSO, Clara Karolinne de Araujo Virginio. "OS MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:." Caminhos em Linguística Aplicada 30, no. 3 (2024): 162–82. http://dx.doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3827.

Full text
Abstract:
A integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação básica propiciam processos de fomento à Cultura Digital nas escolas. Nesse contexto, políticas públicas e documentos normativos – a exemplo da Política Nacional de Educação Digital e a própria Base Nacional Comum Curricular - já apontam para a importância de promover a inclusão digital de estudantes em todas as etapas de ensino. No entanto, ainda é um desafio da contemporaneidade pensar estratégias de uso pedagógico das TDIC, especialmente na etapa de Educação Infantil, que considerem a nossa natureza linguíst
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Souza, Kathelin Rayani Carvalho de, Sara Veiga Alves, Millena Maria Barbosa Maciel, Davi Lacerda Da Silva, and Jorge Luiz Lima da Silva. "Desenvolvendo a educação sexual no contexto escolar: um relato de experiência." Revista Pró-UniverSUS 15, no. 4 (2025): 137–44. https://doi.org/10.21727/rpu.v15i4.3792.

Full text
Abstract:
O projeto 'Semáforo do Toque' é uma iniciativa voltada para a promoção da educação sexual nas escolas, com o intuito de prevenir abusos infantis por meio do ensino do consentimento. Objetivo: relatar a experiência dos acadêmicos envolvidos em atividades teórico-práticas de educação em saúde. Métodos: palestras e dinâmicas, acadêmicos de enfermagem interagiram com cerca de 50 alunos do ensino fundamental, utilizando recursos visuais como cartazes, uma boneca e protótipos de mãos para ilustrar as permissões de toque. Resultados: mostrou-se um engajamento positivo dos alunos, embora tenha sido ob
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Frazão, Maria das Dores Cardoso, and Joelina Maria Da Silva Santos. "PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL." Acta Tecnológica 12, no. 2 (2018): 11. http://dx.doi.org/10.35818/acta.v12i2.491.

Full text
Abstract:
<p>A Educação Ambiental é um tema presente na sociedade, e o meio acadêmico é um dos espaços privilegiados de discussões, de pesquisas e de proposições que melhoram as relações dos seres humanos com o meio ambiente. Nessa perspectiva, elegeu-se como temática de pesquisa as ações propostas nos livros didáticos da Educação Infantil relacionadas à Educação Ambiental. E o objetivo geral foi analisar como o respeito ao meio ambiente, a sustentabilidade do planeta e da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais, consubstanciam-se no livro didático utilizado pelo docente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Bullmann, Márcia. "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista ft 29, no. 147 (2025): 11–12. https://doi.org/10.69849/revistaft/ra10202506242311.

Full text
Abstract:
A finalidade deste artigo é trazer mais uma vez a discussão da importância do lúdico no e para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, já que a educação infantil necessita de um olhar mais atento, uma vez que trata de uma escolarização precoce das crianças. Sendo assim, os objetivos da pesquisa são: averiguar como as atividades lúdicas podem ser excelentes recursos pedagógicos no contexto da educação infantil; orientar o educador infantil, quanto à relevância da atividade lúdica para o desenvolvimento da criança; apontar alternativas de trabalho e, por final, elaborar uma proposta de ativ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!